Quando você contou da relação da sua mãe com o cabelo, me deu um aperto no coração... Desde antes de nascer somos confrontadas com o auto-ódio. Uma mulher gravida, sendo ela negra, ou tendo companheiro negro, em algum momento ouve especulações de como será seu bebê. "Será que o cabelo será ruim? Será que o nariz vai ser largo?". Em um antigo trabalho tive que ouvir uma moça branca contando sobre uma sobrinha que era uma criança loira, branca, olhos claros, "porém" de cabelo crespo. Ou seja, era pra ela ser perfeita, mas o cabelo crespo atrapalhou. Qual foi a resposta que ela recebeu de quem a a ouvia? "Não tem como ser perfeita, né? Mas quando ela crescer ela conserta esse problema! Ainda bem que hoje em dia tem como resolver isso!". Falaram como se o cabelo crespo da menina fosse uma doença! Então não dá pra crescer de outro jeito, se não odiando seu cabelo crespo/cacheado e, caso seja uma pessoa negra, seus traços e cor. Então eu entendo sua mãe e me solidarizo com ela. E o que espero é que nossas crianças cresçam com outras referências e que sejam adultos com menos traumas.
Passei por isso na infancia e adolescencia. Sou muuuito branca e cabelo cacheado (eu e minha irmã). A mae do meu pai perguntava "de quem nos puxamos o cabelo ruim". Sempre gostei do meu cabelo e nunca fui de ouvir comentatios idiotas..mas minha irma cresceu odiando o cabelo e se via feia. Passou anos com progressiva. Agora moramos na Inglaterra e acho q ela percebeu o quanto ela é linda (agora com 30 anos) assumiu os cachos e usa e abusa do volume.
- Aula, de quê? Essa 'pérola do Pirula' foi de amargar. ''Ele foi racista, mas tem bom coração'. Ora, um estuprador, então, pode ter bom coração. Um racista será menos racista, se for detectado nele algum coração (bom). RUclipsres sempre se defendem - corporativismo chinfrim e descarado.
Sou professora de escola pública no Estado do Rio de Janeiro e quando falou da criação do Cocielo vi meus alunos ali, sem tirar nem por. Obrigada pelo vídeo, precisamos mesmo pensar como funciona a sociedade ao invés de só usar o Cocielo como bode expiatório. Tomara que ele veja teu vídeo e reflita.
Mano, piada é o de menos. O foda é não conseguir emprego, ver gente te olhando estranho, escondendo bolsa, te seguindo em loja... Se quiser ajudar as pessoas negras, não nos julgue antes de nos conhecer! Mas é mais fácil ficar xingando um cara na internet né.
Sidney Vamos ser honestos. Ele se refere "a negros" ou aos negros quilombolas que de tanto não fazer nada e viver as custas do governo estão obesos ? Vcs ainda não aprenderam que quanto mais mentiras vocês contam dele ele cresce mais. Não se esqueça de que as pessoas hoje tem Internet na palma da mão e que a mentira que você conta é desmascarada quase que instantaneamente. Seja uma pessoa melhor , seja honesto com as pessoas e o melhor , consigo mesmo!
George Soros Positivo Não quero me estender sobre o assunto,mas acredito: Que o estado precisa criar pontes entre as diferenças,não muros. Esse sentimento nacionalista, com desejo de ordem,já foi muito utilizado na história,dizendo as pessoas aquilo que elas querem ouvir,e suprindo seus anseios,mas isso pode vir a ser muito perigoso,como estamos vendo ao redor do mundo nos dias de hoje. Um soldado ferido,a quase 90 anos,tinha uma visão muito similar a essa e foi responsável,por uma das maiores atrocidades da humanidade
Faço entrevistas de emprego desde os 14 anos de idade(não consegui um emprego ainda), atualmente estou com 18 anos, tenho cadastro no Ciee, então recebo vagas direto, atualmente fiz uma entrevista na Embraer, mesmo sendo voltada especificamente para homens que possuíam ensino superior, a vaga era voltada para a área de marketing,e a maioria dos entrevistados estavam cursando faculdade, todos no segundo ano,o entrevistador analisou a capacidade cognitiva das pessoas, fizemos uma pequena avaliação, e logo ele pediu para que nós Contássemos uma breve historia sobre nossas vidas, fizemos um circulo de cadeiras e sentamos, chegou na minha vez e comecei a gaguejar, fiz feio como sempre, mas como estava faltando 1 pessoa para entrevista, eu topei em ir lá,vou levar isso como experiencia, não pede desistir, mesmo sabendo que eu não tinha chance, eu fui, 3 entrevistados se qualificaram, 1 deles era um musico, e estava cursando faculdade de ADM, e era negro, mas isso não importa, o entrevistador não escolheu pela cor da pessoa, mas sim, pela capacidade cognitiva e conhecimento.
Existem muitas pessoas que não acreditam em si próprio, e esperam aprovação dos outros, não tentam, ou desistem antes da hora, não mostram suas capacidades e se lamentam
Interessante seu vídeo. Achei bem bacana essa questão que você trouxe sobre o seu cabelo. Quando vejo negros falando sobre a mesma questão não precisa nem dizer que tipo de comentários vem depois, né? Eu lembro do caso da Taís Araújo, sobre a palestra que ela deu falando sobre a cor do filho; ela foi duramente criticada. Dias depois uma mulher branca fez um depoimento de como é ser casada com um negro, e falou praticamente as mesmas coisas que a Tais, e foi elogiada. O problema, é que, assim como o machismo, o racismo é estrutural. Ele está tão incrustado em nossa sociedade e costumes que tudo isso é naturalizado. As pessoas pessoas só assimilam quando há violência de fato. Não são capazes de perceber as nuances de cada um. É muito raro um branco querer discutir racismo, é muito mais fácil tentar silenciar quem sofre com isso. Que esse caso fique de lição para que as pessoas pensem duas vezes antes de se expor na internet. O ideal seria que esse tipo de coisa nem passasse pela cabeça das pessoas, né? Mas um dia a gente chega lá.
Infelizmente o preconceito e violência contra o que as pessoas acham ser o certo é muito banalizada e isso já é muito antigo e continua até hoje infelizmente.
Difícil entender essa estranhíssima 'equação da humanas' que o Pirula traz; O sujeito tem bom coração, mas é racista. O sujeito é racista, mas é um doce de pessoa. Ué?! Como pode um cara ser considerado bom de coração, se ele se expõe, claramente, como racista. E pior, um racista oportunista/covarde, pois não assume suas atitudes e ainda se vale do 'conforto sórdido' de quase todos os youtubers e 'twitteiros' das redes. Esse Cocielo deve ter ficado felicíssimo com os likes em seus comentários racista e mais feliz ainda com as defesas feitas ao 'bom coração' que ele traz no peito.
Eu no começo do vídeo: “Nossa, muito longo”, Eu no final do vídeo: “Nossa, passou super rápido”. Parabéns pela forma como conduziu esse assunto tão delicado. 👏🏻👏🏼👏🏽👏🏿
Faz muito tempo que não venho aqui no seu canal, Pirula. ADOREI o vídeo, a história da sua mãe conversa com a história de todas nós, mulheres negras. E eu estou nesse nicho onde o racismo nunca me deixou ter dúvidas de que eu sou negra. Um beijo grande
Eu vi um monte de gente dizendo o quanto o Julio é uma boa pessoa, mas não tinha parado pra refletir o quanto isso torna toda a situação ainda pior... Ótimo vídeo.
Discordo. A gente tem que considerar o contexto e não é o primeiro tweet dele assim. Pelo contrário, são varios tweets racistas desde 2010. Por isso nao acho que é um deslize não.
Dos 50 mil tuítes rascistas q ele publicou, nenhum sequer ele se arrependeu ou pediu desculpas.. pelo contrário, continuou com tuítes rascistas.. mas, agora q viu q patrocinadores fecharam as portas, vem dar uma de Madalena Arrependida.. qdo pega no bolso o arrependimento é imediato, né?
Uma nota curiosa: eu e minha esposa Valéria Dell'Isola também fizemos o sequenciamento genético citado pelo Pirula. Ela tem ascendência negra e mais de 20% da sua composição genética é negra. No entanto, por algum motivo, ela tem cabelos claros e possui o tom de pele muito mais claro do que eu e tem traços caucasianos. Valéria sofreu de certa forma com sua ancestralidade: por exemplo, foi a primeira da sua família materna a ter curso superior. No entanto, os primos da minha esposa apresentam mais traços negros e sofreram um preconceito que minha esposa jamais sofreu.
Um dos seus melhores vídeos de opinião ao meu ver, Pirula. Deu pra ver que você estava sendo muito sincero, inclusive abrindo aspectos da sua vida particular para explicar o ponto do vídeo. Esse debate que você levantou NUNCA é feito nas discussões sobre raça no Brasil.
@@Marcio1995 nossa quanta má-fé no seu comentário! Não entendeu nada do vídeo, pelo visto. O Pirula deixou bem claro que o cara merece ser punido. Ou é má fé sua ou falta de interpretação de texto.
Foi muito estranho, quando eu era criança e uma menina negra me perguntou se eu alisava o cabelo. Eu era a única com a pele clara, mas todas tinham o cabelo liso na sala, então eu não questionava isso. Já que meu cabelo era naturalmente liso eu achava que o delas também era, então eu disse que não. Essa foi a primeira vez que eu prestei atenção a isso, já que as pessoas negras com quem eu convivia sempre estavam de lenço na cabeça, trança ou com o cabelo alisado e os machos em geral sempre estavam com a cabeça raspada.(eu moro numa cidade do interior, e pra piorar eu vivia num bairro da zona rural, então não convivia com muitas pessoas nos meus 7 anos.) Um dia, quando eu já estava mais velha, eu perguntei a uma amiga minha porque ela alisava tanto o cabelo, já que em 10 anos que eu conhecia ela, eu nunca a vi com o cabelo natural ela me disse que não gostava do cabelo dela, porque era ruim de cuidar, porque era feio. Eu fiquei boba com a resposta, já que quando eu era nova era doida pra cachear meu cabelo. Até cabelo liso fica feio se não for bem cuidado, lava com sabonete pra você ver como fica. Qualquer cabelo é bonito se for bem cuidado, e qualquer um pode ficar horroroso se deixar de qualquer jeito.
@Pietro Libertus provavelmente, já que aqui era rota do ouro em Minas. E na zona rural onde eu moro a maioria dos habitantes(cerca de uns 2000) são negros e são quase todos da mesma familia. Só a linhagem da minha bisavó e de uma outra familia aqui são de brancos e mesmo assim tem poucos realmente de pele clara, já que muitos se casaram aqui e os filhos nasceram morenos ou com traços negróides. Eu por exemplo tenho a pele clara, mas tenho o cabelo meio crespo, lábios grossos, etc.
Você acha que só negeos fazem alisamento no cabelo? Isso é puramente uma questão estética. Apenas pessoas preconceituosas acham que só negros fazem isso e para se igualar ao cabelo de pessoas brancas. Falácia.
Mas cabelo crespo é ruim de cuidar, sim. Por isso é que na África eles usam o cabelo raspado. Só no Brasil é que pessoas idiotas gastam horrores de dinheiro para manter uma juba ridícula às custas de uma autoidentificação com ideologias racistas.
@@josenildoferreiraassuncao8963 Já deixou bem claro sua opinião. Nega um racismo óbvio e logo em seguida chama pessoas que usam o cabelo crespo de idiotas. Parabéns, se você realmente acha que não é racista seu malabarismo mental é dos habilidosos.
Meu sonho era o Brasil ter paciência pra ver seu vídeo inteiro, muito muito útil, ultimamente está tudo tão preto no branco e cara a vida e seres humanos são isso aí, tantas e tantas vertentes que devem ser discutidas. Adorei o vídeo!
Não sou uma pessoa de comentar no RUclips mas esse é um vídeo que me leva a isso. Eu sou negra, comecei a me envolver recentemente com o movimento negro e feminista, consequentemente meu ponto de vista mudou, comecei a ser mais questionadora e com isso parei de acompanhar muita gente, pois percebi muitas coisas q não via antes, e isso é algo q me deixa muito feliz em continuar acompanhando o canal do Pirula, pq mesmo tão diferente de mim (sou cristã, feminista, vegetariana e de Letras, rs) consigo reconhecer uma cara inteligente, que tem embasamento do q fala. E mesmo eu não concordando com cada ponto q fala, posso ter certeza q não é uma pessoa q concorda com ou simplesmente ignora o modelo social q oprime as pessoas, por não 'passar por ele'. Obrigada Pirula, tu me ajuda muito em muita coisa, por mais piegas que possa parecer (rs) admiro teu trabalho. Sorte aí!
Eu achei ele corajoso por falar abertamente sobre o tema e ter sido sincero. E concordo com ele, ser negro aqui no Brasil era considerado uma coisa ruim, mas hoje em dia, com a internet, isso está mudando bastante porque a comunidade negra não está aturando racismo de boca calada. Muitas negras alisavam o cabelo antigamente para ficarem "menos negras", e hoje em dia não o fazem mais (e acabam ficando mais bonitas com o cabelo natural), inclusive pessoas brancas estão aderindo à cultura afro o que é bastante interessante, já que faz parte da nossa história e não faz sentido evitarmos isso. Tudo bem que tem uma galera extremista que acaba avacalhando e vendo racismo onde não tem, mas é um grupo bem pequeno mesmo e acabam tendo mais visibilidade que os demais. Mesmo que o Julio tenha feito isso inconscientemente, foi bom que agora ele vai parar pra refletir que ele está ofendendo muitas pessoas e os seguidores deles também vão pensar antes de praticar atitudes como essa. E se um dia eu estiver ofendendo alguém, com toda certeza eu gostaria que se defendessem pra eu me tocar que estou ofendendo e não fazer mais. Geralmente as consequências são mais amenas e curtas, no máximo tomar um esporro e evoluir a maturidade. Mas como o Julio fez isso publicamente, não apagou, não pediu desculpas e ainda por cima tem 16 milhões de seguidores, aparece na TV, então as consequências estão sendo bem grandes e ainda vai piorar... qualquer um que se sentiu ofendido pode processar ele, sorte dele que é um crime afiançável, então provavelmente não vai ser preso.
Obrigada Pirulla, tava com medo desse vídeo mas você foi perfeito em suas colocações. Que bom!! Como a Gabi Oliveira, RUclipsr negra, fala: "o racismo não está no coração, está na mente e na sua visão de mundo".
Sou Gay e Ateu com muito orgulho. Nenhum tipo de racismo, machismo e homofobia pode ser tolerado na nossa sociedade. Parabéns pelo vídeo. Devemos sempre combater e punir severamente esses tipos de preconceito e homofobia. Viva a diversidade!
Há orgulho em se identificar com grupos ideológicos? Como você acha que este "combate" ao preconceito deverá ocorrer? Há necessidade em "punir severamente" pessoas que não compartilham da mesma opinião que a sua? O que seria esta "diversidade" a qual você se entusiasma tanto?
Me sinto agradecido por esse vídeo ter saído. Muito importante um vídeo que realmente afirma que ele foi racista e não fica passando pano pra ele. Essa visão de um pesquisador acrescenta muito pra gente e é muito importante que quem tem essa voz possa tentar mudar um pouco o pensamento dos outros e deixar o mundo um pouco melhor.
Assiria Assiria não foi isso que eu disse. Pra mim tá bem claro a minha intensão. Disse que é importante alguém como ele, um pesquisador com um grande público alvo comentar sobre isso. Eu tenho consciência sobre o racismo e outras minorias. Mas muita gente não tem e quanto mais pessoas como ele (que tem voz) comentar sobre isso, melhor.. É só vc ir no comentário de qualquer vídeo sobre racismo que vai ver que muita gente precisa ouvir essas coisas.
Todo mundo é racista, nazista, fascista, homofobico e machista é só não estar de acordo com o pessoal do políticamente correto e já é tudo o que não presta. Os jacobinos progressistas que dizem né...
Eu e meu namorado somos da mesma cor e ele é considerado branco e eu negra, pq ele tem essa cara de árabe misturado com europeu igual ao Pirula, e eu tenho traços de negro lábios mais grossos e olhos bem grandes, e eu quando tinha o cabelo liso se passava como "branca" na sociedade, quando deixei meu cabelo natural foi aí que sofri racismo pela primeira vez, ouvir das pessoas que era pra eu alisar o cabelo ou andar com ele amarrado por causa do volume, ou entrar em loja mais cara e o segurança ir atrás observando.
