Eu sou formado em Jornalismo, e atuo na área de comunicação há mais de 4 anos. Trabalho essencialmente com dados, produzindo relatórios analíticos para os clientes que atendo. Há 1,5 ano eu resolvi tentar uma transição de carreira, visando entrar no mundo do front-end. Comecei estudando pela Origamid e depois comprei o Ignite da Rocketseat. Como trabalho (home office) de segunda a sexta, tenho de 3~4 horas por dia para estudar. Mesclava semana fazendo aulas dos cursos e outras fazendo projetos pessoais. Eu consegui aprender bastante coisa, consigo fazer landing pages e aplicativos web com comunicação com banco de dados. Durante todo esse período de estudo, sempre me apliquei a vagas, somente obtive um retorno positivo (vaga arrombada, PJ sem contrato, recusei pois meu trabalho é bem mais vantajoso) e poucas oportunidades de entrevista. Hoje, refletindo sobre esse processo, percebo que tomei uma decisão equivocada, influenciado por influencers que querem vender cursos a qualquer custo. Eu buscava uma melhor perspectiva de trabalho, com mais oportunidades e melhores salários, mas a verdade é que esse mercado de tecnologia está SATURADO DE JUNIORS, não tem vaga o suficiente para todos os iniciantes! Quem consegue ultrapassar o nível de Jr, com certeza chegará nesse nível de boa perspectiva, mas nós que começamos há pouco tempo, conciliando com outras tarefas é bem mais complicado. Acredito que deveria ter continuado investindo na minha área, estudando análise de dados. Não sei se daria certo, mas acho que seria mais inteligente. Óbvio que a programação me ajudou em alguns aspectos, pois lidando com relatórios, o conhecimento que adquiri me ajudou muito a automatizar processos do meu dia-a-dia, mas esse não era o objetivo principal né. Enfim, esse textão todo, pra dizer para a galera que pretende entrar nisso, pensar muito bem, pois tem gente te enganando, todo dia acorda o otário e o esperto, não seja essa otário. Trabalho está muito difícil em todas as áreas, então não acredite em todas as promessas que vê por aí. Além disso, não vale a pena viver uma vida baseada em trabalho, não aceite vagas arrombadas que tomarão todo o seu tempo de descanso.
baita comentário! vivo uma situação bem semelhante... sou servidor público atualmente, mas quando eu era jovem gostava demais de tecnologia, porém, a vida me levou para outros caminhos e, em um determinado momento, tive que escolher entre fazer aquilo que gostava ou ter um emprego decente (decente aqui não só em termos salariais, mas de qualidade de vida mesmo),; então o concurso público foi uma opção. hoje, por mais que eu me encontre satisfeito com o meu cargo, fico com aquela "pulguinha atrás da orelha" de como seria a minha vida trabalhando com programação. ainda assim, toda vez que eu penso em estudar programação, uma guerra dentro de mim acontece, por não saber o que escolher: estudar aquilo que eu sempre quis ou focar nos estudos pra concurso, já que essa é uma área que sei que posso chegar mais longe. é só um desabafo mesmo... rsrsrsrs...
Suas palavras fazem sentindo e sempre válido ouvir ou ler as dicas de quem foi lá e tentou fazer, mas na minha opinião é que as empresas estão certas pq se vc esta no inicio tem que ir pro fim da fila sim 🤷♀️ independente da sua graduaçao em jornalismo. Td inicio seus perrengues de fato não devemos cair em conversa de vendedores de curso mas talvez fazer uma faculdade e ir se aprimorando vale a pena sim o problema é q a maioria que não consegue começar da onde imagina passa a chorar e desmerecer a profissão. Se é o que vc ama faça sim entenda q de início terá as dificuldades, então segure essas oportunidades ainda q não seja o que vc quer, só p pegar experiência e aos poucos vc chega lá Tenho um vizinho q começou assim e hj esta em uma empresa renomada o menino tem 22 anos está há uns 3 trabalhando com programação talvez p quem já está numa certa idade e já tem uma profissão, pode não valer a pena mas se vc sonha em ser um programador, se vc é jovem ou se vc quer fazer transição de carreira com os pés no chão vale muito a pena sim
O negócio é o famoso "QI" quem te indique, se vc tiver conhecidos na área e que trabalhe em alguma empresa ele pode te indicar pra uma vaga jr. e praticamente vc consegue, digo isso por que foi assim com amigos meus que entraram na área, entraram por que tinha alguém pra indicar.
Simplesmente só continua, sou analfabeto ainda em programação, ainda fazendo um curso de HTML e CSS mas só de saber que mesmo sendo difícil e que existem mais pessoas que estão iniciando da um gás pra qualquer um, trás mais vídeos!!
