@Marina Marques prof Estou adorando o seu canal!! Estou estudando para TRT e suas aulas curtas e bem objetivas, te me ajudado bastante!! Vc é uma excelente professora!!! Gratidão pelos conteúdos divulgados gratuitamente!!
Bom dia Professora @Marina Marques Excelente explanação, andei verificando discussões sobre o tema e vejo que há um certo conflito do conceito "domicílio" vi que em alguns casos há o conceito de domicílio empregatício do funcionário ou seja o local onde a empresa está situada é o domicílio profissional dele independente se este tem seu domicílio casa naquela cidade , cito por exemplo a situação Hipotética um funcionário trabalha em uma unidade em Guarulhos e por motivo particular do gestor este decide que não quer mais o colaborador naquela filial e decide transferir este funcionário para cidade de São Paulo , neste caso São municípios próximos porém são cidades a diversa a do contrato, só que vou além o funcionário em questão reside em São Paulo e trabalha em Guarulhos a uma distância de 7 Km do bairro em SP que ele reside , e a empresa pretende transferir este para funcionário para São Paulo zona sul , o tempo de deslocamento seria em média 2h 30min só que para este funcionário deseja continuar a trabalhar em Guarulhos por uma questão de qualidade de vida por ser próximo de sua residência ele gasta em média 30 minutos de deslocamento e o local de trabalho requer a profissão deste profissional lá uma por uma questão legal a profissão deste profissional é obrigatória naquele local a empresa pretende transferir e contratar outro profissional de imediato para suprir a possível vaga caso a transferência seja realizada. Gostaria que falasse sobre, se é que eu consegui me fazer entender . Desde já agradeço
No caso de uma empresa terceirizada prestando serviço para outra, quando perde a licitação, os funcionários podem ser realocado baseado na extinção do estabelecimento, lembrando que a empresa não extingue, apenas o contrato em determinado empresa contratante.
Adorei a aula, muito bem explicado! Só ficou uma dúvida: no caso de transferência temporária e não se tratando de empregado com cargo de confiança, não tendo previsão no contrato, tampouco extinção do estabelecimento, o empregado pode ser transferido mesmo sem concordar? Basta o empregador pagar o adicional de 25%? Obrigada!
Não. A regra da transferência é a mesma para provisória e definitiva. De forma unilateral somente podem ser transferidos os que ocupam cargo de confiança ou que tenham previsão no conteato
Boa noite, eu moro na cidade de itu, fui contratado pela empresa, de Sorocaba, para trabalhar no hospital municipal, aqui na cidade de itu, ela perdeu contrato do hospital, e agora ela quer me transferir para, cidade de boituva, ela pode fazer isso comigo?
Quando o colaborador esta sofrendo perseguição no serviço, passou em um concurso e pediu pra empresa fazer um acordo e a empresa se recusou, agora a gerente quer transferir o funcionário pra outra cidade pra forçar a pedir a conta, porque a transferência está no contrato.
Olá DRa, eu trabalho em uma prestadora de serviços, e agora a empresa perdeu o contrato ( sou frentista). e agora? A empresa pode min deslocar para outro trabalho, Em outra função com o salário menor que o meu ou um trabalho que não seja a função para qual eu fui contrato?. Se conseguir minha responder agradeço 👍👍👍
Vc deveria ter uma cópia desse contrato. Vc tem? De qualquer forma, na sua carteira está anotado o seu salário e a sua função. Por isso a empresa não pode fazer esse tipo de alteração, mesmo que tenha perdido seu contraro
Aqui no canal vc encontra vários vídeos de processo do trabalho também. Mas indico o professor Rodolfo Pamplona, Elisson Miessa e Aryanna Linhares. São todos orimos
Bom dia Dra. Marina, gostaria de saber se é possível a transferência de um funcionário registrado por empregador CNPJ para um empregador doméstico? Muito obrigado
Boa noite doutora. Eu sou eletricista e a maior parte dos trabalhos são como chamamos "trecho" da última vez que trabalhei fichado eu recebia Alem dos 30% de periculosidade também recebia os 25% de deslocamento que ajudava muito pq até às horas extra também entrava os add. Agora resolvi trabalhar fichado novamente para outra empresa e está não paga o adicional. Ouve alguma mudança que não estou achando ou ela está errada. Pq o art 469 aí da e o msm.
