Até que fimm alguém pra esclarecer melhor do que é metafísica uuffaaaaa!!! Tava quebrando a cabeça pra entender a diferença entre metafísica e ontologia...
Valeu PRF, o Senhor é muito prático e direto, Obrigado. Professor , um dia me perguntaram , se DEUS EXISTE , quem O CRIOU - se antes DELE , Não avi nada?: Eis a resposta que dei., ( O Antes DE DEUS,E O tudo depois DELE, A ausência, a presença, O abstrato, O físico, A Escuridão, E a LUZ, por fim A ausência DELE, E SUA PRESENÇA, TUDO ISSO ERA ELE. ), Mais uma vez obrigado professor o Senhor brilhante forte abraço. SÃO Paulo.
Olha gostei muito! Ainda mais qdo você explicou sobre livre arbítrio, escutarei novamente. E sobre a existência de Deus???? Rsrsrssss menor - maior 👏👏👏👏👏👏
Esse argumento do Filósofo Anselmo (santo é só mp) é bem bobinho. É mentira que o ser que existe é maior ou menor que o ser (nenhum) da mente. Misturou alhos com bugalhos. O ente é diferente do Ser. Ser é conceito. Ente é fisica. Conceito é discurso, matemática e zoeira. O ente é orgasmo. Pense no peculato (conceito) diferente do ato de furtar ( milhoes de morfologias pra pegar o alheio). Só o bigodao tava certo: deus é doença dos fracos.
Ótima explicação! Mas eu fico pensando, a metafísica hoje são estudos de séculos pra demonstrar o que é ou não verdadeiro, da origem geral de tudo que existe , investiga e tenta da conclusões concretas a tudo que existe pela razão ,mas tudo é relativo do ponto de vista ,pois tudo está em tranformação e evolução. Um dia a metafísica será algo que as perguntas que se encontra no vácuo terá suas conclusões devido a evolução que é algo certo ,comprovado ,pois a razão me demonstra com clareza . Os estudos de hoje é a evolução do amanhã. Muito obrigado por essa magnifica aula👏👏👏👏👏👏 ,sou estudante de história e a filosofia sempre me chamou a atenção somos pensamentos como diz:" se penso existo".
muito obrigada por essa explicação maravilhosa 💗 em tempos de pandemia acabei ingressando no curso de filosofia e me deparo agora com a metafisica que até então vinha sendo um pé no saco para a compreensão, mas graças ao vídeo sinto que as coisas já começam a fazer um pouco mais de sentido
Sigo na minha luta para tirar esse leve atraso do vídeo entre o áudio e minha fala. Gravo no OBS Studio direto. Não consigo saber onde estou errando. Quem puder, pelo amor de Sócrates me ajude! Comenta aqui como posso contornar isso.
Entidades inobserváveis como foi apresentado é furada, pois seu olho é tão detector como um ccd que capta luz. No final o que importa é como você processa os dados. Interpretar os dados erroneamente ocorre, assim como nossa percepção de imagem pode ser errada ao observar. Sabemos que o cérebro tem muitos bugs e são suscetíveis as ilusões(Argumentei isso para mostrar que olhar com o olho ou capturar fótons em eletrônica tem a mesma natureza, olhar não te dá vantagem sobre a percepção). Agora vem uma pergunta: Se precisamos observar com olho ou um detector eletrônico qualquer para aceitar a entidade tomando como observável (ou seja, necessidade empírica para afirmar a realidade), então onde ela está antes de ser observada? Ela existe antes de ser observada?
Não entendi...quando vc fala que Deus é maior, ele seria só na nossa mente, e não nas coisas em si....pois não podemos ver ,tocar Deus, como tocamos os objetos..então os objetos seriam maiores que Deus, já que ele só existe na nossa mente, mesmo que considerando ele a maior coisa que existe, não é?
