Estou no segundo período de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Estou a cada dia me surpreendendo com o curso. Muito bom. Muito exigente. Tô ficando meio louca, mas amo. Vale a pena.
Olá Kamila, se você gosta muito de Matemática a ponto de querer aprofundar os seus conhecimentos teóricos na área, eu acho que você pode gostar do curso. Mas se você gosta mais da parte de aplicação da Matemática, aí talvez você tenha mais interesse por um curso de Engenharia.
Fiz 4 semestre em Matemática em uma escola particular aqui em Alagoas, desisti porque não tive mais condições de pagar o curso, mas o curso é excelente, eu sempre gostei de Geografia mas não tinha esse curso na faculdade, então comecei matemática como segunda opção, hoje gosto muito de matemática, talvez até mais que geografia, penso em continuar o curso.
Boaa, Aquino!!! Faço Engenharia Mecatrônica.. e sempre estou visitando o seu canal para me aprimorar nos conteúdos de cálculo diferencial e integral. Continue sempre ativo, pois tenha certeza que há muitos alunos que gostam do conteúdo passado por você! Abraço, amigo!
Olá Diego, obrigado por sua visita frequente! Eu fico feliz que minhas videoaulas estejam aprimorando os seus estudos. Eu espero conseguir ficar ativo para vocês! :)
Adorei, achei seu canal hoje e já estou terminando meu curso de licenciatura matemática e já leciono a quase um ano e eu encarei porque ela era uma pedra no sapato, mas com o curso eu passei a gostar e tbm a dar aula. Virei sua fã e vou te acompanhar.Obrigado.
Passei em licenciatura em matemática agora aos 48 anos e confesso que ainda estou muito apreensiva, pois tive uma base muito fraca mas, sou muito persistente e vou consegui finalizar. Obrigada pelo vídeo. Muito esclarecedor.
Atualmente tenho 16 anos de idade e já quase 1 ano que venho pensando em seguir com uma faculdade de matemática, no ensino fundamental eu era péssimo na matéria porém no 9 ano eu tive uma prova de matemática onde muitos colegas meus tiraram nota boa e eu tirei menos que a média e aquilo me derrubou muito psicologicamente e eu estudei muito para a recuperação, meu esforço teve seu valor, tirei 10 na prova! e após esta prova eu tomei o choque de realidade que estudar é algo muito bom, mas eu era apenas fraco em matemática o restante das matérias eu me garantia só prestando atenção nas aulas, então eu basicamente estudei muita matemática durante o ano e muito por vontade própria e isso foi acontecendo até hoje 26/04/2024 com eu estando no 2 ano do ensino médio, vim de escola pública cujo ensino foi péssimo, principalmente em português e matemática, na minha escola do fundamental só aprendi mmc, distributiva e Pitágoras. Felizmente estudando em casa consegui fortalecer minha base muito bem, costumo pegar questões de vestibulares/concursos militares para simplesmente passar o tempo, e foi assim que fui evoluindo, tentava fazer questões e quando tinha alguma que não sabia o conteúdo eu procurava no youtube e tentava entender a teoria e via exercícios parecidos, Felizmente hoje em dia na parte da base estou tranquilo e com isso a matemática do ensino médio se torna fácil, além de eu ter me tornado o segundo professor da sala de aula quando o assunto é matemática kkk E foi ajudando os outros que minha vontade de seguir com Faculdade de matemática em licenciatura surgiu. (Caso alguém tenha lido, obrigado pela atenção, as vezes gosto de partilhar como foi meu caminho)
Gente prestem uma atenção extrema no que eu vou dizer. matemáticos tem 100 por cento de chance de serem muito bem sucedidos em desenvolvimento de software, computação em geral e muitas outras áreas analiticas. O foda é não saber matemática kk. Sucesso pra todos.
Parabéns, comecei o curso de Licenciatura em matemática ( EAD), achei a matéria muito extensa, amo matemática principalmente transformar as pessoas que tem medo da matéria, essa é a parte melhor. Abraço.
Aprendi a amar matemática, gostaria muito de fazer licenciatura, mas tenho dificuldade pra aprender e não sei se só a paixão que tenho pela matéria já é o suficiente pra começar o curso.
Eu quero fazer licenciatura em matemática, mas estou com muito medo de não conseguir. Eu particularmente gosto de matemática, e gosto de ensinar, mas o medo de não conseguir aguentar a pressão por ser muito difícil é muito grande.
Olá Karina Kaah, se você gosta de Matemática e gosta de ensinar, então você já tem dois bons ingredientes para fazer o curso. Eu não vou dizer que será "fácil", mas com esforço e dedicação você pode conseguir superar esse medo e avançar nas disciplinas! Eu desejo sucesso nos seus estudos!
Aguenta sim. Me formei recentemente e esperava que fosse mais difícil. Terão momentos que você vai ter que estudar bastante, mas no mais, é normal como outro curso. E outra coisa: a gente nunca aprende muito. Quando trabalhar, deve buscar muito por fora também.
Olá Joely, eu desejo sucesso nos seus estudos! Eu espero que minhas videoaulas possam lhe ajudar no seu curso! Não esqueça de inscrever-se no canal para ficar sempre acompanhando as novas videoaulas! ;)
Estou cursando bacharelado em Matemática EAD. Eu recomendo principalmente pra quem está em dúvida se vai conseguir, até porque o rigor das avaliações é muito menor que o das universidades públicas. Além disso é uma área que exige mais independência do aluno, você pode progredir bastante com materiais na internet.
Eu tava com muito medo e ia desistir de ir pra licenciatura de matematica o video e os comentarios de apoio me ajudou a decidir cursar a licenciatura de matematica obrigada gratidao amo matematica mas me disseram que nao tem nada haver com o ensino medio e que eu nao iria a lugar nenhum na vida mas tenho tentado todos os dias provar que um dia eu vou ser alguem na vida 😞❤
Não há dúvidas que seguir a carreira de professor é uma luta constante contra a desvalorização. Entretanto, eu não diria que essa carreira não leva a lugar nenhum na vida. Eu desejo sucesso e bons estudos para você na sua trajetória!
Na minha opinião a maior remuneração de um professor é o prazer de ensinar. Eu já fui bom em matemática mas devido a problemas da vida tive que deixar os estudos de lado. Mas tenho certeza que amaria fazer uma faculdade, reaprender tudo de novo e me tornar um professor. Pena que minha idade e as responsabilidades que hoje tenho já não permite isso.
Quem gosta de aplicações da matemática deve fazer o curso de bacharelado em física com certeza. Tenho um doutorado em física teórica e estudei muita matemática, muito uso de cálculo diferencial e integral.
Me sentindo como um próprio aluno do canal, pq n compartilhar meu caso pra ver se o fssor consegue trocar uma ideia cmg. Há aproximadamente um ano atrás, o começo do ensino médio vinha com uma crescente exponencial de um gosto já desenvolvido antes, sempre não só tive facilidade com matemática como adorava ela por completo, quando no 9º ano eu fui introduzido à matéria que unia o mundo e o universo às suas regras, tendências e a cada escama do universo, parafraseando o pai da ciência, matemática eh a língua usada por Deus pra criar o universo... Físicas, mesmo as mais básicas me encantavam e me apareciam em cada canto que olhava, e isso era muito novo, decidi fazer física na faculdade, decidi pesquisar porque eu queria mais, pela primeira vez eu sentia como se estivesse no caminho pro profissional, todo esse amor me levou à matemática superior, em especial, fui atrás daquilo que alicerça a matemática básica, o famoso cálculo (inclusive estudo por esse canal, por livros e por canais gringos). Física, astronomia, matemática, cálculo, e muito 3blue1brown(canal lindíssimo gringo) me mostravam as belezas da área do conhecimento pela qual eu me apaixonei..... Tempo que passa, experiências ganhas, amadurecimento, ganhos e perdas, física começou a ficar um pouco de lado com relação a matemática q cada vez mais se tornava axial, eu queria matemática, MUITO, a teoria, os cálculos e métodos muitos motivos, acertavam em meus gostos em cheio, quanto mais eu pesquisava mais eu queria que tivesse a possibilidade de cursar logo o superior. Era certeza, exceto por um motivo... Meu pai, trazia junto com a influência dos meus irmãos mais velhos o realismo e a lucidez que eu precisava. O lúdico dos meus gostos mandavam matemática na faculdade, e eu que antes refutava exclamadamente as chances de virar engenheiro, resolvi acatar os conselhos do meu pai que junto aos meus objetivos de vida me trouxeram atualmente a procura de uma faculdade muito muito boa de engenharia(ainda n sei qual, tenho apenas ideias). 2º ano do ensino médio, focando em desenvolver meus comportamentos pro vestibular e completando os conhecimentos do ensino médio para no terceirão focar nas grandes provas.... SE VC LEU TUDO, PF BORA TROCAR UMA IDEIA, QUERIA CONVERSAR MAIS DIRETAMENTE COM UM PROFESSOR QUE EXEMPLIFIQUE MINHA POSIÇÃO ENTÃO, SE DER DE ALGUM JEITO DA GNT SE COMUNICAR MELHOR... AGRADECIRIA DMS DMS, COM CTZ FARIA MUITA DIFERENCA NA MINHA VIDA
Olá Matheus Rossetto , eu já vi "esse filme" antes: a pessoa quer fazer Matemática, mas a família fala para ela fazer Engenharia. A questão é: você quer estudar Matemática de maneira mais teórica ou mais aplicada? Se você quer um curso mais teórico, então a escolha seria o próprio curso de Matemática. Mas se você quer um curso mais aplicado, então a escolha seria Engenharia. Nessa fase de vestibular às vezes é complicado conciliar os anseios da família com os desejos do próprio aluno. É preciso ter uma boa conversa em família sobre isso. Eu espero que você consiga ter esse diálogo! Se quiser entrar em contato direto, fique a vontade para usar o formulário em www.lcmaquino.org/contato .
Olá. Conheci seu canal hoje. Eu curso licenciatura em Matemática e estou indo pro quarto período agora. O curso é fascinante e me surpreendo muito, afinal sou APAIXONADA pela Matemática; mas meu amigo, como sofro viu? Por problemas pessoais, fiquei 6 anos longe de uma sala de aula e quando entrei pro curso, entrei ''sem saber nada'' e tomei pau em algumas matérias e ficava muito pra baixo, me sentia a pior de todas e tal... Até hoje ainda enfrento cada coisa, mas AMO MUITO O CURSO. As vezes depressiva, já pensei em desistir, mas não consigo, porque realmente AMO !!!!! ....E você, também ''sofreu'' na graduação? rsrsrs...Abraços !
Bárbara, eu tive uma boa base no Ensino Fundamental, mas no Ensino Médio não tive pois fiz curso técnico. Foi durante o cursinho pré-vestibular que eu tentei recuperar os conteúdos que não tive no Ensino Médio. Eu me dediquei bastante e consegui recuperar essa base! Nesse sentido, eu não sofri muito durante a graduação. Entretanto, claro que tive disciplinas que deram bastante trabalho. Felizmente eu não "tomei pau" durante o curso. Desejo sucesso nesse seu "caso de amor"!
@@LCMAquino Obrigada por me responder. Então, nossa, você parte da minoria, porque no meu curso, boa parte toma pau em pelo menos UMA matéria durante o curso. Tem gente em todas, tem gente em 2, tem gente em 3....Cada caso é um caso. Eu com a Matemática é tipo eu relacionamento mesmo, a gente ''treta'', mas se ama kkkkkk
muito inspirador esse comentário. (tenho interesse em fazer o curso mas tenho medo de ñ estar pronto para aguentar o tranco das matérias; ler o comentário de alguém q ficou tanto tempo sem estudar e se encontrou no curso me dá uma ponta de animação)
Bom eu sempre gostei de matemática e por tanto fazia engenharia de produção e um belo dia pensei vou trocar de curso para matemática e assim o fiz AMO essa disciplina.
Bom dia , professor Aquino . Muito relevante esta videoaula . Esclarecedora e de ajuda valiosa , pois muitas pessoas se sabem mesmo , o que é a matemárica .
