Com certeza é muito eficiente, mas a questão aqui no Brasil é o descaso com a manutenção. Aqui em Porto Alegre até tem um sistema de comportas e bombas de drenagem, mas falta de manutenção causou falhas e as consequêntes inundações da cidade.
O povo de Porto Alegre e Rio Grande do Sul tem que escolher melhor seus políticos nas próximas eleições. Estes que estão aí agora já provaram que não estão nem aí com a vida dos eleitores.
@@arilRock1975 Não foi c meu voto q o prefeito negligente de PoA foi eleito. O cara está desmontando a estrutura da cidade. Toda esta tragédia é culpa dele.
@@arilRock1975 faz 30 anos q os políticos eleitos no RS não investem no estado. A arrecadação vai para pagar servidores ativos e inativos, privatizar tudo pra acabar com esse dinheiro q vai pelo ralo
O povo Japonês mais uma vez dando o exemplo ao mundo sobre como combater inundações. Prevenir para não gastar com os prejuízos causados pelas inundações. É uma inspiração para nós brasileiros.
Esta obra em questão não é inovação. Nada mais é que um piscinão, grande cisterna, tem em São Paulo, Belo Horizonte e deve ter em outras cidades brasileiras, obviamente em menor escala.
O que mais desanima e saber que desde 1983,1984, 2009.2011 e 2014 os japoneses via JICA fizeram projetos para os estados brasileiros resolverem os problemas com enchentes, porem nenhum projeto que eles sugeriram fazer saiu do papel, seja por falta de verbas, licenças ambientais, prevenir não da voto no Brasil!
INACREDITÁVEIS essas tuas informações!! Parece que os governantes brasileiros Brasil são tremendamente sem visão sobre as necessidades do país e incompententes para realizarem projetos como os sugeridos pelos nipônicos.
@@naidalenapimentel4256 é simples, se não da voto, eles estão cagando para o povo. este sistema ja deu, ja era, ja teve suas chances de mostrar que da certo, agora é o povo entender de vez qual é o nosso maior causador de retrocesso: a nossa Républica presidencialista.
São Bernardo do Campo fez um projeto claramente inspirado neste. E até o momento, tem dado certo. O paço municipal da cidade vivia debaixo d'água durante os meses de chuva, e hoje em dia não alaga mais.
Aqui no Brasil um projeto dessa maguinitude levaria 200 anos para sair do papel talvez. O túnel Santos a Guarujá está quase saindo do papel depois de sem anos. Os governantes já passou da hora de pensar em fazer obras gigantescas para drenagens das águas das chuvas. Os efeitos climáticos a muito tempo vem avisando que cada vez as chuvas estão mais torrenciais. Enquanto os políticos só pensarem em reeleiçoes, muita gente continuarão a morrer, perdendo seus béns materiais, e os empresários perdendo suas empresas. Os governantes deveria olhar mais as catástrofes do Rio Grande do Sul e fazerem mais pelos Estados e pelas cidades.
Que vídeo instrutivo que com certeza irá influenciar os governos de RS e tbm SP que sofrem com frequentes enchentes catastróficos. Tais investimentos seria pouco, comparado com os prejuízos sociais e econômicos que evitariam, além de eliminar as mortes decorrentes deste fenômeno. Que aliás, tende a ficar cada ano mais intenso devido às instabilidades climáticas.
Séria tão bom se esses estados tivessem um sistema anti enchente que nem o do Japão porque além de salvar muitas vidas a água poderia ser tratada para ser usada na agricultura e pela população
SE os próximos governos estaduais e federais forem como os que temos tido, creio que não podemos ter esperança que estarão atentos a estudos e projetos como o mostrado no vídeo.
O governo de SP constrói sistemas anti enchentes e de drenagem desde 1905. O último sistema anti enchente será inaugurado no fim desse ano com um reservatório com capacidade de armazenamento de 900 milhões de litros no ABC. Não compare RG do Sul com SP
Japoneses são impressionantes, se reergueram pós II GM, com duas cidades destruídas por bombas nucleares, lutam contra terremotos, maremotos, tsunamis, etc...
Observação: no caso de ser desenvolvido algum projeto semelhante no Brasil, teria uma dificuldade a mais que é a falta de educação do seu povo quanto ao trato do lixo que produz...
No caso do Rio Grande do Sul, o ideal seria transformar as atuais cidades em cidades-esponjas, com a criação de milhares de parques-esponjas ao redor dos principais rios gaúchos.
O Japão é exemplo de quase tudo. Aqui no Brasil, o primeiro problema é a corrupção. O segundo é a população anti higiênica, as pessoas jogam lixo a torto e direito. Para implantar um projeto dessa magnitude, seria necessário reeducar seriamente a população. Além disso, o Rio Grande do Sul é um semiplano, para onde seria bombeada tanta água? Acredito que o problema tem solução, mas será necessário muito estudo e mais trabalho ainda.
