Este Senhor tentou dar aos portugueses algo de valioso, o conhecimento, se bem que hoje em dia ninguém quer saber de história, é pena, mas é a realidade. Devemos ter orgulho na nossa história, quem fomos, o que somos e para onde vamos, isso foi o que o Sr. Prof. nos tentou transmitir, dedicou a sua vida a ensinar, e a ensinar com gosto e enorme vocação, um grande português sem dúvida alguma. Muitas saudades de o ver e ouvir, muitas mesmo...
Pois... Sabes, gente que pensa muito no passado não se concentra no futuro. Gente melancólica é sempre um entrave e um atraso. De que vale ter orgulho no passado, se no presente ou no futuro não somos nada? Só se for para ser papagaio... Fala fala mas não tem nada para mostrar a não ser penas... Portugal foi um dos maiores impérios no Mundo e agora só nos resta história para falar... Fomos batidos em toda a linha por Inglaterras, Alemanhas, Espanhas, Americanos, Chinas e quem sabe até talvez o Brasil! Portugal sempre foi um país de 'velhos do Restelo' - queixam-se e discutem tudo e mais alguma coisa mas na verdade são é apenas um travão para o progresso e desenvolvimento. p.s: se pensas que sou um inimigo de História também estás bem enganado. Por mim restaurava todos os patrimónios de Portugal, de norte a sul e não os deixava sujos e miseráveis como andam por este país fora. É no que dá ter políticos a dormir à sombra da bananeira...
@@Trip4man comentário ignóbil e decadente. Um homem nunca pode saber para onde vai se não souber de onde veio. E o orgulho e conhecimento do passado em nada tem a ver com o progresso ou o futuro. Pode até ser usado como motivação.
Podia ter opiniões próprias de que discordo, mas era um homem erudito e bom orador; disso não temos dúvidas. Prestou um serviço fenomenal com os seus inúmeros programas de História. O facto de nunca ter escondido a sua simpatia por Salazar e de ter sido Ministro da Educação do Estado Novo contribuiu muito para o facto da sua morte ter tido apenas direito a minuto e meio de destaque nos telejornais, algo abominável.
Lembro-me perfeitamente desta entrevista. Já se notava que estava fragilizado, face à energia que lhe era conhecida. Nunca será esquecido e a sua obra ficará para sempre registada para todos os que queiram aprender da nossa história.
Grande pessoa! Só fui saber de sua existência anos após a sua morte e logo desenvolvi uma grande admiração e respeito, tanto por sua obra, quanto pelo próprio. É um exemplo a ser lembrado, não só pelos portugueses, mas por todos os que admiram a cultura, a ética, a inteligência, o trabalho, o senso de compromisso, a sinceridade e a coragem. Saudades eternas.
Muito obrigado pelo seu inspirador comentário! Faço votos para que tenha gostado desta humilde homenagem ao inesquecível Professor Doutor José Hermano Saraiva 🤗.
Julgo que inúmeros de nós, quer vivamos em Portugal quer em qualquer outro ponto do globo, nos revemos inteiramente nestas palavras 🤗. Muito obrigado pelo seu comentário!
Sou brasileiro e fã do professor ..com ele aprendi a linda historia de Portugal ..tenho o livro uma historia concisa de Portugal .. sou descendente de gente daí deste país...cá nos ensinam que foi infelicidade o meu país ser colonizado por portugueses...nunca concordei com os renegados de nossa origem ..o professor nos mostrou a grandeza de um pequeno país...
Que saudades ! Agora sinto que preciso de chorar , com tantas saudades deste grande Senhor ! Sinto saudades dos tempos que não voltam mais ! Muito obrigada Sr. Professor José Hermano Saraiva por tudo que fez para com o nosso Portugal , por ter trazido para nós a grande vontade de conhecer o nosso passado, a nossa história ! Só sabendo quem somos, de onde viemos , é que saberemos para onde devemos e queremos ir ! Sr. Professor, muito obrigada !
Ora essa, eu é que agradeço o seu inspirador comentário 🤗! Na minha humilde opinião, ainda hoje os programas do Professor Doutor José Hermano Saraiva deveriam ser transmitidos na RTP2. Afinal de contas, se há figuras insubstituíveis esta é sem dúvida uma delas…
Olhe, acabei eu por chorar ao ler o seu comentário tão emotivamente honesto. Foi um dos Grandes de Portugal. Inúmeras qualidades, até as de reconhecerr os seus defeitos. Um bem haja
De facto, o Professor Doutor José Hermano Saraiva é indiscutivelmente uma das grandes figuras do nosso tempo. Cabe-nos a nós zelar para que o seu incomparável legado jamais seja esquecido!
Um portugues de uma especie em vias de extincao. Antes desta entrevista, nunca o tinha visto a falar da situacao actual do nosso pais. Concordei com tudo: tanto com a sua analise, como com as conviccoes. Obrigado Professor José Hermano Saraiva!
Eu costumo dizer que o senhor José Hermano Saraiva foi um dos maiores portugueses da história. Infelizmente os conflitos e instabilidade política inviabilizaram o povo português de colher todos os frutos de sua obra. Agradeço profundamente a esse homem por tudo que ele fez pela cultura portuguesa e pela lucidez com que nos ensinou a ver os problemas que atingem nosso povo.
