Vídeo muito bom. Espero ansiosamente que explique em breve o porque de se usar o quadrado. Sei que não é só para tornar o resultado da subtração positivo. Mas também não sei mais do que isso, já que para essa finalidade bastaria usar módulo
Pensei que como ele falou em distância teria a ver com aquela fórmula de distância da analítica, foi um pensamento. O meu outro pensamento foi que quando eleva ao quadrado ou os números ficam muito maiores que eles são ou ficam muito menores, assim teria uma ideia melhor da dispersão. Só o que eu acho, nem sou formado e formando. Mas pensei nisso se alguém souber coloca aqui pf
Para entender isso, devemos entender conceitualmente a média. Em uma distribuição de valores, a média será o valor que apresenta a menor distância conjunta desses valores, ou seja, é um valor central na distribuição. Por exemplo, no vídeo foram apresentados os valores 4, 5, 6, 7 e 8. Neste caso, a média é o 6. Utilizando a ideia do valor que apresenta a menor distância conjunta dos valores, encontraremos o seguinte: (4-6) + (5-6) + (6-6) + (7-6) + (8-6) = -2 + (-1) + 0 + 1 + 2 = 0. Esse valor 0 nos indica que a média é o ponto do meio, ponto central, ponto de equilíbrio, ponto com a menor distância conjunta dos valores dessa distribuição. Esse resultado é um apenas um exemplo, mas conceitualmente podemos dizer que o somatório da diferença de todos os valores de uma distribuição com a média desta distribuição é sempre 0. Se o somatório da diferença dos valores de uma distribuição com a média é sempre zero, como poderemos encontrar uma maneira de entender sobre a dispersão dos valores? Uma ferramenta matemática usada para isso é elevar os valores ao quadrado. Quando elevamos uma diferença ao quadrado, sempre encontramos um resultado positivo. Desta forma, o somatório das diferenças elevado ao quadrado não será mais 0 e teremos como construir um conhecimento sobre a dispersão dos valores. O somatório dos valores ao quadrado por mais interessante que seja, é pouco informativo. Voltemos aos valores do exemplo. Vejamos, (-2)² + (-1)² + 0² + 1² + 2² = 4 + 1 + 0 + 1 + 4 = 10. Esse valor 10 significa o quê em relação a dispersão dos dados? Não se sabe, é um valor pouco informativo. Para conseguir mais informação, podemos tirar a média desse valor. Por exemplo, 10/5 = 2. Temos agora a informação que a média do somatório da diferença quadrada dos valores é 2, isto é, a variância dos valores é 2. Esse valor ainda é pouco informativo para a maioria dos propósitos, isso ocorre porque esse valor é fruto de uma elevação ao quadrado e não se encontra mais na mesma unidade de medida dos valores da amostra. Como elevamos ao quadrado no primeiro momento, devemos agora retirar esse procedimento. Fazemos isso calculando a raiz quadrada do valor da variância. Esse procedimento vai nos fornecer um valor padronizado de como os valores estão dispersos em torno da média, usando a mesma unidade de medida dos valores da distribuição, é o chamado desvio-padrão. Podemos calcular assim: √2 = 1,14. No meu entender, a explicação da matemática de forma conceitual facilita muito o entendimento dos procedimentos. Tentei explicar de forma conceitual e não algébrica porque se eleva ao quadrado. Espero que tenha ficado claro. Abraços!
Olá@@icarogillead4654 Não sou estatístico, sou psicólogo. Trabalho com uma área da psicologia chamada psicometria. A psicometria é, de forma bem simples, a área responsável pelos estudos de construção e validação de instrumentos que mensuram fenômenos psicológicos. Para realizar esses estudos, os métodos quantitativos e estatísticos são muito empregados. Em função disso, estudo bastantes os conceitos estatísticos e suas aplicações, e tento explicá-los, quando necessário, de forma didática. Os conceitos de média, variância e desvio-padrão são fundamentais para a pesquisa científica. Acho que vale o esforço de tentar entendê-los em profundidade. Qualquer dúvida, estou à disposição! Abraços!
