Abaixo você encontra os meus cursos :) Divirta-se! Curso de Matemática www.udemy.com/course/matematica-basica-completo/?referralCode=52FCD84B3A287FF27CE3 Curso de Física www.udemy.com/course/fisica-para-enem-e-vestibular/?referralCode=60D1695EE73A07F46589 Curso de Astronomia www.udemy.com/course/astronomia-para-quem-nao-sabe-nada/?referralCode=4F2ED85B9F21AC7AA776 Curso de Cálculo www.udemy.com/course/calculo-somente-exercicios-resolvidos/?referralCode=61EC2A6D283DED4BE1E5 Curso GRATUITO de matemática www.udemy.com/course/matematica-basica-denis-wiener/?referralCode=953A62A8180B88454316
Sou leigo, porem no vídeo me pareceu que esta ciência é mal aproveitada, porque imagino que seria melhor achar um jeito de utilizar a energia carregada diretamente da partícula ao invés de usar para ferver agua. isso é se eu entendi direito o conceito " gerador termodinâmico ".
Uma outra aplicação que conheci pessoalmente, no ano de 1996 trabalhei em uma empresa, sou técnico em eletrônica, fabricante de marca-passo cardíaco, sempre fui muito curioso e gosto até hoje de conhecer técnicas de trabalho em todas as áreas, na manutenção predial, durante um 5S encontrei um marca passos grande, mas com a bateria muito pequena, do tamanho de duas cr2032 empilhadas aproximadamente, estava fora do seu invólucro de aço inox de implantação, que encontrei em outra gaveta, e para minha surpresa, estava gravado no corpo o simbolo de radiação e a descrição da bateria, fabricada com plutônio 238, por segurança reagrupamos o equipamento e armazenamos dentro de uma máquina de raios-X de inspeção que lá havia e estava fora de uso. Aparentemente, à época, o invólucro primario mostrava-se intacto. Na Internet vc pode encontrar maiores detalhes deste modelo caso a curiosidade o alcance, era fabricado pela Medtronics em 1974, aproximadamente.
Seu relato é muito interessante! Não sabia que o plutônio era utilizado nesses equipamentos. Outra coisa: que perigo! Poderia ter causado um acidente radioativo. Que bom que vocês agiram rápido!
Excelente vídeo. Sou estudante de engenharia de energia e sou fascinado pela área de ciências nucleares. Conteúdo extremamente pertinente esse do vídeo.
Pessoal comprem os cursos dele na udemy se possível, são todos ótimos, de ótima didática, aprendi muita coisa que eu não consegui aprender ao longo de anos no colégio.
Na era Paulo Freire, era do emburrecimento proposital da população, que bom termos esses canais de ciência e de outras matérias "úteis" a sociedade. Obrigado!
Parabéns pelo seu trabalho professor, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos, uma das melhores aulas que já tive, você sabe o que está falando! 👏👏👏👏👏👏❤
Oi Professor, excelente vídeo e ótima explicação! Parabéns! Entretanto ao representar o átomo é melhor deixar as eletrosferas mais distantes do núcleo, não tão coladas. Também representar corretamente o número atômico na imagem. Mesmo que seja somente uma representação didática, pode confundir os alunos.
O plutonio já é largamente usado em conjugação com u235 na produção de energia nas NPP este combustível é designado de MOX é produzido pela Rosatom num reator de neutrões rápidos .O MOX substitui assim o U235 em grande parte com a vantagem de eliminar plutonio de Ogivas nucleares desmanteladas. a concentração no reator é de 5 por cento de MOX
Depois da série da HBO, Chernobyl, fiquei fascinada pelo tema "Energia Nuclear". Eu tinha 14 anos quando ocorreu a explosão e quase nada de interesse pelo tema. Depois,no ano seguinte, devido ao acidente com o "Césio-137" em Goiânia,me interessei um pouquinho mais. Mas agora estou muito interessada, até porque hj sei que a curiosidade é o principal ingrediente para um mundo de descobertas e,tbm naquela época, nem preciso dizer, como era difícil ter materiais bons. Vou maratonar seu ótimos vídeos e comprar os cursos tbm. E,por falar nisso, amanhã,dia 26/04/23, completa-se 37 anos da explosão em Chernobyl
Oi Silvia, tudo bem? Muito interessante seu relato. Acabou de sair um vídeo aqui no canal sobre o Caso do Césio 137. Coincidência 😀 Criei grande interesse por esse tema durante meu segundo ano do curso de Física na UFPR. É algo muito interessante, ver como partículas "invisíveis" podem mudar a história do mundo. Quem diria, 37 anos depois estamos aqui falando sobre Chernobyl!
