Primeira vez que estou assistindo seu vídeo gostei muito da Objetividade e da quantidade de exemplos me ajudaram a fixar o conteúdo. Fiz esse seguinte resumo e adicionei o 4º e 5º passo. Oração Causais x Orações Explicativas 1º Passo: Identificar a oração que não tem conectivo Orações causais → identificar a oração Principal Oração Explicativa → identificar a oração assindética
2º Passo: Identificar essa oração como fato 3º Passo: Analisar a oração introduzida pelo conectivo e verificar se a ação aconteceu antes ou depois do fato. se tiver acontecido ANTES, é a causa daquele FATO - MOTIVO - CAUSA Ex.: Ele assiste todos os vídeos, porque gosta do canal da professora Larissa terra. Ex.: A calçada está molhada, pois choveu muito Ex.: Ele esta de casaco, porque está com muito frio se aconteceu DEPOIS, é a CONSEQUENCIA daquele fato Ex.: Ele gosta do canal da Prof Larissa terra, porque assiste a todos os vídeos Eu posso afirmar que ele gosta do canal, porque ele assiste a todos os vídeos Ex.: Choveu muito, porque a calçada esta molhada. Eu posso afirmar que a calçada está molhada, porque choveu muito Ex.: Ele esta com muito frio, porque está de casaco Eu posso afirmar que eles está com frio, pois está de casaco 4º Quando a CAUSA vem na 1º primeira oração → Oração Explicativa Quando a CAUSA vem 2º na primeira oração → Orações causais 5º Quando a CONSEQUENCIA vem na 2º primeira oração → Oração Explicativa Quando a CONSEQUENCIA vem 1º na primeira oração → Orações causais
A "explicação" para a "causa" de eu ter vindo aqui, foi aprender definitivamente com a melhor professora de Língua Portuguesa do RUclips: Prof.ª Larissa Terra!
Caraca que isso!!!!! Sensacional nunca tinha visto esta análise; estou impactado, pois agora vou conseguir diferenciar com mais segurança, muito obrigado valeu.
Tinha dúvidas em diferenciar as estruturas semânticas, pois achava o assunto um tanto complicado. Achava o assunto um tanto complicado, pois tinha dúvidas em diferenciar as estruturas semânticas.
Na explicativa, há vírgula entre a oração assindética e a sindética precedente, são independentes uma da outra, frequentemente é usada antes de orações imperativas ou optativas ou de uma dedução, tem posição fixa, não pode ser invertida e não pode ser transformada em reduzida Na causal, há uma relação de dependência entre si, liga-se diretamente à principal, pode ser colocada no início do período, introduzida pela conjunção como e pode ser transformada em reduzida de infinitivo
Oi. O que mais me confunde é a questão da vírgula, tem orações que têm vírgula antes do "porque" e outras não. Já vi várias explicações, mas nenhuma ajuda. Uma dizia que a vírgula é colocada quando a segunda oração é muito longa. Outra dizia que a causal não tinha vírgula e a explicativa sempre tinha. Já ouvi falar desse macete do "pois", não sei se é por influência da fala, mas acho que o "pois" se encaixa em quase todas as orações, então não ajuda muito. Um outro macete foi: causal = já que, explicativa = pois. Não ajudou muito também. Tem orações que as duas parecem se encaixar.
Professora, neste trecho de Dom Casmurro, qual seria a classificação da oração introduzida por PORQUANTO? Coordenada explicativa ou subordinada adverbial causal? “Já agora meto a história em outro Capítulo. Por mais composto que este me saia, há sempre no assunto alguma cousa menos austera, que pede umas linhas de repouso e preparação. Sirva este de preparação. E isto é muito, leitor meu amigo; o coração, quando examina a possibilidade do que há de vir, as proporções dos acontecimentos e a cópia deles, fica robusto e disposto, e o mal é menor mal. Também, se não fica então, não fica nunca. E aqui verás tal ou qual esperteza minha; PORQUANTO, ao ler o que vais ler, é provável que o aches menos cru do que esperavas.”
Que desafio! Essa estrutura, Clarissa, é desafiadora, pois caberia as duas leituras... De causa e consequência, a depender do direcionamento do texto. Entretanto, por se tratar de Machado (muito importante conhecermos nosso emissor!), vamos partir da premissa de que haverá o uso canônico da conjunção... E a conjunção PORQUANTO é, normativamente, coordenativa Explicativa. Espero ter ajudado. Abraços!
