Nossa cara, gostei demais. Meu projeto é antigo, quando a norma ainda defendia 12 na face menor. Para evitar ressaltos nos pilares do pavimento superior mantivemos os tijolos de nove com pilares embutidos. Conforme seu calculo, não terei problemas pois a altura não ultrapassou os três metros... procurei aumentar o mpa para distanciar o risco da flambagem...valeu pela aula.
Boa noite, sou design de interiores e suas explicações são muito didáticas até mesmo para quem não é da área de engenharia como eu mas precisa destas importantes dicas no dia a dia. Muito obrigada por dividir seu conhecimento. Abraços Simone
As pessoas às vezes acham que as Normas impõem exageros e muitos mimimis, mas não é bem assim, tudo o que elas consideram tem muito fundamento. Na minha opinião, acho bom segui-las nem que no seu mínimo exigido. Muito bom o vídeo, parabéns!
Luíz, primeiramente parabéns pelo seu vídeo. Muito bem elaborado, bem embasado nas normas técnicas. Tem muitas pessoas aqui no youtube ensinando "abobrinha" para as pessoas. Isso é muito triste pois muitas pessoas seguem os erros de "ensinadores leigos". Parabéns. Muito sucesso na sua carreia.
Eu sempre critiquei está falta de padronização dos tijolos que deveria seguir o padrão da largura do pilar que é de 14 cm. Nas minhas construções tenho que adaptar a forma fazendo uso de sarrafo em ambos os lados para compensar a largura do bloco. É um trabalho a mais e tanto.
O minimo é 19 cm, sendo inferior a isso somente com multiplicação de fatores de segurança. E mesmo utilizando 14, 15, 16, 17, 18 cm, a seção minima deve ser de 360cm2. Lembrando que engenharia não é simplesmente estabilidade. Não é pq "Um pedreiro faz uma casa com pilares de 15x15cm que a casa vai cair, ou uma viga menor que 12cm. Engenheiro aplica a norma. E o engenheiro se AUTO previne de transtornos jurídicos, visto que a nbr é uma espécie de "Direito do consumidor". Uma simples inspeção do corpo de bombeiros com obras fora de norma é o suficiente para o engenheiro responder como Exercicio irregular da profissão e ter sua carteira suspensa. Não é porque "não cai" que deve ser feito. Se tem algo bom no Brasil, são as normas. Valorizem isso. Poucos países do mundo tem capacidade técnica e produtiva de realizarem uma.
Acho que vocês não entenderam direito, A 6118 determina um mínimo de 19, no entanto, você pode executar com 9cm que ainda sim estará atendendo às normas, mas não à 6118 e sim à 15.575, que é voltada para edificações residenciais de baixa carga. sendo assim não terás problemas jurídicos ou técnicos, já que tais resultados foram obtidos por meio de ensaios e parâmetros estatísticos aplicados à engenharia, claro, desde que atenda às normas de execução, ainda sim deves realizar o calculo dos esforços, a área de aço do pilar, a flambagem, e a flexa, estando tudo ok, você está OK com as normas. tem a 6118, mas também tem a 15.575, precisamos conhecer as normas.
O corpo de bombeiro segue as normas que um engenheiro da abnt fez com medo dos seus cálculos . E todo mundo tem que o seguir porque ele é engenheiro da abnt, Teoricamente especialista.
A muito tempo que venho revirando o RUclips procurando uma explicação assim, com normas e sem deixar dúvidas sobre o tamanho máximo do pilar. ótimo vídeo, como sempre. Ai agora tá explicado.
Parabéns meu nobre, pelo o entendimento das estratégias na estrutura, é muito louvável o seu embasamento, porém é muito importante acrescentar que podemos sim realizar uma construção com tijolos ou blocos de 9×19 sim, porém os pilares devem continuar com 14cm como diz a nbr 6118. Desde já agradeço pela atenção e pela oportunidade de seus esclarecimentos em compartilhar com todos do seu canal.
Sempre muito didáticos os vídeos. Faltou lembrar que é possível a construção de prédios de até 4 pavimentos sem nenhum pilar com tijolos estruturais. Então seria oportuno fazer um vídeo falando sobre isso, ou seja, quais as condições para se construir prédios de 4 pavimentos sem pilar ou pq a norma permite fazer assim e no caso de edificações mais baixas exige uma largura mínima do pilar de 14cm.
Aqui no DF é comum ver obras sob administração com pilares de 9 por 40 ou de 9 por 45 em sobrados e em outras edificações maiores. Colocam seis ferros nos pilares, 2 de 3/8 em cada extremidade e 2 de 5/16 no meio. Pode isso, Arnaldo?
O muro de 9 cm pode fazer a altura que quiser,desde que faço pilar com requadro saliente de 5 ou mais cm não quebra e fica firme, muito bom, se cintar ele fica bem firme..
a flambagem não acontece apenas quando á caga axial no pilar ? no caso dos muros não acontece, a força a ser vencia é a do vendo sendo perpendicular ao pilar, alguém consegue tirar essa dúvida ?
O reboco de um lado e do outro da parede somado com 9 cm do tijolo conta??? Ou seja, favorece o reforço do pilar, podendo dizer q o pilar da largura do tijolo de 9 cm somado com reboco de um lado e do outro é de 13 cm ou 14 cm, dependendo da espessura do reboco????
exelente explicação, agora entendi porque fui autuado na época em que construi minha modesta casa, a lajota da época media 19x19x07, eu disse por 07 cm e as colunas facearam com elas , térreo 1° pavimento e terraço. Hoje certamente eu não cometeria o mesmo erro.
bom dia meu amigo;temos que obedecer as normas,concordo.entao porque fabrica tijolos de 9,mesma coisa são os ferro as normas pede 3,8 para cima ,e deixa fabricar 1,4.5,16 .tinha que que fabrica so que a norma pede.
