Acho importante sempre ressaltar que trato de assuntos mais negativos no geral porque são os mais curiosos, mas vale lembrar que não podemos usar comentários xenofobicos generalizando todo um país como péssimo como alguns fazem nos comentários. A Coreia tem seus problemas como qualquer país e apenas estou explicando alguns dele para quem, assim como eu, têm curiosidade sobre a história e cultura do país. Me baseei em artigos científicos maravilhosos sobre o tema que estão linkados na descrição e sugiro a leitura
Eu acho sua iniciativa massa! Ao invés de endeusar a cultura e passado coreano você trás uma realidade que muitos desconhecem com bastante embasamento em fontes confiáveis. Não pare nunca!
Muito legal seus vídeos, é a realidade do país, cada qual tem sua realidade. Lembrando que todo país, em toda parte do mundo, tem seus lados negativos e positivos. Uns tem mais lados sombrios, outros menos. E, lembrando também que, alguns escondem mais os seus lados negativos do que os outros países o fazem.
Dan to adorando esses seus vídeos com temas e curiosidades da Coreia , deixo o vídeo rodando e vou dando andamento dos meus afazeres da casa, ou deixo rolando na tela do carro indo ao trabalho kkkk acaba me distraindo e me dando mais animação para meus afazeres kkk vc é um fofo ❤️
Triste são tantas adolescentes e jovens acharem (baseadas no Dorama) que Koreanos são príncipes encantados e a Coreia é igual TB as séries. Fui casada com Asiático, tenham certeza que é muito diferente do que pintam.
Como o próprio autor disse, todas as sociedades tem os seus problemas. Depende para qual lado você olha. Se você assistir Central do Brasil, vai ver que não estamos muito longe.
Eu nunca vou entender por que as pessoas (no mundo inteiro) se preocupam tanto com laços sanguíneos e é tão egoísta com os outros! Parece que só se importam em "perpetuar linhagem" e não em dar amor e segurança a alguém 💔
@@titamaria6377concordo, meus parentes em sua maioria são tóxicos e falsos, pra que eu me juntar com eles ? Tem família por aí que nem aceita o filho lgbt, tem mãe que é narcisista, pai abusador e por aí vai. Laço sanguíneo não significa isso tudo pra mim.
A natalidade está em queda praticamente no mundo todo. A infertilidade está em alta, tanto que os planos de saúde já incluem o tratamento de fertilidade. Eu conheço muitas mulheres brasileiras e espanholas que não conseguiram engravidar e eu sou uma que estou na luta, simplesmente não consigo, tentei no Brasil e sem sucesso, agora estou tentando um tratamento na espanha.
A cada dia que eu tomo conhecimento de coisas sobre a coreia como país em geral, vejo que o Brasil é o melhor lugar do mundo pra mim, apesar das "nossas deficiências" como estado kkkkkkk juro mesmo, nessas condições se torna muito difícil ser alguém "saudável", é um país que adoece seu povo de um jeito tão bizarro as vezes, misericórdia...
Em questões direitos sociais nós somos muito a frente deles, em questão de tecnologia eles são incríveis, mas em questões sociais pararam na década de 50.
Kkkkk Eu. Antes, eu idealizava o povo coreano como pessoas muito maravilhosas, carinhosas, educadas e tals! O rosto jovial faz com que nós pensarmos que são ótimos seres humanos! Mas na verdade a maioria são mal educados, grossos e rudes.
@@Soobiinchoi Rosto jovial? Só se for nos doramas e KPop (lotados de intervenções clínicas e make up). Boa parte dos Coreanos médios são bem cizudos, mal encarados e, acredite, tem poros.
Eu amo ter nascido no Brasil, vejo certas coisas em outros países e adoro nossa liberdade e nosso senso de ajudar o próximo ( nem todos mas muitos ajudam)
26:32 o que incentiva o abandono de bebes é o fato de que apenas as mães solteiras são penalizadas pela sociedade, e os pais sequer são obrigados a registrar seus filhos e assumir a responsabilidade. Mais uma vez aquela famosa “você teve pq quis”, “abriu as pernas vc quis” e por aí vai.
Fiquei sabendo em algum lugar que nem alimentos os genitores são obrigados a pagar pros filhos. E como são não fosse ruim o suficiente, as mães são marginalizadas e não conseguem emprego... Nos doramas é tudo lindo, mas na vida real, eu quero distância da Coreia
@@isabelnascimento5324tudo é maravilhoso em novela pq tudo é fictício e gravado em lugar bonitinho mas pra quem mora naquele mesmo lugar com uma classe baixa é um inferno
@@isabelnascimento5324 exato, eu vi também no insta de uma mina que é mãe, casada com um coreano e mora na Coreia que lá não existe pensão alimentícia.
Até a Pandemia do COVID, só casados podiam registrar seus filhos, ou seja, as crianças fora do casamento, de mães solteiras não são registradas, até 2019 as crianças só podiam ser registradas no sobrenome do pai e mediante ao nascimento no casamento, óbvio que muitos casais só casavam para registrar a criança, a Lei mudou, hoje a mulher já pode ser inseminada se for solteira, até a inseminação artificial só podia acontecer se fosse em casais casados, porém milhares, eu disse Milhares de crianças aguardam registro na Coréia do Sul, mesmo as crianças de estrangeiras na Coréia do Sul, para as crianças nascidas no exterior só as legítimas, as dentro do casamento podem ser registradas e ganhar cidadania, isto não existe no Brasil desde a década de 1970 (negação de registro por filhos ilegítimos, legalmente um filho é um filho não importa em que condições), hoje a sociedade Sul-Coreana começa a mudar, porém em questões sociais eles estão a décadas atrasados que nós, na Coréia do Sul nem discutir incompetência médica eles discutem, violência obstetra não é discutido, Setembro Amarelo também não, Outubro rosa também não, nada disto é pautas lá, mas deviam, um país com milhares de mortes por suicídio, por feminicido, mulheres que nunca querem casar ou ter filhos para medo de maustratos, o feminicido é algo real na sociedade Coreana, tanto no Norte quanto no Sul, mas como só no Sul podemos ter conhecimento, na Coréia do Sul não existe Lei Maria da Penha, a Nora é a empregadinha da Família, a escrava do Lar, muitas mulheres abandonam o casamento por isto, na sociedade Coreana é normalizado, porque há mil anos a nora é a escrava do Lar, então eles acham que tá tudo bem, na prática é só mais uma forma de abuso e escravidão.
Algumas mulheres de conforto sul-coreanas que conseguiram retornar para a Coreia depois da Segunda Guerra sofreram uma estigmatização social enorme por conta do confucionismo e a valorização da virgindade feminina difundidos na sociedade coreana. Isso quando o país INTEIRO havia sofrido o trauma coletivo da ocupação japonesa.
@@isabellafrancine2729 Como o Dan falou, o confucionismo é uma espécie de filosofia de valores patriarcais e conservadores. As mulheres de conforto não foram só negligenciadas pela sociedade coreana por conta da valorização dessa filosofia mas pelo próprio governo coreano em si, que sempre se mostrou muito desinteressado em recompensar essas mulheres de alguma forma.
Toda vez que penso nessas mulheres sinto uma dor imensa, elas viveram o pior inferno que consigo imaginar e mesmo assim sofreram preconceito de seu próprio povo depois, é inexplicável o tanto que elas sofreram :(
No Brasil de dois séculos atrás havia a “roda da Santa Casa”onde os bebês eram deixados para serem adotados. Funcionava da mesma forma que as caixas coreanas. O pai de minha avó paterna foi um desses bebês, sendo adotado por um médico da própria Santa Casa.
Acho que esse pastor, teve uma belíssima atitude em colocar aquela caixa pra poder proteger as crianças em dias de frio e aconselhar as mães que às vezes não ninguém pra apoiar.
É um inferno ser adotado na Coreia, é um inferno estar fora dos padrões de beleza, é um inferno ter doenças psicológicas, é um inferno ser PCD, é um inferno ser mulher, é um inferno ser mãe solteira, é um inferno a exploração dos idols de KPOP, é um inferno os direitos trabalhistas, é um inferno ser estrangeiro, aparentemente a Coreia é um inferno em si. E não, não estou dizendo que aqui no Brasil as coisas são maravilhosas, por que não são, mas em questão de direitos sociais nós estamos muito mais a frente deles e isso é um fato.
Não à toa, os coreanos mais jovens chamam a própria nação de "Hell Korea". Eh triste. Cada país com suas problemáticas, mas eu não trocaria o Brasil pela Coreia JAMAIS. Só de ter SUS, apesar dos defeitos, e de saber que eu posso sair vestida que nem um mulambo sem ser julgada, ou que não vão pedir um currículo com foto e querer investigar o passado de até a 4 geração da minha ascendência, me sinto grata por ser brasileira.
Se você reparar não existe pais perfeito, todos tem seus problemas. Quando não é insegurança, é pobreza, quando não é pobreza, é preconceito/xenofobia/falta de direitos humanos, quando não é isso, é calor ou frio extremo (ou as pessoas são muito frias).🤡
Os doramas apresentam uma parcela do que acontece no país, é importante as pessoas que assistam (inclusive eu) não romantize o que acontece lá, principalmente sendo estrangeiro (a). Apenas uma pequena observação, os *babies boxes* na realidade é uma invenção do século passado, foi criado pelos conventos e mosteiros na Europa, e já tivemos aqui também. Estas caixas foram criadas para proteger as crianças do frio, animais e pessoas mal-intencionadas, quando eram deixadas no local. Obs 2: seu canal é muito bom, desejo sucesso.
Recomendo o documentário "Twinsters" sobre uma menina coreana adotada que mora nos EUA que acha outra na França igualzinha a ela, por acidente. Como os registros de adoção eram super mal-feitos, não havia referência nenhuma a uma irmã. O processo todo é mostrado "em tempo real", vc vai acompanhando os encontros delas... é muito interessante.
Mesmo que o sistema de adoção tenha sido legalizado, ainda falta a parte de investigar sobre a conduta dos pais adotivos e aplicar um monitoramento para não haver mais casos como o dessa moça ou até piores que o dela.
Eles só queriam varrr a sujeira para debaixo do tapete só que o tapete virou a montanhas sala então eles acharam que “ jogar o lixo fora” os livrariam dos problemas. Triste porém conservador é assim fingem que os problemas não existem e punem não os que causam os problemas mas as vítimas.