Jucí Lima o cabelo é sem dúvidas o elemento que mais acaba nos tornando alvo de racismo, quando eu fiz traças muita gente veio falar que gostaram, mas logo você percebe que não é pq acharam bonito, mas sim porque era melhor do que o "cabelo pixaco" de antes na visão delas
TheHayduken1 não é tão simples assim, o próprio Pirula falou isso no vídeo e em vários outros, poucas pessoas conseguem se livrar dos padrões sociais a ponto de gostarem da "sua beleza particular e subjetiva" é bem fácil perceber que o padrão mundial de beleza é a mulher magra ou o homem sarado, ambos de pele clara e cabelo liso, se tiverem olhos azuis ou verde melhor ainda. E sinceramente... Eu consigo perceber a diferença de quem vem elogiar o meu cabelo com trança por achar bonito e aqueles que dão um "graças a deus você escondeu esses crespos "
6 лет назад+5
*Amanda Eduarda Machado* Sei lá. Eu particularmente acho mais atrativas mulheres com cabelos ondulados, encaracolados e crespos. Mas cada pessoa é única, então não é uma regra para mim.
Pirula, esse seu vídeo foi excelente. Muito boa a sua contextualização. Eu também sou dessa categoria de "brancos" brasileiros. Neto de avós de origem européias casadas com negros, uma dela inclusive foi deserdada por se casar com negro. Tenho irmãos que nasceram loiros e um irmão "negro" e eu que estou no meio termo. Entendo plenamente o que você quis dizer. Nossa sociedade é muito racista e isso é indiscutível, mesmo para aqueles que dizem não ser. Tenho um filho recém nascido que é branco. O que mais ouço é: Nossa que menino bonito, olha como ele é branquinho. Brasilzão nossso..
Em Curitiba eu ja fui considerada mais de uma vez parda, mesmo não tendo traços negros nem a pele escura, apenas por ser mais bronzeada (já que eu moro em um lugar com bastante sol). Enquanto que em Rondônia (onde eu nasci e moro) sempre me falam pra tomar sol pq estou "branquela demais" kkkkk Realmente há uma grande diferença regional nessa questão.
Só acho que as pessoas tem de parar de serem tão chatas. Branco, moreno, negro, careca, cabeludo etc não importa. Deixem as pessoas serem quem elas são e como querem ser e as exerguem como pessoas e julguem seus carácter, e não a aparência. Sejamos todos melhores. Mais amor e menos preconceitos ♥
Sou negro e literalmente eu sofro "na pele" o racismo e preconceito. Não sou inferior a quaisquer pessoas de cor pele diferente, já passei duas vezes em vestibular de universidade pública, me acho 100% capaz e tenho absoluta certeza que os negros não são inferiores a ninguém. Infelizmente o racismo é real e deve ser combatido, o preconceito nunca demonstra grande raciocínio. Bela reflexão Pirulla!
Belo vídeo Pirula! Entendo perfeitamente o que vc passou... Nasci em Aracaju, capital de Sergipe, e lá eu era considerada branca. Quando mudei pra SP aos meus 10 anos senti a realidade na pele e as pessoas começaram a me considerar entre parda/negra. Me sentia muito mal com isso, inferiorizada, por isso recorri a progressiva no cabelo, clareador na pele, etc. Minha adolescencia foi mt conturbada. Enfim, foi um processo árduo, mas hj me sinto muito mais feliz aceitando meus traços negros/indios/brancos e me reconheço como negra, depois de uma longa reflexão por tudo que passei, principalmente aqui em São Paulo.
Vale lembrar a frase do Cartman quando você escolhe o máximo de dificuldade (negro). É algo como "isso não alterar o jogo somente todos os outros aspectos da sua vida" , ou coisa parecida.
I'm a black RUclipsr and I can totally understand what you mean, man. I truly believe that Cocielo is a great person, but we can't just ignore the fact that he actually made a big mistake. However, I don't think we should crucify him because of his old twits. People change... I remember that 4 years ago I used to say stupid things as well (Yes, I've already deleted my old tweets because I used to be really stupid XD). So, I know that Julio is a good person and I don't think he is a racist, but as a public figure, he should be aware that his words are powerful and they can save lives but they can also hurt people. I truly believe he has learnt a lot from his mistakes and he won't do that kind of thing anymore.
Gostei desse ponto de vista. Eu sou luso-angolano (nasci em Angola, mas aos 10 anos vim morar em Portugal) e a minha família é muito misceginada. Tive bisavós negras (ainda tenho uma viva), angolanas, bisavôs brancos, portugueses, e do meu lado paterno tive uma bisavó indiana. É curiosa a tua afirmação sobre o ser "branco ou negro socialmente". Lá em Angola, como eu tenho a pele em tons de castanho (marrom) claro tipo chocolate de leite (com leite), eu era (ainda sou) chamado de "laton" (mulato), porquê? Por que a vasta maioria da população é negra mesmo e todos os que têm pele mais clara, mas não são brancos, e que são resultado da miscigenação entre brancos e negros, na gíria são chamados de "laton". Quando vim para Portugal, passou-se o contrário, devido ao estar inserido numa sociedade maioritariamente branca, embora dentro de Portugal existam muitos tons de pele mesmo entre Portugueses, eu sou considerado negro, ou mulato, quando não querem usar a palavra negro com receio de serem tomados como racistas. E assim que o Pirula abordou sobre o facto de o Neymar achar que ele era branco, o meu único pensamento foi: tu és negro! (temos o tom de pele parecido), mas depois entendi o porquê sobre o contexto social brasileiro. Contudo, e até recentemente, é que dei conta que apesar de eu ser classificado como negro (mulato) em Portugal, as pessoas com tom de pele mais escuro que eu sofrem um racismo estupidamente grande.
Pessoas em regime de escravidão sofreram atos similares aos do holocausto, porém, no decorrer de séculos e com consequências eternas para os descendentes.
Eu sempre reservo um tempo pra escutar seus vídeos com atenção. Também sempre vou tentar me lembrar de agradecer por tocar em assuntos tão espinhosos, mesmo sabendo o risco do pessoal pegar no pé - Valeu Pirula!!!!!!
Pirula, me identifiquei MUITO tanto com teu relato, quanto - e principalmente - com o de sua mãe. Eu mesma passei por tudo isso, e a conotação racista, mesmo sendo nossa pele igualmente clara, é evidente. Até os xingamentos são os mesmos... É engraçado que a gente pára de se importar com isso quando deixamos de dar importância para o que pensam de nós, mas até chegarmos nesse ponto de desapego é necessário ter muita perseverança e maturidade para superar a dor e os distúrbios de autoimagem provocados por essas "brincadeiras inocentes". Parabéns pelo raciocínio a respeito do assunto, espero que o pessoal consiga assistir até o final para contextualizar melhor o seu testemunho. Beijos e te adoro, cabeludo. ;)
Ué, mas se uma pessoa já foi assaltada por um negro na rua, ou sofreu algum tipo de violência durante o crime, no momento em que ela se deparar com um negro, oq vc acha que ela vai fazer? Vai ficar com medo de sofrer outra agressão. Então, quem cria esse estigma são os PRÓPRIOS NEGROS, não os brancos. Os brancos são só as vítimas dessa violência sistemática. Isso nada mais é do que auto preservação. Se quiser ficar bravo com alguém, culpe os negros que praticam crimes e violentam as pessoas.
Fazia um tempinho que não assistia vídeo teu. Ando preguiçosa de youtube. Valeu a pena gastar 2 pirulas do meu tempo para assistir. Hahaha Você foi cirúrgico na crítica. ❤
a visão que eu tinha do cocielo no começo era que ele era só mais um babaca mesmo, mas depois eu vi uma puta evolução, o quanto ele diminuiu na quantidade de merdas que ele falava. quando eu vi todos os tweets dele a unica coisa que eu pensei foi que eu nunca vi esse racismo todo nele, e que justamente por vivermos numa sociedade ridicula talvez ele fizesse essas piadas escrotas pra se encaixar (nao que isso amenize o que ele falou) nesse mundo que ele mesmo viveu provavelmente sofrendo algum tipo de preconceito também. acho que as pessoas deviam aprender a ouvir e ficar feliz por ele ter tido a decencia de vir a publico se desculpar, porque todo mundo ja errou na vida em algum momento. E infelizmente nao existe nenhum ser humano totalmente livre de preconceitos
O exemplo da Mariah Carey foi excelente. Ela relata isso de sair com a mãe branca e ser paparicada e chamada de "linda" e de sair com o pai negro e receber olhares estranhos e ser ignorada. Imagino que o Cocielo talvez se sentisse mais negro quando estivesse com a mãe, e menos quando longe dela. Além do aspecto físico, há uma questão cultural também, que denota definições sobre ser negro ou não, especialmente nos EUA. Até 1995 a música da Mariah era considerada um soul esbranquiçado, pois a gravadora acreditava que assim seria mais vendável. Com o sucesso veio a liberdade criativa e maturidade artística. Daí pra frente ela abraçou o hip hop, rap e R&B e se tornou ídolo da população negra das periferias, inclusive onde ela nasceu, lugar onde não escutavam a música dela antes. Ela se posicionou e endereçou a questão. Com "Fantasy", ela é creditada por trazer os rappers para o mainstream e para a música pop, pela participação do O.D.B, enquanto o álbum "Butterfly" trata de questões raciais. Um ato de empoderamento corajoso para 20 anos atrás. Houve uma certa debandada de fãs mais antigos que acharam a fase mais "negra" dela vulgar e outros adjetivos desses. Ao mesmo tempo, muitos negros achavam ela fisicamente branca demais para cantar o que cantava e do jeito que cantava - provalvelmente os mesmos que vaiavam Whitney Houston por cantar "branca" demais apesar de ser obviamente mais negra que a Mariah (vale ver o documentário Can I Be Me da Netflix sobre a Whitney). Ou seja, a percepção de cor pela sociedade afeta e dá regras para ações e comportamentos de quem, assim como o Cocielo, Meghan Markle e Mariah Carey, colocam dúvidas na sociedade sobre sua própria cor. O que cada um vai fazer com esse privilégio é escolha de cada um. Uns são mais instruídos e outros menos, mas quando se é tão relevante e se tem um público tão grande, não dá para fugir da responsabilidade. Parabéns pelo vídeo! Adoro o canal. Abração!
6 лет назад+11
Eu sou vira lata (se existisse raça em seres humanos). A sociedade me diz que sou pardo. Honestamente, não tô nem aí pra isso! Sou humano e é o que me basta!
Eu entendo exatamente o que você disse, Pirula. Quando eu era adolescente, eu era chamada de "preta" e de "macaca" na escola por ter o cabelo ONDULADO e por ter a pele morena. Eu não tenho traço negro algum, mas mesmo assim, me "atacavam" dessa forma. Eu, assim como você, achava uma ofensa e isso é racismo estrutural: eu me ofender com isso, e as pessoas procurarem me ofender com isso. É isso que as pessoas precisam entender! É aí que mora o problema. Enfim, excelente vídeo! Como sempre! :)
É muito estranho isto do cabelo, porque quem tem cabelo liso escorrido mesmo são os índigenas e os orientais. Os cabelos dos europeus geralmente tem algum grau de ondulação. Marilyn Monroe era sem dúvida branca e tinha cabelos cacheados. O lado alemão da minha família tem cachos e eu só tenho cabelo liso porque tenho ascendência indígena também. As pessoas além de racistas são muito ignorantes, achando que brancos só podem ter cabelo liso.
Muitos eu vi falando que era uma brincadeira, só humor - o problema é que o povo não tem limites para o que fala tudo pode se passar por brincadeira. Uma pena
Como me identifiquei com o lance do cabelo... As pessoas ao meu redor não me consideram negro, assim como a situação do Pirula, apesar de cultivar traços da etnia em mim. O meu cabelo sempre foi cacheado/crespo, e fui forçado a vida inteira, principalmente pela minha mãe (que é negra) a cortá-lo como os cortes para cabelos lisos. Lembro de odiar meu cabelo por muitos anos, sem saber o porquê, mas hoje reconheço que era por não se assemelhar aos dos meus amigos. Costumava sair do barbeiro chorando sempre que via minhas mechas no chão, o que eu não entendia na época, porém hoje fica tão claro. O relato do Pirula realmente me atingiu num nível pessoal. Sobre o Cocielo, é uma pena, mas espero que o erro e a punição gerem aprendizado.
eu também tenho isso. Mas hoje virou o contrário, as pessoas não acreditam que meu cabelo seja cacheado pq eu passo chapinha. Passei tantos anos usando franja e franja sem chapinha não dá, que as pessoas nem sabem como é mais meu cabelo. Ele não é crespo, mas liso definitivamente não é. É bem enrolado, e como é fino as pessoas realmente acham que é liso, e eu não me consigo mais me imaginar sem esse cabelo que eu uso há anos. Mas eu comecei a alisar porque na escola me chamavam de "preta" e eu não queria ser "preta"...
Em todo e qualquer vídeo, nesse vasto youtube "brasileiro" há sempre o idiota da esquerda, direita. Que pessoas limitadas.
6 лет назад+281
Muito importante você trazer esse debate sobre o caso Cocielo e o racismo estrutural. Algumas pessoas tem muita dificuldade em enxergar os racismos por conta da nossa educação. Na escola somos ensinados sobre o " mito da democracia racial" e dai vamos crescendo acreditando nessa mentira. Foda né? #RacismoNãoÉPiada
DISSECANDO A PIADA DO COCIELO : SITUAÇÃO : Mbappé atingiu 36km/h em um jogo , logo Cocielo relacionou essa QUESTÃO DE VELOCIDADE com uma situação dos arrastões que ocorrem Brasil afora OBS 1 : se vc enchergou racismo provavelmente vc tem uma mente racista ( mesmo send ate negro que é preucupante ) OBS 2: na piada não da para encaixar nenhuma alusão a cor do jogador ou e de pratica arrastão , pq não faz parte da piada e nem se encaixa !
Esses dias mesmo eu tava conversando com um pastor da Igreja OBPC, e ele estava me contando sobre como é ser um pastor Negro. A princípio eu não queria acreditar, pois não é a minha realidade, mas agora caiu a venda dos meus olhos, e agora tento pelo menos enxergar mais como essas pessoas de sentem. Quando era criança, eu ria de piadas de cunho racista, mas hoje eu vejo que não é bem assim, e que a pessoa se sente super mal com isso. Só peço perdão a todas as pessoas que de alguma forma eu ofendi, e prometo que nunca mais vou fazer nenhum tipo de brincadeira por conta de sua aparência física.
Canal Madeiro Eu imagino a barra q este pastor passou viu, pq o racismo nas igrejas é bem pesado! Eu já fui evangelica e sofrir bastante essa dor na pele. É terrivel
Poxa Pirula, muito obrigado cara! Eu estava achando um exagero o acontecido com o Cocielo, mas após ver seu vídeo, pude ver como há racismo em muitos aspectos de como fomos orientados à pensar. A sociedade tem muito à evoluir, e espero que todos tenham essa reflexão para tirarmos algo bom disso, ao invés de atitudes extremas, seja de qualquer lado.
Sobre a discussão do vídeo, vale muito a pena ler "O que faz o Brasil, Brasil?" do sociólogo Roberto da Matta, é um livro curtinho que levanta muito desse debate 😉
Quando a notificação chegou meu coração apertou. Fiquei com medo de me decepcionar com o seu posicionamento! Mas QUE BOM que você ainda é meu príncipe sensato da internet 💜
lari cristina não disse que ele precisa me agradar. Mas querendo ou não você gosta ou desgosta das opiniões alheias, é a coisa mais comum que existe, ainda mais quando é de alguém que você admira como é o meu caso com o pirula
Debora, não sei de quem tu tá falando, mas pode ser que tu tenha entrado em um canal e visto somente o video falando sobre o Cocielo. Existem youtubers educando e alertando sobre racismo há anos. E aí, quando chega um assunto desses eles não retomam tudo que já falaram, entende? Estou falando porque pensei como tu e mudei de ideia ao ver toda a trajetória da pessoa, mas talvez estejamos falando de canais diferentes, enfim... my 2 cents...
