estou voltando para área então estou estudando sobre todos os assuntos e isso eu não sabia muito obrigado por compartilhar a sua experiência , melhor conteúdo que eu ja pesquisei excelente meu amigo
Vamos corrigir e acrescentar alguns pontos: As tubulações não rompem ( no caso dessa casa de bombas aí) pois esta casa de bombas está dotada de válvula de segurança na linha de pressurização; Procedimentos de partidas em manual devem ser intercalados entre os grupos de baterias, hora se parte usando o grupo A hora o grupo B; Se por algum motivo o comando não funcionar num caso real de incêndio vc tem a opção de partida mecânica das solenoides, usando estas alavancas logo acima das solenoides que servem para fazer um fechamento manual da solenoide, dessa maneira este sistema também deve ser testado periodicamente; Deve-se verificar se o sistema de pré aquecimento esta funcionando, se os carregadores de baterias estáticos estão carregando a bateria em modo stand-by e se o alternador está carregando a bateria quando o motor está em funcionamento, verificar nível de liquido arrefecimento ( caso o motor use radiador) nível de óleo lubrificante do motor, verificar estado das correias da hélice e/ou bomba dágua, e verificar nível do tanque de diesel. e periodicamente trocar filtro de ar, óleo lubrificante e óleo diesel e uma coisa que muita gente não da importância que é a limpeza do tanque de diesel pois se o óleo diesel velho se acumular pode bloquear a bomba injetora do motor impedindo sua partida ; )
excelente e vê que vc conhece o check-list de bomba de incêndios. Quanto a válvula de segurança (PSV) deve ser testada periodicamente e aí entra minha função Técnico de Instrumentação e Automação Industrial..abcs
Exatamente, a válvula de alívio e retorno para o tanque está ali bem na descarga da bomba e o apresentador falando que não se pode fechar o hidratante antes de desligar a bomba. A função dessa válvula é exatamente essa, permitir que a bomba possa operar em circuito fechado quando se faz teste semanal de no mínimo 30 minutos.
10 min de pura experiência! Obrigado por compartilhar
4 года назад+2
Bom dia. A nível de Baixada Santista, quem é o responsável pelo teste na Casa de Bomba não é o Bombeiro Civil, muito menos o TST. Aqui o responsável é a Manutenção Mecânica, a Manutenção Elétrica, junto a Automação. Até mesmo por serem os profissionais que realmente entendem do assunto, e fazem os reparos preventivos e corretivos no equipamento. O Bombeiro Civil somente "acompanha" essa atividade semanal. Até mesmo por questão de qualificação, graduação, riscos, e atribuições. Nas empresas da baixada o Bombeiro Civil precisa saber o básico do funcionando a nível de inspeção, treinamento e possíveis vazamentos. Já o TST nem pode chegar perto da Casa de Bomba. Por aqui não faz parte das atribuições e responsabilidades desse setor. Parabéns pelo vídeo.
Parabéns pelo conteúdo de excelência. Como sugestão, seria bem interessante publicar um fluxograma de engenharia de toda a instalação, mostrando didaticamente o funcionamento do sistema e as grandezas de engenharia envolvidas.
Alcídes, o vídeo é para uma inspeção e teste em primeiro nível, para bombeiros e TST, sinceramente não tenho conhecimento técnico para montar algo assim, seria ótimo mas já entraria em um campo mais técnico.
Boa noite, show de bola gostei muito do vídeo mesmo bem didático . Você pode mandar o check list de inspeção ? E gostaria de saber se quando fazemos o teste o motor já paste em alta rotação ou primeiro parte na baixa pra depois atingir alta rotação ?
Mega G???? Sempre utilizei seus vídeos nas minhas aulas, até a me deparei com uma Aluno que trabalha com você! Rsrs...Fiquei surpresa e muito feliz porque seu que está com um dos melhores TST !!! Sucesso e mais Sucesso para Vcs!
Gostei muito do video!!! Mas vc mostrou uma coisa e explicou outra, no manometro a primeira bomba foi acionada com 6,100 de pressao e a segunda bomba q é a principal foi acionada com 5 kg de pressao, no video vc fala q a primeira bomba foi acionada com mais ou menos 7, 500,,,, mas muito bom o video gostei mesmo.
