Me apaixonei pelo modelo do F-14 da GAMBODY! Entrei no site deles para comprar os arquivos e descobri que o site não funciona no Brasil. Enviei um email explicando a situação e o quanto eu gostaria de adquirir o modelo em questão... a resposta deles: Não atendemos no Brasil! Paciência né... segue a vida e eu já "baixei", imprimi e vendi umas 15 unidades!
A questão principal é que se as empresas facilitassem o licenciamento para pequenos negócios além deles ganharem mais dinheiro facilitaria a negociação. Eu mesmo busquei uma vez licença para camisetas de personagens famosos, a burocracia fez desistir do negócio. Então ao mesmo tempo impedem de comercializar algo que o fã quer, e quando vc busca licenciamento te impedem, exigem uma produção gigantesca, todas as artes precisam de aprovação .... entre outros que inviabilizam quem está iniciando
É bem complicado, imagine só, se quem criou o primeiro designe de um carro com 4 rodas e 2 portas, e patenteasse ele, ninguém poderia criar modelos de carros de marcas diferentes, pq iria tomar processo, e da pra exemplificar isso para tudo.
É ridículo dessas empresas causar isso. A maioria das pessoas que compra uma réplica não tem dinheiro pra comprar um original e se tivesse não compraria por tanta exploração sob os fãs. Fãs fazendo para fãs só aumenta a visibilidade de seus produtos originais.
Muito bom vídeo! Eu criei e até patenteei como Modelo de Utilidade um organizador para carteiras escolares e estou bem hesitante em comercializar nos sites de arquivos e levar prejuízo. Ainda mais pq o INPI aparentemente só protege os direitos em território nacional. Se vem um chinês esperto e gosta da ideia, ferrou pra mim. Baita dilema!
Tente pesquisar se um determinado item tem patente ou proteção autoral. Só se faz isso através de "escritórios especializados" algo inviável para o cidadão comum. O ta de direitos autorais tem que começar por aí: faciltar a consulta e analise de eventuais proteções autorais sobre um tema, lembrando que isso não está limitado a podutos , músicas, filmes, livros mas também a processos de fabricação (inteiros ou partes).
Quem perde é sempre o lado mais fraco! Simples assim. 😢 as grandes empresas estão vendo o potencial monetário 💰💰💰 que está deixando passar e... vem processo. No caso dos artesãos acontece o mesmo...
não me espanta que a Disney fez isso... não só ela, mais a gigantes, quando eles fazem, ta tudo bem, agora quando fazem com eles eles ficam magoados, tadinhos.
Acredito que comercializar em quantidade industrial aquilo que tem direito autoral já é sacanagem com o autor. Mas fazer uma fanarte e imprimir ou vender uma fanarte para alguém é inofensivo. Já imaginou desenhar um personagem famoso num papel e ser processado por isso. Seria algo próximo disso.
O engraçado é o cara disponibilizar para baixar em uma plataforma grátis em várias, e depois ele processa alguém porque vendeu.... Isso é complicado pois se não queria venda não fornecia de graça. Mais se for algo de direito e patético por grandes empresa aí vem o problema maior, pois quem vai vender são pessoas e empresas pequena mesmo vc comprando o modelo o de quem tem o direito não chega o dinheiro deles. Segundo as leis brasileiras se vc modificar uma porcentagem o direito não vale mais como a cabeça do storm Trooper com uma caveira na metade perante nossa lei já não qualifica cópia.
Talvez facilitar o acesso a consultar para saber se algo esta protegido, e também colocar um prazo mais baixo para que possa ser livre a comercialização de itens, como o capacete usado como exemplo no vídeo é algo usado a muitos e muitos anos é algo que sem dividas já poderia esta em domínio publico
Um grande problema tbm é o preço, eu tava vendo uma miniatura de rpg pra dar de presento pra um amigo e o negócio tava 25 conto, achei relativamente barato, mas quando fui ver o conjunto... dava quase 500...
boa tarde eu ganhei uma impressora e nao veio o programa para ela e nao acho nenhum programa para ela vc sabe qual programa para impressora kalent c60 mono quero ver se funciona para eu começar desde ja agradeço
Vai continuar como sempre foi quem é rico não permite e quem é pobre não consegue proibir e se o rico quiser proíbe até quem inventou e produzir , tudo sempre protegido pelo estado.
