Cara, Tony Belloto foi muito filhinho de papai. "Decidir falar a verdade" quando isso implica jogar a responsabilidade para o outro é muito tranquilizador.
Arnaldo Antunes teve uma grande postura em relevar a conduta de Tony. Sem querer julgar ninguém, mas em outro ambiente, o filme de Tony estaria queimado por não segurar a bronca. Ainda bem que são grandes amigos e souberam resolver a coisa sem traumas.
Polícia é um clássico absoluto. E é muito interessante notar que ela ao vivo o britto só arregaçou de verdade a partir de 91/92 cantando daquele jeito gritado que ele faz até hoje eu acho. Podia ter falado sobre o jeito que ele foi cantando ao longo do tempo. E uma vez ele falou da tecnica que ele usa para cantar essa musica até hoje, que convenhamos, se nao cantar direito gritado durante 30 anos, as cordas vocais ficam detonadas...
Eu ouvi uma versão da história da prisão do Tony um pouco mais cômica, de que ele foi inocente, que os policiais chegaram falando "Vamos resolver isso aqui, vc é famoso, vamos conversar pra ficar tudo legal pra todo mundo" e o tony na inocência achou que o policial queria ajudar ele msm, então saiu falando tudo, que a droga tava com o Arnaldo, e o policial ficou tipo "Não perai, como que é? Vamos lá então falar com ele" e o Tony dai viu que tinha entendido tudo errado a situação e se ferrou. Não sei se é verídico, mas é engraçado pelo menos.
Adorei saber que você vai no Inteligência Limit. adoro este podcast. Falando na música "Polícia". Eu acho muito legal a versão que a banda Sepultura fez, da música polícia, como um bonus track na versão nacional do disco Chaos AD (1993).
Parabéns por ir pesquisar as leis e mostrar o seu texto, Júlio. Tem gente que só "joga a informação", você como sempre apresenta os fatos e mostra as referências.
Há tempos procurava um canal assim. Esse quadro é espetacular. Parabéns pelo cuidado com a informação e pelo trabalho de pesquisa, Julio! Foda! Nota: quanto mais Engenheiros e Titãs, melhor.
Apesar da polícia em alguns momentos cometerem excessos... Eu sou completamente contra uso de drogas, então tinham mais q se lascar mesmo. Mas enfim...
É complicado comentar sobre esses assuntos. Sou radicalmente contra qualquer tipo de drogas (álcool, cigarro e outros entorpecentes). Mas como diz o querido André Moscoso: "ESTA É SÓ A MINHA OPINIÃO!". Cada um tem o direito de fazer suas escolhas e assumir as consequências de seus atos! Mas o melhor desse vídeo foi saber que Júlio Ettore estará no Inteligência Ltda do Rogério Vilela! Uhuuu! Considero o melhor podcast do RUclips! Sempre assisto. Ah, Júlio! Não esqueça de levar o PRESENTE INÚTIL que o Vilela sempre pede aos convidados! 😁🎁 Vou aguardar a entrevista!
Quando os policiais cantaram "polícia para quem precisa", após solucionarem o sequestro foi de forma irônica e não se sentindo homenageados. Foi como quem diz, "vocês cantam isso mas quando a coisa aperta correm pedir nossa ajuda".
Na época da banda já como quinteto, vi um show em que antes de começar a cantar "Estado Violência", o Paulo Miklos falou que o Brasil ainda era um dos países que mais tortura no mundo. Isso ficou pra sempre na minha cabeça.
Exagero Ele certamente não teve acesso a vasta documentação das torturas sistemáticas da polícia soviética em todo leste Europeu. Tá certo o método de abordagem, não? Droga não é benéfico basta ver os grandes artistas americanos que de fato se esforçam para sair do vício. E quando causam danos a alguém eles efetivamente reparam. Aqui geralmente fica na doação propaganda para caridade e que se lasque a vítima no caso prático.
@@noiteamericana7606 eu não falei que eles usaram essas músicas para sugerir que as policias num regime socialista seriam mais humanas e mais corretas. mas seria uma ótima sacada parte 2 dessas canções para falar a esse respeito. Eu vejo LIBERTARIANISMO nelas.
Polícia foi exportada para o mundo quando o sepultura fez um show na Rússia (salvo engano) e a polícia estava descendo o cacete no povo que estava lá assistindo. Aí falaram algumas palavras e tocaram essa música, ao modo sepultura claro, mandando a polícia TNC. Por algum motivo essa parte do show ficou conhecida entre os fãs e logo teve uma versão de estúdio. Como era o sepultura, no auge da carreira, uma música dos Titãs ficou conhecida internacionalmente.
Eu gravei essa versão ao vivo na Rússia, turnê do Arise, da 89FM - isso no início da década de 90. Pena que a fita se perdeu com o tempo e nunca mais encontrei àquela versão.