Quem tiver começando vai alguns conselhos:1: o foco tem que ser em prender programação e não em ganhar dinheiro com programação. O dinheiro vem depois como consequência. 2: O processo de aprendizado de programação é programado pra fazer vc desistir, pq vai dar errado 99 vezes pra dar certo 1 vez. 3: vc tem que se perguntar se vc quer realmente ser programador, pq tem varias outras formas de ganhar dinheiro com internet.4: sua meta não são 6 meses estudando pra conseguir uma oportunidade, sua meta são 5 anos estudando todo dia inclussive no fds,no dia do seu aniversário, no natal e no ano novo pra conseguir uma oportunidade. Prove pra Deus pra vc mesmo e pra todos ao seu redor que vc deseja aprender esse troço assim como vc deseja o oxigênio quando está se afogando, que vc vai conseguir!
@@Din0Rock se vc acha 5 anos muito tempo vc deve ser jovem. Eu boto essa meta pra as pessoas não se frustrarem por não ta empregada ganhando 6k depois de 6 mêses de estudo como aconteceu com 80% das pessoas da minha turma.
@@Kdm-d6y , cada pessoa tem seu tempo. Levei muitos meses trabalhando em projetos avulsos até a primeira oportunidade CLT. O importante é estudar e continuar aplicando. Força!
Comecei a seguir o seu canal e me identifiquei muito com seus vídeos, sou biomédico e trabalho com análises clínicas a 10 anos, porém sempre fui apaixonado por TI, sou técnico em informática desde 2006 e sempre mexi com hardware, esse ano resolvi começar a estudar programação e estou fazendo ADS e o curso da OneBitCode que aliás é muito bom, e realmente é uma área promissora porém sem glamour.
Outra coisa, apesar a falta de experiência do jr. Ele pode demonstrar iniciativa e fazer uma pesquisa da empresa que ele tá aplicando para tentar inferir quais tecnologias eles usam e o que desenvolvem. Assim, ele pode tomar a dianteira e ter uma vantagem competitiva em relação aos outros. A postura ética e de relação com outras pessoas conta bastante. Assim: "Eu aprendi a criar um script que varre os sites da internet e guarda os preços de carros em um banco de dados". Se o cara do RH souber o que a empresa faz, ele ficará surpreendido.
isso que acho sacanagem, experiência em estágio?...e o cara bota uma lista como se o cara já fosse especialista na área, fora que quando você consegue o estágio ,como um amigo meu que achava que ia mexer na área e colocaram ele até pra servir café...
Outra questão também é que o front-end é de longe o mais concorrido por ter uma barreira menor e por conta dos produtores de cursos. Tá todo mundo indo pro javascript, em outras linguagens como Java por exemplo, a concorrência é um pouco menor.
Eu já mexi com HTML, CSS e JavaScript, na época já corri pras vagas assim que "manjei" sobre elas, porém as vagas eram concorridas demais, coisa de 1000 candidatos pra qualquer vaga aberta em apenas 3 dias, agora to estudando back com Java mas to tendo muita dificuldade em encontrar vagas de iniciante que tenham Java como requisito...
Vagas tem mas em 6 meses você não tá preparado para o mercado de trabalho como programador ou analista. Contudo não fique preso na área só de web procure conhecimento com infraestrutura/sre/devops, dados entre outras.
Cara, deixe eu te dar uma dica. O que fiz no passado. Precisava de um web scraper. Assim, peguei exemplos de códigos e adaptei. Qq aplicação mais parruda que vai fazer vc precisa de uma biblioteca ou mais ... Comece pelas bibliotecas. veja o que precisa instalar e importar e seu uso mais comum, e a partir daí vá adaptando.
Eu comecei a fazer faculdade este ano e comecei a buscar aprendizagem nas linguagens. Não posso pagar nenhum curso de programação no momento, mais busco conhecimento nos videos. Não é facil mais também não impossível. Boa sorte a todos, coloque Deus na frente e estudem bastante.
Tem video que incentiva a area com 100k de visu, jogando por baixo 5 a 10k de pessoas começa a aprender, é muita inocencia acreditar que todas essas chegarão a 6 meses com vaga de emprego como vendem por ai. Esta dificil trabalhar no McDonalds quem dira em uma area que é vista como '' facil '' por haver a possibilidade de ser home office. Tenho a meta de em 1 ano pegar a base de alemão e russo, tem semanas que passo praticamente o dia todo estudando e praticando coisa de 12hrs, fora que consumo so conteudo nessas linguagens filmes, series, musicas e afins ai comparar com outra pessoa que estuda 2hrs nao rola, meu professor diz que em 5 meses aprendi coisas que normalmente se demora mais de 1 ano, o que dobraria para 2 anos pois estou mesclando os idiomas. Programação a mesma coisa, meu primo tem 14 anos e passa literalmente o dia todo estudando, assistindo e consumindo conteudo de programação, e garanto que ja passa o rodo em muitos que estão a 1, 2 anos na area, estudando de maneira inteligente e tendo paciencia acaba que quanto mais desocupado a pessoa for melhor e mais rapido entrada no mercado de trabalho
Concordo com td o que vc falou. Atualmente, eu faço faculdade e outros cursos por fora. Já tem anos que eu estudo programação e que busco oportunidade na área, e até agora, nunca encontrei. Chega a dá desânimo ao aplicar, visto que, 99,9% das vagas, exigem uma porrada de requisitos e conhecimento dos aplicantes, sem contar que todas ou quase todas exigem experiência. Chega a ser absurdo uma vaga para estágio exigir até 1 ano de experiência dos candidatos. Nas vagas para estágio, os recrutadores exigem que a pessoa tenha, no mínimo, conhecimento de júnior e experiência de 6 meses a um ano.
