Entrei pros Testemunhas do Tailwind por causa do Next, e honestamente não me arrependi...Confesso que estava relutante antes, mas agora não largo mais hehe
@@TiagoSantos-nv1ik po cara, mas levando em consideração que cada vez mais o código tá ficando componentizado e com baixo acoplamento isso daí não é problema. É bem "entendivel", principalmente se tu usa plugin do prettier.
Nunca tive problema com css, depois que você aprende flexbox e grid fazer layouts fica simples. Uso as bibliotecas so quando preciso otimizar e padronizar o código(que é mais dificil de fazer quando o projeto é grande), animações também não são dificeis, so demandam mais tempo
acontece que usar css puro é mais pesado do que usar uma biblioteca de css, como tailwind e bootstrap, por isso, dependendo da escala do projeto, não vale tanto a pena
Sempre alertei a galera quando vinham falando de várias bibliotecas. Eu particularmente utilizo muito o Tailwind, mas Sass e Less não ficam para trás quanto a produtividade(quando se sabe CSS), suas variáveis e funções ajudam muito. O único lugar onde eu não adotaria o Tailwind é no React Native, não sei vocês, mas eu acho péssimo a experiência visual que deixa em coisas simples, por isso opto por Flutter quando o assunto é híbrido.
Puts eu concordo com você. Ali eu já preferia usar o conceito comum do styled components. Inclusive se eles focarem essa lib para manter o uso direcionado ao mobile, acho bacana.
Todo dia agradeço por não ser mais fullstack. Toda vez que eu vejo algo de front é sempre uma decisão de um framework ou lib que quebra tudo e todo mundo tem que se adaptar a uma ideia maluca nova. Não entendo até hoje porque não existe um padrão.
tem uma pagina no doc do tailwind que explica isso, basicamente o tailwind oferece uma performance maior doq simplesmente tacar o css ali. Fora a padronizacao e as interacoes proprias que nao temos com css puro@@FelipeCatao
Muito tempo atrás, usava o famoso Bootstrap. Mas quando comecei a trabalhar com JS/TS passei a utilizar o Material UI em muitos projetos. Mas realmente, o MUI acaba ficando muito dependente do Emotion e isso me fez durante muito tempo querer abrir mão do MUI. A pouco menos de 1 ano resolvi encarar de vez o TailwindCSS, e confesso que não me arrependo Ouvir o que o Diegão falou sobre não se preocupar com a descontinuação de algumas libs CSS também me deixa de certa forma menos preocupado, pois com o TailwindCSS tudo fica ¨menos dependente" e concordo, muito mais produtivo.! Abraços \o
Uso Tailwindcss desde suas primeiras versões, é uma relação de amor ou ódio, ou você ama ou odeia, é incrível a produtividade que o Tailwindcss nós da.
Uso o Tailwind com uma mistura de css puro, Tailwind pra coisas pontuais e com componentes pq assim consigo deixar escalável e mais organizado, o feijão com o arroz, não importa quantas bibliotecas lancem, sempre tento usar o CSS puro pq ai não sou pego de surpresar rs
tailwind é caminho sem volta. aprendeu o mecanismo dela vc fica preso e nao consegue mais abandonar. Foi assim comigo. Sinto que quando nao a utilizo eu perco d+ a produtividade nos projetos e até as manutenções com tailwind se tornam fáceis pois tudo está ali de fácil visualização... É quase comparado a um HD mecanico e quem utiliza SSD. É uma diferença colossal pelo menos pra mim. Tailwind so é estranho quando vc ainda nao o compreendeu. A ideia de "sujar" o HTML com aquele monte de classes a princípio parece ser bizarro, mas a magia dele está justamente aí..
Minha experiencia com Tailwind... - Nunca vou usar, suja o código - Chega um projeto com Tailwind, o que vou fazer? - Tá bom, vamos dar uma olhada. - Está interesante esse Tailwind viu? - Todos os meus projetos estão com Tailwind.
cara eu todo kkkkk "como alguem se diz profissional usando essa porcaria? o codigo fica parecendo de estagiario" eu hoje usando tailwind ate no backend se deixar
É incrível como o tailwind mudou a estilização de uma forma que eu achei que não aconteceria tao cedo! Ja usei css, pre compiladores, estilizadores com js e nada se compara a simplicidade, e produtividade do tailwind.
@@sacuLuoSamigo é melhor vc usar css em modules pra aprender os conceitos porque lá na frente essa experiência "só com tailwind" vai te fechar muitas portas!
Sim, claramente é possível criar um projeto com uma boa escalabilidade e consistência visual utilizando qualquer biblioteca ou o próprio CSS puro, mas a capacidade de produtividade do Tailwind é absurda, toda vez que preciso utilizar ferramentas de CSS diferentes noto um grande gap de produtividade e de reaproveitamento de código, enfim vida longa ao Tailwind.
Sou do time que odiava aquela amuntueira de classe inline, mas que com o tempo passou a adotar o tailwind como principal ferramenta de estilização. Hoje TB não largo fácil!