O problema das drogas é que abastece o tráfico (organizações criminosas) o que gera mais violência...é um estado paralelo, onde as leis são diferentes (talião)...
Voltava da praia em SFS SC, pranchas no rack e chegando quase em casa, em Joinville fui parado numa blitz normal de trânsito e adivinha o que estava tocando? O policial pediu pra desligar e olhou os documentos demoradamente aumentando a tensão... Achei que iria dar uma baita geral, pois naquela época, todo surfista era visto como maconheiro e a música uma afronta aos policiais.
Uma informação legal, é que la pra 2008/2010 policia foi trilha sonora de uma serie policial/investigativa da globo. "Força Tarefa", um tipo de versão do filme Bope, mas em formato de serie
Minha primeira interpretação da música Policia, quando mais jovem, sem ter acesso a letra, só ouvindo, imaginava várias interrogações do tipo: Policia? quem precisa de policia? para quêm? no sentido anarquico, que a sociedade não precisa que exista policia. Porém, nada a ver, pois na letra não tem essas interrogações. hehehe
@@fabricio4794 Os Titãs eram classe média, bem normal, com exceção do Britto que era melhor de vida, nem se compara com o Supla, que de fato era filho da elite Paulistana.
No BRock, do Arthur Dapieve, tem uma história falando que "polícia" teria sido um plágio da música das Mercenárias. No disco delas "Cadê as Armas?", lançado antes do Cabeça Dinossauro, tem duas músicas com temáticas similares às dos Titãs: Santa Igreja e Polícia. No livro o Belloto dá uma boa justificativa e sai ileso!
Desde a primeira vez que ouvi essa canção achei incrível a possibilidade de interpretação, a letra (para mim) sempre soava uma crítica tanto positiva quanto negativa, com predominância dos aspectos negativos é bem verdade. Conhecendo o entorno da canção ainda permanece em mim essa impressão.
Tadinho do Tony e dos Titãs. Dá uma pena. As regras são claras, pelo menos da época. Hj o uso de drogas não tem pena de prisão. A entrega da droga, ainda tem uma pena bem leve. De qualquer forma, hj o Brasil é a maior rota de drogas do mundo e o segundo maior consumidor de drogas, as quadrilhas estão entre as mais poderosas do mundo a pondo de já sermos considerados um narcoestado por algumas autoridades. Fazem fronteira com o Brasil os 3 maiores produtores de drogas do planeta, são todos ditaduras. De qualquer forma, eu curto a música e ainda arrisco na guitarra em algumas festas.
Eu amoooo essa música, eu interpreto da seguinte forma polícia p q precisa de polícia, p mim quem precisa são criminosos quem mata, rouba,estupra,violenta agride, drogas não precisam de polícia, ao menos q q usou cause violência crimes,tem q ter limites , uso p quem sabe ou consegue usar sou a favor da liberação de todas drogas, e sou a favor de quem não pide usar por não ter responsabilidades essas q citei, polícia para políticos criminosos criminosos, enfim qualquer um q comete crime e acho que policiais também deveriam serem respeitados, eles prendem criminosos chega lá são soltos,isso é desrespeito a eles,digo ,criminosos, amo tanto essa música q qdo eu morrer quero q toque no velório só n tatuo porq tenho uma peq ,e vou fazer outra peq amor é falar oq não sabe pra quem não quer ouvir,acho sensacional ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤ amo esse grupo, amo essa música
Temos um traficante, um usuário cagueta e todos revoltados com o policial que estava fazendo seu trabalho. Sim fui adolescente, sim vivi muitas coisas, mas respeito a polícia e seu duro serviço. Geração mimimi.
Aí se apresentaram em Montes Claros, cantaram Polícia, a PM não gostou e baixaram a madeira neles, e foram pra delegacia, contam isso numa entrevista a Jô Soares.
Sempre interpretei Polícia como uma crítica por serem os "cães de guarda da Burguesia", então, a crítica é menos profunda, mas continua sendo uma música f0d@!
