E pra quem viu o vídeo do Thiago, do Brasão de Armas, eu falo do comentário dele sobre a espada nas costas nesse episódio. E coloquei link na descrição também. É que eu vinha trabalhando num episódio sobre espada nas costas já faz um tempo, porque o pessoal sempre pede nos comentários (e muito!) e por causa do sucesso da série do The Witcher na Netflix. Tava trabalhando na pesquisa até antes de ele abrir esse segundo canal, que é recente, tem 2 semanas acho. Quando vi que ele falou sobre, pensei até em guardar a pesquisa. Segurei uns dias até, mas preferi soltar, porque ele foca nos erros de realismo nos games no vídeo dele. E cita mais brevemente a espada nas costas como um erro, é uma parte pequena do vídeo. Esse meu vídeo é pra falar do uso ou não histórico da espada nas costas, falando de povos que usaram, mostrando que a espada longa não daria mesmo no período medieval (e aí cito o Thiago, que tá super correto) e exploro como, num mundo de fantasia (RPG), seria possível usar até mesmo a espada longa se adaptações fossem feitas. Então é uma pegada diferente. Só que, como o título e thumb seriam parecidos naturalmente, eu botei a thumb e a citação a ele mais pra mostrar mesmo que eu sei do vídeo dele e linkar o vídeo dele na descrição. Pra gerar sinergia, porque esse segundo canal dele surgiu faz poucos dias e é excelente. Mas não quis jogar o vídeo e a pesquisa que já vinha preparando a pedidos de inscritos fora. E a quem não conhece, vale ver o vídeo e acompanhar o canal, que é muito bom - ruclips.net/video/6k5zzSBVY_U/видео.html
@@alexandermoriarty9167 Mesmo assim seria difícil. Nesse caso (assim como para tirar uma espada de uma bainha padrão, na vertical, das costas), o braço tem de ser maior que o comprimento da lâmina para que faça a lâmina percorrer todo o caminho da bainha. Passou de 80cm de lâmina, o cara teria que ter mais de 2 metros de altura pra isso.
@@PensandoRPG Ele comenta no video, onde ele mostra a bainha feita em couro. Mas infelizmente eu não lembro, de qualquer forma com o real inflacionado do jeito que tá não iria ficar barato importar. Ainda tem bastante pessoas que trabalham com couro por aqui, acho que o shad compartilhou os detalhes do projeto, medidas e materiais, eu tentaria a sorte com alguém que aceita pedidos customizados, antes de pensar em importar algo hoje em dia.
Não fiz nenhum estudo sobre esse assunto, mas carregar uma espada longa nas costas com o intuito de apenas transporta-la é aceitável. Já para usar para combate talvez as costas não fosse a melhor maneira de guardar. Um forte abraço galera.
Shadow of Mordor tem a melhor solução pra esse problema: a bainha do Talion tem uma abertura no meio. Assim, ele só puxa a espada até certo ponto, e depois ela sai passando pela abertura sem risco de ficar presa. Pra colocar de volta, é só encaixar na abertura e depois soltar ou empurrar de volta. É simples, realista, funciona, e não perde o fator ‘badass’ do personagem.
O problema de bainha nas costas, acho mais em colocar a espada de volta do que tirar ela. Embora numa situação de perigo, colocar a espada de volta seja o que menos importa.
@@h.f.v.1428 Sim, tanto é que no jogo ele somente coloca ela de volta quando não há mais inimigos por perto. Sempre que você se aproxima de Uruks ou outras criaturas, ele saca a espada e não tira ela até que o perigo passe. Então nesse caso funciona.
Acredito que levar uma espada nas costas era mais para carregar uma espada auxiliar ou, para executar movimentos como escalar. Uma coisa que é vital é o saque rápido que pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Uma outro ponto que eu percebi, sacar a espada das costas tbm cria um ponto cego com seu próprio braço (dá pra esconder uma porta que está a 4 metros de vc)
Sendo ou não, continua sendo legal sacar ela das costas. Agora no livro, o geralt usa um esquema para puxar a espada das costa. Tem la bem explicadinho mas eu não lembro
@@PensandoRPG Estranho mesmo é o guts sacar a dragonslayer das costas com todo aquele peso kkkk, mas isto é irrelevante levando em conta o universo do manga
@@who-e1b a Dragon Slayer não fica numa bainha, ela só fica presa próximo ao cabo, a lâmina fica exposta sempre. Pra sacar, basta puxar um para cima que a espada já está solta e pronta para usar. Já o peso dela é outra história totalmente diferente kkkkkk
@@gabrielbraz9669 Se eu não me engano, o guts utilizá um esquema com correntes para deixala presa nas costas. Mas humanamente falando, é impossivel sacar aquela espada, ja é impossivel empunha-la mesmo
@@who-e1b mas levando que fica um tanto implícito que o Guts tem capacidades sobrehumanas (não tô levando em conta a Berserker Armor, tô falando do Guts normal), além da familiaridade dele com espadas muito maiores do que costumam usar, ainda fica um pouco crível ele usar ela
Mano que maneiro. Inclusive a bainha especial, achei ela muito funcional. E tirar a espada das costas é muito dahora. Apesar de gostar da bainha pela cintura pq a minha espada favorita é a rapieira. E tem vídeo sobre ela? Se não eu amaria ver.
@@alexandermoriarty9167 de fato é bem simples mesmo. Mas a gente não tem idéia de como ficaria na prática. Alguém precisa testar essa sua idéia para ver como seria.
@@alexandermoriarty9167 se você pensar no quesito dos materiais da época, ou na engenharia que era usada não daria certo. Outro ponto também é a rapidez com que seria feito esse saque, demoraria muito e isso poderia te complicar. Outro probleminha também seria a questão da arma não estar totalmente coberta, podendo te ferir sem querer em algum movimento que não seja dentro da batalha. As espadas são colocadas em pontos estratégicos pra poder lhe proporcionar mobilidade fora de combate, mas também oferecer uma defesa ou um ataque ao saca-la, dependendo do usuário. Sua idéia não seria descartada se fosse por questão de ESTILO, mas se fosse um combate valendo a vida eu ADORARIA te enfrentar kssksksksk
carai, os maluco que só come salgadinho e fica o dia todo no pc querendo tirar espada das costa igual os maluco que pulava rio, nadava de armadura, dava pirueta no céu e os caralho a4, tem nego que consegue chupar o proprio pau e encostar a lingua no proprio cu mano, tu acha q n vai ter nego que consegue tirar a espada das costa so pq ela é grande kkk, tem tecnica pra tudo.
A maior prova de que não é possível sacar uma espada longa das costas, é só ver em câmera lenta o Geralt sacando a espada: quando ele puxa a espada, ela "do nada" sai pela lateral da bainha. Uma baita malandragem dos designers do jogo.