Passei no Sisu pra matemática mas já estou arrependido, escolhi mais por birra pessoal. mas a realidade e que sou ruim em matemática e física. Sinto que deveria ter escolhido pedagogia ou letras que eram também minhas opiniões. Não sei o que fazer , estou desesperado pois posso ter jogado um ano no lixo. Todo sofrimento do Enem pra não saber escolher um curso e não ter convicção do que quer😢 não aguento mais fazer Enem, pisicologico tá ruim.
@@rafaelgomesdasilva6564 vá a um terapeuta, e siga o que deseja, antes 1 ano de curso jogado fora, do que uma vida trabalhando em algo que você não gosta. Boa sorte, você vai conseguir.
Obrigado professor, passei em matematica esse ano no IFSP, nao é minha materia preferida, pelo contrario, sempre fui muito ruim, mas tentei area de humanas e nao conclui, vou arriscar agora nesse desafio para mim!
Olá, vejo que quase não tem meninas “blogueiras” mostrando rotinas, matérias, carga horária, mercado de trabalho e rotina em matemática entre outros, pensando assim resolvi fazer um canal totalmente voltado a isso, começo a faculdade ano que vem, vou esperar chegar em 5 mil, inscritos para soltar o primeiro vídeo. Conto com vocês ❤️✌️
Professor Aquino tu tiveste o mesmo pensamento que eu quando entrei no curso de Licenciatura em Matemática, pensava exatamente as mesmas coisas a respeito dos conteúdos a serem estudados e aprendidos. Aquele papo de que o cara vai rever a matemática do ensino médio e fundamental de forma mais aprofundada kkkk, "ledo engano", elas surgem apenas como disciplinas optativas no curso. Sofri muito no meu curso, hoje não me arrependo de tê-lo feito mas vivo a dificuldade de integrar-me ao mercado que ultimamente tem se mostrado bastante concorrido e competitivo aqui no meu Estado. Forte abraço, irmão.
De fato, "ledo engano". Durante sua graduação algo que você fez bastante foi "integrar". Sendo assim, desejo sucesso na sua "integração" ao mercado de trabalho! ☺️
Acabei de passar em matemática na UFBA. Universidade federal da Bahia, entretanto estou muito nervoso com as matérias que estão por vir. Forte abraço !
Passei na federal do Amazonas para fazer um curso específico do ICET, que é uma campus especializado em exatas, que é Ciências: Matemática e Física, são 5 anos de graduação, eu já estou muito ansioso!
Desejo sucesso nessa nova jornada! Aproveita e inscreve-se no canal para acompanhar as minhas videoaulas. Eu acho que elas vão lhe ajudar! Começa fazendo uma boa revisão com o curso de Pré-cálculo: ruclips.net/p/PLa_2246N48_rIbheR_al4oqeFCP8dHoQR . Tenha certeza que essa revisão vai ser útil para você! Muitas pessoas perdem nos primeiros semestres dos cursos de Exatas devido à dificuldade com a Matemática Básica.
Faço faculdade matemática EAD em segredo porque não aguento mais o povo falar se tá louca você não vai conseguir. Parece que fica todo mundo jogando Praga.
Oi professor, quais são as oportunidades de emprego de um matemático aplicado (sem considerar a área de ensino e pesquisa) ? esse mercado oferece bons salários ? mais uma coisa, você recomenda fazer graduação em matemática aplicada se a pessoa gosta muito da disciplina e quer trabalhar no mercado financeiro/de investimentos ?
Olá Professor, Aquino! Sou inscrito no seu canal. Parabéns pelo seu trabalho! Acho você um professor brilhante! Só uma pergunta: qual a sua graduação em Matemática?
muito daora o jeito que vc fala sobre o curso. eu pensei em fazer matemática, mas depois desisti pq eu queria aplicar a matemática em algo. Dai resolvi fazer física licenciatura e estou gostando bastante!!
Eu me formei em Física licenciatura e tive muita matemática, principalmente Cálculo I, II, III e IV. Matemática é arretado para dar fundamento aos fenômenos físicos.
De fato, a Matemática é muito importante para a Física! Não é à-toa que Newton (em paralelo à Leibniz) teve que desenvolver o Cálculo para utilizar nos trabalhos dele.
Eu faço lincenciatura plena em matemática na UEPB. pensei que iria estuda conteúdo do ensino médio e fundamental, mas ao chega lá nada disso aconteceu, hoje estou no 2 período estou gostando e sobrevivendo.
@@LCMAquino Eu sou licenciada em Pedagogia. Sempre amei Matemática. Terminei Pedagogia e logo tive minha bebê. Agora, ela vai completar um aninho de idade e vou começar Matemática. Estou fazendo minha matrícula hoje. Meu marido sempre me deu a maior força pra estudar e agora não será diferente. Ele vai tomar conta da nossa bebê pra eu estudar. Estou com medo por ter um bebê e trabalhar fora e agr estudar de novo. Mas é e sempre foi o meu sonho fazer Matemática e é a minha oportunidade de fazer
Eu nunca fui muito bom em matemática, mas tenho curiosidade, quero ingressar na área de TI, e a matemática me formaria para ter aptidão em todas áreas de TI praticamente, aí eu faria cursos livres por fora, já que TI não exige, tanto hj em dia diploma de ensino superior, e sim ter o conhecimento de TI. O que tu me aconselha? Obrigado amigo.
Tom, eu lhe aconselharia a entrar logo para uma graduação na área de TI ao invés de entrar em Matemática e fazer cursos livres por fora. Eu acho que entrando logo em um curso de TI as suas chances de ingressar em um trabalho nessa área são maiores.
eu sou de ti e te digo pra fazer justamente o contrário do que o professor falou. Praticamente, qualquer assunto de computação vc aprende sozinho e, a parte que vc "não consegue" aprender sozinho é justamente quando envolve os fundamentos matemáticos. A matemática é praticamente a base de quase todas as profissões stem. Se vc quiser algo que envolva engenharia, aí sim, faça logo engenharia pois eles geralmente exigem o curso e também não tem como vc pegar a parte prática sozinho. Mas se for computação, provavelmente é melhor fazer matemática, ou ciência de computação mas sempre dando atenção especial pra matemática por trás de cada conceito. Acredito que a matemática te ajuda a pensar melhor, de forma mais crítica e te faz um um melhor resolvedor de problemas gerais (fora do campo matemático, consequentemente te torna um bom desenvolvedor/arquiteto de software). Mas em fim, isso é minha opinião.
@@pauloTx obrigado Paulo, eu estou começando a licenciatura em matemática agora, e pretendo quando terminar a graduação, fazer a TI. Mas o que voce me conselha, dará certo fazer a licenciatura em matemática agora e depois a TI? Um grande abraço!
Me identifiquei bastante quando o senhor fala sobre a expectativa de achar que irá ser bom,porque supostamente tem uma base 'básica'. No meu caso foi mais ou menos isso,entrei no curso de Engenharia Quimica por gostar e aprender um pouco mais sobre Quimica,mas para minha surpresa,é Fisica pura. Pensava que ia 'driblar' certas dificuldades pela base,mas não foi bem assim. Excelente video. Obrigado,prof!
Eu achando que era as mesma materias do ensino fundamental e medio😒 gostaria muito de fazer licenciatura em matematica muito! Pq sou muito ruim em matematica, mas gostaria de entrar nesse desafio chamado matematica😔
Eu tô no primeiro ano e eu sempre amei matemática, quando vi física foi amor a primeira vista também. Eu sempre fecho as provas de matemática e física ( eu tinha no física no nono ano ) e com essa quarentena eu tô adiantando todos os assuntos de matemática e física do ensino médio todo, já terminei eletricidade, claro que de forma um pouco mais superficial, sem aprofundar muito. Não sou nenhum superdotado, na vdd eu me acho até meio burro, mas eu me esforço muito e amo matemática e física, eu quero ser aprovado na AFA e seguir carreira como piloto da força aérea, comecei a estudar esse ano MUITO focado pra isso, porém depois disso eu quero aprender o máximo da física e da matemática. Pelo que o senhor falou, o bacharelado vai me dar um maior conhecimento da matéria, no curso de física também há a matéria de cálculo, o senhor recomenda eu fazer o curso de matemática e física ao mesmo tempo ( eu nem sei se é possível ) se não for, qual o senhor recomenda eu fazer primeiro: matemática ou física?
Uma outra pergunta, no bacharelado, também há mestrado, doutorado e essas coisas? Qual o tempo no total eu levaria pra aprender tudo sobre essas matérias na faculdade?
- Qual curso fazer primeiro, se Física ou Matemática, é uma questão de gosto pessoal! Não tem uma resposta fechada para essa pergunta. - Mestrado e doutorado são cursos feitos depois da graduação. Não importa se você fez graduação em licenciatura ou em bacharelado. - Sobre o tempo para aprender "tudo" sobre essas matérias, eu diria: a VIDA INTEIRA!
Professor mas me explique uma coisa por favor: O aluno o aluno terá a oportunidade de reaprender a matemática básica do fundamental e médio ou é essencial que o egresso entre tendo domínio desses conceitos básicos do ensino médio e fundamental? A pergunta é porque eu fiz EJA por motivos de necessidade extrema na época, eu lembro que o curso foi muito rápido e superficialissímo.
Tô na mesma situação, estudei no ensino regular até a 8° série mas desisti e depois de muitos anos fiz EJA , durante esse período estudando aprendi a amar matemática, porém perdi muita coisa é tenho um pouco de dificuldade de aprender, meu medo é começar o curso é não dar conta.
@@goldhenrique E é mesmo. Eu vi um documentário da Unicamp recentemente onde um rapaz considerado um pródigo da matemática e o professor velho dele , ambos foram categóricos em afirmar que a matemática pura é apenas abstrações da mente. Ela não é aplicável em quas nada no dia a dia, nem nas engenharias. Ou seja, não vou sofrer por causa disso não kk. Faço farmácia hoje. Valeu irmão, obrigado.
@@kaioshdecorvo8309 Parabéns, mano, fico feliz. Isso que você disse é muito verdade, ela é pouca usada no dia dia... Pra ser um bom profissional o quê mais vale é técnica, conhecimento e vivência.
Olá professor! Estou cursando engenharia física, mas percebi que gosto mesmo é de matemática e física e não tanto engenharia. Vc acha mais difícil eu conseguir uma vaga em uma Universidade como professor de fisica ou matemática (ambos licenciatura)?
Cara me vi muito no seu discurso, basicamente é isso que digo quando alguém pergunta o que estuda no curso de matemática e por que estudar (amo a teoria). Fiquei curioso, também sou formado Lic Mat só que pelo IME - USP, queria saber onde você fez sua graduação e o que fez ou como fez pra dar aula em universidade?
Olá Wesley, eu fiz a licenciatura na UEFS e em seguida fiz uma Especialização em Ensino de Matemática também lá UEFS. Por causa dessa Especialização eu pude fazer um processo seletivo para Professor substituto na UFS e passei. Foi assim que comecei a dar aulas em universidade. Atualmente eu sou Professor efetivo na UFVJM (eu pude fazer um concurso lá após ter feito o Mestrado no LNCC).
Gosto de ensina matemática e ser professora.ja fiz pedagogia porém não terminei por falta de dinheiro.mais ganho muito pouco menos de um salário escolas particulares como professora de fundamental I ,a mais de anos. Já os professores de disciplinas específicas ganham mais devido hor aula e ter mais tempo. Quero vence e ser professora de matemática porque gosto e ganha um pouco mais.
Sempre gostei de matemática, mas não penso em dar aula, mas posso dar aula como algo provisório, então estou entre licenciatura ou bacharel, até mesmo ciências contábeis. O que acha que devo fazer ?