Cara, eu sou preto, antenado nas causas sociais, mas sempre interpretei a letra como uma ironia na palavra "para", pois pode ser no sentido da polícia ser para alguns, mas também o verbo parar, tipo, eles param quem justamente precisa de proteção. E a versão do Sepultura sempre me "confirmou" isso pelos palavrões em lugar das ordens dadas pela polícia. 😂
Bom dia graça e paz Seja com Todos! Poisé né kkkk, as vezes acontece, porém não entendo como força desproporcional, pois toda abordagem é uma abordagem, e a posição de autocrítica você quê a interpreta ( isso na maioria das vezes ) tem mais policiais , porém também é uma rara excessão! O cidadão da banda poderia ter interpretado , ha tipo assim: Poxa meu" bacana fui abordado não consumi, não levei pra casa e não me viciei, parabéns para polícia, Deus usou o policial para me corrigir e sou grato a Deus e os policiais quê fizeram seu serviço em prol da sociedade com louvor...... Porém quando o ser humano erra prefere apontar falhas de terceiros só invez de assumir o erro e ser grato pela correção. Si não tivesse nada de errado, com o motorista e os passageiros do veículo, férias apenas uma abordagem de rotina.😮😮
Quando vc acusa alguém de algo, a pessoa acusada sempre vai dizer "tenho alguém da familia ou empregado do que me acusam". Sobre Charlie anti semita. Acusar o outro de anti semita é mais velho que as 2 guerras.
Até hj não se cindia na polícia, corrupta e só faz o q quer. Não é eficiente pra q ela foi criada e para combater, entendo q é assim tb a música quer passar, pq abre várias interpretações e as vezes as pessoas ficam só numa. Titãs é um das grades nomes do rock nacional, ainda mais nesse período. Insatisfação de outrora permanece até hj, só serve de eficiência quem tem poder, quem não tem fica largado na corrupção dessa instituição, o sentido da música tb é essa, não só por ter esse fato entre eles detidos na época.
As drogas deveriam ser uma questão de saúde pública se não fossem os assassinatos, roubos, furtos... entre uma série de outros crimes que elas trazem junto.
Engraçado, sempre tive uma percepção para além do debate anti-drogas nessa letra. Sempre interpretei o "polícia para quem precisa" como uma referência exclusiva do verbo "parar" - comumente usado para designar prender, intimidar, etc no meio policial. Para mim este verso representa uma crítica a corporação que em boa parte das vezes (não toda) para e prende pessoas que necessitam da instituição como segurança para onde vivem. Sempre interpretei que era justamente anti-elitista, de que muitas das vezes a própria instituição (seja com autonomia entre indivíduos que a compõem ou com o aparato estatal) acaba servindo de instrumento para a perpetuação de uma injustiça na sociedade, neste caso contra as pessoas que mais precisam dela para combaterem o lugar de violência que vivem, que pode se entender como uma comunidade ou lugar dominado por facções criminosas (onde uma pessoa realmente necessitada geralmente vive) ou como uma realidade ampla do próprio Brasil, tanto em áreas mais pobres e periféricas, quanto as mais elitizadas. Um resumo do tipo: a polícia vai parar quem precisa dela, seja você um pobre fodido ou um rico que cometa um delito que ele mesmo considere injusto. Tá certo que essa discussão é controversa e um tanto ingênua do ponto de vista de que ricos sofrem com brutalidade policial tanto quanto pobres, mas acredito que a mensagem da música parte de um princípio anti-brutalidade policial como um todo. E dado ao conceito do Cabeça, esse princípio funciona como uma crítica ao estado que usa aparatos (nesse caso a polícia) para reprimir a população seja por meio da brutalidade policial (de uma instituição dele mesmo) ou por leis consideradas injustas, que são levadas a rigor pela polícia. E ao contrário do que muitos tão dizendo aqui acho que a letra tá longe de passar mão na cabeça de bandido. Primeiro, a gente precisa denominar e saber o conceito de bandidagem e ao que exatamente ele se aplica. Segundo: não é porque uma instituição tem falhas, segundo o autor da música, que ela não tenha pontos positivos ou seja uma merda completa. O mundo não é maniqueísta!
Na época, eu que era da periferia via nessa música uns playboys "maconheiros"que tomaram um enquadro e ficaram todos revoltadinhos. Apesar disso, muita gente lavou a alma pelas gerais que levaram das viaturas nesse Sao Paulo véi de guerra. Lembrando que nessa época a polícia fazia uma campanha de humanização de sua imagem junto à população. Tinha até mina policial!
Pena que a música é curta demais. Cheguei a fazer uma cópia, uma versão em uma velocidade menor. Durou mais tempo e a voz ficou parecida com a do tim maia
Respondendo o questionamento do Júlio: Acho até algo esperado que alguém que tenha sido autuado por posse ou tráfico de drogas externe revolta com isto e direcione esta revolta diretamente à instituição "polícia", mas à grosso modo isto é quase tão sem sentido como culpar o carteiro por não gostar do conteúdo da correspondência. Quando, na década de 80, a polícia prendia e autuava envolvidos com o uso e ou o tráfico de drogas só estava cumprindo o que preconizava a legislação vigente na época. Seria muita ingenuidade esperar que a instituição "polícia" fizesse "vistas grossas" à legislação vigente com relação ao uso "recreativo" que ocorria comumente no meio artístico. O que eles conseguiram com esta canção? Constranger a instituição "polícia" e os agentes de polícia? Dúvido muito! Imagino que aqueles homens e mulheres não se abalaram nem um pouco com isto... Longe de mim subestimar o poder social que a arte tem em questionar, debater e até mesmo mudar comportamentos, o que não é o caso com esta banda e muito menos com esta canção. "Polícia" foi apenas um grito de revolta, bem pueril por sinal, nada mais que isso, mas obviamente, não se podia esperar uma "The Times They Are A-Changin" deles, afinal não se pode esquecer que eles são os "titãs do iê iê iê" e não Bob Dylan!