Os programas do professor José Hermano Saraiva são de uma riqueza cultural sem igual, eu amo assisti Los, sei que já partiu para o plano espiritual, que esteja num bom lugar.
Este velho senhor era formado em Direito e foi Advogado, era formado em História e foi Professor Catedrático de História, foi Político e um grande Comunicador.
Os programas deste Sr. assim como "As Conversas Vadias" de Agostinho Da Silva eram verdadeiros serviços públicos como já não se fazem em TV. Big Brother's e companhias é tudo o que nos resta?! Que tristeza..
Desde de pequeno que o ouço e vejo os programas dele, continuo a ver na RTP Memória e foi sem dúvida quem me deu o gosto pela história. Tinha uma visão patriota e orgulho no nosso país que penso que é o que falta nos dias de hoje a todos nós. Ajudou a que a história do país não fosse esquecida e merece toda a homenagem por isso, tenho a certeza que muitos jovens, como eu, viram e aprenderam com ele, tanto história como vida.
Não sou português assim como nunca estive no país e nem muito menos a honra de ter conhecido a este senhor. Mas ele dá saudades como se fosse um ente querido.
A minha enorme admiração por este Senhor. Reaprendi e aprendi muito com o que dele ouvi nos programas que fez. O seu desaparecimento deixou um enorme vazio. Estou-lhe muito grato.
Sim, é rara a ocasião em que a RTP Memória deixa de fora da grelha os programas do Professor Doutor José Hermano Saraiva. Por exemplo, neste momento está a ser transmitida a quinta temporada de “Horizontes da Memória” 😉!
@@444francisco Suponho que não tenha sido neste programa, mas sim numa entrevista que o Professor Doutor José Hermano Saraiva deu ao "Alta Definição". Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua preferência!
@@444francisco De facto, essa frase surgiu mesmo numa entrevista ao "Alta Definição". Pode encontrá-la em sic.pt/Programas/altadefinicao/2011-11-08-Alta-Definicao-Prof.-Jose-Hermano-Saraiva aos 14:59.
Esse senhor José e muito mais muito bom. Eu o admiro muitos mesmo estando no Brasil sem o vejo pelo RUclips, o documentário que mais gosto é como morreu dona Inês de Castro.
A Fátima Campos Ferreira é má profissional porque acusa todas e quaisquer pessoas com opiniões diferentes das dela e, depois, ou controla o tempo de resposta e tenta silenciar o entrevistado. Não é o caso nesta entrevista mas, actualmente, é o caso de muitas outras.
Comecei a estudar História de Portugal na 3ª classe, curiosamente quase em simultâneo com ''o Tempo e Alma'', que iniciava as suas transmissões na RTP, tinha eu 8 anos; nas semanas seguintes, lembro-me de começar a ler o ''Frei Luís de Sousa'' e outro livro da biblioteca parental, que era uma colectânea da Ulisseia, com uma série de narrativas históricas da Antiguidade, em que se compilavam façanhas e se descreviam episódios marcantes de civilizações extintas (ou continuadas), desde os Assírio-Babilónicos aos Horácios contra Curiácios, enfim, um fascínio pela História que ainda hoje perdura. Não segui História. Mas esse fascínio, para além da influência familiar, é em grande parte ao professor doutor José Hermano que o devo, e perante cuja memória aqui testemunho.
"Dentro da Europa o nosso lugar é subalterno,secundário e condenado sempre a uma posição de minoria que não nos permite voltar a ser uma grande nação" - José Hermano Saraiva Palavras que não deviam de ser esquecidas.
@@henriquesafonso3391 Eu tenho uma teoria....porque somos governados por agiotas socialistas e uma ganância que não conhece verdadeiro amor patriótico....amar a pátria hoje é ser rotulado da extrema direita. Eu penso q os portugueses não devem de desistir de lutar por um país melhor ajudando o vizinho ou pelo menos respeitando o. O projecto europeu foi positivo p unir uma Europa devastada pela 2Guerra e penso q não fazer parte dessa união era desadequado. Mas tal como José Hermano Saraiva refere somos subalternos. O governo usa os fundos europeus negligentemente e vende toda a nossa economia em prol de facilitismos. É minha singela opinião todos nós sabemos as consequências disso,todos pagamos 23%iva e temos um país hipotecado p n dizer vendido perante a globalização económica q não conhece limites. Mas posso estar errado n sou analísta .
@@schoolkid234 Está muito certo e concordo em absoluto consigo. Por acaso essa frase que voçê referiu, também me chamou a atenção ao ver esta entrevista. Mais me chocou a convicção com que ele disse "não, não acredito". Dono de uma honestidade intelectual impar, estudioso da história de Portugal como ninguém, ao negar uma projecçao negativa do projecto Europeu, é sem dúvidas ser realista. A Europa nasceu de um acordo para evitar conflitos interiores e a Europa pertence apenas aos seus fundadores e todos os demais não passam de meros interesseiros na liberdade económica e circulação dos cidadãos, assim como a transferencia de fundos dos Países mais ricos para os mais desfavorecidos, fruto das consequencias positvas do pós-guerra tais como o Plano Marshall, toda a riqueza roubada aos judeus durante o Holocausto e todo o contexto na altura que permitiu uma prosperidade singular aos do pelotão da frente. Pessoalmente também não acredito no projecto Europeu, por uma razão lógica na minha opinião. Existem demasiados contrastes entre a Europa do Norte e a do Sul e são imensos os factores presentes nas vários Estados membros que impedem que algum dia se venha a ter uma Europa homogenea. Sem dúvida que a qualidade duvidosa dos polticos Portugueses, já para não falar da corrupção massiva que implementaram na era democrática, apenas acelerou aquilo que muito tristemente concluo que é simplesmente; Destruiram 900 anos de história de uma nação orgulhosa do seu percurso, deixando um País na penuria, sem soberania alguma e sem qualquer perspectiva de futuro para as gerações vindouras.