Débora Cordeiro, também achei bom, embora seja um pouco estranha essa história de 'racista com bom coração'. Eu vi alguns outros bons vídeos, mas destaco um - que vai mais fundo, etc.. Caso queira assisti-lo: ruclips.net/video/BWk_-UVCB1c/видео.html
Esse caso do Cocielo virou um exemplo crasso de como a luta contra o preconceito se transformou numa espécie de inquisição virtual. Em que momento fiscalizar o que famosos dizem se tornou o mais relevante de tudo? E o pior é que as pessoas ficam incomodadas com sua própria inquisição e buscam postagens antigas do cara pra tentar confirmar o fato de que ele é um monstro. Realmente é muito mais fácil fazer isso do que buscar mudanças sociais reais. É uma espécie de catarse feita pra compensar o fato de que nós, enquanto esquerda, não conseguimos mais enfrentar os problemas estruturais da sociedade capitalista que vivemos.
Pirula se diz contra o ""assedio"", ""machismo"", ""racismo"", mas o video abaixo desmascara ele passando pano para a opressão do Movimento Negro contra uma professora branca da USP, e tambem passando pano para a pedofilia no MAM-SP. + print e desafio para o Maestro Bogs, e um comentario fixo na seçao de comentarios sobre a Marielle Franco, "fake news", "ditadura", etc *_/watch?v=aq7VckdcmBI_* Nome do video: *_"PIRULA, O PSEUDO SJW. + print e desafio para o Maestro Bogs"_* Canal: *Felipe Santiago Lucas* Recomendo tambem que assistam esse outro video tambem: *_/watch?v=Uat5yBNS0SU_* Nome do video: *_"O OUTRO LADO SOBRE RACISMO CONTRA NEGROS"_* Canal: *Felipe Santiago Lucas*
Mais do que concordar ou discordar (nesse vídeo eu concordo, diga-se), o mais importante nos seus vídeos é aprender a analisar e formar opiniões. As coisas nunca são tão simples quanto a maioria acredita. Parabéns por mais um ótimo vídeo.
É interessante como existe uma relação de afeto e carência virtual entre os inscritos de canais no youtube, necessidade de ser notado, ser relevante, de comentar e expor opinião (como faço agora). Será que a falta de afeto real e próximo ou a falta de espaço para ser ouvido levam as pessoas a buscarem isso na internet? Ou não tem relação uma coisa com a outra?
Cara... preciso ser bem sincera com você! Conheço seu canal há pouco tempo, vi alguns vídeos que não concordei com posicionamentos seus, alguns cheguei a sentir “raiva” daquilo que estava tratando, bem como da forma pela qual estava tratando, não desisti do canal, e depois de ouvir / ver outros videos, fiz uma auto análise e percebi como as pessoas pensam de forma diferente, não foi uma constatação que tive repentinamente, e nem era algo que não sabia. Sempre soube que as pessoas pensam sim de forma diferente, mas você me fez sentir isso, e não só constatar. Muitas vezes via alguém debatendo sobre um determinado assunto, de forma superficial, e pensava: ahh ok, pensa diferente! Só que o interessante é que você mostra isso com profundidade, de forma complexa e completa! Parabenizo você, pois é um grande cientista social, a maneira que fala, que expõe todo o conteúdo, de forma que as pessoas possam compreender sua linguagem e o que quer passar, é fantástico! E por fim, fico muito feliz em ter encontrado seu canal no meio desse youtube gigantesco, e apesar de não concordar com tudo que tem aqui, o meu “orgulhinho” pessoal teve que ficar de lado! Tiro o chapéu! Parabéns! Continue. (Ps: este video sobre o racismo de Cocielo ficou muito bom mesmo!) espero que as pessoas assistam tudo - pois está longo - e possam compreender a mensagem!
Existem questões subjetivas e existem questões objetivas. Aparentemente o Pirula não sabe diferenciar isto e acha que tudo se resume ao mero campo da opinião pessoal. Mais perigoso que idiotas, são idiotas com poder de influência.
Esse lance do cabelo ai me atingiu diretamente. Caio nessa mesma classificação de "Negro de Schrodinger" por ter a pele bem clarinhas, traços faciais que são mais ou menos reconhecidos como negros (o nariz por exemplo) e o fato de minha mãe e sua família serem brancos, enquanto por parte de pai tenho descendência negra. Já sofri racismo, tanto mais leve e indireto quanto mais forte, por causa do meu cabelo (que não é nem 100% crespo nem liso). Desde pequena todos ao redor falando pra eu alisar, já ouvi, inclusive, meninas negras de cabelo crespo chamando meu cabelo de "ruim" apesar da semelhança com o delas. Sucumbi à chapinha, química e a manter o cabelo preso por anos da minha vida, até que finalmente resolvi me libertar dessas correntes e abraçar minha origem, minhas raízes. Até mesmo durante o processo de deixar o cabelo crescer sem químicas ou processos de alisamento, ouvi pessoas dizendo que eu tinha que alisar, me recomendando salões, etc. Não só isso mas vejo acontecer diariamente, com amigas negras e pardas, de cabelo crespo, que tem dificuldade de entrar nesse período de transição capilar pelo preconceito dos outros e pelo conceito de beleza que a sociedade nos ensinou a considerar. Torço que a resposta que se tem atualmente ao comportamento racista consiga pouco a pouco remoldar a os padrões e ideias da sociedade. Ah, e esse assunto sempre me lembra da música Lavagem Cerebral, do Gabriel Pensador. "Nascemos da mistura então por que o preconceito?"
Parabéns. Eu quando era metaleiro hiponga na adolescência usava cabelão a la Caetano Veloso dos anos 70 e queria ter cabelo ondulado igual aos caras do Led Zeppelin. Já quando voltei a usar cabelo grande naquela modinha de tiara dos anos 2005 2006 eu fiquei bem mais contente com o meu cabelo cacheadão avolumado pra cima. O meu é cacho graúdo C2.
Em mim o trauma foi intenso e não há transição que dê jeito. Meu cabelo é muito grosso, muito frisado, o fio torcido e em muita quantidade, então não tem jeito nem com cremes, nem com nada. Então continuo na progressiva (meu cabelo é tão grosso que quando aliso pareço asiática) e me limito a felicitar aquelas cuja transição deu certo. 😊
Izabela Wilson Trauma é algo foda, nessa transição que passei tive medo de fazer o big chop pra voltar ao natural mais rápido e acabei passando por 2 anos da autoestima mais baixa que já tive e agora ainda luto pra sair dessa fossa aonde entrei. Por mais que os resultados do cabelo natural estejam ótimos e eu ame isso, tem coisa que não é tão fácil de recuperar :/
Pirula, vc já assistiu um documentário chamado "Olhos azuis"? É sobre uma professora americana, Jane Elliot, que propõe um exercício para crianças da 3a serie. Ela separa a sala de aula em 2 grupos: os de olhos azuis e os de olhos castanhos. Neste exercício , as crianças de olhos azuis devem discriminar as de olhos castanhos. No dia seguinte, ela inverte os papéis, e as de olhos castanhos devem discriminar as de olhos azuis. É bem interessante ver a reação das crianças nos dois dias. O documentário também mostra o workshop que ela conduz no mesmo formato, só que com adultos.
Interessante o que você falou sobre a questão dos traços em você (porque, olhando seu cabelo, para mim era evidente ao menos alguma origem longínqua). Aliás, o que você disse sobre a situação que sua mãe enfrentou foi riquíssimo, pois diz muito das "neuras" que pessoas como nós temos por conta do tratamento social que existe acerca de questões como essa: pesa muito! E Pirula, vou respeitosamente discordar de você: apesar de você não ter dado esse nome (se guiando por não se considerar negro em leitura social e eu concordo com você), o que você passa por conta do seu cabelo também recebe o nome de racismo, mesmo não sendo lido como negro. Não é o racismo na mesma intensidade do que uma pessoa com traços mais retintos passa (ou seja, uma pessoa que é literalmente lida como negra), mas também é. Uma metáfora que caberia ai é como homens héteros podem ser vítimas de homofobia ao serem "confundidos" - como já aconteceu em muitos episódios bastante infelizes de violência. Enfim, acho legal como nos últimos anos você, pouco a pouco, trouxe com mais ênfase essa questão (continuo discordando do seu antigo vídeo sobre cotas, por ignorar alguns pontos importantes de historiografia e por se manter até demais em uma abstração), mas esse vídeo é realmente muito bacana isso - principalmente por, em alguma proporção, você ser uma figura de influência. Parabéns Pirula!
Alguém na internet discordando de outra pessoa e usando argumentos e educação em vez de xingar????? Nunca pensei que viveria pra ver isso. Parabéns, cara.
Parabéns pela forma de discordar sem falar besteiras e merdas, mas n entendi mt bem o que quis dizer com héteros sendo confundidos com homofóbicos, não consegui interpretar o que vc quis dizer
Exato, Anna! Como no caso em que pai e filho, por estarem abraçados, foram confundidos com homossexuais e covardemente agredidos sob essa "justificativa". Ressaltando que, mesmo quando a pessoa vivencia essa condição é injustificável qualquer tipo de agressão ou discriminação (a metáfora foi para relacionar como o preconceito e a ação, sob justificativa dele, não são direcionados somente para quem vivencia sua própria condição). g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/pai-abraca-filho-e-e-agredido-por-homofobicos-em-sp.html
Eu acredito firmemente (com respeito a quem discorda) que o rapaz se referiu apenas à velocidade do jogador. Porém, devido à grande polemica e forte pressão dos patrocinadores, ele foi obrigado a desculpar-se com o público ao envez de apenas se explicar
Veja Pietro que vc está no campo das hipóteses, vc "acredita" que ele não pensaria se o jogador fosse branco, mas isso ninguém pode dizer. Assim como existe racismo no subconciente de muitos também há uma cultura de se ofender com coisas que nada tem a ver com as pessoas. Se o rapaz fosse um porco racista ele não se manifetaria publicamente nesse sentido, a menos que se tratasse de um nazista confesso...
Sobre isso eu penso o seguinte: Se há outros twites dele que sejam realmente racistas ele deveria ser punido por aqueles, e não por este último... e se há outros twites racistas, pq ninguém nunca disse nada?? Racismo é assunto sério e espetacularizar um ato desses só faz banalizar a discussão...
Poxa, estava desatualizado dos padrões de pesos e medidas de Pirulas, agora estou com minha base atualizada! 1 Pirula = 30 minutos! Logo temos um pouco mais de um pirula de duração... vlw pessoal!
O vídeo foi enviado à 5min e tem mais de 30min de duração. Mesmo assim já possui 6 "joinha pra baixo". As pessoas são... são... me falta adjetivos para tanta falta de racionalidade.
Pirula. A admiração que tenho por vc só aumenta. Suas colocações são sempre muito bem feitas e ponderadas, sou seu seguidor a menos de um mês, mas vc realmente é um cara extremamente culto tem meu total respeito por tudo que tem mostrado através do seu canal e seus videos que são ÓTIMOS!!!!! Show, Parabéns!!!!
Ele pode não ser racista mas infelizmente o comentário é racista e hj em dia na Internet ninguém perdoa nada. Canal mais completo do RUclips Brasil, continue com esse trabalho.
Cara, a África do Sul é de um povo que foi colonizado, óbvio que o inglês deles é diferente. Ou nosso português é igual o de Portugal? Ou o próprio inglês americano branco é igual o inglês da Inglaterra??
Professor querido. Assisto a todos os seus videos, e gosto muito das suas reflexões, você é muito lúcido, e além de tudo é alguém que se preocupa com o que diz, e se percebe isso porque você procura referências para discutir suas ideias aqui no seu canal. Agradeço muito sua atividade no canal, suas palavras tem muito valor. Parabéns pelo seu trabalho, continue.
PASSA dos 30 - você também é youtuber? Bom, youtubers sempre se defendem, haja o que houver - corporativos, né? Note a grande 'pérola do Pirula' em dizer que Cocielo foi racista, mas que possui 'bom coração'. Um racista será menos racista, se nele for detectado algum coração bom? Pirula botou todo o vídeo a perder - Um racista, tremendamente reincidente, mas com bom coração. Essa foi de amargar.
Pirula, eu sou do Rio de Janeiro, capital, e acredito que a minha cidade tem mais de um sotaque... que não existe o tal do "sotaque carioca", mas no mínimo umas duas ou três variações dele. E isso tem a ver com segregação social também. No Rio existe um abismo social entre o morro e o asfalto e com certeza isso se reflete na linguagem. Um carioca identifica bem facilmente quando alguém é da ZS, da ZN ou da favela, e ainda tem as cidades vizinhas, que fazem parte da região metropolitana, como Niterói, e quem é de lá também fala algumas coisas de maneira diferente.
Eu q sou paulista já consegui ver diferença no sotaque carioca de quem é branco e de classe média e de quem é pobre, negro e do Morro. Posso tá errado, mas por exemplo, na palavra "mesmo": a patricinha fala "meisxxxmo", a menina da favela fala "meámo"
Em SP existe essa diferenca de sotaque entre ricos e pobres tb. É só vc ver o Mano Brown falar e o personagem Bossa do Hermes e Renato falar pra vc ver a diferença (obs: o Bossa é uma sátira ao sotaque paulistano)
@@caiofm65 eu não sei como é o sotaque da zona Sul, eu sou de minas, o sotaque carioca q eu conheço é o da globo, da malhação etc: "é meixxxmo" "malhar ox muxculox dax coxtax". O sotaque do meu primo de Madureira é assim:" É merrmo merr mão, tá tranquilo pô". É tipo o negão da bl só q ainda tem diferença.
Eu sou do Paraguay moro na frontera com o Brasil, em mato grosso do sul, nunca tive muito contato com negros, eu vía o cocielo como negro nao imaginava toda a questao da regionalidade e da pele ser mais clara pra ele ser considerado branco ai, por isso eu nao estava entendendo um negro siendo racista com ele mesmo. O seu vídeo foi muito esclarecedor.
Fiorela G Ele não é considerando branco no Brasil, ele é pardo e ele mesmo sabe disso, o único lugar do brasil que considera o pardo branco e o nordeste onde a maioria da população e negra, e quando nasce um claro automaticamente ele é branco, mas os brancos auto declarados do nordeste sao uma extrema minoria.
Eu nao estou falando so do fato dele ser "considerado" branco, Eu falo dele tambem se achar branco. Nao sei se estou me expresando bem, o portugues é um idioma difícil 😶
Na verdade nem aqui no Nordeste os negros são maioria. Só no litoral baiano e no litoral do Maranhão que eles são maioria. De resto, a grande maioria é parda.
Evil Morty . A Xongani e a Gabi Oliveira, ambas mulheres negras que também falaram sobre o assunto. Acho que é importante ouvir e considerar o lugar de fala delas também.
Falou e disse Pirula. Passei e ainda passo por episodios desagradaveis e o que nao falta é gente que gosta de apedrejar, mas que no dia a dia me chama de bombril e afins "de brincadeira"
Essa questão da cor eu particularmente me sinto muito desconfortável em responder a essa pergunta quando eu vou tomar uma vacina, fazer um exame ou responder a uma pesquisa por exemplo. Geralmente eu peço para a pessoa que está me perguntando não responder, e quando elas insistem muito para eu responder eu digo: "responde qualquer coisa que vc quiser aí". Isso começou em mim na época da escola, faziam aquelas perguntas nos exames(nessa época eu ainda respondia qualquer coisa, parei de responder no ensino médio), e eu me questionava "pra que eles querem saber isso? Se por acaso eu for mal na prova vão dizer que é por causa da cor que eu preenchi, e aí vão fazer o quê? Vão dar ensino particular de graça pras pessoas da mesma cor na minha localidade? Vão dar aulas de reforço? Vão me dar uma geladeira ou construir um banheiro na minha casa? (Pq tinha as perguntas do tipo "quantas geladeiras vc tem em casa). Na minha cabeça isso era só uma forma de tentar nos dividir em grupos com intuito não efetivo (pq se a intenção era melhorar meu ensino nada tava sendo feito pra isso) e depois soltarem "estudos" dizendo a população negra teve 30% de aprovação no exame, a população branca votou em tal candidato. E eu não acho isso importante, na vdd acho esses estudos imorais e de certa forma sujos
Pirula, acho que poderia complementar sobre miscigenação. Aqui no Brasil, principalmente final do séc. 19 e começo do 20 a miscigenação era vista como problemática. Segundo Nina Rodrigues a miscigenação era ao mesmo tempo sinal e condição da degenerescência do país. Claro que ele tinha aquele viés racista da época que considerava alguns grupos como menos evoluídos. Mas tudo isso foi bem forte no começo do século. Uma estimativa no I Congresso Brasileiro de Eugenia dizia que em 2012 teríamos ou brancos ou mestiços.