A primeira premissa do argumento de Santo Anselmo para a existência de Deus obrigatoriamente pressupõe a existência de fé no usuário, pois posso pensar em algo maior que tudo e não ser uma entidade (ser o cosmos, por exemplo). E, mesmo que ambas as premisas do Filósofo fossem válidas (na minha opinião), o fato de serem inconclusivas (de Deus não poder ser maior e menor ao mesmo tempo) aponta mais para uma inexistência de Deus do que para uma existência, devido a essa inconclusão e, portanto, falta de lógica. Portanto achei a abordagem desse filósofo sobre o tema algo bem tendencioso e até capcioso. P. S.: Excelente trabalho esse seu aqui no RUclips, professor! Estou virando, cada dia mais, fã desse seu projeto. Parabéns!
Muito obrigado pelo elogio. Espero que continue aproveitando o conteúdo. Na verdade, o argumento não pressupõe fé. Santo Anselmo não insere nenhum substância na concepção. É puramente lógico. Ele diz apenas que é possivel pensa em algo maior que tudo, mas ele não aponta o que é esse algo (então, pode ser o cosmos, como pode ser o Deus de qualquer outra religião monoteísta). Entende? Claro que o segundo passo será preencher essa concepção com uma substância e ele fará isso defendendo que é o seu Deus esse algo maior. Porém, esse é um passo posterior que não invalida o argumento. O argumento não depende desse Deus ou de fé nele para manter a sua lógica. ;)
Hmmmm... É que, na minha visão, a lógica tende a uma "convergência" das premissas para chegar a uma dedução. Das ideias convergirem rumo àquela conclusão. Como ele chegou justamente em uma inconclusão (por um lado chegou na conclusão que Deus é maior que tudo, e pelo outro que Deus é menor), ele não convergiu, muito pelo contrário, ele divergiu. Por isso eu acho que a lógica não contempla isso, e sim mais o lado da fé. Como se fosse uma espécie de "viés de confirmação". Mas, como eu me considero leigo no assunto e estou usando puro "poder opinativo" kk, as chances de eu estar falando coisa com coisa são enormes. Kk De qualquer forma, obrigado pela atenção, professor! Estou acompanhando assiduamente seu trabalho, justamente em busca de melhorar o meu conhecimento no âmbito filosófico. Muito sucesso a você!
Concordo plenamente. Ambos partem da premissa da existência de um ser. Que ser é esse? Eu não vejo seres por aí, a não ser os que vivem e morrem. Estamos falando de um homem? Não. Estamos falando de um "ser". Só se for um alien.
Meu amigo , a melhor explicação de metafísica que encontrei no RUclips. A maioria dos palestrantes tergiversa sobre o assunto, não sei se por não saber o que é, ou por não saber explicar. Parabéns!!!!!
Professor, poderia falar sobre os fundamentos metafísicos da Lógica, senão dela como um todo, todas as Lógicas, então a Lógica Aristotélica e/ou Lógica Tradicional?
estou fazendo dissertação sobre Transdisciplinaridade de forma holística, o recorte temporal logintunal começa com pré socrasticos uma dicotomia com a metodologia cartesiana da fragmatação do conhecimento acumulo de informações
Muito bom professor.....estou começando a entender....preciso assistir mais....muita gratidão,estou emocionada provocou no fundo o mais íntimo do meu ser.....bjs 🙏
Olá que excelente vídeo parabéns. Já estou inscrito e aprendendo. E também gostaria de fazer uma pergunta por favor....a linguagem ou a sua estrutura é metafísica?