@@FisicoRadioativo Exatamente. E a série Chernobyl,a Pandemia e tantos outros exemplos,nos mostram como é desastroso quando a política penetra a ciência. E,mais ainda,quando desvia do propósito de cuidar do povo é mais letal que qualquer outra coisa
@@FisicoRadioativo Assisti seu vídeo sobre o Césio-137. Muito bom. Fiz anotações tbm, caso contrário, será só entretenimento e, não é isso que estou buscando rsrsrs
Parabéns, Muito interessante o seu vídeo! Eu só queria fazer uma pequena colaboração: o lixo radiativo das usinas não é basicamente plutônio. Os componentes mais comuns gerados depois do uso do combustível são o césio 137, estrôncio e iodo. Plutônio é apenas uma elemento traço, uma fração mínima. É por isso que para conseguir plutônio para usar em sondas espaciais, não basta recorrer às toneladas de lixo radioativo disponíveis mas sim, é preciso refinar e purificar o raríssimo plutônio no meio dos outros elementos. Esse processo é chamado "Purex". Perigoso e difícil, é feito apenas por pouquíssimas instituições especializadas.
Ia perguntar sobre isso. Se o plutonio é altamente radioativo e seria o resultado do uso do uranio, então por que não utilizar no lugar no uranio. Acho que o professor deixou passar batido.
@@luizcarlosquerido2943 Oi Luiz! Tudo bem? Acredito que seja porque a quantidade de plutônio produzido como lixo é muito pequena para utilizar como energia nuclear em usinas. Porém, existem sim algumas usinas baseadas em plutônio. O urânio é mais utilizado porque existe em maior quantidade na natureza e consequentemente o custo é menor 😀 Muito boa sua observação. Esqueci de comentar isso no vídeo mesmo
Ow Aqui, fale como o exemplo do que aconteceu na Ucrânia, em Chernobyl em 86. Quando a usina 4 explodiu e a radiação foi medida até nos USA e na Europa.
Muito legal Professor, vc falou que eles não fazem mais d apara usar o plutônio que foi tirado da usina, em Fukushima possuía um reator de plutônio no meio deles. Uma pergunta da Voyage, da onde eles arrumam agua para manter a refrigeração do reator?
Oi Antonio, na Voyager não existe um reator no mesmo formato das usinas nucleares. Lá é uma esfera de plutônio que libera radiação de forma muito lenta. O processo é o mesmo mas a engenharia é diferente.
Professor, excelente conteúdo. Seria interessante o senhor falar sobre o MOX ( Mixed Oxide Fuel), muito utilizado na China para reciclagem dos resíduos radioativos.
Turma da valeta kkkk Não tenho muita facilidade com cálculos (ou e pq tive um professor ruim) mas a parte teórica de explicação da área da física chama a minha atenção (curiosidade) e hoje não tenho um preconceito enorme com energia nuclear pq assisti uns vídeos falando o que aconteceu de verdade em chernobyl e depois comecei a pesquisar muito sobre os tipos reatores nucleares Ex: de fissão geração 3 e 4, SMR, de Thorium e os de Fusão que o pessoal está melhorando muito desde o final do ano passado
Muito bom Gabriel! Realmente, essa área de estudo é muito fascinante. Vou tentar faze rum vídeo completo sobre Chernobyl analisando o ponto de vista da Física. Obrigado pela dica!
Cara, uma ultra centrífuga para enriquecimento de plutônio, é uma obra prima da engenharia, pois as imensas forças centrífugas envolvidas, testam os materiais até seus limites. Mas, você mostra a coisa acontecendo, com uma prosaica centrífuga de análises clínicas.
Oi amigo, tudo bem? Como está sendo seu dia? Nós professores estudamos para fazer com que o aluno entenda de forma simples o que está sendo ensinado. Tudo nas aulas é pensado nos detalhes. Utilizar uma "prosaica centrífuga de análises clínicas" é uma forma didática de trazer a Física para a realidade do aluno :) Tenha um ótimo dia e espero que você esteja bem :)
Cheguei aqui através de uma sugestão do RUclips do vídeo sobre enriquecimento de urânio, algo que sempre tive a curiosidade de saber porque tinha esse nome, agora vi esse vídeo e já estou zarpando pra assistir o sobre o césio. Uma dúvida: no processo de enriquecimento de urânio é utilizado o 235, pra obtenção de plutônio utiliza-se o 238, seria possível obter plutônio através de urânio 235? No mais, muito obrigado pelo conteúdo e sua ótima didática.
Obrigado você amigo! Sua pergunta é ótima. Eu não tenho certeza sobre a resposta, mas baseado na minha experiência como físico eu diria que não é possível.