E esqueci de outra no dia da minha partida, tocar no velório às nais incríveis às q mais amo policia p quem precisa de polícia é Jethro Tull atualmente q❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
O Tony foi inocente demais. Primeiro que jamais deveria ter jogado o papelote fora, depois ainda entregou o companheiro.
Com certeza.
Verdade mas imagina o desespero ali 1985 Heroína no Brasil puuutz mas poderia e tinha q ter abraçado a cena tava com ele... pagou de cagueta.
Foda os Titãs viu ☺️ he he hei
Ô dó.
Cara, Tony Belloto foi muito filhinho de papai. "Decidir falar a verdade" quando isso implica jogar a responsabilidade para o outro é muito tranquilizador.
Arnaldo Antunes teve uma grande postura em relevar a conduta de Tony. Sem querer julgar ninguém, mas em outro ambiente, o filme de Tony estaria queimado por não segurar a bronca. Ainda bem que são grandes amigos e souberam resolver a coisa sem traumas.
Já fui fã dos Titãs... Tempo Perdido.
Legal é que até mesmo um policial, desde que seja um bom interpretador, pode ouvir a canção e dizer que a letra é interessante.
Polícia é um clássico absoluto. E é muito interessante notar que ela ao vivo o britto só arregaçou de verdade a partir de 91/92 cantando daquele jeito gritado que ele faz até hoje eu acho. Podia ter falado sobre o jeito que ele foi cantando ao longo do tempo. E uma vez ele falou da tecnica que ele usa para cantar essa musica até hoje, que convenhamos, se nao cantar direito gritado durante 30 anos, as cordas vocais ficam detonadas...
Eu ouvi uma versão da história da prisão do Tony um pouco mais cômica, de que ele foi inocente, que os policiais chegaram falando "Vamos resolver isso aqui, vc é famoso, vamos conversar pra ficar tudo legal pra todo mundo" e o tony na inocência achou que o policial queria ajudar ele msm, então saiu falando tudo, que a droga tava com o Arnaldo, e o policial ficou tipo "Não perai, como que é? Vamos lá então falar com ele" e o Tony dai viu que tinha entendido tudo errado a situação e se ferrou. Não sei se é verídico, mas é engraçado pelo menos.
Parabéns pela futura ida ao podcadt inteligência ltda!
Que legal! Parabéns!!!
Adorei saber que você vai no Inteligência Limit. adoro este podcast.
Falando na música "Polícia". Eu acho muito legal a versão que a banda Sepultura fez, da música polícia, como um bonus track na versão nacional do disco Chaos AD (1993).
Boa! Realmente o Max Cavalera cantava essa musica em uma versão bem massa, trocando algumas frases por xingamentos.
Ia comentar isso, ótima versão, gosto mais que a original 😂😂😂😂, tenho o vinil Chaos AD
De certa forma, podemos dizer que tanto o Tony quanto o Sérgio ficaram com raiva por causa da Blitz! 😂
Ótimo vídeo!! "Polícia" é simplesmente + um clássico dos anos 80!
Parabéns por ir pesquisar as leis e mostrar o seu texto, Júlio. Tem gente que só "joga a informação", você como sempre apresenta os fatos e mostra as referências.
Seu trabalho é nível 10
Adoro esse canal
Há tempos procurava um canal assim. Esse quadro é espetacular. Parabéns pelo cuidado com a informação e pelo trabalho de pesquisa, Julio! Foda!
Nota: quanto mais Engenheiros e Titãs, melhor.
Apesar da polícia em alguns momentos cometerem excessos... Eu sou completamente contra uso de drogas, então tinham mais q se lascar mesmo. Mas enfim...
As histórias dos Titãs são épicas!!! Mais um excelente trabalho investigativo!
É complicado comentar sobre esses assuntos. Sou radicalmente contra qualquer tipo de drogas (álcool, cigarro e outros entorpecentes). Mas como diz o querido André Moscoso: "ESTA É SÓ A MINHA OPINIÃO!". Cada um tem o direito de fazer suas escolhas e assumir as consequências de seus atos! Mas o melhor desse vídeo foi saber que Júlio Ettore estará no Inteligência Ltda do Rogério Vilela! Uhuuu! Considero o melhor podcast do RUclips! Sempre assisto. Ah, Júlio! Não esqueça de levar o PRESENTE INÚTIL que o Vilela sempre pede aos convidados! 😁🎁
Vou aguardar a entrevista!