Em questão ao problema de determinismo é algo bem simples na realidade, as leis naturais seguem probabilidade com base nas ações que as coisas ou pessoas a sua volta toma, como por exemplo com base na poluição atual podemos "prever" como o mundo vai estar daqui a milhares de anos, mas, ao mudarmos de caminho, de atitude, e de ponto de vista logo aquilo que ia acontecer na atual previsão mudaria, o futuro tá sempre em construção com base nas nossas ações devido ao poder de escolha, coisa que foi dado só aos homens, a natureza em si não tem esse poder de escolha já que pra ela viver ela tem que seguir a vida dela, o que ela foi feita para fazer, quase nunca saindo desses padrões, então podemos sim dizer que a natureza é previsível pois ela não foi feito com a consciência do poder de escolha, logo ela não pode mudar muito seu futuro, podendo facilmente ser prevista por aqueles que tem essa noção de realidade, já os humanos como o ser mais racional pode prever o que suas ações vão resultar e mudar isso, mas se vc pega uma pessoa que tem os mesmos hábitos a anos, e essa pessoa nunca mudar, assim como a natureza da para vc prever oq ela vai fazer, até pq embora com o poder de escolha os humanos ainda seguem padrões muitas e maioria das vezes impostos por eles mesmos, Deus como o ser humano tem noção da realidade e do poder de escolha, mas ao contrário do homem, Deus é o criador, e quem melhor do que o criador pra saber o que sua criação vai se tornar com base no rumo atual, Deus conhece as pessoas por isso ele pode prever oq vc vai fazer, e como a mente de Deus está além de toda compreensão ele pode fazer isso a todo momento, e ele leva em conta suas mudanças de atitude, mudando também na visão dele o seu futuro, com base nas ações de Adão e Eva antes deles encontrarem a serpente, até nós humanos diríamos que eles continuariam fiéis quanto mais Deus, mas por conta do poder de escolha a linha do tempo foi mudada, e como criador das leis do tempo ele sabe perfeitamente dessas mudanças temporais devido ao poder que ele deu aos homens, o poder de escolha
Olá, obrigado pela explicação sobre do que trata a metafísica. Teria sido legal inserir a ontologia nessa apresentação, pois a questão do mais geral (não conceitual) poderia ficar (hehehe...ou não) mais evidente. Mas sobre o argumento do Santo Anselmo fiquei confuso sobre a lógica do mesmo, ainda mais porque vc desafiou os ateus a enfrentá-lo. Como sou de fato pouco privilegiado em relação a inteligência, sinto-me a vontade para falar besteira para me esclarecer, pois, se falar besteira, isso era o esperado. Vejamos. A ideia é que deus não pode ser uma entidade puramente mental, pois tudo que está na mente tem menos atributos do que está fora. Ora, como deus é perfeito (o ser do qual nada maior existe) ele não pode ser menor do que está fora. Então, deus existe!!?? Mas essa afirmação que diz que "deus é maior que tudo", parte do princípio de que deus existe!!??. Se é para provar a sua existência, vc não pode admiti-la como verdadeira antes da conclusão. Se digo que deus não existe e é apenas uma ideia que as pessoas tem na cabeça, então essa ideia é vazia de atributo e, portanto, é de fato menor que o que está fora da mente!! Por favor, esclareça-me, se tiver tempo, sobre qual é o meu erro. O que não entendi do argumento do santo Anselmo? Obrigado.
Aprenda Filosofia do zero no mais completo Núcleo de Formação Filosófica: //inef.istonaoefilosofia.com.br/nff
Vaguei pelo vale do RUclips e do Spotify, mas a melhor explicação sobre os problemas da metafísica eu encontrei aqui. Parabéns!
Muito obrigado, Elvis! Fico feliz em ter te ajudado
Muito bom .
Até que fimm alguém pra esclarecer melhor do que é metafísica uuffaaaaa!!! Tava quebrando a cabeça pra entender a diferença entre metafísica e ontologia...
Único vídeo sobre o assunto q deu p entender.
Obg por NÃO pôr fundo musical.
GRATIDÃO, Vitor, Evelyn e Joões-de-barro! Sou de Recife-PE. Amo filosofia e o Inéf. Sou beija-flor!
Valeu PRF, o Senhor é muito prático e direto, Obrigado. Professor , um dia me perguntaram , se DEUS EXISTE , quem O CRIOU - se antes DELE , Não avi nada?: Eis a resposta que dei.,
( O Antes DE DEUS,E O tudo depois DELE, A ausência, a presença, O abstrato, O físico, A Escuridão, E a LUZ, por fim A ausência DELE, E SUA PRESENÇA, TUDO ISSO ERA ELE. ),
Mais uma vez obrigado professor o Senhor brilhante forte abraço.