Em alguns caso a bomba principal também é automática sem necessidade de vc desliga , essa sua bomba principal q não tem essa função , olhando daqui parece uma Moto bomba com motor de caminhão e não uma eletrobomba , já existe bem mais atualizadas .
A norma proíbe desligamento automatico da bomba principal. Se está funcionando assim significa que o painel foi adulterado após a aprovação do corpo de bombeiros. Já fiz instalação assim onde o cliente pediu para desligamento automatico, justamente para evitar alguém abrir o hidrante e acionar a bomba sem que a brigada saiba. Para isso existe diversas soluções. Pode haver uma sirene que toca quando a bomba for ligada. Pode haver uma válvula de alívio para que não estoure a tubulação, etc.
Boa tarde meu amigo! Tudo bem? Excelente video e meus parabéns! Sobre essa parte do manômetro! É que a que preciso saber,eu sei que existe algumas que os kilos sao a cor vermelha e as vezes a preta! Como eu sei e faço para contar os pontinhos e saber aonde é 8 kilos,porque as vezes precisa contar de 0,5 , 1 ou até de 2 ! Entende? Porque eu preciso anotar no papel ex: as vezes bate 4 kilos, 4.6 kilos , 5 kilos! Queria entender melhor essa matemática
estou instalando uma bomba a diesel de 422cv com um painel elétrico principal de 220 v e 12vcc e o painel para acionamento do motor diesel estou com duvidas ?
Parabéns, esse e um assunto que falta muito no mercado, tanto para técnicos TST e bombeiros Civil, foi ótimo, não e crítica ok, mas poderia falar dos parâmetros automático dos pressostato, que no seu caso está pronto programado a bomba jockey liga em 6 kg, a bomba principal liga em 5 kg e a rede estabiliza em 8 kg e colocar a verificação dos pressostato se está nos parâmetros e como calibrar e analisar também a válvula de fluxo e sua calibragem.
No que eu conheço de bombas de incêndio vc pode fechar o hidrante e após desligar a bomba sem problemas pq a cintrifuga flutua ela não manda água se não tiver vazão. Diferente da jockey que só desliga quando atingir um determinada pressão, mais já vi dar problema e ela pressurizar até estourar em algum lugar.
A tubulação é sempre dimensionada para suportar com folga a maior pressão que qualquer bomba do sistema possa gerar. Além disso um sistema bem projetado possui também uma válvula de alívio térmico.
Obrigado pelo ótimo vídeo . Duas perguntas : 1) Teria um tempo máximo p desligar a bomba principal após fechar o hidrante? Como está no vídeo, se não desligar a bomba a tubulação pode estourar ou a bomba queimar. 2) Não teria válvulas de segurança p avisar e não deixar a bomba queimar ?
O tempo da bomba permanecer ligada com a rede fechada varia muito do estado que estiver às tubulações, existe válvulas de segurança no conjunto mas eu particularmente sempre treino meus Brigadistas para não contarem com sistemas de alívio. Eu já vi estourar junta em tubulações por conta da válvula de alívio não funcionar
Tipo o pressostato ele tá regulado para ligar com 2 kg e desligar com 8kg se passar de 8 kg a válvula de segurança abre justamente para não estourar algum ponto fraco
Infelizmente já vi está válvula não funcionar por algum problema em específico e dar um prejuízo enorme. Sempre oriento como sugestão realizar o procedimento não contando com ela. Se funcionar como deve não terá problemas, se não funcionar realizando o desligamento manual evita danos na rede. Mas sempre é sugestão.
Você pode usar o próprio pressostato que acionou a bomba pra desliga la também. A questão é que a norma proibiu desligamento automático. O corpo de bombeiros não aprova se o sistema estiver com desligamento automatico
Ótimo video. O procedimento de fazer teste semanal é por norma ou IT dos Bombeiros ou é por conta da Segurança do Trabalho? Você vai disponibilizar check list?
Boa tarde meu amigo, uma dúvida, aqui no Rio de Janeiro onde moro a maioria dos cursos falam sobre a bomba mas não ensinam a fazer esses testes, quando o bombeiro civil começa a trabalhar é fornecido treinamento sobre o assunto??
