SÉRIE: JUDEUS NO NORDESTE BRASILEIRO/EPISÓDIO 3
HTML-код
- Опубликовано: 8 ноя 2024
- Chegamos ao final da série sobre a História dos Judeus no Nordeste. Foi um prazer imenso compartilhar com vocês essa História que tanto amo.
Obrigada à todos que acompanharam esses três episódios. Espero que fiquem comigo nos futuros vídeos que virão. Não esqueçam de se inscrever, comentar, compartilhar e ativar o sininho de notificações. Isso é muito importante para que o canal continue crescendo. Abraço e até o próximo vídeo!!
Minha avó era católica fervorosa, mas mantinha as práticas judaicas. O pedir a bênção, verrugas ao contar estrelas, varrer a casa da frente pra trás, as velas acesas, os costumes com a terra e plantio. Os muitos casamentos entre parentes. Eles era de João Pessoa e Guarabira na Paraíba e os sobrenomes me fez despertar para a possibilidade de raiz judaica. Francisco Bernardo de Oliveira, Matias Félix Dos Santos.
Que lindo! Infelizmente não posso afirmar, mas não podemos desconsiderar os fortes indicios dos costumes da sua família como os sobrenomes, apesar que sobrenomes não é garantia de uma ascendência, mas é uma probabilidade. Vale à pena vc recorrer uma pesquisa documental ou até um exame de DNA. Isso dependerá do seu objetivo em querer descobrir suas origens.
Boa noite. Anderson, com certeza você é judeu! Shalom.
Minha família também é de Guarabira e Belém, ambos na Paraíba. Também tem todos esses costumes.
Realmente, aqui no Nordeste temos muita influência judia. Sobretudo no interior. Esse lance mesmo de varrer o chão... Colares com o escudo de Davi, essa mesma insígnia presa nos chapéus dos cangaceiros etc....
Muita coisa interessante.
O professor Chico Lira diz que os judeus da Paraíba, saíram daqui subiram pelo Planalto da Borborema e foram para o interior de lá.
Minha família paterna, por exemplo, é de lá da região do Ingá. De Itabaiana.
São pereiras e Liras. Cristaos novos cujas raízes se perderam com o tempo.
Olá! Obrigada por compartilhar sua história e de sua família por aqui. Infelizmente, as raízes de muitas famílias brasileiras se perderam ao longo do tempo, existe família que desconhece totalmente sua origem, mas graças ao Eterno o que estava oculto vem sendo revelado.
eu tbm desconfio de muita coisa, a gente tem costume q não sabemos explicar o pq. Minha família paterna é de Tavares interior da Pb. Fico encanta com as histórias q ouço, meu total respeito aos judeus.
Os cearenses são exemplos puros e vivos dessa cultura Árabe/Judaica no nordeste brasileiro. O jeito que geralmente a grande maioria trabalham (mascates ), a maioria não querem ser empregado (calda) ,apenas serem seus (patrões) cabeça , e isso está nas escrituras ....
Sim!!
Arabes so depois chegaram aqui. A heranca maior e' judaica
Sou Marques por parte de pai eles são cearenses, somos descendentes de judeus!
Que riqueza!!! Sou do sertão do Ceará e estou em busca das minhas raízes,uma tarefa difícil!!! Estou em Brasília já tem 30anos e despertou o desejo de fazer uma viagem nordeste a fora . Seu canal é uma benção!!
Ôh... meu D'us! Benção é receber um comentário desse. Muito obrigada! Desejo muito sucesso em sua busca.
sou da cidade de triunfo pe onde esta a furna dos holandeses onde muitos desses se refugiaram na epoca da persseguicao meu sobre nome e lima da silva sou tambem da familia freires creio que tenho dna judeu abracos obrigado pelo otimo video
Estive em sua cidade em 2021. Muito linda!
Shalom...esse canal é muito importante
Obrigada!!
Que legal sua serie sobre judeus no nordeste sobre a influencia cultural que eles deixaram em muitas famílias nordestinas e muitos nem sabem meus pais são do interior do Piauí e algumas práticas judaicas e frases ja vir algumas vezes eles fazerem sem saber que era e eu fiz um teste de DNA de ancestralidade e descobrir que tenho 3% de origem judaica acredito que a maioria do nordestinos tenham mas não sabem de suas origens.
Obrigada, Wesley! Eu também acredito que os nordestinos tenha no mínimo 1 ancestral Judeu. :)
Eu sou de Pernambuco. E tudo isso é verdade.