SÃO Paulo.
Excelente vídeo.
Olha gostei muito! Ainda mais qdo você explicou sobre livre arbítrio, escutarei novamente. E sobre a existência de Deus???? Rsrsrssss menor - maior 👏👏👏👏👏👏
like escrito e sininho ativado ....rapaz cai aqui de paraquedas , acho que vou ficar
Eu recomendo que fique, Rodolfo. 🌝
Nós podemos observamos moléculas sim! Haha. Microscópio de Tunelamento por Varredura.
Estou estudando filosofia por meio do modelo de segunda graduação e sempre assisto suas aulas, pois são esclarecedoras. Obrigada
Parabéns vc é maravilhoso, q mente inteligente.
Como eu queria ter tido um professor assim. Quem estiver passando por aqui aproveite
Excelente vídeo! Vim pelo canal filosofia de internet.
Parabéns. Excelente professor. Significa que saiu da obscuridade da teoria pra clareza do entendimento e pode compartilhar. Show.
Esse argumento do Filósofo Anselmo (santo é só mp) é bem bobinho. É mentira que o ser que existe é maior ou menor que o ser (nenhum) da mente. Misturou alhos com bugalhos. O ente é diferente do Ser. Ser é conceito. Ente é fisica. Conceito é discurso, matemática e zoeira. O ente é orgasmo. Pense no peculato (conceito) diferente do ato de furtar ( milhoes de morfologias pra pegar o alheio).
Só o bigodao tava certo: deus é doença dos fracos.
Fernando Bittencourt, de Florianópolis, assisto várias aulas e aprendo muito, gratidão.
Meus parabéns. Explicação simples, objetiva e que permite a nós, leigos, entender o que é a metafísica.
Professor você é show 👏👏👏👏👏 parabéns 👏👏 como amo suas aulas.......sinto como estivesse na sala de aula , você faz toda diferença.....nota mil
Um dos melhores canais do youtube!
Ponderações interessantes
Ótima explicação!
Mas eu fico pensando, a metafísica hoje são estudos de séculos pra demonstrar o que é ou não verdadeiro, da origem geral de tudo que existe , investiga e tenta da conclusões concretas a tudo que existe pela razão ,mas tudo é relativo do ponto de vista ,pois tudo está em tranformação e evolução.
Um dia a metafísica será algo que as perguntas que se encontra no vácuo terá suas conclusões devido a evolução que é algo certo ,comprovado ,pois a razão me demonstra com clareza .
Os estudos de hoje é a evolução do amanhã.
Muito obrigado por essa magnifica aula👏👏👏👏👏👏 ,sou estudante de história e a filosofia sempre me chamou a atenção somos pensamentos como diz:" se penso existo".
Quanta leveza em sua didática irretocável.
well done !
Parabéns, professor! Também sou professor de filosofia e gostei muito de suas explicações.
Meu cérebro fritou...saindo fumaça kkkkk valeu prof.
Bela explanação
Parabéns
muito obrigada por essa explicação maravilhosa 💗 em tempos de pandemia acabei ingressando no curso de filosofia e me deparo agora com a metafisica que até então vinha sendo um pé no saco para a compreensão, mas graças ao vídeo sinto que as coisas já começam a fazer um pouco mais de sentido
Parabéns pelas explicações, estou agora aprofundando esse mundo do pensar. Grande abraço!!
Sigo na minha luta para tirar esse leve atraso do vídeo entre o áudio e minha fala. Gravo no OBS Studio direto. Não consigo saber onde estou errando. Quem puder, pelo amor de Sócrates me ajude! Comenta aqui como posso contornar isso.
talvez a lógica inversa funcione: ruclips.net/video/cmxGbRcIsxo/видео.html
Vou tentar, Wagner! Valeu!
