👉🏼 *www.cognitivametaverso.com* 🧠 Acesse agora o maior metaverso pensado para *todas as pessoas superdotadas ou com suspeitas de altas habilidades/superdotação* que têm sede pelo *aprofundamento*, pelo *autoconhecimento* , aproveitar ao máximo suas próprias altas capacidades de *aprendizagem* e que também buscam conteúdos de qualidade, com embasamento científico e expertise clínico sobre *Superdotação e Dupla Excepcionalidade* ! 🌐 A *COGNITIVA METAVERSO* é um plano de assinatura no qual, além dos conteúdos gravados, você viverá experiências ao vivo, exercícios comportamentais de mudanças e de autoconhecimento, imersões neurocognitivas de aprendizagem, bate-papos ao vivo com especialistas e muitas trocas de experiências em uma comunidade ativa! O objetivo é proporcionar meios de aproximar você da melhor versão de si mesmo! 👉🏼 *Entre agora e experimente por 7 dias grátis!* *www.cognitivametaverso.com* ❓ *Dúvidas? Entre em contato diretamente pelo Whatsapp:* (34)3235-6614
Pois nem sempre os estudantes com as melhores notas são os mais capazes. Às vezes, o alto habilidoso está escondido no fundo da sala, passando despercebido.
Eu nunca fui de fazer muita coisa na escola. Todos os meus cadernos estão cheios de bilhetes; acho que posso ter TDAH também. Da primeira à quarta série, havia uma brincadeira de quem copiava primeiro da lousa, e eu sempre ganhava. Bastava olhar uma vez e já decorava o que estava escrito. Uma vantagem de ser o único que escrevia em letra de forma, o que faço até hoje, na verdade. Da quinta à oitava série, a mesma coisa continuou(faltava muito e fiquei uns 7 meses sem ir para escola, até ligarem para minha mãe, moro longe dela. fui 1 semana, eu parecia atração turistica, jogava muito bola e aquela semana era interclasse, porem, fui 2 dia e nao frequentei mais, só de noite, parei no 2 e não pretendo estudar neste ensino e muito menos faculdades): barulho na sala, sensibilidade e dispersão. A falta de criatividade dos professores também não ajudava, e eu acabava não fazendo nada. porem, nas provas, eu conseguia tirar notas 9 ou 10, exceto em matemática e física. Curiosamente, o professor de matemática era sempre de geografia, até que, finalmente, tive um professor de matemática quando comecei a estudar à noite. Mas eu já não tinha mais ânimo para estudar essa área, achava que era completamente burro. Apesar disso, todos que me conhecem me chamam de inteligente. Será que é porque sou quieto e só falo o necessário? Aos 15 anos, encontrei uma frase budista dos três macaquinhos: 'não ouço o mal, não falo o mal e não pratico o mal'. Esse preceito se enraizou em meu comportamento. Acredito que tenho uma boa memória semântica por causa da aphantasia, e a solidão me tornou mais empático. Já me perguntei se poderia ser autista, mas já tomei muitos enteógenos. Se eu nascesse com essa condição, será que já estaria em pane cerebral? Talvez. Não sei.
Errar uma questão de matemática me dava um ódio imenso, então eu acabava não estudando. Para piorar, aquela professora de geografia passava 80 questões de matemática! Ela ficava fofocando com as alunas, mexendo no celular e até soltava alguns palavrões. Minha escola só tinha perturbado kkk. Eu sempre conseguia inventar boas desculpas para minha mãe e acabava ficando em casa jogando videogame, assistindo Cartoon Network ou explorando sobre a cultura oriental. Foi uma época de busca espiritual bem profunda para mim. Desde cedo, tenho despersonalização e desrealização. Suspeito que possa ser superdotado, mas só um neurologista poderia tirar essa dúvida incessante.
Passei mais de 20 anos me achando esforçado, apesar de quase a unanimidade das pessoas que me conhecem me chamarem de inteligente. Até que eu me descobri com TEA e TDAH, e na avaliação neuropsicológica foi demonstrado o meu QI Total acima da média.