Sou formada em contabilidade. Mas sempre quis ser prof, até já trabalhei em escritórios e numa importadora na área contábil mas odeio... Curiosamente desde meus 15 anos trabalho com aulas de reforço escolar pra matemática, gosto muito das aulas e das crianças... Tô pensando em fazer licenciatura, mas tô com um certo "medinho" de ficar doida kkkkkk
Fiz matematica licenciatura uma bateria alta de calculo que é a coluba vertebral da licenciatura outras materias como geométrica Analitica ou Algebra linear fisica I e Fisica II etc.... vem pipocando . As materias pedagogicas sao muito importante para quem quer ser professor bem como o estágio. O curso nao é facil eu achei bem pesado.
Professor Aquino, uma pergunta "filosófica": você acha que uma faculdade de matemática amplia a visão de mundo, a ajuda a pensar melhor e de maneira crítica?
Respondendo de maneira filosófica, eu acho que independente do curso de graduação que a pessoa faça, ela pode ampliar sua visão de mundo e melhorar seu pensamento crítico.
Olá prof, tudo bem?. Eu sempre gostei de matemática, mas me apaixonei realmente no ensino médio. Me dou bem com todos conteúdos como: hipotenusa, funções em geral, equações em geral, Bhaskara, matriz etc... sera que eu me daria bem no curso de matemática? A outra pergunta é; vale a pena cursar matemática em universidade estadual?, estou pensando em iniciar o curso na UEG mas tenho essas dúvidas. DESDE JÁ AGRADEÇO!
Olá João, a Matemática que estudamos do Nível Superior é naturalmente mais aprofundada do que a Matemática que estudamos na Educação Básica. Sendo assim, se você se dá bem estudando a Matemática de um modo mais aprofundado, então é possível que você se dê bem na graduação em Matemática. Em relação a fazer o curso em uma Universidade Estadual, vale a pena tanto quanto em uma Universidade Federal. Por exemplo, eu mesmo fiz meu curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
@@LCMAquino obrigado por tirar as minhas dúvidas prof, agradeço de coração. Vou iniciar o curso ano que vem e continuarei acompanhando o seu canal pois sou realmente apaixonado em matemática é no trabalho de vocês professores que tanto nos agrega.
primeira pessoa, que de forma rapdida concisa e precisa pontuou quase tudo a respeito. Apenas pecou, quando a dizer sobre o salario de um professor na educacao superior: que eu saiba se ganha muito bem: em isntituicoes publicas ate 20 mil reais se for um 'catedratico com curriculo de 1 kilometro no 'lattes'', e até uns 5 mil reais na educacao privada. ao meu ver e muito negocio.(com execao de ser professor na publica que exige o curriculo de 1km) Apeenas gostaria de ver, como chegar nessas 'vagas' tirando a educacao publica superior, apenas a privada. se fala muito em Q.I(quem indica?), e em concusos se fala muito em I.P(indicação politica...)...........................
Quanto de matemática é recomendado ter quando começar o curso pra não ter dificuldade nele, graças a pandemia e as aulas onlines eu perdi muitas matérias de matemática e esqueci muito do que sabia, mas ainda mantive o interesse de fazer matemática
O "recomendado" seria estar dominando toda a Matemática da Educação Básica, mas isso é bem raro de acontecer. Ainda mais considerando que tivemos a pandemia recentemente. Entretanto, como você disse que tem o interesse de fazer Matemática, isso pode lhe estimular a correr atrás do conteúdo que está faltando. Eu desejo sucesso na sua escolha de fazer Matemática!
ola prof. durante esse ano de vestibular, estive em bastante dúvida sobre o que fazer: bacharelado ou licenciatura depois de muito tempo pensando e pesquisando, como meu objetivo final é ser professor de universidade, fiquei com licenciatura, alias, ela serve pra formar professores né(pensei assim na época) enfim, meu tio é graduado em Mat. e tive muitas conversas com ele sobre isso, muitas mesmo, tentei abstrair o máximo para não ter nenhum arrependimento em minha escola de fazer Mat. ele me disse que se eu gostasse de verdade e quisesse levar a serio, eu deveria fazer o bacharelado, pois na licenciatura(no caso dele) era meio que assim, "desestimulante", professores que não davam aula, cagavam pros alunos, alunos desinteressados e cadeiras docentes que existiam só pra enrolar, não tinham nenhum intuito didático, enquanto no bac., por mais que nenhum curso seja perfeito, lá teria coisas melhores, profs mais empenhados, e matérias mais bem dadas fiquei na extrema dúvida, quero fazer o curso para estudar de verdade o que acha mais vantajoso prof? licenciatura ou bacharelado?
Eu fiz Licenciatura em Matemática e hoje sou professor universitário. O fato de fazer licenciatura ou bacharelado não vai ser o que decidirá se você vai trabalhar no nível superior. O que decide isso fortemente é a pós-graduação que você fará posteriormente. Isto é, o mestrado e o doutorado que você fará depois da graduação. Eu acho que essa visão de que na licenciatura existem "cadeiras só pra enrolar" é proveniente de um entendimento errado da licenciatura. Muitas pessoas acham que o objetivo da licenciatura em Matemática é formar professores da Educação Básica, mas na verdade o objetivo da licenciatura em Matemática é formar Professores de Matemática (independente se no futuro eles vão trabalhar na Educação Básica ou na Educação Superior). Respondendo a sua pergunta, eu diria que a licenciatura acaba sendo mais "vantajoso" por uma questão de mercado profissional. Há mais vagas de trabalho para licenciatura em Matemática do que para bacharelado em Matemática.
Olá prof Aquino. Parabéns, mto bem esclarecido! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Faço licenciatura em matemática e estou gostando bastante! Mas eu não entendi uma parte Como assim "Professor de matemática não importa o nível"? Então não precisa de mestrado pra dar aulas no ensino superior? Ouvi falar q sim Ou é por questão de ele não passar vergonha na sala de aula, caso algum aluno na aula de funções o desafie a esboçar o gráfico de y=(x+1)/(x-2)? Ele responder q não sabe ia acabar c/a reputação dele como professor? Rsrs
Oi Luis Paulo, não precisamos necessariamente de mestrado para dar aulas no Ensino Superior. Principalmente em universidades particulares, nas quais é comum termos graduados ou graduados com especialização dando aulas. Na prática, o que aconteceu foi que com o passar dos anos as universidades foram se desenvolvendo e com isso muitos cursos de mestrado e doutorado foram sendo desenvolvidos. Isso acabou aumentando a formação das pessoas e as exigências para dar aula no Ensino Superior subiram, principalmente nas universidades públicas. Hoje os concursos para professores de Matemática nas universidades públicas vão exigir no mínimo o mestrado, sendo que nas maiores universidades vão logo exigir o doutorado. E nas universidades particulares, a depender da vaga de emprego que estão oferecendo e do nível salarial, aí elas vão exigir o doutorado.
@@LCMAquino Me desculpe prof, mas não entendi direito. Poderia por favor repetir c/outras palavras? Me pareceu meio contraditório o q vc falou. Como assim não precisa de mestrado pra lecionar no ensino superior, mas as universidades públicas e particulares exigem mestrado e outras até doutorado. Como assim?
É mais ou menos assim: vai depender da localidade onde a universidade está e da oferta de profissionais. Se você estiver em uma região de interior, longe dos grandes centros urbanos, então as universidades vão ter uma tendência de exigir apenas graduação em alguns casos, pois caso contrário não vão aparecer profissionais suficientes para ocuparem todas as vagas disponíveis. Agora, quando estamos falando de uma cidade bem desenvolvida, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, etc aí as universidades públicas vão exigir logo doutores. Já as universidades particulares nesse caso, vão exigir doutores para algumas vagas, mas vão ter também algumas vagas para graduados com especialização (ou até mesmo sem!), pois assim elas economizam no salário dos professores. Existe uma quantidade mínima de doutores e mestres que uma instituição precisa ter para ser considerada uma "faculdade", uma "universidade" ou um "centro universitário". Daí algumas instituições, a depender de sua realidade local, contratam esse mínimo e no restante contratam graduados ou graduados com especialização. www.blogdoead.com.br/diferencas-entre-faculdade-universidade-e-centro-universitario Ficou mais claro agora? Comente aqui.
@@LCMAquino Agora entendi sim, perfeitamente. Na verdade depende da região. No meu caso, sou do Rio de Janeiro, capital, e desejo fazer mestrado e doutorado futuramente. Mto obg prof Aquino. Um abraço 😀👍
@@LCMAquino Dei uma pesquisada na internet e vi q realmente às vezes algumas faculdades privadas abrem exceções para professores apenas c/graduação, por falta de mestres e doutores. Pelo q vi, geralmente só contratam em emprego temporário. Então provavelmente, mesmo ele uma vez ou outra podendo dar aulas no ensino superior, essa possibilidade de trabalho ainda é limitada sem uma pós-graduação
Professor Aquino, queria saber sua opinião sincera. Estou com vinte e oito anos ( quase vinte e nove) e voltarei a cursar Matemática após dez anos. Tenho muito desejo de fazer mestrado e, se possível, doutorado, mas será que ainda estou na idade para tal feito?
Olá Daniel, eu terminei a graduação com 23 anos e comecei a trabalhar em escolas e posteriormente em universidades (como professor substituto). Eu só entrei no mestrado aos 28 anos. Logo depois de concluir o mestrado eu comecei um doutorado, mas eu larguei o curso para assumir uma vaga de concurso como professor universitário. Hoje eu tenho 39 anos. Eu comecei novamente outro doutorado o qual eu ainda estou cursando. Eu estou contando isso tudo para lhe dizer que não fique com receio por causa de sua idade! Inclusive, eu já tive no mestrado e no doutorado colegas muito mais velhos do que 28 anos.
Muito ruim de emprego nessa área. Escolas não contratam professores recém formados sem experiência. Concursos públicos, quase nada. Tá feio o negócio 😢
meu Deus como faz falta uma bloguera mulher que fale tudinho do curso para nós. Nossa tem de todos os cursos. Estou pensando em fazer um canal quando eu começar minha faculdade em matemática
Olá Mariana, nós temos a Julia Jaccoud do canal A Matemaníaca ( ruclips.net/user/amatemaniaca ). Dá uma olhada no canal dela. É muito bom! Obs.: eu desejo sucesso na sua ideia em começar um canal. :)
Depende do curso. Em um curso de bacharelado, o estudo de teoria dos conjuntos está bem inclinado à lógica (partindo de ZFC e estudando até um pouco de teoria de modelos). Uma disciplina de topologia por mais próxima que seja, não apresenta a mesma relação. Ambas são bem difíceis e não costumam estar presentes no começo de uma graduação. Já em um curso de licenciatura, normalmente existe um curso de "fundamentos da matemática" mas não há uma abordagem voltada a teorias axiomáticas e/ou analíticas, e sim mais a matemática básica.
Só uma sugestão para aqueles que querem cursar matemática e futuramente pensam em cursar o mestrado/doutorado na matemática PURA, façam bacharel (digo isso por experiência própria kk)
Olá, professor, gostaria de pedir uma recomendação sobre a melhor ordem para seguir os seus cursos disponíveis aqui. Pretendo entrar em um curso de matemática aplicada (mais especificamente, em um curso de matemática industrial) no próximo ano. Dado que eu trabalho e sou mais velho que a maioria do pessoal que entra na universidade, tenho aproveitado o tempo para estudar os conteúdos que me serão úteis, mas, até agora, consegui apenas revisar quase todo o conteúdo do ensino fundamental e médio. Venho estudando pelo canal do nerckie e foi através de lá que conheci o seu canal. Agora que estou terminando os conteúdos de lá, pensei que seria uma boa hora de buscar os conteúdos mais avançados, porém não sei por onde começar. Caso você já tenha algum vídeo tratando disso, gostaria de pedir a recomendação do vídeo e me desculpar pelo incômodo. Agradeço desde de já :)
Oi Luiz, eu indicaria você começar pelo meu curso de pré-cálculo ( ruclips.net/p/PLa_2246N48_rIbheR_al4oqeFCP8dHoQR ) , mas como você já está terminando o conteúdo de Ensino Fundamental e Médio pelo canal do Nerckie (que é um excelente professor!) , então eu diria para você agora estudar meu curso de Cálculo I ( ruclips.net/p/PLFAD938CE631F6449 ) e de Geometria Analítica ( ruclips.net/p/PLB7242F99B0310710 ).
