Este vídeo foi retirado do Podcast Pura Connection. Assista o vídeo completo e se inscreva no canal do Pura Temple of Arts para fortalecer ainda mais o canal deles: ruclips.net/video/bZXdOQSn7V0/видео.html
Em uma situação de rua, o boxe tem a vantagem. Ninguém começa lutando no chão. Se não souber defender um soco e contragolpear, provavelmente não conseguirá aplicar o grappling. E arte marcial deveria servir mais como defesa pessoal do que competição esportiva.
Lembro de quando eu peguei a faixa amarela, eu professor pediu pra fazer uma pesquisa sobre o jiu-jitsu, e nisso eu vi que nos primordios da arte as pessoas também davam socos e chutes
Comecei no Judo aos 7, jiu-jitsu aos 12, hoje tenho 42. Para mim sempre foi esporte e isso não é demérito algum! Se eu quisesse dar soco e chute teria ido para o Karate (na época nem se falava de Muay-Thai). Jiu-Jitsu pode sim ser encarado como esporte, e não tem nada de errado nisso!
As artes marciais são uma herança cultural, uma tradição que se adaptou ao longo do tempo. Os samurais tinham sua cultura do uso da lâmina. Mas quando comheceram a potência das armas de fogo, logo trocaram sua maneira de guerrear. Hoje em dia as artes marciais têm sua aplicação no esporte. Forças militares e policiais possuem em seu currículo alguns conceitos de artes marciais para uso da força. Mas não é a base de nenhuma dessas entidades. Sendo realístas. Combates reais são travados com armas. E isso há muito tempo. Não estou querendo desmerecer a prática. Só que às vezes, nós que praticamos tendemos a projetar uma visão muito fantasiosa.
Passei meses frustrado porque sou professor de tkd e vejo que nenhum aluno está preparado pra se defender de um agressor por conta do jeito que se treina hoje em dia, tanto pra quem compete como quem treina comercial. Acabei com um sentimento quase de desprezo sobre a minha própria arte, mas agora consegui lembrar que arte marcial é mais do que combates sangrentos, é saúde, bem-estar físico e emocional. Aos poucos me contaminei com o mesmo pensamento do fandom do mma e do muay thai de que arte marcial só pode e deve ser treinada pra lutar, e esse pensamento anula idosos e crianças, que também buscam na arte marcial um caminho pra seu bem-estar. A ideia de defesa pessoal não pode "não existir" no treinamento, mas no contexto de hoje, mesmo que você se defenda corretamente, ainda corre o risco extremamente alto de retaliação depois e morrer pra um tiro. Leandro Lo foi o exemplo trágico sobre isso
Arte marcial, embora hoje seja projetada ao mundo do esporte, jamais será de fato para entretenimento. Justamente pelo fato dela ter sido criada para guerra, como você mesmo disse. Observa-se, que frequentemente, deparam-se com golpes traumáticos nos campeonatos que geram discussões ferrenhas sobre se deve ou não serem usadas. E ainda que tenhamos métodos eficientes de combate (pólvora) ela se faz necessária e considerada obrigatória pela própria população ao uso de defesa das pessoas e defesa pelas forças militares. A arte marcial, embora tenha sido ofuscada pela cultura atual, jamais será para entretenimento.
@@JA-bm9mg Entendo seu ponto de vista. De fato, as artes marciais tem seu valor. Em uma situação de combate aproximado onde o policial / militar fica sem sua arma, ela se torna valorosa. Só discordo da arte marcial não ser entretenimento. Os gregos na antiguidade tinha o pancrácio e o boxe como forma de treinamento militar e também como entretenimento.
@@danilosantana9017 continua vago! Tem alguma especificação um relação que capoeira junto ao jiu-jitsu seria mais efetivo que qualquer outra combinação de por exemplo Krav Magá e Luta livre?
