Nossa achei maravilhoso esse vídeo, esclareceu muito. Sou recém formada e estava aflita por essas informações, é pouco falado na faculdade sobre isso, acabamos ficando perdidas. Ótimas dicas!
Oi Carlos! Vixi, acho que não consegui te atender hahahahaha A questão é tempo! Não tenho tido tempo de produzir conteúdo em tudo o que me envolvo! Se não segue o DP no Instagram, vai lá! Sou mais presente e muitas discussões ricas têm ocorrido. Obrigada pelo carinho :)
Quero registrar aqui o meu contentamento ao encontrar seu canal. Parabeniza-lá pelos conteúdos, clareza e veracidade, gratidão por suas orientações e continue.
Parabéns pelo vídeo, linguagem clara, transparente e com muita objetividade. O manejo de como estabelecer um contrato terapêutico é um assunto relevante para que ainda não possui a prática.
Estou agradecendo tanto em achar esse canal!!!! Você é ótima, didática, clara, objetiva!! Sabe quais dúvidas os profissionais tem costume de ter. Incrível!!! Agradeço imensamente por sua dedicação!!
Sou estudante do quarto ano e encontrei o canal. Está sendo um grande suporte para o que preciso saber para ingressar na carreira. Muito obrigada pelo seu trabalho, está incrível!!
É o segundo vídeo que acompanho aqui no seu canal, e posso dizer que , estou muito grato e maravilhado pela sua forma tão clara e eficaz de aconselhar e ensinar, muito sucesso pra vc e obrigado 🤗🙋🏼♂️
Você trouxe de forma simples, clara, todas as respostas pras dúvidas que eu tinha, referentes ao contrato. Só tenho a agradecer pelos esclarecimentos. Você é a salvação de muito recém formado, kkkk. Já considerou falar mais sobre essa questão do contrato com adolescentes/crianças/responsáveis? É um publico bem específico e se fala pouco sobre isso.
Gostei do conteúdo que você trouxe. Mas, tenho dúvidas: estamos em tempos de Pandemia. Quais alterações contratuais se fazem necessárias no atendimento remoto?
Oi Luciane! Essa dúvida tem sido bastante frequente. Na verdade, não há nada específico a ser alterado. Talvez valha a pena alguma cláusula sobre segurança de dados e algumas pessoas têm solicitado pagamento adiantado. Mas isso vai da escolha do profissional. Nada obrigatório!
Obrigada querida! Lá no Instagram do Diálogos Psicológicos tem um link na bio para compra do meu modelo de contrato. Só 19,90 e vem com “brinde” super útil para o consultório ❤️
Adorei o conteudo ! Esse contrato voce lê pro paciente durante a sessão certo ? E quando é um contrato online voce compartilha a tela e vai lendo com ele ? como pode abordar isso ? Obg
Obrigada! Online não tem grandes diferenças. Algumas pessoas têm feito ressalvas contratuais quanto a segurança de dados e intercorrências, como interrupção da internet, essas coisas. Mas eu não saberia especificar aqui para você... Beijo
Eu gostaria de saber se o terapeuta precisa avisar o paciente/cliente de que estará levando o caso para supervisão. Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Giovana, você fala no video que não faz contrato terapeutico escrito e sim verbal. Mais tenho amigos psicologos que optaram tambem ser verbal e já tiveram muitos problemas com seus pacientes. Exemplo, sobre desmarcar e remarcar sem cumprir as 24h de antecedencia, pagtos, etc... Qual seria uma orientação sua. Obrigada.
