Para identificar a função sintática dos pronomes relativos, você deve substitui--lo por seu antecedente. Ou seja, basta colocar no lugar do pronome a palavra que ele retoma, que ele faz referência: o relativo assume a mesma função que a palavra a qual ele faz referência. 1 - sujeito Maceió, que é a capital das águas, fica no litoral alagoano. Maceió é a capital das águas. (sujeito) 2 - objeto direto Gostei do vestido que você estava usando. Você estava usando o vestido. (objeto direto) 3 - objeto indireto O livro de que preciso é este. Preciso do livro. (Objeto indireto) 4 - complemento nominal São muitas as travessuras de que o garoto é capaz. O garoto é capaz de muitas travessuras. (Complemento nominal) 5 - predicativo do sujeito Admiro o grande homem que você é. Você é um grande homem. (Predicativo do sujeito) 6 - adjunto adnominal Os vestidos cujas cores eram mais atraentes foram vendidos logo. As cores dos vestidos. (Adjunto adnominal) Dica: O pronome cujo (e suas flexões) sempre vai ter função sintática de adjunto adnominal, já que sempre acompanha um nome e indica posse. 7 - adjunto adverbial A loja em que comprei o vestido estava em liquidação. Comprei o vestido na loja. (adjunto adverbial de lugar) Dica: O pronome relativo onde é empregado somente para indicar um lugar concreto, por isso, sempre tem função sintática de adjunto adverbial de lugar. Se o antecedente for uma situação, e não um lugar, recomenda-se usar em que ou no qual (e suas flexões). O pronome relativo como sempre vai exercer a função sintática de adjunto adverbial de modo e quando, a função de adjunto adverbial de tempo.
Funções sintáticas dos pronomes relativos: que - sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial quem - objeto direto preposicionado, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial o qual - idem ao pronome que quanto - sujeito, objeto direto cujo - adjunto adnominal onde - adjunto adverbial de lugar como - adjunto adverbial de modo quando - adjunto adverbial de tempo
Atenção, Atenção! Concurso eiros, eese é o vídeo melhor para função sintática de pronome, bote fé😊
Uma excelência de mestre...
Para identificar a função sintática dos pronomes relativos, você deve substitui--lo por seu antecedente.
Ou seja, basta colocar no lugar do pronome a palavra que ele retoma, que ele faz referência: o relativo assume a mesma função que a palavra a qual ele faz referência.
1 - sujeito
Maceió, que é a capital das águas, fica no litoral alagoano.
Maceió é a capital das águas. (sujeito)
2 - objeto direto
Gostei do vestido que você estava usando.
Você estava usando o vestido. (objeto direto)
3 - objeto indireto
O livro de que preciso é este.
Preciso do livro. (Objeto indireto)
4 - complemento nominal
São muitas as travessuras de que o garoto é capaz.
O garoto é capaz de muitas travessuras. (Complemento nominal)
5 - predicativo do sujeito
Admiro o grande homem que você é.
Você é um grande homem. (Predicativo do sujeito)
6 - adjunto adnominal
Os vestidos cujas cores eram mais atraentes foram vendidos logo.
As cores dos vestidos. (Adjunto adnominal)
Dica: O pronome cujo (e suas flexões) sempre vai ter função sintática de adjunto adnominal, já que sempre acompanha um nome e indica posse.
7 - adjunto adverbial
A loja em que comprei o vestido estava em liquidação.
Comprei o vestido na loja. (adjunto adverbial de lugar)
Dica: O pronome relativo onde é empregado somente para indicar um lugar concreto, por isso, sempre tem função sintática de adjunto adverbial de lugar. Se o antecedente for uma situação, e não um lugar, recomenda-se usar em que ou no qual (e suas flexões).
O pronome relativo como sempre vai exercer a função sintática de adjunto adverbial de modo e quando, a função de adjunto adverbial de tempo.
Aula Show
EXCELENTE!
Muito top!
bom demais
Bicho, esse professor é phoda!
Funções sintáticas dos pronomes relativos:
que - sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial
quem - objeto direto preposicionado, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial
o qual - idem ao pronome que
quanto - sujeito, objeto direto
cujo - adjunto adnominal
onde - adjunto adverbial de lugar
como - adjunto adverbial de modo
quando - adjunto adverbial de tempo