Gostei de sua didática. Assim, quando formos abordar um cliente poderemos passar mais segurança com esses cálculos. Sem menosprezar também, a capacidade de absorção do conhecimento. Parabéns!!!
muito bom, principalmente para os estudantes que estao estudando projetos industriais na area de engenharia quimica, que precisa dimensionar bombas, e o vídeo da uma ideia.
Adorei o vídeo, eu já havia baixado o catálogo da schneider. Sendo que eu não estava entendendo como determinar a bomba, esse vídeo de ajudou bastante.
Boa tarde amigo, olha, me ajudou muito mesmo.. o manual é muito bem explicado, conseguiu compreender o funcionamento dos tipos TAP e SP. Mas ainda estou com a mesma dúvida em relação a Vazão em m3/h válida para sucção de 0m.c.a no meu caso, a altura de sucção é de 0,40m e altura de recalque é de 4,00m. diante destes valores, o que eu faço agora ?? minha altura manométrica total é 6 m.c.a
+Gleudes Oliveira É só você substituir esses valores nos seus respectivos campos. No manual está descrito vazão para sucção de 0 m.c.a. acredito eu que é para facilitar a visualização. Agora para você encontrar a AMT, basta substituir os valores, fazer a conta e comparar com as tabelas.
ótimo vídeo, tem como você fazer um vídeo para dimensionar uma bomba centrífuga de um reservatório inferior para um superior e dela para um conjunto de 8 prédios de 4 andares cada
+José Antonio Brito Muito obrigado. O princípio do cálculo é o mesmo José. Basta você substituir as informações presentes na instalação e refazer os cálculos. Abraços.
Obrigado Sebastião. O catálogo você encontra nesse link: schneidermotobombas.blob.core.windows.net/media/321009/schneider_tabela_selecao_2023_10.pdf Abraços e sucesso para você!
boa noite. Parabéns pelo vídeo. Gastaria de saber se existem alguma orientação na norma sobre o tempo de funcionamento da bomba, ou em quanto tempo ela deve recalcar o volume referente ao consumo diário. Outra dúvida é em relação a um trabalho de conclusão de curso que estou fazendo sobre um estudo comparativo entre dois sistemas de abastecimento de água, um convencional como mostrando no vídeo, com reservatório superior e inferior e outro sistema somente com reservatório inferior e uma bomba para manter essa rede pressurizada através de um pressostato, só que estou com dificuldades para encontrar vídeos explicativos sobre esses sistemas. Tomei como base o sistema Smart Jet da Dancor, mas não há muitas explicações sobre o assunto.. pode me ajudar..?? preciso demonstrar os dois sistemas, abordando as características, vantagens e desvantagens e no final eleger qual seria o melhor.. obrigado.
+Gleudes Oliveira Bom dia. Vamos lá. Quanto ao funcionamento da motobomba, existe um item nos motores elétricos que se chama regime de serviço. Esse regime é o grau de regularidade da carga a que o motor é submetido. Os motores normais são projetados para regime contínuo, (a carga é constante), por tempo indefinido, e igual a potência nominal do motor, (são fabricados para trabalhar por tempo indeterminado e com carga plena). A indicação do regime do motor deve ser feita pelo comprador, da forma mais exata possível. Deve-se evitar ao máximo o número excessivo de partidas num curto espaço de tempo, por elevar de mais a temperatura no bobinado. Sobre o sistema de pressurização eu não tenho material ainda em vídeo, mas é uma boa sugestão para que eu elabore um. No site dos fabricantes de bombas (www.schneider.ind.br/produtos.php?ctg=11&raiz=1) você encontra material para embasar a sua pesquisa. Tem-se que fazer uma comparação e analisar caso a caso. Espero que tenha te ajudado. Abraços.
Irineu, boa noite. Não. Para bombas submersas o cálculo é diferente. Faremos um vídeo futuro sobre esse assunto. Caso queira o modelo do cálculo para bombas submersas acesse este link (migre.me/uZ0Rq) e clique em "Folder Submersas". Lá tem a explicação passo a passo sobre o cálculo. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
Valdenito, obrigado pelas palavras. Esse foi um dos primeiros vídeos que fizemos. Os equipamentos de áudio não eram os melhores. Mas com certeza iremos melhorar nos próximos. Abraços e sucesso pra você.
Boa noite.Paraueuebens pelo video, eu tenho uma duvida eu tenho um sistema de irrigação que tem 62m de tubo de 3/4 com 12 aspersores 2.1 de pressão minima e 3.0 de maxima cada,com vazão de 0,59 m cubico de agua por hora e maxima de 0,81 m cubico por hora .
Boa tarde Humberto , eu tenho no trabalho um eletro bomba. De 280cv e uma bomba de 4 estagio de entrada de 6" e saida6" a entrada tenho que fazer uma redução par 12" polegada onde esta a válvula de retenção e a maraca posso fazer direto 6 para 12 , é a saída tenho que fazer 6pra8 e 8pra 12 em uma metragem 12 metro ate chegar na tubulação do pivô que é de 8" posso Ta fazendo dessa forma ou força demais a bomba reduzindo a saída de 6 p 8 e depois12 obrigado agradeço pela ajuda
Bom dia Sérgio. Vamos ver se eu consegui entender a sua dúvida. A tubulação que você tem no pivô é de 12'', porém a saída da bomba é 6''. Você quer fazer de forma gradativa as reduções de 6'' para 8'' e depois de 8'' para 12'' é isso? Se for isso, nessa distância que você disse de 12 mt, não tem problema. O que acontece nesse caso é uma perda de carga maior por questões da tubulação ser mais estreita, mas nesse comprimento de tubulação, ela chega a ser muito pequena. Espero ter ajudado.
+Marcio Ferreira Boa tarde. Se a altura de sucção for 0 (zero), basta colocar no campo Altura de Sucção o valor 0 (zero) e fazer a conta novamente. Abraços.
Boa tarde amigo ajudou muito com esse vídeo. Tenho 5 poços ( Pocetos) de água com óleo que sai de lavagens de máquinas e pisos em geral de uma empresa para fazer uma elevatória até um poço central e depois do poço central para a estação de tratamento na mesma empresa. A pergunta é qual a melhor bomba para utilizar nesse caso onde o bombeamento envolve água com mistura de óleo. Tenho um Recalque de 10 metros que sobe par correr pela estrutura e depois desce para lançar no poço principal. Nesse caso como fica a questão da somatória do Recalque já que ele sobe 10 metros e depois desce 10 metros. Se puder ajudar te agradeço.
JJ Engenharia, você deve, nesse caso, analisar a densidade do líquido bombeado. Por ser óleo, temos vário tipos de densidade, e isso influenciará diretamente nas perdas de carga no sistema. Quanto ao desnível dos 10 mt que você referiu, ela terá que ter no mínimo 10 m.c.a. de pressão, por que mesmo que depois ela desça esses 10 mt, ela terá que subir esses 10 mt. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
ola, somos aluons do 9 semestre de engnhraria da fap/uniesp, eu e o boi , leonardo marques e matheus nunez precisamos ir bem nessa prova bimestral de Maquias hidraulicas, pra o boi nao correr risco de reprovar como em concreto 1 semestre passado, bjusss fapfapfapfap
Boa noite! Muito bom o vídeo, Pode me dá uma dica? Estou com um problema de baixa pressão no cavalete, pouca pressão da água da rua. Já sei que tenho que comprar uma bomba auto aspirante, estou em dúvida com esses dois modelos MBA XL ou MBA ZL da Schneider. Não consegui entender pq a MBA ZL só faz a autoaspiração com no máximo 1M de altura? Aqui eu tenho que puxar da rua pra minha cisterna de 5000L
Vamos lá. Nesse caso, recomendo você a fazer um reservatório inferior para armazenar essa água. E quando precisar colocar uma bomba para elevar o líquido para caixa superior. Colocar bomba na tubulação de entrada da concessionária, pelo menos aqui em MG, pode vir a te dar problemas com a justiça caso seja descoberto. Abraços e sucesso para você!
Faz um vídeo mostrando como pode manusear os motores elétricos aqueles que usamos na área de irrigação de cana de açúcar porque eu já trabalhei muito com aqueles moto bomba diesel mais esse motor bomba elétrico nunca trabalhei eu queria que você pudesse fazer um vídeo mostrando como se liga e também mostrando como faz pra aumentar a rotação dele para que os aspersores joguem mais longe
Ótima explicação, mas tenho uma dúvida este 5% de perda de carga está considerando a perda distribuída (comprimente equivalente dos tubos) e as perdas localizadas (conexões) ? as duas juntas.
+Ricardo Monteiro Obrigado pelas palavras. Esses 5% representam as perdas localizadas (Conexões). As perdas na tubulação foi calculada separadamente. Abraços.
MUITO BOM!! POREM AINDA ESTOU COM UMA DUVIDA EM RELAÇÃO A MEDIÇÃO DO RECALQUE EM SOLO DESNIVELADO, EX UMA CASA COM CAIXA D ÁGUA QUE FICA NUM PONTO MAIS ALTO, E A MOTOBOMBA QUE FICA NUM PONTO MAIS BAIXO E LONGE DA CASA. COMO FACO ESSA MEDIÇÃO..? POSSO USAR O COMPRIMENTO DO ENCANAMENTO OU EXITEM FORMULAS, APARELHOS, ETC ..?
Bom dia. Nesse caso a bomba trabalha afogada. Você já tem o "peso" da água a seu favor gerado pelo desnível negativo. Ao invés de somar a altura de sucção você pode descontar esse valor visto que a água chega na bomba devido a ação da gravidade. Abraços.
Eu gostaria de acrescentar algo... Tenho um motor 3/4cv com saída de recalque de 1 pol. - 32 mm... Ele está instalado ao nível da agua no fundo de uma cisterna/poco/cacimba, com 13 metros de altura.... e estava com uma vazao de 7 mil litros por hora. Com o intuito de aumentar essa vazão, troquei para tubulação de 50mm... No entanto minha vazão caiu. Minha dúvida é: Será que usando cano de 50mm o peso da agua se tornou grande demais para vencer a subida vertical de 13m para sair da cisterna??? Estou tentando fazer um teste com tubulação de 40mm.
Bom dia. A resposta é não. A pressão de trabalho da bomba continua a mesma você utilizando o tubo de 32 mm ou de 50 mm (que no seu caso seria aproximadamente 15 M.C.A), desde que a altura permaneça igual quando você você aciona a bomba. A questão peso influencia quando a bomba está desligada. Obviamente num tubo de 50 mm você tem uma área maior se comparado ao tudo de 32 mm, logo o peso sobre a bomba será maior quando o equipamento estiver desligado. O que pode estar acontecendo aí é o seu equipamento já estar trabalhando na vazão máxima de operação (7 m³/h) que é um valor considerável para um equipamento com 3/4 de cv. Pode ser também o que chamamos de cavitação, que é quando a pressão absoluta abaixa até atingir a pressão de vapor do líquido bombeado na temperatura em que ele se encontra, iniciando o processo de vaporização do mesmo. Isso acaba provocando queda no rendimento, aumento da potência exigida no eixo e outros fatores que são ruins para o equipamento. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
Meu posso é artesiano com a profundidade de 14 metros ate entrada da bomba, com a distancia de sucção de 3 a 4 metros da superfície da água ate entrada da bomba, da bomba ate caixa água percorre pelo chão na horizontal 15m dai sobe a uma atura de 3 metros. Aparentemente estava usando uma bamba centrifuga de um cavalo e meio, e o encanamento de 25 mm , com válvula de pe, Sei que este estilo de bomba centrifuga suporta ou atende ate 6 metros de sucção, estou pensando em comprar uma bomba autoaspirante de meio cavalo a qual tem suporte 9 metros de sucção Minha maior duvida é em relação às medidas ou tamanho referente a sucção Vários amigo e lojista, indicada a bomba auto injetora??? Por suporta a sucção de 9 a 40m ??? Mais pelo que entendi essa medita não condis com o tamanho do poço ou do cano ate o fundo, e sim com a superfície da água ate entrada da bomba. Mais levando em consideração a distancia de sucção posso usar uma bomba autoaspirante de meio cavalo a qual tem suporte 9 metros de sucção, pois o meu posso tem a distancia de sucção de 3 a 4 metros da superfície da água ate entrada da bomba.
Bom dia. Levamos em conta 2 fatores. A profundidade total do injetor ou válvula de pé com crivo e a altura da lâmina de água. As bombas centrífugas comuns trabalham, em sua grande maioria, até 8 mt (se estiverem no nível do mar). Para sucção acima disso, precisamos de bombas injetoras que podem ser instalados os injetores até 40 mt, dependendo do modelo. Quando você liga a bomba, a lâmina de água tende a baixar, por isso deve-se levar em conta esses 2 dados. Abraços.
Vamos a algumas perguntas para a sua resposta: 1) De onde você irá captar água (represa, caixa d´água, poço, etc)? 2) Qual a altura de sucção da bomba? 3) Qual o desnível do terreno (recalque) em metros? 4) Pela vazão que você mencionou, me parece que utilizará micro-aspersores. Você usará algum filtro? Se sim, qual a pressão de trabalho do filtro? Baseado nessas informações acima fazemos o cálculo para dimensionar a bomba. Abraços.
Irei captar agua do poço que tem da bomba ate a valvula de sucção 6m da saida da bomba para o total de tubo 62 m todos com 3;/4 e os aspersores entrada de 1/2 pressão recomendada dos aspersores 2.1 vasão maxima de 0,81m3/h 12 aspersores toda a area e plana, quero ter a vasão de 2000l/h não tem filtro.
