Lembro de um caso que aconteceu há anos atrás , uma década mais ou menos , um grupo feminino saiu de Santa Catarina , eram praticantes de um esporte coletivo que não me recordo agora . Foram para a Itália disputar um torneio e se deram muito bem ,deram uma lavada nas italianas , eis que de repente a plateia revoltada começou a chamar as meninas de macacas , detalhe que não havia uma negra entre as brasileiras , eram tão brancas quanto os próprios italianos .
Amiga, é assim mesmo. Floripa é maravilhosa, culta, plural, cosmopolita. Estive muitas vezes aí, e realmente não presenciei nenhum ato de racismo. Noutra viagem, em Pomerode entrei numa padaria e a balconista me recebeu falando em alemão, mas eu cumprimentei em portugués e percebí que ela ficou sem graça. Como eu sou branco e loiro, acho que ela pensou que devia ser alemão. Muitos sulistas se sentem europeus acima de tudo, e não querem se misturar com pessoas diferentes. Não sabem da riqueza que estão perdendo por pura ignorância.
Bom como eu sou sulista não tenho nada contra as pessoas de outras regiões ... E sim sou contra a migração desenfreada que está ocorrendo no momento... Santa Catarina ainda é um estado seguro e tranquilo de se viver.... Não quero que meu estado no futuro vire uma rio de janeiro da vida Cheio de favelas e criminalidade rolando solta 24 horas por dia.
@@ThiagoSantos-os2mz não tem nada haver ... Estou falando da migração desenfreada..... Não quero que santa Catarina no futuro vire uma rio de janeiro da vida... Vc acha que o rio de janeiro sempre foi violento???. Não foi... Mas com a migração desenfreada o rio de janeiro se tornou o que é hoje A cidade do crime....
@@ThiagoSantos-os2mz Correto. A Miscigenação propicia empatia, humanidade, e potencialuza a razão A segregação é desprezo pelo próximo e gera conflitos e injustiças. É só pesquisar a História
Não sofri racismo porque não sou negro, mas sofri xenofobia por ser nordestino (Bahia). E foi bastante agressivo: - O que você está fazendo aqui? Volte para o lixo de onde você veio! Nesse nível, de um colega de trabalho. Nunca houve a mínima discussão entre nós dois antes. Fiquei surpreso porque foi gratuito e sem nenhum contexto que justificasse a fala dele. Aliás, ele foi repreendido por outros colegas e amigos dele que ficaram chocados. Acontece que antes de ser baiano, eu sou brasileiro e estou no meu país. Não preciso de permissão, visto ou qualquer coisa para viver onde eu quiser. Hoje estou em Santa Catarina, amanhã posso estar em Manaus, se assim eu preferir. Machucou bastante, mas nem de perto daqueles que sofrem racismo toda a vida, nem consigo imaginar, talvez uma dor de dente que dura a vida inteira, não sei. Deve doer demais.
@@luizcarlosmoreiracardoso885 Amigo, o problema é que veio tanta gente da Bahia que causou problemas e incômodos aqui que as pessoas ficam com pé atrás. Muitos vem fugidos e até trabalham por um tempo mas logo vão para a criminalidade, falta de respeito com as pessoas que moram perto e com colegas entre outras coisas. Lógico que tem muita gente boa mas esee aspecto negativo ficou muito marcante. Por exemplo os que moram do lado de casa , nunca tive problemas com ninguém e por coincidência eles são baianos.
Luiz, sou daqui de Floripa e é muito triste ler isso, pois as pessoas que eu conheço daqui felizmente são bem mais educadas que isso, só esperamos que o cara evolua essa atitude ou vai ficar parado no tempo.
RJ é pior! eu sou carioca e o preconceito com nordestinos lá é muito pior! Paulista tb... Para voc ter nossão, muito paulista quando vai falar que algo é ruim, chama de baiano... exemplo: Mas que camisa baiana!!!!!!! Sudeste é MUITO pior parceiro. Sou carioca, moro em floripa a 20 anos e digo pra ti, que lá é MUITO PIOR!
Parabéns pela coragem em expor esse assunto, sou negro e entendo que não é generalizando, pois pessoas como vc de pele clara, procuram entender o nosso lado e até nos defendem....obrigado !!! Mas olhando por outro prisma, pessoas que vem de longe, são acolhidas em nosso espaço, em nossa terra, pra vir fazer uma palhaçada dessas, é demais né ? Não estão na casa deles, e mesmo que estivessem....e se fosse o contrário ? Mas graças à Deus, são a minoria, e graças à Deus, por existirem pessoas como você.
Meus parabéns! Eu amo os seus vídeos. Eu sou do RJ e acho que se for para ter medo de racismo, eu não sairia de casa. Acho que tem que haver respeito pelo ser humano, eu estou pensando em morar e trabalhar em floripa eu sou do RJ e estou tentado fazer concurso para SC.
