Continue meu amigo, vale a pena demais. Estudo há três anos, já tive minha primeira aprovação e n vou parar por aí. Não dê ouvidos a pessimistas. Ensino médio de supletivo, base fraca. Concurso é para todos, desde que estejam dispostos a pagar o preço.
Sou concursado a 8 anos, NUNCA mais volto a ser CLT na vida. Do orçamento público 3,2% é para pagar servidores públicos e 50% para pagar a dívida pública, o problema não somos nós e sim o juros dos banqueiros.
Cara, eu concordo até a parte que você fala "e sim o juros dos banqueiros." porque o próprio estado que entrou nessa bola de neve. Inclusive, você mesmo pode emprestar dinheiro pro governo através do tesouro direto. Eu não sei quanto isso dá por ano, mas uma breve pesquisa aqui vi que em abr/2023 cerca de 5bi foram investidos por PESSOAS FISICAS no tesouro. No ano, certamente é um valor relevante dentro dos 50% do orçamento publico que vai direto pra amortização. Isso é um reflexo da má gestão do brasil em décadas. E o estado vai sim emitir título de divida para pagar o nosso salário (eu também sou servidor), e esse dado de 3,2% está equivocado, provavelmente você utilizou uma fonte que não considera os gastos em saúde e educação. Quando você lê algo como "10% do PIB é investido em educação" pode ter certeza que 80% disso é para pagar salário de servidor. Não estou fazendo juízo de valor sobre isso, apenas expondo um fato. Até porque é obvio, o que seria da Saúde/Educação sem os servidores? Não que estou dizendo que somos parte do problema, mas com todo respeito, esse jargão que você soltou não tem sentido nenhum
@@Juan-sc3df O gasto com servidores civis ativos 157 bilhões o gasto com a divida pública 1,879 TRILHAO. 30% com banco, 24% fundos de investimentos, 23% fundos de previdência... Quem realmente ganha dinheiro com os juros da divida publica sao os bancos pq sempre passa na mão deles o dinheiro
Sou concursado e foi a melhor coisa da minha vida. Não tinha perfil para aguentar chefe e mundo corporativo, nunca quis empreender. Não estou na elite do funcionalismo, mas tenho um bom cargo na área jurídica, com plano de carreira e ganhando mais de 10 salários-mínimos (líquidos), com home office integral, férias, todos os finais de semana e feriados garantidos, além de 20 dias de recesso no final do ano. Tenho que produzir bastante, mas nas minhas oito horas diárias. Deu me horário, tchau. Não trocaria isso por ganhar mais e viver estressado trabalhando numa empresa ou com meu próprio negócio. Sempre tive a filosofia de ter um bom salário com qualidade de vida, isso eu alcancei, afinal tempo e saúde mental valem tanto quanto dinheiro. Agora, é para todo mundo? A resposta é não. Se você é muito ambicioso, tem perfil empreendedor, deseja ser milionário etc, não é para você. Também não é para você se não estiver disposto a sacrificar anos de sua vida para alcançar o cargo público, a depender do nível do cargo que deseja. No meu caso, foram 4 anos (após formado na faculdade de direito), sem nada no bolso, sustentado pelos pais já estando "velho", sacrificando todos os finais de semana e festas de fim de ano para estudar. Fui aprovado aos 28 anos, só então alcancei minha independência financeira. Vivia deprimido porque via meus amigos/colegas prosperando, casando, viajando, aproveitando a vida etc, enquanto eu não tinha dinheiro nem para fazer academia e meu único lazer era sair para caminhar no parque ou ir em um museu gratuito 1x por mês. Também não tinha dinheiro para date ou qualquer coisa do tipo, foram 4 anos desgraçados, mas perseverei. Valeu o sacrifício? Você responde. Para mim sim, é questão de perfil.
Todo membro do judiciário faz parte da elite. O judiciário é o que mais agrega funcionários com rendas absurdas. É o que mais gasta na folha de pagamento. Felizmente não onero o pobre brasileiro. Trabalho na iniciativa privada ganhando o mesmo salário.
@@105paulinho eu tinha a sorte de ser sustentado pelos pais e poder estudar em tempo integral, mas a maioria dos meus colegas conciliava trabalho com estudo, então se for seu caso, não desanime. Como eu tinha essa disponibilidade de tempo, estudava de 8 a 10 horas por dia, mas conheço gente que passou estudando 3 horas por dia. A questão é muito mais a constância do que a carga de estudos. Fiz cursinho no primeiro ano, montei um bom material e depois não mais. Ficava revisando esse conteúdo e resolvendo questões. Tive várias reprovações antes de ser aprovado, isso é absolutamente normal, se acontecer não desanime, é a trajetória comum. Foque em resolver questões, quando dei mais ênfase a isso meu desempenho subiu muito. Se tiver outras dúvidas pode trazer que eu respondo, fico feliz em ajudar.
também sou concursado e pra mim é bem diferente desse cenário que você falou ai. O salario onde eu estou é ok? É sim. Mas é totalmente presencial, todo dia na semana, não tem arrego de nada, não tem penduricalho, nada disso. A parte em que, realmente, a gente não tem que se preocupar em babar ovo é verdade (em partes), não temos que disputar com ninguem (em partes), nosso salário cai certo todo fim de mês e pra sermos demitidos ou exonerados existem alguns requisitos, até ai tudo bem. Mas na parte do vídeo que vem falar que o servidor não pode reclamar de carga tributária não faz sentido algum. A esmagadora maioria com funcionários públicos ganham de acordo com o cargo ou até menos. Só a elite do funcionalismo público ganha desproporcional. De resto somos reles mortais igual todos os outros.
Depende, concursos públicos federais são bons. Mas a maioria esmagadora são funcionarios municipais ou estaduais que ganham menos do que um clt. Há carreiras em empresas privadas que pagam muito bem
@@rafaeltn1147 mas para achar uma empresa dessa tu precisa ter um curriculo maravilhosamente bom, concurso não. tu só tem que fazer uma prova e passar, sem contar no tempo que tu tem para pensar em investir tentar uma faculdade, e outras coisas; na CLT tu não tem tempo, visão de futuro,saúde,vida tu vive pro trabalho como tu vai conseguir algo sobrevivendo assim?
Detonaram a legislação trabalhista. Então, se a pessoa quiser ter um trabalho hoje com a garantia de direitos mínimos, como escala 5x2, férias remuneradas, aposentadoria, não precisar fazer hora extra etc, concurso público acaba sendo a única opção. Todos os trabalhadores deveriam ter isso, é o mínimo. Fora que muitos cargos públicos hoje são compatíveis com home office, sendo que as empresas estão recuando nisso.
Eu passei em um concurso público para engenheiro da Petrobras quando ainda estava na graduação, adiantei as matérias que faltavam e entrei. Então recomendo que comecem cedo enquanto as matérias do edital ainda estão fresquinhas na cabeça.
Seguindo esse raciocínio, preciso do seu conselho, irmão. Quero fazer o concurso do Ibama. A banca está prevista para esse mês (não saiu ainda) e edital previsto para janeiro do ano que vem. Não sei quando de fato será a prova, mas me formo no começo de fevereiro de 2025. Como meu curso é da área, a bagagem teórica me ajuda, mas ainda precisarei estudar específicamente para o concurso. Quero muito ir bem, mas estou sem tempo por causa de projeto de extensão, morar fora de onde estudo, TCC, todas as disciplinas etc. Quero comprar um curso, mas estou em dúvida. Estou com medo de não dar tempo ou ficar sobrecarregado tentando abarcar tudo. Ou sei lá se tento acabar o TCC antes da hora e começar a estudar freneticamente para o concurso. O que você me diria? Desde já agradeço. Quero muito passar, mas estou sem saber como agir. Pretendo conversar com meus professores sobre qual tema seria mais adequado escolher e tals, mas adoraria seu conselho.
@@AlanSilva-bu1kp Cara, tô literalmente na mesma situação que você. Só muda o concurso e a certificação do conselho de classe que é exigida no edital... Não tenho tempo de estudar (apenas nos fins de semana). Trabalho o dia quase todo e vou pra faculdade a noite e, pra piorar, também tenho o TCC, onde o meu orientador não está aliviando nenhum pouco... O que eu tô fazendo é estudar na própria faculdade mesmo na aula e tentando ler flashcards no ônibus ou em algum intervalo. A jornada não é fácil, parceiro, mas o segredo certamente é estudar nos intervalos e final de semana abdicar de sair, ver a família ou sair com os amigos...
Na minha opinião, serviço público, e a melhor opção para quem é pobre sem perspectiva de futuro, sou filho de diarista nem meu pai eu conheço e acabei de ser aprovado no concurso da petrobras, a qualidade de vida que vou conseguir dá para minha famílias valeu a pena todo sacrifício, e foram 4 anos estudando todos os dias, trabalhando com família,filho pequeno, boletos, aluguel etc… A grande falha do concurso público e que o cara que sempre estudou em escolha precária como eu que precisava falta as aulas para minha mãe conseguir trabalhar e não tinha ninguém para ficar com meu irmãos pequeno vai concorrer com o play que sempre estudou em escola particular fez boa faculdade etc, mas isso só foi combustível. Para quem vem de baixo e sempre mais difícil, todavia com disciplina e força de vontade a gente chega lá.
Isso não é falha do concurso, é falha do estado por não equiparar o mesmo ensino de qualidade pra todas as escolar públicas, esteja ela em bairro nobre ou não. É um tipo de problema que existe antes mesmo do preparo pro mercado de trabalho ou pro preparo pra concurso.
E fácil você trabalha igual um merda, vive com dinheiro roubado do povo e entrega poucas merda sabendo que não vai ser demitido por isso, sonho molhado de qualquer um que não liga de viver como um "ladrão" do povo.
sou técnico em enfermagem concursado. quem fala mal de concurso publico é pq nunca provou o doce sabor da sensação de estabilidade. claro q sempre tem funcionários que usam isso de bengala e, de certa forma, tbm é algo q te limita mts vezes de atingir patamares um pouco maiores; mas neste ponto em q me encontro na minha vida nn tenho do q reclamar.
O Édson sonha acordado. É no setor público que existe mérito, tem plano de carreira e pode continuar prestando outros concursos. No setor privado é só esculacho.
Eu trabalho em empresa privada e o que tem de cliente puto, e funcionário triste é de muito. Não existe mérito, existe o "quem indica", e gente que merece ser demitido e não é pq conhece superiores.
@@rodrigocm-m1e eu tô falando exatamente isso, o setor público é o único lugar onde essa progressão é respeitada, em outras empresas isso é exceção. Tem até faculdade privada querendo contratar professor sem mestrado
Tu escorregou na hora de falar sobre funcionário público e imposto. A massiva parte dos funcionários públicos não ganham aquele senhor salário. Isso fica restrito a um grupo do funcionalismo como juízes, por exemplo. O professor que ganha 3 conto por mês sente no bolso quando o seu carrinho de supermercado aumenta 100 reais. Se uma peça no carro estraga? Esquece! É 12x no cartão. Eu sou professor da rede pública e tenho plena consciência de onde vem o meu salário. O problema é um vereador de uma cidade média ganha 22k + um punhado de benefício e o professor ganhar com muito esforço 3 a 4k no mês. A gente paga tanto imposto e ainda falta médico, professor, policial e etc. Não era pra faltar! O grande problema é a distribuição do imposto. Primeiro é a roubalheira, depois o alto escalão do funcionalismo público e dps, nós, meros mortais.
Exatamente, as pessoas acham que funcionario publico de baixo escalão (que é quem faz as coisas acontecerem) ganha igual alto escalão, ou pior os politico ( esses sim muitas vezes ganham muito e pouco fazem).
Salve Edson, não poderia concordar menos com esse raciocínio de servidor publico por ser pago com dinheiro público não pode reclamar de imposto, afinal, a carga tributária pesada do nosso país é sobre bens e serviço, o servidor público tem seu poder de compra diminuído tanto quanto um cidadão que trabalha na iniciativa privada, e se parar pra pensar que o grosso do funcionalismo público não ganha nem 4 mil reais por mês é um absurdo pensar que o professor (por exemplo) de escola pública que ganha pouco é a favor de que cobrem mais impostos, na verdade nem co-relação tem, forte abraço
pessoal esquece que o que incha custo de funcionalismo público é juizinho com auxílio terno, milico alta patente entre outros. aí sobra pra professor, enfermeiro etc etc.
@@ifernandes21 exatamente. colocou no mesmo barco todo e qualquer funcionário público. Ficou até parecendo que quando a carga tributária aumenta, o salário de funcionario publico aumenta também
@@carlosteixeira2157 Exatamente. Seguindo essa lógica do vídeo quem é CLT não pode reclamar da empresa, pq ela paga seu salário, então você que se conforme.Chega a ser engraçado de tão ruim esse argumento que ele usou.
Toda vez que algum youtuber faz vídeos sobre salário mínimo, empreendedorismo, geração Z e escala 6 x 1, sempre há muitos comentários dizendo que a saída é concurso. Mas o que essas pessoas não percebem é que, se o Brasil continuar com essa desvalorização da CLT, logo os concursos públicos vão se tornar muito mais concorridos do que já são.
@@BUS142 os concursos estão cada vez mais concorridos, há 10 anos atrás eram muito mais fáceis e há 20 anos nem se fala. Hoje ta disputadíssimo e cada vez mais difícil em termos de matérias e etapas.
@@BUS142 Óbvio amigo. O pessoal acha normal um país que se paga mais no público do que no privado e sequer pensam que o governo come boa parte da fatia do bolo no clt. Tanto empresário, quanto o trabalhador do meio privado, se ferram nesse país. Os que ganham maior renda, estão no público. Brasil é um país quase socialista na prática
Só discordo do ponto onde vc fala que nosso país tem muito funcionário público, na vdd nosso país tem menos em relação à outros países, o problema daqui é a elite do funcionalismo público que recebe absurdamente mais do que o funcionário municipal / estadual que está na ponta. Pra ter ideia existem mais de 8.000 juizes que recebem 100k+ sendo que o teto é 44k. Esse país precisa muito de uma reforma administrativa.
Isso é muito vdd, o que ele passa é a pura desinformação de um discurso liberal que ataca os servidores público que a maioria não recebem esses salários altos como promotores, juízes e etc.
Eu sou servidor público. Estabilidade, salário legal, tranquilidade para fazer planos... quem fala mal do concurso público é quem não consegue passar na prova, ou seja, o popular INVEJOSO. E você só pode falar de algo quando você conhece aquilo. Se não conhece, coloque a língua naquele lugar e fique quieto(a). Agora, eu digo que a pessoa tem que ter perfil para ser servidor público. Eu, por exemplo, adoro a minha rotina de ir ao trabalho, encontrar os colegas no setor, as reuniões de fim de ano. Não me vejo viajando, como os youtubers fazem, por exemplo. Minha cabeça é da antiga. Ah, e trabalho muito, não sou aquele servidor encostado.
Funcionário público não deve reclamar de carga tributária? Moro no interior de Goiás. Aqui, um Gari recebe, em média, 1300 líquido em razão dos 14% de previdência municipal.
@@leonardofonseca7908 Amém! Obrigado! Depois que vi que qualquer cargo público é melhor do que a iniciativa privada, eu passei a prestar para todos os cargos. O salário vai depender da prefeitura, claro. Nessa que fiz vai bater ou passar os 2 mil com os proventos.
Eu sou concursada há 15 anos e 9 anos em outro concurso que eu passei. Fiz dos meus cargos uma missão. Sou muito feliz em ver os resultados do meu trabalho
Calma lá Ed, 45% dos impostos vão diretamente pro bolso de farialimer A máquina pública do concurseiro é mantida com migalhas do orçamento público. Educação e saúde por exemplo não chegam nem a 3,5% da dívida pública. Se somar as duas ficam míseros 5%
O rapaz tatuado na cara, do vídeo, se não me engano é concursado e servidor público em um tribunal de justiça. Antes disso, ele era entregador de pizza, segundo o relato dele.
Concurso é bom quando você passa e tá dentro, agora quando vc tá sem grana e estudando e todo mundo falando mal de você sem nem te ajudar em nada, essa é a parte ruim que ninguém conta.