A altura de sucção é de 6 Mt correto? O desnivel da bomba até o ponto mais alto da irrigação no terreno é 0 mt correto (você disse que é plano)? 12 aspersores a 0,81 m³/h dá um total de quase 10 m³/h, porém você quer só 2 m³/h? Com essas condições que você me disse, você precisará de uma bomba com aproximadamente 25 m.c.a. de pressão e 2 m³/h de vazão. Te indico uma Schneider BC-92 S 1 C de 1 CV. Esse modelo te atenderá (de acordo com as informações que você me passou). Att. Humberto.
Duvida sobre qual Moto bomba que joge ou aspire água posso artesiano. O poco tem 3 metros profundidade, 1.8 largura fica a 230 mtrs da edificação Poco está a 10 metros nível do mar. Edificação está a 90 metros nível do mar. Do poço até a edificação cano de 40 que percorre os 230 metros com inclinação de 65°.
Bom dia Alison. Nesse caso, você pode trabalhar com bomba centrífuga ou submersa. Pelas suas informações, está dando um total de 80 mt de elevação com 230 mt de comprimento de tubulação. Necessito saber qual a vazão de água você quer bombear por hora para fazer os cálculos de perda de carga e dimensionamento da bomba.
Boa noite. A resposta é sim. Tem como você calcular item por item. Basta encontrar no manual do fabricante de bombas ou de tubulação que você encontra esses valores por lá. Abraços e sucesso.
Boa tarde! primeiramente gostei do video e já curtir, e segundo gostaria de uma ajuda!Bom como eu poderia fazer este mesmo calculo, mas com uma entrada de agua em um reservatorio mas pela parte inferior? Porque ai me gera uma duvida, porque terá um peso de água que a bomba terá que vencer de acordo com os m³ e altura da caixa.
Sérgio, obrigado pelas palavras. Vamos lá. Pelo que me parece pela sua pergunta, a sua bomba vai trabalhar afogada é isso (a água chega por gravidade sem o equipamento ter que succionar)? Detalhe melhor a sua dúvida para que eu possa te auxiliar. Abraços e sucesso.
Bom para tentar ilustrar melhor vamos lá. A bomba tem um tanque de escorva e irá succionar o liquido praticamente no mesmo nivel dela de um tanque de 20m³ e irá enviar para outro tanque com uma capacidade de 200m³ que estará tambem no mesmo nível. Mas a entrada de alimentação deste segundo tanque acontecerá pela parte inferior dele, onde entrará o liquido para encher este tanque que empurrará todo este liquido para completa-lo.
Sergio, vamos lá. O primeiro e principal fator é que você terá que colocar uma válvula de retenção na tubulação de saída, para que o líquido não retorne para a bomba. Quanto a questão peso da água ou pressão, digamos que a sua caixa tenha 4 mt de altura. A pressão da sua bomba terá quer ser esses 4 mt + as perdas de carga na tubulação. O volume do recipiente (olhando pela questão peso da água) independe da pressão máxima sem vazão. Tanto que quando dimensionamos a motobomba, quanto maior a tubulação, melhor é. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
Quantos metros forem necessários. Isso vai depender de 3 fatores: qual vazão você necessita, qual o diâmetro da tubulação e qual a pressão de trabalho necessária. Tendo uma bomba que atenda esses 3 casos ao mesmo tempo, não importa a distância que você tem que bombear água.
+Marcio Baboni Serve para qualquer cálculo de bombas centrífugas. O que se tem que observar é a densidade do líquido a ser bombeado. Se estiver muito denso tem-se que levar algumas variáveis em conta e o cálculo muda. Quando isso ocorre, recomendamos que se consulte o fabricante do equipamento para tirar as dúvidas. Abraço.
Obrigado pelo retorno, minha dúvida é exatamente em cima disso densidade, se para esse fim de cálculo eu considero densidade e concentração como sendo a mesma coisa, suponhamos que eu tenha uma consistência de massa de celulose passando pela bomba de 3% (3 % é massa seca e 97% é água) ou convertendo 30g/l, entende? Minha duvida é essa, posso considerar 30g/L como sendo a densidade? Grato e abraço
+Marcio Baboni Vou te dar uma sugestão. Verifique qual o modelo do equipamento e entre em contato com o fabricante. Passe todas as informações da instalação que eles fazem o cálculo para você. Caso não tenha o equipamento, entre em contato com a Franklin Eletric (Schneider Motobombas) no 0800-648-0200. Lá eles têm engenheiros para auxiliar no dimensionamento das motobombas. Eles te indicaram a bomba correta para sua aplicação com o maior prazer. Abraço.
Gostaria de saber o seguinte: o fato de a tubulação de sucção ser de igual diâmetro ao da de recalque, pode ocorrer um " parcial trabalho em vazio" e isso aumentar a intensidade de corrente elétrica?
Bom dia. A resposta é não. Nós aqui na empresa recomendamos que a tubulação de sucção seja de igual ou maior diâmetro do que a de recalque. O estreitamento da tubulação de sucção pode gerar o efeito cavitação, vindo a danificar o equipamento. Espero que tenha ajudado. Abraços e sucesso.
Humberto bom dia, para distancias equivalentes a 500m. Têm que usar válvula de retenção e válvula de pé. os 5% adicionais na fórmula da AMT q você apresentou, equivalera já que elas têm percas maiores (consideráveis ) relativamente entre cotovelos e curvas. Desejáveis: Q= 5m³ Dist. Recalq.= 500m AR= 35m AS= 1m tam. suq= 2m isto ae com os 5% que utilizou da somente 50mc.a.
Danilo, pelos cálculos dá até menos. Com esses dados que você informou, a altura manométrica total é de 48 m.c.a. A perda de carga nessa tubulação é de 1%. Muito pouco. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
Pode-se utilizar os dois com as perdas localizadas em cada um e depois somar, mas a gente sempre utiliza o do recalque por ser maior. Normalmente a sucção os valores chegam a ser insignificantes para o cálculo de perda de carga e a gente sempre coloca uma margem de erro no final do cálculo que acaba compensando isso. O que se deve atentar quanto a sucção é a altura máxima indicada pelo fabricante para cada tipo de equipamento. Seguindo esses valores se evita muitos problemas, como a cavitação por exemplo. Abraços.
Tenho uma irrigação com 89 pontos, cada ponto fica a 18 mts distante do outro ponto, uso aspersores Vyr 56 de vazão 0,98 m3\h ( tenho 20 destes aspersor ), meu terreno tem 9 metros de desnível ( declividade ) até a lâmina dágua ( ribeirão ) numa distância de 260 metros em linha reta, seria possível usar uma motobomba de 3 CV que forneça os 16,66 m³ no lugar da de 5CV em 220 Volts que uso atualmente? pois esta área irrigada era de 127 pontos e atualmente uso somente os 89 pontos , minha finalidade é economizar energia elétrica sem perda na qualidade da irrigação, agradeço pela ajuda, um forte abraço
Bom dia. Acho difícil você encontrar uma bomba que dê toda essa vazão com a pressão que você necessita acionada por 3 CV. Pode até existir alguma marca que nós não conhecemos, mas acho difícil. Saliento que você terá problemas de cavitação ou perda de escorva da bomba por causa da sua altura de sucção (9 mt) conforme informado no seu comentário. Recomendo você a abaixar essa altura de sucção para o mínimo possível, não ultrapassando 6 mt. Abraços.
Obrigado! Poderia me dar uma opnião sobre a situação abaixo, para especificar uma bomba. E se tiver somente um reservatorio cilíndrico fechado acima da bomba, com uma entrada a frente e saida ao lado, entretando a saida e a entrada do reservatório tem a mesma altura, e o intuito seria fazer um laboratorio de vazão com circuito fechado, servindo para aferir medidores de alta vazão. Preciso saber a altura manométrica e especificação da bomba. O cálculo seria o mesmo do vídeo acima ou as incógnitas de Altura de recalque e de Sucção iriam se anular,? Tendo em vista que tanto a entrada de sucção como a entrada de recalque vão possuir a mesma altura.
Bem, vamos ver se eu entendi. A bomba irá trabalhar afogada não é isso? A entrada de sucção e o recalque terão o mesmo desnível, logo pressupõe-se que terá água dentro das duas tubulações. Eu confesso a você que não consigo te afirmar com 100% de certeza o seu questionamento, mas sei quem poderá. Entre em contato no 0800-648-0200. Você conversará diretamente com engenheiros da Schneider Motobombas. Eles têm melhores condições para te dar essa resposta. Abraços e sucesso.
Boa tarde! tem como disponibilizar a tabela do Fator da Perda de Carga em tubulações PVC, com perda em cada 10 m? Pois essa perda q o instrutor esta utilizando não é adequada ao conjunto motobomba em estudo, ele teria que utilizar uma perda de carga da mesma proporção do comprimento da tubulação e não a de 100 m.
Elias, o exemplo dado na explicação daria uma diferença tão pequena que consideramos o descrito no catálogo para facilitar o entendimento de quem visse o vídeo. Caso queira o valor exato, basta fazer uma regra de 3 simples para achar o valor que você quer. As tabelas de perda de carga em todos os manuais que vimos até hoje são para tubulações de 100 mt. Os valores das perdas de cargas nas conexões também estão disponíveis nesses catálogos (Schneider e Thebe). Acesse o site dos fabricantes que lá tem a área para download. Abraços e sucesso.
Show de bola! Você vai gostar, é uma área muito bacana. Quanto a planilha, não trabalhamos assim. Fazemos os cálculos manualmente e de forma individual. Caso queira algum suporte para algum dimensionamento que venha a fazer, é só acessar a nossa consultoria exclusiva para dimensionamento da sua bomba d´água no link go.hotmart.com/G55446651D?dp=1 e agendar um horário que te damos todo o suporte. Abraços.
Tenho que descordar do caro amigo no que se referiu no vídeo como altura de sucção: "Altura de sucção é o centro do ponto de sucção até a lâmina d'água" Na verdade a altura de sucção é o Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba (geralmente até a válvula de pé com crivo). Apesar do nível da água estar situado 1 metro acima da válvula de pé com crivo, o que será levado em conta no dimensionamento do conjunto elevatório é altura manométrica e por conseguinte a perda de carga gerada pela tubulação sendo necessário considerar (a favor da segurança) a altura até a "pé com crivo".
+Rafael França Boa tarde. Todas essas informações descritas no vídeo foram tiradas do manual da Franklin Eletric (Schneider Motobombas) presente neste link (www.schneider.ind.br/media/204981/tabela-selecao-2016-web.pdf). Essa informação está na página 11 deste manual. Não estou dizendo que você está errado, mas acredito que a informação presente no manual também não esteja. Fico grato pela sua opinião construtiva e parabéns pela educação ao expôr um ponto discordante. Sucesso. Abraços.
Amigo, para te dar uma resposta mais precisa, necessito de mais algumas informações: Qual o diâmetro interno do poço: ??? Qual a profundidade do poço: 36 m Qual o nível estático do poço: ??? Qual o nível dinâmico do poço: ??? Qual a profundidade de instalação da motobomba: ??? Qual a altura de recalque da bomba (desnível entre a tampa do poço e o ponto mais alto da instação): ??? Qual o comprimento da tubulação (desde a motobomba até o ponto mais alto da instalação): ??? De posse dessas informações, fazemos o cálculo para você e te indicamos o equipamento ideal. Caso tenha alguma dúvida, acesse esse link (migre.me/w81S8). Lá tem todo o desenho de onde você retira essas informações. Abraços e sucesso.
fazendo manutenção em uma bomba centrífuga de um condomínio, constatei que a corrente do motor estava alta, motor de 5cv, 7,6 amperes, a corrente tava com 9 amperes, aí um amigo falou que eu tinha que regular a vazão da água para a corrente do motor diminuir, "não pode ficar todo aberto e nem muito fechado", gostaria de saber se isso procede?
+José Antonio Brito Sim. Procede a informação. Toda bomba centrífuga tem um item que se chama curva de operação. Elas têm que trabalhar dentro da curva a qual foi projetada. Se ela operar abaixo, a vazão aumenta e o motor trabalha com sobrecorrente. Caso o problema não esteja na instalação elétrica, provavelmente fechando o registro ele se extinguirá. Abraços.
