Você sabe oque Jung falava sobre uso de psicoativos no processo de autoconhecimento?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 окт 2024

Комментарии • 39

  • @babyrelax333
    @babyrelax333 2 года назад +4

    Marcella eu adorei o seu vídeo, gostaria de ter visto ele há alguns anos atrás, quando decidi participar de um ritual de ayahuasca.
    Eu fiquei totalmente desestabilizada, hoje tomo antidepressivo e estabilizador de humor, e faço terapia há 3 anos para tentar me estabilizar e melhorar, e ainda assim não me sinto nem perto do que eu era anteriormente.
    Infelizmente muitos lugares colocam os psicoativos como uma coisa maravilhosa, com a promessa de "10 anos de terapia em um ritual", e focam também na experiência transcendente.
    Então é muito bom ver um conteúdo como o seu nas redes, e essa informação deveria ser disseminada para que as pessoas pudessem ver o outro lado, pois quando pesquisei eram só flores, e ainda criam um tipo de "seita ou egregora" que criticam as pessoas que não tiveram uma boa experiência, e isso é um tanto penoso.
    Tenho aprendido muito com o seu canal. Obrigada por disseminarem tanta informação!

  • @edisonromano7589
    @edisonromano7589 2 года назад +1

    Segunda vez que ouço seu vídeo, está totalmente correta a sua explanação, o buraco é realmente mais embaixo, não é tão raso é bem mais profundo..

  • @edisonromano7589
    @edisonromano7589 2 года назад +1

    gostei da sua maneira de expor esse assunto, realmente é verdadeiro, é preciso ter grau na memória pra poder interpretar as vivências que são simbólicas, faço a experiência de beber o chá hoaska a mais de trinta anos, esse chá e conhecido como (chá temeroso) e realmente tem muitos que ao fazer a experiência não dão conta.

  • @clerliteixeira6778
    @clerliteixeira6778 4 года назад +2

    Muito interessante esse tema, procurei por ele hoje pq uma amiga psicologa me convidou a discutir um caso, devido minha experiência com ayoaska e o cliente dela insistir por esse caminho.
    Preciso dizer que sempre tive um olhar para "espiritualidade", muitos episódios acompanham minha trajetória desde muito jovem, isso não teve como ser ignorado e, pelo que posso perceber, pareço ter um canal sensível para esses assuntos.
    Participei de poucos rituais, não vou me estender em falar sobre eles, mas sim, foram muito interessantes, e no último, recebi uma mensagem MUITO CLARA E EVIDENTE: "Você não precisa disso!" Era como uma conversa dentro de mim e essa afirmação foi muito contundente e estava relacionada a toda a dinâmica do ritual. Não entendi direito o pq, não quis acreditar, afinal, eu estava bastante interessada na busca da minha individuação e era tudo tão incrível, eu ficava dias processando, estava entregue e imersa no processo e de repente uma mensagem dessa...
    Tive seguidas oportunidades de ir e não fui. Estava processando, estava ainda a procura de entender aquela mensagem e, como eu disse, ja estava no processo, estudando, em terapia e a resposta/confirmação me veio num insigth, quando ouvir a Marcella falando numa live do IJEP sobre Espiritualidade, no mesmo instante me conectei naquele entendimento e isso fez total sentido, fiquei maravilhada e muito grata.
    O mais incrível foi o que seguiu, fui dormir naquela noite com um enorme sentimento de gratidão, estabeleci um dialogo de agradecimento antes de adormecer e sonhei muito. Era como se eu estivesse batendo papo de maneiras diferentes, como se eu mesma fosse alguém me orientando a fazer algo, acordei maravilhada e espantada com a sensação do sonho e com a palavra CONIUNCTIO sendo a única "coisa" que realmente lembro do sonho.
    Pra mim não há dúvida alguma, o processo terapêutico é magnifico e gratificante, encarar e aceitar suas polaridades é bem mais rico e curativo quando vc entende os motivos enraizados nas causas de cada episodio isolado. Tenho observado um amigo próximo e de fato o panico se instala, como bem disse Marcella neste vídeo, quando uma enorme e significante parcela do ic emerge e ele não compreende em sua totalidade, fragmentos que se tornam incapazes de compor sentido, pois falta o entendimento de acolher também as sombras, enfim, assunto fascinante interessante e bastante empírico para mim.

  • @Paulo-vz5jn
    @Paulo-vz5jn 4 года назад +2

    Uma fala muito lúcida.
    Tive uma experiência muito parecida, não de uso de substâncias, mas de anos atrás ter participado de uma terapia de grupo (constelação familiar) e que ao meu ver o orientador talvez não bem preparado me fez acessar conteúdos que à época não tive a capacidade de lidar, e isso desestabilizou muito a minha vida, levei muito tempo para "cumprir" o conteúdo acessado e foi a custa de muita perda e dor. Porém hoje, com esforço, e tb o próprio inconsciente deu ordem a tudo, minha vida se reestabilizou. De aprendizado trouxe o respeito e humildade de não querer mais do que posso lidar, e desejar ser capaz de sempre dar um passo a mais, e viver a vida como ela é, não só como eu gostaria que fosse.