Querida, hoje em dia, eu faço o escrito sim! O vídeo é antigo e muitas vivências negativas me levaram para essa opção! Você segue nosso canal no Instagram? Lá tem muitas dicas legais sobre isso e a interação é constante 💗
Mariana Pereira Kohn Obrigada 🙏🏻 Sim, ao final do primeiro atendimento. Os pontos mais essenciais para o paciente decidir se fica ou não. Mas sempre sobram itens para o segundo atendimento 🤭
Lembro-me de já ter visto algum vídeo seu falando que tem documentos psicológicos para “venda” como exemplos contratos. Gostaria de saber como posso adquirir e qual valor. Obrigado
Achei interessante o assunto sobre a cobrança de férias, mas particularmente, não acho correto cobrar férias, um médico não cobra pelo período de intervalo entre as consultas, penso que o terapeuta deve se abordar sim o assunto, a respeito de quando serão as férias do paciente e se programar financeiramente.
Entendo sua postura Jolie, e já tive a mesma, até parar para pensar em pessoas que trabalham com públicos muito específicos, como o infantil, por exemplo. Todo mundo sai de férias junto e fica complicado. Pode ser uma escolha do terapeuta não cobrar e se organizar para esse tempo, claro. Mas não é tão absurdo pensar em outras alternativas. No meu contrato terapêutico, por exemplo, coloquei a cláusula de que férias de até 30 dias não seriam cobradas, mas acima disso 50% do valor da sessão seria cobrado. Sempre são escolhas a serem alinhadas com os pacientes :)
Incrível esse vídeo. Só tenho uma dúvida. Na questão das férias. O paciente arcaria com as férias correto? No mês subsequente prestaríamos o atendimento sem cobrança certo? Seria isso?
Obrigada! Querido, não sei se entendi sua dúvida… de qualquer forma, tem um vídeo aqui no canal sobre férias do paciente e férias do terapeuta. Dá uma olhadinha! Abraço!
@@dialogospsicologicos9055 Vou procurar sim o vídeo. A dúvida seria o seguinte. O paciente vai pagar as sessões quando nós terapeutas formos tirar férias certo? Só que esse mes ele não será atendido ok? Quando voltarmos de férias iremos atender ele e não cobrar as consultas que ele pagou no nosso mês de férias? Seria mais ou menos isso? Mas vou procurar o vídeo obrigado pela atenção. Seu canal é muito top.
@@denisbarbeto7781 Essas regras são criadas por cada terapeuta, mas não é usual que o paciente pague pelo período de férias do profissional. Nós é que nos organizamos financeiramente para nossos recessos 😉
Sobre psicoterapia quinzenal, e se o paciente trabalha 12×36? Já fui dispensada exatamente por isso, a psicoterapeuta trabalhava em uma comunidade apenas em um dia da semana. Avisei sobre esse porém no primeiro acolhimento, mas na segunda sessão ela me dispensou, alegando que não teria como atender. Como agir nesses casos?
Renata Sil Como agir como psicóloga ou paciente? Como profissional, temos que fazer o que damos conta e o que se alinha aos nossos objetivos. Se tudo bem para o terapeuta fazer quinzenal (seja em termos financeiros, seja de resultados de processo terapêutico), ok! Mas se vai contra ao modo dele trabalhar, penso que o encaminhamento seja a opção mais sensata mesmo 🥰
Oi Carol! Eu costumo reservar uns 15 minutinhos finais para falar dos pontos principais. Não acho legal falar no início da sessão, pois isso traz um certo peso para um momento que deve ser de escuta e vinculação. Diferente deste momento do vídeo, hoje adoto o contrato escrito (além de trazer alguns pontos para o verbal também, claro!). Se quiser seguir o Diálogos Psicológicos no Instagram, temos falado bastante sobre isso :)
Gi, muito bom seu vídeos, terminei minha faculdade e futuramente pretendo começa atendimento , mas tenho várias dúvidas em relação ao contrário por escrito, não tem como mostrar um modelo?
Maria Lucia Menina, fui procurar e não encontrei nada válido de ser mostrado aqui. Até porque é muito pessoal, de acordo com os itens que são discutidos junto ao paciente. Vou tentar montar algo para ajudar 😊
Me recusaria a assinar qualquer tipo de contrato, até porque faria questão de pagar adiantado. Se pago adiantado, por que diabos teria de assinar algo?