Olá estou tentando entender o por quê da variância ser elevado ao quadrado e não simplismente ser colocada entre módulos. Poderia me ajudar com está questão?
Em controle estatistico de processos se usa a xis barra e s para desvio padrão. Para verificar peças com defeitos retiradas de hora em hora em intervalos amostrais dos lotes de fabricação.
Como eu resolvo? Considere uma amostra, com tamanho igual a 25, extraída de uma população com distribuição normal. Seja a variância amostral igual a 1,5. Construa um intervalo de confiança (IC) para a variância populacional com nível de significância igual a 1%.
Professor, tem algum livro de estatística que você possa indicar que explique o porquê das equações? Só encontro livros que jogam as equações e estou estudando para entender e não para gravar. Obrigado pela aula, abraço
@@todaamatematica nossa, é um trabalho minucioso e de extrema dedicação. Parabéns, professor, agora percebo porque esse canal é diferenciado comparado aos demais
Dizer que o aluno deve aceitar algo como verdade é um grande erro no processo de aprendizagem. O correto é ensinar por partes. Uma dica: mostra primeiro o porque de "elevar ao quadrado". Dessa forma, a informação chegará ao aluno de forma mais inclusiva e significativa. Apesar disso, parabéns pela iniciativa do canal.
Penso de mesmo forma... Eu sei fazer esses cálculos, que são básicos. Mas absolutamente ninguém explica o porque de utilizá-los, ou qundo. Não deduzem a fórmula, e nem explicam o significado do resultado.
Excelente, a parte histórica faz toda a diferença
Fico realmente feliz que tenhas gostado, Júlio!
Vídeo muito bom. Espero ansiosamente que explique em breve o porque de se usar o quadrado. Sei que não é só para tornar o resultado da subtração positivo. Mas também não sei mais do que isso, já que para essa finalidade bastaria usar módulo
estou na mesma que vc, caso tenha descoberto alguma coisa me manda pff
Pensei que como ele falou em distância teria a ver com aquela fórmula de distância da analítica, foi um pensamento.
O meu outro pensamento foi que quando eleva ao quadrado ou os números ficam muito maiores que eles são ou ficam muito menores, assim teria uma ideia melhor da dispersão.
Só o que eu acho, nem sou formado e formando. Mas pensei nisso se alguém souber coloca aqui pf
Para entender isso, devemos entender conceitualmente a média.
Em uma distribuição de valores, a média será o valor que apresenta a menor distância conjunta desses valores, ou seja, é um valor central na distribuição. Por exemplo, no vídeo foram apresentados os valores 4, 5, 6, 7 e 8. Neste caso, a média é o 6.
Utilizando a ideia do valor que apresenta a menor distância conjunta dos valores, encontraremos o seguinte: (4-6) + (5-6) + (6-6) + (7-6) + (8-6) = -2 + (-1) + 0 + 1 + 2 = 0.
Esse valor 0 nos indica que a média é o ponto do meio, ponto central, ponto de equilíbrio, ponto com a menor distância conjunta dos valores dessa distribuição.
Esse resultado é um apenas um exemplo, mas conceitualmente podemos dizer que o somatório da diferença de todos os valores de uma distribuição com a média desta distribuição é sempre 0.
Se o somatório da diferença dos valores de uma distribuição com a média é sempre zero, como poderemos encontrar uma maneira de entender sobre a dispersão dos valores?
Uma ferramenta matemática usada para isso é elevar os valores ao quadrado. Quando elevamos uma diferença ao quadrado, sempre encontramos um resultado positivo. Desta forma, o somatório das diferenças elevado ao quadrado não será mais 0 e teremos como construir um conhecimento sobre a dispersão dos valores.
O somatório dos valores ao quadrado por mais interessante que seja, é pouco informativo. Voltemos aos valores do exemplo. Vejamos, (-2)² + (-1)² + 0² + 1² + 2² = 4 + 1 + 0 + 1 + 4 = 10. Esse valor 10 significa o quê em relação a dispersão dos dados? Não se sabe, é um valor pouco informativo. Para conseguir mais informação, podemos tirar a média desse valor. Por exemplo, 10/5 = 2. Temos agora a informação que a média do somatório da diferença quadrada dos valores é 2, isto é, a variância dos valores é 2.
