Ei Thiago. Sou pediatra e mãe de um bebê comum que acorda varias vezes a noite para mamar. Pediatras normalmente não estudam sobre sono. E eu achava que com quatro meses todos os bebes deveriam dormir a noite toda. Mas bem antes disso, ja surtada procurei uma consultoria. E sabe que agora elas vem maquiadas? O pessoal ja descobriu q deixar chorar é pessimo. E agora vendem cursos em que tentam nao deixar bebe dormir no colo ou mamando. É outro problema que afeta INCLUSIVE aleitamento. É um problema maquiado de GENTIL pq mesmo assim interfere na resposta e na demanda da crianca. E eu realmente tenho mais medo do disfarçado de bom do que do mal.
@@paizinhovirgula mega perigoso. Lobo em pele de cordeito. E o pessoal tem usado este termo GENTIL como permissão para tudo: para desmame , para sono e etc. Não que a família não possa escolher apos a informação. Eles inclusive devem. Mas poucos sabem do que se trata nao atender à demanda de um bebe. Poucos sabem que nao é so ensinamento e cuidado. É extinção de comportamento quando as vezes, o que precisavamos, é fortalecer a rede de apoio
@@marielerios falou tudo, Dra! Eu passo por isso com meu pequeno de 8 meses. Todo mundo tem uma receita mágica. Mas ninguém se dispõe a, realmente, participar e ajudar. No fim, estou sobrecarregada com ele acordando de 8 a 10 x por noite, e tendo que tocar o dia com todas as demandas da idade dele. Não é uma jornada pra qualquer um.
Alguns psicólogos tbm não entendem...eu lembro que na faculdade de psicologia uma professora dizia que crianças em nenhuma idade poderiam, em hipótese alguma, dormir com os pais, pois cada um tinha que ter seu espaço, sua privacidade....ela chegava a dizer que isso na vida adulta poderia trazer prejuízos, pois homens às vezes acordam com ereção e isso podia ser confundido com abuso sexual pelos filhos ( !!!!) ..... enfim , por muito tempo eu reproduzi esse discurso proibitivo, pois foi o que aprendi de uma professora renomada , com doutorado, etc etc...... é triste os próprios profissionais falarem groselha.
Bom, nosso filho, já com um ano de idade, acordava de 2 em 2 horas, as vezes menos. Fizemos um treinamento de sono quando ele tinha um ano e meio mais ou menos. Depois de 3 dias de choros, ele aprendeu a dormir sozinho, e a qualidade do sono dele melhorou muito, passou a acordar uma vez só e depois dormir direto. Hoje está com 5 anos, e dorme muito bem. Fizemos também com a nossa mais nova, de dois anos, e o resultado foi muito bom tbm. Acredito que o principal fator para ensinar as crianças seja a rotina, durante o treinamento estabelecemos uma rotina e seguimos à risca, já com uma semana a pequena falava, quando saía do banho, que era "hora de mimi". Tenho um sobrinho q fez 6 anos este mês. Ele sempre dormiu junto com os pais, a ponto de meu cunhado dormir em um colchão no chão e a criança com a mãe na cama. Ainda hoje, se não tiver alguém com ele, ele não dorme sozinho. Então, falando pelas minhas experiências, acredito que o treinamento possa ser efetivo sim, e talvez até melhor que passar anos com a criança na cama...
Gente, ADOREI saber que existe um PAI que estuda sobre criação com apego, que é contra treinamento de sono, etc.!! O mundo tem salvação!! Meus parabéns!! E quanto a essa galera que pergunta se o filho dorme a noite toda...cara, sério, faço um olhar fuzilador. A pessoa nunca trocou uma fralda da minha filha e quer saber issi pra quê? Pra me ajudar de madrugada? Coisa nenhuma, quer é se intrometer! Dou logo uma resposta atravessada kkk! Aí evito a fadiga!!
Oi Thiago! Minh filha tem 1a3m e penso que no post do Instagram faltou mostrar o outro lado: depoimentos pra quem o treinamento de sono deu certo, foi gentil, não agrediu os pais nem o bebê, empoderou o pai pra colocar o bebe pra dormir se a mãe precisa chegar tarde do trabalho ou fazer uma viagem. Meu parto foi normal, humanizado, ainda amamento, até hoje fazemos babywearing, fizemos BLW, fralda de pano, estudo CNV, disciplina positiva e montessori, mas cama compartilhada não funcionou pq não dormíamos de tanta preocupação com o bebe sufocar. Meu trabalho tem altíssima carga de pressão e responsabilidade, minha filha chorava de cansaço o dia inteiro e tudo isso só melhorou depois de um treinamento de sono muito gentil, que só foi possível graças ao engajamento do meu marido, a uma consultoria de sono muito experiente e responsável e a tudo que a gente estudou e se dedicou. Obrigada pelo seu acolhimento mesmo as famílias que optaram por intervir no sono! A vida tem muitas cores e existem muitos caminhos do meio :)
Acho uma pena que ele não responda comentários com feedback positivo sobre treinamento de sono, com criação com apego e responsável. Não acho interessante esse tipo de posicionamento inflexível.
Ler sobre sono das crianças é libertador, ajuda a gente a ajudar o bebê, quando li o livro “12h de sono em 12 semanas “, nossa vida mudou! Passamos de ter um filho cansado e irritado a ter um filho q dorme 10 h a noite e varias sonecas necessárias no dia; ou seja criança feliz, pais felizes!!! Chame como quiser, mas entendi que conhecimento sobre o sono é muito valoroso, cada um usa como quiser!
Vídeo extremamente importante! Sou psicóloga e me preocupo com o futuro dessa geração "deixada abandonada", desamparada, chorando por um colo, um afago. Essa "teoria" me assusta profundamente. Parabéns por mais esse vídeo, Thiago!
Tiago, esse vídeo engloba taaaanta coisa sobre maternidade, né? Não apenas a questão do sono do bebê, mas sobre a cumplicidade do casal, a questão do afeto com as crianças...fantástico! Eu espero que todo mundo possa ver esse vídeo pra entender que é uma fase, dolorosa, mas é uma fase e a consequência dessa fase pode ser muito mais traumática do que enquanto os pais não dormem. Estamos criando seres humanos e isso que temos que levar em consideração. Ter filho é trabalhoso e muita gente não se deu conta disso, que precisa de dedicação. Mas enfim, sobre vc ter falado que fica com os meninos para que a Anne durma até mais tarde com a Maya, eu fiz isso aqui em casa e a sogra ainda achava que eu estava sendo folgada, porque o marido deixava eu dormir até mais tarde enquanto ficava com a mais velha. É triste saber que uma geração que não teve o apoio dos maridos julgar a gente ao invés de se orgulhar dessa evolução. 🙄
Então, eu fiz uma consultoria de treinamento do sono maquiado (como falou a pediatra/mãe), a princípio, no meu caso, o bb ñ chorou (mas acho q p outra realidade há choro sim), mas apareceu outra demanda e me fez desacreditar no peito, balanço, colo... Minha bb só dormia mamando, com o treinamento na intenção de desassociar o peito ao sono minha bb largou meu peito c 6 meses de vida, falei isso p consultora mas ela falou q ñ tinha relação. Mas segui minha intuição, larguei o treinamento e fiz cama compartilhada sem saber bem o q era. Depois que eu descobri a DP tdo fez sentido e dei graças a Deus a minha intuição, hj acredito q somos mais conectadas do que se tivesse continuado c esse treinamento.
Já que você perguntou, tenho um relato bem diferente. Passei por dificuldades em virtude do sono, passei por uma consultoria de sono, e foi maravilhoso! Nunca deixei meu bebê chorando, em todas as consultoras que eu sigo isso não existe. Nem choro controlado, nem necessidade de deixar no berço, no quarto, não pegar, não mamar, nada disso tá? Acho que é importante você e todos saberem. Aprendi sobre a fisiologia do sono, aprendi sobre a necessidade média de sono e sonecas de um bebê para que ele cresça saudável (isso é biológico, relacionado a liberação de hormônio do crescimento, que só ocorre em fase profunda de sono e que faz os bebês crescerem e se desenvolverem com mais saúde). E aprendi, principalmente, a identificar os sinais de sono do MEU BEBÊ, que é único, e não se enquadra numa tabela. Com a experiência da consultora de sono em identificar estes sinais particulares, o meu bebê foi criando a sua própria rotina. Hoje ela ama dormir!! Dorme "a noite toda" para a sua idade (o que significa que ela acorda uma vez de madrugada para mamar e desperta bem cedinho de manhã). Eu e meu marido estamos descansados. Ela NUNCA (nunquinha!!!!!) chorou e sempre (sempre, sempre, 100% das vezes) foi atendida por uma mãe e um pai que também estão com a saúde em dia, já que sono é necessidade fisiológica. PAIS, MÃES! A opinião de ninguém é mais importante que a dos seus corações! Sigam essa sempre! Foi o que eu fiz e vivo uma maternidade muito feliz!!
Carolina Macedo eu tb! Tenho a mesma experiencia! Para minha familia foi mto bom e p minha filha tb! Sem choro e sem stress! Mas como tudo nada eh para todo mundo. Cada familia tem seu estilo e necessidades. Mas dormir eh importante. 😉
Denise D. Coy Que bom saber! Exatamente, não é para todo mundo e para todas as situações. Só acho bem ruim quando é associado a algo necessariamente ruim.
Acho que existem os caminhos extremos e os caminhos equilibrados. Procuramos um treinamento de sono quando percebemos que nossa bebê dependia de embalo para dormir, e estava sofrendo porque acordava e não conseguia emendar, foi inclusive o período que o crescimento se descolou um pouco da curva normal de desenvolvimento. Através do treinamento, conseguimos aprender muito sobre os sinais de sono e a implementação da rotina, a demonstrar à nossa filha que estava acolhida e protegida mesmo fora do colo. Houve um momento que ela deixou de pedir peito para dormir, atualmente ela voltou ao peito e só dorme assim, mas nunca mais dependeu de embalo, e consequentemente não sofreu mais com isso. Há muitas orientações conta ou a favor de determinadas práticas que são baseadas em evidências anedóticas, e amedrontam ou prejudicam pais aflitos em busca de algum apoio para dar a seus filhos segurança e conforto. A mesma coisa aconteceu com a amamentação, minha esposa produzia muito leite e minha filha sufocava durante a mamada, acabamos optando pelo bico de silicone, sob olhares condenadores e discursos de que iríamos provocar confusão de bicos e matar a oportunidade de amamentar nossa filha. No final das contas, o bico ajudou a amamentação, nossa filha fez amamentação materna exclusiva até os 6 meses e continua mandando até hoje, agora sem o bico. A moderação é boa e ajuda a não trazer mais pânico a pais que já estão sofrendo, buscando orientação para dar o melhor para seus filhos.
Esse é o verdadeiro abraço virtual e não cursos que prometem noites que na verdade nem existem. Que bom que achei um canal que trata a realidade dos pais, assim nao fico me sentindo uma pessima mãe ou comparando meu filho com os das consultoras de sono.
Enquanto estava grávida (sempre li muito e percebi que é a fase que sobra mais tempo) usava aplicativos de música para ninar e atualmente ainda canto para ela dormir. Depois que ela dorme coloco ela no bercinho dela 🙏🏻 Acho que o treinamento da música funcionou. A partir dos 6 meses comecei usar o quartinho dela. E hoje muitas vezes ela pede licença para ficar sozinha no quarto. Atualmente estou usando um aplicativo muito legal chamado “boa noitinha” 😉
Que gostoso ouvir alguém q tem lugar de fala pq da pra sentir mesmo de longe a empatia… Por aqui tem sido desesperador com meu bebê de 1 ano e 4 meses, hoje mesmo foi uma noite horrível, mas logo de manhã ele levantou com um sorriso e assim vamos seguindo. Um abraço para todos os pais que estão passando pelo mesmo.
Cara, eu estava decidida a fazer o treinamento do sono com a minha bebê de 9 meses, ela tem o sono muito picado, e eu não durmo quase nada, no auge do surto e exaustão encontrei aqui no RUclips uma pessoa ensinando essa técnica, do treinamento do sono, e eu confesso que fiquei tentada a fazer pra ver se funcionava, ainda não havia criado a coragem, mas já estava conversando com meu parceiro pra que juntos pudéssemos aplicar, mas terminei de assistir seu vídeo e você me fez mudar totalmente de ideia, me fez olhar o sono do meu bebê com outros olhos, gratidão pelo vídeo!!!