Quando no hidrante tem acionador de bomba e o botão para desligar, mesmo assim é necessário ir na casa de bomba desligar a bomba preocupado ou ele já desliga?????
FABIANO, BOM DIA PORQUE QUANDO A BOMBA PRINCIPAL FUNCIONA EM TESTE OU POR NECESSIDADE, ELA NAO PODE SER DESLIGADA AUTOMATICAMENTE ? E Determinação DO BOMBEIRO ?
Não entrando na questão legal, mas imagina a situação, vc está combatendo um incêndio dentro da empresa e erroneamente a bomba desliga por falha em um equipamento, vc e sua equipe ficam sem água, por segurança o ponto para desligar a bomba deve ser dentro da sala de bombas feito manualmente. Somente após finalizar a ocorrência alguém irá desligar.
excelente video, sou bombeira civil, mas nunca tive essa rotina, comecei a ter agora, video bem explicativo.
Agora sim, estou no meu primeiro mês, como bombeira cívil, atuando em um shopping, agora sim ! Fez sentido .
Explicação muito boa...parabéns.
A Pessoa quando sabe ensinar,vai direto ao assunto !👏👏👏👏
estou voltando para área então estou estudando sobre todos os assuntos e isso eu não sabia muito obrigado por compartilhar a sua experiência , melhor conteúdo que eu ja pesquisei excelente meu amigo
Vamos corrigir e acrescentar alguns pontos: As tubulações não rompem ( no caso dessa casa de bombas aí) pois esta casa de bombas está dotada de válvula de segurança na linha de pressurização; Procedimentos de partidas em manual devem ser intercalados entre os grupos de baterias, hora se parte usando o grupo A hora o grupo B; Se por algum motivo o comando não funcionar num caso real de incêndio vc tem a opção de partida mecânica das solenoides, usando estas alavancas logo acima das solenoides que servem para fazer um fechamento manual da solenoide, dessa maneira este sistema também deve ser testado periodicamente; Deve-se verificar se o sistema de pré aquecimento esta funcionando, se os carregadores de baterias estáticos estão carregando a bateria em modo stand-by e se o alternador está carregando a bateria quando o motor está em funcionamento, verificar nível de liquido arrefecimento ( caso o motor use radiador) nível de óleo lubrificante do motor, verificar estado das correias da hélice e/ou bomba dágua, e verificar nível do tanque de diesel. e periodicamente trocar filtro de ar, óleo lubrificante e óleo diesel e uma coisa que muita gente não da importância que é a limpeza do tanque de diesel pois se o óleo diesel velho se acumular pode bloquear a bomba injetora do motor impedindo sua partida ; )
excelente e vê que vc conhece o check-list de bomba de incêndios. Quanto a válvula de segurança (PSV) deve ser testada periodicamente e aí entra minha função Técnico de Instrumentação e Automação Industrial..abcs
Exatamente, a válvula de alívio e retorno para o tanque está ali bem na descarga da bomba e o apresentador falando que não se pode fechar o hidratante antes de desligar a bomba. A função dessa válvula é exatamente essa, permitir que a bomba possa operar em circuito fechado quando se faz teste semanal de no mínimo 30 minutos.
Altamente explicativo...Quem pressuriza a rede é a Jockey
Muito boa a explicação, pontos básicos e fundamental para agir numa situação real.
meus parabéns , explicação simples e objetiva especialmente para leigos que desconhece o procedimento .
muito bom FABIANO A PRÁTICA NA REALIDADE.
10 min de pura experiência! Obrigado por compartilhar
Bom dia.
A nível de Baixada Santista, quem é o responsável pelo teste na Casa de Bomba não é o Bombeiro Civil, muito menos o TST. Aqui o responsável é a Manutenção Mecânica, a Manutenção Elétrica, junto a Automação. Até mesmo por serem os profissionais que realmente entendem do assunto, e fazem os reparos preventivos e corretivos no equipamento.
O Bombeiro Civil somente "acompanha" essa atividade semanal. Até mesmo por questão de qualificação, graduação, riscos, e atribuições.