Adorei o "disclaimer" para o povo viciado em tiktok. Rs. É um aplicativo que parece inofensivo, mas se tornou em um problema sério para geração atual. Muitos jovens não conseguem se concentrar em nada que exija mais de um minuto. Alguns países até já proibiram o tik tok.
eu sou filha adotiva e sei o quanto isso pode mudar o destino de alguém,sinto muito pelas crianças/bebês coreano(a)s que infelizmente tem que passar por isso 😢
Infelizmente isso é realidade em vários países asiáticos; sou casada com japonês e quando conheci ele informei que provavelmente não poderia ter filhos natural pois tive múltiplas cirurgias abdominais por causa do câncer. E sempre lutei com regência. A mãe dele e família não aceitou a ideia de uma adoção não só pq a criança não seria parecida com a gente (o que achou um absurdo, mas principalmente pq não teria o mesmo sangue (mais absurdo ainda), nunca tive o tempo livre de câncer exigido por lei (5anos) e acabei arriscando uma gestação em autissimo risco, me tornei mãe, mas realmente eu queria ter adotado também... Isso gerou muitas brigas e mágoa em meu casamento pois me senti enganada pelo meu marido. Quando minha filha nasceu mesmo se do do mesmo sangue foi receitada do mesmo jeito por ser mestiça muito parecida com européia... Decidi cortar laços com os familiares dele (todos) sai de Sampa (com minha filha ainda com meses) e vivo hoje (10 anos depoiss) no Paraná sem contato com a família dele e minha filha segura e feliz sem mais tratos
@@francy.itokazo nossa parabéns pela força amiga,e pela sua história..sinto muito mas que bom que está tudo bem agora com você e sua filha..adotar e um ato de amor,filhos são aqueles que a gente ama e cuida não necessariamente precisa ser de sangue..eu pretendo tanto pela minha história de vida como pq eu admiro muito esse ato ❤️
Mas nós Doramas também mostram a violência nas famílias ,os bullying nos colégios,os assédios nas mulheres principalmente nas que trabalham fora é um país podre
Sabe qual o problema? Falam mal dos coreanos, chineses, turcos, árabes, europeus escandinavos... Aí eu me pergunto: é pras brasileiras se relacionarem com quem?
Eu acho que a criação da caixa boa, afinal, se uma pessoa quer abandonar não importa se tem caixa ou não! Essas caixas viram uma segurança para os bebês não ficarem nas ruas no inverno ou perto de alguma sujeira.
Nos Estados Unidos, cada órfão custa 100 mil dólares, da Coréia do Sul e China é mais caro, é muito procurado. Na verdade muitas crianças eram e ainda são adotadas na Coréia do Sul, porém na base de fraudes, tudo porquê o órfão não fica no registro familiar de ninguém, ao adotar a criança não fica no registro familiar isto porque na Lei esta não é filho, o Brasil também tem registro familiar, todos os países têm, é assim que o governo sabe de quem você é filho (só que aqui no Brasil é no registro da família da mãe e do pai e o filho fica no registro de genitor, seja sanguíneo ou não, independente de sexualidade ou gênero) é assim que o governo sabe se o casamento é incestoso (no Brasil incesto não é crime, porém não se pode se casar no civil num relacionamento incestoso) ou legalizado, porém em 1970 teve uma Lei de igualdade dos filhos que dava direito a todos os filhos iguais, se eles fossem legítimos, bastardos, incestosos, poliafetivos, adotados, todos iguais, todos herdeiros e no registro familiar, a monoparentalidade levou mais tempo, teve uma época que o homem só podia registrar os filhos da esposa e não da amante, então se você nasceu antes de 70 talvez as Leis de sucessão sejam diferentes para você. Contudo, na Coréia do Sul até recentemente uma criança só podia ser registrada na Coréia do Sul se fosse dentro de um casamento, isto é claro leva muitos homens a se casarem só por obrigação e não para levar a sério o casamento, então isto aumenta a taxa de divórcio Sul-coreana, até mesmo para bebês de estrangeiras ou no estrangeiros era assim, a Lei mudou durante a Pandemia do COVID, mas o estribão, o oficial de justiça que registra a criança, pode não saber ou fingir que não sabe e não registra a criança, por causa disto milhares de crianças de estrangeiras nascidos na Coréia do Sul aguardam a boa vontade do governo de registra seus filhos, criança que deviam estar em escolas e que ainda não tem nem certidão de nascimento só porque sua mãe é solteira. A monoparentalidade é outro assunto complexo, no Brasil um homem pode ser pai solteiro, monoparental, ter a criança registrada só em seu nome, mas na Coréia do Sul não, é ainda comum que familiares roubem a criança e dêem para a adoção, muitos mulheres mães solteiras, pais solteiros, pais viuvos, crianças bastardas ou monoparentais são vítimas de raptos para serem postas no sistema. A Leis Sul-Coreanas são muito lerdas quando comparadas ao Brasil, coisas que nós evoluímos na década de 1970, a Coréia do Sul começou agora a mudar, Socialmente a Coréia é 1 século atrasada em comparação com o Brasil, até recentemente a guarda da criança ficava com quem tinha mais renda, hoje outros fatores são levados em conta, até recentemente a criança não herdava o sobrenome da mãe, coisas que no início dos anos 2000, no início do milênio nos estávamos discutindo, como abuso físicos dos pais, espancar crianças, a Coréia do Sul não resolveu até hoje, muitos pais espancam seus filhos e não são punidos por isto, no Brasil é contra a Lei, entra como abuso físico, abuso psicológico e emocional hoje são debatidos no Brasil, na Coréia se você reclamar de abuso psicológico ou emocional você é sensível de mais, se você reclamar das surras ninguém te ouve, então a Coréia do Sul dinheiro, tem tecnologia, tem Estudo, mas o desenvolvimento parou aí, o social, legal, afetivo, saúde, são coisas que começam só agora a ser debatidos numa sociedade que existe a pelo menos 1 milênio, bem diferente do Brasil.
Lembrei de um caso de um idol, que falou que era grato pelos pais adotivos, por sua educação e tal, na época que vi, achei fofo, mas vendo esse vídeo e alguns dramas (sou nova nesse universo, e bem... Tô gostando) me pergunto se ele disse isso por uma obrigação ou não, pois a gente sabe que a Coreia do Sul, usa o mesmo filtro (ou tenta né ¯\_(ツ)_/¯) do Japão no quesito de imagem internacional. EDIT: Tô adorando os novos vídeos e a forma como são feito, inclusive assisti o vídeo do culto lá, com a minha mãe e ela gostou do vídeo.
Imagina o tanto que não teve de tráfico nessas crianças "exportadas"? 😢 Como podem não ligar pro destino dessas crianças? Aqui demora, mas evoluímos muito nesssa questão. Conheci gente que queria "adotar a brasileira" e graças ao sistemas não conseguiram.
É real, tem a história de um Rei q estava expandindo território e fez as duas filhas biológicas casarem com o inimigo e depois as mesmas se livraram deles ou morriam na guerra e elas tomavam o trono e se aliaram ao pai
Eu citando The Penthouse em toda a oportunidade possível, meu drama favorito haha. Espero que estejam gostando desses novos vídeos do canal que não sejam apenas sobre K-POP, já são 6 anos aqui no youtube então senti a necessidade de expandir o repertório. 📧 Passou por alguma experiência legal, traumática ou bastante curiosa com alguém ou em algum país do leste/sudeste asiático? Conta pra mim no nosso email oficial de relatos, podemos espalhar sua história e até mesmo gravar uma entrevista (e se quiser pode ser no anonimato): relatoskdan@gmail.com
Eu estou amando porque vemos muitas meninas por aí dizendo agora queremos asiáticos lindos, mas nem tudo é como nos Doramas, eu tô amando vc retratar a realidade, me faz perceber o quanto meu país é bom e acolhedor. Ele tem seus defeitos, mas creio que esse tipo de conteúdo pode trazer uma sementinha de conscientização. Obrigada Dan pelo lindo trabalho.🥰
Tem um documentario chamado twinsters que conta história de irmãs gêmeas da Coreia do Sul que foram adotadas por estrangeiros, uma foi pro EUA e outra pra Europa e elas se encontram depois de anos! Parece coisa de filme, mas é real! Sigo elas no Instagram até hoje kkkkkk um ótimo documentário!
Eu to amando essa fase do canal!!! Vejo todos os vídeos, kkkkk N comento pq estou fazendo faculdade ent né, correria sksksksk Vejo nos horários mais tranquilos do dia
Eu vi um documentario sobre as baby boxes e elas não são só pra deixar o bebê lá, eles tentam conversar com a mãe, ver se é aquilo mesmo que ela quer e algumas até desistem de deixar pra adoção pra criar os filhos. A mãe que chega nesse estado tá muito desesperada e sem saber o que fazer, então não tem como julgar 😢
"baby box" é um termo atual. Em história da pedagogia (fiz faculdade de pedagogia) a gente estuda sobre algo chamado "roda dos expostos". Que foi o que basicamente criou os orfanatos, que se tornaram os precursores das creches. Roda dos expostos foi algo MUITO utilizado entre o século XV e XVII. Inclusive aqui no Brasil, que a desativação da ultima ocorreu em salvador, a uns 40 anos só. (se eu não to enganada, tem tempo que vi sobre)
Transtornada aqui com a questão do tráfico de crianças. E o pior que isso não é uma situação isolada, e não acontece só na Coreia. Muito triste mesmo. Obrigada Dan pelo vídeo, foi muito informativo.
