Eu cresci na região periférica portuária de Santos. Na década de 1990, antes da existência do PCC, as "áreas" (comunidades de periferia) rivalizavam entre si e também concomitantemente contra a polícia. Na fase das gangues dos blocos do Lado A e Lado B o ganguismo na Baixada Santista perdeu mais integrantes periculosos do que em dias atuais, em minha opinião de vivência, devido a antigamente haver intensa disputa pela afirmação territorial polarizada pelas gangues dos blocos A e B. Ou seja, se tu fosse do Lado A tu tinha áreas aliadas do Lado A e automaticamente os rivais do Lado B, reciprocamente. A guerra das gangues foi o primeiro derramamento de sangue na Baixada. Quando o PCC ocupou os presídios de SP afirmando sua força transmitida em rede nacional no início dos anos 2000 e posteriormente fechando o Estado em Maio de 2006, houve o segundo derramamento de sangue entre as periferias ja assimiladas pelo crime unificado contra a polícia representante do Estado/Sistema. A terceira guerra da Baixada Santista foi mais velada pela grande sociedade e só veio a tona pela morte de alguns Mc's de Funk apologético como Duda do Marapé e Felipe Boladão, dentre outros. Porém o que se falou nas áreas na época é que os ninjas da polícia assassinaram muitas pessoas anônimas, desconhecidas da sociedade em geral, e isso configurou uma espécie de extermínio policial. Por mais estranho e romantizador que pareça o crime organizado foi responsável por unificar as áreas periféricas da Baixada Santista, trazendo certa paz entre as mesmas. Na matéria da BBC a socióloga Camilla trata com perspicácia o ponto de que o assassinato do agente da ROTA foi antes um caso de assassinato isolado de um agente do Estado do que algo programado pelo crime dado que as consequências comerciais são péssimas para o varejo do pó, que tem mercado consumidor local e turístico (sic).
Irmão, vc esta falando muita besteira, aqui não tem conflito de facção não, é só o PCC mesmo que domina, também não tem essa melícia que vc falou, graças a Deus!
Total apoio a qualquer operação policial contra o crime, seja ele organizado ou não. Quero viver em um país mais seguro. Também que seja investigada e punida nas formas da lei qualquer abuso policial. É mt fácil criticar essas operações se a sede de sua empresa está em Londres.
É muito fácil apoiar esse tipo de operação quando não se é trabalhador, quando não se mora nas comunidades alvo destas operações, quando não teve nenhum parente inocente morto. E quanto ao cidadão que comentou acima, chega de fake news cara! Procure investigar suas fontes de informação - se é que seu comentário é honesto. Sabemos de onde vêm a droga que alimenta o poder das facções, é na fronteira que as operações têm que acontecer, não nas comunidades, que já são vítimas das facções e agora se tornando vítimas do Estado também por meio da polícia militar. É um absurdo tornar aceitável o Estado realizar ações de vingança (porque é disto que se trata, não estão combatendo crime nenhum - estão é cometendo, isso sim, e vários e de vários tipos), usando esse clima de revanchismo pra oprimir ainda mais a população. É o cúmulo da degenerescência do ser humano. Mas o que esperar de um empresário, né?
@@CarlosSantos-RCCA própria jornalista disse, para eles não interessa uma guerra contra o estado.. ou seja, se é ruim para o PCC é bom para o povo!! Agora você acha que é bom o estado deixar os caras tomarem conta, matar policiais e o estado não fazer nada? Você só pode estar de brincadeira, tem que ir pra cima e ir p cima tbm da Cracolândia!Construir um presidio tipo alcatraz ou de el salvador, obrigar os presos a trabalhar, cometeu crime não tem regalias!
@@CarlosSantos-RCC sempre a favor de bandido né. Qual a solução? Acabar com as operações da polícia? Como se enfrenta bandido com fuzil q sim está nas favelas? N se chega estado com escola ou melhorias onde o crime organizado reina. A vdd é q tu n fala um A contra criminoso. Eu tive parentes e amigos mortos por bandido, e nunca vou defender esses merd4s. Mostra aqui a prova de que eram inocentes.
@@Leonardo_Bvocês são loucos... generalizam, atacam e são agressivos. Defendem as "vítimas da sociedade" e jogam na fogueira todos aqueles que lutam contra a criminalidade...
El Salvador resolveu o problema da criminalidade no país. A taxa de homicídios caiu de 70/100000 para 7/100000 em coisa de um ano. O país está há 437 dias sem homicídios. Mas porque combateu o crime organizado com rigor. Enquanto isso, no Brasil, vivemos em um garantismo monocular.
Não creio que se trate de retratar os policiais como vilões. A crítica e o fato de que a polícia não pode agir da mesma forma que as organizações criminosas. O PCC opera como uma empresa do crime, buscando lucros como qualquer outra organização empresarial. mais são criminosos, eles estão dispostos a empregar diversas táticas para atingir esse objetivo. No entanto, as forças de segurança pública não podem agir da mesma maneira. Elas têm que seguir as regras e princípios éticos, mantendo a segurança e a ordem sem usar métodos como os das organizações criminosas. Em uma guerra, é a população inocente que acaba sofrendo as maiores perdas.
Há décadas já se sabe que o crime organizado não existe sem relações com a corrupção da polícia e dos governos estaduais, mas o ingênuo segue acreditando que o erro é da imprensa ao apontar tal situação. Longa é a estrada...
É impressionante como relativizam o crime. Equilíbrio de forças é naturalizar a estrutura do crime e compará-la as forças de segurança. O problema é que o estado brasileiro perde a cada dia sua capacidade de gerência do país. As instituições cada vez mais falidas e desacreditadas. Olhar para o cenário políticos então é desesperançoso. Parlamento, judiciário e executivo sem exceção atrapalham o desenvolvimento do país. É preciso reformar toda a república.
Concordo, em quanto a população se dispersa com lula x Bolsonaro, operação policial, Larissa Manoela, o resto do poder publico corrupto se esbanja em mais poder
Sou favorável que a polícia atue com o maior rigor possível mas sem excessos. Bandido não pode ter vez. O espaço público é para ser usado por cidadãos de bem.
@@mmajorsantos7136 como se prova se os policiais não usam cameras? É engraçado q vcs querem provas, mas eles não tem provas que os 16 que morreram eram criminosos, e ja sairam atirando.
@@joaovitorgleite eu não tenho que provar que os policiais estavam certos, vocês que defendem o bandido que deve provar que os policiais estavam errados. " tendo em vista que ostentam a presunção de veracidade até que haja prova em contrário, o que não ocorreu nos presentes autos"
Essa especialista relativiza a ação policial (na verdade, foi uma reação) ao chamar a resposta do estado às agressões do crime organizado como JUSTIÇAMENTOS. Na verdade o crime perdeu o medo que deveria ter da justiça quando esta passou a ser continuamente aliviada para os criminosos. Hoje no Brasil o crime compensa, e muito.
Essa especialista está mais para advogada do PCC... é no mínimo curioso ela ver ela tentando tirar uam eventual responsabilidade do PCC na morte do policial
Mas convenhamos que os bandas podres estão em maior quantidade. Biqueira não são foodtruck. Estão em locais fixos. E a polícia sabe onde estão. Quem são os líderes. Que geralmente pagam os próprios policiais. Então estão apenas colhendo as consequências.
Absolutamente todos estes "especialistas" estão contra a mão forte do Estado contra criminosos. E a própria BBC é cúmplice disso, pois apenas aponta o lado negativo, nunca o positivo. Fizeram o mesmo em reportagens sobre o combate à criminalidade em El Salvador, com o presidente Bukele. Passam 98% do tempo criticando aqueles que combatem o crime (dando destaque enorme a estes "especialistas de direitos humanos") e colocando trilha sonora dramática para dar ar negativo. Nunca vi uma reportagem apontando o lado positivo das operações. São claramente tendenciosos.
Hj os policiais podem até estar matando criminosos (e inocentes no meio). Mas a milícia começa assim. Matam os "bandidos", depois matam quem se coloca no seu caminho, com a desculpa que estão matando bandido. E a população aplaudindo, até ser ela própria a sofrer com isso.