A mecânica quântica rompe com a visão da natureza determinista.
Entidades inobserváveis como foi apresentado é furada, pois seu olho é tão detector como um ccd que capta luz. No final o que importa é como você processa os dados. Interpretar os dados erroneamente ocorre, assim como nossa percepção de imagem pode ser errada ao observar. Sabemos que o cérebro tem muitos bugs e são suscetíveis as ilusões(Argumentei isso para mostrar que olhar com o olho ou capturar fótons em eletrônica tem a mesma natureza, olhar não te dá vantagem sobre a percepção). Agora vem uma pergunta: Se precisamos observar com olho ou um detector eletrônico qualquer para aceitar a entidade tomando como observável (ou seja, necessidade empírica para afirmar a realidade), então onde ela está antes de ser observada? Ela existe antes de ser observada?
Não entendi...quando vc fala que Deus é maior, ele seria só na nossa mente, e não nas coisas em si....pois não podemos ver ,tocar Deus, como tocamos os objetos..então os objetos seriam maiores que Deus, já que ele só existe na nossa mente, mesmo que considerando ele a maior coisa que existe, não é?
A primeira premissa do argumento de Santo Anselmo para a existência de Deus obrigatoriamente pressupõe a existência de fé no usuário, pois posso pensar em algo maior que tudo e não ser uma entidade (ser o cosmos, por exemplo).
E, mesmo que ambas as premisas do Filósofo fossem válidas (na minha opinião), o fato de serem inconclusivas (de Deus não poder ser maior e menor ao mesmo tempo) aponta mais para uma inexistência de Deus do que para uma existência, devido a essa inconclusão e, portanto, falta de lógica.
Portanto achei a abordagem desse filósofo sobre o tema algo bem tendencioso e até capcioso.
P. S.: Excelente trabalho esse seu aqui no RUclips, professor! Estou virando, cada dia mais, fã desse seu projeto. Parabéns!
Muito obrigado pelo elogio. Espero que continue aproveitando o conteúdo.
Na verdade, o argumento não pressupõe fé. Santo Anselmo não insere nenhum substância na concepção. É puramente lógico. Ele diz apenas que é possivel pensa em algo maior que tudo, mas ele não aponta o que é esse algo (então, pode ser o cosmos, como pode ser o Deus de qualquer outra religião monoteísta). Entende? Claro que o segundo passo será preencher essa concepção com uma substância e ele fará isso defendendo que é o seu Deus esse algo maior. Porém, esse é um passo posterior que não invalida o argumento. O argumento não depende desse Deus ou de fé nele para manter a sua lógica. ;)
Hmmmm... É que, na minha visão, a lógica tende a uma "convergência" das premissas para chegar a uma dedução. Das ideias convergirem rumo àquela conclusão. Como ele chegou justamente em uma inconclusão (por um lado chegou na conclusão que Deus é maior que tudo, e pelo outro que Deus é menor), ele não convergiu, muito pelo contrário, ele divergiu. Por isso eu acho que a lógica não contempla isso, e sim mais o lado da fé. Como se fosse uma espécie de "viés de confirmação".
Mas, como eu me considero leigo no assunto e estou usando puro "poder opinativo" kk, as chances de eu estar falando coisa com coisa são enormes. Kk
De qualquer forma, obrigado pela atenção, professor! Estou acompanhando assiduamente seu trabalho, justamente em busca de melhorar o meu conhecimento no âmbito filosófico.
Muito sucesso a você!
Concordo plenamente. Ambos partem da premissa da existência de um ser. Que ser é esse? Eu não vejo seres por aí, a não ser os que vivem e morrem. Estamos falando de um homem? Não. Estamos falando de um "ser". Só se for um alien.
A fé já começa aí. Na ideia de um ser perfeito que não é humano.
Mais uma aula extraordinária do professor Vitor
obrigada pela explicação
Você é o que pensa! Boa
Isso!