@@pedro34543 O conservadorismo, com sua ênfase na tradição e resistência a mudanças sociais significativas, é um obstáculo para os avanços sociais e a melhoria da qualidade de vida das populações marginalizadas, como negros, mulheres e pessoas LGBTQ+. O conservadorismo se opõe a mudanças progressistas que são essenciais para a igualdade e o avanço social. Por exemplo, em questões de direitos civis, os conservadores tendem a defender estruturas sociais estabelecidas, relutando em reconhecer e abordar o impacto negativo das desigualdades históricas (machismo, misoginia, racismo, LGBTFOBIA) . Isso inclui resistência a políticas afirmativas destinadas a reduzir disparidades raciais, de gênero e de orientação sexual, bem como a oposição a medidas como casamento igualitário, direitos reprodutivos e outras causas que promovem a equidade. O conservadorismo favorece um entendimento tradicional e rígido de papéis de gênero, o que limita as oportunidades para as mulheres. Isso se manifesta em oposição a políticas que promovem a igualdade salarial, proteção contra assédio e discriminação no local de trabalho e acesso a cuidados de saúde reprodutiva. Além disso, o conservadorismo resiste a políticas que buscam combater a discriminação e a violência contra minorias raciais e grupos LGBTQ+. Essa resistência pode impedir a implementação de leis e programas que visam proteger essas populações vulneráveis e criar um ambiente mais inclusivo. Em face de desafios atuais, como a crise climática e a evolução das dinâmicas sociais, a rigidez do conservadorismo pode impedir a adoção de novas práticas e políticas necessárias para enfrentar esses desafios. Ao proteger os interesses dos privilegiados, o conservadorismo dificulta a diminuição das desigualdades. Isso resulta em disparidades de acesso a recursos, educação, oportunidades de trabalho e saúde. Aqueles que não se opõem ao conservadorismo mantêm posições privilegiadas que são sustentadas pela opressão histórica dos grupos marginalizados. Ou seja, tende a salvaguardar os interesses dos que estão no poder, muitas vezes em detrimento dos direitos e oportunidades dos grupos historicamente oprimidos. Aqueles que se beneficiam dessas estruturas resistem a mudanças que desafiam seu status quo, pois assim mantem as desigualdades e vantagens que foram construídas sobre a marginalização e a privação de direitos de outros grupos na sociedade. Então sim, o conservadorismo é algo ruim.
@@pedro34543 Talvez você desconheça que a discriminação com base na orientação sexual é considerada crime no Brasil. Seu comentário só perpetua uma mentalidade prejudicial e alimenta a desinformação. Em vez de propagar esse tipo de pensamento arcaico, talvez fosse mais construtivo entender e respeitar a diversidade cultural, social e sexual em todo o mundo. Seria ótimo se piadas pudessem ser baseadas em empatia e compreensão, não na disseminação de estereótipos que perpetuam a marginalização e a violência. Mas o que esperar de um anônimo na internet?
A Coreia é um país como todos, tem seus problemas e suas qualidades, porem eles tantam incubrir criando polêmicas que giram em torno dos idols e atores famosos. Eles mostram para gente(não coreanos) um lugar seguro e bonito para morar, agora podemos ver que nem tudo é um mar de rosas.
Roteiro perfeito! Trabalho impecável e adoro o Dan advogado kkkkk não sabia dessas informações! Fiquei muito chocada, querendo ou não é grande parte pelo machismo bizarro da Coreia
Achei esse vídeo incrível! Abre nossa mente quando comparamos nossas leis e costumes. Mas... A Coreia me assusta um pouco. Principalmente pelas crianças de lá, a impressão que dá é que são desprotegidas.😢
Nossa Dan, você se superou com esse vídeo. Coloquei pra assistir enquanto tava arrumando meu quarto e agora to sentada na cama chorando com a parte do documentário 😭
Eu comecei a perceber esse problema quando tava vendo o drama House Of Bluebird (pequeno spoiler) em q a protagonista é adotada, mas não sabe, então a mãe adotiva faz de tudo para ninguém nunca saber, nem a própria menina, pq ela acredita q a menina vai ser rejeitada até pela avó (q é super próxima da personagem). E pra piorar, o pai biológico da protagonista é um ricaço q já tem a própria família (então ela é bastarda tbm).
Tenho muita vontade de adotar, mas também tenho de morar e é por essa razão que trabalho numa multinacional e fico monitorando as oportunidades de emprego. Penso que se for morar fora, adotar uma criança brasileira mesmo eu sendo brasileira será difícil, então penso muito em adotar uma criança sul-coreana, por também já saber dessas questões. Tanto crianças chinesas quanto coreanas têm essa questão.
As pessoas que não conheciam a cultura coreana, principalmente os adolescentes , acreditam que os coreanos são iguais aos doramas! Ja assisto dorama a mais de 8 anos e sei que 80% do conteúdo deles é criação dos roteiristas!😂
Vídeo super necessário, Dan! Sempre tive curiosidade do porquê que a adoção era vista com tal negatividade na Coréia, obrigada por explicar com tanta clareza! E espero que esse projeto contando experiências de outras pessoas na Ásia dê certo, pois estou curiosa pra ver!!!!! Você é um ótimo profissional 💗
Cada lugar tem sua cultura e deve ser respeitada. Mas há algumas questões que são universais, como o cuidado com as crianças. Os abrigos deveriam ser melhor cuidados e os direitos das crianças preservados. O homem deve ser tão responsável quanto a mulher, arcar com os cuidados da criança. Isso não é para o pai e para mãe, mas, sim, para a pequena vida que não consegue se defender. Para isso, não importa a cultura. Crianças devem ser protegidas!
Por essas e outras que, mesmo com todos os defeitos da nossa sociedade, eu jamais trocaria o nosso jeito, os costumes daqui do Brasil, por país nenhum do mundo.
A sociedade brasileira não é perfeita mas a coreana, tem cheiro de radioatividade, qual o sentido de adotar alguém pra humilhar??? Quem tem culpa de ser abandonado pelos pais? Quem tem culpa das mazelas da vida?? Eu gosto de kpop da cultura em si mas não é um lugar que eu gostaria de gasta meu dinheiro, não tenho vontade de visitar 😢 Que triste imagina o tanto de crianças que passaram por isso, abuso sexual, psicológico e varios outros tipos de abusos 💔
ja ouvi muita gente reclamar da enorme burocracia que é adotar uma pessoa, especialmente no Brasil, mas é pra que casos como esse não aconteçam :( precisamos mesmo assegurar que as crianças estão aptas para a adoção e que os novos pais estão aptos para recebeê-las
Eu gostei dessa sua ideia das pessoas falarem suas experiências, vai dar certo, estarei esperando por vídeo 🙌🤗 Eu gosto muito dos doramas e eu também tinha essa curiosidade do porque fazia isso com os órfãos. Muitíssimo obrigado pelo vídeo 🤗
E pensar que qualquer um que pise aqui, o Brasil abraça como uma mãe. Você pode ter sua saúde de graça, sua casa de graça, você vai fazer amigos se for lá falar com seus vizinhos, e provavelmente vai encontrar um trabalho mesmo que não seja o mais incrível do mundo. Quando eu penso sobre nosso país, mesmo com tantos problemas, vejo como no fundo o brasileiro é só coração e isso me enche de orgulho. Ao dono do canal, parabéns!!! Seus vídeos estão incríveis! Obrigada por pesquisar estas coisas e ter o trabalho de editar e explicar tudo! Muito bom! 👏🏻👏🏻
O plot principal de "The Real Has come" é basicamente isso aí. Por ser uma novela tudo dá certo no final mas ainda assim é abordado o tempo inteiro a ideia de pais solteiros, filhos adotivos, etc. E é desse ano essa novela coreana.
Quanto mais eu conheço essa sociedade, mais decepcionada eu fico. Oh gente sem temor a Deus. Sem amor, sem compaixão. Nossa, é deprimente saber essas coisas.😰😰
Ainda me assombra o caso daquela menininha com pouco mais de 1 ano que foi adotada por uma família já com 1 filha e ela morreu por maus tratos, tortura, filmados inúmeras vezes no própria mãe adotiva. A creche denunciou os maus tratos diversas vezes, mas nada foi feito... Choro sempre que isso passa na minha cabeça. Comoção geral do mundo por causa dessa garotinha.
Vídeos como esse são bons pra trazer os mais impressionaveis para a vida real. A vida real não é como nos doramas....lá eles têm problemas e questões a serem vencidas assim como toda nação....
Dan, Já que está indo por essa linha com o vídeo de adoção na Coreia vc podia fazer um vídeo sobre a natalidade na Coreia também, explicar pq é a mais baixa do mundo é tals
Aqui tbm tem gente preconceito com pessoas adotadas, mas não tanto como na Coréia do Sul. Acho que a cada ano que passa esse preconceito vem diminuindo
Vdd, há muita pessoa assim aqui tbm. Uma mulher que eu conheço disse que nunca criaria um filho que não fosse dela (no caso adotada). Tem três, correu risco de vida na 3ª, porque ela e o marido é um idiota que não se protegem. Elavive uma vida bem humilde, o esposo não é muito participativo e quer fazer julgamentos sobre quem cria um filho afetivo.
@@Nah-mi7zosim, ainda tem pessoas com esses pensamentos do século 19. Claro, nem todo mundo tem perfil pra adotar, mas não justifica o preconceito contra adotados e adotantes. Qual é o problema em dar amor e educação a quem não tem família ou foi abandonado, pra mim é um dos maiores atos de amor, criar uma pessoa que nem tem seu sangue.
Eu assisto muito douramas, e fico impressionada com a cultura deles... os filmes que tem como tema os julgamentos ea polícia, podemos mudar a corrupção geral. As humilhações que os pobres são submetidos, e como pedem desculpas por tudo...
No Brasil, havia as rodas nos conventos. Funcionava como estas caixas. Já viram aqueles locais onde vendem botijão de gás? Você coloca o botijão vazio, gira e o vendedor pega e coloca o botijão cheio. As rodas nos conventos eram iguais. A criança era colocada neste local, girava e as freiras pegavam do outro lado sem ver quem tinha colocado. Era uma local no muro sem visão de dentro ou de fora do muro.
É engraçado como o soft power do kpop ajudou construir uma imagem tao positiva da Coreia. Eu to perplexa com esse tipo de situação. Pior que jsso fere aspectos dos direitos humanos. Assustador. No início do século passado, aqui em POA, tinha a roda do expostos onde as mães abandonavam os filhos para ser cuidados pela Igreja. Dan, to amando os vídeos que explicam sobre a história e cultura da Coreia.
Esse sistema da caixa lembra a Roda dos Expostos ou excluídos, que era um tipo de cilindro onde os bebê eram deixados em hospitais ou orfanato alguns séculos atrás.
Conteúdo muito instrutivo. Eu já tinha visto algo sobre o sistema baby box, semelhante às rodas de "enjeitados" no antigo Brasil. Agora entendi melhor o preconceito contra adotados na Coreia. Vou pesquisar mais sobre o tema. Obrigada. A propósito, tenho um irmão adotivo que recebeu o mesmo direito de herança quanto os outros irmãos e nunca foi considerado menos do que isso: família.
