Querida Milena, agradecemos pelo seu comentário! 🙏❤️🙋♀️ Ao todo, são mais de 40 anos dedicados aos óleos essenciais e outros químicos aromáticos! Somos extremamente gratos a este "universo", mágico e cheiroso! Um grande abraço e volte sempre ao nosso canal.
Prezado Caetano, agradecemos pelo seu comentário e elogios! 🤩🙌😍 Ficamos felizes em saber que este vídeo te ajudou a compreender como um óleo essencial é extraído pelo método de arraste de vapor. 😉 Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Excelente conteudo muito bem explicado parabéns, gostaria de saber onde compro um destilador completo desse exibido no video gostaria produzir meus proprios oleos essenciais desde ja agradeço a atenção
Olá! Agradecemos pelo seu comentário e elogio! 🙌😍😉 Parabéns pela sua iniciativa no sentido de produzir os próprios óleos! O destilador que aparece no vídeo foi adquirido pelo nosso diretor durante uma viagem à China no final de 2023. Por este motivo, até onde sabemos, este equipamento não está disponível para vendas no Brasil. Mas há outras marcas nacionais, excelentes e bem conceituadas à disposição de todos nós. Boa sorte em suas buscas!
Querida, agradecemos pelo seu comentário e elogio! ❤️🥰💁♀️ O Sr. José está bem. Por gentileza, em que ano você estudou com o Wagner? Poderia informar o seu nome? Iremos repassar essas informações a ele. Volte sempre ao canal da QUINARÍ no RUclips.
Vídeo excelente! Na internet, não existe outro material tão rico e gratuito sobre "óleos essenciais". Vocês da QUINARÍ são ótimos! Este é o melhor canal! ❤
Agradecemos pelo seu comentário! ❤️🥰💁♀ Ficamos imensamente felizes! Esforçamo-nos dia após dia para publicar conteúdos de relevância com muita seriedade e suas palavras nos mostram que estamos no caminho certo! Gratidão! 😉🙏Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Querida Silvia, agradecemos pelo seu comentário! 😍😉🙏 Alegra-nos saber que você aprecia o trabalho que vem sendo realizado e os produtos da QUINARÍ! Ao nível do mar, a água ferve a 100º C. Logo, neste caso, considerando-se a "destilação a vapor", o processo de extração aconteceria a 100º C. Todavia, a medida em que a altitude aumenta, a temperatura de ebulição diminui. Exemplo: numa altitude de aproximadamente 3.000 metros, a água ferve a 90º C. Esperamos ter respondido a sua pergunta! 🎯 Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Excelente empresa! Que bom ter esse conteúdo em vídeo, vamos repassar para outras pessoas com certeza. É uma alegria muito grande ter óleos de tão boa qualidade quanto os da Quinarí aqui na nossa loja física em Curitiba. Parabéns pelo vídeo, Wagner e equipe!
Querida Canteiros, agradecemos pelas belas palavras neste comentário!❤️😉💁♀️ Ficamos felizes em saber que vocês gostaram deste vídeo! Para nós também é uma satisfação contar com a Canteiros, a mais tradicional loja de produtos para a prática da aromaterapia em Curitiba/PR. 🙏 Parabéns pelo lindo trabalho que vocês fazem um prol do nosso universo aromático na capital capital paranaense! 🚀
Querida Vanessa, agradecemos pelo seu comentário! ❤️😉🙏 Ficamos muito felizes em saber que este vídeo te agradou e que você irá compartilhá-lo entre seus alunos. Que legal! Pretendemos continuar produzindo e publicando conteúdos como este, tudo com embasamento científico e MUITO amor. ❤️ Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Querida Simone, agradecemos pelo seu comentário e elogio! ❤️😉☺️🙏 Ficamos felizes em saber que os vídeos da QUINARÍ estão te ajudando! Fazemos tudo com muito amor e dedicação! Em breve, mais novidades aqui no canal! Volte sempre! 💁♀️
Parabéns Wagner, vídeo super explicativo, muito bem feito. E espero que continuem , elaborando , muitos vídeos , no sentido de dar cada vez mais informações úteis, para os usuários e administradores da aromaterapia 💚
Gratidão pelo comentário e elogio! ❤️😉🙏 Ficamos muito felizes em saber que este vídeo te agradou e enriqueceu seus conhecimentos sobre os óleos essenciais e a aromaterapia. Sim! Pretendemos continuar produzindo e publicando vídeos como este, tudo com embasamento científico e MUITO amor. ❤️ Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Querida Ana Lucia! Agradecemos pelo seu comentário! 😉❤️ Lamentamos informar, mas não comercializamos extratores de óleos essenciais! No Google a Sra. encontrará algumas fábricas brasileiras que entregam ótimos equipamentos! Volte sempre ao canal da QUINARÍ.