Nas empresas da baixada o Bombeiro Civil precisa saber o básico do funcionando a nível de inspeção, treinamento e possíveis vazamentos.
Já o TST nem pode chegar perto da Casa de Bomba. Por aqui não faz parte das atribuições e responsabilidades desse setor.
Parabéns pelo vídeo.
Bacana, ótimo comentário
@@FACAnaNR Obrigado, e sucesso.
Concordo plenamente. Teste de bomba é responsabilidade da equipe de manutenção. No mais, o vídeo foi muito bom.
Excelente, direto ao assunto e extremamente didático. Parabéns
@@gufireman1 Obrigado
Muito bem explicado,na minha opinião um dos melhores vídeos,claro e objetivo
Parabéns a nossa empresa esta implantando rede hidrante e isso vai me ajudar muito desde ja muito obrigado
Bacana... Bem didático e objetivo!!
Obrigado
Excelente
Parabéns pelo conteúdo de excelência. Como sugestão, seria bem interessante publicar um fluxograma de engenharia de toda a instalação, mostrando didaticamente o funcionamento do sistema e as grandezas de engenharia envolvidas.
Alcídes, o vídeo é para uma inspeção e teste em primeiro nível, para bombeiros e TST, sinceramente não tenho conhecimento técnico para montar algo assim, seria ótimo mas já entraria em um campo mais técnico.
Muito bom!!Obrigado
Melhor vídeo de explicação do funcionamento do sistema de combate a incêndio...parabéns
Obrigado
Muito bom!
Muito explicativo. Parabéns!
Parabéns pelo excelente vídeo.
Obrigado
Parabéns Fabiano excelente explanação!
👏👏👏
Parabéns, excelente explicação gostei muito
Obrigado
Excelente vídeo
Parabéns pelo vídeo.
Muito bom para a nossa área.
Parabéns professor show de bola essa aula parabéns
Bem explicado parabéns
Amei Seu vídeo 👏👏 vc explica muito bem , sem palavras técnicas p nós que estamos começando é muito bom e fácil de aprender ! Obrigado
Exelente explicação guerreiro parabéns pelo bom vídeo.
Ótima explicação.. faz um vídeo de VGA
Gostei muito das informações sobre os testes na casa de bomba bem explicado no tempo certo, estás de parabéns
Gostei, simples e didático.
Melhor vídeo até hj sobre testes casa de bombas 👏👏👏👏
Muito obrigado, fiquei contente que ajudou
Por favor pode me mandar o check list... bravosyane@gmail.com! Obgda
Olá bom dia muito boas as suas explicações parabéns 👍👏👏👏👏
Muito bem explicado parabéns
Muito bom, parabéns.
Excelente instrução... Poderia me enviar o chek list?
Obg pelo vídeo o melhor até agora 👌
Melhor explicação em vídeo, parabéns.👏👏👏👏👏👏
Amei !
Obrigada por compartilhar estas informações !!!
Boa noite, show de bola gostei muito do vídeo mesmo bem didático . Você pode mandar o check list de inspeção ? E gostaria de saber se quando fazemos o teste o motor já paste em alta rotação ou primeiro parte na baixa pra depois atingir alta rotação ?
Faltou a válvula de segurança (válvula de alivio )?
Muito bem explicado!!!
Realmente bem observado ele não falou mais tá lá instado
video top demais
Excelente explicação, obrigado, e parabéns
Muinto legal.
Muito bom! Gostei, consegue compartilhar?
Muito boa explicação valeu amigo
Por isso qui é importante ter válvula de alívio, pra não danificar o sistema, caso abra um hidrante e feche novamente.
Exatamente, motobomba a combustão, deve ter válvula de alívio.
@@eng.Incendioe a bomba apresentada no vídeo possui essa válvula.
Muito obrigado me ajudou muito parabéns!
Excelente muito bom..
Mega G????
Sempre utilizei seus vídeos nas minhas aulas, até a me deparei com uma Aluno que trabalha com você! Rsrs...Fiquei surpresa e muito feliz porque seu que está com um dos melhores TST !!! Sucesso e mais Sucesso para Vcs!
