Pra mim esse documentário mostrou 5 garotas deprimidas que precisam desesperadamente de ajuda psicológica. Eu terminei de assistir realmente triste e angustiada por elas, estou preocupada com a saúde mental de cada uma. Eu só queria vê-las entrando em um consultório, sem câmeras, pra terem ajuda e poderem falar sem se preocupar com más interpretações. Não é fácil lidar com tudo oq elas estão lidando, espero de coração que elas fiquem bem 😢. E me deixou muito angustiada eles não falarem muito sobre a era easy, pq foi a era que elas mais receberam hate e eu honestamente não sei se elas estavam preparadas pra isso. Eu realmente espero que elas estejam e fiquem bem e saudáveis! ❤❤❤
A hybe abriu uma ala de saude no predio da empresa se não me engano. acho que eles ja passam com algum profissional. lembro q vi uma noticia sobre isso.
Eu não acompanho as meninas, mas durante essa chuva de hater eu comecei a nutrir uma empatia muito forte por elas. Eu lia as mensagens que o povo falava sobre elas e beirava o ridículo. A galera passou da linha entre “críticas construtivas” à “eu vou xingar elas mesmo e f0da-se, não tô nem aí”. As pessoas da internet são muito impiedosas, principalmente o pessoal do finado twitter. Teve uma época que eu tava com medo de entrar na internet e deparar-me com nota de morte de uma delas, porque as coisas estavam seguindo um caminho tão bizarro.
É o clássico "humor ácido de blog" lá dos anos 2010s. Triste dms que isso sobrevive dentro da bolha kpop. 90% dos comentários que eu vi sobre elas eram sempre comentários de ódio disfarçados de piadas, não ligavam pra tal "melhora", apenas gostam de humilhar pessoas que já estão por baixo. Não consigo ver a conexão entre um famoso "ser ruim no seu trabalho" e desejar sua morte, mas aparentemente isso tornou-se normal no mundinho kpop. No fundo eu queria mesmo que elas tirassem umas férias (de verdade, sem gravar conteúdo), offline, com a família e sem se preocupar se estão atrasadas pra algo :(
Acho que o problema do kpop é ter muitos "fãs" jovens, que nunca trabalharam e não entendem o peso REAL da vida. Acho que todas as profissões tem essa cobrança. Eu tenho certeza que hoje algum médico, algum cozinheiro, algum engenheiro saiu de casa e pensou "isso aqui não é pra mim" ou "não sou bom no que faço" e tá tudo bem, todos temos dias que nos questionamos se estamos no caminho certo ou não. Muita maldade achar que os idols só porque "treinaram a vida inteira" não vão ter essa insegurança, muita gente estuda a vida inteira ou trabalha a vida inteira e ainda assim tem dias que acorda e pensa "sou o pior".
Ultimamente os kpoper falam que o kpop está generico e sem talento, sendo que essas gereções são as mais divercificdas as outras era sempre um conceito fofo, sexy e emo. Hoje cada grupo tem sua essencia, seu lado unico, maioria são talentosos, porem temos que olocar em mente que as empressas podem ou não proibir o ao vivo, algumas não deixam eles cantarem ao vivo, tento so a dança, porem isso n significa que eles são sem talentos. O kpoper ficou mimizento e os proprios fã são os culpados
Essas meninas realmente são super profissionais e se sacrificam para dar o melhor resultado do árduo trabalho delas e isso faz com que eu ame mais ainda o Le Sserafim.
Pior que a hybe é especialista em selecionar os momentos de idols passando mal pra colocar em documentário, aconteceu a mesma coisa com o bts e o txt, quando um deles passa mal a hybe dá um longo take do idol praticamente perdendo a consciência. Acho bem desnecessário essa exposição toda e a glamuralização disso, a gente entende que o trabalho exige muito deles, não precisa expor os mínimos detalhes do sofrimento alheio.
Teve um momento do documentário em que as meninas estavam conversando no quarto juntas a Eunchae apenas falou: Tenho medo de alguma de nós desaparecer. E a Chaewon apenas disse que entendeu. Eu não sei vocês, mas, na hora eu lembrei do que aconteceu com a Garam, talvez possa ter sido uma forma dela dizer que temia alguém sair do grupo por conta de alguma polêmica.
Eu vi isso, ela falou basicamente "As vezes fico pensando como eu ficaria se alguém sumisse" e a Sakura responde "Eu entendo sobre o que você está falando"
@@lua-user Pois é, coitada da Garam que passou por isso logo no debut e mesmo sendo provado sua inocência, até hoje ainda tem gente que acredita na mentira de que ela fazia bullying.
Depois dessa polêmica toda da hybe e a min heejin, elas levaram um hate TÃO absurdo e grande, que eu imagino, que teve estar sendo TÃO dificil para elas, eu espero que isso acabe logo, e que elas possam voltar a ser mais alegres
@@Didi_Online Percebi isso tbm. Por causa do hate exagerado que elas levaram, esqueceram que no meio existem pessoas que criticam por motivos plausíveis
@@hitmehardand_soft Acabou que virou uma bola de neve. Quem estava criticando a Hybe por não dar o devido preparo vocal para as meninas, acabou sendo colocado no bololô dos haters. E, no fim das contas, as metralhadoras foram todas viradas para as meninas.
Não sei como funciona a questão de treinos vocais com a jyp, por exemplo, mas eu vejo que o itzy, a nmixx treinam a dança e o canto junto. E quando o lesse ta ensaiando, elas focam completamente na coreografia e não cantam. A prática de dançar utilizando o vocal pode ajudar no autoconhecimento e no treino para estabilidade. babymonster também, assistindo aos stages, eu percebo que elas são mais objetivas nos movimentos, sem empobrecer a coreografia e dinâmica, mas o suficiente pra não prejudicar a estabilidade. Um bom teste é você dar alguns pulos enquanto fala uma frase, como a gente não tem o costume, nossa voz vai falhar, vai exigir mais da nossa respiração e tudo mais. Enfim. Empresa poderia dar um direcionamento melhor e testar coisas novas. Se a indústria é um sistema, a gente deve se inspirar no que dá certo.
Em toda minha vida quando penso em comentar algo eu me pergunto: Vai agregar positivamente na vida da pessoa? Se não, me calo. As pessoas deveriam ser mais empáticas, mas infelizmente eu sei que a sociedade carece muito ainda de empatia.
ALGUÉM TIRA O TWITTER DELAS URGENTEMENTE, gente o Twitter só tem gente reclamona, é extremamente tóxico, eu vejo os influenciadores de kpop falando “ai fui cancelado” “ai falaram horrores de mim”, e eu fico “aonde q eu n to vendo nada?”, e é claro q eu n vejo pq eu n tenho Twitter, e mais de 80% desse hate tá lá, pras pessoas é muito fácil xingar no Twitter, mas elas n viriam te xingar no post do insta ou do RUclips por exemplo, as maiores barbaridades são ditas lá pq as pessoas se sentem anônimas, elas usarem Twitter e se pesquisarem é a pior coisa q elas poderiam fazer
@@imantifragile mas eu ainda acho q é menos, e a maioria dos vídeos é algo como por um vídeo de fulano dançando e escrevendo algo de ruim criticando, mas vídeos de pessoas reais botando a cara pra falar coisa ruins (q n são críticas) são muito poucos
@@imantifragile Claro que tem, mas a empresa tem que ter a responsabilidade e principalmente é necessário um acompanhamento psicológico para eles! Ninguém é de ferro e principalmente os Idols!
sobre a dança da kazuha, isso é MUITO real. eu danço e faço parte de um grupo preparatório pra competições e nesse grupo, tem um menino que cresceu dançando jazz. é uma dificuldade enorme pra ele dançar hip-hop, porque danças urbanas são o total oposto das danças clássicas. já é de se admirar o tanto que ela manda bem
Fico com dó das sserafinas, mesmo que esse documento seja feito para nós (fãs) os haters vão usa-lo como chaveirinho pra tacar hate nas meninas. Queria que a Hybe realmente defendesse elas e não expusessem elas assim, mais já aconteceu, inclusive o documentário foi muito emocionante, estou ansiosa para o comeback delas e espero que elas estejam bem!
Oi, Dan! Referente à sua opinião sobre romantizar o sofrimento, eu concordo completamente. Eu ainda destaco que isso com certeza será muito usado para dar hate nelas... Que idols sofrem com perfeccionismo e excesso de trabalho, isso todo mundo já sabe, então é sempre bom preservar o artista. Por um lado, mostrar as meninas vulneráveis assim pode gerar mais conexão, empatia e proximidade do público, mas sempre existirá a galera que usa a dor do outro como piada. Então, eu achei particularmente arriscado. No mais, adorei o documentário e estou ansiosa para o que as meninas lançarão nos próximos meses
Sinceramente, eu percebo que quanto mais os idols se mostram vulneráveis, mais as pessoas se aproveitam pra cair em cima. É sempre assim, sai o documentário, as pessoas ficam tocadas, e logo em seguida o hate volta duplamente pior.
Estou com o Le sserafim, estou do lado delas. E não solto por nada! ! É muito triste de ver um grupo tão incrível, ser atacado por nada 😓 sinceramente ....acho q esse pessoal nunca vai aprender
@@pmlx2011 de verdade, eu acho isso uma puta de um ignorância nesse ódio todo nelas. Se o vocal delas, não tava "bom" o que custa dá uma opinião construtiva, a empresa q agencia a carreira delas?? E outra, acredito eu que todo esse hate na grande maioria vem de bando de gente desocupada, q não trabalha, fica o dia todo deitado sentado na frente d p* de um celular e telefone, e não faz nem o dobro do que as meninas fizeram e fazem.
@@MagicSakuradrama_eu tava do seu lado até a parte de "não faz nem o dobro ou metade do que elas fazem", porque isso não faz sentido. Até onde eu sei não são essas pessoas que são cantores é a mesma coisa de chegar e alguém reclamar de uma construção onde vaza água quando chove, porque o telhado não foi fechado e não pode reclamar do construtor já que você não faz o dobro e nem metade do que ele faz sendo o trabalho dele é construir casa ou então reclamar de algum cirurgião que erra na cirurgia e não pode reclamar sendo que você não faz o dobro ou metade do que ele faz.
@@MagicSakuradrama_segunda coisa que esqueci de falar, tem pessoas dando crítica construtiva para a empresa porém a empresa processou geral que fez isso.
Chorando aqui! Esse documentário só deu mais certeza de ser Fearnot. O orgulho que tenho de todas as fimmies. Só tenho que agradecer a divindade por ter conhecido o LE SSERAFIM.
Eu sou Army e nunca me interessei por nada relacionado ao kpop que não fosse do BTS, as meninas foram o primeiro grupo que no pré Debut chamou a minha atenção e me fez acompanhar toda a trajetória até o Debut, depois veio toda a situação com a Garam e eu fiquei com medo por elas, a situação atual delas me deixa apreensiva e ao mesmo tempo curiosa do que virá a seguir, eu tenho certeza que elas vão voltar com a mente sã e gigantes!!! O sucesso delas é algo que hater nenhum vai apagar da trajetória delas.esse documentário só me fez sentir mais orgulho delas e tbm me deu mais vontade de permanecer ao lado delas pro que der e vier. O Lê Serafim é muito especial pra mim porque é o único GG que conseguiu parte do meu amor e devoção.
@@teuvistoamericano que sarro o marmanjo que só ve as coisas do ls pelo twitter e pelo tiktok tacando hate pela conta do trabalho ainda KKKKKKKKK "enganaram a todos" bixa descansa e assiste alguma das coisas recentes pra falar algo😵💫😵💫
@@teuvistoamericano em nenhum momento eu disse que elas são cem por cento até porque nenhum grupo é, não sou Kpopper sou ARMY e sou do tempo que os grupos debutavam com posições, cada membro era bom em uma função e juntando as habilidades formavam um grupo coeso e Bom!! Hoje em dia as empresas quer debutar grupos todos os membros sendo Aces e isso na maioria das vezes faz os grupos parecerem iguais,outra coisa é o Valor que Kpopper começou a dar nas performances e algumas empresas estão se empenhando nas coreografias e deixando o treinamento vocal de lado e isso afeta os grupos e a empresa tbm até chegar a situação que o Lê Serafim vem passando,Eu só desejo que elas usem isso como motivação pra estudar mais e alcançar um bom vocal porque performers elas são.
