O que é Pedra de Raio?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024

Комментарии • 435

  • @davidfuzatto
    @davidfuzatto 6 лет назад +29

    Cris Amarante, quero fazer uma observação sobre essas pedras.
    Eu trabalho com esculturas em pedras ha 41 anos, sempre dedicado a investigar técnicas e experimentando possibilidades diferentes ( Essa experiência me fez compreender mais profundamente sobre cortes perfeitos)
    Sou também conhecedor de técnicas de usinagem mecânica, em fresamento. ( Esse conhecimento nos dá a compreensão do que é obedecer com rigor os ângulos de corte)
    Tenho duas pedras dessas, as duas são de materiais diferentes, mas, trazem em si, o mesmo detalhe característico de todas elas, o gume.
    O gume dessas pedras, possui uma angulação com uma precisão matemática que, somente é possível reproduzi-lo se o lapidário tiver uma ferramenta especial que propicie o desbaste rigorosamente dentro de parâmetros específicos.
    O gume dessas pedras,possuem um perfil perfeitamente simétrico, tanto no sentido transversal, quanto no sentido longitudinal( Você pode observar na imagem no minuto 3:00)
    Isso só poderia ser produzido por máquina, ou, pela ação natural, em uma dinâmica onde algo flui obedecendo efeitos específicos de ação e reação.
    Se você fizer uma observação criteriosa, vai perceber que há essas pedras com essas características de precisão matemática e há também, outras, mais grosseiras. ( Você mesmo mostra esses dois tipos de pedras aqui nesse vídeo)
    O que ocorre é que, essas pedras perfeitas, foram encontradas pelos homens da antiguidade e copiaram delas em materiais mais accessíveis, as outras que são mais grosseiras.
    Não se engane, a academia passa para seus alunos o que eles acham ser a verdade, mas muita coisa é conhecimento morto, os professores nunca nem sequer tentaram reproduzir uma com tal precisão...

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад +5

      Muito obrigada David. Concordo que a academia muitas vezes passa certas coisas como verdadeiras sem experimentação, por outro lado há conhecimentos populares que cercam esses objetos também. Sou sempre pelo diálogo entre acadêmicos e não acadêmicos. Até porque, na maior parte das vezes são os moradores e encontram tais artefatos, e em alguns casos, acham peças mais interessantes que as encontradas pelos arqueólogos.
      Gostaria muito de poder conversar pessoalmente com você. Seus conhecimentos são muito valiosos. E observar o que você diz tendo as peças por perto seria bem mais interessante. Abraços

    • @davidfuzatto
      @davidfuzatto 6 лет назад +1

      Cris, antes de tudo, quero deixar claro que minha intenção é poder compartilhar estas observações, mas sem intuito de gerar atritos, somente interação para integração.
      Fiz um vídeo mostrando algumas características muito peculiares desse material, convido você a ver isso no meu canal.
      Obs: Na parte do vídeo em que eu me refiro ao vídeo que eu havia visto, eu não fui muito feliz na explanação e faltou passar mais clareza sobre minha posição em relação ao que você disse aqui nesse vídeo.
      Grato, sucesso!

    • @davidfuzatto
      @davidfuzatto 6 лет назад +3

      Seria muito bom poder conversar com você Cris, iríamos ter assunto que não acaba rsrsrsr
      Puma punko, pirâmides e muitos outros pontos que possuem registros implícitos de uma realidade muito diferente do que é ensinado.

    • @franciscodomingues9058
      @franciscodomingues9058 4 года назад +2

      Ou é simplesmente o resultado de anos de experiência do artesão. Como na Índia e China, fabricando mosquetes e espadas a olho nu, com precisão milimétrica.

    • @sivaldohollyver4917
      @sivaldohollyver4917 3 года назад +1

      @@davidfuzatto Eu pesquisando diz q essas pedras são esculpidas pelo raio qnd ele cai na terra. Essa ideia q eram esculpidas pelo homem da antiguidade deve ser invenção. sou leigo nessa matéria pois pesquisei devido o que as pessoas mais idosas contam, pois fiquei curioso. Quero ñ ter dúvida e saber realmente o verídico.

  • @carlosmagno9732
    @carlosmagno9732 4 года назад +5

    Na década de 90 minha tia encontrou uma perto da casa dela e deixou no mesmo lugar acreditando que o raio viria buscar depois de 7 anos. Meus primos me mostraram na época, era uma pedra perfeita, muito bonita mas a gente não tinha nenhum conhecimento e acreditava naquela história antiga. Depois de um tempo a terra foi arada e nunca mais vimos a pedra, mas saberia dizer o local certo onde ela ficava.

  • @gilvanmacedo6181
    @gilvanmacedo6181 3 года назад +4

    Realmente existe a pedra de raio como também as pedras polidas que se chama machado de Índio, a pedra de raio quando acontece uma descarga atmosférica chama-se Fulgurito

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  3 года назад

      Oi Gilvan. Obrigada pela explicação. Uma vez fui procurar os fulguritos no Google. E os formatos me pareceram bem diferentes dos machados. Mas sim. É interessante explicar que realmente existe isso. Um grande abraço

  •  3 года назад +4

    Eu tenho uma pedra de machado perfeita que encontrei no barranco quando morava no sítio em Nova Bandeirantes MT.

  • @Clairssss
    @Clairssss 6 лет назад +4

    Muito legal!!! Cresci ouvindo essa história de corisco. Minha mãe costumava dizer que nos dias de chuva e raio, essas pedras dentro de uma caixa, começavam a se agitar! Hehehe.... bom saber a explicação.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад +1

      De onde você é Elvira?

