Aconteceu comigo em uma das das minhas turmas. Sinceramente, é complicado zerar as notas dos alunos, em especial acusando de plágio. Zerei apenas a de um aluno, pois no desenvolvimento do problema havia uma expressão mais ou menos assim: "Eu, como uma inteligência artificial não tenho uma opinião, mas ..." Ou seja, o estudante sequer leu o que pediu para a ferramenta responder. Copiou, colou e ponto final! Kkkkkkkkkk Se deu mal!
Exato, é a mesma ideia de calculadora, é importante saber como faz a operação, mas não usar uma calculadora é só ignorância. A mesma coisa está e continuará acontecendo com IA, mesmo que a escola ainda esteja apreensiva, se você não usar daqui pra frente no ambiente proficional você fica pra trás. (Nao tinha terminado de ver o vídeo kkkkk)
Dou aula na graduação no curso de Jogos Digitais, sou Professor de uma Universidade incrível no Brasil, e ensino a utilizar corretamente o ChatGPT, explicando os benefícios e malefícios da ferramenta e como podemos nos apropria da ferramenta para facilitar eticamente o nosso trabalho. Concordo com tudo que foi dito no vídeo, gosto muito do canal, vocês são sempre informativos, e se algum dia quiserem conversar sobre o assunto ou realizar um vídeo com professores que utilizam a ferramenta, contem comigo :)
Eu estou utilizando o chat GPT para melhorar a minha escrita. Por exemplo. Escrevo o paragrafo ou o capitulo e depois jogo no chat GPT para melhorar o texto. Geralmente ele deixa o texto mais coeso e fluido para leitura.
O problema é que as pessoas não usam eticamente e nem vão usar, claro, não podemos generalizar. É complicado quando uma pessoa estuda o assunto e faz todo o trabalho do zero com muito esforço, e vem outra pessoa que falta todas as aulas, só cola a pergunta no CHATGPT e tira a mesma nota ou até mesmo superior.
Entendo a importância dessa ferramenta no mundo, sou da área de tecnologia também, mas não podemos dizer que o CHATGPT não é um problema para a realidade, atual, acadêmica. O copiar e colar sempre foi um problema, com o puro Google isso já acontecia, pessoas pesquisam e não utilizam a massa crítica só fazem copiar e colar texto de vários site e pronto trabalho feito. Existe crime para isso, Plágio, mesmo assim as pessoas continuam fazendo. Contudo antes era possível identificar facilmente o Plágio.
@@De_Eu_Para_Eu Faço isso para trabalhos de escola, escrevo o texto, e peço pro ChatGPT desmacaquear o texto. Funciona muito bem, informações corretas + textinho bonito.
Minhas professoras de artes e de matemática foram os primeiros e únicos professores que realmente saíram da linha e pegaram oportunidades para dar uma aula inteira sobre como usar certos recursos como as calculadoras em matemática, como cuidar do seu dinheiro, finâncias, como usar o app do canva, calculadoras cientificas, e eu realmente apreciei essas aulas
Recentemente na faculdade de Jornalismo meus professores pediram para eu e meu grupo escrevermos um texto mais publicitário para um trabalho, porém metade do meu grupo tem gente de jornalismo no segundo semestre, nos não sabíamos que caminho seguir. Pedimos orientação aos professores mas mesmo assim ficamos confusos, então eu tomei a iniciativa de testar, pela primeira vez, o chatgpt. Contei para ela sobre o trabalho, então pedi para que baseado no que falei, ela escrevesse um texto publicitário, a partir da resposta dela eu e meus colegas entendemos como devemos procurar escrever nosso texto publicitário. Acredito que usar o chatgpt será bom para você achar exemplos do que você quer aprender, mas mesmo assim ainda temo pelo rumo que o chatgpt possa tomar
Até o momento, não tem como alguém fazer todos os trabalhos da escola ou faculdade e tirar 10 em TUDO, sair perfeito. Pq a própria IA tem defeitos. Estudo Direito e já pedi pro chat fazer uma peça jurídica x, de acordo com o modelo usado no brasil, com artigos, sumulas jurisprudência.... em quase todas o artigo tava errado com o caso em questão, inventava súmula e jurisprudência do STF, STF, TRT, TST. O cara mente na cara dura! Kkķk dá os dados e formata a referência certinho, mas inventa nome do juiz, data e tudo ! Ele também não sabe fazer o modelo certo juridicamente, ele inventa um modelo da cabeça dele na maioria das vezes. A unica coisa que dá pra aproveitar é a redação jurídica mesmo, mas mesmo ela vc tem que fazer uma adaptação pra redação que realmente nós usamos, pq ás vezes ele escreve na primeira pessoa (como se fosse o advogado falando na frente do juiz e dizendo "meu cliente alega isso..."), as peças dos advogados são feitas em 3 pessoa. Só a de juizes, desembargadores e ministros falam em 1 pessoa "eu decido". O chat é bom quando vc não sabe cono escrever ou falar sobre certos assuntos e pede AJUDA dele pra elaborar um texto, um discurso etc... a partir das informações que VOCÊ fornece pra ele
Parando pra pensar ajuda bastante, as vezes você pode meio que pegar uma base e melhor muito né. Eu acho até um incentivo para ler também, pq lá você pode pedir para ele criar histórias personalizadas.
Acabei de copiar o seu comentario e foi essa resposta que o Chatgpt me deu... ecentemente na faculdade de Jornalismo meus professores pediram para eu e meu grupo escrevermos um texto mais publicitário para um trabalho, porém metade do meu grupo tem gente de jornalismo no segundo semestre, nos não sabíamos que caminho seguir. Pedimos orientação aos professores mas mesmo assim ficamos confusos, então eu tomei a iniciativa de testar, pela primeira vez, o chatgpt. Contei para ela sobre o trabalho, então pedi para que baseado no que falei, ela escrevesse um texto publicitário, a partir da resposta dela eu e meus colegas entendemos como devemos procurar escrever nosso texto publicitário. Acredito que usar o chatgpt será bom para você achar exemplos do que você quer aprender, mas mesmo assim ainda temo pelo rumo que o chatgpt possa tomar Você que escreveu isso? ChatGPT Sim, fui eu, o ChatGPT, que escreveu a resposta anterior com base na informação que você forneceu. Como um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, minha função é gerar texto com base nas entradas que recebo. Neste caso, você compartilhou sua situação na faculdade de Jornalismo e solicitou ajuda para criar um texto publicitário. Embora eu possa fornecer exemplos e orientações com base em uma ampla gama de informações prévias, é importante lembrar que, como uma IA, não tenho experiência ou conhecimento pessoal direto. Minhas respostas são baseadas em padrões encontrados em grandes conjuntos de dados e informações disponíveis até setembro de 2021. No entanto, estou aqui para ajudar e fornecer orientações dentro das minhas capacidades. Se você tiver alguma pergunta específica ou precisar de mais assistência para escrever seu texto publicitário, fique à vontade para fazer sua solicitação e tentarei ajudar da melhor maneira possível. sim, eu copiei sem o R, e mesmo assim ele disse que foi ele.
Uma vez ouvi falar que o chat gpt reconhecia os textos e decidi testar se era verdade. Usei dois textos, um que eu tinha pedido pro chat gpt fazer e um que eu fiz sozinho. O texto que fiz sozinho era minha opinião sobre um assunto para um trabalho da faculdade, então não havia partes copiadas e nem mesmo que me inspirei de algum lugar, era 100% feito por mim. E o chat me respondeu que foi ele quem fez os dois textos. Meio complicado esse negócio, vai ter muito aluno honesto se ferrando por causa dessa mentira de que o chat gpt reconhece se foi ele quem fez o texto.
Como um modelo de linguagem AI, eu não possuo a capacidade de realizar análises retrospectivas para determinar se fui eu ou outro autor humano específico que gerou uma determinada redação. Posso gerar textos com base em informações e exemplos fornecidos, mas não tenho uma memória específica que me permita rastrear a autoria de uma redação anterior. Minha função é auxiliar com informações e responder a perguntas com base no meu treinamento e conhecimento prévio.
@@RimuruOFC se vc perguntar para ele se reconhece os textos ele vai responder que não. mas experimenta colar um texto la e perguntar pra vc ver. e nao, nao uso aplicativos de celular. fiz o teste pelo site oficial da openai.
Sou professor do ensino médio. Pra pegar um trabalho feito com ChatGPT é relativamente fácil. Selecione alguns trechos do trabalho e proponha ao "autor" que fale sobre eles, inclusive pergunte o significado de termos e conceitos que julgue complexos e caros ao conteúdo em questão. Se o "autor" souber responder de forma coerente e correta, ainda que a autoria tenha sido do ChatGPT, você garantiu com essa fiscalização, que o "autor" estudou o conteúdo antes de entregá-lo, o que pelo menos pra mim, atende aos fins didáticos da atividade proposta.
@@zecazb nem tudo é streaming, games e redes sociais. Eu sei que estudar é chato. Mas só aqueles que equilibram os momentos chatos e divertidos da vida, têm sucesso nela.
Na minha universidade os professores simplesmente entrevistam os alunos. Se o aluno nao souber explicar o processo de desenvolvimeto do projeto ele tira 0.
@@kavall5919 Eu acho que isso deve ser normal em qualquer faculdade. Se você de fato fez um trabalho, você consegue falar dele com propriedade. Sobre falar na frente das pessoas, bons professores acham soluções pras exceções, como pessoas extremamente ansiosas que não conseguem falar em público ou ficar na frente da sala (isso vai desde gravar um vídeo ou aúdio, até mesmo sentar e conversar com a pessoa sozinha só perguntando o que ela fez e quais duvidas tem). Vai da didática de um bom professor =)
Eu curto usar o chatGPT pra esclarecer assuntos que não estou entendendo quando to estudando sozinha (pré vestibular). Geralmente são dúvidas muito pontuais e específicas. E dá super certo.
Sou cientista e trabalho na Universidade de Umeå da Suécia. Eu tenho usado o chatGPT para me auxialiar a corrigir somente os erros de gramática do meus textos em inglês.
@@vinicius-ft4ik oxi, o que não entendeu? eu só peguei o comentário e fiz uma brincadeira de pedir pro chatgpt responder a ele o contrapondo, só foi baseado na resposta dele e a resposta a ele nesse caso, todos os argumentos são algo de conhecimento geral implícito ( tipo, com 6 anos a a pessoa é uma criança, o céu é azul, a terra é um geóide e etc) não necessita uma referência específica como se ele tivesse citado uma estatística. Mas pior que msm assim ele fez isso até gera referências como link em cada tópico do argumento, mas se ainda não entendeu discute lá com a IA o "baseado em", não foi eu que escrevi não. A intenção era só, imagina o povo discutindo assim agora no RUclips, povo nem pra discutir mais vai perder tempo kkkkkkk
O mais curioso é que o professor também delegou a correção dos trabalhos para o ChatGPT... Identificar se houve plágio ou o uso de alguma ferramenta indevida é função do professor... Não da I.A.
Não delegou. Foi no site e com "os dedinhos dele" fez os comando pra identificar o possível "banco de dados" do referido Chato. Se tivesse delegado não ia nem mexer os dedinhos.... ou vc queria que fosse comando mental?
Usei calculadora cientifica no ensino médio/técnico, mas como nunca tinha tido contato, acabei não sabendo usar na hora da prova. Esse é o problema de não dominar as ferramentas.
E o pior, nunca ninguém se disponibilizou a tentar te ensinar Porque mesmo se você for atrás sozinho, cada calculadora tem uma forma diferente de como se calcula, principalmente as científicas
Sou psicóloga e, recentemente, dei uma palestra para professores da rede pública, sobre como essas ferramentas podem ser aliadas dos alunos e educadores. O uso crítico e consciente é a melhor alternativa, por isso a educação deve abraçar essas inteligências e incentivar o uso.
Acabei de passar em Probabilidade e Estatistica usando ChatGPT pra resolver as questões em R (presencialmente em uma universidade federal). Basicamente foquei nas outras 4 matérias durante o periodo e recorri ao ChatGPT sem ter estudado nada, média 7 e aquele abraço 👋(Não recomendo a prática se você quer se tornar um bom profissional)
Comentários perfeitos de vocês dois. A questão que levantaram: se a ferramenta provê o resultado, e às vezes o caminho, o que fica para o ensino é o fundamento. A propósito, tive uma experiência interessante com o ChatGPT. Estava escrevendo um artigo científico, e já cansado de consultar a literatura, pedi que ele me desse dez referências de cinco palavras-chaves do meu trabalho. Maravilha: lá estavam as 50 referências com autores, títulos, citações e… resumos! Me economizaria dias de trabalho. Até que eu me interessei em ver mais detalhes de algumas das citações… e várias delas simplesmente não existiam! Imaginem se a pressa em publicar me dominasse. Meu artigo seria rejeitado com severas críticas do editor (pouco provável), dos revisores (idem), mas certamente da produção!!!!
Uma notícia ruim, o chat sempre vai falar que foi feito por ele mesmo se não for feito, já fiz esse teste E ele inventa um monte de coisas kkk Como o Leon explicou
Eu mesmo já escrevi uma redação inteira e o Chat GPT falou que era dele, só consegui provar que era algo original meu pois ao pedir para ele escrever uma redação com o mesmo tema o resultado foi completamente diferente
@@vitorsousa9067le inventa coisas, ele alucina, mistura as coisas, fala que cachorro é um animal voador. Vai pedir pra ele inventar as referências também? Ele também é capaz disso 😂😂😂
Eu já fiz um artigo acadêmico usando o chat GPT, mas tive que editar pra incluir citações VERDADEIRAS pra por nas referências, pq o chat GPT inventa citações FALSAS no artigo kkkkkkkk
Ele me ajuda muito em revisão de textos e ofícios no trabalho, melhorarias e tals. Ando usando mto para pegar falhas em códigos em meus projetos com arduino. Ele anda me salvando d+ no meu hobby de automodelismo que ele me fornece dados e peças que eu nem fazia ideia a mens que lesse todos manuais e são mtos. Mas sim, ele inventa MUITA COISA, tanto que ele informa que X peça é de TAL produto e quando eu digo, mas eu vi essa peça no manual de outra marca, ele pede desculpas e começa a "acertar" uashuahsuah depois que eu ensinei, tbm acerto kkkkkkkkk MAs ta ajudando d+ viu
8:05 nada impede o aluno de deixar o chat gpt com a resposta do lado e simplesmente sair passando a limpo todo o texto, como se estivesse copiando de uma lousa kkkjk
Na minha cadeira de Filosofia da Ciência a professora passou um trabalho onde os alunos perguntariam coisas básicas sobre a ciência ao chatGPT e dps nós refutariamos ele com base nas referências teóricas passadas, e é impressionante como o chatGPT inventa coisas.