Querida Ada, agradecemos pelo seu comentário!❤️😉💁♀️ Ficamos felizes em saber que este conteúdo te agradou! Gratidão por nos ajudar nesta tarefa de compartilhá-lo! 🙏🙏🙏 Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Olá amigo! Agradecemos pelo seu comentário! 😉🔝🤩 Geralmente, o óleo essencial de copaíba (chamado também de "copaíba destilado", rico em beta-cariofileno) é obtido a partir da destilação do óleo-resina de copaíba. Inclusive, temos um vídeo aqui no canal cujo foco é justamente o OE de copaíba. Segue: ruclips.net/video/cYWTwi5_Gww/видео.html Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Parabéns Wagner pelo vídeo, excelente explicação do processo. Nas antigas destilarias de óleo de sassafrás acho que o processo era bem parecido com esse que você explicou, claro que em proporções gigantescas e bem mais rudimentares, nas tinas de ferro, onde o matéria prima vegetal, no caso a madeira do sassafrás era picada em formato de cavaco e assim passava pelo processo de destilação. Só não sei se após isso o óleo já saía meio que pronto ou ainda era necessário algum processo de separação ou algo do tipo, antes do produto final. Sei que havia também uma classificação pra aferir a proporção de safrol apurada naquele lote digamos assim, que variava de acordo com a qualidade da madeira.
Prezado Ivan, agradecemos pelo seu comentário! 🥰🙏😉 Por gentileza, você reside em qual cidade? Você conhece muito bem as etapas que eram praticadas nas décadas de 80 e 90 para a obtenção de óleo de sassafrás. Inclusive, o nome "tina" para se referir aos tanques de inox só é utilizado pelos mais antigos destiladores. Como você citou, o processo era exatamente este, o "arraste de vapor". Entretanto, em proporções bem maiores. Aliás, nas destilarias daquela época (quase todas concentradas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina), encontrávamos com certa facilidade tinas com capacidades de 500 Kg, 700 Kg e até de 800 Kg. Era lindo de ver! Sim, o rendimento em óleo variava conforme a "qualidade" da madeira: preta (1,5% de óleo), parda (1,2%) e amarela (0,9%) e, após a extração, o óleo de sassafrás já saia "pronto". Seu constituinte majoritário era o "safrol" cuja concentração girava em torno de 95%. Após a obtenção, este óleo era quase sempre exportado para indústrias como Dragoco (hoje Symrise), Union Camp Corporation, Bush Boake Allen ltd e Destilaciones Bordas Chinchurreta S.A, gigantes da indústria química que compravam-no por "preço de banana". Nelas, o óleo de sassafrás era "purificado", obtendo-se "safrol", depois "iso-safrol" e por fim a "heliotropina", um fixador de fragrâncias que produz um sabor aveludado de baunilha com tonalidades florais. Um abraço e volte sempre ao canal da QUINARÍ!