Professor ! Parabéns pelas suas aulas . Vejo mtos vídeos dizendo jogo um neutro lá e acontece a reação ! Esse jogar um neutron , o que seria na prática .. jogar um fogo? Jogar eletricidade ? Gostaria de entender como se cria esse estopim da reação
Obrigado! Existem certos elementos químicos que liberam neutrôns naturalmente. São esses elementos químicos que decaem naturalmente e liberam os nêutrons. Para deixar a resposta mais completa, imagine que quisesse jogar um elétron no núcleo. Para isso, podemos aquecer um filamento de tungstênio e ele liberará elétrons. Depois disso aplicamos uma diferença de potencial para que os elétrons se movam :)
Professor um jovem no estado unidos dentro de um garage fez um teste com radiação e desencadeou e ele acabou morrendo. Vou tentar acha a matéria na íntegra para passar.
Professor, nunca prestei atenção em fisica, mas achei interessante essa "transformação" de um elemento em outro. me gerou uma duvida a respeito, existe limitação de elementos que podem ser criados? todos ja foram testados? por exemplo, ja foi mapeado todos tipos de isotopos(variantes) de elementos? pode parecer uma pergunta burra.. mas eu nao faço ideia se existe possibilidade de criar elementos que ainda nao foram criados. Agradeço pelo video
Não existe pergunta burra amigo :) Fique tranquilo! Todas as perguntas levam para algum caminho na ciência :) Respondendo sua pergunta: Sim, hoje em dia já se sabe quais elementos existem e quais poderiam existir. Tudo isso é um ramo de estudo da mecânica quântica. Quando estudamos mecânica quântica de forma mais profunda, vemos que a matéria (atómos) se forma em determinadas configurações de energia. Ou seja, a Natureza permite que apenas algumas configurações de energia existam, dessa forma, conseguimos determinar quais configurações criariam átomos estáveis. A Natureza não permite que qualquer energia exista, logo, existem restrições para a criação de tipos novos de átomos. Mas a pergunta que fica é: Por que a Natureza é assim? Por que ela não permite que todas as configurações existam? Ainda não sabemos...
Fiquei com uma dúvida sobre o decaimento do urânio em plutônio. Se ele ganhou nêutrons como pq o elemento subjacente gerado possui o mesmo número de massa?
Oi Rafael, tudo bem? Obrigado por ser membro do canal! Nesses processos, devemos levar em conta a física de partículas. Ela nos mostra que os elementos do núcleo são feitos de partículas ainda menores chamadas de Quarks. Inclusive, existe um ramo da física chamado de cromodinâmica quântica. Vou preparar uma aula exclusiva sobre isso para os membros do canal esse mês!
Oi Vitor! Essa água não entra em contato direto com o urânio. Ela passa por canos que são aquecidos pela fissão do urânio. Ou seja, não há contato direto. Aquele vapor que sai de uma usina nuclear é simplesmente vapor de água comum :)
Oi Anderson, tudo bem? Existem elementos químicos que liberam nêutrons naturalmente, tipo o cádmio. Então esses elementos são utilizados para "gerar" neutrons.
@@FisicoRadioativo Então seria apenas deixar um cádmio ao lado de um urânio e ele já envia o nêutron? Seria legal caso você possa fazer um video explicando os detalhes.. Valeuuu
0:41 será que essa mini uzina nuclear em uma universidade não era o famoso Chicago Pile, que foi o primeiro reator nuclear da história, que também ficava em uma universidade?
Professor, na época do começo do estudo desses materiais, os cientistas tinham conhecido do quarto tudo era perigoso assim. Como eles viram essas radiações, já que tudo e tão oculto, hj sabemos que é assim, mas naquela época, como viram tudo isso...?
Oi Luiz, infelizmente muitos cientistas morreram (literalmente) nessa época. Um exemplo é a Marie Curie que trabalhou anos com materiais radioativos sem saber que causavam danos ao corpo. Ela o marido tiveram problemas fatais de contaminação. Acredito que naquela época tudo era experimental
Bom dia amigo! Ele é utilizado em pequenas quantidades, as vezes. O isótopo plutônio-238 não é físsil, entretanto é fissionável, o que significa que ele pode sofrer fissão nuclear quando bombardeado com nêutrons, no entanto os nêutron liberados pela sua fissão são lentos e não podem fazer outros átomos sofrerem fissão, assim sendo, ele é incapaz de sustentar uma reação em cadeia, um exemplo de outro isótopo com essa capacidade é um isóbaro do Pu-238, o urânio-238.
@@gnomado minha resposta foi de que o processo AINDA NÃO FOI DESCOBERTO, e não que todos se acomodarão e ninguém irá buscar... Imagine se todos interpretassem textos como vc....
@@sergioluiznievola1858 onde que eu disse isso? Vc que não sabe interpretar o que os outros falam, e as vezes um processo não é usado por viabilidade ou por alguns riscos, como eu tbm não sei perguntei ao professor de física do canal, é simples isso
Oi Pr. Denis. Obrigado pela aula. A minha mulher que é formada em astronomia pela Northwestern notou algo interessante e fez a seguinte pergunta que eu não vi a resposta neste vídeo. Se o átomo de urânio ganhou um neltron e se tornou neptunium e emitiu partículas beta até se tornar plutônio então o plutônio tem 94 prótons e de onde ele ganhou 2 prótons?