Prefiro comer um tijolo do que abrir os quotes de algum post sobre elas, já li muitas atrocidades, só vou dando block e pronto. Discutir com essa galerinha do tt é bobagem, eles sempre acham q estão certos mesmo falando coisas tenebrosas
Na minha opinião as críticas aos vocais no kpop são muito validas, o problema é q o pessoal aproveita essas “falhas” pra dar hate, pra ir falar coisas horríveis no instagram, por vezes coisas criminosas ou q deveriam ser crime! Mas as críticas em si aos vocais são validas, afinal são cantores em primeiro momento, nem todo mundo precisa fazer high note e coisas mirabolantes, mas o mínimo que se espera é afinação! Lee Serafim infelizmente teve muitas desafinações no Coachella, eu particularmente fiquei triste com isso pq eu gosto muito das divas e esperava mais, mas pelo menos isso serviu para elas melhorem isso, e espero q evoluam cada vez mais, pq talento tem, e potencial pra concertar essas desafinações tbm! Eu acho muito triste essa onda de hate, mas a vdd é q se vc tá em evidência uma hora isso vai acontecer, a Coreia e as pessoas em si amam ver alguém no topo cair, nesse caso teve um motivo pra atacar, mas se n fosse isso, eles arrumam algo, olha o itzy de prova, dançam bem, cantam muito bem, mas inventaram motivo que a sonoridade tava ruim! E o ive então, que pra levar hate foi só a woony comer um morango! Enfim, espero q elas estejam cuidando da saúde mental delas e entendam de vdd q tem MUUUUUUITO mais gente q gosta dela do q n gosta, e q esse povo ruim é só barulhento
sim, é algo totalmente valido! mas quando vc ve a perfomance delas no coachella a desafinação delas parece quase estranha de dizer quando vc ve ela completa, sem contar que não teve pausas no show, e que elas pareciam EXAUSTAS edit1: e ainda é importante relembrar que se vc reparar na segunda semana, elas estavam perfeitamente bem! Na primeira semana do coachella não tinha base e o palco estava simples.
Sinceramente eu vejo esses vídeos do festival mais como uma consequência do hate que o grupo já vinha recebendo, eu olho e vejo um grupo de mulheres completamente assustadas com o público na sua frente. Não acho que aquilo foi necessariamente apenas vocal fraco, acho que teve MUITO de insegurança e aconteceu o que aconteceu
Mudaria o quê? Isso é um produto da própria indústria. Eles fazem dinheiro com o sofrimento dos idols. Não é possível que as pessoas sejam tão bobas de acreditar que um documentário vai mudar alguma coisa.
@@Im_juhhIsso não muda assim, o K-pop no geral é extremamente tóxico, a maioria podendo ser de boa, mas não é incomum o hate indiscriminado contra X e Y, por qualquer motivo. Esses documentários não fazem as pessoas botarem a mão na consciência, expor as meninas de um jeito mais sensível inclusive pode muito bem atrair ainda mais hate de gente desocupada. Não foi difícil pra mim achar gente pegando cenas sensíveis do documentário só pra debochar das meninas. A realidade é que esse documentário é só mais uma forma da indústria vender, de vender uma imagem sensível, de comover e de fazerem pessoas irem atrás e gerar mais dinheiro em cima de sofrimento. A indústria só vai mudar quando pararam de tratar idols como produtos, de pararem de ter padrões irreais de beleza, sugarem todo o talento até que os idols estejam cansados, e isso não vai ser feito por um documentário que só faz vender o sofrimento dos idols, essas meninas tinham que tá fazendo acompanhamento psicológico e psiquiátrico pesado, não com uma câmera na cara gravando elas chorarem, se preparando pra mais um comeback.
Sim! Inclusive na questão do relacionamento fã e ídolo! Esse tipo de documentário humaniza o ídolo, faz o fã perceber que atrás do palco as coisas não são incríveis. Tem muito esforço, dedicação e sacrifícios! Foi isso que a BigHit fez com o BTS e as armys e isso fortaleceu muito nosso vínculo com eles! Nunca me esqueço do Burn the stage, ver o Nam e o Yon falando sobre suas crises de ansiedade após as ondas de hate, ver o JK desmaiando no meio de um show, levantando e voltando para o palco para finaliza-lo e depois dizendo que fez isso porque demoraria muito para voltar a ver aquelas armys, ver os meninos da rap line chegando no hotel do Brasil, direto do show do México e ao invés de descansar montar seus equipamentos e começar a compor e produzir, ver os conflitos, ver os choros e os sorrisos nos faz perceber o quão humanos eles são, nos faz ter empatia e sentir que se eles se esforçam tanto pelo sucesso, vale a pena nos esforçarmos para ajudá-los!
Chorei bastante, fiquei com aperto no coração ao ver as crises de ansiedade, teve um ensaio que a Eunchae dançou a música com olhos embargados mas com sorriso no rosto, aquilo doeu em mim! Mas o que eu posso tirar de bom disso tudo é, antes eu era só uma ouvinte casual, com a onda de hate, uma defensora feroz e agora uma fã! Elas merecem muito! O quanto elas se esforçam, se dedicam, o quanto elas querem ser vencedoras! Isso me faz pensar que elas valem a pena!
eu amo essas meninas. elas sao o gg que eu mais tenho curiosidade de acompanhar e ver o crescimento, tenho tanta vontade de ser fearnot de verdade e seguir a jornada com elas. Esse doc, assim como o primeiro que elas fizeram me fez perceber que elas sao mais especiais do que eu imaginava. quero estar com elas igual a vc dan, e seguir sempre nos bons e até maus momentos
Eu abri o tik tok e fico chocada com tamanha hipocrisia KKKKKKK Eu gosto muito delas, elas podem não serem as melhores vocalistas de todos os tempos e tudo bem, mas é realmente necessário o hate? Todo ano tem esse tipo de caso acontecendo, escolhem um grupo pra destruir a autoestima e a autoconfiança, mas quando mostram que os idols também são seres humanos e realmente se sentem mal com tudo isso, aí vem a reendenção, um momento "nós devemos desculpa para esse grupo". Agora os edits não são sobre o quão "ruins" elas são, mas agora é sobre quão ruim o hate é. Antes que intrepetem errado, eu n acho que é errado darem desculpas para elas, mas eu só fico chocada como as pessoas são tão maria-vai-com-as-outras e depois fingem que nunca fizeram nada.
Foi por um desses motivos que deixei o TikTok de lado, assistia sempre vídeos e edit de kpop e sempre tem vídeos com umas paradas absurdas e "idols odiados segundo internautas, tal coisa segundo internautas", e hate excessivo e desnecessário. Isso acabou me deixando enjoado da comunidade por lá no TikTok (apesar que o Twitter é pior). Foi bom citar isso
25:40 Pois é! Na verdade, 95% dessa industria precisaria rever esse conceito de a dança ser mais importante do que canto. Na minha visão, isso está completamente fora de medida. Em um show ao vivo as coreografias deveriam ser mais comedidas e o idol deveria ter mais liberdade para se movimentar, ao menos na sua parte cantada. A Hybe é a única culpada desse hate todo que as meninas levaram, justamente por ela ter essa politica e negligenciar a preparação vocal adequada para as meninas (assim como sempre fez com outros grupos). Mas hoje existem grupos como Kiss of Life, XG, Purple Kiss, que provam que é totalmente possivel um Idol SER UM CANTOR E UM DANÇARINO DE ALTA PERFORMANCE, e fazer uma performance vocal ao vivo que é a esperada para um grupo de CANTORAS. A galera deveria hatear a Hybe e não os idols, pois evidentemente que todos eles são muito esforçados, em qualquer grupo ou empresa que seja.
@@andrepires7687 Esperar que um cantor tenha um minimo aceitavel de desempnho em cima do palco, sem cantar como se estivesse em um karaokê, é "virar especialista"? Se quiser carteirada eu posso dar, apesar de não ser da musica pop, eu tenho 17 anos no canto erudito, então acho que posso falar com alguma propriedade, se bem que é completamente desnecessário, pois qualquer pessoa comum percebe esse problema, tanto que gerou um hate mundial (não sei se vc percebeu).
Mas se tu procurar um pouquinho vai ver como o Kiss of Life já começou a desafinar ao vivo, vai ouvir uns mr removed do XG pra ver se elas estão cantando totalmente ao vivo nas performances com dança, inclusive pesquisa o próprio Kiss, cantar bem, paradinha é tranquilo, agora dançando como esse povo dança e tendo a rotina que eles tem? Até parece! E eu digo isso, não em forma de ah ter tá, porque eu gosto muito dos dois grupos, acompanho os dois em cada comeback desde o debut, mas essa perfeição que vocês esperam dos ídolos simplesmente não existe!! Superem ou vão ser fã de outro gênero! Como disse o Dan opera está aí para isso!
@@paulapalhao9034 Novamente. é completamente possivel o cantor cantar bem e dançar, justamente minimizando os movimentos de dança no momento da sua linha de canto. Aqui no Brasil nós temos exemplos perfeitos disso com as cantoras de Axé, principalmente as antigas como por exemplo Ivete Sangalo e Claudia Leite. Não é questão de perfeição não. Se a empresa coloca um grupo de CANTORAS em cima de um palco, COM MICROFONES LIGADOS, então é para ouvir a voz delas cantada. Agora, eu acho que isso deve ser feito com o básico de técnica vocal, onde o cantor precisa só sustentar a respiração do diafragma durante toda a musica e alcançar 95% das notas de modo afinado. Não precisa colocar técnicas pra enfeitar, nem mesmo um vibrato no final de frases (oq é o básico do básico). É só atingir as notas afinadas, sem gritar ou ficar trêmulo. É claro que sempre vai haver falhas, principalmente quando há dança mas, justamente, essas falhas devem ser pequenas, que na maioria das vezes passam desapercebidas pra grande maioria do publico leigo (oq não é o que está acontecendo pois há anos no mundo todo se reclama da desafinação dos idols). No caso do Le Sserafim, nem estando paradas as meninas conseguiam fazer o básico (novamente, pra mim, culpa da negligência da Hybe). No caso dos grupos que eu citei, e incluo aí também o New Jeans, vc tem cantoras boas (talvez 4 excepcionais) que era só questão de adaptar a coreografia para ter menos movimentos no palco. Não é esperar técnica de ópera não, seria estupido alguem ouvir Pop esperando isso, é só apresentar o mais básico de afinação pra não estragar a experiência de ouvir a voz ao vivo. Agora, se não se pode exigir o minimo de técnica do Idol, para não se ouvir algo desagradável no ao vivo, então as empresas deveriam desligar os microfones, ou até mesmo fazer o Idol subir no palco sem eles, daí ele só dubla e dança. Se é pra ser assim, então a industria do Kpop teria que admitir que é só um nicho de dançarinos, o que não seria demérito nenhum pois realmente as performances são lindas... mas o problema é que a ilusão perde a graça, e vende menos, né?
@@andreesteves2 Não é um nicho de dançarinos,mas não é um nicho de excelentes cantores e não só o kpop mas o pop em si. E isso eu notei em um dos primeiros grupos que acompanhei, o BigBang o favorito disparado do grupo não era o melhor cantor e sim o idol mais carismático o GD. E no pop,quem são a rainha e a princesa do pop? Elas cantam bem? O pop e o kpop primam por grandes e excelentes performances, cantar ao vivo, as vezes, não vejo muito e acompanho o kpop desde a segunda geração, YG eu acho que é a única empresa que bota os ídolos para cantar ao vivo mesmo e ainda sim tem bastante base, tanto que o Márcio Guerra quando analisou BlackPink as nomeou como dubladoras e disse que elas não cantavam bem, inclusive criticou horrores uma apresentação delas, qua para mim, como leiga elas estavam cantando super bem! Eu entendo o que você disse sobre as cantoras de axé, acho inclusive que você viu isso na análise do Márcio Guerra, mas sinceramente, não tem comparação. Pensa em quanto um ídolo se esforça por trás das câmeras, o quanto eles treina, o quanto ensaia, o quando cada detalhe é pensado feito e refeito, um cantor de axé não se esforça assim! Fora que eles não se alimentam adequadamente para poderem manter o padrão de magreza coreano! E nem vou comparar a complexidade de uma coreografia de kpop com uma de axé! Nem os dançarinos de axé dançam tanto quanto um ídolo quem dirá o cantor! Acho sim que tem que ter aulas de canto, tem que ter técnica, mas também acho que vocal não é o ponto forte do pop e do kpop. Se fosse grupos só precisariam de vocais para ter sucesso, mas não é assim, um grupo para ter a beleza padrão, precisa dançar e performar bem! Um grupo precisa ser carismático, sempre passivo, eles precisam ser muito mais do que só cantores! Porque se canta bem mas não dança bem, será criticado,um exemplo é o Nam do BTS, ou a Bom do 2ne1,se canta bem mas não é bonito será criticado e preterido,olha aí a Jihyo por exemplo é a melhor vocalista entre 9 meninas, aliás do grupo somente 3 cantam bem, mas quem são as preferidas do público? As mais bonitas! Não as melhores vocalistas! Inclusive depois que a Jeongyeon engordou ela passou a ser uma das preteridas do grupo porque não estava mais no padrão de beleza coreano! Essa indústria exige do ídolo muito mais do que se exige de um cantor de axé. Se um cantor de axé grava uma performance ele gravará uma vez e pronto, está bom! Agora um ídolo, se um olhar em um take não estiver como se espera ele regrava a perfomance toda! Quantas vezes for necessário até estar perfeita! Ru gostaria que não exigissem tanto dos idols mas as coisas são como são e é por isso que o kpop é tão grande no mundo atual.