Valeu Neiene!!
Já escolhi o presente, hihihi
Abraços!
Maravilha... não vou perder esse podcast.
@@julioettore
E que venham mais inscritos depois de sua participação no Inteligência Ltda!! Rumo a 1 milhão!!! 🚀
🥳👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💯💯💯💯💯💯💯💯
Que dia será entrevista ???
@@julioettore se puder faz uma série sobre o Roupa Nova. Ótimo esse vídeo, abraço.
Mais um grande vídeo do canal, parabéns, Julio
A música é tão boa , que a versão do Sepultura á transformou em outra bem legal .
Não uso drogas. Não preciso de drogas. Já passei dos 50.
Sinto o mesmo efeito quando me levanto rápido haha.
tmj !!!!!
E lá vamos nós, assistir mais um conteúdo interessante desse canal 👏👏
Quando os policiais cantaram "polícia para quem precisa", após solucionarem o sequestro foi de forma irônica e não se sentindo homenageados. Foi como quem diz, "vocês cantam isso mas quando a coisa aperta correm pedir nossa ajuda".
Na época da banda já como quinteto, vi um show em que antes de começar a cantar "Estado Violência", o Paulo Miklos falou que o Brasil ainda era um dos países que mais tortura no mundo. Isso ficou pra sempre na minha cabeça.
Exagero Ele certamente não teve acesso a vasta documentação das torturas sistemáticas da polícia soviética em todo leste Europeu. Tá certo o método de abordagem, não? Droga não é benéfico basta ver os grandes artistas americanos que de fato se esforçam para sair do vício. E quando causam danos a alguém eles efetivamente reparam. Aqui geralmente fica na doação propaganda para caridade e que se lasque a vítima no caso prático.
@@alessandropereirasilva6930 deixe de ser tão politicamente correto
@@noiteamericana7606 eu não falei que eles usaram essas músicas para sugerir que as policias num regime socialista seriam mais humanas e mais corretas. mas seria uma ótima sacada parte 2 dessas canções para falar a esse respeito. Eu vejo LIBERTARIANISMO nelas.
Desde sempre essa galera adora propagar desinformação de sua bolha, mas na época não tinha Internet era mais fácil fazer isso
Mas vc ja viu algum bandido culpado no Brasil???todos foram presos pq foram torturados
Está música é do kct, está atual hoje em dia.
Que bom saber que você estará no podcast. Não perco por nada! Faça mais vídeos de Titãs...
Polícia foi exportada para o mundo quando o sepultura fez um show na Rússia (salvo engano) e a polícia estava descendo o cacete no povo que estava lá assistindo. Aí falaram algumas palavras e tocaram essa música, ao modo sepultura claro, mandando a polícia TNC. Por algum motivo essa parte do show ficou conhecida entre os fãs e logo teve uma versão de estúdio. Como era o sepultura, no auge da carreira, uma música dos Titãs ficou conhecida internacionalmente.
Eu gravei essa versão ao vivo na Rússia, turnê do Arise, da 89FM - isso no início da década de 90. Pena que a fita se perdeu com o tempo e nunca mais encontrei àquela versão.
Já tava com sdds dos vídeos kkk posta maisss
O problema das drogas é que abastece o tráfico (organizações criminosas) o que gera mais violência...é um estado paralelo, onde as leis são diferentes (talião)...
O pai do Sérgio Brito era vice governador, e eles não usaram a influência do Sérgio Brito.
Voltava da praia em SFS SC, pranchas no rack e chegando quase em casa, em Joinville fui parado numa blitz normal de trânsito e adivinha o que estava tocando? O policial pediu pra desligar e olhou os documentos demoradamente aumentando a tensão... Achei que iria dar uma baita geral, pois naquela época, todo surfista era visto como maconheiro e a música uma afronta aos policiais.
Caramba, eu não fazia ideia dessa história. Parabéns.
Uma informação legal, é que la pra 2008/2010 policia foi trilha sonora de uma serie policial/investigativa da globo. "Força Tarefa", um tipo de versão do filme Bope, mas em formato de serie
Titãs é massa.curto dimaiss..
"Queria ter fumado mais, ter cheirado mais, Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr"" .... brincadeira 😂
Financiar o tráfico é questão de saúde pública. Parabéns DAS por ter cantado.
Não e? Não hora que aperta polícia, pra quem precisa. Foram SENSACIONAIS
É joga na tv e curtir!!!
Música muito atual.