Oi Sérgio, tudo bem? Obrigado por assistir o vídeo. Realmente, falhei ao não explicar esse ponto. A liberação da partícula beta significa que um nêutron transforma-se em um próton no núcleo e em um elétron é liberado. Como existe mais de um decaimento beta, surgem dai os dois prótons. Achei um link onde existe uma boa explicação dessa parte caso queira consultar para ter mais referências mundoeducacao.uol.com.br/quimica/decaimento-radioativo-natural.htm
Infelizmente o ouro só poder ser feito dentro das estrelas nas explosões de supernovas. Todo o ouro que existe na Terra veio de dentro de uma estrela que explodiu há bilhões de anos 😞
A quebra do plutônio, produz uma explosão nuclear. O plutônio é causa da explosão nuclear e não o contrário. A quebra do plutônio (explosão nuclear) geram dois átomos.....
Preciso do seu contato professor Denis e-mail, fone e/ou zap, motivo: projeto de aula / curso p as Secretarias de Educação dos municípios no Estado da Bahia.
Abaixo você encontra os meus cursos :) Divirta-se!
Curso de Matemática
www.udemy.com/course/matematica-basica-completo/?referralCode=52FCD84B3A287FF27CE3
Curso de Física
www.udemy.com/course/fisica-para-enem-e-vestibular/?referralCode=60D1695EE73A07F46589
Curso de Astronomia
www.udemy.com/course/astronomia-para-quem-nao-sabe-nada/?referralCode=4F2ED85B9F21AC7AA776
Curso de Cálculo
www.udemy.com/course/calculo-somente-exercicios-resolvidos/?referralCode=61EC2A6D283DED4BE1E5
Curso GRATUITO de matemática
www.udemy.com/course/matematica-basica-denis-wiener/?referralCode=953A62A8180B88454316
Sou leigo, porem no vídeo me pareceu que esta ciência é mal aproveitada, porque imagino que seria
melhor achar um jeito de utilizar a energia carregada diretamente da partícula ao invés de usar para ferver agua.
isso é se eu entendi direito o conceito " gerador termodinâmico ".
A ciência é realmente fascinante. Sem ela o homem nao seria nada.
Uma outra aplicação que conheci pessoalmente, no ano de 1996 trabalhei em uma empresa, sou técnico em eletrônica, fabricante de marca-passo cardíaco, sempre fui muito curioso e gosto até hoje de conhecer técnicas de trabalho em todas as áreas, na manutenção predial, durante um 5S encontrei um marca passos grande, mas com a bateria muito pequena, do tamanho de duas cr2032 empilhadas aproximadamente, estava fora do seu invólucro de aço inox de implantação, que encontrei em outra gaveta, e para minha surpresa, estava gravado no corpo o simbolo de radiação e a descrição da bateria, fabricada com plutônio 238, por segurança reagrupamos o equipamento e armazenamos dentro de uma máquina de raios-X de inspeção que lá havia e estava fora de uso. Aparentemente, à época, o invólucro primario mostrava-se intacto. Na Internet vc pode encontrar maiores detalhes deste modelo caso a curiosidade o alcance, era fabricado pela Medtronics em 1974, aproximadamente.
Seu relato é muito interessante! Não sabia que o plutônio era utilizado nesses equipamentos. Outra coisa: que perigo! Poderia ter causado um acidente radioativo. Que bom que vocês agiram rápido!
Aula riquíssima👏🏾👏🏾 grande professor .
Muitíssimo obrigado
Deus do céu! Que didática! Gostei muito ❤
Obrigado!!
Que aula fascinante ❤
Obrigado s2
Excelente vídeo. Sou estudante de engenharia de energia e sou fascinado pela área de ciências nucleares. Conteúdo extremamente pertinente esse do vídeo.
Que bom amigo! Esse curso de engenharia de energia deve ser muito legal!
Cara que explicação didática, tirou todas minha dúvidas simplesmente sem eu fazer nenhuma pergunta 😅 parabéns ótimo conteúdo. +1 inscrito
Muito obrigado 😁
Pessoal comprem os cursos dele na udemy se possível, são todos ótimos, de ótima didática, aprendi muita coisa que eu não consegui aprender ao longo de anos no colégio.
Obrigado pela ajuda Phelipe! :)
Obrigado por compartilhar
Com certeza meu amigo. A ciência é uma dádiva de Deus.
Aula maravilhosa. Parabens
Na era Paulo Freire, era do emburrecimento proposital da população, que bom termos esses canais de ciência e de outras matérias "úteis" a sociedade. Obrigado!