Otima dica, muito bom estímulo para que as pessoas repensem seus projetos pessoais, compreendendo o quão é importante se fazer uma boa estrutura começando pela análise do solo, fundação e os devidos acréscimos de ferragens necessários para que se obtenha segurança e comodidade na construção e realização de um projeto, muitas vezes um sonho de muitos anos e o melhor com qualidade e efetividade por profissionais competentes que agregam em muito seu valor à obra. Parabéns. Excelente aula explicativa, coerente e bem dedutiva, permitindo ao interessado buscar nos caminhos apresentados seu aprofundamento na matéria ou disciplina que lhe interessar. Deus te abençoe na continuidade de seus vídeos.
Pelo o que eu estudei a dimensão mínima para pilares segundo a 6118 é 19 cm. Podendo baixar até para 14 cm multiplicando o coeficiente de ponderação de calculo das cargas por um respectivo valor dependendo da dimensão mínima conforme a norma. Agora sobre o vídeo não sabia dessas informações da 15575, obr por mais um video.
Sou mestre de obras a mais de 35 anos e sempre converso com os meus colaboradores, tanto os pedreiros como os ajudantes sobre isso, principalmente aqui no Rio só tem esses tijolos de 0,9 cm, acho isso uma falha muito grande, agora de quem? Se houvesse uma fiscalização mais enérgica deveria todos os tijolos ter ,14 cm
Gosto muito de suas explicações e seu canal tem me ajudado muito. Estou construindo um sobrado com dois andares extras e gosto de ficar informado de certos temas para tomar mais cuidado com o que vão fazer em minha obra. parabéns. Esse e-mail é do meu filho que este da foto.
Lembrando que o comprimento eq. de flambagem, é dividida e contraventamentos, ou seja, no seu caso, cada pé direito pode ter até 3,63m desde que esteja contraventado no eixo de menor dimensão.
Obrigado Luiz , foi muito esclarecedor. Ainda bem que meu muro foi feito com bloco de 14 cm e os pilares cuja altura foi exatamente 2,80 ! Parece até que tenho uma veia de engenharia em mim.rs
Muito boa sua explicação Luiz, esta equação é imprescindível para a segurança da estrutura porém vale lembrar que na NBR 6118 os pilares com 14 cm na menor dimensão é necessário aplicar o coeficiente gama n de 1,25...
Assunto importantíssimo de ser divulgado. Bom trabalho! Só uma ressalva mais técnica: a flambagem não é um fenômeno aleatório e não é impossível de se prever. O que ocorre é que seu cálculo mais preciso envolve não linearidade de natureza tanto física quanto geométrica, o que, com certeza, não está no nível de um pedreiro e nem mesmo de um engenheiro apenas com graduação.
Nao seria uma carga muito superior a qual o pilar resistiria e nao inferior só tire essa duvida por favor e queria resaltar que aprendo muito com seus videos, parabêns e muito obrigado
Boa explicação uma viga de 14 de largura por 50 de altura em balanço aguenta tá em balanço 80 centímetros da parede ferragem com ferro 3/8 e 12.5 e estribos 3/16 agradeço desde já
Boa noite. Parabéns pela iniciativa de esclarecer esses pontos para os demais, vejo que domina a teoria.Me preocupa a conclusão de quem assistiu esse video e por isso vou citar alguns pontos, mas apenas como critica construtiva. 1. A instabilidade lateral é apenas um dos modos de falha de um pilar.2. A garantia de que o pilar está dentro da esbeltez limite, não harante que o pilar não irá flambar. Quanto mais esbelto é o pilar, menor a carga de compressão ele suporta. Um pilar com esbeltez de 140, suporta muito pouca carga. Se for usar em sobrados de concreto armado, a obra ficaria um paliteiro.3. Quando existe momento fletor (e por norma é obrigatorio considerar pelo menos o mínimo), o conceito de flambagem fica mais complicado, sendo necessário a consideração dos efeitos de segunda ordem. Pilares com 9cm de largura e pé-direito de 3.2m não passam, já fiz vários testes.4. Cada elemento estrutural deve ser dimensionado individualmente. A dimensão mínima não sobrepõe a dimensão necessária prlo dimensionamento.5. Os sobrados executados com estes "pilares" de 9cm não caem, porque a alvenaria de vedação passa a suportar a carga, e o "pilar" de concreto funciona como cinta de amarração vertical e não como pilar realmente. Ou seja, qm suporta a laje são as paredes e não o pilar. Sei que vc sabe tudo isso, mas vejo que muitos dos que assiste seus videos não são engenheiros e por tanto podem interpretar errado o que vc está falando. Contrate um especialista para dimensionar a sua estrutura. Não "chute" as dimensões e armaduras. Isso é crime.
No meu estado ceara, temos dificuldade em trabalharmos na norma pois os tijolos são de 9cm a largura e os clientes não querem ressaltos aparentes . Seria bom se tivéssemos tijolos baiano.
acompanho todos seus vídeos sou fã de carteirinha eu sou construtor em Macaé RJ eu acompanho todas as normas geralmente eu faço a estrutura primeiro com 14 cm ,em seguida faço as paredes no centro deste pilar ,o que sobra de pilar em ambos lados a massa de reboco cobre totalmente att,Genis Pereira
Genis, isso que você faz é muito bom. Mas mesmo assim é possível fazer do jeito convencional, ou seja, as paredes primeiro e depois fecha com duas tábuas e faz o pilar. Nesse caso é só você colocar dois sarrafos de cada lado da parede antes de fazer o fechamento do pilar com as tábuas. Por exemplo, na parede de 12 cm, antes de fechar o pilar com as tábuas é só colocar quatro sarrafos de 1 cm nas bordas da parede (dois de cada lado da parede), aí pronto, a parede vai ficar com 12 cm e o pilar com 14. Provavelmente você já conhece essa ideia, mas serve de aprendizado para outras pessoas que estão lendo.