Bem, pessoalmente eu não fiz o curso de Física para poder comparar com o curso de Matemática que eu fiz. Mas eu acho que ambos possuem um nível de dificuldade similar.
Licenciatura exige vários e vários anos de árduo estudo e isso para o profissional ter uma "expectativa" de remuneração digna. Melhor seria fazer um curso técnico aquecido ou alguma graduação com melhor retorno financeiro (TI por exemplo), que não exigem que você estude até morrer para ganhar um salário digno. Infelizmente, para o Brasil e o futuro dos brasileiros, licenciatura não compensa nem um pouco o esforço despendido em cursá-las, não valem a pena...
Faço Matemática na UFF pelo Cosócio Cdederj aqui no estado do Rio pata licenciatura que é bem puxado , estava querendo até desistir na modalidade semipresencial . kk
@@JoaoGabriel-jv1tt , depende da legislação de cada região, mas tipicamente o máximo é na casa de 60h, pois pode acontecer da pessoa ter um contrato de 40h e outro contrato de 20h.
Professor Aquino, por favor, me ajude: há uma graduação em matemática com ênfase em lógica? (pode ser em uma faculdade do Brasil ou no exterior ou mesmo em EAD)
Até onde eu sei, não há uma graduação em Matemática com essa "ênfase" específica. O que você pode encontar nos cursos é uma disciplina de Lógica na grade curricular.
Não necessariamente fica "preso" em dar aulas. A pessoa pode fazer concursos que exijam graduação, mas que não sejam para dar aulas. Por exemplo, em bancos, polícia militar, polícia federal, INSS, etc. Ela também pode trabalhar na iniciativa privada em cargos de gerência, vendas, administrativo, etc.
@@LCMAquino eu to sofrendo em geometria plana, lógica e álgebra linear... Sem falar que meu trabalho tá me enfadando e não tenho mais dedicação e o mercado de trabalho com a vitória de Bolsonaro vai ser suprido com cursos de exata em geral ou seja não sinto mais que vale a pena e melhor fazer engenharia ou afins
Olá Sérgio, essas disciplinas pegam muita gente! De qualquer modo, ficando ou saindo do curso eu desejo-lhe sucesso na sua escolha. Vejamos o que vem por aí nessa nova fase política…
Então eu posso fazer matemática licenciada e depois faço a bacharelada fazendo somente as matérias que fica faltando do bacharel ? Ou eu tenho que fazer primeiro o inverso do que falei?
Ainda bem que não repete conteudo de fundamental e medio no ensino superior. Tem que ter outra abordagem mesmo. Se ja viu esse conteudo vai ver de novo pra quê?
Bom dia! Professor Aquino. Minha situação, é que eu desisti do curso, até é uma vergonha falar isso, todavia fiz a inscrição pro vestibular da Uneb aqui na Bahia , resultado, passei, agradeço ao Senhor Nosso Criador por ter engessado, e fico encabulado porque como você explicou bem que matemática pra licenciatura não a mesma que do ensino fundamental e médio, e foi nisso que acabei desistindo pela dificuldade e há muito tempo que frequentei sala de aula. A pergunta tem vídeo aulas no seu canal que pode me ajudar a resolver esses cálculos ou outros que pode indicar pra tá assistindo pra que eu possa se animar ao ver que estou progredindo a cada semestre ou tenho que buscar outros recursos pra continuar no curso? Desisti no primeiro semestre é faculdade ead. a mesma que tinha feito.
Oi Joana, eu sugiro que você comece com o meu curso de Pré-cálculo para poder construir uma base em Matemática: ruclips.net/p/PLa_2246N48_rIbheR_al4oqeFCP8dHoQR . Eu espero que minhas videoaulas possam lhe ajudar a continuar no curso de Matemática!
Muito interessante. Eu faço Ciência da Computação, e gosto muito da matemática, acredito que se caso eu não fizesse Computação, com certeza estaria fazendo matemática. Abraço!
@@muniqueribeiro7193 Olá! Vamos lá, a priori queria saber que tipo de diferença você quer saber, se formos comparar as diferenças entre as disciplinas de matemática relacionada ao meu curso, se formos olhar e comparar a ementa das disciplinas do meu curso junto as disciplinas da matemática, acredito eu, que não há diferença, vemos os mesmos conceitos e teoria que é vista em matemática, exceto uma coisa. Exemplo, para a matemática, os professores exploram o lado de o aluno possa provar aqueles teoremas, alguns conceitos matemáticos e etc. Já para o meu curso, nós vemos certos teoremas, mas os professores não nos cobram provas, apenas aplicação daquele teorema em certos problemas. Mas todo aquele conhecimento de limite, derivada e integrais referente a cálculo I, vemos tudo isso. Entre outras disciplinas que pagamos, como álgebra, geometria analítica, etc.
Boa tarde, professor! Sou professora de artes e psicopedagoga, nunca gostei dessa área, porém com a pandemia comecei a estudar e estou pensando seriamente em fazer uma faculdade dessa disciplina. Porém tem um probleminha; sou uma adolescente de 78 anos será?
Oi Val P. Lopes, a idade não é problema, se você quer estudar e tem disposição para isso! Mas lembre que na faculdade de Matemática você não vai ver apenas os conteúdos de Matemática da Educação Básica. Por exemplo, dá uma olhada no meu curso de Cálculo I e veja se aquele conteúdo lhe interessa: ruclips.net/p/PLFAD938CE631F6449 . Se você achar aquele conteúdo interessante e tiver vontade de estudá-lo, então eu vejo você no curso!
Uma pessoa que não é tão boa em matemática no ensino básico consegue encarar o curso? Tipo sou muito ruim na matemática lógica... Mas acho a parte de álgebra e geometria legal. Tive um ensino médio meio ruim. E aí professor?
Olá Darlan, consegue encarar sim, mas obviamente a pessoa terá dificuldades para enfrentar. Ela vai ter que encarar uma boa revisão da Matemática da Educação Básica junto com os estudos da Matemática da Educação Superior.
Pode até cursar, mas com certeza terá muita dificuldade. Eu já vi casos de alunos nessa condição que durante o curso de Matemática conseguiram vencer essas dificuldades.
até o primeiro ano do ensino médio eu gostava de matemática, porém fui crescendo e me desinteressando cada vez mais pelos conteúdos ensinados. Resumindo hoje acho uma merda essa matéria e acho que essa disciplina deveria ser ensinada só na educação básica porque ela é meio que inútil, maioria das coisas que aprendemos nessa matéria vai ser inútil nas nossas vidas.
Eu acho uma pena que você tenha perdido o interesse em Matemática. Uma coisa irônica no seu comentário é que você parece ser uma pessoa que gosta de jogos eletrônicos. Acontece que os jogos eletrônicos, bem como os computadores que rodam esses jogos, são completamente construídos aplicando Matemática! O próprio RUclips, onde você está assistindo esse vídeo e fazendo comentários, é construído aplicando Matemática! Ou seja, a Matemática que você considera como "inútil" na sua vida é o que possibilita construir as coisas que você usa TODO DIA na sua vida. 🤷♂️
Estou no segundo período de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Estou a cada dia me surpreendendo com o curso. Muito bom. Muito exigente. Tô ficando meio louca, mas amo. Vale a pena.
Olá @b, o "amor" não deixa de ser um pouco "louco", então tudo bem. :) Desejo sucesso nos seus estudos!
Também pretendo ir pra ufal, sempre gostei muito de matemática no ensino fundamental/médio, mas to com muita dúvida se vou gostar do curso ;-
Olá Kamila, se você gosta muito de Matemática a ponto de querer aprofundar os seus conhecimentos teóricos na área, eu acho que você pode gostar do curso. Mas se você gosta mais da parte de aplicação da Matemática, aí talvez você tenha mais interesse por um curso de Engenharia.
@@LCMAquino obrigada, acho que é isso mesmo que eu quero
Fiz 4 semestre em Matemática em uma escola particular aqui em Alagoas, desisti porque não tive mais condições de pagar o curso, mas o curso é excelente, eu sempre gostei de Geografia mas não tinha esse curso na faculdade, então comecei matemática como segunda opção, hoje gosto muito de matemática, talvez até mais que geografia, penso em continuar o curso.
Muito bom. Realista sem ser pessimista.
Vou fazer licenciatura em matemática, preucurei sobre o assunto e vim parar nesse canal! Já me inscrevi! Adorei a forma de esclarecer e explicar.
Estou cursando licenciatura em matemática é já estou estudando cálculo ligado á economia. Muito bom adoro.
É uma área que quero focar meus estudos. A área da economia.
@@telesmarquesLP Amo matemática financeira.
Boaa, Aquino!!! Faço Engenharia Mecatrônica.. e sempre estou visitando o seu canal para me aprimorar nos conteúdos de cálculo diferencial e integral. Continue sempre ativo, pois tenha certeza que há muitos alunos que gostam do conteúdo passado por você! Abraço, amigo!
Olá Diego, obrigado por sua visita frequente! Eu fico feliz que minhas videoaulas estejam aprimorando os seus estudos. Eu espero conseguir ficar ativo para vocês! :)
@@LCMAquinoObrigado pelo video,me ajudou bastante!
Adorei, achei seu canal hoje e já estou terminando meu curso de licenciatura matemática e já leciono a quase um ano e eu encarei porque ela era uma pedra no sapato, mas com o curso eu passei a gostar e tbm a dar aula. Virei sua fã e vou te acompanhar.Obrigado.
@@JoiceQueirozolha eu estou pensando em fazer a faculdade de matemática , porém. tenho medo porque a minha base em matemática é fraca !
Passei em licenciatura em matemática agora aos 48 anos e confesso que ainda estou muito apreensiva, pois tive uma base muito fraca mas, sou muito persistente e vou consegui finalizar. Obrigada pelo vídeo. Muito esclarecedor.
Desejo sucesso para você nessa jornada!
Atualmente tenho 16 anos de idade e já quase 1 ano que venho pensando em seguir com uma faculdade de matemática, no ensino fundamental eu era péssimo na matéria porém no 9 ano eu tive uma prova de matemática onde muitos colegas meus tiraram nota boa e eu tirei menos que a média e aquilo me derrubou muito psicologicamente e eu estudei muito para a recuperação, meu esforço teve seu valor, tirei 10 na prova! e após esta prova eu tomei o choque de realidade que estudar é algo muito bom, mas eu era apenas fraco em matemática o restante das matérias eu me garantia só prestando atenção nas aulas, então eu basicamente estudei muita matemática durante o ano e muito por vontade própria e isso foi acontecendo até hoje 26/04/2024 com eu estando no 2 ano do ensino médio, vim de escola pública cujo ensino foi péssimo, principalmente em português e matemática, na minha escola do fundamental só aprendi mmc, distributiva e Pitágoras. Felizmente estudando em casa consegui fortalecer minha base muito bem, costumo pegar questões de vestibulares/concursos militares para simplesmente passar o tempo, e foi assim que fui evoluindo, tentava fazer questões e quando tinha alguma que não sabia o conteúdo eu procurava no youtube e tentava entender a teoria e via exercícios parecidos, Felizmente hoje em dia na parte da base estou tranquilo e com isso a matemática do ensino médio se torna fácil, além de eu ter me tornado o segundo professor da sala de aula quando o assunto é matemática kkk E foi ajudando os outros que minha vontade de seguir com Faculdade de matemática em licenciatura surgiu. (Caso alguém tenha lido, obrigado pela atenção, as vezes gosto de partilhar como foi meu caminho)
Eu lhe desejo sucesso nos estudos!
Gente prestem uma atenção extrema no que eu vou dizer. matemáticos tem 100 por cento de chance de serem muito bem sucedidos em desenvolvimento de software, computação em geral e muitas outras áreas analiticas. O foda é não saber matemática kk. Sucesso pra todos.