Ricardo, nesse caso utilizamo o fator de múltiplas saídas. Basta você fazer o cálculo normalmente como é ensinado no vídeo depois multiplicar o valor encontrado (em m.c.a.) pelo fator de múltiplas saídas correspondente. Neste link (migre.me/wL9no) na página 75 você encontra os valores correspondentes dos fatores. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
Confira meus cálculos se puder tem algo estranho: Vazão desejada = 1,7m³/h x 7 bicos hidromassagem (32 mm externo) = 12m³/h Recalque AR = 0.20m Comprimento da tubulação = 4m Altura de sucção AS= 0 Sucção = 1 1/4" ou 40 mm (não tem como mudar é padrão da banheira) Recalque = 1" ou 32 mm (não tem como mudar é padrão da banheira) Cálculo de perda de carga (PC): CT = 4m FPC = 97.3% ( tabela perca de tubulações pvc Schneider pag. 73) PC = CTxFPC = 3.892 m Cálculo da Altura Manométrica Total (AMT): AS = 0m AR = 0.20m PC = 3.892 m AMT = (AS x AR x PC)+5% = 4.297 m Como são múltiplas saídas - 7 bicos (32 mm externo) AMT x F(Fator de múltiplas saídas Schneider pag. 75) AMT Total = 4.3 x 0.425(7 saídas) = 1.826 =~ 2 M.C.A Ao entrar com dados na tabela Schneider pag. 19/20/21 Vazão = 12 m³/h AMT Total = 2 M.C.A NÃO ENCONTRO VALOR NENHUM APENAS ASTERISCOS (*)
Ricardo, vamos a algumas considerações. Cálculo de perda de carga (PC): CT = 4m FPC = 4,1% (tabela perca de tubulações pvc Schneider usando como base 2 m³/h num tubo de 32 mm. Você tem que calcular a perda de carga por tubo e não total) PC = CT x FPC = 0,04 (4 metros em 100) x 4,1% = 0,002 m.c.a. (Resumindo, sua perda de carga nesse caso é insignificante) Cálculo da Altura Manométrica Total (AMT): AS = 0m AR = 0.20m PC = 0,002 m AMT = (AS x AR x PC)+5% = 1 m (arredondando a conta) Como são múltiplas saídas - 7 bicos (32 mm externo) utilizaremos o valor de 0,425 para multiplicar. F = (Fator de múltiplas saídas) x a.m.t. F = 0,425 * 1 = 0,425 AMTfinal = A.M.T. + F (Valor encontrado no Fator de múltiplas saídas) AMTfinal = 1 + 0,425 AMTfinal = 1,5 =~2 m.c.a Agora basta ver qual a pressão do bico que tem na banheira. Por exemplo se os bicos trabalharem com 10 m.c.a., basta você somar 2 + 10 = 12 m.c.a. (pressão necessária). Finalizando, você precisaria (neste exemplo) de uma bomba com: Vazão = 12 m³/h AMT Total = 12 M.C.A A Schneider não indica nenhuma bomba para essa aplicação por ter espuma presente no líquido bombeado. A DANCOR tem o modelo CHS que é própria para hidromassagem. Se fosse com o exemplo dado acima, você poderia colocar uma CHS de 1 CV que te atenderia. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
Boa noite, tenho algumas dúvidas sobre o assunto, veja tenho um reservatório de 4000 litros, caixa com 6000 litros, altura da caixa em torno de 20mt, distância saindo da base da bomba é de 25mt, distância da base da bomba para o reservatório 2mt no mesmo nível da bomba. Tubulação de 32mm. Qual bomba devo usar?
Bom dia. Caso não necessite de vazão muito alta, pode colocar uma bomba de 1 CV que te atende. O preço estimado, na data de hoje 24-09-2020 de um kit completo (8 placas + inversor + cabeamento + estrutura para as placas + bomba) fica aproximadamente 13 mil reais. Abraços.
Olá estou precisando de uma irrigação. Tenho uma moto bomba Napi 3 cv. Queria saber se ele joga em uma distância de 500 mts. por uma altura de 35 mts. Com uma tubulaçõe de 40mm. Aqui na cidade ninguém sabe me em formar. Obg
Sayonara, só pela marca é muito difícil de te falar se consegue ou não. Me passe a foto da placa dela pelo WhatsApp (32) 9 9109-4502 que vejo pra você com maior prazer. Abraços e sucesso.
Kristyan leocadio o recomendado é você instalar a bomba o mais próximo do ponto de captação da água. Quanto mais longe estiver, maiores são as chances de dar algum problema. Faça o teste e verifique. Caso tenha algum problema, aproxime a bomba do ponto de captação. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
Marlon, pelos dados que você está me passando te indico a bomba da Schneider SUB20-15S4E10 de 1,5 CV (R$ 2.400,00) ou se você quiser trabalhar com um pouco mais de folga coloque a SUB20-20S4E12 de 2 CV (R$ 2.750,00). Esses valores são para bombas monofásicas e 230V, e para te entregar em qualquer lugar do Brasil (área urbana). Qualquer uma das duas atende a sua necessidade e nós temos qualquer uma delas. A tubulação ideal para essa vazão que você deseja de 3 m³/h seria de 1 1/4''. Abraços e sucesso.
Bom dia. Para piscinas recomendamos a bomba abaixo: loja.minasmotoreseletricos.com.br/product/motobomba-piscina-scneider-eko-1-2-cv-2-polos-110-127-220-254v-monofasica/ loja.minasmotoreseletricos.com.br/product/motobomba-piscina-scneider-eko-1-cv-2-polos-110-127-220-254v-monofasica/ Temos a pronta entrega.
Opa .. beleza ora fazer esse calculo pra elevar a Água pra cima ta ok. Mais como ficaria o calculo se a bomba tiver em desnível com a caixa . Exemplo a bomba ta na parte de cima do terreno com diferença de 30mts de desnível pra caixa.
Neste caso, o próprio terreno dá algum valor da pressão necessária. Ex: No seu sistema, você necessita de 50 m.c.a. de pressão para funcionar corretamente. Se a bomba estiver instalada a 15 mt acima do nível do ponto de descarga da água, você precisará de uma bomba que trabalhe com 35 m.c.a., pois os outros 15 mt, o próprio terreno já te oferece. A grosso modo seria isso. Abraços e sucesso pra você!
olá, Fiquei com uma dúvida em relação a tabela de características hidráulicas, onde está escrito "Vazão em m3/h válida para sucção de 0 m.c.a.. porque 0 (zero) m.c.a ?? Outra dúvida, imagine um sistema parecido com o que foi apresentado no vídeo. Agora retire o (RS), e mantenha somente o (RI). Preciso dimensionar uma bomba para esse sistema.. como eu faço ?? Qual a melhor opção de bomba ?? As bombas da série SP podem ser utilizadas nesse sistema sem reservatório. superior ?? E as do tipo TAP ?? Preciso dimensionar um sistema pressurizado e não encontrei quem me oriente.. Se puder, me envie alguma orientação para o email: gleudesf@hotmail.com O sistema é bem parecido com o do vídeo.. só que a tubulação que seria para o recalcar, alimenta diretamente o ramal de distribuição e as peças de utilização.. Eu já fiz o dimensionamento para um sistema convencional igual ao do vídeo e agora preciso desse para comparar os dois.. Agradeço desde já.
+Gleudes Oliveira Bom dia. No manual está descrito 0 m.c.a. por que se considera o valor de sucção igual a zero. Caso o valor seja diferente disso (é o que acontece na maioria dos casos), basta incluí-lo no cálculo e comparar pelo resultado obtido. O dimensionamento varia de acordo com cada caso. Como sugestão para clarear suas dúvidas, acesse esse link aqui e vá no campo "Downloads" "Manual de Instrução Série TAP: www.schneider.ind.br/produtos.php?id=104&ctg=11 As Bombas da série SP podem sim serem utilizadas nos reservatórios superiores. Elas pressurizam tanto de baixo para cima quanto de cima para baixo. As da série TAP também. Caso você necessite de um dimensionamento 100% correto, entre em contato com o 0800 648 0200 (Suporte técnico Schneider) com todas as informações da instalação que eles dimensionam o equipamento correto para você. Abraços.
Boa noite. Preciso levar água a 20 metros de altura e 800 metros de distância. tenho uma moto bomba branco, 2.8 cv, sucção e recalque de 2 polegadas, 22 m.c.a. Isso resolveria ? Se puder me orientar ficarei grato...
Eduardo, é muito parecido, mas tem alguns pontos importantes que não tem no cálculo das bombas de superfície. Acesse esse link (www.schneider.ind.br/media/204820/folder-submersas-4-e-6.pdf), e na página do meio você terá o passo a passo para fazer esse cálculo que você quer. Abraços e sucesso para você!
Izaque, a bomba tem que ficar o mais próximo possível da captação. Quanto mais longe você colocar o equipamento, maiores serão as chances de você ter problemas. Abraços e sucesso!
Uma duvida, por que nas tabelas eles dão um diâmetro em polegadas e o que seria correspondente em milímetros vem maior do que a real correspondência de polegadas para milímetros.
Carlos, isso vai depender do porte da bomba que você colocou, mas a princípio, não terá problema não. Se fosse o inverso, aí sim a gente não recomendaria. Abraços e sucesso para você!
Cristiano Marcos Oliveira Dias obrigado pelas palavras. Pode sim. Agora o cálculo é diferente. Tem outros dados que devem ser levados em conta para o dimensionamento. Caso precise de ajuda é só chamar aqui. Abraços e sucesso pra você.
Minas motores! Obrigado pela Atenção Em nosso projeto temos um motobomba Branco 5 CV centrífuga diesel com saída de recalque de 1 Pol para abastecer uma rede de 50 com aspersores de 3/4
Cristiano, para saber se o seu equipamento irá funcionar nós precisamos de mais dados: Altura de sucção da bomba: Desnível do terreno: Comprimento da tubulação: Vazão dos aspersores: Pressão dos aspersores: Modelo da bomba que você tem: Abraços e sucesso para você.
Humberto boa noite, poderia me ajudar a dimensionar uma bomba submersa para um poço tubular de 6 "", com as seguintes dimensões: Vazão Desejada: 1000 lts hora; profundidade do poço: 150 mts; distância caixa de agua 15 metros, altura caixa agua 3 metros, diâmetro da tubulação 1 Polegada, nível dinâmico do poço 90 mts, quero colocar a bomba a 130 metros. Agradeço se puder me ajudar.
Flávio, vamos lá. Primeiro calculamos a sua perda de carga, que será de aproximadamente 2,5 m.c.a. Agora podemos calcular a altura manométrica total: AMT = (N.D. + A.R.ext + P.C.) + 5% AMT = (90 + 3 + 2,5) + 5% AMT = 95,5 + 5% AMT = 100 M.C.A. De posse dos números vamos a indicação da motobomba ideal: Schneider SUB5-07NY4E12 de 3/4 CV. Temos esse equipamento para te fornecer. Caso queira é só falar. Despachamos para todo o Brasil. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
@@rumoeletrotecnica Olá boa tarde! Muito bom o vídeo, agora para uma bomba submersa como seria o calculo, na centrifuga do vídeo, a sucção ocorre fora d'água...na submersa como faria? Vcs trabalham com bombas? quanto custa uma leão 4r8-12 serie 230?
Hercules, nesse link aqui tem o passo a passo para você conseguir fazer o dimensionamento das bombas submersas (www.schneider.ind.br/media/204820/folder-submersas-4-e-6.pdf). Quanto a bomba Leão 4R8PB-12 230, a monofásica sai a R$ 3.290,00 e a trifásica sai a R$ 3.079,00, ambas para retirada aqui na empresa ou frete FOB. Abraços e sucesso.
Olá amigo do youtube, como estou em uma pesquisa de eficiencia em maquinas ,agradeço sua disposição em responder o questionamento : Seguinte situação atual : motobomba bc 98 monofasica motor weg 2 polos 3500rpm , consumo de energia 480 kwh. bomba bc98 frankilin eletric o rotor roda original a 3500 rpm devido o motor eletrico. A situação atual é a seguinte : Rebobinei o mesmo motor para 4 polos 1700 rpm . consumo de energia 530 kwh A vazão caiu pela metade reduzindo a rotação do motor de 2 polos para 4 polos. Se eu colocar um inversor que aumente a rotação do motor de 1700 rpm para 3500 rpm original então terei com certeza 99% da vazão orignal vindo de fabrica ? veja que o inversor altera a rotação ,no entanto mantem o mesmo consumo energetico de 530 kwh , coisas de controle vetorial do inversor, portanto tem a mesma potencia no eixo da original . Ou se eu pegar na saida do eixo colocar uma polia e la no eixo da bomba ter outra pola a metade do tamanho ou menos um pouco entao terei a mesma rotação na bomba e esta estará com a vazao original de fabrica ?
Vamos lá. Primeiramente agradeço suas palavras. Carregamos conosco o seguinte princípio: "QUEM ENSINA APRENDE DUAS VEZES!" Quanto ao seu questionamento, pergunto... por que você rebobinou um motor que era 2 pólos para um motor de 4 pólos? As bombas centrífugas, em sua grande maioria, trabalham com motores de 2 pólos. Quando diminuímos a rotação pela metade, a vazão tende a diminuir ao quadrado. A estrutura das chapas de aço dentro do motor de 2 pólos é diferente da estrutura do motor de 4 pólos. Logo o rendimento e a potência do motor ficarão alterados com essa mudança. A utilização do inversor para essa mudança é inviável devido ao custo de uma bomba dessa nova e o preço do inversor. Vale mais a pena trocar a bomba ou voltar a mesma para 2 pólos do que comprar um inversor. Não consigo te garantir que aumentando a freqüência de alimentação ele voltará a funcionar como de fábrica sem nenhuma alteração, principalmente quanto a temperatura do bobinado. Abraços e sucesso!
e quando eu quero 180.000 L/h como fazer pra descobrir o diâmetro da tubulação de sucção se esse numero é o ultimo da tabela de recalque oque eu faço pra saber o diâmetro de sucção ??/
Na tabela de perda de carga em tubulação você encontra vazões até 800.000 l/h (800m³/h) com tubulação de 300 mm. Se na sua tabela não tiver, no da Schneider tem. Faça o download na página da fabricante. Abraços e sucesso.