Vídeo sensacional. Já tinha ouvido falar desse projeto do Japão. Impressionante a escala de capacidade de drenagem comparado com o volume que ocasionou a inundação no Rio Grande Sul. Seria muito bom um projeto assim para aquela região. Como já era preciso, uma inundação da região já era prevista. Só não se sabia quando. E nada pode definir quando vai acontecer outra. Pode ser daqui a muito tempo ou não. Um projeto nessa escala no brasil nunca terminaria. Ficaria consumindo dinheiro público eternamente. Em um ciclo de parar e recomeçar sem fim. Como acontece com obras de porte muito menor. Até hoje existem uma infinidade de obras que eram para serem concluídas antes da Copa do Mundo e até agora não terminaram ou nem começaram.
Na minha região em Porto Alegre já tem um tipo desse sistema de drenagem e melhorou bastante os recorrentes alagamentos desde 2013 na parte mais baixa na Avenida Sertório. Duas ou três praças enormes foram interditadas feito reservatórios embaixo delas e eles amortecem os impactos de chuvas. Não sei dizer se há outras iniciativas em outras regiões. Demorou alguns meses p conclusão e as praças ficaram melhores. Vc vê a prefeitura se esforçando, mas esse fenômeno foi acima da capacidade normal. Nem o governo do estado nem o federal demonstraram a mesma iniciativa em prevenir. Quem sabe agora com o prejuízo politico eles ajudem as prefeituras afetadas p mitigar ou controlar o problema???
bem legal, para o Rio Grande do Sul eu imaginaria algo parecido com a transposição do Rio São Francisco, so que teria a finalidade inversa não traria a agua, mas sim levaria a agua para fora da cidade funcionando assim como um valão fundo e gigante que escoaria toda a agua do Rio Grande do Sul.
Só 2 bilhões de dólares, e o RS teria um sistema desses, e quanto tá custando o desastre climático? 50 bilhões de reais? 5 vezes mais! Então demoro, é preciso construir já.
Ou seja, não precisaria nem de tudo isto no RS, bastava este conjunto de bombas jogando a água da lagoa dos patos para o mar, próximo a foz do guiaba que daria até pra baixar o nível das águas em muitos metros para absorver os grandes volumes que desceram pelo guiaba ...! Parabéns incompetência governamental !!!
olá amigo, não conheço a região e o que sei, vem pronto da nossa inútil imprensa. Em relação ao que vc disse pude entender que a Lagoa dos patos esta abaixo do nível do mar por isso a necessidade das bombas e também foi esse um dos motivos do alagamento da região metropolitana? poderia me explicar PF?
Se o Brasil for um país sério.. esses tipo de catástrofe com que aconteceu lá no Sul não teria acontecido... Japão e um exemplo de determinação em todos os aspectos...
O Japão como sempre 10 anos na frente de qualquer País. O que era uma vez ou outra agora as enchentes vão 1 vez por ano ou pior 2 vezes por ano. Com o dinheiro que vão pagar pra reconstruir as Cidades dava pra ter feito um projeto menor, mas já ajudava a pelo menos secar mas rápido as áreas atingidas.
@@Megmeth1 Se vc fala do RS inteiro sim. Se vc fala somente de Porto Alegre então vc que não compreendeu que uma obra dessa. O G-cans Project é um marco da engenharia civil japonesa e que ajuda Tóquio a evitar tragédias decorrentes de fortes chuvas e enchentes sendo que Tóquio tem 13 mi de habitantes . Porto Alegre tem pouco mais de 10% disso. Para o RS inteiro precisariam de outros vários projetos equivalentes a esse o que certamente seria inviável, mas para uma Metrópole como Porto Alegre um projeto dessa magnitude é indispensável.
Meu caro, entendo que este projeto é bastante interessante... Mas nenhum lugar do mundo suportaria o volume de chuva que caiu no RS em uma única semana. Enchentes ocorrem e causam destruição na Europa, Japão, China, EUA com + 100 mm de chuva em poucas horas. Aqui choveu bem mais que isso. E foram mais de um evento de chuva forte, cada um reforçando o anterior. O que precisamos fazer é não construir mais em áreas sujeitas a enxurradas (vale do Taquari). No resto, grande POA, não tem como mover dezenas de milhares de pessoas, então será preciso investir em algo não tão caro que possa ajudar a conter estas águas
@@constructiontimebrasilo governo de SP constroe sistemas anti enchentes desde 1902. O último reservatório anti enchentes será concluido no fim desse ano no ABC
Prejeto surreal esse do Japão, realmente uma excelente solução, que dá certo lá no Japão ou qualquer outro país que busque o melhor pra sua população, porque no Brasil nem saí do papel um projeto desse, os governantes tão nem aí pra nada, eles tão pouco se fudendo pra o povo..
Amigo em Porto Alegre só funcionaria se a linha de diques fosse 100% estanques. Calcula aí quantos quilômetros de diques são necessários. Claro que dá para fazer, mas tem que entrar recursos federais.
O Brasil construiu a hidrelétrica de Itaipu, fez a transposição do rio São Francisco, então temos capacidade e poderíamos realizar obras de drenagem também! Ótimo vídeo 👏
@@lucasmarquesbezerra4914 rapaz, corrupção existe em todo os lugares, mas no brasil é institucionalizado, a nossa propria constituição e republica da brechas para que oligarquias politicas tomem o poder.