Comecei no Judo aos 7, jiu-jitsu aos 12, hoje tenho 42. Para mim SEMPRE foi esporte e isso não é demérito algum! Se eu quisesse dar soco e chute teria ido para o Karate (na época nem se falava de Muay-Thai). Jiu-Jitsu pode sim ser encarado como esporte, e não tem nada de errado nisso!
Falam como se o fato de ser esporte fosse demérito, quando que na verdade quem está competindo são os mais bem preparados e não os que se dizem brigadores de rua
Ser esporte é uma merda sim, ser esporte é entrar em um monte de regra que não faz sentido algum, só ver o esporte do judo o quão patético tá de regras.
Eu acho que tem sim, afinal, jiu-jitsu competitivo é simplesmente judô com regras diferentes (nada contra o judô), então qual seria a graça de assistir jiu-jitsu competitivo? Preferiria ver judô já que é basicamente a mesma coisa. No jiu-jitsu Gracie/Fadda vc treinava MMA, Rolls Gracie foi o grande responsável por introduzir golpes de diversas artes marciais no jiu-jitsu e depois a Luta livre tbm ajudou. É justamente nessa parte de defesa pessoal que defere o judô Kodokan do nosso judô (Jiu-jitsu).
@@sadsaqwFoda-se, todos foram beber na fonte e tinham seus técnicos de boxe ali no seu treinamento. Trouxa é que pensa que era só as aulas 70 e tantas aulas de defesa pessoal do Hélio. Vcs comem merda?
Jiujitsu centrismo; o problema de alguns brasileiros é idolatrar o jiu jitsu como se ele fosse uma arte marcial completa, quando nao é. Super estimam demais o jiu jitsu. Foi a epoca onde o jiu jitsu era suficiente para vencer lutas de mma, pois naquela epoca ninguem sabia jiu jitsu. hoje todo mundo sabe e sabemos que só jiu jitsu nao é suficiente, tanto que nao tem mais lutador de jiu jitsu puro no mma vencendo lutas. Hoje em dia o lutador precisa ser completo e nao basta jiu jitsu com muai thay, é necessário ser bom de wrestling. Assim sao os caras do Daguestao como o Khabib e Islam Mackachev, sao excelentes em wrestling, sao bons de chão e bons em pé. Esse é o caminho, treinar varias artes marciais.
Pior, jiujiteiro não aguenta um soco no rosto ou um chute nas pernas. Os caras ficam desnorteados quando são atingidos dessa forma, parece que todo plano deles vai por água abaixo.
@@marcosjose6441 mano esses valores foram fabricados por interesses políticos do início do século XX, e na boa do que adianta o discurso ser bonito se não é praticado?
Se o sujeito tem talento, é natural que se dedique e treine para disputar competições. Obvio que vai treinar o que é exigido nessas competições. Talvez até tenha um objetivo/sonho de viver do jiu jitsu. Como atleta. Então não vejo tanta necessidade de dedicar muito tempo a algo que não será usado. "Ahhh... mas na rua é isso, é aquilo..." A não ser que a briga seja contra outro lutador, o cara que treina vai ter ainda mais vantagem na rua, do que numa competição ou academia. Pois na rua não tem tatame para amortecer quedas, não tem juiz para inibir chave cervical, mata Leão puxando pelo olho/nariz...
Karate é bom até determinado ponto, jiu-jitsu também. Não se pode colocar arte marcial acima do indivíduo. O atleta tem que treinar JJ para bater um carateca e treinar Karate para bater um grappler. E outra, se é para comparar artes, aposto todas as minhas fichas que um carateca pelo leve não nocauteiaum boxer ou outro carateca peso pesado (tirando Bruce Lee, mas esse já morreu e era fora da curva). Já não posso dizer a mesma coisa do jiu-jisu, Royce Gracie nos anos 90 é uma prova disso.
Gracie BJJ o raiz ensinava varias técnicas em pé, Americanos Gourmetizaram o Jiu Jitsu e limitou a arte com competições está sendo perdido a filosofia de auto defesa.