O problema das crianças abandonadas, só vai acabar quando as pessoas pararem de ser mesquinhas e egoístas, pensando nos seus próprios sentimentos e desejos. Na busca desenfreada por prazer e satisfação pessoal, isso aí é o preço cobrado pela luxúria. Ter filhos no casamento, não é símbolo de machismo. É símbolo de planejamento. Duas pessoas que traçaram metas para sua vida, sonharam juntas, não pularam etapas e estão conquistando o que planejaram. Uma criança não é feita por acidente.
3:44 Boa ideia. Trazer pessoas para entrevista. Agora, sobre as sras. q ñ gostam d vídeos longos, achei sua resposta mt gentil. Eu ñ teria, taaanta paciência. Adoro vídeos longos, com bons conteúdos, como os seus!!!
Também tinha curiosidade, mas não pelos doamas e, sim, pelas k-novels. Achava bem estranhho o quanto a questão do filho biológico é valoizada mesmo em hhistóias de fantasia. No final, a maioria das potagonstas descobrem que o pai adotivo é de verdade ou reencontram o pai biológico. Além disso, é comum personagens dizerem sobre a força dos laços sanguíneos, sobre ser filial, que órfãos são sujos, etc. Complicado..,
Parabéns pelo vídeo esclarecedor Dan, é uma triste realidade da Coreia, os governantes precisam criar planos que possam ajudar essas crianças. Sou fã dos kdramas coreanos e já vi essa realidade, é lamentável demais. Fiquei chocada com os fatos que você relatou aqui, quanto ao trabalho que o Pastor desenvolveu, é louvável e com certeza mais humano. 💔😔
Menino, parabéns!!! Muito bom todo esse trabalho que mostra a verdade por trás dos doramas. Acredito que a idéia da protagonista ser adotada é mostrar o quanto a sociedade coreana precisa mudar seu entendimento sobre isso. Estou torcendo por mais videos assim.
Dan, venho aqui elogiar seu trabalho, amo ver documentários sobre sociedades, e esse seu nao esta perdendo pra nenhuma grande produtora. Amei, desde a introdução até as intersecções de kdramas e filmes. ❤ parabéns ❤
Em "Perfect marriage revenge"(a vingança do casamento perfeito) a gente vê a dualidade ali,a gente vê uma escrota narcisista que é a "mãe" adotiva da protagonista e vê também como a sogra dela tratou bem o filho do marido dela,que foi de outra mulher. Esse foi o melhor dorama de 2023. É raro demais um dorama me impressionar depois de Pousando no amor,mas esse é impecável.
Como ativistas por diversas causas na web, admiro muito seu sincero engajamento na crítica construtiva na construção de um mundo melhor, desde tão jovem já tão maduro e consciente. Parabéns por mais um vídeo sério e educativo do público! Sempre dou o devido like e cpt!
To amanda esses videos, faz a gente refletir bastante sobre muitos aspectos. Parabéns Dan, você sempre entrega conteúdos de muita qualidade e responsabilidade! Já quero ver o video sobre as mães solteiras 😊
Foi a primeira vez que assisti ao seu canal. Brilhantissimo. Em Portugal, a "roda dos expostos",teve o seu início por volta de 1498,quando do surgimento das Misericórdias. No Brasil também tal situação existiu. Lamentavelmente, na Coreia ainda é um sistema vigente. Sinceros Parabéns por uma pesquisa sobre um tema tão sensível. Com amizade,Sintra/Portugal
Na minha opinião eu achei a ideia do baby box boa. Porque de qualquer forma os pais vão abandonar as crianças por questões sociais ou financeiras. Então é melhor que os bebês fiquem dentro de uma caixa macia e quentinha que no chão da calçada do orfanato ou da igreja tomando frio ou chuva e em meio a sujeira do chão. Não acho que a caixa motiva o abandono de bebês, acho que se sentirem vontade de abandonar os filhos, os pais vão achar um jeito de fazer isso de qualquer maneira, nem que seja jogando numa caçamba de lixo que nem o Félix de amor a vida, mas vão achar um jeito infelizmente de fazer, até de uma forma bem ruim se for necessário. Então a caixa ela ajuda a manter os bebês seguros, é uma forma que mesmo que sejam abandonados não passem o perigo que as ruas oferecem pois estão seguros.
KDan é entretenimento e cultura.Primeiro canal que fala da história coreana para explicar os fatos.Parabéns Dan,excelente conteúdo!!!Bora conhecer a Coreia a fundo.
A Coreia é um inferno,cada dia que passa tô tomando pavor desse lugar. Não pode ser gordo Não pode ser feio Tem que ter status Não pode ser adotado que é feito de chacota por um bando de Gasparzinho em forma de esqueleto,por isso a taxa de suicídio é altíssima lá muita competição pressão de todos os lados e favoritismo,a vida de idol deve ser um inferno e fora que as famílias exploram os filhos pra dar dinheiro pra eles, são frios e egocêntricos a ponto de ignorar a dor alheia, perseguidores stalkeando os outros, machismo junto com preconceito racial somando com a xenofobia.
provavelmente isso é algo que não vai mudar tão cedo, por os coreanos serem bem aficionados em sangue e ordem genealógica. é realmente chocante pra mim, não imagino o que esses bebes sofrem, saber que nunca vão ter uma vida comum porque sempre vai ter obstáculos a mais
Também acompanho os dramas coreanos desde 2016. Desde então tenho feito pesquisas na internet que expliquem alguns hábitos e costumes daquele povo. Sobre a rejeição dos órfãos pela sociedade de lá, não havia uma explicação tão didática quanto a sua. Parabéns 🎉
Acho importante sempre ressaltar que trato de assuntos mais negativos no geral porque são os mais curiosos, mas vale lembrar que não podemos usar comentários xenofobicos generalizando todo um país como péssimo como alguns fazem nos comentários. A Coreia tem seus problemas como qualquer país e apenas estou explicando alguns dele para quem, assim como eu, têm curiosidade sobre a história e cultura do país. Me baseei em artigos científicos maravilhosos sobre o tema que estão linkados na descrição e sugiro a leitura
Eu acho sua iniciativa massa! Ao invés de endeusar a cultura e passado coreano você trás uma realidade que muitos desconhecem com bastante embasamento em fontes confiáveis. Não pare nunca!
Muito legal seus vídeos, é a realidade do país, cada qual tem sua realidade. Lembrando que todo país, em toda parte do mundo, tem seus lados negativos e positivos. Uns tem mais lados sombrios, outros menos. E, lembrando também que, alguns escondem mais os seus lados negativos do que os outros países o fazem.
Dan to adorando esses seus vídeos com temas e curiosidades da Coreia , deixo o vídeo rodando e vou dando andamento dos meus afazeres da casa, ou deixo rolando na tela do carro indo ao trabalho kkkk acaba me distraindo e me dando mais animação para meus afazeres kkk vc é um fofo ❤️
Triste são tantas adolescentes e jovens acharem (baseadas no Dorama) que Koreanos são príncipes encantados e a Coreia é igual TB as séries. Fui casada com Asiático, tenham certeza que é muito diferente do que pintam.
Ótimo vídeo parabéns
A sociedade coreana me assusta cada vez que descubro mais sobre ela.
Real. por exemplo mãe solo, alguns Doramas q assisti as crianças que n tinha pai presente sofria bullying...
Como o próprio autor disse, todas as sociedades tem os seus problemas. Depende para qual lado você olha. Se você assistir Central do Brasil, vai ver que não estamos muito longe.
Tu vai ficar mais assustado quando começar a estudar a sociedade brasileira.
@@CyberHunter2590sim
O pessoal comprando com o Brasil, todos sabemos. A questão é que "pintam" a Coreia como uma sociedade e país perfeito, o que não é.
incrível como na coreia tudo é uma questão: não pode ser adotado, não pode ser feio, não pode ser burro, não pode ganhar pouco...
✨status✨
um país extremamente regredido
Statusquo ne
Não pode pesar muito, ter coxas grossas, ser mestiço....
A Coreia é um japão m ais des humano
Eu nunca vou entender por que as pessoas (no mundo inteiro) se preocupam tanto com laços sanguíneos e é tão egoísta com os outros! Parece que só se importam em "perpetuar linhagem" e não em dar amor e segurança a alguém 💔
Verdade! Minha família é tão desunida, um detesta o outro…que importância a ligação de sangue tem? Nenhuma, pelo visto.
@@titamaria6377concordo, meus parentes em sua maioria são tóxicos e falsos, pra que eu me juntar com eles ? Tem família por aí que nem aceita o filho lgbt, tem mãe que é narcisista, pai abusador e por aí vai. Laço sanguíneo não significa isso tudo pra mim.
@@titamaria6377 Concordo. tenho uma EX família.
Segue vivendo na Coreia
Isso se chama tribalismo. Isto é comum nos seres humanos. Alguns grupos indígenas brasileiros têm este comportamento também.
Tá explicado sobre a queda de natilidade no país.
Né, além ser um custo altíssimo ter filho lá e o trauma de muitos que foram adotados mostra que realmente é meio difícil
Um país tão desenvolvido e ao mesmo tempo paraou no tempo passado.
@@MariaSousa-vd8soné 🙄
Segue vivendo na Coreia
A natalidade está em queda praticamente no mundo todo. A infertilidade está em alta, tanto que os planos de saúde já incluem o tratamento de fertilidade. Eu conheço muitas mulheres brasileiras e espanholas que não conseguiram engravidar e eu sou uma que estou na luta, simplesmente não consigo, tentei no Brasil e sem sucesso, agora estou tentando um tratamento na espanha.
A cada dia que eu tomo conhecimento de coisas sobre a coreia como país em geral, vejo que o Brasil é o melhor lugar do mundo pra mim, apesar das "nossas deficiências" como estado kkkkkkk juro mesmo, nessas condições se torna muito difícil ser alguém "saudável", é um país que adoece seu povo de um jeito tão bizarro as vezes, misericórdia...
Em questões direitos sociais nós somos muito a frente deles, em questão de tecnologia eles são incríveis, mas em questões sociais pararam na década de 50.