Vai de cada um, cara. O primeiro concurso que eu fiz, usei essa tatica. Abdiquei de tudo pra estudar. Perdi 8kg porque parei com a academia e me alimentando "normalmente" (porque eu faço 8 ref. diárias). Resultado: fui mal pra caralho. Kkkkk O último que fiz, estudei 4h por dia, e curti os fins de semana. Resultado: errei 5 apenas. Estou esperando o resultado pra ver se serei nomeado ou não. Já tenho outro em vista, e começarei a estudar na terça-feira. Mesmo esquema. Aprendi que PARA MIM, não adianta fazer sacrifícios, pois o psicológico vai para o saco. E nessas provas, isso conta mais do que as informações que tu adquiri nos estudos. Como eu disse, isso é para mim. Desejo-lhe toda a sorte do mundo em seus exames. Oss.
Do meu ponto de vista, a maior vantagem do concurso público é a forma de ingresso: a maioria não exige experiência e não depende de indicação. Por outro lado, essas são barreiras que o setor privado impõe.
Passei em 6 concursos públicos, foi convocado nos 6, estudei feito um filha da puta, virei ano novo estudando e passei a porra do natal estudando também kkk, seis meses e 8 dias ininterruptos, 6 horas diárias de estudo, foi foda pra caralho mas vejo que todo o esforço valeu a pena, ainda mais nesse Brasil nosso que está tão complicado. Galera estudem, estudem, estudem e estudem mais. Obs: quando você começa a estudar vira vício, hoje continuo estudando. Bons Estudos e Boa sorte a todos. Obs2: Minha carga horária é 6 horas, 30 horas semanais, mas na prática trabalho 3 a 4 horas. Fecha a conta e passa a régua papai.
Estudem galera, passei em um também só estou aguardando a nomeação, carga horária de 30h e sem ter a obrigatoriedade de estar no órgão, apenas realizar minhas demandas, passei para procurador municipal.
o "funcionarismo público" como você citou não está sujeito a um miley da vida, porque nao vao "demitir" funcionários efetivos, vão exonerar os comissionados. o brasil está superlotado de comissionados, de cargos fantasmas, laranjas, o problema não é o servidor efetivo.
Eu já tive as duas experiências e digo: muito melhor ser servidor público (concursado é óbvio). Não é o paraíso, tem problemas, mas comparado ao mundo clt, bem melhor
@@leonardo4495 exatamente nessas palavras. Hoje ocupo um cargo pequeno em uma prefeitura, onde estou há mais de oito anos. Contudo, estou me preparando para a área fiscal (que sempre foi meu sonho).
Num país onde o setor privado te exige muito, paga pouco e não te dá valor o setor público acaba se tornando válvula de escape, por isso muitos vão para o setor público por conta de estabilidade, bons salários e benefícios, sem se importar muito com a função que irá desempenhar.
Minha mãe é funcionária pública, me formou e sou grato eu estou atualmente estudando para concurso mas em paralelo acabei de ser promovido na empresa que trabalho (multinacional), agora como analista pleno meu salário quase que triplicou e foi gratificante e prazeroso todo o processo de aprovação para conseguir essa promoção, hoje estou divido se continuo estudando para concurso ou fico focado na minha carreira que está dando certo graças a Deus, minha mãe praticamente me obriga a focar nos concursos, mas hoje eu já não tenho tanta clareza quanto a isso, por exemplo o concurso que prestei da caixa no início do ano eu fui muito bem, mas meu salário atual é maior do que o ofertado e os concursos com melhor remuneração exigem muito, enfim eu não vejo vilão em num dos dois lados (privado ou público) vai existir gente ruim e ambiente caótico em todos eles, acredito que seja uma questão de escolha e que dá para se dá bem em qualquer um deles.
O concurso lhe deu determinadas habilidades que lhe ajudaram no seu emprego, porque nos estudos criamos resistência, capacidade e foco de longo prazo, tudo isso lhe ajudou acredito eu. Com meu cunhado foi assim também, foi promovido e está batendo metas de maneira muito acima da média. Enfim, o hábito de estudar nos deixa automaticamente melhor do que a maioria.
Estudem galera, vejo muitos vídeos hoje em dia sobre a escala 6x1, está todo mundo falando disso. O concurso pode ser a saída para essa rotina infernal que muitos vivem hoje, infelizmente, por falta de opção. Eu consegui tomar posse no meu cargo público esse ano (demorou alguns bons anos…), estou no judiciário, trabalho 6h por dia, de segunda a sexta.. é muita qualidade de vida, mas também é de perfil, eu não tenho mentalidade empreendedora, se você é assim também, o estudo é a solução.. então, sacrifique alguns anos da sua vida estudando a noite e trabalhando de dia, vai valer a pena lá na frente..
Em 30 anos de Exército, pelos menos uns 700 dias, foram em finais de semana, feriados, inclusive vários natais e viradas de ano, 24 horas dentro do quartel com várias atividades de madrugada, etc… hora extras no pagamento, zero centavos. A vantagem, aposentadoria com salário idêntico da ativa e poder continuar usando os hospitais militares. Sei que não se chama aposentadoria, militar não aposenta, passa para a reserva remunerada.
Eu estou em um grupo de um concurso que teve e as pessoas que passaram estão super felizes. Os carros com mais vagas: atendimento ao público e dar assistência a pessoas com vulnerabilidade. O salário líquido: mais ou menos 1700 reais. Jornada: 40 horas semanais. Benefícios e direitos padrões: VT, VA, férias. Benefícios que você não vê na iniciativa privada: quinquênio, 3 meses de férias a cada 5 anos. A maioria das pessoas prefere ir para um concurso assim e ganhar até menos pela estabilidade, tranquilidade de saber que fazendo o trabalho que é pedido a ela, vai receber por isso. Detalhe: concurso para prefeitura de uma cidade de 700 mil habitantes, custo de vida não é tão barato. Realidade do que é concurso público no Brasil, quem tá ganhando +10 mil reais não chegou lá hoje e nem ontem, estudou e muito para isso, estamos falando de meses e anos...
Sou concurso. Trabalho no TJSP como técnico. Antes trabalhei por 11 anos no Itaú! Foi a melhor escolha da minha vida estudar para concurso. Você se mata de estudar mas quando é nomeado, dinheiro, falta de trabalho ,falta de dignidade e o não sustento da família nunca mais Você sofre .
Trabalho de casa, faço por ano 2 viagens internacionais, tenho carro e casa. Enfim, tenho a dignidade e tranquilidade que a iniciativa privada não me deu .
@@CaioCesar-xs2qq aaah beleza. Eu tinha 04 meses de estudo para prova desse ano, quando fui fazer. Estudando pelo material da brabo concursos. Vou olhar o NEAF Mas pelo que vejo, o tempo médio é de 1 ~ 2 anos mesmo. Não adianta ter pressa
@@rafasouza99 não adianta ter pressa cara, eu entrei com uma base muito forte porque sou engenheiro. Então pra mim matemática é raciocínio lógico foi suave, se não, teria demorado mais de 3 anos pra passar .
É muito fácil demonizar o serviço público. Agora, oferecer emprego na iniciativa privada, ninguém oferece. Eu já cansei de ficar mandando currículos e sequer chegar na etapa da entrevista.
@@ManuellyPereira1 quando não é isso, é o famigerado "vá empreender, ora!". Como se qualquer pessoa que abrisse um negócio teria condições de administrá-lo e fazê-lo ser sustentável.
Demonizar o setor público é fácil sim e justo. A carga tributária, as leis trabalhistas abusivas e diversas outras burocracias só prejudicam as relações de trabalho e a procura de oferta também. E para aqueles que recorrem ao meio empreendedor, muita das vezes fecham em poquíssimo tempo , devido a todos esses fatores. Não é normal um país que paga mais no meio público do que no privado e se diz ''capitalista''
Como eu sempre comento em relação ao assunto de trabalho, esse é o caminho pra quem não quer fazer parte do mundo corporativo. Óbvio que não é perfeito, mas tem suas vantagens bem aparentes em relação ao a carreira comum, isso varia um pouco de concurso pra concurso na ano geral atualmente é melhor, inclusive o método de passar em concurso realmente é bem mais justo do que a carreira comum, como o Ed sempre diz, no mundo corporativo você depende quase exclusivamente de indicação não importando se você é capacitado ou não exigindo muito network. O concurso não, esse depende exclusivamente do seu esforço e superar suas dificuldades pra passar, se você se mostrar capacitado na prova, você passa. Mas lembre-se isso depende de cada um e do que encaixa melhor para você, eu gosto de comparar o concurso com uma rocha, firme e estável mas sem tanta possibilidade de mobilidade e ascensão, e a carreira corporativa como o mar, imprevisível, perigoso mas com grandes possibilidades de ondas. Então vai de cada um, mas se você quer sossego, aposte mais escolher um bom concurso, se esforçar e manda ver
Eu com 17 anos dizia que não queria estudar (fazer faculdade), com 18 anos comecei a trabalhar em um mercado, com 19 decidi que vou começar a estudar para concurso... Inclusive esse vídeo saiu logo a pós eu comprar todas as minhas ferramentas de estudo, mesa, cadeira, notebook. Qualquer coisa pra sair desse inferno, que trabalha 6x1, sem nenhum benefício, apenas chicotada...
Cara, eu pensei mto em fazer um textão aqui pra falar o quanto tu mandou mal nesse vídeo (assisti apenas os primeiros 4 minutos até agora, mas sei lá, já até broxei de ver o resto), mas na boa, tu só falou merda em relação a esse lance de imposto ai.
Uma pequeníssima fatia dos impostos é pra pagar a folha de funcionários públicos, 80% é pra pagar a rolagem da dívida pública. Ou seja, a gente paga imposto pra manter a mamata dos bancos privados e do rentismo. Além disso, sua fala é meio depreciativa sobre os funcionários públicos, como se fizéssemos o trabalho de qualquer forma e de má vontade, quando a verdade é que as empresas exploram a gente da mesma forma que as empresas privadas, e a gente é sim cobrado por metas e resultados, tem assédio moral e tudo de ruim das empresas privadas.
Concordo, funcionário público é o bode expiatório, os impostos vão pra bancar as mamatas de políticos e juros sob juros da dívida que nunca é auditada, eu sempre tive o sonho de sair do salário mínimo da iniciativa privada e ajudar mais a minha família entrando no serviço público, um dia chegarei lá...
@@heraldo623 kkkkkk não sei onde você viu essa maluquice. Previdência social 80%? Kkkkkk ta sabendo mesmo. Pega la o gráfico do orçamento público e volta aqui.
Quando terminei a faculdade eu apostei no privado, meu pai tinha uma pequena loja e eu tentei tocar pra frente, ganhava bem pouco, fui trabalhando, tentava de tudo que é maneira melhorar as vendas, foquei no ecommerce, tinha dias que eu trabalhava 16hrs por dia, foram momentos alucinados, teve momentos de muitas vendas, outros de poucas vendas, momentos na estabilidade... Essa grande variação me deu um puta trauma, pois uma solução seria aumentar as vendas trabalhando como escravo no varejo ou concursos, eu trabalhava pior que clt pois eu era escravo do próprio negócio, sofri traição, problemas com colegas fdps que chamei pra trabalhar, tive injustiças no negócio em relação ao governo... Descobri que para ter uma empresa no Brasil é necessário ter um gordo caixa para capital de giro e reserva de emergência, para custear o "custo Brasil", isso me tirou o gosti de empreender, pois percebi que mesmo conseguindo as vendas, você depende de funcionário que fode o que voce construiu, o governo te rouba, fornecedor faz cagada com as compras... E tudo isso para ganhar menos do que concursos?? Nem ferrando.
Fala, Ed! Acompanho você desde os primórdios do MHM, quando vcs não tinham nem 100 mil inscritos, sou de SP, formado em Relações Internacionais em uma Universidade Federal e servidor público desde os 22 anos. Sou o marido da Amanda, que fez uma live contigo no MHM sobre concurso público uns 2 anos atrás (se quiser outra live aqui nesse canal, só falar). Impressionante como quem está longe dessa área não tem a menor noção de como o serviço público realmente é. Óbvio que vc pode simplesmente fazer um trabalho meia boca pra receber seu salário, mas tem muito servidor que dá o sangue no trabalho. E sim, se você se dedicar, estudar e trabalhar duro, você pode crescer e ser promovido dentro do serviço público (óbvio que não há tantas oportunidades de crescimento como na Iniciativa Privada e estamos sujeitos à mudanças de governo e interferências políticas). Eu comecei como um mero analista, virei chefe de divisão, depois assessor e hoje sou Subsecretário Adjunto. Eu escolhi o serviço público não só pela estabilidade, mas porque sempre quis servir à sociedade e trabalhar com políticas públicas. Já trabalhei com Cooperação Jurídica Internacional, Refúgio e hoje trabalho com Integração Regional, ou seja, sempre dentro da minha área de formação. O serviço público é um universo gigante e vale muito a pena conhecer. Os cargos mais altos vc pode ganhar mais de 30 mil por mês e ainda participar do corpo técnico especializado que auxilia o governo (tecnicamente) a conduzir o país pra frente. Passei pelos governos Dilma, Temer, Bolsonaro e, agora, Lula, sempre fazendo meu melhor, independentemente da minha preferencia política. A Amanda, recentemente, pra mostrar que o método dela funciona passou no concurso da Câmara dos Deputados, um dos mais concorridos do país, com salário inicial na casa dos 30k. Enfim, é um universo gigante, que vale muito a pena conhecer, especialmente agora com o país capengando economicamente e as oportunidades diminuindo. Abraço!
E isso é motivo pra não reclamar ? Eu não apoio merda alguma do estado e sou obrigado a pagar meus impostos do mesmo jeito, não importa oq você diga: ser funça é viver de dinheiro roubado do povo.
@@MarcosVinicius-cv1sv por irmão, eu nem prestei muita atenção no vídeo pois estava espantado de como até os Brasileiros querem que o Brasil vire uma Argentina "precisamos de mais concursos públicos" BARALHO IRMAO..A gente tem que acabar com eles, e não criar mais ! Que merda é essa, esses imbecis querem trabalhar produzindo pouco e recebendo muito a custas do povo realmente trabalhador. Pode ter certeza, esses merdas vão quebrar nosso País, ao lado de seus políticos de estimação.
Concurso salva vidas e te dar o minimo de dignidade ,Nunca trabalhei em clt privado na minha vida pois semprw entreguei curriculos e me fudi. Aí comecei a 3 anos atrás nesse caminho de concursos e estou trabalho numa empresa pública sendo concursado clt. Não ganho essa maravilha toda ( 700 a mais que o mínimo) e por nao ter plano de carreira quero sair de la e passar em outros concursos) porém só o fato de tu ser concursado e não te mandarem embora é uma diferença absurda do setor privado que qualquer coisinha é rua !
Existe mais meritocracia no mundo dos concurso que no caso de funcionários da iniciativa privada. Nas empresas muitas vezes você trabalha muito bem e nunca é reconhecido, e o puxa saco do patrão é promovido antes de você.
Sou consursado desde os 20 anos, ganho 4 k , que pra sp deve ser pouco mas pra recife da pra viver... Estabilidade, 6 hrs de trabalho, sem muitas cobranças, as contas pagas, a certeza que proximo mês receberei novamente, escolho o mes das minhas ferias, licença premium, plano de cargos e carreiras e etc Nao sou ambicioso, entao vivo uma vida de boa na lagoa.
Concurso público é a única saída para os jovens meu caro kkkk ou então empreender, simples . Aprendam uma profissão para sair do subemprego. Vão ficar em CLT pra vida toda é ? tao louco kkkk
Sou concursado, muito do que vc falou faz sentido, menos a parte de que a nós não defendemos uma redução dos impostos. Os salários dos funcionários são menos de 5% disso tudo, sem contar que a maior parte dos funcionáros não recebe muito, mas o suficiente para ter 'dignidade' como vc falou. Na minha visão os problemas são 2, a ineficiêcia do serviço de modo geral (como vc também falou no vídeo) e os poucos que tem os famosos supersalários, como juízes por exemplo!
