Coleção de Lepidoptera do Museu de Zoologia da Unicamp

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 сен 2018
  • O Prof. Dr. André V. L. Freitas conta a história do surgimento da coleção de borboletas e mariposas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e sua relação com a dedicação de vários pesquisadores e estudantes que contribuíram para o crescimento do acervo. Também é ressaltada a importância de investimento financeiro, por parte do governo, para a manutenção e preservação dos acervos científicos nacionais.

Комментарии • 8

  • @antonioluizdelima1769
    @antonioluizdelima1769 3 года назад +1

    Muito bom.

  • @rasta_vick886
    @rasta_vick886 Год назад

    Nunca vi uma coleçao tao bem feita, muito bom!

  • @carloscorreia8928
    @carloscorreia8928 3 года назад

    Tive uma experiência pessoal positiva no Herbário da Universidade da UnB, com trabalho voluntário (após a graduação) e também no Laboratório de Ornitologia. Minha pergunta é se essa possibilidade existe no Museu de Lepidoptera de Campinas; se já houve sondagem de interesse entre os ex-alunos, ainda que fosse para atividades menos especializadas, como a alimentação dos bancos de dados (inclusão de registros em planilhas eletrônicas, digitalização etc.). Nos últimos anos voltei meu interesse para os lepidópteros e, se morasse pelo menos perto de Campinas, já estaria batendo na porta do Prof. André Freitas pedindo serviço.... Saudações biológicas!

  • @victor21420
    @victor21420 Год назад +1

    Trabalho de maneira amadora com lepidopteros praticamente desde a adolecência. Mantenho uma pequena coleçao com exemplares coletados e documentados a mais de 50 anos, onde muitos sítios atualmente estão completamente alterados.
    Atualmente a coleta para fins de estudo e análise para termos uma amostragem de quanto determinado bioma está alterado ou sadio, se torna muito complexa devido ás leis ambientais que impedem estes estudos in loco.

    • @labbor_unicamp
      @labbor_unicamp  Год назад

      Interessante. Se quiser nos dar detalhes sobre os exemplares coletados (localidade, período de amostragem), envie um e-mail para nós: labbor.oficial2@gmail.com. Vamos ficar felizes em conhecer seu trabalho :)

  • @pabloedini4389
    @pabloedini4389 5 лет назад +1

    Excelente trabalho! Quantos exemplares são necessários no mínimo para ser considerada uma coleção?

    • @labbor_unicamp
      @labbor_unicamp  5 лет назад +1

      Obrigado Pablo. Respondendo a sua pergunta, não existe um número mínimo padrão. Isso pode variar também com o objetivo da coleção, se científica, didática, etc. O mais importante é lembrar que, antes mesmo de começar uma coleção, é necessário adquirir as licenças de autorização de coleta no Ibama e órgãos relacionados.