Kkkkk Eu. Antes, eu idealizava o povo coreano como pessoas muito maravilhosas, carinhosas, educadas e tals! O rosto jovial faz com que nós pensarmos que são ótimos seres humanos! Mas na verdade a maioria são mal educados, grossos e rudes.
@@Soobiinchoi Rosto jovial? Só se for nos doramas e KPop (lotados de intervenções clínicas e make up). Boa parte dos Coreanos médios são bem cizudos, mal encarados e, acredite, tem poros.
Nossa penso o mesmo hoje: Deus me livre ter nascido na Coreia
Eu amo ter nascido no Brasil, vejo certas coisas em outros países e adoro nossa liberdade e nosso senso de ajudar o próximo ( nem todos mas muitos ajudam)
26:32 o que incentiva o abandono de bebes é o fato de que apenas as mães solteiras são penalizadas pela sociedade, e os pais sequer são obrigados a registrar seus filhos e assumir a responsabilidade. Mais uma vez aquela famosa “você teve pq quis”, “abriu as pernas vc quis” e por aí vai.
Fiquei sabendo em algum lugar que nem alimentos os genitores são obrigados a pagar pros filhos. E como são não fosse ruim o suficiente, as mães são marginalizadas e não conseguem emprego... Nos doramas é tudo lindo, mas na vida real, eu quero distância da Coreia
@@isabelnascimento5324tudo é maravilhoso em novela pq tudo é fictício e gravado em lugar bonitinho mas pra quem mora naquele mesmo lugar com uma classe baixa é um inferno
@@isabelnascimento5324 exato, eu vi também no insta de uma mina que é mãe, casada com um coreano e mora na Coreia que lá não existe pensão alimentícia.
Na novela "The Real Has come" eles falam muito disso, e toda hora julgam a prota e o prota que gosta dela e também é adotado é julgado o tempo todo.
Até a Pandemia do COVID, só casados podiam registrar seus filhos, ou seja, as crianças fora do casamento, de mães solteiras não são registradas, até 2019 as crianças só podiam ser registradas no sobrenome do pai e mediante ao nascimento no casamento, óbvio que muitos casais só casavam para registrar a criança, a Lei mudou, hoje a mulher já pode ser inseminada se for solteira, até a inseminação artificial só podia acontecer se fosse em casais casados, porém milhares, eu disse Milhares de crianças aguardam registro na Coréia do Sul, mesmo as crianças de estrangeiras na Coréia do Sul, para as crianças nascidas no exterior só as legítimas, as dentro do casamento podem ser registradas e ganhar cidadania, isto não existe no Brasil desde a década de 1970 (negação de registro por filhos ilegítimos, legalmente um filho é um filho não importa em que condições), hoje a sociedade Sul-Coreana começa a mudar, porém em questões sociais eles estão a décadas atrasados que nós, na Coréia do Sul nem discutir incompetência médica eles discutem, violência obstetra não é discutido, Setembro Amarelo também não, Outubro rosa também não, nada disto é pautas lá, mas deviam, um país com milhares de mortes por suicídio, por feminicido, mulheres que nunca querem casar ou ter filhos para medo de maustratos, o feminicido é algo real na sociedade Coreana, tanto no Norte quanto no Sul, mas como só no Sul podemos ter conhecimento, na Coréia do Sul não existe Lei Maria da Penha, a Nora é a empregadinha da Família, a escrava do Lar, muitas mulheres abandonam o casamento por isto, na sociedade Coreana é normalizado, porque há mil anos a nora é a escrava do Lar, então eles acham que tá tudo bem, na prática é só mais uma forma de abuso e escravidão.
Eu sou adotada, e minha família é tão minha família, que as vezes eu esqueço que eu sou adotada lol
sim,te entendo,e triste que às crianças/bebês coreanos não tenha a mesma sorte que nois😢
Graças a Deus!
Que fofo
❤❤❤
Também fico assim 😅, as vezes é estranho dizer que sou adotada porque nunca me senti assim inferior.
Algumas mulheres de conforto sul-coreanas que conseguiram retornar para a Coreia depois da Segunda Guerra sofreram uma estigmatização social enorme por conta do confucionismo e a valorização da virgindade feminina difundidos na sociedade coreana. Isso quando o país INTEIRO havia sofrido o trauma coletivo da ocupação japonesa.
O confucionismo fez isso?
@@isabellafrancine2729 Como o Dan falou, o confucionismo é uma espécie de filosofia de valores patriarcais e conservadores. As mulheres de conforto não foram só negligenciadas pela sociedade coreana por conta da valorização dessa filosofia mas pelo próprio governo coreano em si, que sempre se mostrou muito desinteressado em recompensar essas mulheres de alguma forma.
Toda vez que penso nessas mulheres sinto uma dor imensa, elas viveram o pior inferno que consigo imaginar e mesmo assim sofreram preconceito de seu próprio povo depois, é inexplicável o tanto que elas sofreram :(
@@TheAliinee1 E morreram pedindo para que o Japão reconhecesse devidamente os seus crimes de guerra. É triste demais.
@@paulamendes9432e esses safados fingindo até hoje.
No Brasil de dois séculos atrás havia a “roda da Santa Casa”onde os bebês eram deixados para serem adotados. Funcionava da mesma forma que as caixas coreanas. O pai de minha avó paterna foi um desses bebês, sendo adotado por um médico da própria Santa Casa.
No século XVIII aqui no Brasil, já existia a chamada roda dos enjeitados.
Acho que esse pastor, teve uma belíssima atitude em colocar aquela caixa pra poder proteger as crianças em dias de frio e aconselhar as mães que às vezes não ninguém pra apoiar.
É um inferno ser adotado na Coreia, é um inferno estar fora dos padrões de beleza, é um inferno ter doenças psicológicas, é um inferno ser PCD, é um inferno ser mulher, é um inferno ser mãe solteira, é um inferno a exploração dos idols de KPOP, é um inferno os direitos trabalhistas, é um inferno ser estrangeiro, aparentemente a Coreia é um inferno em si. E não, não estou dizendo que aqui no Brasil as coisas são maravilhosas, por que não são, mas em questão de direitos sociais nós estamos muito mais a frente deles e isso é um fato.
É um inferno que usa o mesmo método de relações públicas do inferno vizinho vulgo Japão
Não à toa, os coreanos mais jovens chamam a própria nação de "Hell Korea". Eh triste. Cada país com suas problemáticas, mas eu não trocaria o Brasil pela Coreia JAMAIS. Só de ter SUS, apesar dos defeitos, e de saber que eu posso sair vestida que nem um mulambo sem ser julgada, ou que não vão pedir um currículo com foto e querer investigar o passado de até a 4 geração da minha ascendência, me sinto grata por ser brasileira.
Se você reparar não existe pais perfeito, todos tem seus problemas. Quando não é insegurança, é pobreza, quando não é pobreza, é preconceito/xenofobia/falta de direitos humanos, quando não é isso, é calor ou frio extremo (ou as pessoas são muito frias).🤡
O que é PCD?
@@samarasilva8811significa pessoa com deficiência
A história da moça quebrou meu coração, que crueldade 😞
Eu acho esse preconceito tao estranho, tipo "vc perdeu os pais, entao vc é inferior", sentido foi com Deus
né, e muitas das vezes as próprias mães não queriam fazer isso, como apresentado no vídeo
@@chencat777 simmm
Os doramas apresentam uma parcela do que acontece no país, é importante as pessoas que assistam (inclusive eu) não romantize o que acontece lá, principalmente sendo estrangeiro (a). Apenas uma pequena observação, os *babies boxes* na realidade é uma invenção do século passado, foi criado pelos conventos e mosteiros na Europa, e já tivemos aqui também. Estas caixas foram criadas para proteger as crianças do frio, animais e pessoas mal-intencionadas, quando eram deixadas no local. Obs 2: seu canal é muito bom, desejo sucesso.
Povo hipócritas
Recomendo o documentário "Twinsters" sobre uma menina coreana adotada que mora nos EUA que acha outra na França igualzinha a ela, por acidente. Como os registros de adoção eram super mal-feitos, não havia referência nenhuma a uma irmã. O processo todo é mostrado "em tempo real", vc vai acompanhando os encontros delas... é muito interessante.
Mds preciso ver
Têm um filme com uma história parecida com essa tbm, só q é de comédia, eu esqueci o nome 😅
😢😢😢
Tem no Netflix ??
Uma menina igualzinha a ela 😂😂😂😂😂😂
Mesmo que o sistema de adoção tenha sido legalizado, ainda falta a parte de investigar sobre a conduta dos pais adotivos e aplicar um monitoramento para não haver mais casos como o dessa moça ou até piores que o dela.
Eles só queriam varrr a sujeira para debaixo do tapete só que o tapete virou a montanhas sala então eles acharam que “ jogar o lixo fora” os livrariam dos problemas. Triste porém conservador é assim fingem que os problemas não existem e punem não os que causam os problemas mas as vítimas.
Adorei o "disclaimer" para o povo viciado em tiktok. Rs.
É um aplicativo que parece inofensivo, mas se tornou em um problema sério para geração atual. Muitos jovens não conseguem se concentrar em nada que exija mais de um minuto. Alguns países até já proibiram o tik tok.
eu sou filha adotiva e sei o quanto isso pode mudar o destino de alguém,sinto muito pelas crianças/bebês coreano(a)s que infelizmente tem que passar por isso 😢
Infelizmente isso é realidade em vários países asiáticos; sou casada com japonês e quando conheci ele informei que provavelmente não poderia ter filhos natural pois tive múltiplas cirurgias abdominais por causa do câncer. E sempre lutei com regência.
A mãe dele e família não aceitou a ideia de uma adoção não só pq a criança não seria parecida com a gente (o que achou um absurdo, mas principalmente pq não teria o mesmo sangue (mais absurdo ainda), nunca tive o tempo livre de câncer exigido por lei (5anos) e acabei arriscando uma gestação em autissimo risco, me tornei mãe, mas realmente eu queria ter adotado também... Isso gerou muitas brigas e mágoa em meu casamento pois me senti enganada pelo meu marido.
Quando minha filha nasceu mesmo se do do mesmo sangue foi receitada do mesmo jeito por ser mestiça muito parecida com européia...