    • @Clairssss
      @Clairssss 6 лет назад

      @@ArqueologiaAlternativa Eu sou de Recife, Pernambuco. Mas a minha mãe (que viu aa pedras na caixa de sapato, mantidas por um tio), cresceu em Escada, zona da mata pernambucana. Bacana demais a explicação!

  • @gustavocamargo9340
    @gustavocamargo9340 5 месяцев назад +2

    Tinhamos uma pedra raio , sem saber ou conhecer esse nome na época. Um raio caiu no terreno ( lotes 12 X 30 ) ao lado, exatamente na mangueira q ficava ao lado do muro. No dia seguinte ao evento foi observado um buraco no muro de placa de cimento e um pedra parcialmente quebrada junto a ele. Essa pedra apresentava um formato de machadinha , com uma colocação q parecida ter sofrido altas temperaturas, lisa por fora e muito dura e consistente por dentro . Infelizmente eu levei p escola e uma professora de geografia não devolveu mais.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 месяцев назад

      Pena que você ficou sem. Devia ser uma peça linda. Chamamos de machado lunar!
      Obrigada por compartilhar o relato aqui no Canal.

  • @balcambal9769
    @balcambal9769 5 лет назад +4

    Parabéns pelo trabalho. Divulgação científica nunca foi tão necessária como agora. Conheci seu canal procurando vídeos sobre o Vale do Catimbau, onde estive recentemente. Foi incrível ver as pinturas rupestres e toda a história e saberes dos locais. Estou agora acompanhando seus vídeos. Buena onda

  • @EmanoelLucas8552
    @EmanoelLucas8552 5 лет назад +5

    Nossa, muito bom! Na minha vizinhança, no interior do Maranhão, o pessoal tinha uma pedra dessa e eu morria de medo de cair uma igual em cima da minha casa durante as chuvas.

    • @l_leitt3
      @l_leitt3 2 года назад

      No maranhao cai muito mesmo, matando as palmeiras babaçu

  • @fabriciompassos26
    @fabriciompassos26 5 лет назад +3

    Vc é Linda e Inteligente..combinação perfeita..😘 eu tinha uma pedrinha dessa quando era Criança acabei perdendo...😥

  • @joaozinhopereira6975
    @joaozinhopereira6975 3 года назад +3

    Estou aprendendo muito contigo.
    Não consegui acessar pelo Instagram.
    Que maravilha te ouvir.

  • @FredericoOSilva-yh1fl
    @FredericoOSilva-yh1fl 3 года назад +3

    boa explicação. alguns relatam que vira um raio cair onde a pedra foi encontrada outros afirma que quanto tem tempestade por perto a pedra vibra. nestes casos vocês acreditam esta pedra pode ter algum derivado de ferro ou outro metal na composição ou se um mineral levasse alguma carga elétrica elevada como um raio poderia alterar as propriedades do mineral?

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  3 года назад +1

      Sim Frederico. Muitas delas são praticamente metal puro. Impressionante.

  • @sadirambo1
    @sadirambo1 Год назад +1

    Eu já encontrei muitas destas pedras sempre nas próximas de córregos ou rios e sempre as deixo onde as encontro com relação as tais pedras de raio nada mais são do que meteoritos q cai de dia e pode atingir qualquer coisa e despedaçada assim como um raio despedaça arvores ou outros objetos atingidos por ele eu sou um aventureiro da natureza e convivo com tudo isso.

  • @RoseSantos-eq6ij
    @RoseSantos-eq6ij 4 года назад +1

    Serto adorei a esplicaçao pois tenho Uma pedra dessa

  • @claudiomoitinho8920
    @claudiomoitinho8920 Год назад +1

    Bom dia Cris adorei seu vídeo vc explica, direitinho menina, parabéns 👏

  • @francisdrake3588
    @francisdrake3588 2 года назад +3

    Eu acho que os povos primitivos pegavam as pedras que caiam no raio para fazer machado.😄

  • @darlampereiradesouza3924
    @darlampereiradesouza3924 2 года назад +1

    Cristiane e a primera vez que visitei o seu canal e amei n sou arqueologo mas acabei enxontrando.uma dessas pedras

  • @JoaoPaulo-xu6gy
    @JoaoPaulo-xu6gy 5 лет назад +2

    Que informação maravilhosa... muito bacana a contextualização e a explicação científica... Parabéns Cris.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 лет назад +1

      Obrigada. Esse vídeo foi muito inspirado nas ações de educação patrimonial. Quando eu levava o machado o assunto sempre surgia. Ele é o mais visto do Canal. Você já viu desses machados?

    • @JoaoPaulo-xu6gy
      @JoaoPaulo-xu6gy 5 лет назад +1

      @@ArqueologiaAlternativa já... em sua aula em Lagoa Damasceno- Mulungu do Morro- Bahia... São lindas.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 лет назад +1

      @@JoaoPaulo-xu6gy Lá tinha uma pequena. Muito linda. Saudade das aulas. Logo voltarei pra lá

  • @BacGold
    @BacGold 2 года назад +2

    Muito bom 👏💯💯👏👏👍🤝

  • @BookdeMoisesoficial
    @BookdeMoisesoficial 16 дней назад

    Sempre achei que essa pedra era de um raio mesmo,gostei das informações!

  • @erimarcarvalhorocha2480
    @erimarcarvalhorocha2480 5 лет назад +4

    Morei na roça 25 anos sempre achei essas pedras nas raízes de árvores onde caia raios me explica!?

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 лет назад +4

      Alguns grupos colocavam-nas no tronco para que a própria árvore se formasse em volta, e assim tinham cabos mais firmes. Muitas acabavam por ficar lá com o tempo.