Pode ser causal ou explicativa. Como causal: O Fato deles serem tranquilos ocorreu da castração. Como explicação: Eu posso contestar o fato deles serem tranquilos. Ou seja, não necessariamente eles são tranquilos porque são castrados. Eles podem ser tranquilos visto que são bem-alimentados!!!
@@anamariafernandes171 Em um concurso público que eu fiz, caiu essa questão. Coloquei Explicativa, porém errei. Até hoje não entendi o porquê eu errei.
Legal, Larissa! Só uma coisa... então nada na estrutura exatamente vai me indicar, só o sentido, né? Por exemplo, se na sua frase a gente trocar por "Ele gosta do canal da professora Larissa Terra, porque assistIU a todos os vídeos.", ela poderia virar subordinada causal, no sentido de que já que ele viu tudo, ele acabou gostando, sendo a causa da primeira oração? Então caberia interpretação nessas linhas tênues? Outro exemplo, "Ele nao veio para a festa, porque choveu muito." Beleza, seria causal pois a consequência seria ele não vir, mas se pelo contexto a pessoa falante não tiver certeza (por exemplo, a pessoa está na festa, não vê o fulano, percebe que está chovendo e fórmula a hipótese de que ele não deve ter vindo por causa da chuva), ai então a mesma frase poderia ser considerada coordenada?? Que loucura.
Estou enlouquecendo!!!! Ajude-me !!!! - A MINHA NOTA FOI RUIM PORQUE NAO ESTUDEI. A minha nota foi ruim ( fato ) porque não estudei ( ocorreu antes do fato ) Pelas explicações seria uma "causal" ??
professora explica essa por favor: Em qualquer tempo ou lugar, a vida social é sempre marcada por rituais. Essa afirmação pode ser inesperada para muitos, porque tendemos a negar tanto a existência quanto a importância dos rituais na nossa vida cotidiana. Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.
A substituição da conjunção “porque” pela locução de modo que preservaria os sentidos originais do texto. FALSO A duvida é: como eu entendo ai que é causal ou nao...pq pelo video que vc explicou nao consegui entender essa questão bj
A criança estava doente, porque estava chorando. - o choro da criança não é a causa da doença Henrique está triste porque perdeu seu emprego. - a perda do emprego é a causa da tristeza de Henrique
Ela chorou porque não passou no concurso. - causal Ela chorou, porque seus olhos estão vermelhos. - explicativa Não demore, porque o filme vai começar. - idem, porque o verbo está no imperativo
Então quer dizer que consecutiva e explicativa estão do lado das consequências? Como diferenciar as duas, consecutiva tem termo intensificados e explicativas não?
Olá, Jardel! Adorei a pergunta! Vamos pensar juntos? O fato é que ele chorou (é a oração não introduzida pelo conectivo)... terem pisado no calo dele, acontece antes do choro! Se acontece antes do fato, é a causa ou a consequência? . . . . CAUSA! Por isso será uma oração subordinada adverbial causal! Espero ter ajudado! ;)
@@prof.larissaterra4787 Obrigado! Tbm concluí assim pela sua aula, embora o gabarito afirmasse ser explicativa. Era uma questão de concurso e, certamente, deveria ser anulada.
Explicação é explicação; consequência é consequência... orações causais estão ligadas a consequências. Explicação não é consequência... Entre, porque vai chover. Se vai chover, o "entrar" não será consequência da chuva. Ainda não choveu. / A rua ficou inundada porque choveu muito. (causa) / Choveu tanto que a rua ficou inundada. (consequência)
Não fez muito sentido para mim: "Ele gosta do canal, porque assiste a todos os vídeos" é um fato que aconteceu antes de gostar do canal da professora. Ele só gosta, porque assiste. Não deveria ser coordenada explicativa?
Oi, Victor! Adorei a pergunta! Posso afirmar que a pessoa gostou do canal porque assistiu a um vídeo, mas ele ter assistido a tooooooooodos os vídeos? Só se ele realmente gostou do canal, né?! Essa, pelo menos, foi a ideia no momento de formulação do exemplo... fez sentido?! Me conta!
ÚNICO vídeo que realmente deu soluções para todos os casos. Obrigado!!!!
Primeira vez que estou assistindo seu vídeo gostei muito da Objetividade e da quantidade de exemplos me ajudaram a fixar o conteúdo. Fiz esse seguinte resumo e adicionei o 4º e 5º passo.