Mantine ja fez a migração na nova versão sem usar emotion, apenas css. Inclusive acho ela bem melhor do que o material ui para projetos sem muita customização.
o Tailwind é uma interface ao CSS, enqnto Styled Components etc é Css In JS. Com o Tw nao vejo necessidade das outras, a parte de estilos/variantes ou logica em css é facilmente feito com manipulacao de strings, podendo usar CVA e CLSX.
Existem dois tipode de programadores: O preocupados em criar sistemas e os preocupados em seguir sempre as últimas tendências. O primeiro grupo parte de um problema real e busca soluções que façam sentido, o segundo grupo se empolga com o "framework da semana" e procura adequar o problema à solução (o que quase nunca funciona).
No momento, estou a trabalhar num projeto utilizando o styled-components... Mas devo dize; é na força do ódio que sigo o desenvolvimento, pois tenho problemas ao renderizar qualquer componente estilizado (styled-components) de dentro de um server component, daí preciso criar um componente separado a então manter dois componentes, um que faz as operações do lado do servidor e outro para renderizar o resultado, muito chato sobretudo quando se trata de um componente grande porque é chato converter tudo em client component grande parte das vantagens de se usar server component. Vou começar a estudar o Linaria para substituir o styled-components enquanto vou refinando minhas bases de tailwind.
Sou da galera do styled components kkk, mas já estava procurando uma biblioteca com zero runtime pra migrar, valeu pelas dicas, provavelmente vou pender ao tailwind kkk, mas vou ver essas bibliotecas que vc disse primeiro.
Fato man... Não sei o que eles estão fazendo, mas é muito estranho a falta de conteúdo... Pra quem sempre pregou que sempre iria gerar o máximo de conteúdo com qualidade, esse plano está parado...
Eu vouuu voltar com os conteúdos práticos! Tava muito focado nas gravações do Ignite e minha cidade foi atormentada por 3 enchentes, a cabeça não fica legal depois disso tudo hahahaha, mas logo volta ao normal
Dentre todas as libs css o tailwind é a que eu mais utilizo, seja criando componentes do zero ou pegando componentes prontos já feitos com ele, é uma lib com uma ideia super simples e que me da uma produtividade absurda, o único "defeito" que alguns devs falam é o tamanho das classes mas sinceramente eu não acho isso um problema, o nome das classes do tailwind já é bem resumido e bem didático
Legal o time do chakra de ter corrido para salvar ele. Sempre curti essa lib. Minha cabeça funciona melhor no backend, já consigo me virar no front, mas CSS sempre é uma dor de cabeça kkkkk. Essa era uma que me ajudava a sobreviver... Louvado seja o shadcn que criou a lib de UI usando o tailwind em uma pegada similar 😂 A construção usando o radix e algumas libs compatíveis no conjunto de componentes é bem bacana e ele sempre atualiza os componentes. Descobri recente quando vi que ele inclusive tem um comando "pnpm dlx shadcn-ui diff", que pode ser combinado com um aquele padrão de add com "--overwrite" (se você estiver usando o componente que a lib cria puro e incrementando apenas no seu componente próprio).
A ideia de ter um amontoado de classes que parece mais estilos inline do que algo mais concreto é algo que ainda não consigo usar. No dia a dia, é muito fácil se perder naquele monte de classes do Tailwind, porque não existe uma separação clara entre marcação/html e estilização/css. Nesse ponto, abro mão de algumas otimizações de performance pra ter uma base de código mais manutenível.
É exatamente isso, o tailwind pode ser otimo para produtividade, para performance.. mas visualmente ele é horrivel. Imagino dar manutenção em aplicações mais complexas com ele, deve ser um pesadelo. Por enquanto não quero abrir mão do Styled-Components
Estou usando Vanilla Extract há uns 10 mêses na minha empres. Tem sido muito bom. Pra falar a verdade, eu nunca entendi o hype de JS in CSS em runtime, na minha cabeça não faz muito sentido, até pelo event loop. Acho que dessas, o Vanilla Extract pra mim foi uma das soluções mais inteligentes.
Tive que me despedir do ChakraUI porque depois de meses a construir a minha aplicação o emotion deu problemas em produção (especialmente com o edge) falei com o pessoal do Chakra e eles disseram que a bola tava com a time do emotion, e eles nunca me responderam. Mudei-me pra tailwind e até agora ainda não me arrependi. Mas perdi/estou a perder tempo com a mudança do Chakra pro Tailwind.
minha estratégia é um modulo que criei com tailwind que contem vários componentes html já estilizados com suas props e ref certinho, aí dá pra importar e usar, ou só copio direto e altero algumas estilizaçãoes ou comportamento, basicamente minha própria lib ui
Ah depende! Aonde trabalho as coisas engatinham mto em relação a coisas novas para o desenvolvimento. Mas por incrível que pareça usamos o SASS (puro) e bootstrap 5.3. Agora quando estou aprendendo o Tailwind.