Olá doutora boa tarde, no caso estão querendo me transferir de Rome Office para presencial provisoriamente, só que eu tenho outro emprego. E neste outro emprego se eu aceitar trabalhar o presencial deles, eu chegarei atrasado todo dia uma hora e meia no meu outro trabalho, devido à distância, e ser em outra cidade. Eles podem me forçar trabalhar presencial? Mesmo eu tendo outro trabalho em outra cidade, que certamente irá me prejudicar?
Oii, ficaria muito grata se me respondesse está pergunta 🙌🏻 O meu marido trabalhava em uma creche como caseiro, e recebeu a informação de que foi transferido para outra creche, na qual não tem moradia. Temos 1 mês para sair da casa! Estamos sem chão, só viemos pra cá pela moradia. A empresa poderia ter feito isso, sem entrar em acordo nenhum com ele?
Olá, Glória! A princípio ele não poderia perder o direito à moradia, porque a condição de trabalho dele foi alterada para pior. Sugiro entrar em contato com um advogado de sua confiança para orientá-los em relação às medidas a serem tomadas.
Bom dia Dra. , tudo bem ? Estou trabalhando em Barueri Município de São Paulo , mas empresa decidiu me transferir para Vargem Grande que é um Município de São Paulo. E no contrato prevê a transferência para outra filial da Empregadora , bem como poderá ser transferido para qualquer para qualquer outra localidade do território nacional ou internacional . Mas no mesmo contrato está escrito que o empregado fica contratado para prestar serviço a matriz que fica em Barueri - SP. Eu tenho direito ao adicional de 25 % ?
No meu caso eu trabalhava em uma empresa (A)o diretor desta empresa (A),rompeu a sociedade com seu sócio,minha função era porteiro,agora sou fixado no nome de um desses sócio como porteiro de hotel,sendo que trabalho a noite em uma usina foto voltaica,isso pode ?????antes eu já fazia está mesma função de porteiro mais não de hotel era só porteiro
Bom dia Dr. Eu trabalho em uma empresa, e tive a notícia que a empresa vai mudar de nome, e falaram que vão mudar os uniformes tbm, eu gostaria de saber se a empresa vão mudar na carteira de trabalho da baixa e fazer o acerto de tudo? Ou a empresa pode fazer isso sem fazer um acerto?
Oi ficaria grata se me respondesse , estou mudando de filial , se ele alterar minha carteira , vou perder o tempo que já estou trabalhando? (Sou vendedora)
Olá tudo bem Doutora? Fui transferida para outra cidade, porém fui demitida depois que me mudei, os custos de multa de apartamento da mudança e volta para minha cidade origem (casa) é paga pela empresa ou eu que preciso arcar com os custos? Obrigada
bom dia, doutora, tudo bem ? estou em uma empresa e estamos querendo a fazer a transferência de alguns funcionários para cnpj diferentes. Como podemos fazer isso sem causa dano ao empregado e nem a empresa ?
INTERESSANTE ANJO !
@Marina Marques prof Estou adorando o seu canal!! Estou estudando para TRT e suas aulas curtas e bem objetivas, te me ajudado bastante!! Vc é uma excelente professora!!! Gratidão pelos conteúdos divulgados gratuitamente!!
Que bom que está gostando!! Fico feliz de poder ajudar 😃
Prof., o adicional de transferência de 25% só se aplica exclusivamente quando é provisório? Nas demais hipóteses não?
Somente transferência provisória
Bom dia Professora
@Marina Marques
Excelente explanação, andei verificando discussões sobre o tema e vejo que há um certo conflito do conceito "domicílio" vi que em alguns casos há o conceito de domicílio empregatício do funcionário ou seja o local onde a empresa está situada é o domicílio profissional dele independente se este tem seu domicílio casa naquela cidade , cito por exemplo a situação Hipotética um funcionário trabalha em uma unidade em Guarulhos e por motivo particular do gestor este decide que não quer mais o colaborador naquela filial e decide transferir este funcionário para cidade de São Paulo , neste caso São municípios próximos porém são cidades a diversa a do contrato, só que vou além o funcionário em questão reside em São Paulo e trabalha em Guarulhos a uma distância de 7 Km do bairro em SP que ele reside , e a empresa pretende transferir este para funcionário para São Paulo zona sul , o tempo de deslocamento seria em média 2h 30min só que para este funcionário deseja continuar a trabalhar em Guarulhos por uma questão de qualidade de vida por ser próximo de sua residência ele gasta em média 30 minutos de deslocamento e o local de trabalho requer a profissão deste profissional lá uma por uma questão legal a profissão deste profissional é obrigatória naquele local a empresa pretende transferir e contratar outro profissional de imediato para suprir a possível vaga caso a transferência seja realizada.