Kkk
Parabéns, comecei o curso de Licenciatura em matemática ( EAD), achei a matéria muito extensa, amo matemática principalmente transformar as pessoas que tem medo da matéria, essa é a parte melhor. Abraço.
Aprendi a amar matemática, gostaria muito de fazer licenciatura, mas tenho dificuldade pra aprender e não sei se só a paixão que tenho pela matéria já é o suficiente pra começar o curso.
@@solangerosa151 Tenho a mesma dúvida!
Eu quero fazer licenciatura em matemática, mas estou com muito medo de não conseguir. Eu particularmente gosto de matemática, e gosto de ensinar, mas o medo de não conseguir aguentar a pressão por ser muito difícil é muito grande.
Olá Karina Kaah, se você gosta de Matemática e gosta de ensinar, então você já tem dois bons ingredientes para fazer o curso. Eu não vou dizer que será "fácil", mas com esforço e dedicação você pode conseguir superar esse medo e avançar nas disciplinas! Eu desejo sucesso nos seus estudos!
Aguenta sim. Me formei recentemente e esperava que fosse mais difícil. Terão momentos que você vai ter que estudar bastante, mas no mais, é normal como outro curso. E outra coisa: a gente nunca aprende muito. Quando trabalhar, deve buscar muito por fora também.
Tbmm
@@cleitonlisboa1217 uau, vdd! Vou iniciar o curso semana que vem
@@lucasthialy4669 Boa sorte. É um curso bom, e eu recomendo.
Vou começar fazer matemática licenciatura e esse vídeo esclareceu muito👏👏👍
Tbmmm
Como tá sendo a experiência?
Muito bom o vídeo !!! Eu fiz licenciatura e agora faço o bacharelado em Matemática ( por amor a matéria)
Olá Thiago, que legal! Desejo sucesso nos seus estudos! :)
Cara entra em contato comigo 92 994087522 whats
Oi! Vou iniciar matemática EaD. Espero conseguir aprender. Estou animada. Vou acompanhar seus vídeos , sem dúvidas vai me ajudar. Obrigada!
Olá Joely, eu desejo sucesso nos seus estudos! Eu espero que minhas videoaulas possam lhe ajudar no seu curso! Não esqueça de inscrever-se no canal para ficar sempre acompanhando as novas videoaulas! ;)
Estou cursando bacharelado em Matemática EAD. Eu recomendo principalmente pra quem está em dúvida se vai conseguir, até porque o rigor das avaliações é muito menor que o das universidades públicas. Além disso é uma área que exige mais independência do aluno, você pode progredir bastante com materiais na internet.
@@homoquicogitat6035 vc tá fazendo onde? Tá gostando?
Eu tava com muito medo e ia desistir de ir pra licenciatura de matematica o video e os comentarios de apoio me ajudou a decidir cursar a licenciatura de matematica obrigada gratidao amo matematica mas me disseram que nao tem nada haver com o ensino medio e que eu nao iria a lugar nenhum na vida mas tenho tentado todos os dias provar que um dia eu vou ser alguem na vida 😞❤
Não há dúvidas que seguir a carreira de professor é uma luta constante contra a desvalorização. Entretanto, eu não diria que essa carreira não leva a lugar nenhum na vida. Eu desejo sucesso e bons estudos para você na sua trajetória!
Na minha opinião a maior remuneração de um professor é o prazer de ensinar. Eu já fui bom em matemática mas devido a problemas da vida tive que deixar os estudos de lado. Mas tenho certeza que amaria fazer uma faculdade, reaprender tudo de novo e me tornar um professor. Pena que minha idade e as responsabilidades que hoje tenho já não permite isso.
Não pensa assim, é óbvio que dá de fazer, se dedica e dá o teu melhor
@@ericaborges3419 ❤️
Quem gosta de aplicações da matemática deve fazer o curso de bacharelado em física com certeza. Tenho um doutorado em física teórica e estudei muita matemática, muito uso de cálculo diferencial e integral.
Voce trabalha em que ? e atualmente faz algum estudo cientifico ?
Me sentindo como um próprio aluno do canal, pq n compartilhar meu caso pra ver se o fssor consegue trocar uma ideia cmg.
Há aproximadamente um ano atrás, o começo do ensino médio vinha com uma crescente exponencial de um gosto já desenvolvido antes, sempre não só tive facilidade com matemática como adorava ela por completo, quando no 9º ano eu fui introduzido à matéria que unia o mundo e o universo às suas regras, tendências e a cada escama do universo, parafraseando o pai da ciência, matemática eh a língua usada por Deus pra criar o universo... Físicas, mesmo as mais básicas me encantavam e me apareciam em cada canto que olhava, e isso era muito novo, decidi fazer física na faculdade, decidi pesquisar porque eu queria mais, pela primeira vez eu sentia como se estivesse no caminho pro profissional, todo esse amor me levou à matemática superior, em especial, fui atrás daquilo que alicerça a matemática básica, o famoso cálculo (inclusive estudo por esse canal, por livros e por canais gringos). Física, astronomia, matemática, cálculo, e muito 3blue1brown(canal lindíssimo gringo) me mostravam as belezas da área do conhecimento pela qual eu me apaixonei..... Tempo que passa, experiências ganhas, amadurecimento, ganhos e perdas, física começou a ficar um pouco de lado com relação a matemática q cada vez mais se tornava axial, eu queria matemática, MUITO, a teoria, os cálculos e métodos muitos motivos, acertavam em meus gostos em cheio, quanto mais eu pesquisava mais eu queria que tivesse a possibilidade de cursar logo o superior. Era certeza, exceto por um motivo... Meu pai, trazia junto com a influência dos meus irmãos mais velhos o realismo e a lucidez que eu precisava. O lúdico dos meus gostos mandavam matemática na faculdade, e eu que antes refutava exclamadamente as chances de virar engenheiro, resolvi acatar os conselhos do meu pai que junto aos meus objetivos de vida me trouxeram atualmente a procura de uma faculdade muito muito boa de engenharia(ainda n sei qual, tenho apenas ideias). 2º ano do ensino médio, focando em desenvolver meus comportamentos pro vestibular e completando os conhecimentos do ensino médio para no terceirão focar nas grandes provas....
SE VC LEU TUDO, PF BORA TROCAR UMA IDEIA, QUERIA CONVERSAR MAIS DIRETAMENTE COM UM PROFESSOR QUE EXEMPLIFIQUE MINHA POSIÇÃO ENTÃO, SE DER DE ALGUM JEITO DA GNT SE COMUNICAR MELHOR... AGRADECIRIA DMS DMS, COM CTZ FARIA MUITA DIFERENCA NA MINHA VIDA
Olá Matheus Rossetto , eu já vi "esse filme" antes: a pessoa quer fazer Matemática, mas a família fala para ela fazer Engenharia. A questão é: você quer estudar Matemática de maneira mais teórica ou mais aplicada? Se você quer um curso mais teórico, então a escolha seria o próprio curso de Matemática. Mas se você quer um curso mais aplicado, então a escolha seria Engenharia. Nessa fase de vestibular às vezes é complicado conciliar os anseios da família com os desejos do próprio aluno. É preciso ter uma boa conversa em família sobre isso. Eu espero que você consiga ter esse diálogo! Se quiser entrar em contato direto, fique a vontade para usar o formulário em www.lcmaquino.org/contato .
@@LCMAquino achei engraçado a dimensão da resposta pro comentário altamente dramático
Olá. Conheci seu canal hoje. Eu curso licenciatura em Matemática e estou indo pro quarto período agora. O curso é fascinante e me surpreendo muito, afinal sou APAIXONADA pela Matemática; mas meu amigo, como sofro viu? Por problemas pessoais, fiquei 6 anos longe de uma sala de aula e quando entrei pro curso, entrei ''sem saber nada'' e tomei pau em algumas matérias e ficava muito pra baixo, me sentia a pior de todas e tal... Até hoje ainda enfrento cada coisa, mas AMO MUITO O CURSO. As vezes depressiva, já pensei em desistir, mas não consigo, porque realmente AMO !!!!! ....E você, também ''sofreu'' na graduação? rsrsrs...Abraços !
Bárbara, eu tive uma boa base no Ensino Fundamental, mas no Ensino Médio não tive pois fiz curso técnico. Foi durante o cursinho pré-vestibular que eu tentei recuperar os conteúdos que não tive no Ensino Médio. Eu me dediquei bastante e consegui recuperar essa base! Nesse sentido, eu não sofri muito durante a graduação. Entretanto, claro que tive disciplinas que deram bastante trabalho. Felizmente eu não "tomei pau" durante o curso. Desejo sucesso nesse seu "caso de amor"!
@@LCMAquino Obrigada por me responder. Então, nossa, você parte da minoria, porque no meu curso, boa parte toma pau em pelo menos UMA matéria durante o curso. Tem gente em todas, tem gente em 2, tem gente em 3....Cada caso é um caso. Eu com a Matemática é tipo eu relacionamento mesmo, a gente ''treta'', mas se ama kkkkkk
muito inspirador esse comentário. (tenho interesse em fazer o curso mas tenho medo de ñ estar pronto para aguentar o tranco das matérias; ler o comentário de alguém q ficou tanto tempo sem estudar e se encontrou no curso me dá uma ponta de animação)
E eu pensando que na licenciatura o pessoal aprendia matemática de ensino fundamental e médio kkkkkk
Parabéns pelo vídeo Aquino!
Olá Reinaldo, muita gente acha isso! :)
kkkk
Eu achava isso e estou me ferrando no curso
Bom eu sempre gostei de matemática e por tanto fazia engenharia de produção e um belo dia pensei vou trocar de curso para matemática e assim o fiz AMO essa disciplina.
Olá Naldo, eu desejo sucesso nessa sua troca! :)
Estou muito ansiosa ❤
Olá Luana, é normal ficar ansiosa antes do curso começar. Desejo sucesso nos estudos! :)
Bom dia , professor Aquino . Muito relevante esta videoaula . Esclarecedora e de ajuda valiosa , pois muitas pessoas se sabem mesmo , o que é a matemárica .
Estou no 7° Periodo, muito bom, não desistam! Tambem tive medo, foi dificil, mas eu superei
Parabéns por superar e persistir no curso!
Passei no Sisu pra matemática mas já estou arrependido, escolhi mais por birra pessoal. mas a realidade e que sou ruim em matemática e física. Sinto que deveria ter escolhido pedagogia ou letras que eram também minhas opiniões. Não sei o que fazer , estou desesperado pois posso ter jogado um ano no lixo. Todo sofrimento do Enem pra não saber escolher um curso e não ter convicção do que quer😢 não aguento mais fazer Enem, pisicologico tá ruim.
@@rafaelgomesdasilva6564 vá a um terapeuta, e siga o que deseja, antes 1 ano de curso jogado fora, do que uma vida trabalhando em algo que você não gosta. Boa sorte, você vai conseguir.
EXCELENTE vídeo! 😃 Muito esclarecedor e INCENTIVADOR! 🎯
Excelente análise, a melhor que vi até agora.
Obrigado professor, passei em matematica esse ano no IFSP, nao é minha materia preferida, pelo contrario, sempre fui muito ruim, mas tentei area de humanas e nao conclui, vou arriscar agora nesse desafio para mim!
Eu desejo sucesso nesse seu desafio!
Olá, vejo que quase não tem meninas “blogueiras” mostrando rotinas, matérias, carga horária, mercado de trabalho e rotina em matemática entre outros, pensando assim resolvi fazer um canal totalmente voltado a isso, começo a faculdade ano que vem, vou esperar chegar em 5 mil, inscritos para soltar o primeiro vídeo. Conto com vocês ❤️✌️
Vai continuar com o canal?
Me inscrevi. Mas você só vai ter inscritos se tiver vídeos
Tais é viajando kkkkkk
Não é o youtube que te serve e sim você que serve o youtube.
Kkkkk MDS
Muito esclarecedor seu vídeo.
iniciando o primeiro semestre de licenciatura no Instituto Federal.
🙏🙏🙏
Eu desejo bons estudos!