  • @antoniolima6475
    @antoniolima6475 5 лет назад +3

    Eu acho que é isso ,uma ferramenta ,vou continuar guardando a minha , esverdeada muito bonita , até que ela me traga a sorte

  • @tiagotgdiniz2621
    @tiagotgdiniz2621 6 лет назад +2

    moça ta certo ....mas la em minas meu irmão e meu pai estavamos arrando um terreno la em casa.... ai uma tarde deu uma chuva forte com muitos raios.....e um dessea acertou uma araucária e partiu ela de baixo em cima....quando fomos tirar os destroçou dela achamos uma pedra dessa que estava no meio do Pinheiro ...se e pedra. como foi parar no meio do tronco ? ou sera um meteorito

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  4 года назад

      Na verdade ela não caiu, já estava lá. Os povos da pré-história deixavam algumas na árvore para criar um cabo natural. As vezes o raio parte a árvore e elas aparecem e as pessoas pensam que o raio que levou. Vários arqueólogos acham os machados em árvores que não foram partidas pelo raio. É bem comum. Dá pra entender?

  • @marcosbicelli3493
    @marcosbicelli3493 3 года назад +1

    Bacana sua explicação, fico com a versão " machado de pedra de povos muito antigos"
    Tenho vários artefatos como machados e utensílios de pedras indígenas. Sou apaixonado por tais peças.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  3 года назад

      Ô Marcos. Tens algum sítio arqueológico perto de ti. Para de coletar e cuida do sítio 😉

  • @antiquariofacabuena-diegoa8625
    @antiquariofacabuena-diegoa8625 2 года назад +1

    Ótima explicação! Parabéns 👏👏👏👏👏

  • @suelicorreia8252
    @suelicorreia8252 6 лет назад +1

    Interessante. Já tinha ouvido falar sobre isso, mas nunca pesquisei para saber sobre.

  • @ronaldoadriano274
    @ronaldoadriano274 4 года назад +1

    Oi Cris eu tenho duas pedras dessas,gostei muito da sua aula eu também acredito q sejam machos antigos.

  • @nordesteemacao9302
    @nordesteemacao9302 3 года назад +1

    Linda demais essa mulher

  • @andersonbendthrash
    @andersonbendthrash 3 года назад +1

    Linda demais e sabe o q está falando

  • @JoseCarlos-kg4xv
    @JoseCarlos-kg4xv 2 года назад +1

    Tenho uma pedra pois achei quando estava construindo, precisei sacar um um pé de côco onde o solo é areia foi quando chegar ao final onde é hoje uma sapata base funda me deparei com uma pedra.

  • @mariacabral5485
    @mariacabral5485 6 месяцев назад +1

    Uma curiosidade que falaram que podemos amarrar uma linha de costurar no corisco e colocar no fogo 🔥 de lenha que a linha não queima, eu fiz essa experiência e a linha ñ queimou realmente...

  • @rogeriolopes6706
    @rogeriolopes6706 6 лет назад +2

    Sou alpinista e achei 4 encima de montanha, pois homem pre histico nunca subiram lá, alguém explica se eles voavam tão auto. ....

  • @hugobeal5709
    @hugobeal5709 4 года назад +2

    Gostaria de saber em qual região do Brasil essa pedra é endêmica, ou seja, em qual região é mais encontrada.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  4 года назад

      Tem em várias regiões do Brasil. São associadas a diversos povos ceramistas. Elas variam em tamanho, formato e matéria prima. Já viu uma de perto???

    • @hugobeal5709
      @hugobeal5709 4 года назад

      @@ArqueologiaAlternativa Sim, tenho algumas, mas gostaria de saber se são verdadeiras. Existe muita falsificação nesse ramo.

    • @jauluz1818
      @jauluz1818 4 года назад

      Acho q no Nordeste, aki se via muito, eu tenho uma em casa, é muito pesada

  • @pauloalexandredasilva8955
    @pauloalexandredasilva8955 9 месяцев назад +1

    Vc pode me explicar eu achei uma fincada na parte superior de um transformador de energia.sera que o raio jogou esse machadinho para come e depois caiu e fincou no transformador

  • @marciaoliveira4578
    @marciaoliveira4578 6 лет назад +1

    Estudando para a prova do Iphan que acontece amanhã achei os seus videos e me encantei pelo assunto. Sou formada em comunicação social e trabalho em turismo. Vendo este vídeo muito interessante e lendo os comentários, hoje, agora na hora da pausa para o cafézinho (haja ansiedade!), vi que além da parte cientifica, a arqueologia também "descortina" crenças, em vários relatos trazendo o pensamento "mágico", ou a cegueira total do pensamento "religioso". Muito bacana o jeito que você conduziu a reflexão nestes casos, ou ainda suas explicações. Não sei se estou pronta para amanhã, mas com certeza estou abrindo uma porta de conhecimentos muito interessantes para a minha vida! Muito sucesso para vc e obrigada por tudo!