Comecei a usar o ChatGPT nas minhas aulas de inglês. É bom para escrever textos ou reescrever textos de outras fontes no nível de vocabulário do aluno, assim como para criar situações interativas e conversas fictícias para o aluno praticar leitura e escrita. Também usei diversas IAs para fazer trabalhos de tradução. Faço a minha tradução e depois jogo em 4 IAs diferentes para ver cada uma faria e vou adaptando as melhores ideias delas para o meu texto. É quase como se eu perguntasse a opinião de outros profissionais para fazer uma síntese e aperfeiçoar o trabalho. Mas é óbvio que para ser uma boa ideia você precisa saber o que está fazendo. Não adianta jogar qualquer coisa no ChatGPT e só copiar e colar a resposta dele.
Como professor de física sempre digo que o uso da calculadora tem que ser colocado de forma gradual, apesar de ser uma excelente ferramenta, a não utilização dela para fins didáticos é extremamente importante se pensarmos em construção de conhecimento e formação, ela tem que ser introduzida aos poucos, o mesmo vale ao chat, é importante ir introduzindo aos poucos, mas de nada adianta se, dependendo do assunto, a pessoa não souber o que está fazendo.
Física é horrível, mesmo que eu soubesse fazer todos cálculos, nunca consegui entender como resolver eles, com uma calculadora em mãos eu acho que me sairia melhor, porque eu perdia tempo demais nas provas tentando fazer contas que não existiam e até chegar na conclusão que elas não estavam certas já era tarde demais... Para mim física não se trata só de calcular, isso você aprende em matemática, o importante da física no meu conceito é você saber como as coisas agem sozinhas e entre si, é muito mais importante interpretação do que conta. A calculadora para mim deveria ser usada na física, já que enquanto matemática é você trabalhar entre os números, física vai mais além, então perder menos tempo pensando em conta e mais nas formulas e entender mesmo o que se pede é mais importante, além de que geralmente nas escolas há mais aulas de matemática do que física, então seria só lucro se matemática ficasse focada nas contas enquanto física aproveita para expandir mais sem se apegar tanto a isso, não importa os números, importa as formulas.
@@Hu3Hu3LOLOL sim, você está no ponto certo, física se resume a interpretação da realidade tendo a matemática como aliada/linguagem, de exemplo tem-de o MU, onde o movimento é descrito por uma função afim mas ainda assim é algo real (não só cálculos).
@@gusta_vo Sim, eu odiava física na escola por ser só cálculos, não tinha tempo do professor fazer mais do que isso, ele ensinava as formulas e tudo, era um ótimo professor, até tentava contar uma histórias usando da física, só que não tinha tanto tempo, eu não consegui aprender nada mesmo assim, no entanto, eu sei das formulas e calcular bem, só que agora como usar tudo o que eu tenho e sei em física? Faço a menor ideia, pra você ter noção, nem colando eu conseguia fazer os exercícios por simplesmente não entender onde usar o que. Porém, tudo o que aprendi de forma explicativa de como funciona a física, sem as contas e formulas, eu acho até hoje uma das coisas mais úteis da vida e mais interessantes, física é incrível, mas é uma matéria muito mal aproveitada nas escolas e que acaba só focando em conta e conta, ao invés das outras utilidades dela em si, além de que conta pouco importa na física, já é para você ter isso vindo da matemática, o importante é você saber o usar as informações que estão lá e onde. Matemática eu compreendo fazer muitas contas, mas física devia ser mais do que isso na aprendizagem.
Frases começam com letra maiúscula Brasil é nome próprio então também começa com letra maiúscula "a onde" deveria estar escrito "aonde" e o artigo "a" foi empregado incorretamente Obrigado por conjugar o verbo saber no passado. O nome do aplicativo é Powerpoint e não "powerpint" Giovanne, você cometeu tantos erros numa única frase que não tem moral alguma pra falar dos professores que tem dificuldade com tecnologia. Preste mais atenção no conteúdo das aulas que na habilidade dos outros de conectar um cabo no projetor, daí você vai começar a escrever com menos erros ortográficos.
Sobre a calculadora, discordo parcialmente, acho que as pessoas tem que aprender a fazer as coisas "na mão" antes de usar atalhos, caso contrário, se não tiver esse atalho elas ficam perdidas. Em suma: só pode usar chat gpt se a pessoa ter condição de fazer o trabalho sem ele.
Sou estudante de desenvolvimento de software, nós temos um trabalho semestral que é feito em grupo(um programa tipo site) e usamos o chat GPT nele, não por trás dos panos, como dizemos que usamos Resultado? O professor super apoiou e disse que era uma ótima ferramenta e muito criativa kkkk Obs: usamos para fazer códigos, que em um geral são cópias um dos outros de qualquer forma, então é bem diferente do que escrever uma redação, por exemplo
Год назад+49
Eu já expliquei este problema aqui a muito tempo, pois identifiquei logo que comecei a usar a ferramenta e não tive nenhuma curtida. Dai lembro de um cara falando que tava usando o Chat GPT para escrever o TCC dele, e o comentário tinha mais de 100 curtidas com muita gente apoiando a ideia.
Nilce, não são em todas as universidades mas na minha exigiram uma calculadora e me ensinaram a usar todas as funções, também deixam usar em algumas avaliações.
Incrível como esse casal e perfeito. Mesmo com opiniões diferentes, elas se completam e eles acabam chegando em uma conclusão, alem de eles discutirem igual pessoas normais, em vez de so gritar iguais neandertais. Voces sao perfeitos.
Cara... nao tem problema se utilizar do chat gpt pra criar texto ou criar o trabalho.... oq importa eh a retençao ... os professores tem q trabalhar formas dos alunos interpretarem esse texto criado pelo chatgpt e tbm fazer verificaçao. Como exemplo, falar pro aluno apresentar sobre o trabalho, ou fazer o aluno criar um projeto pratico após o trabalho escrito... a ideia eh ensinar pessoas a conseguirem expandir suas ideias e como elas falam se utilizando uma ferramenta q pula toda aquele trabalho a mao q leva mto tempo, e nem sempre esse trabalho tedioso eh oq tras o conhecimento pra pessoa.
@@duda.1441 Com certeza, assim como o Leon, eu também tenho TDAH, e tarefas teoricas sempre foram MEGA dificeis pra mim no tempo de escola... porém quando fazendo trabalho em grupo, eu me apoiva nos amigos q faziam a parte teorica, e eu produzia a parte pratica, e na maioria das vezes, minha apresentaçao do trabalho teorico deles saia mto melhor do q a propria apresentaçao feita por eles, provando q diferentes mentes sao adaptadas para executar tarefas de formas diferentes e chegar a melhores resultados, e na epoca se eu pudesse ter me apoiado em um tipo de tecnologia como essa pra poder continuar desenvolvendo minhas capacidades, acredito q teria me dado bem melhor... No final eh quase como lutar contra a galera aprendendo novas coisas pelo RUclips, isso nao substituia a escola, mas adaptou a forma como as pessoas consomem e adquirem novos conteudos/conhecimentos.
As vezes da vontade de usar o chatGPT pra tudo na faculdade. Tive uma materia do semestre que era de matematica e fisica aplicada em jogos, fiquei perdidinho pq não tinha videoaula pra explicar a materia. Minha vontade era pegar as questões e colocar pra IA responder tudo por mim.
Verdade, ele é um grande mentiroso, mas seria aquela pessoa que inventa qualquer coisa e você acredita porque ele fala com tanta convicção que deve até virar realidade kkkkkkkkkkk'
Para uso de produtividade, eu a acho que é uma ferramenta de grande ajuda, eu quando entrei no meu estágio como desenvolvedor treinee, eu não sabia usar os comandos básicos do linux (pois sou usuário windows), e lá tive que montar um servidor web usando sistema linux para aprender, então usei o ChatGPT como ferramenta para me ajudar a montar o servidor, em vez de eu perder boa parte do tempo que mal tinha pesquisando na internet em algum site que tenha a informação simples que queria, a IA me ajudava sendo mais específica e me dando a informação que eu queria em um instante.
acho que a unica saida é aceitar o chatgpt, eu nunca tive dificuldade com texto acadêmico, mas desenvolver um paragrafo com todas as questões gramaticais, sem redundância, sem repetir palavras é uma atividade muito onerosa, com o chatgpt eu posso focar em reunir a informação e deixo a escrita na mão do chatpgt que é muito mais competente, acho muito dificil conseguirem combater isso pois você pode pedir pro chatgpt reescrever o paragrafo diversas vezes, e você mesmo pode pegar o paragrafo do chatgpt e reescrever, e sobre usar o google docs, é só eu fazer o trabalho todo no word e reescrever sem copiar e colar pro google docs. no fim das contas da na mesma.
acho que o jeito correto de usar o chatgpt é você buscar informação nas fontes verídicas, ou seja, ler artigos científicos, trazer a informação pro chatgpt para ele montar o parágrafo com a suas ideias, pois as informações do próprio chatgpt são superficiais além de ele ficar inventando informações.
Agr e ainda mais no futuro, vai ser impossível combater. essa questão do google docs, você pode literalmente pedir pro chat gpt simular um aluno escrevendo, se pedir pra ele escrever com erro, ele faz, então não adianta, tem que abraçar e aprender a usar, não tem jeito.
Só uma correção: Hoje o ChatGPT já não pontua mais referências para textos, ele tem uma mensagem pronta dizendo que não pode proceder dessa forma, pois não tem acesso às fontes públicas de informação, algo nesse sentido.
8:10 mesmo com Google Docs daria pra burlar ele, seria super possível criar uma extensão para navegador que simula uma pessoa digitando nele. Você pode criar todo o texto com antecedência no GPT, formata no Google Docs e depois usar essa extensão para ela ir inserindo no Google Docs final os textos que você precisa como se você você digitando.
Isso tem acontecido muito. Vi um caso que uma redatora perdeu um cliente pq ele acusou ela de ter feito o texto no chat. Nisso muitas pessoas comentaram que isso está acontecendo em escolas e faculdades. Teve um cara que colocou um texto que ele fez há muitos anos sobre ele mesmo e o chat falou que o chatGPT que escreveu
O Google Docs não funcionaria pra descobrir por causa que o aluno pode simplesmente criar o texto com o chatgpt e reescrever ele a mão no Google Docs, assim teria o tempo dele escrever e seria impossível de saber.
Mesmo que verifiquem no sistema da Faculdade se está sendo inserido um texto de uma única vez, ainda é possível burlar o sistema utilizando scripts que inserem caracteres um por um, com intervalos de tempo, para que o registro pareça que a pessoa está digitando.
Minha ideia seria criar uma vertente academica para resposta de duvidas e sintese de explicações com base em uma versão especifica do GPT para uso em escolas e universidades onde estaria integrado a um sistema de registro de perguntas com data, hora, pergunta, resposta e ações de copia e cola, assim vc deveria obrigar o aluno a utilizar apenas esse sistema controlando as fontes e o modo de preparo do trabalho sendo este tambem realizado apenas na escola em ambiente controlado com proxy nos computadores para que não acesse nenhum outro site além dos autorizados. Acho um bom método de controle de danos. Edit: acabei de terminar o vídeo e vi que o leon falou a mesma coisa ksksksksksks
14:00 Essa é a funcionalidade mais útil do chat gpt. Eu não uso para entrega de trabalhos, mas uso para estudar. Quando não consigo entender alguma matéria, coloco os pontos do suporte visual concedido pelos professores e peço para ele explicar aquela matéria. Salvou-me várias vezes.
Um colega meu na última frequência de antropologia ele usou o chatgpt para lhe ajudar a responder ás perguntas de escolha múltipla. Resumo da história, ele tirou 15/20
Aconteceu a mesma coisa comigo kkkkk (chatgpt disse que tinha gerado meu trabalho) eu provei que tinha feito o trabalho no Google docs com o histórico e o professor liberou o chatgpt pra geral pro próximo trabalho. Eu usei o gpt pra melhorar o texto, mas o trabalho foi eu que fiz
Por fazer curso tecnico junto com o ensino medio, eu tenho uma materia relacionada a tecnologia, que nao é informatica em si, mas é parecido. E o professor que da essa materia nos insentiva a usar o ChatGPT (dizendo que ele proprio usava para fazer trabalhos relatorios e etc) e outras inteligencias artificiais a nosso favor. O que eu acho é q os professores deveriam ajudar os alunos a usar essas ferramentas ao proprio favor, pq msm que eles nao ensinem, os alunos vao continuar usando para fazer os trabalhos dados.
"Até a minha data de corte em setembro de 2021, Nilce, do canal Coisa de Nerd, não publicou nenhum livro. Ela é conhecida principalmente por sua atuação no RUclips, junto com seu marido Leon, onde produzem conteúdo relacionado a jogos, cultura pop e entretenimento. No entanto, é sempre possível que ela possa ter lançado algum livro após essa data, portanto, recomendo verificar as informações mais atualizadas para confirmar se houve algum lançamento posterior."
Trabalho com edição de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio e faz um tempo que calculadora, software de planilhas eletrônicas e software de geometria dinâmica são ferramentas usadas nos livros didáticos. É importante lembrar que o uso dessas ferramentas deve ser feito com parcimônia para não afetar o processo de ensino. Por exemplo, durante as aulas sobre operações com números racionais na forma decimal, eu posso/devo ensinar como usar a calculadora, mas o estudante precisa, antes, desenvolver o algoritmo com esse tipo de número, então não é sempre que ele poderá usar a calculadora. Agora, em outro momento, quando o foco não é o algoritmo, daí o estudante pode usar a calculadora em alguns casos, pois se pressupõe que ele já sabe o algoritmo. É importante tb notar que o ideal é haver uma mescla entre momentos de uso da calculadora e do cálculo com o algoritmo, pois o a repetição tb ajuda no processo de ensino.