Que coincidência, cheguei na metade do livro The Witcher - O Último Desejo e quando entro no RUclips aparece um vídeo sobre bainhas nas costas, incrível
Pensando no âmbito geral da defesa pessoal envolvendo armas brancas, golpes de baixo pra cima são mais difíceis de defender, pois a lâmina se apresenta antes do braço que a segura, por isso, independente de ser possível sacar a espada das costas, um golpe rápido sacando a espada da cintura é mais difícil de ser defendido pelo adversário. Sacar das costas expõe o braço da empunhadura antes, que está vulnerável para ser seguro, impedindo o manuseio funcional da espada, ou mesmo permitindo ser atingido por outra arma até mesmo antes da espada ser sacada, devido ao "cacoete" mais lento do braço, cuja mão geralmente está mais próxima da cintura, levando mais tempo ainda para a espada ser alcançada, em comparação com o movimento de saque da cintura, que, além de ter a mão naturalmente próxima, já vem jogando a lâmina pra frente e de cima pra baixo. Um adversário sacando da cintura teria vantagem clara diante de um sacando das costas, com ambos sacando ao mesmo tempo. Temos que lembrar que a velocidade em sacar uma arma e realizar um ataque efetivo se expondo o mínimo possível, qualquer que seja a arma, pode ser a diferença entre viver ou morrer. Isso faz a possível vantagem da movimentação do espadachim com a espada embainhada nas costas ser irrelevante, especialmente em situações de reação a emboscadas, diante das vantagens do conjunto dos outros fatores em se carregar a espada na cintura.
Cara, melhor q o vídeo foi seu comentário na minha opinião. CERTÍSSIMO. Mas vm combinar q c tem uma exp aí né? No mínimo tu brinca disso sla kkkkk mas é isso, refutei um comentário a cima de um "Noob" flnd q adoraria enfrenta-lo, mas acho que preferiria vc agr pela emoção hahaahahah vlwwww
Faz uma analise do cavaleiro de Libra de Saint Seiya e se algum guerreiro da antiguidade conseguiria transportar todos aqueles kits de armas assim como num universo de fantasia.
no The Witcher 3 a gente vê a animação do Geralt tanto sacando quanto guardando as espadas nas costas de uma forma interessante que talvez tivesse sido interessante observar no vídeo, enquanto ele puxa a espada com seu braço direito, com a mão esquerda ele empurra a ponta da bainha para trás, angulando a bainha por cima de seu ombro para que ele consiga puxar a espada das costas em um movimento só, ele faz o mesmo para guardar a espada de volta na bainha. Vale a pena reparar nesse pequenos detalhes.
Vi esse vídeo no Facebook, mas to vendo aqui de novo pq esse canal é perfeito e eu quero apoiar, mano, tu é muito foda, e eu to sempre vendo seus vídeos de 2 anos atrás, conheci teu canal faz pouco tempo, e sinto pena em não poder ouvir teus podcasts da atualidade, pq os vídeos mais atuais não tem o mesmo estilo de 2 anos (que é o tipo de vídeo que eu to vendo toda hora)
E se eu te disser que é perfeitamente possível sacar uma espada longa de mais de 100cm das costas sem uma bainha personalizada como a mostrada no vídeo? O canal Nate V mostra como no vídeo: Solved? Draw a sword from tour back. ruclips.net/video/_NzxETuWeQE/видео.html&ab_channel=NateV
Espadas pequenas faz muito sentido, não precisa ser historado para perceber isso pois quando eu era criança quando brincavam de espadachim sempre imaginava usando espadas pequenas na costas nunca com grandes.
Desde criança que eu via filmes onde o cavaleiro levava a espada nas costas, eu pensava, se fosse eu não levaria aí, vai que alguém rouba enquanto não vejo, ou eu a esqueço em algum lugar. Kkk
Leonardo. Faz um vídeo sobre as raças de d&d, particularmente as raças Hibridas. Eu nunca entendi direito o conceito por trás das raças de d&d, pois para mim a descrição delas classificaria elas como espécies diferentes e na minha cabeça os híbridos tinham que ser estéreis na maioria das vezes. E faz um vídeo sobre os anões tb particularmente a noção de anões mágicos de Tolkien e anões de espécies diferentes tipo os Ibbeneses das crônicas de gelo e fogo. x)
São espécies diferentes mesmo. As diferentes raças/espécies sentientes foram criados por deuses diferente, um deus criou os elfos, outro os anões, outro os orcs, outro os kobolds, etc. Inclusive isso é usado como justificativa para classificar algumas raças como inerentemente más, pois foram criadas por demônios ou deuses malignos para servir seus propósitos. Seguindo a lógica biológica real, hibridos deveriam ser de fato estéreis mas acho que nesse universo não funciona assim. Por algum motivo, os hibridos parecem ser sempre de descendencia humana. Humano+Elfo, Humano+Orc, Humano+Dragão, etc. Nunca vi por exemplo um Meio Elfo Meio Anão. Um video a respeito seria interessante mesmo.
@@edersonnico Realmente no d&d eu só lembro de ter visto hibridos com humanos, mas lembrei do romance entre Tauriel e o Kili em O Hobbit: a Batalha dos Cinco Exércitos. Peter Jackson tomado pela “doença do dragão”. kkkkkkkk Será que na cabeça do Peter Jackson iriam nascer crianças tipo os filhos do Burro + Dragão do Sherek ou anões que não afundam na neve ou nasceriam Halflings/hobbit? kkkkkkk Nas crônicas de gelo e fogo os Ibbeneses são muito semelhantes ao que vemos como anões de tolken. No trecho que fala sobre eles diz: "Embora possam se reproduzir com os povos de outras terras, os filhos que os homens ibbeneses geram com as mulheres de outras terras são frequentemente malformados e sempre estéreis, enquanto as mulheres ibbenesas, quando engravidadas por homens de outras terras, dão à luz apenas natimortos e monstruosidades."
um outro método que é completamente possível e pratico tambem, seria vc adaptar a bainha pra que ele seja puxada para baixo do seu ombro quando for puxar a espada, inclusive eu fiz isso aqui em casa e funciona. Eu tenho uma replica da espada do Geralt aqui e ela mede 1,15 metros, caso adapte um tubo em volta da bainha e prenda ele na cinta das costas, é possível puxar a bainha para baixo do seu ombro enquanto saca a espada com a outra mão, fica extremamente simples de sacar e de colocar de volta nas costas. E assim, uma curiosidade, no primeiro livro de the witcher tem uma cena em que descreve que o Geralt ajusta a bainha para baixo ao sacar a sua espada, exatamente como eu falei acima, ou seja, pode-se interpretar que ele use esse tipo de bainha adaptada para ser puxada para baixo do seu ombro, para que se saque a lamina com muita facilidade(caso a espada não seja muito longa tambem). Mesmo que isso não tenha sido usado historicamente, é perfeitamente possível de se fazer em uma obra de fantasia. Tambem existem modelos de espada no proprio jogo the witcher que tem aberturas laterais para que a espada seja sacada com facilidade, como mostra no 0:35 minutos desse video: ruclips.net/video/vu7EkPr00Us/видео.html . então sim esses 2 metodos que eu mostrei funcionam perfeitamente .
O mano Rafael em comentário anterior matou a charada. O "segredo" é não ser rígido na forma de sacar a espada. Da mesma forma q os coldres de pistolas dos filmes de caubóis, a bainha de espada longa pode ser presa de forma a facilitar o desembainhar da espada segundo sua própria conveniência. Sendo a parte próxima ao punho presa junto ao ombro e o resto da bainha solta, e perfeitamente possível sacar a espada em movimento rotacional descendente ou lateral.
Opa, valeu! Fico muito feliz aí que curta. No podcast o ritmo é um pouco diferente, mas to experimentando soltar aqui no canal principal pra ver se a galera curte também. Aí se curtirem passo a soltar tudo aqui, esses podcasts tranformados em vídeo e os vídeos mesmo que tem um ritmo de narração mais acelerado.