Gostei tanto desta entrevista, gostei menos de ver o senhor Professor naquele estado de saude, mas muito compensado pela senhora Fátima, pela sua entrevista, bravo minha senhora, gostei da sua gentileza que tinha com o senhor professor José Saraiva !!
Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua preferência 😉. A Fátima Campos Ferreira é a melhor entrevistadora da RTP... Pelo menos, na minha humilde opinião!
Um grande senhor..... Exelente entrevista de alma e memoria..... As ciencias socias Portuguesas com a morte deste grande portugues perdeu muito, e ganhou imenso durante a vida do mesmo. Grande historiador grande orador ser humano super culto e fascinante. Concordo sim devia estar no panteao nacional..... Descansa em Paz Sr. Professor Jose Hermano Saraiva....
O Sr. Professor já partiu e o futuro a deus pertence, mas enquando houver portugueses que sintam a patria havera Portugal. Muito obrigado pelo o seu contributo!
Grande professor, talvez o que soubesse mais sobre a história de Portugal, ainda vi muitos dos seus programas na RTP memória Grande professor mesmo... Saudades
Acabei de ver a entrevista pela primeira vez. Apesar dos seus 92 anos fala mais claro que muitas pessoas mais novas. Apoiava Salazar considerando-o o Santo Ditador, Considerou os metodos da PIDE exagerados. Tem dificuldade em se rotular sendo de esquerda ou direita. E contra a Uniao Europeia porque coloca Portugal muita situacao de subserviencia. Considero que e um dos grandes nomes de Portugal.
Estes americanos também foram os que ajudaram a criar as guerras na nossas colónias no tempo de Salazar. Juntamente com a China e a União Soviética. Ao contrário do que a propraganda esquerdista conta.
Era errado Portugal estar a mandar na terra dos outros, especialmente porque não eramos, e não somos, espiritualmente avançados a ponto de tal fazer sentido. Aquelas terras tinham de ser libertadas a bem ou a mal, foi pena a descolonização não ter sido feita pacificamente e demoradamente criando e demarcando os territórios/ países adequados às culturas locais para evitar as guerras civis que se seguiram por estarem todos misturados em vez de cada um na sua área natural. Compreendo a visão de um Portugal grande, e Portugal será grande, mas no sentido espiritual, que é aí que Portugal poderá brilhar, não na actualidade que ainda se ruma para o abismo, mas no futuro já não muito longínquo tal irá realizar-se.
Digam o que disserem o Professor foi das pessoas que neste país serviu a cultura de várias maneiras e aqui já se notava que nao estava bem, ficou um lugar vazio...
E que dificilmente será preenchido 😢! Já agora, suponho que esta entrevista tenha sido gravada em finais de 2011. Aliás, foi precisamente até ao final de 2011 que o Professor Doutor José Hermano Saraiva conduziu o histórico “A Alma e a Gente”!
Entrevista interessante. Foi ministro dum governo fascista mas diz coisas interessantes a nível da Europa e do futuro. Talvez a demasiada simpatia para o Salazar, lhe faz fechar os olhos em certos aspectos. Mas não deixa de ser um grande historiador
Grande Homem... Grande Português... um dos maiores de sempre ao lado de Salazar ...Salazar foi o melhor Estadista de sempre de Portugal! Jamais serão esquecidos ...estarão para sempre junto de nós dando força e moral à nossa alma ... para combater os inimigos do comunismo de Frankfurt !
tens a certeza que a entrevista foi neste dia? segundo a internet este dia 20 de julho de 2012 foi a morte do Sr Professor. ah o programa passou no dia da morte.. burro desculpem
Ora essa, não tem nada que pedir desculpa 👍. De facto, esta entrevista só foi transmitida no dia em que o Professor Doutor José Hermano Saraiva nos deixou… Mas é possível que tenha sido gravada uns meses antes, no início de 2012 ou até mesmo no final de 2011.
@@pedrodepinto o suficiente para enjoar... Vi há uns tempos atrás, um documentário dele sobre as antigas colónias e a guerra, simplesmente miserável...a parcialidade dava náuseas...
Para um curioso que pretende ficar com uma abordagem geral da história de Portugal , a abordagem feita pelo Profº José Hermano Saraiva entra com muitas especifidades e muitas abordagens que para o leitor comum, se desinteressa destas abordagens nos programas televisivos . E até acho, que é preciso saber filtrar bem os registos históricos onde quer que eles andam, porque muitos registos não têm " validade " para a abordagem de muitos factos históricos .