Minha edícula térrea 45 metros quadrados está sendo construída de broco de concreto de 13cm ,vou ter um vão aberto na frente de 5 metros com um pilar no centro ,minha pergunta é: posso fazer essa viga e pilar na largura do broco de concreto ? Pretendo usar laje de forro h8 ,ou será que uma canaleta de concreto aguentaria o peso da laje? Acompanho seu canal a algum tempo e aprendendo muito com suas dicas....
Comecei minha casa hoje vou fazer 20x20 e ferros de 12.5 os pilares da sapatas as vigas terão aproximadamente 5 metros claro que com projeto feito com engenheiro e ainda com pre moldado nao com laje.
No 4:29 se vc fala q os pedreiros ou os engenheiro estão mentidos em relação aos pilares dessa medida.então sabe-se q o próprio engenheiro tem q ser punido por autorizar fazer uma obra q está proibida.
Muito bom, Parabéns. Lembrar apenas que o comprimento de flambagem é assunto de resistência sendo um parâmetro para determinar a altura máxima do Pilar. Para dimensionamento de pilares em concreto armado, com.dimensões inferiores a 14 cm, utilizar os métodos preconizados nass versões anteriores da.NBR 6118. São métodos utilizados e seguros. Lembrar ainda que muros estão sujeitos a cargas horozontais e , regra geral, a flambagem pode nao ser a determinante principal das dimensoes dos pilares.
Vida Engenharia , numa construção de até 6 metros , com as quantidade de brocas devidamente calculadas , qual a profundidade e largura minima a ser realizada ? Esclarece essa por favor .
vc falou no vídeo (3:50) que não é possível prever carga de flambagem, mas terminei agr segundo ano de eng civil da UEL e em resistência de materiais aprendemos a calcular esbeltez e carga crítica de flambagem então é possível prever sim a ruptura por flambagem. Não sei como funciona na prática, mas acho que projetam o pilar com seção maior pra evitar ter q se preocupar com flambagem ou seguem uma esbeltez mínima.
Luis eu te respeito pra caramba mano...suas explicações são o máximo...eu estou finalizando a fundação da minha casa... Quando eu for fazer as cintas de concreto em cima da minha alvenaria posso colocar com 12 centímetros de concreto em cima dos tijolos de 9...lembrando que vai ter as vigas transversais tbm, o mesmo esquema dos baldrame vai ter encima...
A anos vejo suas aulas, só tenho a lhe agradecer por todas essas joias , e acredite até os macacos uma hora precisam aprender a comer banana rsrsrsrs para quem conhece a história vai entender , humidade é pra poucos parabéns 👊🖐
Na minha opinião, mesmo mesmo com essa exceção da NBR 15575, jamais se deve fazer uma estrutura com 9 cm de largura. É muito arriscado e inviabiliza outras normas ou requisitos, por exemplo, a cobertura da armadura na menor classe de agressividade é 2,5 cm, dessa forma fica praticamente impossível respeitar essa cobertura mínima da ferragem, aí já entra a questão do congestionamento de armadura, aumento da chance de bicheiras no concreto, aí para resolver isso adiciona-se mais agua no concreto. Resumindo, compensa mais adicionar alguns centímetros na largura do pilar.
É isso mesmo Marcelo, as pessoas falam, "não tem problema, é apenas para um pavimento", aí depois mudam de ideia e resolvem construir mais um puxadinho em cima, aí depois o filho casa e resolve também construir em cima e por aí vai. O resultado?, bem, aí é so assistir os noticiários em épocas de grandes chuvas.
Não há problema nenhum em projetar residências de um pavimento com pilares de 9 cm quando se respeita a 15575 e a 6118. O engenheiro deve conversar com o cliente e entregar a memória de cálculo. Pronto, isso basta. Pessoas que vão construir mais pavimentos em cima são aquelas que não contratam projeto estrutural.
josué silva não concordo, não tem pq uma casa térrea, com tijolo de 9cm ter pilar de 14cm, qual carga uma casa térrea recebe de tão exorbitante? O máximo é uma laje de 12cm, madeiramento e telha cerâmica.
Existe cálculo para aumentar a resistência de um pilar mantendo o menor lado, acrescentando aço e aumentando o maior lado. Mas isso é feito por um engenheiro.
Nesse vídeo que vc indica para assistir, ele no final não fala do emboço das colunas... Só da parede. O certo seria ter nas colunas tbm? Pq fizer igual ele fala, não vai dar dente... Mas se fizer o emboço no tijolo e na coluna, vai dar dente. Como fazer para não dar o dente?
Faz tempo alguma matéria , video , explicação sobre um projeto em especial, uma piscina sobre a laje, que , exemplo uma piscina de 2,5 x4, 1.2 de profundidade, quais seriam as medidas de brocas , sapatas , baldrame, pilar, viga e lage precisaria
O que acontece, tambem, é que utiliza-se essas colunas "abafadas" na alvenaria e as vigas tambem! Entao a carga que era para ir somente para os pilares sao distribuidas nas alverarias tambem, por isso se faz sobrado com pilares embutidos e nao "cai". Todo tijolo, sendo estrutural ou nao, tem uma resistencia...
É exatamente isso que ocorre. Mas na alvenaria de vedação não é correto, pois fica muito perigoso retirar uma parede que possui laje, mesmo tendo um viga em cima e sem contar que quando a viga se flexiona ela força a parede e, mesmo que não caia, pode gerar fissuras. Sou da opinião que na alvenaria de vedação, sempre deve-se imaginar a estrutura (lajes vigas e pilares) como se não existisse a alvenaria paredes.