Esse valor ainda é pouco informativo para a maioria dos propósitos, isso ocorre porque esse valor é fruto de uma elevação ao quadrado e não se encontra mais na mesma unidade de medida dos valores da amostra. Como elevamos ao quadrado no primeiro momento, devemos agora retirar esse procedimento. Fazemos isso calculando a raiz quadrada do valor da variância. Esse procedimento vai nos fornecer um valor padronizado de como os valores estão dispersos em torno da média, usando a mesma unidade de medida dos valores da distribuição, é o chamado desvio-padrão. Podemos calcular assim: √2 = 1,14.
No meu entender, a explicação da matemática de forma conceitual facilita muito o entendimento dos procedimentos. Tentei explicar de forma conceitual e não algébrica porque se eleva ao quadrado. Espero que tenha ficado claro.
Abraços!
@@heitorblesa5226 valeu! Obrigado pela aula!
Vc é estatístico?
Olá@@icarogillead4654
Não sou estatístico, sou psicólogo.
Trabalho com uma área da psicologia chamada psicometria.
A psicometria é, de forma bem simples, a área responsável pelos estudos de construção e validação de instrumentos que mensuram fenômenos psicológicos.
Para realizar esses estudos, os métodos quantitativos e estatísticos são muito empregados.
Em função disso, estudo bastantes os conceitos estatísticos e suas aplicações, e tento explicá-los, quando necessário, de forma didática.
Os conceitos de média, variância e desvio-padrão são fundamentais para a pesquisa científica. Acho que vale o esforço de tentar entendê-los em profundidade.
Qualquer dúvida, estou à disposição!
Abraços!
Muuto interessante essa historia da Estatistica !!!
Muito bem explicado.
Parabéns pelos vídeos e por ter regravado com a correção dos termos usados na parte histórica.
Eu havia errado o termo, agora está certo!
Parabéns, professor!
Esse assunto é show. Ótima abordagem
Olá estou tentando entender o por quê da variância ser elevado ao quadrado e não simplismente ser colocada entre módulos. Poderia me ajudar com está questão?
Em controle estatistico de processos se usa a xis barra e s para desvio padrão. Para verificar peças com defeitos retiradas de hora em hora em intervalos amostrais dos lotes de fabricação.
Parabéns pela excelente aula...
Muito boa aula!
Esse é o meu Professor!
Esse é o meu aluno!
Curioso p saber o pq do n-1
A melhor parte dos vídeos são os contextos historicos
Como eu resolvo?
Considere uma amostra, com tamanho igual a 25, extraída de uma população com distribuição normal. Seja a variância amostral igual a 1,5. Construa um intervalo de confiança (IC) para a variância populacional com nível de significância igual a 1%.
Ótima aula. Qual programa utiliza para o funcionamento da mesa digitalizadora?
Aconselho OpenBoard
Professor, tem algum livro de estatística que você possa indicar que explique o porquê das equações? Só encontro livros que jogam as equações e estou estudando para entender e não para gravar. Obrigado pela aula, abraço
Pergunta dificílima. Em geral, você tem que ir atrás dos artigos dos pesquisadores.
@@todaamatematica nossa, é um trabalho minucioso e de extrema dedicação. Parabéns, professor, agora percebo porque esse canal é diferenciado comparado aos demais
Dizer que o aluno deve aceitar algo como verdade é um grande erro no processo de aprendizagem. O correto é ensinar por partes. Uma dica: mostra primeiro o porque de "elevar ao quadrado". Dessa forma, a informação chegará ao aluno de forma mais inclusiva e significativa. Apesar disso, parabéns pela iniciativa do canal.
Penso de mesmo forma...
Eu sei fazer esses cálculos, que são básicos.
Mas absolutamente ninguém explica o porque de utilizá-los, ou qundo. Não deduzem a fórmula, e nem explicam o significado do resultado.