Waldir, confesso que sua pergunta foi um tanto quanto difícil pra mim. Recorri ao pessoal de engenharia da fábrica para buscar a sua resposta. Segue abaixo. Agradeço o seu contato e espero conseguir ajudar. A NBR 10339 que o Sr. sitou é a norma responsável por organizar e estabelecer limites para os Projeto e execução de piscina - Sistema de recirculação e tratamento. Para o correto dimensionamento da piscina é obrigado a obedecer uma série de requisitos, entre eles está o da taxa de sucção que o Sr. mencionou. Porém este é específico para o dimensionamento do ralo, conforme o texto a seguir extraído da norma: "4.7.2 Ralos de fundo 4.7.2.1 Os ralos de fundo devem ser cobertos por grades ou tampas, cuja aberturas tenham no máximo 10 mm de largura, executadas de forma a evitar a entalação de dedos, brinquedos ou outros objetos, e que possam ser removidas mediante o uso de ferramenta. A velocidade da água através das aberturas das grades deve ser no máximo de 0,6 m/s. O formato das tampas utilizadas nos drenos anti-turbilhão deve ser adequado para dificultar sua completa obstrução e permitir que a água flua sem provocar a formação de vórtices." Nós não temos como dimensionar o sistema de filtragem e recirculação só em cima desta informação, porque existe outras variáveis. A principio nossa tabela de seleção já obedece os requisitos da norma que estão relacionados aos nossos equipamentos. Porém outras especificações das normas é necessário verificar todo o projeto, verificar o dimensional de tubulação, com suas respectivas perdas de carga, verificar quantidade de ralos e pontos de sucção, calcular área do ralo, espaçamento entre ranhuras do ralo etc. Através do volume da piscina você consegue verificar quais são os produtos que podem operar e quanto tempo cada produto precisa ficar ligado para conseguir filtrar toda a água obedecendo a taxa de filtração informada na norma que é de 800 à 1450 m³ / (m² x dia). Espero ter ajudado. Abraços e sucesso para você.
Obrigado pelo retorno e resposta! Sucesso pra você, também! Não informei os dados da piscina em questão. Caso o Canal queira aprofundar o tema, por julgá-lo didático, segue: V= 74,2 m³; Período de recirculação (6 h); Q= 0,0034 m³/s; Tubulação PVC: Ralo de fundo (4 x D= 60 mm); Aspiração (2 x D= 50 mm); Perda de carga: Sucção + Recalque = 9,0 mca; Bomba: "Afogada". Obs.: Desprezar obstrução grades/ tampas e taxa/ sistema de filtração. Obrigado!
Valdenito, obrigado pelas palavras. Entendo seu posicionamento. Foi um dos primeiros que fizemos e não utilizamos equipamentos profissionais. Mas fica a lição para os próximos. Abraços e sucesso.
Excelente vídeo meu bom, apenas confirmando a matemática aqui. tubulação de = 1" Vazão = 2m³/h...aí fica... PC = CT x 5,4% PC = 100 (metros de tubulação + ou -)x 5,4% PC = 540 mca??? ----- AS = 6 metros AR = 30 metros PC = 540 mca AMT = (6+30+540) +5% AMT = 604,8 mca??? aí olhando na internet tava dando bomba igual de caminhão pipa!! como é possível? antes eu tinha uma bomba de 1 CV, e abastecia até de boa, demorava mas enchia a caixa d'água....troquei por uma de 2 CV, e não enche a caixa nem por um decreto! você saberia dizer o que há de errado?
Leonardo, não. O correto ficaria assim: Vazão = 2m³/h Comp. tubulação: 100 mt (+-) Diâm. Tubulação: 1'' FPCT = 5,4 % PCT = CT x FPC (%) PCT = 100 x 5,4% PCT = 5,4 M.C.A. ----- AS = 6 metros AR = 30 metros PC = 5,4 mca AMT = (6+30+5,4) +5% AMT = 41,5 + 5% AMT = 43,47 mca Arredondando: AMT = 44 M.C.A. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
Se essa for a pressão máxima dela, ela estará operando no seu limite e com rendimento muito baixo. Você corre o risco do equipamento não conseguir bombear água até o seu ponto máximo. Abraços e sucesso!
Ângelo, aí o cálculo seria diferente. Tem outros fatores a se observar que não estão no vídeo. Será o assunto do nosso próximo vídeo. Abraços e sucesso.
Grande Célio, mas é com maior prazer que te passo meu amigo. Segue o link: www.schneider.ind.br/media/205282/tabela-de-selecao_022018-web.pdf Abraços e sucesso pra você!
Eu tenho um motor de 10 CV e preciso de uma bomba mancalizada minha rede principal é de 75 mm com desnível de 8 metros distância de 780 metros vai ter derivaçao de 50 mm com 100 metros e quero tocar 3 canhão com vazão de 540 a 2800 litros e preciso de 18 mil litros no final da rede
Marlon, pelos dados que você está me passando te indico a bomba da Schneider SUB20-15S4E10 de 1,5 CV (R$ 2.400,00) ou se você quiser trabalhar com um pouco mais de folga coloque a SUB20-20S4E12 de 2 CV (R$ 2.750,00). Esses valores são para bombas monofásicas e 230V, e para te entregar em qualquer lugar do Brasil (área urbana). Qualquer uma das duas atende a sua necessidade e nós temos qualquer uma delas. A tubulação ideal para essa vazão que você deseja de 3 m³/h seria de 1 1/4''. Abraços e sucesso.
Grenyelly, bom dia. Você tem razão. Antes de fazer o upload para o RUclips eu conferi para ver se o áudio não estava ruim e no meu PC aqui ele rodou sem problemas e com o som em um nível aceitável. Porém constatei em outras máquinas essa deficiência algumas semanas depois. Mas fica de aprendizado. Não temos microfone profissional (por enquanto), mas aos poucos vamos melhorando nossa estrutura. Obrigado pela dica. Abraços e sucesso!
Dalmo, realmente ficou baixo e pedimos desculpas por isso. Foi um dos nossos primeiros vídeos produzidos e não tínhamos microfone profissional. Não acontecerá mais. Abraços e sucesso para você!
Bom dia, gostei muito da sua explicação. Certamente a melhor vídeo-aula do RUclips. É possível você enviar esse slide para m ms.servicoseletricos@gmail.com
Murilo, obrigado pelas palavras. É possível sim. A única coisa que te peço é que não retire as informações sobre nossa empresa contidas no mesmo. Por favor. Isso nos ajuda a divulgar o nome da nossa empresa e a valorizar o nosso trabalho e a nossa criação. Abraços e sucesso.
Minas Motores Elétricos boa tarde Minas Motores Elétricos, sim, pode deixar comigo, eu não vou remover a sua marca. Pode confiar! Quando vocês irão me enviar o este slide?
boa tarde pessoal se tiverem como me enviar o slide agradeço demais irei apresentar um seminário na faculdade sobre isso pode deixar que não vou retirar o nome da empresa do slide. Meu email fernandobagliano1@gmail.com
meu querido, pelo que vejo tu és vendedor, bom vou ser direto, eu estou entrando em uma empresa como vendedor e não entendo nada de vender motores e a empresa que estou entrando trabalha com tubulações e motores e motobombas para irrigação e poços artesianos, tanto mini quanto normais, o que eu gostaria de ti era umas aulas de vendas desses produtos e como calcular os ambientes, digo de terreno e distância, para poder orientar melhor o cliente na questão de instalação e vazões e motobombas à usar na necessidade do cliente, se você puder me ajudar eu agradeço, meu watts (11) 95107 3879... obrigado, e sim eu ate baixei seu vídeo para poder entender um pouco, mas se você puder me orientar mais eu agradeço....
Warwolf, será um prazer ajudá-lo. Não sou professor. Sou técnico e também vendedor. Anote meu telefone aí (32) 9 9109-4502. Qualquer dúvida me chame. Abraços e sucesso.
Rais, obrigado pelas palavras. Realmente o áudio não ficou como gostaríamos. Não temos equipamentos profissionais para fazer esses vídeos (por enquanto). Mas valeu a intenção. Obrigado e sucesso pra você.
Sendo assim, manifesto mais uma vz. video muito bom, matéria tbm. A crítica é pra evoluir mais ainda. Acredite! Abraços, feliz Natal a vcs próspero Ano Novo,
Obrigado Zoobr TV. Realmente o som ficou meio baixo por não termos equipamentos profissionais para fazer os vídeos. Vamos melhorando com o tempo. Abraços e sucesso pra você.
Excelente exposição. Clara objetiva e abrangente ,totalmente didática. Parabéns e obrigado.
Obrigado. Abraços e sucesso para você.
Eu vi vários video do mesmo assunto, mas posso garantir que o seu foi o mais bem explicado que vi, eu até baixei o video. Nota 10
Obrigado Edson. Ficamos honrados em saber que conseguimos ensinar algo a alguém. Faça bom proveito do vídeo. Sucesso para você.
Gostei de sua didática. Assim, quando formos abordar um cliente poderemos passar mais segurança com esses cálculos. Sem menosprezar também, a capacidade de absorção do conhecimento. Parabéns!!!
Obrigado pelas palavras Cleber. Abraços e sucesso pra você.
Obrigado, eu! Excelente vídeo-aula.Sucesso a todos da "Minas Motores Elétricos". Abração!!!
muito bom, principalmente para os estudantes que estao estudando projetos industriais na area de engenharia quimica, que precisa dimensionar bombas, e o vídeo da uma ideia.
+Hélio José Muito obrigado! Sucesso para você. Abraços.
Obrigado pelo video, me orientou bastante!
+Mibson Emanuel Muito obrigado. Sucesso pra você!
muito bom o vídeo parabéns e obrigado. agora eu consigo fazer um dimensionamento correto.
+Elton Wagner Obrigado e sucesso para você!
Excelente explicação. Clara, objetiva e abrangente. Muito didática. Parabéns ce obrigado.
Nós que agradecemos!
Legal, muito bem explicado.....gostei...
+alvaro malaquias Muito obrigado. Sucesso para você!
Parabens pela explanação.. obrigado
Obrigado meu amigo. Abraços e sucesso para você!
Adorei o vídeo, eu já havia baixado o catálogo da schneider. Sendo que eu não estava entendendo como determinar a bomba, esse vídeo de ajudou bastante.
Parabéns, explicação simples e objetiva.. Barbacena fábrica de loucos!!!
Alysson, obrigado pelas palavras. Aqui é fábrica e almoxarifado de doido (rs). Abraços e sucesso!
Muito boa sua explicação, obrigado.
Obrigado Werner. Abraços e sucesso!
Vlw professor!🙏
Sávio, foi um prazer meu amigo! Abraços e sucesso para você! 💪
Parabéns!!!
Obrigado Jorge. Abraços e sucesso para você!
Muito obrigado. excelente vídeo
Parabéns pelo vídeo..mas faz um sobre dimensionamento bomba submersa
Bom dia. Estamos fazendo e assim que estiver pronto colocaremos no canal. Abraços.
Vídeo sobre as bombas submersas.
ruclips.net/video/cwxUu8ej5Ws/видео.html
Bom vídeo, cara faz um vídeo como dimensionamento da bomba de poço artesiano.
Aldo, já temos esse vídeo. Segue link: ruclips.net/video/cwxUu8ej5Ws/видео.html
Show de bola!!!
Obrigado Railton. Abraços e sucesso para você!
O áudio está ótimo.
Obrigado. Abraços e sucesso para você!
Boa tarde amigo,
olha, me ajudou muito mesmo..
o manual é muito bem explicado, conseguiu compreender o funcionamento dos tipos TAP e SP.
Mas ainda estou com a mesma dúvida em relação a Vazão em m3/h válida para sucção de 0m.c.a
no meu caso, a altura de sucção é de 0,40m e altura de recalque é de 4,00m.
diante destes valores, o que eu faço agora ??
minha altura manométrica total é 6 m.c.a
+Gleudes Oliveira É só você substituir esses valores nos seus respectivos campos. No manual está descrito vazão para sucção de 0 m.c.a. acredito eu que é para facilitar a visualização. Agora para você encontrar a AMT, basta substituir os valores, fazer a conta e comparar com as tabelas.
+Minas Motores Elétricos
OK.. vou fazer isso..
Obrigado mais uma vez .
ótimo vídeo, tem como você fazer um vídeo para dimensionar uma bomba centrífuga de um reservatório inferior para um superior e dela para um conjunto de 8 prédios de 4 andares cada
+José Antonio Brito Muito obrigado. O princípio do cálculo é o mesmo José. Basta você substituir as informações presentes na instalação e refazer os cálculos. Abraços.
BOM DIA. PARABENS - MUITO BEM EXPLICADO. COMO CONSIGO O CATÁLOGO DAS BOMBAS E DAS PERDAS DE CARGAS. OBRIGADO.
Obrigado Sebastião. O catálogo você encontra nesse link:
schneidermotobombas.blob.core.windows.net/media/321009/schneider_tabela_selecao_2023_10.pdf
Abraços e sucesso para você!
boa noite.
Parabéns pelo vídeo.
Gastaria de saber se existem alguma orientação na norma sobre o tempo de funcionamento da bomba, ou em quanto tempo ela deve recalcar o volume referente ao consumo diário.
Outra dúvida é em relação a um trabalho de conclusão de curso que estou fazendo sobre um estudo comparativo entre dois sistemas de abastecimento de água, um convencional como mostrando no vídeo, com reservatório superior e inferior e outro sistema somente com reservatório inferior e uma bomba para manter essa rede pressurizada através de um pressostato, só que estou com dificuldades para encontrar vídeos explicativos sobre esses sistemas. Tomei como base o sistema Smart Jet da Dancor, mas não há muitas explicações sobre o assunto..
pode me ajudar..??
preciso demonstrar os dois sistemas, abordando as características, vantagens e desvantagens e no final eleger qual seria o melhor..
obrigado.
+Gleudes Oliveira Bom dia. Vamos lá. Quanto ao funcionamento da motobomba, existe um item nos motores elétricos que se chama regime de serviço. Esse regime é o grau de regularidade da carga a que o motor é submetido. Os motores normais são projetados para regime contínuo, (a carga é constante), por tempo indefinido, e igual a potência nominal do motor, (são fabricados para trabalhar por tempo indeterminado e com carga plena). A indicação do regime do motor deve ser feita pelo comprador, da forma mais exata possível. Deve-se evitar ao máximo o número excessivo de partidas num curto espaço de tempo, por elevar de mais a temperatura no bobinado.