@@lucasmarquesbezerra4914 é isso que eu estou falando, mas a causa da corrupção vem de um sistema frouxo que permite isso e a incompetência, entende que eu estou falando? a forma e sistema de governo é a causa.
Além de demorar uns 100 anos pra ser feito aqui no Brasil, ainda tem o pobrema de que depois de pronto, ele não teria Manutenção, pois aqui não se gosta de Manutenção, oque é barato, o negócio aqui é fazer obras novas que são mais caras e da pra superfaturar, vista toda infra ante enchente que já existe lá no Rio Grande do Sul, que não tava funcionando adequadamente justamente por falta de Manutenção, faso aqui a minha critica torcendo pra que os políticos façam justamente o contrário do que to dizendo e facão o que for preciso pra proteger a população !
Enquanto nós como cidadãos brasileiros continuarmos a cair nas armadilhas dos políticos como a divisão ideológica entre esquerda e direita e continuarmos elegendo políticos de estimação sem ter o mérito e a competência em gerir e investir o dinheiro público arrecadado através dos impostos pagos por nós, que é um dos objetivos de um político pragmático com visão de país, situações como as enchentes no RS continuarão a ocorrer. Para isso, devemos nos auto-aprimorar com uma educação ativa para sairmos da vergonhosa classificação do Brasil no ranking mundial da educação, melhorando o nosso senso crítico e poder de escolha, melhorar a nossa condição moral e ética e cobrarmos mais dos políticos que elegemos ao invés de adular, acredito eu que seria um bom começo para uma transformação para melhor do nosso país.
O povo de Porto Alegre e Rio Grande do Sul tem que escolher melhor seus políticos nas próximas eleições. Estes que estão aí agora já provaram que não estão nem aí com a vida dos eleitores. Projetos assim devem ser feitos urgentemente.
Pois é, nessas horas sinto vergonha de ser brasileiro. Nossa cultura infelizmente não abrange esse tipo de comportamento de possuem os japoneses, norte-americanos, holandeses, povos que buscam melhorar seu país para o bem da própria população.
Com certeza os engenheiros do Brasil iriam utilizar materiais inferiores e superfaturar as obras, sem contar o tempo longo de conclusão. Para piorar o Brasil não fiscaliza o dinheiro empregado e no meio do caminho o dinheiro acaba. Corrupção é falta de seriedade iriam atrapalhar. Somente a mudança de pensamento e atitude poderia funcionar num projeto comprovado de sucesso!
Ao invés de uma obra tão vultosa quanto essa, poderia se estabelecer a obrigatoriedade da construção de cisternas, proporcionais à área de de cada construção nas grandes cidades, como Porto Alegre por exemplo, o que diluiria os gastos com a prevenção de enchentes, já que o governo não dispõe de verbas para grandes obras. Isso ajudaria a conter o grande volume de água nas altas precipitações, água essa que ficaria armazenada para ser utilizada diminuindo o consumo de água potável, tanto para as atividades de rega, limpeza e até de refrigeração, principalmente nos períodos de estiagem. Afora desse armazenamento (temporário ou para uso diário) nos grandes centros urbanos, essa obrigatoriedade poderia ser estendida, e numa escala ainda muito maior, para o interior e para as áreas rurais. Digo isso porque tenho cisternas e caixas dagua suficientes em minha casa, o que me permite armazenar, no período chuvoso, água para cobrir durante o ano todo as minhas necessidades que não exigem potabilidade, cerca de 65 a 70% das tarefas diárias. Essa é uma prática muito antiga e que deveria ser reimplantada.
Se esse projeto fosse implantado no Brasil? A obra seria concluído em 500 anos, e os gastos, só com o desvio de dinheiro, seria uns R$500 milhões; quanto a durabilidade, é só lembrar da ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro!
Excelente trabalho dos japoneses. Aqui seria quatro vezes mais caro gracas a corrupção e não teria manutencao como teve em POA com relação ao muro de contenção da Mauá e diques.😢😢😢
Morei várias temporadas no Japão, e na última delas notei que as cidades não tinham cestos de lixo nas ruas. Perguntei pra um japonês, por que não havia mais cestos de lixo nas cidades, e ele me respondeu: "Cada um cuida do seu lixo".
❤Japão é terra de respeito ao ser humano! No Rio Grande do Sul esses políticos q tomaram o poder, jamais fariam um projeto deste porque "eles" servem ao deus da destruição e morte do povo, começando pela fome, e isso foi o primeiro passo "deles", se DEUS não intervir, coisas piores virão, p acelerar o projeto de morte deste desgoverno! Meus respeitos ao povo Japonês e ao canal: constrution time
Acho muito superficial comparar a capacidade desse sistema com alguns dados numericos da enchente no sul do Brasil. São dias realidades totalmente diferentes, uma mera equação matemática não é suficiente para tirar conclusões.
Aqui essa obra nunca acontecerá e se for feito durará 30 anos, será super faturada, nunca será entregue e, se for entregue, terá erros de construção por falta de fiscalização do poder público. Esse país só tem os piores facínoras no poder.
