Aprenda BIM com meu curso barato, rápido e fácil lá na Udemy Archicad: www.udemy.com/course/curso-archicad24/?referralCode=EDF507E87B0F8FDB66E5 BIM é o futuro, quem não souber vai ficar pra trás! Esse curso é no meu estilo de ensinar: direto ao ponto, sem enrolação!
Nessas horas nos perguntamos se um canudo faz mesmo de um cara um bom professor e se é necessário fazer faculdade, se em um video se aprendeu mais q na sala de aula, significa q nossas faculdades tem péssimos professores
Mt obrigado mano, to entendo esse e outros assunto mt bem, vc ensina bem demais. Vc faz de um jeito q parece super facil fzr as questoes e to conseguindo tbm...
Assistindo a aula de momento fletor me ajudou muito a entender esse e diversos outros vídeos !! Excelente trabalho !! Já divulguei o seu trabalho para os meus amigos. Parabéns !
Peguei dp de mecanica dos solidos 1 semestre passado na facul porque nao entendi essa merda. Entendi tudo agora, você é demais ! Nao para de fazer vídeo aula não se não vou pegar dp em mecânica de solidos 2 e nao to muito afim nao. Obrigada de verdade ! Voce ensina muito bem!
Estou vendo muita gente reclamando sobre a explicação do cara e concordo em partes e discordo tbm pq pelo q entendi ele faz muito mas muito detalhado por isso as vezes gera uma confusão na cabeça espero q todos consigam
Um edifício localizado no bairro XXX de Brasília apresenta problemas de ordem estrutural em um dos pórticos que compõem o edifício, e necessitando de uma verificação técnica, a administração do condomínio o(a) contratou para emitir um laudo técnico. Após a visita in loco, e a partir dos dados do Projeto disponibilizados, você identifica como a estrutura se comporta e o seu esquema estrutural para fins de verificação de cálculo em seu escritório. Assim sendo, considerando os pilares com seção I iguais e viga de seção T, ambos executados em Aço MR-250, para que seja providenciada a primeira parte do seu laudo técnico, você deverá calcular as máximas tensões normais e cisalhantes que estão solicitando todas as barras do pórtico, identificando as situações de maior solicitação para cada trecho do pórtico. Considerar: L = 400cm, P=5kN, q=10kN/m
Um comentário que vejo se repetir muito nos vídeos é o pessoal falando dos momentos máximos. Bem, para achar os momentos máximos não tem jeito, tem que fazer o diagrama de cortante e ir fazendo as áreas parte a parte, ou montar as equações. Eu tenho vídeos no canal ensinando a fazer desse jeito também. Entretanto, na maioria dos vídeos, eu acho o momento no meio dos trechos, o que é útil para a tabela de Kurt Beyer (utilizada no Método das Forças e Princípio dos Trabalhos Virtuais). Boa parte dos exercícios do Sussekind também é dessa forma.
Professor, a convenção do esforço cortante não seria o contrário? Pra direita positivo, pra esquerda negativo? Haja vista que estamos olhando de baixo para cima...
Boa noite!! Ótima explicação!! Gostaria de tirar duas duvidas; no diagrama de momento fletor, todos os valores do gráfico são negativos? De acordo com a convenção certo? E minha segunda dúvida é o seguinte; eu posso fazer o diagrama do modo que eu quero(normal e cortante), no caso, a primeira parte dele, coloco os valores positivos para direita e os negativos para esquerda; na terceira parte dele eu coloco os valores positivos a esquerda e os negativos para direita? Isso é arbitrário?
Muito boa sua explicação. Mas só uma ressalva: o ponto de momento mínimo negativo da parábola não é no meio. Ele fica à 1,5 da esquerda pra direita. Pois, ele fica no ponto aonde o diagrama de esforços cortantes é 0.
No DMF eu considero negativo pra fora e positivo pra dentro igual e você. Mas em relação aos outros diagramas de cortante e normal eu inverto negativo pra dentro e positivo pra fora. Só que na barra DE em relação ao seu diagrama você faz ao contrário, dá a mesma coisa só que no caso do DEC é positivo pra dentro da estrutura eu já colocaria pra fora. Tem alguma coisa errada?
Dê uma olhada nos links na descrição que talvez te ajude. São dois vídeos onde eu explico as convenções de sinais para o diagrama de momento e regra da mão direita.