Se vc se esforça para ser, vc não é. Simples assim. Tenho essa bosta de superadotação, diagnosticada só depois de adulto e muita terapia. O que aprendemos ou fazemos ou adquirimos é natural, o que no meu caso me fez pensar: ah, o mundo todo não é assim?! Vivi sempre angustiada por não entender porque as pessoas não faziam as coisas na velocidade que eu faço. Hoje, diagnosticada e com acompanhamento de terapeuta clínica consigo viver um pouco melhor. Mais feliz ☺️
Não sei se sou super dotado mas ser chamado de inteligente 🧠 o tempo inteiro enche a paciência. Se está fazendo sessões de psicologia você quer estudar e saber tão qual o profissional que te atende e de boa isso é muito cansativo. Não dar para saber e aprender tudo. 😢😢😢😢
Durante a avaliação Neuropsicológica para TDAH, TAG e TEA, a psicóloga consegue perceber superdotação ou seria necessário uma avaliação específica para superdotação? O que a pessoa ganha sabendo que é superdotada? O que ela pode fazer para usufruir disso?
A sua pergunta é muito interessante e vou respondê-la com um vídeo em que respondi a uma outra pessoa que me fez a mesma pergunta: ruclips.net/video/bSIzOFQoy38/видео.html
Eu fiz uma avaliação neuropsicológica que não serviu para nada, não explicou nada sobre mim, meu perfeccionismo, síndrome de impostor, criticidade a razão de eu aprender inglês e espanhol praticamente do nada, coisa de informática, desenho observando, mente imaginativa e etc. Enfim, dinheiro gasto à toa pois não obtive ajuda nenhuma e isso é frustrante e triste. Queria que mais profissionais fossem como a senhora.
Nunca fui esforçada. Apenas responsável. Tema solicitado, tema feito. Trabalho pedido, trabalho entregue. Ouvir o profe na primeira aula e anotar coisas que ainda não sei no caderno. Isso sempre foi suficiente para tirar 10. Muitas vezes me senti mal por usada pelos professores em aula de exemplo por em casa para a prova 😢 e eu nunca fiz isso. Uma olhada básica nas minhas micro anotações e deu. E eu odeio profundamente mentira... mas tinha certeza de que seria crucificada por todos se eu fosse honesta... ai ficava quieta me sentindo a impostora. Hoje em dia meu filho é meu clone. 😂😂😂😂
@@duplaexcepcionalidade obrigada. É bastante complexo mesmo. Sempre observei o esforço dos outros para conseguir tirar notas boas em provas... e isso sempre foi fácil para mim. Fiz Enem e vestibular sem nunca ter tido aula de matemática/química/física/biologia porque cursei magistério no ensino médio. Ainda assim tirei notas bem altas que me garantiram gratuidade no curso que eu queria. Concurso passei no primeiro que fiz sem fazer cursinho também e em primeiro lugar na prova de conhecimentos, fiquei em segundo quando somaram tempo de trabalho. Mas em casa eu sempre estive me informando de coisas que eu não sei. Sou absurdamente curiosa e tenho uma memória de elefante para as coisas que eu aprendo. As chaves eu perco, mas o conteúdo eu não esqueço. Como mãe muitas vezes fui aplaudida por fazer meu filho estudar, fui procurada por outras mães para saber como eu divido as horas de estudo do meu filho, ou qual é o truque. E é muito constrangedor ter que dizer que além de manter os temas e os trabalhos em dia... não tocamos nos cadernos. Meu filho ama xadrez, então sempre que pode está jogando. Mas ele presta atenção na aula, como eu fazia, e volta pra casa falando do assunto, como eu também fazia. Ele assim como eu também é curioso... assiste canais muito inteligentes no RUclips... tem amigos da minha idade... e assim como eu tem pena e falta de paciência pra pessoas em geral. Só eu sei o que é sentar e ouvir todo mundo estudar meses uma coisa que nem precisava ter sido explicada. Mas faz parte. Ele assim como eu tem um senso muito grande de seguir as regras, então conseguimos fazer as toneladas de tarefas sem sentido pedidas. Assim que acabamos voltamos para nosso mundo cerebral particular. Eu volto para meus hiperfocos. Ele volta para o Dota e para o Xadrez. Inclusive conseguimos tranquilamente fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo. Com grande frequência ele está ouvindo música, jogando xadrez online e fazendo temas. Porque os temas são geralmente tarefas que só cansam a mão mesmo.... nem sequer usam o cérebro. Eu estou fazendo uma pós online enquanto lavo louça, cozinho, como. Seria uma tortura ficar sentada olhando apenas para a tela e ouvindo apenas coisas que honestamente.... levam 15 minutos para aprender mas se transformam numa aula de 50 minutos. Chega a dar uma agonia imensa.
Olá muito obrigada pelo seu comentário! Para as altas habilidades/superdotação, basta para a adequada identificação a avaliação neuropsicológica completa com profissional competente na área!
Olá, doutora! No caso da memória, como ela é investigada em casos de dupla excepcionalidade? Pergunto porque determinados transtornos de neurodesenvolvimento afetam a memória. Não é conflitante?