Usei o tailwind em 2021 e agora estou adotando como main lib já que é oficialmente recomendado. No entanto ainda não tenho clareza no desenvolvimento de Design System + Reusable Theme
Estou iniciando no mundo dev ainda, mas a dica de buscar libs zero-runtime me parece muito boa, por conta de Next e do React Server Components. Eu particularmente tenho preferência por soluções resolvidas na build, então muito obrigado!
Tailwind é lega pela produtividade, uso, confesso que gosto desse quesito, mas estou vendo certos códigos por ai enxarcados de tailwind, e entra numa coisa que mais detesto nos frameworks frontend que é estilização dentro do componente. É coisa pra me deixar Coringa da vida. Só quem pegou códigos legados de componentes com 300 linhas ou mais com 500 classes numa única div sabe o que estou falando. A produtividade na manutenção não é equivalente ao do desenvolvimento. Sendo bem sincero, usar tokens do tailwind com um styled-components da vida me parece mais agradável para escalabilidade.
Diego poderia criar um vídeo explicando como desacoplar a parte de API do Next e o login com providers do NextAuth para uma API NodeJS. Acredito que seria muito interessante visto que se um projeto crescer e ficar complexo será necessário esse desacoplamento
Cara, pra mim nada melhor que um sass humilde e o resto faço na mão, nn sei se é por falta de experiência com front-end, mas acho muito mais simples criar meus próprios componentes, do que customizar os componentes de bibliotecas para ficarem da forma que desejo
Dê um pulinho no Codecademy, tenho certeza que vai gostar, principalmente quando entender jQuery, que é um mix de CSS e SASS com Javascript. Simples e objetivo!👍🏼
Como o Diego falou, nao sao as libs/frameworks que fazem o projeto, sim JS e CSS, as libs sempre vao existir, agora senao continuar a evoluir em JS e CSS todo dia, ai sim vai ter problema no futuro, esse e unico padrao a seguir, assim como PHP e nao Laravel, Python nao Django, etc.
Antes eu usava Styled Components e MUI com o vite, mas depois que a documentação recomendou a usar framework como Next passei a usar o Tailwind com o Next
ainda bem que me indicaram a algumas semanas atrás a estudar tailwind, no começo eu achei difícil ou eu tinha aquela opinião que todos tem no começo "o código vai ficar muito feio ou cheio de classes", mas agora eu entendo que as coias são muito praticas com o tailwind, e no final das contas css é só css no finalkkkkk
tailwind é essencial pramim, mas to tendo q usar o daisyUI pra complementar ele e aumentar a produtividade e agilidade de entrega. mas um BulmaCSS nao deveria deixar de existir pra alguns casos tb
Gostaria de saber qual alternativa usaria para o desenvolvimento compartilhado de um design system? Exemplo para a construção de uma lib que atenda mais de um projeto que tenha componentes em comum
Incrível como eu não queria ter nenhum contato com o Tailwind, mas aí chegou o dia que eu testei... E aí agora sinto falta quando não uso em algum projeto.
de momento continuo utilizando o bootstrap devido a dar suporte a sistemas já baseados nele, mas já trabalhei com alguns dos citados, entre eles o tailwid e , se fosse o caso, migraria para o tailwind... o styled components, ao meu ver, nunca ajudou pra nada, só tornava os componentes engessados... o chacra usei pouco, não gostei muito também..
@@samuelleao você não entendeu, o cara n conseguia fazer isso no css puro mas conseguiu com tw só mostra o quanto ele ainda precisa aprender, TW é baseado em UI Declarativa, ele da a faca e o queijo, o minimo é fazer algo bonito com ele.
@@shift564 não que eu não conseguisse fazer no CSS puro, Mas aplicar os conceitos de responsividade, animação e entre outras com a documentação do tailwind achei bem mais tranquilo
@@samuelleaoTailwind é bom para pessoas sem conhecimento avançado em css. Existem pessoas que não sabiam muito de css mas graças ao tailwind conseguiram ter uma curva de aprendizagem rápida.
Sei que esse vídeo é sobre o CSS, mas comparar Tailwind com Chakra deixa de lado a parte de comportamento dos componentes, Tailwind não vai implementar comportamento nos componentes como no caso de "Select" combinado com "Input".
Zero libs, SCSS, padrão de nomenclatura consistente, set próprio de classes utilitárias básicas, Design System próprio pra wrappar o grosso e evitar ficar declarando estilo dentro da aplicação. Mas confesso que Tailwind ou ir full utility-first me chama muito a atenção. Cansa muito ter que dar nome pra tudo. Uma pena que a maior parte do time não tenha interesse em experimentar.
Gosto muito do Tailwind, sempre uso nos meus projetos pela facildade, mas algumas coisas fica chato de fazer com ele, por isso, uso sempre o styled components em conjunto.