@@dlsmestre Mas observa como foi meticuloso o trabalho deles. Para executar o projeto, começaram com o estudo minucioso do possível terreno. SE algo igual fosse feito no Brasil, levaria uns 50 anos e talvez nem fosse concluído. Mas, o RS não precisa de um projeto igual. Penso que um equivalente a um sexto ou sétimo do japonês já seria suficiente. A mentalidade dos japoneses é muito diferente da dos brasileiros em geral.
O valor da obra em Yen está incorreto, o correto seria na casa dos Bilhões, na época 1 Dolar equivaleria entre ¥100 a ¥110 para comparação uma casa comum está na casa dos 60 Milhões de yens
Com certeza é muito eficiente, mas a questão aqui no Brasil é o descaso com a manutenção. Aqui em Porto Alegre até tem um sistema de comportas e bombas de drenagem, mas falta de manutenção causou falhas e as consequêntes inundações da cidade.
Eu já trabalhei em controle de barragem, isso foi de propósito, infelizmente, o objetivo "deles" foi alcançado "morte e destruição"
O povo de Porto Alegre e Rio Grande do Sul tem que escolher melhor seus políticos nas próximas eleições. Estes que estão aí agora já provaram que não estão nem aí com a vida dos eleitores.
Eu vi agua passando por cima das barragens e diques tamanha foi a quantidade de agua...
@@arilRock1975 Não foi c meu voto q o prefeito negligente de PoA foi eleito. O cara está desmontando a estrutura da cidade. Toda esta tragédia é culpa dele.
@@arilRock1975 faz 30 anos q os políticos eleitos no RS não investem no estado. A arrecadação vai para pagar servidores ativos e inativos, privatizar tudo pra acabar com esse dinheiro q vai pelo ralo
O Japão é um exemplo para o mundo em infraestrutura.
O povo Japonês mais uma vez dando o exemplo ao mundo sobre como combater inundações. Prevenir para não gastar com os prejuízos causados pelas inundações. É uma inspiração para nós brasileiros.
O Japão sempre inovando
Foram mais de 30 anos construindo.
@@dlsmestre Se fosse no BR seriam 300 anos pra construir e ainda ficaria mal feito .
Esta obra em questão não é inovação. Nada mais é que um piscinão, grande cisterna, tem em São Paulo, Belo Horizonte e deve ter em outras cidades brasileiras, obviamente em menor escala.
@@renatosilvamaria7658 A ideia e semelhante ao piscinão usado no Brasil mas não se compara a este grande projeto.
@@dlsmestre lol...
seus mapas, sua narração, trilha sonora, imagens, e informação são todos muito bons! sinal de profissionalismo e seriedade com o conteúdo.
apenas que os valores de 30 milhoes de litros era por segundo, não o total do rio Guaiba.... pequeno detalhe que tira pelas bordas a solução em RGS
Realmente uma construção Colossal!! Muito impressionante.
O que mais desanima e saber que desde 1983,1984, 2009.2011 e 2014 os japoneses via JICA fizeram projetos para os estados brasileiros resolverem os problemas com enchentes, porem nenhum projeto que eles sugeriram fazer saiu do papel, seja por falta de verbas, licenças ambientais, prevenir não da voto no Brasil!
esse é um dos defeitos da nossa Républica, um sistema fragil e instavel que todo projeto ou lei leva a cara de um partido.
INACREDITÁVEIS essas tuas informações!!
Parece que os governantes brasileiros Brasil são tremendamente sem visão sobre as necessidades do país e incompententes para realizarem projetos como os sugeridos pelos nipônicos.
@@naidalenapimentel4256 é simples, se não da voto, eles estão cagando para o povo. este sistema ja deu, ja era, ja teve suas chances de mostrar que da certo, agora é o povo entender de vez qual é o nosso maior causador de retrocesso: a nossa Républica presidencialista.
Engraçado esses projetos acho que nem deveriam ter licença ambiental, isso é mais necessário pro ser humano, não dá pra entender esse Brasil. 🤦♂️
O problema é q o dinheiro dos impostos aqui vão para bancar boa vida de servidores ativos e inativos. Não sobra pra investimentos..
São Bernardo do Campo fez um projeto claramente inspirado neste. E até o momento, tem dado certo. O paço municipal da cidade vivia debaixo d'água durante os meses de chuva, e hoje em dia não alaga mais.
Aqui no Brasil um projeto dessa maguinitude levaria 200 anos para sair do papel talvez. O túnel Santos a Guarujá está quase saindo do papel depois de sem anos. Os governantes já passou da hora de pensar em fazer obras gigantescas para drenagens das águas das chuvas. Os efeitos climáticos a muito tempo vem avisando que cada vez as chuvas estão mais torrenciais. Enquanto os políticos só pensarem em reeleiçoes, muita gente continuarão a morrer, perdendo seus béns materiais, e os empresários perdendo suas empresas. Os governantes deveria olhar mais as catástrofes do Rio Grande do Sul e fazerem mais pelos Estados e pelas cidades.
ó que legal tem que chamar construtoras japonêsas ou chinesas pra fazer essa obra lá no RG do sul. Com certeza acabaria essas inundações.