único problema é achar tais matérias em algumas áreas pois o padrao 8mm e 9 mm é oque vende e todos utilizam isso , uma dúvda será que da problema 3 andares com 5/16 sendo o primeiro 3/8 e a distancia de cada pilar é 2.80 e a alura com desconto da coluna da 270 , ? desde já grato!
Pilar isolado armação da ferragem é de 20 x 20, com a capa de concreto fica 25 x 25. Viga armaçao da ferragem é de 10 x 25 com a capa de concreto fica 15 x 30, como fazer para ancorar a viga no pilar?
Um pilar de 25x15 seis ferros 3/8 (2,60 de altura + 40cm de vigas) é considerado um pilar seguro? Qual traço esse de cimento esse pilar suportaria dois pavimentos e uma cobertura?
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos! Poderia me responder se posso fazer os pilares de 14 cm dês da fundação até o segundo andar e utilizar nas paredes, os tijolos de 9 cm? E qual deveria ser as medidas das ferragens dos Pilares?
Eu fiz blocos de cimento Manual e economizem dinheiro na construção de fiz os blocos de 11x20x40 os pilares ficaram embutidos ou seja maior que 9 cm a norma disse que tem uma exceção então estou dentro da norma por que se os pilares de 9 cm ñ pode ultrapassar 320 de altura os pilares da minha casa ficaram com 11cm e 3 de altura e um detalhe é 11x20 os pilares
8:11 Dúvida. Essa altura máxima de 3,20 é em cada pavimento não é? (preso nas duas extremidades) Imagino que sim, já que a norma disse que é possível construir sobrados de até 6 metros... Tá certo? É que vc não explicou considerando se for um sobrado, nem disse se pode fazer sobrado....
Mestre me confundi no final. Vc iniciou falando sobre os pilares inferiores a 14cm. Ai no final vc mudou para o tijolo. Ai que me confundi, na minha concepção as paredes não são estruturais a não ser que se projete uma parede estrutural certo. Mas então a espessura do tijolo pode ser 9cm desde que o pilar obedeça os 14cm e está diferença é absorvida pelo reboco.
ao entrar como inscrito, me lembrei ja tinha visto vários videos seus ha mais tempo, talvez porque na época eu nem sabia que tinha que se inscrever ... acabei perdendo o contato. parabéns amigo, agora estou inscrito e verei todos os vídeos. um forte abraço e fique com Deus.
ele explica de uma forma tão simples e fácil, que ate quem nunca trabalho em construção entende tudo!
Muito obrigado pela dica? Todas as minhas obra eu usei o bloco de 6 furos, com o pila 16x20
Nossa cara, gostei demais. Meu projeto é antigo, quando a norma ainda defendia 12 na face menor. Para evitar ressaltos nos pilares do pavimento superior mantivemos os tijolos de nove com pilares embutidos. Conforme seu calculo, não terei problemas pois a altura não ultrapassou os três metros... procurei aumentar o mpa para distanciar o risco da flambagem...valeu pela aula.
valeu amigo Luíz o vídeo ficou show, e obrigado por indicar o nosso canal, abraços fiquem na paz
Macetes Da Construção
Macetes Da Construção para construir uma edícula posso usar ferro 5/16 ,
Rapaz você é muito bom no que faz e humilde.
Esdras
Também curto o canal do Esdras.
Boa noite, sou design de interiores e suas explicações são muito didáticas até mesmo para quem não é da área de engenharia como eu mas precisa destas importantes dicas no dia a dia. Muito obrigada por dividir seu conhecimento. Abraços Simone
As pessoas às vezes acham que as Normas impõem exageros e muitos mimimis, mas não é bem assim, tudo o que elas consideram tem muito fundamento. Na minha opinião, acho bom segui-las nem que no seu mínimo exigido. Muito bom o vídeo, parabéns!
Ja trabalho na construção a 14 anos aqui na minha cidade so existe tijolos de 9 cm e todas as obras sao feitas com esse tijolos e nunca deram problema
Show !!! Muito fácil de entender sua explicação!! Muito obg de coração
Por favor, faça uma vídeo falando sobre essa polêmica do detergente na substituição da cal líquida na argamassa de assentamento e reboco. Grato.
Luíz, primeiramente parabéns pelo seu vídeo. Muito bem elaborado, bem embasado nas normas técnicas. Tem muitas pessoas aqui no youtube ensinando "abobrinha" para as pessoas. Isso é muito triste pois muitas pessoas seguem os erros de "ensinadores leigos". Parabéns. Muito sucesso na sua carreia.
Eu sempre critiquei está falta de padronização dos tijolos que deveria seguir o padrão da largura do pilar que é de 14 cm. Nas minhas construções tenho que adaptar a forma fazendo uso de sarrafo em ambos os lados para compensar a largura do bloco. É um trabalho a mais e tanto.
Normas complementam nossas experiências e nos garatem segurança. Parabéns.
é o primeiro canal que achei realmente satisfatório. muito obrigado
O minimo é 19 cm, sendo inferior a isso somente com multiplicação de fatores de segurança. E mesmo utilizando 14, 15, 16, 17, 18 cm, a seção minima deve ser de 360cm2. Lembrando que engenharia não é simplesmente estabilidade. Não é pq "Um pedreiro faz uma casa com pilares de 15x15cm que a casa vai cair, ou uma viga menor que 12cm.