@@ivancarloscustodio9400 Prezado Ivan, Aqui é o Wagner. É um prazer me comunicar contigo. 😉 Eu era criança, mas me lembro da indústria de óleo Valima. Visitei a fábrica com o meu pai em 1987 ou 1988. Posteriormente, fomos a Apiúna mais algumas vezes, entretanto as operações já haviam sido encerradas. A Valima era uma potência no segmento! Tenho muita saudade de tudo aquilo! 😭
Querida Carina, agradecemos pelo comentário! ❤️🥰💁♀️ Um dos objetivos deste canal é informar com responsabilidade e embasamento científico! Ficamos felizes em saber que este vídeo te agradou! 😉Volte sempre ao nosso canal!
Olá, ficamos felizes em saber que este vídeo te agradou! 💞😘🙏 Compreender o funcionamento de um extrator e como os óleos essenciais são extraídos é uma delícia! A natureza é realmente incrível, não acha?! Volte sempre ao nosso canal!
Prezado Odair, agradecemos pelo seu comentário! 🌷❤️🤩 Ficamos felizes em saber que você gostou do vídeo do destilador de óleos essenciais! Se possível, conte-nos um pouquinho mais... O Sr. trabalha com a extração de OEs? Se positivo, quais? Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Querida Adriana, agradecemos pelo seu comentário! 😍👋🙋♀️ Infelizmente, ainda não comercializamos equipamentos no Brasil. No mercado nacional, há alguns fabricantes especializados que poderão ajudá-la. Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Oi, eu quero fazer uma pergunta sobre a polaridade das moléculas: como a água que é polar faz o arraste a vapor e interage com o material vegetal a ponto de fazer esse material se desprendar, vaporizar e condensar, só ali se separando da água. O que quero entender é em termos fisico-químicos o que acontece nesta interaçao entre uma que é polar e a outra que á apolar. Se alguém puder me responder, vou adorar ler a resposta. Obrigada,
Prezada Cica, Agradecemos pelo seu comentário! 🤩😉 Inclusive, queremos parabenizá-la por trazer aos comentários uma questão tão interessante! A-M-A-M-O-S a sua pergunta! ❤️ Ela pode virar tema para um outro vídeo, rs! Vamos lá... Tentaremos responder de forma objetiva e clara. A chave está no CALOR! 🔥🔥🔥🔥 Quando o vapor de água entra em contato com o material vegetal, ele aquece as células que contêm os compostos voláteis (óleos essenciais). Esse aquecimento causa a ruptura dessas células e facilita a liberação dos compostos. A água, sendo polar, interage mais facilmente com os constituintes polares do material vegetal, como açúcares ou sais, mas o calor gerado também ajuda a liberar os compostos apolares. Embora os óleos essenciais sejam apolares, o calor do vapor de água reduz a força das interações intermoleculares (como as forças de Van der Waals) que mantêm essas moléculas "presas" ao material vegetal. Assim, os compostos se tornam voláteis e são arrastados pelo fluxo de vapor. Ou seja... Embora a água e os óleos essenciais não sejam miscíveis no estado líquido, no estado de vapor ocorre uma "mistura" devido à formação de um sistema heterogêneo onde os compostos apolares são carregados pelo vapor de água. Isso acontece porque no estado de vapor, a polaridade da água diminui devido à maior distância entre as moléculas. Logo, os compostos voláteis têm pressão de vapor suficiente para serem arrastados, mesmo sendo apolares. Mais adiante, ao passar pelo condensador (sistema de resfriamento), a mistura de vapor (água + compostos voláteis) se resfria e retorna ao estado líquido. Aqui, a polaridade volta a ser relevante. A água, sendo polar, se separa dos óleos essenciais, que permanecem apolares. Os óleos, por serem menos densos que a água na maioria dos casos, flutuam na superfície, formando a camada superior no decantador. Resumo em termos físico-químicos: ▪️ Polaridade e volatilização: A água (polar) não dissolve os óleos essenciais (apolares) diretamente, mas o calor gerado pelo vapor permite que os compostos apolares se volatizem. ▪️ Pressão de vapor e arraste: No estado gasoso, a diferença de polaridade não impede o transporte, pois ambos os tipos de moléculas são arrastados como vapor. ▪️ Condensação e separação: Após o resfriamento, a imiscibilidade entre água e óleos reaparece, facilitando a separação dos compostos. Esperamos que a sua dúvida tenha sido esclarecida! Qualquer outro apontamento, é só chamar! Volte sempre ao canal da QUINARÍ no RUclips!