Pra mim, nada supera a produtiva e inventividade do Tailwind. Fora que a documentação é tão bem feita que você pode aprender algo que nem sabia que era possível, enquanto explora. Só não faz sentido usar (e olhe lá) se você estiver no scopo de uma empresa gigante que precisa de um design system e código próprio. De resto, não usar Tailwind, é o maior atraso que você pode provocar a si mesmo, estando na área
Muito bom o video! Com essas mudanças, estou curioso para saber qual o direcionamento que vocês tomaram no Andromeda. Me recordo que vocês utilizavam o Stitches para criação dos estilos
Ufa! Estou terminando os projetinhos de react ainda e o próximo passo no meu planejamento é justamente cair no tailwind antes de começar a projetar algumas idéias próprias pra portfólio rsrsrs. Bom saber que ela detona ;) Rumo ao primeiro emprego de dev kkkkk o7
Sinto falta nas estilização "interface" que permita trocar a biblioteca sem tantas dores, TS você pode adapterHttclienAxios adapterHttpclientFetch, as duas implementando adapterHttpClient, troca é bem simples, porém no Css não tem como, até o momento
Foco nos fundamentos de CSS e, com isso, as bibliotercas viram apenas ferramentas, você transiciona entre elas sem dificuldade entre os projetos e empresas.
Entrei pros Testemunhas do Tailwind por causa do Next, e honestamente não me arrependi...Confesso que estava relutante antes, mas agora não largo mais hehe
Eu tambem kk unico problema é a poluicao visual
@@TiagoSantos-nv1ikdá pra criar um meio-caminho. usando TailwindCSS com @apply dentro de um arquivo css para cada arquivo jsx
@@TiagoSantos-nv1ik po cara, mas levando em consideração que cada vez mais o código tá ficando componentizado e com baixo acoplamento isso daí não é problema. É bem "entendivel", principalmente se tu usa plugin do prettier.
@@TiagoSantos-nv1ik mas só se você quiser. Nada te impede de criar um arquivo CSS e fazer um @apply dentro do seu CSS.
@@TiagoSantos-nv1ikexperimenta a extensão Tailwind Fold. Ela ajuda demais.
Todos os projetos desenvolvidos com Tailwind, usando dark mode, responsivo, e muitas coisas! Bom demais!
Nunca tive problema com css, depois que você aprende flexbox e grid fazer layouts fica simples. Uso as bibliotecas so quando preciso otimizar e padronizar o código(que é mais dificil de fazer quando o projeto é grande), animações também não são dificeis, so demandam mais tempo
acontece que usar css puro é mais pesado do que usar uma biblioteca de css, como tailwind e bootstrap, por isso, dependendo da escala do projeto, não vale tanto a pena
Sempre alertei a galera quando vinham falando de várias bibliotecas. Eu particularmente utilizo muito o Tailwind, mas Sass e Less não ficam para trás quanto a produtividade(quando se sabe CSS), suas variáveis e funções ajudam muito.
O único lugar onde eu não adotaria o Tailwind é no React Native, não sei vocês, mas eu acho péssimo a experiência visual que deixa em coisas simples, por isso opto por Flutter quando o assunto é híbrido.
Pra apps híbridos prefiro o Compose Multiplatform ou o .NET MAUI.
Puts eu concordo com você. Ali eu já preferia usar o conceito comum do styled components. Inclusive se eles focarem essa lib para manter o uso direcionado ao mobile, acho bacana.
Todo dia agradeço por não ser mais fullstack. Toda vez que eu vejo algo de front é sempre uma decisão de um framework ou lib que quebra tudo e todo mundo tem que se adaptar a uma ideia maluca nova. Não entendo até hoje porque não existe um padrão.
Front-end é terra sem lei hahahaha
@@dieegosf arrisco a dizer que por ser terra sem lei, a criatividade para esses problemas são inúmeras e vai de cada um usar um conceito!
Também não entendo, tá ficando muito redundante, e eu te falo porque criar biblioteca css se eu poço criar uma classe no CSS e fica tudo certo?
a programacao em si é assim, se vc se apega a uma ferramenta, e nao a logica, tu roda sempre que algo sai do mercado
tem uma pagina no doc do tailwind que explica isso, basicamente o tailwind oferece uma performance maior doq simplesmente tacar o css ali. Fora a padronizacao e as interacoes proprias que nao temos com css puro@@FelipeCatao
Muito tempo atrás, usava o famoso Bootstrap. Mas quando comecei a trabalhar com JS/TS passei a utilizar o Material UI em muitos projetos. Mas realmente, o MUI acaba ficando muito dependente do Emotion e isso me fez durante muito tempo querer abrir mão do MUI.
A pouco menos de 1 ano resolvi encarar de vez o TailwindCSS, e confesso que não me arrependo
Ouvir o que o Diegão falou sobre não se preocupar com a descontinuação de algumas libs CSS também me deixa de certa forma menos preocupado, pois com o TailwindCSS tudo fica ¨menos dependente" e concordo, muito mais produtivo.!