Há 4 anos atrás escolhi colocar uma mini cama (protegida, claro) ao lado da minha, deixar dormir mamando, dormir ao meu ladinho e sempre atender ao que minha Catarina solicitasse. Isso me garantiu verdadeiro descanso no pouco intervalo em que ela dormia e uma filha alegre e cheia de amor. Faz parte do vínculo maravilhoso proposto pela criação com apego. Gratidão!!! 🌻😘💗
Tenho uma filha de quase 6 anos e uma bebezinha de 3 meses. Fizemos cama compartilhada com as duas. Até hoje, de vez em quando a mais velha vem procurar aconchego em nossa cama e tudo bem! A minha bebê dorme no "primeiro sono" de 6 a 8 horas seguidas, então a coloco no berço e quando acorda para mamar... vem para a nossa cama. Confesso que muitas vezes, mesmo no auge do cansaço, fico assistindo pela babá eletrônica ela dormir no berço e doidinha pra que acorde para vir para a cama! Vai entender!?!😂😂😂
Informação é a melhor ferramenta que se pode dar a uma família nessa situação. Queria ter tido mais acesso a informações do tipo ainda na gravidez, para estar mais preparada. Por aqui nunca adotamos nenhum treinamento de sono, mas não nego que houveram dias que nem meu companheiro nem eu tínhamos mais energia e/ou paciência para tentar acalmar nosso bebê, e acabávamos os dois cochilando com ela no berço chorando. Eram momentos em que precisávamos nos recompor pois já não tínhamos mais nada a oferecer. Os primeiros 6 meses foram muito difíceis, mas foi melhorando ao longo do tempo. Até os 3m ela dormia num berço no nosso quarto, mas se adaptou muito bem no quarto dela, passando a acordar somente uma vez à noite. A maior dificuldade eram os saltos de desenvolvimento, quer dizer, ainda são. É muito difícil lidar com a inquietude e o não querer dormir mesmo morrendo de sono. Mas vamos levando, e nos adaptando. Hoje, com 1a 3m ela dorme a maioria das noites bem, e entender/perceber que as inquietudes geralmente são reflexo dos saltos me faz ter muito mais paciência do que quando ela era menorsinha e eu não tinha ideia do que estava acontecendo.
Esses primeiros meses são muito difíceis mesmo. Mas que bom que hoje é mais tranquilo para vocês. É inclusive uma mensagem de esperança para mães e pais que ainda estão nessa fase difícil.
Quero contar que, quando eu estava grávida do Theo, já pensando em como conduzir educação, questão do sono, eu não me sentia a vontade com essa prática de deixar chorando, que é o que todos ao meu redor faziam. Foi aí que buscamos alternativas na Internet e que te conhecemos 😍 a partir daí foi só alegria 😅😊 fizemos cama compartilhada que funcionou muito bem pra gente. De fato é preciso que seja revisto esse jeito "tradicional" de pensar e esperar da criança e sua realidade. Parabéns pelo trabalho. E obrigada 💖
Muito muito bom. Muitos Parabéns! Já tinha lido sobre o assunto e aliás faço cama compartilhada e recomendo!! A internet precisa de mais vídeos como este
Eu fiz treinamento de sono com a minha bebê e nunca deixei ela chorando. Sempre acolhi, inclusive faço ela dormir no colo. Gosto muito do conteúdo do seu canal, mas acho que vc abordou o assunto apenas por um ponto de vista. Aprender sobre o sono do bebê não é colocá-lo em uma tabela igual para todos. É conhecer o seu bebê e os sinais demonstrados por ele. Bebês que passam por treinamento de sono tbm passam por saltos de desenvolvimento E nessas fases tbm não dormem bem. Dormir a noite toda não significa dormir 12horas seguidas, significa ter ciclos de sono completos. Não é necessário pagar o preço do choro para seu bebê ter qualidade de sono. Enfim, acho legal deixar aqui um ponto de vista diferente. Abraços
Conhecer e aceitar cada fase é primordial! Fica até mais leve, pq ja é esperado! Por aqui foi super leve. Não pq não teve (tem) essas tretas. Mas sim pq já havia preparado meu ❤ paramadrugadas acordadas e todo o "punk" da maternidade! E consigo curtir todas as fases (todas mesmo) justamente pq já sei mais ou menos o que esperar!
Eu acrescentaria como alternativa uma consultoria do sono responsável. Foi o que fizemos. Na verdade foi uma educação principalmente para nós pais. Aprendemos sobre o sono e importância das sonecas, bem como do ambiente. Não houve choro, nem abandono, nem NADA parecido com isso. Bem pelo contrário: teve muito colo e muita atenção aos sinais dele. Meu bebê tinha 10 meses e melhorou muito o sono, passando a ter noites completas com 1 ano e é assim até hoje, com quase 3 (salvo quando algo não está bem). Nós AMAMOS o processo e faremos novamente com o próximo filho.
A pressão que sofro com minha filha agora é pq ela já tem 1 ano e seis meses. Mês passado saí de um consultório de gastropediatra prestes a chorar pois ela disse que nessa fase meu leite não alimentava e que eu estava prejudicando o crescimento da minha filha por amamentar à noite. Ela acorda para mamar muitas vezes mesmo e isso tudo piorou na fase de dentição. Me esforço muito para atender as necessidades dela, apesar do cansaço e me senti muito mal por quase acreditar que no fim das contas eu estava prejudicando minha filha. Depois parei, me reconectei e continuei seguindo meu extinto. Vídeos como esse ajudam muito. Por outro lado tento controlar as mamadas durante a noite para não prejudicar o tal crescimento. As vezes dá certo as vezes não. Mas sigo dando muito carinho, colo e peito sempre que meu "bebê grande" solicitar. Minha esperança é que naturalmente essa necessidade de sugar que ela tem será suprida sem intervenções radicais. Oremos. Rssss
A enfermeira do posto e várias pessoas idosas jogando um monte de informações é o pior de tudo ,e dicas que nunca funcionam . No começo eu me sentia péssima mãe, nada funcionava e as pessoas tacavam pau, até que eu comecei a seguir meus instintos e hoje sou feliz e meu filho de 1 ano e 7 meses está super bem e saudável. Eu entendi que cada fase é diferente e tem seus níveis de dificuldade, cada criança é diferente. Eu tentei 2 noites seguidas deixar meu filho chorando até dormir quando ele tinha 9 meses, já estava comendo, mas,largou o peito pq não era mais interessante. Depois de 2 noites deixando ele chorar ,eu me toquei que estava brigando atoa ,era um estresse pra todos,então tentei introduzir leite ninho e mamadeira, deu super certo . Acredito que ser pai e mãe é seguir seu coração e observar seu filho ,as vezes eles nos mostram oq precisam, mas,no calor do momento e estresse não conseguimos enxergar.
Muito bom esse vídeo!! Parabéns!!👏🏻👏🏻 Aqui em casa apenas seguimos nossos instintos e corações, eu e meu marido, compartilhamos quarto e depois cama, cuidamos juntos de madrugada e nos horários em que ele estava em casa das diversas necessidades do nosso filho e às vezes acordávamos apenas para admirá-lo com muito orgulho e amor! É desesperador estar no seu limite emocional, de cansaço, de preocupações, de padrões sociais e outros, mas temos que dar ouvidos ao nosso coração e fazer o que acreditamos! O mundo é para todos!!
Esse vídeo chegou em boa hora. Eu estava exatamente no momento de desespero por achar que estava fazendo tudo errado com meu bebê de 5 meses e estava no auge do estresse tentando essas alternativas “padrões” para não atrapalhar o desenvolvimento dele por ficar atendendo ele a noite toda, achando que ele acordar varias vezes por noite era culpa minha pq não “ensinei” ele a se acalmar sozinho... sendo que ele está justamente em um salto de desenvolvimento, aprendendo a rolar, a sentar e a cuspir. Tudo ao mesmo tempo. Obrigada por chegar na hora certa e por confirmar que o meu instinto eh o meu melhor guia p a criação do meu filho. 🙏🏻
Oi Thiago, gosto muito do seu trabalho e me inspiro muito nos seus vídeos, entendi seu ponto, mas acho também que existem profissionais que auxiliam nesse processo mas que realmente não nos propõe TREINAMENTO propriamente dito. Meu filho sempre teve o sono muito leve e sempre acordou de hora em hora, fizemos cama compartilhada, mas quando ele tinha 1 ano e 8 meses, para mim estava bem insano, trabalhando durante o dia e sem dormir direito a noite, percebi que meu filho tbm não estava descansando muito bem e ficava muito irritado durante a noite. Contratamos uma consultora do sono, na esperança de encontrar algum caminho para melhorar essa nossa experiência de sono. Pesquisamos muito e encontramos uma maravilhosa, que a proposta não é treinar, mas sim olhar a individualidade de cada criança, cada família e tentar alguns ajustes na rotina para que a criança conseguisse descansar melhor a noite. E foi isso que ela trabalhou, ela nos explicou essas mesmas coisas que você disse no vídeo, sobre a necessidade da criança e os ciclos de sono menores e como poderíamos fazer ele ir para cama mais relaxado e tranquilo. Ela apenas ajustou nossa rotina durante o dia, fazer sempre as refeições no mesmo horário e respeitar e dar muito valor para as sonecas da tarde. Nos ensinou tbm a rotina de antes de dormir, ir abaixando as luzes, não deixar assistir tv e telas, pq alguma crianças ficam muito estimuladas, banho e ir baixando os volumes de voz e brincadeiras. Isso tudo fez com que nosso filho dormisse muito melhor. Ele mamava muitas mamadeiras de madrugada e também mamava no peito, o que fizemos foi só ir aumentando os intervalos das mamadeiras, que eram 3 de madrugada e a pediatra havia sugerido ir diminuindo aos poucos. Tudo isso com muito acolhimento, muito colo, muito contato pele a pele. Então acho injusto dizer que toda consultora do sono trabalha da mesma forma fazendo treinamentos. No nossa caso achei que foi muito bom o suporte que tivemos e em nenhum momento senti meu filho desamparado e sendo treinado. Hoje ele dorme muito melhor, ainda acorda 1 ou duas vezes de madrugada, as vezes mais vezes, mas agora percebo que ele dorme melhor e fica melhor durante o dia. Com o ajuste da rotina ele também aumentou a quantidade de sono na soneca da tarde.
Rapaz...mais uma vez muito obrigado pelo o seu vídeo. Tudo verdade o que você disse. Comecei a tomar calmantes quando o meu bebê nasceu hahahahahahaha os primeiros 15 dias de vida dele foi um filme de terror....mas passou graças a Deus. Muito bom você definir a criação com apego...infelizmente muitos confundem.
Falaram para não fazer minha filha dormir ninando. Pois, ninei muito e ainda pus para dormir comigo. Eu e meu marido estamos de comum acordo e isso q importa. Ela tem 3 anos agora. Ela dorme mil vezes melhor com a gente e eu confesso q também. Ela não consegue dormir sozinha no quarto dela. Mas tudo bem. Vamos no processo com calma e amor.
Minha baby sempre aceitou dormir sozinha e até hoje é eu que tenho vontade de dormir com ela 😁 O meu treinamento sempre foi cantar música para ela dormir. 😘
Parabéns Thiago e gratidão, todos os pais e mães deveriam assistir esse vídeo... aqui em casa, graças a Deus existe essa cumplicidade... quando nossa bebê acorda pouco tempo após mamar, é o meu marido quem vai atender ela e isso faz TODA a diferença no meu sono e descanso. Tenho amigas que não recebem tanta ajuda dos maridos e estão sempre esgotadas. E quanto ao treinamento do sono, eu recebi essas orientações de uma familiar, mas achei absurdo e nem tentei. Hoje minha bebê tem 1 ano e acorda somente uma vez de madrugada pra mamar, mas às vezes só mama perto da meia noite e vai direto até às 6h ou 7h da manhã. E nunca deixamos ela chorar, realmente não é necessário!
Obrigada por este video. Estou no momento do desespero, mas sigo sempre com o mantra: é uma fase, vai passar. Bebe com 14 meses, mama muito a noite, pai tem que acordar pra trabalhar, faço cama compartilhada com o bebe no quarto dele, seguimos firme...