Jiu jitsu hoje é camarada ralando a bunda no chão. Em 1994 assisti o primeiro brasileiro da modalidade na Academia Akxe na Barra da Tijuca. Lá vi Royler Gracie aplicando quedas. Hoje os caras ficam imitando quedas de ''wrestling''. Igual macaquinhos, copiando americanos. E a essência do Gracie Jiu Jitsu está se perdendo.
Jiu-jitsu é um derivado do Jujutsu. Jujutsu é completo com chaves, chutes, socos e chão. Jiu-jitsu absorveu somente o Ne Waza = chão. Mas prefiro Gracye Jiu-jitsu. Obs. Não existe o termo Jiu-jitsu, ele não tem fundamento no ideograma japonês. O correto seria : Gracye Jujutsu.
Nem um, nem outro. Jiu e ju não são os correspondentes fonéticos exatos. Por isso a confusão. O som exato seria um misto de ju com du: "dju". Japonês fala "Djudô"(judô), por exemplo.
@@amongrimmie4779 o único jeito de demonstrar correspondentes fonéticos exatos é com transcrição fonética utilizando o alfabeto fonético internacional. Todavia, como as pessoas não compreendem, nem vale o esforço.
Este vídeo foi retirado do Podcast Pura Connection.
Assista o vídeo completo e se inscreva no canal do Pura Temple of Arts para fortalecer ainda mais o canal deles: ruclips.net/video/bZXdOQSn7V0/видео.html
Impressionado com a sabedoria e serenidade do Mestre Vinicio. Exemplo a ser seguido.
Em uma situação de rua, o boxe tem a vantagem. Ninguém começa lutando no chão. Se não souber defender um soco e contragolpear, provavelmente não conseguirá aplicar o grappling.
E arte marcial deveria servir mais como defesa pessoal do que competição esportiva.
Depende. Nenhuma luta comeca no chao mas muitas acabam no chao. E mais facil imobilizar do que nocautear.
Boxe oq? 😂😂😂 pois vem com teu boxe sair na porrada comigo
Lembro de quando eu peguei a faixa amarela, eu professor pediu pra fazer uma pesquisa sobre o jiu-jitsu, e nisso eu vi que nos primordios da arte as pessoas também davam socos e chutes
Normal, toda arte marcial perde ao virar esporte
Hoje se o Lutador de jiu jitsu esportivo não treina MMA ele não sabe dar um soco, Todo lutador deveria saber dar um soco e como defender um murro.
O lutador de boxe sabe defender uma queda ou mata leão?
@@fflsilva boxe modalidade de combate
jiu jitsu arte marcial
@@fflsilva imagino o quanto vc deve ter se sentido esperto dizendo isso kkk
Comecei no Judo aos 7, jiu-jitsu aos 12, hoje tenho 42. Para mim sempre foi esporte e isso não é demérito algum! Se eu quisesse dar soco e chute teria ido para o Karate (na época nem se falava de Muay-Thai). Jiu-Jitsu pode sim ser encarado como esporte, e não tem nada de errado nisso!
@@pablorodrigozanettiduarte858 Faz algum sentido seu comentário?
Para defesa pessoal o melhor é o krav maga. Ou treinar mais de um tipo de luta.
O mestre Vinicio Antony sabe muito oss
As artes marciais são uma herança cultural, uma tradição que se adaptou ao longo do tempo. Os samurais tinham sua cultura do uso da lâmina. Mas quando comheceram a potência das armas de fogo, logo trocaram sua maneira de guerrear. Hoje em dia as artes marciais têm sua aplicação no esporte. Forças militares e policiais possuem em seu currículo alguns conceitos de artes marciais para uso da força. Mas não é a base de nenhuma dessas entidades. Sendo realístas. Combates reais são travados com armas. E isso há muito tempo. Não estou querendo desmerecer a prática. Só que às vezes, nós que praticamos tendemos a projetar uma visão muito fantasiosa.
