Unicer - Sumos e Refrigerantes.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 окт 2024
  • Em 1961, resultando da fusão de várias pequenas fábricas ribatejanas de refrigerantes, com redes de distribuição de bebidas a nível regional, foi constituída a “Rical - Empresa Produtora de Refrigerantes Rodrigues, Irmão e Cª, Lda.”. Essa empresa localizava-se nas instalações de uma das fábricas iniciais - “Rodrigues, Irmão e Cª Lda.” - no centro da cidade de Santarém, mais concretamente na Quinta de São Francisco. Em 1963, a designação da empresa foi alterada para “Rical - Empresa Produtora de Refrigerantes e Águas, Lda.”.
    Com vista a responder às exigências do mercado, os sócios da empresa decidiram, em 1972, construir uma nova fábrica - aquela que hoje todos conhecemos, situada na Quinta dos Pinheiros, Portela das Padeiras - Santarém.
    A proximidade relativamente à fábrica inicial, a centralidade em relação ao país, as redes de distribuição já estabelecidas pelos próprios sócios, as acessibilidades e a qualidade e abundância de água foram factores decisivos para a escolha do local.
    Refrigerante de sumo de frutos.
    Novas oportunidades surgiram, contando a fábrica com cerca de 50 colaboradores, na sua maioria mulheres, que quando deslocadas de outras cidades, viviam durante a semana, em local próprio dentro da fábrica. Na altura, a gama de produtos era bastante vasta, destacando-se a reconhecida marca Rical Pêssego, Rical Maçã, Rical Pera, Rical Tangerina, Rical Gasosa e Rical Cola. Em 1980, foi constituída uma parceria de negócio com a empresa internacional Rudolf Wild, detentora dos produtos caprisone. Com este produto foi criado mais postos de trabalho. Em 1987 Unicer Adquiriu-se a maioria do capital da Rical. Verificou-se então o desaparecimento nos rótulos da origem da produção, Santarém. Portugal inteiro bebeu dos melhores sumos e refrigerantes julgando que o seu fabrico era Leça do Balio. No mercado dos refrigerantes em 1995, foi apresentada a nova marca Frutis e relançada a gama de produtos Rical. O Frisumo com um verdadeiro sabor a fruta continuava conquistar os portugueses e o enchimento da snappy era um sucesso. No ano 2000, Manuel Ferreira de Oliveira o grande dinamizador e investidor do grupo Unicer passou a ser o presidente da comissão executiva. E foi assim com este gestor de talento, que em 2002 a Unicer implementa uma nova moderna linha de enchimento de nectares, tendo esta também preparada para o enchimento de Pet. A tendência para melhorar a qualidade da alimentação, assim como a forma física, são factores que levaram á subsegmentação dos produtos, o que se traduz num aumento das gamas oferecidas. Numa primeira fase, a Frutis Natura oferece aos consumidores néctares de sabores a pêssego, pera e alperce, sumos 100%, de laranja e maçã, e light de manga-laranja, pêssego e goiaba-maracujá. Em 2004 os Layouts e aperfeiçoamentos da linha de Barril e Pet permitiram bater recordes de enchimento nos anos seguintes. A cidade de Santarém deliciava e refrescava então os portugueses com sumos e refrigerantes de elevada qualidade. Ferreira de Oliveira investiu e fez crescer o grupo, lançou cafés, Bogani, várias marcas de vinho, o Frutis Natura, o Guaraná Brasil, Pedras e a integração da VMPS entre outras. Pires de Lima entra para Presidente da Comissão Executiva da Unicer estávamos em 2006... (Continua em 2016)!

Комментарии •