Adorei utilizar o ChatGPT, pois sou péssimo em escrita. Eu simplesmente rabisco algumas ideias e peço para ele organizá-las, acrescentando mais detalhes, e o resultado final é incrivelmente superior ao que eu conseguiria escrever por conta própria.
faço exatamente isso, eu faço um texto base e peço pra ele reescrever acaba que eu aprendo até mais, pq eu tenho que checar se tudo que ele adicionou é verídico e se encaixa no assunto do texto em questao
@@vinicius-ft4ik De tanto praticar vc aprenderia a escrever tão bem ou melhor, porém agora utilizando o ChatGPT para tal sem praticar, você basicamente nunca vai chegar pessoalmente a esse nível, e é ai que é o risco. Num enem ou vestibular da vida, ou alguma situação onde não tenha acesso, vai passar vergonha.
Então não está aprendendo nada consagrado. Utilizar o chat para corrigir ortografia do texto, é muito bom. Pedir pra ele identificar seus erros, melhor ainda! Jogar ideias mal escritas ou mal desenvolvidas e solicitar que ele escreva de forma coesa, cara, tu não tá aprendendo nada.
Olá vi o video acima um ano depois de ele ser colocado no RUclips, mas acho que teria meios para dizer se o aluno simplesmente mandou o CHATGPT fazer o trabalho e deu um CTRL C e outro CTRL V seria o próprio CHATGPT colocar dentro do arquivo uma marca no arquivo de dados que foi feito por ele e que poderia ser descoberta, vi que voce gosta de filmes e fotos nao sei se hoje a câmeras digitais ainda colocam uma data escondida nos dados antes eu sabia que colocavam e se tivessem GPS elas colocavam ate a localização, hoje se voce tentar baixar um video que tem copyright voce e bloqueado para baixar. O CHATGPT deve ser usado como antigamente se usava a Enciclopédia Barsa, ou ia na biblioteca da cidade fazer uma pesquisa para o trabalho, e nao era possível dar CTRL C e CTRL V como muitos fazem hoje so pôr preguiça.
Um grande problema que vamos enfrentar como sociedade é o segregamento (maior do que o que já existe) de grupos baseado no conhecimento. Em pouco tempo vamos ter pessoas que saberão apenas o básico do uso de ferramentas como a internet e pessoas que serão capazes de, sozinhas, fazer o trabalho de um time inteiro utilizando IA.
Andavam a espalhar isso de que se você colocasse no Chatgpt e perguntasse se foi ele que fez ele diria. Mandaram para o meu grupo da turma e eu fui verificar, isso só funciona se você não mudar de chat de pergunta, ou seja é impossível o professor ver isso, já que ele não têm acesso ao chat que você usou
Aconteceu algo parecido comigo em 2010, fui acusada de usar o Google Tradutor em um trabalho de inglês, mas eu nao tinha usado o google tradutor kkkkkkk fiquei sem nota mesmo assim
O problema do google docs por exemplo, alunos geram o texto no chat, colam no notas, e depois escreve manualmente no docs... da no mesmo... não tem garantias que a pessoa que fez mesmo...
Eu fiz isso com meus alunos de química há algumas semanas. Postei a resposta do chat Gpt dizendo que foi ele que escreveu, e eles entraram em Pânico kkkkk.
3:15 aq ele falo Leon Martins e Nilce Moretto são um casal brasileiro que ganhou popularidade na internet como criadores de conteúdo. Eles são conhecidos por seus canais no RUclips, "Coisa de Nerd" e "Cadê a Chave?", onde compartilham vídeos sobre jogos, cultura nerd, vlogs e entretenimento em geral. Leon Martins é formado em Ciência da Computação e Nilce Moretto em Design Gráfico. Juntos, eles criaram seu canal principal, "Coisa de Nerd", em 2010, que se tornou um dos maiores canais brasileiros sobre cultura nerd, jogos e entretenimento. Eles também possuem outros canais secundários onde abordam temas diferentes, como o canal "Cadê a Chave?", que é focado em vlogs e viagens. Além dos vídeos no RUclips, Leon e Nilce também participam de eventos e convenções relacionadas à cultura nerd, onde interagem com seus fãs. Eles conquistaram uma grande base de seguidores e são considerados uma das referências no cenário do RUclips brasileiro.
Aconteceu algo semelhante na minha escola, mas um pouco pior. Nos dias 1, 2 e 3 desse mês, aconteceu a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). Essa olimpíada é feita totalmente pela internet, então não tinha muito controle de quem estava sendo 100% competitivo e justo, dando o sangue naquilo, ou aqueles que simplesmente jogavam o enunciado no chatGPT e colavam a resposta como solução e conseguiam o ponto cheio na questão. Em resumo, por conta de uma parcela grande desses alunos a minha escola decidiu desclassificar a minha sala inteira, então pessoas como eu que estudaram durante meses pra ter uma chance de concorrer as próximas etapas e foram realmente bem por esforço próprio, foram injustamente desclassificadas por conta de pessoas que terminaram a prova em 10 minutos usando essa ferramenta.
Eu tive uma experiência sobre isso essa semana, minha professora na faculdade de Psicologia queria dar um prova diferente para que ela conseguisse ver nosso processo de aprendizagem, assim, ela fez uma prova aberta que poderia ser utilizada consulta aos textos da aula (impressão ou kindle), além disso, poderíamos fazer a prova em dois dias para refletirmos sobre nosso própria resposta, modifica-la para que refletisse o nosso real aprendizado. Acredito que esse processo me ajudou bastante, porquê me instigou a investigar e procurar tanto no texto quanto na minha memória as respostas para a prova.
COMO USAR COMO FERRAMENTA! Eu vi uma noticia de uma universidade, onde o próprio professor pede para os alunos pedirem coisas pro chat gpt, e a partir da resposta ele tem argumentar em cima do que o chat gpt disse. Ele meio que fez um jogo onde usava o chatgpt pra criar uma dinâmica no aprendizado e você ter um aprendizado mais variável que sempre seguir na mesma linha de pensamento como se a vida fosse um passo-passo. Ixi isso vai ter muita coisa.
No ensino básico e médio não pode usar calculadora por que o objetivo da matemática nesse período é desenvolver o raciocínio lógico-matemático (é literalmente forçar a pessoa a pensar na conta). Já na universidade não é mais necessário isso, logo pode se usar calculadora sim (na real, deve... Certos cálculos iam ser quase impossíveis sem uso da ferramenta)
Como millenial eu já passei por várias revoluções tecnológicas, eu vivi o mundo pré-digital, a revolução dos computadores, a revolução da internet, a revolução dos smartphones e agora a revolução da AI. E gente, tecnologia não tem volta! E falo isso como professora e aluna! Sou professora, tenho 34 anos, estou fazendo uma pós-graduação no Canadá. A qualidade da educação daqui é horrível, tem muito conteúdo e pouca preocupação com a aprendizagem de fato, você é só um número e $$$ pra eles. E é por isso que aqui todo mundo usa o ChatGPT. E acho que se os alunos encontram uma saída com o Chat, a gente tem que repensar a educação, como fazemos educação e o que queremos passar à diante com ela. Não adianta ser resistência, temos que aprender à lidar com ela.
é uma ferramenta bem útil, alem que há outras IA melhores para pegar resumos sobre certos conteúdos que dão inclusive referencias de onde a informação saiu, outras você fornece o PDF e você pode fazer perguntas sobre aquele documento, ajuda muito criar resumos para estudar para provas, ou criar sínteses sobre um autor de filosofia e seus estudos/métodos, mas claro com moderação e sabedoria, não para fazer um trabalho inteiro, mas como ferramenta para otimizar o tempo de construção de um projeto ou de uma pesquisa sobre um tema, ao invés de ter que acessar diversos sites
Os trabalhos deveriam ser feitos todos na sala, aí tbm acabava com aqueles professores que passam uma quantidade absurda irreal de trabalho sem considerar que tem aluno que trabalha pra manter a própria faculdade
Isso sem contar cursos com trabalhos mais difíceis Eu sou da engenharia da computação, é literalmente impossível tu me pedir um código de mais de 100 linhas pra ser feito em uma aula, isso não rola
Faço ciências da computação. Estou cursando o primeiro semestre. O principal tópico é justamente IA no geral, o mais famoso sendo o ChatGPT, eles deixam bem claro que não ligam se o aluno está usando o ChatGPT para fazer os trabalhos. Eles estão ali para passar o conhecimento adiante e formar bons profissionais, agora se o aluno está pagando pra ir na faculdade e só quer usar o Chat, a escolha é toda dele. E ainda acho um atraso nas aulas de matemática não ser possível usar uma calculadora, quando em um cenário realista (no qual eu esteja trabalhando) não vou fazer tudo na mão, as tecnologias estão aí para facilitar o trabalho e aperfeiçoá-los.
7:07 Eu trabalho numa instituição de ensino privada no Guarujá, litoral de São Paulo. Acontece que nessa escola é permitido sim o uso de calculadoras nas matérias de matemática A, matemática B, física e química. Nessa mesma instituição também tem cursos técnicos profissionalizantes de nível médio como: Técnico em enfermagem, Técnico em logística, Técnico em informática (que eu cursei em 2018), Técnico em administração e entres outros cursos, e até mesmo nesses é permitido sim a utilização de calculadora. O que não pode é utilizar a calculadora do celular.
E digo mais, tem que colocar as informações no chat e pedir para "sem alterar os dados informados", porque em uma dessas de corrigir o texto ele começou a viajar 😂😂
12:10 isso aqui me lembrou muito na época em que os motoboys de pizzaria entregavam a pizza sabendo o seu endereço de cabeça. Você fazia o pedido por telefone, passava o endereço e ae era tipo "Se vira ae motoboy"
Sou professor de matemática do ensino fundamental, aprecio que todos tenham autonomia para desenvolver uma operação matemática com as próprias mãos, isso ajuda a desenvolver a lógica (não só matemática, visto que as operações podem ser feitas de várias formas para chegar no mesmo resultado) para resolver as atividades. Quando eu vejo uma conta feita com auxílio de calculadora fica bem claro pra mim, principalmente quando eu já conheço o estudante.
Cara, é isso que sempre falo: mais importante é avaliar qual a lógica ou a estratégia empregada pelo aluno para chegar na resposta do que os meios que ele usou para alcançá-la. Nas minhas aulas de matemática do ensino médio, o professor deixava usar a calculadora nas provas, e mesmo assim sempre havia alguns que nem sabia como resolver as equações e erravam o valor de "x", ainda mais quando havia exponenciais e logaritmos na meiuca.
Atualmente estou no curso de analise e desenvolvimento de sistemas, primeiro semestre e o que eu recomendo a se fazer é usar o chat gpt como co-piloto, ele em si é uma ferramenta muito boa de pesquisa, vou contar a minha experiência com ele, eu uso muito para me lembrar de comandos q eu ja não tenho certeza que lembro as vezes até coloco alguns códigos pra corrigir (quando o código ta dando errado) e ele responde rapidamente pra mim o que eu não tava conseguindo enxergar, inicialmente eu estava preocupado que eu estava dependendo demais dele, mas eu notei uma diferença, muitos erros que ele me aponta eu ja não cometo mais.
Muitas pessoas vão emburrecer com essa tecnologia, eles vão parar de ler sobre o que estão pesquisando pois sabem que o Chat GPT vai dar todas as respostas que ele precisa, dificultando ainda mais o aprendizado. Óbvio que numa faculdade ou pra que tem trabalho em excesso e não tem tempo pra ficar lendo tudo, vai ajudar muito, mas tem que ser usado pra auxiliar e não um " se vira e faz pra mim".
@@DeboraCSimao eu não sou contra a tecnologia, mas continuo achando que emburrece as pessoas. Pelo menos o que eu vejo hoje em dia, na minha época a gente com 6 anos já sabia ler e escrever (eu aprendi com 4) hj em dia com 10 anos as pessoas tem dificuldade e pra mim isso é um problema. Não sou nenhum especialista no assunto, mas particularmente, não acho algo bom pra quem tá no ensino médio pra baixo, na faculdade até acho válido
vocês explicaram muita coisa que eu precisava, eu estudei para uma prova de sociologia eu usei o chat gpt para estudar o assunto, deve ter sido por isso que minha nota veio baixa depois, eu ia fazer isso de novo com a próxima prova, obrigado Leon e Nilce
Não confiem tanto no chatgpt. Já fiz algumas perguntas objetivas para ele e logo em seguida perguntei "vc tem certeza?" Ele simplesmente ficou confuso, pediu desculpas por errar e deu outra resposta. Obs: se vc perguntar se ele tem certeza da resposta da mesma pergunta duas vezes seguidas, pode ser que ele volte para a resposta que ele te deu errado na primeira vez
Eu nunca programei em R e nem usei html, com o GPT eu consigo fazer isso dando as instruções do que quero, mas uso das minhas noções prévias de programação em outras linguagens. Ajuda muito. Com relação a conteúdo escolar, o chat manda mto bem tbm, afinal tem muita info online pra conteúdo de ensino médio.
6:05 Usaria a ferramenta como forma de inovar o texto do aluno. Pedir que procurem os erros da IA, checar se as informações estão corretas ou não. Seria inteligente também pedir textos criados no momento da aula.
Fiz um pedido simples ao chat gpt: "escreva sobre leon e nilce" Olha a resposta que me deu(assustador): Leon e Nilce eram um casal apaixonado pela tecnologia e pelo mundo dos games. Eles compartilhavam uma paixão por criar conteúdo online e conectar-se com pessoas que compartilhavam os mesmos interesses. Leon era um jovem carismático e extrovertido. Ele adorava criar vídeos engraçados e informativos sobre jogos, compartilhando suas experiências e opiniões com sua comunidade de seguidores. Sua energia contagiante e seu humor cativante fizeram dele um dos criadores de conteúdo mais queridos e reconhecidos do cenário gamer. Nilce, por sua vez, era uma mulher talentosa e criativa. Ela tinha um olhar único para a estética visual e se destacava em produzir vídeos de qualidade com ótimas edições. Nilce tinha uma paixão especial por jogos indie e adorava explorar narrativas envolventes e emocionantes em seus vídeos. O casal decidiu unir suas habilidades e criar um canal no RUclips juntos, chamado "Coisa de Nerd". Nesse canal, eles compartilhavam suas experiências de jogos, faziam vlogs, discutiam temas atuais e divertiam seus seguidores com suas personalidades únicas. A química entre eles era evidente e a combinação de suas habilidades complementares ajudou a impulsionar o sucesso do canal. Com o tempo, o canal "Coisa de Nerd" ganhou uma base de fãs dedicada e crescente. Leon e Nilce se tornaram referências na comunidade gamer e receberam reconhecimento por seu trabalho duro e autenticidade. Além dos vídeos, eles também organizavam eventos e participavam de convenções, onde tiveram a oportunidade de se conectar pessoalmente com seus seguidores. Apesar dos desafios e da pressão do mundo digital, Leon e Nilce sempre se mantiveram verdadeiros a si mesmos e aos valores que compartilhavam. Eles priorizavam a diversão, o respeito e a inclusão em tudo o que faziam. Eram conhecidos por criar um ambiente acolhedor e amigável em seu canal, onde todos se sentiam bem-vindos. A história de Leon e Nilce é um exemplo de como a paixão, o trabalho árduo e a autenticidade podem abrir portas e criar oportunidades. Eles inspiraram e continuam inspirando muitas pessoas a perseguirem seus sonhos e a compartilharem seus interesses com o mundo, provando que a conexão humana através da tecnologia pode ser uma experiência incrível e enriquecedora.