    • @ConhecendoJung
      @ConhecendoJung  4 года назад

      Muito bom Paulo Henrique, acredito que você pegou exatamente a msg que estavamos querendo passar!

  • @thiagosantos8674
    @thiagosantos8674 4 года назад +5

    Psicoativo não precisa ser necessariamente artificiais, existem os cogumelos cubensis , por exemplo, que possuem o principio ativo da psilocibina, que possui estrutura análoga a serotonina e produz também alterações sensoriais e aumento de conexões neurais.

  • @matheusteixeira6148
    @matheusteixeira6148 5 лет назад +4

    Bela fala ! Parabéns... Só tenho a agradecer a esse canal 🙏

  • @amandalozano7935
    @amandalozano7935 2 года назад +1

    Muito bom!!

  • @DanielSantana-qg8qf
    @DanielSantana-qg8qf 5 лет назад +3

    Já tive várias experiências recreativas. Quinze anos depois testei as doses "heróicas", disposto a encarar o que viesse pela frente. Tomei para levar pedrada mesmo. Achei que poderia ser uma ferramenta eficiente de auto conhecimento naquele momento.
    Bom, conheci o inferno várias vezes e até agora nunca mais saí de lá.

    • @ConhecendoJung
      @ConhecendoJung  5 лет назад

      E Você não acha que seria importante buscar terapia? Na minha opinião você deveria.

  • @giovanalopes135
    @giovanalopes135 5 лет назад +2

    Ótimo 👏👏👏 sem palavras...
    A ideia do grupo no Whatsapp também foi incrível, obrigada!

  • @claudiadamata247
    @claudiadamata247 5 лет назад +2

    Daniel e Marcella, parabéns pelo canal. Vocês são uma dupla incrível! Entrei no grupo de estudo no whatsup, mas tá ficando muito chato, o pessoal manda muita msg, muitos comentários desnecessários. Eu não gostaria de sair, mas o que acham de colocar um limite no próprio espaço q vocês criaram? Acreditei q o objetivo do grupo era vocês sugeriam trechos de leitura e depois a gente debater.

    • @ConhecendoJung
      @ConhecendoJung  5 лет назад

      Acabei de colocar uma msg no grupo. Vamos tentar discutir melhor o caminho do grupo!!

  • @marciaoliveira230
    @marciaoliveira230 6 месяцев назад

    Concordo, o inconsciente é perturbador. Eu tive uma experiência, por curiosidade e nao recomendo para ninguém.

  • @Adriana.Oliveira14
    @Adriana.Oliveira14 5 лет назад +5

    Eu sou leiga. Eu gostaria de saber se o Simbólico pra Jung é o mesmo que o Simbólico pra Lacan ou se é mais amplo ( Lacan descreve os registros psíquicos como real, simbólico e imaginário, onde nenhum tem maior importância que outro. Se escrevi besteira me corrijam, por gentileza.( Muito interessante esse tema)

    • @ConhecendoJung
      @ConhecendoJung  5 лет назад +4

      Olá Adriana, eu ví sua questão colocada no chat!! Vou fazer uma sugestão para você!! Vou colocar uma coisa aqui que escutei de um professor!! Lacan era junguiano, mas não sábia!! Brincadeiras a parte, podemos entender que tudo tem origem no inconsciente, desta forma, tudo é real. Entende? Se quiser escrever, podemos falar mais por e-mail!

    • @emiliomatos6071
      @emiliomatos6071 5 лет назад +3

      @@ConhecendoJung Ah não, Daniel, nem brinca... Eu tive a experiência de passar por uma análise lacaniana por dois anos e estou tendo agora a experiência da psicoterapia junguiana, e, apesar de não ter (ainda) o conhecimento teórico para fazer a distinção precisa, a vivência é muito diferente. Li uma vez que um analista chegou a perguntar a Lacan a relação entre os significantes lacanianos e os arquétipos junguianos, pois na visão dele seriam parecidos. Lacan teria respondido que não havia relações entre ele e Jung, e ele não tinha interesse em construir algo conjunto (para mim, ler isso aliviou). Real, simbólico e imaginário na minha limitada visão teórica têm relação com id, superego e ego, respectivamente. Acho que símbolo para Jung não tem muita ligação com superego...

    • @ConhecendoJung
      @ConhecendoJung  5 лет назад +4

      @@emiliomatos6071 de fato não tem ligação, porque Jung não faz essa divisão!