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад +1

      Ah Marcia. Seu comentário me emocionou. Foi gostoso fazer essa maratona de vídeos. Aprendi bastante com tudo isso. Mas confesso, que as vezes cansava e pensava: Até onde estou contribuindo realmente? Não só para o concurso, mas para a arqueologia e o patrimônio do meu país. O teu relato me faz acreditar que valeu a pena. Que de certa forma te toquei com as minhas reflexões. Quando isso acontece a gente sabe que a informação chegou em quem tinha que chegar, de um modo especial. Te desejo toda a sorte do mundo. Vou compartilhar seu comentário no meu Insta! Tenha uma boa semana. Um super beijo

    • @marciaoliveira4578
      @marciaoliveira4578 6 лет назад +1

      Muitíssimo obrigada por tudo! O primeiro vídeo seu que assisti foi o dos Sambaquis e partindo dai, comecei a me encantar pelas explicações sobre os sítios arqueológicos. Espero que vc continue a nos presentear com suas aulas. Vou continuar a estudar, recomecei agora e sei que o caminho é longo! :)

    • @marciaoliveira4578
      @marciaoliveira4578 6 лет назад +1

      Estou te seguindo lá como meliseolive! bjosbjos

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад

      Fôrça aí Marcia. Nós continuamos estudando por aqui. Podes contar comigo para o que precisar. Abraços

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад

      Obrigada :)

  • @natrilhadahistoria7678
    @natrilhadahistoria7678 5 лет назад +1

    Ótimo canal , fale sobre contruçoes de pedra e cal , existem varias ruínas feitas com essa técnica , like certo 🙏💥👍👍👍😄

  • @ferminosantos9489
    @ferminosantos9489 2 года назад +1

    Oji achei uma muinto parecida com Machado o gumi e perfeito vou guardar e algo estranho porém bonito

  • @francinetemarques9399
    @francinetemarques9399 2 года назад +1

    Oi Cris...eu tenho uma pedra que o meu avô achou dentro de uma árvore, segundo ele vem em um raio...gostaria de saber mais sobre a Pedro que tenho como posso fazer?

  • @MarcosSilva-px3jk
    @MarcosSilva-px3jk 4 года назад +1

    Oi cristiane o que é pedra de raio

  • @Noma-de
    @Noma-de 3 года назад +1

    Que bom alguém que escrarece essa história.

  • @eunicelopes8727
    @eunicelopes8727 5 лет назад +1

    Cris, vi seu vídeo e achei o seu comentário cientificamente correto, mas gostaria que vc como uma estudante fizesse uma pesquisa na bíblia no salmo 78 versículo 48 após ler o 48 Leia o 46 e 49 ou todo o capítulo 78 com bastante atenção vc vai perceber que Deus fala sobre o corisco, que são fenômenos da natureza por tanto a sua versão seria contrariada vc não tem nada a perder como uma pesquisadora. Abraço!

  • @adaltonvieirarodrigues9070
    @adaltonvieirarodrigues9070 5 лет назад +1

    Cair do céu é passar de mão em mão x bastante esclarecedora a aula da geóloga

  • @kamyllacastro3790
    @kamyllacastro3790 4 года назад +2

    Interessante... Meu pai sempre encontra dessa pedras na fazenda dele, no interior de Goiás, próximo a um rio e sempre quando está fazendo plantio usando máquinas para arar. São muito lindas e intrigantes! Kk

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  4 года назад +1

      Então a fazenda do seu pai é cheia de sítios arqueológicos. Onde fica?

    • @kamyllacastro3790
      @kamyllacastro3790 4 года назад +1

      @@ArqueologiaAlternativa sempre imaginei isso! A fazenda fica na divisa dos municípios da cidade de Goiás e Heitoraí. A cidade de Heitoraí fica à 138 km de Goiânia - capital. (Lembro do meu pai dizer que achou pedaços, que ela acha que poderia ser de panelas, mas não sei se realmente são)

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  4 года назад +1

      @@kamyllacastro3790 Devem ser sim. Vontade de conhecer e catalogar os sítios. 😃

    • @kamyllacastro3790
      @kamyllacastro3790 4 года назад +1

      @@ArqueologiaAlternativa De onde você é? Atualmente moro em Goiânia, mas sempre vou visitar meus pais. Faça nos uma visita, seria ótimo se encontrássemos algo!

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  4 года назад +1

      @@kamyllacastro3790 Atualmente vivo em Portugal. Minha família no Brasil vive em Santos. Quem sabe quando for por aí eu consiga fazer uma visita? Vamos mantendo contato. Pode ser por aqui. Ou no direct @arqueoalternativa

  • @franciscoeldovitorianodeso5528
    @franciscoeldovitorianodeso5528 4 года назад +3

    Oi Cris. Mas você sabe que podem cair na terra, pequenos meteoritos vindos do espasso. Não é verdade?

  • @adeilsonneres6827
    @adeilsonneres6827 Год назад +1

    Sim. Mas acredito que o raio em alguns casos vem acompanhado d alguma coisa sólida, porque tem árvores grandes que lascam de cima a baixo. Ou será que é so a força da energia que faz rachar árvores tão gigantescas. Acredito sim que essas Pedras são da pré história, mas eu aínda acredito que o rádio trás alguma coisa sólida.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  Год назад +1

      Tem um tipo de rocha que vem do raio sim, mas é uma forma diferente dessas. Essas, muitas vezes eram fixadas na árvore com ela ainda jovem, para "encabar", só que a árvore cresceu e o machado acabou ficando. Quando o raio corta a árvore, o machado que já estava dentro sai. E muitas vezes ele está em brasa. Porque parte das rochas selecionadas para fazer o machado, tinham muita concentração de metal. Obrigada pelo comentário. Eu adoro esse assunto!