8:48 Bom ponto da Nilce. Eu só fui ter contato com calculadora financeira na faculdade. Se tivesse chegado lá já com conhecimento prévio seria proveitoso.
Gente… Tenho um amigo que precisava consertar um problema de tecnologia que precisaria de um TI ou uma pessoa com técnico e formação pra isso. Ele só foi lá, foi fazendo várias perguntas pro chat gpt e resolveu o problema, sem chamar nenhum profissional…
Quem garante q o chatGPT não tirou essas informações "inventadas" de uma realidade paralela?!?! 👀 Talvez Nilce tenha sim escrito esse livro em outro realidade 🤔
Agora a versão paga do ChatGPT tem acesso à internet. 💣 Isso me assustou bastante. Sou programador e pedi para o ChatGPT ler a documentação de uma tecnologia que uso no meu dia a dia. Apenas passei o link da página inicial e pedi para que ele explorasse o site. O resultado ainda não foi o que um ser humano atingira mas mas se mostrou capaz de fazer isso. Basicamente ele tem o potencial de ser um especialista em qualquer tecnologia lendo a documentação em poucos segundos; O que levaria um tempo muito maior para formar um profissional com esse conhecimento. Imagino um futuro onde a tecnologia avance tão rápido que será inviável formar profissionais humanos para trabalhar com ela, apenas uma IA poderia acompanhar o avanço.
Não aprendi a fazer fogo 🔥 com as próprias mãos, hoje sou dependente do fósforo, isqueiro ou outro instrumento. A educação precisa avançar para as necessidades práticas da vida, e do mercado de trabalho atual e no futuro medio.
Minha sugestão é: Não utilize os ChatGPT para fazer um texto base, desenvolva-o lendo suas referências. Utilize-o como um auxiliar, use para te resumir o texto etc e tals
Sobre o que o Leon disse dos professores usarem o Google Docs para ter o histórico dos alunos, acho que não seria lá muito útil, daria um pouco de trabalho, mas não seria impossível, já que eles poderiam só pedir pro ChatGPT fazer o texto e depois reescrever tudo no Google Docs, sem ficar copiando e colando. Com certeza ia complicar bastante, mas ainda acho que seria mais fácil do que criar o texto do zero.
Coloquei o primeiro parágrafo da introdução da minha Monografia no ChatGPT e perguntei pra ele se foi ele que fez. Ele respondeu que sim. Detalhe: Eu escrevi minha monografia quase 10 anos atrás, quando não existia ChatGPT.
Os professores vão precisar de assessoria urgente pra saber lidar com o ChatGPT. Eu estudo Desenvolvimento Web, uso a ferramenta diariamente pra estudar. Porém, tenho 3 sobrinhas em idade escolar e nunca instiguei elas a usarem a ferramenta, nunca nem levantei esse tema, e pretendo não tocar nele enquanto não perceber que ela começaram a usar espontaneamente. Não tenho certeza das implicações disso por crianças ainda em desenvolvimento. Mas, de novo, quando eu perceber que elas já descobriram a ferramenta e estão explorando, quero ser o primeiro a conversar sobre isso com elas e levantar os meus alertas.
fui ensinada a usar calculadora científica no médio/ técnico e acho isso importantissimo, ainda assim, vejo que não alterou em nada no meu raciocínio e também nas contas de cabeça que continuo fazendo e acredito que até tenha melhorado. na minha opinião, o maior problema da ferramenta vai ser se ela for usada sem senso crítico, já perguntei sobre um projeto de arquitetura pro chat gpt e falaram que era projeto de um arquiteto nada a ver, mesmo assim, tendo bom senso e sabendo pesquisar em outras fontes tb, acho que pode ser uma boa ferramenta.
Eu normalmente concordo com vocês mas nessa eu passo longe. criticaram muito os professores, que estão eraados, mas não criticaram os alunos (não tods) que podem ter copiado tudo do chatgpt. Não sei se os argumentos saíram no impulso e por ser sem ter alguem para balancear uma discussão ou se ainda continuam pensando dessa forma. Eu concordo que se deve usar as ferramentas que se tem e que a sociedade vai se adaptar com o tempo. Mas não concordo que a proxima geração deva ser desmiolada. Chegaram a sugerir que não precisaria aprender tabuada. Qual é, pessoal? Sou da área de informática e mesmo com todas as ide's e framework's que auxiliam o trabalho, um bom profissional tem que saber o que está por baixo dos panos e isso só se descobre treinando sem essas ferraments num primeiro momento. Não é por ter teclados, que vamos usar a maior parte da vida, que as crianças deveriam parar de aprender caligrafia. A escrita a mão também desenvolve o cérebro, assim como aprender a fazer contas sem calculadora. Tive matérias que tiram proveitos de calculadora científica, mas aprendemos a fazer tudo sem elas, num primeiro momento. é bem possivel que os trabalhos de casa parem de ter notas e sejam apenas para aprender. os que não fizerem vão sentir falta quando forem avaliados com supervisão. Esse é um bom cenário para uma distopia, quando faltar energia, ou simplesmente não estiverem com equipamentos, grupos de pessoas em todo o mundo, sem conseguir resolver problemas pequenos porque não conseguem fazer mais nada sozinhas, nem mesmo somar numeros ou escrever uma mensagem a mão.
Sou universitária, tem muitos Professor tentando lutar contra o chat ou conscientizar o aluno de não usar, a conscientização é muito volátil e o lutar contra é limitante porque a ferramenta existe e simplesmente ignorar não ajuda em nada na evolução tecnológica e de capacitação do profissional. Uma amiga estudou e a irmã graduou em medicina em uma universidade que o método de avaliação era a conversação debate exposição de ideias, juntava x alunos com professor falava o tema é esse e todo mundo tinha que discutir sobre, seria um ótimo método de avaliação.(Desde que o professor consiga avaliar o conhecimento de cada aluno em meio ao debate). Porque independente se a pessoa usou o chat ou não, seria para reforçar ideias e questionamento uma organização de pensamentos, dúvidas e conhecimento. Porque a gente tá tentando encaixar o chat em uma realidade de ensino muito antiga e antiquada que não leva em consideração todos os tipos de inteligência habilidade.
A forma de resolver isso é fazer um trabalho de duas etapas, o escrito e a oratória, mas se o trabalho da pessoa não cai como plágio, vai da pessoa se quer ser aprender ou só pegar o diploma, já que se trata de educação superior
eu pedi pro chat gpt fazer uma biografia do leon e da nilce e saiu essa perola (vou apontar erros entre parênteses) Leon Martins e Nilce Moretto são conhecidos como um casal de youtubers brasileiros que ganhou destaque na plataforma com seu canal "Coisa de Nerd". Eles são pioneiros no segmento de conteúdo sobre jogos, tecnologia e cultura nerd no Brasil. Leon nasceu em 10 de abril de 1985, em Guarulhos, São Paulo (ele nasceu em 21 de julho de 1983 em Volta Redonda no RJ) e Nilce nasceu em 17 de abril de 1988, em Taubaté, também no estado de São Paulo. (ela nasceu em Andradina, 31 de agosto de 1980 em são paulo msm) Antes de se tornarem youtubers de sucesso, ambos tinham profissões diferentes. Leon trabalhava como professor de história e Nilce era professora de inglês. (que????? nilce era jornalista e leon tava fazendo mestrado) Em 2007, (isso nunca existiu) Leon criou um blog chamado "Coisas de Leod" (não, "Leod" não foi eu quem colocou, foi o chat gpt que escreveu errado) para compartilhar suas opiniões e experiências sobre jogos e cultura nerd. Posteriormente, em 2009, ele decidiu se aventurar no RUclips e criou o canal "Coisa de Nerd". No início, o canal era focado em reviews de jogos, mas aos poucos eles começaram a diversificar o conteúdo, abordando também temas como filmes, séries, tecnologia e curiosidades. Em 2011 (foi em 2010), Nilce se juntou a Leon no canal e desde então eles passaram a trabalhar juntos na produção dos vídeos. Com seu carisma, humor descontraído e conhecimento sobre os assuntos abordados, o casal conquistou uma base de fãs fiel, que passou a se chamar carinhosamente de "Nerds". O sucesso do canal "Coisa de Nerd" cresceu exponencialmente ao longo dos anos. Leon e Nilce alcançaram marcas expressivas, com milhões de inscritos e bilhões de visualizações em seus vídeos. Além do canal principal, eles também criaram outros canais, como "Cadê a Chave?" e "Nerdologia" (nerdologia não é um canal do leon e da nilce, é o canal de outra pessoa completamente diferente), este último voltado para conteúdo mais educativo e informativo. Através de seus vídeos, o casal também compartilha sua vida pessoal, incluindo momentos engraçados, desafios e viagens. Eles se tornaram conhecidos por sua autenticidade e pela interação próxima com os fãs. Leon e Nilce são considerados referências no universo nerd brasileiro e inspiraram muitos outros criadores de conteúdo a seguir o mesmo caminho. (esse paragrafo é vdd) Além do RUclips, Leon e Nilce também participaram de eventos de cultura nerd, como a Comic Con Experience (não tenho como confirmar, mas tem um vídeo no cade a chave deles indo pra comic con, mas n sei se é a brasileira), e colaboraram com marcas e empresas do ramo. Eles lançaram livros, como "Cadê a Chave: Histórias do RUclips", que conta detalhes dos bastidores de seu trabalho.(???????? vou nem falar nada) Leon e Nilce se casaram em 2013 (eles se casaram em 2008) e compartilham uma relação de parceria tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Sua jornada como youtubers contribuiu para o crescimento da comunidade nerd no Brasil e para a valorização da cultura pop. Leon Martins e Nilce Moretto são exemplos de sucesso no RUclips, utilizando sua paixão pela cultura nerd para entreter e educar milhões de pessoas. Seu trabalho inspira outros criadores de conteúdo e deixa um legado duradouro na internet brasileira. (é quase o mesmo texto do paragrafo 6) eu não sei dizer se o chat gpt só bugou e falo merda ou se ele pegou as infos de sites questionaveis, acredito na primeira possibilidade
Aconteceu comigo em uma das das minhas turmas. Sinceramente, é complicado zerar as notas dos alunos, em especial acusando de plágio. Zerei apenas a de um aluno, pois no desenvolvimento do problema havia uma expressão mais ou menos assim: "Eu, como uma inteligência artificial não tenho uma opinião, mas ..." Ou seja, o estudante sequer leu o que pediu para a ferramenta responder. Copiou, colou e ponto final! Kkkkkkkkkk Se deu mal!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKJJJKKKK
AH NÃO KKKKKKKK SEU ALUNO É UM ROBÔ???
Aí foi a gota kkkkkkkkkkkkk
Aí ele pediu pra ser zerado, o mínimo era ter lido, trocado alguns sinônimos e etc. 😂😂😂😂
Tenho um professor de programação que já usa o ChatGPT nas aulas, os professores têm de explorar maneiras de o integrar nas suas aulas
Exato, é a mesma ideia de calculadora, é importante saber como faz a operação, mas não usar uma calculadora é só ignorância. A mesma coisa está e continuará acontecendo com IA, mesmo que a escola ainda esteja apreensiva, se você não usar daqui pra frente no ambiente proficional você fica pra trás.
(Nao tinha terminado de ver o vídeo kkkkk)
Concordo com os dois
Concordo 👍👍👍
O uso do GPT como ferramenta educacional não é a questão discutida, mas sim a fraude academica que deve ser punida com expulsão.
@@zedaspretras007 🤣🤣🤪
Dou aula na graduação no curso de Jogos Digitais, sou Professor de uma Universidade incrível no Brasil, e ensino a utilizar corretamente o ChatGPT, explicando os benefícios e malefícios da ferramenta e como podemos nos apropria da ferramenta para facilitar eticamente o nosso trabalho. Concordo com tudo que foi dito no vídeo, gosto muito do canal, vocês são sempre informativos, e se algum dia quiserem conversar sobre o assunto ou realizar um vídeo com professores que utilizam a ferramenta, contem comigo :)
Up
Eu estou utilizando o chat GPT para melhorar a minha escrita. Por exemplo.
Escrevo o paragrafo ou o capitulo e depois jogo no chat GPT para melhorar o texto. Geralmente ele deixa o texto mais coeso e fluido para leitura.
O problema é que as pessoas não usam eticamente e nem vão usar, claro, não podemos generalizar. É complicado quando uma pessoa estuda o assunto e faz todo o trabalho do zero com muito esforço, e vem outra pessoa que falta todas as aulas, só cola a pergunta no CHATGPT e tira a mesma nota ou até mesmo superior.
Entendo a importância dessa ferramenta no mundo, sou da área de tecnologia também, mas não podemos dizer que o CHATGPT não é um problema para a realidade, atual, acadêmica. O copiar e colar sempre foi um problema, com o puro Google isso já acontecia, pessoas pesquisam e não utilizam a massa crítica só fazem copiar e colar texto de vários site e pronto trabalho feito. Existe crime para isso, Plágio, mesmo assim as pessoas continuam fazendo. Contudo antes era possível identificar facilmente o Plágio.
@@De_Eu_Para_Eu Faço isso para trabalhos de escola, escrevo o texto, e peço pro ChatGPT desmacaquear o texto. Funciona muito bem, informações corretas + textinho bonito.