Passei meses frustrado porque sou professor de tkd e vejo que nenhum aluno está preparado pra se defender de um agressor por conta do jeito que se treina hoje em dia, tanto pra quem compete como quem treina comercial. Acabei com um sentimento quase de desprezo sobre a minha própria arte, mas agora consegui lembrar que arte marcial é mais do que combates sangrentos, é saúde, bem-estar físico e emocional. Aos poucos me contaminei com o mesmo pensamento do fandom do mma e do muay thai de que arte marcial só pode e deve ser treinada pra lutar, e esse pensamento anula idosos e crianças, que também buscam na arte marcial um caminho pra seu bem-estar. A ideia de defesa pessoal não pode "não existir" no treinamento, mas no contexto de hoje, mesmo que você se defenda corretamente, ainda corre o risco extremamente alto de retaliação depois e morrer pra um tiro. Leandro Lo foi o exemplo trágico sobre isso
Arte marcial, embora hoje seja projetada ao mundo do esporte, jamais será de fato para entretenimento. Justamente pelo fato dela ter sido criada para guerra, como você mesmo disse.
Observa-se, que frequentemente, deparam-se com golpes traumáticos nos campeonatos que geram discussões ferrenhas sobre se deve ou não serem usadas.
E ainda que tenhamos métodos eficientes de combate (pólvora) ela se faz necessária e considerada obrigatória pela própria população ao uso de defesa das pessoas e defesa pelas forças militares.
A arte marcial, embora tenha sido ofuscada pela cultura atual, jamais será para entretenimento.
@@JA-bm9mg Entendo seu ponto de vista. De fato, as artes marciais tem seu valor. Em uma situação de combate aproximado onde o policial / militar fica sem sua arma, ela se torna valorosa. Só discordo da arte marcial não ser entretenimento. Os gregos na antiguidade tinha o pancrácio e o boxe como forma de treinamento militar e também como entretenimento.
É vdd, comecei treinar jiu quando eu era criança, era totalmente diferente de hoje em dia .
Professsor é professor, mano.
Temos que analizar as coisas no tempo que aconteceu.
Quem estava lá vez bonito.
Hoje é outra história em qualquer modalidade de esporte.
Combinação perfeita é Capoeira com Jiu-jitsu brasileiro!
Sou instrutor de capoeira e treino várias artes, mas a capoeira não treina tanto golpe com MÃO!!!
Sou capoeirista tbm amo minha arte ms treino Jiu Jitsu e outras artes marciais pois hj em dia n tem essa de treinar só uma luta meu ponto de vista
Porque vc acha isso? Explica aí para entendermos seu ponto de vista..Seria legal
@@rafaelsanntana4796 é só você vê rodas de rua que você vai entender irmão!
@@danilosantana9017 continua vago! Tem alguma especificação um relação que capoeira junto ao jiu-jitsu seria mais efetivo que qualquer outra combinação de por exemplo Krav Magá e Luta livre?
Pura vdd.
Tem um monte de lutador de bjj que acha que pode se defender na rua, só acha
Conheco faixa preta de bjj que nunca tomou um tapa na cara, se tomar um soco e abrir o supercilio acho que desmaia so de ver o sangue!
Comecei no Judo aos 7, jiu-jitsu aos 12, hoje tenho 42. Para mim SEMPRE foi esporte e isso não é demérito algum! Se eu quisesse dar soco e chute teria ido para o Karate (na época nem se falava de Muay-Thai). Jiu-Jitsu pode sim ser encarado como esporte, e não tem nada de errado nisso!
Falam como se o fato de ser esporte fosse demérito, quando que na verdade quem está competindo são os mais bem preparados e não os que se dizem brigadores de rua
Ele falou que não é mais voltado para a defesa pessoal, são objetivos diferentes
Ser esporte é uma merda sim, ser esporte é entrar em um monte de regra que não faz sentido algum, só ver o esporte do judo o quão patético tá de regras.
As competições descaracterizam a arte marcial, que foi criada para defesa.