Enquanto tratarem criminosos como pessoas o crime vai continuar. Realmente n adianta operações ofensivas pontuais ainda mais com parte do estado indo contra. O crime organizado NUNCA vai ser combatido sem uma ação violenta a altura do governo.
Não existe efetivo de policiais o suficiente para retomar o controle do território. Vide pacificação no Rio. Tava funcionando até bater no limite de efetivo. E ainda faltava entrar na grande maioria das favelas. Vai ser difícil eliminar completamente o controle territorial, que é o principal. Agora, não pode deixar expandir também.
@@Guizambaldifalta de dinheiro é problema no Rio de Janeiro, São Paulo tem dinheiro de sobra, só contratar mais policiais, análise depois o fluxo de impostos de São Paulo para Brasília de quando vai e quando retorna. Vai mudar muito a perspectiva
Ainda bem que depois de 40 anos de ações violentas em favelas, o Rio de Janeiro finalmente virou uma cidade segura, tranquila e a guerra contra as drogas finalmente foi vencida. Até a Suíça sente inveja.
@@pedronardes- o Rio de Janeiro nunca teve uma ofensiva duradoura e numerosa contra o crime. Fora q a polícia é toda infectada pelo crime organizado. Em el salvador 1 policial foi morto e no msm dia 5 mil soldados foram na cidadezinha atrás dos mandantes, assassinos e toda rede criminosa. A europa liquidou a violência e radicalismo nazismo com mais violência e repressão e deu certo. Nova york controlou o tráfico de drogas com a política de tolerância 0 fortemente repressiva. É óbvio q oportunidade de vida digna e estudo é a raiz da questão. Mas é necessário uma medida a curto prazo.
Nunca pensei que veria minha região com matéria no BBC. Antes de toda essa situação no Guarujá , não ouvia muito sobre PCC ou grandes confrontos policiais, mesmo acompanhando as mídias locais, e olha que moro a vida toda aqui, talvez por não conhecer a realidade de outras regiões que são mais propensas a isso.
Mas eles tiveram sempre presentes, na área continental, Cubatão etc… não há nada de novo… lembro até em 2005 acho quando eles pararam os transportes todos de Cubatão e fecharam tudo… foram várias as vezes que fizeram isso, Santos era o que sofria menos acho
Não são desconexos, é proposital e eles têm um lado. Fizeram o mesmo em reportagens sobre o combate às gangues em El Salvador com o presidente Bukele, que é aprovado por 80% da população. Passam 98% do tempo criticando a mão forte do Estado; entrevistam "especialistas em segurança pública e em direitos humanos" e pra fechar com chave de ouro, colocam trilhas sonoras dramáticas, para dar um ar negativo.
Pra mim essa especialista falou muita verdade PCC e organizado aqui não e Rio ngm quer confronto, confronto e perda de dinheiro, e só ver as reportagens que nota que a polícia não matou nenhum peixe grande matou só noia e ex presidiário tá gerando uma pausa nos pequenos crimes mais quando a operação acaba e a mídia esquecer tudo volta ao "normal" resumindo mudou nada e quem sofre e a população seja na mão do crime ou do Estado
Apoia o governador e a polícia fazer de São Paulo um novo Rio de Janeiro? A PM do RJ por acaso conseguiu controlar o crime? Tu já foi em algum território do RJ controlado pelas milícias (policiais, ex-policiais, simpatizantes da polícia)? Sabe a quantidade enorme de crimes cometidos contra a população nestes territórios (muito maior do que nos territórios controlados pelas facções - CV, ADA, TCP...)?
Hahaha o crime em SP está ficando parecido com o do Rio, milícias, policiais e traficantes em guera. Como a droga chega no porto? Óbvio que tem pessoas do estado envolvidas ou seja milícias.
Moro a pouco mais de um ano em Santos e quando cheguei já vi que tinham muitas coisas erradas acontecendo na região e principalmente o fato de que todos sabiam aonde cada integrante da facção se encontrava e como cada coisa funcionava de uma forma específica... ou seja, rolava todo esse comando do crime porque deixavam e não porque o sistema de "inteligência" não sabia dos pormenores. Então falar em combater com inteligência/investigação não passa de narrativa para amenizar o enfrentamento ao crime organizado!!
As autoridades e a sociedade civil precisam enfrentar essas facções com o máximo rigor. Não é possível um país como o Brasil, ter números tão alarmantes dos mais diversos crimes. E boa parte deles estão diretamente ligados a o crime organizado. Situação extremamente complicada e complexa!!!
Não adianta lutar contra o crime organizado se a policia não tem equipamentos de qualidade, viaturas de ronda blindadas, armamentos de grosso calibre, além de estratégias, fazer uma operação e depois deixar de lado só faz manter o ciclo do crime, é necessário realmente inteligência, não só na segurança pública, mas um investimento pesado em urbanização e educação na área pra evitar que crianças e jovens vão para esse caminho do crime.
É o básico que se espera de uma segurança pública de qualudade de qualquer pais "normal" más isso para os parâmetros Brasil... ainda esta muito distante!!!
Nada adianta se os governantes não tiverem interesse em desmantelar as operações. A Inteligência do Brasil tem capacidade suficiente de descobrir as rotas de tráfico e não desmontam pq quem ta encima na hierarquia impede. Existem muitos políticos interessaos e até patrocinados pelo crime e não só aqui como em vários países
Senhor Jesus tenha misericórdia da baixada santista e das famílias que estão alí. Obrigada Jesus por todo o cuidado com seus filhos que estão alí e abençoe as autoridades envolvidas em resolver a criminalidade na BS.
Se o crime organizado nao for brecado logo,ele vai criará mais força e terá o poder de debater questoes com o governo que não forem de interesses da facção. Como no caso as farc na Colômbia que defendem o pobre agricultur, mas seus recursos vem do tráfico e sequestros.
um aviso para os cidadäos de bem, nem todo mundo que mora na favela é bandid0, tem faxineira, porteiro, entregador de aplicativo, babá, trabalhadores e esses não merecem morrer como efeito colateral
da mesma forma que gente honesta na favela não merece morrer pro tribunal do crime do pcc, não merece ver suas crianças sendo aliciadas pro tráfico de drogas e famílias sendo desfeitas por conta do vício
Filho, entenda. Estamos numa guerra civil e social no Brasil há décadas e quem está no meio do tiroteio é o povo. A maioria vítimas e inocentes pq nesse povo também está a demanda por drogas.
Total apoio aos policiai, aqui no Rio grande do Norte, se você for assaltado tem que falar com as facções pra recuperar seu bem isso beira a extinção do controle do estado diante de meliantes, Brasil ta virando uma Colômbia.
Não se mata um policial da Rota à toa. O secretário de segurança pública é ex Rota e um sniper do tráfico não é um criminoso qualquer. Há um delicado equilíbrio de poder na relação entre policia e bandido. Esse papo de guerra ao tráfico ou ao crime como um todo é bravata da mídia, dos políticos e de moralistas. A realidade é simples.
É uma pena que os governantes não levam a sério a segurança no Brasil, não pensam de maneira sistêmica, com investimento em inteligência, para as operações serem mais precisas, e programas sociais para evitar que mais jovens caiam nesse caminho. Se o Brasil não tivesse esse problema de segurança, mesmo com outros problemas, seria o melhor lugar pra morar do mundo.
Verdade, o Brasil é bon, o que estraga é a democracia, até o exercito ta fornecendo armas pra eles, sou a favor de uma intervencao Norte Americana ou da Europa
ta certo sim, enfrentar o crime como se fosse Guerra é sempre a melhor opção, podemos ver vários exemplos aí no mundo né ??? 🤡 É cada asno, não à toa que o país só piora.
"O estado de São Paulo não terá nenhuma região tomada pela criminalidade". Oxi, e a secretaria de educação, sr Governador?! Não tinha um senhor querendo fazer compras ilegais de produtos da sua empresa com dinheiro publico? As pessoas são seletivas demais quando falam em combater a criminalidade, esquece que tem bandido em bairro de luxo.
@@pauloneves1116 é, pq vc tem sua visão simplista que não tem bandido em condominio de luxo, só em favela. Crime é crime. Vcs defendem que bandido bom é bandido morto, mas só se esse bandido for preto e pobre. Quero ver vcs defenderem essas leis duras pra crime de colarinho branco.