Eu fiz curso de sono de bebês recém nascido, li livros e também vi técnicas que não concordo. nunca deixei chorando, sempre abracei peguei no colo e deixei dormir mamando é impossível um recém nascido não dormir mamando. Hoje minha bebê de 2 meses dorme quase sempre a noite toda, cerca de 11 horas seguidas. Desde a maternidade sempre fiz técnicas que envolvem aconchego, dormir embrulhadinho, fazer ninho no berço. Acho bom dormir em quartos separados pois no começo quando dormia no mesmo quarto nosso nos acordávamos ela, e ela nos acordava também com pequenos barulhos durante a noite. Por isso com um mês colocamos ela no quartinho dela e deu super certo. Durante o dia fazemos sonecas juntos e está tudo certo. 💕
Minha bebê tem 5 meses, não sei o que faria sem a participação efetiva do meu marido como pai. Amamentar é um processo lindo, mas extremamente cansativo, e de madrugada então, é como se estivessem drenando suas forças… Às vezes surto (fico irritada) no cansaço e graças ao pai da minha filha tudo fica bem, ele a pega, cuida dela enquanto me reestabeleço… Até aqui todos salvos, bebê se desenvolvendo bem e feliz… já a intimidade dos pais não vai tão bem assim 😅, mas cremos que será uma fase e nossa família vai ficar bem 🙏🏽
5 лет назад
Esse foi o seu melhor vídeo e o melhor vídeo sobre sono do bebê que eu já vi. 👏👏👏👏
Adorei! Parabéns pelo vídeo! Meu bebê tem 7 meses, está em livre demanda, eu quase não durmo desde q ele nasceu. Fico muito cansada, mas jamais submeteria ele a esse tipo de treinamento cruel!! Por aqui, muito colo, amor e cama compartilhada!!
2022 aqui, e agradecendo por ler o seu comentário... Me acalmou imenso. 5 meses que o meu bebé tem e nunca dormi mais de 2 ou 3 horas por noite. Para além de nunca ter conseguido amamentar no peito e por isso faço extração exclusiva do meu leitinho para o meu bebê. É duro demais, estou desesperada, não tenho tempo para nada... Só queria dormir um pouco... 😔😢 enfim, obrigada por saber que não estou sozinha durante as madrugadas... ❤
Thiago, obrigada por compartilhar conosco seus vídeos...são todos tão acolhedor.. Tenho um bebê de 10 meses, não dorme bem a noite, fico feliz qdo acorda de 2 a 3 vezes na madrugada... Já ouvi diversas vezes, deixa ele chorar que aprende a dormir a noite toda, pelo meu modo de cria lo isso jamais passou pela minha cabeça...sigo com meu pensamento q se ele acorda tantas vezes é que precisa sentir segurança, o berço dele é grudado na minha cama sem grade, já pensei em afastar um pouco abaixar o colchão..mais antes de fazer estou sofrendo em pensar que não terei ele tão pertinho de mim... Seguiremos assim..até que no tempo dele, comece a dormir melhor.. PS: amei seu livro, devorei ele em menos de uma semana.. Grande abraço
Oi paizinho!!! Adoro muito o seu canal e busco sempre pesquisar muito sobre todos os métodos e etc. acho muito válido a sua alerta para alguns treinamentos de sono mas nem todos são iguais aos que vc está expondo! Muitas consultorias de sono, inclusive a que estou fazendo, deixa claro que o bebê tem a sua atenção 100% e jamais deve deixá-lo chorando e desamparado. Nem por um minuto. Vi alguns comentários desse vídeo q postou e alguns relatos de mamães que assim como eu, tem uma experiência bem diferente da qual vc está mencionando.. acho válido compartilhar com vc.. assim como compartilha tanta coisa interessante com a gente! Beijão e muito feliz que Maya está de volta 🙏🏽
Concordo totalmente em compartilhar a cama ou o berço , muitooo mais tranquilo para todos.. fiz isso com minhas filhas que agora são adultas e deu muito certo.. parabéns pelo seu canal. Perfeito.
Tem sempre um caminho do meio. Eu fiz uma espécie de treinamento de sono que não envolvia deixar o bebê chorar! Comecei a fazer quando a minha filha tinha só dois meses e foi um sucesso. Eu ninava ela até os olhinhos estarem quaaaase fechando. Então colocava no berço. Se ela chorasse, só pegar de novo colo e fazer no mesmo esquema. Em dois dias ela já estava sabendo terminar de dormir sozinha no berço. Mas sabe o que aconteceu?! Minha bebê que nunca havia tido as temíveis cólicas passou a tê-las! Só muito colo e calor humano para fazer passar. Então desisti da técnica e passei a nina-lá até o fim nos meus braços mesmo e só depois colocar ela no berço. Nunca mais teve cólica! Mas uma dica que levo pra vida dessa técnica é: a melhor coisa pro bebê dormir à noite toda é a ROTINA. E sempre muita pouca luz de noite. Nada de barulho, nada de sons. Tudo feito com luz baixa. E rotina gente. Se o bebê tem rotina de sono, vc sempre coloca pra dormir na mesma hora do mesmo jeito, ele aprende rapido a dormir a noite todinha :)
Muito obrigada por esse vídeo, faço cama compartilhada desde que meu bebê nasceu pq achei mais prático e pq adoro ter ele do meu lado mas tenho visto tantos vídeos falando sobre o bebê dormir a noite toda e desmame noturno que comecei a ficar estressada pq meu bebê de 6 meses não dorme a noite toda e mama varias vezes na madrugada. Pensei: será q tem alguma coisa errada com a gente? Mas tbm fiquei pensando, pq tirar o peito da madruga? Só pra poder dormir? Mas e as necessidades do meu filho? Um dia desses tentei fazer ele dormir sozinho, uma hora de relógio tentando, me cansando, estressando mãe e filho, desisti, peguei no colo e dormiu. Pensei: tão mais fácil, pra que passar tanto estresse? No fim decidi que ia continuar como estava e que no fim tudo ia dar certo. E seu vídeo veio pra me confirmar que estou no caminho certo!! Obrigada.
Exatamente isso que você falou! A cama compartilhada nos libertou de noites terríveis. Depois que meu filho passou a dormir com a gente todos dormimos melhor, ele por se sentir mais seguro e aconchegado dorme mais e melhor e nós conseguimos descansar. Claro que ainda existem dias que ele acorda durante madrugada e não quer mais dormir ou quando está gripado que as noites também são difíceis, mas no geral foi o que nos ajudou demais. E eu amo dormir grudadinha com ele 😍 em um dos meus dias de desespero tentei ceder à pressão social de colocá-lo pra dormir no berço novamente e eu simplesmente não conseguia dormir com a falta dele ali perto de mim. Por aqui não tem prazo pra ele não dormir mais na nossa cama, vai dormir enquanto acharmos que é necessário!
Obrigada Paizinho estava precisando muuuuuuito dessas palavras... Realmente é cansativo demais e a gente acaba apelando para as idéias que os outros dão só pra ver se funciona e a gente consegue descansar um pouco mas no meu coração eu sinto que não vale a pena e que minha bebê não merece e não tem porquê passar por isso... Às vezes o que a gente precisa é só ouvir uma outra pessoa que compartilhe da mesma idéia de criação para nos reafirmar na nossa decisão. Por isso te agradeço muito por fazer esse vídeo em específico. 💝 Bjs
O livro "Soluções para noites sem choro", de Elizabeth Pantley, é prefaciado pelo Dr. Sears. Esse livro foge à regra dos demais livros e treinamentos de sono do mercado?
Cada família faz de um jeito mesmo. Tentei de tudo pra fazer o meu bebê dormir sem chorar.... Tudo mesmo. Quando eu não aguentava mais deixei ele chorando. E depois de uns dias ele já dormia bem melhor. No meu caso, tem que ser no berço, quarto escuro e sem leite durante a madrugada.
Que acalento na alma! Minha filha tem 8 meses agora. Mas já passamos por alguns picos enlouquecedores. Fazíamos sono compartilhado. O berço dela no quarto! Descobrimos a cama compartilhada quando não aguentei mais de sono e deixei ela dormir no peito na cama. Ainda é um pouco difícil devido a posição. Mas melhor que não dormir.
Já fiz consultoria de sono 2 vezes. Meu filho tem 2 anos e nunca dormiu bem e muito menos a noite toda. Ando esgotada, porque ainda amamento e as pessoas só julgam que a culpa dele dormir é nossa. Ele já consegue adormecer sozinho no berço, mas desperta várias vezes.
Deixar a cria chorando, jamais.. aqui fazemos uma rotina.. jantamos, shatala, tomamos banho, ficamos deitados na cama (compartilhada) mama e sono.. adoro esses momentos.. mas é bem diferente de treinamento. E paizinho e quem mudando totalmente de assunto, q o filho de 1 ano bate na mãe/pai e estes revidam?! Você tenta mostrar outra alternativa p esses pais?! Pq eu não consegui dizer nada com medo de parecer um julgamento..
Por aqui foi cama compartilhada na 1 semana de vida. Depois foi pro berço ao lado da minha cama. Porém, vieram os saltos e picos, refluxo, dentes, gripe... com 6 meses eu não aguentava mais. Meu esposo nunca trocou uma fralda ou pôs pra arrotar, nada. Então aprendi a amamentar deitada, assim o bebê cochilava na cama (de dia só cochilava no colo) e aos poucos ele foi ficando e agora com 8 meses fazemos cama compartilhada dia e noite.
Na loucura dos primeiros meses da minha filha eu tb recorri ao Google e li sobre os treinamentos de deixar chorar, não manter contato visual... Achei desumano de cara. coloquei na cabeça que era uma fase, uma fase muito curta e muito importante da vida da minha filha. E que eu teria que aprender que não posso e não devo controlar tudo. Então tomei pra mim o mantra "cada dia é um dia". E deixei as coisas fluírem. E eu não dormia, desmaiava rsrs... comecei a fazer a cama compartilhada e deu super certo. Hoje ela tem quase 5 anos e dorme comigo. Agora estou buscando alternativas para o segundo filho que está prestes a chegar. Mais uma vez vou me permitir não querer controlar tudo e seguir o instinto.
Olá Paizinho! Nossa Malu sempre dormiu muito bem. Foi apenas uns dias no seu primeiro mês de vida. Seguimos as orientações da nossa Pediatra e foi muito bom! Hoje ela está com 9 meses e dorme a noite toda! Grande abraço!
--- Depoimento do bebê que cresceu --- Bem... Eu acho que o que desvenda a charada é o depoimento de como ficou a criança que passou por um método ou outro. EU FUI ESSA CRIANÇA: Eu fui o bebezinho que dormiu na cama dos pais porque não conseguia dormir direito no berço. Com o crescimento, a ansiedade de dormir sozinha virou medo, mais velha, virou terror ! Eu tinha 12 anos quando eu mesma tentava dormir no meu quarto, mas chorava em desespero de medo batendo na porta do quarto dos meus pais para que eles me recebessem e ficassem comigo. E eles me recebiam! Porque o terror era genuíno (eu sei, eu LEMBRO)! E imagine a minha surpresa quando, grávida (décadas depois), descobri que a ansiedade do bebê em dormir sozinho pode facilmente virar medo de dormir sozinho na infância, que existem ferramentas que os pais podem usar pra ensinar o bebê mais velho a relaxar no seu berço e nunca desenvolver dessa forma o terror noturno! Entenda, Paizinho: é com todo amor do meu coração que eu quero que minha bebê de 1 mês jamais tenha que passar pelo sofrimento que passei (e nunca me faltou amor dos meus pais, e tentativas deles de me ajudarem a vencer o medo). Minha filhinha é ensinada com verdadeira gentileza no que ela pode aprender: ela dorme no meu colo sim, e vai para o berço, e recepciono ela quando ela chora, mas ela dorme no berço. E quando ela consegue ficar acordada, ela vai sonolenta pro berço e dorme lá, se não dormir, pegamos ela e acalentamos. E existem vezes que ela dorme no ninho no sofá ou na cama. Enfim, ela está aprendendo a dormir, não importa onde. Não deixamos chorando. Ela vai se sentindo bem no berço aos poucos, na certeza que atendemos ela, e vai dormindo cada vez mais horas direto, acordando e voltando a dormir sozinha quando não precisa de nada. Já dormiu 5h direto e eu que peguei a Bela Adormecida para mamar! Existem métodos REALMENTE gentis, que permitem mamar em livre demanda e incentivar a bons hábitos graduais de sono. Digo isso porque eu tenho a sua opinião: não vou deixar de acalentar meu bebê pra ensinar alguma coisa, mas posso dizer por experiência própria que, se eu quando bebê pudesse ter dado opinião, teria pedido pra meus pais me ajudarem a dormir sozinha ainda bebezinha, antes de ter virado terror noturno. Paizinho, deixo a recomendação do livro A encantadora de bebês - Resolve todos os seus problemas, de Tracy Hogg e Melinda Blau. Não é perfeito, mas chega perto! Também é absolutamente contra a não atender o bebê! Talvez ajude muitos pais desesperados. Queria muito sua opinião e de sua esposa após ler esse livro, Paizinho! Volto a dizer: não é perfeito, mas acredito que encaminha muito bem! Um forte abraço! É com carinho que compartilho essa parte privada da minha vida com todos vocês ❤
Esse vídeo é oooooootimo!!! A melhor coisa que existe é cama compartilhada. Eu fazia com meu bebê e até hoje faço as vezes ( só porque amo dormir com o cheirinho da cabeça dele) kkkkk... Só existe benefícios na cama ou sono compartilhado!!!! Hoje meu bb com 4 anos tem o quarto dele, a cama dele, mas eu deixo ele completamente livre pra decidir se quer ou não dormir sozinho. Eu até me emociono quando ele diz "não! Hoje vou dormir na minha caminha!" 😭 kkkkk Fiquei muito nostálgica com esse vídeo! 😁
Simplesmente perfeito. Engraçado como que antes de ver esse video entre erros e acertos eu e a patroa acertamos a "equação". Concordo em gênero numero e grau!