Decidi cortar laços com os familiares dele (todos) sai de Sampa (com minha filha ainda com meses) e vivo hoje (10 anos depoiss) no Paraná sem contato com a família dele e minha filha segura e feliz sem mais tratos
@@francy.itokazo nossa parabéns pela força amiga,e pela sua história..sinto muito mas que bom que está tudo bem agora com você e sua filha..adotar e um ato de amor,filhos são aqueles que a gente ama e cuida não necessariamente precisa ser de sangue..eu pretendo tanto pela minha história de vida como pq eu admiro muito esse ato ❤️
Éh meninas, pensem bem antes de se relacionar com um rapaz coreano, nem tudo é como nos doramas
Nos doramas mostra homens sem caráter também. Todo país tem gente boa ou ruim . Não fale o que não sabe.
de modo geral, ter cuidado com homens (estando em um relacionamento heteronormativo)
Mas nós Doramas também mostram a violência nas famílias ,os bullying nos colégios,os assédios nas mulheres principalmente nas que trabalham fora é um país podre
Sabe qual o problema? Falam mal dos coreanos, chineses, turcos, árabes, europeus escandinavos... Aí eu me pergunto: é pras brasileiras se relacionarem com quem?
@@JessicaRodrigues-zr6pq com gente do seu país e não ficar querendo ascender socialmente as custas de homens estrangeiros.
Eu acho que a criação da caixa boa, afinal, se uma pessoa quer abandonar não importa se tem caixa ou não! Essas caixas viram uma segurança para os bebês não ficarem nas ruas no inverno ou perto de alguma sujeira.
Nos Estados Unidos, cada órfão custa 100 mil dólares, da Coréia do Sul e China é mais caro, é muito procurado. Na verdade muitas crianças eram e ainda são adotadas na Coréia do Sul, porém na base de fraudes, tudo porquê o órfão não fica no registro familiar de ninguém, ao adotar a criança não fica no registro familiar isto porque na Lei esta não é filho, o Brasil também tem registro familiar, todos os países têm, é assim que o governo sabe de quem você é filho (só que aqui no Brasil é no registro da família da mãe e do pai e o filho fica no registro de genitor, seja sanguíneo ou não, independente de sexualidade ou gênero) é assim que o governo sabe se o casamento é incestoso (no Brasil incesto não é crime, porém não se pode se casar no civil num relacionamento incestoso) ou legalizado, porém em 1970 teve uma Lei de igualdade dos filhos que dava direito a todos os filhos iguais, se eles fossem legítimos, bastardos, incestosos, poliafetivos, adotados, todos iguais, todos herdeiros e no registro familiar, a monoparentalidade levou mais tempo, teve uma época que o homem só podia registrar os filhos da esposa e não da amante, então se você nasceu antes de 70 talvez as Leis de sucessão sejam diferentes para você. Contudo, na Coréia do Sul até recentemente uma criança só podia ser registrada na Coréia do Sul se fosse dentro de um casamento, isto é claro leva muitos homens a se casarem só por obrigação e não para levar a sério o casamento, então isto aumenta a taxa de divórcio Sul-coreana, até mesmo para bebês de estrangeiras ou no estrangeiros era assim, a Lei mudou durante a Pandemia do COVID, mas o estribão, o oficial de justiça que registra a criança, pode não saber ou fingir que não sabe e não registra a criança, por causa disto milhares de crianças de estrangeiras nascidos na Coréia do Sul aguardam a boa vontade do governo de registra seus filhos, criança que deviam estar em escolas e que ainda não tem nem certidão de nascimento só porque sua mãe é solteira. A monoparentalidade é outro assunto complexo, no Brasil um homem pode ser pai solteiro, monoparental, ter a criança registrada só em seu nome, mas na Coréia do Sul não, é ainda comum que familiares roubem a criança e dêem para a adoção, muitos mulheres mães solteiras, pais solteiros, pais viuvos, crianças bastardas ou monoparentais são vítimas de raptos para serem postas no sistema. A Leis Sul-Coreanas são muito lerdas quando comparadas ao Brasil, coisas que nós evoluímos na década de 1970, a Coréia do Sul começou agora a mudar, Socialmente a Coréia é 1 século atrasada em comparação com o Brasil, até recentemente a guarda da criança ficava com quem tinha mais renda, hoje outros fatores são levados em conta, até recentemente a criança não herdava o sobrenome da mãe, coisas que no início dos anos 2000, no início do milênio nos estávamos discutindo, como abuso físicos dos pais, espancar crianças, a Coréia do Sul não resolveu até hoje, muitos pais espancam seus filhos e não são punidos por isto, no Brasil é contra a Lei, entra como abuso físico, abuso psicológico e emocional hoje são debatidos no Brasil, na Coréia se você reclamar de abuso psicológico ou emocional você é sensível de mais, se você reclamar das surras ninguém te ouve, então a Coréia do Sul dinheiro, tem tecnologia, tem Estudo, mas o desenvolvimento parou aí, o social, legal, afetivo, saúde, são coisas que começam só agora a ser debatidos numa sociedade que existe a pelo menos 1 milênio, bem diferente do Brasil.
Lembrei de um caso de um idol, que falou que era grato pelos pais adotivos, por sua educação e tal, na época que vi, achei fofo, mas vendo esse vídeo e alguns dramas (sou nova nesse universo, e bem... Tô gostando) me pergunto se ele disse isso por uma obrigação ou não, pois a gente sabe que a Coreia do Sul, usa o mesmo filtro (ou tenta né ¯\_(ツ)_/¯) do Japão no quesito de imagem internacional.
EDIT: Tô adorando os novos vídeos e a forma como são feito, inclusive assisti o vídeo do culto lá, com a minha mãe e ela gostou do vídeo.
Olha, talvez pq iam perguntar alguma hora pra ela e se adiantou assim ajudando ser bem visto a adoção, como ambos se amam e etc
Imagina o tanto que não teve de tráfico nessas crianças "exportadas"? 😢 Como podem não ligar pro destino dessas crianças? Aqui demora, mas evoluímos muito nesssa questão. Conheci gente que queria "adotar a brasileira" e graças ao sistemas não conseguiram.
Assisti um Dorama de um rei que adotava filhas para casarem elas com "inimigos" para trazer paz pro reino e a filha biológica ficar livre..
Mds q horroooor. Qual o nome?
@@heyitskdan não é spoiler, mas é o dorama palacio yanxi, acho que era costume da época mas parece que virou cultural, infelizmente
@@contribuicaoprahumanidade1627acho que ja vi os primeiros eps... É chinês, né?
É real, tem a história de um Rei q estava expandindo território e fez as duas filhas biológicas casarem com o inimigo e depois as mesmas se livraram deles ou morriam na guerra e elas tomavam o trono e se aliaram ao pai
Você poderia fazer um vídeo sobre as crianças órfãs no Japão? Eu assisti Kotaro Vai Morar Sozinho e fiquei curiosa.
EU AMO ESSE ANIME AAAA, não cheguei a pesquisar muito sobre mas vou dar uma olhada!
Faz Dannnm 😮
Up
Comecei a assistir esse na Netflix, acho que ainda tá incompleto lá. Mas é muito bommm
Agora eu ainda admiro mais os idols que fazem trabalho voluntário e doações para orfanatos, e dedicam tempo a essas crianças 😢😢😢
Fazem pelo sucesso
Coreia: temos tudo
Até saúde mental?
Coreia: que isso?
A roda dos enjeitados era comum na Europa, para a criança nao serem deixadas em situação de risco, no lixo ou na porta com frio....Não é facil não;
Foi a primeira coisa q pensei quando ele falou... Surreal como a história vai se repetindo
eu estava digitando isso antes de descer os comentários...
Havia uma caixa dessas, uns 40 anos atrás, num convento em Curitiba,. Paraná.
@@monika737 ainda existem algumas pelo Brasil mas não são mais utilizadas...
@@yenniestan Essa a qual me refiro também não.
Eu citando The Penthouse em toda a oportunidade possível, meu drama favorito haha. Espero que estejam gostando desses novos vídeos do canal que não sejam apenas sobre K-POP, já são 6 anos aqui no youtube então senti a necessidade de expandir o repertório. 📧 Passou por alguma experiência legal, traumática ou bastante curiosa com alguém ou em algum país do leste/sudeste asiático? Conta pra mim no nosso email oficial de relatos, podemos espalhar sua história e até mesmo gravar uma entrevista (e se quiser pode ser no anonimato): relatoskdan@gmail.com
Eu estou amando porque vemos muitas meninas por aí dizendo agora queremos asiáticos lindos, mas nem tudo é como nos Doramas, eu tô amando vc retratar a realidade, me faz perceber o quanto meu país é bom e acolhedor. Ele tem seus defeitos, mas creio que esse tipo de conteúdo pode trazer uma sementinha de conscientização. Obrigada Dan pelo lindo trabalho.🥰
Eu amo the penthouse também Dan!❤ Pode falar o quanto quiser kkkkkk
Tem um documentario chamado twinsters que conta história de irmãs gêmeas da Coreia do Sul que foram adotadas por estrangeiros, uma foi pro EUA e outra pra Europa e elas se encontram depois de anos! Parece coisa de filme, mas é real! Sigo elas no Instagram até hoje kkkkkk um ótimo documentário!
Eu to amando essa fase do canal!!! Vejo todos os vídeos, kkkkk
N comento pq estou fazendo faculdade ent né, correria sksksksk
Vejo nos horários mais tranquilos do dia
The Penthouse vai entrar no catálogo da Netflix! 🥰
Eu vi um documentario sobre as baby boxes e elas não são só pra deixar o bebê lá, eles tentam conversar com a mãe, ver se é aquilo mesmo que ela quer e algumas até desistem de deixar pra adoção pra criar os filhos. A mãe que chega nesse estado tá muito desesperada e sem saber o que fazer, então não tem como julgar 😢
"baby box" é um termo atual. Em história da pedagogia (fiz faculdade de pedagogia) a gente estuda sobre algo chamado "roda dos expostos". Que foi o que basicamente criou os orfanatos, que se tornaram os precursores das creches. Roda dos expostos foi algo MUITO utilizado entre o século XV e XVII. Inclusive aqui no Brasil, que a desativação da ultima ocorreu em salvador, a uns 40 anos só. (se eu não to enganada, tem tempo que vi sobre)
@@vig_tv Também conhecida como roda dos enjeitados. Aqui no Brasil começou a ser utilizada no século XVIII.