E como sempre a crítica vem de quem nunca colocou o coturno no pé pra fazer uma operação, ou seja, falar da cadeira giratória no escritório e ar condicionado é fácil.
Eu não te conheço, mas eu apostaria uma grana com você que, até o final do mandato desse cara, nada será feito em relação ao centro de São Paulo - que está dominando por viciados, ladrões e traficantes. Deixa de ser iludido e acreditar em político, bicho. Pra falar sobre a Cracolândia: a única maneira de acabar com ela e com os viciados espalhados pela cidade seria internação compulsória. Os viciados estão tão em outra dimensão e tão irrecuperáveis - majoritariamente falando -, que não aceitariam tratamento por vontade própria, ou seja, haveria muito conflito. A mídia iria pintar ele de vilão, caso alguma medida fosse feita por ele nesse sentido. Ele, como todo político, está preocupado, acima de tudo, com a opinião pública e a reeleição. Política no brasil é negócio, amiguinho. Acorda.
Exatamente, sem noção da realidade paulista esse governador, uma situação que estruturou em decadas ele acha que frases de efeito vão mudar algo, com essas "operações" ineficazes.
Na verdade consegue sim. É como a moça disse, o problema é que é uma operação ofensiva e não duradoura, ou seja o Estado não faz presença em tais regiões, e o crime organizado ocupa esse vácuo de poder social e econômico que o estado deixa. A polícia chega, faz as operações e vai embora... Isso não é acabar com o crime organizado é enxugar gelo.
nosso código penal está em vigor desde 1 de janeiro de 1942, sendo que este criado em 1940 serviu de exemplo pra muitos países do mundo, incluindo países europeus. Ademais, entendo a sensação de que nossa realidade é a pior possível, é natural o sentimento de que o judiciário o legislativo e executivo são incompetentes. entretanto, quando se estuda a fundo outras realidade é notório a perspectiva de que não somos perfeitos longe disso, porém ainda estamos a frente de muitos e em uma analise breve a cerca dos últimos 130 anos de republica é possivel perceber que estamos em um dos melhores momentos. @Locutozim @gabrielcastro6217
Grande especialista essa Camilla Nunes Dias viu, acompanho ela a muito tempos diversos livros publicados baseados em grandes vivências com relação a segurança pública.
No final do vídeo, vocês trataram como um fato que a polícia executou os bandidos. Quem disse que foi execução? Os laudos periciais mesmo apontaram que não foi o caso. Por que esse interesse em manipular as informações pra acusar a policia?
Gostaria de ouvir dessa especialista quais são os dados que ela tem para dizer que essa ação foi uma simples matança. Ela estava lá na operação policial? Ela tem todos os detalhes do ocorrido? Ela sabe se houve alguma reação por parte desses das pessoas mortas ? Antes de fazerem esses tipos de afirmações deveriam mostrar fatos, pois do contrário não passam de suposições a favor do crime.
Uma coisa que eu jamais vou entender é a conivência com o crime que as pessoas tanto desejam, o que elas chamam de "paz". Na minha concepção a mera existência de um grupo criminoso q detém armas de guerra e que promove tráfico de drogras é algo completamente abominável, inclusive é abominável perante a própria constituição.
Com terroristas ou bandidos não se negoceia. Ela mesmo admitiu que em 2006 a guerra da polícia contra o crime foi um sucesso e que essas operações funcionam. Que tara é essa defender bandido. Até falava da organização criminosa como fosse uma organização ou empresa. Surreal…
Como assim o crime organizado tem os mesmo direitos dos policiais ? O estado tem que mostrar sua força para inibir o crime , querem que a polícia suba o morro com um buquê de rosas ???
Parabéns a polícia pela ação na baixada santista. Rigor máximo contra bandido. Sejam implacáveis. A população que não tem interesses políticos está c vcs.
Pensei que veria uma matéria jornalística, acabei assistindo 7 minutos de um manifesto de apoio ao PCC. Foi essa complacência toda que nos trouxe até aqui.
Não acredito que exista uma separação de verdadeiro e falso criminoso, todos descumprem a lei, por propósitos diferentes. Assim como dito no vídeo, o crime de São Paulo e o estado buscam um equilíbrio entre si. Podemos usar a Cracolândia de exemplo. Ela é movida de região em região, e por onde ela passa, ocorre uma desvalorização dos imóveis, e curiosamente o leioamento dos mesmos tempos depois. Ou seja, o crime fatura com a venda de droga, e o estado se beneficia da lavagem de dinheiro que é feita com esses imóveis. O crime e o estado corrupto trabalham juntos.
É só legalizar as drogas, basta fazer isso. Deixa o cara comprar o pó dele na farmácia. E usa o dinheiro do imposto para fazer escola e hospital de qualidade na periferia. E também pagar psicólogo e faculdade para a policia. Pronto. Acabou a guerra que nunca acaba.
Quando ouço alguém falando que a polícia, ao neutralizar alguém que está atirando em sua direção, foi uma "execução" , isso coloca em xeque toda a credibilidade do profissional e a inteligência da pessoa por traz do texto. O crime organizado é um sistema complexo e nocivo, que não será combatido apenas com medidas socioeducativas e de fiscalização, depende em grande parte sim de operações para inibir , ao menos, o narco terrorismo nacional!
Defendeu bandido sim, ela quer colocar no mesmo patamar a ação policial(trabalhadores) e o PCC ( criminosos). Ela acha que se combate violência com o que, a Ucrânia esta doida pra saber essa informação tbm, quem sabe ela não acaba até com uma guerra. Ou ela é má intencionada ou é mto inocente, a polícia tem que mostrar força mesmo, se a polícia abaixa agora, o PCC vai escalar cada vez mais. A Rússia começou com a fraqueza dos EUA, começou com exercício militar, depois deslocou a tropa para fronteira, e foi indo, ninguém fez nd, e começou a guerra, se vc não manda um recado, é isso que acontece, vamos sair do mundo acadêmico e ir pra rua
Nunca mais pretendo voltar ao litoral de SP. Fui assaltada em cima do passeio em Santos por um ciclista e só ficaram as marcas horríveis desse assalto. Até quando????
Eu nascido em favela.. Todas as minhas experiências com a polícia, foram péssimas!! Respeito a opinião de todos. Mas na minha comunidade a polícia não é bem vinda.. Só trouxe morte ...
Só falta a BBC fazer uma matéria explicando como desmantelar o PCC. É complexo bicho, mas acho que o Tarcísio será o primeiro a botar um dedo na ferida. Mesmo que não acabe, é um começo.
É nojento o posicionamento de grande parte da mídia. Querer equivaler os bandidos com policiais. O que esses "especialistas" em segurança querem é que os policiais sejam assassinados e não exista nenhuma reação. A resposta tem que ser mostrar toda a força das polícias 💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪
O brasileiro trabalhador, coitado, não consegue ver a um palmo das fuças. Se guerra ao tráfico levasse à vitória, depois de mais de 40 anos que os governos desse mundo usam armamento militar pra combater traficantes, teríamos ganhado essa guerra há muito tempo. Ninguém reflete que se um muleque crescendo na favela tivesse chance de verdade de conseguir um bom emprego e viver honestamente melhorando a sua vida e a da sua família, você acha mesmo que ele preferiria viver de guerra, com uma expectativa de vida em média até os 24 anos? Brasileiro é muito alienado e cai no papo desses manipuladores como o Tarcísio. Esses governadores que falam em mais violência policial, na verdade querem manter o povo ignorante e amedrontado, sem educação de qualidade pra classe média ficar assustada e votar neles de novo. Quem mais se beneficia da violência são os políticos. Ano após ano um monte de imbecil é elegido com a promessa de que "com mão firme vai acabar com o crime". Crime se acaba com o estado fazendo o seu papel e provendo a população com serviços de qualidade: saúde, educação, transporte e emprego. Não tem muleque que vai preferir correr o risco de morrer se puder fazer uma faculdade e arranjar um emprego.