@Quinari olá, agradeço pela resposta, vou adorar o próximo vídeo sobre o tema e também vou procurar sobre pressão de vapor, diagrama de fases em terrmodinâmica. Na minha grade curricular é a físico-química 2, vou perguntar pros.professores também. Agradeço mais uma vez e até o próximo vídeo
Olá, agradecemos pelo seu comentário! 🌷❤️🤩 Sim, nós trabalhamos com o óleo essencial de alecrim (QT cineol) 100% puro! Para adquirí-lo, basta acessar o link abaixo: www.quinari.com.br/loja/oleo-essencial-de-alecrim/ Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (42) 9 9949 1304. Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Parabéns a toda família QUINARÍ pelo trabalho sério que desenvolvem há mais de 40 anos! Uma vida toda dedicada à aromaterapia!👏🏻👏🏻👏🏻
Querida Milena, agradecemos pelo seu comentário! 🙏❤️🙋♀️ Ao todo, são mais de 40 anos dedicados aos óleos essenciais e outros químicos aromáticos! Somos extremamente gratos a este "universo", mágico e cheiroso! Um grande abraço e volte sempre ao nosso canal.
Explica muito bem. Calmo educado detalhista e agradável
Prezado Caetano, agradecemos pelo seu comentário e elogios! 🤩🙌😍 Ficamos felizes em saber que este vídeo te ajudou a compreender como um óleo essencial é extraído pelo método de arraste de vapor. 😉 Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Excelente conteudo muito bem explicado parabéns, gostaria de saber onde compro um destilador completo desse exibido no video gostaria produzir meus proprios oleos essenciais desde ja agradeço a atenção
Olá! Agradecemos pelo seu comentário e elogio! 🙌😍😉 Parabéns pela sua iniciativa no sentido de produzir os próprios óleos! O destilador que aparece no vídeo foi adquirido pelo nosso diretor durante uma viagem à China no final de 2023. Por este motivo, até onde sabemos, este equipamento não está disponível para vendas no Brasil. Mas há outras marcas nacionais, excelentes e bem conceituadas à disposição de todos nós. Boa sorte em suas buscas!
Parabéns Wagner pelo seu trabalho. Fiz um cursinho com vc na adolescência, como está seu pai? Abraço Deus abençoe irmão.
Querida, agradecemos pelo seu comentário e elogio! ❤️🥰💁♀️ O Sr. José está bem. Por gentileza, em que ano você estudou com o Wagner? Poderia informar o seu nome? Iremos repassar essas informações a ele. Volte sempre ao canal da QUINARÍ no RUclips.
Vídeo excelente! Na internet, não existe outro material tão rico e gratuito sobre "óleos essenciais". Vocês da QUINARÍ são ótimos! Este é o melhor canal! ❤
Agradecemos pelo seu comentário! ❤️🥰💁♀ Ficamos imensamente felizes! Esforçamo-nos dia após dia para publicar conteúdos de relevância com muita seriedade e suas palavras nos mostram que estamos no caminho certo! Gratidão! 😉🙏Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Em qual temperatura é necessário para a destilação? Parabéns pelo trabalho, sou fã dos seus produtos!!!
Querida Silvia, agradecemos pelo seu comentário! 😍😉🙏 Alegra-nos saber que você aprecia o trabalho que vem sendo realizado e os produtos da QUINARÍ! Ao nível do mar, a água ferve a 100º C. Logo, neste caso, considerando-se a "destilação a vapor", o processo de extração aconteceria a 100º C. Todavia, a medida em que a altitude aumenta, a temperatura de ebulição diminui. Exemplo: numa altitude de aproximadamente 3.000 metros, a água ferve a 90º C. Esperamos ter respondido a sua pergunta! 🎯 Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Excelente empresa! Que bom ter esse conteúdo em vídeo, vamos repassar para outras pessoas com certeza. É uma alegria muito grande ter óleos de tão boa qualidade quanto os da Quinarí aqui na nossa loja física em Curitiba. Parabéns pelo vídeo, Wagner e equipe!
