Como a hipocalcemia subclínica afeta as vacas leiteiras?
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Você quer saber como a hipocalcemia subclínica afeta a fisiologia das vacas leiteiras?
Nesse video mostramos resultados de um artigo aonde foram avaliados a consequência de induzir vacas com hipocalcemia subclinica na fisiologia e no sistema imunológico.
Link para acessar o artigo:
doi.org/10.316...
Confira o vídeo e deixe seus comentários, perguntas e sugestões aqui embaixo.
NÃO CLIQUE AQUI:
/ @legitimoruminante
Acompanhe a gente nas redes sociais:
Instagram
/ legitimoruminante
Facebook
/ legitimoruminante
Buzzsprout
legitimoruminan...
Spotify
open.spotify.c...
Parabéns pelos vídeos Achilles! Muito interessante essa abordagem integrada de nutrição, metabolismo e saúde. Você tem pretensão de fazer um vídeo integrado imunidade, proteínas de fase aguda, estresse oxidativo e metabolismo de vacas? Seria bacana!
Ola Dorgival, excelente sugestão. Vou dar uma pensada e acredito que sai um video sim! O tópico é interessante e de importância principalmente no período de transição. Abraço.
Boa Achilles. Só vídeos e artigos top.
Olá Thiago, muito obrigado!! Mande sugestões ai para a gente!
Talvez trazer um video sobre a importância fisiológica do Magnésio neste contexto do aumento da concentração de cálcio no sangue no pós parto de vacas que receberam dieta acidogenica no pré parto.
Muito bom!!! Na sua opinião até que ponto seria importante classificar os tipos de HSC em vacas leiteiras? Até que ponto o nível de DCAD no pré-parto pode ajudar nisto? Você acha que seria necessário definir um nível de DCAD otimo? Obrigado!
👏👏👏👏
Obrigado Rodolpho!!
Existe algum trabalho de referência demonstrando o impacto econômico da hipocalcemia subclínica?
Olha, eu acredito que ainda não tenha. É um pouco difícil de avaliar pois há muitas outras variáveis que são considerados confundimentos. Por exemplo, será que a vaca esta tento um prejuízo econômico pois ela estava com hipocalcemia subclinical ou sera que foi porque ela desenvolveu uma metrite em seguida a hipocalcemia subclinica. Fica difícil de separar e normalmente podemos apenas fazer associações e não causação. Mas seria interessante tentar explorar essa questão econômica sim, uma pergunta bem pertinente!