Fico com dúvida na parte de utilitários. Para coisas mais "criativas" acho mais tranquilo enchergar direito autoral e tudo mais. Agora um suporte de celular por exemplo, ou uma capinha de celular... Se tiver problema dentro disso vai ter empresa a rodo falindo kkk
Eu sempre baixo alguns arquivos... Mas só mesmo pra diversão e curiosidade, aprendizado e tals... Na medida do possível eu tenho conseguido desenhar e modelar os produtos q tenho impresso na 3d.
Boa noite Murilo, entao se por exemplo eu compro um stl no cults do Deadpool e imprimo e vendo na shope ou mercado livre terei problemas ?mesmo comprando o stl de quem modelou ?
Claro que você pode pagar, o personagem não te pertence, você comprou o arquivo de uma pessoa que fez o trabalho baseado em outro trabalho, no caso o personagem. Para criar um personagem e o fazer ser interessante e conhecido é investido muito tempo e dinheiro.
Com toda a certeza. Comercialização de algo protegido por direitos autorais sem licensa.. é pirataria, portanto um crime. Um saco, pq quem lucra são as grandes empresas. O "sorteado" paga o pato pra servir de exemplo.
A minha opinião é,, se quer proteção não deixa exposto para que possamos usar ,,assim como a música,,direitos autorais da msm ,n deixa para fazer download ,,simples assim se tá exposto então vamos usar
Não vou esperar meu filho ficar com fome... Eu imprimo pra um e pra outro, não tenho condições de fazer criações em massa, e nem interesse nisso... Sobrevivo com isso pra pagar o café, almoço, e janta... E se tomar multa, não pagarei, pois não tenho... E assim, vou sobrevivendo.
A lei de direitos autorais é burra e bagunçada. Cada pessoa deveria ter o direito de pagar uma licença para uso não comercial. O problema é que os donos da propriedade intelectual não querem ceder licenças, querem usar a falta de licença para proibir as pessoas de imprimirem seus próprios desenhos ou modelos 3d. A concessão de licenças para uso não comercial deveria ser obrigatória e constante nas leis de cada país/região.
Ideias não são escassas. Tudo que existe é inspirado em algo e em alguma coisa, nada é criado do vazio. Leis de direitos autorais tentam "proteger" algo que não é escasso e nem limitado por meio do uso de violencia. Sua ideia não tem o "direito" de invadir a propriedade de outras pessoas e usar violencia para tentar manter o "monopolio" da sua ideia.
Concordo com o ponto de vista, tudo nasce de inspiração em algo como o Murilo afirma é uma discussão árdua e complicada. Porém temos que observar que o criador precisa de reconhecimento, uma forma que para mim faz mais sentido e que o criador venda seu modelo com direitos comerciais. Já na questão das copias do modelos, por mais que me eu não goste da ideia isso deve ser proibido, quando o modelo for descaradamente igual pois realmente ira prejudicar quem criou ou quem comercializa de forma correta. Já para consumo proprio ou presentes isso deve ser algo normal desde de que o modelo tenha os direitos comerciais.
Provavelmente fechem o cerco contra quem distribui os arquivos. Pode muito bem ser o início de uma rede "pirata" para distribuir estes modelos proibidos, como era com as músicas e filmes no passado.
Muito simples se o cara não compra de você, ele não é seu cliente, se fosse assim BMW não teria cliente, pois o cara pode comprar qualquer carro mais baratinho.
eu acho que criar algo novo é bom mas nada se cria tudo se copia hj em dia isso pode meio que inpedir a evolução tecnologica e desenvolvimento de tecnicas novas pq se eu crio algo muito foda mas ainda pode ser melhorada se ninguem fuçar e testar coisas novas em cima fica limitado a só aquilo foi assim com o avião se a galera não pegasse pra eles mesmos re inventarem o avião ainda seria uma porcaria de ceda e banbo com uma bicicleta no meio
No final, quem ganha é o burocrata estatal e advogado, que vão ganhar dinheiro nas costas das duas partes... Licenciamento, taxas, impostos, tudo coisas inúteis para atrapalhar o ser humano de desenvolver. Não só na era digital, a humanidade sempre avançou muito mais, quando não havia os "direitos autorais", veja a aviação, se o Santos Dumont tivesse brigado e mantido a patente, estaríamos nesse nível de tecnologia? Nem os sistemas operacionais existiriam, se os detentores originais, tivessem derrubado a criação de "réplicas" deles... ou seja réplica não é original.