Professor Aquino tu tiveste o mesmo pensamento que eu quando entrei no curso de Licenciatura em Matemática, pensava exatamente as mesmas coisas a respeito dos conteúdos a serem estudados e aprendidos. Aquele papo de que o cara vai rever a matemática do ensino médio e fundamental de forma mais aprofundada kkkk, "ledo engano", elas surgem apenas como disciplinas optativas no curso. Sofri muito no meu curso, hoje não me arrependo de tê-lo feito mas vivo a dificuldade de integrar-me ao mercado que ultimamente tem se mostrado bastante concorrido e competitivo aqui no meu Estado. Forte abraço, irmão.
De fato, "ledo engano". Durante sua graduação algo que você fez bastante foi "integrar". Sendo assim, desejo sucesso na sua "integração" ao mercado de trabalho! ☺️
Nao tem como vc entrar em um mestrado e depois fazer concurso? Ou até mesmo mudar de estado!
@@deysemoraes9882 mestrado e ficar desempregado?
Não tem demanda. As escolas estão fechando por falta de alunos.
Estava pensando em me graduar matemática, depois cursar engenharia, caralho , nunca mais erro um cálculo depois disso...
Acabei de passar em matemática na UFBA. Universidade federal da Bahia, entretanto estou muito nervoso com as matérias que estão por vir. Forte abraço !
Eu desejo bons estudos para você!
Como tá sendo a experiência?
Passei na federal do Amazonas para fazer um curso específico do ICET, que é uma campus especializado em exatas, que é Ciências: Matemática e Física, são 5 anos de graduação, eu já estou muito ansioso!
Desejo sucesso nessa nova jornada! Aproveita e inscreve-se no canal para acompanhar as minhas videoaulas. Eu acho que elas vão lhe ajudar! Começa fazendo uma boa revisão com o curso de Pré-cálculo: ruclips.net/p/PLa_2246N48_rIbheR_al4oqeFCP8dHoQR . Tenha certeza que essa revisão vai ser útil para você! Muitas pessoas perdem nos primeiros semestres dos cursos de Exatas devido à dificuldade com a Matemática Básica.
@@LCMAquino muito obrigado professor Aquino, mais um inscrito no canal, estarei acompanhando assiduamente.
Eu amo matemática e quero muito ser professora,nao tive dificuldade na escola kkkkk mais vc falando
Deu medo
Faça o curso de Matemática sem medo de ser feliz! :)
Muito bom, Profesor Aquino Rego.
Faço faculdade matemática EAD em segredo porque não aguento mais o povo falar se tá louca você não vai conseguir. Parece que fica todo mundo jogando Praga.
Pôxa me descreveu! 😢
Fazendo em silêncio
Oi professor, quais são as oportunidades de emprego de um matemático aplicado (sem considerar a área de ensino e pesquisa) ? esse mercado oferece bons salários ? mais uma coisa, você recomenda fazer graduação em matemática aplicada se a pessoa gosta muito da disciplina e quer trabalhar no mercado financeiro/de investimentos ?
Olá Professor, Aquino! Sou inscrito no seu canal. Parabéns pelo seu trabalho! Acho você um professor brilhante! Só uma pergunta: qual a sua graduação em Matemática?
Oi Marcos, obrigado por sua inscrição. Eu fiz Licenciatura em Matemática.
muito daora o jeito que vc fala sobre o curso. eu pensei em fazer matemática, mas depois desisti pq eu queria aplicar a matemática em algo. Dai resolvi fazer física licenciatura e estou gostando bastante!!
Física também é legal!
Eu me formei em Física licenciatura e tive muita matemática, principalmente Cálculo I, II, III e IV. Matemática é arretado para dar fundamento aos fenômenos físicos.
De fato, a Matemática é muito importante para a Física! Não é à-toa que Newton (em paralelo à Leibniz) teve que desenvolver o Cálculo para utilizar nos trabalhos dele.
Valeu pelo vídeo, me deu um esclarecimento melhor sobre o tema.
Eu faço lincenciatura plena em matemática na UEPB. pensei que iria estuda conteúdo do ensino médio e fundamental, mas ao chega lá nada disso aconteceu, hoje estou no 2 período estou gostando e sobrevivendo.
Vamos em frente nesse curso! Desejo bons estudos para você.
Me animou ainda mais.
Tatiana, que bom! :)
@@LCMAquino Eu sou licenciada em Pedagogia. Sempre amei Matemática. Terminei Pedagogia e logo tive minha bebê. Agora, ela vai completar um aninho de idade e vou começar Matemática. Estou fazendo minha matrícula hoje. Meu marido sempre me deu a maior força pra estudar e agora não será diferente. Ele vai tomar conta da nossa bebê pra eu estudar. Estou com medo por ter um bebê e trabalhar fora e agr estudar de novo. Mas é e sempre foi o meu sonho fazer Matemática e é a minha oportunidade de fazer
Olá Tatiana, desejo sucesso no curso de Matemática que você está começando! Felicidades para você e sua família!
Curso Matemática, tenho um canal onde falo do curso e dou dicas.
Olá Luana, que legal! Eu desejo sucesso nos seus estudos e no seu canal. :)
Eu nunca fui muito bom em matemática, mas tenho curiosidade, quero ingressar na área de TI, e a matemática me formaria para ter aptidão em todas áreas de TI praticamente, aí eu faria cursos livres por fora, já que TI não exige, tanto hj em dia diploma de ensino superior, e sim ter o conhecimento de TI.
O que tu me aconselha?
Obrigado amigo.
Tom, eu lhe aconselharia a entrar logo para uma graduação na área de TI ao invés de entrar em Matemática e fazer cursos livres por fora. Eu acho que entrando logo em um curso de TI as suas chances de ingressar em um trabalho nessa área são maiores.
eu sou de ti e te digo pra fazer justamente o contrário do que o professor falou. Praticamente, qualquer assunto de computação vc aprende sozinho e, a parte que vc "não consegue" aprender sozinho é justamente quando envolve os fundamentos matemáticos. A matemática é praticamente a base de quase todas as profissões stem. Se vc quiser algo que envolva engenharia, aí sim, faça logo engenharia pois eles geralmente exigem o curso e também não tem como vc pegar a parte prática sozinho. Mas se for computação, provavelmente é melhor fazer matemática, ou ciência de computação mas sempre dando atenção especial pra matemática por trás de cada conceito. Acredito que a matemática te ajuda a pensar melhor, de forma mais crítica e te faz um um melhor resolvedor de problemas gerais (fora do campo matemático, consequentemente te torna um bom desenvolvedor/arquiteto de software). Mas em fim, isso é minha opinião.
@@pauloTx obrigado Paulo, eu estou começando a licenciatura em matemática agora, e pretendo quando terminar a graduação, fazer a TI.
Mas o que voce me conselha, dará certo fazer a licenciatura em matemática agora e depois a TI?
Um grande abraço!
Parabéns, ótimo vídeo.
Obrigado! 👍
Me identifiquei bastante quando o senhor fala sobre a expectativa de achar que irá ser bom,porque supostamente tem uma base 'básica'. No meu caso foi mais ou menos isso,entrei no curso de Engenharia Quimica por gostar e aprender um pouco mais sobre Quimica,mas para minha surpresa,é Fisica pura. Pensava que ia 'driblar' certas dificuldades pela base,mas não foi bem assim. Excelente video. Obrigado,prof!
Olá Ed., obrigado por compartilhar com a gente a sua experiência!
Eu achando que era as mesma materias do ensino fundamental e medio😒 gostaria muito de fazer licenciatura em matematica muito! Pq sou muito ruim em matematica, mas gostaria de entrar nesse desafio chamado matematica😔
E aí vc fez?
Eu tô no primeiro ano e eu sempre amei matemática, quando vi física foi amor a primeira vista também. Eu sempre fecho as provas de matemática e física ( eu tinha no física no nono ano ) e com essa quarentena eu tô adiantando todos os assuntos de matemática e física do ensino médio todo, já terminei eletricidade, claro que de forma um pouco mais superficial, sem aprofundar muito. Não sou nenhum superdotado, na vdd eu me acho até meio burro, mas eu me esforço muito e amo matemática e física, eu quero ser aprovado na AFA e seguir carreira como piloto da força aérea, comecei a estudar esse ano MUITO focado pra isso, porém depois disso eu quero aprender o máximo da física e da matemática. Pelo que o senhor falou, o bacharelado vai me dar um maior conhecimento da matéria, no curso de física também há a matéria de cálculo, o senhor recomenda eu fazer o curso de matemática e física ao mesmo tempo ( eu nem sei se é possível ) se não for, qual o senhor recomenda eu fazer primeiro: matemática ou física?
Uma outra pergunta, no bacharelado, também há mestrado, doutorado e essas coisas? Qual o tempo no total eu levaria pra aprender tudo sobre essas matérias na faculdade?
- Qual curso fazer primeiro, se Física ou Matemática, é uma questão de gosto pessoal! Não tem uma resposta fechada para essa pergunta.
- Mestrado e doutorado são cursos feitos depois da graduação. Não importa se você fez graduação em licenciatura ou em bacharelado.
- Sobre o tempo para aprender "tudo" sobre essas matérias, eu diria: a VIDA INTEIRA!
Professor mas me explique uma coisa por favor: O aluno o aluno terá a oportunidade de reaprender a matemática básica do fundamental e médio ou é essencial que o egresso entre tendo domínio desses conceitos básicos do ensino médio e fundamental? A pergunta é porque eu fiz EJA por motivos de necessidade extrema na época, eu lembro que o curso foi muito rápido e superficialissímo.
Tô na mesma situação, estudei no ensino regular até a 8° série mas desisti e depois de muitos anos fiz EJA , durante esse período estudando aprendi a amar matemática, porém perdi muita coisa é tenho um pouco de dificuldade de aprender, meu medo é começar o curso é não dar conta.
esquece mano é uma disciplina inútil po
@@goldhenrique E é mesmo. Eu vi um documentário da Unicamp recentemente onde um rapaz considerado um pródigo da matemática e o professor velho dele , ambos foram categóricos em afirmar que a matemática pura é apenas abstrações da mente. Ela não é aplicável em quas nada no dia a dia, nem nas engenharias. Ou seja, não vou sofrer por causa disso não kk. Faço farmácia hoje.
Valeu irmão, obrigado.
@@kaioshdecorvo8309 Parabéns, mano, fico feliz. Isso que você disse é muito verdade, ela é pouca usada no dia dia... Pra ser um bom profissional o quê mais vale é técnica, conhecimento e vivência.
Olá professor! Estou cursando engenharia física, mas percebi que gosto mesmo é de matemática e física e não tanto engenharia. Vc acha mais difícil eu conseguir uma vaga em uma Universidade como professor de fisica ou matemática (ambos licenciatura)?
Cara me vi muito no seu discurso, basicamente é isso que digo quando alguém pergunta o que estuda no curso de matemática e por que estudar (amo a teoria). Fiquei curioso, também sou formado Lic Mat só que pelo IME - USP, queria saber onde você fez sua graduação e o que fez ou como fez pra dar aula em universidade?
Olá Wesley, eu fiz a licenciatura na UEFS e em seguida fiz uma Especialização em Ensino de Matemática também lá UEFS. Por causa dessa Especialização eu pude fazer um processo seletivo para Professor substituto na UFS e passei. Foi assim que comecei a dar aulas em universidade. Atualmente eu sou Professor efetivo na UFVJM (eu pude fazer um concurso lá após ter feito o Mestrado no LNCC).
@@LCMAquino nossa vc é aq da Bahia?
@@Yagosse1 , sim, eu sou baiano de Feira de Santana. Entretanto, desde 2013 moro no estado de Minas Gerais.
Eu ainda to no segundo ano do ensino médio e to gosto muito de matematica, to pensando em fazer licenciatura em matematica
Por que ninguém fala sobre salário fica escondendo quanto ganha. Acho q tem muita gente querendo saber , até pra ter uma decisão
muito bom o vídeo, vc explica muito bem.