Gostei da sua postura e simples sincera parabéns. Morei em são Miguel do Oeste e são jose do cedro etc no Oeste de Santa Catarina. 7 anos tenho experiência e sou grato a terra e boas pessoas de Santa Catarina que fiz amizade. Hj estou no espírito santo e assim Deus quiser desejo volta mora aí. Deus abençoe sempre sua vida seu coração .
Sou branca, olhos claros, descendente de italianos, alemães, espanhóis e sabe lá Deus de que lugares mais da Europa, a tipica branquela e acreditem, sofri xenofobia aqui na Grande Florianópolis por ser de outro estado! Estado ao lado tá?! Tem pessoas boas e acolhedoras também, mas uma boa parcela não tolera gaúchos, paranaenses, nordestinos, argentinos, etc... moro aqui há 6 anos e ainda não me sinto em casa, me sinto sempre uma estrangeira e já levei algumas patadas, povo muito sincero, fala tudo sem rodeios, mas tem também os que te tratam por flor ou por querida kkkk ou vc cria casca ou não se cria.
Moro em Florianópolis, não tem visto racismo, um pouco de preconceito sim, dos "estrangeiros" de outros estados com os manezinhos, e manezinhos especialmente com gaúchos, mas levados com sem brigas nem discuçoes. Morei muitos anos em Blumenau e presenciei racismo, sim, tive um amigo cabelereiro, recém chegado á cidade (não lembro de qual estado) negro e gay , por esse motivo ele não conseguiu emprego e voltou desiludido 😢 O cúmulo foi o episódio quando o padre da paróquia mandou pintar nossa senhora aparecida de branco, a Santa ficou loira de olho azul, houve um reclamo tão grande da sociedade que o padre teve que reavaliar e fez voltar a sua cor negra, como deve de ser. Geralmente pessoas do interior são desconfiadas até fazerem amizade independente da raça
@@joycesouza4804 Na verdade, Joyce eu não vi em Floripa, no interior, sim já vi. Uma vez, no RS um rapaz estava vendendo algo na rua, eu estava tão preocupada com meus problemas que não dei atenção...ele falou, "tu não fala comigo porque sou negro" a verdade não vi e não dei importância a sua cor, para mim somos todos iguais, mas ele mesmo pensou algo que nem passou pela minha cabeça. Uma das minhas melhores amigas é negra, a sua irmã, ja falou muitas vezes coisas que a gente nem pensa. Concordo, tem racismo contra negro, contra branco contra oriental ou judeu. Mais agora que estão fazendo de tudo para por uns contra os outros, o típico dividir para dominar.
@@shirleyconti2696 ultimamente tá tendo separatismo, principalmente de mulheres negras que não querem que os negros se relacione com mulheres brancas , coisa que não entendo, mais racismo é só bom negro, contra judeu é outro nome
Floripa é uma cidade maravilhosa, mas o salário não acompanha o custo de vida, trabalho no verão vais conseguir mas alugar é caro é difícil. O melhor vir antes para ver como vai tudo.
@@alexrochamartinsleao437 aqui tá cheio de haitianos e venezuelanos todos trabalhando e ninguém reclamando de racismo. Também tem centenas de milhares de baianos. Continuam vindo e não querem ir embora. Otarios são os preguiçosos que ficam de Mi-mi-mi de racismo.
Bom dia, Manezinha de Floripa, gostei de sua sinceridade em relação ao racismo no seu Estado. Porém, essa "CHAGA" não é característica somente do Povo Catarinense. Digo isso, Manezinha, porque a Região Sul do nosso país passa pelos mesmos problemas de Santa Catarina, isto é, no tocante à discriminação. Felizmente, sou brasileiro e nordestino; sinto vergonha, porém, de muitas pessoas do Sul do Brasil. Dificilmente, alguém vai reclamar de qualquer preconceito... se visitar as pessoas nordestinas ou até mesmo residir. É por isso que digo: sejam bem-vindos ao Nordeste e viva o Povo brasileiro. Parabéns, Manezinha, gostei do seu ponto de vista. Portanto, desejo-lhe muito sucesso. 👏👏👏
Amo floripa sou negra e do RJ. Moro em coqueiros a 3 anos e meu medo era sofrer racismo e aqui no meu prédio sou a única negra e posso garantir que nunca passei absolutamente nada de racismo, bem diferente do RJ e de SP onde morei 4 anos. Mesmo minhas vizinhas bem senhorinhas são super maravilhosas. Amo esse lugar.
Sou de uma capital do NE. Essa história de Sta Catarina ter "descentes" de Italiano ou Alemão cabe contextualizar. Certa vez, viajei para a Alemanha, num intercâmbio, fui p Witten depois Frankfurt. Ninguém, repito!, ninguém a quem abordei sabia, tinha notícia ou conhecia "parentes" em Sta Catarina, na Serra, nem no RS, Poa e adjacências. Ninguém sabe que tem 'alemães' no Brasil! O que existe, no sul do BR, são "descentes" tão "longínquos" que se 'perderam' no tempo e na história. Não são "reconhecidos" nem pelos próprios Alemães cm alemãos. Resta dizer, então, que aqui no Sul existem apenas descendentes desses 'colonos', seus Tátara, Tátara, Tátara netos. E eles preservaram "costumes" a custo de se fecharam em aldeias, até com casamentos entre o pr grupo, escolas próprias p não se "misturarem". Falam um "baixo alemão", algo tão "peculiar" que um alemão de hoje não entende o que falam. O que me chamou atenção tb foi que os "alemães" daqui exaltam essa "descendência", mas o alemão europeu sequer sabe desses parentes. Saí de Frankfurt com essa vivência.