CCopiar não é roubar O roubo tira sem somar Copia trás um algo a mais O que era um serão dois Copiar não é roubar Se eu copio você ainda tem Cada qual fica com um Ninguém ficará sem nenhum Se eu tomo seu brinquedo Você vai chupar o dedo Mas se eu copio, ao contrário É extraordinário Multiplicando assim Um pra você e um pra mim Somar ideias, nada mal Sim, copiar é legal
Copiar não deveria nem estar em pauta. Nessa linha de pensamento, fazer uma TV OLED deveria ser proibido, porque é uma cópia de uma TV LED e a TV LED devia ser proibida por ser uma cópia de uma TV Plasma e assim por diante. Qualquer Smartphone deviria pagar Royalties para a Apple, porque eles praticamente criaram a ideia de smartphone. Esse é o tipo de pensamento mais idiota que existe. Se eu pegar um design de uma cadeira famosa e alterar para meu uso, isso nem deveria entrar em discussão. A discussão real ocorre quando alguém modela um personagem protegido como Hulk ou algo que o valha. O direito sobre o personagem é da Marvel, portanto, deveriam ser pagos royalties sobre o lucro das peças, mesmo que modeladas por qualquer pessoa fora da Marvel/Disney, porque isso requer um contrato de permissão (caso que ocorre com a Iron Studios, por exemplo).
Ah, vai pra pqp, só tiraram UMA rede social, tóxica e desnecessária (já vai tarde), tem muitas outras por aí pras pessoas bostejarem a vontade, inclusive aqui no RUclips
Mas ai é que está. Vão querer comprar tua peça/coleção que você inventou ou vão querer comprar homem de ferro, hello kitty etc? certamente a segunda opção. (principalmente se você estiver iniciando no ramo) Então a questão não é ser original ou saber. É simplesmente o publico
Acho q vc assistiu o vídeo com o monitor desligado e no mudo kkkkkkk foi Justamente oq ele falou, "Até onde sua criação é original e não infringe o direito de alguém"
Vai continuar como sempre foi quem é rico não permite e quem é pobre não consegue proibir e se o rico quiser proíbe até quem inventou e produzir , tudo sempre protegido pelo estado.
Me apaixonei pelo modelo do F-14 da GAMBODY! Entrei no site deles para comprar os arquivos e descobri que o site não funciona no Brasil. Enviei um email explicando a situação e o quanto eu gostaria de adquirir o modelo em questão... a resposta deles: Não atendemos no Brasil!
Paciência né... segue a vida e eu já "baixei", imprimi e vendi umas 15 unidades!
A questão principal é que se as empresas facilitassem o licenciamento para pequenos negócios além deles ganharem mais dinheiro facilitaria a negociação. Eu mesmo busquei uma vez licença para camisetas de personagens famosos, a burocracia fez desistir do negócio. Então ao mesmo tempo impedem de comercializar algo que o fã quer, e quando vc busca licenciamento te impedem, exigem uma produção gigantesca, todas as artes precisam de aprovação .... entre outros que inviabilizam quem está iniciando
Aqui existe mais um que buscou licença oficial para produção de camisetas e desistiu da serigrafia.
Até não pode competir o mercado, complicado demais. Por isso, nunca vai existir o carro voador...
Engraçado é modelador sem licença reclamar que nós imprimimos coisas sem autorização. 😂😂
É bem complicado, imagine só, se quem criou o primeiro designe de um carro com 4 rodas e 2 portas, e patenteasse ele, ninguém poderia criar modelos de carros de marcas diferentes, pq iria tomar processo, e da pra exemplificar isso para tudo.
É ridículo dessas empresas causar isso.
A maioria das pessoas que compra uma réplica não tem dinheiro pra comprar um original e se tivesse não compraria por tanta exploração sob os fãs.
Fãs fazendo para fãs só aumenta a visibilidade de seus produtos originais.
Comprei a impressora, comprei o filamento, aprendi a modelar. O resto é resto, lembrando que só faço impressões para consumo próprio.