Perfeito é isso mesmo !
Que tal parques-esponjas espalhados ao redor dos principais rios gaúchos?
É muito mais eficiente, inteligente e muito mais barato! 😉
@@feliperogerionunesdeolivei9795 tem que ser esse vídeo
Boa noite Luciano...
O Japão é outro País, outra cultura, outro mundo...
Mais uma matéria sensacional 👏
Parabéns belo vídeo. Ótimo projeto do Japão.
Obrigado 👍
Muito interessante e seria um investimento que poderia ter salvo muitas vidas no Brasil!
Não sabia e achei muito interessante. Parabéns pelo conteúdo.
Que vídeo instrutivo que com certeza irá influenciar os governos de RS e tbm SP que sofrem com frequentes enchentes catastróficos.
Tais investimentos seria pouco, comparado com os prejuízos sociais e econômicos que evitariam, além de eliminar as mortes decorrentes deste fenômeno.
Que aliás, tende a ficar cada ano mais intenso devido às instabilidades climáticas.
Séria tão bom se esses estados tivessem um sistema anti enchente que nem o do Japão porque além de salvar muitas vidas a água poderia ser tratada para ser usada na agricultura e pela população
SE os próximos governos estaduais e federais forem como os que temos tido, creio que não podemos ter esperança que estarão atentos a estudos e projetos como o mostrado no vídeo.
O governo de SP constrói sistemas anti enchentes e de drenagem desde 1905. O último sistema anti enchente será inaugurado no fim desse ano com um reservatório com capacidade de armazenamento de 900 milhões de litros no ABC. Não compare RG do Sul com SP
Sp constrói sistemas anti enchentes desde 1994
Maravilha! nao sabia e fiquei muito feliz em saber que tem povos que pensam e ensinam os outros que estão na retaguarda. 👏👏👏👏
Excelente programa 😊
Excelente material, parabéns mais uma vez👏👏👏Japão é um país realmente incrível.
Muito obrigado
Muito obrigado
Japoneses são impressionantes, se reergueram pós II GM, com duas cidades destruídas por bombas nucleares, lutam contra terremotos, maremotos, tsunamis, etc...
Observação: no caso de ser desenvolvido algum projeto semelhante no Brasil, teria uma dificuldade a mais que é a falta de educação do seu povo quanto ao trato do lixo que produz...
Impressionante, nem sabia dessa construção. Aqui poderia ser diferente.
No caso do Rio Grande do Sul, o ideal seria transformar as atuais cidades em cidades-esponjas, com a criação de milhares de parques-esponjas ao redor dos principais rios gaúchos.
Que bacana! Todas as cidades deveriam ter esse sistema.
Esse canal é muito bom. Obrigado
O Japão é exemplo de quase tudo.
Aqui no Brasil, o primeiro problema é a corrupção. O segundo é a população anti higiênica, as pessoas jogam lixo a torto e direito.
Para implantar um projeto dessa magnitude, seria necessário reeducar seriamente a população.
Além disso, o Rio Grande do Sul é um semiplano, para onde seria bombeada tanta água?
Acredito que o problema tem solução, mas será necessário muito estudo e mais trabalho ainda.
a corrupção é só um dos sintomas da nossa Républica, constituição frouxa que permite que o sistema permaneça assim
subsolo, a 35 metros de profundidade
Muito bacana seu vídeo, muito esclarecedor, que tem soluções quando se pensa no conjunto das populações, e no meio ambiente.
Vídeo sensacional. Já tinha ouvido falar desse projeto do Japão. Impressionante a escala de capacidade de drenagem comparado com o volume que ocasionou a inundação no Rio Grande Sul.
Seria muito bom um projeto assim para aquela região. Como já era preciso, uma inundação da região já era prevista. Só não se sabia quando. E nada pode definir quando vai acontecer outra. Pode ser daqui a muito tempo ou não.
Um projeto nessa escala no brasil nunca terminaria. Ficaria consumindo dinheiro público eternamente. Em um ciclo de parar e recomeçar sem fim. Como acontece com obras de porte muito menor.
Até hoje existem uma infinidade de obras que eram para serem concluídas antes da Copa do Mundo e até agora não terminaram ou nem começaram.
Mais um show como sempre, parabéns
Enquanto isso aqui no RS...
Na minha região em Porto Alegre já tem um tipo desse sistema de drenagem e melhorou bastante os recorrentes alagamentos desde 2013 na parte mais baixa na Avenida Sertório. Duas ou três praças enormes foram interditadas feito reservatórios embaixo delas e eles amortecem os impactos de chuvas. Não sei dizer se há outras iniciativas em outras regiões. Demorou alguns meses p conclusão e as praças ficaram melhores. Vc vê a prefeitura se esforçando, mas esse fenômeno foi acima da capacidade normal. Nem o governo do estado nem o federal demonstraram a mesma iniciativa em prevenir. Quem sabe agora com o prejuízo politico eles ajudem as prefeituras afetadas p mitigar ou controlar o problema???