Oração Causais x Orações Explicativas
1º Passo: Identificar a oração que não tem conectivo
Orações causais → identificar a oração Principal
Oração Explicativa → identificar a oração assindética
2º Passo: Identificar essa oração como fato
3º Passo: Analisar a oração introduzida pelo conectivo e verificar se a ação aconteceu antes ou depois do fato.
se tiver acontecido ANTES, é a causa daquele FATO
- MOTIVO
- CAUSA
Ex.: Ele assiste todos os vídeos, porque gosta do canal da professora Larissa terra.
Ex.: A calçada está molhada, pois choveu muito
Ex.: Ele esta de casaco, porque está com muito frio
se aconteceu DEPOIS, é a CONSEQUENCIA daquele fato
Ex.: Ele gosta do canal da Prof Larissa terra, porque assiste a todos os vídeos
Eu posso afirmar que ele gosta do canal, porque ele assiste a todos os vídeos
Ex.: Choveu muito, porque a calçada esta molhada.
Eu posso afirmar que a calçada está molhada, porque choveu muito
Ex.: Ele esta com muito frio, porque está de casaco
Eu posso afirmar que eles está com frio, pois está de casaco
4º Quando a CAUSA vem na 1º primeira oração → Oração Explicativa
Quando a CAUSA vem 2º na primeira oração → Orações causais
5º Quando a CONSEQUENCIA vem na 2º primeira oração → Oração Explicativa
Quando a CONSEQUENCIA vem 1º na primeira oração → Orações causais
UAU! Adorei, Antônio!
O resumo ficou EXCELENTE!!!
Parabéns pela iniciativa!
Se tiver qualquer dúvida, pode perguntar!
Obrigada por seu texto.
A "explicação" para a "causa" de eu ter vindo aqui, foi aprender definitivamente com a melhor professora de Língua Portuguesa do RUclips: Prof.ª Larissa Terra!
Aquela explicação que vale milhões! Espetacular a ideia para identificar se é causa ou consequência.
Aula bem objetiva e fácil de entender. Esta de mais, parabéns pela explicação. OBRIGADO!😉
Gostei bastante do vídeo, pois além de ser bonita explica muito bem.👍👍
Muito obrigada 😊
Muito obrigado professora, finalmente de uma maneira simples eu consegui aprender a diferença da explicativa e a causal
Agora sim! 😍😍 entendi toda a diferença.👏👏👏👏
Fico feliz por ter ajudado!
Professora, show!!! Muito boa a explicação. Obrigado.
Eu que agradeço!
Muito obrigado
Fico feliz que tenha gostado, Maria!
excelente vídeo! bastante esclarecedor!
Obrigado pelo elogio, fico feliz por ajudar!
Além de linda, ensina muito bem!!!
Show!
Muito obrigada, Alan! Fico lisonjeada! 😊
Caraca que isso!!!!! Sensacional nunca tinha visto esta análise; estou impactado, pois agora vou conseguir diferenciar com mais segurança, muito obrigado valeu.
Fico muitíssimo feliz que tenha gostado! =)
Ela é fera! Aprendi diferenciar causal de consecutiva por causa dela. 😇
Parabéns Larrissa, muito simples com você explicando! Obrigada!!!
Muito obrigada 😊
Interessante esse mecanismo para diferenciar os dois tipos.
Que bom que você gostou, Dai!
Se tiver qualquer dúvida, pode falar também!
Melhor explicação do youtubeee!!!
Maravilhoooosa!
Obrigada!
Queria mais exercícicios. Amei!!!!
Muito obrigada!
Fico muitíssimo feliz por ter gostado!
Tem uma playlist que é só de exercícios: "Aprendendo na prática"
Professora linda, e além disso, muito inteligente.
Obrigada!
Tinha dúvidas em diferenciar as estruturas semânticas, pois achava o assunto um tanto complicado.
Achava o assunto um tanto complicado, pois tinha dúvidas em diferenciar as estruturas semânticas.
Adorei os exemplos!
Ótima explicação
também sou Terra!
Será que a gente é pareeeeeente?! Não são tantos Terras por aí...
Otima explicação 👏🏽👏🏽👏🏽 ganhou +1 inscrito
Que maravilha! Isso me motiva a fazer mais e melhor!
Show!
Que bom que gostou, Isabel!