Gosto de ensina matemática e ser professora.ja fiz pedagogia porém não terminei por falta de dinheiro.mais ganho muito pouco menos de um salário escolas particulares como professora de fundamental I ,a mais de anos.
Já os professores de disciplinas específicas ganham mais devido hor aula e ter mais tempo.
Quero vence e ser professora de matemática porque gosto e ganha um pouco mais.
Sempre gostei de matemática, mas não penso em dar aula, mas posso dar aula como algo provisório, então estou entre licenciatura ou bacharel, até mesmo ciências contábeis. O que acha que devo fazer ?
Sou formada em contabilidade. Mas sempre quis ser prof, até já trabalhei em escritórios e numa importadora na área contábil mas odeio... Curiosamente desde meus 15 anos trabalho com aulas de reforço escolar pra matemática, gosto muito das aulas e das crianças... Tô pensando em fazer licenciatura, mas tô com um certo "medinho" de ficar doida kkkkkk
Oi Jéssica, você não vai ficar "doida". Você vai ficar "excêntrica". 😁
@@LCMAquino hahahaha com certeza ficarei! Passei no Sisu esse ano em matemática 🤣
@@jessrodrigues9343Vc seguiu com a matemática???? eu tou com MUITA indecisão entre Contábeis e matemática.
Fiz matematica licenciatura uma bateria alta de calculo que é a coluba vertebral da licenciatura outras materias como geométrica Analitica ou Algebra linear fisica I e Fisica II etc.... vem pipocando . As materias pedagogicas sao muito importante para quem quer ser professor bem como o estágio. O curso nao é facil eu achei bem pesado.
Ihhh falou física ...estou entre pedagogia e matemática ,mas essa física aí já me empura pra um certo lado 😁😔
Professor Aquino, uma pergunta "filosófica": você acha que uma faculdade de matemática amplia a visão de mundo, a ajuda a pensar melhor e de maneira crítica?
Respondendo de maneira filosófica, eu acho que independente do curso de graduação que a pessoa faça, ela pode ampliar sua visão de mundo e melhorar seu pensamento crítico.
@@LCMAquino Obrigado
Olá prof, tudo bem?.
Eu sempre gostei de matemática, mas me apaixonei realmente no ensino médio. Me dou bem com todos conteúdos como: hipotenusa, funções em geral, equações em geral, Bhaskara, matriz etc... sera que eu me daria bem no curso de matemática?
A outra pergunta é; vale a pena cursar matemática em universidade estadual?, estou pensando em iniciar o curso na UEG mas tenho essas dúvidas.
DESDE JÁ AGRADEÇO!
Olá João, a Matemática que estudamos do Nível Superior é naturalmente mais aprofundada do que a Matemática que estudamos na Educação Básica. Sendo assim, se você se dá bem estudando a Matemática de um modo mais aprofundado, então é possível que você se dê bem na graduação em Matemática. Em relação a fazer o curso em uma Universidade Estadual, vale a pena tanto quanto em uma Universidade Federal. Por exemplo, eu mesmo fiz meu curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
@@LCMAquino obrigado por tirar as minhas dúvidas prof, agradeço de coração. Vou iniciar o curso ano que vem e continuarei acompanhando o seu canal pois sou realmente apaixonado em matemática é no trabalho de vocês professores que tanto nos agrega.
primeira pessoa, que de forma rapdida concisa e precisa pontuou quase tudo a respeito. Apenas pecou, quando a dizer sobre o salario de um professor na educacao superior: que eu saiba se ganha muito bem: em isntituicoes publicas ate 20 mil reais se for um 'catedratico com curriculo de 1 kilometro no 'lattes'', e até uns 5 mil reais na educacao privada. ao meu ver e muito negocio.(com execao de ser professor na publica que exige o curriculo de 1km) Apeenas gostaria de ver, como chegar nessas 'vagas' tirando a educacao publica superior, apenas a privada. se fala muito em Q.I(quem indica?), e em concusos se fala muito em I.P(indicação politica...)...........................
Quanto de matemática é recomendado ter quando começar o curso pra não ter dificuldade nele, graças a pandemia e as aulas onlines eu perdi muitas matérias de matemática e esqueci muito do que sabia, mas ainda mantive o interesse de fazer matemática
O "recomendado" seria estar dominando toda a Matemática da Educação Básica, mas isso é bem raro de acontecer. Ainda mais considerando que tivemos a pandemia recentemente. Entretanto, como você disse que tem o interesse de fazer Matemática, isso pode lhe estimular a correr atrás do conteúdo que está faltando. Eu desejo sucesso na sua escolha de fazer Matemática!
ola prof.
durante esse ano de vestibular, estive em bastante dúvida sobre o que fazer: bacharelado ou licenciatura
depois de muito tempo pensando e pesquisando, como meu objetivo final é ser professor de universidade, fiquei com licenciatura, alias, ela serve pra formar professores né(pensei assim na época)
enfim, meu tio é graduado em Mat. e tive muitas conversas com ele sobre isso, muitas mesmo, tentei abstrair o máximo para não ter nenhum arrependimento em minha escola de fazer Mat.
ele me disse que se eu gostasse de verdade e quisesse levar a serio, eu deveria fazer o bacharelado, pois na licenciatura(no caso dele) era meio que assim, "desestimulante", professores que não davam aula, cagavam pros alunos, alunos desinteressados e cadeiras docentes que existiam só pra enrolar, não tinham nenhum intuito didático, enquanto no bac., por mais que nenhum curso seja perfeito, lá teria coisas melhores, profs mais empenhados, e matérias mais bem dadas
fiquei na extrema dúvida, quero fazer o curso para estudar de verdade
o que acha mais vantajoso prof? licenciatura ou bacharelado?
Eu fiz Licenciatura em Matemática e hoje sou professor universitário. O fato de fazer licenciatura ou bacharelado não vai ser o que decidirá se você vai trabalhar no nível superior. O que decide isso fortemente é a pós-graduação que você fará posteriormente. Isto é, o mestrado e o doutorado que você fará depois da graduação.
Eu acho que essa visão de que na licenciatura existem "cadeiras só pra enrolar" é proveniente de um entendimento errado da licenciatura. Muitas pessoas acham que o objetivo da licenciatura em Matemática é formar professores da Educação Básica, mas na verdade o objetivo da licenciatura em Matemática é formar Professores de Matemática (independente se no futuro eles vão trabalhar na Educação Básica ou na Educação Superior).
Respondendo a sua pergunta, eu diria que a licenciatura acaba sendo mais "vantajoso" por uma questão de mercado profissional. Há mais vagas de trabalho para licenciatura em Matemática do que para bacharelado em Matemática.
Olá prof Aquino. Parabéns, mto bem esclarecido! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Faço licenciatura em matemática e estou gostando bastante! Mas eu não entendi uma parte
Como assim "Professor de matemática não importa o nível"? Então não precisa de mestrado pra dar aulas no ensino superior? Ouvi falar q sim
Ou é por questão de ele não passar vergonha na sala de aula, caso algum aluno na aula de funções o desafie a esboçar o gráfico de y=(x+1)/(x-2)? Ele responder q não sabe ia acabar c/a reputação dele como professor? Rsrs
Oi Luis Paulo, não precisamos necessariamente de mestrado para dar aulas no Ensino Superior. Principalmente em universidades particulares, nas quais é comum termos graduados ou graduados com especialização dando aulas. Na prática, o que aconteceu foi que com o passar dos anos as universidades foram se desenvolvendo e com isso muitos cursos de mestrado e doutorado foram sendo desenvolvidos. Isso acabou aumentando a formação das pessoas e as exigências para dar aula no Ensino Superior subiram, principalmente nas universidades públicas. Hoje os concursos para professores de Matemática nas universidades públicas vão exigir no mínimo o mestrado, sendo que nas maiores universidades vão logo exigir o doutorado. E nas universidades particulares, a depender da vaga de emprego que estão oferecendo e do nível salarial, aí elas vão exigir o doutorado.
@@LCMAquino Me desculpe prof, mas não entendi direito. Poderia por favor repetir c/outras palavras? Me pareceu meio contraditório o q vc falou. Como assim não precisa de mestrado pra lecionar no ensino superior, mas as universidades públicas e particulares exigem mestrado e outras até doutorado. Como assim?
É mais ou menos assim: vai depender da localidade onde a universidade está e da oferta de profissionais. Se você estiver em uma região de interior, longe dos grandes centros urbanos, então as universidades vão ter uma tendência de exigir apenas graduação em alguns casos, pois caso contrário não vão aparecer profissionais suficientes para ocuparem todas as vagas disponíveis.
Agora, quando estamos falando de uma cidade bem desenvolvida, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, etc aí as universidades públicas vão exigir logo doutores. Já as universidades particulares nesse caso, vão exigir doutores para algumas vagas, mas vão ter também algumas vagas para graduados com especialização (ou até mesmo sem!), pois assim elas economizam no salário dos professores.
Existe uma quantidade mínima de doutores e mestres que uma instituição precisa ter para ser considerada uma "faculdade", uma "universidade" ou um "centro universitário". Daí algumas instituições, a depender de sua realidade local, contratam esse mínimo e no restante contratam graduados ou graduados com especialização. www.blogdoead.com.br/diferencas-entre-faculdade-universidade-e-centro-universitario
Ficou mais claro agora? Comente aqui.
@@LCMAquino Agora entendi sim, perfeitamente. Na verdade depende da região. No meu caso, sou do Rio de Janeiro, capital, e desejo fazer mestrado e doutorado futuramente. Mto obg prof Aquino. Um abraço 😀👍
@@LCMAquino Dei uma pesquisada na internet e vi q realmente às vezes algumas faculdades privadas abrem exceções para professores apenas c/graduação, por falta de mestres e doutores. Pelo q vi, geralmente só contratam em emprego temporário. Então provavelmente, mesmo ele uma vez ou outra podendo dar aulas no ensino superior, essa possibilidade de trabalho ainda é limitada sem uma pós-graduação
Professor Aquino, queria saber sua opinião sincera. Estou com vinte e oito anos ( quase vinte e nove) e voltarei a cursar Matemática após dez anos. Tenho muito desejo de fazer mestrado e, se possível, doutorado, mas será que ainda estou na idade para tal feito?
Olá Daniel, eu terminei a graduação com 23 anos e comecei a trabalhar em escolas e posteriormente em universidades (como professor substituto). Eu só entrei no mestrado aos 28 anos. Logo depois de concluir o mestrado eu comecei um doutorado, mas eu larguei o curso para assumir uma vaga de concurso como professor universitário. Hoje eu tenho 39 anos. Eu comecei novamente outro doutorado o qual eu ainda estou cursando. Eu estou contando isso tudo para lhe dizer que não fique com receio por causa de sua idade! Inclusive, eu já tive no mestrado e no doutorado colegas muito mais velhos do que 28 anos.
Muito útil seu vídeo!
Excelente vídeo.
Obrigada
Muito ruim de emprego nessa área. Escolas não contratam professores recém formados sem experiência. Concursos públicos, quase nada. Tá feio o negócio 😢
Não têm concurso público todo ano?
Nossa, estou indo pro segundo semestre, qualquer coisa eu desisto logo kkkkk
@@JoaoMatheus18 Se você for fora da curva, desempregado você não fica 👍🏻
meu Deus como faz falta uma bloguera mulher que fale tudinho do curso para nós. Nossa tem de todos os cursos. Estou pensando em fazer um canal quando eu começar minha faculdade em matemática
Olá Mariana, nós temos a Julia Jaccoud do canal A Matemaníaca ( ruclips.net/user/amatemaniaca ). Dá uma olhada no canal dela. É muito bom! Obs.: eu desejo sucesso na sua ideia em começar um canal. :)
Professor Aquino, quais seriam as disciplinas afins à lógica? teoria dos conjuntos, topologia, relações binárias, etc.