Cara, estou pensando em entrar na faculdade de Ciência da Computação, falei com o pessoal que já estuda lá e teve um deles que me falou que com 1 mês na faculdade já estagiava e ganhava 1k por 20 horas semanais. Agora lendo os comentários e inclusive o seu não tô entendendo, como pode ter experiências tão diferentes
Você já se candidatou a muitas vagas de desenvolvedor jr? Acho que são muitos "não" para você conseguir um "sim". Acho também que você precisa ter um bom portifolio e "bons" projetos no github, pois talves isso faça muita diferença.
Assim as pessoas focam muito em CLT e na real é difícil conseguir vaga, então ideal, é ir vendo o que consegue fazer tipo um site aqui na minha cidade muitos negócios n tem site, mas para convencer as pessoas lógico que o preço tem que ser ali no máximo uns 500 afinal é um site simples e você tem que mostrar os benefícios da pessoa ter um site, e oferecer um diferencial, exemplo colocar a pessoa no google meu negócio ou algo do tipo, agregar valor para a empresa,e ir nos pequenos negócios da sua cidade oferecer, pq isso é uma forma de vc sempre tá treinando e já ganhando dinheiro, e na internet faz um insta vende página de capturas e de vendas, que são coisas mais simples para fazer. N dá para ficar esperando CLT acontecer, e todos esses projetos ou qualquer projeto teu vai colocando no linkedin, uma hora tu consegue tua primeira vaga mas n fiquem preso em CLT vc pode empreender com programação.
A real é que as maiores vagas disponíveis são de suporte, pra mexer com equipamentos e instalação, agora pra programar são poucas vagas e com muitas competências
A galera foca tanto em entrar como programador junior ou estágiario, que esquece que uma boa forma de entrar é justamente como suporte, pois te da uma puta experiência e visão de dentro da empresa... conheço muita gente que entrou como suporte e ficou de olho nos Devs lá de dentro e logo subiu, precisamos lembrar que uma vez dentro é muito mais facil disputar processos internos em qualquer empresa, do que disputar processos externos.
@@micaelalgarrao6043 Suporte Tecnico... Você garante que a impressora, a parte de hardware e software de um computador esteja sempre em pleno funcionamento, instala softwares, e troca peças de hardware, e também presta manutenção inicial e diagnósticos. Existe o suporte externo onde você lida com clientes, e as pessoas abrem chamados para atendimento, e existe o interno, onde basicamente você presta este suporte dentro da própria empresa para diversos setores. O mais interessante é que da para virar Analista de T.I, ou seja, nem precisa se preocupar em virar programador/desenvolvedor.
@@micaelalgarrao6043 Empregabilidade no Brasil depende muito da sua localização, dependendo da onde você mora até vagas em mercados podem estar saturadas, e em outros lugares você faz uma vida com um simples curso de operador de empilhadeira com 200 reais. Então não posso te afirmar a demanda de sua cidade, onde eu moro, tem bastante vaga.
Mesmo com 1 ano de experiência está difícil? Por quanto tempo você estudou para conseguir entrar na área e ter esse ano de xp? Eu pensei em fazer trabalho voluntário por uns meses ou até um ano e depois entrar de fato em uma empresa mas depois desse teu comentário fiquei triste.....
@@infernityavenger7069 Resumindo eu tava trampando como jovem aprendiz e no último mês de contrato eu fiz algumas entrevistas pra entrar de fato na área. Ai 2 semanas após acabar o jovem aprendiz eu fui contratado como estagiário de desenvolvimento
@@infernityavenger7069 Mas não foi nenhum um pouco fácil, teve momentos que eu achei que não ia conseguir essa vaga de estagiário e tô passando por isso de novo tentando entrar como junior. Mas Deus é fiel e logo logo a bendita vaga vai chegar
Cara olhando para a exigência das vagas, além do conhecimento é bom criar projetos...Eu msm tenho ideias, porém algumas coisas vou precisar de outras pessoas ajudando (questão de tempo)
Serio mesmo que com esse nivel de interpretação você que virar programador ? Não é nem passando pano para o cara, mas ele fala em diverso videos que fez o curso do progbr em 2 meses, ele nem fez todos os modulos, com esse curso ele pegou a base de programação web mais foi em um curso mais avançado, omnistack atual ignite que ele conseguiu a primeira o oportunidade de emprego, ele deixa claro que estudava mais de 8 horas por dia, desenvolveu projetos. Serio mesmo que vocês acham que vão virar programador apenas com curso do probr, curso mega desatualizado principalmente em react e node. tem gente que estuda 1 2 horas por dia apenas assistindo aula e realmente acha que vai virar programador, ta de saca esses cursos online é apenas para pegar uma base que aprender de verdade faz projetos e vai ler documentação.