Isso. Foi parte da construção da identidade brasileira considerar a miscigenação algo nosso, único. Da uma olhada no livro Nem preto, nem branco, muito pelo contrário. Nos 3 primeiros capítulos a autora descreve como foi esse processo.
Ouve 2 tipos de eugenistas no Brasil, os que defendendiam a mistura dos negros, mestiços e indígenas com os imigrantes europeus, para diluir o traço e sangue (a famosa política do embranquecimento iniciada no império) outros que defendiam a pureza racial dos brancos e esterilização dos "não brancos" (como no caso do Nina Rodrigues, Oliveira Viana e Monteiro Lobato)
Aqui no Brasil o que conta é a cor da pele, as pessoas que decidiram quão negro vc é, em determinados situações vc é negro demais e em outras vc é negro de menos. Aqui a leitura e cultura racista sobrecai na melanina. Não importa sua árvore genealógica.
Vdd Rsrs minha árvore genealógica é a PIOR , vó e vo por parte DE mãe (Índia e Branco) por parte de pai (negra e galego) PQP Mano é foda kkkkk. É REALME UMA SALADA MISTA KEKEKE.
Pirula, nunca vi seu canal vim pelo comentário do Paulo Cuenca sobre essa história e fiquei surpresa com a sua clareza de ideias, com seu posicionamento crítico e principalmente pelo teu respeito com essa triste realidade que é o preconceito! Moro em Brasília e já tenho uma boa oportunidade de lhe conhecer mais! Hehehehe gostei muito do seu discurso! 😁
Pirula, só fazendo uma correçãozinha. O dialeto na verdade é o Black English e não ebony, como vc mencionou. Tem um canal muito bom que eu vou linkar aqui de um prof que morou lá e aprendeu o dialeto. Ele explica como funciona melhor essa discussão e como socialmente é aceito o black english. Eu sei que foge um pouco do tema principal, mas é que esse assunto tava rondando muito minha cabeça esses dias hahaha Abraço! ruclips.net/channel/UCp2p0W6BQDAcQ7vlvkdlrSAvideos - english black friday
6 лет назад+20
trubordes ele falou “Ebonics” e não “ebony”. São palavras de mesma raiz mas são termos diferentes. No fim das contas significa sim o “Black English”, ou em um termo mais correto, o inglês vernacular afro-americano: en.m.wikipedia.org/wiki/Ebonics
Nossa, cara. Acabei de conhecer o canal dele e gostei demais. Valeu mesmo pela recomendação! Há dias eu busca por conteúdo didático de inglês desse tipo. É realmente muito bom haha
Eu sou considerada branca no Brasil , porém minha mãe é negra , passei a vida inteira ouvindo minha mãe é ‘ morena “ e passei a vida inteira vendo minha mãe ser ofendida e hoje é uma das coisas que mas me dói na vida já escutei volta pra senzala, meu irmão era miolo de lápis ou asfalto eu tento pensar , discutir o racismo, mas cada vez que vejo o racismo sendo praticado ! Eu n consigo por que doi tanto eu fico tão revoltada que eu só consigo ficar discutindo... o que fazer com essa revolta, parece que a gente não consegue fazer nada ...
Isso se chama raiva, e é normal ter raiva nun pais tão racista Se vc quiser de considerar negra, sim vc é negra e nada te tira isso,continue firme e forte, infelizmente temos muito a ser fortes nesse mundo racista
Eu percebi em alguns jogos da Libertadores da América que alguns argentinos, uruguaios ja cometeram atos racistas contra brasileiros só por ser brasileiro independente de ser branco ou negro.
É porque Uruguai e Argentina possuem ínfima influência negra, daí muitos deles são racistas(nesse caso são mais os argentinos) em relação aos brasileiros, por ser um país com muita influência negra.
Eu tenho cabelo cacheado natural mas faço chapinha. Há 4 anos se caisse uma gota de água nele era questão de vida ou morte, mas hoje em dia mesmo fazendo chapinha na maioria das vezes, estou mais confortável e consigo sair de casa com ele natural sem me preocupar. Uma vez fui comprar um casaco com a minha mãe e eu saí com o cabelo natural e quando eu fui colocar o casaco meu cabelo (Que é bem comprido e volumoso) prendeu no coisa de segurança que colocam pra não roubarem a roupa ela se viu na obrigação de falar para a vendedora (que tinha o cabelo mais cacheado que o meu) "eu não sei pq ela saiu de casa com o cabelo assim hahaha ela só anda com ele liso e hoje resolveu sair de casa assim". E sempre que meu cabelo está natural ela comenta como ele tá feio, que eu devo fazer alisamento permanente, etc.
O racismo está enraizado... serão muitos anos de conversa com as pessoas. A nossa geração tem que perder o medo, dar a cara a tapa. Seu cabelo é o que é. Faz parte da sua natureza e nunca vai mudar. Não tenha medo de expor pra sociedade, n é vergonha nenhuma. Quanto a sua mãe, explique isso pra ela.
Posso até ser mal interpretada, mas dá uma calma e certa satisfação ver que, num contexto onde ainda é preciso que se discuta sobre racismo e outros aspectos fundamentais, que as pessoas formadoras de opinião/estudiosas/especialistas que seguimos e com quem conversamos (sempre que possível) se posicionem firmemente e claramente contra que se pratique esse nefasto efeito colateral que a história nos proporcionou. Porque temos de nos mexer e as pessoas precisam entender e introjetar, que nada que se remete à pratica do racismo é ético, justo, correto. É vil, do menor grão à maior carga. E precisa ter fim. Brigadão, Pirula
Quando eu era criança as pessoas olhavam meio torto pra mim e meu pai quando andávamos na rua (meu pai é negro e eu branco, parecido com minha mãe). Uma vez ele me buscou na escola e me disseram que meu "motorista" havia chegado. Lembro de ter sentido algo muito estranho sobre isso, mas eu era muito pequeno pra entender o porquê. Lembrando bem, não percebi que isso tenha acontecido com outras crianças, que geralmente tinham pais brancos, ou negros. Minha mãe não foi confundida com nada, por outro lado
Revi seu vídeo hoje, quero usá-lo como referência para dar um ensinamento não racista a minha filha. Eu nasci em uma família onde tem branco do olho azul e cabelo crespo, eu e outros primos pessoas que sempre fomos chamados de índios por possuir o cabelo liso e pele escura! Branco com cabelo liso , ou seja, tem várias etnias. Quando me casei, me mudei para o Rio grande do sul. E sim, eles são muito preconceituosos. Alguns com o mesmo tom de pele que eu se consideram brancos. Existem negro preconceituoso, como não vai existir pardo preconceituoso? Na minha vida sempre consegui perceber o racismo, mas nunca me senti realmente ofendida. A minha filha puxou o meu cabelo e a pele do pai dela. Mesmo sendo muito igual a mim quando eu era criança, as pessoas só falam que ela parece o pai ( e eu odeio isso) tenho que ficar mostrando as to fotos minhas quando eu era pequena pra provar, algumas pessoas chegam a fechar a cara pra mim. Agora eu sinto, como isso é ruim todas as vezes que tentavam me rebaixar por conta da minha cor eu não ficava mal. Mas quando ela nasceu muito branquela com o cabelo bem preto e os olhos azulados, uma enfermeira disse assim. "Como pode, uma menina tão linda e branquinha, ser filha dela. Deve ser a cara do pai" eu tava de olhos fechados porque tive problemas no parto. Acho que isso me traumatizou. Eu quero ensinar minha filha a não ser racista, sei que ela vai ser beneficiada por ter nascido clara, quero que a origem negra indígenas e branca dela seja lembrada sempre. Por que ter mais ou não melanina não faz ninguém melhor que alguém.
Elizangela Morais parabéns, vc é uma gota no oceano, eu sou negro com traços indígenas e a minha esposa tem a pele clara com os cabelos crespos, meu filho nasceu nasceu pardo e minha filha tbm, e eu percebo o preconceito que as vezes é até inconsciente, principalmente quando ele esta com o primo dele que é loiro dos olhos claros e isso é muito triste.
Eu não acho que o Neymar se passa por branco em relação a outras pessoas negras aqui, acho que aqui rola muito o colorismo e quanto mais uma pessoa se aproxima do ideal branco, como ter a pele clara, ter olhos coloridos, ter cabelo liso ou ondulado, traços finos...essa pessoa é tratada melhor, mas não é considerada branca, afinal quando essa pessoa estiver com outra branca de verdade vai ficar bem evidente. Logo quem tem a pele retinta sofre mais. O racismo aqui é resumido ao que o olho consegue enxergar, no caso a cor da pele, tanto que quando uma pessoa branca que tem parentes negros é racista, adora dar a desculpa que é impossível pq tem parentes negros. Enfim, o racismo aqui é um crime perfeito.
Ah cara eu sou mais ou menos da cor do Neymar. E meus primos tudo negão ja falaram q eu sou branco. Tipo "ah vc conseguiu aquela mina pq vc é branco". Exageram muito, lógico! E é sempre em momentos como esse. Quando acho que me saio melhor por ser mais claro, mas eles sabem q não sou branco.
Quando você contou da relação da sua mãe com o cabelo, me deu um aperto no coração... Desde antes de nascer somos confrontadas com o auto-ódio. Uma mulher gravida, sendo ela negra, ou tendo companheiro negro, em algum momento ouve especulações de como será seu bebê. "Será que o cabelo será ruim? Será que o nariz vai ser largo?". Em um antigo trabalho tive que ouvir uma moça branca contando sobre uma sobrinha que era uma criança loira, branca, olhos claros, "porém" de cabelo crespo. Ou seja, era pra ela ser perfeita, mas o cabelo crespo atrapalhou. Qual foi a resposta que ela recebeu de quem a a ouvia? "Não tem como ser perfeita, né? Mas quando ela crescer ela conserta esse problema! Ainda bem que hoje em dia tem como resolver isso!". Falaram como se o cabelo crespo da menina fosse uma doença! Então não dá pra crescer de outro jeito, se não odiando seu cabelo crespo/cacheado e, caso seja uma pessoa negra, seus traços e cor. Então eu entendo sua mãe e me solidarizo com ela. E o que espero é que nossas crianças cresçam com outras referências e que sejam adultos com menos traumas.
Vocês por aqui
Nossa que pesado. Ansiosa pelo vídeo de vcs amanhã...
eu juro q prestei atenção. me perdoa pela correção, mas é "conserta"
bom dia :)
Papo de Preta lindas, bom ver vcs aqui. Adoro vocês 😊
Passei por isso na infancia e adolescencia. Sou muuuito branca e cabelo cacheado (eu e minha irmã). A mae do meu pai perguntava "de quem nos puxamos o cabelo ruim".
Sempre gostei do meu cabelo e nunca fui de ouvir comentatios idiotas..mas minha irma cresceu odiando o cabelo e se via feia. Passou anos com progressiva. Agora moramos na Inglaterra e acho q ela percebeu o quanto ela é linda (agora com 30 anos) assumiu os cachos e usa e abusa do volume.
Eu não sei como alguém pode não gostar do Pirula. Todo o vídeo desse cara é uma aula.
- Aula, de quê?
Essa 'pérola do Pirula' foi de amargar.
''Ele foi racista, mas tem bom coração'.
Ora, um estuprador, então, pode ter bom coração.
Um racista será menos racista, se for detectado nele algum coração (bom).
RUclipsres sempre se defendem - corporativismo chinfrim e descarado.
Miguel, e um racista declarado e reincidente, pode ter bom coração?
Bárbara Chan aula ??? Kkkkk
Pirula só fala bosta. Só assito os vídeos dele na esperança de achar algo de útil, mas tá difícil.
Pqp kkkk "não sei como alguém pode não gostar do Pirula" kkkk tem uns absurdos que eu não sei se estão fazendo piada ou é sério kkkk
Sou professora de escola pública no Estado do Rio de Janeiro e quando falou da criação do Cocielo vi meus alunos ali, sem tirar nem por. Obrigada pelo vídeo, precisamos mesmo pensar como funciona a sociedade ao invés de só usar o Cocielo como bode expiatório. Tomara que ele veja teu vídeo e reflita.
Alinde Gadelha minha filha sabe o que é humor negro??????
Mas humor negro mesmo ou aquela desculpa sem graça que usam pra serem escrotos?
Mano, piada é o de menos. O foda é não conseguir emprego, ver gente te olhando estranho, escondendo bolsa, te seguindo em loja... Se quiser ajudar as pessoas negras, não nos julgue antes de nos conhecer!
Mas é mais fácil ficar xingando um cara na internet né.
Flame.98 Tá aí a eleição para presidente,um candidato,que se refere aos negros por arroba,e que é amado na internet
Sidney Vamos ser honestos.
Ele se refere "a negros" ou aos negros quilombolas que de tanto não fazer nada e viver as custas do governo estão obesos ?
Vcs ainda não aprenderam que quanto mais mentiras vocês contam dele ele cresce mais.
Não se esqueça de que as pessoas hoje tem Internet na palma da mão e que a mentira que você conta é desmascarada quase que instantaneamente.
Seja uma pessoa melhor , seja honesto com as pessoas e o melhor , consigo mesmo!
George Soros Positivo
Não quero me estender sobre o assunto,mas acredito:
Que o estado precisa criar pontes entre as diferenças,não muros.
Esse sentimento nacionalista, com desejo de ordem,já foi muito utilizado na história,dizendo as pessoas aquilo que elas querem ouvir,e suprindo seus anseios,mas isso pode vir a ser muito perigoso,como estamos vendo ao redor do mundo nos dias de hoje.
Um soldado ferido,a quase 90 anos,tinha uma visão muito similar a essa e foi responsável,por uma das maiores atrocidades da humanidade
Faço entrevistas de emprego desde os 14 anos de idade(não consegui um emprego ainda), atualmente estou com 18 anos, tenho cadastro no Ciee, então recebo vagas direto, atualmente fiz uma entrevista na Embraer, mesmo sendo voltada especificamente para homens que possuíam ensino superior, a vaga era voltada para a área de marketing,e a maioria dos entrevistados estavam cursando faculdade, todos no segundo ano,o entrevistador analisou a capacidade cognitiva das pessoas, fizemos uma pequena avaliação, e logo ele pediu para que nós Contássemos uma breve historia sobre nossas vidas, fizemos um circulo de cadeiras e sentamos, chegou na minha vez e comecei a gaguejar, fiz feio como sempre, mas como estava faltando 1 pessoa para entrevista, eu topei em ir lá,vou levar isso como experiencia, não pede desistir, mesmo sabendo que eu não tinha chance, eu fui, 3 entrevistados se qualificaram, 1 deles era um musico, e estava cursando faculdade de ADM, e era negro, mas isso não importa, o entrevistador não escolheu pela cor da pessoa, mas sim, pela capacidade cognitiva e conhecimento.
Existem muitas pessoas que não acreditam em si próprio, e esperam aprovação dos outros, não tentam, ou desistem antes da hora, não mostram suas capacidades e se lamentam
Interessante seu vídeo. Achei bem bacana essa questão que você trouxe sobre o seu cabelo. Quando vejo negros falando sobre a mesma questão não precisa nem dizer que tipo de comentários vem depois, né?
Eu lembro do caso da Taís Araújo, sobre a palestra que ela deu falando sobre a cor do filho; ela foi duramente criticada. Dias depois uma mulher branca fez um depoimento de como é ser casada com um negro, e falou praticamente as mesmas coisas que a Tais, e foi elogiada.
O problema, é que, assim como o machismo, o racismo é estrutural. Ele está tão incrustado em nossa sociedade e costumes que tudo isso é naturalizado. As pessoas pessoas só assimilam quando há violência de fato. Não são capazes de perceber as nuances de cada um. É muito raro um branco querer discutir racismo, é muito mais fácil tentar silenciar quem sofre com isso.
Que esse caso fique de lição para que as pessoas pensem duas vezes antes de se expor na internet. O ideal seria que esse tipo de coisa nem passasse pela cabeça das pessoas, né? Mas um dia a gente chega lá.
Rodrigo Alves todo dia um esquerdomacho pra lacrar
lyndra linda não entendi o que voce ta criticando. Nao concorda com o que o cara propôs?
Infelizmente o preconceito e violência contra o que as pessoas acham ser o certo é muito banalizada e isso já é muito antigo e continua até hoje infelizmente.
Quando alguém fala de posição política muitas vezes nem sabe do que está falando só repete o que os outros dizem, é muita falta do que fazer.
