Nação Ijexá - Documentário

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 сен 2024
  • Nação Ijexá é um documentário etnográfico participativo com as comunidades de terreiros Ijexás presentes no sul da Bahia, especificamente, nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Arataca e São José da Vitória.
    Esse filme carrega em seu enredo narrativas, tradições, costumes e simbologias a partir de entrevistas realizadas com as lideranças dos terreiros, Babalorixás e Ialorixás, e seus adeptos, buscando enfatizar a história ancestral da nação Ijexá no Sul da Bahia, a relação das lideranças com o ser Ijexá, e com as suas divindades. É a tentativa de poder contar algo que não foi contado, de resguardar e fortalecer tradições, que ao longo da história foram invisibilizadas, muitas vezes apagadas, ou mesmo descartadas pela historiografia regional, ao tratar da importância que a cultura e a religião dos afro-descentes tiveram nas terras do Cacau
    Esse documentário foi produzido pelo projeto "A tradição religiosa dos Ijexás no Sul da Bahia", que se insere nas atividades de pesquisa desenvolvidas pelo kàwé - Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais, e também a partir do aporte de recursos financeiros da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, entre os anos de 2017 -2022*. Os estudantes que participaram receberam bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Programa de Iniciação Científica (PROIC) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.
    * O trabalho de campo do projeto foi interrompido devido a pandemia da Covid -19, tendo sido prorrogado até 2022. Muitas imagens utilizadas foram cedidas pelos próprios terreiros envolvidos na pesquisa.

Комментарии • 5

  • @alexdeandrade9889
    @alexdeandrade9889 Год назад +3

    Muita honra em fazer parte da nação ijesà

  • @JosivalAlvesdosSantos
    @JosivalAlvesdosSantos Год назад +1

    Qual a diferença da Nação Ketu e Ijexa?

    • @julesonagirl
      @julesonagirl 4 месяца назад

      Ambas são subculturas dos povos Iorubás (popularmente chamados de Nagô no Brasil), trazidas do Ocidente da África com o transporte massivo de negros escravizados. Possuem a mesma raíz linguística por terem vivido próximos entre as regiões da Nigéria e do Benin, porém com diferenças culturais marcantes no culto, na música, na liturgia e no que se diz respeito a tradição hierárquica