Eu sou mãe de uma corujinha quw não gosta de dormir....kkkk nessa primeira fase até 1 ano vivemos de td cólica, refluxo, saltos de desenvolvimento, angustia da separação...uma vida de privação de sono mas sério quando lia algo do tipi deixar chorar eu ja entrava em.desespero pq não conseguiria isso por 5 segundos...... As sonecas do dia ninava no colo e colocava no carrinho se dormia pouco e começava acordar eu balançava um pouquinho pra voltar a dormir... A noite ninava no colo e levava pro berço no meu quarto e levantava sempre que precisava...na angustia da separação veio pra minha cama. Quando ficou maior e ja não aguentava ninar por tanto tempo ou deitava junto ou colocava no berço e ficava do lado (o que ela aceitasse numa boa) e hj pede pra ir pro berço (vai fazer 3a) e as vezes até fala mamãe pode ir fazer suas coisas eu vou dormir....
Eu não gostava da ideia de cama compartilhada, mas quando me tornei mãe percebi que eu estava errada, nos primeiros dias de vida da minha filha eu ficava exausta, porque ela acordava muitas vezes a noite para amamentar, então decidi tentar a cama compartilhada e foi a melhor coisa que fiz, ela começou dormi melhor e eu também. Hoje ela está com 1 ano e oito meses, ela dorme no peito e depois coloco ela no quarto dela e quando ela acorda de madrugada levo ela para minha cama de novo.
Na madrugada não dá só sede, dá uma fome também🤣 tragam lanche também pra mulher que amamenta, por favooorr kkk. Amei o vídeo Thiago. Concordo com tudo!
É impressionante, todo mundo faz essa pergunta! Minha filha de 5 anos sempre dormiu muito bem já meu bebê que está agora com 11 meses dorme muito mal! Já achei que fosse morrer de sono! Nunca testei nenhum método pois acho todos cruéis com os bebês e com os pais. O que eu tento é seguir uma rotina diária para não passar muito da hora dele dormir. Comemoro quando ele acorda apenas 3 vezes durante a madrugada. Aqui em casa eu e meu marido revezamos durante a madrugada para atender o bebê. Ainda não terminei de assistir ao vídeo mas já agradeço por abordar esse assunto de maneira tão acolhedora.
Esse vídeo é um dos melhores presentes q uma mãe e um pai de bebê pode ganhar. Deixa eu te dar um abraço! (E na Anne também!) 🖤 Aqui naturalmente entramos no mesmo esquema, a mais velha estuda pela manhã e a bebê acorda de vez às 10, então eu seguro as pontas o máximo possível na madrugada pra não chamar o pai, e ele cuida da mais velha para levá-la à escola e eu poder tirar uns cochilos até o meio da manhã. 🖤🖤
Como mãe, o bebê dormir a noite toda mas largar o peito não é uma boa equação. Estou gestante,minha bebe de 1ano e meio ainda mama e naturalmente começou a mamar menos e dormir mais a noite sem treinamento. Tem fases que fica mais pendurada, mas passa. Cansa mas passa. O berço fica no nosso quarto e tudo certo. Sexta filha. Li o nana neném na primeira gestação e joguei no lixo. Todos mamaram e dormiram no tempo deles e dormem bem a partir dos dois aninhos.
Tenho uma bebê de um ano e meio e não estou sabendo lidar com a rotina. Ela dorme tarde, acorda a noite toda ai no outro dia eu não consigo organizar uma rotina pra ela de sono e vira esse círculo vicioso. Não sei como resolver...quer dizer, nem sei se tem solução.
Minha esposa nem deixava eu cuidar da nossa filha bebê durante a noite. Ela q justificava dizendo que ela que estava de licença maternidade e que ela quem podia dar mamar. Isso só mudou após 1 ano e pouco.
Vc acha que existe diferença de treinamento do sono (técnicas) x consultoria do sono (forma integrativa, respeita a individualidade de cada bebê). Conhece?
A qualidade do meu sono melhorou muito depois que eu coloquei meu bebê pra dormir comigo na mesma cama. No Moisés, mesmo que do meu lado, eu tinha que levantar às vezes a cada 15min! Agora eu saco o Tetê pra fora hahaha e quando ele dorme só sento pra ele arrotar e bora dormir mais um pouquinho!
Eu li tanto sobre esses treinamentos, mas minha intuição não permitiu aplicar 🥰. Amo deixar dormindo mamando rsrs. 1 ano e 1 mês e resistindo as "facilidades".
Isso de sono é pra deixar qualquer mae doidinha mesmo. Minha filha tem 1a8m e acorda varias vezes a noite. Já revirei essa internet toda, já me senti culpada, sempre penso que eu que to fazendo errado. Pra piorar sai aquela publicação de uma famosa dizendo que o filho de 2 anos e pouco não dorme e vem 2 psicólogas dizendo que a culpa é dela pq não deixa a criança crescer, não deixa a criança ser independente. Pensa como isso ficou na minha cabeça por dias, até agora fico me perguntando isso. Pessoas que se dizem profissionais, aí quando vc vai ver claro que ela tem uma consultoria do sono.
Sou nova aqui❤️ meu bebê tem 6 meses ele desde que nasceu nunca foi de dormir só cochilos de 20 minutos o máximo ,a noite ele dorme melhor mas acorda umas 3 vezes pra mama ,está sendo muito difícil aqui em casa ,pq já retornei ao trabalho estou me sentindo exausta 😢,e eu estou sozinha nessa meu esposo sai pra trabalhar as 02:30 da manhã
Quando o Marvin tinha 1a3m e acordava 4 vezes por noite em dia bom e eu estava esgotada, eu pedi ajuda lá no grupo Criação com Apego do Fb e me falaram sobre o Plano do Dr Gordon. O que você acha dele? Mesmo sendo uma opção pra cama compartilhada e sendo pra bebês de mais de um ano, eu fico preocupada de estar forçando a barra 😫.
No desespero de ficar sete meses sem dormir, contratei uma "coach" para nos ajudar a treinar a bebê a dormir. Ela teve que ensinar técnicas que não envolvem choro, mas muito colo. Resultado: a bebê segue acordando e a gente segue dando muito colo. Eu precisava ter gastado essa grana? Claro que não, mas sem dormir eu não raciocino...
É desesperador! Aqui a bebê está com 9 meses acorda muito ainda durante a noite. Tenho dificuldade com a cama compartilhada, mas o berço está no meu quarto desde qu3 ela nasceu. Seguindo.com fé que vai melhorar 😂
É fácil ser contra tudo isso quando não se precisa trabalhar o dia todo no dia seguinte sem ter pregado o olho a noite !!! Eu hein, bebês também precisam de rotina e de limites, isso não é falta de amor, é uma necessidade
Estou com um bebê de 6 meses e por diversas vezes, quase cai nessa do treinamento do sono.... mas resisti.... confesso não foi fácil. Tive um certo apoio do marido, mas esse papel recai muito na mulher.... eu só não aderi a cama compartilhada, meu sono é péssimo e ele na minha cama ou quarto, não consigo de jeito nenhum dormir. Mas ele se adptou ao quarto e essa semana fiz o desmame noturno sozinha.... confesso q me sinto uma heroína.... mas o filho pra mãe ainda é muito maus pesado e exaustivo.... pena ver q os homens ainda não entenderam isso
com 1 ano meu filho acordava 8 /10 vezes por noite, eu comecei a surtar, não conseguia aproveitar o dia, vivia estressada, amamentar virou uma tristeza, eu desmamei isso já me ajudou bastante, logo após fiz o método nana neném, no começo foi difícil, mas foi a melhor coisa que eu já fiz, não me arrependo nem por um segundo, acho que além de tudo a noite de sono vai dá disponibilidade de cada um, eu priorizei a minha saúde mental e a noite de sono do meu filho.
Nossa como é chato essa pergunta: ele é bonzinho? Eu pergunto: o que é ser um bebê bonzinho? A pessoa fala: ah que dorme a noite toda. Eu falo: humm ele é bem bonzinho não fala mal de ninguém, mas dorme como um bebê. Acorda de noite. O que tenho de amiga que fez treinamento do sono por indicação de pediatra não tá escrito e o pior que todas me chamam de louca por não fazer. E sabe o que pior? Ouvir que é a melhor coisa pros pais. Dá vontade de perguntar então pra que arrumou filho, pq filho dá trabalho e dedicação mesmo.
Fiz treinamento do sono com minha filha quando ela tina 9 meses. Mantive por 20 dias. Além de todo sofrimento, ela ñ ganhou peso, pois eu ñ amamentava na hora do sono e era nesses momentos q ela mais mamava e eu ñ percebi... Hoje, com 1 ano e 5 meses fazemos cama compartilhada e ela mama pra dormir ou no colo. Confesso q na madrugada é cansativo e estou pensando no desmame noturno. Vcs fizeram o desmame alguma vez aí na casa de vcs?
Em casa, eu sempre fiz toda p turno da noite e madrugada, pois, não achava justo minha esposa que ferrava o dia inteiro com minha e depois minhas filhas e ainda ter que ficar acordada de noite/madrugada.
Ei Thiago. Sou pediatra e mãe de um bebê comum que acorda varias vezes a noite para mamar. Pediatras normalmente não estudam sobre sono. E eu achava que com quatro meses todos os bebes deveriam dormir a noite toda. Mas bem antes disso, ja surtada procurei uma consultoria. E sabe que agora elas vem maquiadas? O pessoal ja descobriu q deixar chorar é pessimo. E agora vendem cursos em que tentam nao deixar bebe dormir no colo ou mamando. É outro problema que afeta INCLUSIVE aleitamento. É um problema maquiado de GENTIL pq mesmo assim interfere na resposta e na demanda da crianca. E eu realmente tenho mais medo do disfarçado de bom do que do mal.
Nossa, isso é TÃO perigoso! Por isso que precisamos expor essas situações e explicar o que existe por trás de tudo.
@@paizinhovirgula mega perigoso. Lobo em pele de cordeito. E o pessoal tem usado este termo GENTIL como permissão para tudo: para desmame , para sono e etc. Não que a família não possa escolher apos a informação. Eles inclusive devem. Mas poucos sabem do que se trata nao atender à demanda de um bebe. Poucos sabem que nao é so ensinamento e cuidado. É extinção de comportamento quando as vezes, o que precisavamos, é fortalecer a rede de apoio
@@marielerios falou tudo, Dra! Eu passo por isso com meu pequeno de 8 meses. Todo mundo tem uma receita mágica. Mas ninguém se dispõe a, realmente, participar e ajudar.
No fim, estou sobrecarregada com ele acordando de 8 a 10 x por noite, e tendo que tocar o dia com todas as demandas da idade dele. Não é uma jornada pra qualquer um.
@@femarx tava assim aqui daí compramos uma cama king kkk e colocamos ele no meio com uns 9-10 meses. Hj ta com 2 e meio . bj
Alguns psicólogos tbm não entendem...eu lembro que na faculdade de psicologia uma professora dizia que crianças em nenhuma idade poderiam, em hipótese alguma, dormir com os pais, pois cada um tinha que ter seu espaço, sua privacidade....ela chegava a dizer que isso na vida adulta poderia trazer prejuízos, pois homens às vezes acordam com ereção e isso podia ser confundido com abuso sexual pelos filhos ( !!!!) ..... enfim , por muito tempo eu reproduzi esse discurso proibitivo, pois foi o que aprendi de uma professora renomada , com doutorado, etc etc...... é triste os próprios profissionais falarem groselha.