@@ClairLune1988 Olha, só... O primeiro caso de colonos alemães e seus descendentes, vivendo sem energia elétrica e totalmente isolados da civilização a ponto de sequer saberem da existência de pessoas negras... Não. Espera um pouco. Isso parece o filme A Vila, do M. Night Shyamalan! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 CONTA OUTRA!
@@ClairLune1988 Sabe, nada. Taí falando que isso não existe por aí. Vai combater esse povo nojento ao invés de negar a existência das práticas, caso discorde delas, é claro...
Sou de Recife, morando há mais de 20 anos em São Paulo. Acredito que tenha mesmo esse povo de pouca cultura e ignorante em Floripa, em todo Brasil na verdade. No entanto, te garanto que na minha cidade no nordeste (Recife) o povo é super racista. Ainda hoje em 2024, quando volto lá fico chocada como isso é enraizado na sociedade. Chega ser grotesco.
Sou do RJ morei em SP e hoje moro em Florianópolis. Sou negra. O RJ é SP é muito mais racista. A gente pensa que aqui vai ser pior pq é cheio de brancos e loiros, mas me surpreendi positivamente.
Entendo perfeitamente do que está falando. Moro em Curitiba e assim como Floripa é uma capital, cosmopolita, cidade universitária, com metade dos moradores de outras regiões, com muita cultura, lazer, oportunidades, prafrentex, etc. Não são cidades tão atrasadas, conservadoras e preconceituosas, mas sabemos bem que ainda tem muita gente racista, que se acha superior, que gosta de falar mal de negro, fazer piada e etc. Como vc disse temos pessoas assim nas nossas próprias famílias. Qualquer descendente de alemão ou intaliano, sabem bem do que eu estamos falando. Racismo é crime, é repugnante, inaceitável e dá cadeia. Estamos tentando ser mais civilizados, éticos e gentis com os diferentes de nós. Mas está muito devagar, os negros tem pressa para serem aceitos, serem respeitados, terem mais oportunidades de estudo, de trabalho, de mobilidade social. A geração passada eu estou perdendo a esperança em mudança, agora os mais jovens, as crianças precisam ser muito conscientizadas que não podem repetir os erros do passado, que precisam ser melhores do que fomos até aqui. Nós brancos que inventamos o racismo e a partir de nós que sso vai acabar. Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre estao melhorzinhos, com a mente mais aberta. Mas tem regioes do interior que é triste demais. Alguns tem orgulho de bater no peito e mandar pessoas de pele negra embora das suas terras. Eu morro e vergonha e peço desculpas. O povo do sul consegue ser muito covarde, mas juro que nao sao todos, estamos tentando melhorar.
Adorei tuas palavras. Eu morei em Curitiba há muitos anos, e já naquela época era tida como exemplo em muitos aspectos. Tenho orgulho de ter uma filha curitibana. Mas nos comentários desta live uma pessoa reclamou da migração que segundo ela traz o risco de virar um caos tipo carioca. Vamos lembrar para todos os efeitos que temos o direito de viver onde quer que seja, e ninguém deve se sentir dono de uma cidade ou de um Estado. O Rio, sofre de um processo de violência completamente atrelado ao tráfico e a corrupção das autoridades. Vão querer culpar à população afrodescendente por isso? Durante 30 anos tive negócios com todo o estado e a capital fluminense e afirmo com absoluta certeza que a imensa maioria da população é gente boa, honesta e trabalhadora . Abraço.
@@diegojourdan8911 sem dúvidas Diego. O ser humano é um bicho que migra por natureza. Se na localidade que mora não está bom, tem mais é que ir em busca de um lugar melhor para viver, trabalhar, criar seus filhos. Foi assim que fizeram os colonos, alemães, italianos e etc, que fugiram da guerra e das dificuldades para tentar a vida no Brasil. E tantos outros saem do Brasil para tentar uma vida melhor na Alemanha, EUA, Portugal. E esses mesmos que tem um passado de imigrante ou um presente de familiares tentando a vida fora, tem a pachorra de dizer que pessoas de fora não são bem vindas. Não é repugnante? E com certeza o povo do Rio é trabalhador, honesto e estão como todos nós tentando ganhar o pão de cada dia e crescer na vida. Os problemas do RJ são muito complexos, tem um poder paralelo que interfere demais no jogo político e na boa gestão da cidade. Mas não é culpa dos moradores, muito menos da cor da pele, é culpa da má eficiência da polícia, da justiça, da política que está muito contaminada com o mundo do crime. Em todo lugar tem isso, mas no Rio está dramático.