A galera aqui no Brasil e muito sem noção alguns fica idolatrando políticos o povo não cobra so passa pano tem coragem de chamar políticos de amigo lindo salvador é muita loucura, logo eles que são pagos e muito bem pagos...
O Tarcísio é só bravata , qr apostar como q ele não vai resolver o problema? Falar q bandido tem q ser morto e falar pra polícia matar todo mundo pela frente isso qualquer um faz . Cadê a estratégia? Cadê a atuação em mais frentes além da policial ? Muita fala pra agradar com a população como "tem q matar bandido" mas pouca eficiência da parte do Tarcísio
Só gostaria de saber como foi mostrado que o crime está com armamento pesado como fuzis etc,como a polícia vai entrar prender e sair sem disparar um tiro,com o poderio bélico,acha que se entregariam?devem pedir pro dino explicar como fez para entrar e sair sem problemas ,para ajudar a polícia. Os federais também levaram bsla.
Infelizmente a matéria foi mais favorável ao crime organizado, destacando a estabilidade do narcotráfico. É isso que vocês querem? Não se pode combater o crime sem que haja prejuízo para os criminosos.
EU acho esquisito esse argumento que isenta a responsabilidade criminal do próprio crime e em análise coloca a ação policial em pé de igualdade crime e polícia...
Alguém, por favor, avise ao PCC que a nobre "especialista" disse que eles não têm o DIREITO de praticar violência e "justiçamento". Desde quando facção criminosa deve ter direito a qualquer coisa?!
Eu cresci na região periférica portuária de Santos. Na década de 1990, antes da existência do PCC, as "áreas" (comunidades de periferia) rivalizavam entre si e também concomitantemente contra a polícia. Na fase das gangues dos blocos do Lado A e Lado B o ganguismo na Baixada Santista perdeu mais integrantes periculosos do que em dias atuais, em minha opinião de vivência, devido a antigamente haver intensa disputa pela afirmação territorial polarizada pelas gangues dos blocos A e B. Ou seja, se tu fosse do Lado A tu tinha áreas aliadas do Lado A e automaticamente os rivais do Lado B, reciprocamente. A guerra das gangues foi o primeiro derramamento de sangue na Baixada.
Quando o PCC ocupou os presídios de SP afirmando sua força transmitida em rede nacional no início dos anos 2000 e posteriormente fechando o Estado em Maio de 2006, houve o segundo derramamento de sangue entre as periferias ja assimiladas pelo crime unificado contra a polícia representante do Estado/Sistema.
A terceira guerra da Baixada Santista foi mais velada pela grande sociedade e só veio a tona pela morte de alguns Mc's de Funk apologético como Duda do Marapé e Felipe Boladão, dentre outros. Porém o que se falou nas áreas na época é que os ninjas da polícia assassinaram muitas pessoas anônimas, desconhecidas da sociedade em geral, e isso configurou uma espécie de extermínio policial.
Por mais estranho e romantizador que pareça o crime organizado foi responsável por unificar as áreas periféricas da Baixada Santista, trazendo certa paz entre as mesmas.
Na matéria da BBC a socióloga Camilla trata com perspicácia o ponto de que o assassinato do agente da ROTA foi antes um caso de assassinato isolado de um agente do Estado do que algo programado pelo crime dado que as consequências comerciais são péssimas para o varejo do pó, que tem mercado consumidor local e turístico (sic).
falou tudo! :)
Corretíssimo 🤝
Aulas!
Baixada santista já teve muito confronto por território entre PCC e CV
@@La_chico013sempre quis saber como o CV veio pra baixada santista nos ano 2000
Foi meu aluno, que orgulho, bjs Felipe.
Irmão, vc esta falando muita besteira, aqui não tem conflito de facção não, é só o PCC mesmo que domina, também não tem essa melícia que vc falou, graças a Deus!
Camilla tbm acho que esse mlk que atirou meteu o loko
Total apoio a qualquer operação policial contra o crime, seja ele organizado ou não. Quero viver em um país mais seguro. Também que seja investigada e punida nas formas da lei qualquer abuso policial. É mt fácil criticar essas operações se a sede de sua empresa está em Londres.
Não se desmancha crime organizado bancando o Rambo. Nunca funcionou, só gera mais violência.
Pois é, e é só olhar os mortos na operação, só bandido de ficha extensa.
É muito fácil apoiar esse tipo de operação quando não se é trabalhador, quando não se mora nas comunidades alvo destas operações, quando não teve nenhum parente inocente morto. E quanto ao cidadão que comentou acima, chega de fake news cara! Procure investigar suas fontes de informação - se é que seu comentário é honesto.
Sabemos de onde vêm a droga que alimenta o poder das facções, é na fronteira que as operações têm que acontecer, não nas comunidades, que já são vítimas das facções e agora se tornando vítimas do Estado também por meio da polícia militar. É um absurdo tornar aceitável o Estado realizar ações de vingança (porque é disto que se trata, não estão combatendo crime nenhum - estão é cometendo, isso sim, e vários e de vários tipos), usando esse clima de revanchismo pra oprimir ainda mais a população. É o cúmulo da degenerescência do ser humano. Mas o que esperar de um empresário, né?
@@CarlosSantos-RCCA própria jornalista disse, para eles não interessa uma guerra contra o estado.. ou seja, se é ruim para o PCC é bom para o povo!! Agora você acha que é bom o estado deixar os caras tomarem conta, matar policiais e o estado não fazer nada? Você só pode estar de brincadeira, tem que ir pra cima e ir p cima tbm da Cracolândia!Construir um presidio tipo alcatraz ou de el salvador, obrigar os presos a trabalhar, cometeu crime não tem regalias!
@@CarlosSantos-RCC sempre a favor de bandido né. Qual a solução? Acabar com as operações da polícia? Como se enfrenta bandido com fuzil q sim está nas favelas? N se chega estado com escola ou melhorias onde o crime organizado reina. A vdd é q tu n fala um A contra criminoso. Eu tive parentes e amigos mortos por bandido, e nunca vou defender esses merd4s. Mostra aqui a prova de que eram inocentes.
"Especialistas" ouvidos. NENHUM policial, operador da segurança pública, foi ouvido.
Especialista = cliente de traficante
E vai ouvir psicopata pra que?
@@Leonardo_Bquem é psicopata?
@@Leonardo_B ui, ela contra a polícia
@@Leonardo_Bvocês são loucos... generalizam, atacam e são agressivos. Defendem as "vítimas da sociedade" e jogam na fogueira todos aqueles que lutam contra a criminalidade...
El Salvador resolveu o problema da criminalidade no país. A taxa de homicídios caiu de 70/100000 para 7/100000 em coisa de um ano. O país está há 437 dias sem homicídios. Mas porque combateu o crime organizado com rigor. Enquanto isso, no Brasil, vivemos em um garantismo monocular.
predendo até inocentes, mas como homem branco vc näo se importa
@@polianealvesdeoliveira7373 qual o nome do inocente que foi preso?
@@polianealvesdeoliveira7373resolveu a curto prazo a criminalidade absurda q a América Latina inteira vive. Ele ser branco ou não n muda um fato.
@@polianealvesdeoliveira7373você sabe que os mais pobres eram os que mais sofriam com as gangues em El Salvador né?
@@polianealvesdeoliveira7373 sempre o mesmo discursinho marxista pra atrasar a sociedade. Qualquer país que adotou esse seu discursinho se acabou
Impressionante como a midia brasileira gosta de colocar o crime organizado como vitima, e os policiais como os malvados da história
Verdade pra eles são vítimas da sociedade e parece que o trabalhadores são os bandidos.
Não creio que se trate de retratar os policiais como vilões.
A crítica e o fato de que a polícia não pode agir da mesma forma que as organizações criminosas.
O PCC opera como uma empresa do crime, buscando lucros como qualquer outra organização empresarial. mais são criminosos, eles estão dispostos a empregar diversas táticas para atingir esse objetivo.
No entanto, as forças de segurança pública não podem agir da mesma maneira. Elas têm que seguir as regras e princípios éticos, mantendo a segurança e a ordem sem usar métodos como os das organizações criminosas.
