João Cândido Felisberto, Almirante Negro (1880 - 1969) - Heróis de Todo Mundo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • João Cândido Felisberto nasceu no Rio Grande do Sul, em 1880. Filho de ex-escravos, aos 14 anos entrou para a Marinha, instituição que na época era composta por 50% de negros, 30% de mulatos, 10% de caboclos e 10% de brancos. A maioria dos marinheiros, assim, era composta por homens pobres, geralmente filhos de escravos, que recebiam salários irrisórios e eram constantemente humilhados. Os castigos físicos haviam sido abolidos no Exército em 1890, mas na Marinha persistia a aplicação de chibatadas, que recaíam principalmente sobre os marujos, pois ocupavam a base da hierarquia militar.
    João Cândido entrou para a História como líder da Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, contra os castigos físicos impostos aos marinheiros. Por conta deste evento, foi apelidado de Almirante Negro.
    Na noite de 22 de novembro de 1910, o marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes foi condenado ao castigo. Logo no início o rapaz desmaiou, mas continuou a receber as chibatadas. O fato fez com que centenas de marinheiros se rebelassem. A insurreição, liderada por João Cândido, começou a bordo do Minas Gerais, mas atingiu outros navios, que tiveram seus comandantes destituídos. Horas depois, cerca de dois mil marinheiros tinham sob seu comando os principais navios de guerra da esquadra, mantendo os canhões apontados para o Rio de Janeiro, então capital da República. Eles exigiam o fim dos castigos corporais na Marinha.
    Com receio das conseqüências da revolta, o presidente Hermes da Fonseca atendeu aos pedidos dos marujos, pois o pânico já havia levado milhares de habitantes a fugir da cidade. No entanto, assim que os rebeldes se entregaram com a promessa de anistia no dia 25 de novembro, o governo decretou suas expulsões da Marinha. Dezoito líderes foram para uma solitária no Batalhão Naval na Ilha das Cobras, no Rio. Apenas João Cândido e um companheiro saíram vivos. Os outros 16 marinheiros morreram sufocados, pois a prisão era lavada com uma solução de água e cal -- quando a água evaporava, o cal penetrava nos pulmões dos marinheiros, matando-os.
    João Cândido foi banido da Marinha e chegou a ser internado em um hospício. Foi absolvido, mas nunca deixou de ser vigiado pela polícia, até mesmo em seu enterro. Teve 12 filhos, em quatro casamentos. Nunca mais conseguiu arrumar emprego fixo e passou o resto da vida trabalhando como estivador na Praça XV, no Rio de Janeiro, e fazendo biscates. Morreu em 1969, aos 89 anos, no anonimato.
    No começo da década de 70, João Bosco e Aldir Blanc homenagearam João Cândido Felisberto com o samba O Mestre-sala dos mares. A história do Almirante Negro e da Revolta da Chibata ainda fazia eco nos círculos militares. A música acabou sendo vetada pela censura por trazer à tona um assunto proibido pelas Forças Armadas.
    Fonte: www.acordacultu...

Комментарии • 18

  • @eliasdebem100
    @eliasdebem100 8 лет назад +4

    Faz parte da Nossa História com muito orgulho!

  • @m3arj
    @m3arj 11 лет назад +4

    Todo mundo tem que saber!!!

  • @adyrsebastiaoferreira5572
    @adyrsebastiaoferreira5572 5 лет назад +8

    Herói autêntico. Pena que pouco se divulga sobre ele. E para variar, quando desembarcou, foi traído pela tal “república”, que não cumpriu o que lhe prometera sobre a anistia.

  • @luisfarias2750
    @luisfarias2750 6 лет назад +3

    O que eh certo, eh que Joao Candido terminou seus dias numa tranquila banca de peixe, junto aos amigos, enquanto varios do que torturavam os marujos morreram torpedeados na segunda guerra por submarinos Alemaes. Creio que vale a pena procurar naqueles velhos quadros que ficam (ou ficavam) nas escolas de engenharia com os nomes dos formandos ...