Mas não dá para generalizar né Pedro? Pense um psicólogo atendendo diversos pacientes e criando uma regra para cada? Agora, se você não quiser assinar, isso será algo a ser discutido com o terapeuta, de forma a não interferir na relação!
@@dialogospsicologicos9055 Boa tarde. Na verdade, se o profissional insistisse, eu simplesmente iria embora com a minha grana. Mas ele não insistiria: na crise atual, duvido que algum terapeuta recusasse algumas pratinhas a mais.
Pedro Araujo Você generaliza bastante né? O profissional pode aceitar se achar que não interfere na relação terapêutica. E pode recusar se assim for de seu entendimento. Trabalhamos e vivemos disso. Dinheiro conta, assim como deve contar para você na profissão que exerce. Mas não é tudo! Mais uma vez, não me sinto representada em sua fala.
@@dialogospsicologicos9055 Lógico que ele pode recusar. O que eu disse é que ele não insistiria diante das verdinhas em cima da mesa. Acredite: tenho amiga psicóloga que mata cachorro a grito. Nenhum seria tão firme em suas convicções a ponto de rejeitar o honorários com essa crise. Fora o fato de ser um bom teste na "convicção" do terapeuta.
Pedro Araujo Eu não saberia enumerar quantos pacientes não assumi nos últimos tempos (incluindo o atual momento de pandemia) por não conseguirem se ajustar a critérios do meu modo de trabalhar...
Nossa achei maravilhoso esse vídeo, esclareceu muito. Sou recém formada e estava aflita por essas informações, é pouco falado na faculdade sobre isso, acabamos ficando perdidas. Ótimas dicas!
Ah, fico muito feliz que tenha ajudado ❤️
por favor, não para de trabalhar esses vídeos. independentemente das restrições em relação à pandemia. são muito importantes para quem está iniciando
Oi Carlos! Vixi, acho que não consegui te atender hahahahaha A questão é tempo! Não tenho tido tempo de produzir conteúdo em tudo o que me envolvo! Se não segue o DP no Instagram, vai lá! Sou mais presente e muitas discussões ricas têm ocorrido. Obrigada pelo carinho :)
Quero registrar aqui o meu contentamento ao encontrar seu canal. Parabeniza-lá pelos conteúdos, clareza e veracidade, gratidão por suas orientações e continue.
Aline Nunes Obrigada ❤️
Adorei conhecer seu canal, Sucesso pra nós.
Obrigada querida ❤️
Parabéns pelo vídeo, linguagem clara, transparente e com muita objetividade. O manejo de como estabelecer um contrato terapêutico é um assunto relevante para que ainda não possui a prática.
Josy Lemos Obrigada 🙏🏻🥰
Aprendi muito com você, sou muito grata por este canal. E enriquecedor ❤
Obrigada!!!
Imagina ❤️
Muchas gracias por la explicación, fue muy clara. Ojalá siga compartiendo material como este. Saludos desde México.
¡Muchas gracias! Muy contenta con tu comentario y cariño ❤️
Estou agradecendo tanto em achar esse canal!!!! Você é ótima, didática, clara, objetiva!! Sabe quais dúvidas os profissionais tem costume de ter. Incrível!!! Agradeço imensamente por sua dedicação!!
Obrigada pelo carinho minha querida :)
Você, além de ser boa profissional, é mto humana.... raro. Obrigada!
Ow querida… obrigada pelo carinho ❤️
Sou estudante do quarto ano e encontrei o canal. Está sendo um grande suporte para o que preciso saber para ingressar na carreira. Muito obrigada pelo seu trabalho, está incrível!!
Obrigada :) Eu acho o máximo quando vejo alunos de graduação buscando enriquecer este olhar mais prático da profissão. Acho que vai arrasar!!!
Oi Giovana. Maravilhoso seu trabalho. Obrigada pela riqueza das informações!! Sucesso sempre!.