Minha primeira interpretação da música Policia, quando mais jovem, sem ter acesso a letra, só ouvindo, imaginava várias interrogações do tipo: Policia? quem precisa de policia? para quêm? no sentido anarquico, que a sociedade não precisa que exista policia. Porém, nada a ver, pois na letra não tem essas interrogações. hehehe
Esses Caras eram tudo filho de Burguês e Pagar de Punk?ridiculo...Pelo Menos o supla era uma Farsa Sincera...
@@fabricio4794 Os Titãs eram classe média, bem normal, com exceção do Britto que era melhor de vida, nem se compara com o Supla, que de fato era filho da elite Paulistana.
Eu também cometia esse mesmo erro com as interrogações. 🤣🤣
@@jasj2308 supla era "punk de butique assumido"ele deixava bem claro que não era punk mas curtia o movimento
Em Sao Paulo a historia foi outra, nos shows apos este episodio todos gritavam Tony Cagueta! Hoje a historia é mais branda.
essa melodia da música polícia é a melhor dos Titãs.
Juro juro a última, kid vinil 🍕 amoooo,calma não vai virar um show musical, mas só essas 3 ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Titãs é uma grande banda do rock nacional.
Coitados. Vítimas do sistema. Kkkkk. Seu trabalho é top Julio.
♥️Eu ♥️Amo os Titãs♥️
👊😍
...para quem precisa!
No BRock, do Arthur Dapieve, tem uma história falando que "polícia" teria sido um plágio da música das Mercenárias. No disco delas "Cadê as Armas?", lançado antes do Cabeça Dinossauro, tem duas músicas com temáticas similares às dos Titãs: Santa Igreja e Polícia. No livro o Belloto dá uma boa justificativa e sai ileso!
Já esperando pela data do podcast 😃
Desde a primeira vez que ouvi essa canção achei incrível a possibilidade de interpretação, a letra (para mim) sempre soava uma crítica tanto positiva quanto negativa, com predominância dos aspectos negativos é bem verdade. Conhecendo o entorno da canção ainda permanece em mim essa impressão.
Acho que foi mais uma inspiração extraída de As Mercenárias. ruclips.net/video/kyMEvXC2EfY/видео.html
@@kimjongun-ii294 Não conhecia. De fato, tanto a música quanto a letra, não precisam nem admitir.
@@flaviopereiradealencar9563 outra da banda, a mesma temática. O timbre da banda é o mesmo de os Titãs. ruclips.net/video/sFk6x8rL6gY/видео.html
@@flaviopereiradealencar9563 ruclips.net/video/WkRi69knfNA/видео.html
O Tonni poderia primeiro ter feito uma canção chamada "X9" né, inspiração não iria faltar! 😅
Excelente 👏🏻🎧
Comédia ficou apavorado e se entregou para a polícia maior cabacao e entregou o amigo .kkk
Tadinho do Tony e dos Titãs. Dá uma pena. As regras são claras, pelo menos da época. Hj o uso de drogas não tem pena de prisão. A entrega da droga, ainda tem uma pena bem leve. De qualquer forma, hj o Brasil é a maior rota de drogas do mundo e o segundo maior consumidor de drogas, as quadrilhas estão entre as mais poderosas do mundo a pondo de já sermos considerados um narcoestado por algumas autoridades. Fazem fronteira com o Brasil os 3 maiores produtores de drogas do planeta, são todos ditaduras. De qualquer forma, eu curto a música e ainda arrisco na guitarra em algumas festas.
Eu amoooo essa música, eu interpreto da seguinte forma polícia p q precisa de polícia, p mim quem precisa são criminosos quem mata, rouba,estupra,violenta agride, drogas não precisam de polícia, ao menos q q usou cause violência crimes,tem q ter limites , uso p quem sabe ou consegue usar sou a favor da liberação de todas drogas, e sou a favor de quem não pide usar por não ter responsabilidades essas q citei, polícia para políticos criminosos criminosos, enfim qualquer um q comete crime e acho que policiais também deveriam serem respeitados, eles prendem criminosos chega lá são soltos,isso é desrespeito a eles,digo ,criminosos, amo tanto essa música q qdo eu morrer quero q toque no velório só n tatuo porq tenho uma peq ,e vou fazer outra peq amor é falar oq não sabe pra quem não quer ouvir,acho sensacional ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤ amo esse grupo, amo essa música
Anham!!! A polícia tava errada, né? kkkk Ainda bem que sigo as obras, não as pessoas!
Eu cheguei no Brasil o dia 15 de novembro do 1985 …da Itália … me lembro da Veja falando disto no avião
Topzeraaaa🎶🎶🚨🚓🎶🎶🎶🎶
Eu adoro a polícia!!! Até fui um melico mas está canção e muito legal
Naquela epoca quase todo dia um dos musicos do rock 80 sem generalizar era preso kkkk.