Boa noite. Acho que não é o momento certo para mostrar estes pequenos vídeos do que a Fátima Campos fez ou não fez porque quem partiu foi o seu marido e não a Fátima... Por isso dêem espaço para os seus amigos administradores ou fãs como usam dizer... Arranjar outras coisas mais que o nosso país tem para oferecer e comentar do que a sua vida ou trabalho neste momento façam silêncio se por acaso têm respeito por o seu semelhante que está a sofrer... E não ganhem dinheiro às custas das pessoas que estão a ver o seu ente querido partir... Uma boa semana... Mais compaixão se é que sabem o que significa.
Não me tinha apercebido que este vídeo estava a ser utilizado para “ilustrar” o inesperado desaparecimento do marido de Fátima Campos Ferreira. Aliás, tal como pode verificar na respectiva descrição, este vídeo foi publicado no RUclips há já mais de uma década… Em todo o caso, aproveito esta oportunidade para endereçar àquela que julgo ser a melhor jornalista da RTP os meus mais sinceros sentimentos.
Grande Homem. Um salve do Brasil.
E outro de Portugal 🤗!
Este Senhor tentou dar aos portugueses algo de valioso, o conhecimento, se bem que hoje em dia ninguém quer saber de história, é pena, mas é a realidade. Devemos ter orgulho na nossa história, quem fomos, o que somos e para onde vamos, isso foi o que o Sr. Prof. nos tentou transmitir, dedicou a sua vida a ensinar, e a ensinar com gosto e enorme vocação, um grande português sem dúvida alguma. Muitas saudades de o ver e ouvir, muitas mesmo...
+Victor Fernandes Muito obrigado pelas suas sábias palavras 😉!
Victor, você sintetizou tudo que penso do senhor José Hermano Saraiva! Somos muito gratos a ele, com toda certeza.
Pois... Sabes, gente que pensa muito no passado não se concentra no futuro. Gente melancólica é sempre um entrave e um atraso. De que vale ter orgulho no passado, se no presente ou no futuro não somos nada? Só se for para ser papagaio... Fala fala mas não tem nada para mostrar a não ser penas... Portugal foi um dos maiores impérios no Mundo e agora só nos resta história para falar... Fomos batidos em toda a linha por Inglaterras, Alemanhas, Espanhas, Americanos, Chinas e quem sabe até talvez o Brasil! Portugal sempre foi um país de 'velhos do Restelo' - queixam-se e discutem tudo e mais alguma coisa mas na verdade são é apenas um travão para o progresso e desenvolvimento.
p.s: se pensas que sou um inimigo de História também estás bem enganado. Por mim restaurava todos os patrimónios de Portugal, de norte a sul e não os deixava sujos e miseráveis como andam por este país fora. É no que dá ter políticos a dormir à sombra da bananeira...
@@Trip4man comentário ignóbil e decadente. Um homem nunca pode saber para onde vai se não souber de onde veio. E o orgulho e conhecimento do passado em nada tem a ver com o progresso ou o futuro. Pode até ser usado como motivação.
Podia ter opiniões próprias de que discordo, mas era um homem erudito e bom orador; disso não temos dúvidas. Prestou um serviço fenomenal com os seus inúmeros programas de História.
O facto de nunca ter escondido a sua simpatia por Salazar e de ter sido Ministro da Educação do Estado Novo contribuiu muito para o facto da sua morte ter tido apenas direito a minuto e meio de destaque nos telejornais, algo abominável.
Lembro-me perfeitamente desta entrevista. Já se notava que estava fragilizado, face à energia que lhe era conhecida.
Nunca será esquecido e a sua obra ficará para sempre registada para todos os que queiram aprender da nossa história.
Grande pessoa! Só fui saber de sua existência anos após a sua morte e logo desenvolvi uma grande admiração e respeito, tanto por sua obra, quanto pelo próprio.
É um exemplo a ser lembrado, não só pelos portugueses, mas por todos os que admiram a cultura, a ética, a inteligência, o trabalho, o senso de compromisso, a sinceridade e a coragem.
Saudades eternas.
Muito obrigado pelo seu inspirador comentário! Faço votos para que tenha gostado desta humilde homenagem ao inesquecível Professor Doutor José Hermano Saraiva 🤗.
O Homem que me fez ser um apaixonado por história. Paz a sua alma
Julgo que inúmeros de nós, quer vivamos em Portugal quer em qualquer outro ponto do globo, nos revemos inteiramente nestas palavras 🤗. Muito obrigado pelo seu comentário!
Alguém, que também deveria estar no Panteão Nacional
Plenamente de Acordo. Este homem fez muito pela cultura Nacional.
Em vez disso temos governantes nossos que deram o título de Honoris Causa ao José Mourinho. Estúpido, absurdo e verdadeiramente revoltante.
Bem verdade, António Carvalho. Mas para lá estar... faltou-lhe saber cantar o fado ou jogar futebol.
Infelizmente patriotismo na mentalidade actual é a seleção nacional de futebol portuguesa e mais uma ou duas “insignificâncias”.
“(Os filhos) eram muito bonitos em novos, agora já não” 😅😂😂😂
Sou brasileiro e fã do professor ..com ele aprendi a linda historia de Portugal ..tenho o livro uma historia concisa de Portugal .. sou descendente de gente daí deste país...cá nos ensinam que foi infelicidade o meu país ser colonizado por portugueses...nunca concordei com os renegados de nossa origem ..o professor nos mostrou a grandeza de um pequeno país...
sou brasileiro e estudando historia do brasil e Portugal conheci este mestre . lindas narrações. maravilhosa pessoa.