Muito obrigado Paula rsrs é na MegaG sim rsrs fico feliz que meus vídeos estejam sendo utilizados para futuros novos profissionais. Grande abraço.
Mandão chek list da casa de máquina de incêndio pôr favor
Muito bom, tá precisando de Auxiliar.
No momento não rsrs
Cara, muito obrigado pelas informações, me ajudou muito a ajudar um amigo.
Muito boa explicação!!! Continue assim meu irmão!!
Muito obrigado
Boa explicação.
Boa noite, parabéns pela explicação. Como faz o cálculo de vazão de água em um hidratante?
PERFEITO!!!!!!
Muito esclarecedora as informações, Parabens !
muito bom mesmo
Muito bom
Parabéns pelo vídeo
Parabéns irmão, ótimo vídeo. Só precisa manter a limpeza dos equipamentos e tubulação.
Tem que ter nos comentarios um bobão que não consegue ficar sem falar uma besteira.
Show!!!
Gostei muito do video!!! Mas vc mostrou uma coisa e explicou outra, no manometro a primeira bomba foi acionada com 6,100 de pressao e a segunda bomba q é a principal foi acionada com 5 kg de pressao, no video vc fala q a primeira bomba foi acionada com mais ou menos 7, 500,,,, mas muito bom o video gostei mesmo.
Ele deu um exemplo. Cada edificio vai determinar as faixas de pressão nas quais as bombas vão acionar.
muito bom o videos amigo aprendendo na prática vc está de parabéns.
Parabéns pela explicação
Se puder me enviar esse check list agradeço obg
Em alguns caso a bomba principal também é automática sem necessidade de vc desliga , essa sua bomba principal q não tem essa função , olhando daqui parece uma Moto bomba com motor de caminhão e não uma eletrobomba , já existe bem mais atualizadas .
Show
A norma proíbe desligamento automatico da bomba principal. Se está funcionando assim significa que o painel foi adulterado após a aprovação do corpo de bombeiros. Já fiz instalação assim onde o cliente pediu para desligamento automatico, justamente para evitar alguém abrir o hidrante e acionar a bomba sem que a brigada saiba. Para isso existe diversas soluções. Pode haver uma sirene que toca quando a bomba for ligada. Pode haver uma válvula de alívio para que não estoure a tubulação, etc.
P.ode mandar o cheque liste.Muito obrigado.
Desde de já agradeço
Boa tarde meu amigo! Tudo bem? Excelente video e meus parabéns! Sobre essa parte do manômetro! É que a que preciso saber,eu sei que existe algumas que os kilos sao a cor vermelha e as vezes a preta! Como eu sei e faço para contar os pontinhos e saber aonde é 8 kilos,porque as vezes precisa contar de 0,5 , 1 ou até de 2 ! Entende? Porque eu preciso anotar no papel ex: as vezes bate 4 kilos, 4.6 kilos , 5 kilos! Queria entender melhor essa matemática
Manda o cheque list
estou instalando uma bomba a diesel de 422cv com um painel elétrico principal de 220 v e 12vcc e o painel para acionamento do motor diesel estou com duvidas ?
Parabéns, esse e um assunto que falta muito no mercado, tanto para técnicos TST e bombeiros Civil, foi ótimo, não e crítica ok, mas poderia falar dos parâmetros automático dos pressostato, que no seu caso está pronto programado a bomba jockey liga em 6 kg, a bomba principal liga em 5 kg e a rede estabiliza em 8 kg e colocar a verificação dos pressostato se está nos parâmetros e como calibrar e analisar também a válvula de fluxo e sua calibragem.
No que eu conheço de bombas de incêndio vc pode fechar o hidrante e após desligar a bomba sem problemas pq a cintrifuga flutua ela não manda água se não tiver vazão. Diferente da jockey que só desliga quando atingir um determinada pressão, mais já vi dar problema e ela pressurizar até estourar em algum lugar.
Já vi também estourar.
A tubulação é sempre dimensionada para suportar com folga a maior pressão que qualquer bomba do sistema possa gerar. Além disso um sistema bem projetado possui também uma válvula de alívio térmico.
brigada nao .... bombeiro civil ...