  • @sergioroberto1103
    @sergioroberto1103 6 лет назад +1

    A fazenda onde João Cândido vivia com seus pais na infância, era uma
    CHARQUEADA!!! ou uma ESTÂNCIA!!! no Rio Grande do Sul, as proprie-
    dades rurais só eram uma dessas 2 coisas!!!

  • @danielebizzineli8862
    @danielebizzineli8862 9 лет назад +5

    Merece respeito

  • @juanelninopablo
    @juanelninopablo 6 лет назад +3

    por quê eu nunca aprendi nada sobre ele quando estudava história na escola?

    • @thaislanelopes2017
      @thaislanelopes2017 6 лет назад +4

      por que existe um projeto de embranquecimento no Brasil. Pense ai, sera mesmo que vão contar historia de negros protagonistas ???

    • @Marceloisrael1
      @Marceloisrael1 4 года назад +1

      @@thaislanelopes2017 o pessoal se esquece das civilizações egipcias,e da nubia

  • @darioferr3820
    @darioferr3820 2 года назад +1

    Agora é uma vergonha para a nação que,entre nisso de 18 mil visualizações, menos de 400 destes curtiram tal importante matéria. ADSUMUS SEMPRE FUZILEIROS E MARINHEIROS! ADSUMUS SEMPRE BRASIL CONTRA A OPRESSÃO !

  • @AntonioTorres-sc1zg
    @AntonioTorres-sc1zg 4 года назад +2

    Alto, negro, altivo, inteligente, mainheiro, não andava de mimimi e disse que a revolução de 1964 salvou o Brasil. A Marinha do Brasil está devendo essa.

  • @evertoncastro1986
    @evertoncastro1986 3 месяца назад +1

    A Marinha nunca foi republicana.

  • @slottraducoesbr2929
    @slottraducoesbr2929 5 лет назад +1

    Esse sim é um heroi! N o ditador do Zumbi dos Palmares

  • @batistasantos7830
    @batistasantos7830 3 года назад

    Existia uma nova geração de marinheiros que sabiam ler e escrever e entraram para a marinha para operar os novos navios que tinham vindo da Iglaterra. Muitos desses marujos eram de familia abastada que foram enviados pra servir como medida correcional. Pois bem o verdadeiro idealizador dessa revolta como muitos pensam não foi o João Candido mas ele foi essencial para a causa, pois ele havia sim levado chibatadas assim como o pessoal do seu tempo. Mas para esses marujos novos não. Então era preciso criar um icone alguem que realmente passou por castigos corporais e que tb tinha prestígio perante as autoridades da marinha . O comandante do navio onde trabalhava João Candido foi informado sobre bilhetes que eram colocados nos armarios dos alojamentos marcando locais e horarios para os encontros e reunioes dos revoltosos. Então o comandante teve a ideia de fazer uma prova de cabo ou seja um concurso, mas na verdade o intuito era comparar a letra e pegar o cabeça. Mas o cearence escreveu com a mão esquerda tornando impossivel descobrir. Quando finalmente puseram um marinheiro no convés do navio para ser açoitado a revolta começou. Para os marujos da turma de Joao Candido a chibata era normal mas pra esses novos era um absurdo ! Então joao Candido foi posto como cabeça sem poder recusar pois seria morto tb. Ainda bem que essa historia não é contada bas escolas pq ela está toda distorcida pela esquerda .

    • @SamDCav
      @SamDCav Год назад

      Teria fontes que confirmem isso?

  • @irruan_0832
    @irruan_0832 4 года назад +1

    N sei oq é pior o video de sla quando ou a tarefa que tenho q fazer em cima disso

  • @batistasantos7830
    @batistasantos7830 3 года назад

    Não estou defendendo ninguém mas essa história está mal contada.