Muito massa ver que vc também vê Shadiversity e Metratron! Os caras são demais! Tem o Lindyberg também, que me ensinou a amar a melhor e mais subestimada (no mundo do rpg) arma de todos os tempos: a Lança. Tem um outro design que eu acho mto daora, que é o coldre que o Kratos usa no God of War Viking que é parecido com uma ferradura
Eu acho que faria sentido um guerreiro (aventureiro, não soldado) carregar uma greatsword nas costas, visto que ela é pesada e pode atrapalhar na movimentação, além de quê deixaria as mãos livre. Mas não hora que o monstro aparecer, ele tira a bainha das costas, saca a espada e joga a bainha no chão.
Nesse caso, faria sentido carregar uma espada curta na cintura também. Para caso precise se defender de uma emboscada ou algo do tipo. Sei que os soldados medievais que usavam essas espadas grandes, marchavam carregando elas na mão mesmo, apoiando a espada no ombro e tal.
No Nioh 2 o personagem ao usar uma Odachi (uma variação de katana bem grande) ele eventualmente tira a bainha das costas para sacar a espada, bem interessante esse detalhe.
No filme Sangue e Honra (acredito ser esse o nome) o cavaleiro carrega a espada longa (realmente longa) na lateral do cavalo, ficando de comprido em relação ao comprimento do corpo do animal. Ele inclusive faz oq eu acredito ser viável; ele usa espadas mais curtas para lutar e busca sua espada longa só em momentos específicos. ⚔️
Soluções simples para esse dilema/problema! a Bainha ficar nas costas mas, mais abaixo do que é mostrado no filmes, séries e jogos! Como assim mais abaixo? Basicamente vamos dividir as costas em 4 áreas!, logo cada risca passa a 25% do total das costas! as bainhas mostradas na ficção geralmente ficam com seu centro entre a risca do meio (50%) e a risca que passa a 75% da costa ( assim o pomo da espada fica na altura da cabeça) a solução seria simples! O centro da bainha e por consequência da espada ficar a 25% da altura das costas ou seja ficar a 25% acima da linha da cintura! As vantagens seriam! você teria uma mobilidade maior pois a espada está mais alta do que estaria na cintura! e de quebra seria mais fácil de tirar a mesma das costas pois, devido estar mais baixa o braço teria comprimento o bastante para puxar a mesma! Outras soluções bem simples seriam: Uma bainha no meio das costas mais em posição Horizontal ao invés de diagonal! a desvantagem seria se mover em florestas e cidades! Ou ter uma bainha que gira fixada nas costas! basicamente o guerreiro teria um disco de madeira/ferro nas costas e a bainha fica presa no disco/suporte por um pino! Na hora de puxar a espada bastaria o guerreiro puxar a espada enquanto a força pra baixo que a bainha gira para baixo e ajuda na puxada da espada!
Esse é completo. Tô fazendo esses mais curtos e testando pra ver se solto aqui, em vez do Radio, e ver se o pessoal curte. Se curtir, de repente começo a soltar tudo aqui, até os de Bate-papo e solto no rádio os cortes dos podcasts maiores. Tô avaliando ainda. E esse programa aqui já tá no feed também de spotify, etc.
Shadow of mordor mostrou uma solução para isso, com um engenhoso desenho de lâmina e bainha, de forma que só precisa puxar metade da lâmina e a espada sai totalmente, bem prático para embainhar e desembainhar a espada
Acredito que você poderia fazer toda uma sequência de análise das armas usadas em Soul Calibur. Digo, quais seriam possíveis de serem usadas de verdade e quais só são possíveis de serem usadas, magicamente. Enfim, só uma sugestão! ABRAÇOS, Leonardo! Sucesso no seu trabalho!
Na terceira temporada de the witcher o geralt é gravado tirando a espada longa das costas sem muita dificuldade. Altura da pessoa e tamanho é oque facilita de pessoa pra pessoa
É que na hora de sacar a espada se ela estiver na Sintra você já pode sacar a atacar ao mesmo tempo, mas se ela estiver nas costas é bem mais complexo bem eu acho mais funcional na Sintura porque para tirar as espada das costas é bem mais complicado na hora de uma batalha que começa instantaneamente e tem muitos outros motivos como para tira a espada na hora da batalha dependendo do tenho da espada você precisa esticar o braço até o céu para tirar assim como o cara no começo do vídeo fez e isso é bem ruim mas nas costas também existe suas vantagens, porque como sempre pode ter suas desvantagens mas sempre tem suas vantagens
Uma arma q já tinha esse tipo de problema, mesmo sendo usada na cintura, é o facão chinês (ok q ele n era pra ser usado em batalhas, era mais pra execução, mas ainda assim) devido a forma e tamanho enorme, um dos lados da bainha dele só era costurada até a metade, o q viabilizava seu saque.
Sim, mencionei ele. Eu já ia falar sobre isso, porque tinham pedido. Ai com Witcher super popular agora e ainda um canal bom falando sobre, decidi fazer.
Nome possível existe técnicas pra isso e também pode depende muito do tamanho da pessoa q tá fazendo isso, da pra botar nas costa Katanas ou unas espada um pouco maiores.
Quando eu vi o título de cara me veio o Gatts de Berserk na cabeça, afinal a Dragonslayer é muito maior que uma espada grande comum, e ele deixa ela ali aparentemente solta nas costas dele. Pesquisando um pouco vi que o Miura já deu a resposta pra essa pergunta, no art book do mangá, e sinceramente eu achei um projeto muito bem elaborado e talvez mais prático. Lá ele mostrou que a Dragonslayer fica apoiada em uma espécie de cinto, mantendo ela encurvada, enquanto um pequeno gancho mais acima mantém a espada presa ao corpo, na espada tem somente um elo de corrente preso para fazer essa ligação da "aljava" com a espada.
Num mundo de fantasia a bainha tambem poderia ter uma habilidade mágica que possibilite sacar a espada pelas costas como por exemplo a bainha desaparecer quando o usuario diver intenção de utiliza-la e reabarecer quando for quarta-la ou ficar intangivel no momento do saque sento assim nao causando problemas ao usuário
Acho que ainda funciona a bainha nas costas se a bainha não for totalmente presa, dando pra afastar a bainha pra mais longe das costas, deixando num ângulo que fica mais fácil puxar a espada, puxando um pouco pra frente em vez de totalmente pra cima ou pro lado
Faça um video analisando a batalha de Stiling no filme de Coração Valente onde o William Wallece chega ao campo de batalha com a espada nas costas e parte para a luta correndo e sacando ela enquanto corre.
Não seria melhor fazer uma bainha um pouco menor e mais baixa, e colocar uma abertura apenas em uma faixa na parte superior lateral dela? Assim quando vc puxar ela, você não precisa puxá-la em linha reta em seu comprimento total, poderia puxar até onde o braço chega e nesse ponto a pequena faixa em que a a bainha é aberta lateralmente ja permitiria ela sair pela lateral sem precisar esticar mais o braço.
A bainha do bruxo na série, tem como ser sacada também, até pq a bainha de lá é modificada, achei muito interessante o esquema e no contexto medieval onde o material era mais escasso encaixou direitinho kk
Pra facilitar, tem jogo que a espada flutua por magia próximo as costas e materializa na mão quando começa o combate, um dos recursos do mundo de fantasia. Mas a ideia do rapaz de bainha especial é muito bacana.
Eu gostei da série witcher pq eles sempre põem o Geraldo carregando um suporte para espadas em viagens. E a bainha dele tem uma premissa de "ser diferente" das outras. Eu brincava com cutelaria e uma vez fiz um esboço de uma bainha q poderia ser usada pra sacar pelas costas. Não era tão elaborada como essa porém funcionava.