Gostaria que falasse sobre, se é que eu consegui me fazer entender .
Desde já agradeço
No caso de uma empresa terceirizada prestando serviço para outra, quando perde a licitação, os funcionários podem ser realocado baseado na extinção do estabelecimento, lembrando que a empresa não extingue, apenas o contrato em determinado empresa contratante.
Nesse caso sim, pq ela é empregada da empresa prestadora de serviços
Na transferência provisória do empregado comum não há necessidades de anuência do empregado?
Adorei a aula, muito bem explicado! Só ficou uma dúvida: no caso de transferência temporária e não se tratando de empregado com cargo de confiança, não tendo previsão no contrato, tampouco extinção do estabelecimento, o empregado pode ser transferido mesmo sem concordar? Basta o empregador pagar o adicional de 25%? Obrigada!
Não. A regra da transferência é a mesma para provisória e definitiva. De forma unilateral somente podem ser transferidos os que ocupam cargo de confiança ou que tenham previsão no conteato
Boa noite, pode transferir sem assinar nada e fazer o funcionário trabalhar,e caso a transferência seja difinitiva o que acontece?
Mas o empregado que quer? Por exemplo sua mulher foi tranferido em outra empresa entao ele quer acompanha la
Boa noite, eu moro na cidade de itu, fui contratado pela empresa, de Sorocaba, para trabalhar no hospital municipal, aqui na cidade de itu, ela perdeu contrato do hospital, e agora ela quer me transferir para, cidade de boituva, ela pode fazer isso comigo?
Quando o colaborador esta sofrendo perseguição no serviço, passou em um concurso e pediu pra empresa fazer um acordo e a empresa se recusou, agora a gerente quer transferir o funcionário pra outra cidade pra forçar a pedir a conta, porque a transferência está no contrato.
@Marina Marques prof Uma dúvida: onde entra o jus variandi na alteração do contrato de trabalho?
Nas alterações do cotidiano da empresa. O empregador pode fazer mudanças ligadas à organização do trabalho, mesmo de forma unilateral
@@MarinaMarquesprof obrigada pelo retorno! Vc é mto atenciosa! Obrigada!
excelente!
Toooooop, sanou minhas dúvidas 💖🙏🏻
Que bom, Mayara!!! 🥰🥰🥰
Olá doutora tudo bem? No caso da empresa se negar em pagar o adicional de transferência temporária e exigir que eu viaje mesmo assim?
Vc pode cobrar na justiça
@@MarinaMarquesprof Muito obrigado pela informação doutora.
Olá DRa, eu trabalho em uma prestadora de serviços, e agora a empresa perdeu o contrato ( sou frentista). e agora? A empresa pode min deslocar para outro trabalho, Em outra função com o salário menor que o meu ou um trabalho que não seja a função para qual eu fui contrato?. Se conseguir minha responder agradeço 👍👍👍
Vc deveria ter uma cópia desse contrato. Vc tem? De qualquer forma, na sua carteira está anotado o seu salário e a sua função. Por isso a empresa não pode fazer esse tipo de alteração, mesmo que tenha perdido seu contraro
Tão didática🤩
Qual séria o valor da ajuda de custo, para as despesas com mudança? E por quando tempo a empresa deve pagar essa ajuda de custo?
A ajuda de custo é o valor gasto pelo empregado para realizar a mudança. É pago uma única vez, para indenizar o valor
@Marina Marques prof, vc poderia me indicar algum site de professor(a) de Processo do Trabalho?
Aqui no canal vc encontra vários vídeos de processo do trabalho também. Mas indico o professor Rodolfo Pamplona, Elisson Miessa e Aryanna Linhares. São todos orimos
@@MarinaMarquesprof mto obrigada!!
Bom dia Dra. Marina, gostaria de saber se é possível a transferência de um funcionário registrado por empregador CNPJ para um empregador doméstico? Muito obrigado
Não, Odimar. Nesse caso é necessária a rescisão de um contrato e nova contratação pelo outro empregador
@@MarinaMarquesprof muito obrigado Dra...