Tem gente que acredita na terra plana! E isso foi culpa da Direita
Nossa! Parabéns! Extremamente interessante.
Obrigado 😃
Parabéns! Muito bom! Prossiga com essas ótimas aulas!
Obrigado 😃
Descobri seu canal hoje. Parabéns, você é excelente! Didática nota DEZ.
Obrigado amigo!
Puxa! Só agora entendi esse negócio de núcleo atômico. Você sabe explicar de uma maneira fácil de entender. Parabéns.
Obrigado pelo elogio
Obrigado amigo que legal.
Eu odiava quimica, mas da forma do você fala sinplifica mas, se torna mais legal de entender
Espero ter ajudado
Parabéns pelo seu trabalho professor, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos, uma das melhores aulas que já tive, você sabe o que está falando! 👏👏👏👏👏👏❤
Muitíssimo obrigado. Espero que você continue firme nos estudos sempre :)
Sou professor de fisica e gostei muito do seu canal! Parabéns!
Obrigado amigo de docência :)
Eu te amo Fessor❤ GRATIDÃO!
Uhuul s2
Gostei, instrutivo, aprendi muito Santo André - SP
Grande abraço amigo!
Que super aula de química ⚗....
Parabéns....
Sucesso....
Muito obrigado Lucas
Nossa a explicação é muito boa mesmo, vai tirando as dúvidas de vários itens, e com um pouco de diversão!
Obrigado Hains!
Bem básico, mas bem explicado !
Espero ter ajudado
Oi Professor, excelente vídeo e ótima explicação! Parabéns!
Entretanto ao representar o átomo é melhor deixar as eletrosferas mais distantes do núcleo, não tão coladas. Também representar corretamente o número atômico na imagem. Mesmo que seja somente uma representação didática, pode confundir os alunos.
Boa observação Luís! Obrigado
Amei a sua aula, grande didática......😊
O plutonio já é largamente usado em conjugação com u235 na produção de energia nas NPP este combustível é designado de MOX é produzido pela Rosatom num reator de neutrões rápidos .O MOX substitui assim o U235 em grande parte com a vantagem de eliminar plutonio de Ogivas nucleares desmanteladas. a concentração no reator é de 5 por cento de MOX
Depois da série da HBO, Chernobyl, fiquei fascinada pelo tema "Energia Nuclear". Eu tinha 14 anos quando ocorreu a explosão e quase nada de interesse pelo tema. Depois,no ano seguinte, devido ao acidente com o "Césio-137" em Goiânia,me interessei um pouquinho mais. Mas agora estou muito interessada, até porque hj sei que a curiosidade é o principal ingrediente para um mundo de descobertas e,tbm naquela época, nem preciso dizer, como era difícil ter materiais bons. Vou maratonar seu ótimos vídeos e comprar os cursos tbm. E,por falar nisso, amanhã,dia 26/04/23, completa-se 37 anos da explosão em Chernobyl
Oi Silvia, tudo bem?
Muito interessante seu relato. Acabou de sair um vídeo aqui no canal sobre o Caso do Césio 137. Coincidência 😀
Criei grande interesse por esse tema durante meu segundo ano do curso de Física na UFPR. É algo muito interessante, ver como partículas "invisíveis" podem mudar a história do mundo. Quem diria, 37 anos depois estamos aqui falando sobre Chernobyl!
@@FisicoRadioativo Exatamente. E a série Chernobyl,a Pandemia e tantos outros exemplos,nos mostram como é desastroso quando a política penetra a ciência. E,mais ainda,quando desvia do propósito de cuidar do povo é mais letal que qualquer outra coisa
@@silviagardenha3988 Ainda não assisti essa série, vou procurar. Obrigado pela indicação!
@@FisicoRadioativo Assisti seu vídeo sobre o Césio-137. Muito bom. Fiz anotações tbm, caso contrário, será só entretenimento e, não é isso que estou buscando rsrsrs
Parabéns, Muito interessante o seu vídeo!
Eu só queria fazer uma pequena colaboração: o lixo radiativo das usinas não é basicamente plutônio. Os componentes mais comuns gerados depois do uso do combustível são o césio 137, estrôncio e iodo. Plutônio é apenas uma elemento traço, uma fração mínima. É por isso que para conseguir plutônio para usar em sondas espaciais, não basta recorrer às toneladas de lixo radioativo disponíveis mas sim, é preciso refinar e purificar o raríssimo plutônio no meio dos outros elementos. Esse processo é chamado "Purex". Perigoso e difícil, é feito apenas por pouquíssimas instituições especializadas.
Muito interessante seu apontamento! Obrigado pela ajuda amigo!