Sim, pra te falar a verdade, eu reparei nisso vendo a segunda temporada e o vídeo quase foi sobre esse suporte pras viagens. Aí entraria no mesmo tema desse episódio, mas o tema seria puxado pelo fato de eles terem feito algo na série que achei genial.
Cara eu tenho uma pergunta... Da para um Bugbear tirar uma espada longa das costas?Tipo ele tem os braços longos e todo mais só que acho que ainda iria atrapalhar no saque em se da arma não?
Numa formação seria impossível sacar uma espada longa das costas,podia causar alguns acidentes desagradáveis.. Nunca naquela altura das costas. Talvez se a bainha ficasse mais pelo meio das costas,meio que na horizontal,com um ângulo tipo vinte pra uma(pensando num relógio analógico),talvez..
O Talion nos jogos shadow of mordor e shadow of War tira as espadas pelas costas, mas a bainha que guarda a espada dele é diferente, ela é mais curta e só "encaixa" a espada lá e parece ser bem usável e possível de um guerreiro ter usado ( se possível depois da uma olhada, acho q vale a análise 😅)
Gosto demais do metodo de sacar espadas do the witcher, mas apenas uma forma que seria bem legal também, seria sacar a de aço pela cintura e a de prata pelas costas, nao sei, mas pra mim parece legal tbm
Tem um personagem meu que usa uma greatsword e saca ela pelas costas, só que a bainha dela na realidade é um tipo de suporte de gancho que segura a espada pela guarda, e geralmente quando ele vai sacar a espada ele já vai se abaixando pra ficar em posição de combate (uma pose parecida com a do Artorias de Dark Souls 1 porém sem o braço quebrado kkkk) e no movimento de se abaixar junto de puxar a espada, ele libera a trava e consegue puxar ela tranquilamente, pelo menos na minha cabeça
Embora seja facilmente possível com uma bainha adaptável, acho que era mais questão de situação, imagino que um aventureiro ia preferir levar a espada nas costas pela questão do peso na viagem. Já para soldados no campo de batalha o mais óbvio é levar na cintura o de o saque é mais prático. Eu na idade média teria duas bainhas, uma para cada função. Viagem/Batalha.
Mas se for uma bainha igual bolsa só pendurada acho que deva ser possível puxando para frente ao mesmo tempo pq a bainha levanta e deita no ombro,agora fixada nas costas não pq tem que puxar reto para cima,claro né deitando a espada no ombro se puxar reto se corta,ou puxando com a outra mão e trazendo ela para frente junto com a bainha,tipo deitando no ombro mesmo a proteção que guarda a espada
Uma solução seria a bainha ser presa na parte inferior por uma material elástico, que permitisse que ela fosse horizontalizando quanto mais fosse puxada para fora.
acho que é só colocar a bainha mais na diagonal, puxando pela lateral do ombro que daria com uma bainha normal e na idade média com espada longa e qualquer outra. o problema é com a bainha reta tirando quase em cima da cabeça
Em the witcher o geralt é questionado de pq ele usa a espada nas costas, afinal, só os bruxos fazem isso naquele universo, em TW3 ele levanta a bainha para tirar e para colocar.
👏👏👏👏👏 Mano Rafael tem toda a razão. A resposta é simples assim. Igual aos coldres dos pistoleiros dos filmes de caubói. Tem pistoleiro q prende o coldre nas coxas em posições q o facilitem no sacar. Afinal, uma bainha de espada é a mesma coisa de um coldre de pistola.
E pra quem viu o vídeo do Thiago, do Brasão de Armas, eu falo do comentário dele sobre a espada nas costas nesse episódio. E coloquei link na descrição também. É que eu vinha trabalhando num episódio sobre espada nas costas já faz um tempo, porque o pessoal sempre pede nos comentários (e muito!) e por causa do sucesso da série do The Witcher na Netflix. Tava trabalhando na pesquisa até antes de ele abrir esse segundo canal, que é recente, tem 2 semanas acho. Quando vi que ele falou sobre, pensei até em guardar a pesquisa. Segurei uns dias até, mas preferi soltar, porque ele foca nos erros de realismo nos games no vídeo dele. E cita mais brevemente a espada nas costas como um erro, é uma parte pequena do vídeo. Esse meu vídeo é pra falar do uso ou não histórico da espada nas costas, falando de povos que usaram, mostrando que a espada longa não daria mesmo no período medieval (e aí cito o Thiago, que tá super correto) e exploro como, num mundo de fantasia (RPG), seria possível usar até mesmo a espada longa se adaptações fossem feitas. Então é uma pegada diferente. Só que, como o título e thumb seriam parecidos naturalmente, eu botei a thumb e a citação a ele mais pra mostrar mesmo que eu sei do vídeo dele e linkar o vídeo dele na descrição. Pra gerar sinergia, porque esse segundo canal dele surgiu faz poucos dias e é excelente. Mas não quis jogar o vídeo e a pesquisa que já vinha preparando a pedidos de inscritos fora.
E a quem não conhece, vale ver o vídeo e acompanhar o canal, que é muito bom - ruclips.net/video/6k5zzSBVY_U/видео.html
Mano, faz uma lista das top 10 melhores armas para RPG
@@alexandermoriarty9167 Mesmo assim seria difícil. Nesse caso (assim como para tirar uma espada de uma bainha padrão, na vertical, das costas), o braço tem de ser maior que o comprimento da lâmina para que faça a lâmina percorrer todo o caminho da bainha. Passou de 80cm de lâmina, o cara teria que ter mais de 2 metros de altura pra isso.
O Shad é Australiano. O canal dele é muito legal.
@@itsasecrettoeverybody mas me referia de onde eram os caras que tão vendendo o design da bainha dele, e não ele, que não sei de onde são.
@@PensandoRPG Ele comenta no video, onde ele mostra a bainha feita em couro. Mas infelizmente eu não lembro, de qualquer forma com o real inflacionado do jeito que tá não iria ficar barato importar. Ainda tem bastante pessoas que trabalham com couro por aqui, acho que o shad compartilhou os detalhes do projeto, medidas e materiais, eu tentaria a sorte com alguém que aceita pedidos customizados, antes de pensar em importar algo hoje em dia.
Não fiz nenhum estudo sobre esse assunto, mas carregar uma espada longa nas costas com o intuito de apenas transporta-la é aceitável. Já para usar para combate talvez as costas não fosse a melhor maneira de guardar. Um forte abraço galera.
Shadow of Mordor tem a melhor solução pra esse problema: a bainha do Talion tem uma abertura no meio. Assim, ele só puxa a espada até certo ponto, e depois ela sai passando pela abertura sem risco de ficar presa. Pra colocar de volta, é só encaixar na abertura e depois soltar ou empurrar de volta. É simples, realista, funciona, e não perde o fator ‘badass’ do personagem.
O problema de bainha nas costas, acho mais em colocar a espada de volta do que tirar ela. Embora numa situação de perigo, colocar a espada de volta seja o que menos importa.
@@h.f.v.1428 Sim, tanto é que no jogo ele somente coloca ela de volta quando não há mais inimigos por perto. Sempre que você se aproxima de Uruks ou outras criaturas, ele saca a espada e não tira ela até que o perigo passe. Então nesse caso funciona.
Sim, e o único jogo q pensaram em fazer sentido de verdade e seria funcional
@@SkuroGamer É por essas e outras que esse jogo sempre estará entre meus favoritos.