Minhas professoras de artes e de matemática foram os primeiros e únicos professores que realmente saíram da linha e pegaram oportunidades para dar uma aula inteira sobre como usar certos recursos como as calculadoras em matemática, como cuidar do seu dinheiro, finâncias, como usar o app do canva, calculadoras cientificas, e eu realmente apreciei essas aulas
Recentemente na faculdade de Jornalismo meus professores pediram para eu e meu grupo escrevermos um texto mais publicitário para um trabalho, porém metade do meu grupo tem gente de jornalismo no segundo semestre, nos não sabíamos que caminho seguir. Pedimos orientação aos professores mas mesmo assim ficamos confusos, então eu tomei a iniciativa de testar, pela primeira vez, o chatgpt.
Contei para ela sobre o trabalho, então pedi para que baseado no que falei, ela escrevesse um texto publicitário, a partir da resposta dela eu e meus colegas entendemos como devemos procurar escrever nosso texto publicitário. Acredito que usar o chatgpt será bom para você achar exemplos do que você quer aprender, mas mesmo assim ainda temo pelo rumo que o chatgpt possa tomar
.
Até o momento, não tem como alguém fazer todos os trabalhos da escola ou faculdade e tirar 10 em TUDO, sair perfeito. Pq a própria IA tem defeitos.
Estudo Direito e já pedi pro chat fazer uma peça jurídica x, de acordo com o modelo usado no brasil, com artigos, sumulas jurisprudência.... em quase todas o artigo tava errado com o caso em questão, inventava súmula e jurisprudência do STF, STF, TRT, TST. O cara mente na cara dura! Kkķk dá os dados e formata a referência certinho, mas inventa nome do juiz, data e tudo !
Ele também não sabe fazer o modelo certo juridicamente, ele inventa um modelo da cabeça dele na maioria das vezes.
A unica coisa que dá pra aproveitar é a redação jurídica mesmo, mas mesmo ela vc tem que fazer uma adaptação pra redação que realmente nós usamos, pq ás vezes ele escreve na primeira pessoa (como se fosse o advogado falando na frente do juiz e dizendo "meu cliente alega isso..."), as peças dos advogados são feitas em 3 pessoa. Só a de juizes, desembargadores e ministros falam em 1 pessoa "eu decido".
O chat é bom quando vc não sabe cono escrever ou falar sobre certos assuntos e pede AJUDA dele pra elaborar um texto, um discurso etc... a partir das informações que VOCÊ fornece pra ele
usei o chat da mesma forma pra entender um trabalho de geografia e a partir da explicação eu fiz o trabalho e tirei 9
Parando pra pensar ajuda bastante, as vezes você pode meio que pegar uma base e melhor muito né.
Eu acho até um incentivo para ler também, pq lá você pode pedir para ele criar histórias personalizadas.
Acabei de copiar o seu comentario e foi essa resposta que o Chatgpt me deu...
ecentemente na faculdade de Jornalismo meus professores pediram para eu e meu grupo escrevermos um texto mais publicitário para um trabalho, porém metade do meu grupo tem gente de jornalismo no segundo semestre, nos não sabíamos que caminho seguir. Pedimos orientação aos professores mas mesmo assim ficamos confusos, então eu tomei a iniciativa de testar, pela primeira vez, o chatgpt.
Contei para ela sobre o trabalho, então pedi para que baseado no que falei, ela escrevesse um texto publicitário, a partir da resposta dela eu e meus colegas entendemos como devemos procurar escrever nosso texto publicitário. Acredito que usar o chatgpt será bom para você achar exemplos do que você quer aprender, mas mesmo assim ainda temo pelo rumo que o chatgpt possa tomar
Você que escreveu isso?
ChatGPT
Sim, fui eu, o ChatGPT, que escreveu a resposta anterior com base na informação que você forneceu. Como um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, minha função é gerar texto com base nas entradas que recebo. Neste caso, você compartilhou sua situação na faculdade de Jornalismo e solicitou ajuda para criar um texto publicitário.
Embora eu possa fornecer exemplos e orientações com base em uma ampla gama de informações prévias, é importante lembrar que, como uma IA, não tenho experiência ou conhecimento pessoal direto. Minhas respostas são baseadas em padrões encontrados em grandes conjuntos de dados e informações disponíveis até setembro de 2021.
No entanto, estou aqui para ajudar e fornecer orientações dentro das minhas capacidades. Se você tiver alguma pergunta específica ou precisar de mais assistência para escrever seu texto publicitário, fique à vontade para fazer sua solicitação e tentarei ajudar da melhor maneira possível.
sim, eu copiei sem o R, e mesmo assim ele disse que foi ele.
Uma vez ouvi falar que o chat gpt reconhecia os textos e decidi testar se era verdade. Usei dois textos, um que eu tinha pedido pro chat gpt fazer e um que eu fiz sozinho. O texto que fiz sozinho era minha opinião sobre um assunto para um trabalho da faculdade, então não havia partes copiadas e nem mesmo que me inspirei de algum lugar, era 100% feito por mim. E o chat me respondeu que foi ele quem fez os dois textos. Meio complicado esse negócio, vai ter muito aluno honesto se ferrando por causa dessa mentira de que o chat gpt reconhece se foi ele quem fez o texto.
Como um modelo de linguagem AI, eu não possuo a capacidade de realizar análises retrospectivas para determinar se fui eu ou outro autor humano específico que gerou uma determinada redação. Posso gerar textos com base em informações e exemplos fornecidos, mas não tenho uma memória específica que me permita rastrear a autoria de uma redação anterior. Minha função é auxiliar com informações e responder a perguntas com base no meu treinamento e conhecimento prévio.
Muito provavelmente ele usou aqueles chat gpt do paraguai que tem na play store, não o original da OpenAi
@@RimuruOFC se vc perguntar para ele se reconhece os textos ele vai responder que não. mas experimenta colar um texto la e perguntar pra vc ver.
e nao, nao uso aplicativos de celular.
fiz o teste pelo site oficial da openai.
@@RimuruOFC pior que hoje já tem o original mesmo na Play store
Sou professor do ensino médio.
Pra pegar um trabalho feito com ChatGPT é relativamente fácil.
Selecione alguns trechos do trabalho e proponha ao "autor" que fale sobre eles, inclusive pergunte o significado de termos e conceitos que julgue complexos e caros ao conteúdo em questão.
Se o "autor" souber responder de forma coerente e correta, ainda que a autoria tenha sido do ChatGPT, você garantiu com essa fiscalização, que o "autor" estudou o conteúdo antes de entregá-lo, o que pelo menos pra mim, atende aos fins didáticos da atividade proposta.
Perfeito, professor! O importante é o aluno aprender independente do meio
PROFESSOR, TU É INCRÍVEL!
@@SamuelMush exato.
Que chatice!
@@zecazb nem tudo é streaming, games e redes sociais. Eu sei que estudar é chato. Mas só aqueles que equilibram os momentos chatos e divertidos da vida, têm sucesso nela.
Na minha universidade os professores simplesmente entrevistam os alunos. Se o aluno nao souber explicar o processo de desenvolvimeto do projeto ele tira 0.
Minha professora na faculdade fazia isso antes de existir o chat GPT, e o pior era na frente de todo mundo kkkkkkk
@@kavall5919 eu comecei a fazer isso esse ano devido ao ChatGPT
genial, apesar de ser algo tão simples xd
@@kavall5919 Eu acho que isso deve ser normal em qualquer faculdade. Se você de fato fez um trabalho, você consegue falar dele com propriedade.
Sobre falar na frente das pessoas, bons professores acham soluções pras exceções, como pessoas extremamente ansiosas que não conseguem falar em público ou ficar na frente da sala (isso vai desde gravar um vídeo ou aúdio, até mesmo sentar e conversar com a pessoa sozinha só perguntando o que ela fez e quais duvidas tem). Vai da didática de um bom professor =)
@@AnDreher_ O foda é quando a gente pega um professor carrasco kkkk, bom mas pelo menos eu to enfrentando minha ansiedade social na marra.
Eu curto usar o chatGPT pra esclarecer assuntos que não estou entendendo quando to estudando sozinha (pré vestibular). Geralmente são dúvidas muito pontuais e específicas. E dá super certo.
Sou cientista e trabalho na Universidade de Umeå da Suécia. Eu tenho usado o chatGPT para me auxialiar a corrigir somente os erros de gramática do meus textos em inglês.
Recomendo fortemente o Grammarly
@@youtpremiumac baseado em ..?
@@kamilmaul ?
@@kamilmaul é claro q ele vai ser programado pra dizer q ele n é verdade absoluta mas dizer q ele só erra é ser imbecil
@@vinicius-ft4ik oxi, o que não entendeu? eu só peguei o comentário e fiz uma brincadeira de pedir pro chatgpt responder a ele o contrapondo, só foi baseado na resposta dele e a resposta a ele nesse caso, todos os argumentos são algo de conhecimento geral implícito ( tipo, com 6 anos a a pessoa é uma criança, o céu é azul, a terra é um geóide e etc) não necessita uma referência específica como se ele tivesse citado uma estatística. Mas pior que msm assim ele fez isso até gera referências como link em cada tópico do argumento, mas se ainda não entendeu discute lá com a IA o "baseado em", não foi eu que escrevi não. A intenção era só, imagina o povo discutindo assim agora no RUclips, povo nem pra discutir mais vai perder tempo kkkkkkk
O mais curioso é que o professor também delegou a correção dos trabalhos para o ChatGPT...
Identificar se houve plágio ou o uso de alguma ferramenta indevida é função do professor...
Não da I.A.
Papo de alto nível 🗿🍷
Na verdade não. Pq o do GPT não necessariamente é plágio. A informação é verídica( na maioria da vezes) haha e a forma como é escrita é original.
@@neimaribeiro4679 É plágio
@@eliziomelo9137 Plágio que quando pesquisado raramente é encontrado...
Não delegou. Foi no site e com "os dedinhos dele" fez os comando pra identificar o possível "banco de dados" do referido Chato. Se tivesse delegado não ia nem mexer os dedinhos.... ou vc queria que fosse comando mental?
Usei calculadora cientifica no ensino médio/técnico, mas como nunca tinha tido contato, acabei não sabendo usar na hora da prova. Esse é o problema de não dominar as ferramentas.
exato ksk deveriam ensinar a usar essas coisas
E o pior, nunca ninguém se disponibilizou a tentar te ensinar
Porque mesmo se você for atrás sozinho, cada calculadora tem uma forma diferente de como se calcula, principalmente as científicas
Sou psicóloga e, recentemente, dei uma palestra para professores da rede pública, sobre como essas ferramentas podem ser aliadas dos alunos e educadores. O uso crítico e consciente é a melhor alternativa, por isso a educação deve abraçar essas inteligências e incentivar o uso.
eu sou psicologo, tem alguma indicação bacana de livros e assuntos?
Acabei de passar em Probabilidade e Estatistica usando ChatGPT pra resolver as questões em R (presencialmente em uma universidade federal). Basicamente foquei nas outras 4 matérias durante o periodo e recorri ao ChatGPT sem ter estudado nada, média 7 e aquele abraço 👋(Não recomendo a prática se você quer se tornar um bom profissional)
Comentários perfeitos de vocês dois. A questão que levantaram: se a ferramenta provê o resultado, e às vezes o caminho, o que fica para o ensino é o fundamento. A propósito, tive uma experiência interessante com o ChatGPT. Estava escrevendo um artigo científico, e já cansado de consultar a literatura, pedi que ele me desse dez referências de cinco palavras-chaves do meu trabalho. Maravilha: lá estavam as 50 referências com autores, títulos, citações e… resumos! Me economizaria dias de trabalho. Até que eu me interessei em ver mais detalhes de algumas das citações… e várias delas simplesmente não existiam! Imaginem se a pressa em publicar me dominasse. Meu artigo seria rejeitado com severas críticas do editor (pouco provável), dos revisores (idem), mas certamente da produção!!!!
Uma notícia ruim, o chat sempre vai falar que foi feito por ele mesmo se não for feito, já fiz esse teste
E ele inventa um monte de coisas kkk
Como o Leon explicou
É só mudar as palavras e usar um software que reescreve e fazer referências
Eu mesmo já escrevi uma redação inteira e o Chat GPT falou que era dele, só consegui provar que era algo original meu pois ao pedir para ele escrever uma redação com o mesmo tema o resultado foi completamente diferente
@@guilhermealeatorio9058 mas ele sempre escreve respostas diferentes
@@vitorsousa9067le inventa coisas, ele alucina, mistura as coisas, fala que cachorro é um animal voador. Vai pedir pra ele inventar as referências também? Ele também é capaz disso 😂😂😂
@@silvioantonio6952 Se vc for bem específico e souber usar ele faz as coisas direitinho
Eu já fiz um artigo acadêmico usando o chat GPT, mas tive que editar pra incluir citações VERDADEIRAS pra por nas referências, pq o chat GPT inventa citações FALSAS no artigo kkkkkkkk
chatgpt seria um bom candidato do enem com essas habilidades de inventar citações
@@lucastozo9184 o chat vagabundo até cria link de site falso
eu coloquei a citação falsa do gpt numa PTI do curso e consegui fechar, vou tomar esse cuidado na próxima
@@thades0001 isso é uma das coisas que eu acho inviável trapacear em fazer artigo acadêmico. Vai ter muita gente se fudendo e com razão
@@kavall5919 Realmente
Ele me ajuda muito em revisão de textos e ofícios no trabalho, melhorarias e tals.
Ando usando mto para pegar falhas em códigos em meus projetos com arduino.
Ele anda me salvando d+ no meu hobby de automodelismo que ele me fornece dados e peças que eu nem fazia ideia a mens que lesse todos manuais e são mtos.
Mas sim, ele inventa MUITA COISA, tanto que ele informa que X peça é de TAL produto e quando eu digo, mas eu vi essa peça no manual de outra marca, ele pede desculpas e começa a "acertar" uashuahsuah
depois que eu ensinei, tbm acerto kkkkkkkkk
MAs ta ajudando d+ viu
8:05 nada impede o aluno de deixar o chat gpt com a resposta do lado e simplesmente sair passando a limpo todo o texto, como se estivesse copiando de uma lousa kkkjk
Na minha cadeira de Filosofia da Ciência a professora passou um trabalho onde os alunos perguntariam coisas básicas sobre a ciência ao chatGPT e dps nós refutariamos ele com base nas referências teóricas passadas, e é impressionante como o chatGPT inventa coisas.