Estarei nas trincheiras lutando pelo le sserafim!!! Estou tão cansada da cultura de hate propagada no kpop, as pessoas não percebem que é possível gostar de um grupo sem desmerecer o outro, sou fã das meninas desde o debut, não acompanhava nenhuma delas em trabalhos anteriores, mas elas juntas me conquistaram demais, elas tem carisma, elas encantam ❤
É triste pensar em todo o estresse que essas meninas passaram desde a estreia, apesar do documentário não mostrar podemos imaginar o choque que foi pra elas se despedir de uma colega de equipe e amiga tão cedo, além de todo esse hate massivo e desproporcional disfarçado de crítica
Acho que a indústria tem da mais atenção ao vocal e não a beleza. Kpop não é só ser rostinho bonito. A gravadora tem ajudar na saúde da mental das meninas . E ajudar para parar esse hater nelas
Por indústria entenda, os fãs, porque são os fãs que sempre preferem os mais bonitos! Pensa aí em grupos quem é o mais famoso: Twice ou Mamamoo? Black Pink ou Mamamoo? Agora quem tem os melhores vocais? E entre membros, no Astro quem é o mais famoso? O melhor cantor ou o membro mais bonito? No próprio Twice quem é a membro preferida dos fãs, a mais bonita e dentro do padrão ou a melhor vocalista? Se toca! A indústria só oferece o que sabe que os fãs vão comprar! Se fã não comprasse beleza as integrantes do Aespa não estavam aí com as caras transformadas por plástica!Teriam debutado com suas aparências naturais!Olha para a Jisoo do BP, canta bem por acaso? E é super famosa!! E famosa não porque canta ou dança bem é famosa porque é linda! No MissA todas, absolutamente todas as integrantes eram mais talentosas que a Susy tanto na dança quanto no canto, mas quem prosperou? A Suzy! Porque era coreana, no padrão de beleza coreano! Você acha que era só o demônio do YG que falava para a CL e a Minzy que elas eram feias? O público falava isso para elas, a própria mãe da Minzy disse isso em uma entrevista! Que achava a Bom e Dara mais bonitas, e eles estavam pouco se importando se as duas dançavam e cantavam bem! E nossa se eu for pegar essa indústria toda para destrinchar, posso escrever um livro! Tenham noção da indústria que vocês acompanham antes de cobrar algo de um ídolo ou de uma empresa! Por que os ídolos tem que ser perfeitos em tudo? Parem com isso!Se eles tem vocal mas não dançam bem, reclamam. Se eles dançam bem mas não tem vocal, reclamam. Se eles cantam e dançam bem, mas não são bonitos não se tornam fãs! O que vocês gostam é de reclamar, criticar e odiar! Não ser fã!
Sou fã do KARD e vim aqui entender um pouco sobre o grupo, pq vi muitas fearnot indo assistir o MV de Tell My Momma já que o BM sempre apoiou o Le SSerafim e falou com a integrante que trabalha no Music Bank hoje 💕 Realmente me emocionei com o resumo que o K-Dan contou. Sempre digo isso para outros Hiddens que reclamam do KARD não ser mais famoso, que às vezes foi muito melhor pra eles não terem essa fama estrondosa porque é algo muito díficil de lidar e torna o processo de se encontrar e crescer como artista mais doloroso e limitante.
Oii Dan, tava esperando um vídeo seu sobre, vou ver dps de estudar kkkkk, mas já adianto que quis morrer vendo as pessoas falando que elas estavam fingindo e forçando no doc A parte da Sakura me lembrou mtt o produce 48 e me faz pensar q não teve um único momento de paz pra ela sem ser massacrada pela sua voz, e ainda sim nossa florzinha sempre se esforçando
Acho q eu nunca fiquei tão brava e triste ao mesmo tempo quanto na época de easy. É tão triste ver um dos meus grupos conforto ser atacado, escorraçado e chamado de "inútil". Vou dar tudo de mim no próximo comeback delas, eu sei q não é mt mas é aquilo, depois de ouvir tanta coisa nessa era não é agr q eu vou parar de apoiar elas daqui do cafundó do mundo onde eu moro💗
é inevitavel que assim que grupos começam a ficar famosos de verdade os outros kpopers começam a dar hate pra quem sabe esse grupo não ultrapassar os faves. aiaiai lesserafim vcs são gigantes (e pode vir daesang pra perfect night sim)
Honestamente eu realmente julgava esse rolê dos vocais e tals (pq genuinamente precisam melhorar), mas desde essa época eu entendia que não era 100% culpa delas e ficava chocada como o povo usava isso de justificativa pra destilar ódio dos mais pesados. Quando começou essa briga da Hybe, uma das primeiras coisas que pensei foi "mds, as coitadas da le sserafim já tão tomando hate absurdo, agora mesmo que vão mandar mais ainda", e realmente aconteceu. Eu fico muito triste por idols que debutam felizes como se tivessem realizando um sonho, só pra depois sofrer bullying na internet, essa indústria é cruel, mas os haters também Desejo tudo de bom pra essas divas e vou torcer pra elas darem a volta por cima e ficarem bem (principalmente psicológicamente) e torço pra melhorar os vocais pq acredito no potencial. Por mais que eu tivesse ficado incomodada com o documentário lucrando com o sofrimento delas (o q provavelmente é o objetivo), eu torço pra que algumas pessoas tenham consciência de que todo mundo é humano e todo mundo pode sofrer.
Le Sserafim é perfeito pra mim, eu amo elas, e não to nem aew com os outros achem. As pessoas hoje em dia preenchem as frustrações e negatividades de suas vidas em ódio gratuito na internet.
Estou ao lado do LE SSERAFIM desde o debut, elas já passaram por muita coisa e certamente vão sair muito fortalecidas desse momento. Para mim a era Easy foi especial realmente me identifiquei muito com essa vibe então só tenho que desejar o melhor para elas, ninguém vai impedir que cada uma delas brilhem como ESTRELAS que elas são!!
Depois do LOONA nenhum outro girlgroup me pegou tanto quanto o LE SSERAFIM, eu assisti o primeiro episódio do documentário, mas não aguentei ver a Eunchae naquela situação, então desisti do documentário, mas aagora com esse vídeo eu ganhei coragem de assistir o resto. Obrigada Dan continuaremos a ser esses 20% que a Sakura citou,, continuaremos a apoiar e a torcer pelo nosso LE SSERAFIM.
Esse tipo de documentário na minha opinião não cumpre com o esperado que seria obter a empatia do público, só serve como abertura pras meninas receberem mais hate e deixa claro o quão exaustas a irresponsável da hybe deixa elas ficarem, é absurdo que no meio de tanta polêmica eles não estão cuidando delas e sim deixando elas mais exaustas ainda e expostas gravando esse tipo de coisa. Não vamos esquecer como a Hybe falhou em proteger a Garam, não oferecendo suporte e segurança e expulsando a menina do grupo, daí já se tira o quanto s Hybe se preocupa com o bem estar físico e mental dos idols.
Pior que já tem pessoas criticando bastante elas, dizendo que estão se fazendo de vítimas depois que irem mal no festival do coachela. Esse documentário ser lançado agora só vai piorar mais as coisas.
@@user-tk2ci1iy4u já estão até associando ao Coachella sendo que o documentário foi gravado antes sem falar do pessoal sem um pingo de empatia falando bosta sobre a parte que a Sakura chora ao cantar, parece que a Hybe quer botar toda a culpa do hate nas meninas ao invés de cuidar bem delas.
Achei bem desconfortável de assistir esse doc, por muitas vezes me senti embasbacado com toda a trama narrada. Não acho que seja o melhor momento para o retorno delas… se eu me senti desconfortável com isso imagine elas, a empresa nesse momento deveria pegar os pontos fortes individuais de cada garota e vender a imagem (digo pelo hate ser gerado de modo internacional) e depois que a chuva abaixar a poeira voltarem. Mas não é assim que a banda toca, lucro antes de saúde, espero que elas se mantenham firmes e fortes. E que a empresa saiba gerenciar bem em todos os quesitos.
Confesso que derramei várias lágrimas com esse documentário delas, e olha que eu não assisto muitos documentários, só assistir esse documentário por causa de toda essa polêmica que tá acontecendo, fico feliz que elas poderiam desabafar tudo que passaram na vida delas, espero que esse momento difícil passe logo, pra que no futuro tanto elas quanto o NewJeans possam vir com tudo nas suas próximas músicas!❤❤
Nossa Dan mais um vídeo incrível ,essa frase final de 60 + 20 concordo ,sempre deram aquelas parcelas que vai odiar gratuitamente sem motivo então deixe pra lá.Obrigada pelo resumo.
Não conheço mto do grupo, mas só de ouvir o relato do documentário me deu vontade de pegar elas e guardar em um potinho e dizer que tudo vai ficar bem e que elas são guerreiras e merecem tudo de bom
Que vídeo maravilhoso, Dan! Fiquei emocionada e com muita vontade de assistir ao documentário e acompanhar mais as meninas. Amo os teus vídeos e o carinho que enxergo em você. Muito obrigada mesmo!
Tem grupos que são vocais e tem grupos que não, e tá tudo bem! Elas tem que fazer a proposta do grupo, não tem que se curvar ao que o haters querem! Eu sou army e o BTS fez o seu caminho, eles não dançavam conforme os haters queriam não! O Exo era vocal, o BTS composição e performance, e quem foi mais longe? Sabe, as vezes, nós fãs só temos que apoiar nossos ídolos nos que eles nos oferecem! Porque é o melhor que eles podem dar e isso tem que ser o bastante para nós, e quando eles nos derem mais ficaremos mais felizes, mas nunca devemos permitir que o que os haters estão falando modifiquem a proposta do grupo! Porque esses hater nunca vão dar valor, eles odeiam porque odeiam! E eles nunca vão dar o valor que elas merecem! E nunca vão consumir elas, ou ir a show delas, ou comprar álbuns delas! Eles só querem destrui-lãs. E como fãs nossa obrigação é apoiar elas, se puder comprar compremos! Se não pudermos, então vamos votar, vamos fazer stream. Vamos comentar coisas boas onde estão comentando coisas ruins! Vamos vencer o mal fazendo o bem e nunca nos curvando a vontade deles! As meninas tem vocais muito bons! 1 main vocal é uma sub vocal excelente! Mais que muito grupo por aí! Vamos apoiá-las!
nunca vou deixar de ser fearnot, nunca vou abandonar minhas meninas não importa o que aconteça e o tanto que tentem fazer as meninas parecerem monstros, eu sempre estarei ao lado delas.
depois do que aconteceu no coachella, o hate ficou tao pesado, tenho tanta dó das minhas meninas;( elas nao mereciam todo esse hate, mas que foi decepcionante o coachella nao é mentira, imagino que se elas antes de debutarem tivessem um pouco mais de traino elas teriam arrasado mais do que arrasaram.
Isso é um problema com todos os grupos, não só o Le Sserafim. O hate foi por inveja. Nada mais. Pq se é assim, BP fez playback no Coachella e não levou hate. E, eu cito BP pq o hate partiu muito de blink.
o documentário só provou o quanto os idols são cronicamente online. eu sai recentemente das redes sociais e a minha relação com o kpop apesar de estar diferente, está muito mais saudável. ser feartnot em 2024 não está sendo fácil.
Excelente conteúdo! Muito obrigada.❤ Infelizmente, estamos falando de uma cultura em que as pessoas que se queixam de assédio ou abusos de quaisquer tipos são julgadas como fracas, manhosas, buscando proteção exagerada. Nossa cultura já aprendeu que muitas dessas ações podem ser consideradas como crime. Neste aspecto, a Coreia ainda tem muito o que aprender. Idem Japão. Tudo é muito desafiador nessas culturas.