Parece as minas de moria
bem legal, para o Rio Grande do Sul eu imaginaria algo parecido com a transposição do Rio São Francisco, so que teria a finalidade inversa não traria a agua, mas sim levaria a agua para fora da cidade funcionando assim como um valão fundo e gigante que escoaria toda a agua do Rio Grande do Sul.
FANTÁSTICO MESMO!!!!
Projeto sensacional 👏👏👏
Só 2 bilhões de dólares, e o RS teria um sistema desses, e quanto tá custando o desastre climático? 50 bilhões de reais? 5 vezes mais! Então demoro, é preciso construir já.
Ou seja, não precisaria nem de tudo isto no RS, bastava este conjunto de bombas jogando a água da lagoa dos patos para o mar, próximo a foz do guiaba que daria até pra baixar o nível das águas em muitos metros para absorver os grandes volumes que desceram pelo guiaba ...!
Parabéns incompetência governamental !!!
olá amigo, não conheço a região e o que sei, vem pronto da nossa inútil imprensa. Em relação ao que vc disse pude entender que a Lagoa dos patos esta abaixo do nível do mar por isso a necessidade das bombas e também foi esse um dos motivos do alagamento da região metropolitana? poderia me explicar PF?
@@AndreLuis-Gato ruclips.net/video/YVNhqIkN76E/видео.html&ab_channel=ThiagoDrumm
@@AndreLuis-Gato ruclips.net/video/YVNhqIkN76E/видео.html&ab_channel=ThiagoDrumm
No Brasil os políticos roubariam o dinheiro como sempre!
Tem que obrigá-los a fazerem um harakiri coletivo para o Brasil evoluir!
MUITO BOM O VÍDEO . PROFESSOR, REIS.
Vídeo fantástico.
Piscinão já tem em algumas capitais aqui em Banânia.
Excelente projeto, poderíamos adaptar ao RS 👏🏻👏🏻👏🏻
Se o Brasil for um país sério.. esses tipo de catástrofe com que aconteceu lá no Sul não teria acontecido... Japão e um exemplo de determinação em todos os aspectos...
O Japão como sempre 10 anos na frente de qualquer País. O que era uma vez ou outra agora as enchentes vão 1 vez por ano ou pior 2 vezes por ano. Com o dinheiro que vão pagar pra reconstruir as Cidades dava pra ter feito um projeto menor, mas já ajudava a pelo menos secar mas rápido as áreas atingidas.
Para mim, essa obra japonesa gigantesca está, no mínimo, há uns 30 anos na frente, no mundo inteiro.
Grande trabalho e investimento do Japão contra as enchentes.
Resumindo, um único tanque desses já mudaria a história da tragédia do RS.
Exatamente isso!
1 TANQUE NÃO DARIA NEM PRO CHEIRO... ACHO QUE VOCÊS NÃO TEM A MENOR NOÇÃO DO ACONTECEU AQUI!
@@constructiontimebrasil não aguentava 1h da chuva do RS.
@@Megmeth1 Se vc fala do RS inteiro sim. Se vc fala somente de Porto Alegre então vc que não compreendeu que uma obra dessa. O G-cans Project é um marco da engenharia civil japonesa e que ajuda Tóquio a evitar tragédias decorrentes de fortes chuvas e enchentes sendo que Tóquio tem 13 mi de habitantes . Porto Alegre tem pouco mais de 10% disso.
Para o RS inteiro precisariam de outros vários projetos equivalentes a esse o que certamente seria inviável, mas para uma Metrópole como Porto Alegre um projeto dessa magnitude é indispensável.
Meu caro, entendo que este projeto é bastante interessante... Mas nenhum lugar do mundo suportaria o volume de chuva que caiu no RS em uma única semana. Enchentes ocorrem e causam destruição na Europa, Japão, China, EUA com + 100 mm de chuva em poucas horas. Aqui choveu bem mais que isso. E foram mais de um evento de chuva forte, cada um reforçando o anterior. O que precisamos fazer é não construir mais em áreas sujeitas a enxurradas (vale do Taquari). No resto, grande POA, não tem como mover dezenas de milhares de pessoas, então será preciso investir em algo não tão caro que possa ajudar a conter estas águas
Políticos brasileiros não tem capacidade de pensar em soluções desse nível
As soluções são propostas por técnicos, estudiosos, engenheiros, geólogos.
Os governos apenas aceitam ou não.
Acredito que tenham capacidade, só lhes faltam determinação afim de ajudar o seu povo.
Capacidade tem agora vontade. E outra coisa kkk
@@constructiontimebrasilo governo de SP constroe sistemas anti enchentes desde 1902. O último reservatório anti enchentes será concluido no fim desse ano no ABC
@@constructiontimebrasilo governo de SP constroe sistema anti enchentes desde 1994
Não se aplica ao Rio G Sul, porque não tem desnível.
Lá precisa um canal com comportas,o mais ao norte possível,e outro ao sul, só para emergências.
Prejeto surreal esse do Japão, realmente uma excelente solução, que dá certo lá no Japão ou qualquer outro país que busque o melhor pra sua população, porque no Brasil nem saí do papel um projeto desse, os governantes tão nem aí pra nada, eles tão pouco se fudendo pra o povo..