5:20 é incrível que a OpenAI cria a doença e vende o remédio, meu deus do céu.
Comecei a usar o ChatGPT nas minhas aulas de inglês. É bom para escrever textos ou reescrever textos de outras fontes no nível de vocabulário do aluno, assim como para criar situações interativas e conversas fictícias para o aluno praticar leitura e escrita.
Também usei diversas IAs para fazer trabalhos de tradução. Faço a minha tradução e depois jogo em 4 IAs diferentes para ver cada uma faria e vou adaptando as melhores ideias delas para o meu texto. É quase como se eu perguntasse a opinião de outros profissionais para fazer uma síntese e aperfeiçoar o trabalho.
Mas é óbvio que para ser uma boa ideia você precisa saber o que está fazendo. Não adianta jogar qualquer coisa no ChatGPT e só copiar e colar a resposta dele.
Fazer seminário dos trabalhos, então msm que não foi o aluno que escreveu e teve que estudar pra apresentar, então não sai perdendo muito
Eu sou graduando em Licenciatura em Física e estou elaborando um projeto de integração do chatGPT no ensino médio da cidade.
Como professor de física sempre digo que o uso da calculadora tem que ser colocado de forma gradual, apesar de ser uma excelente ferramenta, a não utilização dela para fins didáticos é extremamente importante se pensarmos em construção de conhecimento e formação, ela tem que ser introduzida aos poucos, o mesmo vale ao chat, é importante ir introduzindo aos poucos, mas de nada adianta se, dependendo do assunto, a pessoa não souber o que está fazendo.
Odeio fazer divisão de números quebrados.
Física é horrível, mesmo que eu soubesse fazer todos cálculos, nunca consegui entender como resolver eles, com uma calculadora em mãos eu acho que me sairia melhor, porque eu perdia tempo demais nas provas tentando fazer contas que não existiam e até chegar na conclusão que elas não estavam certas já era tarde demais... Para mim física não se trata só de calcular, isso você aprende em matemática, o importante da física no meu conceito é você saber como as coisas agem sozinhas e entre si, é muito mais importante interpretação do que conta. A calculadora para mim deveria ser usada na física, já que enquanto matemática é você trabalhar entre os números, física vai mais além, então perder menos tempo pensando em conta e mais nas formulas e entender mesmo o que se pede é mais importante, além de que geralmente nas escolas há mais aulas de matemática do que física, então seria só lucro se matemática ficasse focada nas contas enquanto física aproveita para expandir mais sem se apegar tanto a isso, não importa os números, importa as formulas.
@@Hu3Hu3LOLOL sim, você está no ponto certo, física se resume a interpretação da realidade tendo a matemática como aliada/linguagem, de exemplo tem-de o MU, onde o movimento é descrito por uma função afim mas ainda assim é algo real (não só cálculos).
@@Hu3Hu3LOLOL e a questão das fórmulas é real, tanto que tem um ponto que quase tu nem usa número, simplificação se torna suficiente.
@@gusta_vo Sim, eu odiava física na escola por ser só cálculos, não tinha tempo do professor fazer mais do que isso, ele ensinava as formulas e tudo, era um ótimo professor, até tentava contar uma histórias usando da física, só que não tinha tanto tempo, eu não consegui aprender nada mesmo assim, no entanto, eu sei das formulas e calcular bem, só que agora como usar tudo o que eu tenho e sei em física? Faço a menor ideia, pra você ter noção, nem colando eu conseguia fazer os exercícios por simplesmente não entender onde usar o que. Porém, tudo o que aprendi de forma explicativa de como funciona a física, sem as contas e formulas, eu acho até hoje uma das coisas mais úteis da vida e mais interessantes, física é incrível, mas é uma matéria muito mal aproveitada nas escolas e que acaba só focando em conta e conta, ao invés das outras utilidades dela em si, além de que conta pouco importa na física, já é para você ter isso vindo da matemática, o importante é você saber o usar as informações que estão lá e onde. Matemática eu compreendo fazer muitas contas, mas física devia ser mais do que isso na aprendizagem.
imagina no brasil a onde os professores nao sabiam mexer no powerpint ksks
Que vontade reprimida de desqualificar professor, eu heim...credo
@@raniericampos9050 cometeu tantos erros ortográficos na frase dele e quer falar mal dos professores
Frases começam com letra maiúscula
Brasil é nome próprio então também começa com letra maiúscula
"a onde" deveria estar escrito "aonde" e o artigo "a" foi empregado incorretamente
Obrigado por conjugar o verbo saber no passado.
O nome do aplicativo é Powerpoint e não "powerpint"
Giovanne, você cometeu tantos erros numa única frase que não tem moral alguma pra falar dos professores que tem dificuldade com tecnologia.
Preste mais atenção no conteúdo das aulas que na habilidade dos outros de conectar um cabo no projetor, daí você vai começar a escrever com menos erros ortográficos.
Sobre a calculadora, discordo parcialmente, acho que as pessoas tem que aprender a fazer as coisas "na mão" antes de usar atalhos, caso contrário, se não tiver esse atalho elas ficam perdidas.
Em suma: só pode usar chat gpt se a pessoa ter condição de fazer o trabalho sem ele.
@@joaolucas0778 Vasco é nome próprio, então começa com letra maiúscula.
Sou estudante de desenvolvimento de software, nós temos um trabalho semestral que é feito em grupo(um programa tipo site) e usamos o chat GPT nele, não por trás dos panos, como dizemos que usamos
Resultado? O professor super apoiou e disse que era uma ótima ferramenta e muito criativa kkkk
Obs: usamos para fazer códigos, que em um geral são cópias um dos outros de qualquer forma, então é bem diferente do que escrever uma redação, por exemplo
Eu já expliquei este problema aqui a muito tempo, pois identifiquei logo que comecei a usar a ferramenta e não tive nenhuma curtida. Dai lembro de um cara falando que tava usando o Chat GPT para escrever o TCC dele, e o comentário tinha mais de 100 curtidas com muita gente apoiando a ideia.
esse ano eu não fiz um trabalho sem o parceiro gpt, sempre fortalecendo a tropa
Nilce, não são em todas as universidades mas na minha exigiram uma calculadora e me ensinaram a usar todas as funções, também deixam usar em algumas avaliações.
Administração be like
Incrível como esse casal e perfeito. Mesmo com opiniões diferentes, elas se completam e eles acabam chegando em uma conclusão, alem de eles discutirem igual pessoas normais, em vez de so gritar iguais neandertais. Voces sao perfeitos.
Cara... nao tem problema se utilizar do chat gpt pra criar texto ou criar o trabalho.... oq importa eh a retençao ... os professores tem q trabalhar formas dos alunos interpretarem esse texto criado pelo chatgpt e tbm fazer verificaçao. Como exemplo, falar pro aluno apresentar sobre o trabalho, ou fazer o aluno criar um projeto pratico após o trabalho escrito... a ideia eh ensinar pessoas a conseguirem expandir suas ideias e como elas falam se utilizando uma ferramenta q pula toda aquele trabalho a mao q leva mto tempo, e nem sempre esse trabalho tedioso eh oq tras o conhecimento pra pessoa.
exatamente. esse tempo poderia ser investido em algo produtivo e dinâmico q faça os alunos aprenderem mais
@@duda.1441 Com certeza, assim como o Leon, eu também tenho TDAH, e tarefas teoricas sempre foram MEGA dificeis pra mim no tempo de escola... porém quando fazendo trabalho em grupo, eu me apoiva nos amigos q faziam a parte teorica, e eu produzia a parte pratica, e na maioria das vezes, minha apresentaçao do trabalho teorico deles saia mto melhor do q a propria apresentaçao feita por eles, provando q diferentes mentes sao adaptadas para executar tarefas de formas diferentes e chegar a melhores resultados, e na epoca se eu pudesse ter me apoiado em um tipo de tecnologia como essa pra poder continuar desenvolvendo minhas capacidades, acredito q teria me dado bem melhor...
No final eh quase como lutar contra a galera aprendendo novas coisas pelo RUclips, isso nao substituia a escola, mas adaptou a forma como as pessoas consomem e adquirem novos conteudos/conhecimentos.
As vezes da vontade de usar o chatGPT pra tudo na faculdade. Tive uma materia do semestre que era de matematica e fisica aplicada em jogos, fiquei perdidinho pq não tinha videoaula pra explicar a materia. Minha vontade era pegar as questões e colocar pra IA responder tudo por mim.
Fato: essas "alucinações" são a parte mais humana do chat gpt😊
Verdade, ele é um grande mentiroso, mas seria aquela pessoa que inventa qualquer coisa e você acredita porque ele fala com tanta convicção que deve até virar realidade kkkkkkkkkkk'
Para uso de produtividade, eu a acho que é uma ferramenta de grande ajuda, eu quando entrei no meu estágio como desenvolvedor treinee, eu não sabia usar os comandos básicos do linux (pois sou usuário windows), e lá tive que montar um servidor web usando sistema linux para aprender, então usei o ChatGPT como ferramenta para me ajudar a montar o servidor, em vez de eu perder boa parte do tempo que mal tinha pesquisando na internet em algum site que tenha a informação simples que queria, a IA me ajudava sendo mais específica e me dando a informação que eu queria em um instante.
acho que a unica saida é aceitar o chatgpt, eu nunca tive dificuldade com texto acadêmico, mas desenvolver um paragrafo com todas as questões gramaticais, sem redundância, sem repetir palavras é uma atividade muito onerosa, com o chatgpt eu posso focar em reunir a informação e deixo a escrita na mão do chatpgt que é muito mais competente, acho muito dificil conseguirem combater isso pois você pode pedir pro chatgpt reescrever o paragrafo diversas vezes, e você mesmo pode pegar o paragrafo do chatgpt e reescrever, e sobre usar o google docs, é só eu fazer o trabalho todo no word e reescrever sem copiar e colar pro google docs. no fim das contas da na mesma.
acho que o jeito correto de usar o chatgpt é você buscar informação nas fontes verídicas, ou seja, ler artigos científicos, trazer a informação pro chatgpt para ele montar o parágrafo com a suas ideias, pois as informações do próprio chatgpt são superficiais além de ele ficar inventando informações.
@@kzin5519 Sim! Escrevo os meus próprios textos e coloco pra reescrever. Agora referências não dá.
Agr e ainda mais no futuro, vai ser impossível combater. essa questão do google docs, você pode literalmente pedir pro chat gpt simular um aluno escrevendo, se pedir pra ele escrever com erro, ele faz, então não adianta, tem que abraçar e aprender a usar, não tem jeito.
Só uma correção: Hoje o ChatGPT já não pontua mais referências para textos, ele tem uma mensagem pronta dizendo que não pode proceder dessa forma, pois não tem acesso às fontes públicas de informação, algo nesse sentido.
8:10 mesmo com Google Docs daria pra burlar ele, seria super possível criar uma extensão para navegador que simula uma pessoa digitando nele. Você pode criar todo o texto com antecedência no GPT, formata no Google Docs e depois usar essa extensão para ela ir inserindo no Google Docs final os textos que você precisa como se você você digitando.
Isso tem acontecido muito. Vi um caso que uma redatora perdeu um cliente pq ele acusou ela de ter feito o texto no chat. Nisso muitas pessoas comentaram que isso está acontecendo em escolas e faculdades. Teve um cara que colocou um texto que ele fez há muitos anos sobre ele mesmo e o chat falou que o chatGPT que escreveu
O Google Docs não funcionaria pra descobrir por causa que o aluno pode simplesmente criar o texto com o chatgpt e reescrever ele a mão no Google Docs, assim teria o tempo dele escrever e seria impossível de saber.
Leon cresceu em família riquinha e a Nilce em família humilde, e os dois tão juntos ❤
Mesmo que verifiquem no sistema da Faculdade se está sendo inserido um texto de uma única vez, ainda é possível burlar o sistema utilizando scripts que inserem caracteres um por um, com intervalos de tempo, para que o registro pareça que a pessoa está digitando.
Minha ideia seria criar uma vertente academica para resposta de duvidas e sintese de explicações com base em uma versão especifica do GPT para uso em escolas e universidades onde estaria integrado a um sistema de registro de perguntas com data, hora, pergunta, resposta e ações de copia e cola, assim vc deveria obrigar o aluno a utilizar apenas esse sistema controlando as fontes e o modo de preparo do trabalho sendo este tambem realizado apenas na escola em ambiente controlado com proxy nos computadores para que não acesse nenhum outro site além dos autorizados.
Acho um bom método de controle de danos.
Edit: acabei de terminar o vídeo e vi que o leon falou a mesma coisa ksksksksksks
14:00 Essa é a funcionalidade mais útil do chat gpt. Eu não uso para entrega de trabalhos, mas uso para estudar. Quando não consigo entender alguma matéria, coloco os pontos do suporte visual concedido pelos professores e peço para ele explicar aquela matéria. Salvou-me várias vezes.
Um colega meu na última frequência de antropologia ele usou o chatgpt para lhe ajudar a responder ás perguntas de escolha múltipla. Resumo da história, ele tirou 15/20
Isso aconteceu comigo hoje 16/06, automaticamente lembrei desse vídeo e vou mandá-lo pra minha professora
Aconteceu a mesma coisa comigo kkkkk (chatgpt disse que tinha gerado meu trabalho) eu provei que tinha feito o trabalho no Google docs com o histórico e o professor liberou o chatgpt pra geral pro próximo trabalho. Eu usei o gpt pra melhorar o texto, mas o trabalho foi eu que fiz
Por fazer curso tecnico junto com o ensino medio, eu tenho uma materia relacionada a tecnologia, que nao é informatica em si, mas é parecido. E o professor que da essa materia nos insentiva a usar o ChatGPT (dizendo que ele proprio usava para fazer trabalhos relatorios e etc) e outras inteligencias artificiais a nosso favor. O que eu acho é q os professores deveriam ajudar os alunos a usar essas ferramentas ao proprio favor, pq msm que eles nao ensinem, os alunos vao continuar usando para fazer os trabalhos dados.
"Até a minha data de corte em setembro de 2021, Nilce, do canal Coisa de Nerd, não publicou nenhum livro. Ela é conhecida principalmente por sua atuação no RUclips, junto com seu marido Leon, onde produzem conteúdo relacionado a jogos, cultura pop e entretenimento. No entanto, é sempre possível que ela possa ter lançado algum livro após essa data, portanto, recomendo verificar as informações mais atualizadas para confirmar se houve algum lançamento posterior."