Obrigada :)
Obrigada por produzir conteúdo de qualidade e relevância. ❤️
Obrigada pelo carinho ❤️
É o segundo vídeo que acompanho aqui no seu canal, e posso dizer que , estou muito grato e maravilhado pela sua forma tão clara e eficaz de aconselhar e ensinar, muito sucesso pra vc e obrigado 🤗🙋🏼♂️
Ah, que delícia de comentário! Muito obrigada pelo carinho 💗
As dicas são ótimas!! Grata pelo conteúdo.
Muito bom esse vídeo.
Parabéns
Obrigada ☺️
Seus vídeos são maravilhosos... Para nós que estamos iniciando atendimentos, recém formados é muito reconfortante e esclarecedor.
Você não imagina como esse tipo de retorno me deixa feliz! Obrigada pelo carinho :)
Amei sua palestra
Obrigada ☺️
Bem esclarecedor esse vídeo. Parabéns!!!❤❤
Seus videos ajuda muito..
Que bom! Obrigada ☺️
Porque não conheci esse canal antes , maravilhoso.
Obrigada querida :)
Excelente esse vídeo!! Procurei muito e esse foi de longe o melhor!!
Que bom! Obrigada Rafa :)
Eu me formei agora em agosto em psicologia e esses vídeos vão me ajudar bastante pra quando eu começar fazer atendimento
Que bom ❤️
muito obrigado pelos esclarecimentos e pela valiosa ajuda que nos tem dado
Feliz que tenha ajudado ❤️
Gratidão pelo rico conteúdo exposto. Esclareceu muitas dúvidas. Parabéns pela excelente explanação.
Obrigada :) Fico feliz em ter ajudado!
Já assisti todos os seus vídeos, resultado: QUERO MAIS!
Matheus Velozo Ahhhhh 🙈❤️
Maravilhoso vídeo.
Obrigada 🙏🏻
Muito bom! Obrigada!!
Feliz que tenha gostado ☺️
Muito maravilhosa 🥰🥰
Ah, obrigada 🙈💗
Excelente !
Obrigada :)
O paciente pagar férias para profissional liberal não possui amparo legal.
Muito bom Dra👏👏👏👏👏
Que bom que gostou ☺️
voce é muito maravilhosa! que canal precioso, parabéns. Amando mt os conteudos
Obrigada ☺️ Muito feliz que esteja gostando ❤️
Você trouxe de forma simples, clara, todas as respostas pras dúvidas que eu tinha, referentes ao contrato. Só tenho a agradecer pelos esclarecimentos. Você é a salvação de muito recém formado, kkkk. Já considerou falar mais sobre essa questão do contrato com adolescentes/crianças/responsáveis? É um publico bem específico e se fala pouco sobre isso.
Obrigada :) Boa sugestão!!!
Adorei seus vídeos! Passa tranquilidade e segurança... Obrigada por compartilhar...
Eu que agradeço o carinho e reconhecimento Ana :)
Esclareceste muitas dúvidas com este vídeo também. Obrigada!
Gostei do conteúdo que você trouxe. Mas, tenho dúvidas: estamos em tempos de Pandemia. Quais alterações contratuais se fazem necessárias no atendimento remoto?
Oi Luciane! Essa dúvida tem sido bastante frequente. Na verdade, não há nada específico a ser alterado. Talvez valha a pena alguma cláusula sobre segurança de dados e algumas pessoas têm solicitado pagamento adiantado. Mas isso vai da escolha do profissional. Nada obrigatório!
Excelente !!!! Parabéns!!!🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽
Rodrigo Vitor Obrigada 🙏🏻❤️
Obrigada por dedicar tempo orientando. Muitobom!
Taysis Fiuza Feliz que tenha gostado ❤️
Parabéns, muito completo.. adorei..Excelente!!
Obrigada :)
Obrigada pelo vídeo! Muito bom mesmo!
Deborah Leite Que bom que gostou ❤️
Vídeo maravilhoso! Poderia fazer um vídeo ensinando a fazer o contrato?