Abraços \o
Quando começou o video falando de tempos sombrios para front-end, achei que iria falar das vagas kkkkkkk
Comecei a usar o tailwind há uns 3 meses e é maravilhoso, quanto mais aprendo mais gosto de usar, melhor dica!
Uso Tailwindcss desde suas primeiras versões, é uma relação de amor ou ódio, ou você ama ou odeia, é incrível a produtividade que o Tailwindcss nós da.
Eu fui muito relutante com tailwind, mas depois que eu aprendi só isso ele.
Uso o Tailwind com uma mistura de css puro, Tailwind pra coisas pontuais e com componentes pq assim consigo deixar escalável e mais organizado, o feijão com o arroz, não importa quantas bibliotecas lancem, sempre tento usar o CSS puro pq ai não sou pego de surpresar rs
Este formato de vídeo está ótimo! Continuem, por favor!
depois que eu conheci tailwind, nao quero saber de mais nada.
E olha que eu sou apaixonado pela organizacao que o css-in-js oferece
tailwind é caminho sem volta. aprendeu o mecanismo dela vc fica preso e nao consegue mais abandonar. Foi assim comigo. Sinto que quando nao a utilizo eu perco d+ a produtividade nos projetos e até as manutenções com tailwind se tornam fáceis pois tudo está ali de fácil visualização...
É quase comparado a um HD mecanico e quem utiliza SSD. É uma diferença colossal pelo menos pra mim.
Tailwind so é estranho quando vc ainda nao o compreendeu. A ideia de "sujar" o HTML com aquele monte de classes a princípio parece ser bizarro, mas a magia dele está justamente aí..
Minha experiencia com Tailwind...
- Nunca vou usar, suja o código
- Chega um projeto com Tailwind, o que vou fazer?
- Tá bom, vamos dar uma olhada.
- Está interesante esse Tailwind viu?
- Todos os meus projetos estão com Tailwind.
Hahaha somos 2
Tailwind + shadcn = ALEGRIA
Se o projeto for grande tailwind deixa ele é limpo
heheh legal. acho que é bem isso mesmo no início (para a maioria)
cara eu todo kkkkk "como alguem se diz profissional usando essa porcaria? o codigo fica parecendo de estagiario" eu hoje usando tailwind ate no backend se deixar
@@lucasgomesdev Sim mano, UI fica clean demais
É incrível como o tailwind mudou a estilização de uma forma que eu achei que não aconteceria tao cedo!
Ja usei css, pre compiladores, estilizadores com js e nada se compara a simplicidade, e produtividade do tailwind.
comecei a programar faz pouco tempo, nunca cheguei a usar styled components, nem scss, fui direto pro tailwind, é mt gostosinho usar tailwind
@@sacuLuoSamigo é melhor vc usar css em modules pra aprender os conceitos porque lá na frente essa experiência "só com tailwind" vai te fechar muitas portas!
tinha aversão ao tailwind mas quando comecei a usar pra valer foi incrível
Sim, claramente é possível criar um projeto com uma boa escalabilidade e consistência visual utilizando qualquer biblioteca ou o próprio CSS puro, mas a capacidade de produtividade do Tailwind é absurda, toda vez que preciso utilizar ferramentas de CSS diferentes noto um grande gap de produtividade e de reaproveitamento de código, enfim vida longa ao Tailwind.
Sou do time que odiava aquela amuntueira de classe inline, mas que com o tempo passou a adotar o tailwind como principal ferramenta de estilização. Hoje TB não largo fácil!
Mantine ja fez a migração na nova versão sem usar emotion, apenas css. Inclusive acho ela bem melhor do que o material ui para projetos sem muita customização.
o Tailwind é uma interface ao CSS, enqnto Styled Components etc é Css In JS. Com o Tw nao vejo necessidade das outras, a parte de estilos/variantes ou logica em css é facilmente feito com manipulacao de strings, podendo usar CVA e CLSX.
Já me rendi ao tailwind. Amo o styled-components mas tenho que admitir que o tailwind ajuda muito. É questão de prática mesmo.
Existem dois tipode de programadores: O preocupados em criar sistemas e os preocupados em seguir sempre as últimas tendências.
O primeiro grupo parte de um problema real e busca soluções que façam sentido, o segundo grupo se empolga com o "framework da semana" e procura adequar o problema à solução (o que quase nunca funciona).
No momento, estou a trabalhar num projeto utilizando o styled-components... Mas devo dize; é na força do ódio que sigo o desenvolvimento, pois tenho problemas ao renderizar qualquer componente estilizado (styled-components) de dentro de um server component, daí preciso criar um componente separado a então manter dois componentes, um que faz as operações do lado do servidor e outro para renderizar o resultado, muito chato sobretudo quando se trata de um componente grande porque é chato converter tudo em client component grande parte das vantagens de se usar server component.
Vou começar a estudar o Linaria para substituir o styled-components enquanto vou refinando minhas bases de tailwind.
CSS puro
Na versão 7, o MantineUI deixou de utilizar CssJS. Hoje é a maior disparado!