HAHAHAH! SEMPRE A DESCULPA DOS MALANDROS, SOMOS INOCENTES!
Show de bola Júlio vc estar em breve no Inteligência LTDA! Vai bombar e desculpe o spam nos coments kk
Polícia para quem precisa, Polícia para quem precisa de Polícia.... TITÃS Na Veia 🎸🎸🎸
Temos um traficante, um usuário cagueta e todos revoltados com o policial que estava fazendo seu trabalho.
Sim fui adolescente, sim vivi muitas coisas, mas respeito a polícia e seu duro serviço.
Geração mimimi.
Os caras cometem crime e colocam a culpa na Polícia?
Aí se apresentaram em Montes Claros, cantaram Polícia, a PM não gostou e baixaram a madeira neles, e foram pra delegacia, contam isso numa entrevista a Jô Soares.
Sempre interpretei Polícia como uma crítica por serem os "cães de guarda da Burguesia", então, a crítica é menos profunda, mas continua sendo uma música f0d@!
Sou muito fã dos Titãs, já fui a vários shows da banda e nunca vi essa música como elitista. Até ver esse vídeo.
O Arnaldo Antunes diz que até hj fica apreensivo quando avista um camburão . Na década de 80 era comum encarcerar quem fosse pego com entorpecentes .
Cara, eu sou preto, antenado nas causas sociais, mas sempre interpretei a letra como uma ironia na palavra "para", pois pode ser no sentido da polícia ser para alguns, mas também o verbo parar, tipo, eles param quem justamente precisa de proteção. E a versão do Sepultura sempre me "confirmou" isso pelos palavrões em lugar das ordens dadas pela polícia. 😂
Se não tiver droga não tem SUCESSO. O cara entregou o " amigo "
Tony Belloto fez tudo errado, e o pior foi ter entregue o Arnaldo
Sim, concordo com a opinião do tony
Bom dia graça e paz Seja com Todos!
Poisé né kkkk, as vezes acontece, porém não entendo como força desproporcional, pois toda abordagem é uma abordagem, e a posição de autocrítica você quê a interpreta ( isso na maioria das vezes ) tem mais policiais , porém também é uma rara excessão!
O cidadão da banda poderia ter interpretado , ha tipo assim:
Poxa meu" bacana fui abordado não consumi, não levei pra casa e não me viciei, parabéns para polícia, Deus usou o policial para me corrigir e sou grato a Deus e os policiais quê fizeram seu serviço em prol da sociedade com louvor......
Porém quando o ser humano erra prefere apontar falhas de terceiros só invez de assumir o erro e ser grato pela correção.
Si não tivesse nada de errado, com o motorista e os passageiros do veículo, férias apenas uma abordagem de rotina.😮😮
O Julio Ettore lembra o Rafinha Bastos
Quando vc acusa alguém de algo, a pessoa acusada sempre vai dizer "tenho alguém da familia ou empregado do que me acusam". Sobre Charlie anti semita. Acusar o outro de anti semita é mais velho que as 2 guerras.
Polícia para quem precisa. Uma frase simples e diz tanto sobre nosso país.
Até hj não se cindia na polícia, corrupta e só faz o q quer. Não é eficiente pra q ela foi criada e para combater, entendo q é assim tb a música quer passar, pq abre várias interpretações e as vezes as pessoas ficam só numa. Titãs é um das grades nomes do rock nacional, ainda mais nesse período.
Insatisfação de outrora permanece até hj, só serve de eficiência quem tem poder, quem não tem fica largado na corrupção dessa instituição, o sentido da música tb é essa, não só por ter esse fato entre eles detidos na época.
Ordinariamente devo contemplar o teu trabalho.(júlio Ettorre)
Faltou vc dizer q o sepultura gravou essa música no álbum chaos a.d
Detalhe o sepultura tbm gravou essa música
As drogas deveriam ser uma questão de saúde pública se não fossem os assassinatos, roubos, furtos... entre uma série de outros crimes que elas trazem junto.
Info importante tb: Polícia atingiu algum renome internacional por ser bastante tocada e gravada pelo sepultura
Engraçado, sempre tive uma percepção para além do debate anti-drogas nessa letra. Sempre interpretei o "polícia para quem precisa" como uma referência exclusiva do verbo "parar" - comumente usado para designar prender, intimidar, etc no meio policial. Para mim este verso representa uma crítica a corporação que em boa parte das vezes (não toda) para e prende pessoas que necessitam da instituição como segurança para onde vivem.
