TeatroTerapia - Meditação

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 окт 2024
  • Atma-Vichara é o método de autoanálise proposto por Ramana Maharshi, um dos grandes representantes da sabedoria milenar da Índia no século XX, visando conduzir ao conhecimento de si próprio, e daí ao Mestre Interior (Consciência Divina). A meditação guiada "Quem Eu Sou?", inspirada no legado de Ramana Maharshi, pode ser praticada por todos, independentemente da crença religiosa, e é bom que seja realizada ao nascer do sol - antes do café da manhã - ou ao pôr do sol. Comece meditando uma vez por dia e aumente a frequência de acordo com sua necessidade e tempo disponível. Trata-se de uma técnica simples que produz bons resultados, aumentando gradativamente a autoconsciência, o domínio de seus próprios pensamentos e o autoconhecimento. Colocada em prática com disciplina e perseverança possibilita penetrar profundamente e olhar para dentro de si, serenando pouco a pouco os pensamentos e gerando paz interior.
    “Aquele que, apesar de olhar para dentro de si, não encontrar senão trevas, dissabores, fraquezas e vaidade, não deve trocar sua decepção por ceticismo amargo; ele tem que se olhar sem tréguas, sempre mais além, sempre mais profundamente no âmago do seu ser, até que comece a perceber, por indícios muito suaves, um sopro leve que nasce quando cessa o turbilhão dos sentidos. Esses sinais devem ser recolhidos preciosamente, pois tomarão corpo, crescerão e transformar-se-ão em pensamentos elevados que transporão o limiar da mente, como missionários celestes, anunciadores da voz que se fará ouvir, voz de um ser oculto, misterioso, que vive dentro de nós e que não é outra coisa senão o Eu real”, argumenta Paul Brunton, no livro “A Índia Secreta” (p.286).
    Esta meditação guiada não pretende esgotar-se em si mesma, em absoluto. É apenas uma maneira de começar a percorrer o caminho, voltando-se para dentro de si em busca do repouso mental e da sublime conexão com Deus. A jornada é longa e depende da vontade consciente de cada um, implicando no desenvolvimento de uma forma própria de meditar ao descobrir seu jeito único de silenciar, respirar, relaxar, sentir, permitindo melhorar seu próprio método ao longo da caminhada. A emoção que prevalece durante esta experiência de aprendizado é a da intensa alegria pueril e a faculdade aprimorada é a da inteligência criativa, passando a fazer parte de sua vida um saber proveniente da Consciência Espiritual, revelado por intuição - torna-se audível a silenciosa voz Divina.
    Atenção:
    Sobre a técnica de reter a respiração sugerida neste áudio, Paul Brunton, em "O Caminho Secreto" (p.76), faz algumas recomendações: "Começai exalando muito lentamente, depois inalei suavemente, em seguida retende a respiração momentaneamente, e afinal expirai de novo. Fazei isto com plena atenção e com os olhos fechados. É importante que o estudante verta toda a sua consciência nesta respiração, até lhe parecer viver nela durante todo aquele tempo. Este exercício é para ser praticado pelos principiantes durante cinco minutos - e não mais".
    Esta meditação guiada compõe o dispositivo metodológico da TeatroTerapia, utilizado no curso de pós-doutorado do prof. Dr. Augusto Amaral, desenvolvido no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos/LITEB - Fiocruz Rio de Janeiro/RJ. Para informações adicionais acesse: lattes.cnpq.br/...
    Você deseja aperfeiçoar suas meditações? Entre em contato no whats (53) 99900-9593 ou por e-mail: augustoluisamaral@gmail.com
    Roteiro/locução: Augusto Amaral (augustoamaral@hotmail.com)
    Edição: Raquel Amaral
    Fontes de pesquisa:
    Os livros "O Caminho Secreto" e “A Índia Secreta”, de Paul Brunton, e o livro "Curso Adiantado de Filosofia Yogue e Ocultismo Oriental", do Yogue Ramacharaca.
    Site: chela.com.br/
    #Arte-Educação
    #EducaçãoTerapêutica
    #TeatroTerapia
    #SaúdeMental
    #Espiritualidade
    #TeatralidadeHumana
    #MeditaçãoGuiada

Комментарии • 26