    • @Adriana.Oliveira14
      @Adriana.Oliveira14 5 лет назад +1

      @@ConhecendoJung Noooosssa! Rsrs. Obrigada pela generosidade em me responder. Rsrs. Muito sagaz e unificadora a sua resposta. Eu leio artigos de Ciências Sociais e eles sempre escrevem O Real, O Simbólico e o Imaginário de tal fato e por isso perguntei quando ouvi simbólico. Um abraço a todos!🤗

    • @Adriana.Oliveira14
      @Adriana.Oliveira14 5 лет назад +2

      @@emiliomatos6071 te agradeço também! Muito esclarecedor. Você me deu outras perspectivas que vão me ajudar muito. 🙂

  • @sauloruthes3321
    @sauloruthes3321 5 лет назад +7

    Achei a fala um pouco aterradora. Visão parcial do processo e limitada. A psicologia de Jung ficou mto no simbólico e não acessou com mais clareza a dimensão transpessoal. Por isso, alguém da psicologia transpessoal seria mais capacitado para discorrer sobre o assunto. Até pq não se usa o psicoativo pra "rebaixar a ccia" mas para "ampliar a consciência". Ou seja, o ego, a ccia deve fazer parte coadjuvante no processo de expansão induzido. E isso é mais antigo que a psicoterapia. Que por sua vez pode ser mto lenta, qndo em métodos tradicionais. Eu já daria uma informação mais confiante sobre o assunto. E ainda: o foco não é o inconsciente como ente... Mas o seu Ser, o que vc é, que está subjacente a sua ccia.
    Ademais, entendo o por quê da opinião de Jung... Assim como Freud para ser um pouco aceito no meio acadêmico não quis ir além da sexualidade, Jung não quis ir além do simbolismo. A psicologia de Jung ficou por demais acadêmica e limitada, assim como a de Freud, para tentarem se inserir no mundo "racional". As pessoas querem mais...
    Fora isso as suas ressalvas de integrar o material q emerge, de respeitá-lo, de fazer o diálogo com o ego, e poder ter (mas não que seja necessário) acompanhamento de alguém, são boas. 😉

    • @deisereginaf
      @deisereginaf 5 лет назад +1

      Perfeito este comentário. Ontem escrevi aqui algo parecido mas parece que foi retirado meu comentário.

    • @marcellahelenaferreira6569
      @marcellahelenaferreira6569 5 лет назад +6

      Ola Saulo, tudo bem? Obrigada pelas suas considerações! Entendo seu ponto mas também discordo de algumas coisas.rsrs O Daniel é formado em transpessoal antes mesmo de Jung e até bati bola com ele para saber se ele ficou com a mesma impressão que você. Entendo que em muitos processos o acesso ao ICS tem como objetivo a ampliação da CS (o próprio processo de individuação do Jung é isso). Mas para se ter uma ampliação da CS é preciso descer para o ICS, rebaixando a CS, concorda? Até falo no vídeo que o ego tem que ficar como observador e não atuante pois do contrário, poderia manipular a experiência. Discordo quando você fala que a teoria junguiana ficou extremamente acadêmica e limitada. Esta talvez seja a interpretação de alguns profissionais - o que é estranho na minha opinião uma vez que o próprio Jung o tempo todo vivenciava todas as teorias, observações, ele se colocava a dispor do ICS para então formular sua teoria (o Livro Vermelho é todo em experiência). Assim, a teoria junguiana se encaixa em algo totalmente experiencial - e não experimental. Precisa se envolver, passar pela experiência e não ficar a distância racionalizado, correto? Para ele, o ICS faz parte do Ser, por isso a meta é acessar ao máximo seus conteúdos e integrá-los a CS, buscando a totalidade. O bom dos caminhos de autoconhecimento é cada um tem a oportunidade de encontrar algo que tenha mais afinidade com as suas ideologias. Esse vasto campo de possibilidades é extremamente rico. Temos que respeitar, eu respeito, mas como um canal Junguiano e um vídeo que se dispõe a falar sobre a visão do próprio autor, não posso ir além do que ele mesmo foi. Beijos e até

    • @marcellahelenaferreira6569
      @marcellahelenaferreira6569 5 лет назад +2

      @@deisereginaf oi Deise, tudo bem? A gente não retira comentário nenhum. Vc se importa em colocar aqui novamente? (Obs: o próprio youtube as vezes retira comentários que se pareçam com spam. Não sei o critério mas nós não somos nem avisados). Bjs

  • @lucasfescina
    @lucasfescina 5 лет назад +2

    Ha experiências psicodélicas no livro vermelho?

    • @ConhecendoJung
      @ConhecendoJung  5 лет назад +2

      Oi Lucas, não, no livro vermelho São experiências com sonhos e imaginação ativa.

  • @Thaynarnia
    @Thaynarnia 4 года назад +2

    Eu ja tive umas experiências sobrenaturais 1x , falaram q foi por causa da maconha e me diagnosticaram como esquizofrenia ! Tive experiências de muita luz e umas bem sombrias

    • @ConhecendoJung
      @ConhecendoJung  4 года назад

      Olá Thayna, obrigado pela coragem de deixar seu relato aqui!

  • @edisonromano7589
    @edisonromano7589 6 месяцев назад

    Eu concordo plenamente ,mas levo em conta que toda terapia é longa e de alto custo, então vem a pergunta? Aonde tratar esse assunto pra aquele que não tem condições financeiras, resumindo médico de pobre é o macumbeiro kkk