Antes do DMF você precisa fazer o DMC, para ver onde tem momento máximo, no caso da barra CD o momento máximo está a 1,5 m do nó C, e não no meio da barra como está no video, o que faz com que o mesmo seja - 1,75 e não 4, mas parabéns pelos Videos !!
Na minha cabeça eu não consigo entender o raciocínio para entender no caso da barra A-C a força de 4 traciona as fibras da esquerda. Será que pode me ajudar ?
Sugiro dar uma olhada no final do vídeo 03: ruclips.net/video/EjK2dMnoE48/видео.htmlm35s No caso da sua dúvida, estamos olhando de baixo pra cima, ou seja, devemos olhar a parte de baixo da convenção (dê uma olhada no vídeo que deixei o link). Aquela força com aquele braço de alavanca até o ponto C gira no sentido anti-horário. Portanto, olhando a parte de baixo da convenção, com um momento no sentido anti-horário, as fibras tracionadas são as da esquerda.
// Cara eu tentei fazer o exercício com a Somatória dos Momentos em A = 0 e achei que seria: // // (4x3) + (2x4x2) - Vex4 = 0 // // 12+16-4Ve=0 // // 4Ve=28 // // Calculando encontrei, Ve=7KN, efetuando a somatória de Fy, eu encontei Va=1KN // // O que eu fiz de errado? Meu Diagrama de momento ficou igual ao seu, e o de Esforço cortante também, porém ao invés da minha barra vertical ficou com um gráfico de 1KN até -7KN... // // Tenta fazer pelo Momento em A se vc puder e me diga o que encontrou? //
haha. Por isso é mais fácil começar pelo somatório de momento em E. Assim Eliminamos o He e o Ve da conta. Se formos fazer o somatório de momento em A, antes temos que fazer o somatório em x para achar o He=4kN, senão teremos o Ve e o He de incógnita.
Momento no centro da Barra CD é 2 Knm, e não 4knm, esqueceu de fazer o somatório de momento apropriado, (4-(3*2))-(2*2*(2/2))= 2, pode usar essa fórmula qualquer ponto, q no ponto C e D resultará 4 e 8 respectivamente, como no exemplo. Abraço
Fazendo somatório de momento em E é possível eliminar as forças VE e HE do somatório, já que elas não geram momento ali. Aí eu fico só com o VA de incógnita e consigo calcular. Se eu começasse pelo somatório em A, eu eliminaria somente o VA e ficaria com VE e HE de incóginita e não ia conseguir calcular eles, já que iam ter essas 2 incógnitas em uma equação só.
Vinicius Oliveira Freitas da Silva Momento precisa de braço de alavanca. Carga aplicada num ponto não gera momento no próprio ponto, pois não tem um braço de alavanca :)
Eu acredito que você errou logo no início, no cálculo das reações. Ou o meu entendimento está errado!!! HE = 4 -> ok SOMA DE MOMENTO (ME) =0 --> 8(2 ) - Va(4) + 4(1) =0 É como se a força tivesse sendo aplicada no eixo do ponto fixo, vai girar no sentido horário. OBSERVE BEM A REGRA DA MÃO DIREITA! ( O que nós dá : Va = 5Kn e Ve = 3Kn ). E se você observar bem, faz mais sentido, pelo formato da estrutura do pórtico. A reação em Va, tende a ser maior, pois aparentemente é mais solicitado. Com isso o meu diagrama ficou diferente.
você errou o sentido da carga horizontal, ela vai ser negativa, uma vez que vai girar a estrutura no sentido horário e adotou o sentido horário como negativo.
Luiz, desculpe mas não entendi muito bem o que você quis dizer, mas a sua equação da somatória dos momentos está incorreta. A carga distribuida e a carga horizontal rotacionam o ponto de maneira oposta, logo elas não podem ter o mesmo sinal. nessa sua conta as duas estão positivas.
Tá não. Talvez você tenha confundido esses 8kN, que é a resultante da carga distribuída que desenhei depois, não é carga aplicada. Perdão pela confusão.
Bibi Meirelles o caravta aqui pra explicar a respeito desse assunto, agr se vc nao sabe nem o basico, nao o culpe por isso pq vc q tem q sentar a bunda na cadeira e estudar para saber os conteudos anteriores referentes a esse assunto
Aprenda BIM com meu curso barato, rápido e fácil lá na Udemy
Archicad: www.udemy.com/course/curso-archicad24/?referralCode=EDF507E87B0F8FDB66E5
BIM é o futuro, quem não souber vai ficar pra trás!