Sobre o sistema de pressurização eu não tenho material ainda em vídeo, mas é uma boa sugestão para que eu elabore um. No site dos fabricantes de bombas (www.schneider.ind.br/produtos.php?ctg=11&raiz=1) você encontra material para embasar a sua pesquisa. Tem-se que fazer uma comparação e analisar caso a caso. Espero que tenha te ajudado. Abraços.
Bom dia,
Ajudou muito.. Vou pesquisar o link que você postou.
Muito obrigado...!!!
ola amigo esse cálculo serve para bombas submersa em poço artesiano ?
Irineu, boa noite. Não. Para bombas submersas o cálculo é diferente. Faremos um vídeo futuro sobre esse assunto. Caso queira o modelo do cálculo para bombas submersas acesse este link (migre.me/uZ0Rq) e clique em "Folder Submersas". Lá tem a explicação passo a passo sobre o cálculo. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
Quando for editar outro vídeo, faca com um áudio normal pra se ouvir. porem a explicações estão muito boas.
Valdenito, obrigado pelas palavras. Esse foi um dos primeiros vídeos que fizemos. Os equipamentos de áudio não eram os melhores. Mas com certeza iremos melhorar nos próximos. Abraços e sucesso pra você.
Boa noite.Paraueuebens pelo video, eu tenho uma duvida eu tenho um sistema de irrigação que tem 62m de tubo de 3/4 com 12 aspersores 2.1 de pressão minima e 3.0 de maxima cada,com vazão de 0,59 m cubico de agua por hora e maxima de 0,81 m cubico por hora .
Leo, qual seria a sua dúvida?
Boa tarde Humberto , eu tenho no trabalho um eletro bomba. De 280cv e uma bomba de 4 estagio de entrada de 6" e saida6" a entrada tenho que fazer uma redução par 12" polegada onde esta a válvula de retenção e a maraca posso fazer direto 6 para 12 , é a saída tenho que fazer 6pra8 e 8pra 12 em uma metragem 12 metro ate chegar na tubulação do pivô que é de 8" posso Ta fazendo dessa forma ou força demais a bomba reduzindo a saída de 6 p 8 e depois12 obrigado agradeço pela ajuda
Bom dia Sérgio. Vamos ver se eu consegui entender a sua dúvida. A tubulação que você tem no pivô é de 12'', porém a saída da bomba é 6''. Você quer fazer de forma gradativa as reduções de 6'' para 8'' e depois de 8'' para 12'' é isso? Se for isso, nessa distância que você disse de 12 mt, não tem problema. O que acontece nesse caso é uma perda de carga maior por questões da tubulação ser mais estreita, mas nesse comprimento de tubulação, ela chega a ser muito pequena. Espero ter ajudado.
@@rumoeletrotecnica obrigado Humberto pela sua resposta me ajudo bastante eu fiquei preocupado em estrangular a bomba mas obrigado pela luz dada .
Qual o calculo para dimensionamento de moto bomba submersa?
Boa noite!
como consigo fazer o cálculo da hg da sucção se ele estiver na mesma altura do eixo da bomba?. eu posso considerar como nulo?
+juliano alves Bom dia. Se a altura de sucção for 0 (zero), ou seja a bomba trabalha "afogada", você deve sim considerar a sucção como 0 (zero).
+Marcio Ferreira Boa tarde. Se a altura de sucção for 0 (zero), basta colocar no campo Altura de Sucção o valor 0 (zero) e fazer a conta novamente. Abraços.
Boa tarde amigo ajudou muito com esse vídeo.
Tenho 5 poços ( Pocetos) de água com óleo que sai de lavagens de máquinas e pisos em geral de uma empresa para fazer
uma elevatória até um poço central e depois do poço central para a estação de tratamento na mesma empresa.
A pergunta é qual a melhor bomba para utilizar nesse caso onde o bombeamento envolve água com mistura de óleo.
Tenho um Recalque de 10 metros que sobe par correr pela estrutura e depois desce para lançar no poço principal.
Nesse caso como fica a questão da somatória do Recalque já que ele sobe 10 metros e depois desce 10 metros.
Se puder ajudar te agradeço.
JJ Engenharia, você deve, nesse caso, analisar a densidade do líquido bombeado. Por ser óleo, temos vário tipos de densidade, e isso influenciará diretamente nas perdas de carga no sistema. Quanto ao desnível dos 10 mt que você referiu, ela terá que ter no mínimo 10 m.c.a. de pressão, por que mesmo que depois ela desça esses 10 mt, ela terá que subir esses 10 mt. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
ola, somos aluons do 9 semestre de engnhraria da fap/uniesp, eu e o boi , leonardo marques e matheus nunez precisamos ir bem nessa prova bimestral de Maquias hidraulicas, pra o boi nao correr risco de reprovar como em concreto 1 semestre passado, bjusss fapfapfapfap
Boa noite! Muito bom o vídeo, Pode me dá uma dica? Estou com um problema de baixa pressão no cavalete, pouca pressão da água da rua. Já sei que tenho que comprar uma bomba auto aspirante, estou em dúvida com esses dois modelos MBA XL ou MBA ZL da Schneider. Não consegui entender pq a MBA ZL só faz a autoaspiração com no máximo 1M de altura? Aqui eu tenho que puxar da rua pra minha cisterna de 5000L
Vamos lá. Nesse caso, recomendo você a fazer um reservatório inferior para armazenar essa água. E quando precisar colocar uma bomba para elevar o líquido para caixa superior. Colocar bomba na tubulação de entrada da concessionária, pelo menos aqui em MG, pode vir a te dar problemas com a justiça caso seja descoberto. Abraços e sucesso para você!
Faz um vídeo mostrando como pode manusear os motores elétricos aqueles que usamos na área de irrigação de cana de açúcar porque eu já trabalhei muito com aqueles moto bomba diesel mais esse motor bomba elétrico nunca trabalhei eu queria que você pudesse fazer um vídeo mostrando como se liga e também mostrando como faz pra aumentar a rotação dele para que os aspersores joguem mais longe
Ótima explicação, mas tenho uma dúvida este 5% de perda de carga está considerando a perda distribuída (comprimente equivalente dos tubos) e as perdas localizadas (conexões) ? as duas juntas.
+Ricardo Monteiro Obrigado pelas palavras. Esses 5% representam as perdas localizadas (Conexões). As perdas na tubulação foi calculada separadamente. Abraços.
Olá, parabéns pelo vídeo muito bem elaborado. Onde consigo as tabelas utilizadas no vídeo? Agradeço.
Bom dia. Obrigado. Segue link: www.schneider.ind.br/media/255521/schneider_tabela_selecao_01-2019_rev05_web2.pdf
falo uma bomba centrifuga,pois foi colocado um cano de 75mm que atrapalha a comicaçao de bomba submersa,um erro na perfuracao.
Gostaria de aprender Dimensionar Kit Bomba D'água Solar para Irrigação , abastecimento . E como montar !
Faremos vídeos sobre o assunto. Abraços.
MUITO BOM!! POREM AINDA ESTOU COM UMA DUVIDA EM RELAÇÃO A MEDIÇÃO DO RECALQUE EM SOLO DESNIVELADO, EX UMA CASA COM CAIXA D ÁGUA QUE FICA NUM PONTO MAIS ALTO, E A MOTOBOMBA QUE FICA NUM PONTO MAIS BAIXO E LONGE DA CASA. COMO FACO ESSA MEDIÇÃO..? POSSO USAR O COMPRIMENTO DO ENCANAMENTO OU EXITEM FORMULAS, APARELHOS, ETC ..?
Bom dia. Nesse caso a bomba trabalha afogada. Você já tem o "peso" da água a seu favor gerado pelo desnível negativo. Ao invés de somar a altura de sucção você pode descontar esse valor visto que a água chega na bomba devido a ação da gravidade. Abraços.
Eu gostaria de acrescentar algo... Tenho um motor 3/4cv com saída de recalque de 1 pol. - 32 mm... Ele está instalado ao nível da agua no fundo de uma cisterna/poco/cacimba, com 13 metros de altura.... e estava com uma vazao de 7 mil litros por hora.
Com o intuito de aumentar essa vazão, troquei para tubulação de 50mm... No entanto minha vazão caiu.
Minha dúvida é: Será que usando cano de 50mm o peso da agua se tornou grande demais para vencer a subida vertical de 13m para sair da cisterna???
Estou tentando fazer um teste com tubulação de 40mm.
Bom dia. A resposta é não. A pressão de trabalho da bomba continua a mesma você utilizando o tubo de 32 mm ou de 50 mm (que no seu caso seria aproximadamente 15 M.C.A), desde que a altura permaneça igual quando você você aciona a bomba. A questão peso influencia quando a bomba está desligada. Obviamente num tubo de 50 mm você tem uma área maior se comparado ao tudo de 32 mm, logo o peso sobre a bomba será maior quando o equipamento estiver desligado. O que pode estar acontecendo aí é o seu equipamento já estar trabalhando na vazão máxima de operação (7 m³/h) que é um valor considerável para um equipamento com 3/4 de cv. Pode ser também o que chamamos de cavitação, que é quando a pressão absoluta abaixa até atingir a pressão de vapor do líquido bombeado na temperatura em que ele se encontra, iniciando o processo de vaporização do mesmo. Isso acaba provocando queda no rendimento, aumento da potência exigida no eixo e outros fatores que são ruins para o equipamento. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
Muito obrigado!!
Disponha.
Meu posso é artesiano com a profundidade de 14 metros ate entrada da bomba, com a distancia de sucção de 3 a 4 metros da superfície da água ate entrada da bomba, da bomba ate caixa água percorre pelo chão na horizontal 15m dai sobe a uma atura de 3 metros.
Aparentemente estava usando uma bamba centrifuga de um cavalo e meio, e o encanamento de 25 mm , com válvula de pe,
Sei que este estilo de bomba centrifuga suporta ou atende ate 6 metros de sucção, estou pensando em comprar uma bomba autoaspirante de meio cavalo a qual tem suporte 9 metros de sucção
Minha maior duvida é em relação às medidas ou tamanho referente a sucção
Vários amigo e lojista, indicada a bomba auto injetora??? Por suporta a sucção de 9 a 40m ??? Mais pelo que entendi essa medita não condis com o tamanho do poço ou do cano ate o fundo, e sim com a superfície da água ate entrada da bomba.
Mais levando em consideração a distancia de sucção posso usar uma bomba autoaspirante de meio cavalo a qual tem suporte 9 metros de sucção, pois o meu posso tem a distancia de sucção de 3 a 4 metros da superfície da água ate entrada da bomba.
Bom dia. Levamos em conta 2 fatores. A profundidade total do injetor ou válvula de pé com crivo e a altura da lâmina de água. As bombas centrífugas comuns trabalham, em sua grande maioria, até 8 mt (se estiverem no nível do mar). Para sucção acima disso, precisamos de bombas injetoras que podem ser instalados os injetores até 40 mt, dependendo do modelo. Quando você liga a bomba, a lâmina de água tende a baixar, por isso deve-se levar em conta esses 2 dados. Abraços.
Video fica bom se colocar em 1,25 ou 1,5 de velocidade
Bom dia,minha duvida e a bomba que terei que comprar para funcionar todod os aspersores
Vamos a algumas perguntas para a sua resposta:
1) De onde você irá captar água (represa, caixa d´água, poço, etc)?
2) Qual a altura de sucção da bomba?
3) Qual o desnível do terreno (recalque) em metros?
4) Pela vazão que você mencionou, me parece que utilizará micro-aspersores. Você usará algum filtro? Se sim, qual a pressão de trabalho do filtro?
Baseado nessas informações acima fazemos o cálculo para dimensionar a bomba.
Abraços.
Irei captar agua do poço que tem da bomba ate a valvula de sucção 6m da saida da bomba para o total de tubo 62 m todos com 3;/4 e os aspersores entrada de 1/2 pressão recomendada dos aspersores 2.1 vasão maxima de 0,81m3/h 12 aspersores toda a area e plana, quero ter a vasão de 2000l/h não tem filtro.
A altura de sucção é de 6 Mt correto?
O desnivel da bomba até o ponto mais alto da irrigação no terreno é 0 mt correto (você disse que é plano)?
12 aspersores a 0,81 m³/h dá um total de quase 10 m³/h, porém você quer só 2 m³/h?
Com essas condições que você me disse, você precisará de uma bomba com aproximadamente 25 m.c.a. de pressão e 2 m³/h de vazão.
Te indico uma Schneider BC-92 S 1 C de 1 CV. Esse modelo te atenderá (de acordo com as informações que você me passou).
Att.
Humberto.
Obrigado ! E vc poderia me passar o valor e se entrega em RJ
Valor R$: 1.090,00 com entrega para qualquer cidade do RJ (somente áreas urbanas). Abraços e sucesso.
Duvida sobre qual Moto bomba que joge ou aspire água posso artesiano.
O poco tem 3 metros profundidade, 1.8 largura fica a 230 mtrs da edificação
Poco está a 10 metros nível do mar.
Edificação está a 90 metros nível do mar.
Do poço até a edificação cano de 40 que percorre os 230 metros com inclinação de 65°.
Bom dia Alison. Nesse caso, você pode trabalhar com bomba centrífuga ou submersa. Pelas suas informações, está dando um total de 80 mt de elevação com 230 mt de comprimento de tubulação. Necessito saber qual a vazão de água você quer bombear por hora para fazer os cálculos de perda de carga e dimensionamento da bomba.
Boa noite, no caso dos seus 5%. Tem como você calcular, eles tem representação em tabelas de acordo como cada item, ex. joelhos, curvas de 90º etc....
Boa noite. A resposta é sim. Tem como você calcular item por item. Basta encontrar no manual do fabricante de bombas ou de tubulação que você encontra esses valores por lá. Abraços e sucesso.