Trabalho com edição de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e Médio e faz um tempo que calculadora, software de planilhas eletrônicas e software de geometria dinâmica são ferramentas usadas nos livros didáticos. É importante lembrar que o uso dessas ferramentas deve ser feito com parcimônia para não afetar o processo de ensino. Por exemplo, durante as aulas sobre operações com números racionais na forma decimal, eu posso/devo ensinar como usar a calculadora, mas o estudante precisa, antes, desenvolver o algoritmo com esse tipo de número, então não é sempre que ele poderá usar a calculadora. Agora, em outro momento, quando o foco não é o algoritmo, daí o estudante pode usar a calculadora em alguns casos, pois se pressupõe que ele já sabe o algoritmo. É importante tb notar que o ideal é haver uma mescla entre momentos de uso da calculadora e do cálculo com o algoritmo, pois o a repetição tb ajuda no processo de ensino.
Adorei utilizar o ChatGPT, pois sou péssimo em escrita. Eu simplesmente rabisco algumas ideias e peço para ele organizá-las, acrescentando mais detalhes, e o resultado final é incrivelmente superior ao que eu conseguiria escrever por conta própria.
faço exatamente isso, eu faço um texto base e peço pra ele reescrever
acaba que eu aprendo até mais, pq eu tenho que checar se tudo que ele adicionou é verídico e se encaixa no assunto do texto em questao
É desse jeito que pretendo usar o ChatGPT quando for escrever um texto acadêmico para conclusão de curso.
então ksk n entendo a burrice da galera q quer negar a tecnologia
@@vinicius-ft4ik De tanto praticar vc aprenderia a escrever tão bem ou melhor, porém agora utilizando o ChatGPT para tal sem praticar, você basicamente nunca vai chegar pessoalmente a esse nível, e é ai que é o risco. Num enem ou vestibular da vida, ou alguma situação onde não tenha acesso, vai passar vergonha.
Então não está aprendendo nada consagrado. Utilizar o chat para corrigir ortografia do texto, é muito bom. Pedir pra ele identificar seus erros, melhor ainda! Jogar ideias mal escritas ou mal desenvolvidas e solicitar que ele escreva de forma coesa, cara, tu não tá aprendendo nada.
Olá vi o video acima um ano depois de ele ser colocado no RUclips, mas acho que teria meios para dizer se o aluno simplesmente mandou o CHATGPT fazer o trabalho e deu um CTRL C e outro CTRL V seria o próprio CHATGPT colocar dentro do arquivo uma marca no arquivo de dados que foi feito por ele e que poderia ser descoberta, vi que voce gosta de filmes e fotos nao sei se hoje a câmeras digitais ainda colocam uma data escondida nos dados antes eu sabia que colocavam e se tivessem GPS elas colocavam ate a localização, hoje se voce tentar baixar um video que tem copyright voce e bloqueado para baixar.
O CHATGPT deve ser usado como antigamente se usava a Enciclopédia Barsa, ou ia na biblioteca da cidade fazer uma pesquisa para o trabalho, e nao era possível dar CTRL C e CTRL V como muitos fazem hoje so pôr preguiça.
Um grande problema que vamos enfrentar como sociedade é o segregamento (maior do que o que já existe) de grupos baseado no conhecimento. Em pouco tempo vamos ter pessoas que saberão apenas o básico do uso de ferramentas como a internet e pessoas que serão capazes de, sozinhas, fazer o trabalho de um time inteiro utilizando IA.
Andavam a espalhar isso de que se você colocasse no Chatgpt e perguntasse se foi ele que fez ele diria. Mandaram para o meu grupo da turma e eu fui verificar, isso só funciona se você não mudar de chat de pergunta, ou seja é impossível o professor ver isso, já que ele não têm acesso ao chat que você usou
Aconteceu algo parecido comigo em 2010, fui acusada de usar o Google Tradutor em um trabalho de inglês, mas eu nao tinha usado o google tradutor kkkkkkk fiquei sem nota mesmo assim
Oxe e nn podia ? Kkkkkkkkk
E por que acharam que usou o Google Tradutor?
O problema do google docs por exemplo, alunos geram o texto no chat, colam no notas, e depois escreve manualmente no docs... da no mesmo... não tem garantias que a pessoa que fez mesmo...
Eu fiz isso com meus alunos de química há algumas semanas. Postei a resposta do chat Gpt dizendo que foi ele que escreveu, e eles entraram em Pânico kkkkk.
3:15 aq ele falo Leon Martins e Nilce Moretto são um casal brasileiro que ganhou popularidade na internet como criadores de conteúdo. Eles são conhecidos por seus canais no RUclips, "Coisa de Nerd" e "Cadê a Chave?", onde compartilham vídeos sobre jogos, cultura nerd, vlogs e entretenimento em geral.
Leon Martins é formado em Ciência da Computação e Nilce Moretto em Design Gráfico. Juntos, eles criaram seu canal principal, "Coisa de Nerd", em 2010, que se tornou um dos maiores canais brasileiros sobre cultura nerd, jogos e entretenimento. Eles também possuem outros canais secundários onde abordam temas diferentes, como o canal "Cadê a Chave?", que é focado em vlogs e viagens.
Além dos vídeos no RUclips, Leon e Nilce também participam de eventos e convenções relacionadas à cultura nerd, onde interagem com seus fãs. Eles conquistaram uma grande base de seguidores e são considerados uma das referências no cenário do RUclips brasileiro.
Aconteceu algo semelhante na minha escola, mas um pouco pior. Nos dias 1, 2 e 3 desse mês, aconteceu a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). Essa olimpíada é feita totalmente pela internet, então não tinha muito controle de quem estava sendo 100% competitivo e justo, dando o sangue naquilo, ou aqueles que simplesmente jogavam o enunciado no chatGPT e colavam a resposta como solução e conseguiam o ponto cheio na questão. Em resumo, por conta de uma parcela grande desses alunos a minha escola decidiu desclassificar a minha sala inteira, então pessoas como eu que estudaram durante meses pra ter uma chance de concorrer as próximas etapas e foram realmente bem por esforço próprio, foram injustamente desclassificadas por conta de pessoas que terminaram a prova em 10 minutos usando essa ferramenta.
aprender a ser feito de otário pelo Estado desde cedo.
Eu tive uma experiência sobre isso essa semana, minha professora na faculdade de Psicologia queria dar um prova diferente para que ela conseguisse ver nosso processo de aprendizagem, assim, ela fez uma prova aberta que poderia ser utilizada consulta aos textos da aula (impressão ou kindle), além disso, poderíamos fazer a prova em dois dias para refletirmos sobre nosso própria resposta, modifica-la para que refletisse o nosso real aprendizado. Acredito que esse processo me ajudou bastante, porquê me instigou a investigar e procurar tanto no texto quanto na minha memória as respostas para a prova.
Muito bom!
COMO USAR COMO FERRAMENTA!
Eu vi uma noticia de uma universidade, onde o próprio professor pede para os alunos pedirem coisas pro chat gpt, e a partir da resposta ele tem argumentar em cima do que o chat gpt disse.
Ele meio que fez um jogo onde usava o chatgpt pra criar uma dinâmica no aprendizado e você ter um aprendizado mais variável que sempre seguir na mesma linha de pensamento como se a vida fosse um passo-passo.
Ixi isso vai ter muita coisa.
No ensino básico e médio não pode usar calculadora por que o objetivo da matemática nesse período é desenvolver o raciocínio lógico-matemático (é literalmente forçar a pessoa a pensar na conta). Já na universidade não é mais necessário isso, logo pode se usar calculadora sim (na real, deve... Certos cálculos iam ser quase impossíveis sem uso da ferramenta)
Como millenial eu já passei por várias revoluções tecnológicas, eu vivi o mundo pré-digital, a revolução dos computadores, a revolução da internet, a revolução dos smartphones e agora a revolução da AI. E gente, tecnologia não tem volta! E falo isso como professora e aluna!
Sou professora, tenho 34 anos, estou fazendo uma pós-graduação no Canadá. A qualidade da educação daqui é horrível, tem muito conteúdo e pouca preocupação com a aprendizagem de fato, você é só um número e $$$ pra eles. E é por isso que aqui todo mundo usa o ChatGPT. E acho que se os alunos encontram uma saída com o Chat, a gente tem que repensar a educação, como fazemos educação e o que queremos passar à diante com ela. Não adianta ser resistência, temos que aprender à lidar com ela.
é uma ferramenta bem útil, alem que há outras IA melhores para pegar resumos sobre certos conteúdos que dão inclusive referencias de onde a informação saiu, outras você fornece o PDF e você pode fazer perguntas sobre aquele documento, ajuda muito criar resumos para estudar para provas, ou criar sínteses sobre um autor de filosofia e seus estudos/métodos, mas claro com moderação e sabedoria, não para fazer um trabalho inteiro, mas como ferramenta para otimizar o tempo de construção de um projeto ou de uma pesquisa sobre um tema, ao invés de ter que acessar diversos sites
É simples resolver esse problema, só demanda mais tempo, que é fazer prova oral, simples.
9:58 reprimir não mesmo, mas limitar e decidir o que pode e o que não pode utilizar essa ferramenta, sim
Os trabalhos deveriam ser feitos todos na sala, aí tbm acabava com aqueles professores que passam uma quantidade absurda irreal de trabalho sem considerar que tem aluno que trabalha pra manter a própria faculdade
triste,mas é vdd
Mas aí não vai dar tempo de dar a matéria
Isso sem contar cursos com trabalhos mais difíceis
Eu sou da engenharia da computação, é literalmente impossível tu me pedir um código de mais de 100 linhas pra ser feito em uma aula, isso não rola
Faço ciências da computação. Estou cursando o primeiro semestre. O principal tópico é justamente IA no geral, o mais famoso sendo o ChatGPT, eles deixam bem claro que não ligam se o aluno está usando o ChatGPT para fazer os trabalhos. Eles estão ali para passar o conhecimento adiante e formar bons profissionais, agora se o aluno está pagando pra ir na faculdade e só quer usar o Chat, a escolha é toda dele. E ainda acho um atraso nas aulas de matemática não ser possível usar uma calculadora, quando em um cenário realista (no qual eu esteja trabalhando) não vou fazer tudo na mão, as tecnologias estão aí para facilitar o trabalho e aperfeiçoá-los.
7:07 Eu trabalho numa instituição de ensino privada no Guarujá, litoral de São Paulo.
Acontece que nessa escola é permitido sim o uso de calculadoras nas matérias de matemática A, matemática B, física e química.
Nessa mesma instituição também tem cursos técnicos profissionalizantes de nível médio como: Técnico em enfermagem, Técnico em logística, Técnico em informática (que eu cursei em 2018), Técnico em administração e entres outros cursos, e até mesmo nesses é permitido sim a utilização de calculadora. O que não pode é utilizar a calculadora do celular.
E digo mais, tem que colocar as informações no chat e pedir para "sem alterar os dados informados", porque em uma dessas de corrigir o texto ele começou a viajar 😂😂
12:10 isso aqui me lembrou muito na época em que os motoboys de pizzaria entregavam a pizza sabendo o seu endereço de cabeça. Você fazia o pedido por telefone, passava o endereço e ae era tipo "Se vira ae motoboy"
Sou professor de matemática do ensino fundamental, aprecio que todos tenham autonomia para desenvolver uma operação matemática com as próprias mãos, isso ajuda a desenvolver a lógica (não só matemática, visto que as operações podem ser feitas de várias formas para chegar no mesmo resultado) para resolver as atividades. Quando eu vejo uma conta feita com auxílio de calculadora fica bem claro pra mim, principalmente quando eu já conheço o estudante.
Cara, é isso que sempre falo: mais importante é avaliar qual a lógica ou a estratégia empregada pelo aluno para chegar na resposta do que os meios que ele usou para alcançá-la. Nas minhas aulas de matemática do ensino médio, o professor deixava usar a calculadora nas provas, e mesmo assim sempre havia alguns que nem sabia como resolver as equações e erravam o valor de "x", ainda mais quando havia exponenciais e logaritmos na meiuca.
Atualmente estou no curso de analise e desenvolvimento de sistemas, primeiro semestre e o que eu recomendo a se fazer é usar o chat gpt como co-piloto, ele em si é uma ferramenta muito boa de pesquisa, vou contar a minha experiência com ele, eu uso muito para me lembrar de comandos q eu ja não tenho certeza que lembro as vezes até coloco alguns códigos pra corrigir (quando o código ta dando errado) e ele responde rapidamente pra mim o que eu não tava conseguindo enxergar, inicialmente eu estava preocupado que eu estava dependendo demais dele, mas eu notei uma diferença, muitos erros que ele me aponta eu ja não cometo mais.
Muitas pessoas vão emburrecer com essa tecnologia, eles vão parar de ler sobre o que estão pesquisando pois sabem que o Chat GPT vai dar todas as respostas que ele precisa, dificultando ainda mais o aprendizado.
Óbvio que numa faculdade ou pra que tem trabalho em excesso e não tem tempo pra ficar lendo tudo, vai ajudar muito, mas tem que ser usado pra auxiliar e não um " se vira e faz pra mim".
Foi o que falaram do Google quando os alunos passaram à deixar as enciclopédias para trás! "Agora a internet faz todo o trabalho pro aluno!".
@@DeboraCSimao eu não sou contra a tecnologia, mas continuo achando que emburrece as pessoas. Pelo menos o que eu vejo hoje em dia, na minha época a gente com 6 anos já sabia ler e escrever (eu aprendi com 4) hj em dia com 10 anos as pessoas tem dificuldade e pra mim isso é um problema. Não sou nenhum especialista no assunto, mas particularmente, não acho algo bom pra quem tá no ensino médio pra baixo, na faculdade até acho válido
vocês explicaram muita coisa que eu precisava, eu estudei para uma prova de sociologia eu usei o chat gpt para estudar o assunto, deve ter sido por isso que minha nota veio baixa depois, eu ia fazer isso de novo com a próxima prova, obrigado Leon e Nilce
Não confiem tanto no chatgpt. Já fiz algumas perguntas objetivas para ele e logo em seguida perguntei "vc tem certeza?" Ele simplesmente ficou confuso, pediu desculpas por errar e deu outra resposta.