Ia perguntar sobre isso. Se o plutonio é altamente radioativo e seria o resultado do uso do uranio, então por que não utilizar no lugar no uranio. Acho que o professor deixou passar batido.
@@luizcarlosquerido2943 Oi Luiz! Tudo bem? Acredito que seja porque a quantidade de plutônio produzido como lixo é muito pequena para utilizar como energia nuclear em usinas. Porém, existem sim algumas usinas baseadas em plutônio.
O urânio é mais utilizado porque existe em maior quantidade na natureza e consequentemente o custo é menor 😀
Muito boa sua observação. Esqueci de comentar isso no vídeo mesmo
@@FisicoRadioativo Valeu pela complementação.
Ow Aqui,
fale como o exemplo do que aconteceu na Ucrânia, em Chernobyl em 86. Quando a usina 4 explodiu e a radiação foi medida até nos USA e na Europa.
Muito bom nunca assisti uma aula tão interessante parabéns
Que bom que gostou!
Muito legal Professor, vc falou que eles não fazem mais d apara usar o plutônio que foi tirado da usina, em Fukushima possuía um reator de plutônio no meio deles.
Uma pergunta da Voyage, da onde eles arrumam agua para manter a refrigeração do reator?
Oi Antonio, na Voyager não existe um reator no mesmo formato das usinas nucleares. Lá é uma esfera de plutônio que libera radiação de forma muito lenta. O processo é o mesmo mas a engenharia é diferente.
Excelente explicação. Obrigado.
Obrigado você!
16:05 O segundo ataque nuclear dos norte-americanos contra o Japão, em Nagazaki, foi com uma bomba de plutônio.
Ñ entendo muito desses assuntos, mas gostei da aula bom professor. 👏
Muito obrigado
Valeu mano vc me salvou
Me escrevi mesmo sendo inculto 😂😂 adoro esses vídeos obrigado pelo video,,, Anderson pumpers 💩 inculto de Mongaguá 🇧🇷
Valeu amigo!
Professor, excelente conteúdo. Seria interessante o senhor falar sobre o MOX ( Mixed Oxide Fuel), muito utilizado na China para reciclagem dos resíduos radioativos.
Obrigado Ciro! Obrigado pelo seu comentário. Eu não conhecia o MOX, mas vou pesquisar sobre ele
Turma da valeta kkkk
Não tenho muita facilidade com cálculos (ou e pq tive um professor ruim) mas a parte teórica de explicação da área da física chama a minha atenção (curiosidade) e hoje não tenho um preconceito enorme com energia nuclear pq assisti uns vídeos falando o que aconteceu de verdade em chernobyl e depois comecei a pesquisar muito sobre os tipos reatores nucleares Ex: de fissão geração 3 e 4, SMR, de Thorium e os de Fusão que o pessoal está melhorando muito desde o final do ano passado
Muito bom Gabriel! Realmente, essa área de estudo é muito fascinante. Vou tentar faze rum vídeo completo sobre Chernobyl analisando o ponto de vista da Física. Obrigado pela dica!
show de bola Gostei
Cara, uma ultra centrífuga para enriquecimento de plutônio, é uma obra prima da engenharia, pois as imensas forças centrífugas envolvidas, testam os materiais até seus limites. Mas, você mostra a coisa acontecendo, com uma prosaica centrífuga de análises clínicas.
Oi amigo, tudo bem? Como está sendo seu dia?
Nós professores estudamos para fazer com que o aluno entenda de forma simples o que está sendo ensinado. Tudo nas aulas é pensado nos detalhes. Utilizar uma "prosaica centrífuga de análises clínicas" é uma forma didática de trazer a Física para a realidade do aluno :)
Tenha um ótimo dia e espero que você esteja bem :)
Cheguei aqui através de uma sugestão do RUclips do vídeo sobre enriquecimento de urânio, algo que sempre tive a curiosidade de saber porque tinha esse nome, agora vi esse vídeo e já estou zarpando pra assistir o sobre o césio.
Uma dúvida: no processo de enriquecimento de urânio é utilizado o 235, pra obtenção de plutônio utiliza-se o 238, seria possível obter plutônio através de urânio 235?
No mais, muito obrigado pelo conteúdo e sua ótima didática.
Obrigado você amigo! Sua pergunta é ótima. Eu não tenho certeza sobre a resposta, mas baseado na minha experiência como físico eu diria que não é possível.
Professor, gostaria de lhe fazer um pedido :
FAÇA UM VÍDEO FALANDO SOBRE O POLÔNIO
Vou preparar para a próxima semana Anderson e te aviso por aqui :)
Outra função do Plutônio é gerar energia para viajar no tempo. Doutor Brown fez isso em De volta para o futuro.
Bem lembrado. Ótimo filme!
Excelente vídeo, já me inscrevi! Por mais conteúdo assim no RUclips! 👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado amigo!