Difícil entender essa estranhíssima 'equação da humanas' que o Pirula traz;
O sujeito tem bom coração, mas é racista. O sujeito é racista, mas é um doce de pessoa.
Ué?! Como pode um cara ser considerado bom de coração, se ele se expõe, claramente, como racista.
E pior, um racista oportunista/covarde, pois não assume suas atitudes e ainda se vale do 'conforto sórdido' de quase todos os youtubers e 'twitteiros' das redes.
Esse Cocielo deve ter ficado felicíssimo com os likes em seus comentários racista e mais feliz ainda com as defesas feitas ao 'bom coração' que ele traz no peito.
Eu no começo do vídeo: “Nossa, muito longo”, Eu no final do vídeo: “Nossa, passou super rápido”. Parabéns pela forma como conduziu esse assunto tão delicado. 👏🏻👏🏼👏🏽👏🏿
Pirula, seu cabelo é lindo, vc é a Elba Ramalho do RUclips.
Maria Bethania! xD
Zé Ramalho da biologia 😂😂🤣🤣
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Faz muito tempo que não venho aqui no seu canal, Pirula. ADOREI o vídeo, a história da sua mãe conversa com a história de todas nós, mulheres negras. E eu estou nesse nicho onde o racismo nunca me deixou ter dúvidas de que eu sou negra. Um beijo grande
Eu vi um monte de gente dizendo o quanto o Julio é uma boa pessoa, mas não tinha parado pra refletir o quanto isso torna toda a situação ainda pior...
Ótimo vídeo.
Amanda Santos nossa, verdade!
Vinicíneo qual opção ele tinha a não ser se desculpar, assumir o erro e bla bla bla?
Discordo. A gente tem que considerar o contexto e não é o primeiro tweet dele assim. Pelo contrário, são varios tweets racistas desde 2010. Por isso nao acho que é um deslize não.
A questão é: A pessoa pode ser "boa" em vários aspectos e mesmo assim ser preconceituosa com alguma coisa. Uma coisa não anula a outra.
Dos 50 mil tuítes rascistas q ele publicou, nenhum sequer ele se arrependeu ou pediu desculpas.. pelo contrário, continuou com tuítes rascistas.. mas, agora q viu q patrocinadores fecharam as portas, vem dar uma de Madalena Arrependida.. qdo pega no bolso o arrependimento é imediato, né?
Uma nota curiosa: eu e minha esposa Valéria Dell'Isola também fizemos o sequenciamento genético citado pelo Pirula. Ela tem ascendência negra e mais de 20% da sua composição genética é negra. No entanto, por algum motivo, ela tem cabelos claros e possui o tom de pele muito mais claro do que eu e tem traços caucasianos.
Valéria sofreu de certa forma com sua ancestralidade: por exemplo, foi a primeira da sua família materna a ter curso superior. No entanto, os primos da minha esposa apresentam mais traços negros e sofreram um preconceito que minha esposa jamais sofreu.
Fala primo
aonde faz isso ?
Empresas estrangeiras fazem esse trabalho, vc manda sua saliva e paga uns $150 eu acho.
150 reais ? mais frete neh ? eu mando a saliva como ? eu queria mais informações por favor
Dolares, da uma pesquisada no google, tem muitos diferentes.
Um dos seus melhores vídeos de opinião ao meu ver, Pirula. Deu pra ver que você estava sendo muito sincero, inclusive abrindo aspectos da sua vida particular para explicar o ponto do vídeo. Esse debate que você levantou NUNCA é feito nas discussões sobre raça no Brasil.
Abrindo o coracao defendendo o bom coracao dos racistas. Muito fofo. Me da coracaozinho!!
@@Marcio1995 nossa quanta má-fé no seu comentário! Não entendeu nada do vídeo, pelo visto. O Pirula deixou bem claro que o cara merece ser punido. Ou é má fé sua ou falta de interpretação de texto.
Foi muito estranho, quando eu era criança e uma menina negra me perguntou se eu alisava o cabelo. Eu era a única com a pele clara, mas todas tinham o cabelo liso na sala, então eu não questionava isso. Já que meu cabelo era naturalmente liso eu achava que o delas também era, então eu disse que não. Essa foi a primeira vez que eu prestei atenção a isso, já que as pessoas negras com quem eu convivia sempre estavam de lenço na cabeça, trança ou com o cabelo alisado e os machos em geral sempre estavam com a cabeça raspada.(eu moro numa cidade do interior, e pra piorar eu vivia num bairro da zona rural, então não convivia com muitas pessoas nos meus 7 anos.) Um dia, quando eu já estava mais velha, eu perguntei a uma amiga minha porque ela alisava tanto o cabelo, já que em 10 anos que eu conhecia ela, eu nunca a vi com o cabelo natural ela me disse que não gostava do cabelo dela, porque era ruim de cuidar, porque era feio. Eu fiquei boba com a resposta, já que quando eu era nova era doida pra cachear meu cabelo. Até cabelo liso fica feio se não for bem cuidado, lava com sabonete pra você ver como fica. Qualquer cabelo é bonito se for bem cuidado, e qualquer um pode ficar horroroso se deixar de qualquer jeito.
@Pietro Libertus provavelmente, já que aqui era rota do ouro em Minas. E na zona rural onde eu moro a maioria dos habitantes(cerca de uns 2000) são negros e são quase todos da mesma familia. Só a linhagem da minha bisavó e de uma outra familia aqui são de brancos e mesmo assim tem poucos realmente de pele clara, já que muitos se casaram aqui e os filhos nasceram morenos ou com traços negróides. Eu por exemplo tenho a pele clara, mas tenho o cabelo meio crespo, lábios grossos, etc.
Você acha que só negeos fazem alisamento no cabelo? Isso é puramente uma questão estética. Apenas pessoas preconceituosas acham que só negros fazem isso e para se igualar ao cabelo de pessoas brancas. Falácia.
Mas cabelo crespo é ruim de cuidar, sim. Por isso é que na África eles usam o cabelo raspado. Só no Brasil é que pessoas idiotas gastam horrores de dinheiro para manter uma juba ridícula às custas de uma autoidentificação com ideologias racistas.
@@josenildoferreiraassuncao8963 Você defende suas Idéias com ódio. Não é assim que se muda a opinião das pessoas.
@@josenildoferreiraassuncao8963 Já deixou bem claro sua opinião. Nega um racismo óbvio e logo em seguida chama pessoas que usam o cabelo crespo de idiotas. Parabéns, se você realmente acha que não é racista seu malabarismo mental é dos habilidosos.
Você é incrível, da sensibilidade de como trata o assunto e como aborda. Grande fã mesmo, o youtube só tem a ganhar com um cara como vc aqui.
Meu sonho era o Brasil ter paciência pra ver seu vídeo inteiro, muito muito útil, ultimamente está tudo tão preto no branco e cara a vida e seres humanos são isso aí, tantas e tantas vertentes que devem ser discutidas. Adorei o vídeo!
Não sou uma pessoa de comentar no RUclips mas esse é um vídeo que me leva a isso.
Eu sou negra, comecei a me envolver recentemente com o movimento negro e feminista, consequentemente meu ponto de vista mudou, comecei a ser mais questionadora e com isso parei de acompanhar muita gente, pois percebi muitas coisas q não via antes, e isso é algo q me deixa muito feliz em continuar acompanhando o canal do Pirula, pq mesmo tão diferente de mim (sou cristã, feminista, vegetariana e de Letras, rs) consigo reconhecer uma cara inteligente, que tem embasamento do q fala. E mesmo eu não concordando com cada ponto q fala, posso ter certeza q não é uma pessoa q concorda com ou simplesmente ignora o modelo social q oprime as pessoas, por não 'passar por ele'.
Obrigada Pirula, tu me ajuda muito em muita coisa, por mais piegas que possa parecer (rs) admiro teu trabalho. Sorte aí!
Parabéns!
Nossa, como é bom chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e ver um vídeo sensato e interessante nesse yt. Parabéns...
O que eu gosto do Pirula é que ele toca nuns assuntos que a gente sabe mas não consegue se expressar, e ele vai la e meio que cria uma regrinha
Falou tudo, uma regrinha q ele defende condenando o amigo racista.
Marcio Silva exatamente
Eu achei ele corajoso por falar abertamente sobre o tema e ter sido sincero. E concordo com ele, ser negro aqui no Brasil era considerado uma coisa ruim, mas hoje em dia, com a internet, isso está mudando bastante porque a comunidade negra não está aturando racismo de boca calada.
Muitas negras alisavam o cabelo antigamente para ficarem "menos negras", e hoje em dia não o fazem mais (e acabam ficando mais bonitas com o cabelo natural), inclusive pessoas brancas estão aderindo à cultura afro o que é bastante interessante, já que faz parte da nossa história e não faz sentido evitarmos isso.
Tudo bem que tem uma galera extremista que acaba avacalhando e vendo racismo onde não tem, mas é um grupo bem pequeno mesmo e acabam tendo mais visibilidade que os demais.
Mesmo que o Julio tenha feito isso inconscientemente, foi bom que agora ele vai parar pra refletir que ele está ofendendo muitas pessoas e os seguidores deles também vão pensar antes de praticar atitudes como essa.
E se um dia eu estiver ofendendo alguém, com toda certeza eu gostaria que se defendessem pra eu me tocar que estou ofendendo e não fazer mais. Geralmente as consequências são mais amenas e curtas, no máximo tomar um esporro e evoluir a maturidade. Mas como o Julio fez isso publicamente, não apagou, não pediu desculpas e ainda por cima tem 16 milhões de seguidores, aparece na TV, então as consequências estão sendo bem grandes e ainda vai piorar... qualquer um que se sentiu ofendido pode processar ele, sorte dele que é um crime afiançável, então provavelmente não vai ser preso.
Vei, extatamente kk
Marcio Silva essa frase me deixou confuso. Explica. Sou burro
Obrigada Pirulla, tava com medo desse vídeo mas você foi perfeito em suas colocações. Que bom!! Como a Gabi Oliveira, RUclipsr negra, fala: "o racismo não está no coração, está na mente e na sua visão de mundo".
Mano, não tiro uma vírgula do seu posicionamento, concordo plenamente. Parabéns pelo posicionamento sensato.
Sou Gay e Ateu com muito orgulho. Nenhum tipo de racismo, machismo e homofobia pode ser tolerado na nossa sociedade. Parabéns pelo vídeo. Devemos sempre combater e punir severamente esses tipos de preconceito e homofobia. Viva a diversidade!
Há orgulho em se identificar com grupos ideológicos? Como você acha que este "combate" ao preconceito deverá ocorrer? Há necessidade em "punir severamente" pessoas que não compartilham da mesma opinião que a sua? O que seria esta "diversidade" a qual você se entusiasma tanto?
Punir severamente? A pessoa vai deixar de ser racista com isso? Acha isso sensato.
Me sinto agradecido por esse vídeo ter saído. Muito importante um vídeo que realmente afirma que ele foi racista e não fica passando pano pra ele. Essa visão de um pesquisador acrescenta muito pra gente e é muito importante que quem tem essa voz possa tentar mudar um pouco o pensamento dos outros e deixar o mundo um pouco melhor.
Assiria Assiria não foi isso que eu disse. Pra mim tá bem claro a minha intensão. Disse que é importante alguém como ele, um pesquisador com um grande público alvo comentar sobre isso. Eu tenho consciência sobre o racismo e outras minorias. Mas muita gente não tem e quanto mais pessoas como ele (que tem voz) comentar sobre isso, melhor.. É só vc ir no comentário de qualquer vídeo sobre racismo que vai ver que muita gente precisa ouvir essas coisas.
Todo mundo é racista, nazista, fascista, homofobico e machista é só não estar de acordo com o pessoal do políticamente correto e já é tudo o que não presta. Os jacobinos progressistas que dizem né...
Eu e meu namorado somos da mesma cor e ele é considerado branco e eu negra, pq ele tem essa cara de árabe misturado com europeu igual ao Pirula, e eu tenho traços de negro lábios mais grossos e olhos bem grandes, e eu quando tinha o cabelo liso se passava como "branca" na sociedade, quando deixei meu cabelo natural foi aí que sofri racismo pela primeira vez, ouvir das pessoas que era pra eu alisar o cabelo ou andar com ele amarrado por causa do volume, ou entrar em loja mais cara e o segurança ir atrás observando.
Jucí Lima minha namorada tem cabelo bem volumoso também, sempre vem um infeliz comentar sobre o cabelo, reagem como se fosse algo totalmente novo
Jucí Lima o cabelo é sem dúvidas o elemento que mais acaba nos tornando alvo de racismo, quando eu fiz traças muita gente veio falar que gostaram, mas logo você percebe que não é pq acharam bonito, mas sim porque era melhor do que o "cabelo pixaco" de antes na visão delas
*Jucí Lima*
#SomosTodosMiscigenados #SomosTodosUnicos
TheHayduken1 não é tão simples assim, o próprio Pirula falou isso no vídeo e em vários outros, poucas pessoas conseguem se livrar dos padrões sociais a ponto de gostarem da "sua beleza particular e subjetiva" é bem fácil perceber que o padrão mundial de beleza é a mulher magra ou o homem sarado, ambos de pele clara e cabelo liso, se tiverem olhos azuis ou verde melhor ainda. E sinceramente... Eu consigo perceber a diferença de quem vem elogiar o meu cabelo com trança por achar bonito e aqueles que dão um "graças a deus você escondeu esses crespos "
*Amanda Eduarda Machado*
Sei lá. Eu particularmente acho mais atrativas mulheres com cabelos ondulados, encaracolados e crespos. Mas cada pessoa é única, então não é uma regra para mim.
Aí pirula e um alívio ter você no RUclips. Acho que só vai sobrar você e Drauzio do jeito que está indo.
Drauzio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@yuridesorte5364 bruh
Pirula, esse seu vídeo foi excelente. Muito boa a sua contextualização. Eu também sou dessa categoria de "brancos" brasileiros. Neto de avós de origem européias casadas com negros, uma dela inclusive foi deserdada por se casar com negro. Tenho irmãos que nasceram loiros e um irmão "negro" e eu que estou no meio termo. Entendo plenamente o que você quis dizer. Nossa sociedade é muito racista e isso é indiscutível, mesmo para aqueles que dizem não ser. Tenho um filho recém nascido que é branco. O que mais ouço é: Nossa que menino bonito, olha como ele é branquinho.
Brasilzão nossso..
Todo mundo conhece alguém racista. Mas, ninguém se acha racista...
Tem alguma coisa errada!
NOS OIC, o que é racismo?
Lord Voldemort eu que te pergunto.
Matheus Fernandesleonelferreira, por que para mim? Ora, eu não tô militando burramente usando termos em que desconheço o significado.
Matheus Fernandesleonelferreira, mas responderei: racismo é a CRENÇA embasada na hierarquização das raças.
Agora quero entender como tal definição se encaixa nesse contexto...
Primeiro vídeo que o pirula faz um vídeo de um tema recente e n de um tema de 50 meses atras kkkkkkkkkk
Felipe Mariotini kkkkkkkkkkkkk
O cara é todo contramão
Em Curitiba eu ja fui considerada mais de uma vez parda, mesmo não tendo traços negros nem a pele escura, apenas por ser mais bronzeada (já que eu moro em um lugar com bastante sol). Enquanto que em Rondônia (onde eu nasci e moro) sempre me falam pra tomar sol pq estou "branquela demais" kkkkk
Realmente há uma grande diferença regional nessa questão.
Juliana Botelho moro no RS e sempre falam pra eu tomar sol kkkkkk isso no RS kklll
E o zap?
Sou de cwb minha pele e parda kkk
Zap vai bem obrigado
A minha historia é a mesma. Branco de mais pra Rondônia, mas nem tanto no Paraná.
Só acho que as pessoas tem de parar de serem tão chatas. Branco, moreno, negro, careca, cabeludo etc não importa.
Deixem as pessoas serem quem elas são e como querem ser e as exerguem como pessoas e julguem seus carácter, e não a aparência. Sejamos todos melhores. Mais amor e menos preconceitos ♥
Sou negro e literalmente eu sofro "na pele" o racismo e preconceito. Não sou inferior a quaisquer pessoas de cor pele diferente, já passei duas vezes em vestibular de universidade pública, me acho 100% capaz e tenho absoluta certeza que os negros não são inferiores a ninguém. Infelizmente o racismo é real e deve ser combatido, o preconceito nunca demonstra grande raciocínio.
Bela reflexão Pirulla!
Eu li
eu li
Eu li
Eu li.
Eu li.