    • @adeilsonneres6827
      @adeilsonneres6827 Год назад +1

      @@ArqueologiaAlternativa Ah entendi. Muito obrigado pelo esclarecimento.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  Год назад

      @@adeilsonneres6827 De nada

  • @wendersoncena2976
    @wendersoncena2976 6 лет назад +2

    Meus avós sao evangélicos e eles juram q ja viram uma pedra pulando a noite quando estava chovendo e nao e so eles q viram, conheço varias pessoas q afirmam q existe uma pedra q s movimentar e some quando esta chovendo, um rapaz me disse q o tio dele axou uma pedra machadinho e levou p dentro de casa e deixou ela na sala, e ele disse q numa noite eles acordaram assustado com um barulho forte dentro d casa e estava chovendo muito e quando foram ver alguns moveis d casa estavam quebrado e a pedra tinha sumido d vez e ele jurar q viu um buraco na telha d casa e afirmam q era a pedra q subiu p cima.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад +1

      Wenderson. Algumas dessas machadinhas tem muita liga metálica. Em dias que tenham muitos raios, pode ser que pela força do magnetismo aconteça algo. Minha opinião é de cientista, de quem estuda arqueologia. Sobre as histórias contadas, eu respeito as origens e quem nelas acredita. Obrigada pelo depoimento. Você já viu uma pedra de raio?

    • @alefnicolas1215
      @alefnicolas1215 6 лет назад +1

      WENDERSON Pimenta kkkkk história legal pra dormin😂😂😂😂

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 лет назад

      @@alefnicolas1215 😂😂😂😂

    • @antoniocostta1441
      @antoniocostta1441 3 года назад

      Foi o Lula quem roubou ela.

  • @leoncioleitao79
    @leoncioleitao79 5 лет назад +1

    Show!!! Muito boa explicação, já tinha falado para o meu pai mas ele vendo seu comentário foi muito melhor.
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. DEUS ABENÇOE.

  • @mariacabral5485
    @mariacabral5485 6 месяцев назад +1

    Então se o corisco é uma pedra feita por civilização passada ,essa civilização estava espalhada no mundo todo, pois essas pedras são encontradas por toda parte, eu já vi uma no interior que eu nasci aqui no Pará...

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 месяцев назад

      Sim Maria. Existiu isso no mundo todo. É o período que estudamos na escola como "Pedra Polida".
      A pedra de corisco é um machado polido!
      No Brasil, esse período foi mais tardio.
      Em outras partes do mundo foi anterior!

  • @motosnoopyX
    @motosnoopyX 6 лет назад +2

    Parabéns, muito bom. Além de machados são achados equipamentos de lavoura? Enxada, martelo e etc?

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад +1

      Os machados polidos são ligados a grupos ceramistas e sedentários. Os tembetás também são encontrados nesse tipo de sítio. Eles são artefatos de grupos mais recentes. Já assistiu o vídeo sobre a Arqueologia Pré Histórica 2? Lá, falo um pouco mais desses povos.

  • @ezenirpa5112
    @ezenirpa5112 Год назад +1

    Eu achei a pedra de um raio em Guaraqueçaba,Itaqui , é município de Guaraqueçaba, PR,no Rio de água doce ,em 2022,tenho em casa guardada

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  Год назад

      Sítio Arqueológico 😍

    • @ezenirpa5112
      @ezenirpa5112 Год назад +2

      @@ArqueologiaAlternativa oi

    • @ezenirpa5112
      @ezenirpa5112 Год назад +2

      Oi este raio tem valor em dinheiro pra voces

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  Год назад

      @@ezenirpa5112 tem valor de pesquisa. São peças de Museu. Para entender os sítios arqueológicos das regiões de onde vieram 🙂

  • @aliomarpereira7506
    @aliomarpereira7506 5 лет назад +2

    Olá Cris, sou de Cacoal Rondônia RO. Grato por sua atenção. Abraços e aguardo.

  • @odilonjunior100
    @odilonjunior100 6 лет назад +1

    muito obrigado pelas informações, encontrei uma na minha região

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад +1

      Como assim encontrou? Os locais onde elas são encontradas são sítios arqueológicos. Você chegou comunicar alguém ou algum órgão sobre o "achado"?

    • @odilonjunior100
      @odilonjunior100 6 лет назад +1

      +Cris Amarante - Arqueologia Alternativa ainda não comuniquei a ninguém.

  • @SuperPauloleandro
    @SuperPauloleandro 6 лет назад +1

    A moça é um primor!
    Muito graciosa!

  • @_aldairbatista_
    @_aldairbatista_ Год назад +1

    Uma vez achei uma pedra em formato de um rin muito pesada proporcional ao seu tamanho, tentei quebrar e não consegui. O meu pai disse que era pedra de curisco e que depois de 7 anos o raio vim buscar ela 😅😅😅 joguei foi fora e longe de casa com medo do raio 😅😅😅

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  Год назад

      Kkkkkkkk. Não tenho como saber. A pedra do raio não trabalhada pelo homem tem um formato diferente destas do vídeo 🤷🏻‍♀️

    • @_aldairbatista_
      @_aldairbatista_ Год назад

      @@ArqueologiaAlternativa mas existe essa tal pedra que quando cai o raio e cai junto? Ou isso é um mito?

  • @nelsoncunha7822
    @nelsoncunha7822 3 года назад +1

    Meu pai disse que na minha região. Achava muito dessas pedras . Por incrível que pareça todas que eu conheço são iguais .

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  3 года назад +1

      Pode ser da sua região. Há diferentes formatos. Obrigada pelo comentário 😉

    • @nelsoncunha7822
      @nelsoncunha7822 3 года назад

      @@ArqueologiaAlternativa tem mais de 60 anos que meu pai e minha mãe tem esta pedra

  • @ademirRJr
    @ademirRJr 4 года назад +1

    Vale a pena escrever um artigo sobre isso!

  • @karinadiniz815
    @karinadiniz815 4 года назад +1

    Obrigada querida!