Olá, tudo bem? Otimo canal. Gostei muito dos videos. Também iniciei um canal similar mas sobre Natal-RN. Infelizmente esse tema gera muita polarização. Certamente esse sera seu video com mais likes, deskikes, comentários e haters😅 Mas faz parte né 😁 Enfim.. Te desejo todo sucesso do mundo! Vou ficar acompanhando seu canal pois acredito que futuramente serei transferido prai😊
Cheio de comentários aqui de gente branca dizendo que nunca viu racismo. Sério isso? Gente branca esperava ver isso? Racismo, povo, é coisa que acontece de maneira sutil. Quem vai ver isso é quem sente na pele. É uma entrevista de emprego que não dá certo sem motivo nenhum. É uma perseguição e olhar diferente numa loja. Nós temos que respeitar esses INÚMEROS relatos e não desconfiar. O sul é, de modo geral, a região mais racista do Brasil, seguido do sudeste e centro-oeste. Isso não é achismo, é o retrato estaístico dos casos reportados. Dizer que não vê racismo quando se é branco é querer achar que é "frescura" um sofrimento HISTÓRICO e INJUSTO que pessoas negras sofrem há séculos.
Eu acho o Nordeste mais racista. Eu estivem em vários estados do Brasil e no Nordeste eu tive as piores experiências. Claro que não estou dizendo que você esta mentindo e você já deve ter tido presenciado ou mesmo ouvido relatos. Abs
Como mulher negra posso garantir que é verdade p que você disse. O racismo é geralmente velado, mas demonstrado em comentários, piadas, perseguições em lojas e discriminação resultante em dificuldade em conseguir emprego. Já passei por isso, e sei como funciona, mesmo tendo duas faculdades ainda assim sou discriminada em alguns lugares e por algumas pessoas. Quem fala de mimimi....é porque não sentiu ou não passou por isso.
A manezona de Floripa falando contra o preconceito mas curtindo um comentário aqui com "Deixe Santa Catarina para os Catarinenses". Hipócrita como muitos que falam que não são preconceituosos.
Racismo temos no Brasil inteiro, sabemos muito bem disso, é o país mais racista do mundo, pessoas hipócritas, fazem as coisas por debaixo do pano, essa é a realidade do Brasil, lindo Brasil. Infelizmente nunca vai mudar.
Oi Rosângela,eu vejo q aos poucos está mudando sim.e essa mudança precisa vir de dentro de casa também! obrigada pelo seu comentário, uma conversa aberta e com respeito, sempre será ouvida aqui no canal! Bjs
bem, um assunto bemmm polêmico em se tratando de brasil, sou de Rondônia, descendênte indigêna, já me convidaram para conhecer SC e RS, mas fui alertado por amigos que moram aki em RO que sofreria preconceito pela cor e etnía, então tirei esses 2 estados de meu roteiro de viagens e agora não faço mas questão de conhece-los, um abraço aki do norte do Brasil!!!!!!
Eu passei uma coisa que nunca na minha vida imaginei...eu sofri discriminação em Florianópolis sendo BRANCO kkkk O preconceito, o racismo, a discriminação em Florianópolis, não é necessariamente pela COR DA PELE, e sim pelo fato de vc SER DE FORA, DE OUTRO ESTADO. O que eu pensei sobre isso... Pessoas com a mente medíocre, coitados mentais, nada além. Pessoal mal tem uma casa, mora no terreno que o vô deixou e acham que são donos de um estado, brincadeira. Florianópolis tá pagando um preço e está só no começo. Por ser uma cidade extremamente marqueteira e se vender como "lugar perfeitinho" um monnnnnnnnnnnnnnnnnnnte de gente do norte do país estão migrando pra aí, um monte. Fica na rodoviária que vc verá os ônibus chegando...e detalhe: quem tem kitnet gosta viu. Florianópolis se vendeu tanto, mais tanto, que agora está praticamente sendo invadida...o preço que se paga por ser um lugar marqueteiro. Eu sou do litoral sul de sp, no verão a minha cidade recebe por semana 1 milhão de turistas e assim segue a vida... Se quiser morar na cidade more, se quiser passear, passeie, fique a vontade. Ninguém liga pra vc, ninguém olhará pra vc, ninguém se importará com vc, pois ninguém é dono de uma cidade inteira né rssss Santa Catarina é um estado tão marqueteiro que as notícias de violência são de sp e não do próprio estado kkkkkkkkkkk Deveriam falar mais sobre o MONTE CRISTO, aquela região de tráfico intenso, os morros, cheios de traficantes, as praças o pessoal fumando crack etc Isso a NDTV não mostra kkkkkk Florianópolis não tem nada de mais, é uma cidade extremamente comum e que foi glamorizada, apenas
Você já viu dos dados oficiais do próprio governo federal? Santa Catarina é um dos estados mais seguros do país, se pautar em manchete de jornal não é a forma correta de averiguar se um local é perigoso ou não. Florianópolis nos mesmos dados se apresenta como uma das capitais mais seguras do país. Chega ser engraçado alguém do litoral sul paulista querer falar que Florianópolis é uma cidade comum, se tu ainda fosse de Presidente Prudente daria pra levar a sério kkkkkkkkkkkk
Gente cega que nunca viu racismo aqui , a avó do meu marido catarinense me odeia simplesmente por eu não ser catarinense, mores olhem de novo, vcs não estão querendo ver.