Obs: se vc perguntar se ele tem certeza da resposta da mesma pergunta duas vezes seguidas, pode ser que ele volte para a resposta que ele te deu errado na primeira vez
Eu nunca programei em R e nem usei html, com o GPT eu consigo fazer isso dando as instruções do que quero, mas uso das minhas noções prévias de programação em outras linguagens. Ajuda muito. Com relação a conteúdo escolar, o chat manda mto bem tbm, afinal tem muita info online pra conteúdo de ensino médio.
Qualquer mensagem que você jogue no chatgpt e pergunte se ele escreveu aquele texto, ele vai dizer que sim.
6:05 Usaria a ferramenta como forma de inovar o texto do aluno. Pedir que procurem os erros da IA, checar se as informações estão corretas ou não. Seria inteligente também pedir textos criados no momento da aula.
Fiz um pedido simples ao chat gpt: "escreva sobre leon e nilce"
Olha a resposta que me deu(assustador):
Leon e Nilce eram um casal apaixonado pela tecnologia e pelo mundo dos games. Eles compartilhavam uma paixão por criar conteúdo online e conectar-se com pessoas que compartilhavam os mesmos interesses.
Leon era um jovem carismático e extrovertido. Ele adorava criar vídeos engraçados e informativos sobre jogos, compartilhando suas experiências e opiniões com sua comunidade de seguidores. Sua energia contagiante e seu humor cativante fizeram dele um dos criadores de conteúdo mais queridos e reconhecidos do cenário gamer.
Nilce, por sua vez, era uma mulher talentosa e criativa. Ela tinha um olhar único para a estética visual e se destacava em produzir vídeos de qualidade com ótimas edições. Nilce tinha uma paixão especial por jogos indie e adorava explorar narrativas envolventes e emocionantes em seus vídeos.
O casal decidiu unir suas habilidades e criar um canal no RUclips juntos, chamado "Coisa de Nerd". Nesse canal, eles compartilhavam suas experiências de jogos, faziam vlogs, discutiam temas atuais e divertiam seus seguidores com suas personalidades únicas. A química entre eles era evidente e a combinação de suas habilidades complementares ajudou a impulsionar o sucesso do canal.
Com o tempo, o canal "Coisa de Nerd" ganhou uma base de fãs dedicada e crescente. Leon e Nilce se tornaram referências na comunidade gamer e receberam reconhecimento por seu trabalho duro e autenticidade. Além dos vídeos, eles também organizavam eventos e participavam de convenções, onde tiveram a oportunidade de se conectar pessoalmente com seus seguidores.
Apesar dos desafios e da pressão do mundo digital, Leon e Nilce sempre se mantiveram verdadeiros a si mesmos e aos valores que compartilhavam. Eles priorizavam a diversão, o respeito e a inclusão em tudo o que faziam. Eram conhecidos por criar um ambiente acolhedor e amigável em seu canal, onde todos se sentiam bem-vindos.
A história de Leon e Nilce é um exemplo de como a paixão, o trabalho árduo e a autenticidade podem abrir portas e criar oportunidades. Eles inspiraram e continuam inspirando muitas pessoas a perseguirem seus sonhos e a compartilharem seus interesses com o mundo, provando que a conexão humana através da tecnologia pode ser uma experiência incrível e enriquecedora.
Jesus amado, que texto mais acurado (tirando a parte do leon ser extrovertido). Me assustou real 😮
Definitivamente um texto
E botou tempo verbal do passado. Tipo, Leon e Nilce ainda existem e ainda fazem entretenimento.
e dizem não ter precisão ksks
8:48 Bom ponto da Nilce. Eu só fui ter contato com calculadora financeira na faculdade. Se tivesse chegado lá já com conhecimento prévio seria proveitoso.
A inteligência artificial não foi tão inteligente assim
Mesmo assim, já é mais inteligente q 90% da humanidade
@@dieselboy.7637 imagina saber toda a Física de Ensino Médio?
Gente… Tenho um amigo que precisava consertar um problema de tecnologia que precisaria de um TI ou uma pessoa com técnico e formação pra isso. Ele só foi lá, foi fazendo várias perguntas pro chat gpt e resolveu o problema, sem chamar nenhum profissional…
Quem garante q o chatGPT não tirou essas informações "inventadas" de uma realidade paralela?!?! 👀 Talvez Nilce tenha sim escrito esse livro em outro realidade 🤔
Sinceramente, esse lance do Google Docs seria interessante mas, o aluno pode ainda pedir textos do chat gpt mas iria digitar manualmente só
Agora a versão paga do ChatGPT tem acesso à internet. 💣
Isso me assustou bastante. Sou programador e pedi para o ChatGPT ler a documentação de uma tecnologia que uso no meu dia a dia. Apenas passei o link da página inicial e pedi para que ele explorasse o site. O resultado ainda não foi o que um ser humano atingira mas mas se mostrou capaz de fazer isso. Basicamente ele tem o potencial de ser um especialista em qualquer tecnologia lendo a documentação em poucos segundos; O que levaria um tempo muito maior para formar um profissional com esse conhecimento. Imagino um futuro onde a tecnologia avance tão rápido que será inviável formar profissionais humanos para trabalhar com ela, apenas uma IA poderia acompanhar o avanço.
Não aprendi a fazer fogo 🔥 com as próprias mãos, hoje sou dependente do fósforo, isqueiro ou outro instrumento. A educação precisa avançar para as necessidades práticas da vida, e do mercado de trabalho atual e no futuro medio.
Minha sugestão é:
Não utilize os ChatGPT para fazer um texto base, desenvolva-o lendo suas referências.
Utilize-o como um auxiliar, use para te resumir o texto etc e tals
Sobre o que o Leon disse dos professores usarem o Google Docs para ter o histórico dos alunos, acho que não seria lá muito útil, daria um pouco de trabalho, mas não seria impossível, já que eles poderiam só pedir pro ChatGPT fazer o texto e depois reescrever tudo no Google Docs, sem ficar copiando e colando. Com certeza ia complicar bastante, mas ainda acho que seria mais fácil do que criar o texto do zero.
Coloquei o primeiro parágrafo da introdução da minha Monografia no ChatGPT e perguntei pra ele se foi ele que fez. Ele respondeu que sim.
Detalhe: Eu escrevi minha monografia quase 10 anos atrás, quando não existia ChatGPT.
Usaram o chatgpt para fazer a prova da faculdade, o chat errou tudo kkkkkkkkkkkk
Os professores vão precisar de assessoria urgente pra saber lidar com o ChatGPT.
Eu estudo Desenvolvimento Web, uso a ferramenta diariamente pra estudar. Porém, tenho 3 sobrinhas em idade escolar e nunca instiguei elas a usarem a ferramenta, nunca nem levantei esse tema, e pretendo não tocar nele enquanto não perceber que ela começaram a usar espontaneamente. Não tenho certeza das implicações disso por crianças ainda em desenvolvimento.
Mas, de novo, quando eu perceber que elas já descobriram a ferramenta e estão explorando, quero ser o primeiro a conversar sobre isso com elas e levantar os meus alertas.
fui ensinada a usar calculadora científica no médio/ técnico e acho isso importantissimo, ainda assim, vejo que não alterou em nada no meu raciocínio e também nas contas de cabeça que continuo fazendo e acredito que até tenha melhorado. na minha opinião, o maior problema da ferramenta vai ser se ela for usada sem senso crítico, já perguntei sobre um projeto de arquitetura pro chat gpt e falaram que era projeto de um arquiteto nada a ver, mesmo assim, tendo bom senso e sabendo pesquisar em outras fontes tb, acho que pode ser uma boa ferramenta.
Eu normalmente concordo com vocês mas nessa eu passo longe. criticaram muito os professores, que estão eraados, mas não criticaram os alunos (não tods) que podem ter copiado tudo do chatgpt. Não sei se os argumentos saíram no impulso e por ser sem ter alguem para balancear uma discussão ou se ainda continuam pensando dessa forma. Eu concordo que se deve usar as ferramentas que se tem e que a sociedade vai se adaptar com o tempo. Mas não concordo que a proxima geração deva ser desmiolada. Chegaram a sugerir que não precisaria aprender tabuada. Qual é, pessoal? Sou da área de informática e mesmo com todas as ide's e framework's que auxiliam o trabalho, um bom profissional tem que saber o que está por baixo dos panos e isso só se descobre treinando sem essas ferraments num primeiro momento. Não é por ter teclados, que vamos usar a maior parte da vida, que as crianças deveriam parar de aprender caligrafia. A escrita a mão também desenvolve o cérebro, assim como aprender a fazer contas sem calculadora. Tive matérias que tiram proveitos de calculadora científica, mas aprendemos a fazer tudo sem elas, num primeiro momento. é bem possivel que os trabalhos de casa parem de ter notas e sejam apenas para aprender. os que não fizerem vão sentir falta quando forem avaliados com supervisão. Esse é um bom cenário para uma distopia, quando faltar energia, ou simplesmente não estiverem com equipamentos, grupos de pessoas em todo o mundo, sem conseguir resolver problemas pequenos porque não conseguem fazer mais nada sozinhas, nem mesmo somar numeros ou escrever uma mensagem a mão.
Tabuada não é aprendida é decorada e só isso já diz muito
Disse tudo!!
vc assistiu o video? pq sei não em.....
Sou universitária, tem muitos Professor tentando lutar contra o chat ou conscientizar o aluno de não usar, a conscientização é muito volátil e o lutar contra é limitante porque a ferramenta existe e simplesmente ignorar não ajuda em nada na evolução tecnológica e de capacitação do profissional.
Uma amiga estudou e a irmã graduou em medicina em uma universidade que o método de avaliação era a conversação debate exposição de ideias, juntava x alunos com professor falava o tema é esse e todo mundo tinha que discutir sobre, seria um ótimo método de avaliação.(Desde que o professor consiga avaliar o conhecimento de cada aluno em meio ao debate). Porque independente se a pessoa usou o chat ou não, seria para reforçar ideias e questionamento uma organização de pensamentos, dúvidas e conhecimento. Porque a gente tá tentando encaixar o chat em uma realidade de ensino muito antiga e antiquada que não leva em consideração todos os tipos de inteligência habilidade.
Primeiro comentário só pesso por favor me dê like de assisto desde 2016
A forma de resolver isso é fazer um trabalho de duas etapas, o escrito e a oratória, mas se o trabalho da pessoa não cai como plágio, vai da pessoa se quer ser aprender ou só pegar o diploma, já que se trata de educação superior
eu pedi pro chat gpt fazer uma biografia do leon e da nilce e saiu essa perola (vou apontar erros entre parênteses)
Leon Martins e Nilce Moretto são conhecidos como um casal de youtubers brasileiros que ganhou destaque na plataforma com seu canal "Coisa de Nerd". Eles são pioneiros no segmento de conteúdo sobre jogos, tecnologia e cultura nerd no Brasil.
Leon nasceu em 10 de abril de 1985, em Guarulhos, São Paulo (ele nasceu em 21 de julho de 1983 em Volta Redonda no RJ) e Nilce nasceu em 17 de abril de 1988, em Taubaté, também no estado de São Paulo. (ela nasceu em Andradina, 31 de agosto de 1980 em são paulo msm) Antes de se tornarem youtubers de sucesso, ambos tinham profissões diferentes. Leon trabalhava como professor de história e Nilce era professora de inglês. (que????? nilce era jornalista e leon tava fazendo mestrado)
Em 2007, (isso nunca existiu) Leon criou um blog chamado "Coisas de Leod" (não, "Leod" não foi eu quem colocou, foi o chat gpt que escreveu errado) para compartilhar suas opiniões e experiências sobre jogos e cultura nerd. Posteriormente, em 2009, ele decidiu se aventurar no RUclips e criou o canal "Coisa de Nerd". No início, o canal era focado em reviews de jogos, mas aos poucos eles começaram a diversificar o conteúdo, abordando também temas como filmes, séries, tecnologia e curiosidades.
Em 2011 (foi em 2010), Nilce se juntou a Leon no canal e desde então eles passaram a trabalhar juntos na produção dos vídeos. Com seu carisma, humor descontraído e conhecimento sobre os assuntos abordados, o casal conquistou uma base de fãs fiel, que passou a se chamar carinhosamente de "Nerds".
O sucesso do canal "Coisa de Nerd" cresceu exponencialmente ao longo dos anos. Leon e Nilce alcançaram marcas expressivas, com milhões de inscritos e bilhões de visualizações em seus vídeos. Além do canal principal, eles também criaram outros canais, como "Cadê a Chave?" e "Nerdologia" (nerdologia não é um canal do leon e da nilce, é o canal de outra pessoa completamente diferente), este último voltado para conteúdo mais educativo e informativo.
Através de seus vídeos, o casal também compartilha sua vida pessoal, incluindo momentos engraçados, desafios e viagens. Eles se tornaram conhecidos por sua autenticidade e pela interação próxima com os fãs. Leon e Nilce são considerados referências no universo nerd brasileiro e inspiraram muitos outros criadores de conteúdo a seguir o mesmo caminho. (esse paragrafo é vdd)
Além do RUclips, Leon e Nilce também participaram de eventos de cultura nerd, como a Comic Con Experience (não tenho como confirmar, mas tem um vídeo no cade a chave deles indo pra comic con, mas n sei se é a brasileira), e colaboraram com marcas e empresas do ramo. Eles lançaram livros, como "Cadê a Chave: Histórias do RUclips", que conta detalhes dos bastidores de seu trabalho.(???????? vou nem falar nada)
Leon e Nilce se casaram em 2013 (eles se casaram em 2008) e compartilham uma relação de parceria tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Sua jornada como youtubers contribuiu para o crescimento da comunidade nerd no Brasil e para a valorização da cultura pop.
Leon Martins e Nilce Moretto são exemplos de sucesso no RUclips, utilizando sua paixão pela cultura nerd para entreter e educar milhões de pessoas. Seu trabalho inspira outros criadores de conteúdo e deixa um legado duradouro na internet brasileira. (é quase o mesmo texto do paragrafo 6)
eu não sei dizer se o chat gpt só bugou e falo merda ou se ele pegou as infos de sites questionaveis, acredito na primeira possibilidade
8:43 No Brasil ainda é proibido utilizar a calculadora nas provas de matemática, alguns lugares nem os lápis com continhas 😂 não podem ser usadas.😅😂