Seu trabalho tá foda
video bacana... poste mais videos
Faz um vídeo abordando um pouco sobre o porquê de átomos, moléculas e elétrons não serem observáveis. Seria muito interessante!!!
Muito bom
Gostei muito dessas boa Aula VC está de parabéns professor
Grato. Vida Longa E Próspera.
Explicação top
Sensacional!
Obrigado!
Super aula professor!!! Obrigada por compartilhar!!
Nós que agradecemos por nos acompanhar, Adriana! 🙂
Viciei no canal. Só achei que deveria avisar.
Que bom que gostou, Felipe!
parabéns!
Otima aula que me introduziu neste tema quero estudar melhor.
Aí...gostei!
Meu amigo , a melhor explicação de metafísica que encontrei no RUclips. A maioria dos palestrantes tergiversa sobre o assunto, não sei se por não saber o que é, ou por não saber explicar. Parabéns!!!!!
Vanderleia do rio vermelho muito bacana
video atemporal, parabéns pela didática incrível professor !!
VOCÊ É UM GRANDE MESTRE.
gratidão prof. ótima explicacão sobre metafisica.
Ótimo
Professor, poderia falar sobre os fundamentos metafísicos da Lógica, senão dela como um todo, todas as Lógicas, então a Lógica Aristotélica e/ou Lógica Tradicional?
estou fazendo dissertação sobre Transdisciplinaridade de forma holística, o recorte temporal logintunal começa com pré socrasticos uma dicotomia com a metodologia cartesiana da fragmatação do conhecimento acumulo de informações
Excelente e instigante aula
Conteúdo maravilhoso! Não é esmola!!!
Excelente fala parabéns...!
Excelente aula. Parabéns!
Parabéns...magnífico.
Você explica um assunto complexo de uma forma que dá para entender .
Obrigado Jeferson! 😊
Acho que funciona como camadas de realidade....um sistema dentro do outro.
Abordagem enriquecedora. Valeu!
Valeu, pai!
Muito bom professor.....estou começando a entender....preciso assistir mais....muita gratidão,estou emocionada provocou no fundo o mais íntimo do meu ser.....bjs 🙏
Obgdo
Gostei do vídeo!
Terminei de assistir ao vídeo sabendo mais sobre metafísica e com dúvidas muito enrriqueidas sobre o assunto.
Obrigado pela aula!
Iniciando meus estudos em filosofia, cruzei muito com esta palavra.
Esses cortes são muito bons Vitor ajudam muito, principalmente, pra rever conteúdo.
Parabéns, Vitor! Muito legal o canal!
Maravilhoso!
😊
👏👏👏
Que aula!
Estamos juntos
Ótima explicação bem elucidativo
Fico feliz, Érika! 😁
amei
Muito obrigado!
Gerando engagement no algorithms
Boa!! =D
Tá Tranquilo, Tá Favorável nunca foi por acaso.
Muito bom !
Que bom que curtiu, Gabriel! :D
Parabéns. Excelente vídeo.
Olá que excelente vídeo parabéns. Já estou inscrito e aprendendo. E também gostaria de fazer uma pergunta por favor....a linguagem ou a sua estrutura é metafísica?
Sensacional! Gratidão!
video extremamente construtivo obrigado professor
Adorei seu vídeo você se diverte com as questões e os problema metafísicos.