Engenheiro aplica a norma. E o engenheiro se AUTO previne de transtornos jurídicos, visto que a nbr é uma espécie de "Direito do consumidor". Uma simples inspeção do corpo de bombeiros com obras fora de norma é o suficiente para o engenheiro responder como Exercicio irregular da profissão e ter sua carteira suspensa. Não é porque "não cai" que deve ser feito. Se tem algo bom no Brasil, são as normas. Valorizem isso. Poucos países do mundo tem capacidade técnica e produtiva de realizarem uma.
Acho que vocês não entenderam direito, A 6118 determina um mínimo de 19, no entanto, você pode executar com 9cm que ainda sim estará atendendo às normas, mas não à 6118 e sim à 15.575, que é voltada para edificações residenciais de baixa carga. sendo assim não terás problemas jurídicos ou técnicos, já que tais resultados foram obtidos por meio de ensaios e parâmetros estatísticos aplicados à engenharia, claro, desde que atenda às normas de execução, ainda sim deves realizar o calculo dos esforços, a área de aço do pilar, a flambagem, e a flexa, estando tudo ok, você está OK com as normas. tem a 6118, mas também tem a 15.575, precisamos conhecer as normas.
@@carlosandrebastos Muito bom, entendi exatamente assim
O corpo de bombeiro segue as normas que um engenheiro da abnt fez com medo dos seus cálculos . E todo mundo tem que o seguir porque ele é engenheiro da abnt, Teoricamente especialista.
Se auto prevenir não seria falta de confiança nos seus cálculos?
kkkkkkkkkk aqui onde moro 90% das casa nem pilares tem. nunca vi uma ccair
Boa Luiz. Mais um vídeo de tirar o chapéu. Bacana você enaltecendo os bons profissionais que o seguem. Parceria que dá credibilidade para todos!
Obrigado.
Bom dia meu amigo ótima opção para explicar o certo do errado
A muito tempo que venho revirando o RUclips procurando uma explicação assim, com normas e sem deixar dúvidas sobre o tamanho máximo do pilar. ótimo vídeo, como sempre. Ai agora tá explicado.
Parabéns meu nobre, pelo o entendimento das estratégias na estrutura, é muito louvável o seu embasamento, porém é muito importante acrescentar que podemos sim realizar uma construção com tijolos ou blocos de 9×19 sim, porém os pilares devem continuar com 14cm como diz a nbr 6118. Desde já agradeço pela atenção e pela oportunidade de seus esclarecimentos em compartilhar com todos do seu canal.
Cara, tem gente que dá desLike?
Certamente pedreiros que não querem andar nas normas.
queria que meu professor de estruturas tivesse essa dinamica!!!parabens
Concordo Paty, são poucos os professores com essa dinâmica, ainda mais associar a teoria com a prática e conseguir passar para os alunos.
Sempre muito didáticos os vídeos. Faltou lembrar que é possível a construção de prédios de até 4 pavimentos sem nenhum pilar com tijolos estruturais. Então seria oportuno fazer um vídeo falando sobre isso, ou seja, quais as condições para se construir prédios de 4 pavimentos sem pilar ou pq a norma permite fazer assim e no caso de edificações mais baixas exige uma largura mínima do pilar de 14cm.
Muito bom! Essa era uma dúvida que eu tinha a muito tempo e nenhum professor foi capaz de me responder. Parabéns!
Aqui no DF é comum ver obras sob administração com pilares de 9 por 40 ou de 9 por 45 em sobrados e em outras edificações maiores. Colocam seis ferros nos pilares, 2 de 3/8 em cada extremidade e 2 de 5/16 no meio. Pode isso, Arnaldo?
E como tem obras feito até 4 andares sem um Pilar, como explicar essa teoria
melhor canal de engenharia do RUclips
Muito importante essas normas de pilares. Com essas dicas aprendi muito. Obrigado.
O muro de 9 cm pode fazer a altura que quiser,desde que faço pilar com requadro saliente de 5 ou mais cm não quebra e fica firme, muito bom, se cintar ele fica bem firme..
Parabéns vida Engenharia ótima explicação!
🎉Vou começar a construir e isso é muito importante para minha obra.
Amigos...tidis vices estão de parabéns. Todas as dicas...são de grande importância. Abraços.
a flambagem não acontece apenas quando á caga axial no pilar ? no caso dos muros não acontece, a força a ser vencia é a do vendo sendo perpendicular ao pilar, alguém consegue tirar essa dúvida ?
O reboco de um lado e do outro da parede somado com 9 cm do tijolo conta??? Ou seja, favorece o reforço do pilar, podendo dizer q o pilar da largura do tijolo de 9 cm somado com reboco de um lado e do outro é de 13 cm ou 14 cm, dependendo da espessura do reboco????
Valeu, você é um dos que melhor sabe passar a parte técnica de forma simples para todos.
Esse canal é diferenciado. Obrigado por compartilhar esse rico conteúdo de forma prática e fácil de entender!
Luis, parabens pela clareza, simplicidade e objetividade, obrigado pelos ensinamentos.
exelente explicação, agora entendi porque fui autuado na época em que construi minha modesta casa, a lajota da época media 19x19x07, eu disse por 07 cm e as colunas facearam com elas , térreo 1° pavimento e terraço. Hoje certamente eu não cometeria o mesmo erro.
7 cm???? Vixi, essa aí bastaria o sobro do lobo mau srsrs
josué silva mas os lobos têm soprado a quase trinta anos e a casa insiste em ficar de pé, e eu tô dentro.
bom dia meu amigo;temos que obedecer as normas,concordo.entao porque fabrica tijolos de 9,mesma coisa são os ferro as normas pede 3,8 para cima ,e deixa fabricar 1,4.5,16 .tinha que que fabrica so que a norma pede.