Em uma guerra, é a população inocente que acaba sofrendo as maiores perdas.
ele coloca o Governador como vilão, justamente para nós repudiar as ações da polícia contra os bandidos.
o mundo não se divide entre vilões e mocinhos. Dito isso, a policia ta longe de ser mocinho.
Há décadas já se sabe que o crime organizado não existe sem relações com a corrupção da polícia e dos governos estaduais, mas o ingênuo segue acreditando que o erro é da imprensa ao apontar tal situação. Longa é a estrada...
É impressionante como relativizam o crime. Equilíbrio de forças é naturalizar a estrutura do crime e compará-la as forças de segurança. O problema é que o estado brasileiro perde a cada dia sua capacidade de gerência do país. As instituições cada vez mais falidas e desacreditadas. Olhar para o cenário políticos então é desesperançoso. Parlamento, judiciário e executivo sem exceção atrapalham o desenvolvimento do país. É preciso reformar toda a república.
Pois faça a revolução
Só falou verdade!!
Mandem os militares combater isso, ao invés de ficar apoiando acampados.
@@jorgenunes106 😂😂😂😂😂😂😂😂
Concordo, em quanto a população se dispersa com lula x Bolsonaro, operação policial, Larissa Manoela, o resto do poder publico corrupto se esbanja em mais poder
Sou favorável que a polícia atue com o maior rigor possível mas sem excessos.
Bandido não pode ter vez.
O espaço público é para ser usado por cidadãos de bem.
Quanto cidadão "de bem" por aí não tá merecendo uma cadeia 😊
Tipo o ex-presidente 😂
engraçado que a policia não traz nenhuma segurança pros moradores de comunidades. Muito pelo contrário.
esse é o ponto, quando tiver excesso precisa ser provado e não utilizando o "eu acho" igual a mídia faz.
@@mmajorsantos7136 como se prova se os policiais não usam cameras? É engraçado q vcs querem provas, mas eles não tem provas que os 16 que morreram eram criminosos, e ja sairam atirando.
@@joaovitorgleite eu não tenho que provar que os policiais estavam certos, vocês que defendem o bandido que deve provar que os policiais estavam errados. " tendo em vista que ostentam a presunção de veracidade até que haja prova em contrário, o que não ocorreu nos presentes autos"
Essa especialista relativiza a ação policial (na verdade, foi uma reação) ao chamar a resposta do estado às agressões do crime organizado como JUSTIÇAMENTOS. Na verdade o crime perdeu o medo que deveria ter da justiça quando esta passou a ser continuamente aliviada para os criminosos. Hoje no Brasil o crime compensa, e muito.
Essa especialista está mais para advogada do PCC... é no mínimo curioso ela ver ela tentando tirar uam eventual responsabilidade do PCC na morte do policial
Mas convenhamos que os bandas podres estão em maior quantidade. Biqueira não são foodtruck. Estão em locais fixos. E a polícia sabe onde estão. Quem são os líderes. Que geralmente pagam os próprios policiais. Então estão apenas colhendo as consequências.
Absolutamente todos estes "especialistas" estão contra a mão forte do Estado contra criminosos. E a própria BBC é cúmplice disso, pois apenas aponta o lado negativo, nunca o positivo. Fizeram o mesmo em reportagens sobre o combate à criminalidade em El Salvador, com o presidente Bukele. Passam 98% do tempo criticando aqueles que combatem o crime (dando destaque enorme a estes "especialistas de direitos humanos") e colocando trilha sonora dramática para dar ar negativo. Nunca vi uma reportagem apontando o lado positivo das operações. São claramente tendenciosos.
Hj os policiais podem até estar matando criminosos (e inocentes no meio). Mas a milícia começa assim. Matam os "bandidos", depois matam quem se coloca no seu caminho, com a desculpa que estão matando bandido. E a população aplaudindo, até ser ela própria a sofrer com isso.
Foi graças a opressão do estado que nasceu o PCC, tem que ser muito ignorante pra achar que matança vai para o crime
Enquanto tratarem criminosos como pessoas o crime vai continuar. Realmente n adianta operações ofensivas pontuais ainda mais com parte do estado indo contra. O crime organizado NUNCA vai ser combatido sem uma ação violenta a altura do governo.
a ação tem q ser violenta com todo o sistema q sustenta o tráfico de drogas, não só com bandido de favela
Não existe efetivo de policiais o suficiente para retomar o controle do território. Vide pacificação no Rio. Tava funcionando até bater no limite de efetivo. E ainda faltava entrar na grande maioria das favelas. Vai ser difícil eliminar completamente o controle territorial, que é o principal.
Agora, não pode deixar expandir também.
@@Guizambaldifalta de dinheiro é problema no Rio de Janeiro, São Paulo tem dinheiro de sobra, só contratar mais policiais, análise depois o fluxo de impostos de São Paulo para Brasília de quando vai e quando retorna. Vai mudar muito a perspectiva
Ainda bem que depois de 40 anos de ações violentas em favelas, o Rio de Janeiro finalmente virou uma cidade segura, tranquila e a guerra contra as drogas finalmente foi vencida. Até a Suíça sente inveja.
@@pedronardes- o Rio de Janeiro nunca teve uma ofensiva duradoura e numerosa contra o crime. Fora q a polícia é toda infectada pelo crime organizado. Em el salvador 1 policial foi morto e no msm dia 5 mil soldados foram na cidadezinha atrás dos mandantes, assassinos e toda rede criminosa. A europa liquidou a violência e radicalismo nazismo com mais violência e repressão e deu certo. Nova york controlou o tráfico de drogas com a política de tolerância 0 fortemente repressiva. É óbvio q oportunidade de vida digna e estudo é a raiz da questão. Mas é necessário uma medida a curto prazo.
E tanta defesa de bandido que dá nojo essas reportagens.
percebi muito isso também
como que vcs conseguem interpretar isso,mds,que esquizofrenia
Interpretação de centavos kkkkkk ou é só esquizofrenia msm
Concordo.
No final mesmo então
Total apoio ao governador e aos políciais na operação!
Nunca pensei que veria minha região com matéria no BBC. Antes de toda essa situação no Guarujá , não ouvia muito sobre PCC ou grandes confrontos policiais, mesmo acompanhando as mídias locais, e olha que moro a vida toda aqui, talvez por não conhecer a realidade de outras regiões que são mais propensas a isso.
e eles já tavam aí... o que mudou foi o governador
Fica tranquila, é na baixada Santista, não no canal 03 de Santos.
@@sorribesrosa Eu nunca morei em Santos, morei em São Vicente em um bairro mais ou menos, em Praia Grande e frequento muito Santos, Cubatão e Peruíbe.
Mas eles tiveram sempre presentes, na área continental, Cubatão etc… não há nada de novo… lembro até em 2005 acho quando eles pararam os transportes todos de Cubatão e fecharam tudo… foram várias as vezes que fizeram isso, Santos era o que sofria menos acho
@@rafacof Foi só elegerem um carioca que em menos de 8 meses nossa baixada santista tá se transformando numa baixada fluminense😓
Adoro o conteúdo da BBC, mas as vezes eles parecem meio desconexos da realidade.
Não são desconexos, é proposital e eles têm um lado. Fizeram o mesmo em reportagens sobre o combate às gangues em El Salvador com o presidente Bukele, que é aprovado por 80% da população. Passam 98% do tempo criticando a mão forte do Estado; entrevistam "especialistas em segurança pública e em direitos humanos" e pra fechar com chave de ouro, colocam trilhas sonoras dramáticas, para dar um ar negativo.
Pra mim essa especialista falou muita verdade PCC e organizado aqui não e Rio ngm quer confronto, confronto e perda de dinheiro, e só ver as reportagens que nota que a polícia não matou nenhum peixe grande matou só noia e ex presidiário tá gerando uma pausa nos pequenos crimes mais quando a operação acaba e a mídia esquecer tudo volta ao "normal" resumindo mudou nada e quem sofre e a população seja na mão do crime ou do Estado
Não sou de são Paulo, mais total apoio ao governador e os policiais
Kkkkkkkk
Kkk o governo está transformando SP no Rio
Apoia o governador e a polícia fazer de São Paulo um novo Rio de Janeiro? A PM do RJ por acaso conseguiu controlar o crime? Tu já foi em algum território do RJ controlado pelas milícias (policiais, ex-policiais, simpatizantes da polícia)? Sabe a quantidade enorme de crimes cometidos contra a população nestes territórios (muito maior do que nos territórios controlados pelas facções - CV, ADA, TCP...)?