Esse curso é no meu estilo de ensinar: direto ao ponto, sem enrolação!
1 Bimestre inteiro sem entender nada de Pórticos, ZERO. Um vídeo seu e já entendi tudo. Parabéns cara e obrigado! Acho que vai salvar meu semestre!
Nessas horas nos perguntamos se um canudo faz mesmo de um cara um bom professor
e se é necessário fazer faculdade, se em um video se aprendeu mais q na sala de aula, significa q nossas faculdades tem péssimos professores
Cara, eu assisti a esse vídeo umas 4 vezes, e finalmente aprendi. Agora faço com mais praticidade.
Parabéns pela sua didática ! Muito melhor que vários professores de faculdade .
Mt obrigado mano, to entendo esse e outros assunto mt bem, vc ensina bem demais. Vc faz de um jeito q parece super facil fzr as questoes e to conseguindo tbm...
Obrigado!
Excelente. Me ajudou muito. Muitos anos que não via isso
Assistindo a aula de momento fletor me ajudou muito a entender esse e diversos outros vídeos !! Excelente trabalho !! Já divulguei o seu trabalho para os meus amigos. Parabéns !
Meu brother, você me salvou!!!!!!!!!! Tua aula é perfeitaaaaaa. Valeu demais
Valeu cara! Que bom que entendeu!
Parabéns, cara! que deus te abençoe sempre. Tenho uma prova essa semana e seu vídeo me ajudou muito. um abraço
Vou fazer-te uma indicação professor ,Gabriel Baião.
MANO TU EXPLICA MUITO BEM
Peguei dp de mecanica dos solidos 1 semestre passado na facul porque nao entendi essa merda. Entendi tudo agora, você é demais ! Nao para de fazer vídeo aula não se não vou pegar dp em mecânica de solidos 2 e nao to muito afim nao.
Obrigada de verdade ! Voce ensina muito bem!
Estou vendo muita gente reclamando sobre a explicação do cara e concordo em partes e discordo tbm pq pelo q entendi ele faz muito mas muito detalhado por isso as vezes gera uma confusão na cabeça espero q todos consigam
Valeu, cara. Seu vídeo me ajudou muito.
OBRIGADA ANJO PERFEITO MUITAS BENÇÃOS PRA VC
Boa Tarde! Teria o vídeo da resolução passo a passo das seções dessa questão? Seu vídeo está excelente, Parabéns.
Ajudou bastante . Parabéns pelos canal
Explica super bem! Muito obrigada!!!
Ps: to apaixonada pela sua voz!
Meu Deus do céu que desgraça difícil!
kkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Vou ter que assistir mais umas duas vezes. O professor lá da faculdade ensinou em um método totalmente diferente! rs.
Douglas Rodrigues kkkkkkkkkk esses são os melhores comentários... Os mais sinceros!
HEUHEUEHUEHEUHEUHE morri
Douglas Rodrigues faz com calma irmão analisa cada parte faz e refaz se ñ deu essa vídeo aula vê outras Vc vai conseguir
Ajudou muito!!
Parabéns pelo trabalho.
aula top demais, sensacional man
Valeu mano
Sua explicação é 10!
gostaria que vc mostrasse as seçôes para ficar mais claro o entendimento
Muito bom. Parabéns. Ajudou-me!!
Que bom! Bons estudos aí!
Um edifício localizado no bairro XXX de Brasília apresenta problemas de ordem estrutural em um dos pórticos que
compõem o edifício, e necessitando de uma verificação técnica, a administração do condomínio o(a) contratou para
emitir um laudo técnico.
Após a visita in loco, e a partir dos dados do Projeto disponibilizados, você identifica como a estrutura se comporta e o
seu esquema estrutural para fins de verificação de cálculo em seu escritório.
Assim sendo, considerando os pilares com seção I iguais e viga de seção T, ambos executados em Aço MR-250, para
que seja providenciada a primeira parte do seu laudo técnico, você deverá calcular as máximas tensões normais e
cisalhantes que estão solicitando todas as barras do pórtico, identificando as situações de maior solicitação para
cada trecho do pórtico.