Querida Canteiros, agradecemos pelas belas palavras neste comentário!❤️😉💁♀️
Ficamos felizes em saber que vocês gostaram deste vídeo!
Para nós também é uma satisfação contar com a Canteiros, a mais tradicional loja de produtos para a prática da aromaterapia em Curitiba/PR. 🙏
Parabéns pelo lindo trabalho que vocês fazem um prol do nosso universo aromático na capital capital paranaense! 🚀
Parabéns pela produção e clareza! Material fundamental, vou divulgar entre meus alunos.
Querida Vanessa, agradecemos pelo seu comentário! ❤️😉🙏
Ficamos muito felizes em saber que este vídeo te agradou e que você irá compartilhá-lo entre seus alunos.
Que legal!
Pretendemos continuar produzindo e publicando conteúdos como este, tudo com embasamento científico e MUITO amor. ❤️
Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Vídeo maravilhoso!!!! Explicação sem igual 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns!!!
Querida Kattia, agradecemos pelo seu comentário! 🙏❤️🙋♀️ Ficamos felizes em saber que este conteúdo te agradou! Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Parabéns pelo excelente trabalho!!! Adoro os vídeos. Me auxiliam bastante!! Gratidão 🙏
Querida Simone, agradecemos pelo seu comentário e elogio! ❤️😉☺️🙏 Ficamos felizes em saber que os vídeos da QUINARÍ estão te ajudando!
Fazemos tudo com muito amor e dedicação! Em breve, mais novidades aqui no canal! Volte sempre! 💁♀️
Parabéns Wagner, vídeo super explicativo, muito bem feito.
E espero que continuem , elaborando , muitos vídeos , no sentido de dar cada vez mais informações úteis, para os usuários e administradores da aromaterapia 💚
Gratidão pelo comentário e elogio! ❤️😉🙏
Ficamos muito felizes em saber que este vídeo te agradou e enriqueceu seus conhecimentos sobre os óleos essenciais e a aromaterapia.
Sim! Pretendemos continuar produzindo e publicando vídeos como este, tudo com embasamento científico e MUITO amor. ❤️
Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Excelente! Obrigado pela aula, super completa.
Diogo, agradecemos pelo seu comentário e elogio! 😍🤩😉 Ficamos super felizes em saber que este conteúdo te agradou! Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Olá!!! Como faço para adquirir o conhecimento sobre valores. Tenho interesse em adquirir um de pequeno porte. Obrigada 🙏❤
Querida Ana Lucia!
Agradecemos pelo seu comentário! 😉❤️
Lamentamos informar, mas não comercializamos extratores de óleos essenciais!
No Google a Sra. encontrará algumas fábricas brasileiras que entregam ótimos equipamentos!
Volte sempre ao canal da QUINARÍ.
Excelente conteúdo! Merece ampla divulgação!
Querida Ada, agradecemos pelo seu comentário!❤️😉💁♀️ Ficamos felizes em saber que este conteúdo te agradou! Gratidão por nos ajudar nesta tarefa de compartilhá-lo! 🙏🙏🙏 Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Boa tarde!
Como separar o óleo de copaíba?
Obrigado
Deus abençoe
Olá amigo! Agradecemos pelo seu comentário! 😉🔝🤩
Geralmente, o óleo essencial de copaíba (chamado também de "copaíba destilado", rico em beta-cariofileno) é obtido a partir da destilação do óleo-resina de copaíba. Inclusive, temos um vídeo aqui no canal cujo foco é justamente o OE de copaíba. Segue:
ruclips.net/video/cYWTwi5_Gww/видео.html
Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
@@Quinari obrigado...