Bom, nosso filho, já com um ano de idade, acordava de 2 em 2 horas, as vezes menos. Fizemos um treinamento de sono quando ele tinha um ano e meio mais ou menos. Depois de 3 dias de choros, ele aprendeu a dormir sozinho, e a qualidade do sono dele melhorou muito, passou a acordar uma vez só e depois dormir direto. Hoje está com 5 anos, e dorme muito bem. Fizemos também com a nossa mais nova, de dois anos, e o resultado foi muito bom tbm. Acredito que o principal fator para ensinar as crianças seja a rotina, durante o treinamento estabelecemos uma rotina e seguimos à risca, já com uma semana a pequena falava, quando saía do banho, que era "hora de mimi". Tenho um sobrinho q fez 6 anos este mês. Ele sempre dormiu junto com os pais, a ponto de meu cunhado dormir em um colchão no chão e a criança com a mãe na cama. Ainda hoje, se não tiver alguém com ele, ele não dorme sozinho. Então, falando pelas minhas experiências, acredito que o treinamento possa ser efetivo sim, e talvez até melhor que passar anos com a criança na cama...
Gente, ADOREI saber que existe um PAI que estuda sobre criação com apego, que é contra treinamento de sono, etc.!! O mundo tem salvação!! Meus parabéns!!
E quanto a essa galera que pergunta se o filho dorme a noite toda...cara, sério, faço um olhar fuzilador. A pessoa nunca trocou uma fralda da minha filha e quer saber issi pra quê? Pra me ajudar de madrugada? Coisa nenhuma, quer é se intrometer! Dou logo uma resposta atravessada kkk! Aí evito a fadiga!!
Hahahaha ótima estratégia
Oi Thiago!
Minh filha tem 1a3m e penso que no post do Instagram faltou mostrar o outro lado: depoimentos pra quem o treinamento de sono deu certo, foi gentil, não agrediu os pais nem o bebê, empoderou o pai pra colocar o bebe pra dormir se a mãe precisa chegar tarde do trabalho ou fazer uma viagem. Meu parto foi normal, humanizado, ainda amamento, até hoje fazemos babywearing, fizemos BLW, fralda de pano, estudo CNV, disciplina positiva e montessori, mas cama compartilhada não funcionou pq não dormíamos de tanta preocupação com o bebe sufocar. Meu trabalho tem altíssima carga de pressão e responsabilidade, minha filha chorava de cansaço o dia inteiro e tudo isso só melhorou depois de um treinamento de sono muito gentil, que só foi possível graças ao engajamento do meu marido, a uma consultoria de sono muito experiente e responsável e a tudo que a gente estudou e se dedicou. Obrigada pelo seu acolhimento mesmo as famílias que optaram por intervir no sono! A vida tem muitas cores e existem muitos caminhos do meio :)
Acho uma pena que ele não responda comentários com feedback positivo sobre treinamento de sono, com criação com apego e responsável. Não acho interessante esse tipo de posicionamento inflexível.
Nossa que legal ler isso
Ler sobre sono das crianças é libertador, ajuda a gente a ajudar o bebê, quando li o livro “12h de sono em 12 semanas “, nossa vida mudou! Passamos de ter um filho cansado e irritado a ter um filho q dorme 10 h a noite e varias sonecas necessárias no dia; ou seja criança feliz, pais felizes!!! Chame como quiser, mas entendi que conhecimento sobre o sono é muito valoroso, cada um usa como quiser!
Vídeo extremamente importante! Sou psicóloga e me preocupo com o futuro dessa geração "deixada abandonada", desamparada, chorando por um colo, um afago. Essa "teoria" me assusta profundamente. Parabéns por mais esse vídeo, Thiago!
Tiago, esse vídeo engloba taaaanta coisa sobre maternidade, né? Não apenas a questão do sono do bebê, mas sobre a cumplicidade do casal, a questão do afeto com as crianças...fantástico! Eu espero que todo mundo possa ver esse vídeo pra entender que é uma fase, dolorosa, mas é uma fase e a consequência dessa fase pode ser muito mais traumática do que enquanto os pais não dormem. Estamos criando seres humanos e isso que temos que levar em consideração. Ter filho é trabalhoso e muita gente não se deu conta disso, que precisa de dedicação.
Mas enfim, sobre vc ter falado que fica com os meninos para que a Anne durma até mais tarde com a Maya, eu fiz isso aqui em casa e a sogra ainda achava que eu estava sendo folgada, porque o marido deixava eu dormir até mais tarde enquanto ficava com a mais velha. É triste saber que uma geração que não teve o apoio dos maridos julgar a gente ao invés de se orgulhar dessa evolução. 🙄
Como falo kkk nem tudo se deve falar pro pediatra kkkk então nem tudo se fala pros outros kkk se ta bom pro casal ta tudo certo .
Então, eu fiz uma consultoria de treinamento do sono maquiado (como falou a pediatra/mãe), a princípio, no meu caso, o bb ñ chorou (mas acho q p outra realidade há choro sim), mas apareceu outra demanda e me fez desacreditar no peito, balanço, colo... Minha bb só dormia mamando, com o treinamento na intenção de desassociar o peito ao sono minha bb largou meu peito c 6 meses de vida, falei isso p consultora mas ela falou q ñ tinha relação. Mas segui minha intuição, larguei o treinamento e fiz cama compartilhada sem saber bem o q era. Depois que eu descobri a DP tdo fez sentido e dei graças a Deus a minha intuição, hj acredito q somos mais conectadas do que se tivesse continuado c esse treinamento.
Que depoimento mais maravilhoso! Parabéns por seguir sua intuição.
Já que você perguntou, tenho um relato bem diferente. Passei por dificuldades em virtude do sono, passei por uma consultoria de sono, e foi maravilhoso! Nunca deixei meu bebê chorando, em todas as consultoras que eu sigo isso não existe. Nem choro controlado, nem necessidade de deixar no berço, no quarto, não pegar, não mamar, nada disso tá? Acho que é importante você e todos saberem. Aprendi sobre a fisiologia do sono, aprendi sobre a necessidade média de sono e sonecas de um bebê para que ele cresça saudável (isso é biológico, relacionado a liberação de hormônio do crescimento, que só ocorre em fase profunda de sono e que faz os bebês crescerem e se desenvolverem com mais saúde). E aprendi, principalmente, a identificar os sinais de sono do MEU BEBÊ, que é único, e não se enquadra numa tabela. Com a experiência da consultora de sono em identificar estes sinais particulares, o meu bebê foi criando a sua própria rotina. Hoje ela ama dormir!! Dorme "a noite toda" para a sua idade (o que significa que ela acorda uma vez de madrugada para mamar e desperta bem cedinho de manhã). Eu e meu marido estamos descansados. Ela NUNCA (nunquinha!!!!!) chorou e sempre (sempre, sempre, 100% das vezes) foi atendida por uma mãe e um pai que também estão com a saúde em dia, já que sono é necessidade fisiológica. PAIS, MÃES! A opinião de ninguém é mais importante que a dos seus corações! Sigam essa sempre! Foi o que eu fiz e vivo uma maternidade muito feliz!!
Carolina Macedo eu tb! Tenho a mesma experiencia! Para minha familia foi mto bom e p minha filha tb! Sem choro e sem stress! Mas como tudo nada eh para todo mundo. Cada familia tem seu estilo e necessidades. Mas dormir eh importante. 😉
Denise D. Coy Que bom saber! Exatamente, não é para todo mundo e para todas as situações. Só acho bem ruim quando é associado a algo necessariamente ruim.
Verdade Carolina!
Carolina Macedo esse tb foi meu caso! Experiência boa com implementação de rotina e sem choro!!
Olá Carolina tudo bem? Qual consultoria você usou? Meu bebê tem 10m e não dorme, estou preocupada 😕
Acho que existem os caminhos extremos e os caminhos equilibrados. Procuramos um treinamento de sono quando percebemos que nossa bebê dependia de embalo para dormir, e estava sofrendo porque acordava e não conseguia emendar, foi inclusive o período que o crescimento se descolou um pouco da curva normal de desenvolvimento. Através do treinamento, conseguimos aprender muito sobre os sinais de sono e a implementação da rotina, a demonstrar à nossa filha que estava acolhida e protegida mesmo fora do colo. Houve um momento que ela deixou de pedir peito para dormir, atualmente ela voltou ao peito e só dorme assim, mas nunca mais dependeu de embalo, e consequentemente não sofreu mais com isso. Há muitas orientações conta ou a favor de determinadas práticas que são baseadas em evidências anedóticas, e amedrontam ou prejudicam pais aflitos em busca de algum apoio para dar a seus filhos segurança e conforto. A mesma coisa aconteceu com a amamentação, minha esposa produzia muito leite e minha filha sufocava durante a mamada, acabamos optando pelo bico de silicone, sob olhares condenadores e discursos de que iríamos provocar confusão de bicos e matar a oportunidade de amamentar nossa filha. No final das contas, o bico ajudou a amamentação, nossa filha fez amamentação materna exclusiva até os 6 meses e continua mandando até hoje, agora sem o bico. A moderação é boa e ajuda a não trazer mais pânico a pais que já estão sofrendo, buscando orientação para dar o melhor para seus filhos.
Esse é o verdadeiro abraço virtual e não cursos que prometem noites que na verdade nem existem. Que bom que achei um canal que trata a realidade dos pais, assim nao fico me sentindo uma pessima mãe ou comparando meu filho com os das consultoras de sono.
Enquanto estava grávida (sempre li muito e percebi que é a fase que sobra mais tempo) usava aplicativos de música para ninar e atualmente ainda canto para ela dormir. Depois que ela dorme coloco ela no bercinho dela 🙏🏻 Acho que o treinamento da música funcionou. A partir dos 6 meses comecei usar o quartinho dela. E hoje muitas vezes ela pede licença para ficar sozinha no quarto. Atualmente estou usando um aplicativo muito legal chamado “boa noitinha” 😉
Que gostoso ouvir alguém q tem lugar de fala pq da pra sentir mesmo de longe a empatia… Por aqui tem sido desesperador com meu bebê de 1 ano e 4 meses, hoje mesmo foi uma noite horrível, mas logo de manhã ele levantou com um sorriso e assim vamos seguindo. Um abraço para todos os pais que estão passando pelo mesmo.
Cara, eu estava decidida a fazer o treinamento do sono com a minha bebê de 9 meses, ela tem o sono muito picado, e eu não durmo quase nada, no auge do surto e exaustão encontrei aqui no RUclips uma pessoa ensinando essa técnica, do treinamento do sono, e eu confesso que fiquei tentada a fazer pra ver se funcionava, ainda não havia criado a coragem, mas já estava conversando com meu parceiro pra que juntos pudéssemos aplicar, mas terminei de assistir seu vídeo e você me fez mudar totalmente de ideia, me fez olhar o sono do meu bebê com outros olhos, gratidão pelo vídeo!!!
Há 4 anos atrás escolhi colocar uma mini cama (protegida, claro) ao lado da minha, deixar dormir mamando, dormir ao meu ladinho e sempre atender ao que minha Catarina solicitasse. Isso me garantiu verdadeiro descanso no pouco intervalo em que ela dormia e uma filha alegre e cheia de amor. Faz parte do vínculo maravilhoso proposto pela criação com apego. Gratidão!!! 🌻😘💗
Tenho uma filha de quase 6 anos e uma bebezinha de 3 meses. Fizemos cama compartilhada com as duas. Até hoje, de vez em quando a mais velha vem procurar aconchego em nossa cama e tudo bem! A minha bebê dorme no "primeiro sono" de 6 a 8 horas seguidas, então a coloco no berço e quando acorda para mamar... vem para a nossa cama. Confesso que muitas vezes, mesmo no auge do cansaço, fico assistindo pela babá eletrônica ela dormir no berço e doidinha pra que acorde para vir para a cama! Vai entender!?!😂😂😂
Não da pra entender a nossa cabeça né? 😂
Informação é a melhor ferramenta que se pode dar a uma família nessa situação. Queria ter tido mais acesso a informações do tipo ainda na gravidez, para estar mais preparada. Por aqui nunca adotamos nenhum treinamento de sono, mas não nego que houveram dias que nem meu companheiro nem eu tínhamos mais energia e/ou paciência para tentar acalmar nosso bebê, e acabávamos os dois cochilando com ela no berço chorando. Eram momentos em que precisávamos nos recompor pois já não tínhamos mais nada a oferecer. Os primeiros 6 meses foram muito difíceis, mas foi melhorando ao longo do tempo. Até os 3m ela dormia num berço no nosso quarto, mas se adaptou muito bem no quarto dela, passando a acordar somente uma vez à noite. A maior dificuldade eram os saltos de desenvolvimento, quer dizer, ainda são. É muito difícil lidar com a inquietude e o não querer dormir mesmo morrendo de sono. Mas vamos levando, e nos adaptando. Hoje, com 1a 3m ela dorme a maioria das noites bem, e entender/perceber que as inquietudes geralmente são reflexo dos saltos me faz ter muito mais paciência do que quando ela era menorsinha e eu não tinha ideia do que estava acontecendo.