Obrigada querida! Lá no Instagram do Diálogos Psicológicos tem um link na bio para compra do meu modelo de contrato. Só 19,90 e vem com “brinde” super útil para o consultório ❤️
Adorei o conteudo ! Esse contrato voce lê pro paciente durante a sessão certo ? E quando é um contrato online voce compartilha a tela e vai lendo com ele ? como pode abordar isso ? Obg
Muito bom! Obrigada! 🥰
Eu amei esse vidio
Fico feliz 🥰
Adorei tudo, muito obrigada!
Ótimo e esclarecedor principalmente para atendimento presencial e quando for online?
Obrigada! Online não tem grandes diferenças. Algumas pessoas têm feito ressalvas contratuais quanto a segurança de dados e intercorrências, como interrupção da internet, essas coisas. Mas eu não saberia especificar aqui para você... Beijo
Eu gostaria de saber se o terapeuta precisa avisar o paciente/cliente de que estará levando o caso para supervisão. Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Oi querida! Obrigada pelo carinho! Não precisa não!
Giovana, você fala no video que não faz contrato terapeutico escrito e sim verbal. Mais tenho amigos psicologos que optaram tambem ser verbal e já tiveram muitos problemas com seus pacientes. Exemplo, sobre desmarcar e remarcar sem cumprir as 24h de antecedencia, pagtos, etc... Qual seria uma orientação sua. Obrigada.
Querida, hoje em dia, eu faço o escrito sim! O vídeo é antigo e muitas vivências negativas me levaram para essa opção! Você segue nosso canal no Instagram? Lá tem muitas dicas legais sobre isso e a interação é constante 💗
bravo👏👏👏👏
Luna Júlio Obrigada 😊
Excelentes explicações e colocações.
Vc costuma fazer o contrato ao final do primeiro atendimento?
Grata!
Abraços.
Mariana Pereira Kohn Obrigada 🙏🏻 Sim, ao final do primeiro atendimento. Os pontos mais essenciais para o paciente decidir se fica ou não. Mas sempre sobram itens para o segundo atendimento 🤭
Lembro-me de já ter visto algum vídeo seu falando que tem documentos psicológicos para “venda” como exemplos contratos.
Gostaria de saber como posso adquirir e qual valor. Obrigado
@@ReceitasDeliciosas1 Olá! Os links estão na bio da página do Diálogos Psicológicos do Instagram 🙂
👏👏👏👏
Maravilhosaaaaaaa Queria eu ter tido a oportunidade ter você como mentora
Parabéns....
Ah, muito obrigada Cris!
Achei interessante o assunto sobre a cobrança de férias, mas particularmente, não acho correto cobrar férias, um médico não cobra pelo período de intervalo entre as consultas, penso que o terapeuta deve se abordar sim o assunto, a respeito de quando serão as férias do paciente e se programar financeiramente.
Entendo sua postura Jolie, e já tive a mesma, até parar para pensar em pessoas que trabalham com públicos muito específicos, como o infantil, por exemplo. Todo mundo sai de férias junto e fica complicado. Pode ser uma escolha do terapeuta não cobrar e se organizar para esse tempo, claro. Mas não é tão absurdo pensar em outras alternativas. No meu contrato terapêutico, por exemplo, coloquei a cláusula de que férias de até 30 dias não seriam cobradas, mas acima disso 50% do valor da sessão seria cobrado. Sempre são escolhas a serem alinhadas com os pacientes :)
Incrível esse vídeo. Só tenho uma dúvida. Na questão das férias. O paciente arcaria com as férias correto? No mês subsequente prestaríamos o atendimento sem cobrança certo? Seria isso?
Obrigada! Querido, não sei se entendi sua dúvida… de qualquer forma, tem um vídeo aqui no canal sobre férias do paciente e férias do terapeuta. Dá uma olhadinha! Abraço!
@@dialogospsicologicos9055 Vou procurar sim o vídeo. A dúvida seria o seguinte. O paciente vai pagar as sessões quando nós terapeutas formos tirar férias certo? Só que esse mes ele não será atendido ok? Quando voltarmos de férias iremos atender ele e não cobrar as consultas que ele pagou no nosso mês de férias? Seria mais ou menos isso? Mas vou procurar o vídeo obrigado pela atenção. Seu canal é muito top.