Sim, ela tem vários tipos e pode ser investigada por meio de vários testes diferentes validados para isso. Temos vários instrumentos psicológicos de avaliação da memória.
minha memória de longo prazo é acima da média, provavelmente pela superdotação + TEA. Já minha memória curta e de trabalho é sofrível, provavelmente pelo TDAH.
Olá, tenho assistido seus vídeos e me enquadro bastante, como posso saber o qual é meu diagnóstico para facilitar minha vida? Entro em contato com vc para um exame ou algo assim? Obrigado.
Olá! Que bom que tem acompanhado meus conteúdos por aqui! Indico a avaliação neuropsicológica. Para agendar e tirar dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp: (34)3235-6614.
ESFORÇADO , SIGNIFICADO !!! EXEMPLOS , ESFORÇO PARA CALÚNIAR , ESFORÇO PARA ROUBAR , ESFORÇO PARA DIFAMAR O PRÓXIMO , ESFORÇO PARA FORMAR UMA DE BANDIDOS PARA DESTRUIR O PROXIMO ? COMENTÁRIO COM MUITÍSSIMA SABEDORIA !!! FATO MUITO EMPÁTICO !!! FATO TENHA UM BOM DIA 👍
Oi Paula, vc tem algum vídeo sobre adultos que já tinham sido diagnosticados com SD/AH na infância mas, por algum motivo (como acreditar que o diagnóstico infantil deveria ser de outra condição, como o autismo/antigo Asperger ou querer um laudo recente pra saber o valor quantitativo do QI e obter acesso a suporte inclusivo universitário), buscam uma segunda avaliação na idade adulta pra reconfirmar o diagnóstico?
👉🏼 *www.cognitivametaverso.com*
🧠 Acesse agora o maior metaverso pensado para *todas as pessoas superdotadas ou com suspeitas de altas habilidades/superdotação* que têm sede pelo *aprofundamento*, pelo *autoconhecimento* , aproveitar ao máximo suas próprias altas capacidades de *aprendizagem* e que também buscam conteúdos de qualidade, com embasamento científico e expertise clínico sobre *Superdotação e Dupla Excepcionalidade* !
🌐 A *COGNITIVA METAVERSO* é um plano de assinatura no qual, além dos conteúdos gravados, você viverá experiências ao vivo, exercícios comportamentais de mudanças e de autoconhecimento, imersões neurocognitivas de aprendizagem, bate-papos ao vivo com especialistas e muitas trocas de experiências em uma comunidade ativa! O objetivo é proporcionar meios de aproximar você da melhor versão de si mesmo!
👉🏼 *Entre agora e experimente por 7 dias grátis!*
*www.cognitivametaverso.com*
❓ *Dúvidas? Entre em contato diretamente pelo Whatsapp:* (34)3235-6614
Pois nem sempre os estudantes com as melhores notas são os mais capazes. Às vezes, o alto habilidoso está escondido no fundo da sala, passando despercebido.
Exatamente.
Eu nunca fui de fazer muita coisa na escola. Todos os meus cadernos estão cheios de bilhetes; acho que posso ter TDAH também. Da primeira à quarta série, havia uma brincadeira de quem copiava primeiro da lousa, e eu sempre ganhava. Bastava olhar uma vez e já decorava o que estava escrito. Uma vantagem de ser o único que escrevia em letra de forma, o que faço até hoje, na verdade.
Da quinta à oitava série, a mesma coisa continuou(faltava muito e fiquei uns 7 meses sem ir para escola, até ligarem para minha mãe, moro longe dela. fui 1 semana, eu parecia atração turistica, jogava muito bola e aquela semana era interclasse, porem, fui 2 dia e nao frequentei mais, só de noite, parei no 2 e não pretendo estudar neste ensino e muito menos faculdades): barulho na sala, sensibilidade e dispersão. A falta de criatividade dos professores também não ajudava, e eu acabava não fazendo nada. porem, nas provas, eu conseguia tirar notas 9 ou 10, exceto em matemática e física. Curiosamente, o professor de matemática era sempre de geografia, até que, finalmente, tive um professor de matemática quando comecei a estudar à noite. Mas eu já não tinha mais ânimo para estudar essa área, achava que era completamente burro.