@@lukas.ferreira3916 eu ainda não tive a oportunidade de jogar o shadow of war mas vi vários vídeos e com e um dos meus preferidos tbm
Acredito que levar uma espada nas costas era mais para carregar uma espada auxiliar ou, para executar movimentos como escalar. Uma coisa que é vital é o saque rápido que pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Uma outro ponto que eu percebi, sacar a espada das costas tbm cria um ponto cego com seu próprio braço (dá pra esconder uma porta que está a 4 metros de vc)
Ocorre
@@artemiomira3267 bem observado
ruclips.net/video/6k5zzSBVY_U/видео.html
@@artemiomira3267 Esconder uma porta? Como assim
Canal Pensando RPG e Brasão de Armas meus favoritos.
Sendo ou não, continua sendo legal sacar ela das costas. Agora no livro, o geralt usa um esquema para puxar a espada das costa. Tem la bem explicadinho mas eu não lembro
Sim, tem. E volta e meia rolam comentários sobre como é estranho ele usar a espada nas costas também.
@@PensandoRPG Estranho mesmo é o guts sacar a dragonslayer das costas com todo aquele peso kkkk, mas isto é irrelevante levando em conta o universo do manga
@@who-e1b a Dragon Slayer não fica numa bainha, ela só fica presa próximo ao cabo, a lâmina fica exposta sempre. Pra sacar, basta puxar um para cima que a espada já está solta e pronta para usar. Já o peso dela é outra história totalmente diferente kkkkkk
@@gabrielbraz9669 Se eu não me engano, o guts utilizá um esquema com correntes para deixala presa nas costas. Mas humanamente falando, é impossivel sacar aquela espada, ja é impossivel empunha-la mesmo
@@who-e1b mas levando que fica um tanto implícito que o Guts tem capacidades sobrehumanas (não tô levando em conta a Berserker Armor, tô falando do Guts normal), além da familiaridade dele com espadas muito maiores do que costumam usar, ainda fica um pouco crível ele usar ela
Mano que maneiro. Inclusive a bainha especial, achei ela muito funcional. E tirar a espada das costas é muito dahora. Apesar de gostar da bainha pela cintura pq a minha espada favorita é a rapieira. E tem vídeo sobre ela? Se não eu amaria ver.
@@alexandermoriarty9167 de fato é bem simples mesmo. Mas a gente não tem idéia de como ficaria na prática. Alguém precisa testar essa sua idéia para ver como seria.
@@alexandermoriarty9167 se você pensar no quesito dos materiais da época, ou na engenharia que era usada não daria certo. Outro ponto também é a rapidez com que seria feito esse saque, demoraria muito e isso poderia te complicar. Outro probleminha também seria a questão da arma não estar totalmente coberta, podendo te ferir sem querer em algum movimento que não seja dentro da batalha.
As espadas são colocadas em pontos estratégicos pra poder lhe proporcionar mobilidade fora de combate, mas também oferecer uma defesa ou um ataque ao saca-la, dependendo do usuário. Sua idéia não seria descartada se fosse por questão de ESTILO, mas se fosse um combate valendo a vida eu ADORARIA te enfrentar kssksksksk
Tirar espada longa das costas é sacanagem.
Thiago Braga 2022
carai, os maluco que só come salgadinho e fica o dia todo no pc querendo tirar espada das costa igual os maluco que pulava rio, nadava de armadura, dava pirueta no céu e os caralho a4, tem nego que consegue chupar o proprio pau e encostar a lingua no proprio cu mano, tu acha q n vai ter nego que consegue tirar a espada das costa so pq ela é grande kkk, tem tecnica pra tudo.
A maior prova de que não é possível sacar uma espada longa das costas, é só ver em câmera lenta o Geralt sacando a espada: quando ele puxa a espada, ela "do nada" sai pela lateral da bainha. Uma baita malandragem dos designers do jogo.
Sim, assim até eu consigo kkkkk.
Assim é fácil, né
@@alexandermoriarty9167 deve fincionar, cara!
@@alexandermoriarty9167 eu queria ver algum canal fazendo uma bainha assim e testando
Veja o canal do Luciano Silva que é um praticante de ninjutsu pra ver se não é possível
Que coincidência, cheguei na metade do livro The Witcher - O Último Desejo e quando entro no RUclips aparece um vídeo sobre bainhas nas costas, incrível
Pensando no âmbito geral da defesa pessoal envolvendo armas brancas, golpes de baixo pra cima são mais difíceis de defender, pois a lâmina se apresenta antes do braço que a segura, por isso, independente de ser possível sacar a espada das costas, um golpe rápido sacando a espada da cintura é mais difícil de ser defendido pelo adversário. Sacar das costas expõe o braço da empunhadura antes, que está vulnerável para ser seguro, impedindo o manuseio funcional da espada, ou mesmo permitindo ser atingido por outra arma até mesmo antes da espada ser sacada, devido ao "cacoete" mais lento do braço, cuja mão geralmente está mais próxima da cintura, levando mais tempo ainda para a espada ser alcançada, em comparação com o movimento de saque da cintura, que, além de ter a mão naturalmente próxima, já vem jogando a lâmina pra frente e de cima pra baixo. Um adversário sacando da cintura teria vantagem clara diante de um sacando das costas, com ambos sacando ao mesmo tempo. Temos que lembrar que a velocidade em sacar uma arma e realizar um ataque efetivo se expondo o mínimo possível, qualquer que seja a arma, pode ser a diferença entre viver ou morrer. Isso faz a possível vantagem da movimentação do espadachim com a espada embainhada nas costas ser irrelevante, especialmente em situações de reação a emboscadas, diante das vantagens do conjunto dos outros fatores em se carregar a espada na cintura.
Cara, melhor q o vídeo foi seu comentário na minha opinião. CERTÍSSIMO. Mas vm combinar q c tem uma exp aí né? No mínimo tu brinca disso sla kkkkk mas é isso, refutei um comentário a cima de um "Noob" flnd q adoraria enfrenta-lo, mas acho que preferiria vc agr pela emoção hahaahahah vlwwww
Geralt nunca saca a espada quando o cara tá colado nele kkkkk, ele sempre saca ela á uma distância segura, tanto q faz isso com muita calma até
Faz uma analise do cavaleiro de Libra de Saint Seiya e se algum guerreiro da antiguidade conseguiria transportar todos aqueles kits de armas assim como num universo de fantasia.
no The Witcher 3 a gente vê a animação do Geralt tanto sacando quanto guardando as espadas nas costas de uma forma interessante que talvez tivesse sido interessante observar no vídeo, enquanto ele puxa a espada com seu braço direito, com a mão esquerda ele empurra a ponta da bainha para trás, angulando a bainha por cima de seu ombro para que ele consiga puxar a espada das costas em um movimento só, ele faz o mesmo para guardar a espada de volta na bainha. Vale a pena reparar nesse pequenos detalhes.
Agora imagina o Sephiroth sacando a espada dele das costas...
Ele enfia na coluna
Se o Guts consegue
Já é difícil imaginar ele usando aquela arma em combate, imagina transportar ela? e logo nas costas.