  • @valdenissilvadxing
    @valdenissilvadxing Год назад +2

    Aqui na Paraiba se acha em toda região. Ai os velhos dizem que é corisco kkkkkkk.

  • @UMPOUCODETUDO-ci9rk
    @UMPOUCODETUDO-ci9rk 3 года назад +1

    Eu tenho um corisco redondo , vale alguma coisa ?

  • @edvaldocruz8859
    @edvaldocruz8859 3 года назад +2

    Eu tenho uma de 1.400kg, como vc podia analisar, provavelmente seja um meteorito rochoso.

  • @grandechefeoguru877
    @grandechefeoguru877 4 года назад +1

    eu encontrei uma pedra dessas oque vc sugere q eu faça?

  • @luzinetemariadossantos3053
    @luzinetemariadossantos3053 Год назад +1

    Você pode mim ajuda eu achei uma pedra Preto perto de minha casa no sítio deu um grande relâmpago e um grande trovão.com três dias eu achei uma pedra Preto perto

  • @salvadormessias2938
    @salvadormessias2938 5 лет назад +4

    Na minha opinião a pedra de raio ela formada devido a temperatura e a força que ela cai no chão derretendo o solo estantaniamen te porece motivo que existe diversas cores de pedra ela se forma com o próprio solo

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 лет назад

      Salvador. Elas são produzidas por humanos e muitas delas são cheias de liga metálica, por isso atraem os raios. E também, algumas delas eram colocadas em árvores, para encabamento. Então, muitas árvores quando são atingidas por raios tem essas pedras dentro. Elas não foram trazidas pelo raio. Elas estavam lá.

  • @mariadocarmodesouza6012
    @mariadocarmodesouza6012 3 года назад +1

    Gostei muito da sua explicação, tenho uma dessas pedras e já sabia que era da pré história.
    Mas mesmo assim vou assistir seus vídeos.

  • @mayconsimoes289
    @mayconsimoes289 8 дней назад

    Se é de raio ou não não sei, mas minha região é pobre de minerais e eu achei uma pedra na mata fechada sem nenhuma outra pedra perto nem rio, essa pedra é clara e tem uma lapidação que não é feita a mão e natural da para ver, fiquei muito curioso tenho ela aqui para avaliar se interessa eu mando fotos.

  • @Renato_Kim_Jae-min
    @Renato_Kim_Jae-min 3 года назад +1

    Explica como todas essas pedras são magnética

  • @antoniocostta1441
    @antoniocostta1441 3 года назад +1

    Me explica como que essas pedras existem em lugares nunca abitado pelo homem?

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  3 года назад

      Claro que foram habitados. Elas, junto com outros vestígios, testificam isso 😉

  • @regiswalstin6447
    @regiswalstin6447 2 года назад +3

    Moça eu achei essa pedra
    Duas vezes
    Tipo uma cunha
    O raio caiu em um pinheiro. Raxou o pinheiro em duas parte ao meio
    Aí no mesmo dia após parar a tempestade
    Eu fui até o pinheiro
    Que estava rachado
    E dentro da árvore do pinho estava a pedra tipo uma cunha.
    Aí fica a minha dúvida
    Os arquiologos
    Falam que e pedra polida pelo Povo antigos
    Mas como essas pedras aparece dentro da árvore onde o raio rachou
    Eu mesmo sou porova viva disso
    Eu retirei duas pedras
    Em dois pinheiro que caiu o raio
    E eu fui no mesmo dia ver e achei dentro da madeira mesmo
    Eu creio que a pedra não vem do céu
    Mas e uma pedra formada pela energia do raio que entra em fusão ao tocar ao solo arame ou em árvores ...
    A eu também tenho uma pedra de kimberito em casa
    Eu sou hoby adoro andar pesquisando por coisas da terra
    .
    Na minha pesquisa sobre kimberito
    Eu achei dois lugares na minha região
    Onde indica ter tido vulcão a mais de 3 milhões de anos eu creio,
    Achei vários kimberitos
    Quebrei vários e retirei vários diamantes de dentro do kimberito
    Eu tenho os diamantes em casa
    E também nos rios próximos achei diamante também mas todos pequenos
    Mas onde dentro da minha pesquisa onde ouve vulcão
    Lá tem vários kimberitos eu sempre vou no local ver
    Dentro da minha pesquisa achei até a boca tubo do vulcão

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  Год назад

      Boa pergunta. Ainda vou fazer um vídeo sobre isso

    • @joao___
      @joao___ 8 месяцев назад +1

      Deveria mostrar tudo isso ,é interessante

  • @AdilsonSFaria
    @AdilsonSFaria 5 лет назад +1

    Chou de bola 👍

  • @lamshr8075
    @lamshr8075 6 лет назад +1

    Algumas dessas pedras são machadinhas, algumas não são, no sítio do meu pai aqui no interior da Bahia, encontrei uma pedra dessas no chão, OB: é uma pedra com um gume perfeito, um material muito pesado que não existe por aqui, andei pesquisando as machadas não são queimadas como esse que encontrei.

  • @biaribeiro6010
    @biaribeiro6010 4 года назад +1

    Boa aula de arqueologia

  • @izaiasquinto8198
    @izaiasquinto8198 6 месяцев назад +1

    Tenho certeza absoluta que essas ferramentas foram construídas por humanos que nos antecederam.

  • @julyeversombatista9326
    @julyeversombatista9326 3 года назад +1

    Valeu aí 👍👌!

  • @lipehsantos8879
    @lipehsantos8879 Месяц назад +1

    essa pedra tem algum valor?