Apesar disso, todos que me conhecem me chamam de inteligente. Será que é porque sou quieto e só falo o necessário? Aos 15 anos, encontrei uma frase budista dos três macaquinhos: 'não ouço o mal, não falo o mal e não pratico o mal'. Esse preceito se enraizou em meu comportamento. Acredito que tenho uma boa memória semântica por causa da aphantasia, e a solidão me tornou mais empático. Já me perguntei se poderia ser autista, mas já tomei muitos enteógenos. Se eu nascesse com essa condição, será que já estaria em pane cerebral? Talvez. Não sei.
Errar uma questão de matemática me dava um ódio imenso, então eu acabava não estudando. Para piorar, aquela professora de geografia passava 80 questões de matemática! Ela ficava fofocando com as alunas, mexendo no celular e até soltava alguns palavrões. Minha escola só tinha perturbado kkk. Eu sempre conseguia inventar boas desculpas para minha mãe e acabava ficando em casa jogando videogame, assistindo Cartoon Network ou explorando sobre a cultura oriental. Foi uma época de busca espiritual bem profunda para mim. Desde cedo, tenho despersonalização e desrealização. Suspeito que possa ser superdotado, mas só um neurologista poderia tirar essa dúvida incessante.
Passei mais de 20 anos me achando esforçado, apesar de quase a unanimidade das pessoas que me conhecem me chamarem de inteligente. Até que eu me descobri com TEA e TDAH, e na avaliação neuropsicológica foi demonstrado o meu QI Total acima da média.
E são muitas pessoas como você, que não fazem ideia do quanto possuem capacidades acima da média, não somente esforço e engajamento.
Se vc se esforça para ser, vc não é. Simples assim. Tenho essa bosta de superadotação, diagnosticada só depois de adulto e muita terapia. O que aprendemos ou fazemos ou adquirimos é natural, o que no meu caso me fez pensar: ah, o mundo todo não é assim?! Vivi sempre angustiada por não entender porque as pessoas não faziam as coisas na velocidade que eu faço. Hoje, diagnosticada e com acompanhamento de terapeuta clínica consigo viver um pouco melhor. Mais feliz ☺️
Não sei se sou super dotado mas ser chamado de inteligente 🧠 o tempo inteiro enche a paciência. Se está fazendo sessões de psicologia você quer estudar e saber tão qual o profissional que te atende e de boa isso é muito cansativo. Não dar para saber e aprender tudo. 😢😢😢😢
Durante a avaliação Neuropsicológica para TDAH, TAG e TEA, a psicóloga consegue perceber superdotação ou seria necessário uma avaliação específica para superdotação? O que a pessoa ganha sabendo que é superdotada? O que ela pode fazer para usufruir disso?
A sua pergunta é muito interessante e vou respondê-la com um vídeo em que respondi a uma outra pessoa que me fez a mesma pergunta: ruclips.net/video/bSIzOFQoy38/видео.html
Eu fiz uma avaliação neuropsicológica que não serviu para nada, não explicou nada sobre mim, meu perfeccionismo, síndrome de impostor, criticidade a razão de eu aprender inglês e espanhol praticamente do nada, coisa de informática, desenho observando, mente imaginativa e etc.
Enfim, dinheiro gasto à toa pois não obtive ajuda nenhuma e isso é frustrante e triste.
Queria que mais profissionais fossem como a senhora.
Eu sinto muito pela sua experiência ruim...
O que significa ter uma "mente imaginativa"?
Nunca fui esforçada. Apenas responsável. Tema solicitado, tema feito. Trabalho pedido, trabalho entregue. Ouvir o profe na primeira aula e anotar coisas que ainda não sei no caderno. Isso sempre foi suficiente para tirar 10.
Muitas vezes me senti mal por usada pelos professores em aula de exemplo por em casa para a prova 😢 e eu nunca fiz isso. Uma olhada básica nas minhas micro anotações e deu. E eu odeio profundamente mentira... mas tinha certeza de que seria crucificada por todos se eu fosse honesta... ai ficava quieta me sentindo a impostora.
Hoje em dia meu filho é meu clone. 😂😂😂😂
Obrigada pelo seu comentário aqui! Tudo que relatou só me faz pensar em "alto engajamento perante as tarefas"!
@@duplaexcepcionalidade obrigada. É bastante complexo mesmo. Sempre observei o esforço dos outros para conseguir tirar notas boas em provas... e isso sempre foi fácil para mim. Fiz Enem e vestibular sem nunca ter tido aula de matemática/química/física/biologia porque cursei magistério no ensino médio. Ainda assim tirei notas bem altas que me garantiram gratuidade no curso que eu queria. Concurso passei no primeiro que fiz sem fazer cursinho também e em primeiro lugar na prova de conhecimentos, fiquei em segundo quando somaram tempo de trabalho.