@@thomazmareli
Dragon Slayer nunca viu uma bainha, se perguntar pra ela vai rir da usa cara! (
Dragon Slayer é a espada do Guts)
Mas Sephiroth não usa espada nas costas e nem bainha
Que isso, tô sentindo um crossover com o Brasão de Armas
Eu apoio
O Tiago do inperios AD também fez isso no canal secundário
Falei dele no programa =)
Vi esse vídeo no Facebook, mas to vendo aqui de novo pq esse canal é perfeito e eu quero apoiar, mano, tu é muito foda, e eu to sempre vendo seus vídeos de 2 anos atrás, conheci teu canal faz pouco tempo, e sinto pena em não poder ouvir teus podcasts da atualidade, pq os vídeos mais atuais não tem o mesmo estilo de 2 anos (que é o tipo de vídeo que eu to vendo toda hora)
E se eu te disser que é perfeitamente possível sacar uma espada longa de mais de 100cm das costas sem uma bainha personalizada como a mostrada no vídeo? O canal Nate V mostra como no vídeo: Solved? Draw a sword from tour back.
ruclips.net/video/_NzxETuWeQE/видео.html&ab_channel=NateV
Espadas pequenas faz muito sentido, não precisa ser historado para perceber isso pois quando eu era criança quando brincavam de espadachim sempre imaginava usando espadas pequenas na costas nunca com grandes.
Desde criança que eu via filmes onde o cavaleiro levava a espada nas costas, eu pensava, se fosse eu não levaria aí, vai que alguém rouba enquanto não vejo, ou eu a esqueço em algum lugar. Kkk
Tinha pedido esse vídeo, finalmente alguém falando sobre, e vc fala muito bem, muito bom o vídeo
Opa, valeu! Fico feliz que tenha gostado =)
Leonardo. Faz um vídeo sobre as raças de d&d, particularmente as raças Hibridas. Eu nunca entendi direito o conceito por trás das raças de d&d, pois para mim a descrição delas classificaria elas como espécies diferentes e na minha cabeça os híbridos tinham que ser estéreis na maioria das vezes.
E faz um vídeo sobre os anões tb particularmente a noção de anões mágicos de Tolkien e anões de espécies diferentes tipo os Ibbeneses das crônicas de gelo e fogo. x)
Sobre o conceito de raças. Sim. Na verdade são espécies diferentes mesmo, hehe. Sempre foi algo meio zuado.
São espécies diferentes mesmo.
As diferentes raças/espécies sentientes foram criados por deuses diferente, um deus criou os elfos, outro os anões, outro os orcs, outro os kobolds, etc.
Inclusive isso é usado como justificativa para classificar algumas raças como inerentemente más, pois foram criadas por demônios ou deuses malignos para servir seus propósitos.
Seguindo a lógica biológica real, hibridos deveriam ser de fato estéreis mas acho que nesse universo não funciona assim. Por algum motivo, os hibridos parecem ser sempre de descendencia humana. Humano+Elfo, Humano+Orc, Humano+Dragão, etc. Nunca vi por exemplo um Meio Elfo Meio Anão.
Um video a respeito seria interessante mesmo.
@@edersonnico Realmente no d&d eu só lembro de ter visto hibridos com humanos, mas lembrei do romance entre Tauriel e o Kili em O Hobbit: a Batalha dos Cinco Exércitos. Peter Jackson tomado pela “doença do dragão”. kkkkkkkk
Será que na cabeça do Peter Jackson iriam nascer crianças tipo os filhos do Burro + Dragão do Sherek ou anões que não afundam na neve ou nasceriam Halflings/hobbit? kkkkkkk
Nas crônicas de gelo e fogo os Ibbeneses são muito semelhantes ao que vemos como anões de tolken. No trecho que fala sobre eles diz: "Embora possam se reproduzir com os povos de outras terras, os filhos que os homens ibbeneses geram com as mulheres de outras terras são frequentemente malformados e sempre estéreis, enquanto as mulheres ibbenesas, quando engravidadas por homens de outras terras, dão à luz apenas natimortos e monstruosidades."
um outro método que é completamente possível e pratico tambem, seria vc adaptar a bainha pra que ele seja puxada para baixo do seu ombro quando for puxar a espada, inclusive eu fiz isso aqui em casa e funciona. Eu tenho uma replica da espada do Geralt aqui e ela mede 1,15 metros, caso adapte um tubo em volta da bainha e prenda ele na cinta das costas, é possível puxar a bainha para baixo do seu ombro enquanto saca a espada com a outra mão, fica extremamente simples de sacar e de colocar de volta nas costas. E assim, uma curiosidade, no primeiro livro de the witcher tem uma cena em que descreve que o Geralt ajusta a bainha para baixo ao sacar a sua espada, exatamente como eu falei acima, ou seja, pode-se interpretar que ele use esse tipo de bainha adaptada para ser puxada para baixo do seu ombro, para que se saque a lamina com muita facilidade(caso a espada não seja muito longa tambem). Mesmo que isso não tenha sido usado historicamente, é perfeitamente possível de se fazer em uma obra de fantasia. Tambem existem modelos de espada no proprio jogo the witcher que tem aberturas laterais para que a espada seja sacada com facilidade, como mostra no 0:35 minutos desse video: ruclips.net/video/vu7EkPr00Us/видео.html . então sim esses 2 metodos que eu mostrei funcionam perfeitamente .
Nos quadrinhos,Conan usava a bainha na cintura mesmo,nos filmes que ele usava nas costas.
O mano Rafael em comentário anterior matou a charada.
O "segredo" é não ser rígido na forma de sacar a espada.
Da mesma forma q os coldres de pistolas dos filmes de caubóis, a bainha de espada longa pode ser presa de forma a facilitar o desembainhar da espada segundo sua própria conveniência.
Sendo a parte próxima ao punho presa junto ao ombro e o resto da bainha solta, e perfeitamente possível sacar a espada em movimento rotacional descendente ou lateral.
Cara sua narração é muito boa, obrigado pelos vídeos!
Opa, valeu! Fico muito feliz aí que curta. No podcast o ritmo é um pouco diferente, mas to experimentando soltar aqui no canal principal pra ver se a galera curte também. Aí se curtirem passo a soltar tudo aqui, esses podcasts tranformados em vídeo e os vídeos mesmo que tem um ritmo de narração mais acelerado.
@@PensandoRPG verdade percebi que no shorts ta bem mais rapido
Muito massa ver que vc também vê Shadiversity e Metratron! Os caras são demais!
Tem o Lindyberg também, que me ensinou a amar a melhor e mais subestimada (no mundo do rpg) arma de todos os tempos: a Lança.
Tem um outro design que eu acho mto daora, que é o coldre que o Kratos usa no God of War Viking que é parecido com uma ferradura
Eu tô pra fazer um vídeo em breve aí, ainda nesse mês, sobre uma demonstração legal do Lindybeige.
E o próximo podcast transformado em vídeo é sobre a lança hehe
@@PensandoRPG perfeito, falou minha língua!
Eu acho que faria sentido um guerreiro (aventureiro, não soldado) carregar uma greatsword nas costas, visto que ela é pesada e pode atrapalhar na movimentação, além de quê deixaria as mãos livre. Mas não hora que o monstro aparecer, ele tira a bainha das costas, saca a espada e joga a bainha no chão.
Nesse caso, faria sentido carregar uma espada curta na cintura também. Para caso precise se defender de uma emboscada ou algo do tipo.
Sei que os soldados medievais que usavam essas espadas grandes, marchavam carregando elas na mão mesmo, apoiando a espada no ombro e tal.
No Nioh 2 o personagem ao usar uma Odachi (uma variação de katana bem grande) ele eventualmente tira a bainha das costas para sacar a espada, bem interessante esse detalhe.
Faz sentido, mas de costume os aventureiros tinham um cargueiro/servo para carregar suas espadas e equipamentos.