Aprendi com minha avó e minha mãe a varrer a casa de frente para trás.Até hj faço isso: varro da frente para trás.Nada de jogar o lixo pra fora pela parte da frente.Pelo q aprendi, fazer isso é como se estivesse jogando toda a prosperidade pra rua,por isso tinha q varrer da frente para trás.
Meus avós eram do Crato - Ceará, Soares, Rodrigues e Pereira, acredito que foram descendentes de novos cristãos misturados com o povo indígena e todos casados com primos.
Todos os sobrenomes citados tem grande probabilidade de serem cristãos novos. Além disso, tem esse fato dos casamentos entre primos. Fortes suspeitas, hein?
tem registro deles em Currais Novos - RN
Isso seria uma afirmação ou uma pergunta?
Desconfio que minha família foi uma dessas que fugiram para o interior da Paraíba.
Hum... tenta pesquisar.
De Recife saíram famílias direto pra Nova York. Ajudaram a construir NY. Lá inclusive existe um cemitério desses judeus com a referência na lápide.
Pesquise no you tube que vc encontrará.
Sim, sim. Eu sei. Obrigada por comentar.
Sobre esses costumes a família da minha mãe e levada até hoje para nós geração mais nova
Meu avô, que não conheci era muito serio quando fala sobre senta a mesa
Sem chapéu
O respeito pelo mais velhos e sempre pedi a benção aos mais velhos
Minha família materna e muito católica ❤
E isso e unanimidade entre a gente
Nada de varre casa de trás pra frente, que fazia mal 😅
E eu fui repreendida por ela quando criança 😅
Tenho primos casados
E o povo do sítio onde meu avô morou
Não gostava de minha avó
Por ela não ser nenhuma prima próxima da família
Por causa deste costume que até hoje e bem forte e isso eu vejo de perto
Muitos primos, com aparências próximas
Cabelos parecidos
Enfim todo mundo e família de todo mundo
Mais isso e só mais forte na família da minha mãe
Uau.. ❤🔥
Não imaginam o quanto estou emocionado assistindo a história dos Judeus no Brasil...
Verdade tenho índio, holandês, meus antepassados da Paraíba,, minha bisavó nasceu em 1890 nome dela IRIA, mas só sei dizer que ela era filha bastarda, Medeiros, Lopes.
Arla, obrigado por sua aula. Muito enriquecedor! A linha da minha família paterna é do sertão paraibano. Após questionar sobre a nacionalidade do meu trisavô, pai da mãe do meu avô, que era português, fui buscar entender e pesquisar o porquê de vir de Portugal para o sertão. Agora sei que sou descendente de Judeu. rsrs. Obrigado!
Oi, Carlos! Eu que agradeço seu comentário. É muito dificil um nordestino ou descendente de nordestinos não ter pelo menos 1 antepassado judeu. Tentaram por anos esconder isso da nossa história e até conseguiram, mas graças ao Eterno isso está sendo revelado.
@@ArlaMiguel 👏🏼👏🏼👏🏼
Meu avó contava que o Brasil teve Inicio em 1496 pelos JUDEUS em São Vicente São Paulo a Primeira Cidade brasileira.
boa tarde Arla Miguel parabéns estou gostado dos seus vídeos
Ah.. fico muito feliz em saber.
Gratidão pelo seu vídeo que o Eterno te ilumine abençoanda seja s sua vida e sua família.
Muito obrigada!
Eu sou de Mossoró-RN ,quando eu era criança eu vi minha mãe varrendo a casa na sexta feira com muita pressa ,daí eu perguntei mãe porque a senhora na varre amanhã? Ela falou " Faz mal varrer a casa no sábado "
Amiga muito obrigada por essa história de pertencimento❤
Obrigada você ❤
Shalon! Meu sonho é descobrir minhas raízes! Meu avós paternos são de Bezerros Pernambuco sertão nordestino
Shalom! Sugiro fazer um levantamento da sua árvore genealógica p/ descobrir suas raízes. É um trabalhão, mas vale à pena. Tbm existem testes de DNA p/ descobrir.
Não sei como começar, já tentei mas chega no tataravô eu ñ sei como prosseguir
Sou Miranda de minha mãe,Brito do meu pai
Shalom Adonai
Shalom, Shalom!
Muito interessante a história você sabe como os judeus foram parar no Mato grosso do Sul do Brasil por favor nos conte eu acho que sou descente de Jesus estou a procura da história da minha família
Você pode me ajudar
Shalom!
