SALA GUARNICÊ - ALGUSTO NASSA EM CLASSICOS DO MARANHÃO - 07/06/2024

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 окт 2024
  • Sala Guarnicê:
    A Sala Guarnicê foi criada para difundir a música de concerto a partir das perspectivas da música folclórica maranhense, conectando pessoas com a música local, nacional e universal. O espaço pretende visibilizar a música folclórica maranhense em conexão com a música de concerto para crianças, adolescentes, adultos e idosos por meio de uma gestão de excelência e auto sustentabilidade cultural pautada na ética e legalidade.
    A sala Guarnicê nasceu através do Programa Gestores em Movimento, idealizado e coordenado pelo compositor e maestro João Guilherme Ripper, com o intuito de fomentar uma gestão criativa de salas de concerto, orquestras e teatros pelo Brasil.
    Ao combinar a música folclórica maranhense com a música de concerto, cria-se uma experiência única e enriquecedora para um público diversificado. Além disso, a sala de concerto GUARNICÊ tem como objetivo fortalecer os laços comunitários e promover a inclusão social, abrindo novos horizontes criativos na cena cultural local. Em suma, este projeto é uma maneira significativa de preservar as tradições e enriquecer a vida cultural. Dedicada a promover a música, esta sala desempenha um importante papel na diversificação da arte musical no Maranhão.
    Programa:
    Sala Guarnicê
    Concerto nº 1
    Sexta-feira, 07 de junho, Teatro da Cidade de São Luís
    AUGUSTO NASSA em: “Clássicos no Maranhão”
    Formado em violão clássico, e guitarra pela Escola de Música do Estado do Maranhão - EMEM, e paralelamente autodidata no mundo da percussão, tendo como referência em aprendizagem o Centro de Cultura Negra do Maranhão - CCN. A partir desse histórico musical, surgiu a ideia de reunir todas as minhas experiências nesses dois universos (o acadêmico da EMEM, e o afro-popular através do CCN), tendo como ponto de partida os pensamentos: “Como ficaria o resultado do repertório que aprendi durante os anos de curso, tendo como acompanhamento os ritmos maranhenses?” e “Quais seriam as reações e expressões de grandes nomes do violão como: Villa Lobos, Garoto, João Pernambuco, recebendo o convite para realizarem um show em São Luís- MA, tendo como pré-requisito, que todas as músicas, tivessem o acompanhamento dos ritmos maranhenses?”
    Desses questionamentos, surgiu o título do recital “CLÁSSICOS NO MARANHÃO”, onde procuro divulgar a cultura do nosso estado, ao mesmo tempo em que eu levo música de boa qualidade para o público que irá prestigiá-lo. Este projeto já foi realizado duas vezes, a primeira de forma experimental, em alusão ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em 2017, que aconteceu no auditório da EMEM.
    A segunda oportunidade, foi no projeto “PÁTIO ABERTO”/2020, promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão - CCVM. Surgindo essa oportunidade no “FESTIVAL GESTORES EM MOVIMENTO 2024”, terei o enorme prazer de levar esse belíssimo concerto a um número maior de pessoas.
    Intérpretes:
    Augusto Nassa (Violão)
    Rob Wailers (Percussão)
    Paulinho Akomabu (Percussão)
    Leandro Maramaldo (Percussão)
    Telisssandro Barbosa Teixeira (Tenor)
    Creuzimar Durans Figueiredo (Coreira do tambor de crioula)
    Repertório:
    Fernando Sor | Estudo em Si menor
    Francisco Soares | 2ª. Valsinha n.º 1
    Johann Sebastian Bach | Bourré
    Aníbal Augusto Sardinha | Jorge do Fusa
    Francisco Soares | Valsinha n.º 3
    Heitor Villa Lobos | Estudo n.º 3
    Vinícius de Moraes | Gente Humilde
    José Gomes de Abreu | Tico Tico no Fubá
    Léo Brower e Villa Lobos | Estudo n.º 9 X Estudo n.º 1
    João Teixeira Guimarães | Sons de Carrilhões
    Gestores da Sala Guarnicê:
    Allysson Ribeiro
    Egilena Silva Santos, em arte Lena Santos
    Francisca Cristina Santos
    Iuri de Lima Peixoto
    Ivonilde Pereira Coelho Belaglovis
    José de Tibamar Mendes
    Oswald de Abreu Monteiro
    Renato Augusto Pinheiro

Комментарии •