@@geovanneteixeira100 estou falando de um aventureiro de RPG, não um cavaleiro medieval.
@@PCSmith98
Tbm acho q é bem mais prático
Além de estiloso kk
No filme Sangue e Honra (acredito ser esse o nome) o cavaleiro carrega a espada longa (realmente longa) na lateral do cavalo, ficando de comprido em relação ao comprimento do corpo do animal. Ele inclusive faz oq eu acredito ser viável; ele usa espadas mais curtas para lutar e busca sua espada longa só em momentos específicos. ⚔️
Soluções simples para esse dilema/problema! a Bainha ficar nas costas mas, mais abaixo do que é mostrado no filmes, séries e jogos!
Como assim mais abaixo?
Basicamente vamos dividir as costas em 4 áreas!, logo cada risca passa a 25% do total das costas! as bainhas mostradas na ficção geralmente ficam com seu centro entre a risca do meio (50%) e a risca que passa a 75% da costa ( assim o pomo da espada fica na altura da cabeça) a solução seria simples!
O centro da bainha e por consequência da espada ficar a 25% da altura das costas ou seja ficar a 25% acima da linha da cintura!
As vantagens seriam! você teria uma mobilidade maior pois a espada está mais alta do que estaria na cintura! e de quebra seria mais fácil de tirar a mesma das costas pois, devido estar mais baixa o braço teria comprimento o bastante para puxar a mesma!
Outras soluções bem simples seriam:
Uma bainha no meio das costas mais em posição Horizontal ao invés de diagonal! a desvantagem seria se mover em florestas e cidades!
Ou ter uma bainha que gira fixada nas costas! basicamente o guerreiro teria um disco de madeira/ferro nas costas e a bainha fica presa no disco/suporte por um pino! Na hora de puxar a espada bastaria o guerreiro puxar a espada enquanto a força pra baixo que a bainha gira para baixo e ajuda na puxada da espada!
Muitos samurais carregavam uma segunda espada nas costa porém bem próximo a cintura e na horizontal.
Quando vai sair o EP completo no pensando RPG rádio?
Esse é completo. Tô fazendo esses mais curtos e testando pra ver se solto aqui, em vez do Radio, e ver se o pessoal curte. Se curtir, de repente começo a soltar tudo aqui, até os de Bate-papo e solto no rádio os cortes dos podcasts maiores. Tô avaliando ainda. E esse programa aqui já tá no feed também de spotify, etc.
Leonardo, você gosta de fazer conteúdo? Porque eu amo ouvi-lo hehehe, venho correndo assim que dá a notificação
Opa, que bom que curte! Fico feliz!
Cara, que sujestão de vidro foda! sempre tive curiosidade
Um problema de levar a arma nas costas, e que você poderia ser roubado e morto levando sua arma onde você não esta vendo.
Qualquer pergunta: a
Pensando RPG: a resposta é sim, mas também não.
"A resposta é que sim, mas ao mesmo tempo não" SCHABBACH, Leonardo.
Ja virou bordão skskksks
Gostei da sua opinião sobre este assunto, força irmão toma que vc cresça ainda mais 🙏
Essa moda da espada nas costas nas histórias de fantasia modernas veio da "era ninja" da cultura pop que começou lá pelos anos 90 e ainda não acabou.
Shadow of mordor mostrou uma solução para isso, com um engenhoso desenho de lâmina e bainha, de forma que só precisa puxar metade da lâmina e a espada sai totalmente, bem prático para embainhar e desembainhar a espada
Acredito que você poderia fazer toda uma sequência de análise das armas usadas em Soul Calibur. Digo, quais seriam possíveis de serem usadas de verdade e quais só são possíveis de serem usadas, magicamente. Enfim, só uma sugestão! ABRAÇOS, Leonardo! Sucesso no seu trabalho!
Sim, é possível.
Só precisa de uma bainha adequada.
O próprio Chad mostrou isso em vídeo.
Na terceira temporada de the witcher o geralt é gravado tirando a espada longa das costas sem muita dificuldade. Altura da pessoa e tamanho é oque facilita de pessoa pra pessoa
Sugestão para o próximo vídeo:escudos de madeira realmente eram efetivos?
Adoro seu canal, curto muito essas coisas medievais
É que na hora de sacar a espada se ela estiver na Sintra você já pode sacar a atacar ao mesmo tempo, mas se ela estiver nas costas é bem mais complexo bem eu acho mais funcional na Sintura porque para tirar as espada das costas é bem mais complicado na hora de uma batalha que começa instantaneamente e tem muitos outros motivos como para tira a espada na hora da batalha dependendo do tenho da espada você precisa esticar o braço até o céu para tirar assim como o cara no começo do vídeo fez e isso é bem ruim mas nas costas também existe suas vantagens, porque como sempre pode ter suas desvantagens mas sempre tem suas vantagens
Uma arma q já tinha esse tipo de problema, mesmo sendo usada na cintura, é o facão chinês (ok q ele n era pra ser usado em batalhas, era mais pra execução, mas ainda assim) devido a forma e tamanho enorme, um dos lados da bainha dele só era costurada até a metade, o q viabilizava seu saque.
Se pra tirar já é difícil,IMAGINA PRA COLOCAR DE VOLTA NA BAINHA
Me lembrou um personagem do Fausto Fanti a sua voz hehe! Muito bom!
Vi o título do vídeo e lembrei na hr dos vídeos lá do brasão de armas kkk
Sim, mencionei ele. Eu já ia falar sobre isso, porque tinham pedido. Ai com Witcher super popular agora e ainda um canal bom falando sobre, decidi fazer.
Pfvr continue com o bom trabalho 🙏
Nome possível existe técnicas pra isso e também pode depende muito do tamanho da pessoa q tá fazendo isso, da pra botar nas costa Katanas ou unas espada um pouco maiores.
Quando eu vi o título de cara me veio o Gatts de Berserk na cabeça, afinal a Dragonslayer é muito maior que uma espada grande comum, e ele deixa ela ali aparentemente solta nas costas dele.
Pesquisando um pouco vi que o Miura já deu a resposta pra essa pergunta, no art book do mangá, e sinceramente eu achei um projeto muito bem elaborado e talvez mais prático.
Lá ele mostrou que a Dragonslayer fica apoiada em uma espécie de cinto, mantendo ela encurvada, enquanto um pequeno gancho mais acima mantém a espada presa ao corpo, na espada tem somente um elo de corrente preso para fazer essa ligação da "aljava" com a espada.
Assim que vi o titulo, já pensei no Brasão de Armas, kkkkk
Num mundo de fantasia a bainha tambem poderia ter uma habilidade mágica que possibilite sacar a espada pelas costas como por exemplo a bainha desaparecer quando o usuario diver intenção de utiliza-la e reabarecer quando for quarta-la ou ficar intangivel no momento do saque sento assim nao causando problemas ao usuário
o thiago é o arqui-inimigo de espada longa nas costas
Acho que ainda funciona a bainha nas costas se a bainha não for totalmente presa, dando pra afastar a bainha pra mais longe das costas, deixando num ângulo que fica mais fácil puxar a espada, puxando um pouco pra frente em vez de totalmente pra cima ou pro lado
Se o seu nome não for Gerald, é difícil mesmo.
Não é possível que eu sou o único que acha a espada mais estilosa na cintura do que nas costas
Também acho
Faça um video analisando a batalha de Stiling no filme de Coração Valente onde o William Wallece chega ao campo de batalha com a espada nas costas e parte para a luta correndo e sacando ela enquanto corre.