Obrigada pelo comentário!
Amei....
S2
Na explicativa, há vírgula entre a oração assindética e a sindética precedente, são independentes uma da outra, frequentemente é usada antes de orações imperativas ou optativas ou de uma dedução, tem posição fixa, não pode ser invertida e não pode ser transformada em reduzida
Na causal, há uma relação de dependência entre si, liga-se diretamente à principal, pode ser colocada no início do período, introduzida pela conjunção como e pode ser transformada em reduzida de infinitivo
Boa!
Exatamente isso! ;)
Professora, faça um vídeo sobre complemento nominal e objeto indireto, aposto especificativo e adjunto adnominal
Diferenciando os quatro termos?
@@prof.larissaterra4787 Sim
Oi. O que mais me confunde é a questão da vírgula, tem orações que têm vírgula antes do "porque" e outras não. Já vi várias explicações, mas nenhuma ajuda. Uma dizia que a vírgula é colocada quando a segunda oração é muito longa. Outra dizia que a causal não tinha vírgula e a explicativa sempre tinha. Já ouvi falar desse macete do "pois", não sei se é por influência da fala, mas acho que o "pois" se encaixa em quase todas as orações, então não ajuda muito. Um outro macete foi: causal = já que, explicativa = pois. Não ajudou muito também. Tem orações que as duas parecem se encaixar.
Professora, neste trecho de Dom Casmurro, qual seria a classificação da oração introduzida por PORQUANTO? Coordenada explicativa ou subordinada adverbial causal? “Já agora meto a história em outro Capítulo. Por mais composto que este me saia, há sempre no assunto alguma cousa menos austera, que pede umas linhas de repouso e preparação. Sirva este de preparação. E isto é muito, leitor meu amigo; o coração, quando examina a possibilidade do que há de vir, as proporções dos acontecimentos e a cópia deles, fica robusto e disposto, e o mal é menor mal. Também, se não fica então, não fica nunca. E aqui verás tal ou qual esperteza minha; PORQUANTO, ao ler o que vais ler, é provável que o aches menos cru do que esperavas.”
Que desafio!
Essa estrutura, Clarissa, é desafiadora, pois caberia as duas leituras... De causa e consequência, a depender do direcionamento do texto.
Entretanto, por se tratar de Machado (muito importante conhecermos nosso emissor!), vamos partir da premissa de que haverá o uso canônico da conjunção... E a conjunção PORQUANTO é, normativamente, coordenativa Explicativa.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Por que a explicativa não pode ser considerada subordinada consecutiva então?
Professora faça um vídeo entre adversativa x concessiva
Boa dica!
Farei!
Então a diferença é só quem vem primeiro ou tem o conectivo' quem é a subordinada' ?
Na frase: "Os coelhos do sítio são tranquilos, porque são castrados." É causal ou Explicativa? Agradeço se responder.
Pode ser causal ou explicativa. Como causal: O Fato deles serem tranquilos ocorreu da castração. Como explicação: Eu posso contestar o fato deles serem tranquilos. Ou seja, não necessariamente eles são tranquilos porque são castrados. Eles podem ser tranquilos visto que são bem-alimentados!!!
@@anamariafernandes171 Em um concurso público que eu fiz, caiu essa questão. Coloquei Explicativa, porém errei. Até hoje não entendi o porquê eu errei.
Obg. Fessora. Uma dúvida: todas subordinadas é possível virar reduzida ?
Todas elas!
Cuidado apenas com as substantivas, que só podem reduzir de infinitivo.
Legal, Larissa!
Só uma coisa... então nada na estrutura exatamente vai me indicar, só o sentido, né? Por exemplo, se na sua frase a gente trocar por "Ele gosta do canal da professora Larissa Terra, porque assistIU a todos os vídeos.", ela poderia virar subordinada causal, no sentido de que já que ele viu tudo, ele acabou gostando, sendo a causa da primeira oração? Então caberia interpretação nessas linhas tênues? Outro exemplo, "Ele nao veio para a festa, porque choveu muito." Beleza, seria causal pois a consequência seria ele não vir, mas se pelo contexto a pessoa falante não tiver certeza (por exemplo, a pessoa está na festa, não vê o fulano, percebe que está chovendo e fórmula a hipótese de que ele não deve ter vindo por causa da chuva), ai então a mesma frase poderia ser considerada coordenada?? Que loucura.