😢😢
A cada vez q conheço a Coreia mas perplexo fico,de como a sociedade coreana é atrasada e cheia de preconceito com ela mesma
Gente eu tô chocada c isso... pq ao mesmo tempo q são tão avançados na tecnologia, ainda pensam c essa mente tão arcaica 😢😢😢😢😢
Amei o vídeo Dan, adoro esses que falam mais profundamente sobre a sociedade coreana. Adoraria ver o vídeo sobre as mães solteiras
Transtornada aqui com a questão do tráfico de crianças. E o pior que isso não é uma situação isolada, e não acontece só na Coreia. Muito triste mesmo.
Obrigada Dan pelo vídeo, foi muito informativo.
eu to PASSADO, é assustador como a sociedade coreana é muito conservadora, machista. A gente "sabe" mas vendo assim...é chocante de verdade
@@pedro34543
O conservadorismo, com sua ênfase na tradição e resistência a mudanças sociais significativas, é um obstáculo para os avanços sociais e a melhoria da qualidade de vida das populações marginalizadas, como negros, mulheres e pessoas LGBTQ+.
O conservadorismo se opõe a mudanças progressistas que são essenciais para a igualdade e o avanço social. Por exemplo, em questões de direitos civis, os conservadores tendem a defender estruturas sociais estabelecidas, relutando em reconhecer e abordar o impacto negativo das desigualdades históricas (machismo, misoginia, racismo, LGBTFOBIA) . Isso inclui resistência a políticas afirmativas destinadas a reduzir disparidades raciais, de gênero e de orientação sexual, bem como a oposição a medidas como casamento igualitário, direitos reprodutivos e outras causas que promovem a equidade.
O conservadorismo favorece um entendimento tradicional e rígido de papéis de gênero, o que limita as oportunidades para as mulheres. Isso se manifesta em oposição a políticas que promovem a igualdade salarial, proteção contra assédio e discriminação no local de trabalho e acesso a cuidados de saúde reprodutiva.
Além disso, o conservadorismo resiste a políticas que buscam combater a discriminação e a violência contra minorias raciais e grupos LGBTQ+. Essa resistência pode impedir a implementação de leis e programas que visam proteger essas populações vulneráveis e criar um ambiente mais inclusivo.
Em face de desafios atuais, como a crise climática e a evolução das dinâmicas sociais, a rigidez do conservadorismo pode impedir a adoção de novas práticas e políticas necessárias para enfrentar esses desafios.
Ao proteger os interesses dos privilegiados, o conservadorismo dificulta a diminuição das desigualdades. Isso resulta em disparidades de acesso a recursos, educação, oportunidades de trabalho e saúde.
Aqueles que não se opõem ao conservadorismo mantêm posições privilegiadas que são sustentadas pela opressão histórica dos grupos marginalizados. Ou seja, tende a salvaguardar os interesses dos que estão no poder, muitas vezes em detrimento dos direitos e oportunidades dos grupos historicamente oprimidos. Aqueles que se beneficiam dessas estruturas resistem a mudanças que desafiam seu status quo, pois assim mantem as desigualdades e vantagens que foram construídas sobre a marginalização e a privação de direitos de outros grupos na sociedade.
Então sim, o conservadorismo é algo ruim.
@@pedro34543 Talvez você desconheça que a discriminação com base na orientação sexual é considerada crime no Brasil. Seu comentário só perpetua uma mentalidade prejudicial e alimenta a desinformação. Em vez de propagar esse tipo de pensamento arcaico, talvez fosse mais construtivo entender e respeitar a diversidade cultural, social e sexual em todo o mundo. Seria ótimo se piadas pudessem ser baseadas em empatia e compreensão, não na disseminação de estereótipos que perpetuam a marginalização e a violência. Mas o que esperar de um anônimo na internet?
@@pedro34543 putz a análise de conjuntura digna de um nobel de estupidez
@@pedro34543 o cérebro do tamanho de uma ervilha.
@@pedro34543Lá eles perseguem os cantores kpop isso de bom não tem nada
A Coreia é um país como todos, tem seus problemas e suas qualidades, porem eles tantam incubrir criando polêmicas que giram em torno dos idols e atores famosos. Eles mostram para gente(não coreanos) um lugar seguro e bonito para morar, agora podemos ver que nem tudo é um mar de rosas.
Roteiro perfeito! Trabalho impecável e adoro o Dan advogado kkkkk não sabia dessas informações! Fiquei muito chocada, querendo ou não é grande parte pelo machismo bizarro da Coreia
Achei esse vídeo incrível! Abre nossa mente quando comparamos nossas leis e costumes. Mas... A Coreia me assusta um pouco. Principalmente pelas crianças de lá, a impressão que dá é que são desprotegidas.😢
Poderia fazer um video de mães solteiras na coreia 🙏
Nossa Dan, você se superou com esse vídeo. Coloquei pra assistir enquanto tava arrumando meu quarto e agora to sentada na cama chorando com a parte do documentário 😭
To amando esses temas mais profundo que você ta trazendo Dan!! Ta arrasando demaaaais ❤❤❤
🥺🥺🥺💜💜💜
Eu comecei a perceber esse problema quando tava vendo o drama House Of Bluebird (pequeno spoiler) em q a protagonista é adotada, mas não sabe, então a mãe adotiva faz de tudo para ninguém nunca saber, nem a própria menina, pq ela acredita q a menina vai ser rejeitada até pela avó (q é super próxima da personagem). E pra piorar, o pai biológico da protagonista é um ricaço q já tem a própria família (então ela é bastarda tbm).
Eu morri com o "Aviso anti gente apressada" 🤣🤣🤣
Tenho muita vontade de adotar, mas também tenho de morar e é por essa razão que trabalho numa multinacional e fico monitorando as oportunidades de emprego. Penso que se for morar fora, adotar uma criança brasileira mesmo eu sendo brasileira será difícil, então penso muito em adotar uma criança sul-coreana, por também já saber dessas questões. Tanto crianças chinesas quanto coreanas têm essa questão.
As pessoas que não conheciam a cultura coreana, principalmente os adolescentes , acreditam que os coreanos são iguais aos doramas! Ja assisto dorama a mais de 8 anos e sei que 80% do conteúdo deles é criação dos roteiristas!😂
Vídeo super necessário, Dan! Sempre tive curiosidade do porquê que a adoção era vista com tal negatividade na Coréia, obrigada por explicar com tanta clareza! E espero que esse projeto contando experiências de outras pessoas na Ásia dê certo, pois estou curiosa pra ver!!!!! Você é um ótimo profissional 💗
AAAAAAA FICO MT MT FELIZ EM LER ISSO❤ OBG
Cada lugar tem sua cultura e deve ser respeitada. Mas há algumas questões que são universais, como o cuidado com as crianças. Os abrigos deveriam ser melhor cuidados e os direitos das crianças preservados. O homem deve ser tão responsável quanto a mulher, arcar com os cuidados da criança. Isso não é para o pai e para mãe, mas, sim, para a pequena vida que não consegue se defender. Para isso, não importa a cultura. Crianças devem ser protegidas!
Por essas e outras que, mesmo com todos os defeitos da nossa sociedade, eu jamais trocaria o nosso jeito, os costumes daqui do Brasil, por país nenhum do mundo.
A sociedade brasileira não é perfeita mas a coreana, tem cheiro de radioatividade, qual o sentido de adotar alguém pra humilhar??? Quem tem culpa de ser abandonado pelos pais? Quem tem culpa das mazelas da vida?? Eu gosto de kpop da cultura em si mas não é um lugar que eu gostaria de gasta meu dinheiro, não tenho vontade de visitar 😢
Que triste imagina o tanto de crianças que passaram por isso, abuso sexual, psicológico e varios outros tipos de abusos 💔
ja ouvi muita gente reclamar da enorme burocracia que é adotar uma pessoa, especialmente no Brasil, mas é pra que casos como esse não aconteçam :( precisamos mesmo assegurar que as crianças estão aptas para a adoção e que os novos pais estão aptos para recebeê-las
Eu gostei dessa sua ideia das pessoas falarem suas experiências, vai dar certo, estarei esperando por vídeo 🙌🤗
Eu gosto muito dos doramas e eu também tinha essa curiosidade do porque fazia isso com os órfãos.
Muitíssimo obrigado pelo vídeo 🤗
E pensar que qualquer um que pise aqui, o Brasil abraça como uma mãe.
Você pode ter sua saúde de graça, sua casa de graça, você vai fazer amigos se for lá falar com seus vizinhos, e provavelmente vai encontrar um trabalho mesmo que não seja o mais incrível do mundo.
Quando eu penso sobre nosso país, mesmo com tantos problemas, vejo como no fundo o brasileiro é só coração e isso me enche de orgulho.
Ao dono do canal, parabéns!!! Seus vídeos estão incríveis! Obrigada por pesquisar estas coisas e ter o trabalho de editar e explicar tudo! Muito bom! 👏🏻👏🏻
Danilo com esse microfone na mão a gente já sabe que o vídeo vai ser TOP!!!!
O que eu acho sobre esse assunto: quero morrer e esquecer que passei por esse mundo.
O plot principal de "The Real Has come" é basicamente isso aí. Por ser uma novela tudo dá certo no final mas ainda assim é abordado o tempo inteiro a ideia de pais solteiros, filhos adotivos, etc. E é desse ano essa novela coreana.
Ja quero assistir aaa
Quanto mais eu conheço essa sociedade, mais decepcionada eu fico. Oh gente sem temor a Deus. Sem amor, sem compaixão. Nossa, é deprimente saber essas coisas.😰😰
A Coreia é tão avançada mas ao mesmo tempo tão retrograda.
Ainda me assombra o caso daquela menininha com pouco mais de 1 ano que foi adotada por uma família já com 1 filha e ela morreu por maus tratos, tortura, filmados inúmeras vezes no própria mãe adotiva. A creche denunciou os maus tratos diversas vezes, mas nada foi feito... Choro sempre que isso passa na minha cabeça. Comoção geral do mundo por causa dessa garotinha.
Dan, esses conteúdos de videos seus sobre a sociedade coreana são de uma qualidade surpreendente. Continue com eles🤩
Vídeos como esse são bons pra trazer os mais impressionaveis para a vida real. A vida real não é como nos doramas....lá eles têm problemas e questões a serem vencidas assim como toda nação....