Também os imigrantes alemães e trabalharam duro nas suas colônias, que eram minifúndios, levararam uma vida dura, de sol a sol para sobreviverem e alcançarem uma vida melhor para seus descendentes. Incentivaram seus filhos a estudar e trabalhar. Esses imigrantes nunca tiveram fazendas de café, nem escravos. Tinham muitos filhos que trabalhavam desde crianças, mas que tiveram que sair do interior para buscarem empregos nas cidades. Muitos trabalhavam e estudavam ao mesmo tempo, com muito sacrifício, mas era a única saída para conseguirem empregos mai qualificados. Não terras suficientes para garantir a sobrevivência, já que não podiam se dar ao luxo de viver de heranças e partiram para a luta. Nasci no Sul de Santa Catarina e fiz faculdade em Curitiba na UFPR. Mesmo sendo branca, descendente de italianos, sofri muito preconceito por ser de outro estado.
A sociedade é racista, em qualquer cidade. E fica o recado: dizer "eu não sou racista" e se afastar do problema é racismo tbm. Floripa é racista sim, não dá para passar pano não.
É tudo mimimi. Tem racismo no Sul sim! Infelizmente brasileiros cancelam brasileiros, pela origem, cor e etnia. Uma vez, aqui no Rio, ajudei um paulista a chegar na via Dutra, estava perdido, o cara teve a capacidade de me dizer que não gosta de cariocas, depois de tê-lo ajudado. E na região Sul esse preconceito fica pior. Claro que não posso generalizar, nem todo sulista é preconceituoso, tem gente de boa lá, mas grande parte se sente melhor que o resto do Brasil, por causa de pele e cor dos olhos, infelizmente. O Brasil precisa de unir para sermos uma grande nação.
@@cristianrosa-h5c Estamos em 2024, isso não era mais pra existir. Rivalidade sem sentido que divide o nosso país. Ninguém é melhor que ninguém, estamos todos no mesmo barco.
@@marcoaurelio9256 Cada um tem o direito de pensar como quiser kkkkk Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Se eu acho normal ou nao o problema é meu. E agora tenho mais o que fazer!
Boa noite! Tem racismo até em Salvador ( Bahia)! E tem racismo também entre negros. Então, não seria diferente não ter aqui no Sul do Brasil. E, sinceramente, no mundo todo tem. Minha esposa é branca e já sofreu com preconceito também.
Oi, Manezinha, perdoe a chatice formal deste Manezão velho de SAMPA, mas, cuidado com a expressão "LITERALMENTE", que voce empregou aos 8:23 min. do vídeo. Na verdade, eles estão cagando figurativamente apenas. É o segundo vídeo seu que eu vejo, e ja to adorando.PARABENS
Esse modelo de pensamento de pessoas racistas é de uma mentalidade tão mesquinha tão pobre q nao é nem digno de dó , então pra pessoas que pensam assim , não só do branco com negro mais vice versa , é melhor rever pq pessoas incríveis , como grandes artistas , são negro brancos pardos etc.. somos seres humanos , entao digo q isso é estupides , perda de tempo e vamos ter mais amor pelo próximo observar quem elas são por dentro pq todos nós temos defeitos mais tb temos qualidades ! estou morando em floripa há 9 meses e não tive o desprezo de ve isso, ainda bem , espero continuar assim !
Vamos lá. Primeiro, a cidade não tem a maioria REALMENTE manézinho. Onde trabalho, por exemplo, de 50 pessoas ao meu redor se forem 10 manézinhos é um número alto. Tem salas que se tem 1 é muito. Sou manézinho e descendente de povoadores (meu 9º avô materno foi capitão-mor da ilha), não de açorianos que foram trazidos para cá. O sul do Brasil na sua maioria foi povoada por povos EUROPEUS. Aqui mesmo na ilha a quantidade de pessoas negras desde o século XVIII era bem baixa. Haviam muitos mais índios ou mamelucos (mestiço de índio e europeu) que eram a maioria bandeirantes ou filhos deles). Cresci no morro e grande parte dos meus amigos são/eram negros e crescemos juntos. Não vivi esse racismo. Se falarem que se trata de algo RECENTE, aí precisa considerar a vinda das pessoas de OUTROS estados e cidades que trouxeram isso consigo e transmitiram para seus filhos que NASCERAM aqui. Mas de manézinho raiz como eu esse tipo de coisa não procede.