Considerar: L = 400cm, P=5kN, q=10kN/m
Um comentário que vejo se repetir muito nos vídeos é o pessoal falando dos momentos máximos. Bem, para achar os momentos máximos não tem jeito, tem que fazer o diagrama de cortante e ir fazendo as áreas parte a parte, ou montar as equações. Eu tenho vídeos no canal ensinando a fazer desse jeito também. Entretanto, na maioria dos vídeos, eu acho o momento no meio dos trechos, o que é útil para a tabela de Kurt Beyer (utilizada no Método das Forças e Princípio dos Trabalhos Virtuais). Boa parte dos exercícios do Sussekind também é dessa forma.
Amigo, na última barra da cortante o sinal é negativo, correto?
Bom dia meu amigo
Valeu cara por ajudar a gente
GENIAL! EXPLICA BEM DEMAIS!
Só a última cortante que está no sentido oposto, ela sendo negativa vem pra dentro do pórtico amigo ! Muito bom se video
Depende de onde ele está observando. Se é de dentro pra fora ou de fora pra dentro.
parabéns pela explicação!!! muito boa mesmo!!
Muito bom !!! Pra ficar sem igual só faltou vc acrescentar como montar as equações de momento, cortante e normal.
Excelente mano Parabéns +1 inscrito tmj
+2 meu parceiro. bicho manja dos paranaue hahaha
E se na primeira barra 4kN estivesse na altura da segunda barra na posição zero no caso, e Ve e He também
No manchen, estuve viendo tutoriales en español y no les entendí ni maíz. Nunca pensé que un video con idioma extranjero me salvaría la vida xd
Professor, a convenção do esforço cortante não seria o contrário? Pra direita positivo, pra esquerda negativo? Haja vista que estamos olhando de baixo para cima...
FELICITACIONES. EXCELENTE, BENDICIONES. BUENISIMA SU EXPLICACION. AGRADECIDO POR SU APOYO EN ESTE VIDEO
Eu que agradeço! Bons estudos.
Cara! Muito boa tua aula e tua edição. Genial você acelerar algumas partes e a organização dos links iniciais!
Parabéns!!!
tem um vídeo por favor de um pórtico com carga distribuída na parte superior e na lateral
Tu me ajudou demais ♡♡♡
irmao vc me salvou ...vc é foda.... vlw
Boa noite!! Ótima explicação!! Gostaria de tirar duas duvidas; no diagrama de momento fletor, todos os valores do gráfico são negativos? De acordo com a convenção certo? E minha segunda dúvida é o seguinte; eu posso fazer o diagrama do modo que eu quero(normal e cortante), no caso, a primeira parte dele, coloco os valores positivos para direita e os negativos para esquerda; na terceira parte dele eu coloco os valores positivos a esquerda e os negativos para direita? Isso é arbitrário?
PQP, acho que quando escolhi engenharia eu estava drogado... :-(
vidubuk Silva kkk dois
partilho da mesma ideia ! kkk
Kkkkkkkkk
Meu nome é Taurino e eu gostei desse vídeo
Muito boa sua explicação. Mas só uma ressalva: o ponto de momento mínimo negativo da parábola não é no meio. Ele fica à 1,5 da esquerda pra direita. Pois, ele fica no ponto aonde o diagrama de esforços cortantes é 0.
De onde veio esse 1,5m?
No DMF eu considero negativo pra fora e positivo pra dentro igual e você. Mas em relação aos outros diagramas de cortante e normal eu inverto negativo pra dentro e positivo pra fora. Só que na barra DE em relação ao seu diagrama você faz ao contrário, dá a mesma coisa só que no caso do DEC é positivo pra dentro da estrutura eu já colocaria pra fora. Tem alguma coisa errada?
No meu momento fletor, a parábola é positiva, então ficou para dentro e deram os pontos ( 0,4).
preciso de um video sobre diagrama de corpo livre por favor
Qual o critério que se usa para definir para que lado a carga horizontal irá rotacionar?
Dê uma olhada nos links na descrição que talvez te ajude. São dois vídeos onde eu explico as convenções de sinais para o diagrama de momento e regra da mão direita.
Valeu, parceiro!
Como ficaria o exercício se no lugar do C existisse uma rótula?
Bela aula, muito bem explicado!!
A rotula nao iria transferir o momento para a barra na horizontal.
♥ aula maravilhosa!
muito bons seus vídeos!! vc tem algum que explique essas convenções que vc mostra no vídeo?
Poderia me dizer quais seriam os sinais dos momentos no diagrama?