Não seria melhor fazer uma bainha um pouco menor e mais baixa, e colocar uma abertura apenas em uma faixa na parte superior lateral dela? Assim quando vc puxar ela, você não precisa puxá-la em linha reta em seu comprimento total, poderia puxar até onde o braço chega e nesse ponto a pequena faixa em que a a bainha é aberta lateralmente ja permitiria ela sair pela lateral sem precisar esticar mais o braço.
Isso é o que mais faz sentido, na realidade era o estilo da qual eu criaria, parece até a bainha do tallion de shandow of mordor.
A bainha do bruxo na série, tem como ser sacada também, até pq a bainha de lá é modificada, achei muito interessante o esquema e no contexto medieval onde o material era mais escasso encaixou direitinho kk
eu venho me perguntado sobre isso tem um tempo mas nunca parei pra fazer uma pesquisa, vlw 🤝
Pra facilitar, tem jogo que a espada flutua por magia próximo as costas e materializa na mão quando começa o combate, um dos recursos do mundo de fantasia. Mas a ideia do rapaz de bainha especial é muito bacana.
Eu gostei da série witcher pq eles sempre põem o Geraldo carregando um suporte para espadas em viagens. E a bainha dele tem uma premissa de "ser diferente" das outras.
Eu brincava com cutelaria e uma vez fiz um esboço de uma bainha q poderia ser usada pra sacar pelas costas. Não era tão elaborada como essa porém funcionava.
Sim, pra te falar a verdade, eu reparei nisso vendo a segunda temporada e o vídeo quase foi sobre esse suporte pras viagens. Aí entraria no mesmo tema desse episódio, mas o tema seria puxado pelo fato de eles terem feito algo na série que achei genial.
Cara eu tenho uma pergunta...
Da para um Bugbear tirar uma espada longa das costas?Tipo ele tem os braços longos e todo mais só que acho que ainda iria atrapalhar no saque em se da arma não?
CLOUD do Final Fantasy 7 sacando uma espada GIGA e pesada pelas costas
Thanos : impossível
Numa formação seria impossível sacar uma espada longa das costas,podia causar alguns acidentes desagradáveis.. Nunca naquela altura das costas. Talvez se a bainha ficasse mais pelo meio das costas,meio que na horizontal,com um ângulo tipo vinte pra uma(pensando num relógio analógico),talvez..
Como o guts de berserk tira a sua espada de 2 metros das costas?
Shortsword davam para serem colocadas atrás pois tem alguns povos que fazem isso, porém greatswords e longswords não davam ( como em the witcher )
Mano agora que parei pra pensar tem alguns jogo que o personagem pra tirar a espada das costas meio que faz esse movimento da bainha especializada
Na verdade é até estiloso bainha na cintura
Espadas nas costas, especialmente as duas, é extremamente badass e fucking awesome.
se uma espada longa já e difícil, imagina uma espada igual a do Guts
Guts quebra as leis da física
O Talion nos jogos shadow of mordor e shadow of War tira as espadas pelas costas, mas a bainha que guarda a espada dele é diferente, ela é mais curta e só "encaixa" a espada lá e parece ser bem usável e possível de um guerreiro ter usado ( se possível depois da uma olhada, acho q vale a análise 😅)
Mano, muito massa essa modificação, nunca tinha pensado a respeito. 😱
Gosto demais do metodo de sacar espadas do the witcher, mas apenas uma forma que seria bem legal também, seria sacar a de aço pela cintura e a de prata pelas costas, nao sei, mas pra mim parece legal tbm
Brasão de armas ja tava ai pra prova que não era uma boa ideia
Tem um personagem meu que usa uma greatsword e saca ela pelas costas, só que a bainha dela na realidade é um tipo de suporte de gancho que segura a espada pela guarda, e geralmente quando ele vai sacar a espada ele já vai se abaixando pra ficar em posição de combate (uma pose parecida com a do Artorias de Dark Souls 1 porém sem o braço quebrado kkkk) e no movimento de se abaixar junto de puxar a espada, ele libera a trava e consegue puxar ela tranquilamente, pelo menos na minha cabeça
No The witcher 3, se vc observar com atenção verá que ele dá um toque bainha quando ele vai sacar.
Embora seja facilmente possível com uma bainha adaptável, acho que era mais questão de situação, imagino que um aventureiro ia preferir levar a espada nas costas pela questão do peso na viagem. Já para soldados no campo de batalha o mais óbvio é levar na cintura o de o saque é mais prático. Eu na idade média teria duas bainhas, uma para cada função. Viagem/Batalha.
Acho que ainda vou ter que continuar arrastando minha Montante então🥲
Pois é, mas montante, aí não tem como mesmo. Normalmente carrega com a mão, apoiada no ombro. Ou num cavalo, carroça, etc. Ela é ainda maior.
O design da bainha do shadow of mordor permite que tire a espada das costas, é bem inteligente
Mas se for uma bainha igual bolsa só pendurada acho que deva ser possível puxando para frente ao mesmo tempo pq a bainha levanta e deita no ombro,agora fixada nas costas não pq tem que puxar reto para cima,claro né deitando a espada no ombro se puxar reto se corta,ou puxando com a outra mão e trazendo ela para frente junto com a bainha,tipo deitando no ombro mesmo a proteção que guarda a espada
Passei dando Like por ser a coisa mais aleatória que apareceu no meu feed do RUclips kkkkk
Uma solução seria a bainha ser presa na parte inferior por uma material elástico, que permitisse que ela fosse horizontalizando quanto mais fosse puxada para fora.
Pra conseguir conseguir fazer isso o cara tem que ter um braço gigante
acho que é só colocar a bainha mais na diagonal, puxando pela lateral do ombro que daria com uma bainha normal e na idade média com espada longa e qualquer outra. o problema é com a bainha reta tirando quase em cima da cabeça
em the witcher 1 ele tirar a espada de forma certa, ele joga a espada e pega na lamina, e depois pega no capo da espada
Em the witcher o geralt é questionado de pq ele usa a espada nas costas, afinal, só os bruxos fazem isso naquele universo, em TW3 ele levanta a bainha para tirar e para colocar.
"Ninguém na idade média tirava espada das costas !!!! Vc tá me entendendo"
A bainha que o guts usa faz total sentido então!
A Bainha q o Geralt usa se move pro lado quando ele puxa pra q ele possa retirar a espada
A bainha nas costa era tipo a mochila da espada. Na hora de puxar a espada não precisa ser retinho.
Por traga mais fatos histórico desse tipo
Faz a bainha se movimentar junto com o movimento que o seu braço faz e ela se apoia no seu ombro
Acho que a parte de baixo da bainha em The Witcher é solta e dá para levantar ela e puxar para frente por cima do ombro talvez.
👏👏👏👏👏
Mano Rafael tem toda a razão.
A resposta é simples assim.
Igual aos coldres dos pistoleiros dos filmes de caubói. Tem pistoleiro q prende o coldre nas coxas em posições q o facilitem no sacar.
Afinal, uma bainha de espada é a mesma coisa de um coldre de pistola.
Fala sobre as armaduras dos samurais
Basta a bainha ter uma abertura lateral pra espada sair
Ele literalmente fala isso no vídeo v:
@@matheussandoval2619 falei antes de assistir
Sacar a espada pelas costas é muito irado. Geralt de Rívia sabe bem como é KKKKKKKKK
Uma pergunta, os artefatos do Éden de Assassin Creed seriam bons, ou até mesmo overpowered num RPG??