Sério eu to vendo 5 garotas deprimidas que precisam de uma ajuda psicológica urgente elas tem levado tanto Hater é absurdo e tipo elas se esforçam tanto mesmo doente eu acho um grande absurdo é eles ficarem gravando essas coisas como se fosse algo positivo elas tbm são seres humanos elas tem limites cara n importa oq aconteça eu vou continuar apoiando o le sserafim espero que elas fiquem bem nossa ver que a Sakura escondendo seu sentimentos né pq ela é minha utt doi mtt em mim imagina para as meninas a Sakura tenta se manter firme para dar apoio as meninas pq elas estao passando por um momento mtt dificel
virei fã delas essa semana, não sou muito ligado no mundo de K-pop, mas acabei gostando demais delas. É a primeira vez que me ligo mais nesse mundo da Coreia e tal. Espero que elas melhorem. Gostei muito das músicas desse álbum "Crazy".
Não quero que continue esse Hate e transforme o le sserafim no Itzy q tá lutando até hj pra sair das consequências do hate. O Itzy tá pronto já sair, se Deus quiser, mas é muito tempo machucando meninas incríveis. Não é justo!
Cara esse documentário so me fez ter mais raiva da SoMu/Hybe, sabendo de tudo isso que essas meninas estão lidando mesmo antes da onda de hate, antes da confusão com a MHJ, antes dos encores de easy, antes do Coachella a empresa toma decisões ridículas tiradas do c* como gravar easy em uma igreja, eu me pergunto se é fã, hater ou se eles só não ligam para essas meninas mesmo e só querem encher o bolso de grana e foda-se quem vai se ferrar no processo. A Sakura chora sobre estar aterrorizada em cantar em público e eles continuam dando músicas fora do conforto vocal delas, ja que eles estão claramente mais preocupados da parte visual das performance do que nos vocais, mandaram as meninas para um festival AO VIVO sendo que elas não redem ao vivo com as músicas atuais e já estavam super pressionadas com os encores de easy. Fora a jornada ridícula de trabalho que a SoMu/Hybe põe nessas meninas. Fora o desrespeito em filmar e publicar um momento tão ruim como uma crise de ansiedade quando claramente ela não quer ser filmada naquele momento.
Espero q conforme elas forem ficando mais velhas não busquem tanto validação alheia,se o blackpink ligasse pra tudo de ruim q falam delas tinham desistido em 2017
Eu queria conhecer melhor o grupo, mas depois que vi aquela apresentação no festival eu desistir e não penso em um dia tentar novamente, mas é bonito dms o amor que o Dan tem por elas exala no olhar e me identifico muito pq sinto o mesmo pelo os meus favs
ola eu estou estudando português então eu assisto seus vídeos pra praticar minha escuta eu realmente gosto muito de seu conteúdo muito obrigada pelos vídeos
Eu lembro q no começo do grupo convenceram elas de que seriam as n°1, mas tantas coisas ocorreram e elas não são, mas estão entre os 5 melhores. É difícil uma mente jovem saber lidar e nitidamente elas tomam como rejeição. A hybe hiperomantizar a resiliência de seus idols smp foi a carta principal deles. E como kpoper de 2°G nós nunca caimos nessa armadilha pq idols de 2°G foram os que mais sofreram! Hoje as condições do kpop melhorou muito pros idols. Mas adolescentes caem nessa.
Eu acho esse tipo de documentário "um tiro no pé" porque pra mim, só mostra o quanto essas meninas trabalham até a exaustão, mostra as crises de ansiedade, isso não é legal de mostrar, expõe demais as meninas em um momento muito frágil! Nenhum fã acha legal que seu ídolo se mate de trabalhar, me sinto até mal vendo cenas assim!
Luana, essa é a realidade! O que elas mostram no palco é só uma pequenina parte do todo. Saber o que eles passam, o que eles sofrem, o quanto eles se esforçam para oferecer aos fãs o seu melhor deveria trazer um sentimento de empatia, uma conexão com o ídolo! Pelo menos foi assim com o BTS, quando nos armys víamos por tudo que eles passavam, quando percebíamos seu esforço, sua dedicação, isso nos fazia sentir que tínhamos que nos esforçar também! Que se eles estavam dando o seu melhor para obter sucesso, nós como fãs faríamos o nosso melhor para que eles alcançassem esse sucesso. Não atoa a música Wings onde eles dizem que somos suas asas. O ponto é, essa é a indústria, nós não podemos mudá-la, mas podemos fazer valer a pena para o nosso grupo favorito! As armys fizeram valer a pena para o BTS, eu espero que o mesmo ocorra com o LSF! Porque elas merecem muito! Eu assisti e eu chorei muito, porque eu sei como é ter uma crise de ansiedade, eu sei como é me esforçar, errar e não me sentir o suficiente! Eu entendo os sentimentos dessas meninas e eu acho que os seus fãs tem que todo esses esforço valer a pena! Não é porque você tem problemas de ansiedade que o mundo vai parar por você, essa é a vida real, a vida adulta, e principalmente essa é a sociedade em que elas vivem! Então, como fãs as defendam, as protejam dos haters e ajudem elas a alcançar seus sonhos!
Sinceramente elas começaram toma um hater pesado dps daquela carta aberta da sakura eu sinto q ela não deveria ter tomando a frente e sim hybe , a carta dela parecia q não importava com as críticas
Concordo mas tenho quase ctz que é pq somos brasileiras kkkkkk esse tipo de narrativa SEMPRE agrada os coreanos, amam isso de "meu idol passou mal se apresentando pra mim". Pegue de exemplo o famoso vídeo do Gfriend caindo mil vezes numa apresentação na chuva: viralizou por aqui como chacota, mas viralizou "em casa" como sinônimo de superação, profissionalismo e amor aos fãs
pra mim so mostra o quanto a Hybe/SoMu não liga para essas meninas, fazem elas trabalharem até a exaustão física e mental, se elas estão gerando money ta ok.
@@annyasousasilva E que empresa não é assim? Eu assistia o 2ne1 TV e era uma loucura a rotina do 2ne1 e olha que elas não lançaram na carreira toda o que LSF lançou em 2 anos! Infelizmente são todas assim, só que eles não mostram né.
Gente eu n gosto dos idols pelos vocais ou danças blz eu gosto deles pq tipo eu me indentifico com eles pelo oq eles sao por serem aquelas pessoas esforçadas eu gosto disso espero que o Le sserafim fique bem eu vou continuar sempre apoiando as garotas n importa oq pq elas merecem eu amo mtt esse grupo e n vou deixa lo nunca te amo le sserafim te amo ❤❤
Ainda bem que eu sai do tt antes desse hate todo começar, eu via muitos comentários ruins sobre idols (alguns que eu nem era fã) e me fazia realmente muito mal, mas eu imagino o nível que estava pelo tipo de atrocidades que essas pessoas são capazes de dizer. Desejo muita felicidade e sucesso pra elas, e que isso tudo passe❤
Pra ser sincera, esse documentário é mais uma forma da empresa lucrar em cima do grupo e estão aproveitado bem o hate que elas estão sofrendo. Se fosse um documentário feito por fora, teria um pouco mais de credibilidade. Forças para as meninas
o documentário já teve uma primeira parte o ano passado então não faz sentido a narrativa de “lucrar em cima” porque se fosse para isso o documentário teria sido lançado logo após o coachela ou depois da era easy, o doc apenas mostra o ano passado delas e muito provavelmente elas vão continuando a lançar estes doc anualmente tendo hate ou não .
Eu não vou dizer isso por ser meu grupp favorito ou coisa do tipo, mas eu nunca, em 7 anos tinha visto um grupo tão unido, forte e determinado, mesmo passando por tantas coisas elas fazem de tudo para colocar um sorriso nos nossos rostos, elas são as melhores, e eu as considero minha família, que me salvaram de várias crises sem nem saber, por isso, como um fearnot, eu apoiarei elas para todo o sempre, estarei fazendo tudo por elas!!! (Lembrem-se de dar bastante stream em perfect night pessoal)
Te falar q ver a Sakura chorando por medo de cantar e levar hate é muito forte MAS, quem conhece a Chaewon sabe q ela RARAMENTE chora, e ver ela chorando e soluçando ao ponto de mal conseguir falar é muuuuito difícil de assistir
não sou do fandom das meninas, mas é muito triste ver que depois de tudo, e elas compartilhar isso no documentário elas ainda estão levando hate. Pegaram as meninas pra Cristo igual o itzy. Até quando isso vai? Espero que os fãs seja forte pelas meninas e manda forças pra elas.
durante o mama e outras apresentações dela o povo amou, foi para o coachella o povo começou a odiar. Os kpopers são os piores, as empresas só fazem o que lucra, o que o povo quer e depois eles colocam a culpa nos idols. È como disser ue o kpop ta generalizado e sem talento, sendo que cada grupo tem um conceito TOTALMENTE variaves e diferentes, tendo varios talentso, lembrando que as empresas na maioria das vezes autorição eles a cantar ao vivo ou não. Porem a culpa vai para quem se esforça não para quem causa isso que no caso é dos fãs
Eu me preocupo com a saude mental das meninas elas ate tiveram que fechar os comentarios das redes sociais por causa do hate eu espero que elas façam terapia.
11:46 lindos movimentos de balé. Povo reclama por nada. puts... A dança do Le SSe é uma das que curto do kpop. Acho que em minha preferência só perde para Sing com as danças com leque. (que é Canto e não KPOP. :) )
Continuarei SEMPRE apoiando o le sserafim e espero que as próximas memórias que o grupo, com a ajuda dos fãs, possa ter sejam apenas positivas
Sempre irei apoiar o meu GG favorito ♡
@@heyitskdan Tomara que sim Dan, oremos por elas.
Que assim seja ❤
Amém
Dan que seja assim pq as meninas merecem
Pra mim esse documentário mostrou 5 garotas deprimidas que precisam desesperadamente de ajuda psicológica. Eu terminei de assistir realmente triste e angustiada por elas, estou preocupada com a saúde mental de cada uma. Eu só queria vê-las entrando em um consultório, sem câmeras, pra terem ajuda e poderem falar sem se preocupar com más interpretações. Não é fácil lidar com tudo oq elas estão lidando, espero de coração que elas fiquem bem 😢. E me deixou muito angustiada eles não falarem muito sobre a era easy, pq foi a era que elas mais receberam hate e eu honestamente não sei se elas estavam preparadas pra isso. Eu realmente espero que elas estejam e fiquem bem e saudáveis! ❤❤❤
Acredite, 90% dessa industria está assim. Imagine como é a situação em empresas menores que normalmente estão por um fio de falirem.
Sobre a era EASY, fiquei com essa sensação também. Que triste
A hybe abriu uma ala de saude no predio da empresa se não me engano. acho que eles ja passam com algum profissional. lembro q vi uma noticia sobre isso.
É muito triste ver elas assim. Se eu nao me engano vao falar sobre a era EASY em outro episódio
Sim bem complicado viu. Muita oração pra elas 🙏🙏
Eu não acompanho as meninas, mas durante essa chuva de hater eu comecei a nutrir uma empatia muito forte por elas. Eu lia as mensagens que o povo falava sobre elas e beirava o ridículo. A galera passou da linha entre “críticas construtivas” à “eu vou xingar elas mesmo e f0da-se, não tô nem aí”.
As pessoas da internet são muito impiedosas, principalmente o pessoal do finado twitter.
Teve uma época que eu tava com medo de entrar na internet e deparar-me com nota de morte de uma delas, porque as coisas estavam seguindo um caminho tão bizarro.
É o clássico "humor ácido de blog" lá dos anos 2010s. Triste dms que isso sobrevive dentro da bolha kpop. 90% dos comentários que eu vi sobre elas eram sempre comentários de ódio disfarçados de piadas, não ligavam pra tal "melhora", apenas gostam de humilhar pessoas que já estão por baixo. Não consigo ver a conexão entre um famoso "ser ruim no seu trabalho" e desejar sua morte, mas aparentemente isso tornou-se normal no mundinho kpop. No fundo eu queria mesmo que elas tirassem umas férias (de verdade, sem gravar conteúdo), offline, com a família e sem se preocupar se estão atrasadas pra algo :(
Acho que o problema do kpop é ter muitos "fãs" jovens, que nunca trabalharam e não entendem o peso REAL da vida. Acho que todas as profissões tem essa cobrança. Eu tenho certeza que hoje algum médico, algum cozinheiro, algum engenheiro saiu de casa e pensou "isso aqui não é pra mim" ou "não sou bom no que faço" e tá tudo bem, todos temos dias que nos questionamos se estamos no caminho certo ou não. Muita maldade achar que os idols só porque "treinaram a vida inteira" não vão ter essa insegurança, muita gente estuda a vida inteira ou trabalha a vida inteira e ainda assim tem dias que acorda e pensa "sou o pior".