Muito bom vídeo! Eu criei e até patenteei como Modelo de Utilidade um organizador para carteiras escolares e estou bem hesitante em comercializar nos sites de arquivos e levar prejuízo. Ainda mais pq o INPI aparentemente só protege os direitos em território nacional. Se vem um chinês esperto e gosta da ideia, ferrou pra mim. Baita dilema!
Tente pesquisar se um determinado item tem patente ou proteção autoral. Só se faz isso através de "escritórios especializados" algo inviável para o cidadão comum. O ta de direitos autorais tem que começar por aí: faciltar a consulta e analise de eventuais proteções autorais sobre um tema, lembrando que isso não está limitado a podutos , músicas, filmes, livros mas também a processos de fabricação (inteiros ou partes).
Lembra muito declarar imposto de renda. Só descobre se errou quando dá um problema
Muito esclarecedor!
Quem perde é sempre o lado mais fraco! Simples assim. 😢 as grandes empresas estão vendo o potencial monetário 💰💰💰 que está deixando passar e... vem processo. No caso dos artesãos acontece o mesmo...
Quando ouço a palavra regulamentação já fico arrepiado, porque quando começa essa conversa sempre acaba mau.
Excelente vídeo! Ultra relevante!
não me espanta que a Disney fez isso... não só ela, mais a gigantes, quando eles fazem, ta tudo bem, agora quando fazem com eles eles ficam magoados, tadinhos.
Que raiva que dá isso! Affffff
Acredito que comercializar em quantidade industrial aquilo que tem direito autoral já é sacanagem com o autor. Mas fazer uma fanarte e imprimir ou vender uma fanarte para alguém é inofensivo. Já imaginou desenhar um personagem famoso num papel e ser processado por isso. Seria algo próximo disso.
O engraçado é o cara disponibilizar para baixar em uma plataforma grátis em várias, e depois ele processa alguém porque vendeu.... Isso é complicado pois se não queria venda não fornecia de graça.
Mais se for algo de direito e patético por grandes empresa aí vem o problema maior, pois quem vai vender são pessoas e empresas pequena mesmo vc comprando o modelo o de quem tem o direito não chega o dinheiro deles. Segundo as leis brasileiras se vc modificar uma porcentagem o direito não vale mais como a cabeça do storm Trooper com uma caveira na metade perante nossa lei já não qualifica cópia.
Talvez facilitar o acesso a consultar para saber se algo esta protegido, e também colocar um prazo mais baixo para que possa ser livre a comercialização de itens, como o capacete usado como exemplo no vídeo é algo usado a muitos e muitos anos é algo que sem dividas já poderia esta em domínio publico
Um grande problema tbm é o preço, eu tava vendo uma miniatura de rpg pra dar de presento pra um amigo e o negócio tava 25 conto, achei relativamente barato, mas quando fui ver o conjunto... dava quase 500...
boa tarde
eu ganhei uma impressora e nao veio o programa para ela e nao acho nenhum programa para ela
vc sabe qual programa para impressora kalent c60 mono quero ver se funciona para eu começar desde ja agradeço
Boa noite, sempre acompanho seus vídeos quero ingressar na impressão 3D, como faço para conversar com vc Murilo
Vai continuar como sempre foi quem é rico não permite e quem é pobre não consegue proibir e se o rico quiser proíbe até quem inventou e produzir , tudo sempre protegido pelo estado.
Fico com dúvida na parte de utilitários. Para coisas mais "criativas" acho mais tranquilo enchergar direito autoral e tudo mais.
Agora um suporte de celular por exemplo, ou uma capinha de celular... Se tiver problema dentro disso vai ter empresa a rodo falindo kkk
Eu sempre baixo alguns arquivos... Mas só mesmo pra diversão e curiosidade, aprendizado e tals...
Na medida do possível eu tenho conseguido desenhar e modelar os produtos q tenho impresso na 3d.
Boa noite Murilo, entao se por exemplo eu compro um stl no cults do Deadpool e imprimo e vendo na shope ou mercado livre terei problemas ?mesmo comprando o stl de quem modelou ?
Claro que você pode pagar, o personagem não te pertence, você comprou o arquivo de uma pessoa que fez o trabalho baseado em outro trabalho, no caso o personagem. Para criar um personagem e o fazer ser interessante e conhecido é investido muito tempo e dinheiro.