Eu negro de raca pura e Florianópolirano e sei bem o que e o racismo. Fui discriminado varias vezes, na escola, no banco Santander da rua Tenente Silveira, ate na zona. Eu foi adotado por uma família de pessoas brancas onde os parentes diziam que não queriam um preto na família. Eu moro em kitnet pois a casa que meus pais tinham foi vendida para se repartir a herança e nessa kitnet tem um casal de maranhenses onde o homem é predeiro. Em uma reforma onde tive que me mudar para outra kitnet do mesmo dono no mesmo terreno, onde ficaria alguns dias na outra kitnet, o vizinho que é maranhense que estava demorando um tempão para terminar de colocar piso nas pareredes, comentou com sua esposa que eramos escravos e agora queremos mandar neles, pois eu havia comentado que queria usar a internet fixa que estava naquela kitnet e cometei que ele estava demorando, pois ja se passava tres semanas. Esse sujeito as 6:30 da manha comecou a cortar piso para fazer barulho para incomodar os vizinhos, em outro dia era 11:00 horas da noite e ele estava cortando piso, só pra incomodar, essa pessoa implicou com um vizinho que ele dizia que era amigo dele só porque o vizinho comprou um carro grande e pediu para ele colocar a moto dele para o lado e o vizinho teve que ir embora. Ele ocupa a garangem de carro com uma moto e meu carro fica na rua e ainda assim ele foi tentar criar um conflito dizendo para o vizinho pedir para eu tirar o carro de frente da casa dele, só que a rua e pública. Entao e esse tipo de gente que não gostamos por aqui. Eu sou sociólogo e sei que muitas pessoas que vem para cá tem problemas com a polícia de seu estado e muitas mulheres que vem para cá são prostitutas. Quem duvida vá em zonas e perguntem de ondem elas vem!😮
Meu filho passou por uma situação assim Ele tinha em torno de 15 anos. Passeando pelas ruas do bairro rio vermelho, norte de Florianópolis. Um tr*ast*e com sua esposa e 2 filhos tratou muito mal meu filho so por passar proximo a ele na mesma calçada, humilhou ele e falou varias coisas Pena que eu não estava junto pra arrasar com ele Meu filho tem a cor similar a de indio
Sou de São José SC. Infelizmente o racismo é a doença no Mundo! Sou branco. Tenho amigos e até parentes negros. Mas fico triste em ver Racistas. Em todos lugares. Inclusive, em chats de games de FPS. Vejo todos os dias por parte dos Americanos e Argentinos.😢
É verdade que tem muito branco aqui em Floripa, no shopping só tem branco. Um ou outro negro. Nos morros, tem bastante negro mas tem muito branco também, nos bairros antigos tem muitos negros e brancos.... mas "RA-CIS-MO" mesmo eu nunca vi. Sou paulista, moro há 20 anos aqui, nunca vi uma cena de racismo. Como faço Uber, escuto muito dos passageiros que existe racismo em Blumenau. Só que o povo alemão antigo, na verdade não gosta de ninguém! Não é só de negro, o alemão não suporta mais ninguém que não seja alemão também. Lembrando, ALGUNS alemães, os mais antigos... Já os italianos, acredito que já é muito mais aberto a qualquer outro povo. O único racismo que eu vejo é o bairrismo entre Manezinho e Gaúcho, um reclama do outro, mas muitos se casam, são amigos.
O preconceito quase sempre advém dos males causados pelos representantes de uma raça ou etnia. Árabes amam americanos...?Americanos amam latinos...? Japoneses amam americanos? Ucranianos amam russos? Brasileiros amam bolivianos, (são escravizados em sp) amam argentinos? Tenho dois vizinhos. Uma família de japoneses educados, respeitadores em todos os aspectos etc. Tenho um vizinho nordestinos. Adoram ostentar, barulhentos, Me obrigam a ouvir aquelas músicas horríveis que gostam, o lixo que produzem passa para o meu quintal. São agressivos e falam alto. Então, qual é o meu conceito prévio ? Qual será o meu pre-conceito para escolher um novo lugar para viver em paz? Então, infelizmente a cultura influi sim no comportamento e conduta das pessoas e as levam a se juntarem, a conviver com aquelas que se parecem com elas. Há nordestinos com conduta de sulistas e há sulista com conduta de nordestinos.
Em Florianópolis existe uma turma racista e xenófoba sim. Não querem negros e nordestinos, por exemplo. Engraçado que essas mesmas pessoas também são oriundas de outros lugares, mas normalmente brancas e classe média alta (nem que seja só na aparência). Anos atrás cunharam até uma gíria prá isso, "Heole" ou coisa parecida. Felizmente não pegou, ficou lá na panelinha mesmo. E no geral as pessoas são educadas uns com outros. Já o interior é muito complicado...
Meu que viaje kkkkk essas giria haole é em inglês usada para surfista de fora ( de outra praia ) ou surfista ruim. Qualquer coisa que os sulistas falam é racismo agora ?
Na minha humilde opinião o racismo é inerente à carga sócio-cultural de um povo, seja ele branco, negro ou amarelo. Por exemplo, na europa medieval os nórdicos escravizavam os francos e saxões, ambos povos brancos.