Obrigado pela ótima explicação!
muito obrigado
Faz um vídeo sobre o césio
Boa ideia!
Parabéns.
Parabéns! Excelente
Obrigado Francisco!
Excelente!!!!
Muito bom ! Seguindo..
Muito obrigado
Gostei muito da live
Professor ! Parabéns pelas suas aulas . Vejo mtos vídeos dizendo jogo um neutro lá e acontece a reação !
Esse jogar um neutron , o que seria na prática .. jogar um fogo? Jogar eletricidade ? Gostaria de entender como se cria esse estopim da reação
Obrigado!
Existem certos elementos químicos que liberam neutrôns naturalmente. São esses elementos químicos que decaem naturalmente e liberam os nêutrons.
Para deixar a resposta mais completa, imagine que quisesse jogar um elétron no núcleo. Para isso, podemos aquecer um filamento de tungstênio e ele liberará elétrons. Depois disso aplicamos uma diferença de potencial para que os elétrons se movam :)
Mto Obrigado professor !! e de novo parabens pelas aulas e pelos videos!@@FisicoRadioativo
Professor um jovem no estado unidos dentro de um garage fez um teste com radiação e desencadeou e ele acabou morrendo. Vou tentar acha a matéria na íntegra para passar.
Sou pro ed. Fisica mas tu e bom
Muito obrigado pela explicação.... Quem nos ensinou a chegar nesse conceito. ???? Não podemos falar
Excelente aula!
Obrigado José
Valeu professor.. muito bacana
Legal seu documentário.
?...
Cara, que aula, show!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado Rick!
video muito bom
Mais um inscrito! Parabéns 👏👏 sou curioso sobre o assunto
Muito obrigado!
Cara tu muito nerd como eu! Show
Tamo junto amigo!
RUclips recomendou este vídeo
Professor, nunca prestei atenção em fisica, mas achei interessante essa "transformação" de um elemento em outro. me gerou uma duvida a respeito, existe limitação de elementos que podem ser criados? todos ja foram testados? por exemplo, ja foi mapeado todos tipos de isotopos(variantes) de elementos? pode parecer uma pergunta burra.. mas eu nao faço ideia se existe possibilidade de criar elementos que ainda nao foram criados. Agradeço pelo video
Não existe pergunta burra amigo :) Fique tranquilo! Todas as perguntas levam para algum caminho na ciência :)
Respondendo sua pergunta: Sim, hoje em dia já se sabe quais elementos existem e quais poderiam existir. Tudo isso é um ramo de estudo da mecânica quântica. Quando estudamos mecânica quântica de forma mais profunda, vemos que a matéria (atómos) se forma em determinadas configurações de energia. Ou seja, a Natureza permite que apenas algumas configurações de energia existam, dessa forma, conseguimos determinar quais configurações criariam átomos estáveis. A Natureza não permite que qualquer energia exista, logo, existem restrições para a criação de tipos novos de átomos. Mas a pergunta que fica é: Por que a Natureza é assim? Por que ela não permite que todas as configurações existam? Ainda não sabemos...
Fiquei com uma dúvida sobre o decaimento do urânio em plutônio. Se ele ganhou nêutrons como pq o elemento subjacente gerado possui o mesmo número de massa?
Oi Rafael, tudo bem? Obrigado por ser membro do canal!
Nesses processos, devemos levar em conta a física de partículas. Ela nos mostra que os elementos do núcleo são feitos de partículas ainda menores chamadas de Quarks. Inclusive, existe um ramo da física chamado de cromodinâmica quântica. Vou preparar uma aula exclusiva sobre isso para os membros do canal esse mês!
Uma pergunta. E essa água que sai das usinas após o resfriamento do urânio ela não um “vapor radioativo” já que ela ela entra em contato com o urânio?
Oi Vitor! Essa água não entra em contato direto com o urânio. Ela passa por canos que são aquecidos pela fissão do urânio. Ou seja, não há contato direto. Aquele vapor que sai de uma usina nuclear é simplesmente vapor de água comum :)
Muito bom
Oi, pode me explicar como se gera um nêutron e se consegue jogar ele no atomode urânio pra criar outro elemento?
Oi Anderson, tudo bem? Existem elementos químicos que liberam nêutrons naturalmente, tipo o cádmio. Então esses elementos são utilizados para "gerar" neutrons.
@@FisicoRadioativo Então seria apenas deixar um cádmio ao lado de um urânio e ele já envia o nêutron? Seria legal caso você possa fazer um video explicando os detalhes.. Valeuuu
0:41 será que essa mini uzina nuclear em uma universidade não era o famoso Chicago Pile, que foi o primeiro reator nuclear da história, que também ficava em uma universidade?
Muito legal!