@@dxd42sabe de baralho nenhum rapaz
Hahaha o crime em SP está ficando parecido com o do Rio, milícias, policiais e traficantes em guera.
Como a droga chega no porto? Óbvio que tem pessoas do estado envolvidas ou seja milícias.
Moro a pouco mais de um ano em Santos e quando cheguei já vi que tinham muitas coisas erradas acontecendo na região e principalmente o fato de que todos sabiam aonde cada integrante da facção se encontrava e como cada coisa funcionava de uma forma específica... ou seja, rolava todo esse comando do crime porque deixavam e não porque o sistema de "inteligência" não sabia dos pormenores. Então falar em combater com inteligência/investigação não passa de narrativa para amenizar o enfrentamento ao crime organizado!!
As autoridades e a sociedade civil precisam enfrentar essas facções com o máximo rigor. Não é possível um país como o Brasil, ter números tão alarmantes dos mais diversos crimes. E boa parte deles estão diretamente ligados a o crime organizado. Situação extremamente complicada e complexa!!!
O tráfico só existe por causa das autoridades 😘
@@elefortequando ele descobrir isso, a cabeça dele implode.
@@elefortee o pessoal que fuma o baseado que finacia o tráfico? Tem eles tbm né
Maior facção: partidos políticos.
As autoridades são corruptas e lucram com isso, esse sistema é um fracasso
Milícias, jogo do bicho, contrabando
Não adianta lutar contra o crime organizado se a policia não tem equipamentos de qualidade, viaturas de ronda blindadas, armamentos de grosso calibre, além de estratégias, fazer uma operação e depois deixar de lado só faz manter o ciclo do crime, é necessário realmente inteligência, não só na segurança pública, mas um investimento pesado em urbanização e educação na área pra evitar que crianças e jovens vão para esse caminho do crime.
E de nada adianta também, a polícia prender diversas vezes o mesmo criminoso e após alguns meses ele voltar às ruas.
É o básico que se espera de uma segurança pública de qualudade de qualquer pais "normal" más isso para os parâmetros Brasil... ainda esta muito distante!!!
A primeira coisa que facções e máfias fazem é colocar policiais corruptos a serviço deles dando informações e facilitando o crime.
Nada adianta se os governantes não tiverem interesse em desmantelar as operações. A Inteligência do Brasil tem capacidade suficiente de descobrir as rotas de tráfico e não desmontam pq quem ta encima na hierarquia impede. Existem muitos políticos interessaos e até patrocinados pelo crime e não só aqui como em vários países
Duas táticas simples e eficiente nessa situação, prisão perpétua (sufocando o STF) e pena de morte (psicopata não tem cura).
Vocês fizeram um video baseado só na opinião dessa Camila Nunes Dias, aí fica dificil acreditar na imparcialidade da imprensa.
Senhor Jesus tenha misericórdia da baixada santista e das famílias que estão alí. Obrigada Jesus por todo o cuidado com seus filhos que estão alí e abençoe as autoridades envolvidas em resolver a criminalidade na BS.
Se o crime organizado nao for brecado logo,ele vai criará mais força e terá o poder de debater questoes com o governo que não forem de interesses da facção. Como no caso as farc na Colômbia que defendem o pobre agricultur, mas seus recursos vem do tráfico e sequestros.
E vc acha que o PCC já não está no congresso? Com milhões de reais eles elegem quem quer
Quero ver e o caus kkk
O crime só cresce quando está caminhando lado a lado com o governo
É só misturar o PCC com o PT e o MST, e pronto.
Teremos a "farb" forças armadas revolucionárias brasileiras 😂
Essa trilha sonora e o cuidado da BBC com cada matéria é maravilhosa
Deve haver o mesmo empenho da operação policial qndo morre um inocente, e não apenas qndo a vítima é da PM!
um aviso para os cidadäos de bem, nem todo mundo que mora na favela é bandid0, tem faxineira, porteiro, entregador de aplicativo, babá, trabalhadores e esses não merecem morrer como efeito colateral
da mesma forma que gente honesta na favela não merece morrer pro tribunal do crime do pcc, não merece ver suas crianças sendo aliciadas pro tráfico de drogas e famílias sendo desfeitas por conta do vício
Esse discurso já não cola mais.
@@henriquerodrigues1692e por que não vemos a mesma atitude com os engravatados da política e os empresários corruptos?
Filho, entenda. Estamos numa guerra civil e social no Brasil há décadas e quem está no meio do tiroteio é o povo. A maioria vítimas e inocentes pq nesse povo também está a demanda por drogas.
@@uchoa1986 Então pela sua lógica, já que alguns bandidos saem impunes, todos devem ficar impunes? Deve ser instaurado o caos no Brasil?
Total apoio aos policiai, aqui no Rio grande do Norte, se você for assaltado tem que falar com as facções pra recuperar seu bem isso beira a extinção do controle do estado diante de meliantes, Brasil ta virando uma Colômbia.
Uma anarquia, infelizmente.
Não se mata um policial da Rota à toa. O secretário de segurança pública é ex Rota e um sniper do tráfico não é um criminoso qualquer. Há um delicado equilíbrio de poder na relação entre policia e bandido. Esse papo de guerra ao tráfico ou ao crime como um todo é bravata da mídia, dos políticos e de moralistas. A realidade é simples.
É uma pena que os governantes não levam a sério a segurança no Brasil, não pensam de maneira sistêmica, com investimento em inteligência, para as operações serem mais precisas, e programas sociais para evitar que mais jovens caiam nesse caminho. Se o Brasil não tivesse esse problema de segurança, mesmo com outros problemas, seria o melhor lugar pra morar do mundo.
Pobreza não é sinônimo de crime nem ausência do Estado. Do contrário como explicar a Yakuza que é a máfia Japonesa?
Verdade, o Brasil é bon, o que estraga é a democracia, até o exercito ta fornecendo armas pra eles, sou a favor de uma intervencao Norte Americana ou da Europa
Um verdadeiro "salve" da polícia. Continue a limpeza e desinfecção da área, pois a população de bem agradece
O governador esta certo .. muito bom 😊
Kkk engraçado como São Paulo está ficando parecido com o Rio depois da eleição do carioca Tarcísio, né?😂
ta certo sim, enfrentar o crime como se fosse Guerra é sempre a melhor opção, podemos ver vários exemplos aí no mundo né ??? 🤡 É cada asno, não à toa que o país só piora.
@@Gnogu3irano mundo todo é assim gado, ou tú acha que pode vender quilos de droga na Europa e Ásia?
Paspalhão.
@@Gnogu3iravai vender coisas pirata no EUA pra tú ver se não vai pagar por tudo na justiça.
Até bala eles dão pra quem meche com pirataria por lá.
@@Gnogu3ira Tem que deixar o crime dominar tudo né esquerdista lixo. Vá pesquisar sobre el salvador e descobrir como se acaba com o crime organizado
"O estado de São Paulo não terá nenhuma região tomada pela criminalidade". Oxi, e a secretaria de educação, sr Governador?! Não tinha um senhor querendo fazer compras ilegais de produtos da sua empresa com dinheiro publico? As pessoas são seletivas demais quando falam em combater a criminalidade, esquece que tem bandido em bairro de luxo.
Nada a ver o comentário.
@@pauloneves1116 é, pq vc tem sua visão simplista que não tem bandido em condominio de luxo, só em favela. Crime é crime. Vcs defendem que bandido bom é bandido morto, mas só se esse bandido for preto e pobre. Quero ver vcs defenderem essas leis duras pra crime de colarinho branco.
E como sempre a crítica vem de quem nunca colocou o coturno no pé pra fazer uma operação, ou seja, falar da cadeira giratória no escritório e ar condicionado é fácil.
"O estado de São Paulo não terá nenhuma região dominada pela criminalidade"? Basta andar pelo centro da cidade de São Paulo e verificar o contrário.
Perfeito seu comentário!!
O cara foi eleito tem nem 10 meses....
