#LendoFicções

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 ноя 2024

Комментарии • 17

  • @higerhit25
    @higerhit25 4 года назад +5

    Estou lendo esse livro pela primeira vez e percebendo, ao mesmo tempo, que precisarei lê-lo mais umas duas vezes para ter a compreensão total - se isto for possível. Até agora gostei muito de ruínas circulares , a biblioteca de babel e ruínas circulares.

  • @alexsandramenezes7627
    @alexsandramenezes7627 8 лет назад +5

    Minha meta: me tornar uma leitora tão boa e perspicaz quanto vc, Aline!! Mais um vídeo maravilhoso!! Um abração, querida!

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад +1

      +Alexsandra Menezes Muito obrigada, Alê! Mas você já é! E lembre-de que li esse conto umas dez vezes, no mínimo. Rsrs Beijo!

  • @PsychobooksBr
    @PsychobooksBr 8 лет назад +5

    Oi, sua linda!
    Depois de 'as ruínas circulares', esse foi meu favorito até o momento.
    Confesso que a princípio cai no jogo do Borges, mas depois comecei a desconfiar das pistas muito 'certinhas' e 'fáceis' de se decifrar. Quando o Borges apareceu no conto, tive certeza que eu estava sendo enganada hahahahahaha
    Bjs

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      +Psychobooks Hahahaha Tá pegando a manha, né? Já tá mais familiarizada com o jogo do autor. Maravilha! 🙆

  • @rosemarie935
    @rosemarie935 5 лет назад +2

    Excelente análise Aline. Li este conto avulso e caí direitinho na armadilha do Borges, mas adorei o conto. Foi uma experiência e tanto! Grata por essa tua leitura tão pontual. Abraços.

  • @gutomaios
    @gutomaios 4 года назад +1

    Aline muito legal!!! gostei muito da sua explicação, ler Borges é fugais e altruísta viu converso que tanto Borges como Piglia te direciona para outras leituras, pré-requisitos para seus textos. Bjs&abç

  • @gallogrigo
    @gallogrigo 3 года назад +1

    COMENTARIO COM SPOILER - Acabei de ler agora o conto em espanhol. Como o video já dá spoilers então devo dizer que é um erro afirmar que "as vítimas são judias"(4m27s). O conto é maravilhoso e a resenha é bem feita. O texto de Borges é riquíssimo em possibilidades interpretativas ressaltando que o último desejo de Lönnrot remete a Zenão e aos Eleáticos e, desta forma, considerando que Scharlach é um arquétipo do mal, o texto representa também a insuficiência do conhecimento humano puramente racional para compreender a existência. "Al sur de la ciudad de mi cuento,,," transforma o narrador-onisciente também em onipresente e onipotente, logo, Divino, destruindo assim de forma ainda mais esmagadora qualquer pretensão racionalista de esgotar a compreensão da realidade. Creio que isto é reforçado inclusive pelo fato de no começo do conto Treviranus declarar "Soy un pobre cristiano.". Borges é sem dúvida um deslumbramento que só pode ser compreendido quando entrevisto nos detalhes não explícitos.

  • @EstanteIndiscreta
    @EstanteIndiscreta 8 лет назад +2

    Jorge Luis Borges adverte: saber demais pode fazer mal à saúde.
    Foi meu conto preferido, perfeitamente elaborado. E foi o único que eu consegui entender alguma coisa sozinha, claro que não tudo que você apontou no vídeo.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      +Estante Indiscreta Que maravilha, Gláucia! 🙆

  • @ozielbispo5089
    @ozielbispo5089 5 лет назад

    Além de linda, super inteligente

  • @monicagoncalves4544
    @monicagoncalves4544 8 лет назад +1

    Não seria maravilhoso se pudéssemos apagar certas páginas de nossa mente, só pra poder relê-las como se fosse a primeira vez? "A morte e a bússola" é um desses contos que me dá vontade de voltar no tempo e percorrer suas últimas frases sem ter a menor ideia do quão incríveis elas são.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      +Mônica Gonçalves Sim. Ler Borges novamente pela primeira vez seria uma alegria indescritível!

  • @alinexavier591
    @alinexavier591 8 лет назад +1

    Então: comecei a ver o vídeo e pausei para ir correndo ler (eu sei, uma história dessas não se lê assim em poucos minutos...haha, mas não aguentei). Eu queria pelo menos conhecer o enredo para entender melhor. Mas acho que nem assim. Pra mim já estava claro lá mesmo no primeiro parágrafo e... bom aí eu não dialoguei com o próprio significado do conto, né? Ótimo vídeo mesmo! Beijo!

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  8 лет назад

      +Aline Xavier Não entendi! Você sacou logo que o Lönrot ia ser enganado? Que ótimo!

    • @alinexavier591
      @alinexavier591 8 лет назад +1

      É! Quero dizer, não era isso que o nome do "vilão" tava fazendo lá? rs...

  • @giullianrodrigues3658
    @giullianrodrigues3658 7 лет назад

    A ironia é sutil: Treviranus sugere uma versão objetiva do primeiro crime, que se acaba concretizando, mesmo que ela se dê ao acaso