Gente hipócrita racismo tem no Brasil e no mundo,já estão cansados de ver os jogadores ao vivo.. Sempre teve só que hoje é criminalidade se tiver testemunha.
Desde de sempre! Porém em um nível muito mais sutil!! Racismo é inclusa todas as cores ... Porém a pele de cor negra sempre foi a mais prejudica infelizmente!!!
O racismo existe em todo o lugar, inclusive o povo judeu esta sofrendo muito novamente e é abominável, o pior racismo é aquele em que um grupo de pessoas define a cor da sua pele como é o caso das cotas raciais, enquanto não respeitarmos o ser humano com as suas diferenças o racismo só vai aumentar
Sinceramente, fantasiam muito quando falam sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente de pessoas que nunca estiveram nesses dois estados. Eu sou pardo e natural do estado do Rio de Janeiro, me mudei para Santa Catarina faz 5 anos, moro em Florianópolis. Até o presente momento eu nunca vivenciei a xenofobia e o racismo. Inclusive, nas férias eu vou com frequência para cidades pequenas do oeste catarinense de colonização alemã e italiana e também nunca sofri preconceito lá, pelo contrário, eu fui muito bem recebido. Meu amigo cearense foi para as mesmas cidades e teve a mesma experiência que a minha. Óbvio que no estado tem pessoas que possuem preconceito, mas tá bem longe de ser maioria.
Sou nativo de Floripa e nos ambientes onde transito não vejo racismo. Floripa é plural, tem de tudo e todos convivem muito bem. Quem pensa em racismo, vive o racismo, sai dessa.
Eu também sou de Florianópolis já sofri várias vezes com racismo dês da escola até agora com 40 anos principalmente por segurança de lojas e pela polícia só por fato de eu ser de cor escura vc não passou por isso por fato de ser de cor clara
Sou nativo da ilha e sempre tiveram preconceitos contra minha pessoa, por eu ser herdeiro, branco, multimilionário, bonito e gostoso, ai pergunto, que culpa eu tenho se meus avós deixaram milhares de m2 de terreno? E fiz dezenas de aptos para aluguel? Não gosto de racistas, xenofóbicos e invejados. Não tenho culpa se nasci em Floripa e vc em um estado qualquer. Que culpa eu tenho se investi milhares de reais em bitcoins em 2020? Hum?
@@hebernegociosdigitais3049 Voando.....US$72/74 mil estou tirando milhares de Satoshis....voltando a comprar quando voltar aos US$54.000, talvez para ano que vem. Nesse intervalo, vou fazer trader de chai link , está no momento bom de fazer trader. É BTC!
@@marciof.camillo2028 O Paraná já está mais mestiço, por fica mais perto do sudeste. Além de ser o estado do sul que sempre se pareceu mais com Brasil, pois é bem multicultural tbm.
1° com este tick repetitivo "né", você não é manezinha daqui, nem com este sotaque. 2° cuidado quando acusas e rotula uma outra etnia, pois em sua fala suave, nada mais faz, do que criar animosidade onde não deveria. Quer criar polêmica com um assunto e leva a reboque, divisão onde deveria ter unidade. Racismo é papo de modismo de turminha Wonke, que quer dar uma de descolado, de dizer que faz parte da onda. Lembrando os desavisados, o Brasil tem uma característica única, com sua riqueza de uma miscigenação de múltiplas etnias e devemos celebrar sempre, pois se forem fazer um exame de DNA, todos nós, em algum momento de nossa genealogia familiar, tem alguma mistura de outras etnias. Portanto este papo furado de sou negro puro, sou branco puro, não cola. Aqui temos que ter consciência de sermos brasileiros, de uma formação étnica totalmente diferente, justamente pela diversidade das misturas étnicas e papo de preconceito isto e aquilo, é ignorância e esta moça pelo visto, não tem noção alguma das várias etnias que compõe o estado de Santa Catarina e sua diversidade cultural, além de entender, que aqui todos são recebidos bem. Não crie encrenca para gerar os tais like.
A PARTIR DO MOMENTO QUE EXISTE COTAS , JÁ ESTA PROVADO QUE TEM RACISMO , ACHO QUE UMA DAS PRIMEIRAS COISAS PRA ACABAR COM O RACISMO É ACABAR COM ESTAS COTAS , POIS SOMOS TODOS IGUAIS E TEMOS A MESMA CAPACIDADE A DIFERENÇA É QUE TEM MUITA GENTE QUE TEM PREGUIÇA DE ESTUDAR .
@fabiodarocha Deixar para os *NAZISTARENSES,* você quis dizer... Pode ficar tranquilo, filho. Eu, negro, jamais colocarei meus pés em um Estado com tipos dessa laia. Até porque prezo demais o meu maior bem: a vida!