Otima dica, muito bom estímulo para que as pessoas repensem seus projetos pessoais, compreendendo o quão é importante se fazer uma boa estrutura começando pela análise do solo, fundação e os devidos acréscimos de ferragens necessários para que se obtenha segurança e comodidade na construção e realização de um projeto, muitas vezes um sonho de muitos anos e o melhor com qualidade e efetividade por profissionais competentes que agregam em muito seu valor à obra. Parabéns. Excelente aula explicativa, coerente e bem dedutiva, permitindo ao interessado buscar nos caminhos apresentados seu aprofundamento na matéria ou disciplina que lhe interessar. Deus te abençoe na continuidade de seus vídeos.
Pelo o que eu estudei a dimensão mínima para pilares segundo a 6118 é 19 cm. Podendo baixar até para 14 cm multiplicando o coeficiente de ponderação de calculo das cargas por um respectivo valor dependendo da dimensão mínima conforme a norma. Agora sobre o vídeo não sabia dessas informações da 15575, obr por mais um video.
Parabéns. você explica de forma que não tem como a pessoa não intende já aprendi muito com seus vídeo aulas
Sou mestre de obras a mais de 35 anos e sempre converso com os meus colaboradores, tanto os pedreiros como os ajudantes sobre isso, principalmente aqui no Rio só tem esses tijolos de 0,9 cm, acho isso uma falha muito grande, agora de quem? Se houvesse uma fiscalização mais enérgica deveria todos os tijolos ter ,14 cm
Excelente trabalho! Me ajudou muito na contestação de um laudo. Parabéns.
Parabéns pelas suas dicas e conhecimento dos meandros das normas. Deus abençoe sua vida, família e trabalho!
Gosto muito de suas explicações e seu canal tem me ajudado muito. Estou construindo um sobrado com dois andares extras e gosto de ficar informado de certos temas para tomar mais cuidado com o que vão fazer em minha obra. parabéns. Esse e-mail é do meu filho que este da foto.
Lembrando que o comprimento eq. de flambagem, é dividida e contraventamentos, ou seja, no seu caso, cada pé direito pode ter até 3,63m desde que esteja contraventado no eixo de menor dimensão.
É melhor ter está casa , do que não ter casa nenhuma. Essa é a realidade de quem assiste estes vídeos pra fazer sua própria casa. Muito bacana!
Excelente aprendendo mais uma...agora um pilar de 29x29 3,50 de altura sem paredes de apoio suporta uma casa ???
Obrigado Luiz , foi muito esclarecedor. Ainda bem que meu muro foi feito com bloco de 14 cm e os pilares cuja altura foi exatamente 2,80 ! Parece até que tenho uma veia de engenharia em mim.rs
parabéns pela explicação, pois é de grande valia pra nós, um grande abraçuuuuu.
Muito boa sua explicação Luiz, esta equação é imprescindível para a segurança da estrutura porém vale lembrar que na NBR 6118 os pilares com 14 cm na menor dimensão é necessário aplicar o coeficiente gama n de 1,25...
Obrigada amigo, não entendo de obras, mas como vou construir uma casa , estou estudando.
Esse canal é um manancial de conhecimentos. 👏👏👏
Assunto importantíssimo de ser divulgado. Bom trabalho! Só uma ressalva mais técnica: a flambagem não é um fenômeno aleatório e não é impossível de se prever. O que ocorre é que seu cálculo mais preciso envolve não linearidade de natureza tanto física quanto geométrica, o que, com certeza, não está no nível de um pedreiro e nem mesmo de um engenheiro apenas com graduação.
Nao seria uma carga muito superior a qual o pilar resistiria e nao inferior só tire essa duvida por favor e queria resaltar que aprendo muito com seus videos, parabêns e muito obrigado
Boa explicação uma viga de 14 de largura por 50 de altura em balanço aguenta tá em balanço 80 centímetros da parede ferragem com ferro 3/8 e 12.5 e estribos 3/16 agradeço desde já
Casa com ate 6 metros de pe direito sendo dos pavimentos utilizando o bloco de cimento se permite economizar nas ferragens.
Boa noite. Parabéns pela iniciativa de esclarecer esses pontos para os demais, vejo que domina a teoria.Me preocupa a conclusão de quem assistiu esse video e por isso vou citar alguns pontos, mas apenas como critica construtiva.
1. A instabilidade lateral é apenas um dos modos de falha de um pilar.2. A garantia de que o pilar está dentro da esbeltez limite, não harante que o pilar não irá flambar. Quanto mais esbelto é o pilar, menor a carga de compressão ele suporta. Um pilar com esbeltez de 140, suporta muito pouca carga. Se for usar em sobrados de concreto armado, a obra ficaria um paliteiro.3. Quando existe momento fletor (e por norma é obrigatorio considerar pelo menos o mínimo), o conceito de flambagem fica mais complicado, sendo necessário a consideração dos efeitos de segunda ordem. Pilares com 9cm de largura e pé-direito de 3.2m não passam, já fiz vários testes.4. Cada elemento estrutural deve ser dimensionado individualmente. A dimensão mínima não sobrepõe a dimensão necessária prlo dimensionamento.5. Os sobrados executados com estes "pilares" de 9cm não caem, porque a alvenaria de vedação passa a suportar a carga, e o "pilar" de concreto funciona como cinta de amarração vertical e não como pilar realmente. Ou seja, qm suporta a laje são as paredes e não o pilar.
Sei que vc sabe tudo isso, mas vejo que muitos dos que assiste seus videos não são engenheiros e por tanto podem interpretar errado o que vc está falando.
Contrate um especialista para dimensionar a sua estrutura. Não "chute" as dimensões e armaduras. Isso é crime.
Obrigado ! Deus te ilumine. Ajudou bastante.