  • @rosyferreirasantos1132
    @rosyferreirasantos1132 2 года назад +1

    Gostaria de saber si essas pedra tem algum valor em dinheiro

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  11 месяцев назад

      Rosy. É proibido vender Patrimônio Arqueológico 🤷🏻‍♀️

  • @sergioricardomartinssoares9814
    @sergioricardomartinssoares9814 4 года назад +1

    Gostei do seu vídeo, me interesso bastante por arqueologia. Gostaria de fazer um comentário: os raios em algumas situações formam rochas reliquiares, são denominados fulguritos que são resultado da fusão normalmente de areias que são ricas em sílica e estas tem formato normalmente tubular.

  • @josefelipetavares9165
    @josefelipetavares9165 6 лет назад +1

    Tinha uma dessas pedras, e vi no dia que ela caiu numa árvore. Quanto o raio caiu no árvore foi encontrada a pedra.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад

      Oi José. Alguns desses machados eram deixados na árvore quando jovem, para que o cabo aderisse à lâmina pela força da natureza. Quando o raio cortou a árvore, a lâmina já estava lá, deixada por alguém que viveu na sua região no passado. Isso é bem comum. Beijos

  • @aliomarpereira7506
    @aliomarpereira7506 5 лет назад +1

    Olá Cris, se este machado com perfeitas linhas esculpidas, for um achado arqueológico, deve-se procurar quem para confirmar?

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 лет назад

      Onde você mora? O ideal é procurar um/a arqueólogo/a e/ou o IPHAN. Se eu souber de onde você é posso ajudar, vendo alguém mais próximo.

  • @cristianosanntos
    @cristianosanntos 3 года назад +1

    É vdd que ela serve para paralisia facial, derrame essas coisas?

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  3 года назад

      Eu nunca ouvi falar sobre isso. Mas... Para quem acredita que ela traz bom presságio... Quem sabe?

  • @iuryfelix4513
    @iuryfelix4513 5 лет назад +1

    Olá eu encontrei uma pedra dessa , ela tem algum valor aos museus?

  • @adelltsconsultoriashumaniz9976
    @adelltsconsultoriashumaniz9976 5 лет назад +1

    Eu tenho vários kgs dessa pedra eu conheço como turmalina negra entre outros cristais e pedras

  • @lcrobdetectorismoeconstruc5606
    @lcrobdetectorismoeconstruc5606 4 года назад +1

    Veja a minha que eu encontrei
    Naquele tempo não tinha tecnologia pra fazer uma pedra como a que eu encontrei
    Olha lá no meu canal e veja a simetria que ela tem é impossível fazer esfregando em outra pedra!

  • @moizezreis231
    @moizezreis231 6 лет назад

    Ótimo vídeo

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад

      Bom que gostou Moisés. Que outros assuntos gostaria de assistir no Canal?

  • @luciachristino8229
    @luciachristino8229 4 года назад +1

    eu tenho um machado azular de mais de um palmo ecntrado no enterio do rio de janeiro

  • @JoseCarlos-if5qb
    @JoseCarlos-if5qb 5 лет назад +3

    O solo brasileiro é rico em ferro, todo raio cai em direção ao núcleo da terra e a voltagem e tão grande que ninguém conseguiu medir.
    A temperatura é tão alta, que derrete as partículas de ferro, é quando acontece essa formação.
    É só chegar um imã perto e notar a quantidade de ferro. Diferente das ferramentas primitivas.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 лет назад +1

      A ferramenta tem um gume cortante muito bem definido. É produzido por humanos.

    • @EtceTals
      @EtceTals 5 лет назад +2

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
      A pedra popularmente conhecida como pedra de raio são achados arqueológicos, não são formações naturais.
      Outra coisa são os fulguritos. Q são fruto do derretimento da areia devido aos 30mil graus celsios do raio.

    • @mariaritaaraujodesouza3670
      @mariaritaaraujodesouza3670 5 лет назад

      Ótima a sua explicação, Carlos José.
      Imagine uma árvore " guardar a machadinha" por centenas de anos...
      O solo contém muito ferro.
      Obrigada.

    • @mariaritaaraujodesouza3670
      @mariaritaaraujodesouza3670 5 лет назад

      ** Desculpe-me, é José Carlos.

  • @aldrylorran7927
    @aldrylorran7927 4 года назад +1

    Tenho uma dessa! Só destacando, ela foi encontrada anos depois de um raio destruir uma Castanheira próximo ao local que encontrei, lá todos querem longe, pois dizem que atrai os raios, na universidade falaram que se trata de um machado, fica no ar a duvida.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  4 года назад

      Eles colocavam elas dentro das árvores jovens para "encabar" naturalmente. E algumas ficavam por lá. As encontramos hoje, após o raio partir a árvore. Daí surgem as lendas.

  • @lidianemagalhaes5227
    @lidianemagalhaes5227 6 лет назад +1

    Eu tenho uma, muito bem lapidada.. até hoje não encontrei nenhuma parecida com a minha.. dizem que vale uma fortuna, justamente por ser diferente das demais..

  • @lenern1205
    @lenern1205 6 лет назад +1

    Eu tbm tenho uma

  • @MacaubaZN
    @MacaubaZN 3 года назад +1

    Eu achei uma no chão mais nem liguei aí meu vizinho de idade viu e saiu correndo pra pegar aí fui perguntar a ele oque era e ele disse "pedra de raio" e eu sem entender nem liguei e lembrei hj e vim pesquisar

  • @cleonicepeixotonice6903
    @cleonicepeixotonice6903 2 года назад

    Mais essas pedra tem algum valores

  • @alvanircalixto9962
    @alvanircalixto9962 5 лет назад +1

    eu tenhos tres pedras: duas encontradas no Piauí na propriedade de minha família e uma aqui em petrolina - pe.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  5 лет назад

      Piauí é um grande complexo de sítios arqueológicos. Já mostrou os locais para algum Arqueólogo?