Eu não te conheço, mas eu apostaria uma grana com você que, até o final do mandato desse cara, nada será feito em relação ao centro de São Paulo - que está dominando por viciados, ladrões e traficantes. Deixa de ser iludido e acreditar em político, bicho. Pra falar sobre a Cracolândia: a única maneira de acabar com ela e com os viciados espalhados pela cidade seria internação compulsória. Os viciados estão tão em outra dimensão e tão irrecuperáveis - majoritariamente falando -, que não aceitariam tratamento por vontade própria, ou seja, haveria muito conflito. A mídia iria pintar ele de vilão, caso alguma medida fosse feita por ele nesse sentido. Ele, como todo político, está preocupado, acima de tudo, com a opinião pública e a reeleição. Política no brasil é negócio, amiguinho. Acorda.
@@vinicaputo mas n tem nenhuma ação é foda
Exatamente, sem noção da realidade paulista esse governador, uma situação que estruturou em decadas ele acha que frases de efeito vão mudar algo, com essas "operações" ineficazes.
Surreal como um país tão poderoso e organizado em leis como o Brasil não consiga entrar em seu próprio território.
Meu irmão na moral de onde tu tirou isso que é organizado? Só pode se ironia
acredito que você vive em uma realidade paralela amigo.
Na verdade consegue sim. É como a moça disse, o problema é que é uma operação ofensiva e não duradoura, ou seja o Estado não faz presença em tais regiões, e o crime organizado ocupa esse vácuo de poder social e econômico que o estado deixa. A polícia chega, faz as operações e vai embora... Isso não é acabar com o crime organizado é enxugar gelo.
nosso código penal está em vigor desde 1 de janeiro de 1942, sendo que este criado em 1940 serviu de exemplo pra muitos países do mundo, incluindo países europeus. Ademais, entendo a sensação de que nossa realidade é a pior possível, é natural o sentimento de que o judiciário o legislativo e executivo são incompetentes. entretanto, quando se estuda a fundo outras realidade é notório a perspectiva de que não somos perfeitos longe disso, porém ainda estamos a frente de muitos e em uma analise breve a cerca dos últimos 130 anos de republica é possivel perceber que estamos em um dos melhores momentos. @Locutozim @gabrielcastro6217
Então o Brasil não é organizado em leis? Então essa é nova pra mim. Leiam primeiro.
Grande especialista essa Camilla Nunes Dias viu, acompanho ela a muito tempos diversos livros publicados baseados em grandes vivências com relação a segurança pública.
Aquela passadinha de pano de leve dos repórteres :)
Eu acho muitíssimo engraçado o posicionamento dessas "estudiosas" do crime 🤦♀️
No final do vídeo, vocês trataram como um fato que a polícia executou os bandidos. Quem disse que foi execução? Os laudos periciais mesmo apontaram que não foi o caso. Por que esse interesse em manipular as informações pra acusar a policia?
Felipe, onde você leu isso? É fonte confiável? Olha que eu sigo políticos de esquerda também, e nem eles têm esses dados.
Laudos tirados das vozes de sua cabeça....
@@Shalimardasilva sim po, as vozes que me disseram. (Pronunciamento da SSP de São Paulo)
@@AntonioReis640 kkkkkkk vc acha que somos gado como vc?
@@FelipeSilvaVesuvio Chacina. O que esperar de um forasteiro que "importou" para SP o estilo miliciano?
Gostaria de ouvir dessa especialista quais são os dados que ela tem para dizer que essa ação foi uma simples matança. Ela estava lá na operação policial? Ela tem todos os detalhes do ocorrido? Ela sabe se houve alguma reação por parte desses das pessoas mortas ?
Antes de fazerem esses tipos de afirmações deveriam mostrar fatos, pois do contrário não passam de suposições a favor do crime.
Uma coisa que eu jamais vou entender é a conivência com o crime que as pessoas tanto desejam, o que elas chamam de "paz". Na minha concepção a mera existência de um grupo criminoso q detém armas de guerra e que promove tráfico de drogras é algo completamente abominável, inclusive é abominável perante a própria constituição.
"atores criminais"... "na intenção de se proteger".. não é a intenção de se proteger não, a intenção primária é impor o terror !
Hahahahhaa claro. Você sabe mais que uma especialista com livro publicado. Aham
"Na intenção de se proteger". Chega a ser rídiculo.
@@AmazingHaze420Falacia do apelo a autoridade! Como se uma escritora, político, etc não pudesse ser criticado por alguém que não tenha o mesmo cargo.
Muito boa essa reportagem!
Com terroristas ou bandidos não se negoceia. Ela mesmo admitiu que em 2006 a guerra da polícia contra o crime foi um sucesso e que essas operações funcionam. Que tara é essa defender bandido. Até falava da organização criminosa como fosse uma organização ou empresa. Surreal…
Porque é uma empresa, e lucra muito mais que várias brs listadas na bolsa. A droga sempre vai vencer as guerras as drogas enquanto não for legalizada.
Como assim o crime organizado tem os mesmo direitos dos policiais ? O estado tem que mostrar sua força para inibir o crime , querem que a polícia suba o morro com um buquê de rosas ???
Parabéns a polícia pela ação na baixada santista. Rigor máximo contra bandido. Sejam implacáveis. A população que não tem interesses políticos está c vcs.
Especialistas que nunca subiram uma favela indo dar explicação
Pensei que veria uma matéria jornalística, acabei assistindo 7 minutos de um manifesto de apoio ao PCC. Foi essa complacência toda que nos trouxe até aqui.
Governo de São Paulo e a Polícia Militar estão de parabéns pelas operações e sou de total apoio para que continuem ostensivamente.
nao fizeram nada até agora, combater o tráfico tem que ser silencioso, o PCC e muito político e perigoso......
Os verdadeiros criminosos estão em Brasília acabou o crime lá acaba no pais
Não acredito que exista uma separação de verdadeiro e falso criminoso, todos descumprem a lei, por propósitos diferentes. Assim como dito no vídeo, o crime de São Paulo e o estado buscam um equilíbrio entre si. Podemos usar a Cracolândia de exemplo. Ela é movida de região em região, e por onde ela passa, ocorre uma desvalorização dos imóveis, e curiosamente o leioamento dos mesmos tempos depois. Ou seja, o crime fatura com a venda de droga, e o estado se beneficia da lavagem de dinheiro que é feita com esses imóveis. O crime e o estado corrupto trabalham juntos.
É só legalizar as drogas, basta fazer isso. Deixa o cara comprar o pó dele na farmácia. E usa o dinheiro do imposto para fazer escola e hospital de qualidade na periferia. E também pagar psicólogo e faculdade para a policia. Pronto. Acabou a guerra que nunca acaba.
Isso!!!!
TÃO ACHANDO RUIM O DESEQUILIBRIO DE PODER?
VC QUER Q FACÇÃO TENHA PODER?
exato !!! Eles colocam a polícia como uma facção...... impressionante.
Depois que comecei descer paravo litoral ai fui perceber o nivel de violencia no litoral, em algumas cidades.
Está horrível o litoral paulista. Seja norte ou sul
Quando ouço alguém falando que a polícia, ao neutralizar alguém que está atirando em sua direção, foi uma "execução" , isso coloca em xeque toda a credibilidade do profissional e a inteligência da pessoa por traz do texto. O crime organizado é um sistema complexo e nocivo, que não será combatido apenas com medidas socioeducativas e de fiscalização, depende em grande parte sim de operações para inibir , ao menos, o narco terrorismo nacional!
A polícia mata todo dia e isso não inibe o crime
Muito boa a reportagem. Fico muito triste em ver minha cidade nessa situação :(
@martinsbarros ?????
Ver jornalista defendendo bandido é revoltante, ver uma pessoa como a Camila defendendo facção criminosa é muito triste.
São dois os problemas do brasileiro: matemática e português. Onde você entendeu que alguém está defendendo alguém?