No meu estado ceara, temos dificuldade em trabalharmos na norma pois os tijolos são de 9cm a largura e os clientes não querem ressaltos aparentes . Seria bom se tivéssemos tijolos baiano.
acompanho todos seus vídeos sou fã de carteirinha
eu sou construtor em Macaé RJ eu acompanho todas as normas geralmente eu faço a estrutura primeiro com 14 cm ,em seguida faço as paredes no centro deste pilar ,o que sobra de pilar em ambos lados a massa de reboco cobre totalmente
att,Genis Pereira
Genis, isso que você faz é muito bom. Mas mesmo assim é possível fazer do jeito convencional, ou seja, as paredes primeiro e depois fecha com duas tábuas e faz o pilar. Nesse caso é só você colocar dois sarrafos de cada lado da parede antes de fazer o fechamento do pilar com as tábuas. Por exemplo, na parede de 12 cm, antes de fechar o pilar com as tábuas é só colocar quatro sarrafos de 1 cm nas bordas da parede (dois de cada lado da parede), aí pronto, a parede vai ficar com 12 cm e o pilar com 14. Provavelmente você já conhece essa ideia, mas serve de aprendizado para outras pessoas que estão lendo.
Genis Pereira enquanto não recebe o reboco as colunas fica com aspectos de colunas ressaltada.
+josué silva Valeu pela dica!
mas pelo menos alguns milimetros teria que cobrir a coluna, não?? Para com o tempo não abrir trinca entre coluna e parede
Você faz o correta. A prática correta é execução da estrutura e posterior vedação.
Estudo e trabalho na area da engenharia e gostei muito das explicações
Minha edícula térrea 45 metros quadrados está sendo construída de broco de concreto de 13cm ,vou ter um vão aberto na frente de 5 metros com um pilar no centro ,minha pergunta é: posso fazer essa viga e pilar na largura do broco de concreto ? Pretendo usar laje de forro h8 ,ou será que uma canaleta de concreto aguentaria o peso da laje? Acompanho seu canal a algum tempo e aprendendo muito com suas dicas....
Só vídeo útil e com muita didática. Muito obrigado!
Comecei minha casa hoje vou fazer 20x20 e ferros de 12.5 os pilares da sapatas as vigas terão aproximadamente 5 metros claro que com projeto feito com engenheiro e ainda com pre moldado nao com laje.
Parabéns vc tirou uma dúvida que eu tinha que Deus abençoe vc e sua família
Direto ao ponto! Parabéns pela didática.
No 4:29 se vc fala q os pedreiros ou os engenheiro estão mentidos em relação aos pilares dessa medida.então sabe-se q o próprio engenheiro tem q ser punido por autorizar fazer uma obra q está proibida.
Muito bom, Parabéns. Lembrar apenas que o comprimento de flambagem é assunto de resistência sendo um parâmetro para determinar a altura máxima do Pilar. Para dimensionamento de pilares em concreto armado, com.dimensões inferiores a 14 cm, utilizar os métodos preconizados nass versões anteriores da.NBR 6118. São métodos utilizados e seguros. Lembrar ainda que muros estão sujeitos a cargas horozontais e , regra geral, a flambagem pode nao ser a determinante principal das dimensoes dos pilares.
Vida Engenharia , numa construção de até 6 metros , com as quantidade de brocas devidamente calculadas , qual a profundidade e largura minima a ser realizada ? Esclarece essa por favor .
video muito instrutivo,melhor video de engenharia que assisti
vc falou no vídeo (3:50) que não é possível prever carga de flambagem, mas terminei agr segundo ano de eng civil da UEL e em resistência de materiais aprendemos a calcular esbeltez e carga crítica de flambagem então é possível prever sim a ruptura por flambagem. Não sei como funciona na prática, mas acho que projetam o pilar com seção maior pra evitar ter q se preocupar com flambagem ou seguem uma esbeltez mínima.
O pilar é correto com 14 cm já acabado ( rebocado ) com cimento forte??? A construção fica segura???
Esse cara é bom, explica de modo excelente.
O cara sabe transmitir muito bem. Parabéns.
Parabéns pelo vídeo. Não compreendo como alguém pode descurtir essas informações.
Vou fazer uma pequena lage 7,36x3,28 vou por 4 pilar em cada lado pilar de 30x18 fica bom
Luis eu te respeito pra caramba mano...suas explicações são o máximo...eu estou finalizando a fundação da minha casa...
Quando eu for fazer as cintas de concreto em cima da minha alvenaria posso colocar com 12 centímetros de concreto em cima dos tijolos de 9...lembrando que vai ter as vigas transversais tbm, o mesmo esquema dos baldrame vai ter encima...
Tiago Reis
Vídeo muito rico é informações, parabéns!
Amo seus vídeos sou ármador e sempre busco aprimorar meus conhecimentos
A anos vejo suas aulas, só tenho a lhe agradecer por todas essas joias , e acredite até os macacos uma hora precisam aprender a comer banana rsrsrsrs para quem conhece a história vai entender , humidade é pra poucos parabéns 👊🖐
Na minha opinião, mesmo mesmo com essa exceção da NBR 15575, jamais se deve fazer uma estrutura com 9 cm de largura. É muito arriscado e inviabiliza outras normas ou requisitos, por exemplo, a cobertura da armadura na menor classe de agressividade é 2,5 cm, dessa forma fica praticamente impossível respeitar essa cobertura mínima da ferragem, aí já entra a questão do congestionamento de armadura, aumento da chance de bicheiras no concreto, aí para resolver isso adiciona-se mais agua no concreto. Resumindo, compensa mais adicionar alguns centímetros na largura do pilar.
No "Jornal da Record" de ontem (27/12), mostrou como a casa "cresce" para cima, daí, não dá para pensar de jeito nenhum esse pilar de 9 cm.