Agora os historiadores são pernetas, caem todos para a esquerda....
Que saudades ! Agora sinto que preciso de chorar , com tantas saudades deste grande Senhor ! Sinto saudades dos tempos que não voltam mais ! Muito obrigada Sr. Professor José Hermano Saraiva por tudo que fez para com o nosso Portugal , por ter trazido para nós a grande vontade de conhecer o nosso passado, a nossa história ! Só sabendo quem somos, de onde viemos , é que saberemos para onde devemos e queremos ir ! Sr. Professor, muito obrigada !
Ora essa, eu é que agradeço o seu inspirador comentário 🤗! Na minha humilde opinião, ainda hoje os programas do Professor Doutor José Hermano Saraiva deveriam ser transmitidos na RTP2. Afinal de contas, se há figuras insubstituíveis esta é sem dúvida uma delas…
Olhe, acabei eu por chorar ao ler o seu comentário tão emotivamente honesto. Foi um dos Grandes de Portugal. Inúmeras qualidades, até as de reconhecerr os seus defeitos. Um bem haja
De facto, o Professor Doutor José Hermano Saraiva é indiscutivelmente uma das grandes figuras do nosso tempo. Cabe-nos a nós zelar para que o seu incomparável legado jamais seja esquecido!
Um Homem que soube divulgar a nossa história como nenhum outro! Paz à sua alma!
Um dos melhores professores de Portugal
Há homens que não deviam morrer!!
Não podia concordar mais!
Honestidade e Inteligência grandes atributos que teve, saudades dos seus programas emitidos pela RTP.
Que saudades Professor, nunca gostei de historia achava tudo uma grande seca - Mas consigo comecei a gostar !
Foi com o professor Jose Hermano Saraiva que aprendi a gostar de historia.
Magnífico pedaço de história esta entrevista. Obrigado
Ora essa, eu é que agradeço a sua preferência e sobretudo o seu comentário 🤗!
Grande defensor dos valores nacionais!
O meu respeito por este senhor
Um portugues de uma especie em vias de extincao. Antes desta entrevista, nunca o tinha visto a falar da situacao actual do nosso pais. Concordei com tudo: tanto com a sua analise, como com as conviccoes.
Obrigado Professor José Hermano Saraiva!
Eu costumo dizer que o senhor José Hermano Saraiva foi um dos maiores portugueses da história. Infelizmente os conflitos e instabilidade política inviabilizaram o povo português de colher todos os frutos de sua obra. Agradeço profundamente a esse homem por tudo que ele fez pela cultura portuguesa e pela lucidez com que nos ensinou a ver os problemas que atingem nosso povo.
Sr Dr José Hermano Saraiva essa ultima frase foi linda e pode acreditar que será sempre recordado a falar.
Não tenha dúvidas 😉... Muito obrigado pelo seu comentário!
Quando um homem destes, diz o que pensa, sobre o regime, o governo, a europa, ... Está completamente actual!!!
Os programas do professor José Hermano Saraiva são de uma riqueza cultural sem igual, eu amo assisti Los, sei que já partiu para o plano espiritual, que esteja num bom lugar.
Uma vez mais, muito obrigado pelo seu comentário e pela sua homenagem ao Professor Doutor José Hermano Saraiva 😉!
Curvo-me perante ilustre figura da nossa história
Muito obrigado pela sua sentida mensagem. Fazemos votos para que tenha gostado desde vídeo 👍!
Este velho senhor era formado em Direito e foi Advogado, era formado em História e foi Professor Catedrático de História, foi Político e um grande Comunicador.
Os programas deste Sr. assim como "As Conversas Vadias" de Agostinho Da Silva eram verdadeiros serviços públicos como já não se fazem em TV. Big Brother's e companhias é tudo o que nos resta?! Que tristeza..
+João Ribeiro olá,gostei muito da sua opiniao,principalmente quando mencionou o Sº Agostinho da Silva.
Concordo plenamente consigo
Saudades até do Conta-me Como Foi.
Nomeadamente das primeiras temporadas 😊... Muito obrigado por todos os comentários!
Desde de pequeno que o ouço e vejo os programas dele, continuo a ver na RTP Memória e foi sem dúvida quem me deu o gosto pela história. Tinha uma visão patriota e orgulho no nosso país que penso que é o que falta nos dias de hoje a todos nós. Ajudou a que a história do país não fosse esquecida e merece toda a homenagem por isso, tenho a certeza que muitos jovens, como eu, viram e aprenderam com ele, tanto história como vida.
Professor Hermano Saraiva é história viva de Portugal.
Obrigado mestre. Nossa saudação do Rio de Janeiro.
Não sou português assim como nunca estive no país e nem muito menos a honra de ter conhecido a este senhor. Mas ele dá saudades como se fosse um ente querido.
A minha enorme admiração por este Senhor. Reaprendi e aprendi muito com o que dele ouvi nos programas que fez. O seu desaparecimento deixou um enorme vazio. Estou-lhe muito grato.
Um dos poucos grandes do século XX. E do XXI, no que vai até agora! Que senhor!
Saudoso professor Hermano Saraiva
Um orgulho este grande senhor um compêndio de sabedoria
É verdade… Sem dúvida, um grande português 😊!
Saudades dele e dos seus programas.