Ultimamente os kpoper falam que o kpop está generico e sem talento, sendo que essas gereções são as mais divercificdas as outras era sempre um conceito fofo, sexy e emo. Hoje cada grupo tem sua essencia, seu lado unico, maioria são talentosos, porem temos que olocar em mente que as empressas podem ou não proibir o ao vivo, algumas não deixam eles cantarem ao vivo, tento so a dança, porem isso n significa que eles são sem talentos. O kpoper ficou mimizento e os proprios fã são os culpados
Essas meninas realmente são super profissionais e se sacrificam para dar o melhor resultado do árduo trabalho delas e isso faz com que eu ame mais ainda o Le Sserafim.
Pior que a hybe é especialista em selecionar os momentos de idols passando mal pra colocar em documentário, aconteceu a mesma coisa com o bts e o txt, quando um deles passa mal a hybe dá um longo take do idol praticamente perdendo a consciência. Acho bem desnecessário essa exposição toda e a glamuralização disso, a gente entende que o trabalho exige muito deles, não precisa expor os mínimos detalhes do sofrimento alheio.
Teve um momento do documentário em que as meninas estavam conversando no quarto juntas a Eunchae apenas falou: Tenho medo de alguma de nós desaparecer. E a Chaewon apenas disse que entendeu. Eu não sei vocês, mas, na hora eu lembrei do que aconteceu com a Garam, talvez possa ter sido uma forma dela dizer que temia alguém sair do grupo por conta de alguma polêmica.
Ou pior
Eu vi isso, ela falou basicamente "As vezes fico pensando como eu ficaria se alguém sumisse" e a Sakura responde "Eu entendo sobre o que você está falando"
Pior. Elas já sofrem hate pra alguém inventar uma história é num pulo 😢
@@lua-user Pois é, coitada da Garam que passou por isso logo no debut e mesmo sendo provado sua inocência, até hoje ainda tem gente que acredita na mentira de que ela fazia bullying.
@andrepires768 ou nível Sulli se é que vc me entende
Depois dessa polêmica toda da hybe e a min heejin, elas levaram um hate TÃO absurdo e grande, que eu imagino, que teve estar sendo TÃO dificil para elas, eu espero que isso acabe logo, e que elas possam voltar a ser mais alegres
fiquei ainda mais preocupada que a Eunchae vê tudo no twitter
Mas o hate veio um bom tempo antes a crise Ador X Hybe vir à publico. Daí as coisas se misturaram.
@@andreesteves2 simm
@@Didi_Online Percebi isso tbm. Por causa do hate exagerado que elas levaram, esqueceram que no meio existem pessoas que criticam por motivos plausíveis
@@hitmehardand_soft Acabou que virou uma bola de neve. Quem estava criticando a Hybe por não dar o devido preparo vocal para as meninas, acabou sendo colocado no bololô dos haters. E, no fim das contas, as metralhadoras foram todas viradas para as meninas.
Não sei como funciona a questão de treinos vocais com a jyp, por exemplo, mas eu vejo que o itzy, a nmixx treinam a dança e o canto junto. E quando o lesse ta ensaiando, elas focam completamente na coreografia e não cantam. A prática de dançar utilizando o vocal pode ajudar no autoconhecimento e no treino para estabilidade. babymonster também, assistindo aos stages, eu percebo que elas são mais objetivas nos movimentos, sem empobrecer a coreografia e dinâmica, mas o suficiente pra não prejudicar a estabilidade. Um bom teste é você dar alguns pulos enquanto fala uma frase, como a gente não tem o costume, nossa voz vai falhar, vai exigir mais da nossa respiração e tudo mais. Enfim.
Empresa poderia dar um direcionamento melhor e testar coisas novas. Se a indústria é um sistema, a gente deve se inspirar no que dá certo.
🙏🙏🙏🙏🙏
Em toda minha vida quando penso em comentar algo eu me pergunto: Vai agregar positivamente na vida da pessoa? Se não, me calo. As pessoas deveriam ser mais empáticas, mas infelizmente eu sei que a sociedade carece muito ainda de empatia.
o trauma q eu to com a era Easy, com esse documentário preciso urgente de um tarja preta
Fresca
@@Anne.94s pra quê chamar ela de Fresca? Só ela sabe oq sentiu quando viu o documentário.
@@Anne.94s quer uma trouxa de roupa pra lavar? bem desocupada
@@Anne.94s pra que chamar os outros de fresca, ingnorante eu em
@@LuciAssis-k1h você também é fresca
ALGUÉM TIRA O TWITTER DELAS URGENTEMENTE, gente o Twitter só tem gente reclamona, é extremamente tóxico, eu vejo os influenciadores de kpop falando “ai fui cancelado” “ai falaram horrores de mim”, e eu fico “aonde q eu n to vendo nada?”, e é claro q eu n vejo pq eu n tenho Twitter, e mais de 80% desse hate tá lá, pras pessoas é muito fácil xingar no Twitter, mas elas n viriam te xingar no post do insta ou do RUclips por exemplo, as maiores barbaridades são ditas lá pq as pessoas se sentem anônimas, elas usarem Twitter e se pesquisarem é a pior coisa q elas poderiam fazer
pior que eu vi MUITO no tiktok tambem
@@imantifragile mas eu ainda acho q é menos, e a maioria dos vídeos é algo como por um vídeo de fulano dançando e escrevendo algo de ruim criticando, mas vídeos de pessoas reais botando a cara pra falar coisa ruins (q n são críticas) são muito poucos
@@Sslais real, por isso eu tenho q concordar
@@lua-user elas tem total direito de ver! é importante que um artista saiba como ele ta sendo visto na internet, especialmente depois de uma polemica
@@imantifragile Claro que tem, mas a empresa tem que ter a responsabilidade e principalmente é necessário um acompanhamento psicológico para eles! Ninguém é de ferro e principalmente os Idols!
sobre a dança da kazuha, isso é MUITO real. eu danço e faço parte de um grupo preparatório pra competições e nesse grupo, tem um menino que cresceu dançando jazz. é uma dificuldade enorme pra ele dançar hip-hop, porque danças urbanas são o total oposto das danças clássicas. já é de se admirar o tanto que ela manda bem
Fico com dó das sserafinas, mesmo que esse documento seja feito para nós (fãs) os haters vão usa-lo como chaveirinho pra tacar hate nas meninas. Queria que a Hybe realmente defendesse elas e não expusessem elas assim, mais já aconteceu, inclusive o documentário foi muito emocionante, estou ansiosa para o comeback delas e espero que elas estejam bem!
Foi ótimo assistir com você o documentário. Deu para eu conhecer bem melhor as meninas e ficar mais fã do grupo.
Oi, Dan! Referente à sua opinião sobre romantizar o sofrimento, eu concordo completamente. Eu ainda destaco que isso com certeza será muito usado para dar hate nelas... Que idols sofrem com perfeccionismo e excesso de trabalho, isso todo mundo já sabe, então é sempre bom preservar o artista. Por um lado, mostrar as meninas vulneráveis assim pode gerar mais conexão, empatia e proximidade do público, mas sempre existirá a galera que usa a dor do outro como piada. Então, eu achei particularmente arriscado. No mais, adorei o documentário e estou ansiosa para o que as meninas lançarão nos próximos meses
Sinceramente, eu percebo que quanto mais os idols se mostram vulneráveis, mais as pessoas se aproveitam pra cair em cima. É sempre assim, sai o documentário, as pessoas ficam tocadas, e logo em seguida o hate volta duplamente pior.
Esse documentário fez eu ter outra visão sobre as meninas, elas são muito fortes e eu até comecei a pensar em entrar no fandom
Entra vida, n irá se arrepender 🥰😆
Onde voce assistiu o documentário?
Estou com o Le sserafim, estou do lado delas. E não solto por nada! ! É muito triste de ver um grupo tão incrível, ser atacado por nada 😓 sinceramente ....acho q esse pessoal nunca vai aprender
A Hybe nunca mais vai soltar os bastidores do coachella depois desse tanto de hate que deram nelas. :(
@@pmlx2011 de verdade, eu acho isso uma puta de um ignorância nesse ódio todo nelas. Se o vocal delas, não tava "bom" o que custa dá uma opinião construtiva, a empresa q agencia a carreira delas?? E outra, acredito eu que todo esse hate na grande maioria vem de bando de gente desocupada, q não trabalha, fica o dia todo deitado sentado na frente d p* de um celular e telefone, e não faz nem o dobro do que as meninas fizeram e fazem.
@@teuvistoamericano Falou o cantor de ópera né? Vai procurar alguma coisa pra fazer meu caro
@@MagicSakuradrama_eu tava do seu lado até a parte de "não faz nem o dobro ou metade do que elas fazem", porque isso não faz sentido. Até onde eu sei não são essas pessoas que são cantores é a mesma coisa de chegar e alguém reclamar de uma construção onde vaza água quando chove, porque o telhado não foi fechado e não pode reclamar do construtor já que você não faz o dobro e nem metade do que ele faz sendo o trabalho dele é construir casa ou então reclamar de algum cirurgião que erra na cirurgia e não pode reclamar sendo que você não faz o dobro ou metade do que ele faz.
@@MagicSakuradrama_segunda coisa que esqueci de falar, tem pessoas dando crítica construtiva para a empresa porém a empresa processou geral que fez isso.
Chorando aqui! Esse documentário só deu mais certeza de ser Fearnot. O orgulho que tenho de todas as fimmies. Só tenho que agradecer a divindade por ter conhecido o LE SSERAFIM.
Eu sou Army e nunca me interessei por nada relacionado ao kpop que não fosse do BTS, as meninas foram o primeiro grupo que no pré Debut chamou a minha atenção e me fez acompanhar toda a trajetória até o Debut, depois veio toda a situação com a Garam e eu fiquei com medo por elas, a situação atual delas me deixa apreensiva e ao mesmo tempo curiosa do que virá a seguir, eu tenho certeza que elas vão voltar com a mente sã e gigantes!!! O sucesso delas é algo que hater nenhum vai apagar da trajetória delas.esse documentário só me fez sentir mais orgulho delas e tbm me deu mais vontade de permanecer ao lado delas pro que der e vier.
O Lê Serafim é muito especial pra mim porque é o único GG que conseguiu parte do meu amor e devoção.
@@teuvistoamericano que sarro o marmanjo que só ve as coisas do ls pelo twitter e pelo tiktok tacando hate pela conta do trabalho ainda KKKKKKKKK "enganaram a todos" bixa descansa e assiste alguma das coisas recentes pra falar algo😵💫😵💫
@@teuvistoamericano em nenhum momento eu disse que elas são cem por cento até porque nenhum grupo é, não sou Kpopper sou ARMY e sou do tempo que os grupos debutavam com posições, cada membro era bom em uma função e juntando as habilidades formavam um grupo coeso e Bom!! Hoje em dia as empresas quer debutar grupos todos os membros sendo Aces e isso na maioria das vezes faz os grupos parecerem iguais,outra coisa é o Valor que Kpopper começou a dar nas performances e algumas empresas estão se empenhando nas coreografias e deixando o treinamento vocal de lado e isso afeta os grupos e a empresa tbm até chegar a situação que o Lê Serafim vem passando,Eu só desejo que elas usem isso como motivação pra estudar mais e alcançar um bom vocal porque performers elas são.
@@teuvistoamericano falou o especialista em canto.
Prefiro comer um tijolo do que abrir os quotes de algum post sobre elas, já li muitas atrocidades, só vou dando block e pronto. Discutir com essa galerinha do tt é bobagem, eles sempre acham q estão certos mesmo falando coisas tenebrosas
sim, o povo sabe que falar do lesserafim da likes. eu nem dou mais a atenção que eles querem
Na minha opinião as críticas aos vocais no kpop são muito validas, o problema é q o pessoal aproveita essas “falhas” pra dar hate, pra ir falar coisas horríveis no instagram, por vezes coisas criminosas ou q deveriam ser crime!
Mas as críticas em si aos vocais são validas, afinal são cantores em primeiro momento, nem todo mundo precisa fazer high note e coisas mirabolantes, mas o mínimo que se espera é afinação! Lee Serafim infelizmente teve muitas desafinações no Coachella, eu particularmente fiquei triste com isso pq eu gosto muito das divas e esperava mais, mas pelo menos isso serviu para elas melhorem isso, e espero q evoluam cada vez mais, pq talento tem, e potencial pra concertar essas desafinações tbm!