❤ BOA NOITE PESSOAL DO BEM ❤ QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS 🙏
Eu já vi falar desse projeto antes no Jornal Nacional já faz tempo .
Uma vez, pensem num sistema parecido com este mais aplicado em São Paulo. Feito por tatuzão, expurgando as águas em direção ao litoral paulista.
no caso de SP é mais facil mesmo, como a cidade fica no alto, só a construção de um "rio ao contrario" ja resolveria
No Brasil seria umas 20 vezes mais caro por causa de obras super faturadas e as propinas e levaria mais de 50 anos.
Ótimo projeto.Seria a solução para grande enchentes.
Vamos fazer igual aqui em Porto Alegre e região.
Amigo em Porto Alegre só funcionaria se a linha de diques fosse 100% estanques. Calcula aí quantos quilômetros de diques são necessários. Claro que dá para fazer, mas tem que entrar recursos federais.
Acho que o Rio Grande do Sul precisa pensar em algo assim, mas não esperar muito do estado.
O Brasil construiu a hidrelétrica de Itaipu, fez a transposição do rio São Francisco, então temos capacidade e poderíamos realizar obras de drenagem também! Ótimo vídeo 👏
brasil é capaz de tudo sim, mas qual é o problema do brasil? o problema do brasil é a nossa forma e sistema de governo que é fragil e instavel...
@@LeonardoTLa corrupção é o grande problema.por ex:pra fazer uma creche demora anos,faz para faz para.em época de eleições sai verba para retomar
@@lucasmarquesbezerra4914 rapaz, corrupção existe em todo os lugares, mas no brasil é institucionalizado, a nossa propria constituição e republica da brechas para que oligarquias politicas tomem o poder.
@@LeonardoTL existe em qualquer lugar porém igual no Brasil não tem!!! .o Brasil era pra ser país d primeiro mundo se não houvesse tanta corrupção
@@lucasmarquesbezerra4914 é isso que eu estou falando, mas a causa da corrupção vem de um sistema frouxo que permite isso e a incompetência, entende que eu estou falando? a forma e sistema de governo é a causa.
27 anos... no Brasil seria 50... Com o quíntuplo do orçamento ...
Imagina o qto não iam roubar fazendo essa obra no Brasil? Ainda mais com quem está no poder atualmente...
Aqui no BR da massa não se consegue terminar o VLT , imagina um projeto desse, capaz da cidade afundar no buraco
Além de demorar uns 100 anos pra ser feito aqui no Brasil, ainda tem o pobrema de que depois de pronto, ele não teria Manutenção, pois aqui não se gosta de Manutenção, oque é barato, o negócio aqui é fazer obras novas que são mais caras e da pra superfaturar, vista toda infra ante enchente que já existe lá no Rio Grande do Sul, que não tava funcionando adequadamente justamente por falta de Manutenção, faso aqui a minha critica torcendo pra que os políticos façam justamente o contrário do que to dizendo e facão o que for preciso pra proteger a população !
Enquanto nós como cidadãos brasileiros continuarmos a cair nas armadilhas dos políticos como a divisão ideológica entre esquerda e direita e continuarmos elegendo políticos de estimação sem ter o mérito e a competência em gerir e investir o dinheiro público arrecadado através dos impostos pagos por nós, que é um dos objetivos de um político pragmático com visão de país, situações como as enchentes no RS continuarão a ocorrer. Para isso, devemos nos auto-aprimorar com uma educação ativa para sairmos da vergonhosa classificação do Brasil no ranking mundial da educação, melhorando o nosso senso crítico e poder de escolha, melhorar a nossa condição moral e ética e cobrarmos mais dos políticos que elegemos ao invés de adular, acredito eu que seria um bom começo para uma transformação para melhor do nosso país.
O projeto é fantástico, no Brasil seria possível se não tivéssemos que financiar políticos em detrimento de financiamento de infra estrutura.
O povo de Porto Alegre e Rio Grande do Sul tem que escolher melhor seus políticos nas próximas eleições. Estes que estão aí agora já provaram que não estão nem aí com a vida dos eleitores. Projetos assim devem ser feitos urgentemente.
Ela se parece com a imensa cisterna construída pelos bizantinos sob a Catedral de Santa Sofia!
Vocês sabem que na verdade esse sistema foi criado para deslocar a população de tokio em caso de bomba atômica
Os políticos do Brasil, não têm enterese em ajudar o povo,que pagar os salários deles .
No Brasil o que falta mesmo é a honestidade dos gestores
se liga nesse espaço liminar ai mlk, daria um jogasso de terror
Pois é, nessas horas sinto vergonha de ser brasileiro. Nossa cultura infelizmente não abrange esse tipo de comportamento de possuem os japoneses, norte-americanos, holandeses, povos que buscam melhorar seu país para o bem da própria população.
R$5 bilhões já foram reservados para o fundo partidário infelismente não vai sobrar dinheiro para fazer um sistema desses.
Com certeza os engenheiros do Brasil iriam utilizar materiais inferiores e superfaturar as obras, sem contar o tempo longo de conclusão. Para piorar o Brasil não fiscaliza o dinheiro empregado e no meio do caminho o dinheiro acaba. Corrupção é falta de seriedade iriam atrapalhar. Somente a mudança de pensamento e atitude poderia funcionar num projeto comprovado de sucesso!
