A VIAGEM DE GIL EANES | Como os PORTUGUESES dobraram o CABO BOJADOR

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • No início do século XV, os europeus tinham um conhecimento limitado do mundo. Inspirados pelas concepções bíblicas, muitos achavam que nos limites do Mundo existiam temíveis monstros marinhos e abismos. Um desses limites, ficava a sul das Ilhas Canárias, no Cabo do Medo, mais tarde conhecido por Cabo Bojador.
    Em 1415, quando os portugueses conquistaram a cidade de Ceuta, tiveram a oportunidade de contactar com mercadores da região. Essa situação criou no Infante D. Henrique, o afamado Navegador, a ideia de que havia mundo a sul do Bojador.
    E, a partir, de 1422, cerca de quinze tentativas, sem sucesso, foram feitas para ir além do Fim do Mundo! Em 1434, após retornar das Canárias, Gil Eanes é incentivado pelo Infante D. Henrique a levar a sua missão a bom porto. Gil Eanes e alguns intrépidos marinheiros portugueses vão na sua barca e conseguem contornar o Cabo Bojador, ir além do Fim do Mundo! E abrem as portas para Portugal de um Incrível mundo novo.
    Esta é a história épica de como os portugueses começaram a sua aventura épica de "navegar por mares nunca dantes navegados" e superaram as brumas do esquecimento para alcançar a glória! O sublime poeta Fernando Pessoa fez referência ao Cabo Bojador no seu poema "Mar Português".
    _______________________________________________________
    Ficha Técnica:
    Pesquisa e Roteiro - André Coutinho
    Edição e Locução - André Coutinho
    Contacto do canal - cavaleirodotempoac3@gmail.com
    Imagens:
    commons.wikime...
    upload.wikimed...
    commons.wikime...
    commons.wikime...
    commons.wikime...
    commons.wikime...
    commons.wikime...
    commons.wikime...
    Vídeos:
    Pexels
    Excertos de Sin Límites (2022), série de Tv de Patxi Amezcua
    Músicas:
    Hero's Theme de Twin Musicom está licenciada ao abrigo da Creative Commons - Atribuição 4.0. creativecommon...
    Origem: www.twinmusicom...
    Artista: www.twinmusicom...
    Referências:
    Pereira, António (2005). O conhecimento do oceano no século XV: entre a fantasia e a esquadria, o Bojador e o pego do Mar. Universidade dos Açores. "ARQUIPÉLAGO. História". ISSN 0871-7664. 2ª série, vols. 9-10 (2005-2006): 43-67;
    Gomes Eanes de Zurara. Chronica do Descobrimento e Conquista da Guiné;
    Domingues, Francisco (2004). Os Navios do Oceano: Teoria e empiria na arquitectura naval portuguesa dos séculos XVI e XVII. Centro de História da Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Комментарии • 70