CUIDE DE SEU INÍCIO | Mt 3.13-17 - Rev. Luciano Rocha

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 янв 2025

Комментарии • 15

  • @vivianecoelho9926
    @vivianecoelho9926 2 дня назад

    Qdo se faz a coisa errada , despreza a certa.

  • @vivianecoelho9926
    @vivianecoelho9926 2 дня назад

    Não é detalhe , Ele afundou , esse é o batismo certo. Felipe Tb levou aquele homem para o batismo , a Palavra diz que ele desceu as águas. Imersão.

    • @osreformadosteologia2348
      @osreformadosteologia2348 2 дня назад

      Nem o português concorda com vc . Descer as águas em momento algum sugere imersão mas que sim ele entrou no córrego. Sobre a palavra "Baptismos" significar "imersão" a bíblia discorda também.
      1 Coríntios 10:1 Ora, irmãos, não quero que vocês ignorem que os nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, 2 e todos, em Moisés, foram batizados, tanto na nuvem como no mar.
      A palavra usada neste texto para se referir a passagem de Israel pelo mar vermelho e estarem debaixo da nuvem no deserto é "Baptismos". Se ela significasse unicamente imergir, Paulo estaria mentindo, pois em momento algum Israel foi imerso no mar ou na nuvem.

    • @osreformadosteologia2348
      @osreformadosteologia2348 2 дня назад

      É comum se ouvir que Jesus Cristo foi batizado por imersão, haja vista que o Mestre se dirigiu até João Batista, “junto do Jordão” (Mt 3:13).
      Mas será mesmo que Jesus foi batizado por imersão? De forma alguma, pois com toda a certeza desse mundo Jesus foi batizado por aspersão.
      O batismo de Jesus tem, ou pelo menos pode ter, múltiplo significado. Ele pode significar a identificação de Jesus com seu povo pecador. Isto porque o batismo de João era para a “remissão de pecados” (Mc 1:4).
      Todavia, é certo que o batismo de Jesus foi sua unção em seus ofícios, em especial em seu ofício real, e este é o motivo pelo qual a vinda do Messias foi precedida por um profeta de linhagem sacerdotal, João Batista.
      No AT temos a descrição da investidura dos reis em Israel. Vejamos a unção do primeiro rei israelita, Saul: “Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?” (1 Samuel 10:1 RA)
      Como resultado de sua unção, o Espírito Santo se apoderou de Saul, de modo que ele profetizou: “Chegando eles a Gibeá, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles” (1 Samuel 10:10 RA).
      A unção de Davi seguiu o mesmo padrão, unção por um profeta de linhagem sacerdotal e imediato apoderamento do Espírito Santo: “Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá” (1 Samuel 16:13 RA).
      Como se vê, os reis de Israel, os filhos de Deus, eram ungidos com azeite em seu ofício real, pois o azeite simbolizava a unção do Espírito Santo, a qual ocorria após a unção com azeite.
      A unção de Jesus por João Batista ocorreu igualmente à unção os reis no AT. No NT a água passou a ser o símbolo do Espírito Santo e assim passou a ser o símbolo de sua unção. Podemos ver isto na doação do Espírito Santo aos gentios, onde Pedro indaga: “Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?” (Atos 10:47 RA)
      A indagação de Pedro pode ser expressa em outras palavras: pode alguém recusar o símbolo a quem recebeu a realidade?
      Então, voltando à unção de Jesus, Mateus assim nos narra: “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele” (Mateus 3:16 RA). A unção de Cristo seguiu o padrão, unção por um profeta de linhagem sacerdotal e imediata unção do Espírito Santo.
      Qualquer judeu do tempo de Cristo verdadeiramente conhecedor do AT, ao ler as palavras de Mateus, entenderia a relação entre o batismo de Jesus e a unção de Saul e Davi, isto é, entre o batismo de Jesus e a unção dos reis de Israel.
      Seguindo o rito normal e bíblico da unção dos reis israelitas descrito nas passagens transcritas de 1 Samuel, João Batista derramou água sobre a cabeça de Jesus Cristo. Mergulhar um rei na água para investi-lo em seu reinado seria quebrar todo o simbolismo estabelecido nas Escrituras há cerca de um milênio, pelo menos, antes da vinda de Jesus Cristo.

    • @vivianecoelho9926
      @vivianecoelho9926 2 дня назад

      @ ah , sim , Jesus no meio do rio Jordão molhou só a cabecinha , 😙😌

    • @osreformadosteologia2348
      @osreformadosteologia2348 2 дня назад

      ​@@vivianecoelho9926
      Argumento pra refutar que é bom nada rsrs. É sempre assim, quem não tem argumentos parte pra zombaria 😂

    • @osreformadosteologia2348
      @osreformadosteologia2348 2 дня назад

      ​@@vivianecoelho9926Atos dos Apóstolos 16:31 Eles responderam: - Creia no Senhor Jesus e você será salvo - você e toda a sua casa. 32 E pregaram a palavra de Deus ao carcereiro e a todos os que faziam parte da casa dele. 33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes as feridas dos açoites. Logo a seguir, ele e todos os membros da casa dele foram batizados.
      Segundo a sua lógica tinha um rio dentro da casa do carcereiro👏🏿🤡