Muito bom!!! +1 inscrita
professor voê pulo as contas de fx fy e EM poderia passar?
Oi, boa tarde. Estou com duvida em um portico diferente dos seus. você me ajudaria?
Antes do DMF você precisa fazer o DMC, para ver onde tem momento máximo, no caso da barra CD o momento máximo está a 1,5 m do nó C, e não no meio da barra como está no video, o que faz com que o mesmo seja - 1,75 e não 4, mas parabéns pelos Videos !!
Esse 1,75m é o valor do x do centroide do trapézio?
Esse 1,75m é o valor do x do centroide do trapézio?
Por que a parábola na barra CD é para baixo?
Como você fez o cálculo do Va para chegar a 3Kn?
Não se entendi sua dúvida. Mas vê se é isso aí:
Só resolver a equação
ibb.co/6HBK2Cs
Gostaria de entender de onde surgi essa convenção de sinais para cada diagrama. Alguém poderia me ajudar.
Muito bom o vídeo!
Tem algum link para parte teórica de pórticos?
Oiii, você pode resolver um exercício que tenho dúvida ??
Muito bom!
qual livro você usa ?
Tenho um exercicio aqui que fiz porem o Momento Fletor está bem complicado. Consegue me ajudar?
Ola, esse video ajudou muito. Mas como os diagramas fica quando temos carga distribuida em todas as barras ?
Dayane Santos parábolas com a barriga pra dentro do pórtico
Ganhou like 👏👏👏
Tem contato para tirar dúvidas ou até mesmo aulas pagas?
Na minha cabeça eu não consigo entender o raciocínio para entender no caso da barra A-C a força de 4 traciona as fibras da esquerda. Será que pode me ajudar ?
Sugiro dar uma olhada no final do vídeo 03: ruclips.net/video/EjK2dMnoE48/видео.htmlm35s
No caso da sua dúvida, estamos olhando de baixo pra cima, ou seja, devemos olhar a parte de baixo da convenção (dê uma olhada no vídeo que deixei o link). Aquela força com aquele braço de alavanca até o ponto C gira no sentido anti-horário. Portanto, olhando a parte de baixo da convenção, com um momento no sentido anti-horário, as fibras tracionadas são as da esquerda.
valeu kara muito bom
Obrigado!
Ótimo vídeo! Qual o email pra eu mandar uma questão? obrigado
Se no HE vc tivesse adotado -? ( Obs falo nada hora de achar ele
muito bom
// Cara eu tentei fazer o exercício com a Somatória dos Momentos em A = 0 e achei que seria: //
// (4x3) + (2x4x2) - Vex4 = 0 //
// 12+16-4Ve=0 //
// 4Ve=28 //
// Calculando encontrei, Ve=7KN, efetuando a somatória de Fy, eu encontei Va=1KN //
// O que eu fiz de errado? Meu Diagrama de momento ficou igual ao seu, e o de Esforço cortante também, porém ao invés da minha barra vertical ficou com um gráfico de 1KN até -7KN... //
// Tenta fazer pelo Momento em A se vc puder e me diga o que encontrou? //
CARA, NÃO CONSIDEREI O MOMENTO DO He Puta merda... Ai sim o MHe=8 e meu Ve=5KN, deixa baixo kkkkkk
haha. Por isso é mais fácil começar pelo somatório de momento em E. Assim Eliminamos o He e o Ve da conta. Se formos fazer o somatório de momento em A, antes temos que fazer o somatório em x para achar o He=4kN, senão teremos o Ve e o He de incógnita.
Momento no centro da Barra CD é 2 Knm, e não 4knm, esqueceu de fazer o somatório de momento apropriado, (4-(3*2))-(2*2*(2/2))= 2, pode usar essa fórmula qualquer ponto, q no ponto C e D resultará 4 e 8 respectivamente, como no exemplo. Abraço
Primeiro se faz a cortante . Pra saber se tem momento maximo ou nao.
não sei matemática cara , pra que vi
o vídeo me pergunto
responda
342+2788
qual o resutado
Como eu faço pra saber em qual ponto fazer o momento. Tipo assim, vc fez o momento em E, mas como eu faço pra saber em qual é melhor?