Ao invés de uma obra tão vultosa quanto essa, poderia se estabelecer a obrigatoriedade da construção de cisternas, proporcionais à área de de cada construção nas grandes cidades, como Porto Alegre por exemplo, o que diluiria os gastos com a prevenção de enchentes, já que o governo não dispõe de verbas para grandes obras. Isso ajudaria a conter o grande volume de água nas altas precipitações, água essa que ficaria armazenada para ser utilizada diminuindo o consumo de água potável, tanto para as atividades de rega, limpeza e até de refrigeração, principalmente nos períodos de estiagem. Afora desse armazenamento (temporário ou para uso diário) nos grandes centros urbanos, essa obrigatoriedade poderia ser estendida, e numa escala ainda muito maior, para o interior e para as áreas rurais. Digo isso porque tenho cisternas e caixas dagua suficientes em minha casa, o que me permite armazenar, no período chuvoso, água para cobrir durante o ano todo as minhas necessidades que não exigem potabilidade, cerca de 65 a 70% das tarefas diárias. Essa é uma prática muito antiga e que deveria ser reimplantada.
Se esse projeto fosse implantado no Brasil?
A obra seria concluído em 500 anos, e os gastos, só com o desvio de dinheiro, seria uns R$500 milhões; quanto a durabilidade, é só lembrar da ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro!
Parabéns para os japoneses isso sim é cultura.
Aqui em Campinas os caras não conseguem nem passar uma linha de trem no prazo estipulado, imagina fazer algo dessa magnitude.
Rio grande do Sul vendo isso e sabendo que nunca vai possuir um sistema desse porque os governantes não estão nem aí 😮
Único problema Japão se as bombas falharem já era , já que água no fundo só esvazia com bombeamento
Lá as coisas funcionam
Que maravilha! Japonês é outro mundo.
Muito bom mesmo!!!!!
Um projeto desse...!!! No Brasil...😂😂😂😂😂... Não fizeram comportas de 4 metros funcionar...
Excelente trabalho dos japoneses. Aqui seria quatro vezes mais caro gracas a corrupção e não teria manutencao como teve em POA com relação ao muro de contenção da Mauá e diques.😢😢😢
no brasil , os políticos iriam comer todo o dinheiro da obra
AQUI NO BRASIL COM ESSES CORRUPTOS,NUNCA FARÃO UMA OBRA DESSAS,PORQUE ELES SUGAM TODOS OS IMPOSTOS.
Adorei
Uma equipe técnica do nosso governo gaúcho tem que enviar engenhos hidráulicos URGENTE pro Japão para aprender com eles.
Incrível.
Se no Japão demorou 27 anos para ser construído no Brasil demoraria 60.
Morei várias temporadas no Japão, e na última delas notei que as cidades não tinham cestos de lixo nas ruas. Perguntei pra um japonês, por que não havia mais cestos de lixo nas cidades, e ele me respondeu: "Cada um cuida do seu lixo".
Aqui no Brasil não da certo ia gastar bilhões e não ia terminar por causa da corrupção.
Como seria uma obra dessas no Brasil? Um sonho impossível.
❤Japão é terra de respeito ao ser humano! No Rio Grande do Sul esses políticos q tomaram o poder, jamais fariam um projeto deste porque "eles" servem ao deus da destruição e morte do povo, começando pela fome, e isso foi o primeiro passo "deles", se DEUS não intervir, coisas piores virão, p acelerar o projeto de morte deste desgoverno!
Meus respeitos ao povo Japonês e ao canal: constrution time
Acho muito superficial comparar a capacidade desse sistema com alguns dados numericos da enchente no sul do Brasil. São dias realidades totalmente diferentes, uma mera equação matemática não é suficiente para tirar conclusões.
Porto Alegre precisa de um sistema de drenagem desses.
Fantástico!
Comportas e bombas potentes na Foz da Lagoa dos Patos já mitigaria (reduziria) o problema no Rio Grande do Sul
Para porto alegre seria ideal
Aqui essa obra nunca acontecerá e se for feito durará 30 anos, será super faturada, nunca será entregue e, se for entregue, terá erros de construção por falta de fiscalização do poder público. Esse país só tem os piores facínoras no poder.
Noa Japão demorou 30 anos tbm.
@@dlsmestre
Mas observa como foi meticuloso o trabalho deles. Para executar o projeto, começaram com o estudo minucioso do possível terreno.
SE algo igual fosse feito no Brasil, levaria uns 50 anos e talvez nem fosse concluído.
Mas, o RS não precisa de um projeto igual. Penso que um equivalente a um sexto ou sétimo do japonês já seria suficiente.
A mentalidade dos japoneses é muito diferente da dos brasileiros em geral.
Imagine se tivesse isso no Rio Grande do sul ?.
O valor da obra em Yen está incorreto, o correto seria na casa dos Bilhões, na época 1 Dolar equivaleria entre ¥100 a ¥110
para comparação uma casa comum está na casa dos 60 Milhões de yens