Boa noite doutora. Eu sou eletricista e a maior parte dos trabalhos são como chamamos "trecho" da última vez que trabalhei fichado eu recebia Alem dos 30% de periculosidade também recebia os 25% de deslocamento que ajudava muito pq até às horas extra também entrava os add. Agora resolvi trabalhar fichado novamente para outra empresa e está não paga o adicional. Ouve alguma mudança que não estou achando ou ela está errada. Pq o art 469 aí da e o msm.
qual adicional a empresa nao paga?
@@MarinaMarquesprof deslocamento
E serviço algumas vezes votamos aos finais de semana as vezes fica os 15 dias não tem um padrão
Bota stragram
Olá doutora boa tarde, no caso estão querendo me transferir de Rome Office para presencial provisoriamente, só que eu tenho outro emprego. E neste outro emprego se eu aceitar trabalhar o presencial deles, eu chegarei atrasado todo dia uma hora e meia no meu outro trabalho, devido à distância, e ser em outra cidade. Eles podem me forçar trabalhar presencial? Mesmo eu tendo outro trabalho em outra cidade, que certamente irá me prejudicar?
Vc já foi contratado na modalidade de home office ou foi alterado seu contrato?
@@MarinaMarquesprof fui contratado inicialmente home Office.
@@ruivitcho5670 então vc tem essa vantagem. Mas se a empresa quiser alterar seu regime, terá que brigar na justiça
Oii, ficaria muito grata se me respondesse está pergunta 🙌🏻
O meu marido trabalhava em uma creche como caseiro, e recebeu a informação de que foi transferido para outra creche, na qual não tem moradia.
Temos 1 mês para sair da casa!
Estamos sem chão, só viemos pra cá pela moradia.
A empresa poderia ter feito isso, sem entrar em acordo nenhum com ele?
Olá, Glória! A princípio ele não poderia perder o direito à moradia, porque a condição de trabalho dele foi alterada para pior.
Sugiro entrar em contato com um advogado de sua confiança para orientá-los em relação às medidas a serem tomadas.
Bom dia Dra. , tudo bem ? Estou trabalhando em Barueri Município de São Paulo , mas empresa decidiu me transferir para Vargem Grande que é um Município de São Paulo. E no contrato prevê a transferência para outra filial da Empregadora , bem como poderá ser transferido para qualquer para qualquer outra localidade do território nacional ou internacional . Mas no mesmo contrato está escrito que o empregado fica contratado para prestar serviço a matriz que fica em Barueri - SP. Eu tenho direito ao adicional de 25 % ?
No meu caso eu trabalhava em uma empresa (A)o diretor desta empresa (A),rompeu a sociedade com seu sócio,minha função era porteiro,agora sou fixado no nome de um desses sócio como porteiro de hotel,sendo que trabalho a noite em uma usina foto voltaica,isso pode ?????antes eu já fazia está mesma função de porteiro mais não de hotel era só porteiro
Wilton! A alteração foi só no nome da função, ou mudou alguma coisa nas suas atividades diárias?
Bom dia Dr. Eu trabalho em uma empresa, e tive a notícia que a empresa vai mudar de nome, e falaram que vão mudar os uniformes tbm, eu gostaria de saber se a empresa vão mudar na carteira de trabalho da baixa e fazer o acerto de tudo? Ou a empresa pode fazer isso sem fazer um acerto?
Pode sim
Eu não sei de a minha transferência é definitiva ou provisória, pois recebo os 25% ficando 15% no primeiro ano e 10% no segundo ano.
Oi ficaria grata se me respondesse , estou mudando de filial , se ele alterar minha carteira , vou perder o tempo que já estou trabalhando? (Sou vendedora)
Nao
a empreza quem mim transferir pra outra cidade eu sou obrigado a ir eu sou carpinteiro
Depende se há necessidade de serviço na localidade e se tem previsão no seu contrato
Feito
Olá tudo bem Doutora?
Fui transferida para outra cidade, porém fui demitida depois que me mudei, os custos de multa de apartamento da mudança e volta para minha cidade origem (casa) é paga pela empresa ou eu que preciso arcar com os custos?
Obrigada
bom dia, doutora, tudo bem ? estou em uma empresa e estamos querendo a fazer a transferência de alguns funcionários para cnpj diferentes. Como podemos fazer isso sem causa dano ao empregado e nem a empresa ?
Excelente explicação. Tirou as dúvidas superficiais que eu tinha. Parabéns e obrigado pelo serviço prestado!!!