Boa tarde! primeiramente gostei do video e já curtir, e segundo gostaria de uma ajuda!Bom como eu poderia fazer este mesmo calculo, mas com uma entrada de agua em um reservatorio mas pela parte inferior? Porque ai me gera uma duvida, porque terá um peso de água que a bomba terá que vencer de acordo com os m³ e altura da caixa.
Sérgio, obrigado pelas palavras. Vamos lá. Pelo que me parece pela sua pergunta, a sua bomba vai trabalhar afogada é isso (a água chega por gravidade sem o equipamento ter que succionar)? Detalhe melhor a sua dúvida para que eu possa te auxiliar. Abraços e sucesso.
Bom para tentar ilustrar melhor vamos lá. A bomba tem um tanque de escorva e irá succionar o liquido praticamente no mesmo nivel dela de um tanque de 20m³ e irá enviar para outro tanque com uma capacidade de 200m³ que estará tambem no mesmo nível. Mas a entrada de alimentação deste segundo tanque acontecerá pela parte inferior dele, onde entrará o liquido para encher este tanque que empurrará todo este liquido para completa-lo.
Sergio, vamos lá. O primeiro e principal fator é que você terá que colocar uma válvula de retenção na tubulação de saída, para que o líquido não retorne para a bomba. Quanto a questão peso da água ou pressão, digamos que a sua caixa tenha 4 mt de altura. A pressão da sua bomba terá quer ser esses 4 mt + as perdas de carga na tubulação. O volume do recipiente (olhando pela questão peso da água) independe da pressão máxima sem vazão. Tanto que quando dimensionamos a motobomba, quanto maior a tubulação, melhor é. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
Obrigado! Por este tempo que disponibilizou para tirar esta dúvida.
Disponha. Abraços e sucesso pra você.
Esses cálculos servem para projetos de irrigação?
Igor, em parte. Os cálculos para irrigação tem cálculos específicos como pressão dos aspersores e fator de múltiplas saídas. Abraços e sucesso.
As fórmulas e cálculos demonstrados no vídeo valem também para sistema de pressurização residencial?
Sim. O princípio é muito parecido.
quantos metros pode ser levado a tubulaçao na horizontal
Quantos metros forem necessários. Isso vai depender de 3 fatores: qual vazão você necessita, qual o diâmetro da tubulação e qual a pressão de trabalho necessária. Tendo uma bomba que atenda esses 3 casos ao mesmo tempo, não importa a distância que você tem que bombear água.
ESTE TIPO DE CÁLCULO SERVE PARA BOMBA CENTRÍFUGA PARA POR EXEMPLO BOMBEAMENTO DE CELULOSE?
+Marcio Baboni Serve para qualquer cálculo de bombas centrífugas. O que se tem que observar é a densidade do líquido a ser bombeado. Se estiver muito denso tem-se que levar algumas variáveis em conta e o cálculo muda. Quando isso ocorre, recomendamos que se consulte o fabricante do equipamento para tirar as dúvidas. Abraço.
Obrigado pelo retorno, minha dúvida é exatamente em cima disso densidade, se para esse fim de cálculo eu considero densidade e concentração como sendo a mesma coisa, suponhamos que eu tenha uma consistência de massa de celulose passando pela bomba de 3% (3 % é massa seca e 97% é água) ou convertendo 30g/l, entende? Minha duvida é essa, posso considerar 30g/L como sendo a densidade? Grato e abraço
+Marcio Baboni Vou te dar uma sugestão. Verifique qual o modelo do equipamento e entre em contato com o fabricante. Passe todas as informações da instalação que eles fazem o cálculo para você. Caso não tenha o equipamento, entre em contato com a Franklin Eletric (Schneider Motobombas) no 0800-648-0200. Lá eles têm engenheiros para auxiliar no dimensionamento das motobombas. Eles te indicaram a bomba correta para sua aplicação com o maior prazer. Abraço.
Gostaria de saber o seguinte: o fato de a tubulação de sucção ser de igual diâmetro ao da de recalque, pode ocorrer um " parcial trabalho em vazio" e isso aumentar a intensidade de corrente elétrica?
Bom dia. A resposta é não. Nós aqui na empresa recomendamos que a tubulação de sucção seja de igual ou maior diâmetro do que a de recalque. O estreitamento da tubulação de sucção pode gerar o efeito cavitação, vindo a danificar o equipamento. Espero que tenha ajudado. Abraços e sucesso.
Humberto bom dia, para distancias equivalentes a 500m. Têm que usar válvula de retenção e válvula de pé. os 5% adicionais na fórmula da AMT q você apresentou, equivalera já que elas têm percas maiores (consideráveis ) relativamente entre cotovelos e curvas.
Desejáveis:
Q= 5m³
Dist. Recalq.= 500m
AR= 35m
AS= 1m tam. suq= 2m
isto ae com os 5% que utilizou da somente 50mc.a.
Danilo, qual o diâmetro da tubulação de sucção e de recalque?
Minas Motores Elétricos 2" perdao
Danilo, pelos cálculos dá até menos. Com esses dados que você informou, a altura manométrica total é de 48 m.c.a. A perda de carga nessa tubulação é de 1%. Muito pouco. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
VLW AE MUITO OBG,, INSCRITO .
Na hora de chegar o FPC(Fator de Perda de Carga), é recomendado utilizar o diâmetro da tubulação do recalque ou da sucção?
Pode-se utilizar os dois com as perdas localizadas em cada um e depois somar, mas a gente sempre utiliza o do recalque por ser maior. Normalmente a sucção os valores chegam a ser insignificantes para o cálculo de perda de carga e a gente sempre coloca uma margem de erro no final do cálculo que acaba compensando isso. O que se deve atentar quanto a sucção é a altura máxima indicada pelo fabricante para cada tipo de equipamento. Seguindo esses valores se evita muitos problemas, como a cavitação por exemplo. Abraços.
boa pergunta amigo eu estava com a mesma dúvida
Fiquei também com está dúvida! Ele fala pra usar o diâmetro de sucção1 1/4” (1,4)mas no cálculo ele diz que usa de uma polegada(5,4).
Onde consigo encontrar essa tabela que você utilizou com o diâmetro da tubulação em relação à vazão?
Poderia me enviar o link?
Bom dia João. Segue o link:
www.schneider.ind.br/media/205282/tabela-de-selecao_022018-web.pdf
Abraços e sucesso pra você.
Tenho uma irrigação com 89 pontos, cada ponto fica a 18 mts distante do outro ponto, uso aspersores Vyr 56 de vazão 0,98 m3\h ( tenho 20 destes aspersor ), meu terreno tem 9 metros de desnível ( declividade ) até a lâmina dágua ( ribeirão ) numa distância de 260 metros em linha reta, seria possível usar uma motobomba de 3 CV que forneça os 16,66 m³ no lugar da de 5CV em 220 Volts que uso atualmente? pois esta área irrigada era de 127 pontos e atualmente uso somente os 89 pontos , minha finalidade é economizar energia elétrica sem perda na qualidade da irrigação, agradeço pela ajuda, um forte abraço
Bom dia. Acho difícil você encontrar uma bomba que dê toda essa vazão com a pressão que você necessita acionada por 3 CV. Pode até existir alguma marca que nós não conhecemos, mas acho difícil. Saliento que você terá problemas de cavitação ou perda de escorva da bomba por causa da sua altura de sucção (9 mt) conforme informado no seu comentário. Recomendo você a abaixar essa altura de sucção para o mínimo possível, não ultrapassando 6 mt. Abraços.
Olá. O Cálculo aplicado nesse vídeo será igual para quando Q=5000m3/h e tubulação de 24" ?
Basicamente sim. O que irá mudar é a perda de carga devido a vazão e tubulação diferentes da do cálculo acima. Abraços e sucesso!
Obrigado! Poderia me dar uma opnião sobre a situação abaixo, para especificar uma bomba.
E se tiver somente um reservatorio cilíndrico fechado acima da bomba, com uma entrada a frente e saida ao lado, entretando a saida e a entrada do reservatório tem a mesma altura, e o intuito seria fazer um laboratorio de vazão com circuito fechado, servindo para aferir medidores de alta vazão.
Preciso saber a altura manométrica e especificação da bomba. O cálculo seria o mesmo do vídeo acima ou as incógnitas de Altura de recalque e de Sucção iriam se anular,? Tendo em vista que tanto a entrada de sucção como a entrada de recalque vão possuir a mesma altura.
Bem, vamos ver se eu entendi. A bomba irá trabalhar afogada não é isso? A entrada de sucção e o recalque terão o mesmo desnível, logo pressupõe-se que terá água dentro das duas tubulações. Eu confesso a você que não consigo te afirmar com 100% de certeza o seu questionamento, mas sei quem poderá. Entre em contato no 0800-648-0200. Você conversará diretamente com engenheiros da Schneider Motobombas. Eles têm melhores condições para te dar essa resposta. Abraços e sucesso.
Isso mesmo, a bomba irá trabalhar afogada. Obrigado pela atenção.
Boa tarde! tem como disponibilizar a tabela do Fator da Perda de Carga em tubulações PVC, com perda em cada 10 m? Pois essa perda q o instrutor esta utilizando não é adequada ao conjunto motobomba em estudo, ele teria que utilizar uma perda de carga da mesma proporção do comprimento da tubulação e não a de 100 m.
Elias, o exemplo dado na explicação daria uma diferença tão pequena que consideramos o descrito no catálogo para facilitar o entendimento de quem visse o vídeo. Caso queira o valor exato, basta fazer uma regra de 3 simples para achar o valor que você quer. As tabelas de perda de carga em todos os manuais que vimos até hoje são para tubulações de 100 mt. Os valores das perdas de cargas nas conexões também estão disponíveis nesses catálogos (Schneider e Thebe). Acesse o site dos fabricantes que lá tem a área para download. Abraços e sucesso.
Aonde conseguiu essa tabela de perda de carga ? Coloca na descrição
Bom dia.
Segue link:
schneidermotobombas.blob.core.windows.net/media/264048/schneider_tabela_selecao_01-2020_web.pdf
estou entrando na ária de irrigação tem como como passar a planilha de cálculo
Show de bola! Você vai gostar, é uma área muito bacana. Quanto a planilha, não trabalhamos assim. Fazemos os cálculos manualmente e de forma individual. Caso queira algum suporte para algum dimensionamento que venha a fazer, é só acessar a nossa consultoria exclusiva para dimensionamento da sua bomba d´água no link go.hotmart.com/G55446651D?dp=1 e agendar um horário que te damos todo o suporte. Abraços.
Tenho que descordar do caro amigo no que se referiu no vídeo como altura de sucção: "Altura de sucção é o centro do ponto de sucção até a lâmina d'água" Na verdade a altura de sucção é o Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba (geralmente até a válvula de pé com crivo).
Apesar do nível da água estar situado 1 metro acima da válvula de pé com crivo, o que será levado em conta no dimensionamento do conjunto elevatório é altura manométrica e por conseguinte a perda de carga gerada pela tubulação sendo necessário considerar (a favor da segurança) a altura até a "pé com crivo".
+Rafael França Boa tarde. Todas essas informações descritas no vídeo foram tiradas do manual da Franklin Eletric (Schneider Motobombas) presente neste link (www.schneider.ind.br/media/204981/tabela-selecao-2016-web.pdf).
Essa informação está na página 11 deste manual.
Não estou dizendo que você está errado, mas acredito que a informação presente no manual também não esteja. Fico grato pela sua opinião construtiva e parabéns pela educação ao expôr um ponto discordante.
Sucesso. Abraços.
gostaria de fazer um orçamento?
Bom dia Eleno. Pode me chamar no WhatsApp 32 9 9109-4502 que conversamos. Abraços e sucesso para você!
amigo,tenho um poço com 36 metros,12 metros de agua,qual seria uma bomba ideal para uma vazão de 2 mil litros horas?
Amigo, para te dar uma resposta mais precisa, necessito de mais algumas informações:
Qual o diâmetro interno do poço: ???
Qual a profundidade do poço: 36 m
Qual o nível estático do poço: ???
Qual o nível dinâmico do poço: ???
Qual a profundidade de instalação da motobomba: ???
Qual a altura de recalque da bomba (desnível entre a tampa do poço e o ponto mais alto da instação): ???
Qual o comprimento da tubulação (desde a motobomba até o ponto mais alto da instalação): ???
De posse dessas informações, fazemos o cálculo para você e te indicamos o equipamento ideal.
Caso tenha alguma dúvida, acesse esse link (migre.me/w81S8). Lá tem todo o desenho de onde você retira essas informações. Abraços e sucesso.
fazendo manutenção em uma bomba centrífuga de um condomínio, constatei que a corrente do motor estava alta, motor de 5cv, 7,6 amperes, a corrente tava com 9 amperes, aí um amigo falou que eu tinha que regular a vazão da água para a corrente do motor diminuir, "não pode ficar todo aberto e nem muito fechado", gostaria de saber se isso procede?
+José Antonio Brito Sim. Procede a informação. Toda bomba centrífuga tem um item que se chama curva de operação. Elas têm que trabalhar dentro da curva a qual foi projetada. Se ela operar abaixo, a vazão aumenta e o motor trabalha com sobrecorrente. Caso o problema não esteja na instalação elétrica, provavelmente fechando o registro ele se extinguirá. Abraços.
Eu tenho uma bomba THS 18 7.5 CV Thebe . 49 Mca pelo cálculo que fiz deu 40 mca pra usar tubos de 60mm . Pode usar de 60
Osvaldo, pode usar sim. A tubulação é o seguinte, quanto mais larga, menos perdas você terá. Abraços e sucesso.