Sou da galera do styled components kkk, mas já estava procurando uma biblioteca com zero runtime pra migrar, valeu pelas dicas, provavelmente vou pender ao tailwind kkk, mas vou ver essas bibliotecas que vc disse primeiro.
Oh Rocket vamos voltar com os projetos e mão no código de fato, esse tipo de conteúdo faz muita falta.
Fato man... Não sei o que eles estão fazendo, mas é muito estranho a falta de conteúdo... Pra quem sempre pregou que sempre iria gerar o máximo de conteúdo com qualidade, esse plano está parado...
@@ribeiro.evandro Rolou uma demissão na rocketseat não rolou? Acho que deve ser por causa disso
@@1222guilherme Mas os produtores que mais postavam ainda continuam, mas pode ser parte do processo, vamos aguardar e ver o que vem por aí..
Eu vouuu voltar com os conteúdos práticos! Tava muito focado nas gravações do Ignite e minha cidade foi atormentada por 3 enchentes, a cabeça não fica legal depois disso tudo hahahaha, mas logo volta ao normal
zero problemas no mundo angular, fica a vontade de um dia usar tailwind pra colocar no curriculo
CSS module é uma opção e é indicado pelo próprio Next.
Dentre todas as libs css o tailwind é a que eu mais utilizo, seja criando componentes do zero ou pegando componentes prontos já feitos com ele, é uma lib com uma ideia super simples e que me da uma produtividade absurda, o único "defeito" que alguns devs falam é o tamanho das classes mas sinceramente eu não acho isso um problema, o nome das classes do tailwind já é bem resumido e bem didático
Eu costumava usar o Styled-components pra react-native, por ter uma sintaxe mais proxima do css em relação ao stylesheet
Legal o time do chakra de ter corrido para salvar ele. Sempre curti essa lib.
Minha cabeça funciona melhor no backend, já consigo me virar no front, mas CSS sempre é uma dor de cabeça kkkkk. Essa era uma que me ajudava a sobreviver...
Louvado seja o shadcn que criou a lib de UI usando o tailwind em uma pegada similar 😂
A construção usando o radix e algumas libs compatíveis no conjunto de componentes é bem bacana e ele sempre atualiza os componentes. Descobri recente quando vi que ele inclusive tem um comando "pnpm dlx shadcn-ui diff", que pode ser combinado com um aquele padrão de add com "--overwrite" (se você estiver usando o componente que a lib cria puro e incrementando apenas no seu componente próprio).
A ideia de ter um amontoado de classes que parece mais estilos inline do que algo mais concreto é algo que ainda não consigo usar. No dia a dia, é muito fácil se perder naquele monte de classes do Tailwind, porque não existe uma separação clara entre marcação/html e estilização/css. Nesse ponto, abro mão de algumas otimizações de performance pra ter uma base de código mais manutenível.
Eu tenho essa dificuldade também, atualmente estilo Chakra UI e sinto que fica mais amigável de dar manutenção
@@MaiconCarraro vocês sabem que dá pra você usar um @apply dentro de um arquivo CSS, né?
@@eliasjnior 👍
É exatamente isso, o tailwind pode ser otimo para produtividade, para performance.. mas visualmente ele é horrivel. Imagino dar manutenção em aplicações mais complexas com ele, deve ser um pesadelo. Por enquanto não quero abrir mão do Styled-Components
@@eliasjnioros caras sequer pesquisou. É uma pena... Eu só uso assim. Meus códigos sempre estão limpos.
Só falou o que eu realmente queria escutar, comecei a programar ano passado e GRAÇAS A DEUS me apeguei muito ao Tailwind
Estou usando Vanilla Extract há uns 10 mêses na minha empres. Tem sido muito bom. Pra falar a verdade, eu nunca entendi o hype de JS in CSS em runtime, na minha cabeça não faz muito sentido, até pelo event loop. Acho que dessas, o Vanilla Extract pra mim foi uma das soluções mais inteligentes.
O Rodrigão bem que podia adotar o NativeWind nos projetos RN
Pensei que conseguiria fugir do Tailwind ! Soldado ferido
O curso de reactjs da rocketseat é todo styled component
Aceitei a palavra do tailwind kkk não vivo mais sem, produtividade surreal
Esses videos curtos estão sensacionais 🚀
Tive que me despedir do ChakraUI porque depois de meses a construir a minha aplicação o emotion deu problemas em produção (especialmente com o edge) falei com o pessoal do Chakra e eles disseram que a bola tava com a time do emotion, e eles nunca me responderam. Mudei-me pra tailwind e até agora ainda não me arrependi. Mas perdi/estou a perder tempo com a mudança do Chakra pro Tailwind.
minha estratégia é um modulo que criei com tailwind que contem vários componentes html já estilizados com suas props e ref certinho, aí dá pra importar e usar, ou só copio direto e altero algumas estilizaçãoes ou comportamento, basicamente minha própria lib ui
grazadeus, eu ja to usando tailwind faz uns meses, só manter e se aprofundar
Ah depende! Aonde trabalho as coisas engatinham mto em relação a coisas novas para o desenvolvimento. Mas por incrível que pareça usamos o SASS (puro) e bootstrap 5.3. Agora quando estou aprendendo o Tailwind.