Eu acho que tem sim, afinal, jiu-jitsu competitivo é simplesmente judô com regras diferentes (nada contra o judô), então qual seria a graça de assistir jiu-jitsu competitivo? Preferiria ver judô já que é basicamente a mesma coisa. No jiu-jitsu Gracie/Fadda vc treinava MMA, Rolls Gracie foi o grande responsável por introduzir golpes de diversas artes marciais no jiu-jitsu e depois a Luta livre tbm ajudou.
É justamente nessa parte de defesa pessoal que defere o judô Kodokan do nosso judô (Jiu-jitsu).
Qual gracie sabia dar soco?
Sim oh joãozinho lá da esquina, pqp viu, é cada um...
Essa pergunta só pode ser piada. Os Gracie criaram o UFC e o cara faz esse tipo de pergunta 😂
Aí tu me quebra 😂😂😂😂👏👏👏👏👏
@@sadsaqwFoda-se, todos foram beber na fonte e tinham seus técnicos de boxe ali no seu treinamento. Trouxa é que pensa que era só as aulas 70 e tantas aulas de defesa pessoal do Hélio. Vcs comem merda?
Eu nunca vi gracie bom de soco, acham que os gracie são deuses inquestionáveis
o que surgiu primeiro. Judo ou jiu jitsu?
Jiu Jitsu o Judô é uma variação do antigo Jiu Jitsu Japonês.
Judo deu origem ao Jiu jitsu brasileiro. Judo Kodokan era a escola japonesa mais forte de Ju Jutsu.
Jiujitsu e tao eficaz na rua que o Ralph Gracie e o Cachorrinho demonstram isso na pratica!
Jiujitsu centrismo; o problema de alguns brasileiros é idolatrar o jiu jitsu como se ele fosse uma arte marcial completa, quando nao é. Super estimam demais o jiu jitsu. Foi a epoca onde o jiu jitsu era suficiente para vencer lutas de mma, pois naquela epoca ninguem sabia jiu jitsu. hoje todo mundo sabe e sabemos que só jiu jitsu nao é suficiente, tanto que nao tem mais lutador de jiu jitsu puro no mma vencendo lutas. Hoje em dia o lutador precisa ser completo e nao basta jiu jitsu com muai thay, é necessário ser bom de wrestling. Assim sao os caras do Daguestao como o Khabib e Islam Mackachev, sao excelentes em wrestling, sao bons de chão e bons em pé. Esse é o caminho, treinar varias artes marciais.
Wrestling dos daguestaneses é porrada pura, ground and pound na veia caiu tomou
É porque a galera ainda alimenta esse pensamento ultrapassado
Treino jiujitsu desde 2006 e nunca tive essa mentalidade de "o jiujitsu é a melhor arte"
@@MsValdenorJiu-jitsu é a melhor arte 👍
@@DunningKrugerr O Jiu Jitsu toma um pau de qualquer arte marcial híbrida, sem exceções.
E como sempre os comentários mais engraçados são os dos nerds do Krav maga. A "arte marcial" do Didi Mocó.
A academia Delarivia é esportiva ou ligada ao Gracie Jiu-Jitsu ?
Esse Brazilian Jiu-jitsu ensinado de hj não serve pra defesa de rua , não se iludam principiantes , tomem muito cuidado.
Os lutadores hoje em dia só usam boxe, ninguém usa mais as joelhadas do Shogun ou os chutes do Marco Ruas.
Justiça seja feita ao Relson ele fala isso alguma tempo já...
Pior, jiujiteiro não aguenta um soco no rosto ou um chute nas pernas. Os caras ficam desnorteados quando são atingidos dessa forma, parece que todo plano deles vai por água abaixo.
todo mundo tem um plano ate tomar um soco na cara
Nossa, samurais eram muito honrados mesmo. Matavam idosos, mulheres e crianças a soldo. Eram capacho dos senhores feudais do Japão
Mano essa galera nunca abriu um livro de História na vida, eles só conhecem aquelas figuras idealizadas que aparecem no cinema e nos animes
Kkkkk boa. As pessoas falam sobre temas sem conhecimento nenhum.