Depende do curso. Em um curso de bacharelado, o estudo de teoria dos conjuntos está bem inclinado à lógica (partindo de ZFC e estudando até um pouco de teoria de modelos). Uma disciplina de topologia por mais próxima que seja, não apresenta a mesma relação. Ambas são bem difíceis e não costumam estar presentes no começo de uma graduação. Já em um curso de licenciatura, normalmente existe um curso de "fundamentos da matemática" mas não há uma abordagem voltada a teorias axiomáticas e/ou analíticas, e sim mais a matemática básica.
Estou no 3° período da licenciatura. Escolhi matemática para fugir de linguagens, porém metade da grade curricular é humanas e linguagens kkkkk
Grande Eduardo...
@@mikaelfranskoviaky1121 Eai jovem. 7° período agora, sobrou estágio e TCC.
@@EduardoFeitosa. Parabéns, cara! Que Deus continue te abençoando! :)
@@mikaelfranskoviaky1121 Amém, meu amigo. Desejo-lhe o dobro. xD
Só uma sugestão para aqueles que querem cursar matemática e futuramente pensam em cursar o mestrado/doutorado na matemática PURA, façam bacharel (digo isso por experiência própria kk)
Pq?
Olá, professor, gostaria de pedir uma recomendação sobre a melhor ordem para seguir os seus cursos disponíveis aqui.
Pretendo entrar em um curso de matemática aplicada (mais especificamente, em um curso de matemática industrial) no próximo ano. Dado que eu trabalho e sou mais velho que a maioria do pessoal que entra na universidade, tenho aproveitado o tempo para estudar os conteúdos que me serão úteis, mas, até agora, consegui apenas revisar quase todo o conteúdo do ensino fundamental e médio. Venho estudando pelo canal do nerckie e foi através de lá que conheci o seu canal. Agora que estou terminando os conteúdos de lá, pensei que seria uma boa hora de buscar os conteúdos mais avançados, porém não sei por onde começar.
Caso você já tenha algum vídeo tratando disso, gostaria de pedir a recomendação do vídeo e me desculpar pelo incômodo.
Agradeço desde de já :)
Oi Luiz, eu indicaria você começar pelo meu curso de pré-cálculo ( ruclips.net/p/PLa_2246N48_rIbheR_al4oqeFCP8dHoQR ) , mas como você já está terminando o conteúdo de Ensino Fundamental e Médio pelo canal do Nerckie (que é um excelente professor!) , então eu diria para você agora estudar meu curso de Cálculo I ( ruclips.net/p/PLFAD938CE631F6449 ) e de Geometria Analítica ( ruclips.net/p/PLB7242F99B0310710 ).
Muito obrigado, professor! Agradeço a atenção!
Professor, comenta-se que o curso de física é mais difícil que o de matemática, qual sua opinião ?
Bem, pessoalmente eu não fiz o curso de Física para poder comparar com o curso de Matemática que eu fiz. Mas eu acho que ambos possuem um nível de dificuldade similar.
Licenciatura exige vários e vários anos de árduo estudo e isso para o profissional ter uma "expectativa" de remuneração digna. Melhor seria fazer um curso técnico aquecido ou alguma graduação com melhor retorno financeiro (TI por exemplo), que não exigem que você estude até morrer para ganhar um salário digno. Infelizmente, para o Brasil e o futuro dos brasileiros, licenciatura não compensa nem um pouco o esforço despendido em cursá-las, não valem a pena...
Sem falar que não tem demanda. As escolas estão fechando por falta de alunos.
@@thiagodumont4089 É uma pena isso aí.
Não tem demanda. As escolas estão fechando por falta de alunos.
Juree KAKAKAKAKAKA
Estou querendo iniciar o curso de matemática mas sou péssimo em matemática não sei nada mesmo tenho medo de entrar e depois não consegui concluir
Aí eu sei muito bem como você se sente, tô muito em dúvida sksk
Faço Matemática na UFF pelo Cosócio Cdederj aqui no estado do Rio pata licenciatura que é bem puxado , estava querendo até desistir na modalidade semipresencial . kk
É puxado mesmo, mas aguenta firme! Você vai vencer essa luta!
Têm alguma diferença entre licenciatura em matemática e licenciatura plena em matemática ?
Em todos os concursos cai matemática. Cursar matemática, deixa a pessoa fera nos concursos?
Tô perdido no curso pensando em desistir
Tô pensando em cursar também. É muito difícil, cara?
Boa explicação
Valeu!
vc deveria ter falado em valores quando falou em salário. Quanto é o mínimo que ganha?
Isso muda em cada região do país. Mas eu diria que atualmente (2025) deve ser no mínimo algo em torno de 2500 reais por carga horária de 20h semanais.
@@LCMAquino o máximo é 40h?
@@JoaoGabriel-jv1tt , depende da legislação de cada região, mas tipicamente o máximo é na casa de 60h, pois pode acontecer da pessoa ter um contrato de 40h e outro contrato de 20h.
@@LCMAquino obrigado professor
Professor Aquino, por favor, me ajude: há uma graduação em matemática com ênfase em lógica? (pode ser em uma faculdade do Brasil ou no exterior ou mesmo em EAD)
Até onde eu sei, não há uma graduação em Matemática com essa "ênfase" específica. O que você pode encontar nos cursos é uma disciplina de Lógica na grade curricular.
lógica é um dos princípios, em nivel de graduação não tem, mas se continuar avançando vc chega lá. Lógica é uma especialidade dentro da matematica
Vc me ajudou muito .obrigado
Que bom que ajudou!
Quem faz licenciatura em matemática, fica "preso" em só dá aulas ou pode atuar em outras áreas do mercado de trabalho?
Não necessariamente fica "preso" em dar aulas. A pessoa pode fazer concursos que exijam graduação, mas que não sejam para dar aulas. Por exemplo, em bancos, polícia militar, polícia federal, INSS, etc. Ela também pode trabalhar na iniciativa privada em cargos de gerência, vendas, administrativo, etc.
Bem isso mesmo!!! Quero terminar essa graduação ótima! Tranquei mas quero voltar
Obrigada professor foi muito bom seu vídeo.
Vídeo muito bom!
É foda eu mesmo to desistindo da matemática travado a 3 anos no curso.
Olá Sérgio, não é fácil mesmo. :/ Você está travado em alguma disciplina específica?
@@LCMAquino eu to sofrendo em geometria plana, lógica e álgebra linear... Sem falar que meu trabalho tá me enfadando e não tenho mais dedicação e o mercado de trabalho com a vitória de Bolsonaro vai ser suprido com cursos de exata em geral ou seja não sinto mais que vale a pena e melhor fazer engenharia ou afins
Olá Sérgio, essas disciplinas pegam muita gente! De qualquer modo, ficando ou saindo do curso eu desejo-lhe sucesso na sua escolha. Vejamos o que vem por aí nessa nova fase política…
vídeo perfeito !!!!
Então eu posso fazer matemática licenciada e depois faço a bacharelada fazendo somente as matérias que fica faltando do bacharel ? Ou eu tenho que fazer primeiro o inverso do que falei?
Ainda bem que não repete conteudo de fundamental e medio no ensino superior. Tem que ter outra abordagem mesmo. Se ja viu esse conteudo vai ver de novo pra quê?
Bom dia! Professor Aquino.
Minha situação, é que eu desisti do curso, até é uma vergonha falar isso, todavia fiz a inscrição pro vestibular da Uneb aqui na Bahia , resultado, passei, agradeço ao Senhor Nosso Criador por ter engessado, e fico encabulado porque como você explicou bem que matemática pra licenciatura não a mesma que do ensino fundamental e médio, e foi nisso que acabei desistindo pela dificuldade e há muito tempo que frequentei sala de aula. A pergunta tem vídeo aulas no seu canal que pode me ajudar a resolver esses cálculos ou outros que pode indicar pra tá assistindo pra que eu possa se animar ao ver que estou progredindo a cada semestre ou tenho que buscar outros recursos pra continuar no curso? Desisti no primeiro semestre é faculdade ead. a mesma que tinha feito.
Oi Joana, eu sugiro que você comece com o meu curso de Pré-cálculo para poder construir uma base em Matemática: ruclips.net/p/PLa_2246N48_rIbheR_al4oqeFCP8dHoQR . Eu espero que minhas videoaulas possam lhe ajudar a continuar no curso de Matemática!
Muito interessante.
Eu faço Ciência da Computação, e gosto muito da matemática, acredito que se caso eu não fizesse Computação, com certeza estaria fazendo matemática. Abraço!
Olá Junnior, que legal! :)
Olá Júnior TD bem eu qria saber qual é a real diferença entre as matérias do seu curso e o curso de matemática .Poderia me dizer ?
@@muniqueribeiro7193 Olá!
Vamos lá, a priori queria saber que tipo de diferença você quer saber, se formos comparar as diferenças entre as disciplinas de matemática relacionada ao meu curso, se formos olhar e comparar a ementa das disciplinas do meu curso junto as disciplinas da matemática, acredito eu, que não há diferença, vemos os mesmos conceitos e teoria que é vista em matemática, exceto uma coisa. Exemplo, para a matemática, os professores exploram o lado de o aluno possa provar aqueles teoremas, alguns conceitos matemáticos e etc. Já para o meu curso, nós vemos certos teoremas, mas os professores não nos cobram provas, apenas aplicação daquele teorema em certos problemas. Mas todo aquele conhecimento de limite, derivada e integrais referente a cálculo I, vemos tudo isso. Entre outras disciplinas que pagamos, como álgebra, geometria analítica, etc.
@@pires1997 obrigada pela resposta! Fico feliz por ter tirado minhas dúvidas !
@@muniqueribeiro7193 Tranquilo, fico feliz em ter tirado suas dúvidas.
Abraço!
Boa tarde, professor! Sou professora de artes e psicopedagoga, nunca gostei dessa área, porém com a pandemia comecei a estudar e estou pensando seriamente em fazer uma faculdade dessa disciplina. Porém tem um probleminha; sou uma adolescente de 78 anos será?
Corrigindo nunca gostei de matemática, porém hoje...
Oi Val P. Lopes, a idade não é problema, se você quer estudar e tem disposição para isso! Mas lembre que na faculdade de Matemática você não vai ver apenas os conteúdos de Matemática da Educação Básica. Por exemplo, dá uma olhada no meu curso de Cálculo I e veja se aquele conteúdo lhe interessa: ruclips.net/p/PLFAD938CE631F6449 . Se você achar aquele conteúdo interessante e tiver vontade de estudá-lo, então eu vejo você no curso!
Uma pessoa que não é tão boa em matemática no ensino básico consegue encarar o curso? Tipo sou muito ruim na matemática lógica... Mas acho a parte de álgebra e geometria legal. Tive um ensino médio meio ruim. E aí professor?
Olá Darlan, consegue encarar sim, mas obviamente a pessoa terá dificuldades para enfrentar. Ela vai ter que encarar uma boa revisão da Matemática da Educação Básica junto com os estudos da Matemática da Educação Superior.
Pode um aluno que sempre tirou botas baixas em matemática no ensino fundamental e médio cursar matemática??
Pode até cursar, mas com certeza terá muita dificuldade. Eu já vi casos de alunos nessa condição que durante o curso de Matemática conseguiram vencer essas dificuldades.
@@LCMAquino Obrigado por responder!
até o primeiro ano do ensino médio eu gostava de matemática, porém fui crescendo e me desinteressando cada vez mais pelos conteúdos ensinados. Resumindo hoje acho uma merda essa matéria e acho que essa disciplina deveria ser ensinada só na educação básica porque ela é meio que inútil, maioria das coisas que aprendemos nessa matéria vai ser inútil nas nossas vidas.
Eu acho uma pena que você tenha perdido o interesse em Matemática. Uma coisa irônica no seu comentário é que você parece ser uma pessoa que gosta de jogos eletrônicos. Acontece que os jogos eletrônicos, bem como os computadores que rodam esses jogos, são completamente construídos aplicando Matemática! O próprio RUclips, onde você está assistindo esse vídeo e fazendo comentários, é construído aplicando Matemática! Ou seja, a Matemática que você considera como "inútil" na sua vida é o que possibilita construir as coisas que você usa TODO DIA na sua vida. 🤷♂️