Parabéns Wagner pelo vídeo, excelente explicação do processo. Nas antigas destilarias de óleo de sassafrás acho que o processo era bem parecido com esse que você explicou, claro que em proporções gigantescas e bem mais rudimentares, nas tinas de ferro, onde o matéria prima vegetal, no caso a madeira do sassafrás era picada em formato de cavaco e assim passava pelo processo de destilação. Só não sei se após isso o óleo já saía meio que pronto ou ainda era necessário algum processo de separação ou algo do tipo, antes do produto final. Sei que havia também uma classificação pra aferir a proporção de safrol apurada naquele lote digamos assim, que variava de acordo com a qualidade da madeira.
Prezado Ivan, agradecemos pelo seu comentário! 🥰🙏😉
Por gentileza, você reside em qual cidade? Você conhece muito bem as etapas que eram praticadas nas décadas de 80 e 90 para a obtenção de óleo de sassafrás.
Inclusive, o nome "tina" para se referir aos tanques de inox só é utilizado pelos mais antigos destiladores.
Como você citou, o processo era exatamente este, o "arraste de vapor". Entretanto, em proporções bem maiores. Aliás, nas destilarias daquela época (quase todas concentradas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina), encontrávamos com certa facilidade tinas com capacidades de 500 Kg, 700 Kg e até de 800 Kg. Era lindo de ver!
Sim, o rendimento em óleo variava conforme a "qualidade" da madeira: preta (1,5% de óleo), parda (1,2%) e amarela (0,9%) e, após a extração, o óleo de sassafrás já saia "pronto". Seu constituinte majoritário era o "safrol" cuja concentração girava em torno de 95%. Após a obtenção, este óleo era quase sempre exportado para indústrias como Dragoco (hoje Symrise), Union Camp Corporation, Bush Boake Allen ltd e Destilaciones Bordas Chinchurreta S.A, gigantes da indústria química que compravam-no por "preço de banana". Nelas, o óleo de sassafrás era "purificado", obtendo-se "safrol", depois "iso-safrol" e por fim a "heliotropina", um fixador de fragrâncias que produz um sabor aveludado de baunilha com tonalidades florais.
Um abraço e volte sempre ao canal da QUINARÍ!
@@Quinari Sou de Apiúna Wagner, moro ao lado da antiga fábrica de óleo Valima, já falei algumas vezes com seu pai.
@@ivancarloscustodio9400 Prezado Ivan,
Aqui é o Wagner.
É um prazer me comunicar contigo. 😉
Eu era criança, mas me lembro da indústria de óleo Valima. Visitei a fábrica com o meu pai em 1987 ou 1988. Posteriormente, fomos a Apiúna mais algumas vezes, entretanto as operações já haviam sido encerradas. A Valima era uma potência no segmento!
Tenho muita saudade de tudo aquilo! 😭
Ótima explicação! Muito interessante, obrigada !
Querida Carina, agradecemos pelo comentário! ❤️🥰💁♀️ Um dos objetivos deste canal é informar com responsabilidade e embasamento científico! Ficamos felizes em saber que este vídeo te agradou! 😉Volte sempre ao nosso canal!
Vídeo maravilhoso, que aula! Fantástico! ❤
Olá, ficamos felizes em saber que este vídeo te agradou! 💞😘🙏
Compreender o funcionamento de um extrator e como os óleos essenciais são extraídos é uma delícia! A natureza é realmente incrível, não acha?! Volte sempre ao nosso canal!
Muito bom, irmão! 🙏🏼
Prezado Odair, agradecemos pelo seu comentário! 🌷❤️🤩
Ficamos felizes em saber que você gostou do vídeo do destilador de óleos essenciais!
Se possível, conte-nos um pouquinho mais...
O Sr. trabalha com a extração de OEs? Se positivo, quais?
Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
Como consigo um equipamento como esse, mostrado como modelo de pequeno pote?
Querida Adriana, agradecemos pelo seu comentário! 😍👋🙋♀️ Infelizmente, ainda não comercializamos equipamentos no Brasil. No mercado nacional, há alguns fabricantes especializados que poderão ajudá-la. Volte sempre ao canal da QUINARÍ!