É mesmo… Como já aqui escrevi, não compreendo que motivos impedem a RTP2 de repor alguns dos seus programas 😕.
Sim, é rara a ocasião em que a RTP Memória deixa de fora da grelha os programas do Professor Doutor José Hermano Saraiva. Por exemplo, neste momento está a ser transmitida a quinta temporada de “Horizontes da Memória” 😉!
Um gigante Português!!!
"Qualquer que seja o futuro, continuará a haver noites de luar, Serra de Sintra e o Tejo a correr para o mar"
- José Hermano Saraiva
Em que minuto se encontra esta frase? Nao encontrei :(
@@444francisco Suponho que não tenha sido neste programa, mas sim numa entrevista que o Professor Doutor José Hermano Saraiva deu ao "Alta Definição". Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua preferência!
@@444francisco De facto, essa frase surgiu mesmo numa entrevista ao "Alta Definição". Pode encontrá-la em sic.pt/Programas/altadefinicao/2011-11-08-Alta-Definicao-Prof.-Jose-Hermano-Saraiva aos 14:59.
Esse senhor José e muito mais muito bom. Eu o admiro muitos mesmo estando no Brasil sem o vejo pelo RUclips, o documentário que mais gosto é como morreu dona Inês de Castro.
Amor pelo sangue português q corre nas veias ❤ Abrçs do Brasil 🇧🇷🇵🇹
E abraços também de Portugal para o Brasil 🤗!
Este senhor não era historiador era a própria história
Muito obrigado pelo seu comentário 😉. É certamente um dos mais bonitos que alguma vez tive oportunidade de ler nesta página!
O meu eterno respeito ao Grande Mestre José Hermano Saraiva ❗🙌🙏
Paz na tua alma ❗🙌🙏
Muito boa entrevista, bem conduzida por Fátima Campos Ferreira. E claro, as saudades já apertam
Foi um grande Portuguese!!!
A Fátima Campos Ferreira é má profissional porque acusa todas e quaisquer pessoas com opiniões diferentes das dela e, depois, ou controla o tempo de resposta e tenta silenciar o entrevistado. Não é o caso nesta entrevista mas, actualmente, é o caso de muitas outras.
Muito obrigado professor
Que saudades deste senhor!
Grande homem.Grande Professor!!!
Emociono me a ouvir este senhor.
Comecei a estudar História de Portugal na 3ª classe, curiosamente quase em simultâneo com ''o Tempo e Alma'', que iniciava as suas transmissões na RTP, tinha eu 8 anos; nas semanas seguintes, lembro-me de começar a ler o ''Frei Luís de Sousa'' e outro livro da biblioteca parental, que era uma colectânea da Ulisseia, com uma série de narrativas históricas da Antiguidade, em que se compilavam façanhas e se descreviam episódios marcantes de civilizações extintas (ou continuadas), desde os Assírio-Babilónicos aos Horácios contra Curiácios, enfim, um fascínio pela História que ainda hoje perdura. Não segui História. Mas esse fascínio, para além da influência familiar, é em grande parte ao professor doutor José Hermano que o devo, e perante cuja memória aqui testemunho.
Muito obrigado pelo seu testemunho e sobretudo pelas suas sábias palavras 😉!
Era um prazer ouvir este grande senhor narrar a História portuguesa, com ele a História ganhava vida! Uma grande perda...!
Foi de facto uma grande perda. O Professor Doutor José Hermano Saraiva é mesmo insubstituível... Nem daqui a 50 anos teremos alguém semelhante!
@@pedrodepinto completamente de acordo
Um grande senhor, um grande comunicador. Paz à sua alma, saudades
"Dentro da Europa o nosso lugar é subalterno,secundário e condenado sempre a uma posição de minoria que não nos permite voltar a ser uma grande nação" - José Hermano Saraiva
Palavras que não deviam de ser esquecidas.
School, infelizmente é verdade.....pode ser que isto mude...vamos aguardar.
Porque será?
Continua a ser actual....
@@henriquesafonso3391 Eu tenho uma teoria....porque somos governados por agiotas socialistas e uma ganância que não conhece verdadeiro amor patriótico....amar a pátria hoje é ser rotulado da extrema direita.
Eu penso q os portugueses não devem de desistir de lutar por um país melhor ajudando o vizinho ou pelo menos respeitando o.
O projecto europeu foi positivo p unir uma Europa devastada pela 2Guerra e penso q não fazer parte dessa união era desadequado. Mas tal como José Hermano Saraiva refere somos subalternos. O governo usa os fundos europeus negligentemente e vende toda a nossa economia em prol de facilitismos. É minha singela opinião todos nós sabemos as consequências disso,todos pagamos 23%iva e temos um país hipotecado p n dizer vendido perante a globalização económica q não conhece limites.
Mas posso estar errado n sou analísta .