@@denisbarbeto7781 Essas regras são criadas por cada terapeuta, mas não é usual que o paciente pague pelo período de férias do profissional. Nós é que nos organizamos financeiramente para nossos recessos 😉
@@dialogospsicologicos9055 Ah ta eu entendi agora, tinha ficado em dúvida justamente por não ser usual. Obrigado, seus videos são top demais!!
@@denisbarbeto7781 Obrigada pelo carinho 😊
Sobre psicoterapia quinzenal, e se o paciente trabalha 12×36?
Já fui dispensada exatamente por isso, a psicoterapeuta trabalhava em uma comunidade apenas em um dia da semana.
Avisei sobre esse porém no primeiro acolhimento, mas na segunda sessão ela me dispensou, alegando que não teria como atender.
Como agir nesses casos?
Renata Sil Como agir como psicóloga ou paciente? Como profissional, temos que fazer o que damos conta e o que se alinha aos nossos objetivos. Se tudo bem para o terapeuta fazer quinzenal (seja em termos financeiros, seja de resultados de processo terapêutico), ok! Mas se vai contra ao modo dele trabalhar, penso que o encaminhamento seja a opção mais sensata mesmo 🥰
A minha dúvida é em qual momento da primeira sessão eu falo sobre o contrato terapêutico?
Oi Carol! Eu costumo reservar uns 15 minutinhos finais para falar dos pontos principais. Não acho legal falar no início da sessão, pois isso traz um certo peso para um momento que deve ser de escuta e vinculação. Diferente deste momento do vídeo, hoje adoto o contrato escrito (além de trazer alguns pontos para o verbal também, claro!). Se quiser seguir o Diálogos Psicológicos no Instagram, temos falado bastante sobre isso :)
Gi, muito bom seu vídeos, terminei minha faculdade e futuramente pretendo começa atendimento , mas tenho várias dúvidas em relação ao contrário por escrito, não tem como mostrar um modelo?
Maria Lucia Menina, fui procurar e não encontrei nada válido de ser mostrado aqui. Até porque é muito pessoal, de acordo com os itens que são discutidos junto ao paciente. Vou tentar montar algo para ajudar 😊
🙌❤️👏👍🌸🌹
Me recusaria a assinar qualquer tipo de contrato, até porque faria questão de pagar adiantado. Se pago adiantado, por que diabos teria de assinar algo?
Mas não dá para generalizar né Pedro? Pense um psicólogo atendendo diversos pacientes e criando uma regra para cada? Agora, se você não quiser assinar, isso será algo a ser discutido com o terapeuta, de forma a não interferir na relação!
@@dialogospsicologicos9055 Boa tarde. Na verdade, se o profissional insistisse, eu simplesmente iria embora com a minha grana. Mas ele não insistiria: na crise atual, duvido que algum terapeuta recusasse algumas pratinhas a mais.
Pedro Araujo Você generaliza bastante né? O profissional pode aceitar se achar que não interfere na relação terapêutica. E pode recusar se assim for de seu entendimento. Trabalhamos e vivemos disso. Dinheiro conta, assim como deve contar para você na profissão que exerce. Mas não é tudo! Mais uma vez, não me sinto representada em sua fala.
@@dialogospsicologicos9055 Lógico que ele pode recusar. O que eu disse é que ele não insistiria diante das verdinhas em cima da mesa. Acredite: tenho amiga psicóloga que mata cachorro a grito. Nenhum seria tão firme em suas convicções a ponto de rejeitar o honorários com essa crise. Fora o fato de ser um bom teste na "convicção" do terapeuta.
Pedro Araujo Eu não saberia enumerar quantos pacientes não assumi nos últimos tempos (incluindo o atual momento de pandemia) por não conseguirem se ajustar a critérios do meu modo de trabalhar...
Muito bom!