Cara virar programador de verdade é igual atravessar um oceano a nado, esses cursos ai são apenas um pé de pato. Ou seja não é o curso que te faz chegar lá, se vc for tomar como referência Arthur pc e outros devs que estão fora da curva vc vai se frustrar, pois esses cursos tem mais de 10000 alunos matriculados e vc só ver 2 ou 3 dando depoímento dizendo que virou dev em 6 mêses!
Eu estudei por conta própria por 6 meses meu amigo ,pela Internet mesmo ,estudava 8 horas por dia todos os dias ,abri mão dos meus fins de semana para estudar e hoje estou colhendo os frutos, estou a 6 meses nessa empresa e sou dev junior ganhando 5 k ,resumindo (Nada cai do céu, tem que ralar ,sentar a bunda na cadeira e estudar ,fazer muitos exercícios e praticar ,práticas, praticar .
projetos pessoais também contam como experiencia (esse é o diferencial da area de programação) foca em ta abastecendo seu github e linkedin... consegui vaga de desenvolvedor junior com pouco tempo na area e com um salario que acho bem a cima da média.
@@austenmoraes9745 sim, uma grande massa exige, mas ali eu tava falando de tentar entrar como júnior ( oq é possível) mas a faculdade é muito boa por diversos motivos( por exemplo o estágio), mas hj em não é mais um requisito pra conquistar uma vaga, tirando o estágio que na maioria das vezes requerem uma faculdade, fora disso, é totalmente viável.
@@SaturnzCenas2077 pra mim é, pra outras pessoas pode não ser. os 30 desafios são todos com tematicas que não me atraem e que EU acho que não agregam no portfolio, não acho que sejam projetos que te agregam tantp, mas repetindo, isso pq eu vi um dos que tem como exemplo, e não gostei, pode ser que outra pessoa faça e goste.
Por isso que eu falo pra qualquer jovem: estude e faça concurso para as forças armadas. Um marinheiro sai da EAM ganhando mais de 2 mil reais e é exigido apenas o ensino médio. Já viu quanto ganha um sargento formado na ESA ou EEAR? Se é para se lascar estudando, vamos fazer para algo garantido, que tem futuro.
Isso galera venham, vamos todos ser marinheiros, desistam de ser médicos, programadores, professores, e dentistas, vamos todo mundo ser marinheiro, só porque o Cristiano Araujo falou.
Meu linkedin ai pra quem quiser seguir e conectar:
www.linkedin.com/in/jonata-ferreira-04b6b323a/
As empresas aqui no brasil não querem formar seniores e pleno, só procurar internacionais e estudar ingles q é muito mais fácil
Eu sou formado em Jornalismo, e atuo na área de comunicação há mais de 4 anos. Trabalho essencialmente com dados, produzindo relatórios analíticos para os clientes que atendo.
Há 1,5 ano eu resolvi tentar uma transição de carreira, visando entrar no mundo do front-end. Comecei estudando pela Origamid e depois comprei o Ignite da Rocketseat. Como trabalho (home office) de segunda a sexta, tenho de 3~4 horas por dia para estudar. Mesclava semana fazendo aulas dos cursos e outras fazendo projetos pessoais. Eu consegui aprender bastante coisa, consigo fazer landing pages e aplicativos web com comunicação com banco de dados.
Durante todo esse período de estudo, sempre me apliquei a vagas, somente obtive um retorno positivo (vaga arrombada, PJ sem contrato, recusei pois meu trabalho é bem mais vantajoso) e poucas oportunidades de entrevista.
Hoje, refletindo sobre esse processo, percebo que tomei uma decisão equivocada, influenciado por influencers que querem vender cursos a qualquer custo. Eu buscava uma melhor perspectiva de trabalho, com mais oportunidades e melhores salários, mas a verdade é que esse mercado de tecnologia está SATURADO DE JUNIORS, não tem vaga o suficiente para todos os iniciantes! Quem consegue ultrapassar o nível de Jr, com certeza chegará nesse nível de boa perspectiva, mas nós que começamos há pouco tempo, conciliando com outras tarefas é bem mais complicado. Acredito que deveria ter continuado investindo na minha área, estudando análise de dados. Não sei se daria certo, mas acho que seria mais inteligente. Óbvio que a programação me ajudou em alguns aspectos, pois lidando com relatórios, o conhecimento que adquiri me ajudou muito a automatizar processos do meu dia-a-dia, mas esse não era o objetivo principal né.
Enfim, esse textão todo, pra dizer para a galera que pretende entrar nisso, pensar muito bem, pois tem gente te enganando, todo dia acorda o otário e o esperto, não seja essa otário. Trabalho está muito difícil em todas as áreas, então não acredite em todas as promessas que vê por aí. Além disso, não vale a pena viver uma vida baseada em trabalho, não aceite vagas arrombadas que tomarão todo o seu tempo de descanso.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 excelente comentário!!
baita comentário! vivo uma situação bem semelhante...
sou servidor público atualmente, mas quando eu era jovem gostava demais de tecnologia, porém, a vida me levou para outros caminhos e, em um determinado momento, tive que escolher entre fazer aquilo que gostava ou ter um emprego decente (decente aqui não só em termos salariais, mas de qualidade de vida mesmo),; então o concurso público foi uma opção.
hoje, por mais que eu me encontre satisfeito com o meu cargo, fico com aquela "pulguinha atrás da orelha" de como seria a minha vida trabalhando com programação. ainda assim, toda vez que eu penso em estudar programação, uma guerra dentro de mim acontece, por não saber o que escolher: estudar aquilo que eu sempre quis ou focar nos estudos pra concurso, já que essa é uma área que sei que posso chegar mais longe.