Muito obrigado mesmo por Retornar minha pergunta eu fico muito agradecido
Disponha. Abraços e sucesso.
Como faço para considera múltiplas saídas mas no caso de hidromassagem e não irrigação?
Ricardo, nesse caso utilizamo o fator de múltiplas saídas. Basta você fazer o cálculo normalmente como é ensinado no vídeo depois multiplicar o valor encontrado (em m.c.a.) pelo fator de múltiplas saídas correspondente. Neste link (migre.me/wL9no) na página 75 você encontra os valores correspondentes dos fatores. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
Confira meus cálculos se puder tem algo estranho:
Vazão desejada = 1,7m³/h x 7 bicos hidromassagem (32 mm externo) = 12m³/h
Recalque AR = 0.20m
Comprimento da tubulação = 4m
Altura de sucção AS= 0
Sucção = 1 1/4" ou 40 mm (não tem como mudar é padrão da banheira)
Recalque = 1" ou 32 mm (não tem como mudar é padrão da banheira)
Cálculo de perda de carga (PC):
CT = 4m
FPC = 97.3% ( tabela perca de tubulações pvc Schneider pag. 73)
PC = CTxFPC = 3.892 m
Cálculo da Altura Manométrica Total (AMT):
AS = 0m
AR = 0.20m
PC = 3.892 m
AMT = (AS x AR x PC)+5% = 4.297 m
Como são múltiplas saídas - 7 bicos (32 mm externo)
AMT x F(Fator de múltiplas saídas Schneider pag. 75)
AMT Total = 4.3 x 0.425(7 saídas) = 1.826 =~ 2 M.C.A
Ao entrar com dados na tabela Schneider pag. 19/20/21
Vazão = 12 m³/h
AMT Total = 2 M.C.A
NÃO ENCONTRO VALOR NENHUM APENAS ASTERISCOS (*)
Ricardo, vamos a algumas considerações.
Cálculo de perda de carga (PC):
CT = 4m
FPC = 4,1% (tabela perca de tubulações pvc Schneider usando como base 2 m³/h num tubo de 32 mm. Você tem que calcular a perda de carga por tubo e não total)
PC = CT x FPC = 0,04 (4 metros em 100) x 4,1% = 0,002 m.c.a. (Resumindo, sua perda de carga nesse caso é insignificante)
Cálculo da Altura Manométrica Total (AMT):
AS = 0m
AR = 0.20m
PC = 0,002 m
AMT = (AS x AR x PC)+5% = 1 m (arredondando a conta)
Como são múltiplas saídas - 7 bicos (32 mm externo) utilizaremos o valor de 0,425 para multiplicar.
F = (Fator de múltiplas saídas) x a.m.t.
F = 0,425 * 1 = 0,425
AMTfinal = A.M.T. + F (Valor encontrado no Fator de múltiplas saídas)
AMTfinal = 1 + 0,425
AMTfinal = 1,5 =~2 m.c.a
Agora basta ver qual a pressão do bico que tem na banheira. Por exemplo se os bicos trabalharem com 10 m.c.a., basta você somar 2 + 10 = 12 m.c.a. (pressão necessária).
Finalizando, você precisaria (neste exemplo) de uma bomba com:
Vazão = 12 m³/h
AMT Total = 12 M.C.A
A Schneider não indica nenhuma bomba para essa aplicação por ter espuma presente no líquido bombeado. A DANCOR tem o modelo CHS que é própria para hidromassagem. Se fosse com o exemplo dado acima, você poderia colocar uma CHS de 1 CV que te atenderia.
Espero ter ajudado.
Abraços e sucesso pra você.
Muito obrigado pela atenção, fico horando pelo tempo gasto compartilhando conhecimento, Deus abençoe
Disponha.
Boa noite, tenho algumas dúvidas sobre o assunto, veja tenho um reservatório de 4000 litros, caixa com 6000 litros, altura da caixa em torno de 20mt, distância saindo da base da bomba é de 25mt, distância da base da bomba para o reservatório 2mt no mesmo nível da bomba.
Tubulação de 32mm.
Qual bomba devo usar?
Bom dia. Caso não necessite de vazão muito alta, pode colocar uma bomba de 1 CV que te atende. O preço estimado, na data de hoje 24-09-2020 de um kit completo (8 placas + inversor + cabeamento + estrutura para as placas + bomba) fica aproximadamente 13 mil reais. Abraços.
Olá estou precisando de uma irrigação. Tenho uma moto bomba Napi 3 cv. Queria saber se ele joga em uma distância de 500 mts. por uma altura de 35 mts. Com uma tubulaçõe de 40mm. Aqui na cidade ninguém sabe me em formar. Obg
Sayonara, só pela marca é muito difícil de te falar se consegue ou não. Me passe a foto da placa dela pelo WhatsApp (32) 9 9109-4502 que vejo pra você com maior prazer. Abraços e sucesso.
Olá .uma pequena duvida que eu estou. Posso estalar uma bomba auto aspirante a 10 m e 45 cm da cisterna?
Kristyan leocadio o recomendado é você instalar a bomba o mais próximo do ponto de captação da água. Quanto mais longe estiver, maiores são as chances de dar algum problema. Faça o teste e verifique. Caso tenha algum problema, aproxime a bomba do ponto de captação. Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
Minas Motores Elétricos Ok vou fazer o teste obrigado pela informação
Bom dia; profundidade: 30m; distância: 660m.; desnível: 20m; qual a bomba submersa, e o diametro dos canos que devo usar?
Marlon, pelos dados que você está me passando te indico a bomba da Schneider SUB20-15S4E10 de 1,5 CV (R$ 2.400,00) ou se você quiser trabalhar com um pouco mais de folga coloque a SUB20-20S4E12 de 2 CV (R$ 2.750,00). Esses valores são para bombas monofásicas e 230V, e para te entregar em qualquer lugar do Brasil (área urbana). Qualquer uma das duas atende a sua necessidade e nós temos qualquer uma delas.
A tubulação ideal para essa vazão que você deseja de 3 m³/h seria de 1 1/4''. Abraços e sucesso.
qual motobomba usar p/hidro de piscina com 4 jatos
Bom dia. Para piscinas recomendamos a bomba abaixo:
loja.minasmotoreseletricos.com.br/product/motobomba-piscina-scneider-eko-1-2-cv-2-polos-110-127-220-254v-monofasica/
loja.minasmotoreseletricos.com.br/product/motobomba-piscina-scneider-eko-1-cv-2-polos-110-127-220-254v-monofasica/
Temos a pronta entrega.
Opa .. beleza ora fazer esse calculo pra elevar a Água pra cima ta ok. Mais como ficaria o calculo se a bomba tiver em desnível com a caixa . Exemplo a bomba ta na parte de cima do terreno com diferença de 30mts de desnível pra caixa.
Neste caso, o próprio terreno dá algum valor da pressão necessária.
Ex: No seu sistema, você necessita de 50 m.c.a. de pressão para funcionar corretamente. Se a bomba estiver instalada a 15 mt acima do nível do ponto de descarga da água, você precisará de uma bomba que trabalhe com 35 m.c.a., pois os outros 15 mt, o próprio terreno já te oferece. A grosso modo seria isso. Abraços e sucesso pra você!
olá,
Fiquei com uma dúvida em relação a tabela de características hidráulicas, onde está escrito "Vazão em m3/h válida para sucção de 0 m.c.a.. porque 0 (zero) m.c.a ??
Outra dúvida, imagine um sistema parecido com o que foi apresentado no vídeo. Agora retire o (RS), e mantenha somente o (RI).
Preciso dimensionar uma bomba para esse sistema.. como eu faço ?? Qual a melhor opção de bomba ??
As bombas da série SP podem ser utilizadas nesse sistema sem reservatório. superior ?? E as do tipo TAP ??
Preciso dimensionar um sistema pressurizado e não encontrei quem me oriente..
Se puder, me envie alguma orientação para o email: gleudesf@hotmail.com
O sistema é bem parecido com o do vídeo.. só que a tubulação que seria para o recalcar, alimenta diretamente o ramal de distribuição e as peças de utilização..
Eu já fiz o dimensionamento para um sistema convencional igual ao do vídeo e agora preciso desse para comparar os dois..
Agradeço desde já.
+Gleudes Oliveira Bom dia. No manual está descrito 0 m.c.a. por que se considera o valor de sucção igual a zero. Caso o valor seja diferente disso (é o que acontece na maioria dos casos), basta incluí-lo no cálculo e comparar pelo resultado obtido.
O dimensionamento varia de acordo com cada caso. Como sugestão para clarear suas dúvidas, acesse esse link aqui e vá no campo "Downloads" "Manual de Instrução Série TAP:
www.schneider.ind.br/produtos.php?id=104&ctg=11
As Bombas da série SP podem sim serem utilizadas nos reservatórios superiores. Elas pressurizam tanto de baixo para cima quanto de cima para baixo. As da série TAP também.
Caso você necessite de um dimensionamento 100% correto, entre em contato com o 0800 648 0200 (Suporte técnico Schneider) com todas as informações da instalação que eles dimensionam o equipamento correto para você. Abraços.
Boa noite.
Preciso levar água a 20 metros de altura e 800 metros de distância. tenho uma moto bomba branco, 2.8 cv, sucção e recalque de 2 polegadas, 22 m.c.a. Isso resolveria ?
Se puder me orientar ficarei grato...
Se a bomba for submersa, eu calculo a Altura de Recalque da mesma forma?
Eduardo, é muito parecido, mas tem alguns pontos importantes que não tem no cálculo das bombas de superfície. Acesse esse link (www.schneider.ind.br/media/204820/folder-submersas-4-e-6.pdf), e na página do meio você terá o passo a passo para fazer esse cálculo que você quer. Abraços e sucesso para você!
Muito Obrigado!!
com quantos metros poço instalar a bomba longe do poço?
Izaque, a bomba tem que ficar o mais próximo possível da captação. Quanto mais longe você colocar o equipamento, maiores serão as chances de você ter problemas. Abraços e sucesso!
Uma duvida, por que nas tabelas eles dão um diâmetro em polegadas e o que seria correspondente em milímetros vem maior do que a real correspondência de polegadas para milímetros.
no meu caso coloquei a sucçao com 50mm e o recalque com 40mm vai ter problema
Carlos, isso vai depender do porte da bomba que você colocou, mas a princípio, não terá problema não. Se fosse o inverso, aí sim a gente não recomendaria. Abraços e sucesso para você!
Parabens pelo Vídeo!
Posso utilizar um motobomba diretamente nos aspersores?
Cristiano Marcos Oliveira Dias obrigado pelas palavras. Pode sim. Agora o cálculo é diferente. Tem outros dados que devem ser levados em conta para o dimensionamento. Caso precise de ajuda é só chamar aqui. Abraços e sucesso pra você.
Minas motores! Obrigado pela Atenção
Em nosso projeto temos um motobomba Branco 5 CV centrífuga diesel com saída de recalque de 1 Pol para abastecer uma rede de 50 com aspersores de 3/4
Cristiano, para saber se o seu equipamento irá funcionar nós precisamos de mais dados:
Altura de sucção da bomba:
Desnível do terreno:
Comprimento da tubulação:
Vazão dos aspersores:
Pressão dos aspersores:
Modelo da bomba que você tem:
Abraços e sucesso para você.
Tenho um poço de 25 metros de profundidade e na estiagem chega a baixar e restar apenas um metro. Tem alguma bomba que puxa tão fundo?
Bom dia. Temos bombas que succionam até 30 mt:
1 cv
loja.minasmotoreseletricos.com.br/product/motobomba-schneider-injetora-mbi-1-i1-26-com-motor-de-1-cv-127-220v-monofasico/
2 cv
loja.minasmotoreseletricos.com.br/product/motobomba-schneider-injetora-mbi-1-i1-26-com-motor-de-2-cv-127-220v-monofasico/
3 cv
loja.minasmotoreseletricos.com.br/product/motobomba-schneider-injetora-mbi-1-i1-26-com-motor-de-3-cv-127-220v-monofasico/
Fora essas, você terá que trabalhar com bombas submersas.
Humberto boa noite, poderia me ajudar a dimensionar uma bomba submersa para um poço tubular de 6 "", com as seguintes dimensões: Vazão Desejada: 1000 lts hora; profundidade do poço: 150 mts; distância caixa de agua 15 metros, altura caixa agua 3 metros, diâmetro da tubulação 1 Polegada, nível dinâmico do poço 90 mts, quero colocar a bomba a 130 metros. Agradeço se puder me ajudar.
Flávio, vamos lá.
Primeiro calculamos a sua perda de carga, que será de aproximadamente 2,5 m.c.a.
Agora podemos calcular a altura manométrica total: AMT = (N.D. + A.R.ext + P.C.) + 5%
AMT = (90 + 3 + 2,5) + 5%
AMT = 95,5 + 5%
AMT = 100 M.C.A.
De posse dos números vamos a indicação da motobomba ideal: Schneider SUB5-07NY4E12 de 3/4 CV.
Temos esse equipamento para te fornecer. Caso queira é só falar. Despachamos para todo o Brasil.
Espero ter ajudado. Abraços e sucesso pra você.
@@rumoeletrotecnica Olá boa tarde! Muito bom o vídeo, agora para uma bomba submersa como seria o calculo, na centrifuga do vídeo, a sucção ocorre fora d'água...na submersa como faria? Vcs trabalham com bombas? quanto custa uma leão 4r8-12 serie 230?