Amo esses vídeos, Dan! Muito importante a visibilidade que vc tá está dando 💞
AAAAAA foi uma das primeiras vezes que enviaram um valeu aq. Obg mesmo
Dan, Já que está indo por essa linha com o vídeo de adoção na Coreia vc podia fazer um vídeo sobre a natalidade na Coreia também, explicar pq é a mais baixa do mundo é tals
posso e irei sim
@@heyitskdan q bommm ❤🤲
Aqui tbm tem gente preconceito com pessoas adotadas, mas não tanto como na Coréia do Sul. Acho que a cada ano que passa esse preconceito vem diminuindo
Vdd, há muita pessoa assim aqui tbm. Uma mulher que eu conheço disse que nunca criaria um filho que não fosse dela (no caso adotada). Tem três, correu risco de vida na 3ª, porque ela e o marido é um idiota que não se protegem. Elavive uma vida bem humilde, o esposo não é muito participativo e quer fazer julgamentos sobre quem cria um filho afetivo.
@@Nah-mi7zosim, ainda tem pessoas com esses pensamentos do século 19. Claro, nem todo mundo tem perfil pra adotar, mas não justifica o preconceito contra adotados e adotantes. Qual é o problema em dar amor e educação a quem não tem família ou foi abandonado, pra mim é um dos maiores atos de amor, criar uma pessoa que nem tem seu sangue.
Queria saber em que Brasil o preconceito aqui é menor em relação a coreia do sul 🤡
Eu assisto muito douramas, e fico impressionada com a cultura deles... os filmes que tem como tema os julgamentos ea polícia, podemos mudar a corrupção geral. As humilhações que os pobres são submetidos, e como pedem desculpas por tudo...
No Brasil, havia as rodas nos conventos. Funcionava como estas caixas. Já viram aqueles locais onde vendem botijão de gás? Você coloca o botijão vazio, gira e o vendedor pega e coloca o botijão cheio. As rodas nos conventos eram iguais. A criança era colocada neste local, girava e as freiras pegavam do outro lado sem ver quem tinha colocado. Era uma local no muro sem visão de dentro ou de fora do muro.
Um drama que uma das personagens principais é adotada e é tratada com muito amor é Trinta e Nive, da Netflix.
Perfeito como sempre Dan. Não fazia ideia dessa questão, estou chocada!
Tô amando essa nova fase do canal, continua
Putz!
É uma situação suja e triste essa que relata tudo ligado ao abandono de criança neste país!
Dan, comecei a ver seu video sobre o culto da JMS e amei demais! Esse quadro é muito bom, espero que você continue fazendo! ❤
minha mãe falou a mesma coisa pra mim que eu tenho q agradecer por ter sido adotada por ela! aí ai é difícil essa vida
Essa questão é realmente tensa, um país com um taxa tão baixa de natalidade não apoior mães solos é preocupante.
É engraçado como o soft power do kpop ajudou construir uma imagem tao positiva da Coreia. Eu to perplexa com esse tipo de situação. Pior que jsso fere aspectos dos direitos humanos. Assustador. No início do século passado, aqui em POA, tinha a roda do expostos onde as mães abandonavam os filhos para ser cuidados pela Igreja.
Dan, to amando os vídeos que explicam sobre a história e cultura da Coreia.
Cada vez mais quero ter um orfanato ,para adotar todos como meus filhos.
Faz sobre mães solteiras na corea!!
O pastor ajuda muito, ele é um herói.❤
Esse sistema da caixa lembra a Roda dos Expostos ou excluídos, que era um tipo de cilindro onde os bebê eram deixados em hospitais ou orfanato alguns séculos atrás.
Conteúdo muito instrutivo. Eu já tinha visto algo sobre o sistema baby box, semelhante às rodas de "enjeitados" no antigo Brasil. Agora entendi melhor o preconceito contra adotados na Coreia. Vou pesquisar mais sobre o tema. Obrigada. A propósito, tenho um irmão adotivo que recebeu o mesmo direito de herança quanto os outros irmãos e nunca foi considerado menos do que isso: família.
esse vídeo foi ótimo pra complementar o vídeo da midori falando da baixa taxa de natalidade na Coréia, brigada
É um assunto complicado, mas não podemos esquecer que aqui no Brasil também tem muuuuuitas crianças abandonadas. Ótimo vídeo 👏
O problema das crianças abandonadas, só vai acabar quando as pessoas pararem de ser mesquinhas e egoístas, pensando nos seus próprios sentimentos e desejos. Na busca desenfreada por prazer e satisfação pessoal, isso aí é o preço cobrado pela luxúria. Ter filhos no casamento, não é símbolo de machismo. É símbolo de planejamento. Duas pessoas que traçaram metas para sua vida, sonharam juntas, não pularam etapas e estão conquistando o que planejaram. Uma criança não é feita por acidente.
3:44 Boa ideia. Trazer pessoas para entrevista.
Agora, sobre as sras. q ñ gostam d vídeos longos, achei sua resposta mt gentil. Eu ñ teria, taaanta paciência. Adoro vídeos longos, com bons conteúdos, como os seus!!!
Também tinha curiosidade, mas não pelos doamas e, sim, pelas k-novels. Achava bem estranhho o quanto a questão do filho biológico é valoizada mesmo em hhistóias de fantasia. No final, a maioria das potagonstas descobrem que o pai adotivo é de verdade ou reencontram o pai biológico. Além disso, é comum personagens dizerem sobre a força dos laços sanguíneos, sobre ser filial, que órfãos são sujos, etc. Complicado..,
Parabéns pelo vídeo esclarecedor Dan, é uma triste realidade da Coreia, os governantes precisam criar planos que possam ajudar essas crianças. Sou fã dos kdramas coreanos e já vi essa realidade, é lamentável demais. Fiquei chocada com os fatos que você relatou aqui, quanto ao trabalho que o Pastor desenvolveu, é louvável e com certeza mais humano. 💔😔
a pergunta q n quer calar é
pq então eles adotam? Cara, os coreanos são realmente odiosos, pq n tem um motivo plausível pra eles fazer isso, tlgd?
Menino, parabéns!!! Muito bom todo esse trabalho que mostra a verdade por trás dos doramas. Acredito que a idéia da protagonista ser adotada é mostrar o quanto a sociedade coreana precisa mudar seu entendimento sobre isso. Estou torcendo por mais videos assim.
Dan, venho aqui elogiar seu trabalho, amo ver documentários sobre sociedades, e esse seu nao esta perdendo pra nenhuma grande produtora. Amei, desde a introdução até as intersecções de kdramas e filmes. ❤ parabéns ❤
Em "Perfect marriage revenge"(a vingança do casamento perfeito) a gente vê a dualidade ali,a gente vê uma escrota narcisista que é a "mãe" adotiva da protagonista e vê também como a sogra dela tratou bem o filho do marido dela,que foi de outra mulher.
Esse foi o melhor dorama de 2023. É raro demais um dorama me impressionar depois de Pousando no amor,mas esse é impecável.
adorei o video dan, que tema incrivel! só lembrei do drama school 2015 que se passa em orfanato
Como ativistas por diversas causas na web, admiro muito seu sincero engajamento na crítica construtiva na construção de um mundo melhor, desde tão jovem já tão maduro e consciente. Parabéns por mais um vídeo sério e educativo do público! Sempre dou o devido like e cpt!
To amanda esses videos, faz a gente refletir bastante sobre muitos aspectos.
Parabéns Dan, você sempre entrega conteúdos de muita qualidade e responsabilidade!
Já quero ver o video sobre as mães solteiras 😊
Fico feliz em saber💗💗💗
Que vídeo sensacional, Dan!
Assunto triste, mas importante de ser conhecido por cada vez mais pessoas.
Após 1 minuto de postado..... hoje brilhei
amoooo, oieeee
😃@@heyitskdan 😍
Foi a primeira vez que assisti ao seu canal.
Brilhantissimo.
Em Portugal, a "roda dos expostos",teve o seu início por volta de 1498,quando do surgimento das Misericórdias.
No Brasil também tal situação existiu.
Lamentavelmente, na Coreia ainda é um sistema vigente.
Sinceros Parabéns por uma pesquisa sobre um tema tão sensível.
Com amizade,Sintra/Portugal
Na minha opinião eu achei a ideia do baby box boa. Porque de qualquer forma os pais vão abandonar as crianças por questões sociais ou financeiras. Então é melhor que os bebês fiquem dentro de uma caixa macia e quentinha que no chão da calçada do orfanato ou da igreja tomando frio ou chuva e em meio a sujeira do chão. Não acho que a caixa motiva o abandono de bebês, acho que se sentirem vontade de abandonar os filhos, os pais vão achar um jeito de fazer isso de qualquer maneira, nem que seja jogando numa caçamba de lixo que nem o Félix de amor a vida, mas vão achar um jeito infelizmente de fazer, até de uma forma bem ruim se for necessário. Então a caixa ela ajuda a manter os bebês seguros, é uma forma que mesmo que sejam abandonados não passem o perigo que as ruas oferecem pois estão seguros.
KDan é entretenimento e cultura.Primeiro canal que fala da história coreana para explicar os fatos.Parabéns Dan,excelente conteúdo!!!Bora conhecer a Coreia a fundo.
A Coreia é um inferno,cada dia que passa tô tomando pavor desse lugar.
Não pode ser gordo
Não pode ser feio
Tem que ter status
Não pode ser adotado que é feito de chacota por um bando de Gasparzinho em forma de esqueleto,por isso a taxa de suicídio é altíssima lá muita competição pressão de todos os lados e favoritismo,a vida de idol deve ser um inferno e fora que as famílias exploram os filhos pra dar dinheiro pra eles, são frios e egocêntricos a ponto de ignorar a dor alheia, perseguidores stalkeando os outros, machismo junto com preconceito racial somando com a xenofobia.
Quanta crueldade, como pode haver esse tipo de situação 😞
provavelmente isso é algo que não vai mudar tão cedo, por os coreanos serem bem aficionados em sangue e ordem genealógica. é realmente chocante pra mim, não imagino o que esses bebes sofrem, saber que nunca vão ter uma vida comum porque sempre vai ter obstáculos a mais
Também acompanho os dramas coreanos desde 2016. Desde então tenho feito pesquisas na internet que expliquem alguns hábitos e costumes daquele povo. Sobre a rejeição dos órfãos pela sociedade de lá, não havia uma explicação tão didática quanto a sua. Parabéns 🎉