é só um desabafo mesmo... rsrsrsrs...
Suas palavras fazem sentindo e sempre válido ouvir ou ler as dicas de quem foi lá e tentou fazer, mas na minha opinião é que as empresas estão certas pq se vc esta no inicio tem que ir pro fim da fila sim 🤷♀️ independente da sua graduaçao em jornalismo.
Td inicio seus perrengues de fato não devemos cair em conversa de vendedores de curso mas talvez fazer uma faculdade e ir se aprimorando vale a pena sim o problema é q a maioria que não consegue começar da onde imagina passa a chorar e desmerecer a profissão.
Se é o que vc ama faça sim entenda q de início terá as dificuldades, então segure essas oportunidades ainda q não seja o que vc quer, só p pegar experiência e aos poucos vc chega lá
Tenho um vizinho q começou assim e hj esta em uma empresa renomada o menino tem 22 anos está há uns 3 trabalhando com programação talvez p quem já está numa certa idade e já tem uma profissão, pode não valer a pena mas se vc sonha em ser um programador, se vc é jovem ou se vc quer fazer transição de carreira com os pés no chão vale muito a pena sim
O negócio é o famoso "QI" quem te indique, se vc tiver conhecidos na área e que trabalhe em alguma empresa ele pode te indicar pra uma vaga jr. e praticamente vc consegue, digo isso por que foi assim com amigos meus que entraram na área, entraram por que tinha alguém pra indicar.
Simplesmente só continua, sou analfabeto ainda em programação, ainda fazendo um curso de HTML e CSS mas só de saber que mesmo sendo difícil e que existem mais pessoas que estão iniciando da um gás pra qualquer um, trás mais vídeos!!
Quem tiver começando vai alguns conselhos:1: o foco tem que ser em prender programação e não em ganhar dinheiro com programação. O dinheiro vem depois como consequência. 2: O processo de aprendizado de programação é programado pra fazer vc desistir, pq vai dar errado 99 vezes pra dar certo 1 vez. 3: vc tem que se perguntar se vc quer realmente ser programador, pq tem varias outras formas de ganhar dinheiro com internet.4: sua meta não são 6 meses estudando pra conseguir uma oportunidade, sua meta são 5 anos estudando todo dia inclussive no fds,no dia do seu aniversário, no natal e no ano novo pra conseguir uma oportunidade. Prove pra Deus pra vc mesmo e pra todos ao seu redor que vc deseja aprender esse troço assim como vc deseja o oxigênio quando está se afogando, que vc vai conseguir!
Não se deixa levar por esse povo que diz que consegue vaga rápido não. Cada um tem seu tempo, e muita gente mente sobre isso
5 anos pra uma oportunidade? rs
@@Din0Rock se vc acha 5 anos muito tempo vc deve ser jovem. Eu boto essa meta pra as pessoas não se frustrarem por não ta empregada ganhando 6k depois de 6 mêses de estudo como aconteceu com 80% das pessoas da minha turma.
Mas deve ter calma também para não desestimular os iniciates.
@@Kdm-d6y , cada pessoa tem seu tempo. Levei muitos meses trabalhando em projetos avulsos até a primeira oportunidade CLT. O importante é estudar e continuar aplicando. Força!
Comecei a seguir o seu canal e me identifiquei muito com seus vídeos, sou biomédico e trabalho com análises clínicas a 10 anos, porém sempre fui apaixonado por TI, sou técnico em informática desde 2006 e sempre mexi com hardware, esse ano resolvi começar a estudar programação e estou fazendo ADS e o curso da OneBitCode que aliás é muito bom, e realmente é uma área promissora porém sem glamour.
Outra coisa, apesar a falta de experiência do jr. Ele pode demonstrar iniciativa e fazer uma pesquisa da empresa que ele tá aplicando para tentar inferir quais tecnologias eles usam e o que desenvolvem. Assim, ele pode tomar a dianteira e ter uma vantagem competitiva em relação aos outros. A postura ética e de relação com outras pessoas conta bastante. Assim: "Eu aprendi a criar um script que varre os sites da internet e guarda os preços de carros em um banco de dados". Se o cara do RH souber o que a empresa faz, ele ficará surpreendido.
isso que acho sacanagem, experiência em estágio?...e o cara bota uma lista como se o cara já fosse especialista na área, fora que quando você consegue o estágio ,como um amigo meu que achava que ia mexer na área e colocaram ele até pra servir café...