Você deve julgá-los pelos seus princípios, e não pelos que se desviaram deles.
Você vai negar o valor dos samurais na história e presente do Japão?
@@marcosjose6441 mano esses valores foram fabricados por interesses políticos do início do século XX, e na boa do que adianta o discurso ser bonito se não é praticado?
@@marcosjose6441 Os samurais nobres que a galera idolatra só existem nos filmes do Kurosawa e animes.
Se o sujeito tem talento, é natural que se dedique e treine para disputar competições.
Obvio que vai treinar o que é exigido nessas competições.
Talvez até tenha um objetivo/sonho de viver do jiu jitsu.
Como atleta.
Então não vejo tanta necessidade de dedicar muito tempo a algo que não será usado.
"Ahhh... mas na rua é isso, é aquilo..."
A não ser que a briga seja contra outro lutador, o cara que treina vai ter ainda mais vantagem na rua, do que numa competição ou academia.
Pois na rua não tem tatame para amortecer quedas, não tem juiz para inibir chave cervical, mata Leão puxando pelo olho/nariz...
Sim, ainda sim, um lutador leva vantagem em auto defesa, ele pode ter a mesma malícia e junto do condicionamento
Karate é bom até determinado ponto, jiu-jitsu também. Não se pode colocar arte marcial acima do indivíduo. O atleta tem que treinar JJ para bater um carateca e treinar Karate para bater um grappler. E outra, se é para comparar artes, aposto todas as minhas fichas que um carateca pelo leve não nocauteiaum boxer ou outro carateca peso pesado (tirando Bruce Lee, mas esse já morreu e era fora da curva). Já não posso dizer a mesma coisa do jiu-jisu, Royce Gracie nos anos 90 é uma prova disso.
Mas é difícil vencer um atleta maior em competições se fosse fácil não existiria categorias de peso no MMA e Boxe.
Roberto Durán era lenda no Boxe mas até ele perdeu feio quando subiu de peso.
Gracie BJJ o raiz ensinava varias técnicas em pé, Americanos Gourmetizaram o Jiu Jitsu e limitou a arte com competições está sendo perdido a filosofia de auto defesa.
Já foi perdida.
Não foram os americanos não, fomos nós mesmos brasileiros
vdd
Cara é justamente o povo de fora que ta trazendo de volta as técnicas de pé e ataque de perna que se perderam com o tempo.
E o thai? Ate hj e guerra e defesa pessoal
Atemi waza
Smp esquecem os Fadda, pqp. Ju Jutsu tradicional.
Um 38 é mais eficaz
Jiu jitsu hoje é camarada ralando a bunda no chão. Em 1994 assisti o primeiro brasileiro da modalidade na Academia Akxe na Barra da Tijuca. Lá vi Royler Gracie aplicando quedas. Hoje os caras ficam imitando quedas de ''wrestling''. Igual macaquinhos, copiando americanos. E a essência do Gracie Jiu Jitsu está se perdendo.
Jiu-jitsu é um derivado do Jujutsu.
Jujutsu é completo com chaves, chutes, socos e chão. Jiu-jitsu absorveu somente o Ne Waza = chão.
Mas prefiro Gracye Jiu-jitsu.
Obs. Não existe o termo Jiu-jitsu, ele não tem fundamento no ideograma japonês. O correto seria : Gracye Jujutsu.
bjj é derivado do Judô. os gracie copiaram um pedaço do Judô, NADA mais que isso....
Nem um, nem outro. Jiu e ju não são os correspondentes fonéticos exatos. Por isso a confusão. O som exato seria um misto de ju com du: "dju". Japonês fala "Djudô"(judô), por exemplo.
@@amongrimmie4779 o único jeito de demonstrar correspondentes fonéticos exatos é com transcrição fonética utilizando o alfabeto fonético internacional. Todavia, como as pessoas não compreendem, nem vale o esforço.