Obrigado pelo ótimo vídeo .
Duas perguntas :
1) Teria um tempo máximo p desligar a bomba principal após fechar o hidrante?
Como está no vídeo, se não desligar a bomba a tubulação pode estourar ou a bomba queimar.
2) Não teria válvulas de segurança p avisar e não deixar a bomba queimar ?
O tempo da bomba permanecer ligada com a rede fechada varia muito do estado que estiver às tubulações, existe válvulas de segurança no conjunto mas eu particularmente sempre treino meus Brigadistas para não contarem com sistemas de alívio. Eu já vi estourar junta em tubulações por conta da válvula de alívio não funcionar
@@FACAnaNR obrigado pelo retorno
Bacana, gostaria de receber o chek list.
Show
Muito bom guerreiro!!!
Por gentileza, podes me enviar o check list
Nesse sistema aí tem uma válvula que ela é conhecida como válvula de escape ou válvula de segurança
Tipo o pressostato ele tá regulado para ligar com 2 kg e desligar com 8kg se passar de 8 kg a válvula de segurança abre justamente para não estourar algum ponto fraco
Infelizmente já vi está válvula não funcionar por algum problema em específico e dar um prejuízo enorme. Sempre oriento como sugestão realizar o procedimento não contando com ela. Se funcionar como deve não terá problemas, se não funcionar realizando o desligamento manual evita danos na rede. Mas sempre é sugestão.
Pode colocar a bomba principal pra desligar automático também, só usar um pressostato de alta .
Você pode usar o próprio pressostato que acionou a bomba pra desliga la também. A questão é que a norma proibiu desligamento automático. O corpo de bombeiros não aprova se o sistema estiver com desligamento automatico
Gostei muito do vidio
me inscrevi top de mais; se ligar a joquei manual com o hidrante fechado é perigoso estoura um cano?
Jóquei só tem a finalidade de repressurizar a rede, quando atingir a pressão da rede ela desliga sozinha
Boa noite
Gostei !!
Boa! !
Ótimo video. O procedimento de fazer teste semanal é por norma ou IT dos Bombeiros ou é por conta da Segurança do Trabalho? Você vai disponibilizar check list?
Muito boa sua explicação. Parabéns
Como faço pra ter acesso ao chek list que vc citou no vídeo?
Obrigado
Vc pode me explicar como faço teste em uma rede só montada só manual só uma bomba ???
Boa tarde meu amigo, uma dúvida, aqui no Rio de Janeiro onde moro a maioria dos cursos falam sobre a bomba mas não ensinam a fazer esses testes, quando o bombeiro civil começa a trabalhar é fornecido treinamento sobre o assunto??
Normalmente não, eu aprendi na prática com bombeiros antigos
@@FACAnaNR show meu amigo, obrigado pela resposta, sigo acompanhando seu canal 🤜🤛tmj
Quando no hidrante tem acionador de bomba e o botão para desligar, mesmo assim é necessário ir na casa de bomba desligar a bomba preocupado ou ele já desliga?????
Ela desliga na botoeira sim, porém sempre é bom fazer a verificação
E a válvula de Alivio e o tal do pulmao para deixar a rede instável ?
O vídeo é para inspeção simples realizada por bombeiros, quesitos mais técnicos no meu entender devem ser feitos pela manutenção
Mais a bomba principal não é está , está é a bomba a combustão ou a diesel ,
Parabéns, Você tem esse check-list?
A BOMBA PEQUENA É ELÉTRICA E A PRINCIPAL A DIESEL, CERTO?
FABIANO, BOM DIA
PORQUE QUANDO A BOMBA PRINCIPAL FUNCIONA EM TESTE OU POR NECESSIDADE, ELA NAO PODE SER DESLIGADA AUTOMATICAMENTE ? E Determinação DO BOMBEIRO ?
Não entrando na questão legal, mas imagina a situação, vc está combatendo um incêndio dentro da empresa e erroneamente a bomba desliga por falha em um equipamento, vc e sua equipe ficam sem água, por segurança o ponto para desligar a bomba deve ser dentro da sala de bombas feito manualmente. Somente após finalizar a ocorrência alguém irá desligar.