Sim, me divirto 😄
Em questão ao problema de determinismo é algo bem simples na realidade, as leis naturais seguem probabilidade com base nas ações que as coisas ou pessoas a sua volta toma, como por exemplo com base na poluição atual podemos "prever" como o mundo vai estar daqui a milhares de anos, mas, ao mudarmos de caminho, de atitude, e de ponto de vista logo aquilo que ia acontecer na atual previsão mudaria, o futuro tá sempre em construção com base nas nossas ações devido ao poder de escolha, coisa que foi dado só aos homens, a natureza em si não tem esse poder de escolha já que pra ela viver ela tem que seguir a vida dela, o que ela foi feita para fazer, quase nunca saindo desses padrões, então podemos sim dizer que a natureza é previsível pois ela não foi feito com a consciência do poder de escolha, logo ela não pode mudar muito seu futuro, podendo facilmente ser prevista por aqueles que tem essa noção de realidade, já os humanos como o ser mais racional pode prever o que suas ações vão resultar e mudar isso, mas se vc pega uma pessoa que tem os mesmos hábitos a anos, e essa pessoa nunca mudar, assim como a natureza da para vc prever oq ela vai fazer, até pq embora com o poder de escolha os humanos ainda seguem padrões muitas e maioria das vezes impostos por eles mesmos, Deus como o ser humano tem noção da realidade e do poder de escolha, mas ao contrário do homem, Deus é o criador, e quem melhor do que o criador pra saber o que sua criação vai se tornar com base no rumo atual, Deus conhece as pessoas por isso ele pode prever oq vc vai fazer, e como a mente de Deus está além de toda compreensão ele pode fazer isso a todo momento, e ele leva em conta suas mudanças de atitude, mudando também na visão dele o seu futuro, com base nas ações de Adão e Eva antes deles encontrarem a serpente, até nós humanos diríamos que eles continuariam fiéis quanto mais Deus, mas por conta do poder de escolha a linha do tempo foi mudada, e como criador das leis do tempo ele sabe perfeitamente dessas mudanças temporais devido ao poder que ele deu aos homens, o poder de escolha
✅
Ótima aula, professor. parabéns!!!
Virei fã desse canal!
@istonaoefilosofia Sugetão de um nova série/quadro: Pegar Um filme ou uma música com potencial de Analise e falar sobre ele a luz da Filosofia.
Gostei. Mas eu não teria como editar muito, inserindo os trechos. Você curtiria mesmo assim?
@@istonaoefilosofia Acredito que o importante é a analise em si.
Isso não, por favor! Continue com ideia inicial do canal
Cara, seu canal é muito foda! Muito obrigado por cada aula e ensinamento🤝
Que vídeo sensacional! Parabéns! Muito didático ao ensinar coisas tão profundas.
Excelente aula! Obrigado
Excelente conteúdo!
Simplesmente sensacional!
SENSACIONAL!
Este foi o melhor vídeo que assisti sobre esse tema. Ganhou mais uma inscrita! 🤓
Muito bom! Conheci o canal a pouco tempo e estou gostando bastante... Estou na terceira aula do curso de filosofia que o canal tem...
Q aula!!!
Sim...a matemática é uma construção humana....
=D
Olá, obrigado pela explicação sobre do que trata a metafísica. Teria sido legal inserir a ontologia nessa apresentação, pois a questão do mais geral (não conceitual) poderia ficar (hehehe...ou não) mais evidente. Mas sobre o argumento do Santo Anselmo fiquei confuso sobre a lógica do mesmo, ainda mais porque vc desafiou os ateus a enfrentá-lo. Como sou de fato pouco privilegiado em relação a inteligência, sinto-me a vontade para falar besteira para me esclarecer, pois, se falar besteira, isso era o esperado. Vejamos. A ideia é que deus não pode ser uma entidade puramente mental, pois tudo que está na mente tem menos atributos do que está fora. Ora, como deus é perfeito (o ser do qual nada maior existe) ele não pode ser menor do que está fora. Então, deus existe!!?? Mas essa afirmação que diz que "deus é maior que tudo", parte do princípio de que deus existe!!??. Se é para provar a sua existência, vc não pode admiti-la como verdadeira antes da conclusão. Se digo que deus não existe e é apenas uma ideia que as pessoas tem na cabeça, então essa ideia é vazia de atributo e, portanto, é de fato menor que o que está fora da mente!! Por favor, esclareça-me, se tiver tempo, sobre qual é o meu erro. O que não entendi do argumento do santo Anselmo? Obrigado.
😍😍😍😍
Valeu, professor! Boa explicação!
Eu que agradeço por acompanhar! =D