Exatamente! Obrigada por ser decente, e querer DISCUTIR e não jogar mais pedras. Você é um cara que admiro bastante. Abraço.
Incrível como você é uma das pessoas (poucas) mais sensatas da internet! Parabéns, sério!
"Quem ja sofreu o racismo, percebe isso" Disso tudo
Belo vídeo Pirula! Entendo perfeitamente o que vc passou... Nasci em Aracaju, capital de Sergipe, e lá eu era considerada branca. Quando mudei pra SP aos meus 10 anos senti a realidade na pele e as pessoas começaram a me considerar entre parda/negra. Me sentia muito mal com isso, inferiorizada, por isso recorri a progressiva no cabelo, clareador na pele, etc. Minha adolescencia foi mt conturbada. Enfim, foi um processo árduo, mas hj me sinto muito mais feliz aceitando meus traços negros/indios/brancos e me reconheço como negra, depois de uma longa reflexão por tudo que passei, principalmente aqui em São Paulo.
Iryna olha observando sua foto você é Parda Cabocla e não negra, pois teus traços são de indígenas (Cabocla)
Pirula é PIRULA mesmo! Um intelectual de ponta! Parabéns!
Magnusson Da Costa me da uma chance?
Stéphanie De Araujo Tem duas agora rsrs
Tem uma critica social no jogo do south park que é : quando você cria o seu personagem quanto mais 'escuro" a cor da sua pele mais difícil é o jogo.
Nicollas Oliveira que episódio é esse?
lyndra linda e de um jogo do south park no começo se nao me engano e no primeiro jogo
Eu achei uma puta de uma sacada do jogo, infelizmente é bem assim mesmo!
Nicollas Oliveira por isso eu amo south park, é o meio de politicamente incorreto mais inteligente que eu conheço
Vale lembrar a frase do Cartman quando você escolhe o máximo de dificuldade (negro). É algo como "isso não alterar o jogo somente todos os outros aspectos da sua vida" , ou coisa parecida.
I'm a black RUclipsr and I can totally understand what you mean, man. I truly believe that Cocielo is a great person, but we can't just ignore the fact that he actually made a big mistake. However, I don't think we should crucify him because of his old twits. People change... I remember that 4 years ago I used to say stupid things as well (Yes, I've already deleted my old tweets because I used to be really stupid XD). So, I know that Julio is a good person and I don't think he is a racist, but as a public figure, he should be aware that his words are powerful and they can save lives but they can also hurt people. I truly believe he has learnt a lot from his mistakes and he won't do that kind of thing anymore.
Legal, concordo em partes, o Julio foi racista sim! (entendi 50% do que vc disse mas acredito que vc está defendendo o Julio, certo?)
Crazy Koller Nice comment
Crazy Koller Mano! Tu tem 22 MILHÕES DE INSCRITOS?! COMO ASSIM VÉI?!
Alessando Barros Lê direitinho o que o cara escreveu. Ele não está defendendo o Cocielo.
Crazy Koller I agree with you. We are in a mimimi society.
Gostei desse ponto de vista. Eu sou luso-angolano (nasci em Angola, mas aos 10 anos vim morar em Portugal) e a minha família é muito misceginada. Tive bisavós negras (ainda tenho uma viva), angolanas, bisavôs brancos, portugueses, e do meu lado paterno tive uma bisavó indiana.
É curiosa a tua afirmação sobre o ser "branco ou negro socialmente". Lá em Angola, como eu tenho a pele em tons de castanho (marrom) claro tipo chocolate de leite (com leite), eu era (ainda sou) chamado de "laton" (mulato), porquê? Por que a vasta maioria da população é negra mesmo e todos os que têm pele mais clara, mas não são brancos, e que são resultado da miscigenação entre brancos e negros, na gíria são chamados de "laton".
Quando vim para Portugal, passou-se o contrário, devido ao estar inserido numa sociedade maioritariamente branca, embora dentro de Portugal existam muitos tons de pele mesmo entre Portugueses, eu sou considerado negro, ou mulato, quando não querem usar a palavra negro com receio de serem tomados como racistas. E assim que o Pirula abordou sobre o facto de o Neymar achar que ele era branco, o meu único pensamento foi: tu és negro! (temos o tom de pele parecido), mas depois entendi o porquê sobre o contexto social brasileiro. Contudo, e até recentemente, é que dei conta que apesar de eu ser classificado como negro (mulato) em Portugal, as pessoas com tom de pele mais escuro que eu sofrem um racismo estupidamente grande.
Sempre me surpreendo com seus vídeos.. diz tudo que penso, uma grande referência e representação pra mim, apesar de você não ser negro.
A escravidão é a maior vergonha da humanidade.
nem ferrando. Holomodor e holocausto foram bem piores. Isso sem contar as coisas q nao estao documentadas.
Pessoas em regime de escravidão sofreram atos similares aos do holocausto, porém, no decorrer de séculos e com consequências eternas para os descendentes.
Luiz Henrique quer ficar vendo qual tragédia é maior? São todos atos nefastos e não podem ser esquecidos nem amenizados
Amigão, quem disse que alguém aqui defende esses regimes? Acha que ressaltar a desumanidade da escravidão americana é ser comunista?
a humanidade é a própria vergonha
Eu sempre reservo um tempo pra escutar seus vídeos com atenção. Também sempre vou tentar me lembrar de agradecer por tocar em assuntos tão espinhosos, mesmo sabendo o risco do pessoal pegar no pé - Valeu Pirula!!!!!!
Pirula, me identifiquei MUITO tanto com teu relato, quanto - e principalmente - com o de sua mãe. Eu mesma passei por tudo isso, e a conotação racista, mesmo sendo nossa pele igualmente clara, é evidente. Até os xingamentos são os mesmos... É engraçado que a gente pára de se importar com isso quando deixamos de dar importância para o que pensam de nós, mas até chegarmos nesse ponto de desapego é necessário ter muita perseverança e maturidade para superar a dor e os distúrbios de autoimagem provocados por essas "brincadeiras inocentes".
Parabéns pelo raciocínio a respeito do assunto, espero que o pessoal consiga assistir até o final para contextualizar melhor o seu testemunho. Beijos e te adoro, cabeludo. ;)
Amigão, acho que essa pergunta foi pro Pirula, né? kkkkkkkkkkkk
William Reis lol. Ele próprio deve ter coçado mas editou nesse momento.
Ué, mas se uma pessoa já foi assaltada por um negro na rua, ou sofreu algum tipo de violência durante o crime, no momento em que ela se deparar com um negro, oq vc acha que ela vai fazer? Vai ficar com medo de sofrer outra agressão.
Então, quem cria esse estigma são os PRÓPRIOS NEGROS, não os brancos. Os brancos são só as vítimas dessa violência sistemática.
Isso nada mais é do que auto preservação.
Se quiser ficar bravo com alguém, culpe os negros que praticam crimes e violentam as pessoas.
William Reis 😂😂😂😂
Quando eu era criança era muito comum as pessoas dizerem "serviço de preto", quando alguém fazia um trabalho ruim, porcamente.
Deivid H. William Waack.
Eu?
Deivid H. Não, o William Waack disse isso, foi demitido por falar dessa maneira. Lembrei quando li.
Ata, é mesmo. Eu achei que tivesse me comparando a ele.
Kkkkkkk xingar de William Waack ja é muita ofensa
Fazia um tempinho que não assistia vídeo teu. Ando preguiçosa de youtube. Valeu a pena gastar 2 pirulas do meu tempo para assistir. Hahaha
Você foi cirúrgico na crítica. ❤
Priscilla Bagli na verdade é 1 pirula
hahaahh "dois pirulas do meu tempo"
a visão que eu tinha do cocielo no começo era que ele era só mais um babaca mesmo, mas depois eu vi uma puta evolução, o quanto ele diminuiu na quantidade de merdas que ele falava.
quando eu vi todos os tweets dele a unica coisa que eu pensei foi que eu nunca vi esse racismo todo nele, e que justamente por vivermos numa sociedade ridicula talvez ele fizesse essas piadas escrotas pra se encaixar (nao que isso amenize o que ele falou) nesse mundo que ele mesmo viveu provavelmente sofrendo algum tipo de preconceito também.
acho que as pessoas deviam aprender a ouvir e ficar feliz por ele ter tido a decencia de vir a publico se desculpar, porque todo mundo ja errou na vida em algum momento. E infelizmente nao existe nenhum ser humano totalmente livre de preconceitos
O exemplo da Mariah Carey foi excelente. Ela relata isso de sair com a mãe branca e ser paparicada e chamada de "linda" e de sair com o pai negro e receber olhares estranhos e ser ignorada. Imagino que o Cocielo talvez se sentisse mais negro quando estivesse com a mãe, e menos quando longe dela. Além do aspecto físico, há uma questão cultural também, que denota definições sobre ser negro ou não, especialmente nos EUA. Até 1995 a música da Mariah era considerada um soul esbranquiçado, pois a gravadora acreditava que assim seria mais vendável. Com o sucesso veio a liberdade criativa e maturidade artística. Daí pra frente ela abraçou o hip hop, rap e R&B e se tornou ídolo da população negra das periferias, inclusive onde ela nasceu, lugar onde não escutavam a música dela antes. Ela se posicionou e endereçou a questão. Com "Fantasy", ela é creditada por trazer os rappers para o mainstream e para a música pop, pela participação do O.D.B, enquanto o álbum "Butterfly" trata de questões raciais. Um ato de empoderamento corajoso para 20 anos atrás. Houve uma certa debandada de fãs mais antigos que acharam a fase mais "negra" dela vulgar e outros adjetivos desses. Ao mesmo tempo, muitos negros achavam ela fisicamente branca demais para cantar o que cantava e do jeito que cantava - provalvelmente os mesmos que vaiavam Whitney Houston por cantar "branca" demais apesar de ser obviamente mais negra que a Mariah (vale ver o documentário Can I Be Me da Netflix sobre a Whitney). Ou seja, a percepção de cor pela sociedade afeta e dá regras para ações e comportamentos de quem, assim como o Cocielo, Meghan Markle e Mariah Carey, colocam dúvidas na sociedade sobre sua própria cor. O que cada um vai fazer com esse privilégio é escolha de cada um. Uns são mais instruídos e outros menos, mas quando se é tão relevante e se tem um público tão grande, não dá para fugir da responsabilidade. Parabéns pelo vídeo! Adoro o canal. Abração!
Eu sou vira lata (se existisse raça em seres humanos). A sociedade me diz que sou pardo. Honestamente, não tô nem aí pra isso! Sou humano e é o que me basta!
Eu entendo exatamente o que você disse, Pirula. Quando eu era adolescente, eu era chamada de "preta" e de "macaca" na escola por ter o cabelo ONDULADO e por ter a pele morena. Eu não tenho traço negro algum, mas mesmo assim, me "atacavam" dessa forma. Eu, assim como você, achava uma ofensa e isso é racismo estrutural: eu me ofender com isso, e as pessoas procurarem me ofender com isso. É isso que as pessoas precisam entender! É aí que mora o problema. Enfim, excelente vídeo! Como sempre! :)
É muito estranho isto do cabelo, porque quem tem cabelo liso escorrido mesmo são os índigenas e os orientais. Os cabelos dos europeus geralmente tem algum grau de ondulação. Marilyn Monroe era sem dúvida branca e tinha cabelos cacheados. O lado alemão da minha família tem cachos e eu só tenho cabelo liso porque tenho ascendência indígena também. As pessoas além de racistas são muito ignorantes, achando que brancos só podem ter cabelo liso.
Muitos eu vi falando que era uma brincadeira, só humor - o problema é que o povo não tem limites para o que fala tudo pode se passar por brincadeira. Uma pena
Como me identifiquei com o lance do cabelo...
As pessoas ao meu redor não me consideram negro, assim como a situação do Pirula, apesar de cultivar traços da etnia em mim. O meu cabelo sempre foi cacheado/crespo, e fui forçado a vida inteira, principalmente pela minha mãe (que é negra) a cortá-lo como os cortes para cabelos lisos. Lembro de odiar meu cabelo por muitos anos, sem saber o porquê, mas hoje reconheço que era por não se assemelhar aos dos meus amigos. Costumava sair do barbeiro chorando sempre que via minhas mechas no chão, o que eu não entendia na época, porém hoje fica tão claro.
O relato do Pirula realmente me atingiu num nível pessoal. Sobre o Cocielo, é uma pena, mas espero que o erro e a punição gerem aprendizado.
eu também tenho isso. Mas hoje virou o contrário, as pessoas não acreditam que meu cabelo seja cacheado pq eu passo chapinha. Passei tantos anos usando franja e franja sem chapinha não dá, que as pessoas nem sabem como é mais meu cabelo.
Ele não é crespo, mas liso definitivamente não é. É bem enrolado, e como é fino as pessoas realmente acham que é liso, e eu não me consigo mais me imaginar sem esse cabelo que eu uso há anos. Mas eu comecei a alisar porque na escola me chamavam de "preta" e eu não queria ser "preta"...
Mi mi mi mi mi!
j rosa Mi mi mi mi mi!
Isabelle Marc Oq tem haver isso? Meu Deus do céu, essa esquerda acabou com a capacidade de raciocínio do brasileiro! pqp
Em todo e qualquer vídeo, nesse vasto youtube "brasileiro" há sempre o idiota da esquerda, direita. Que pessoas limitadas.
Muito importante você trazer esse debate sobre o caso Cocielo e o racismo estrutural. Algumas pessoas tem muita dificuldade em enxergar os racismos por conta da nossa educação. Na escola somos ensinados sobre o " mito da democracia racial" e dai vamos crescendo acreditando nessa mentira. Foda né? #RacismoNãoÉPiada
#piadaÉApenasPiada
Precisamos falar sobre racismo → ruclips.net/video/8B1SNYMHh3U/видео.html
O seu vídeo também foi muito importante sobre o tema.
O da Joyce também.
DISSECANDO A PIADA DO COCIELO :
SITUAÇÃO : Mbappé atingiu 36km/h em um jogo , logo Cocielo relacionou essa QUESTÃO DE VELOCIDADE com uma situação dos arrastões que ocorrem Brasil afora
OBS 1 : se vc enchergou racismo provavelmente vc tem uma mente racista ( mesmo send ate negro que é preucupante )
OBS 2: na piada não da para encaixar nenhuma alusão a cor do jogador ou e de pratica arrastão , pq não faz parte da piada e nem se encaixa !
Sem querer quebrar o ritmo do debate, mas eu passei rápido pela sua profile pic e achei que era a Dilma kkk
Esses dias mesmo eu tava conversando com um pastor da Igreja OBPC, e ele estava me contando sobre como é ser um pastor Negro. A princípio eu não queria acreditar, pois não é a minha realidade, mas agora caiu a venda dos meus olhos, e agora tento pelo menos enxergar mais como essas pessoas de sentem. Quando era criança, eu ria de piadas de cunho racista, mas hoje eu vejo que não é bem assim, e que a pessoa se sente super mal com isso. Só peço perdão a todas as pessoas que de alguma forma eu ofendi, e prometo que nunca mais vou fazer nenhum tipo de brincadeira por conta de sua aparência física.
Canal Madeiro obrigada.
Canal Madeiro
Eu imagino a barra q este pastor passou viu, pq o racismo nas igrejas é bem pesado! Eu já fui evangelica e sofrir bastante essa dor na pele.
É terrivel
Poxa Pirula, muito obrigado cara! Eu estava achando um exagero o acontecido com o Cocielo, mas após ver seu vídeo, pude ver como há racismo em muitos aspectos de como fomos orientados à pensar. A sociedade tem muito à evoluir, e espero que todos tenham essa reflexão para tirarmos algo bom disso, ao invés de atitudes extremas, seja de qualquer lado.
Sobre a discussão do vídeo, vale muito a pena ler "O que faz o Brasil, Brasil?" do sociólogo Roberto da Matta, é um livro curtinho que levanta muito desse debate 😉
Quando a notificação chegou meu coração apertou. Fiquei com medo de me decepcionar com o seu posicionamento! Mas QUE BOM que você ainda é meu príncipe sensato da internet 💜
Lu Lu
O Pirula é do bem!
O interessante é que ele não é obrigado a agradar ninguém. Se um dia ele começar a falar coisas só para agradar, será bem monótono e desagradável.
"Principe sensato" auhauhau seria muito bom se ele adotasse essa alcunha
lari cristina não disse que ele precisa me agradar. Mas querendo ou não você gosta ou desgosta das opiniões alheias, é a coisa mais comum que existe, ainda mais quando é de alguém que você admira como é o meu caso com o pirula
Nossa, senti a mesma coisa!