Muita gente ainda tem impressão do concurso publico e funcionário público do passado, que entravam sem concurso ou com provas ridículas. Hoje em dia o concurso publico é altamente disputado e as pessoas que passam são altamente capacitadas. Ainda acontece de os chefes do serviço publico serem pessoas antigas e com pouca capacidade, mas a tendencia é que em breve esse cenário mude e o funcionalismo se torne bem mais efetivo. A constituição tem pouco mais de 30 anos, antes o serviço publico era muito bagunçado, muitas dessas pessoas estão se aposentando por agora
Eu: clt, 6x1, $1.700, sem expectativa pro futuro💀 Meu cunhado: concursado na empresa de tratamento de agua da minha cidade, +$3k com horas extras 5x2, 6h de trabalho direto, comprou ap, vai comprar carro agora. Ele é um ano mais velho que eu kkkkkkk até desanima
Concurso irmão, já imaginou você envelhecendo nessa situação? A tendência é só piorar, comece a investir nessa possibilidade e não abra mão até conquistar
Irmão temos uma tendência de querer nos comprar com o próximo , não faça isso pois não é saudável. Quem paga suas contas é você , e quem faz sua história é você , bora estudar pra concurso e foco no objetivo.
A verdadeira mamata não vem dos concursos públicos, todo funcionário público tem metas a bater, tem que prestar contas, tem sim que trabalhar e bastante, as vezes sem recursos. A tal da mamata vem dos políticos, aqueles supersalarios dos juízes, poder indicar cargos de confiança sem ter que prestar contas, muita gente incompetente só por grau de parentesco ou amizade que nem aparece no trabalho tá lá ganhando mais de 15k sem nem aparecer no órgão. O problema são os deputados que tem o poder de aumentar o salário em 16 segundos, são os juízes que tem a certeza da impunidade, onde a justiça só funciona pra uma elite. Essa galera sim ta sugando o Estado.
Pra quem se interessa saber verdades por alguém que é de dentro: Sou concursada federal e terminando mestrado em ADM Pública e SIM. É maravilhoso. Só não é pra todo mundo, porque é para quem SUPORTA. O caminho do concurso é o caminho antinatural de adiar a dopamina. Só passa quem suporta o processo. Se vc suportar o processo, vale a pena SIM. Vai pra cima. Se não quiser ou valorizar, nem começa... O serviço público e o país precisa de gente que valoriza essa reponsabilidade. VERDADES: FALTA GENTE NO SERVIÇO PÚBLICO, POR ISSO É QUE ELE TEM FAMA DE SER LENTO. NA VERDADE, FALTA MUITO PESSOAL. O BRASIL É GIIGANTE E QUEM FALA QUE TÁ CHEIO DE SERVIDOR É POLÍTICO SAFADO QUE QUER DEFASAR O SERVIÇO. Além de ser o que salva o brasileiro ( SUS, INSS, polícias, escolas, bancos públicos, órgãos anticorrupção, etc)EXPLICO: A estabilidade do servidor é uma garantia do POVO e não da pessoa, porque assim, o servidor só é DEMITIDO se ele for RUIM. ISSO mesmo. Sou de corregedoria, meus amigos, o servidor, SIM, é demitido, multado, etc, quando não é bom, quando é corrupto, e até por erros menores. Porém, por ter essa garantia de estabilidade se estiver trabalhando bem, o chefe (POLÍTICO) Não tem poder pra ameaçar o serviço do cara e obrigar ele a entrar em falcatrua. Por isso existe estabilidade. Fora que servidor NÃO TEM FGTS. É uma substituição a esta garantia. OUtra coisa, no serviço público HOJE EM DIA só entram OS MELHORES. Tenho uma amiga que é DOUTORA em química nuclear, trabalhando como auxiliar de laboratório no serviço público, e esse é só um exemplo. Porque, de fato, os melhores estão indo pra lá, o que é ótimo para o país. Antigamente não existia mérito, antes de ter concurso, era indicação. Por isso, tem resquícios de gente que não presta, mas a cada dia, o nível vem subindo para o bem do país. SERVIDOR TEM OS IMPOSTOS DESCONTADOS EM FOLHA, DIFERENTE DE EMPRESAS, QUE PAGAM CONTADOR PRA SONEGAR, MUITAS, MUITAAAAS das VEZES. ISSO, GENTE : É MAIS UMA FALÁCIA. PAGAMOS IMPOSTO DE RENDA NO CONTRACHEQUE E IMPOSTOS PARA A NOSSA PRÓRPIA PREVIDÊNCIA, fora que a maior carga de impostos do país é sobre CONSUMO e serviços, ou seja, TODOS PAGAM. Eu consumo, sabia? rsrs... Sobre transmissão de bens? PAGAMOS. IPVA, IPTU? Pagamos. Pagamos tudo. Parem de reproduzir fala de político burro." Ah, mas o serviço público é pago com impostos". Mas é lógico, neh? O povo paga impostos para ter serviços ... Ou não? No mais, todo o resto é igual o setor privado. Existem promoções, cargos de confiança... puxa saquismo...Chefe arrombado, preferidos, gente melhor... gente mais ou manos, hora extra sem receber, serviço em excesso que nunca termina... PORÉM, A DIFERENÇA É QUE É JUSTO. VOCÊ TEM SEUS DIREITOS RESPEITADOS, É RESPONSABILIZADO PELO QUE FAZ- tudo é rastreável na sua vida!-...ALTAMENTE CAPACITADO NO QUE FAZ A PONTO DE FAZER SOZINHO A MÁQUINA GIRAR (INDEPENDENTE DO CHEFE QUE O POVO ELEGER, O SERVIÇO CONTINUAAAAA....) E NÃO PODE SER MANDADO EMBORA SE VOCÊ FOR honesto e BOM NO QUE FAZ- só com provas em devido processo legal. Sou fã do serviço público, porque já trabalhei no município, estado e hoje estou na União e garanto a vocês que conheci infinitamente mais gente boa, dedicada e comprometida do que ruim. É de dar orgulho a quem conhece por dentro. Não caiam em falácia. Serviço público não serve a governo e sim ao POVO. Dilma, Temer, Bolso, Lula, passaram e eu continuo lá- trabalhando pro povo- acha que eu concordava com todos? É conceitualmente impossível, meus caros...rsrsrs Trabalho conforme a LEI e atendo ao povo e não a político nenhum. Não confundam as coisas. ADM pública não tem marketing... Por isso é fácil bater. MAs podem se sentir orgulhosos de pelo menos uma coisa nesse país. Serviço público no BR funciona. Sou prova disso. E vc, se já tomou uma vacina de graça, estudou em escola pública como eu, precisou do SAMU, da emergência do SUS, ou nasceu por lá, se sentiu mais seguro com um policial por perto, tem uma vó ou tia avó aposentada na família pelo INSS... Por mais que não seja perfeito, respeite o serviço público. Ele precisa melhorar e ampliar, pois pagamos muitos impostos, mas, não ser colocado como algo ruim. Quando alguém tentar se eleger falando mal de servidor e concurso, desconfiem. Servidores são os "insiders" que seguram a legalidade nos atos de gestão, até pra não perder o próprio serviço, não compensa fazer m*. Ou vc ahcha que são as empresas que estão preocupadas com legalidade?... É isso. Se quer, vá em frente. Se não quer, não admita que político tire isso do povo brasileiro. Na repartição, tem preto, branco, gay, hetero, velho de 70, jovem de 20, formado na federal e na particular, homeme e mulher ganhando o mesmo salário. Na minha tem uma mina da quebrada que o banheiro dela era uma fossa, uma que nasceu e se criou na roça e outra que é filha de um super empresário de família tradicional em BH. Aqui tem problemas, o salário não cresce com o tempo, mas que manda é a competência. Se você é bom, só vem.
@@danielsenna9666é possível, mas bem difícil. Aproveitei a pandemi, já que não estávamos tendo vida social, e estudei igual um RETARDADO. Passei em alguns concursos e hoje tenho um cargo legal. Estudar não é para todo mundo. Ainda mais porque os resultados aparecem após anos, caso você tenha interesse num concurso q paga 10k ou mais
Estudar pra concurso foi a melhor decisão que tomei na minha vida. Estou só esperando a convocação(continuo estudando pra outro cargo) pra finalmente mandar a clt pra casa do caralho e trabalhar no que gosto, ganhar bem mais do que ganho no momento e ainda ajudar as pessoas.
Acabei de passar em um concurso público, vou realizar meu sonho (Ser policial) e vou trabalhar em uma escala 1x3 trabalhando 1 dia e folgando 3. Um salario q apenas 5% do pais recebe. Nos 3 dias de folga posso pensar no meu negócio e estudar ainda mais.
Edson o que eu posso falar por experiência, não apenas minha mas de uma família inteira de funcionários públicos e q n é fácil, estou estudando muito para passar nos concursos que estou interessado, meu pai passou anos estudando para passar(acho que uns 17 anos), digo que não é para todo mundo, as rotinas de estudo e de trabalho, principalmente na área que a pessoa vai entrar
Ser concursado e ser funcinário público não é a mesma coisa. Existem muitos contratados no serviço público e esses (pra mim) são os piores. Gente que é indicação de outrem, não tem o merecimento do cargo. Servidor público concursado serve a população, não precisa ficar se humilhando pelas vontade de qualquer político pra manter o emprego. Já fui CLT: É UMA M... só alimentava planilha, passava o dia todo na frente de um PC, num ambiente m... e vivia doente. Quando fui demitido, foi indescritível a sensação de alívio. Concurso Público salva! Estudem! Ser concursado não precisa ser seu topo, mas é um excelente degrau.
Só corrigindo, você não paga o salário do servidor público, você paga os impostos, os impostos vão para o Estado, o estado paga o salário. Assim como quando você compra um produto numa loja, você paga a loja, a loja então paga o funcionário.
Dependendo do grau do concurso, tipo magistratura ou MPF, o processo até chegar lá pode levar sua saúde mental pro buraco, é uma competitividade que nem todo mundo conseguiria bancar por uns 5 ou 6 anos, as vezes você deixa muita coisa no caminho pra conseguir. Falo pela experiência de uma pessoa que eu vi passando por isso
Eu trabalhava de "peão" em uma indústria até janeiro de 2019 quando fui chamado para o cargo de auxiliar administrativo na prefeitura do meu município, que tem 20 mil habitantes hoje. No começo desse ano, consegui passar em outro concurso para ser agente administrativo e ganhar R$200,00 a mais. O cargo de auxiliar nem existe mais, mas se eu não tivesse feito a prova iria continuar ganhando menos. Meu salário é de R$2.460,00 contando o vale alimentação. Como já estou 5 anos, aprendi novas habilidades, porém, sinto falta de conseguir subir de cargo, acredito que no setor privado eu conseguiria uma promoção, mas aí fica o dilema: perder a estabilidade ou buscar uma valorização?
Meu irmão, não caia nessa. Vcs que estão no serviço público a algum tempo e não têm experiência na iniciativa privada, tendem a acreditar que empresa é essa teta de vida que vcs levam no estado. Quase sem nenhuma cobrança, com uma flexibilidade boa e sem taaanta rigidez por produção e horário. Fique aí e não saia não que aqui fora tu vai é se foder grandão. Basta apenas vc pegar os salários das convenções coletivas que tem a função de auxiliar administrativo e verás a disparidade. E isso que nem comentei pra vc ver carga horária, se não vc cai pra trás. 😂😂😂
Metade da minha existência foi assistindo MHM, o que me manteve foi sempre a produção, um roteiro bem produzido, sempre me agregava algo. Mas agora liga a câmera e fica jogando ideia... tá ruim demais. Mas eu entendo as mudanças, só não tenho mais Interesse em abrir um vídeo como antes
Minha mãe fez 2 concursos e passou nos 2 concursos, hoje ela tem 52 anos, mas tranquilidade é algo que ela não teve não, aliás, o corpo dela devido as ergonomias ficou destruído, mãos e braços, estresse, cansaço e por aí vai
seja como for, para ter a mente tranquila e dormir em paz o melhor é ser concursado. O que precisamos, urgente, é impedir que comissionados ocupem cargos que deveriam ser de concursados. Ainda não engoli a venda da Vale do Rio Doce no governo de FHC. Era mais uma estatal a abrir portas para todos nós que buscamos trabalho através de concursos. Todas as indústrias vendidas deveriam voltar para as mãos do Governo. Do contrário, continuaremos com a fuga de cérebros para o trabalho de motoristas de aplicativo ou exercendo a função de influenciadores digitais.
Ué, então pq a pessoa trabalha no serviço público ela deveria trabalhar de graça? Ela não tá prestando um favor, ela tá trabalhando e é remunerada com tributos para devolver com seus serviços.
Ser concursado e reclamar das taxas tributárias são coisas muito diferentes. Esse país cobra imposto demais e não reverte em valor para a população, o concurso público é uma das melhores formar de usar os tributos.
O cara dá a entender que o problema é o salário do concursado, aí é osso... Mas dá pra ver que foi deslize, e ele tá certo, concurso não é pra qualquer um.
Aqui já tivemos o governo Bolsonaro, de direita, que não demitiu servidores públicos por causa fiscal. Outra coisa, aqui a nossa Constituição assegura a estabilidade.
O que salvou a nossa bunda do governo Bolsonaro foi a Pandemia bicho kkkkkk Tava desenhada uma reforma no funcionarismo público na câmara já no início de 2020 e algum sinal de apoio no próprio STF. A bagunça do COVID que arruinou os planos do Guedes. Se o biruliro conseguisse se reeleger, era só pepino na bunda e concurso pra PM
Concurso ainda é a melhor opção desse país e corre o risco de ser extinto, já que a maioria deles está migrando do Ensino Médio e Técnico para o pleno Superior.
O cara fala de funcionalismo público mas não entra na questão da denominação. Existem vários tipos de funcionários públicos! Hoje, no Brasil, o funcionalismo público que só gera prejuízo são os da classe política. 60mil vereadores, ganhando em média 7 ou 8 mil reais, cada um com 10 assessores, também ganhando uma média de 7mil mensais. Gastos de verbas de gabinete, auxílio terno, combustível. E no final só vão p câmara votar o próprio salário. Faz a conta e verá que os agentes políticos que gastam e não retornam nada!
Sou concursado e afirmo: aqui tem um monte de gente comum e esforçada, ponto final. Trabalho no TJ São Paulo e até o momento não conheci nenhum gênio. É um bando de gente comum, com bastante força de vontade. Esse papo de "concurso não é pra todo mundo" é meio furado. A não ser que você seja REALMENTE BURRO, está ao seu alcance sim. É só ter um método de estudo adequado e ter MUITO saco pra ficar sentado lendo por algumas horas diárias. Não mata ninguém não
No setor privado tem mérito? Hahahahahhaha Quantas pessoas não passam anos entregando um baita trabalho, mas quando surge uma vaga quem é indicado é um outsider querido dos chefes?
O que o cara do vídeo responde é que alguns RIQUINHOS começaram a dizer que concurso fecha a porta da riqueza por vc fica estabilizado... Mas não tem nada a ver Depende da pessoa querer empreender ou não
Nem todo mundo tem ambição de ficar rico, muitos só querem ter um bom salário e qualidade de vida. Mas na narrativa desses coaches todo mundo precisa empreender e ficar milionário, como se isso fosse possível.
Concordo plenamente, e vou além, é muito mais fácil empreender sendo servidor público, na clt é impossível, nem tempo pra viver você tem, quanto mais empreender, e começar do zero sem crédito eé muito difícil
Sem sombra de dúvidas, o concurso público é a única porta de salvação para alguém que não tem experiência e quer viver com dignidade nesse país. Por exemplo; um funcionário do Banco do Brasil, com nível médio de escolaridade, ganhou em média 5 mil reais mais benefícios para trabalhar 6 horas por dias de segunda a sexta, além de PRL e outras vantagens.
Cargo público não é tudo igual, não dá pra generalizar. Um concursado de nível médio de prefeitura não trabalha igual um concursado federal do judiciário, por exemplo. Há deficiências, mas hoje em dia, ainda é o melhor caminho para o pobre com acesso ao estudo de ascender socialmente. E um adendo: há várias carreiras com possibilidade de crescimento no próprio órgão, não é sempre “parado” como todos imaginam. Mas entendo a perspectiva do senso comum.