Sempre interpretei que era justamente anti-elitista, de que muitas das vezes a própria instituição (seja com autonomia entre indivíduos que a compõem ou com o aparato estatal) acaba servindo de instrumento para a perpetuação de uma injustiça na sociedade, neste caso contra as pessoas que mais precisam dela para combaterem o lugar de violência que vivem, que pode se entender como uma comunidade ou lugar dominado por facções criminosas (onde uma pessoa realmente necessitada geralmente vive) ou como uma realidade ampla do próprio Brasil, tanto em áreas mais pobres e periféricas, quanto as mais elitizadas. Um resumo do tipo: a polícia vai parar quem precisa dela, seja você um pobre fodido ou um rico que cometa um delito que ele mesmo considere injusto. Tá certo que essa discussão é controversa e um tanto ingênua do ponto de vista de que ricos sofrem com brutalidade policial tanto quanto pobres, mas acredito que a mensagem da música parte de um princípio anti-brutalidade policial como um todo. E dado ao conceito do Cabeça, esse princípio funciona como uma crítica ao estado que usa aparatos (nesse caso a polícia) para reprimir a população seja por meio da brutalidade policial (de uma instituição dele mesmo) ou por leis consideradas injustas, que são levadas a rigor pela polícia.
E ao contrário do que muitos tão dizendo aqui acho que a letra tá longe de passar mão na cabeça de bandido. Primeiro, a gente precisa denominar e saber o conceito de bandidagem e ao que exatamente ele se aplica. Segundo: não é porque uma instituição tem falhas, segundo o autor da música, que ela não tenha pontos positivos ou seja uma merda completa. O mundo não é maniqueísta!
Até hoje é assim..várias pessoas foram presas por fumar um cigarro de maconha, vc passou pro próximo é tráfico..
Kkk. Todo errado ai que protestar, tonny que denunciou a Arnaldo. Sempre se vitimiza né. Incrível.
Bons antecedentes e trabalho declarado + pressão do país inteiro
Na época, eu que era da periferia via nessa música uns playboys "maconheiros"que tomaram um enquadro e ficaram todos revoltadinhos. Apesar disso, muita gente lavou a alma pelas gerais que levaram das viaturas nesse Sao Paulo véi de guerra.
Lembrando que nessa época a polícia fazia uma campanha de humanização de sua imagem junto à população. Tinha até mina policial!
Concordo: sem dúvida. Isso tá bem claro.
Quando os tucanos existiam ele era tucano, mas...
"Mostra direito!". Kkkkkkk
Muito bom
Pena que a música é curta demais. Cheguei a fazer uma cópia, uma versão em uma velocidade menor. Durou mais tempo e a voz ficou parecida com a do tim maia
A razão do protesto contra a polícia é essa!
Respondendo o questionamento do Júlio: Acho até algo esperado que alguém que tenha sido autuado por posse ou tráfico de drogas externe revolta com isto e direcione esta revolta diretamente à instituição "polícia", mas à grosso modo isto é quase tão sem sentido como culpar o carteiro por não gostar do conteúdo da correspondência. Quando, na década de 80, a polícia prendia e autuava envolvidos com o uso e ou o tráfico de drogas só estava cumprindo o que preconizava a legislação vigente na época. Seria muita ingenuidade esperar que a instituição "polícia" fizesse "vistas grossas" à legislação vigente com relação ao uso "recreativo" que ocorria comumente no meio artístico.
O que eles conseguiram com esta canção? Constranger a instituição "polícia" e os agentes de polícia? Dúvido muito! Imagino que aqueles homens e mulheres não se abalaram nem um pouco com isto...
Longe de mim subestimar o poder social que a arte tem em questionar, debater e até mesmo mudar comportamentos, o que não é o caso com esta banda e muito menos com esta canção.
"Polícia" foi apenas um grito de revolta, bem pueril por sinal, nada mais que isso, mas obviamente, não se podia esperar uma "The Times They Are A-Changin" deles, afinal não se pode esquecer que eles são os "titãs do iê iê iê" e não Bob Dylan!
Hoje com certeza não perderiam tempo levando os caras prá dura 😮
Acho que foi mais uma inspiração extraída de As Mercenárias. ruclips.net/video/kyMEvXC2EfY/видео.html
Polícia é uma das minhas músicas favorita dos Titãs.
Mas eu prefiro a Polícia de São Paulo mesmo.
E esqueci de outra no dia da minha partida, tocar no velório às nais incríveis às q mais amo policia p quem precisa de polícia é Jethro Tull atualmente q❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Tudo drogado e fica com raiva da polícia
Putz, o Belotto foi muito juvenil.
Vinte anos de curso, pô!😅
Aqui se faz aqui se paga...
Criticaram a polícia...
Quando o bicho pegou...
Chamaram a polícia
Não entendi... droga é ilegal e os caras foram presos por posse e tráfico (lei da época) e sentiram ódio e raiva??
Podiam ter regravado Policia das Mercenárias, bem mais incisiva e não dá espaço pra interpretações.