Com toda a certeza. Comercialização de algo protegido por direitos autorais sem licensa.. é pirataria, portanto um crime. Um saco, pq quem lucra são as grandes empresas. O "sorteado" paga o pato pra servir de exemplo.
@@soniamarab mas são as grande empresas que investem na criação dos personagens, então é direito delas reivindicar pelas criações.
Impressão não planar foi patentiada a alguns anos, e obviamente atrasou essa evolução que vinha acontecendo consistentemente na comunidade...
A minha opinião é,, se quer proteção não deixa exposto para que possamos usar ,,assim como a música,,direitos autorais da msm ,n deixa para fazer download ,,simples assim se tá exposto então vamos usar
Não vou esperar meu filho ficar com fome... Eu imprimo pra um e pra outro, não tenho condições de fazer criações em massa, e nem interesse nisso... Sobrevivo com isso pra pagar o café, almoço, e janta... E se tomar multa, não pagarei, pois não tenho... E assim, vou sobrevivendo.
Direito autoral é falácia, ninguém tem como ter direito a nada que não é um recurso escasso.
Em 2027 Star Wars faz 50 anos, vai para domínio público, correto?
Obras brasileiras, 70 anos. Obras americanas, 95.
não to tendo dinheiro nem pra compra filamento, imagina pagar multa :/
Kkkk. Tamo junto!
Deus te abençoe , vai passar amigo
A lei de direitos autorais é burra e bagunçada. Cada pessoa deveria ter o direito de pagar uma licença para uso não comercial. O problema é que os donos da propriedade intelectual não querem ceder licenças, querem usar a falta de licença para proibir as pessoas de imprimirem seus próprios desenhos ou modelos 3d. A concessão de licenças para uso não comercial deveria ser obrigatória e constante nas leis de cada país/região.
Todos sabem o fim dessa história: monopólio nas mãos de uns poucos.
Ideias não são escassas.
Tudo que existe é inspirado em algo e em alguma coisa, nada é criado do vazio.
Leis de direitos autorais tentam "proteger" algo que não é escasso e nem limitado por meio do uso de violencia.
Sua ideia não tem o "direito" de invadir a propriedade de outras pessoas e usar violencia para tentar manter o "monopolio" da sua ideia.
Temos aqui um libertário
Concordo com o ponto de vista, tudo nasce de inspiração em algo como o Murilo afirma é uma discussão árdua e complicada.
Porém temos que observar que o criador precisa de reconhecimento, uma forma que para mim faz mais sentido e que o criador venda seu modelo com direitos comerciais.
Já na questão das copias do modelos, por mais que me eu não goste da ideia isso deve ser proibido, quando o modelo for descaradamente igual pois realmente ira prejudicar quem criou ou quem comercializa de forma correta.
Já para consumo proprio ou presentes isso deve ser algo normal desde de que o modelo tenha os direitos comerciais.
O negócio é pegar a ideia desses mal amados e mudar uma vírgula , já não é mais a mesma coisa em teoria
Provavelmente fechem o cerco contra quem distribui os arquivos.
Pode muito bem ser o início de uma rede "pirata" para distribuir estes modelos proibidos, como era com as músicas e filmes no passado.
A vdd é que isso nunca chegará em um consenso
Muito simples se o cara não compra de você, ele não é seu cliente, se fosse assim BMW não teria cliente, pois o cara pode comprar qualquer carro mais baratinho.
Qual a diferença entre eu imprimir um Mickey em 3D ou eu desenhar ele a mão num papel pra colocar num quadro em casa?
Pode demorar, mas todo monopólio vai se despedaçar
Sou a favor dos direitos autorais.
Da até pra vender DVD do jack sparrow sem riscos... O problema é quando a casa cai kkkkkkk mas se quiser fazer ai, sem problemas.
Cara, a própria impressora 3D não era pra EXISTIR na casa dos meros mortais... Se não me engano a própria BambuLAB ta sofrendo processo nesse momento.