Com todo respeito, esse raciocínio de funcionário público não poder reclamar carga tributária não poderia estar mais errado e é totalmente fundamentado em espantalhos, muitos vindos de uma ala neoliberal que tanto você critica. Inicialmente é bom salientar que o Brasil tem menos funcionários públicos até mesmo que os EUA. Segundo, a critica a carga tributária bradileira feita com embasamento está concentrada não no percentual de imposto, mas justamente no sistema tributário regressivo que se construiu aqui, bem como ao direcionamento desses recursos, a falta de retorno , sendo importante lembrar que o Brasil não esta sequer entre os 20 países com maior carga tributária. Terceiro, os custos estatais com funcionalismo público e investimento público são menores que os gastos com dívida pública para com bancos privados e benefícios dados a setores que pouco contribuem com PIB. No mais, recomendo que estude mais o tema antes ee simplesmente repetir certos sensos comuns. Um abraço e fica bem.
Não dá pra se comparar com os Estados Unidos até pq em matéria de PIB eles produzem muito mais do que nós, e o Brasil gasta 15% do seu PIB apenas com folha salarial ,para um país subdesenvolvido isso pesa bastante. Acredito que o problema esteja na elite do funcionalismo, principalmente no judiciário onde os salários não condizem com a função, e nem com o retorno para a sociedade
Meu ponto de comparação com EUA é que tanto em termos absolutos quanto relativos o setor público lá é maior que aqui, ainda que lá seja a terra do neoliberalismo. Mas o Brasil também tem um setor público menor que vizinhos da América, isso pra não falar em países que de fato se consolidaram pelo bem estar social. No mais, mesmo essa tal elite do funcionalismo público é uma exceção, sendo um custo ínfimo ao país, dado o baixíssimo investimento público. Mesmo sem considerar a mais-valia gerada pelos funcionários ainda se vê que é o custo relativo e absoluto deles é baixo. Um professor universitário que tem de estudar por décadas, ter mestrado, pós e etc ganhar 10-20k não me parece absurdo dado o retorno e nível de qualidade, o mesmo vale pra uma policial federal, juiz, auditor, procurador ou etc, que tem de lidar questões sensíveis e perigosas. Me incomoda prefeitura pagando abaixo do piso pra certos cargos, um monte de comissionados como cabide de emprego, discrepância de salário da polícia civil entre Estados, um deputado ter toda verba que tem, um latifundiário não pagar nenhum imposto sob exportação e ter uma série de benefícios fiscais que ele mesmo não precisa, falta de investimento em áreas básicas e no desenvolvimento industrial. o@@leonardofontes1716
Tenho uma opinião diferente do Edson. Não sou funcionário público, mas entendo aqueles que são e reclamam da máquina inchada estatal e do aumento de impostos. Pode até parecer contraditório, se você fizer uma análise rasa sobre o assunto. Não é por que o "João" é policial militar que ele concorda com muitos cargos públicos inúteis que só servem de cabide de emprego para angariar votos, fato é que o Brasil está com uma máquina pública desnecessária e inchada, tem cargos públicos que são cruciais para o estado e a vida das pessoas. É só lembrar da bagunça que foi o Espírito Santo após os PM's do estado entrar em greve. "O salário do funcionário público vem de impostos, portanto o funcionário público não pode reclamar do aumento do mesmo." Realmente acho um pensamento raso esse, o catador de lixo da prefeitura que está recebendo 2 mil reais vai pagar impostos? Sim ele vai! Caso os impostos aumentem o salário dele necessariamente irá aumentar? não, ou seja, o catador de lixo vai se ferrar pagando mais impostos para não receber nada a mais e ele não pode reclamar de um aumento ridículo e desnecessário de impostos?... Enfim, fica a reflexão que as coisas não são preto no branco.
Nós pagamos muitos impostos nem é pela quantidade de servidores publicos, e sim pela manata do governo em que um deputado ganhe 2 ou 3 vezes mais que um policial federal que estudou, tem diploma e ainda gera mais pra sociedade do que um deputado.
Eu sigo estudando pra concurso. Sinto que a aprovação está a porta. Estive e estou na CLT, é brabo por exemplo, comecei um serviço, estava gostando. Pagava mais que meu último, cara, deu nem o período de experiência, total foi 23 dias. Me chutaram. Assim, sem mais nem menos. Até perguntei pra moça do RH "houve reclamação, fiz algo de errado?" Ela "não você trabalha direitinho, é só... coisas da empresa" ela disse. Muito antes de passar por isso eu já queria sair da CLT. Estudo por um salário bom, escala 24x72.
Trabalhei 5 anos em uma empresa, quando um funcionario pediu demissão vieram e me falaram que seria necessário diminuir um pouco o salário para conseguir fechar as contas, e fomos presenteados com mais serviço, depois disso um concurso nao pode ser ruim.
Sou servidor público há 14 anos. Não concordo com a afirmação de haver conflito de interesse entre a redução dos impostos e o fato de ser servidor. A questão não é extinguir o Estado, mas torná-lo eficiente, aparar as arestas e fazer mais com menos. Desde criança, sempre gostei de inovação. Já criei diversas automações e agora estou criando fluxos de trabalho inteiramente conduzidos por IA, sem intervenção humana. Sou Diretor e poderia fazer como outros gestores com "alta" demanda de trabalho: simplesmente socar mais funcionários públicos no setor. Mas, ao contrário disso, eu tenho orgulho de cada ganho de eficiência. Infelizmente, no serviço público há sempre um que faz o trabalho de dez, e dez que não fazem o trabalho de um. É contra isso que luto.
O principal dos concursos é garantia do emprego, tem a parte do dinheiro, mas pra quem ta nessa com certeza a pessoa não vai pra um concurso menor do que o de nivel médio que ganha por volta dos 4k e falando a real é melhor do que muita gente ganha em muito lugar fora de sp, e no mercado de trabalho a dificuldade de subir de cargo é a mesma de entrar no emprego, fora que a pessoa vai encarar gente chata nos dois.
salve Ed, estou pensando seriamente em viver como concursado, trabalhar em iniciativa privada é escravidão com papel assinado. É ruim? qualquer trabalho no bostil é ruim, mas dá pra empurrar com a barriga na realidade medíocre da Terra Tupiniquim
Cara, discordo do teu pensamento de que funcionário público não pode reclamar de imposto, tendo em vista que qualquer funcionário público, é antes de tudo, cidadão, paga tantos impostos quanto quem não é funcionário, e por vezes até mais. Tenho 13 anos de Brigada Militar e 05 anos de Bombeiro Militar, pago um absurdo de previdência, plano de saúde, que por vezes não se consegue consultas, imposto sobre a renda, ajudo a movimentar o comércio, tenho 02 carros e casa com impostos pagos anualmente. Faço concurso interno para ascensão na carreira, e me aposentarei daqui 14 anos. Por ter trabalhado na carreira policial, até hoje tenho que frequentar audiências, nos horários de folga, trabalhei muitas madrugadas acordado, finais de ano, feriados, ninguém disse que seria fácil. Concurso público é um caminho, para as pessoas que não tiveram tantas oportunidades na vida.
Eu te entendo. Fui Escrivã de Polícia por onze anos e depois acabei migrando pra outra área. Anos depois eu ainda era intimada pela corregedoria pra apresentar guias antigas de depósitos judiciais que haviam se perdido durante o processo. Da última vez que isso ocorreu, eu já morava no Paraná e me pediram uma guia de 8 anos antes, que estava e está até hoje guardada em SP na casa dos meus pais. Valor: cerca de 82 reais. Minha mãe não soube procurar a bendita cópia da guia de depósito e eu acabei pagando do meu bolso, pois não compensaria a viagem. Oito meses depois, fui visitar meus pais e encontrei lá nos meus documentos a tal da cópia que comprovava que eu havia feito o depósito corretamente. Até porque nunca vi um escrivão que fosse d0id.o ao ponto de se apropriar de valores apreendidos em inquérito, auto de exibição e apreensão constando nos autos.🙄🙄🙄🙄
O que a grande maioria não comenta sobre ser funcionário público que ganha bem: é MUITO difícil conseguir esse emprego. Para ser um servidor q ganha 'bem', vc tem q estudar por horas e com constancia. Imagina vc, q critica o 'servidor' e não o sistema como um todo, estudar 3 hrs por noite (depois de chegar cansado do trabalho, fazer a janta e por os filhos pra dormir) durante 1 ou 2 anos diretos.
Opa, um assunto que eu manjo. Fiz mais de 30 concursos, trabalhei em 7 órgãos diferentes e sou servidor público desde 2015. Como o Ed falou, depende do cargo, tem alguns que eu trabalhei bastante, e outros que eu literalmente só ia pra almoçar. Mas o que todos tem em comum, é que não tem comparação com o setor privado. Trabalhar no máximo 8h por dia de segunda a sexta e emendando feriados. A estabilidade te permite planejar a vida a longo prazo, dá pra financiar uma casa, pegar um consignado com taxas melhores, caso precise. E não corre o risco de acontecer como na Argentina, justamente por causa da estabilidade. Os concursados estatutários depois de 3 anos se tornam estáveis, e estão blindados da pressão política. Pontos negativos: vc pode ter 20 anos de experiência no cargo, mas o seu chefe sempre vai ser um indicado político que não manja nada. e como o Ed falou, se vc trabalhar ou se encostar, o salário no fim do mês é igual, então isso frustra mta gente.
Minha meta mesmo é sair da loucura do varejo, eu não tenho condição de viver um mês 100% no lucro e outro mês -100% de prejuízo, tá doido isso mata qualquer um.
Não tem comparação, melhor saber que vai ter o salário no fim do mês do que ver colega sendo promovido pq "fez um trabalho melhor" sendo que na verdade é apenas questão de agradar as pessoas certas. No concurso vc sabe que está lá pq fez por merecer, muito diferente da iniciativa privada...
@@isaque.santos Iniciativa privada é 100% network, e quando eu via as pessoas eram panelinhas e pessoas falsas, odeio isso, não que concurso não tenha, mas é diferente, você é capaz de de entrar!
O Brasil nao tem tantos funcionários públicos como muitos dizem ser o problema, na vdd tem muito menos do q EUA e paises europeus. O problema nao são os servidores "normais" em si (municipais, estaduais e federais) - aliás, o rapaz do vídeo é técnico judiciário de tribunal federal. O real problema são as pensões militares (viúvas de general ganhando 30k/mes há muitos anos e vão continuar recebendo) e os super salários de juízes e desembargadores (80k-100k/mês/), isso sim pesa para a máquina pública. Aí vem um monte de gente desinformada achando q o problema do Brasil é o carinha q passa num concurso estadual pra ganhar 5k, mal sabendo q existem milhares de viúvas/filhos recebendo pensões q passam os 20k líquido, e ainda tem 13°
as pragas que atendem mal no serviço público tem nome: comissionados ou gente que entra pelas portas do fundo, sem compromisso com o estatuto. Isso deveria ser terminantemente proibido. Concursados seguem estatuto, do contrário, são exonerados. Por isso são mais responsáveis do que essa gente que apenas passa pelo setor público. Diga não aos comissionados e terceiros indicados que estão dentro do setor público. O lugar dessa gente é na iniciativa privada.
Hj eu tenho apartamento, carro e viajo nas férias e tudo foi graças ao serviço público. Não sou rico mas tenho uma vida confortável. Não sonego, pago 2.000 de imposto de renda todo mês, e o principal não preciso puxar saco e chefe pra manter meu emprego.
Estou estudando para concurso, estou cansado de ter a eterna sensação que posso ser demitido a qualquer hora.
Tá na moda MAMAR DINHEIRO PÚBLICO. O sonho de todo vagabundo!
Persevere, vale a pena.
@@RuanSilva-mq9gi eu tbm
Vale a pena.
Continue meu amigo, vale a pena demais. Estudo há três anos, já tive minha primeira aprovação e n vou parar por aí. Não dê ouvidos a pessimistas. Ensino médio de supletivo, base fraca. Concurso é para todos, desde que estejam dispostos a pagar o preço.
Sou concursado a 8 anos, NUNCA mais volto a ser CLT na vida. Do orçamento público 3,2% é para pagar servidores públicos e 50% para pagar a dívida pública, o problema não somos nós e sim o juros dos banqueiros.
Exato, ia comentar isso, mas nem preciso mais.
@@GuilhermeOliveira-cv5tx exatamente
Cara, eu concordo até a parte que você fala "e sim o juros dos banqueiros." porque o próprio estado que entrou nessa bola de neve. Inclusive, você mesmo pode emprestar dinheiro pro governo através do tesouro direto. Eu não sei quanto isso dá por ano, mas uma breve pesquisa aqui vi que em abr/2023 cerca de 5bi foram investidos por PESSOAS FISICAS no tesouro. No ano, certamente é um valor relevante dentro dos 50% do orçamento publico que vai direto pra amortização.
Isso é um reflexo da má gestão do brasil em décadas.
E o estado vai sim emitir título de divida para pagar o nosso salário (eu também sou servidor), e esse dado de 3,2% está equivocado, provavelmente você utilizou uma fonte que não considera os gastos em saúde e educação. Quando você lê algo como "10% do PIB é investido em educação" pode ter certeza que 80% disso é para pagar salário de servidor. Não estou fazendo juízo de valor sobre isso, apenas expondo um fato. Até porque é obvio, o que seria da Saúde/Educação sem os servidores?
Não que estou dizendo que somos parte do problema, mas com todo respeito, esse jargão que você soltou não tem sentido nenhum
@@Juan-sc3df O gasto com servidores civis ativos 157 bilhões o gasto com a divida pública 1,879 TRILHAO. 30% com banco, 24% fundos de investimentos, 23% fundos de previdência... Quem realmente ganha dinheiro com os juros da divida publica sao os bancos pq sempre passa na mão deles o dinheiro
@@Juan-sc3df tadinho dos banqueiros mano 😢
Sou concursado e foi a melhor coisa da minha vida. Não tinha perfil para aguentar chefe e mundo corporativo, nunca quis empreender. Não estou na elite do funcionalismo, mas tenho um bom cargo na área jurídica, com plano de carreira e ganhando mais de 10 salários-mínimos (líquidos), com home office integral, férias, todos os finais de semana e feriados garantidos, além de 20 dias de recesso no final do ano. Tenho que produzir bastante, mas nas minhas oito horas diárias. Deu me horário, tchau. Não trocaria isso por ganhar mais e viver estressado trabalhando numa empresa ou com meu próprio negócio. Sempre tive a filosofia de ter um bom salário com qualidade de vida, isso eu alcancei, afinal tempo e saúde mental valem tanto quanto dinheiro.
Agora, é para todo mundo? A resposta é não. Se você é muito ambicioso, tem perfil empreendedor, deseja ser milionário etc, não é para você. Também não é para você se não estiver disposto a sacrificar anos de sua vida para alcançar o cargo público, a depender do nível do cargo que deseja.
No meu caso, foram 4 anos (após formado na faculdade de direito), sem nada no bolso, sustentado pelos pais já estando "velho", sacrificando todos os finais de semana e festas de fim de ano para estudar. Fui aprovado aos 28 anos, só então alcancei minha independência financeira. Vivia deprimido porque via meus amigos/colegas prosperando, casando, viajando, aproveitando a vida etc, enquanto eu não tinha dinheiro nem para fazer academia e meu único lazer era sair para caminhar no parque ou ir em um museu gratuito 1x por mês. Também não tinha dinheiro para date ou qualquer coisa do tipo, foram 4 anos desgraçados, mas perseverei.
Valeu o sacrifício? Você responde. Para mim sim, é questão de perfil.
Todo membro do judiciário faz parte da elite. O judiciário é o que mais agrega funcionários com rendas absurdas. É o que mais gasta na folha de pagamento.
Felizmente não onero o pobre brasileiro. Trabalho na iniciativa privada ganhando o mesmo salário.
quanto tempo tu estudava em média? fazia cursinho preparatório? comecei a estudar tem pouco tempo, tudo que tu puder falar vai ajudar.
@@105paulinho eu tinha a sorte de ser sustentado pelos pais e poder estudar em tempo integral, mas a maioria dos meus colegas conciliava trabalho com estudo, então se for seu caso, não desanime. Como eu tinha essa disponibilidade de tempo, estudava de 8 a 10 horas por dia, mas conheço gente que passou estudando 3 horas por dia. A questão é muito mais a constância do que a carga de estudos.
Fiz cursinho no primeiro ano, montei um bom material e depois não mais. Ficava revisando esse conteúdo e resolvendo questões.
Tive várias reprovações antes de ser aprovado, isso é absolutamente normal, se acontecer não desanime, é a trajetória comum.
Foque em resolver questões, quando dei mais ênfase a isso meu desempenho subiu muito.