Outra questão também é que o front-end é de longe o mais concorrido por ter uma barreira menor e por conta dos produtores de cursos. Tá todo mundo indo pro javascript, em outras linguagens como Java por exemplo, a concorrência é um pouco menor.
Isso! Javascript daqui a pouco tem dev dando em árvores kkkk eu pretendo ir pra Python depois de conseguir meu primeiro emprego
@@futuroDevJohn Pois é cara, Javascript é bom mas a galera ta esquecendo que existe outras linguagens e que elas tem mercado também.
Eu já mexi com HTML, CSS e JavaScript, na época já corri pras vagas assim que "manjei" sobre elas, porém as vagas eram concorridas demais, coisa de 1000 candidatos pra qualquer vaga aberta em apenas 3 dias, agora to estudando back com Java mas to tendo muita dificuldade em encontrar vagas de iniciante que tenham Java como requisito...
@@LoneWalker59 simmm mano, java é uma boa linguagem, mas como iniciante vc quase n vê mesmo. Já pensou em desenvolvimento android?
IBM e CI&T pegam estágiario pra treinar mesmo, mas precisa de um Inglês básico, então focar nessa linguagem é algo a se pensar.
Parabéns pelo conteúdo, disse a realidade que muitas pessoas não imaginam.
Vagas tem mas em 6 meses você não tá preparado para o mercado de trabalho como programador ou analista.
Contudo não fique preso na área só de web procure conhecimento com infraestrutura/sre/devops, dados entre outras.
Cara, deixe eu te dar uma dica. O que fiz no passado. Precisava de um web scraper. Assim, peguei exemplos de códigos e adaptei. Qq aplicação mais parruda que vai fazer vc precisa de uma biblioteca ou mais ... Comece pelas bibliotecas. veja o que precisa instalar e importar e seu uso mais comum, e a partir daí vá adaptando.
Essa ideia de fazer vídeos de você se cadastrando em plataformas e prospectando clientes achei muito boa
up
Up
Eu comecei a fazer faculdade este ano e comecei a buscar aprendizagem nas linguagens.
Não posso pagar nenhum curso de programação no momento, mais busco conhecimento nos videos. Não é facil mais também não impossível. Boa sorte a todos, coloque Deus na frente e estudem bastante.
Cara estou começando tmb tô querendo montar um grupo de estudos
Se estiver interessado
@@RafaDevelop eu quero
Tem video que incentiva a area com 100k de visu, jogando por baixo 5 a 10k de pessoas começa a aprender, é muita inocencia acreditar que todas essas chegarão a 6 meses com vaga de emprego como vendem por ai. Esta dificil trabalhar no McDonalds quem dira em uma area que é vista como '' facil '' por haver a possibilidade de ser home office. Tenho a meta de em 1 ano pegar a base de alemão e russo, tem semanas que passo praticamente o dia todo estudando e praticando coisa de 12hrs, fora que consumo so conteudo nessas linguagens filmes, series, musicas e afins ai comparar com outra pessoa que estuda 2hrs nao rola, meu professor diz que em 5 meses aprendi coisas que normalmente se demora mais de 1 ano, o que dobraria para 2 anos pois estou mesclando os idiomas. Programação a mesma coisa, meu primo tem 14 anos e passa literalmente o dia todo estudando, assistindo e consumindo conteudo de programação, e garanto que ja passa o rodo em muitos que estão a 1, 2 anos na area, estudando de maneira inteligente e tendo paciencia acaba que quanto mais desocupado a pessoa for melhor e mais rapido entrada no mercado de trabalho
Cara na é fácil e rápido, o problema é esta geração que estuda hoje quer vaga amanhã
Conheci o seu canal hoje. Já me inscrevi e para mim, você é o cara mais sincero que eu conheci até hoje dessa área
Eu já até desisti, estou focando na área de Cyber Security que a concorrência é menor e eu também gosto bastante.
Essas galera de RH que pergunta "como você quer mudar o mundo" dá uma raiva. Obrigado pelo vídeo!
Pergunta de Miss Universo kkkk
Kkkkkkkkkk
Real, o que eu mais vi foram cursos dando esse papo. Ótimo vídeo! E passa seu Linkedin :)
opa ta na mão www.linkedin.com/in/jonata-ferreira-04b6b323a/
Mas eu gosto :)
Vai ter que dar certo kkk
Concordo com td o que vc falou. Atualmente, eu faço faculdade e outros cursos por fora. Já tem anos que eu estudo programação e que busco oportunidade na área, e até agora, nunca encontrei. Chega a dá desânimo ao aplicar, visto que, 99,9% das vagas, exigem uma porrada de requisitos e conhecimento dos aplicantes, sem contar que todas ou quase todas exigem experiência. Chega a ser absurdo uma vaga para estágio exigir até 1 ano de experiência dos candidatos. Nas vagas para estágio, os recrutadores exigem que a pessoa tenha, no mínimo, conhecimento de júnior e experiência de 6 meses a um ano.