Fazendo somatório de momento em E é possível eliminar as forças VE e HE do somatório, já que elas não geram momento ali. Aí eu fico só com o VA de incógnita e consigo calcular. Se eu começasse pelo somatório em A, eu eliminaria somente o VA e ficaria com VE e HE de incóginita e não ia conseguir calcular eles, já que iam ter essas 2 incógnitas em uma equação só.
+Se Virando Engenharia Ah sim. Muito obrigada.
Porque não tem momento no ponto B? Sendo que existe uma carga de 4KN?
Vinicius Oliveira Freitas da Silva Momento precisa de braço de alavanca. Carga aplicada num ponto não gera momento no próprio ponto, pois não tem um braço de alavanca :)
@@2006017637 só complementando seu comentário. Ou seja M=F.d... se a distância é zero, então não tem momento.
M=F.0 => M=0
O somatório dos momentos não seriam:
-4x3 -8x2 +4Vb=0
Vb=7Kn
Logo, Va=1kn?
E se no lugar de VA fosse um apoio igual a VE?
Aí seria um problema de hiperestática. Futuramente farei vídeos sobre.
Hiperestatica. O número de incógnita (ex: VA, VB, RXA, RXB, YA, YB) seria maior que o número de equações.
Teríamos 4 incógnitas e 3 equações. A solução seria compensar com uma rótula pra tornar a viga isostatica.
Boa tarde pode me passar seu contato?
QUal seu email chefe para me ajuda nua questão
A unidade do momento ta errada né!!!!!!!!!
A explicação é ótima, mas poderia falar um pouco mais com calma, está muito rápido.
Carlos Dalio Diminui a velocidade do vídeo
Pq tu não volta a porra do vídeo se é burro ?
Realmente ele fala muito rápido
Eu acredito que você errou logo no início, no cálculo das reações.
Ou o meu entendimento está errado!!!
HE = 4 -> ok
SOMA DE MOMENTO (ME) =0 --> 8(2 ) - Va(4) + 4(1) =0 É como se a força tivesse sendo aplicada no eixo do ponto fixo, vai girar no sentido horário. OBSERVE BEM A REGRA DA MÃO DIREITA! ( O que nós dá : Va = 5Kn e Ve = 3Kn ).
E se você observar bem, faz mais sentido, pelo formato da estrutura do pórtico. A reação em Va, tende a ser maior, pois aparentemente é mais solicitado.
Com isso o meu diagrama ficou diferente.
você errou o sentido da carga horizontal, ela vai ser negativa, uma vez que vai girar a estrutura no sentido horário e adotou o sentido horário como negativo.
Wilson Americo Eu errei no meu comentário.. quis DIZER QUE IA GIRAR NO SENTIDO ANTI-HORARIO, COMO NA REGRA DA MÃO DIREITA.
Luiz, desculpe mas não entendi muito bem o que você quis dizer, mas a sua equação da somatória dos momentos está incorreta. A carga distribuida e a carga horizontal rotacionam o ponto de maneira oposta, logo elas não podem ter o mesmo sinal. nessa sua conta as duas estão positivas.
Não seria 4, e sim, -4.
Que daria 12/4= 3kN
voce esta certo manoo !!!
E ai chefe pode me ajuda
Diagrama do cortante está errado!
Tá não. Talvez você tenha confundido esses 8kN, que é a resultante da carga distribuída que desenhei depois, não é carga aplicada. Perdão pela confusão.
verdade, você desenhou durante o video e eu nem percebi! é a resultante da força distribuída
No ftool o momento máximo deu 10
Que difícil 😟😟
Confuso demais, cara, n sei se é a matéria ou vc...
Tive 6 derrame assistindo esse video, mt confuso
Não é difícil , tem professores que não sabem explicar bem ...
pqp ! ruim demais
pessima explicação
Também achei horrível!!! Parece que ele não domina muito sobre o assunto, bom..pode até ser que sim...mas não conseguiu me passar isso!!!
Gabriel Dias pessima explicaçao ou vc q nao sabe nem o basico?
Pq quem tem o essencial, consegue entender rapidamente a explicaçao dele
Gabriel Dias se vc quer moleza, entao senta no pudim
Achei otima explicação. Quer milagre sem estudar? Da nisso!!! Volte à base
fala muito rapido
nao explica nada
Bibi Meirelles o caravta aqui pra explicar a respeito desse assunto, agr se vc nao sabe nem o basico, nao o culpe por isso pq vc q tem q sentar a bunda na cadeira e estudar para saber os conteudos anteriores referentes a esse assunto