Se tiver outras dúvidas pode trazer que eu respondo, fico feliz em ajudar.
também sou concursado e pra mim é bem diferente desse cenário que você falou ai.
O salario onde eu estou é ok? É sim. Mas é totalmente presencial, todo dia na semana, não tem arrego de nada, não tem penduricalho, nada disso. A parte em que, realmente, a gente não tem que se preocupar em babar ovo é verdade (em partes), não temos que disputar com ninguem (em partes), nosso salário cai certo todo fim de mês e pra sermos demitidos ou exonerados existem alguns requisitos, até ai tudo bem.
Mas na parte do vídeo que vem falar que o servidor não pode reclamar de carga tributária não faz sentido algum. A esmagadora maioria com funcionários públicos ganham de acordo com o cargo ou até menos. Só a elite do funcionalismo público ganha desproporcional. De resto somos reles mortais igual todos os outros.
@@Daniel-xp8ct valeu pro responder cara. desistir jamais.
não é nem questão que ser funcionário público é muito bom. É que ser CLT é desumano
Depende, concursos públicos federais são bons. Mas a maioria esmagadora são funcionarios municipais ou estaduais que ganham menos do que um clt. Há carreiras em empresas privadas que pagam muito bem
Isso mesmo, é a carta de alforria dessa escala maldita 6x1 e demissão involuntária
@@rafaeltn1147 mas para achar uma empresa dessa tu precisa ter um curriculo maravilhosamente bom, concurso não. tu só tem que fazer uma prova e passar, sem contar no tempo que tu tem para pensar em investir tentar uma faculdade, e outras coisas; na CLT tu não tem tempo, visão de futuro,saúde,vida tu vive pro trabalho como tu vai conseguir algo sobrevivendo assim?
@@rafaeltn1147 trabalham menos também! Maioria dos funça público trabalha 6 horas.
Detonaram a legislação trabalhista. Então, se a pessoa quiser ter um trabalho hoje com a garantia de direitos mínimos, como escala 5x2, férias remuneradas, aposentadoria, não precisar fazer hora extra etc, concurso público acaba sendo a única opção.
Todos os trabalhadores deveriam ter isso, é o mínimo.
Fora que muitos cargos públicos hoje são compatíveis com home office, sendo que as empresas estão recuando nisso.
Eu passei em um concurso público para engenheiro da Petrobras quando ainda estava na graduação, adiantei as matérias que faltavam e entrei. Então recomendo que comecem cedo enquanto as matérias do edital ainda estão fresquinhas na cabeça.
Seguindo esse raciocínio, preciso do seu conselho, irmão. Quero fazer o concurso do Ibama. A banca está prevista para esse mês (não saiu ainda) e edital previsto para janeiro do ano que vem. Não sei quando de fato será a prova, mas me formo no começo de fevereiro de 2025. Como meu curso é da área, a bagagem teórica me ajuda, mas ainda precisarei estudar específicamente para o concurso. Quero muito ir bem, mas estou sem tempo por causa de projeto de extensão, morar fora de onde estudo, TCC, todas as disciplinas etc. Quero comprar um curso, mas estou em dúvida. Estou com medo de não dar tempo ou ficar sobrecarregado tentando abarcar tudo. Ou sei lá se tento acabar o TCC antes da hora e começar a estudar freneticamente para o concurso. O que você me diria? Desde já agradeço. Quero muito passar, mas estou sem saber como agir. Pretendo conversar com meus professores sobre qual tema seria mais adequado escolher e tals, mas adoraria seu conselho.
Essa é a melhor fase, passar em um concurso se torna absolutamente mais fácil.
@@AlanSilva-bu1kp Cara, tô literalmente na mesma situação que você. Só muda o concurso e a certificação do conselho de classe que é exigida no edital... Não tenho tempo de estudar (apenas nos fins de semana). Trabalho o dia quase todo e vou pra faculdade a noite e, pra piorar, também tenho o TCC, onde o meu orientador não está aliviando nenhum pouco... O que eu tô fazendo é estudar na própria faculdade mesmo na aula e tentando ler flashcards no ônibus ou em algum intervalo. A jornada não é fácil, parceiro, mas o segredo certamente é estudar nos intervalos e final de semana abdicar de sair, ver a família ou sair com os amigos...
@@dieeid7626 é osso, mano. É osso. Mas não tem outra opção...
Na minha opinião, serviço público, e a melhor opção para quem é pobre sem perspectiva de futuro, sou filho de diarista nem meu pai eu conheço e acabei de ser aprovado no concurso da petrobras, a qualidade de vida que vou conseguir dá para minha famílias valeu a pena todo sacrifício, e foram 4 anos estudando todos os dias, trabalhando com família,filho pequeno, boletos, aluguel etc…
A grande falha do concurso público e que o cara que sempre estudou em escolha precária como eu que precisava falta as aulas para minha mãe conseguir trabalhar e não tinha ninguém para ficar com meu irmãos pequeno vai concorrer com o play que sempre estudou em escola particular fez boa faculdade etc, mas isso só foi combustível. Para quem vem de baixo e sempre mais difícil, todavia com disciplina e força de vontade a gente chega lá.
Parabéns, conseguiu algo imenso! Chegou a hora de desfrutar.
Isso não é falha do concurso, é falha do estado por não equiparar o mesmo ensino de qualidade pra todas as escolar públicas, esteja ela em bairro nobre ou não. É um tipo de problema que existe antes mesmo do preparo pro mercado de trabalho ou pro preparo pra concurso.
Até pra classe média vendedora da sua força de trabalho.
o que cai nesse concurso da petrobras?
@@funkymonstercat9651 então, foram 100 questões: 20 português, 20 matemática e 60 de conhecimento específico. Uma questão errada anula uma certa.
É mto bom ser concursado! viver uma tranquilidade e longe dessa loucura do mercado privado.
de nada
Ser concursado é bom demais!
E fácil você trabalha igual um merda, vive com dinheiro roubado do povo e entrega poucas merda sabendo que não vai ser demitido por isso, sonho molhado de qualquer um que não liga de viver como um "ladrão" do povo.
Concordo plenamente.
Só é bom, pq o governo ferra o privado amigo. País que produz pouco e paga mais para o público, está longe de ser um país capitalista
sou técnico em enfermagem concursado. quem fala mal de concurso publico é pq nunca provou o doce sabor da sensação de estabilidade. claro q sempre tem funcionários que usam isso de bengala e, de certa forma, tbm é algo q te limita mts vezes de atingir patamares um pouco maiores; mas neste ponto em q me encontro na minha vida nn tenho do q reclamar.
TO NA LUTA PRA PASSAR EM UM NA PREFEITURA,QUERO TRABALHAR EM UBS.HOSPITAL PRIVADO NAO DA.
Exatamente
@@isaque.santosDepende da área, depende do local, depende do concurso
Concurso e vida aqui no meu trabalho eles batem o ponto e vão pra casa dormir isso que e vida.
@@LucianoAlievi Mamar dinheiro público virou moda.
O Édson sonha acordado. É no setor público que existe mérito, tem plano de carreira e pode continuar prestando outros concursos. No setor privado é só esculacho.
Moramos no Brasil, no país em que as empresas preferem não contratar funcionário com mestrado e doutorado só pra não pagarem o adicional
Sim, raras são as vezes que um funcionário muito bom é bem recompensado no setor privado.
@@jrsaint2010sim, mas ainda sim o setor público é melhor, ou menos pior
Eu trabalho em empresa privada e o que tem de cliente puto, e funcionário triste é de muito. Não existe mérito, existe o "quem indica", e gente que merece ser demitido e não é pq conhece superiores.
@@rodrigocm-m1e eu tô falando exatamente isso, o setor público é o único lugar onde essa progressão é respeitada, em outras empresas isso é exceção. Tem até faculdade privada querendo contratar professor sem mestrado
Tu escorregou na hora de falar sobre funcionário público e imposto. A massiva parte dos funcionários públicos não ganham aquele senhor salário. Isso fica restrito a um grupo do funcionalismo como juízes, por exemplo. O professor que ganha 3 conto por mês sente no bolso quando o seu carrinho de supermercado aumenta 100 reais. Se uma peça no carro estraga? Esquece! É 12x no cartão. Eu sou professor da rede pública e tenho plena consciência de onde vem o meu salário. O problema é um vereador de uma cidade média ganha 22k + um punhado de benefício e o professor ganhar com muito esforço 3 a 4k no mês. A gente paga tanto imposto e ainda falta médico, professor, policial e etc. Não era pra faltar! O grande problema é a distribuição do imposto. Primeiro é a roubalheira, depois o alto escalão do funcionalismo público e dps, nós, meros mortais.
Exatamente, as pessoas acham que funcionario publico de baixo escalão (que é quem faz as coisas acontecerem) ganha igual alto escalão, ou pior os politico ( esses sim muitas vezes ganham muito e pouco fazem).
E fora que boa parte dos impostos vão pra pagar dívida pra banqueiro
Salve Edson, não poderia concordar menos com esse raciocínio de servidor publico por ser pago com dinheiro público não pode reclamar de imposto, afinal, a carga tributária pesada do nosso país é sobre bens e serviço, o servidor público tem seu poder de compra diminuído tanto quanto um cidadão que trabalha na iniciativa privada, e se parar pra pensar que o grosso do funcionalismo público não ganha nem 4 mil reais por mês é um absurdo pensar que o professor (por exemplo) de escola pública que ganha pouco é a favor de que cobrem mais impostos, na verdade nem co-relação tem, forte abraço
pessoal esquece que o que incha custo de funcionalismo público é juizinho com auxílio terno, milico alta patente entre outros. aí sobra pra professor, enfermeiro etc etc.
@@ifernandes21 mais quem apoia tudo isso é o professor, que sonho em ganhar o mesmo também.
@@ifernandes21 exatamente. colocou no mesmo barco todo e qualquer funcionário público. Ficou até parecendo que quando a carga tributária aumenta, o salário de funcionario publico aumenta também
@@carlosteixeira2157 Exatamente. Seguindo essa lógica do vídeo quem é CLT não pode reclamar da empresa, pq ela paga seu salário, então você que se conforme.Chega a ser engraçado de tão ruim esse argumento que ele usou.
Exatamente
O Concurso Público é o verdadeiro trabalho no Brasil, o resto é subemprego que o pessoal ainda não se deu conta e chama de trabalho.
Toda vez que algum youtuber faz vídeos sobre salário mínimo, empreendedorismo, geração Z e escala 6 x 1, sempre há muitos comentários dizendo que a saída é concurso. Mas o que essas pessoas não percebem é que, se o Brasil continuar com essa desvalorização da CLT, logo os concursos públicos vão se tornar muito mais concorridos do que já são.
@@BUS142 logo? A maioria dos concursos são mais concorridos que medicina na USP
Concordo plenamente.
@@BUS142 os concursos estão cada vez mais concorridos, há 10 anos atrás eram muito mais fáceis e há 20 anos nem se fala. Hoje ta disputadíssimo e cada vez mais difícil em termos de matérias e etapas.
@@BUS142 Óbvio amigo. O pessoal acha normal um país que se paga mais no público do que no privado e sequer pensam que o governo come boa parte da fatia do bolo no clt. Tanto empresário, quanto o trabalhador do meio privado, se ferram nesse país. Os que ganham maior renda, estão no público. Brasil é um país quase socialista na prática
Só discordo do ponto onde vc fala que nosso país tem muito funcionário público, na vdd nosso país tem menos em relação à outros países, o problema daqui é a elite do funcionalismo público que recebe absurdamente mais do que o funcionário municipal / estadual que está na ponta. Pra ter ideia existem mais de 8.000 juizes que recebem 100k+ sendo que o teto é 44k. Esse país precisa muito de uma reforma administrativa.
Sim, ele está factualmente errado nisso, repetiu um clichê sem estudar o assunto.
vou copiar seu comentários. Muito importante
Isso é muito vdd, o que ele passa é a pura desinformação de um discurso liberal que ataca os servidores público que a maioria não recebem esses salários altos como promotores, juízes e etc.
@@alissonoliveira371 tmj
@@Jimmy-jv3kkcargos da área fiscal também entram nessa bolha dos altos pagamentos?
Graças a Deus passei em um concurso público melhorou minha vida e da minha família estou na luta para ingressar em um concurso público melhor
Eu sou servidor público. Estabilidade, salário legal, tranquilidade para fazer planos... quem fala mal do concurso público é quem não consegue passar na prova, ou seja, o popular INVEJOSO. E você só pode falar de algo quando você conhece aquilo. Se não conhece, coloque a língua naquele lugar e fique quieto(a). Agora, eu digo que a pessoa tem que ter perfil para ser servidor público. Eu, por exemplo, adoro a minha rotina de ir ao trabalho, encontrar os colegas no setor, as reuniões de fim de ano. Não me vejo viajando, como os youtubers fazem, por exemplo. Minha cabeça é da antiga. Ah, e trabalho muito, não sou aquele servidor encostado.
Funcionário público não deve reclamar de carga tributária? Moro no interior de Goiás. Aqui, um Gari recebe, em média, 1300 líquido em razão dos 14% de previdência municipal.
Sim, 14% de desconto previdenciário aqui no meu estado tbm
Pois é! Maluco viajou na maionese.
Passei pra Gari no último concurso que fiz.
@@diogosantos4588 Parabéns, mano! Deus abençoe nessa caminhada!
@@leonardofonseca7908 Amém! Obrigado! Depois que vi que qualquer cargo público é melhor do que a iniciativa privada, eu passei a prestar para todos os cargos. O salário vai depender da prefeitura, claro. Nessa que fiz vai bater ou passar os 2 mil com os proventos.
Eu sou concursada há 15 anos e 9 anos em outro concurso que eu passei. Fiz dos meus cargos uma missão. Sou muito feliz em ver os resultados do meu trabalho
Calma lá Ed, 45% dos impostos vão diretamente pro bolso de farialimer
A máquina pública do concurseiro é mantida com migalhas do orçamento público. Educação e saúde por exemplo não chegam nem a 3,5% da dívida pública. Se somar as duas ficam míseros 5%
É, ele falou como se a taxa do amor tivesse aumentado 50% o salário dos professores, enfermeiros, asg kkkkk
O rapaz tatuado na cara, do vídeo, se não me engano é concursado e servidor público em um tribunal de justiça. Antes disso, ele era entregador de pizza, segundo o relato dele.
Sem contar que ele não é discriminado por tem tatuagem no rosto
Seja como for, os melhores e bem remunerados são extremamente difíceis de passar. Além de uma brutal concorrência. Aliás, cada vez maior!!
Já fui clt e era horrível. Era explorarada igual escrava. Hj sou servidora pública e tenho qualidade de vida. Recomendo.
Concurso é bom quando você passa e tá dentro, agora quando vc tá sem grana e estudando e todo mundo falando mal de você sem nem te ajudar em nada, essa é a parte ruim que ninguém conta.
Verdade
Não sou concurseiro, porém sou Vestibulando, e olha... Como é difícil! Mas sei que todo meu esforço vale a pena. Atualmente estudo 7 horas por dia
Vida de concurseiro é semelhante.
Concurseiro trainee.
@@EduardoFranco-x8b porra 7 horas por dia, tá praticamente trabalhando sem receber.
Vai de cada um, cara. O primeiro concurso que eu fiz, usei essa tatica. Abdiquei de tudo pra estudar. Perdi 8kg porque parei com a academia e me alimentando "normalmente" (porque eu faço 8 ref. diárias). Resultado: fui mal pra caralho. Kkkkk
O último que fiz, estudei 4h por dia, e curti os fins de semana. Resultado: errei 5 apenas. Estou esperando o resultado pra ver se serei nomeado ou não. Já tenho outro em vista, e começarei a estudar na terça-feira. Mesmo esquema.
Aprendi que PARA MIM, não adianta fazer sacrifícios, pois o psicológico vai para o saco. E nessas provas, isso conta mais do que as informações que tu adquiri nos estudos.
Como eu disse, isso é para mim. Desejo-lhe toda a sorte do mundo em seus exames. Oss.
@@edumalafaia11também estudo essa carga horária aí. No fim, a gente sabe que compensa e muito.
Do meu ponto de vista, a maior vantagem do concurso público é a forma de ingresso: a maioria não exige experiência e não depende de indicação. Por outro lado, essas são barreiras que o setor privado impõe.