Hercules, nesse link aqui tem o passo a passo para você conseguir fazer o dimensionamento das bombas submersas (www.schneider.ind.br/media/204820/folder-submersas-4-e-6.pdf). Quanto a bomba Leão 4R8PB-12 230, a monofásica sai a R$ 3.290,00 e a trifásica sai a R$ 3.079,00, ambas para retirada aqui na empresa ou frete FOB. Abraços e sucesso.
Olá amigo do youtube, como estou em uma pesquisa de eficiencia em maquinas ,agradeço sua disposição em responder o questionamento :
Seguinte situação atual :
motobomba bc 98 monofasica
motor weg 2 polos 3500rpm , consumo de energia 480 kwh.
bomba bc98 frankilin eletric o rotor roda original a 3500 rpm devido o motor eletrico.
A situação atual é a seguinte :
Rebobinei o mesmo motor para 4 polos 1700 rpm .
consumo de energia 530 kwh
A vazão caiu pela metade reduzindo a rotação do motor de 2 polos para 4 polos.
Se eu colocar um inversor que aumente a rotação do motor de 1700 rpm para 3500 rpm original
então terei com certeza 99% da vazão orignal vindo de fabrica ? veja que o inversor altera a rotação ,no entanto mantem
o mesmo consumo energetico de 530 kwh , coisas de controle vetorial do inversor, portanto tem a mesma potencia
no eixo da original .
Ou se eu pegar na saida do eixo colocar uma polia e la no eixo da bomba ter outra pola a metade do tamanho ou menos um
pouco entao terei a mesma rotação na bomba e esta estará com a vazao original de fabrica ?
Vamos lá. Primeiramente agradeço suas palavras. Carregamos conosco o seguinte princípio:
"QUEM ENSINA APRENDE DUAS VEZES!"
Quanto ao seu questionamento, pergunto... por que você rebobinou um motor que era 2 pólos para um motor de 4 pólos?
As bombas centrífugas, em sua grande maioria, trabalham com motores de 2 pólos. Quando diminuímos a rotação pela metade, a vazão tende a diminuir ao quadrado. A estrutura das chapas de aço dentro do motor de 2 pólos é diferente da estrutura do motor de 4 pólos. Logo o rendimento e a potência do motor ficarão alterados com essa mudança. A utilização do inversor para essa mudança é inviável devido ao custo de uma bomba dessa nova e o preço do inversor. Vale mais a pena trocar a bomba ou voltar a mesma para 2 pólos do que comprar um inversor.
Não consigo te garantir que aumentando a freqüência de alimentação ele voltará a funcionar como de fábrica sem nenhuma alteração, principalmente quanto a temperatura do bobinado.
Abraços e sucesso!
e quando eu quero 180.000 L/h como fazer pra descobrir o diâmetro da tubulação de sucção se esse numero é o ultimo da tabela de recalque oque eu faço pra saber o diâmetro de sucção ??/
Na tabela de perda de carga em tubulação você encontra vazões até 800.000 l/h (800m³/h) com tubulação de 300 mm. Se na sua tabela não tiver, no da Schneider tem. Faça o download na página da fabricante. Abraços e sucesso.
Como dimensionar uma motobomba para piscina, onde a NBR 10339 estipula a velocidade máxima, por exemplo, nos ralos de fundo em 0,6 m/s?
Waldir, confesso que sua pergunta foi um tanto quanto difícil pra mim. Recorri ao pessoal de engenharia da fábrica para buscar a sua resposta. Segue abaixo. Agradeço o seu contato e espero conseguir ajudar.
A NBR 10339 que o Sr. sitou é a norma responsável por organizar e estabelecer limites para os Projeto e execução de piscina - Sistema de recirculação e tratamento.
Para o correto dimensionamento da piscina é obrigado a obedecer uma série de requisitos, entre eles está o da taxa de sucção que o Sr. mencionou. Porém este é específico para o dimensionamento do ralo, conforme o texto a seguir extraído da norma:
"4.7.2 Ralos de fundo 4.7.2.1 Os ralos de fundo devem ser cobertos por grades ou tampas, cuja aberturas tenham no máximo 10 mm de largura, executadas de forma a evitar a entalação de dedos, brinquedos ou outros objetos, e que possam ser removidas mediante o uso de ferramenta. A velocidade da água através das aberturas das grades deve ser no máximo de 0,6 m/s. O formato das tampas utilizadas nos drenos anti-turbilhão deve ser adequado para dificultar sua completa obstrução e permitir que a água flua sem provocar a formação de vórtices."
Nós não temos como dimensionar o sistema de filtragem e recirculação só em cima desta informação, porque existe outras variáveis. A principio nossa tabela de seleção já obedece os requisitos da norma que estão relacionados aos nossos equipamentos. Porém outras especificações das normas é necessário verificar todo o projeto, verificar o dimensional de tubulação, com suas respectivas perdas de carga, verificar quantidade de ralos e pontos de sucção, calcular área do ralo, espaçamento entre ranhuras do ralo etc.
Através do volume da piscina você consegue verificar quais são os produtos que podem operar e quanto tempo cada produto precisa ficar ligado para conseguir filtrar toda a água obedecendo a taxa de filtração informada na norma que é de 800 à 1450 m³ / (m² x dia).
Espero ter ajudado.
Abraços e sucesso para você.
Obrigado pelo retorno e resposta! Sucesso pra você, também!
Não informei os dados da piscina em questão. Caso o Canal queira aprofundar o tema, por julgá-lo didático, segue:
V= 74,2 m³;
Período de recirculação (6 h);
Q= 0,0034 m³/s;
Tubulação PVC: Ralo de fundo (4 x D= 60 mm); Aspiração (2 x D= 50 mm);
Perda de carga: Sucção + Recalque = 9,0 mca;
Bomba: "Afogada".
Obs.: Desprezar obstrução grades/ tampas e taxa/ sistema de filtração.
Obrigado!
Repassarei os dados ao pessoal de engenharia. Abraços e sucesso!
O seu conteúdo é muito bom , porém a sua voz estar muito baixa.
Mas valeu.
Obrigado pela sua opinião. Realmente ficou baixo por que nosso microfone não é o profissional, mas nas próximos nós faremos melhor. Abraços.
(colocação)
Bomba de 1.5 qual a vazao por hora sendo que tem recaque de 3metros cano d1 .1.2v e redução para 1 p
Seu video e legal. porem o áudio
e muito baixo.
Valdenito, obrigado pelas palavras. Entendo seu posicionamento. Foi um dos primeiros que fizemos e não utilizamos equipamentos profissionais. Mas fica a lição para os próximos. Abraços e sucesso.
Excelente vídeo meu bom, apenas confirmando a matemática aqui.
tubulação de = 1"
Vazão = 2m³/h...aí fica...
PC = CT x 5,4%
PC = 100 (metros de tubulação + ou -)x 5,4%
PC = 540 mca???
-----
AS = 6 metros
AR = 30 metros
PC = 540 mca
AMT = (6+30+540) +5%
AMT = 604,8 mca???
aí olhando na internet tava dando bomba igual de caminhão pipa!! como é possível? antes eu tinha uma bomba de 1 CV, e abastecia até de boa, demorava mas enchia a caixa d'água....troquei por uma de 2 CV, e não enche a caixa nem por um decreto! você saberia dizer o que há de errado?
Leonardo, não. O correto ficaria assim:
Vazão = 2m³/h
Comp. tubulação: 100 mt (+-)
Diâm. Tubulação: 1''
FPCT = 5,4 %
PCT = CT x FPC (%)
PCT = 100 x 5,4%
PCT = 5,4 M.C.A.
-----
AS = 6 metros
AR = 30 metros
PC = 5,4 mca
AMT = (6+30+5,4) +5%
AMT = 41,5 + 5%
AMT = 43,47 mca
Arredondando:
AMT = 44 M.C.A.
Espero ter ajudado. Abraços e sucesso.
sabia que tinha de ter feito alguma coisa errada na matemática! sou um bosta pra conta!....
e Obrigado! 44 MCA faz mais sentido...
Disponha sempre que precisar. Abraços e sucesso!
a bomba que comprei era 44 M.C.A...dito pelo fabricante...terei de trocar por uma mais potente...
Se essa for a pressão máxima dela, ela estará operando no seu limite e com rendimento muito baixo. Você corre o risco do equipamento não conseguir bombear água até o seu ponto máximo. Abraços e sucesso!
e se for uma bomba submersível?
Ângelo, aí o cálculo seria diferente. Tem outros fatores a se observar que não estão no vídeo. Será o assunto do nosso próximo vídeo. Abraços e sucesso.
quando sai esse nosso vídeo? abraço. :)
Vc deveria citar a bibliográfia cara!
Grande Célio, mas é com maior prazer que te passo meu amigo. Segue o link:
www.schneider.ind.br/media/205282/tabela-de-selecao_022018-web.pdf
Abraços e sucesso pra você!
Pra mim aqui é 16 de nivelamento com 3 de sucao é pra ir ate 500M
Eu tenho um motor de 10 CV e preciso de uma bomba mancalizada minha rede principal é de 75 mm com desnível de 8 metros distância de 780 metros vai ter derivaçao de 50 mm com 100 metros e quero tocar 3 canhão com vazão de 540 a 2800 litros e preciso de 18 mil litros no final da rede
www.schneider.ind.br/media/205092/tabela-2016-b-internet.pdf
Link do manual
Isso aí. Show de bola. Abraços e sucesso.
Nao entendi uma coisa. No dimendionamento da tubulacao, a schneider usa diametros diferentes do usual. Geralmente 25 =1" 40=1,5"
Bom dia. Existem dois tipos de medidas. O diâmetro nominal e o diâmetro externo. Abraços.
preciso de uma vazão de pelo menos 3000 L, o poço tem capacidade para 8000L.
Marlon, pelos dados que você está me passando te indico a bomba da Schneider SUB20-15S4E10 de 1,5 CV (R$ 2.400,00) ou se você quiser trabalhar com um pouco mais de folga coloque a SUB20-20S4E12 de 2 CV (R$ 2.750,00). Esses valores são para bombas monofásicas e 230V, e para te entregar em qualquer lugar do Brasil (área urbana). Qualquer uma das duas atende a sua necessidade e nós temos qualquer uma delas.
A tubulação ideal para essa vazão que você deseja de 3 m³/h seria de 1 1/4''. Abraços e sucesso.
Áudio muito baixo
Grenyelly, bom dia. Você tem razão. Antes de fazer o upload para o RUclips eu conferi para ver se o áudio não estava ruim e no meu PC aqui ele rodou sem problemas e com o som em um nível aceitável. Porém constatei em outras máquinas essa deficiência algumas semanas depois. Mas fica de aprendizado. Não temos microfone profissional (por enquanto), mas aos poucos vamos melhorando nossa estrutura. Obrigado pela dica. Abraços e sucesso!
O som está muito baixo.
Dalmo, realmente ficou baixo e pedimos desculpas por isso. Foi um dos nossos primeiros vídeos produzidos e não tínhamos microfone profissional. Não acontecerá mais. Abraços e sucesso para você!
Bom dia, gostei muito da sua explicação. Certamente a melhor vídeo-aula do RUclips. É possível você enviar esse slide para m ms.servicoseletricos@gmail.com
Murilo, obrigado pelas palavras. É possível sim. A única coisa que te peço é que não retire as informações sobre nossa empresa contidas no mesmo. Por favor. Isso nos ajuda a divulgar o nome da nossa empresa e a valorizar o nosso trabalho e a nossa criação. Abraços e sucesso.
Minas Motores Elétricos boa tarde Minas Motores Elétricos, sim, pode deixar comigo, eu não vou remover a sua marca. Pode confiar! Quando vocês irão me enviar o este slide?
boa tarde pessoal se tiverem como me enviar o slide agradeço demais irei apresentar um seminário na faculdade sobre isso pode deixar que não vou retirar o nome da empresa do slide. Meu email fernandobagliano1@gmail.com
meu querido, pelo que vejo tu és vendedor, bom vou ser direto, eu estou entrando em uma empresa como vendedor e não entendo nada de vender motores e a empresa que estou entrando trabalha com tubulações e motores e motobombas para irrigação e poços artesianos, tanto mini quanto normais, o que eu gostaria de ti era umas aulas de vendas desses produtos e como calcular os ambientes, digo de terreno e distância, para poder orientar melhor o cliente na questão de instalação e vazões e motobombas à usar na necessidade do cliente, se você puder me ajudar eu agradeço, meu watts (11) 95107 3879...
obrigado, e sim eu ate baixei seu vídeo para poder entender um pouco, mas se você puder me orientar mais eu agradeço....
Warwolf, será um prazer ajudá-lo. Não sou professor. Sou técnico e também vendedor. Anote meu telefone aí (32) 9 9109-4502. Qualquer dúvida me chame. Abraços e sucesso.
muito baixo o audio,quase não ouvi nada
Bom dia. Pedimos desculpas pela qualidade do áudio. Não tínhamos na época fone profissional, por isso o áudio não ficou dos melhores.
@@rumoeletrotecnica obrigado
bom video, som péssimo,
Rais, obrigado pelas palavras. Realmente o áudio não ficou como gostaríamos. Não temos equipamentos profissionais para fazer esses vídeos (por enquanto). Mas valeu a intenção. Obrigado e sucesso pra você.
Sendo assim, manifesto mais uma vz. video muito bom, matéria tbm. A crítica é pra evoluir mais ainda. Acredite! Abraços, feliz Natal a vcs próspero Ano Novo,
Obrigado Rais. Desejamos em dobro tudo que nos deseja. Sucesso pra você.
tbm achei o áudio meio ruim mais o conteúdo esta muito bom parabens
Obrigado Zoobr TV. Realmente o som ficou meio baixo por não termos equipamentos profissionais para fazer os vídeos. Vamos melhorando com o tempo. Abraços e sucesso pra você.