Mantine não é feito com Emotion, em Setembro na v7 migraram pra 100% css
Usei o tailwind em 2021 e agora estou adotando como main lib já que é oficialmente recomendado. No entanto ainda não tenho clareza no desenvolvimento de Design System + Reusable Theme
Poxa agora que eu ia virar EVANGELISTA do Tailwind! hahaha
Estou iniciando no mundo dev ainda, mas a dica de buscar libs zero-runtime me parece muito boa, por conta de Next e do React Server Components. Eu particularmente tenho preferência por soluções resolvidas na build, então muito obrigado!
vlw, teacher!!!
Tailwind é lega pela produtividade, uso, confesso que gosto desse quesito, mas estou vendo certos códigos por ai enxarcados de tailwind, e entra numa coisa que mais detesto nos frameworks frontend que é estilização dentro do componente. É coisa pra me deixar Coringa da vida. Só quem pegou códigos legados de componentes com 300 linhas ou mais com 500 classes numa única div sabe o que estou falando. A produtividade na manutenção não é equivalente ao do desenvolvimento. Sendo bem sincero, usar tokens do tailwind com um styled-components da vida me parece mais agradável para escalabilidade.
Chakra sempre no
Resisti muito para sair do CSS puro com bootstrap, mas vencida essa resistência, Tailwind é vida!
Eu sou css old school! Eu gosto de SCSS! Mas vejo muita vaga pedindo tailwind! Terei que me render ao Tailwind!
Meu primeiro contato com tailwind foi nas NLW, desde então não parei de usar.
Tailwind, eu te amo
Diego poderia criar um vídeo explicando como desacoplar a parte de API do Next e o login com providers do NextAuth para uma API NodeJS. Acredito que seria muito interessante visto que se um projeto crescer e ficar complexo será necessário esse desacoplamento
Cara, pra mim nada melhor que um sass humilde e o resto faço na mão, nn sei se é por falta de experiência com front-end, mas acho muito mais simples criar meus próprios componentes, do que customizar os componentes de bibliotecas para ficarem da forma que desejo
Dê um pulinho no Codecademy, tenho certeza que vai gostar, principalmente quando entender jQuery, que é um mix de CSS e SASS com Javascript. Simples e objetivo!👍🏼
Nativebase também foi de arrasta pra cima, nunca mais uso libs que "tentam facilitar nossa vida"
Confesso que quando eu vi o tailwind a primeira vez me deu ânsia de vomito, mas agora não consigo viver sem. kkkkk
Como o Diego falou, nao sao as libs/frameworks que fazem o projeto, sim JS e CSS, as libs sempre vao existir, agora senao continuar a evoluir em JS e CSS todo dia, ai sim vai ter problema no futuro, esse e unico padrao a seguir, assim como PHP e nao Laravel, Python nao Django, etc.
Manto e já tá usando css-modules na versão 7 :) eu tô de nextUI e/ou Shadcn-ui
Estou usando TailwindCSS em tudo, peguei o explorer e to usando CSS igual no curso, to apanhando pra estilizar qualquer coisa. kkkkk
Antes eu usava Styled Components e MUI com o vite, mas depois que a documentação recomendou a usar framework como Next passei a usar o Tailwind com o Next
ainda bem que me indicaram a algumas semanas atrás a estudar tailwind, no começo eu achei difícil ou eu tinha aquela opinião que todos tem no começo "o código vai ficar muito feio ou cheio de classes", mas agora eu entendo que as coias são muito praticas com o tailwind, e no final das contas css é só css no finalkkkkk
Desde a versão 7, o Mantine não usa mais Emotion, e sim, CSS Modules.
Boooa, não sabia, bom saber :)
tailwind é essencial pramim, mas to tendo q usar o daisyUI pra complementar ele e aumentar a produtividade e agilidade de entrega. mas um BulmaCSS nao deveria deixar de existir pra alguns casos tb
Gostaria de saber qual alternativa usaria para o desenvolvimento compartilhado de um design system? Exemplo para a construção de uma lib que atenda mais de um projeto que tenha componentes em comum
Atualmente faço tudo com Tailwind, até no mobile uso o NativeWind
Incrível como eu não queria ter nenhum contato com o Tailwind, mas aí chegou o dia que eu testei... E aí agora sinto falta quando não uso em algum projeto.
Eu fiquei surpreso, estou muito por fora das novidades dessas bibliotecas. Apesar que já estou usando CSS a muito tempo.
de momento continuo utilizando o bootstrap devido a dar suporte a sistemas já baseados nele, mas já trabalhei com alguns dos citados, entre eles o tailwid e , se fosse o caso, migraria para o tailwind... o styled components, ao meu ver, nunca ajudou pra nada, só tornava os componentes engessados... o chacra usei pouco, não gostei muito também..