Esses primeiros meses são muito difíceis mesmo. Mas que bom que hoje é mais tranquilo para vocês. É inclusive uma mensagem de esperança para mães e pais que ainda estão nessa fase difícil.
Cama compartilhada É VIDA! Vai por mim!
Botei o colchão no chão, é garantia de sono bom🙃😘❤
Quero contar que, quando eu estava grávida do Theo, já pensando em como conduzir educação, questão do sono, eu não me sentia a vontade com essa prática de deixar chorando, que é o que todos ao meu redor faziam. Foi aí que buscamos alternativas na Internet e que te conhecemos 😍 a partir daí foi só alegria 😅😊 fizemos cama compartilhada que funcionou muito bem pra gente. De fato é preciso que seja revisto esse jeito "tradicional" de pensar e esperar da criança e sua realidade. Parabéns pelo trabalho. E obrigada 💖
Muito muito bom. Muitos Parabéns! Já tinha lido sobre o assunto e aliás faço cama compartilhada e recomendo!! A internet precisa de mais vídeos como este
Tenho um recém nascido em casa... Assistir seu vídeo nesse momento da minha vida foi muito importante...
Que bom querida! Um abraço apertado!
Eu fiz treinamento de sono com a minha bebê e nunca deixei ela chorando. Sempre acolhi, inclusive faço ela dormir no colo. Gosto muito do conteúdo do seu canal, mas acho que vc abordou o assunto apenas por um ponto de vista. Aprender sobre o sono do bebê não é colocá-lo em uma tabela igual para todos. É conhecer o seu bebê e os sinais demonstrados por ele. Bebês que passam por treinamento de sono tbm passam por saltos de desenvolvimento E nessas fases tbm não dormem bem. Dormir a noite toda não significa dormir 12horas seguidas, significa ter ciclos de sono completos. Não é necessário pagar o preço do choro para seu bebê ter qualidade de sono. Enfim, acho legal deixar aqui um ponto de vista diferente. Abraços
Conhecer e aceitar cada fase é primordial! Fica até mais leve, pq ja é esperado! Por aqui foi super leve. Não pq não teve (tem) essas tretas. Mas sim pq já havia preparado meu ❤ paramadrugadas acordadas e todo o "punk" da maternidade! E consigo curtir todas as fases (todas mesmo) justamente pq já sei mais ou menos o que esperar!
Eu acrescentaria como alternativa uma consultoria do sono responsável. Foi o que fizemos. Na verdade foi uma educação principalmente para nós pais. Aprendemos sobre o sono e importância das sonecas, bem como do ambiente. Não houve choro, nem abandono, nem NADA parecido com isso. Bem pelo contrário: teve muito colo e muita atenção aos sinais dele. Meu bebê tinha 10 meses e melhorou muito o sono, passando a ter noites completas com 1 ano e é assim até hoje, com quase 3 (salvo quando algo não está bem). Nós AMAMOS o processo e faremos novamente com o próximo filho.
Oi Mariana qual curso você fez?
@@alinebarros7298 Oi! Não foi um treinamento pronto. Foi consultoria com a Fabiana Magni. Totalmente customizada. Recomendo muito!
A pressão que sofro com minha filha agora é pq ela já tem 1 ano e seis meses. Mês passado saí de um consultório de gastropediatra prestes a chorar pois ela disse que nessa fase meu leite não alimentava e que eu estava prejudicando o crescimento da minha filha por amamentar à noite. Ela acorda para mamar muitas vezes mesmo e isso tudo piorou na fase de dentição. Me esforço muito para atender as necessidades dela, apesar do cansaço e me senti muito mal por quase acreditar que no fim das contas eu estava prejudicando minha filha. Depois parei, me reconectei e continuei seguindo meu extinto. Vídeos como esse ajudam muito. Por outro lado tento controlar as mamadas durante a noite para não prejudicar o tal crescimento. As vezes dá certo as vezes não. Mas sigo dando muito carinho, colo e peito sempre que meu "bebê grande" solicitar. Minha esperança é que naturalmente essa necessidade de sugar que ela tem será suprida sem intervenções radicais. Oremos. Rssss
A Super Nanny tem lá algum valor mas deixar a criança de qualquer idade chorando até dormir é tortura.
A enfermeira do posto e várias pessoas idosas jogando um monte de informações é o pior de tudo ,e dicas que nunca funcionam . No começo eu me sentia péssima mãe, nada funcionava e as pessoas tacavam pau, até que eu comecei a seguir meus instintos e hoje sou feliz e meu filho de 1 ano e 7 meses está super bem e saudável. Eu entendi que cada fase é diferente e tem seus níveis de dificuldade, cada criança é diferente. Eu tentei 2 noites seguidas deixar meu filho chorando até dormir quando ele tinha 9 meses, já estava comendo, mas,largou o peito pq não era mais interessante. Depois de 2 noites deixando ele chorar ,eu me toquei que estava brigando atoa ,era um estresse pra todos,então tentei introduzir leite ninho e mamadeira, deu super certo . Acredito que ser pai e mãe é seguir seu coração e observar seu filho ,as vezes eles nos mostram oq precisam, mas,no calor do momento e estresse não conseguimos enxergar.
Muito bom esse vídeo!! Parabéns!!👏🏻👏🏻
Aqui em casa apenas seguimos nossos instintos e corações, eu e meu marido, compartilhamos quarto e depois cama, cuidamos juntos de madrugada e nos horários em que ele estava em casa das diversas necessidades do nosso filho e às vezes acordávamos apenas para admirá-lo com muito orgulho e amor!
É desesperador estar no seu limite emocional, de cansaço, de preocupações, de padrões sociais e outros, mas temos que dar ouvidos ao nosso coração e fazer o que acreditamos!
O mundo é para todos!!
Fantástico! Muito bom saber que tudo que meu coração de mãe sempre falou tem um embasamento! Concordo com tudo!
Esse vídeo chegou em boa hora. Eu estava exatamente no momento de desespero por achar que estava fazendo tudo errado com meu bebê de 5 meses e estava no auge do estresse tentando essas alternativas “padrões” para não atrapalhar o desenvolvimento dele por ficar atendendo ele a noite toda, achando que ele acordar varias vezes por noite era culpa minha pq não “ensinei” ele a se acalmar sozinho... sendo que ele está justamente em um salto de desenvolvimento, aprendendo a rolar, a sentar e a cuspir. Tudo ao mesmo tempo.
Obrigada por chegar na hora certa e por confirmar que o meu instinto eh o meu melhor guia p a criação do meu filho. 🙏🏻
Oi Thiago, gosto muito do seu trabalho e me inspiro muito nos seus vídeos, entendi seu ponto, mas acho também que existem profissionais que auxiliam nesse processo mas que realmente não nos propõe TREINAMENTO propriamente dito.
Meu filho sempre teve o sono muito leve e sempre acordou de hora em hora, fizemos cama compartilhada, mas quando ele tinha 1 ano e 8 meses, para mim estava bem insano, trabalhando durante o dia e sem dormir direito a noite, percebi que meu filho tbm não estava descansando muito bem e ficava muito irritado durante a noite. Contratamos uma consultora do sono, na esperança de encontrar algum caminho para melhorar essa nossa experiência de sono. Pesquisamos muito e encontramos uma maravilhosa, que a proposta não é treinar, mas sim olhar a individualidade de cada criança, cada família e tentar alguns ajustes na rotina para que a criança conseguisse descansar melhor a noite. E foi isso que ela trabalhou, ela nos explicou essas mesmas coisas que você disse no vídeo, sobre a necessidade da criança e os ciclos de sono menores e como poderíamos fazer ele ir para cama mais relaxado e tranquilo.
Ela apenas ajustou nossa rotina durante o dia, fazer sempre as refeições no mesmo horário e respeitar e dar muito valor para as sonecas da tarde. Nos ensinou tbm a rotina de antes de dormir, ir abaixando as luzes, não deixar assistir tv e telas, pq alguma crianças ficam muito estimuladas, banho e ir baixando os volumes de voz e brincadeiras. Isso tudo fez com que nosso filho dormisse muito melhor.
Ele mamava muitas mamadeiras de madrugada e também mamava no peito, o que fizemos foi só ir aumentando os intervalos das mamadeiras, que eram 3 de madrugada e a pediatra havia sugerido ir diminuindo aos poucos. Tudo isso com muito acolhimento, muito colo, muito contato pele a pele. Então acho injusto dizer que toda consultora do sono trabalha da mesma forma fazendo treinamentos.
No nossa caso achei que foi muito bom o suporte que tivemos e em nenhum momento senti meu filho desamparado e sendo treinado.
Hoje ele dorme muito melhor, ainda acorda 1 ou duas vezes de madrugada, as vezes mais vezes, mas agora percebo que ele dorme melhor e fica melhor durante o dia. Com o ajuste da rotina ele também aumentou a quantidade de sono na soneca da tarde.
Rapaz...mais uma vez muito obrigado pelo o seu vídeo. Tudo verdade o que você disse. Comecei a tomar calmantes quando o meu bebê nasceu hahahahahahaha os primeiros 15 dias de vida dele foi um filme de terror....mas passou graças a Deus.
Muito bom você definir a criação com apego...infelizmente muitos confundem.
Hugo Zaccarelli 😂😂😂 filme de terror 😆 a fase das cólicas é sim, mas graças a Deus passa logo né 🙏🏻❤️
Tamo junto!
@@Cleusa_usakkkkkkk Verdade ainda bem que passa.
Falaram para não fazer minha filha dormir ninando. Pois, ninei muito e ainda pus para dormir comigo. Eu e meu marido estamos de comum acordo e isso q importa. Ela tem 3 anos agora. Ela dorme mil vezes melhor com a gente e eu confesso q também. Ela não consegue dormir sozinha no quarto dela. Mas tudo bem. Vamos no processo com calma e amor.
Lillian Almada ❤️❤️❤️
Minha baby sempre aceitou dormir sozinha e até hoje é eu que tenho vontade de dormir com ela 😁 O meu treinamento sempre foi cantar música para ela dormir. 😘
Perfeito!!!
Minha filha também tem. Quase 2 anos e dome comigo e meu esposo, acho que nos não acostumamos mais dormir sem ela...
Parabéns Thiago e gratidão, todos os pais e mães deveriam assistir esse vídeo... aqui em casa, graças a Deus existe essa cumplicidade... quando nossa bebê acorda pouco tempo após mamar, é o meu marido quem vai atender ela e isso faz TODA a diferença no meu sono e descanso. Tenho amigas que não recebem tanta ajuda dos maridos e estão sempre esgotadas. E quanto ao treinamento do sono, eu recebi essas orientações de uma familiar, mas achei absurdo e nem tentei. Hoje minha bebê tem 1 ano e acorda somente uma vez de madrugada pra mamar, mas às vezes só mama perto da meia noite e vai direto até às 6h ou 7h da manhã. E nunca deixamos ela chorar, realmente não é necessário!
Obrigada por este video. Estou no momento do desespero, mas sigo sempre com o mantra: é uma fase, vai passar. Bebe com 14 meses, mama muito a noite, pai tem que acordar pra trabalhar, faço cama compartilhada com o bebe no quarto dele, seguimos firme...
Eu fiz curso de sono de bebês recém nascido, li livros e também vi técnicas que não concordo. nunca deixei chorando, sempre abracei peguei no colo e deixei dormir mamando é impossível um recém nascido não dormir mamando. Hoje minha bebê de 2 meses dorme quase sempre a noite toda, cerca de 11 horas seguidas. Desde a maternidade sempre fiz técnicas que envolvem aconchego, dormir embrulhadinho, fazer ninho no berço. Acho bom dormir em quartos separados pois no começo quando dormia no mesmo quarto nosso nos acordávamos ela, e ela nos acordava também com pequenos barulhos durante a noite. Por isso com um mês colocamos ela no quartinho dela e deu super certo. Durante o dia fazemos sonecas juntos e está tudo certo. 💕
Minha bebê tem 5 meses, não sei o que faria sem a participação efetiva do meu marido como pai. Amamentar é um processo lindo, mas extremamente cansativo, e de madrugada então, é como se estivessem drenando suas forças…
Às vezes surto (fico irritada) no cansaço e graças ao pai da minha filha tudo fica bem, ele a pega, cuida dela enquanto me reestabeleço…
Até aqui todos salvos, bebê se desenvolvendo bem e feliz… já a intimidade dos pais não vai tão bem assim 😅, mas cremos que será uma fase e nossa família vai ficar bem 🙏🏽
Esse foi o seu melhor vídeo e o melhor vídeo sobre sono do bebê que eu já vi. 👏👏👏👏
Adorei! Parabéns pelo vídeo! Meu bebê tem 7 meses, está em livre demanda, eu quase não durmo desde q ele nasceu. Fico muito cansada, mas jamais submeteria ele a esse tipo de treinamento cruel!! Por aqui, muito colo, amor e cama compartilhada!!