@@schoolkid234 Está muito certo e concordo em absoluto consigo. Por acaso essa frase que voçê referiu, também me chamou a atenção ao ver esta entrevista. Mais me chocou a convicção com que ele disse "não, não acredito". Dono de uma honestidade intelectual impar, estudioso da história de Portugal como ninguém, ao negar uma projecçao negativa do projecto Europeu, é sem dúvidas ser realista. A Europa nasceu de um acordo para evitar conflitos interiores e a Europa pertence apenas aos seus fundadores e todos os demais não passam de meros interesseiros na liberdade económica e circulação dos cidadãos, assim como a transferencia de fundos dos Países mais ricos para os mais desfavorecidos, fruto das consequencias positvas do pós-guerra tais como o Plano Marshall, toda a riqueza roubada aos judeus durante o Holocausto e todo o contexto na altura que permitiu uma prosperidade singular aos do pelotão da frente. Pessoalmente também não acredito no projecto Europeu, por uma razão lógica na minha opinião. Existem demasiados contrastes entre a Europa do Norte e a do Sul e são imensos os factores presentes nas vários Estados membros que impedem que algum dia se venha a ter uma Europa homogenea.
Sem dúvida que a qualidade duvidosa dos polticos Portugueses, já para não falar da corrupção massiva que implementaram na era democrática, apenas acelerou aquilo que muito tristemente concluo que é simplesmente; Destruiram 900 anos de história de uma nação orgulhosa do seu percurso, deixando um País na penuria, sem soberania alguma e sem qualquer perspectiva de futuro para as gerações vindouras.
Gostei tanto desta entrevista, gostei menos de ver o senhor Professor naquele estado de saude, mas muito compensado pela senhora Fátima, pela sua entrevista, bravo minha senhora, gostei da sua gentileza que tinha com o senhor professor José Saraiva !!
Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua preferência 😉. A Fátima Campos Ferreira é a melhor entrevistadora da RTP... Pelo menos, na minha humilde opinião!
Imortal!
E deixa muitas saudades!
Quando vejo o Eusébio no panteão, lembro-me deste senhor 🙂
Um grande senhor..... Exelente entrevista de alma e memoria..... As ciencias socias Portuguesas com a morte deste grande portugues perdeu muito, e ganhou imenso durante a vida do mesmo. Grande historiador grande orador ser humano super culto e fascinante. Concordo sim devia estar no panteao nacional..... Descansa em Paz Sr. Professor Jose Hermano Saraiva....
Adorava ouvir as suas historias da historia, contadas com humor, que descanse em paz.
O Sr. Professor já partiu e o futuro a deus pertence, mas enquando houver portugueses que sintam a patria havera Portugal. Muito obrigado pelo o seu contributo!
O meu eterno professor de Português. Não tendo eu tido aulas da nossa língua.
Cidadão Português de Excelência, Justo, Honesto, Sábio e conhecedor da História. Que sua Alma Descanse em Paz . PORTUGAL!! ACORDA ACORDA PORTUGAL!!
nem daqui a cem anos teremos outro igual. inimitável!
Que descance em paz.
Descanse *
Espetacular!
Grande professor, talvez o que soubesse mais sobre a história de Portugal, ainda vi muitos dos seus programas na RTP memória
Grande professor mesmo... Saudades
+Marco Figo Não tenha dúvidas 😉!
pedrodepinto exato 👌
O Homem da História de Portugal. Paz a sua Alma!
Percebo que o estado de saúde do Professor já não vinha bem nesta entrevista. Uma pena. Um grande Português, alguém que realmente amava a pátria.
Tiago Maccimo tinha quase 100 anos
Exactamente! No momento em que esta entrevista foi gravada já tinha completado 92 anos.
Acabei de ver a entrevista pela primeira vez. Apesar dos seus 92 anos fala mais claro que muitas pessoas mais novas. Apoiava Salazar considerando-o o Santo Ditador, Considerou os metodos da PIDE exagerados. Tem dificuldade em se rotular sendo de esquerda ou direita. E contra a Uniao Europeia porque coloca Portugal muita situacao de subserviencia. Considero que e um dos grandes nomes de Portugal.
Descanse em paz, José Hermano Saraiva!
Um homem com pensamento lúcido como poucos.
Grande HOMEM! Saudades...
É mesmo 🥺… Em todo o caso, muito obrigado pelo seu comentário e sobretudo pela sua preferência!
grande senhor . muito aprendo com este senhor .descanse em paz
Grande Homem!
Grande Homem Saudoso Homem
SALVE JOSE HERMANO SARAIVA .
Grande senhor! Saudades
Fantastico!
Muito obrigado pelo seu comentário e sobretudo pela sua preferência 😃!
Saudades
Prof Hermano Saraiva: o homem! nos tempos de Marcelo Caetano: programas culturais no horário nobre; hoje em dia: Big Brothers e outros lixos...
A sério? Que programas eram?
@@PrincessPartyEventos Comece por ''O Tempo e a Alma'' ...
Petição Pela colocação dos restos mortais do prof. José Hermano Saraiva no Panteão Nacional
A petição acima referida encontra-se disponível em peticaopublica.com/?pi=P2012N27055.
Um Senhor...já tem poucos.
Grande homem
A história da intimação americana é brutal! Cada vez gosto menos dos EUA.
olhe que nao olhe que nao ,primo Carvalho se nao fossem os americanos a terra inteira ter-se-ia transformado num goulag
@@americocarvalho8378 Tem razão. Aquilo foi maluquice temporária que me deu.
Estes americanos também foram os que ajudaram a criar as guerras na nossas colónias no tempo de Salazar. Juntamente com a China e a União Soviética. Ao contrário do que a propraganda esquerdista conta.