Esse ano, com a permissão do Eterno irei ampliar as pesquisas p/ outras regiões do Brasil. O que eu descobrir trarei p/ vcs aqui no canal. Mas, de uma coisa eu sei com convicção é que tem Bnei Anussim em cada canto desse país.
Bom dia
Bom dia!!
Que bacana encontrar seus vídeos. Meus pais são do sertão paraibano e os sobrenomes me despertaram para pesquisar. Eu nasci em Brasilia e a minha namorada é de Olinda. Fui ai pra conhecer a Sinagoga, mas na época estava em reforma. Logo, logo estaremos ai novamente. Arla você poderia indicar livros sobre o assunto e falar sobre o teste de DNA? Ganhou mais um inscrito. Forte abraço.
Oi, Juliano. Bem vindo! Muito obrigada por se inscrever. Logo logo voltarei ao canal. Sobre os livros eu indico começar lendo: "Os Judeus que construíram o Brasil" (Anita Novinsk); "Judeus no Brasil - Estudos e Notas". (Nachman Falbel). Tbm tem o Dicionário sefaradi de sobrenomes. Tbm vc encontra vários arquivos sobre o assunto. Só pesquisar no Google. Boa leitura! Já sobre os testes de DNA eu conheço muito pouco sobre o assunto, mas tem muita gente aqui no RUclips que entende bem sobre isso. Conheço 2 empresas: My Haritage DNA e a Genera. Ambas vendem os testes p/ o Brasil.
Parabéns ❤
Obrigada, querida!
Em breve, se D'us quiser, estaremos produzindo mais conteúdo.
👏🏻
Arla vc e show
Baruch HaShem! (Bendito seja o nome do Eterno nosso D'us!)
Sou de Natal RN fiz exame e estou a procura de meu ascendente judeu
Que vc tenha sucesso em sua procura.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Muito bom seu vídeo,parabéns.
Muito obrigado 😃
Parabéns pela pesquisa dos cristãos novos,o meu nome é Manoel Rodrigues da paz Neto, Shalom 👋👋🕎👋👋
Muito obrigada!! Shalom!
Meus avós eram católicos romanos fervorosos mas inconscientemente, tinham práticas judaicas. Até meus pais também.
Muito comum. O catolicismo de muitos brasileiros, principalmente os que vivem em lugares mais distante das grandes cidades, é bem diferente do catolicismo real. São Criptojudeus.
@@ArlaMiguelboa noite!
Aqui em casa também é assim, cheio hábitos, eu pergunto por que pra minha mãe ela fala que foi ensinado pelos pais e avós dela e devemos manter.
Comecei a descobrir a origem desses costumes em 2021.
Minha familia é do agreste da Paraíba. Eles tambem tem todos esses costumes. Meus sobrenomes são Oliveira, Duarte e Salustiano. Provavelmente devam ser de cristãos novos.
Vale uma investigação.
Muito bom
Obrigada!!
Muito legal.
Eu soube que esse termo marrano vem uma raça de porcos lá pelas bandas da Espanha.
Como os judeus não comem carne de porco, os católicos de lá resolveram chama Los, pejorativamente de marranos, pois diziam que eles não comem da própria carne. Comparando eles assim com os porcos.
Não sei se isso e verdade, escutei essa "estória" de um amigo judeu.
É verdade sim. É um termo pejorativo que tem sua origem nesse relato citado por vc.
Arla Miguel parabéns pelo canal e pelas ricas informações transmitidas. Gostaria que informasse sobre livros, sites e pesquisadores sobre esse tema de Judeus no Nordeste Brasileiro.
Muito obrigada! A maior pesquisadora faleceu esse ano e deixou uma riqueza de materiais p/ nós. O nome dela é Anita Novinsk. Comece com o livro: Os Judeus que construiram o Brasil. Tem um documentário que é necessário assistir: A estrela oculta do sertão. Tem tbm vários artigos da Tânia Kauffman e da Daniela Levy, autoras que gosto muito.
@@ArlaMiguel Fico muito grato pelo retorno e atenção, irei continuar nos estudos com as suas indicações. Gratidão!
Parabéns ....tenho procurado saber mais sobre meus antepassados .sou de santa Catarina.Vc teria informações sobre famílias judias que teriam migrado aqui pro sul nos anos 1600?
Oi Saulo. Muito obrigada! O meu foco de estudo é o nordeste, mas já anotei aqui para pesquisar sobre as demais regiões inclusive o Sul.