Se for por concurso público, não tem indicação nenhuma. É mérito puro
Tem alguns concursos municipais que eu tenho minhas dúvidas...
@@admirpaula8602 a sim, mas digo em casos gerais
Cargo público também tem progressão de carreira, amigo
Verdade
Passei em 6 concursos públicos, foi convocado nos 6, estudei feito um filha da puta, virei ano novo estudando e passei a porra do natal estudando também kkk, seis meses e 8 dias ininterruptos, 6 horas diárias de estudo, foi foda pra caralho mas vejo que todo o esforço valeu a pena, ainda mais nesse Brasil nosso que está tão complicado. Galera estudem, estudem, estudem e estudem mais. Obs: quando você começa a estudar vira vício, hoje continuo estudando. Bons Estudos e Boa sorte a todos. Obs2: Minha carga horária é 6 horas, 30 horas semanais, mas na prática trabalho 3 a 4 horas. Fecha a conta e passa a régua papai.
@@ThiagoSilva-ms7lp vc passou em quais concursos???
Qual foi esse atual que vc assumiu de 30h/semana?
quais concursos?
Quais concursos?
Estudem galera, passei em um também só estou aguardando a nomeação, carga horária de 30h e sem ter a obrigatoriedade de estar no órgão, apenas realizar minhas demandas, passei para procurador municipal.
concurso público: estudou passou - meritocracia
iniciativa privada: conchavo,babação de ovo, quem indica, salário de miséria, qual você prefere?
Exatamente
Passou e aposenta
o "funcionarismo público" como você citou não está sujeito a um miley da vida, porque nao vao "demitir" funcionários efetivos, vão exonerar os comissionados. o brasil está superlotado de comissionados, de cargos fantasmas, laranjas, o problema não é o servidor efetivo.
Graças a Deus sempre fui concursado. Não me imagino CLT nem no meu pior pesadelo. A paz e a autonomia que eu tenho no meu trabalho são impagáveis.
Pra poucos hein
Como assim desde sempre?
Eu já tive as duas experiências e digo: muito melhor ser servidor público (concursado é óbvio). Não é o paraíso, tem problemas, mas comparado ao mundo clt, bem melhor
Pior que já sonhei que eu não era concurso, mas sim CLT, mlk, chega eu acordei triste
@@leonardo4495 exatamente nessas palavras. Hoje ocupo um cargo pequeno em uma prefeitura, onde estou há mais de oito anos. Contudo, estou me preparando para a área fiscal (que sempre foi meu sonho).
Num país onde o setor privado te exige muito, paga pouco e não te dá valor o setor público acaba se tornando válvula de escape, por isso muitos vão para o setor público por conta de estabilidade, bons salários e benefícios, sem se importar muito com a função que irá desempenhar.
Minha mãe é funcionária pública, me formou e sou grato eu estou atualmente estudando para concurso mas em paralelo acabei de ser promovido na empresa que trabalho (multinacional), agora como analista pleno meu salário quase que triplicou e foi gratificante e prazeroso todo o processo de aprovação para conseguir essa promoção, hoje estou divido se continuo estudando para concurso ou fico focado na minha carreira que está dando certo graças a Deus, minha mãe praticamente me obriga a focar nos concursos, mas hoje eu já não tenho tanta clareza quanto a isso, por exemplo o concurso que prestei da caixa no início do ano eu fui muito bem, mas meu salário atual é maior do que o ofertado e os concursos com melhor remuneração exigem muito, enfim eu não vejo vilão em num dos dois lados (privado ou público) vai existir gente ruim e ambiente caótico em todos eles, acredito que seja uma questão de escolha e que dá para se dá bem em qualquer um deles.
O concurso lhe deu determinadas habilidades que lhe ajudaram no seu emprego, porque nos estudos criamos resistência, capacidade e foco de longo prazo, tudo isso lhe ajudou acredito eu. Com meu cunhado foi assim também, foi promovido e está batendo metas de maneira muito acima da média. Enfim, o hábito de estudar nos deixa automaticamente melhor do que a maioria.
Concurso é um teto pra seu crescimento. Continue na sua profissão galgando mais promoções.
Estudem galera, vejo muitos vídeos hoje em dia sobre a escala 6x1, está todo mundo falando disso. O concurso pode ser a saída para essa rotina infernal que muitos vivem hoje, infelizmente, por falta de opção. Eu consegui tomar posse no meu cargo público esse ano (demorou alguns bons anos…), estou no judiciário, trabalho 6h por dia, de segunda a sexta.. é muita qualidade de vida, mas também é de perfil, eu não tenho mentalidade empreendedora, se você é assim também, o estudo é a solução.. então, sacrifique alguns anos da sua vida estudando a noite e trabalhando de dia, vai valer a pena lá na frente..
Em 30 anos de Exército, pelos menos uns 700 dias, foram em finais de semana, feriados, inclusive vários natais e viradas de ano, 24 horas dentro do quartel com várias atividades de madrugada, etc… hora extras no pagamento, zero centavos. A vantagem, aposentadoria com salário idêntico da ativa e poder continuar usando os hospitais militares. Sei que não se chama aposentadoria, militar não aposenta, passa para a reserva remunerada.
Eu estou em um grupo de um concurso que teve e as pessoas que passaram estão super felizes. Os carros com mais vagas: atendimento ao público e dar assistência a pessoas com vulnerabilidade. O salário líquido: mais ou menos 1700 reais. Jornada: 40 horas semanais. Benefícios e direitos padrões: VT, VA, férias. Benefícios que você não vê na iniciativa privada: quinquênio, 3 meses de férias a cada 5 anos. A maioria das pessoas prefere ir para um concurso assim e ganhar até menos pela estabilidade, tranquilidade de saber que fazendo o trabalho que é pedido a ela, vai receber por isso. Detalhe: concurso para prefeitura de uma cidade de 700 mil habitantes, custo de vida não é tão barato. Realidade do que é concurso público no Brasil, quem tá ganhando +10 mil reais não chegou lá hoje e nem ontem, estudou e muito para isso, estamos falando de meses e anos...
O que importa é ser honesto. Essa discussão de público ou privado é bobagem.
Sou concurso. Trabalho no TJSP como técnico. Antes trabalhei por 11 anos no Itaú!
Foi a melhor escolha da minha vida estudar para concurso. Você se mata de estudar mas quando é nomeado, dinheiro, falta de trabalho ,falta de dignidade e o não sustento da família nunca mais Você sofre .
Trabalho de casa, faço por ano 2 viagens internacionais, tenho carro e casa. Enfim, tenho a dignidade e tranquilidade que a iniciativa privada não me deu .
@@CaioCesar-xs2qq prestei o TJSP esse ano mas não fui muito bem. Se preparou por quanto tempo para entrar?
E utilizou qual material?
Grande abraço
@@rafasouza99 cara , estudei por 3 anos, na primeira vez reprovei, passei na segunda vez . Usei o material do NEAF !
@@CaioCesar-xs2qq aaah beleza. Eu tinha 04 meses de estudo para prova desse ano, quando fui fazer. Estudando pelo material da brabo concursos. Vou olhar o NEAF
Mas pelo que vejo, o tempo médio é de 1 ~ 2 anos mesmo. Não adianta ter pressa
@@rafasouza99 não adianta ter pressa cara, eu entrei com uma base muito forte porque sou engenheiro. Então pra mim matemática é raciocínio lógico foi suave, se não, teria demorado mais de 3 anos pra passar .
Estudem sim para concurso, sou concursada e é bom demais. Plano de carreira e estabilidade, sem exploração!
É muito fácil demonizar o serviço público. Agora, oferecer emprego na iniciativa privada, ninguém oferece. Eu já cansei de ficar mandando currículos e sequer chegar na etapa da entrevista.
Exatamente... aí tem que ouvir gracinha "ah, tem que fazer o job, network, follow" 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮
@@ManuellyPereira1 quando não é isso, é o famigerado "vá empreender, ora!". Como se qualquer pessoa que abrisse um negócio teria condições de administrá-lo e fazê-lo ser sustentável.
Demonizar o setor público é fácil sim e justo. A carga tributária, as leis trabalhistas abusivas e diversas outras burocracias só prejudicam as relações de trabalho e a procura de oferta também. E para aqueles que recorrem ao meio empreendedor, muita das vezes fecham em poquíssimo tempo , devido a todos esses fatores. Não é normal um país que paga mais no meio público do que no privado e se diz ''capitalista''
Como eu sempre comento em relação ao assunto de trabalho, esse é o caminho pra quem não quer fazer parte do mundo corporativo. Óbvio que não é perfeito, mas tem suas vantagens bem aparentes em relação ao a carreira comum, isso varia um pouco de concurso pra concurso na ano geral atualmente é melhor, inclusive o método de passar em concurso realmente é bem mais justo do que a carreira comum, como o Ed sempre diz, no mundo corporativo você depende quase exclusivamente de indicação não importando se você é capacitado ou não exigindo muito network. O concurso não, esse depende exclusivamente do seu esforço e superar suas dificuldades pra passar, se você se mostrar capacitado na prova, você passa.
Mas lembre-se isso depende de cada um e do que encaixa melhor para você, eu gosto de comparar o concurso com uma rocha, firme e estável mas sem tanta possibilidade de mobilidade e ascensão, e a carreira corporativa como o mar, imprevisível, perigoso mas com grandes possibilidades de ondas.
Então vai de cada um, mas se você quer sossego, aposte mais escolher um bom concurso, se esforçar e manda ver
Eu com 17 anos dizia que não queria estudar (fazer faculdade), com 18 anos comecei a trabalhar em um mercado, com 19 decidi que vou começar a estudar para concurso... Inclusive esse vídeo saiu logo a pós eu comprar todas as minhas ferramentas de estudo, mesa, cadeira, notebook.
Qualquer coisa pra sair desse inferno, que trabalha 6x1, sem nenhum benefício, apenas chicotada...
Faz muito bem, tenha forças porque não é fácil.
@@dkauan5287 está certíssimo, boa sorte na sua jornada e sucesso!
Se tem uma coisa que mais se aproxima da meritocracia nesse país, é o serviço público. Muito mais do que na iniciativa privada
Um ótimo tema Édson.
Deu muita moral usando essa camisa linda do bangu, sou morador de bangu ♥️
Viva a zona oeste do Rio!
Cara, eu pensei mto em fazer um textão aqui pra falar o quanto tu mandou mal nesse vídeo (assisti apenas os primeiros 4 minutos até agora, mas sei lá, já até broxei de ver o resto), mas na boa, tu só falou merda em relação a esse lance de imposto ai.
Sim, eu gosto dos conteúdos dele, mas esse está o puro suco farialimer.
kkkkkkk concordo mano
@@Daniel-xp8ctsim... sim...
@@Daniel-xp8ct sei que ele é liberal, mas não esperava tanto
Uma pequeníssima fatia dos impostos é pra pagar a folha de funcionários públicos, 80% é pra pagar a rolagem da dívida pública. Ou seja, a gente paga imposto pra manter a mamata dos bancos privados e do rentismo. Além disso, sua fala é meio depreciativa sobre os funcionários públicos, como se fizéssemos o trabalho de qualquer forma e de má vontade, quando a verdade é que as empresas exploram a gente da mesma forma que as empresas privadas, e a gente é sim cobrado por metas e resultados, tem assédio moral e tudo de ruim das empresas privadas.
Concordo, funcionário público é o bode expiatório, os impostos vão pra bancar as mamatas de políticos e juros sob juros da dívida que nunca é auditada, eu sempre tive o sonho de sair do salário mínimo da iniciativa privada e ajudar mais a minha família entrando no serviço público, um dia chegarei lá...
Só quem é servidor público entende seu comentário...❤
Errado. 80% é pra folha de pagamento e previdência social. Rolagem da dívida é cerca de metade do PIB, 50%.
Vai dá calote? Kkkk bem vindo a Venezuela.
@@heraldo623 kkkkkk não sei onde você viu essa maluquice. Previdência social 80%? Kkkkkk ta sabendo mesmo. Pega la o gráfico do orçamento público e volta aqui.
@@jpvasconcelos1991 Folha de pagamento + previdência dá uns 80% do orçamento.
Quando terminei a faculdade eu apostei no privado, meu pai tinha uma pequena loja e eu tentei tocar pra frente, ganhava bem pouco, fui trabalhando, tentava de tudo que é maneira melhorar as vendas, foquei no ecommerce, tinha dias que eu trabalhava 16hrs por dia, foram momentos alucinados, teve momentos de muitas vendas, outros de poucas vendas, momentos na estabilidade...
Essa grande variação me deu um puta trauma, pois uma solução seria aumentar as vendas trabalhando como escravo no varejo ou concursos, eu trabalhava pior que clt pois eu era escravo do próprio negócio, sofri traição, problemas com colegas fdps que chamei pra trabalhar, tive injustiças no negócio em relação ao governo...
Descobri que para ter uma empresa no Brasil é necessário ter um gordo caixa para capital de giro e reserva de emergência, para custear o "custo Brasil", isso me tirou o gosti de empreender, pois percebi que mesmo conseguindo as vendas, você depende de funcionário que fode o que voce construiu, o governo te rouba, fornecedor faz cagada com as compras... E tudo isso para ganhar menos do que concursos?? Nem ferrando.
Fala, Ed! Acompanho você desde os primórdios do MHM, quando vcs não tinham nem 100 mil inscritos, sou de SP, formado em Relações Internacionais em uma Universidade Federal e servidor público desde os 22 anos. Sou o marido da Amanda, que fez uma live contigo no MHM sobre concurso público uns 2 anos atrás (se quiser outra live aqui nesse canal, só falar). Impressionante como quem está longe dessa área não tem a menor noção de como o serviço público realmente é. Óbvio que vc pode simplesmente fazer um trabalho meia boca pra receber seu salário, mas tem muito servidor que dá o sangue no trabalho. E sim, se você se dedicar, estudar e trabalhar duro, você pode crescer e ser promovido dentro do serviço público (óbvio que não há tantas oportunidades de crescimento como na Iniciativa Privada e estamos sujeitos à mudanças de governo e interferências políticas). Eu comecei como um mero analista, virei chefe de divisão, depois assessor e hoje sou Subsecretário Adjunto. Eu escolhi o serviço público não só pela estabilidade, mas porque sempre quis servir à sociedade e trabalhar com políticas públicas. Já trabalhei com Cooperação Jurídica Internacional, Refúgio e hoje trabalho com Integração Regional, ou seja, sempre dentro da minha área de formação. O serviço público é um universo gigante e vale muito a pena conhecer. Os cargos mais altos vc pode ganhar mais de 30 mil por mês e ainda participar do corpo técnico especializado que auxilia o governo (tecnicamente) a conduzir o país pra frente. Passei pelos governos Dilma, Temer, Bolsonaro e, agora, Lula, sempre fazendo meu melhor, independentemente da minha preferencia política. A Amanda, recentemente, pra mostrar que o método dela funciona passou no concurso da Câmara dos Deputados, um dos mais concorridos do país, com salário inicial na casa dos 30k. Enfim, é um universo gigante, que vale muito a pena conhecer, especialmente agora com o país capengando economicamente e as oportunidades diminuindo. Abraço!
Qual o curso da sua esposa? Passa aí o nome pra gente conhecer o método dela!
Qual curso da Amanda ?
@@rodrigoat_ procure ela em todas as redes, inclusive aqui no RUclips: Amanda concursos.
@@leandroduarte5343 procure ela em todas as redes, inclusive aqui no RUclips: Amanda concursos.
Procurem em todas as redes, inclusive aqui no RUclips: Amanda concursos.
Pessoal acha que quase 100% dos impostos voltam pro Estado, mal sabem quem 50% vai pro mercado financeiro e 20% para previdência.
E que boa parte dos funcionários públicos estão em sistema de previdência fechado no qual parte do salário deles é destinado justamente a isso
E isso é motivo pra não reclamar ? Eu não apoio merda alguma do estado e sou obrigado a pagar meus impostos do mesmo jeito, não importa oq você diga: ser funça é viver de dinheiro roubado do povo.
@@Joao.Marcos................... reclamar pode, mas não saber o que está falando em vídeo para milhares de pessoas é outra coisa.