Era errado Portugal estar a mandar na terra dos outros, especialmente porque não eramos, e não somos, espiritualmente avançados a ponto de tal fazer sentido. Aquelas terras tinham de ser libertadas a bem ou a mal, foi pena a descolonização não ter sido feita pacificamente e demoradamente criando e demarcando os territórios/ países adequados às culturas locais para evitar as guerras civis que se seguiram por estarem todos misturados em vez de cada um na sua área natural.
Compreendo a visão de um Portugal grande, e Portugal será grande, mas no sentido espiritual, que é aí que Portugal poderá brilhar, não na actualidade que ainda se ruma para o abismo, mas no futuro já não muito longínquo tal irá realizar-se.
Vou fazer de conta que não ouvi a opinião dele sobre o Salazar e lembrar-me só dos programas dele
Era um homem de outros tempos! O meu falecido avô pensava assim também
top
Digam o que disserem o Professor foi das pessoas que neste país serviu a cultura de várias maneiras e aqui já se notava que nao estava bem, ficou um lugar vazio...
E que dificilmente será preenchido 😢!
Já agora, suponho que esta entrevista tenha sido gravada em finais de 2011. Aliás, foi precisamente até ao final de 2011 que o Professor Doutor José Hermano Saraiva conduziu o histórico “A Alma e a Gente”!
Tava até muito bem para quase 100 anos
🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌
❤
Já não temos homens destes neste nosso país que está podre e a morrer.
35:30 🤣 o descalabro.
Grande historiador. Só peca na sua defesa de Salazar!
Ele era um homem de outro tempo! O meu falecido avô pensava igual que este senhor! Eram outros tempos
Que pena que os grandes Portugueses estão todos a desaparecer.. estamos completamente entregues aos bichos!!!
Entrevista interessante. Foi ministro dum governo fascista mas diz coisas interessantes a nível da Europa e do futuro. Talvez a demasiada simpatia para o Salazar, lhe faz fechar os olhos em certos aspectos. Mas não deixa de ser um grande historiador
Já toda a gente sabe que o regime era autoritário repressivo mas não era fascista!
amcjpv não era fascista. A PIDE prendia os fascistas
@@PrincessPartyEventos o Prof. Hermano Saraiva classificou o nosso então regime de modo magistral: Salazarismo.
Grande Homem... Grande Português... um dos maiores de sempre ao lado de Salazar ...Salazar foi o melhor Estadista de sempre de Portugal!
Jamais serão esquecidos ...estarão para sempre junto de nós dando força e moral à nossa alma ... para combater os inimigos do comunismo de Frankfurt !
"Branquear a INQUISIÇÃO é queimar a alma".
tens a certeza que a entrevista foi neste dia? segundo a internet este dia 20 de julho de 2012 foi a morte do Sr Professor. ah o programa passou no dia da morte.. burro desculpem
Ora essa, não tem nada que pedir desculpa 👍. De facto, esta entrevista só foi transmitida no dia em que o Professor Doutor José Hermano Saraiva nos deixou… Mas é possível que tenha sido gravada uns meses antes, no início de 2012 ou até mesmo no final de 2011.
Essa entrevista foi feita 1 dia antes dele morrer?
Penso que não... Eu diria que foi gravada ainda uns meses antes!
So que chatos que vcs são! Não chegou aos 100 anos mas pouco faltou; quem dera se tivesse chegado!
+Maria Silva Sem dúvida alguma! Tenho muitas saudades de assistir aos seus programas na RTP2.
A propósito, se ainda estivesse entre nós, teria chegado aos 100 anos na passada quinta-feira!
Agora levamos com o palhaço do Rosas e a sua história (mm pequenina e miserável) deturpada
Se não me engano, o Fernando Rosas terá apenas apresentado pouco mais de uma dezena de programas.
@@pedrodepinto o suficiente para enjoar... Vi há uns tempos atrás, um documentário dele sobre as antigas colónias e a guerra, simplesmente miserável...a parcialidade dava náuseas...
Para um curioso que pretende ficar com uma abordagem geral da história de Portugal , a abordagem feita pelo Profº José Hermano Saraiva entra com muitas especifidades e muitas abordagens que para o leitor comum, se desinteressa destas abordagens nos programas televisivos . E até acho, que é preciso saber filtrar bem os registos históricos onde quer que eles andam, porque muitos registos não têm " validade " para a abordagem de muitos factos históricos .
Ou seja, preferem continuar ignorantes.
Boa noite.
Acho que não é o momento certo para mostrar estes pequenos vídeos do que a Fátima Campos fez ou não fez porque quem partiu foi o seu marido e não a Fátima...
Por isso dêem espaço para os seus amigos administradores ou fãs como usam dizer...
Arranjar outras coisas mais que o nosso país tem para oferecer e comentar do que a sua vida ou trabalho neste momento façam silêncio se por acaso têm respeito por o seu semelhante que está a sofrer...
E não ganhem dinheiro às custas das pessoas que estão a ver o seu ente querido partir...
Uma boa semana...
Mais compaixão se é que sabem o que significa.
Não me tinha apercebido que este vídeo estava a ser utilizado para “ilustrar” o inesperado desaparecimento do marido de Fátima Campos Ferreira. Aliás, tal como pode verificar na respectiva descrição, este vídeo foi publicado no RUclips há já mais de uma década… Em todo o caso, aproveito esta oportunidade para endereçar àquela que julgo ser a melhor jornalista da RTP os meus mais sinceros sentimentos.