Eu acho muito triste essa onda de hate, mas a vdd é q se vc tá em evidência uma hora isso vai acontecer, a Coreia e as pessoas em si amam ver alguém no topo cair, nesse caso teve um motivo pra atacar, mas se n fosse isso, eles arrumam algo, olha o itzy de prova, dançam bem, cantam muito bem, mas inventaram motivo que a sonoridade tava ruim! E o ive então, que pra levar hate foi só a woony comer um morango!
Enfim, espero q elas estejam cuidando da saúde mental delas e entendam de vdd q tem MUUUUUUITO mais gente q gosta dela do q n gosta, e q esse povo ruim é só barulhento
sim, é algo totalmente valido! mas quando vc ve a perfomance delas no coachella a desafinação delas parece quase estranha de dizer quando vc ve ela completa, sem contar que não teve pausas no show, e que elas pareciam EXAUSTAS
edit1: e ainda é importante relembrar que se vc reparar na segunda semana, elas estavam perfeitamente bem! Na primeira semana do coachella não tinha base e o palco estava simples.
Sinceramente eu vejo esses vídeos do festival mais como uma consequência do hate que o grupo já vinha recebendo, eu olho e vejo um grupo de mulheres completamente assustadas com o público na sua frente. Não acho que aquilo foi necessariamente apenas vocal fraco, acho que teve MUITO de insegurança e aconteceu o que aconteceu
Acho que todos os grupos deveriam fazer esse tipo de documentário mudaria muito a indústria...
Mudaria o quê? Isso é um produto da própria indústria. Eles fazem dinheiro com o sofrimento dos idols. Não é possível que as pessoas sejam tão bobas de acreditar que um documentário vai mudar alguma coisa.
@@andrepires7687 mudaria que as pessoas tomariam mais vergonha na cara e o hate diminuiria
@@Im_juhhIsso não muda assim, o K-pop no geral é extremamente tóxico, a maioria podendo ser de boa, mas não é incomum o hate indiscriminado contra X e Y, por qualquer motivo. Esses documentários não fazem as pessoas botarem a mão na consciência, expor as meninas de um jeito mais sensível inclusive pode muito bem atrair ainda mais hate de gente desocupada. Não foi difícil pra mim achar gente pegando cenas sensíveis do documentário só pra debochar das meninas. A realidade é que esse documentário é só mais uma forma da indústria vender, de vender uma imagem sensível, de comover e de fazerem pessoas irem atrás e gerar mais dinheiro em cima de sofrimento. A indústria só vai mudar quando pararam de tratar idols como produtos, de pararem de ter padrões irreais de beleza, sugarem todo o talento até que os idols estejam cansados, e isso não vai ser feito por um documentário que só faz vender o sofrimento dos idols, essas meninas tinham que tá fazendo acompanhamento psicológico e psiquiátrico pesado, não com uma câmera na cara gravando elas chorarem, se preparando pra mais um comeback.
Sim! Inclusive na questão do relacionamento fã e ídolo! Esse tipo de documentário humaniza o ídolo, faz o fã perceber que atrás do palco as coisas não são incríveis. Tem muito esforço, dedicação e sacrifícios! Foi isso que a BigHit fez com o BTS e as armys e isso fortaleceu muito nosso vínculo com eles! Nunca me esqueço do Burn the stage, ver o Nam e o Yon falando sobre suas crises de ansiedade após as ondas de hate, ver o JK desmaiando no meio de um show, levantando e voltando para o palco para finaliza-lo e depois dizendo que fez isso porque demoraria muito para voltar a ver aquelas armys, ver os meninos da rap line chegando no hotel do Brasil, direto do show do México e ao invés de descansar montar seus equipamentos e começar a compor e produzir, ver os conflitos, ver os choros e os sorrisos nos faz perceber o quão humanos eles são, nos faz ter empatia e sentir que se eles se esforçam tanto pelo sucesso, vale a pena nos esforçarmos para ajudá-los!
@@paulapalhao9034 exatamente isso
Chorei bastante, fiquei com aperto no coração ao ver as crises de ansiedade, teve um ensaio que a Eunchae dançou a música com olhos embargados mas com sorriso no rosto, aquilo doeu em mim! Mas o que eu posso tirar de bom disso tudo é, antes eu era só uma ouvinte casual, com a onda de hate, uma defensora feroz e agora uma fã! Elas merecem muito! O quanto elas se esforçam, se dedicam, o quanto elas querem ser vencedoras! Isso me faz pensar que elas valem a pena!
eu amo essas meninas. elas sao o gg que eu mais tenho curiosidade de acompanhar e ver o crescimento, tenho tanta vontade de ser fearnot de verdade e seguir a jornada com elas. Esse doc, assim como o primeiro que elas fizeram me fez perceber que elas sao mais especiais do que eu imaginava. quero estar com elas igual a vc dan, e seguir sempre nos bons e até maus momentos
Assistir o documentário inteiro com o Dan ontem na live foi incrível, meu amor e admiração por elas só aumentou, Fearnot até o fim ♡
Eu abri o tik tok e fico chocada com tamanha hipocrisia KKKKKKK
Eu gosto muito delas, elas podem não serem as melhores vocalistas de todos os tempos e tudo bem, mas é realmente necessário o hate? Todo ano tem esse tipo de caso acontecendo, escolhem um grupo pra destruir a autoestima e a autoconfiança, mas quando mostram que os idols também são seres humanos e realmente se sentem mal com tudo isso, aí vem a reendenção, um momento "nós devemos desculpa para esse grupo". Agora os edits não são sobre o quão "ruins" elas são, mas agora é sobre quão ruim o hate é.
Antes que intrepetem errado, eu n acho que é errado darem desculpas para elas, mas eu só fico chocada como as pessoas são tão maria-vai-com-as-outras e depois fingem que nunca fizeram nada.
Foi por um desses motivos que deixei o TikTok de lado, assistia sempre vídeos e edit de kpop e sempre tem vídeos com umas paradas absurdas e "idols odiados segundo internautas, tal coisa segundo internautas", e hate excessivo e desnecessário.
Isso acabou me deixando enjoado da comunidade por lá no TikTok (apesar que o Twitter é pior).
Foi bom citar isso
Fiquei passada que o idol tem que fazer entrevista pra ser mc no music bank
Achava que depois de ser idol a pessoa não precisava mais fazer curriculo mas só portfólio kkkkkkkkk
@@danieleluz6948 exatamente kkkkk
Sinceramente acho que qnd se trata de idol masculino é convidado 🤔
@@laizapsena Existe convite também mas não é todos
E tem muita gente sonsa por aí dizendo que o bullyng que fazem com o Le sserafim não é hate é só critica.
O hate é pesado mas me surpreendi tbm com o hate que teve com a cocona do XG em um vídeo, cheio de comentários de ódio em coreano. Triste!!
No começo eu acho q foi críticas msm mas dps começaram a pegar pesado com as meninas desmerecendo tds
Fiquei tão emocionado com a Sakura 😢
25:40 Pois é! Na verdade, 95% dessa industria precisaria rever esse conceito de a dança ser mais importante do que canto. Na minha visão, isso está completamente fora de medida. Em um show ao vivo as coreografias deveriam ser mais comedidas e o idol deveria ter mais liberdade para se movimentar, ao menos na sua parte cantada.
A Hybe é a única culpada desse hate todo que as meninas levaram, justamente por ela ter essa politica e negligenciar a preparação vocal adequada para as meninas (assim como sempre fez com outros grupos).
Mas hoje existem grupos como Kiss of Life, XG, Purple Kiss, que provam que é totalmente possivel um Idol SER UM CANTOR E UM DANÇARINO DE ALTA PERFORMANCE, e fazer uma performance vocal ao vivo que é a esperada para um grupo de CANTORAS.
A galera deveria hatear a Hybe e não os idols, pois evidentemente que todos eles são muito esforçados, em qualquer grupo ou empresa que seja.
Todo kpoper virou especialista em canto agora.
@@andrepires7687 Esperar que um cantor tenha um minimo aceitavel de desempnho em cima do palco, sem cantar como se estivesse em um karaokê, é "virar especialista"?
Se quiser carteirada eu posso dar, apesar de não ser da musica pop, eu tenho 17 anos no canto erudito, então acho que posso falar com alguma propriedade, se bem que é completamente desnecessário, pois qualquer pessoa comum percebe esse problema, tanto que gerou um hate mundial (não sei se vc percebeu).
Mas se tu procurar um pouquinho vai ver como o Kiss of Life já começou a desafinar ao vivo, vai ouvir uns mr removed do XG pra ver se elas estão cantando totalmente ao vivo nas performances com dança, inclusive pesquisa o próprio Kiss, cantar bem, paradinha é tranquilo, agora dançando como esse povo dança e tendo a rotina que eles tem? Até parece! E eu digo isso, não em forma de ah ter tá, porque eu gosto muito dos dois grupos, acompanho os dois em cada comeback desde o debut, mas essa perfeição que vocês esperam dos ídolos simplesmente não existe!! Superem ou vão ser fã de outro gênero! Como disse o Dan opera está aí para isso!
@@paulapalhao9034 Novamente. é completamente possivel o cantor cantar bem e dançar, justamente minimizando os movimentos de dança no momento da sua linha de canto.
Aqui no Brasil nós temos exemplos perfeitos disso com as cantoras de Axé, principalmente as antigas como por exemplo Ivete Sangalo e Claudia Leite.
Não é questão de perfeição não. Se a empresa coloca um grupo de CANTORAS em cima de um palco, COM MICROFONES LIGADOS, então é para ouvir a voz delas cantada.
Agora, eu acho que isso deve ser feito com o básico de técnica vocal, onde o cantor precisa só sustentar a respiração do diafragma durante toda a musica e alcançar 95% das notas de modo afinado. Não precisa colocar técnicas pra enfeitar, nem mesmo um vibrato no final de frases (oq é o básico do básico). É só atingir as notas afinadas, sem gritar ou ficar trêmulo.
É claro que sempre vai haver falhas, principalmente quando há dança mas, justamente, essas falhas devem ser pequenas, que na maioria das vezes passam desapercebidas pra grande maioria do publico leigo (oq não é o que está acontecendo pois há anos no mundo todo se reclama da desafinação dos idols).
No caso do Le Sserafim, nem estando paradas as meninas conseguiam fazer o básico (novamente, pra mim, culpa da negligência da Hybe). No caso dos grupos que eu citei, e incluo aí também o New Jeans, vc tem cantoras boas (talvez 4 excepcionais) que era só questão de adaptar a coreografia para ter menos movimentos no palco.
Não é esperar técnica de ópera não, seria estupido alguem ouvir Pop esperando isso, é só apresentar o mais básico de afinação pra não estragar a experiência de ouvir a voz ao vivo.
Agora, se não se pode exigir o minimo de técnica do Idol, para não se ouvir algo desagradável no ao vivo, então as empresas deveriam desligar os microfones, ou até mesmo fazer o Idol subir no palco sem eles, daí ele só dubla e dança.
Se é pra ser assim, então a industria do Kpop teria que admitir que é só um nicho de dançarinos, o que não seria demérito nenhum pois realmente as performances são lindas... mas o problema é que a ilusão perde a graça, e vende menos, né?
@@andreesteves2 Não é um nicho de dançarinos,mas não é um nicho de excelentes cantores e não só o kpop mas o pop em si. E isso eu notei em um dos primeiros grupos que acompanhei, o BigBang o favorito disparado do grupo não era o melhor cantor e sim o idol mais carismático o GD. E no pop,quem são a rainha e a princesa do pop? Elas cantam bem? O pop e o kpop primam por grandes e excelentes performances, cantar ao vivo, as vezes, não vejo muito e acompanho o kpop desde a segunda geração, YG eu acho que é a única empresa que bota os ídolos para cantar ao vivo mesmo e ainda sim tem bastante base, tanto que o Márcio Guerra quando analisou BlackPink as nomeou como dubladoras e disse que elas não cantavam bem, inclusive criticou horrores uma apresentação delas, qua para mim, como leiga elas estavam cantando super bem! Eu entendo o que você disse sobre as cantoras de axé, acho inclusive que você viu isso na análise do Márcio Guerra, mas sinceramente, não tem comparação. Pensa em quanto um ídolo se esforça por trás das câmeras, o quanto eles treina, o quanto ensaia, o quando cada detalhe é pensado feito e refeito, um cantor de axé não se esforça assim! Fora que eles não se alimentam adequadamente para poderem manter o padrão de magreza coreano! E nem vou comparar a complexidade de uma coreografia de kpop com uma de axé! Nem os dançarinos de axé dançam tanto quanto um ídolo quem dirá o cantor! Acho sim que tem que ter aulas de canto, tem que ter técnica, mas também acho que vocal não é o ponto forte do pop e do kpop. Se fosse grupos só precisariam de vocais para ter sucesso, mas não é assim, um grupo para ter a beleza padrão, precisa dançar e performar bem! Um grupo precisa ser carismático, sempre passivo, eles precisam ser muito mais do que só cantores! Porque se canta bem mas não dança bem, será criticado,um exemplo é o Nam do BTS, ou a Bom do 2ne1,se canta bem mas não é bonito será criticado e preterido,olha aí a Jihyo por exemplo é a melhor vocalista entre 9 meninas, aliás do grupo somente 3 cantam bem, mas quem são as preferidas do público? As mais bonitas! Não as melhores vocalistas! Inclusive depois que a Jeongyeon engordou ela passou a ser uma das preteridas do grupo porque não estava mais no padrão de beleza coreano! Essa indústria exige do ídolo muito mais do que se exige de um cantor de axé. Se um cantor de axé grava uma performance ele gravará uma vez e pronto, está bom! Agora um ídolo, se um olhar em um take não estiver como se espera ele regrava a perfomance toda! Quantas vezes for necessário até estar perfeita! Ru gostaria que não exigissem tanto dos idols mas as coisas são como são e é por isso que o kpop é tão grande no mundo atual.