Isso mesmo!
2022 aqui, e agradecendo por ler o seu comentário... Me acalmou imenso. 5 meses que o meu bebé tem e nunca dormi mais de 2 ou 3 horas por noite. Para além de nunca ter conseguido amamentar no peito e por isso faço extração exclusiva do meu leitinho para o meu bebê. É duro demais, estou desesperada, não tenho tempo para nada... Só queria dormir um pouco... 😔😢 enfim, obrigada por saber que não estou sozinha durante as madrugadas... ❤
Adorei! Viva a Cama compartilhada!
Thiago, obrigada por compartilhar conosco seus vídeos...são todos tão acolhedor..
Tenho um bebê de 10 meses, não dorme bem a noite, fico feliz qdo acorda de 2 a 3 vezes na madrugada...
Já ouvi diversas vezes, deixa ele chorar que aprende a dormir a noite toda, pelo meu modo de cria lo isso jamais passou pela minha cabeça...sigo com meu pensamento q se ele acorda tantas vezes é que precisa sentir segurança, o berço dele é grudado na minha cama sem grade, já pensei em afastar um pouco abaixar o colchão..mais antes de fazer estou sofrendo em pensar que não terei ele tão pertinho de mim...
Seguiremos assim..até que no tempo dele, comece a dormir melhor..
PS: amei seu livro, devorei ele em menos de uma semana..
Grande abraço
Oi paizinho!!! Adoro muito o seu canal e busco sempre pesquisar muito sobre todos os métodos e etc. acho muito válido a sua alerta para alguns treinamentos de sono mas nem todos são iguais aos que vc está expondo! Muitas consultorias de sono, inclusive a que estou fazendo, deixa claro que o bebê tem a sua atenção 100% e jamais deve deixá-lo chorando e desamparado. Nem por um minuto. Vi alguns comentários desse vídeo q postou e alguns relatos de mamães que assim como eu, tem uma experiência bem diferente da qual vc está mencionando.. acho válido compartilhar com vc.. assim como compartilha tanta coisa interessante com a gente! Beijão e muito feliz que Maya está de volta 🙏🏽
Concordo totalmente em compartilhar a cama ou o berço , muitooo mais tranquilo para todos.. fiz isso com minhas filhas que agora são adultas e deu muito certo.. parabéns pelo seu canal. Perfeito.
Tem sempre um caminho do meio. Eu fiz uma espécie de treinamento de sono que não envolvia deixar o bebê chorar! Comecei a fazer quando a minha filha tinha só dois meses e foi um sucesso. Eu ninava ela até os olhinhos estarem quaaaase fechando. Então colocava no berço. Se ela chorasse, só pegar de novo colo e fazer no mesmo esquema. Em dois dias ela já estava sabendo terminar de dormir sozinha no berço. Mas sabe o que aconteceu?! Minha bebê que nunca havia tido as temíveis cólicas passou a tê-las! Só muito colo e calor humano para fazer passar. Então desisti da técnica e passei a nina-lá até o fim nos meus braços mesmo e só depois colocar ela no berço. Nunca mais teve cólica! Mas uma dica que levo pra vida dessa técnica é: a melhor coisa pro bebê dormir à noite toda é a ROTINA. E sempre muita pouca luz de noite. Nada de barulho, nada de sons. Tudo feito com luz baixa. E rotina gente. Se o bebê tem rotina de sono, vc sempre coloca pra dormir na mesma hora do mesmo jeito, ele aprende rapido a dormir a noite todinha :)
Muito obrigada por esse vídeo, faço cama compartilhada desde que meu bebê nasceu pq achei mais prático e pq adoro ter ele do meu lado mas tenho visto tantos vídeos falando sobre o bebê dormir a noite toda e desmame noturno que comecei a ficar estressada pq meu bebê de 6 meses não dorme a noite toda e mama varias vezes na madrugada. Pensei: será q tem alguma coisa errada com a gente? Mas tbm fiquei pensando, pq tirar o peito da madruga? Só pra poder dormir? Mas e as necessidades do meu filho? Um dia desses tentei fazer ele dormir sozinho, uma hora de relógio tentando, me cansando, estressando mãe e filho, desisti, peguei no colo e dormiu. Pensei: tão mais fácil, pra que passar tanto estresse? No fim decidi que ia continuar como estava e que no fim tudo ia dar certo. E seu vídeo veio pra me confirmar que estou no caminho certo!! Obrigada.
Exatamente isso que você falou! A cama compartilhada nos libertou de noites terríveis. Depois que meu filho passou a dormir com a gente todos dormimos melhor, ele por se sentir mais seguro e aconchegado dorme mais e melhor e nós conseguimos descansar. Claro que ainda existem dias que ele acorda durante madrugada e não quer mais dormir ou quando está gripado que as noites também são difíceis, mas no geral foi o que nos ajudou demais. E eu amo dormir grudadinha com ele 😍 em um dos meus dias de desespero tentei ceder à pressão social de colocá-lo pra dormir no berço novamente e eu simplesmente não conseguia dormir com a falta dele ali perto de mim. Por aqui não tem prazo pra ele não dormir mais na nossa cama, vai dormir enquanto acharmos que é necessário!
Obrigada Paizinho estava precisando muuuuuuito dessas palavras... Realmente é cansativo demais e a gente acaba apelando para as idéias que os outros dão só pra ver se funciona e a gente consegue descansar um pouco mas no meu coração eu sinto que não vale a pena e que minha bebê não merece e não tem porquê passar por isso... Às vezes o que a gente precisa é só ouvir uma outra pessoa que compartilhe da mesma idéia de criação para nos reafirmar na nossa decisão. Por isso te agradeço muito por fazer esse vídeo em específico. 💝 Bjs
Gratidão por seu aprendizado e conhecimento.
O livro "Soluções para noites sem choro", de Elizabeth Pantley, é prefaciado pelo Dr. Sears. Esse livro foge à regra dos demais livros e treinamentos de sono do mercado?
Totalmente, é um livro ótimo.
Cada família faz de um jeito mesmo. Tentei de tudo pra fazer o meu bebê dormir sem chorar.... Tudo mesmo. Quando eu não aguentava mais deixei ele chorando. E depois de uns dias ele já dormia bem melhor. No meu caso, tem que ser no berço, quarto escuro e sem leite durante a madrugada.
Que acalento na alma! Minha filha tem 8 meses agora. Mas já passamos por alguns picos enlouquecedores. Fazíamos sono compartilhado. O berço dela no quarto! Descobrimos a cama compartilhada quando não aguentei mais de sono e deixei ela dormir no peito na cama. Ainda é um pouco difícil devido a posição. Mas melhor que não dormir.
Tbm deixo dormir no peito, foi o jeito que consegui descansar um pouco.. Hoje minha baby dorme muito melhor com a cama compartilhada!
deixei o berço grudado na cama retirando uma grade. agora mandei o berço pro espaço e grudei uma cama de solteiro. facilita, viu?
@@adrianaduchat Facilita demais..
Amo seus vídeos! Obrigada! Sou muito julgada por fazer cama compartilhada, mas faço por ser o melhor pro meu filho e pra mim!
Jessica Castro ❤️❤️❤️
cara de alface para esses julgamentos todos!
Já fiz consultoria de sono 2 vezes. Meu filho tem 2 anos e nunca dormiu bem e muito menos a noite toda. Ando esgotada, porque ainda amamento e as pessoas só julgam que a culpa dele dormir é nossa. Ele já consegue adormecer sozinho no berço, mas desperta várias vezes.
Aqui também, Vanessa. Forte abraço
Deixar a cria chorando, jamais.. aqui fazemos uma rotina.. jantamos, shatala, tomamos banho, ficamos deitados na cama (compartilhada) mama e sono.. adoro esses momentos.. mas é bem diferente de treinamento.
E paizinho e quem mudando totalmente de assunto, q o filho de 1 ano bate na mãe/pai e estes revidam?! Você tenta mostrar outra alternativa p esses pais?! Pq eu não consegui dizer nada com medo de parecer um julgamento..
Muito bom Thiago. Adorei!
Por aqui foi cama compartilhada na 1 semana de vida. Depois foi pro berço ao lado da minha cama. Porém, vieram os saltos e picos, refluxo, dentes, gripe... com 6 meses eu não aguentava mais. Meu esposo nunca trocou uma fralda ou pôs pra arrotar, nada. Então aprendi a amamentar deitada, assim o bebê cochilava na cama (de dia só cochilava no colo) e aos poucos ele foi ficando e agora com 8 meses fazemos cama compartilhada dia e noite.
Na loucura dos primeiros meses da minha filha eu tb recorri ao Google e li sobre os treinamentos de deixar chorar, não manter contato visual... Achei desumano de cara. coloquei na cabeça que era uma fase, uma fase muito curta e muito importante da vida da minha filha. E que eu teria que aprender que não posso e não devo controlar tudo. Então tomei pra mim o mantra "cada dia é um dia". E deixei as coisas fluírem. E eu não dormia, desmaiava rsrs... comecei a fazer a cama compartilhada e deu super certo. Hoje ela tem quase 5 anos e dorme comigo. Agora estou buscando alternativas para o segundo filho que está prestes a chegar. Mais uma vez vou me permitir não querer controlar tudo e seguir o instinto.
Mto obg por esse vídeo... Me trouxe paz... E abriu meus olhos.. pra não fazer essas coisas..nunca tive coragem.
fico muito feliz por ter ajudado!
Olá Paizinho! Nossa Malu sempre dormiu muito bem. Foi apenas uns dias no seu primeiro mês de vida. Seguimos as orientações da nossa Pediatra e foi muito bom! Hoje ela está com 9 meses e dorme a noite toda!
Grande abraço!
--- Depoimento do bebê que cresceu ---
Bem... Eu acho que o que desvenda a charada é o depoimento de como ficou a criança que passou por um método ou outro. EU FUI ESSA CRIANÇA:
Eu fui o bebezinho que dormiu na cama dos pais porque não conseguia dormir direito no berço. Com o crescimento, a ansiedade de dormir sozinha virou medo, mais velha, virou terror ! Eu tinha 12 anos quando eu mesma tentava dormir no meu quarto, mas chorava em desespero de medo batendo na porta do quarto dos meus pais para que eles me recebessem e ficassem comigo. E eles me recebiam! Porque o terror era genuíno (eu sei, eu LEMBRO)!
E imagine a minha surpresa quando, grávida (décadas depois), descobri que a ansiedade do bebê em dormir sozinho pode facilmente virar medo de dormir sozinho na infância, que existem ferramentas que os pais podem usar pra ensinar o bebê mais velho a relaxar no seu berço e nunca desenvolver dessa forma o terror noturno!
Entenda, Paizinho: é com todo amor do meu coração que eu quero que minha bebê de 1 mês jamais tenha que passar pelo sofrimento que passei (e nunca me faltou amor dos meus pais, e tentativas deles de me ajudarem a vencer o medo). Minha filhinha é ensinada com verdadeira gentileza no que ela pode aprender: ela dorme no meu colo sim, e vai para o berço, e recepciono ela quando ela chora, mas ela dorme no berço. E quando ela consegue ficar acordada, ela vai sonolenta pro berço e dorme lá, se não dormir, pegamos ela e acalentamos. E existem vezes que ela dorme no ninho no sofá ou na cama. Enfim, ela está aprendendo a dormir, não importa onde. Não deixamos chorando. Ela vai se sentindo bem no berço aos poucos, na certeza que atendemos ela, e vai dormindo cada vez mais horas direto, acordando e voltando a dormir sozinha quando não precisa de nada. Já dormiu 5h direto e eu que peguei a Bela Adormecida para mamar!
Existem métodos REALMENTE gentis, que permitem mamar em livre demanda e incentivar a bons hábitos graduais de sono. Digo isso porque eu tenho a sua opinião: não vou deixar de acalentar meu bebê pra ensinar alguma coisa, mas posso dizer por experiência própria que, se eu quando bebê pudesse ter dado opinião, teria pedido pra meus pais me ajudarem a dormir sozinha ainda bebezinha, antes de ter virado terror noturno.