Outra dúvida minha.
Minha família e daqui, de Pernambuco e da Paraíba.
Somos filhos, netos e bisnetos de portugueses cujo sobre nomes são bem típicos judeus como: Pereira, Lira, Azevedo, Ramos, Oliveira, Soerea etc....
Gostaria de conhecer mais sobre minhas raízes judias.
Moro aqui em Recife, já até visetei a Kahal zur, mas a época nem pensava nessa hipótese....
Eu não entendi bem sua dúvida. Mas, para conhecer mais sobre suas raízes o bom é começar construindo sua árvore genealógica.
Sou filho de pai e mãe nordestinos ambos com sobrenomes de cristãos novos.
👏👏👏👏🔥
A Raiz da Família de meu avó era de Pernanbuco. Ele sempre concervou o Judaísmo. Ele nunca se conerteu ao Catolicismo e sempre Implantou o Judaísmo em Nós. Sou Hoje Judeu Messiânico.
Que lindo! Tbm sou Messiânica, só não sei se sou judia. haha... Bem vindo por aqui.
Será que os judeus que sobraram vieram para Petrolina?
Queria ser descendente também 🥺
Vídeo muito esclarecedor!! Parabéns 👏🏻
Eles foram p/ o Brasil inteiro. Petrolina tbm. Mas, p/ vc saber o bom é fazer uma busca da sua genealogia. Já adianto que não é uma tarefa fácil e simples. EU mesma estou emperrada na minha. kkkk
PERNAMBUCO E PARAÍBA É EM PESO Judeus!
Minha parte parterna e materna são parentes; minha mãe meu pai são primos,e meus avós queriam porque queriam o casamento. Meu irmão e uma prima são casados,outro parente casado com primo,outro também o mesmo. Quando criança eu quando apontava para uma estrela ela dizia que nascia verruga; não sei de onde ela aprendeu. Meu avó era uma pessoa que acho que não crea em nada, simplesmente não ligava. E minha mãe costurava e fazia mortaia, mas era o ofício dela costurar.
Casamentos consanguíneos é muito coisa de Bnei Anussim. Vale uma investigação, hein!
@@ArlaMiguel É! tanto pode ter por anbus os lados , como como só por um,ou por nenhum dos dois.Mas não existe como ter envestigar,pois meus avós materno não possui mas documentos,eles por analisar meu,por o nascimento do meu avô nascerem no século XlX; porque minha mãe, também disse que minha bisavó morreu da gripe Espanhola. Não existe nem um vestígio de onde exatamente nasceram.A única que vejo ser dito que meu bisavô não era Brasileiro,e parece que antes de vir para meu estado morava em Pernambuco;mas também a dúvida. O lado parterno não tem é nada! não tem quem conclua para o tem hoje, já morrem meus avós, avôs,e ambos lados, bastante!!!!..
Eu não sei mas o meu sobrenome foi o primeiro do Brasil em 1534 , Cavalcante,
Sou filho de uma judia romena que chegou com meus avós fugindo de hitler e se refugiaram no interior da bahia
Uau... Sua mãe é uma sobrevivente! Obrigada por compartilhar um pouco da sua história por aqui.
Por favor, se possível Grã e vídeos, compartilhe comigo, amo demais, me emociono muito ao ler, ver e ouvir...
Tu pode encontrar judeus no Brasil inteiro , más judeus que Nao ssbem que Sao judeus , com certeza a maior concentração é no nordeste , e a maior concentração do nordeste é no sertão
Sim, com certeza! De Norte à Sul, Leste à Oeste desse Brasil encontramos descendentes de Judeus. O Brasil é maior país de descendentes Judeus fora de Israel no mundo. Fiz essa série sobre o nordeste por ser minha região de origem.
meu nome é carlos henrique pimentel bernardo neto de pedro fernandes pimentel natural de alagoas palmeiras dos indios e de siva cutinho pimentel avóis materno descobri que sou descendente de judeus. e descobri que sou descendente pelas quato partes de meus avóis materno e paterno eu conpartilhei....
Uau... pelas quatro partes? Geente... Tbm sou de AL e já tinha ouvido falar sobre os PIMENTEL que descendentes de Cristão Novo. Seja muito bem-vindo por aqui.