Novamente SSR botando a gente pra estudar
Eu nunca consegui fazer algo tão profissional com CSS, o tailwind me deu esse poder ❤
Tem algo errado ai irmão kkkkkkkkkkkkkkk
@@samuelleao você não entendeu, o cara n conseguia fazer isso no css puro mas conseguiu com tw só mostra o quanto ele ainda precisa aprender, TW é baseado em UI Declarativa, ele da a faca e o queijo, o minimo é fazer algo bonito com ele.
@@shift564 não que eu não conseguisse fazer no CSS puro, Mas aplicar os conceitos de responsividade, animação e entre outras com a documentação do tailwind achei bem mais tranquilo
@@samuelleaoTailwind é bom para pessoas sem conhecimento avançado em css. Existem pessoas que não sabiam muito de css mas graças ao tailwind conseguiram ter uma curva de aprendizagem rápida.
@@danilomthdev sim, eu amava stitches por conta disso tbm, mas os cara n deram tanta atenção pra ele como deram ao radix
Sei que esse vídeo é sobre o CSS, mas comparar Tailwind com Chakra deixa de lado a parte de comportamento dos componentes, Tailwind não vai implementar comportamento nos componentes como no caso de "Select" combinado com "Input".
Zero libs, SCSS, padrão de nomenclatura consistente, set próprio de classes utilitárias básicas, Design System próprio pra wrappar o grosso e evitar ficar declarando estilo dentro da aplicação. Mas confesso que Tailwind ou ir full utility-first me chama muito a atenção. Cansa muito ter que dar nome pra tudo. Uma pena que a maior parte do time não tenha interesse em experimentar.
Vanilla Extract
Bom e velho sass nunca falha.
Uso muito Styled Components e confesso que preciso começar a testar o Tailwind.
Gosto muito do Tailwind, sempre uso nos meus projetos pela facildade, mas algumas coisas fica chato de fazer com ele, por isso, uso sempre o styled components em conjunto.
Pra mim, nada supera a produtiva e inventividade do Tailwind. Fora que a documentação é tão bem feita que você pode aprender algo que nem sabia que era possível, enquanto explora.
Só não faz sentido usar (e olhe lá) se você estiver no scopo de uma empresa gigante que precisa de um design system e código próprio. De resto, não usar Tailwind, é o maior atraso que você pode provocar a si mesmo, estando na área
O que fazer com os projetos que já estão feitos e em produção com CharackUI por exemplo?
100% Tailwind! Por sua causa me converti 🥷
Muito bom o video! Com essas mudanças, estou curioso para saber qual o direcionamento que vocês tomaram no Andromeda.
Me recordo que vocês utilizavam o Stitches para criação dos estilos
Eu estou usando muito o tailwindCss, e já estou tão acostumado que não me vejo usando outra biblioteca kkkkk
ainda bem que fui obrigado a usar o tailwind no trabalho agora também sinto que não dá pra fazer mais nada sem ele KKKK
Tailwind é de longe o melhor. Já tentaram me enfiar o Styled Components guela a baixo... mas não tem nenhum q se equipare ao tailwind
Ufa! Estou terminando os projetinhos de react ainda e o próximo passo no meu planejamento é justamente cair no tailwind antes de começar a projetar algumas idéias próprias pra portfólio rsrsrs. Bom saber que ela detona ;)
Rumo ao primeiro emprego de dev kkkkk o7
Gosto do TailWind desde a época que adotado no Laravel, acho que antes até de ver ele ser utilizado por aqui rsrs
Pra mim em particular o Tailwind nada mais é que o bootstrap modificado kkkkk acho que bootstrap é mais garantido não ser descontinuado
Às testemunhas do tailwind, como vocês estão lidando com as variantes de estilos?
twMerge
Tailwind Variants
2022 Tailwind é sujo => 2023 Tailwind botando a concorrência no bolso KKKKKKKKKKK descanse em paz styled-components
Uso styled-components e gosto muito.
Acho que todo dev já passou pela relação de amor e ódio com o tailwind.
Ou melhor, do ódio ao amor...
😂
Sinto falta nas estilização "interface" que permita trocar a biblioteca sem tantas dores, TS você pode adapterHttclienAxios adapterHttpclientFetch, as duas implementando adapterHttpClient, troca é bem simples, porém no Css não tem como, até o momento
slc, por isso sai do ramo de front,toda semana muda alguma coisa! isso é um saco
Dentro do ecossistema React Native existe algo que substitui o styled-component?
Uso o CSS puro e to suave
CSS modules, babey!!!
A pior coisa que uma pessoa pode fazer é ficar pulando de ferramentas para fazer a mesma coisa. Fica girando em círculos!
Foco nos fundamentos de CSS e, com isso, as bibliotercas viram apenas ferramentas, você transiciona entre elas sem dificuldade entre os projetos e empresas.