Estarei nas trincheiras lutando pelo le sserafim!!! Estou tão cansada da cultura de hate propagada no kpop, as pessoas não percebem que é possível gostar de um grupo sem desmerecer o outro, sou fã das meninas desde o debut, não acompanhava nenhuma delas em trabalhos anteriores, mas elas juntas me conquistaram demais, elas tem carisma, elas encantam ❤
É triste pensar em todo o estresse que essas meninas passaram desde a estreia, apesar do documentário não mostrar podemos imaginar o choque que foi pra elas se despedir de uma colega de equipe e amiga tão cedo, além de todo esse hate massivo e desproporcional disfarçado de crítica
Essas meninas realmente são muito fortes.
Desejo tudo de melhor para elas 🤧
Acho que a indústria tem da mais atenção ao vocal e não a beleza. Kpop não é só ser rostinho bonito. A gravadora tem ajudar na saúde da mental das meninas .
E ajudar para parar esse hater nelas
Por indústria entenda, os fãs, porque são os fãs que sempre preferem os mais bonitos! Pensa aí em grupos quem é o mais famoso: Twice ou Mamamoo? Black Pink ou Mamamoo? Agora quem tem os melhores vocais? E entre membros, no Astro quem é o mais famoso? O melhor cantor ou o membro mais bonito? No próprio Twice quem é a membro preferida dos fãs, a mais bonita e dentro do padrão ou a melhor vocalista? Se toca! A indústria só oferece o que sabe que os fãs vão comprar! Se fã não comprasse beleza as integrantes do Aespa não estavam aí com as caras transformadas por plástica!Teriam debutado com suas aparências naturais!Olha para a Jisoo do BP, canta bem por acaso? E é super famosa!! E famosa não porque canta ou dança bem é famosa porque é linda! No MissA todas, absolutamente todas as integrantes eram mais talentosas que a Susy tanto na dança quanto no canto, mas quem prosperou? A Suzy! Porque era coreana, no padrão de beleza coreano! Você acha que era só o demônio do YG que falava para a CL e a Minzy que elas eram feias? O público falava isso para elas, a própria mãe da Minzy disse isso em uma entrevista! Que achava a Bom e Dara mais bonitas, e eles estavam pouco se importando se as duas dançavam e cantavam bem! E nossa se eu for pegar essa indústria toda para destrinchar, posso escrever um livro! Tenham noção da indústria que vocês acompanham antes de cobrar algo de um ídolo ou de uma empresa! Por que os ídolos tem que ser perfeitos em tudo? Parem com isso!Se eles tem vocal mas não dançam bem, reclamam. Se eles dançam bem mas não tem vocal, reclamam. Se eles cantam e dançam bem, mas não são bonitos não se tornam fãs! O que vocês gostam é de reclamar, criticar e odiar! Não ser fã!
A indústria sempre prefere as mais bonita padrão olha o IVE quando debutou tinha várias meninas talentosa mas td mundo falava da beleza da wonyoug
Sou fã do KARD e vim aqui entender um pouco sobre o grupo, pq vi muitas fearnot indo assistir o MV de Tell My Momma já que o BM sempre apoiou o Le SSerafim e falou com a integrante que trabalha no Music Bank hoje 💕 Realmente me emocionei com o resumo que o K-Dan contou. Sempre digo isso para outros Hiddens que reclamam do KARD não ser mais famoso, que às vezes foi muito melhor pra eles não terem essa fama estrondosa porque é algo muito díficil de lidar e torna o processo de se encontrar e crescer como artista mais doloroso e limitante.
A Kazuha me respondeu no weverse, e eu fiquei tão feliz, se ela soubesse o quanto me faz feliz🥺🌺💗
Elas não merecem tanto hate de vdd!
Oii Dan, tava esperando um vídeo seu sobre, vou ver dps de estudar kkkkk, mas já adianto que quis morrer vendo as pessoas falando que elas estavam fingindo e forçando no doc
A parte da Sakura me lembrou mtt o produce 48 e me faz pensar q não teve um único momento de paz pra ela sem ser massacrada pela sua voz, e ainda sim nossa florzinha sempre se esforçando
Acho q eu nunca fiquei tão brava e triste ao mesmo tempo quanto na época de easy. É tão triste ver um dos meus grupos conforto ser atacado, escorraçado e chamado de "inútil".
Vou dar tudo de mim no próximo comeback delas, eu sei q não é mt mas é aquilo, depois de ouvir tanta coisa nessa era não é agr q eu vou parar de apoiar elas daqui do cafundó do mundo onde eu moro💗
é inevitavel que assim que grupos começam a ficar famosos de verdade os outros kpopers começam a dar hate pra quem sabe esse grupo não ultrapassar os faves. aiaiai lesserafim vcs são gigantes (e pode vir daesang pra perfect night sim)
Honestamente eu realmente julgava esse rolê dos vocais e tals (pq genuinamente precisam melhorar), mas desde essa época eu entendia que não era 100% culpa delas e ficava chocada como o povo usava isso de justificativa pra destilar ódio dos mais pesados. Quando começou essa briga da Hybe, uma das primeiras coisas que pensei foi "mds, as coitadas da le sserafim já tão tomando hate absurdo, agora mesmo que vão mandar mais ainda", e realmente aconteceu. Eu fico muito triste por idols que debutam felizes como se tivessem realizando um sonho, só pra depois sofrer bullying na internet, essa indústria é cruel, mas os haters também
Desejo tudo de bom pra essas divas e vou torcer pra elas darem a volta por cima e ficarem bem (principalmente psicológicamente) e torço pra melhorar os vocais pq acredito no potencial. Por mais que eu tivesse ficado incomodada com o documentário lucrando com o sofrimento delas (o q provavelmente é o objetivo), eu torço pra que algumas pessoas tenham consciência de que todo mundo é humano e todo mundo pode sofrer.
Le Sserafim é perfeito pra mim, eu amo elas, e não to nem aew com os outros achem. As pessoas hoje em dia preenchem as frustrações e negatividades de suas vidas em ódio gratuito na internet.
Chaewon, o lesserafim é sim o melhor grupo mulher, eu amo tanto vocês, QUERO FALAR ISSO NA SUA CARA, MEU DEUS, AMO TANTO VOCÊS 😭
Estou ao lado do LE SSERAFIM desde o debut, elas já passaram por muita coisa e certamente vão sair muito fortalecidas desse momento. Para mim a era Easy foi especial realmente me identifiquei muito com essa vibe então só tenho que desejar o melhor para elas, ninguém vai impedir que cada uma delas brilhem como ESTRELAS que elas são!!
Depois do LOONA nenhum outro girlgroup me pegou tanto quanto o LE SSERAFIM, eu assisti o primeiro episódio do documentário, mas não aguentei ver a Eunchae naquela situação, então desisti do documentário, mas aagora com esse vídeo eu ganhei coragem de assistir o resto. Obrigada Dan continuaremos a ser esses 20% que a Sakura citou,, continuaremos a apoiar e a torcer pelo nosso LE SSERAFIM.
Quem não largou a mão do Le sserafim durante a era de Easy não larga mais.
Esse tipo de documentário na minha opinião não cumpre com o esperado que seria obter a empatia do público, só serve como abertura pras meninas receberem mais hate e deixa claro o quão exaustas a irresponsável da hybe deixa elas ficarem, é absurdo que no meio de tanta polêmica eles não estão cuidando delas e sim deixando elas mais exaustas ainda e expostas gravando esse tipo de coisa.
Não vamos esquecer como a Hybe falhou em proteger a Garam, não oferecendo suporte e segurança e expulsando a menina do grupo, daí já se tira o quanto s Hybe se preocupa com o bem estar físico e mental dos idols.
Pior que já tem pessoas criticando bastante elas, dizendo que estão se fazendo de vítimas depois que irem mal no festival do coachela. Esse documentário ser lançado agora só vai piorar mais as coisas.
@@user-tk2ci1iy4u já estão até associando ao Coachella sendo que o documentário foi gravado antes sem falar do pessoal sem um pingo de empatia falando bosta sobre a parte que a Sakura chora ao cantar, parece que a Hybe quer botar toda a culpa do hate nas meninas ao invés de cuidar bem delas.
Achei bem desconfortável de assistir esse doc, por muitas vezes me senti embasbacado com toda a trama narrada. Não acho que seja o melhor momento para o retorno delas… se eu me senti desconfortável com isso imagine elas, a empresa nesse momento deveria pegar os pontos fortes individuais de cada garota e vender a imagem (digo pelo hate ser gerado de modo internacional) e depois que a chuva abaixar a poeira voltarem. Mas não é assim que a banda toca, lucro antes de saúde, espero que elas se mantenham firmes e fortes. E que a empresa saiba gerenciar bem em todos os quesitos.
Confesso que derramei várias lágrimas com esse documentário delas, e olha que eu não assisto muitos documentários, só assistir esse documentário por causa de toda essa polêmica que tá acontecendo, fico feliz que elas poderiam desabafar tudo que passaram na vida delas, espero que esse momento difícil passe logo, pra que no futuro tanto elas quanto o NewJeans possam vir com tudo nas suas próximas músicas!❤❤
Nossa Dan mais um vídeo incrível ,essa frase final de 60 + 20 concordo ,sempre deram aquelas parcelas que vai odiar gratuitamente sem motivo então deixe pra lá.Obrigada pelo resumo.
Não conheço mto do grupo, mas só de ouvir o relato do documentário me deu vontade de pegar elas e guardar em um potinho e dizer que tudo vai ficar bem e que elas são guerreiras e merecem tudo de bom
Que vídeo maravilhoso, Dan! Fiquei emocionada e com muita vontade de assistir ao documentário e acompanhar mais as meninas. Amo os teus vídeos e o carinho que enxergo em você. Muito obrigada mesmo!
Espero que no próximo Comeback elas invistam mais no vocal e que a Title seja focada em vocais fortes pra elas darem a volta por cima.
🙏🙏🙏
Tem grupos que são vocais e tem grupos que não, e tá tudo bem! Elas tem que fazer a proposta do grupo, não tem que se curvar ao que o haters querem! Eu sou army e o BTS fez o seu caminho, eles não dançavam conforme os haters queriam não! O Exo era vocal, o BTS composição e performance, e quem foi mais longe? Sabe, as vezes, nós fãs só temos que apoiar nossos ídolos nos que eles nos oferecem! Porque é o melhor que eles podem dar e isso tem que ser o bastante para nós, e quando eles nos derem mais ficaremos mais felizes, mas nunca devemos permitir que o que os haters estão falando modifiquem a proposta do grupo! Porque esses hater nunca vão dar valor, eles odeiam porque odeiam! E eles nunca vão dar o valor que elas merecem! E nunca vão consumir elas, ou ir a show delas, ou comprar álbuns delas! Eles só querem destrui-lãs. E como fãs nossa obrigação é apoiar elas, se puder comprar compremos! Se não pudermos, então vamos votar, vamos fazer stream. Vamos comentar coisas boas onde estão comentando coisas ruins! Vamos vencer o mal fazendo o bem e nunca nos curvando a vontade deles! As meninas tem vocais muito bons! 1 main vocal é uma sub vocal excelente! Mais que muito grupo por aí! Vamos apoiá-las!
20:19 Nossa Dan, que lindo, e eh vdd
nunca vou deixar de ser fearnot, nunca vou abandonar minhas meninas não importa o que aconteça e o tanto que tentem fazer as meninas parecerem monstros, eu sempre estarei ao lado delas.