Só neta antonio gomes
Shalom gostaria de estudar a história dos judeus como eu faço desconfio que o meu avô era judeu
Indico o livro: Os Judeus que construíram o Brasil (Anita Novinsky). Agora, se quiser pesquisar sobre a origem de sua família comece levantando informações sobre a história, costumes, tradições... com seus parentes mais velhos. Tente tbm pesquisar documentos desses familiares. Se puder ter ajuda de um genealogista seria muito bom.
Minha família até hoje faz questão de ensinar os costumes.
•Não contar as estrelas
•Lavar as mãos antes das refeições
•Não comer carne no dia e nem depois da morte de um parente
•Jogar terra no morto
•pedir a benção ao chegar, sair e ao dormir
•receber a benção com um beijo e as mãos na cabeça
•jamais varrer para fora passando o lixo na porta da frente
•não comer manga e abacaxi com leite
•cobrir os espelhos
•jamais deixar os chinelos emborcados
•nunca dormir sem camisa
•agradecer ao acordar
•não comer porco pois é carne imunda
•saber que o sábado é sagrado
•enterrar o sangue após a abate de um animal
•o salmo 91 atrás da porta
•jogar ovos de tiver um raio de sangue dentro
•orar quando começa a anoitecer
•não falar o nome de D’us em vão
•não colocar a Bíblia de forma alguma no chão
•deixar a Bíblia no ponto mas alto de uma estante
Entre outros costumes que praticamos até hoje.
Moro em Pernambuco, próximo a capital Recife. Sobrenomes Santos e Silva.
Ah... é assim mesmo!
Minha querida por favor me indica o livro dessa história por favor eu agradeço Deus te abençoe
Você pode começar com o livro: "Os Judeus que construiram o Brasil "- Anita Novinsky; outro livro: "De Recife para Manhattan" - Daniela Levy. Outro: "História dos Cristãos-novos No Brasil". (Não lembro o autor).
E o restante de Jacó estará entre os gentios, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.
Sou dos Lopes, Medeiros, minha avó Iris ė descendência holandesa, ela éra de 1890, p traz ela não tinha como lembrar de seus antepassados devido ser filha bastarda. Minha parte paterna é Lopes, Portugues pobre
Os índios daquela época também eram hebreus é só pesquisar esse assunto. Os judeus perceberam que os índios falavam hebraico e praticavam os mesmos rituais então não foi difícil o casamento entre índios e os judeus.
Já estudei um pouco sobre o assunto. Não me aprofundei, mas achei interessante o que vi até aqui sobre a ligação dos indigenas e os hebreus. Tem muitas coisas em comum nas duas culturas.
O sangue é alma, a Neshamá é a parte da alma judaica que fica no sangue. Ela é transferida de pais para filhos, netos, bisnetos e assim vai... até a hora que Deus quiser essa chama acende. Agora essas almas estão querendo retornar ao seu povo e ao judaísmo.
Verdade.
Meu pai sempre nos disse q o vovô Israel era judeu.Meu pai não tinha religião.Ele simente acreditava no Criador. Ele acreditava q o messias nunca veio ao mundo,se tivesse vindo tudo seria paz.
Meu pai faleceu no ano 1974 em Aracaju-SE.
Ele não conheceu a mãe,pois ela faleceu de parto no momento em q ele nasceu.
Eu creio q meus avós paternos eram parentes,pois o sobrenome da minha avó é totalmente igual ao do meu avô, ou seja, ela tinha somente um sobrenome, o mesmo sobrenome do pai dela é também o sobrenome do esposo,o meu avô.Ela casou com meu avô,mas nãi teve necessidade de pôr o sobrenome dele,pous é o mesmo sobrenome do pai dela.
Desconfio q eram primos de primeiro grau.
Que interessante!!
Me diga qual a diferença do evangelho e os judeus ?
Os Judeus é um grupo étnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. O evangelho, também chamado de boas novas, é um conjunto de ensinamentos de Yeshua; o qual, também fazia parte do grupo étnico dos judeus.
E como saber se agente temis sangue de judeu ?
Existem duas formas: Busca documental de antepassados, ou seja, levantamento e construção da sua árvore genealógica ou exame de DNA como por exemplo o GENERA e MYHERITAGE DNA.
Você já fez teste de DNA?
Ainda não. Farei em breve, se D'us quiser!
@@ArlaMiguel faz pelo My Heritage, eles tem uma enorme quantidade de DNA judaicos cadastrados no laboratório.
Será que os judeus não foram pra Sergipe???
Foram sim.
Judaísmo muita descoberta a sabe.
MUUITAAAA...