POr gentileza poderia dizer qual marca desse equipamento?
Qual a marca do destilador no video?
🥰🥰
Querida Tatyane, agradecemos pelo seu comentário! ❤️
Oi, eu quero fazer uma pergunta sobre a polaridade das moléculas: como a água que é polar faz o arraste a vapor e interage com o material vegetal a ponto de fazer esse material se desprendar, vaporizar e condensar, só ali se separando da água. O que quero entender é em termos fisico-químicos o que acontece nesta interaçao entre uma que é polar e a outra que á apolar. Se alguém puder me responder, vou adorar ler a resposta. Obrigada,
Prezada Cica,
Agradecemos pelo seu comentário! 🤩😉
Inclusive, queremos parabenizá-la por trazer aos comentários uma questão tão interessante!
A-M-A-M-O-S a sua pergunta! ❤️ Ela pode virar tema para um outro vídeo, rs!
Vamos lá...
Tentaremos responder de forma objetiva e clara.
A chave está no CALOR! 🔥🔥🔥🔥
Quando o vapor de água entra em contato com o material vegetal, ele aquece as células que contêm os compostos voláteis (óleos essenciais). Esse aquecimento causa a ruptura dessas células e facilita a liberação dos compostos. A água, sendo polar, interage mais facilmente com os constituintes polares do material vegetal, como açúcares ou sais, mas o calor gerado também ajuda a liberar os compostos apolares.
Embora os óleos essenciais sejam apolares, o calor do vapor de água reduz a força das interações intermoleculares (como as forças de Van der Waals) que mantêm essas moléculas "presas" ao material vegetal. Assim, os compostos se tornam voláteis e são arrastados pelo fluxo de vapor.
Ou seja...
Embora a água e os óleos essenciais não sejam miscíveis no estado líquido, no estado de vapor ocorre uma "mistura" devido à formação de um sistema heterogêneo onde os compostos apolares são carregados pelo vapor de água. Isso acontece porque no estado de vapor, a polaridade da água diminui devido à maior distância entre as moléculas. Logo, os compostos voláteis têm pressão de vapor suficiente para serem arrastados, mesmo sendo apolares.
Mais adiante, ao passar pelo condensador (sistema de resfriamento), a mistura de vapor (água + compostos voláteis) se resfria e retorna ao estado líquido. Aqui, a polaridade volta a ser relevante. A água, sendo polar, se separa dos óleos essenciais, que permanecem apolares.
Os óleos, por serem menos densos que a água na maioria dos casos, flutuam na superfície, formando a camada superior no decantador.
Resumo em termos físico-químicos:
▪️ Polaridade e volatilização: A água (polar) não dissolve os óleos essenciais (apolares) diretamente, mas o calor gerado pelo vapor permite que os compostos apolares se volatizem.
▪️ Pressão de vapor e arraste: No estado gasoso, a diferença de polaridade não impede o transporte, pois ambos os tipos de moléculas são arrastados como vapor.
▪️ Condensação e separação: Após o resfriamento, a imiscibilidade entre água e óleos reaparece, facilitando a separação dos compostos.
Esperamos que a sua dúvida tenha sido esclarecida!
Qualquer outro apontamento, é só chamar!
Volte sempre ao canal da QUINARÍ no RUclips!
@Quinari olá, agradeço pela resposta, vou adorar o próximo vídeo sobre o tema e também vou procurar sobre pressão de vapor, diagrama de fases em terrmodinâmica. Na minha grade curricular é a físico-química 2, vou perguntar pros.professores também. Agradeço mais uma vez e até o próximo vídeo
Quero oleo de alecrim puro
Olá, agradecemos pelo seu comentário! 🌷❤️🤩
Sim, nós trabalhamos com o óleo essencial de alecrim (QT cineol) 100% puro!
Para adquirí-lo, basta acessar o link abaixo:
www.quinari.com.br/loja/oleo-essencial-de-alecrim/
Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (42) 9 9949 1304.
Volte sempre ao canal da QUINARÍ!