Cara, estou pensando em entrar na faculdade de Ciência da Computação, falei com o pessoal que já estuda lá e teve um deles que me falou que com 1 mês na faculdade já estagiava e ganhava 1k por 20 horas semanais. Agora lendo os comentários e inclusive o seu não tô entendendo, como pode ter experiências tão diferentes
Vc atua no front?
Você já se candidatou a muitas vagas de desenvolvedor jr? Acho que são muitos "não" para você conseguir um "sim". Acho também que você precisa ter um bom portifolio e "bons" projetos no github, pois talves isso faça muita diferença.
Sim, investir no portfólio faz diferença para mostrar o que já sabe fazer.
Assim as pessoas focam muito em CLT e na real é difícil conseguir vaga, então ideal, é ir vendo o que consegue fazer tipo um site aqui na minha cidade muitos negócios n tem site, mas para convencer as pessoas lógico que o preço tem que ser ali no máximo uns 500 afinal é um site simples e você tem que mostrar os benefícios da pessoa ter um site, e oferecer um diferencial, exemplo colocar a pessoa no google meu negócio ou algo do tipo, agregar valor para a empresa,e ir nos pequenos negócios da sua cidade oferecer, pq isso é uma forma de vc sempre tá treinando e já ganhando dinheiro, e na internet faz um insta vende página de capturas e de vendas, que são coisas mais simples para fazer.
N dá para ficar esperando CLT acontecer, e todos esses projetos ou qualquer projeto teu vai colocando no linkedin, uma hora tu consegue tua primeira vaga mas n fiquem preso em CLT vc pode empreender com programação.
A real é que as maiores vagas disponíveis são de suporte, pra mexer com equipamentos e instalação, agora pra programar são poucas vagas e com muitas competências
A galera foca tanto em entrar como programador junior ou estágiario, que esquece que uma boa forma de entrar é justamente como suporte, pois te da uma puta experiência e visão de dentro da empresa... conheço muita gente que entrou como suporte e ficou de olho nos Devs lá de dentro e logo subiu, precisamos lembrar que uma vez dentro é muito mais facil disputar processos internos em qualquer empresa, do que disputar processos externos.
@@guilhermevitor5179 como seria suporte? sou bem leigo e ignorante nessa área?
@@micaelalgarrao6043 Suporte Tecnico... Você garante que a impressora, a parte de hardware e software de um computador esteja sempre em pleno funcionamento, instala softwares, e troca peças de hardware, e também presta manutenção inicial e diagnósticos. Existe o suporte externo onde você lida com clientes, e as pessoas abrem chamados para atendimento, e existe o interno, onde basicamente você presta este suporte dentro da própria empresa para diversos setores. O mais interessante é que da para virar Analista de T.I, ou seja, nem precisa se preocupar em virar programador/desenvolvedor.
@@guilhermevitor5179 interessante, é saturado igual a programação?
@@micaelalgarrao6043 Empregabilidade no Brasil depende muito da sua localização, dependendo da onde você mora até vagas em mercados podem estar saturadas, e em outros lugares você faz uma vida com um simples curso de operador de empilhadeira com 200 reais. Então não posso te afirmar a demanda de sua cidade, onde eu moro, tem bastante vaga.
Eu que tenho experiência de 1 ano e bons conhecimentos em React e TypeScript tá dificil, imagina pra quem não tem.
Mesmo com 1 ano de experiência está difícil? Por quanto tempo você estudou para conseguir entrar na área e ter esse ano de xp? Eu pensei em fazer trabalho voluntário por uns meses ou até um ano e depois entrar de fato em uma empresa mas depois desse teu comentário fiquei triste.....
@@infernityavenger7069 Resumindo eu tava trampando como jovem aprendiz e no último mês de contrato eu fiz algumas entrevistas pra entrar de fato na área. Ai 2 semanas após acabar o jovem aprendiz eu fui contratado como estagiário de desenvolvimento
@@infernityavenger7069 Mas não foi nenhum um pouco fácil, teve momentos que eu achei que não ia conseguir essa vaga de estagiário e tô passando por isso de novo tentando entrar como junior. Mas Deus é fiel e logo logo a bendita vaga vai chegar
Voluntariado também é experiência.
Exatamente!!
Salve. Por estar assistindo muito conteúdo dessa área esse vídeo veio como sugestão. Gostei muito e ja me inscrevi. Você costuma falar sobre Freela?
Cara olhando para a exigência das vagas, além do conhecimento é bom criar projetos...Eu msm tenho ideias, porém algumas coisas vou precisar de outras pessoas ajudando (questão de tempo)
O mercado de trabalho aceita ou rejeita, um programador de 45 anos de idade ?
para que ainda estuda,as empresas não contratam meio periodo,contratam?
Eu acho que o Arthur PC falou que arrumou um primeiro emprego depois de 4 meses só pra vender curso do programador br
Serio mesmo que com esse nivel de interpretação você que virar programador ? Não é nem passando pano para o cara, mas ele fala em diverso videos que fez o curso do progbr em 2 meses, ele nem fez todos os modulos, com esse curso ele pegou a base de programação web mais foi em um curso mais avançado, omnistack atual ignite que ele conseguiu a primeira o oportunidade de emprego, ele deixa claro que estudava mais de 8 horas por dia, desenvolveu projetos. Serio mesmo que vocês acham que vão virar programador apenas com curso do probr, curso mega desatualizado principalmente em react e node. tem gente que estuda 1 2 horas por dia apenas assistindo aula e realmente acha que vai virar programador, ta de saca esses cursos online é apenas para pegar uma base que aprender de verdade faz projetos e vai ler documentação.