Mas em casa eu sempre estive me informando de coisas que eu não sei. Sou absurdamente curiosa e tenho uma memória de elefante para as coisas que eu aprendo. As chaves eu perco, mas o conteúdo eu não esqueço.
Como mãe muitas vezes fui aplaudida por fazer meu filho estudar, fui procurada por outras mães para saber como eu divido as horas de estudo do meu filho, ou qual é o truque. E é muito constrangedor ter que dizer que além de manter os temas e os trabalhos em dia... não tocamos nos cadernos.
Meu filho ama xadrez, então sempre que pode está jogando.
Mas ele presta atenção na aula, como eu fazia, e volta pra casa falando do assunto, como eu também fazia.
Ele assim como eu também é curioso... assiste canais muito inteligentes no RUclips... tem amigos da minha idade... e assim como eu tem pena e falta de paciência pra pessoas em geral.
Só eu sei o que é sentar e ouvir todo mundo estudar meses uma coisa que nem precisava ter sido explicada.
Mas faz parte.
Ele assim como eu tem um senso muito grande de seguir as regras, então conseguimos fazer as toneladas de tarefas sem sentido pedidas.
Assim que acabamos voltamos para nosso mundo cerebral particular.
Eu volto para meus hiperfocos. Ele volta para o Dota e para o Xadrez.
Inclusive conseguimos tranquilamente fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo.
Com grande frequência ele está ouvindo música, jogando xadrez online e fazendo temas. Porque os temas são geralmente tarefas que só cansam a mão mesmo.... nem sequer usam o cérebro.
Eu estou fazendo uma pós online enquanto lavo louça, cozinho, como. Seria uma tortura ficar sentada olhando apenas para a tela e ouvindo apenas coisas que honestamente.... levam 15 minutos para aprender mas se transformam numa aula de 50 minutos.
Chega a dar uma agonia imensa.
puxa vida. Exatamente isso
Quem faz esse diagnóstico é o psicólogo ou neurologista??
Onde eu busco informações??
Olá muito obrigada pelo seu comentário! Para as altas habilidades/superdotação, basta para a adequada identificação a avaliação neuropsicológica completa com profissional competente na área!
Olá, doutora! No caso da memória, como ela é investigada em casos de dupla excepcionalidade? Pergunto porque determinados transtornos de neurodesenvolvimento afetam a memória.
Não é conflitante?
Sim, ela tem vários tipos e pode ser investigada por meio de vários testes diferentes validados para isso. Temos vários instrumentos psicológicos de avaliação da memória.
minha memória de longo prazo é acima da média, provavelmente pela superdotação + TEA. Já minha memória curta e de trabalho é sofrível, provavelmente pelo TDAH.
Olá, tenho assistido seus vídeos e me enquadro bastante, como posso saber o qual é meu diagnóstico para facilitar minha vida? Entro em contato com vc para um exame ou algo assim? Obrigado.
Olá! Que bom que tem acompanhado meus conteúdos por aqui! Indico a avaliação neuropsicológica. Para agendar e tirar dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp: (34)3235-6614.
ESFORÇADO , SIGNIFICADO !!!
EXEMPLOS , ESFORÇO PARA CALÚNIAR , ESFORÇO PARA ROUBAR , ESFORÇO PARA DIFAMAR O PRÓXIMO , ESFORÇO PARA FORMAR UMA DE BANDIDOS PARA DESTRUIR O PROXIMO ?
COMENTÁRIO COM MUITÍSSIMA SABEDORIA !!! FATO
MUITO EMPÁTICO !!! FATO
TENHA UM BOM DIA 👍
Vc conhece algum profissional para avaliação em Curitiba ?
Eu realizo a avaliação neuropsicológica remota, caso tenha interesse!
Oi Paula, vc tem algum vídeo sobre adultos que já tinham sido diagnosticados com SD/AH na infância mas, por algum motivo (como acreditar que o diagnóstico infantil deveria ser de outra condição, como o autismo/antigo Asperger ou querer um laudo recente pra saber o valor quantitativo do QI e obter acesso a suporte inclusivo universitário), buscam uma segunda avaliação na idade adulta pra reconfirmar o diagnóstico?
Vídeos não, mas atendo pessoas nessa situação o tempo todo.
@@duplaexcepcionalidade Entendi. Fica aí uma ótima sugestão pra um futuro vídeo 😀
Eu tenho isso
👏🏽👏🏽👏🏽
Quem tem "todas" características, menos memória boa e Qi mediano?
🎯
Oi