É isso mesmo Marcelo, as pessoas falam, "não tem problema, é apenas para um pavimento", aí depois mudam de ideia e resolvem construir mais um puxadinho em cima, aí depois o filho casa e resolve também construir em cima e por aí vai. O resultado?, bem, aí é so assistir os noticiários em épocas de grandes chuvas.
Não há problema nenhum em projetar residências de um pavimento com pilares de 9 cm quando se respeita a 15575 e a 6118. O engenheiro deve conversar com o cliente e entregar a memória de cálculo. Pronto, isso basta. Pessoas que vão construir mais pavimentos em cima são aquelas que não contratam projeto estrutural.
josué silva não concordo, não tem pq uma casa térrea, com tijolo de 9cm ter pilar de 14cm, qual carga uma casa térrea recebe de tão exorbitante? O máximo é uma laje de 12cm, madeiramento e telha cerâmica.
Existe cálculo para aumentar a resistência de um pilar mantendo o menor lado, acrescentando aço e aumentando o maior lado. Mas isso é feito por um engenheiro.
Nesse vídeo que vc indica para assistir, ele no final não fala do emboço das colunas... Só da parede. O certo seria ter nas colunas tbm?
Pq fizer igual ele fala, não vai dar dente... Mas se fizer o emboço no tijolo e na coluna, vai dar dente.
Como fazer para não dar o dente?
Faz tempo alguma matéria , video , explicação sobre um projeto em especial, uma piscina sobre a laje, que , exemplo uma piscina de 2,5 x4, 1.2 de profundidade, quais seriam as medidas de brocas , sapatas , baldrame, pilar, viga e lage precisaria
O que acontece, tambem, é que utiliza-se essas colunas "abafadas" na alvenaria e as vigas tambem! Entao a carga que era para ir somente para os pilares sao distribuidas nas alverarias tambem, por isso se faz sobrado com pilares embutidos e nao "cai". Todo tijolo, sendo estrutural ou nao, tem uma resistencia...
É exatamente isso que ocorre. Mas na alvenaria de vedação não é correto, pois fica muito perigoso retirar uma parede que possui laje, mesmo tendo um viga em cima e sem contar que quando a viga se flexiona ela força a parede e, mesmo que não caia, pode gerar fissuras. Sou da opinião que na alvenaria de vedação, sempre deve-se imaginar a estrutura (lajes vigas e pilares) como se não existisse a alvenaria paredes.
único problema é achar tais matérias em algumas áreas pois o padrao 8mm e 9 mm é oque vende e todos utilizam isso , uma dúvda será que da problema 3 andares com 5/16 sendo o primeiro 3/8 e a distancia de cada pilar é 2.80 e a alura com desconto da coluna da 270 , ? desde já grato!
Doutor Luís,mas colunas e vigas sejam conforme a norma 15575, não tem problema que o tijolos sejam 0,09cm de largura?...
Meu parceiro amo a construção civil e vc e mt bom no q faz.sinto segurança nos seus argumentos obrigado por vc repassar seus conhecimentos
Mais um vídeo perfeito, essa NORMA 15575, e importante para as casas de pequeno padrão, parabéns!
Pilar isolado armação da ferragem é de 20 x 20, com a capa de concreto fica 25 x 25.
Viga armaçao da ferragem é de 10 x 25 com a capa de concreto fica 15 x 30, como fazer para ancorar a viga no pilar?
os tamanhos seguros para pilares de muro mostrados no vídeo levam em consideração uma amarração na metade do muro usando treliças?
Parabéns Professor Luiz você é um grande profissional Deus abençoa
Parabéns pelas explicações, estou qse no fim da faculdade e estou aprendendo muito com a sua experiência.
Não questionando, só perguntando...
Suas aulas são muito boas👍
Um pilar de 25x15 seis ferros 3/8 (2,60 de altura + 40cm de vigas) é considerado um pilar seguro? Qual traço esse de cimento esse pilar suportaria dois pavimentos e uma cobertura?
Seu vídeo é muito top!!! Parabéns!!! 👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom que Deus vos abençoe, nos passa segurança nas informações!
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos! Poderia me responder se posso fazer os pilares de 14 cm dês da fundação até o segundo andar e utilizar nas paredes, os tijolos de 9 cm?
E qual deveria ser as medidas das ferragens dos Pilares?
Eu fiz blocos de cimento
Manual e economizem dinheiro na construção de fiz os blocos de 11x20x40 os pilares ficaram embutidos ou seja maior que 9 cm a norma disse que tem uma exceção então estou dentro da norma por que se os pilares de 9 cm ñ pode ultrapassar 320 de altura os pilares da minha casa ficaram com 11cm e 3 de altura e um detalhe é 11x20 os pilares
Bem legal, direto ao ponto e objetivo
8:11 Dúvida. Essa altura máxima de 3,20 é em cada pavimento não é? (preso nas duas extremidades) Imagino que sim, já que a norma disse que é possível construir sobrados de até 6 metros... Tá certo? É que vc não explicou considerando se for um sobrado, nem disse se pode fazer sobrado....
Mestre me confundi no final. Vc iniciou falando sobre os pilares inferiores a 14cm. Ai no final vc mudou para o tijolo. Ai que me confundi, na minha concepção as paredes não são estruturais a não ser que se projete uma parede estrutural certo. Mas então a espessura do tijolo pode ser 9cm desde que o pilar obedeça os 14cm e está diferença é absorvida pelo reboco.
ao entrar como inscrito, me lembrei ja tinha visto vários videos seus ha mais tempo, talvez porque na época eu nem sabia que tinha que se inscrever ... acabei perdendo o contato. parabéns amigo, agora estou inscrito e verei todos os vídeos. um forte abraço e fique com Deus.