@@MarcosVinicius-cv1sv por irmão, eu nem prestei muita atenção no vídeo pois estava espantado de como até os Brasileiros querem que o Brasil vire uma Argentina "precisamos de mais concursos públicos" BARALHO IRMAO..A gente tem que acabar com eles, e não criar mais ! Que merda é essa, esses imbecis querem trabalhar produzindo pouco e recebendo muito a custas do povo realmente trabalhador. Pode ter certeza, esses merdas vão quebrar nosso País, ao lado de seus políticos de estimação.
Concurso salva vidas e te dar o minimo de dignidade ,Nunca trabalhei em clt privado na minha vida pois semprw entreguei curriculos e me fudi. Aí comecei a 3 anos atrás nesse caminho de concursos e estou trabalho numa empresa pública sendo concursado clt. Não ganho essa maravilha toda ( 700 a mais que o mínimo) e por nao ter plano de carreira quero sair de la e passar em outros concursos) porém só o fato de tu ser concursado e não te mandarem embora é uma diferença absurda do setor privado que qualquer coisinha é rua !
Exato
Existe mais meritocracia no mundo dos concurso que no caso de funcionários da iniciativa privada.
Nas empresas muitas vezes você trabalha muito bem e nunca é reconhecido, e o puxa saco do patrão é promovido antes de você.
Sou consursado desde os 20 anos, ganho 4 k , que pra sp deve ser pouco mas pra recife da pra viver...
Estabilidade, 6 hrs de trabalho, sem muitas cobranças, as contas pagas, a certeza que proximo mês receberei novamente, escolho o mes das minhas ferias, licença premium, plano de cargos e carreiras e etc
Nao sou ambicioso, entao vivo uma vida de boa na lagoa.
Tenho 17, qual concurso irmão?? estou buscando alguns que n seja na área militar..
@@sushipower7336no site " concursos no Brasil " mostra todos os concursos abertos, previstos e você pode filtrar por estados. Recomendo.
@@sushipower7336 cara estuda para o banco do Brasil, vai sair o edital ainda, pega o edital anterior e estuda por ele
Concurso público é a única saída para os jovens meu caro kkkk
ou então empreender, simples . Aprendam uma profissão para sair do subemprego.
Vão ficar em CLT pra vida toda é ? tao louco kkkk
Sou concursado, muito do que vc falou faz sentido, menos a parte de que a nós não defendemos uma redução dos impostos. Os salários dos funcionários são menos de 5% disso tudo, sem contar que a maior parte dos funcionáros não recebe muito, mas o suficiente para ter 'dignidade' como vc falou. Na minha visão os problemas são 2, a ineficiêcia do serviço de modo geral (como vc também falou no vídeo) e os poucos que tem os famosos supersalários, como juízes por exemplo!
Concordo. Eu não entro em bolha nenhuma. Não é porque é servidor público que vai ser a favor de aumento de impostos.
Muita gente ainda tem impressão do concurso publico e funcionário público do passado, que entravam sem concurso ou com provas ridículas. Hoje em dia o concurso publico é altamente disputado e as pessoas que passam são altamente capacitadas. Ainda acontece de os chefes do serviço publico serem pessoas antigas e com pouca capacidade, mas a tendencia é que em breve esse cenário mude e o funcionalismo se torne bem mais efetivo. A constituição tem pouco mais de 30 anos, antes o serviço publico era muito bagunçado, muitas dessas pessoas estão se aposentando por agora
Na empresa privada que eu trabalhava a primeira coisa que fizeram quando descobriram que eu iria prestar concurso foi querer me demitir kk
Tem que fazer tudo no sigilo
Eu: clt, 6x1, $1.700, sem expectativa pro futuro💀
Meu cunhado: concursado na empresa de tratamento de agua da minha cidade, +$3k com horas extras 5x2, 6h de trabalho direto, comprou ap, vai comprar carro agora.
Ele é um ano mais velho que eu kkkkkkk até desanima
Mas o que falta p/ vc mudar a sua realidade?
@@quedimarodrigues5307 comprar curso do primo rico e começar a fazer o primeiro milhão 😈
Vai começar a estudar pra concurso cara, assina o Gran cursos e arrocha.
Concurso irmão, já imaginou você envelhecendo nessa situação? A tendência é só piorar, comece a investir nessa possibilidade e não abra mão até conquistar
Irmão temos uma tendência de querer nos comprar com o próximo , não faça isso pois não é saudável.
Quem paga suas contas é você , e quem faz sua história é você , bora estudar pra concurso e foco no objetivo.
A verdadeira mamata não vem dos concursos públicos, todo funcionário público tem metas a bater, tem que prestar contas, tem sim que trabalhar e bastante, as vezes sem recursos. A tal da mamata vem dos políticos, aqueles supersalarios dos juízes, poder indicar cargos de confiança sem ter que prestar contas, muita gente incompetente só por grau de parentesco ou amizade que nem aparece no trabalho tá lá ganhando mais de 15k sem nem aparecer no órgão. O problema são os deputados que tem o poder de aumentar o salário em 16 segundos, são os juízes que tem a certeza da impunidade, onde a justiça só funciona pra uma elite. Essa galera sim ta sugando o Estado.
Pra quem se interessa saber verdades por alguém que é de dentro: Sou concursada federal e terminando mestrado em ADM Pública e SIM. É maravilhoso. Só não é pra todo mundo, porque é para quem SUPORTA. O caminho do concurso é o caminho antinatural de adiar a dopamina. Só passa quem suporta o processo. Se vc suportar o processo, vale a pena SIM. Vai pra cima. Se não quiser ou valorizar, nem começa... O serviço público e o país precisa de gente que valoriza essa reponsabilidade. VERDADES: FALTA GENTE NO SERVIÇO PÚBLICO, POR ISSO É QUE ELE TEM FAMA DE SER LENTO. NA VERDADE, FALTA MUITO PESSOAL. O BRASIL É GIIGANTE E QUEM FALA QUE TÁ CHEIO DE SERVIDOR É POLÍTICO SAFADO QUE QUER DEFASAR O SERVIÇO. Além de ser o que salva o brasileiro ( SUS, INSS, polícias, escolas, bancos públicos, órgãos anticorrupção, etc)EXPLICO: A estabilidade do servidor é uma garantia do POVO e não da pessoa, porque assim, o servidor só é DEMITIDO se ele for RUIM. ISSO mesmo. Sou de corregedoria, meus amigos, o servidor, SIM, é demitido, multado, etc, quando não é bom, quando é corrupto, e até por erros menores. Porém, por ter essa garantia de estabilidade se estiver trabalhando bem, o chefe (POLÍTICO) Não tem poder pra ameaçar o serviço do cara e obrigar ele a entrar em falcatrua. Por isso existe estabilidade. Fora que servidor NÃO TEM FGTS. É uma substituição a esta garantia. OUtra coisa, no serviço público HOJE EM DIA só entram OS MELHORES. Tenho uma amiga que é DOUTORA em química nuclear, trabalhando como auxiliar de laboratório no serviço público, e esse é só um exemplo. Porque, de fato, os melhores estão indo pra lá, o que é ótimo para o país. Antigamente não existia mérito, antes de ter concurso, era indicação. Por isso, tem resquícios de gente que não presta, mas a cada dia, o nível vem subindo para o bem do país. SERVIDOR TEM OS IMPOSTOS DESCONTADOS EM FOLHA, DIFERENTE DE EMPRESAS, QUE PAGAM CONTADOR PRA SONEGAR, MUITAS, MUITAAAAS das VEZES. ISSO, GENTE : É MAIS UMA FALÁCIA. PAGAMOS IMPOSTO DE RENDA NO CONTRACHEQUE E IMPOSTOS PARA A NOSSA PRÓRPIA PREVIDÊNCIA, fora que a maior carga de impostos do país é sobre CONSUMO e serviços, ou seja, TODOS PAGAM. Eu consumo, sabia? rsrs... Sobre transmissão de bens? PAGAMOS. IPVA, IPTU? Pagamos. Pagamos tudo. Parem de reproduzir fala de político burro." Ah, mas o serviço público é pago com impostos". Mas é lógico, neh? O povo paga impostos para ter serviços ... Ou não? No mais, todo o resto é igual o setor privado. Existem promoções, cargos de confiança... puxa saquismo...Chefe arrombado, preferidos, gente melhor... gente mais ou manos, hora extra sem receber, serviço em excesso que nunca termina... PORÉM, A DIFERENÇA É QUE É JUSTO. VOCÊ TEM SEUS DIREITOS RESPEITADOS, É RESPONSABILIZADO PELO QUE FAZ- tudo é rastreável na sua vida!-...ALTAMENTE CAPACITADO NO QUE FAZ A PONTO DE FAZER SOZINHO A MÁQUINA GIRAR (INDEPENDENTE DO CHEFE QUE O POVO ELEGER, O SERVIÇO CONTINUAAAAA....) E NÃO PODE SER MANDADO EMBORA SE VOCÊ FOR honesto e BOM NO QUE FAZ- só com provas em devido processo legal. Sou fã do serviço público, porque já trabalhei no município, estado e hoje estou na União e garanto a vocês que conheci infinitamente mais gente boa, dedicada e comprometida do que ruim. É de dar orgulho a quem conhece por dentro. Não caiam em falácia. Serviço público não serve a governo e sim ao POVO. Dilma, Temer, Bolso, Lula, passaram e eu continuo lá- trabalhando pro povo- acha que eu concordava com todos? É conceitualmente impossível, meus caros...rsrsrs Trabalho conforme a LEI e atendo ao povo e não a político nenhum. Não confundam as coisas. ADM pública não tem marketing... Por isso é fácil bater. MAs podem se sentir orgulhosos de pelo menos uma coisa nesse país. Serviço público no BR funciona. Sou prova disso. E vc, se já tomou uma vacina de graça, estudou em escola pública como eu, precisou do SAMU, da emergência do SUS, ou nasceu por lá, se sentiu mais seguro com um policial por perto, tem uma vó ou tia avó aposentada na família pelo INSS... Por mais que não seja perfeito, respeite o serviço público. Ele precisa melhorar e ampliar, pois pagamos muitos impostos, mas, não ser colocado como algo ruim. Quando alguém tentar se eleger falando mal de servidor e concurso, desconfiem. Servidores são os "insiders" que seguram a legalidade nos atos de gestão, até pra não perder o próprio serviço, não compensa fazer m*. Ou vc ahcha que são as empresas que estão preocupadas com legalidade?... É isso. Se quer, vá em frente. Se não quer, não admita que político tire isso do povo brasileiro. Na repartição, tem preto, branco, gay, hetero, velho de 70, jovem de 20, formado na federal e na particular, homeme e mulher ganhando o mesmo salário. Na minha tem uma mina da quebrada que o banheiro dela era uma fossa, uma que nasceu e se criou na roça e outra que é filha de um super empresário de família tradicional em BH. Aqui tem problemas, o salário não cresce com o tempo, mas que manda é a competência. Se você é bom, só vem.
Porque passar em concurso tem q adiar a dopamina? É possível ter vida social e estudar pra concurso?
@@danielsenna9666é possível, mas bem difícil.
Aproveitei a pandemi, já que não estávamos tendo vida social, e estudei igual um RETARDADO.
Passei em alguns concursos e hoje tenho um cargo legal.
Estudar não é para todo mundo. Ainda mais porque os resultados aparecem após anos, caso você tenha interesse num concurso q paga 10k ou mais
@@antoniobrito9265 pois é, são os anos que me assustam
@@danielsenna9666 é necessario ter uma disciplina, muitos concurseiros de SUCESSO atribuiram o modo caverna
Sus funciona que é uma maravilha, sqn
Nível de concorrência está alto em relação há 15 anos para cargos de niveis medio e superior.
Estudar pra concurso foi a melhor decisão que tomei na minha vida. Estou só esperando a convocação(continuo estudando pra outro cargo) pra finalmente mandar a clt pra casa do caralho e trabalhar no que gosto, ganhar bem mais do que ganho no momento e ainda ajudar as pessoas.
Acabei de passar em um concurso público, vou realizar meu sonho (Ser policial) e vou trabalhar em uma escala 1x3 trabalhando 1 dia e folgando 3. Um salario q apenas 5% do pais recebe. Nos 3 dias de folga posso pensar no meu negócio e estudar ainda mais.
De fato, me parece que a ideia geral que as pessoas tem do serviço público é bem longe da realidade 😂
Edson o que eu posso falar por experiência, não apenas minha mas de uma família inteira de funcionários públicos e q n é fácil, estou estudando muito para passar nos concursos que estou interessado, meu pai passou anos estudando para passar(acho que uns 17 anos), digo que não é para todo mundo, as rotinas de estudo e de trabalho, principalmente na área que a pessoa vai entrar
Ser concursado e ser funcinário público não é a mesma coisa. Existem muitos contratados no serviço público e esses (pra mim) são os piores. Gente que é indicação de outrem, não tem o merecimento do cargo. Servidor público concursado serve a população, não precisa ficar se humilhando pelas vontade de qualquer político pra manter o emprego. Já fui CLT: É UMA M... só alimentava planilha, passava o dia todo na frente de um PC, num ambiente m... e vivia doente. Quando fui demitido, foi indescritível a sensação de alívio. Concurso Público salva! Estudem! Ser concursado não precisa ser seu topo, mas é um excelente degrau.
Só corrigindo, você não paga o salário do servidor público, você paga os impostos, os impostos vão para o Estado, o estado paga o salário. Assim como quando você compra um produto numa loja, você paga a loja, a loja então paga o funcionário.
Dependendo do grau do concurso, tipo magistratura ou MPF, o processo até chegar lá pode levar sua saúde mental pro buraco, é uma competitividade que nem todo mundo conseguiria bancar por uns 5 ou 6 anos, as vezes você deixa muita coisa no caminho pra conseguir. Falo pela experiência de uma pessoa que eu vi passando por isso
O problema não é o servidor público ganhar muito, o problema é a iniciativa privada pagar um salário de miséria
Dizer que n há mérito depois de passar foi de lascar
Eu trabalhava de "peão" em uma indústria até janeiro de 2019 quando fui chamado para o cargo de auxiliar administrativo na prefeitura do meu município, que tem 20 mil habitantes hoje. No começo desse ano, consegui passar em outro concurso para ser agente administrativo e ganhar R$200,00 a mais.
O cargo de auxiliar nem existe mais, mas se eu não tivesse feito a prova iria continuar ganhando menos.
Meu salário é de R$2.460,00 contando o vale alimentação.
Como já estou 5 anos, aprendi novas habilidades, porém, sinto falta de conseguir subir de cargo, acredito que no setor privado eu conseguiria uma promoção, mas aí fica o dilema: perder a estabilidade ou buscar uma valorização?
Vc pode estudar pra outros concursos também...
Meu irmão, não caia nessa. Vcs que estão no serviço público a algum tempo e não têm experiência na iniciativa privada, tendem a acreditar que empresa é essa teta de vida que vcs levam no estado. Quase sem nenhuma cobrança, com uma flexibilidade boa e sem taaanta rigidez por produção e horário. Fique aí e não saia não que aqui fora tu vai é se foder grandão. Basta apenas vc pegar os salários das convenções coletivas que tem a função de auxiliar administrativo e verás a disparidade. E isso que nem comentei pra vc ver carga horária, se não vc cai pra trás. 😂😂😂
Metade da minha existência foi assistindo MHM, o que me manteve foi sempre a produção, um roteiro bem produzido, sempre me agregava algo. Mas agora liga a câmera e fica jogando ideia... tá ruim demais. Mas eu entendo as mudanças, só não tenho mais Interesse em abrir um vídeo como antes
Minha mãe fez 2 concursos e passou nos 2 concursos, hoje ela tem 52 anos, mas tranquilidade é algo que ela não teve não, aliás, o corpo dela devido as ergonomias ficou destruído, mãos e braços, estresse, cansaço e por aí vai
Depende do concurso
seja como for, para ter a mente tranquila e dormir em paz o melhor é ser concursado. O que precisamos, urgente, é impedir que comissionados ocupem cargos que deveriam ser de concursados. Ainda não engoli a venda da Vale do Rio Doce no governo de FHC. Era mais uma estatal a abrir portas para todos nós que buscamos trabalho através de concursos. Todas as indústrias vendidas deveriam voltar para as mãos do Governo. Do contrário, continuaremos com a fuga de cérebros para o trabalho de motoristas de aplicativo ou exercendo a função de influenciadores digitais.