    • @alvanircalixto9962
      @alvanircalixto9962 5 лет назад

      @@ArqueologiaAlternativa ainda não, mas pretendo...na propriedade de meus tios tem umas gravuras..acho que é esse o nome....foram feitas acho com pedras...parece que foram picotadas...tem desenhos de pegadas de aves, lagartos, circulos...e outras coisas.

  • @siltecsantos3934
    @siltecsantos3934 5 лет назад +1

    Esqueci de dizer: Descobri numa cidade próxima algumas figuras em pedras. Duas figuras de cobra e uma que parece um cocá. Gostaria muito de obter informaçoes.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  4 года назад

      De onde você é?

    • @jauluz1818
      @jauluz1818 4 года назад

      Posta um vídeo

    • @siltecsantos3934
      @siltecsantos3934 3 года назад +1

      @@ArqueologiaAlternativa boa tarde! No dia em que descobri as duas figuras desenhadas em duas pedras e uma que lembra um cocá. Eu nao estava com celular. Preciso voltar lá novamente. A cidade próxima do local é Pilar de Goias. Eu sou de Anápolis.

    • @siltecsantos3934
      @siltecsantos3934 3 года назад +1

      Desculpe a demora par responder troquei de celular e este aqui ficou desligado por um bom tempo.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  3 года назад

      @@siltecsantos3934 Anápolis é INCRÍVEL. Sou louca para conhecer 🙏🏽

  • @adilsondipaula9703
    @adilsondipaula9703 Год назад +1

    Tenho uma redoda e pesada

  • @alannconceicao8232
    @alannconceicao8232 2 года назад +1

    eu achei uma hj mais essa é do raio msm corisco

  • @carlosmaciel1958
    @carlosmaciel1958 Год назад +1

    A terra só tem 6 mil anos de vida humana e animais, me responda?

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  Год назад

      Carlos, sou protestante, mas também sou cientista. Respeito seu olhar sobre a questão. 🙂

  • @shayanneribeiro2480
    @shayanneribeiro2480 10 месяцев назад +1

    Eu achei uma pedra igual um machado no meio de uma arvore. Acredito no raio

  • @menino_df
    @menino_df 3 года назад +3

    Vcs tem que entender que essas pedras são perfeitas e todas de granito, e são encontradas no mundo todo, não tem como ter sido feitas pelo homem, e todas com formatos parecidos. Os índios encontraram e fizeram machadinhas com elas, e vcs percebam que tem umas que são bem lisinhas e sem marcas de uso o que indica que são novas ou nunca achadas para serem usadas. Isso é muito intrigante mas pelas mãos de homem com certeza não foi feita. É verdade que os índios também usavam e faziam com lascas de pedras machadinhas dessas, mas essas de raio são perfeitas os ângulos são perfeitos.

  • @raphaelribeiro8086
    @raphaelribeiro8086 5 лет назад +1

    Essas pedras tem algum valor comercial?

  • @silvanojesus2528
    @silvanojesus2528 2 года назад +1

    Eu. Vi. Cai. Dentro. Fucao da minha. Casa. Quando. Eu. Era. Minino

  • @daniellasmoura
    @daniellasmoura 6 лет назад +1

    Minha mãe achou 3 pedras todas juntas no Rio Araguaia!!

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад +1

      Uau! É bem comum as pessoas acharem esse tipo de artefato. Com certeza sua mãe encontrou um sítio arqueológico. Conhecem algum arqueólogo ou arqueóloga para compartilhar o achado e mostrar o local? Seria bom! ;)

    • @daniellasmoura
      @daniellasmoura 6 лет назад

      Cris Amarante - Arqueologia Alternativa Não conheço ninguém!

  • @luizmariano0
    @luizmariano0 6 лет назад +4

    Eu acho que a natureza pode fazer tudo.
    uma coisa tenho certeza, que estas pedras são semicondutoras ou magnéticas, pois os ímãs são atraídos por elas, talvez seja ela que atrai os Raios.

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад +1

      Sim. É possível que atraiam. Os homens que as produziam escolhiam uma rocha com bastante liga metálica. Algumas delas são geladas e pesadas como um machado da atualidade. A tecnologia da pré-história, ao contrário do que se pensa, era bastante avançada.

    • @luizmariano0
      @luizmariano0 6 лет назад +1

      Arqueologia Alternativa Eu tenho uma, o interessante é que todas são bem parecidas.
      Outra coisa, tenho outros tipos de pedras com triângulo reluzente que eu mesmo peguei .

    • @daniellasmoura
      @daniellasmoura 6 лет назад +1

      Gente na mesma semana que minha mãe achou, caiu um raio no galinheiro queimou as palhas que faz o teto do galinheiro! Os bichos ficaram todos com medo e cantando sem parar! Eu acho que atrai mesmo depois disso! Estranho minha mãe achar as três pedras todas juntas no Porto da nossa chácara no Rio Araguaia, no Pará..

    • @ArqueologiaAlternativa
      @ArqueologiaAlternativa  6 лет назад

      Não é estranho ter achado três juntas. Devia ser um lugar de grande uso. Acontece. Deve ter cerâmica perto também. Geralmente essas machadinhas são associadas a material cerâmico. Povos agricultores.

    • @edisonquintanilha5714
      @edisonquintanilha5714 6 лет назад +1

      Eu tenho uma em casa acho que é isso mesmo uma ferramenta antiga ..edison