E na oração(Ela estava comemorando, porque foi aprovada) para mim, parece causal, mas em textos e exercícios dizem que é explicativa.
Estou enlouquecendo!!!! Ajude-me !!!!
- A MINHA NOTA FOI RUIM PORQUE NAO ESTUDEI.
A minha nota foi ruim ( fato )
porque não estudei ( ocorreu antes do fato )
Pelas explicações seria uma "causal" ??
Nao da para prestar atenção, essa professora é muito linda.
Que lisonjeiro... Obrigada!
De fato
Mas, acertei tudo kkkk
Obrigado, muito obrigado, teacher
Prof. O Seu sorriso como também o seu cabelo e seu olhar, sao fascinantes!!!
professora explica essa por favor:
Em qualquer tempo ou lugar, a vida social é sempre marcada por rituais. Essa afirmação pode ser inesperada para muitos, porque tendemos a negar tanto a existência quanto a importância dos rituais na nossa vida cotidiana.
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.
A substituição da conjunção “porque” pela locução de modo que preservaria os sentidos originais do texto. FALSO
A duvida é: como eu entendo ai que é causal ou nao...pq pelo video que vc explicou nao consegui entender essa questão bj
A criança estava doente, porque estava chorando. - o choro da criança não é a causa da doença
Henrique está triste porque perdeu seu emprego. - a perda do emprego é a causa da tristeza de Henrique
boa
Essa professor é linda demais😊
Ela chorou porque não passou no concurso. - causal
Ela chorou, porque seus olhos estão vermelhos. - explicativa
Não demore, porque o filme vai começar. - idem, porque o verbo está no imperativo
Muito bem!
Mas e se o tempo for no presente, e não no passado ou futuro?
Não entendi a pergunta, André...
FIIIIRSTTT !!
Só pra garantir o first! hahahah
Seu canal virou minha Netflix na luta para aprender português
hahahaha
Que coisa boa! Que honra!
Muito obrigada!
Toda causa é uma explicação, mas nem toda explicação é uma causa.
FIRST !!
Booooooooa!
Que bom que gostou, Beatriz! Fico muito feliz!
Então quer dizer que consecutiva e explicativa estão do lado das consequências? Como diferenciar as duas, consecutiva tem termo intensificados e explicativas não?
Vixe! Pior 😂😂😂 tô ferrado pra entender esse assunto
Na seguinte frase, o "porque" exprime causa ou explicação?
Ela chorou porque lhe pisaram o calo.
Olá, Jardel!
Adorei a pergunta!
Vamos pensar juntos?
O fato é que ele chorou (é a oração não introduzida pelo conectivo)... terem pisado no calo dele, acontece antes do choro!
Se acontece antes do fato, é a causa ou a consequência?
.
.
.
.
CAUSA!
Por isso será uma oração subordinada adverbial causal!
Espero ter ajudado!
;)
@@prof.larissaterra4787 Obrigado! Tbm concluí assim pela sua aula, embora o gabarito afirmasse ser explicativa. Era uma questão de concurso e, certamente, deveria ser anulada.
Explicação é explicação; consequência é consequência... orações causais estão ligadas a consequências. Explicação não é consequência... Entre, porque vai chover. Se vai chover, o "entrar" não será consequência da chuva. Ainda não choveu. / A rua ficou inundada porque choveu muito. (causa) / Choveu tanto que a rua ficou inundada. (consequência)
No caso do "Entre porque vai chover" é a estrutura imperativa... ;)
Faltou um batonzinho
Oi, gata
Você conseguiu me deixar mais confuso, desobrigado. 😐😐😐
Sou disléxico e esse negócio de "causal" e "explicativa" me dá um baita de um nó no cérebro... :(
Entendo completamente!
Também tenho dislexia...
a questão é encontrar a "lógica"por trás...
mas tem coisa que confunde mesmo...
Não fez muito sentido para mim: "Ele gosta do canal, porque assiste a todos os vídeos" é um fato que aconteceu antes de gostar do canal da professora. Ele só gosta, porque assiste. Não deveria ser coordenada explicativa?
Oi, Victor!
Adorei a pergunta!
Posso afirmar que a pessoa gostou do canal porque assistiu a um vídeo, mas ele ter assistido a tooooooooodos os vídeos? Só se ele realmente gostou do canal, né?!
Essa, pelo menos, foi a ideia no momento de formulação do exemplo... fez sentido?! Me conta!