Pirula é o cara mais sensato desse RUclips! Muita gnt por aí tacando pedra e perdendo a oportunidade de passar informação!
Acho que não
Debora, não sei de quem tu tá falando, mas pode ser que tu tenha entrado em um canal e visto somente o video falando sobre o Cocielo. Existem youtubers educando e alertando sobre racismo há anos. E aí, quando chega um assunto desses eles não retomam tudo que já falaram, entende? Estou falando porque pensei como tu e mudei de ideia ao ver toda a trajetória da pessoa, mas talvez estejamos falando de canais diferentes, enfim... my 2 cents...
Débora Cordeiro, também achei bom, embora seja um pouco estranha essa história de 'racista com bom coração'.
Eu vi alguns outros bons vídeos, mas destaco um - que vai mais fundo, etc..
Caso queira assisti-lo: ruclips.net/video/BWk_-UVCB1c/видео.html
Muito boa a indicação do Link. Obrigado.
Sensato ele está bem longe.
Esse caso do Cocielo virou um exemplo crasso de como a luta contra o preconceito se transformou numa espécie de inquisição virtual. Em que momento fiscalizar o que famosos dizem se tornou o mais relevante de tudo? E o pior é que as pessoas ficam incomodadas com sua própria inquisição e buscam postagens antigas do cara pra tentar confirmar o fato de que ele é um monstro. Realmente é muito mais fácil fazer isso do que buscar mudanças sociais reais. É uma espécie de catarse feita pra compensar o fato de que nós, enquanto esquerda, não conseguimos mais enfrentar os problemas estruturais da sociedade capitalista que vivemos.
Pirula se diz contra o ""assedio"", ""machismo"", ""racismo"", mas o video abaixo desmascara ele passando pano para a opressão do Movimento Negro contra uma professora branca da USP, e tambem passando pano para a pedofilia no MAM-SP. + print e desafio para o Maestro Bogs, e um comentario fixo na seçao de comentarios sobre a Marielle Franco, "fake news", "ditadura", etc
*_/watch?v=aq7VckdcmBI_*
Nome do video: *_"PIRULA, O PSEUDO SJW. + print e desafio para o Maestro Bogs"_*
Canal: *Felipe Santiago Lucas*
Recomendo tambem que assistam esse outro video tambem:
*_/watch?v=Uat5yBNS0SU_*
Nome do video: *_"O OUTRO LADO SOBRE RACISMO CONTRA NEGROS"_*
Canal: *Felipe Santiago Lucas*
Jorge Quintas Justiceiros virtuais como o Pirula, normalmente são hipócritas.
Obrigada por se posicionar
Mais do que concordar ou discordar (nesse vídeo eu concordo, diga-se), o mais importante nos seus vídeos é aprender a analisar e formar opiniões. As coisas nunca são tão simples quanto a maioria acredita. Parabéns por mais um ótimo vídeo.
Nunca recebi um amei do pirula
eu também não...
É interessante como existe uma relação de afeto e carência virtual entre os inscritos de canais no youtube, necessidade de ser notado, ser relevante, de comentar e expor opinião (como faço agora). Será que a falta de afeto real e próximo ou a falta de espaço para ser ouvido levam as pessoas a buscarem isso na internet? Ou não tem relação uma coisa com a outra?
Cara... preciso ser bem sincera com você! Conheço seu canal há pouco tempo, vi alguns vídeos que não concordei com posicionamentos seus, alguns cheguei a sentir “raiva” daquilo que estava tratando, bem como da forma pela qual estava tratando, não desisti do canal, e depois de ouvir / ver outros videos, fiz uma auto análise e percebi como as pessoas pensam de forma diferente, não foi uma constatação que tive repentinamente, e nem era algo que não sabia. Sempre soube que as pessoas pensam sim de forma diferente, mas você me fez sentir isso, e não só constatar.
Muitas vezes via alguém debatendo sobre um determinado assunto, de forma superficial, e pensava: ahh ok, pensa diferente!
Só que o interessante é que você mostra isso com profundidade, de forma complexa e completa! Parabenizo você, pois é um grande cientista social, a maneira que fala, que expõe todo o conteúdo, de forma que as pessoas possam compreender sua linguagem e o que quer passar, é fantástico! E por fim, fico muito feliz em ter encontrado seu canal no meio desse youtube gigantesco, e apesar de não concordar com tudo que tem aqui, o meu “orgulhinho” pessoal teve que ficar de lado! Tiro o chapéu! Parabéns! Continue. (Ps: este video sobre o racismo de Cocielo ficou muito bom mesmo!) espero que as pessoas assistam tudo - pois está longo - e possam compreender a mensagem!
Existem questões subjetivas e existem questões objetivas. Aparentemente o Pirula não sabe diferenciar isto e acha que tudo se resume ao mero campo da opinião pessoal. Mais perigoso que idiotas, são idiotas com poder de influência.
@@josenildoferreiraassuncao8963 pelo contrário por isso mesmo que ele salienta quando coisas são opiniões dele.
Esse lance do cabelo ai me atingiu diretamente. Caio nessa mesma classificação de "Negro de Schrodinger" por ter a pele bem clarinhas, traços faciais que são mais ou menos reconhecidos como negros (o nariz por exemplo) e o fato de minha mãe e sua família serem brancos, enquanto por parte de pai tenho descendência negra.
Já sofri racismo, tanto mais leve e indireto quanto mais forte, por causa do meu cabelo (que não é nem 100% crespo nem liso). Desde pequena todos ao redor falando pra eu alisar, já ouvi, inclusive, meninas negras de cabelo crespo chamando meu cabelo de "ruim" apesar da semelhança com o delas. Sucumbi à chapinha, química e a manter o cabelo preso por anos da minha vida, até que finalmente resolvi me libertar dessas correntes e abraçar minha origem, minhas raízes. Até mesmo durante o processo de deixar o cabelo crescer sem químicas ou processos de alisamento, ouvi pessoas dizendo que eu tinha que alisar, me recomendando salões, etc.
Não só isso mas vejo acontecer diariamente, com amigas negras e pardas, de cabelo crespo, que tem dificuldade de entrar nesse período de transição capilar pelo preconceito dos outros e pelo conceito de beleza que a sociedade nos ensinou a considerar. Torço que a resposta que se tem atualmente ao comportamento racista consiga pouco a pouco remoldar a os padrões e ideias da sociedade.
Ah, e esse assunto sempre me lembra da música Lavagem Cerebral, do Gabriel Pensador.
"Nascemos da mistura então por que o preconceito?"
Parabéns. Eu quando era metaleiro hiponga na adolescência usava cabelão a la Caetano Veloso dos anos 70 e queria ter cabelo ondulado igual aos caras do Led Zeppelin. Já quando voltei a usar cabelo grande naquela modinha de tiara dos anos 2005 2006 eu fiquei bem mais contente com o meu cabelo cacheadão avolumado pra cima. O meu é cacho graúdo C2.
Em mim o trauma foi intenso e não há transição que dê jeito. Meu cabelo é muito grosso, muito frisado, o fio torcido e em muita quantidade, então não tem jeito nem com cremes, nem com nada. Então continuo na progressiva (meu cabelo é tão grosso que quando aliso pareço asiática) e me limito a felicitar aquelas cuja transição deu certo. 😊
Izabela Wilson Trauma é algo foda, nessa transição que passei tive medo de fazer o big chop pra voltar ao natural mais rápido e acabei passando por 2 anos da autoestima mais baixa que já tive e agora ainda luto pra sair dessa fossa aonde entrei. Por mais que os resultados do cabelo natural estejam ótimos e eu ame isso, tem coisa que não é tão fácil de recuperar :/
Nariah, você ficou linda. De verdade. Parabéns pela coragem e pelo resultado! ;)
Izabela Wilson muito obrigada! 💕
Pirula, vc já assistiu um documentário chamado "Olhos azuis"? É sobre uma professora americana, Jane Elliot, que propõe um exercício para crianças da 3a serie. Ela separa a sala de aula em 2 grupos: os de olhos azuis e os de olhos castanhos. Neste exercício , as crianças de olhos azuis devem discriminar as de olhos castanhos. No dia seguinte, ela inverte os papéis, e as de olhos castanhos devem discriminar as de olhos azuis. É bem interessante ver a reação das crianças nos dois dias. O documentário também mostra o workshop que ela conduz no mesmo formato, só que com adultos.
ja vi sim
Poxa, interessante!!! Vou atrás!! Obrigado /o
Gente de olhos azuis são tratadas como rei pelo brasileiros, pois temos síndrome de colonizador
Norteamericana*
''Americanos'' somos todos nos que moramos na América (continente). :)
Interessante o que você falou sobre a questão dos traços em você (porque, olhando seu cabelo, para mim era evidente ao menos alguma origem longínqua). Aliás, o que você disse sobre a situação que sua mãe enfrentou foi riquíssimo, pois diz muito das "neuras" que pessoas como nós temos por conta do tratamento social que existe acerca de questões como essa: pesa muito! E Pirula, vou respeitosamente discordar de você: apesar de você não ter dado esse nome (se guiando por não se considerar negro em leitura social e eu concordo com você), o que você passa por conta do seu cabelo também recebe o nome de racismo, mesmo não sendo lido como negro. Não é o racismo na mesma intensidade do que uma pessoa com traços mais retintos passa (ou seja, uma pessoa que é literalmente lida como negra), mas também é. Uma metáfora que caberia ai é como homens héteros podem ser vítimas de homofobia ao serem "confundidos" - como já aconteceu em muitos episódios bastante infelizes de violência.
Enfim, acho legal como nos últimos anos você, pouco a pouco, trouxe com mais ênfase essa questão (continuo discordando do seu antigo vídeo sobre cotas, por ignorar alguns pontos importantes de historiografia e por se manter até demais em uma abstração), mas esse vídeo é realmente muito bacana isso - principalmente por, em alguma proporção, você ser uma figura de influência. Parabéns Pirula!
Alguém na internet discordando de outra pessoa e usando argumentos e educação em vez de xingar????? Nunca pensei que viveria pra ver isso. Parabéns, cara.
Parabéns pela forma de discordar sem falar besteiras e merdas, mas n entendi mt bem o que quis dizer com héteros sendo confundidos com homofóbicos, não consegui interpretar o que vc quis dizer
Samuel Felipe creio q ele quis dizer sobre heteros sendo confundidos com homossexuais.
Exato, Anna! Como no caso em que pai e filho, por estarem abraçados, foram confundidos com homossexuais e covardemente agredidos sob essa "justificativa". Ressaltando que, mesmo quando a pessoa vivencia essa condição é injustificável qualquer tipo de agressão ou discriminação (a metáfora foi para relacionar como o preconceito e a ação, sob justificativa dele, não são direcionados somente para quem vivencia sua própria condição).
g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/pai-abraca-filho-e-e-agredido-por-homofobicos-em-sp.html
Concordo com você, o que ele passou, foi preconceito de um único e exclusivo "traço" dele! Diferente de racismo!
Eu acredito firmemente (com respeito a quem discorda) que o rapaz se referiu apenas à velocidade do jogador. Porém, devido à grande polemica e forte pressão dos patrocinadores, ele foi obrigado a desculpar-se com o público ao envez de apenas se explicar
Veja Pietro que vc está no campo das hipóteses, vc "acredita" que ele não pensaria se o jogador fosse branco, mas isso ninguém pode dizer. Assim como existe racismo no subconciente de muitos também há uma cultura de se ofender com coisas que nada tem a ver com as pessoas. Se o rapaz fosse um porco racista ele não se manifetaria publicamente nesse sentido, a menos que se tratasse de um nazista confesso...
Sobre isso eu penso o seguinte: Se há outros twites dele que sejam realmente racistas ele deveria ser punido por aqueles, e não por este último... e se há outros twites racistas, pq ninguém nunca disse nada?? Racismo é assunto sério e espetacularizar um ato desses só faz banalizar a discussão...
Só tem meio Pirula de duração, então dá para assistir de uma só vez...
Kazuki Mazda é mais de um pirula de duração colega
Um pirula é 30 minutos. Hauahauha
Poxa, estava desatualizado dos padrões de pesos e medidas de Pirulas, agora estou com minha base atualizada!
1 Pirula = 30 minutos! Logo temos um pouco mais de um pirula de duração... vlw pessoal!
Kazuki Mazda kkkkk tamo junto
logo temos aprox. 1,1 pirula de duração
A melhor análise da situação! Ganhou minha inscrição.
Lua Serena adoro seu canal ♡
O vídeo foi enviado à 5min e tem mais de 30min de duração. Mesmo assim já possui 6 "joinha pra baixo".
As pessoas são... são... me falta adjetivos para tanta falta de racionalidade.
walter Araujo .
walter Araujo isso é coisinha de haters de estimação!
walter Araujo sem falar nas pessoas que já deu analise completa sobre o video
As vezes acaba sendo por reflexo
Os comentários devem ser reflexo tb então...
Pirula. A admiração que tenho por vc só aumenta. Suas colocações são sempre muito bem feitas e ponderadas, sou seu seguidor a menos de um mês, mas vc realmente é um cara extremamente culto tem meu total respeito por tudo que tem mostrado através do seu canal e seus videos que são ÓTIMOS!!!!! Show, Parabéns!!!!
Ele pode não ser racista mas infelizmente o comentário é racista e hj em dia na Internet ninguém perdoa nada. Canal mais completo do RUclips Brasil, continue com esse trabalho.
Como vc fez esse sequenciamento genético??
Só conheço instituições públicas que fazem isso. E msm assim, para fins acadêmicos.
Brenno Barros Também gostaria de saber.
.
Brenno Barros existe varios lugares que fazem, mas é caro pa carai :/
encontrei aqui
www.genera.com.br/teste-de-ancestralidade/
Na África do Sul tbm PIRULLA,os negros falam inglês com sotaque peculiar dos negros,qdo estive lá vi claramente essa diferença.
Ótimo vídeo!
Que Mario ? No Japão quem te perguntou se voce esteve lá?
Thiago13 #SINIXTRO quem não quer ir para o lugar da onde saiu os primeiros humanos kkkkkk
Cara, a África do Sul é de um povo que foi colonizado, óbvio que o inglês deles é diferente. Ou nosso português é igual o de Portugal? Ou o próprio inglês americano branco é igual o inglês da Inglaterra??
Eu tô relaxado meu fio kk, só que a analogia que ele fez não procede, ora.
Exatamente ué, descendentes direto dos colonizadores... o que desse aspecto enfraquece meu argumento?
Professor querido. Assisto a todos os seus videos, e gosto muito das suas reflexões, você é muito lúcido, e além de tudo é alguém que se preocupa com o que diz, e se percebe isso porque você procura referências para discutir suas ideias aqui no seu canal. Agradeço muito sua atividade no canal, suas palavras tem muito valor. Parabéns pelo seu trabalho, continue.
Obrigada por se posicionar. As pessoas precisam se posicionar.
Sim. Plantando bananeira
nao nao precisao, ninguem é obrigado a falar de nada.
todas as pessoas se posicionam de alguma forma
seja falar contra ou falar afavor, até mesmo optar por não falar é um posicionamento
Baita vídeo, Pirula! A gente precisa de conversas como essa!
Com certeza.
PASSA dos 30 - você também é youtuber?
Bom, youtubers sempre se defendem, haja o que houver - corporativos, né?
Note a grande 'pérola do Pirula' em dizer que Cocielo foi racista, mas que possui 'bom coração'.
Um racista será menos racista, se nele for detectado algum coração bom?
Pirula botou todo o vídeo a perder - Um racista, tremendamente reincidente, mas com bom coração. Essa foi de amargar.
Não fale mal do gato.
hahahahaahah
Se gatos tivessem moralidade, eles seriam boa parte das vezes, "do mal" kk
Meu gato parece uma coruja, feinho ;-;
Meus cinco gatos são lindos, fofos, inteligentes e tudo de bom. Sou uma clichê: a véia cheia de gatos.
Pirula, eu sou do Rio de Janeiro, capital, e acredito que a minha cidade tem mais de um sotaque... que não existe o tal do "sotaque carioca", mas no mínimo umas duas ou três variações dele. E isso tem a ver com segregação social também. No Rio existe um abismo social entre o morro e o asfalto e com certeza isso se reflete na linguagem. Um carioca identifica bem facilmente quando alguém é da ZS, da ZN ou da favela, e ainda tem as cidades vizinhas, que fazem parte da região metropolitana, como Niterói, e quem é de lá também fala algumas coisas de maneira diferente.