Ué, então pq a pessoa trabalha no serviço público ela deveria trabalhar de graça? Ela não tá prestando um favor, ela tá trabalhando e é remunerada com tributos para devolver com seus serviços.
Se é honesto é o que importa. Não dá pra defender apenas empresa privada.
Ser concursado e reclamar das taxas tributárias são coisas muito diferentes. Esse país cobra imposto demais e não reverte em valor para a população, o concurso público é uma das melhores formar de usar os tributos.
O cara dá a entender que o problema é o salário do concursado, aí é osso... Mas dá pra ver que foi deslize, e ele tá certo, concurso não é pra qualquer um.
Aqui já tivemos o governo Bolsonaro, de direita, que não demitiu servidores públicos por causa fiscal. Outra coisa, aqui a nossa Constituição assegura a estabilidade.
O que salvou a nossa bunda do governo Bolsonaro foi a Pandemia bicho kkkkkk Tava desenhada uma reforma no funcionarismo público na câmara já no início de 2020 e algum sinal de apoio no próprio STF. A bagunça do COVID que arruinou os planos do Guedes. Se o biruliro conseguisse se reeleger, era só pepino na bunda e concurso pra PM
No Brasil falta funcionários públicos, um presidente não pode acabar ou diminuir cargos públicos, isso vai contra a constituição.
Concurso é a única "meritocracia" que existe no brasil
Concurso ainda é a melhor opção desse país e corre o risco de ser extinto, já que a maioria deles está migrando do Ensino Médio e Técnico para o pleno Superior.
O cara fala de funcionalismo público mas não entra na questão da denominação. Existem vários tipos de funcionários públicos! Hoje, no Brasil, o funcionalismo público que só gera prejuízo são os da classe política. 60mil vereadores, ganhando em média 7 ou 8 mil reais, cada um com 10 assessores, também ganhando uma média de 7mil mensais. Gastos de verbas de gabinete, auxílio terno, combustível. E no final só vão p câmara votar o próprio salário. Faz a conta e verá que os agentes políticos que gastam e não retornam nada!
Sou concursado e afirmo: aqui tem um monte de gente comum e esforçada, ponto final. Trabalho no TJ São Paulo e até o momento não conheci nenhum gênio. É um bando de gente comum, com bastante força de vontade. Esse papo de "concurso não é pra todo mundo" é meio furado. A não ser que você seja REALMENTE BURRO, está ao seu alcance sim. É só ter um método de estudo adequado e ter MUITO saco pra ficar sentado lendo por algumas horas diárias. Não mata ninguém não
Poucas vezes vi o Édson tão desinformado sobre um tema.
No setor privado tem mérito? Hahahahahhaha
Quantas pessoas não passam anos entregando um baita trabalho, mas quando surge uma vaga quem é indicado é um outsider querido dos chefes?
O que o cara do vídeo responde é que alguns RIQUINHOS começaram a dizer que concurso fecha a porta da riqueza por vc fica estabilizado... Mas não tem nada a ver
Depende da pessoa querer empreender ou não
Nem todo mundo tem ambição de ficar rico, muitos só querem ter um bom salário e qualidade de vida. Mas na narrativa desses coaches todo mundo precisa empreender e ficar milionário, como se isso fosse possível.
@@Daniel-xp8ct Eu entendo amigo! Só tô explicando a situação! Por que esses caras enchem o saco
@@Daniel-xp8ct Né isso kkkk
Concordo plenamente, e vou além, é muito mais fácil empreender sendo servidor público, na clt é impossível, nem tempo pra viver você tem, quanto mais empreender, e começar do zero sem crédito eé muito difícil
@@Pulica007 Só consegui empreender depois que passei
Sem sombra de dúvidas, o concurso público é a única porta de salvação para alguém que não tem experiência e quer viver com dignidade nesse país. Por exemplo; um funcionário do Banco do Brasil, com nível médio de escolaridade, ganhou em média 5 mil reais mais benefícios para trabalhar 6 horas por dias de segunda a sexta, além de PRL e outras vantagens.
Cargo público não é tudo igual, não dá pra generalizar. Um concursado de nível médio de prefeitura não trabalha igual um concursado federal do judiciário, por exemplo. Há deficiências, mas hoje em dia, ainda é o melhor caminho para o pobre com acesso ao estudo de ascender socialmente.
E um adendo: há várias carreiras com possibilidade de crescimento no próprio órgão, não é sempre “parado” como todos imaginam. Mas entendo a perspectiva do senso comum.
Nada é pra todo mundo. Empreender não é pra todo mundo, ser líder não é pra todo mundo, ser concursado não é pra todo mundo
Com todo respeito, esse raciocínio de funcionário público não poder reclamar carga tributária não poderia estar mais errado e é totalmente fundamentado em espantalhos, muitos vindos de uma ala neoliberal que tanto você critica. Inicialmente é bom salientar que o Brasil tem menos funcionários públicos até mesmo que os EUA. Segundo, a critica a carga tributária bradileira feita com embasamento está concentrada não no percentual de imposto, mas justamente no sistema tributário regressivo que se construiu aqui, bem como ao direcionamento desses recursos, a falta de retorno , sendo importante lembrar que o Brasil não esta sequer entre os 20 países com maior carga tributária. Terceiro, os custos estatais com funcionalismo público e investimento público são menores que os gastos com dívida pública para com bancos privados e benefícios dados a setores que pouco contribuem com PIB. No mais, recomendo que estude mais o tema antes ee simplesmente repetir certos sensos comuns. Um abraço e fica bem.
Não dá pra se comparar com os Estados Unidos até pq em matéria de PIB eles produzem muito mais do que nós, e o Brasil gasta 15% do seu PIB apenas com folha salarial ,para um país subdesenvolvido isso pesa bastante. Acredito que o problema esteja na elite do funcionalismo, principalmente no judiciário onde os salários não condizem com a função, e nem com o retorno para a sociedade
Meu ponto de comparação com EUA é que tanto em termos absolutos quanto relativos o setor público lá é maior que aqui, ainda que lá seja a terra do neoliberalismo. Mas o Brasil também tem um setor público menor que vizinhos da América, isso pra não falar em países que de fato se consolidaram pelo bem estar social. No mais, mesmo essa tal elite do funcionalismo público é uma exceção, sendo um custo ínfimo ao país, dado o baixíssimo investimento público. Mesmo sem considerar a mais-valia gerada pelos funcionários ainda se vê que é o custo relativo e absoluto deles é baixo. Um professor universitário que tem de estudar por décadas, ter mestrado, pós e etc ganhar 10-20k não me parece absurdo dado o retorno e nível de qualidade, o mesmo vale pra uma policial federal, juiz, auditor, procurador ou etc, que tem de lidar questões sensíveis e perigosas. Me incomoda prefeitura pagando abaixo do piso pra certos cargos, um monte de comissionados como cabide de emprego, discrepância de salário da polícia civil entre Estados, um deputado ter toda verba que tem, um latifundiário não pagar nenhum imposto sob exportação e ter uma série de benefícios fiscais que ele mesmo não precisa, falta de investimento em áreas básicas e no desenvolvimento industrial. o@@leonardofontes1716
Não quero ser rico, só quero ter tranquilidade. Financiar um carro ou uma casa, correndo risco de não conseguir pagar, deixa qualquer um sem dormir.
Tenho uma opinião diferente do Edson.
Não sou funcionário público, mas entendo aqueles que são e reclamam da máquina inchada estatal e do aumento de impostos.
Pode até parecer contraditório, se você fizer uma análise rasa sobre o assunto.
Não é por que o "João" é policial militar que ele concorda com muitos cargos públicos inúteis que só servem de cabide de emprego para angariar votos, fato é que o Brasil está com uma máquina pública desnecessária e inchada, tem cargos públicos que são cruciais para o estado e a vida das pessoas. É só lembrar da bagunça que foi o Espírito Santo após os PM's do estado entrar em greve.
"O salário do funcionário público vem de impostos, portanto o funcionário público não pode reclamar do aumento do mesmo."
Realmente acho um pensamento raso esse, o catador de lixo da prefeitura que está recebendo 2 mil reais vai pagar impostos? Sim ele vai! Caso os impostos aumentem o salário dele necessariamente irá aumentar? não, ou seja, o catador de lixo vai se ferrar pagando mais impostos para não receber nada a mais e ele não pode reclamar de um aumento ridículo e desnecessário de impostos?...
Enfim, fica a reflexão que as coisas não são preto no branco.
Nós pagamos muitos impostos nem é pela quantidade de servidores publicos, e sim pela manata do governo em que um deputado ganhe 2 ou 3 vezes mais que um policial federal que estudou, tem diploma e ainda gera mais pra sociedade do que um deputado.
Eu sigo estudando pra concurso. Sinto que a aprovação está a porta.
Estive e estou na CLT, é brabo por exemplo, comecei um serviço, estava gostando. Pagava mais que meu último, cara, deu nem o período de experiência, total foi 23 dias. Me chutaram. Assim, sem mais nem menos.
Até perguntei pra moça do RH "houve reclamação, fiz algo de errado?"
Ela "não você trabalha direitinho, é só... coisas da empresa" ela disse. Muito antes de passar por isso eu já queria sair da CLT.
Estudo por um salário bom, escala 24x72.
Trabalhei 5 anos em uma empresa, quando um funcionario pediu demissão vieram e me falaram que seria necessário diminuir um pouco o salário para conseguir fechar as contas, e fomos presenteados com mais serviço, depois disso um concurso nao pode ser ruim.
Sou servidor público há 14 anos. Não concordo com a afirmação de haver conflito de interesse entre a redução dos impostos e o fato de ser servidor. A questão não é extinguir o Estado, mas torná-lo eficiente, aparar as arestas e fazer mais com menos. Desde criança, sempre gostei de inovação. Já criei diversas automações e agora estou criando fluxos de trabalho inteiramente conduzidos por IA, sem intervenção humana. Sou Diretor e poderia fazer como outros gestores com "alta" demanda de trabalho: simplesmente socar mais funcionários públicos no setor. Mas, ao contrário disso, eu tenho orgulho de cada ganho de eficiência. Infelizmente, no serviço público há sempre um que faz o trabalho de dez, e dez que não fazem o trabalho de um. É contra isso que luto.
O principal dos concursos é garantia do emprego, tem a parte do dinheiro, mas pra quem ta nessa com certeza a pessoa não vai pra um concurso menor do que o de nivel médio que ganha por volta dos 4k e falando a real é melhor do que muita gente ganha em muito lugar fora de sp, e no mercado de trabalho a dificuldade de subir de cargo é a mesma de entrar no emprego, fora que a pessoa vai encarar gente chata nos dois.
salve Ed, estou pensando seriamente em viver como concursado, trabalhar em iniciativa privada é escravidão com papel assinado. É ruim? qualquer trabalho no bostil é ruim, mas dá pra empurrar com a barriga na realidade medíocre da Terra Tupiniquim
Não é ruim, faça concurso.
Faça concursos, isso de alguém que já trabalhou muito no varejo
Cara, discordo do teu pensamento de que funcionário público não pode reclamar de imposto, tendo em vista que qualquer funcionário público, é antes de tudo, cidadão, paga tantos impostos quanto quem não é funcionário, e por vezes até mais. Tenho 13 anos de Brigada Militar e 05 anos de Bombeiro Militar, pago um absurdo de previdência, plano de saúde, que por vezes não se consegue consultas, imposto sobre a renda, ajudo a movimentar o comércio, tenho 02 carros e casa com impostos pagos anualmente. Faço concurso interno para ascensão na carreira, e me aposentarei daqui 14 anos. Por ter trabalhado na carreira policial, até hoje tenho que frequentar audiências, nos horários de folga, trabalhei muitas madrugadas acordado, finais de ano, feriados, ninguém disse que seria fácil. Concurso público é um caminho, para as pessoas que não tiveram tantas oportunidades na vida.
O problema não é a carga tributária, o problema é que os impostos não tem retorno
Eu te entendo. Fui Escrivã de Polícia por onze anos e depois acabei migrando pra outra área. Anos depois eu ainda era intimada pela corregedoria pra apresentar guias antigas de depósitos judiciais que haviam se perdido durante o processo. Da última vez que isso ocorreu, eu já morava no Paraná e me pediram uma guia de 8 anos antes, que estava e está até hoje guardada em SP na casa dos meus pais. Valor: cerca de 82 reais. Minha mãe não soube procurar a bendita cópia da guia de depósito e eu acabei pagando do meu bolso, pois não compensaria a viagem. Oito meses depois, fui visitar meus pais e encontrei lá nos meus documentos a tal da cópia que comprovava que eu havia feito o depósito corretamente. Até porque nunca vi um escrivão que fosse d0id.o ao ponto de se apropriar de valores apreendidos em inquérito, auto de exibição e apreensão constando nos autos.🙄🙄🙄🙄
O que a grande maioria não comenta sobre ser funcionário público que ganha bem: é MUITO difícil conseguir esse emprego. Para ser um servidor q ganha 'bem', vc tem q estudar por horas e com constancia. Imagina vc, q critica o 'servidor' e não o sistema como um todo, estudar 3 hrs por noite (depois de chegar cansado do trabalho, fazer a janta e por os filhos pra dormir) durante 1 ou 2 anos diretos.
Opa, um assunto que eu manjo. Fiz mais de 30 concursos, trabalhei em 7 órgãos diferentes e sou servidor público desde 2015.
Como o Ed falou, depende do cargo, tem alguns que eu trabalhei bastante, e outros que eu literalmente só ia pra almoçar. Mas o que todos tem em comum, é que não tem comparação com o setor privado. Trabalhar no máximo 8h por dia de segunda a sexta e emendando feriados.
A estabilidade te permite planejar a vida a longo prazo, dá pra financiar uma casa, pegar um consignado com taxas melhores, caso precise.
E não corre o risco de acontecer como na Argentina, justamente por causa da estabilidade. Os concursados estatutários depois de 3 anos se tornam estáveis, e estão blindados da pressão política.
Pontos negativos:
vc pode ter 20 anos de experiência no cargo, mas o seu chefe sempre vai ser um indicado político que não manja nada.
e como o Ed falou, se vc trabalhar ou se encostar, o salário no fim do mês é igual, então isso frustra mta gente.
Minha meta mesmo é sair da loucura do varejo, eu não tenho condição de viver um mês 100% no lucro e outro mês -100% de prejuízo, tá doido isso mata qualquer um.
Não tem comparação, melhor saber que vai ter o salário no fim do mês do que ver colega sendo promovido pq "fez um trabalho melhor" sendo que na verdade é apenas questão de agradar as pessoas certas. No concurso vc sabe que está lá pq fez por merecer, muito diferente da iniciativa privada...
@@isaque.santos Iniciativa privada é 100% network, e quando eu via as pessoas eram panelinhas e pessoas falsas, odeio isso, não que concurso não tenha, mas é diferente, você é capaz de de entrar!
O Brasil nao tem tantos funcionários públicos como muitos dizem ser o problema, na vdd tem muito menos do q EUA e paises europeus. O problema nao são os servidores "normais" em si (municipais, estaduais e federais) - aliás, o rapaz do vídeo é técnico judiciário de tribunal federal. O real problema são as pensões militares (viúvas de general ganhando 30k/mes há muitos anos e vão continuar recebendo) e os super salários de juízes e desembargadores (80k-100k/mês/), isso sim pesa para a máquina pública. Aí vem um monte de gente desinformada achando q o problema do Brasil é o carinha q passa num concurso estadual pra ganhar 5k, mal sabendo q existem milhares de viúvas/filhos recebendo pensões q passam os 20k líquido, e ainda tem 13°
as pragas que atendem mal no serviço público tem nome: comissionados ou gente que entra pelas portas do fundo, sem compromisso com o estatuto. Isso deveria ser terminantemente proibido. Concursados seguem estatuto, do contrário, são exonerados. Por isso são mais responsáveis do que essa gente que apenas passa pelo setor público. Diga não aos comissionados e terceiros indicados que estão dentro do setor público. O lugar dessa gente é na iniciativa privada.
Hj eu tenho apartamento, carro e viajo nas férias e tudo foi graças ao serviço público. Não sou rico mas tenho uma vida confortável. Não sonego, pago 2.000 de imposto de renda todo mês, e o principal não preciso puxar saco e chefe pra manter meu emprego.
Experimentar servi + de 200 milhões de pessoas com demanadas diferentes, o estado existe porque o setor privado não da conta.