Valeu pelo comentário! A gente vive um momento incrível com o avanço da tecnologia. Abraço! 😄👍
Regulação eh importante
Quero só ver alguém olhar as datas dos meus projetos no computador e dizer que foram manipuladas
eu acho que criar algo novo é bom mas nada se cria tudo se copia hj em dia isso pode meio que inpedir a evolução tecnologica e desenvolvimento de tecnicas novas pq se eu crio algo muito foda mas ainda pode ser melhorada se ninguem fuçar e testar coisas novas em cima fica limitado a só aquilo foi assim com o avião se a galera não pegasse pra eles mesmos re inventarem o avião ainda seria uma porcaria de ceda e banbo com uma bicicleta no meio
Eu queria mandar imprimir Aquele acty Figure do Mickey e Walt Disney juntos no banco já não quero mais não tô afim de pagar multa😅😂😂😂
Não posso comprar um modelo, exemplar um personagem do lol e colocar pra vender no mercado livre/ shopee??
Na prática não, mas como ele disse. Você não vai chamar atenção se não tiver vendendo milhares de exemplares e sendo um concorrente direto.
Dahora que a galera que esculpe a mão tá suave...
No final, quem ganha é o burocrata estatal e advogado, que vão ganhar dinheiro nas costas das duas partes...
Licenciamento, taxas, impostos, tudo coisas inúteis para atrapalhar o ser humano de desenvolver.
Não só na era digital, a humanidade sempre avançou muito mais, quando não havia os "direitos autorais", veja a aviação, se o Santos Dumont tivesse brigado e mantido a patente, estaríamos nesse nível de tecnologia? Nem os sistemas operacionais existiriam, se os detentores originais, tivessem derrubado a criação de "réplicas" deles... ou seja réplica não é original.
CCopiar não é roubar
O roubo tira sem somar
Copia trás um algo a mais
O que era um serão dois
Copiar não é roubar
Se eu copio você ainda tem
Cada qual fica com um
Ninguém ficará sem nenhum
Se eu tomo seu brinquedo
Você vai chupar o dedo
Mas se eu copio, ao contrário
É extraordinário
Multiplicando assim
Um pra você e um pra mim
Somar ideias, nada mal
Sim, copiar é legal
Não existe direito intelectual... Essa é a maior maluquice da humanidade....
Copiar não deveria nem estar em pauta.
Nessa linha de pensamento, fazer uma TV OLED deveria ser proibido, porque é uma cópia de uma TV LED e a TV LED devia ser proibida por ser uma cópia de uma TV Plasma e assim por diante.
Qualquer Smartphone deviria pagar Royalties para a Apple, porque eles praticamente criaram a ideia de smartphone.
Esse é o tipo de pensamento mais idiota que existe.
Se eu pegar um design de uma cadeira famosa e alterar para meu uso, isso nem deveria entrar em discussão.
A discussão real ocorre quando alguém modela um personagem protegido como Hulk ou algo que o valha. O direito sobre o personagem é da Marvel, portanto, deveriam ser pagos royalties sobre o lucro das peças, mesmo que modeladas por qualquer pessoa fora da Marvel/Disney, porque isso requer um contrato de permissão (caso que ocorre com a Iron Studios, por exemplo).
Não concordo, minha opinião.
Sério,como vão me pagar ou meus amigos,meu serviço
Lei não resolve nada, papelzinho rabiscado e geram muito custo e acabam com a inovação
Time de futebol encrenca com o minimo, então não recomendo nada de time.
Assim como a internet livre esta morrendo a liberdade de arte também, ontem proibiram o X no Brasil, estamos indo para uma geração de autoritarismo|!
Ah, vai pra pqp, só tiraram UMA rede social, tóxica e desnecessária (já vai tarde), tem muitas outras por aí pras pessoas bostejarem a vontade, inclusive aqui no RUclips
No Brasil a pirataria reina kkkkkk 😂 🤣
Simples, sejam originais, aprendam a modelar sólidos e deixem-se de copiar peças feitas. Estudem!!!
Mas ai é que está. Vão querer comprar tua peça/coleção que você inventou ou vão querer comprar homem de ferro, hello kitty etc? certamente a segunda opção. (principalmente se você estiver iniciando no ramo)
Então a questão não é ser original ou saber. É simplesmente o publico
6:50
Acho q vc assistiu o vídeo com o monitor desligado e no mudo kkkkkkk foi Justamente oq ele falou, "Até onde sua criação é original e não infringe o direito de alguém"
Vai continuar como sempre foi quem é rico não permite e quem é pobre não consegue proibir e se o rico quiser proíbe até quem inventou e produzir , tudo sempre protegido pelo estado.