Paizinho, deixo a recomendação do livro A encantadora de bebês - Resolve todos os seus problemas, de Tracy Hogg e Melinda Blau. Não é perfeito, mas chega perto! Também é absolutamente contra a não atender o bebê! Talvez ajude muitos pais desesperados.
Queria muito sua opinião e de sua esposa após ler esse livro, Paizinho! Volto a dizer: não é perfeito, mas acredito que encaminha muito bem!
Um forte abraço! É com carinho que compartilho essa parte privada da minha vida com todos vocês ❤
Esse vídeo é oooooootimo!!! A melhor coisa que existe é cama compartilhada. Eu fazia com meu bebê e até hoje faço as vezes ( só porque amo dormir com o cheirinho da cabeça dele) kkkkk... Só existe benefícios na cama ou sono compartilhado!!!! Hoje meu bb com 4 anos tem o quarto dele, a cama dele, mas eu deixo ele completamente livre pra decidir se quer ou não dormir sozinho. Eu até me emociono quando ele diz "não! Hoje vou dormir na minha caminha!" 😭 kkkkk Fiquei muito nostálgica com esse vídeo! 😁
Simplesmente perfeito. Engraçado como que antes de ver esse video entre erros e acertos eu e a patroa acertamos a "equação". Concordo em gênero numero e grau!
Muito, muito, muito, muito... obrigada!
Eu sou mãe de uma corujinha quw não gosta de dormir....kkkk nessa primeira fase até 1 ano vivemos de td cólica, refluxo, saltos de desenvolvimento, angustia da separação...uma vida de privação de sono mas sério quando lia algo do tipi deixar chorar eu ja entrava em.desespero pq não conseguiria isso por 5 segundos...... As sonecas do dia ninava no colo e colocava no carrinho se dormia pouco e começava acordar eu balançava um pouquinho pra voltar a dormir... A noite ninava no colo e levava pro berço no meu quarto e levantava sempre que precisava...na angustia da separação veio pra minha cama. Quando ficou maior e ja não aguentava ninar por tanto tempo ou deitava junto ou colocava no berço e ficava do lado (o que ela aceitasse numa boa) e hj pede pra ir pro berço (vai fazer 3a) e as vezes até fala mamãe pode ir fazer suas coisas eu vou dormir....
A Helô começou a ter pesadelos agora. Thiago, você tem conteúdo planejado para o assunto?
Eu não gostava da ideia de cama compartilhada, mas quando me tornei mãe percebi que eu estava errada, nos primeiros dias de vida da minha filha eu ficava exausta, porque ela acordava muitas vezes a noite para amamentar, então decidi tentar a cama compartilhada e foi a melhor coisa que fiz, ela começou dormi melhor e eu também. Hoje ela está com 1 ano e oito meses, ela dorme no peito e depois coloco ela no quarto dela e quando ela acorda de madrugada levo ela para minha cama de novo.
Na madrugada não dá só sede, dá uma fome também🤣 tragam lanche também pra mulher que amamenta, por favooorr kkk. Amei o vídeo Thiago. Concordo com tudo!
O que eu acho, é que q maioria das pessoas que falam sobre treinamento de sono não sabem nem o que é …
A primeira vez que ouvi desse livro eu não acreditei, pensei ninguém denunciou? A oms aceita? Como pode algo tão perjudicial existír?
Muito obrigada pelo seu video e seu abraço 💕
Que vídeo necessário! Maravilhoso! Obrigada
Tamo junto!
É impressionante, todo mundo faz essa pergunta! Minha filha de 5 anos sempre dormiu muito bem já meu bebê que está agora com 11 meses dorme muito mal! Já achei que fosse morrer de sono! Nunca testei nenhum método pois acho todos cruéis com os bebês e com os pais. O que eu tento é seguir uma rotina diária para não passar muito da hora dele dormir. Comemoro quando ele acorda apenas 3 vezes durante a madrugada. Aqui em casa eu e meu marido revezamos durante a madrugada para atender o bebê. Ainda não terminei de assistir ao vídeo mas já agradeço por abordar esse assunto de maneira tão acolhedora.
Espero que tenha gostado do resto do vídeo!
@@paizinhovirgula gostei muito e já compartilhei! Seus vídeos são ótimos!
Esse vídeo é um dos melhores presentes q uma mãe e um pai de bebê pode ganhar. Deixa eu te dar um abraço! (E na Anne também!) 🖤 Aqui naturalmente entramos no mesmo esquema, a mais velha estuda pela manhã e a bebê acorda de vez às 10, então eu seguro as pontas o máximo possível na madrugada pra não chamar o pai, e ele cuida da mais velha para levá-la à escola e eu poder tirar uns cochilos até o meio da manhã. 🖤🖤
Reconfortante ouvir tudo isso! Obrigada!!
Tamo junto ;)
Como mãe, o bebê dormir a noite toda mas largar o peito não é uma boa equação. Estou gestante,minha bebe de 1ano e meio ainda mama e naturalmente começou a mamar menos e dormir mais a noite sem treinamento. Tem fases que fica mais pendurada, mas passa. Cansa mas passa. O berço fica no nosso quarto e tudo certo. Sexta filha. Li o nana neném na primeira gestação e joguei no lixo. Todos mamaram e dormiram no tempo deles e dormem bem a partir dos dois aninhos.
E quando a mãe amamenta (tem outra criança mais velha) e tem que fazer tudo sozinha?! É mto pânico!!!!!! 😅 Rindo p não chorar aqui...
Tenho uma bebê de um ano e meio e não estou sabendo lidar com a rotina. Ela dorme tarde, acorda a noite toda ai no outro dia eu não consigo organizar uma rotina pra ela de sono e vira esse círculo vicioso. Não sei como resolver...quer dizer, nem sei se tem solução.
Minha esposa nem deixava eu cuidar da nossa filha bebê durante a noite. Ela q justificava dizendo que ela que estava de licença maternidade e que ela quem podia dar mamar. Isso só mudou após 1 ano e pouco.
Vc acha que existe diferença de treinamento do sono (técnicas) x consultoria do sono (forma integrativa, respeita a individualidade de cada bebê). Conhece?
Vii seu novo post. Obrigada! ❤
Thiago, te vi no Via Parque domingo... Seus filhos são Lindos! Parabéns!!!
Ahhhhh, por que não falou com a gente? :D
Parabéns pelo vídeo! Maravilhoso!! ❤️
obrigado!!!
A qualidade do meu sono melhorou muito depois que eu coloquei meu bebê pra dormir comigo na mesma cama. No Moisés, mesmo que do meu lado, eu tinha que levantar às vezes a cada 15min! Agora eu saco o Tetê pra fora hahaha e quando ele dorme só sento pra ele arrotar e bora dormir mais um pouquinho!
Eu li tanto sobre esses treinamentos, mas minha intuição não permitiu aplicar 🥰. Amo deixar dormindo mamando rsrs. 1 ano e 1 mês e resistindo as "facilidades".
Isso de sono é pra deixar qualquer mae doidinha mesmo. Minha filha tem 1a8m e acorda varias vezes a noite. Já revirei essa internet toda, já me senti culpada, sempre penso que eu que to fazendo errado. Pra piorar sai aquela publicação de uma famosa dizendo que o filho de 2 anos e pouco não dorme e vem 2 psicólogas dizendo que a culpa é dela pq não deixa a criança crescer, não deixa a criança ser independente. Pensa como isso ficou na minha cabeça por dias, até agora fico me perguntando isso. Pessoas que se dizem profissionais, aí quando vc vai ver claro que ela tem uma consultoria do sono.
Sou nova aqui❤️ meu bebê tem 6 meses ele desde que nasceu nunca foi de dormir só cochilos de 20 minutos o máximo ,a noite ele dorme melhor mas acorda umas 3 vezes pra mama ,está sendo muito difícil aqui em casa ,pq já retornei ao trabalho estou me sentindo exausta 😢,e eu estou sozinha nessa meu esposo sai pra trabalhar as 02:30 da manhã
Quando o Marvin tinha 1a3m e acordava 4 vezes por noite em dia bom e eu estava esgotada, eu pedi ajuda lá no grupo Criação com Apego do Fb e me falaram sobre o Plano do Dr Gordon. O que você acha dele? Mesmo sendo uma opção pra cama compartilhada e sendo pra bebês de mais de um ano, eu fico preocupada de estar forçando a barra 😫.
No desespero de ficar sete meses sem dormir, contratei uma "coach" para nos ajudar a treinar a bebê a dormir. Ela teve que ensinar técnicas que não envolvem choro, mas muito colo. Resultado: a bebê segue acordando e a gente segue dando muito colo. Eu precisava ter gastado essa grana? Claro que não, mas sem dormir eu não raciocino...
Nossa estou passando por isso. Meu bebê só acordava uma vez a noite, dirrepente acorda três vezes é desesperador rs. Não sei mais o que faço.
É desesperador! Aqui a bebê está com 9 meses acorda muito ainda durante a noite. Tenho dificuldade com a cama compartilhada, mas o berço está no meu quarto desde qu3 ela nasceu. Seguindo.com fé que vai melhorar 😂
Se fosse só acordar varias vezes estava bom, por aqui a bebê nem dorme... tá fogo.
Caraca paizinho falou tudo gratidão por suas palavras 😍
É fácil ser contra tudo isso quando não se precisa trabalhar o dia todo no dia seguinte sem ter pregado o olho a noite !!! Eu hein, bebês também precisam de rotina e de limites, isso não é falta de amor, é uma necessidade
"Dormi como um bb" = "acordei de 15 em 15 minutos chorando" 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Mas não é? Kkkkk Depois que tivemos filho passamos a falar o mesmo aqui em casa. É fogo!!!
@@Su2010BS melhoras pro seu sono flor! 😂😂💜💜
hahahhaahahha devia ser "dormi feito um bêbado"
@@paizinhovirgula Vou usar essa, e aproveitar enquanto nao tenho filhos! 😂😂😂😂😂
Experiente vídeo. Parabéns!
Estou com um bebê de 6 meses e por diversas vezes, quase cai nessa do treinamento do sono.... mas resisti.... confesso não foi fácil. Tive um certo apoio do marido, mas esse papel recai muito na mulher.... eu só não aderi a cama compartilhada, meu sono é péssimo e ele na minha cama ou quarto, não consigo de jeito nenhum dormir. Mas ele se adptou ao quarto e essa semana fiz o desmame noturno sozinha.... confesso q me sinto uma heroína.... mas o filho pra mãe ainda é muito maus pesado e exaustivo.... pena ver q os homens ainda não entenderam isso
Pena mesmo... Mas sigo fazendo esse meu trabalho de formiguinha aqui, na esperança de ajudar homens também a entender tudo isso.
com 1 ano meu filho acordava 8 /10 vezes por noite, eu comecei a surtar, não conseguia aproveitar o dia, vivia estressada, amamentar virou uma tristeza, eu desmamei isso já me ajudou bastante, logo após fiz o método nana neném, no começo foi difícil, mas foi a melhor coisa que eu já fiz, não me arrependo nem por um segundo, acho que além de tudo a noite de sono vai dá disponibilidade de cada um, eu priorizei a minha saúde mental e a noite de sono do meu filho.
Nossa como é chato essa pergunta: ele é bonzinho?
Eu pergunto: o que é ser um bebê bonzinho?
A pessoa fala: ah que dorme a noite toda.
Eu falo: humm ele é bem bonzinho não fala mal de ninguém, mas dorme como um bebê. Acorda de noite.
O que tenho de amiga que fez treinamento do sono por indicação de pediatra não tá escrito e o pior que todas me chamam de louca por não fazer. E sabe o que pior? Ouvir que é a melhor coisa pros pais. Dá vontade de perguntar então pra que arrumou filho, pq filho dá trabalho e dedicação mesmo.
Fiz treinamento do sono com minha filha quando ela tina 9 meses. Mantive por 20 dias. Além de todo sofrimento, ela ñ ganhou peso, pois eu ñ amamentava na hora do sono e era nesses momentos q ela mais mamava e eu ñ percebi...
Hoje, com 1 ano e 5 meses fazemos cama compartilhada e ela mama pra dormir ou no colo.
Confesso q na madrugada é cansativo e estou pensando no desmame noturno. Vcs fizeram o desmame alguma vez aí na casa de vcs?
Nossa, lamento muito que vocês passaram por isso! E sim, a Anne conduziu desmame noturno nos mais velhos, mas em idades diferentes.
Em casa, eu sempre fiz toda p turno da noite e madrugada, pois, não achava justo minha esposa que ferrava o dia inteiro com minha e depois minhas filhas e ainda ter que ficar acordada de noite/madrugada.
Eh verdade....muito triste as pessoas fazem isso com os bbs...adorei muito bom o vídeo
Obrigado!