Eu sai das redes sociais por causa do povo tóxico, imagina um idol se pesquisando
Eu não teria essa coragem...
depois do que aconteceu no coachella, o hate ficou tao pesado, tenho tanta dó das minhas meninas;( elas nao mereciam todo esse hate, mas que foi decepcionante o coachella nao é mentira, imagino que se elas antes de debutarem tivessem um pouco mais de traino elas teriam arrasado mais do que arrasaram.
Isso é um problema com todos os grupos, não só o Le Sserafim. O hate foi por inveja. Nada mais. Pq se é assim, BP fez playback no Coachella e não levou hate. E, eu cito BP pq o hate partiu muito de blink.
a empresa delas tava falindo elas tinham que debutar de um jeito ou de outro tanto que a crise na source foi que gerou o disbando gfriend
@@Ana-rq2fnjá foi provado que essa parte do gfriend é mentira
@@andrepires7687só tava muito ruim mesmo, eu tenderia uma desafinada ou outra, mas aquilo? Eu acho que só o illlit consegue chegar naquele nível
@@manteiganamanteiga2035 só os especialistas em canto nos comentários
o documentário só provou o quanto os idols são cronicamente online. eu sai recentemente das redes sociais e a minha relação com o kpop apesar de estar diferente, está muito mais saudável. ser feartnot em 2024 não está sendo fácil.
Sempre irei apoiar elas 😞❤
Excelente conteúdo! Muito obrigada.❤ Infelizmente, estamos falando de uma cultura em que as pessoas que se queixam de assédio ou abusos de quaisquer tipos são julgadas como fracas, manhosas, buscando proteção exagerada. Nossa cultura já aprendeu que muitas dessas ações podem ser consideradas como crime. Neste aspecto, a Coreia ainda tem muito o que aprender. Idem Japão. Tudo é muito desafiador nessas culturas.
minhas meninas, vou proteger sempre
Forças meninas❤
Sério eu to vendo 5 garotas deprimidas que precisam de uma ajuda psicológica urgente elas tem levado tanto Hater é absurdo e tipo elas se esforçam tanto mesmo doente eu acho um grande absurdo é eles ficarem gravando essas coisas como se fosse algo positivo elas tbm são seres humanos elas tem limites cara n importa oq aconteça eu vou continuar apoiando o le sserafim espero que elas fiquem bem nossa ver que a Sakura escondendo seu sentimentos né pq ela é minha utt doi mtt em mim imagina para as meninas a Sakura tenta se manter firme para dar apoio as meninas pq elas estao passando por um momento mtt dificel
Vídeo lindo, Dan! Arrasou muito
virei fã delas essa semana, não sou muito ligado no mundo de K-pop, mas acabei gostando demais delas. É a primeira vez que me ligo mais nesse mundo da Coreia e tal. Espero que elas melhorem. Gostei muito das músicas desse álbum "Crazy".
Nem assisti mas sei que esta pftoooo !
Não quero que continue esse Hate e transforme o le sserafim no Itzy q tá lutando até hj pra sair das consequências do hate. O Itzy tá pronto já sair, se Deus quiser, mas é muito tempo machucando meninas incríveis. Não é justo!
Obrigada por esse vídeo
Cara esse documentário so me fez ter mais raiva da SoMu/Hybe, sabendo de tudo isso que essas meninas estão lidando mesmo antes da onda de hate, antes da confusão com a MHJ, antes dos encores de easy, antes do Coachella a empresa toma decisões ridículas tiradas do c* como gravar easy em uma igreja, eu me pergunto se é fã, hater ou se eles só não ligam para essas meninas mesmo e só querem encher o bolso de grana e foda-se quem vai se ferrar no processo.
A Sakura chora sobre estar aterrorizada em cantar em público e eles continuam dando músicas fora do conforto vocal delas, ja que eles estão claramente mais preocupados da parte visual das performance do que nos vocais, mandaram as meninas para um festival AO VIVO sendo que elas não redem ao vivo com as músicas atuais e já estavam super pressionadas com os encores de easy. Fora a jornada ridícula de trabalho que a SoMu/Hybe põe nessas meninas. Fora o desrespeito em filmar e publicar um momento tão ruim como uma crise de ansiedade quando claramente ela não quer ser filmada naquele momento.
Espero q conforme elas forem ficando mais velhas não busquem tanto validação alheia,se o blackpink ligasse pra tudo de ruim q falam delas tinham desistido em 2017
Ameiiii
Eu queria conhecer melhor o grupo, mas depois que vi aquela apresentação no festival eu desistir e não penso em um dia tentar novamente, mas é bonito dms o amor que o Dan tem por elas exala no olhar e me identifico muito pq sinto o mesmo pelo os meus favs
AMOOO
Vou apoiar elas sempre, se precisar eu vou pra luta por elas.
ola eu estou estudando português então eu assisto seus vídeos pra praticar minha escuta eu realmente gosto muito de seu conteúdo muito obrigada pelos vídeos
Se as meninas já estavam destruídas mentalmente assim no ano passado, imagina depois de todo o hate... eu amo tanto essas meninas 😢
n tem como nao se emocionar com as cenas da Sakura, queria mandar todo amor do mundo pra essa mulher
Eu lembro q no começo do grupo convenceram elas de que seriam as n°1, mas tantas coisas ocorreram e elas não são, mas estão entre os 5 melhores. É difícil uma mente jovem saber lidar e nitidamente elas tomam como rejeição. A hybe hiperomantizar a resiliência de seus idols smp foi a carta principal deles. E como kpoper de 2°G nós nunca caimos nessa armadilha pq idols de 2°G foram os que mais sofreram! Hoje as condições do kpop melhorou muito pros idols. Mas adolescentes caem nessa.
dan amo seus vídeos!!! meu youtuber favorito atualmente 💚
Eu acho esse tipo de documentário "um tiro no pé" porque pra mim, só mostra o quanto essas meninas trabalham até a exaustão, mostra as crises de ansiedade, isso não é legal de mostrar, expõe demais as meninas em um momento muito frágil! Nenhum fã acha legal que seu ídolo se mate de trabalhar, me sinto até mal vendo cenas assim!
Luana, essa é a realidade! O que elas mostram no palco é só uma pequenina parte do todo. Saber o que eles passam, o que eles sofrem, o quanto eles se esforçam para oferecer aos fãs o seu melhor deveria trazer um sentimento de empatia, uma conexão com o ídolo! Pelo menos foi assim com o BTS, quando nos armys víamos por tudo que eles passavam, quando percebíamos seu esforço, sua dedicação, isso nos fazia sentir que tínhamos que nos esforçar também! Que se eles estavam dando o seu melhor para obter sucesso, nós como fãs faríamos o nosso melhor para que eles alcançassem esse sucesso. Não atoa a música Wings onde eles dizem que somos suas asas. O ponto é, essa é a indústria, nós não podemos mudá-la, mas podemos fazer valer a pena para o nosso grupo favorito! As armys fizeram valer a pena para o BTS, eu espero que o mesmo ocorra com o LSF! Porque elas merecem muito! Eu assisti e eu chorei muito, porque eu sei como é ter uma crise de ansiedade, eu sei como é me esforçar, errar e não me sentir o suficiente! Eu entendo os sentimentos dessas meninas e eu acho que os seus fãs tem que todo esses esforço valer a pena! Não é porque você tem problemas de ansiedade que o mundo vai parar por você, essa é a vida real, a vida adulta, e principalmente essa é a sociedade em que elas vivem! Então, como fãs as defendam, as protejam dos haters e ajudem elas a alcançar seus sonhos!
Sinceramente elas começaram toma um hater pesado dps daquela carta aberta da sakura eu sinto q ela não deveria ter tomando a frente e sim hybe , a carta dela parecia q não importava com as críticas
Concordo mas tenho quase ctz que é pq somos brasileiras kkkkkk esse tipo de narrativa SEMPRE agrada os coreanos, amam isso de "meu idol passou mal se apresentando pra mim". Pegue de exemplo o famoso vídeo do Gfriend caindo mil vezes numa apresentação na chuva: viralizou por aqui como chacota, mas viralizou "em casa" como sinônimo de superação, profissionalismo e amor aos fãs
pra mim so mostra o quanto a Hybe/SoMu não liga para essas meninas, fazem elas trabalharem até a exaustão física e mental, se elas estão gerando money ta ok.
@@annyasousasilva E que empresa não é assim? Eu assistia o 2ne1 TV e era uma loucura a rotina do 2ne1 e olha que elas não lançaram na carreira toda o que LSF lançou em 2 anos! Infelizmente são todas assim, só que eles não mostram né.
kdan falando sobre o que ele gosta❤❤❤❤❤
Gente eu n gosto dos idols pelos vocais ou danças blz eu gosto deles pq tipo eu me indentifico com eles pelo oq eles sao por serem aquelas pessoas esforçadas eu gosto disso
espero que o Le sserafim fique bem eu vou continuar sempre apoiando as garotas n importa oq pq elas merecem eu amo mtt esse grupo e n vou deixa lo nunca te amo le sserafim te amo ❤❤
Estava esperando o seu video! Perfeito ♥️
Excelente vídeo ❤
Le sserafim para sempre, não foi deixar de apoiar, é o único grupo feminino de kpop que eu me apaixonei
Ainda bem que eu sai do tt antes desse hate todo começar, eu via muitos comentários ruins sobre idols (alguns que eu nem era fã) e me fazia realmente muito mal, mas eu imagino o nível que estava pelo tipo de atrocidades que essas pessoas são capazes de dizer. Desejo muita felicidade e sucesso pra elas, e que isso tudo passe❤
Pra ser sincera, esse documentário é mais uma forma da empresa lucrar em cima do grupo e estão aproveitado bem o hate que elas estão sofrendo. Se fosse um documentário feito por fora, teria um pouco mais de credibilidade. Forças para as meninas
Acho que é pra fazer o público criar empatia por elas
@@luanavitoria8200 n acho, se empresa se preocupasse com isso eles teriam evitado mt coisa, mas eles mesmo puxam elas pra polêmicas
pelo amor de deus gente o documentário foi gravado muito antes dessa onda de hate massivo
o documentário já teve uma primeira parte o ano passado então não faz sentido a narrativa de “lucrar em cima” porque se fosse para isso o documentário teria sido lançado logo após o coachela ou depois da era easy, o doc apenas mostra o ano passado delas e muito provavelmente elas vão continuando a lançar estes doc anualmente tendo hate ou não .
@@inari_z E foi lançado agora? Não acho que tenha sido coincidência
Eu não vou dizer isso por ser meu grupp favorito ou coisa do tipo, mas eu nunca, em 7 anos tinha visto um grupo tão unido, forte e determinado, mesmo passando por tantas coisas elas fazem de tudo para colocar um sorriso nos nossos rostos, elas são as melhores, e eu as considero minha família, que me salvaram de várias crises sem nem saber, por isso, como um fearnot, eu apoiarei elas para todo o sempre, estarei fazendo tudo por elas!!!
(Lembrem-se de dar bastante stream em perfect night pessoal)
Te falar q ver a Sakura chorando por medo de cantar e levar hate é muito forte MAS, quem conhece a Chaewon sabe q ela RARAMENTE chora, e ver ela chorando e soluçando ao ponto de mal conseguir falar é muuuuito difícil de assistir
não sou do fandom das meninas, mas é muito triste ver que depois de tudo, e elas compartilhar isso no documentário elas ainda estão levando hate. Pegaram as meninas pra Cristo igual o itzy. Até quando isso vai? Espero que os fãs seja forte pelas meninas e manda forças pra elas.
As meninas do grupo são tão talentosas e esforçadas, desejo apenas o melhor para elas.
durante o mama e outras apresentações dela o povo amou, foi para o coachella o povo começou a odiar. Os kpopers são os piores, as empresas só fazem o que lucra, o que o povo quer e depois eles colocam a culpa nos idols. È como disser ue o kpop ta generalizado e sem talento, sendo que cada grupo tem um conceito TOTALMENTE variaves e diferentes, tendo varios talentso, lembrando que as empresas na maioria das vezes autorição eles a cantar ao vivo ou não. Porem a culpa vai para quem se esforça não para quem causa isso que no caso é dos fãs
Adoro te ouvir
Eu me preocupo com a saude mental das meninas elas ate tiveram que fechar os comentarios das redes sociais por causa do hate eu espero que elas façam terapia.
Dan, você pode fazer um vídeo sobre os joseon-jok?
Dan faz um vídeo sobre o documentário do KATSEYE
Minhas rainhas
11:46 lindos movimentos de balé. Povo reclama por nada. puts...
A dança do Le SSe é uma das que curto do kpop. Acho que em minha preferência só perde para Sing com as danças com leque. (que é Canto e não KPOP. :) )