Defendeu bandido sim, ela quer colocar no mesmo patamar a ação policial(trabalhadores) e o PCC ( criminosos). Ela acha que se combate violência com o que, a Ucrânia esta doida pra saber essa informação tbm, quem sabe ela não acaba até com uma guerra. Ou ela é má intencionada ou é mto inocente, a polícia tem que mostrar força mesmo, se a polícia abaixa agora, o PCC vai escalar cada vez mais. A Rússia começou com a fraqueza dos EUA, começou com exercício militar, depois deslocou a tropa para fronteira, e foi indo, ninguém fez nd, e começou a guerra, se vc não manda um recado, é isso que acontece, vamos sair do mundo acadêmico e ir pra rua
Falou pouco mas falou bosta
Parabéns à reportagem da BBC. Bem equilibrada, e a entrevistada colocou o que o verdadeiro cidadão de bem, nas comunidades e no Brasil quer.
Péssima matéria. Defendem criminosos e atacam a PM. Triste que ponto chegamos. Ação isolada o escambal.
Muito boa matéria 👏👏
Brasil tá precisando de um presidente que tem uma mão firme contra o tráfico igual como é o presidente de El salvador
O Tarcísio é o cara!
Q conivente esquecer o áudio do advogado instruindo o anjinho a gravar o vídeo
APOIO TOTAL ao governador Tarcisio de Freitas para que faça a limpa na bandidagem, o mundo sem estes criminosos será muito melhor!
Queria essa disposição da PM quando roubam uma moto de um trabalhador.
Tarcísio é um grande governador!
Ele não está fazendo nada. A PM está resolvendo sozinha essa questão.
Nunca mais pretendo voltar ao litoral de SP. Fui assaltada em cima do passeio em Santos por um ciclista e só ficaram as marcas horríveis desse assalto. Até quando????
Muito conhecimento dela sobre o PCC, boa defesa também, quanto será que ela recebe?
isso se chama pesquisa amigo. Já ouviu falar em artigo cientifico/produção científica/academica?
@@tauanlima1322Gado não conhese artigo cientifico! 😂
BBC, voce ouviu algum comandante ou policial??? Somente "especialistas"?
Um abraço, Felipe! Estudamos juntos
Esse Rafael tá certíssimo!!!! A Camilla tbm. Duvido q o PCC queria essa situação.
Existem mt niveis na organizaçao e mt ação individualizada.
Eu nascido em favela..
Todas as minhas experiências com a polícia, foram péssimas!!
Respeito a opinião de todos.
Mas na minha comunidade a polícia não é bem vinda..
Só trouxe morte ...
Fala sério. O comentário da mulher ao final é totalmente inviável. Como combater o crime sem violência e revide? Você tá na Disney, senhora?
Nem bandido gosta de bandido quando mata alguém da família....
Eu realmente admiro essas materias que pegam as explicaçōes detalhadas de como tudo acontece, e nada realmente acontece 😂😂
Só falta a BBC fazer uma matéria explicando como desmantelar o PCC. É complexo bicho, mas acho que o Tarcísio será o primeiro a botar um dedo na ferida. Mesmo que não acabe, é um começo.
Né 🤷🏻♀️
Uma vez eu vi uma frase que o PT tinha um diálogo cabuloso com o PCC,não sei até onde isso é verdade.
ROTA está perdendo a mão. matou só 16
É nojento o posicionamento de grande parte da mídia. Querer equivaler os bandidos com policiais. O que esses "especialistas" em segurança querem é que os policiais sejam assassinados e não exista nenhuma reação. A resposta tem que ser mostrar toda a força das polícias 💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪💪
O brasileiro trabalhador, coitado, não consegue ver a um palmo das fuças. Se guerra ao tráfico levasse à vitória, depois de mais de 40 anos que os governos desse mundo usam armamento militar pra combater traficantes, teríamos ganhado essa guerra há muito tempo. Ninguém reflete que se um muleque crescendo na favela tivesse chance de verdade de conseguir um bom emprego e viver honestamente melhorando a sua vida e a da sua família, você acha mesmo que ele preferiria viver de guerra, com uma expectativa de vida em média até os 24 anos? Brasileiro é muito alienado e cai no papo desses manipuladores como o Tarcísio. Esses governadores que falam em mais violência policial, na verdade querem manter o povo ignorante e amedrontado, sem educação de qualidade pra classe média ficar assustada e votar neles de novo.
Quem mais se beneficia da violência são os políticos. Ano após ano um monte de imbecil é elegido com a promessa de que "com mão firme vai acabar com o crime". Crime se acaba com o estado fazendo o seu papel e provendo a população com serviços de qualidade: saúde, educação, transporte e emprego. Não tem muleque que vai preferir correr o risco de morrer se puder fazer uma faculdade e arranjar um emprego.
A galera aqui no Brasil e muito sem noção alguns fica idolatrando políticos o povo não cobra so passa pano tem coragem de chamar políticos de amigo lindo salvador é muita loucura, logo eles que são pagos e muito bem pagos...
Todo muito sabe de onde vem., a rota, para onde vai. E ainda estamos perdendo espaço pra tudo isso. Algo estranho...
Adorei o jornalista Felipe! Parabéns pela reportagem!
Eu adorava passar férias no Guarujá....que pena que ficou assim😢
O Tarcísio é só bravata , qr apostar como q ele não vai resolver o problema? Falar q bandido tem q ser morto e falar pra polícia matar todo mundo pela frente isso qualquer um faz . Cadê a estratégia? Cadê a atuação em mais frentes além da policial ? Muita fala pra agradar com a população como "tem q matar bandido" mas pouca eficiência da parte do Tarcísio
Fala isso do Judiciário tbm o seu palhaço! Judiciário que sempre solta os presos. Tem meliante com homicídio nas costas que foi solto pela justiça.
Fazia tempo que não via uma matéria boa da BBC com conteúdo nacional. Parabéns ao jornalista e à sua equipe
Esses "estudiosos" tem que levar "os fora da lei" para casa e cuidar.
Só gostaria de saber como foi mostrado que o crime está com armamento pesado como fuzis etc,como a polícia vai entrar prender e sair sem disparar um tiro,com o poderio bélico,acha que se entregariam?devem pedir pro dino explicar como fez para entrar e sair sem problemas ,para ajudar a polícia. Os federais também levaram bsla.
Secar o chão com a torneira ligada, isso resumo o combate à droga no Brasil!
Infelizmente a matéria foi mais favorável ao crime organizado, destacando a estabilidade do narcotráfico. É isso que vocês querem? Não se pode combater o crime sem que haja prejuízo para os criminosos.
16 mortes e cerca de 130 presos. Quem quis ser preso, está vivo; quem quis atentar contra o Estado, está sepultado.
Força e honra.
Qual é a honra em matar inocente ?
ACHOU RUIM ... LEVA PRA CASA .... 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
@@jorgenunes106inocente? kkkkkk só bandido de ficha extensa
@@jorgenunes106 bandido q virou estudante agr? Sksksksksks
A polícia está de parabéns, temos que exaltar o trabalho dos policiais que arriscam a vida por um mísero salário.
Apoio o Governador Tarcísio. Não pode fraquejar contra o crime organizado
Parabéns ao Tarcísio. BBC defendendo o crime organizado.
O instituto “sou da paz” não é especialista em nada
Parabéns Tarcísio e PM por defender o nosso Estado e a segurança de seu povo.
EU acho esquisito esse argumento que isenta a responsabilidade criminal do próprio crime e em análise coloca a ação policial em pé de igualdade crime e polícia...
Matéria extremamente parcial .
*Josmar Josino é uma excelente jornalistas. Exata sobre o 1533 e outras questões*
VCS deveriam estar feliz em saber que os bandidos estão sendo sofocado pela a polícia e não os policiais por eles
Ae menó as boca de fumo em Santos estao nos mesmos lugares a 30 anos. Policia e facção estao unidos e quem nega isso é cego na alma
Muito triste viu!!! O crime tá cada vez com mais poder 😭
Alguém, por favor, avise ao PCC que a nobre "especialista" disse que eles não têm o DIREITO de praticar violência e "justiçamento". Desde quando facção criminosa deve ter direito a qualquer coisa?!
Camila Nunes... Péssimos comentarios, nao deve haver "EQUILIBRIO" entre crime Organizado e Policia
Camila, bandidos sempre vão ousar em matar agentes públicos. É uma maneira de intimidar até facções rivais.