Meu primo é de Madureira, nunca tinha ouvido aquele sotaque.
Eu q sou paulista já consegui ver diferença no sotaque carioca de quem é branco e de classe média e de quem é pobre, negro e do Morro. Posso tá errado, mas por exemplo, na palavra "mesmo": a patricinha fala "meisxxxmo", a menina da favela fala "meámo"
Em SP existe essa diferenca de sotaque entre ricos e pobres tb. É só vc ver o Mano Brown falar e o personagem Bossa do Hermes e Renato falar pra vc ver a diferença (obs: o Bossa é uma sátira ao sotaque paulistano)
@@jiujitsushotokan2186 Eu sou do RJ e nunca reparei na linguagem que o povo da zona sul usa, qual é?
@@caiofm65 eu não sei como é o sotaque da zona Sul, eu sou de minas, o sotaque carioca q eu conheço é o da globo, da malhação etc: "é meixxxmo" "malhar ox muxculox dax coxtax". O sotaque do meu primo de Madureira é assim:" É merrmo merr mão, tá tranquilo pô". É tipo o negão da bl só q ainda tem diferença.
Eu sou do Paraguay moro na frontera com o Brasil, em mato grosso do sul, nunca tive muito contato com negros, eu vía o cocielo como negro nao imaginava toda a questao da regionalidade e da pele ser mais clara pra ele ser considerado branco ai, por isso eu nao estava entendendo um negro siendo racista com ele mesmo. O seu vídeo foi muito esclarecedor.
Fiorela G Ele não é considerando branco no Brasil, ele é pardo e ele mesmo sabe disso, o único lugar do brasil que considera o pardo branco e o nordeste onde a maioria da população e negra, e quando nasce um claro automaticamente ele é branco, mas os brancos auto declarados do nordeste sao uma extrema minoria.
Ele não é branco . Esse assunto é muito embaraçoso.
Eu nao estou falando so do fato dele ser "considerado" branco, Eu falo dele tambem se achar branco. Nao sei se estou me expresando bem, o portugues é um idioma difícil 😶
Na verdade nem aqui no Nordeste os negros são maioria. Só no litoral baiano e no litoral do Maranhão que eles são maioria. De resto, a grande maioria é parda.
Ele tem cara de indio, o que mais tem no Paraguay é gente parecido com o concielo nao se faça de sonsa.
*Até que enfim alguém inteligente falando sobre o assunto.*
Se o considera tão incapaz, o que faz aqui?
Kkkkkkkk inteligente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Evil Morty . A Xongani e a Gabi Oliveira, ambas mulheres negras que também falaram sobre o assunto. Acho que é importante ouvir e considerar o lugar de fala delas também.
ThisField o mais legal é que você não deve ter entendido nada que ele falou kkk
Evil Morty ate que ENFIM, é assim q se escreve, ignorante !!
Falou e disse Pirula.
Passei e ainda passo por episodios desagradaveis e o que nao falta é gente que gosta de apedrejar, mas que no dia a dia me chama de bombril e afins "de brincadeira"
Essa questão da cor eu particularmente me sinto muito desconfortável em responder a essa pergunta quando eu vou tomar uma vacina, fazer um exame ou responder a uma pesquisa por exemplo. Geralmente eu peço para a pessoa que está me perguntando não responder, e quando elas insistem muito para eu responder eu digo: "responde qualquer coisa que vc quiser aí". Isso começou em mim na época da escola, faziam aquelas perguntas nos exames(nessa época eu ainda respondia qualquer coisa, parei de responder no ensino médio), e eu me questionava "pra que eles querem saber isso? Se por acaso eu for mal na prova vão dizer que é por causa da cor que eu preenchi, e aí vão fazer o quê? Vão dar ensino particular de graça pras pessoas da mesma cor na minha localidade? Vão dar aulas de reforço? Vão me dar uma geladeira ou construir um banheiro na minha casa? (Pq tinha as perguntas do tipo "quantas geladeiras vc tem em casa). Na minha cabeça isso era só uma forma de tentar nos dividir em grupos com intuito não efetivo (pq se a intenção era melhorar meu ensino nada tava sendo feito pra isso) e depois soltarem "estudos" dizendo a população negra teve 30% de aprovação no exame, a população branca votou em tal candidato. E eu não acho isso importante, na vdd acho esses estudos imorais e de certa forma sujos
Pirula quanto você pagou no seu exame de sequenciamento genético?
AC
Pirula, acho que poderia complementar sobre miscigenação. Aqui no Brasil, principalmente final do séc. 19 e começo do 20 a miscigenação era vista como problemática. Segundo Nina Rodrigues a miscigenação era ao mesmo tempo sinal e condição da degenerescência do país. Claro que ele tinha aquele viés racista da época que considerava alguns grupos como menos evoluídos. Mas tudo isso foi bem forte no começo do século. Uma estimativa no I Congresso Brasileiro de Eugenia dizia que em 2012 teríamos ou brancos ou mestiços.
Interessante , porque o movimento integralista (o fascismo brazuca) incentivava e via com bons olhos a miscigenação. Louco né?
Isso. Foi parte da construção da identidade brasileira considerar a miscigenação algo nosso, único. Da uma olhada no livro Nem preto, nem branco, muito pelo contrário. Nos 3 primeiros capítulos a autora descreve como foi esse processo.
Ouve 2 tipos de eugenistas no Brasil, os que defendendiam a mistura dos negros, mestiços e indígenas com os imigrantes europeus, para diluir o traço e sangue (a famosa política do embranquecimento iniciada no império) outros que defendiam a pureza racial dos brancos e esterilização dos "não brancos" (como no caso do Nina Rodrigues, Oliveira Viana e Monteiro Lobato)
Aqui no Brasil o que conta é a cor da pele, as pessoas que decidiram quão negro vc é, em determinados situações vc é negro demais e em outras vc é negro de menos. Aqui a leitura e cultura racista sobrecai na melanina. Não importa sua árvore genealógica.
Vdd Rsrs minha árvore genealógica é a PIOR , vó e vo por parte DE mãe (Índia e Branco) por parte de pai (negra e galego)
PQP Mano é foda kkkkk.
É REALME UMA SALADA MISTA KEKEKE.
Pirula, nunca vi seu canal vim pelo comentário do Paulo Cuenca sobre essa história e fiquei surpresa com a sua clareza de ideias, com seu posicionamento crítico e principalmente pelo teu respeito com essa triste realidade que é o preconceito! Moro em Brasília e já tenho uma boa oportunidade de lhe conhecer mais! Hehehehe gostei muito do seu discurso! 😁
Pirula, só fazendo uma correçãozinha. O dialeto na verdade é o Black English e não ebony, como vc mencionou.
Tem um canal muito bom que eu vou linkar aqui de um prof que morou lá e aprendeu o dialeto. Ele explica como funciona melhor essa discussão e como socialmente é aceito o black english. Eu sei que foge um pouco do tema principal, mas é que esse assunto tava rondando muito minha cabeça esses dias hahaha
Abraço!
ruclips.net/channel/UCp2p0W6BQDAcQ7vlvkdlrSAvideos - english black friday
trubordes ele falou “Ebonics” e não “ebony”. São palavras de mesma raiz mas são termos diferentes.
No fim das contas significa sim o “Black English”, ou em um termo mais correto, o inglês vernacular afro-americano:
en.m.wikipedia.org/wiki/Ebonics
Ebony. ( ͡° ͜ʖ ͡°)
William Lima eu manjei e curto o istaiou hehehe
Boa!!!
Nossa, cara. Acabei de conhecer o canal dele e gostei demais. Valeu mesmo pela recomendação! Há dias eu busca por conteúdo didático de inglês desse tipo. É realmente muito bom haha
Vim mais rápido do que crente negando a evolução
Luanna Araujo de vdd eu não tanquei isso
Shuahuashuashiashuashua
Luanna Araujo MDS KKKKK
Kkkkj
Kkkkk boa mina
kkkkkkkkkkkkkk
porra pirula e impossivel começar ver um video seu e nao assistir ele ate o final
É uma maldição boa
Verdade, eu tenho até medo de abrir os vídeos
Tem
Eu sou considerada branca no Brasil , porém minha mãe é negra , passei a vida inteira ouvindo minha mãe é ‘ morena “ e passei a vida inteira vendo minha mãe ser ofendida e hoje é uma das coisas que mas me dói na vida já escutei volta pra senzala, meu irmão era miolo de lápis ou asfalto eu tento pensar , discutir o racismo, mas cada vez que vejo o racismo sendo praticado ! Eu n consigo por que doi tanto eu fico tão revoltada que eu só consigo ficar discutindo... o que fazer com essa revolta, parece que a gente não consegue fazer nada ...
Isso se chama raiva, e é normal ter raiva nun pais tão racista
Se vc quiser de considerar negra, sim vc é negra e nada te tira isso,continue firme e forte, infelizmente temos muito a ser fortes nesse mundo racista
Eu percebi em alguns jogos da Libertadores da América que alguns argentinos, uruguaios ja cometeram atos racistas contra brasileiros só por ser brasileiro independente de ser branco ou negro.
É que o apelido "Macaquito" pegou tanto que nem se importam se é um cara branco que ta com a camisa amarela, para eles ele é um macaco.
Tiago Vieira ai é xenofobia, eu acho.
O uruguai é o filho do brasil e seu verdadeiro nome e cisplatina, "vai apanha muleke" disse o brasil
É porque Uruguai e Argentina possuem ínfima influência negra, daí muitos deles são racistas(nesse caso são mais os argentinos) em relação aos brasileiros, por ser um país com muita influência negra.
Não existe racismo contra brasileiro, pq brasileiro não é raça.
Me dá um coração pirula lindo do caralho
Quanto ao seu exame genético, (perdoe-me se esse não é nome) qual é o nome da empresa que realizou o serviço? 24andMe?
po
Gabriel Sena qual foi a empresa? Tenho interesse tbm
Neste site tem myheritage.com.br
pretendo fazer esse teste eu sou mestiço,mais quero saber qual são minhas porcentagens de herança genéticas
Julian Mintz really?
sua construção textual para os vídeos é incrível, a ordem e a modo de apresentação dos assuntos é maravilhosa, ótimo vídeo, parabéns
Eu tenho cabelo cacheado natural mas faço chapinha. Há 4 anos se caisse uma gota de água nele era questão de vida ou morte, mas hoje em dia mesmo fazendo chapinha na maioria das vezes, estou mais confortável e consigo sair de casa com ele natural sem me preocupar. Uma vez fui comprar um casaco com a minha mãe e eu saí com o cabelo natural e quando eu fui colocar o casaco meu cabelo (Que é bem comprido e volumoso) prendeu no coisa de segurança que colocam pra não roubarem a roupa ela se viu na obrigação de falar para a vendedora (que tinha o cabelo mais cacheado que o meu) "eu não sei pq ela saiu de casa com o cabelo assim hahaha ela só anda com ele liso e hoje resolveu sair de casa assim". E sempre que meu cabelo está natural ela comenta como ele tá feio, que eu devo fazer alisamento permanente, etc.
O racismo está enraizado... serão muitos anos de conversa com as pessoas. A nossa geração tem que perder o medo, dar a cara a tapa. Seu cabelo é o que é. Faz parte da sua natureza e nunca vai mudar. Não tenha medo de expor pra sociedade, n é vergonha nenhuma. Quanto a sua mãe, explique isso pra ela.
Posso até ser mal interpretada, mas dá uma calma e certa satisfação ver que, num contexto onde ainda é preciso que se discuta sobre racismo e outros aspectos fundamentais, que as pessoas formadoras de opinião/estudiosas/especialistas que seguimos e com quem conversamos (sempre que possível) se posicionem firmemente e claramente contra que se pratique esse nefasto efeito colateral que a história nos proporcionou. Porque temos de nos mexer e as pessoas precisam entender e introjetar, que nada que se remete à pratica do racismo é ético, justo, correto. É vil, do menor grão à maior carga. E precisa ter fim. Brigadão, Pirula
As tuas analises sobre situações das mais diversas são sempre excelentes.
Quando eu era criança as pessoas olhavam meio torto pra mim e meu pai quando andávamos na rua (meu pai é negro e eu branco, parecido com minha mãe). Uma vez ele me buscou na escola e me disseram que meu "motorista" havia chegado. Lembro de ter sentido algo muito estranho sobre isso, mas eu era muito pequeno pra entender o porquê. Lembrando bem, não percebi que isso tenha acontecido com outras crianças, que geralmente tinham pais brancos, ou negros. Minha mãe não foi confundida com nada, por outro lado
Revi seu vídeo hoje, quero usá-lo como referência para dar um ensinamento não racista a minha filha. Eu nasci em uma família onde tem branco do olho azul e cabelo crespo, eu e outros primos pessoas que sempre fomos chamados de índios por possuir o cabelo liso e pele escura! Branco com cabelo liso , ou seja, tem várias etnias. Quando me casei, me mudei para o Rio grande do sul. E sim, eles são muito preconceituosos. Alguns com o mesmo tom de pele que eu se consideram brancos. Existem negro preconceituoso, como não vai existir pardo preconceituoso? Na minha vida sempre consegui perceber o racismo, mas nunca me senti realmente ofendida. A minha filha puxou o meu cabelo e a pele do pai dela. Mesmo sendo muito igual a mim quando eu era criança, as pessoas só falam que ela parece o pai ( e eu odeio isso) tenho que ficar mostrando as to fotos minhas quando eu era pequena pra provar, algumas pessoas chegam a fechar a cara pra mim. Agora eu sinto, como isso é ruim todas as vezes que tentavam me rebaixar por conta da minha cor eu não ficava mal. Mas quando ela nasceu muito branquela com o cabelo bem preto e os olhos azulados, uma enfermeira disse assim. "Como pode, uma menina tão linda e branquinha, ser filha dela. Deve ser a cara do pai" eu tava de olhos fechados porque tive problemas no parto. Acho que isso me traumatizou. Eu quero ensinar minha filha a não ser racista, sei que ela vai ser beneficiada por ter nascido clara, quero que a origem negra indígenas e branca dela seja lembrada sempre. Por que ter mais ou não melanina não faz ninguém melhor que alguém.
Elizangela Morais parabéns, vc é uma gota no oceano, eu sou negro com traços indígenas e a minha esposa tem a pele clara com os cabelos crespos, meu filho nasceu nasceu pardo e minha filha tbm, e eu percebo o preconceito que as vezes é até inconsciente, principalmente quando ele esta com o primo dele que é loiro dos olhos claros e isso é muito triste.
Parabéns pelo vídeo!! Muito bom esse tipo de reflexão. Ps: Como faz pra conseguir esses armários "da hora" que a gente vê no fundo???
Alberto Dell'Isola isso aí é fundo verde cara, é que o pirula gosta de pagar de humildao
Fundo verde é foda kkkk
Isto é um chroma key estilo "quarto vintage"....uma bela imagem kkkkkkkkk
Alberto Dell'Isola n
Alberto Dell'Isola são armários da evolukit
Eu não acho que o Neymar se passa por branco em relação a outras pessoas negras aqui, acho que aqui rola muito o colorismo e quanto mais uma pessoa se aproxima do ideal branco, como ter a pele clara, ter olhos coloridos, ter cabelo liso ou ondulado, traços finos...essa pessoa é tratada melhor, mas não é considerada branca, afinal quando essa pessoa estiver com outra branca de verdade vai ficar bem evidente. Logo quem tem a pele retinta sofre mais. O racismo aqui é resumido ao que o olho consegue enxergar, no caso a cor da pele, tanto que quando uma pessoa branca que tem parentes negros é racista, adora dar a desculpa que é impossível pq tem parentes negros. Enfim, o racismo aqui é um crime perfeito.
Que nem o Djonga postou que queria saber branco não foi sendo racista, ele que não queria sofrer racismo
Se passa sim. Já vi pessoas Parda com a tonalidade de pele mais escura que o Neymar se acharem brancas
Ah cara eu sou mais ou menos da cor do Neymar. E meus primos tudo negão ja falaram q eu sou branco. Tipo "ah vc conseguiu aquela mina pq vc é branco". Exageram muito, lógico! E é sempre em momentos como esse. Quando acho que me saio melhor por ser mais claro, mas eles sabem q não sou branco.
nossa, cada dia fico mais seu fã!
parabéns pelo vídeo
olha o levi! :D