Professor, na época do começo do estudo desses materiais, os cientistas tinham conhecido do quarto tudo era perigoso assim. Como eles viram essas radiações, já que tudo e tão oculto, hj sabemos que é assim, mas naquela época, como viram tudo isso...?
Oi Luiz, infelizmente muitos cientistas morreram (literalmente) nessa época. Um exemplo é a Marie Curie que trabalhou anos com materiais radioativos sem saber que causavam danos ao corpo. Ela o marido tiveram problemas fatais de contaminação. Acredito que naquela época tudo era experimental
Legal
Show mano❤
Fala meu amigo passou dos 6k rumo aos 10 parabens 🤗
Vamos lá amigo :)
Qual origem do antônio?
Por quê o plutônio não é usado par produzir energia também?
Bom dia amigo! Ele é utilizado em pequenas quantidades, as vezes. O isótopo plutônio-238 não é físsil, entretanto é fissionável, o que significa que ele pode sofrer fissão nuclear quando bombardeado com nêutrons, no entanto os nêutron liberados pela sua fissão são lentos e não podem fazer outros átomos sofrerem fissão, assim sendo, ele é incapaz de sustentar uma reação em cadeia, um exemplo de outro isótopo com essa capacidade é um isóbaro do Pu-238, o urânio-238.
Show 👍
O acidente de Chernobil gerou plutônio ?
Não tem como bombardear os átomos do lixo nuclear das usinas pra eles diminuir a meia vida? Como acontece com o hidrogênio 7
Ótima pergunta amigo, eu como professor de Física respondo que não sei :(
Se houvesse, já estaria sendo feito...
@@sergioluiznievola6647imagina se todo mundo pensasse desse forma...
@@gnomado minha resposta foi de que o processo AINDA NÃO FOI DESCOBERTO, e não que todos se acomodarão e ninguém irá buscar... Imagine se todos interpretassem textos como vc....
@@sergioluiznievola1858 onde que eu disse isso? Vc que não sabe interpretar o que os outros falam, e as vezes um processo não é usado por viabilidade ou por alguns riscos, como eu tbm não sei perguntei ao professor de física do canal, é simples isso
Oi Pr. Denis. Obrigado pela aula. A minha mulher que é formada em astronomia pela Northwestern notou algo interessante e fez a seguinte pergunta que eu não vi a resposta neste vídeo.
Se o átomo de urânio ganhou um neltron e se tornou neptunium e emitiu partículas beta até se tornar plutônio então o plutônio tem 94 prótons e de onde ele ganhou 2 prótons?
Oi Sérgio, tudo bem?
Obrigado por assistir o vídeo. Realmente, falhei ao não explicar esse ponto. A liberação da partícula beta significa que um nêutron transforma-se em um próton no núcleo e em um elétron é liberado. Como existe mais de um decaimento beta, surgem dai os dois prótons.
Achei um link onde existe uma boa explicação dessa parte caso queira consultar para ter mais referências
mundoeducacao.uol.com.br/quimica/decaimento-radioativo-natural.htm
Professor, e pq só o uranio 235 é usado em armas nucleares ?
Oi aluno! Porque ele é mais "físsel", ou seja, mais fácil de fazer fissão nuclear e liberar a energia que precisa :)
Professor explica o Hulk, sera se eu tomar um banho de raios gama vou ficar verde 😂😂😂?
Oque é crime de guerra em um dia no outro eles mudam de ideia e passa a nao ser mais😜
Caramba! Não tinha visto esse vídeo kkkkkk 16k views, que isso.
E possivel fazer ouro assim?
Infelizmente o ouro só poder ser feito dentro das estrelas nas explosões de supernovas. Todo o ouro que existe na Terra veio de dentro de uma estrela que explodiu há bilhões de anos 😞
👏👏👏👏👏👏👏👏
A quebra do plutônio, produz uma explosão nuclear.
O plutônio é causa da explosão nuclear e não o contrário. A quebra do plutônio (explosão nuclear) geram dois átomos.....
Que aula foda!!!
Obrigado Ewerton
Achava que o plutônio era de alguma rocha de Plutão 😂😂😂😂😂😂
toooop
Bomba com as cores da bandeira Russa .
Abraço
Jogaram com a mão?😅
❤
🏆🏆🏆🏆👊
Preciso do seu contato professor Denis e-mail, fone e/ou zap, motivo: projeto de aula / curso p as Secretarias de Educação dos municípios no Estado da Bahia.
Oi Emmanuel, meu e-mail é
wiener.denis.dw@gmail.com
Denis, você poderia me passar seu email. Queria entrar em contato com o senhor?
Claro
wiener.denis.dw@gmail.com
Obrigado. Já enviei ao senhor o email.
Marie e pierre curie?
Não entendi sua dúvida amigo :(
@@FisicoRadioativo não foram eles que descobriram o polônio?
@@psonic8858 Foram sim