Cara virar programador de verdade é igual atravessar um oceano a nado, esses cursos ai são apenas um pé de pato. Ou seja não é o curso que te faz chegar lá, se vc for tomar como referência Arthur pc e outros devs que estão fora da curva vc vai se frustrar, pois esses cursos tem mais de 10000 alunos matriculados e vc só ver 2 ou 3 dando depoímento dizendo que virou dev em 6 mêses!
@@victor-honorato claro que não depende da pessoa, daqui há pouco vai ter marketeiro dizendo que virou dev em 1 semana
@@intergamesbr1232 sim
De uma coisa eu sei tem muitas maneiras de ganhar dinheiro com programação
O que mais me irrita é aqueles que dizem que em 6 meses você já vai tá trabalhando e só quando tiver trabalhando você vai pagar o curso.
Carlos ? Bão?
kwkkkkk sim
e o curso é uns 40 mil conto
@@UgaUga777 tranquilo
Papo cria
Eu estudei por conta própria por 6 meses meu amigo ,pela Internet mesmo ,estudava 8 horas por dia todos os dias ,abri mão dos meus fins de semana para estudar e hoje estou colhendo os frutos, estou a 6 meses nessa empresa e sou dev junior ganhando 5 k ,resumindo (Nada cai do céu, tem que ralar ,sentar a bunda na cadeira e estudar ,fazer muitos exercícios e praticar ,práticas, praticar .
Só digo uma coisa
Vc tem o enraizar a base na sua cabeça
projetos pessoais também contam como experiencia (esse é o diferencial da area de programação) foca em ta abastecendo seu github e linkedin... consegui vaga de desenvolvedor junior com pouco tempo na area e com um salario que acho bem a cima da média.
Verdade, projetos autorais formam um diferencial.
O mercado está com vagas de sobra para pagar um salário de miséria.
Do tem vaga pra sênior pra junior não tem estágio então é igual agulha no palheiro , tudo oq dizem e mentira
Estou interessado, mas não tenho dinheiro para pagar uma faculdade por que estou desempregado.
Ti não precisa de faculdade, relaxa com isso, estude em casa, faça cursos e cresça
@@robsonfelipe5177 a maioria esmagadora dos estagios exige
@@austenmoraes9745 sim, uma grande massa exige, mas ali eu tava falando de tentar entrar como júnior ( oq é possível) mas a faculdade é muito boa por diversos motivos( por exemplo o estágio), mas hj em não é mais um requisito pra conquistar uma vaga, tirando o estágio que na maioria das vezes requerem uma faculdade, fora disso, é totalmente viável.
carsa enquanto a pessoa não encontra emprego fixo,da para se manter como freelancer?
Depois desse curso black, você pretende fazer esse de 30 desafios da One Bit Code? Pois nem sei do que seria esse dos 30 desafios kk
Não, os 30 desafios eu acho ruim
@@futuroDevJohn ruim pq amigo?
@@SaturnzCenas2077 pra mim é, pra outras pessoas pode não ser. os 30 desafios são todos com tematicas que não me atraem e que EU acho que não agregam no portfolio, não acho que sejam projetos que te agregam tantp, mas repetindo, isso pq eu vi um dos que tem como exemplo, e não gostei, pode ser que outra pessoa faça e goste.
Empresas imaturas e desatualizadas querem júnior com experiencia e com diploma. Diploma hoje em dia é merda.
Por isso que eu falo pra qualquer jovem: estude e faça concurso para as forças armadas. Um marinheiro sai da EAM ganhando mais de 2 mil reais e é exigido apenas o ensino médio. Já viu quanto ganha um sargento formado na ESA ou EEAR?
Se é para se lascar estudando, vamos fazer para algo garantido, que tem futuro.
boa dica..com direito a leite condensado,protese peniana e viagra incluido como bonus
Isso galera venham, vamos todos ser marinheiros, desistam de ser médicos, programadores, professores, e dentistas, vamos todo mundo ser marinheiro, só porque o Cristiano Araujo falou.
qual sua faculdade , predendo fazer ads ead
Essa experiência que eles pedem é obrigatório ser por CLT? ou poder ser de outra forma como aumentando o portifólio?
Pode ser freela, participação em algum projeto open source, ou trabalho voluntário
@@futuroDevJohn Obrigado!!
Devops, dba
Chama o Russomano, propaganda enganosa! O Negocio é panque e saturando o mercado com pessoas capacitadas isso faz cair o valor dos salarios da area
Tá mais fácil passar em um concurso público.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk quase isso, mas p segredo é persistir e estudar
Só os menores, amigo. Concurso hoje tem conteúdo colossal.