Sou de outro estado, amo Florianópolis, mas senti um choque cultural aqui disso. É um racismo de piadinhas comentários sem cabimento que escuto nas ruas. Isso incomoda pois eu tô junto dessas pessoas falando coisas de alguém que passa, cliente. Meu Deus, me incomoda bastante, mas tento seguir a vida pois gosto daqui, fui muito bem recebida, mas será porque sou branca? Fica a pergunta
Lembro de um caso que aconteceu há anos atrás , uma década mais ou menos , um grupo feminino saiu de Santa Catarina , eram praticantes de um esporte coletivo que não me recordo agora . Foram para a Itália disputar um torneio e se deram muito bem ,deram uma lavada nas italianas , eis que de repente a plateia revoltada começou a chamar as meninas de macacas , detalhe que não havia uma negra entre as brasileiras , eram tão brancas quanto os próprios italianos .
Tive um professor q contou sobre o preconceito q sofreu no Sul por ser paraibano!
Amiga, é assim mesmo. Floripa é maravilhosa, culta, plural, cosmopolita. Estive muitas vezes aí, e realmente não presenciei nenhum ato de racismo. Noutra viagem, em Pomerode entrei numa padaria e a balconista me recebeu falando em alemão, mas eu cumprimentei em portugués e percebí que ela ficou sem graça. Como eu sou branco e loiro, acho que ela pensou que devia ser alemão. Muitos sulistas se sentem europeus acima de tudo, e não querem se misturar com pessoas diferentes. Não sabem da riqueza que estão perdendo por pura ignorância.
Bom como eu sou sulista não tenho nada contra as pessoas de outras regiões ...
E sim sou contra a migração desenfreada que está ocorrendo no momento...
Santa Catarina ainda é um estado seguro e tranquilo de se viver....
Não quero que meu estado no futuro vire uma rio de janeiro da vida
Cheio de favelas e criminalidade rolando solta 24 horas por dia.
@@edsonribeiro4800E o que miscigenação tem haver com criminalidade?
@@ThiagoSantos-os2mz não tem nada haver ...
Estou falando da migração desenfreada.....
Não quero que santa Catarina no futuro vire uma rio de janeiro da vida...
Vc acha que o rio de janeiro sempre foi violento???.
Não foi...
Mas com a migração desenfreada o rio de janeiro se tornou o que é hoje
A cidade do crime....
@@ThiagoSantos-os2mz Correto. A Miscigenação propicia empatia, humanidade, e potencialuza a razão
A segregação é desprezo pelo próximo e gera conflitos e injustiças. É só pesquisar a História
@@edsonribeiro4800 então um dia seus pais ou avós migraram para o estado em questão. Como se sentiria se eles não fossem bem vindos?
Não sofri racismo porque não sou negro, mas sofri xenofobia por ser nordestino (Bahia). E foi bastante agressivo: - O que você está fazendo aqui? Volte para o lixo de onde você veio! Nesse nível, de um colega de trabalho. Nunca houve a mínima discussão entre nós dois antes. Fiquei surpreso porque foi gratuito e sem nenhum contexto que justificasse a fala dele. Aliás, ele foi repreendido por outros colegas e amigos dele que ficaram chocados. Acontece que antes de ser baiano, eu sou brasileiro e estou no meu país. Não preciso de permissão, visto ou qualquer coisa para viver onde eu quiser. Hoje estou em Santa Catarina, amanhã posso estar em Manaus, se assim eu preferir. Machucou bastante, mas nem de perto daqueles que sofrem racismo toda a vida, nem consigo imaginar, talvez uma dor de dente que dura a vida inteira, não sei. Deve doer demais.
@@luizcarlosmoreiracardoso885 Amigo, o problema é que veio tanta gente da Bahia que causou problemas e incômodos aqui que as pessoas ficam com pé atrás. Muitos vem fugidos e até trabalham por um tempo mas logo vão para a criminalidade, falta de respeito com as pessoas que moram perto e com colegas entre outras coisas. Lógico que tem muita gente boa mas esee aspecto negativo ficou muito marcante. Por exemplo os que moram do lado de casa , nunca tive problemas com ninguém e por coincidência eles são baianos.
Luiz, sou daqui de Floripa e é muito triste ler isso, pois as pessoas que eu conheço daqui felizmente são bem mais educadas que isso, só esperamos que o cara evolua essa atitude ou vai ficar parado no tempo.
RJ é pior! eu sou carioca e o preconceito com nordestinos lá é muito pior! Paulista tb...
Para voc ter nossão, muito paulista quando vai falar que algo é ruim, chama de baiano... exemplo: Mas que camisa baiana!!!!!!!
Sudeste é MUITO pior parceiro. Sou carioca, moro em floripa a 20 anos e digo pra ti, que lá é MUITO PIOR!
@@maddrugamersLarga de ser mentiroso! Carioca convive bem com nordestino.
@@Tato-j8nUé vc quer justificar o crime cometido contra o rapaz? Vc são todos corporativistas.
Parabéns pela coragem em expor esse assunto, sou negro e entendo que não é generalizando, pois pessoas como vc de pele clara, procuram entender o nosso lado e até nos defendem....obrigado !!! Mas olhando por outro prisma, pessoas que vem de longe, são acolhidas em nosso espaço, em nossa terra, pra vir fazer uma palhaçada dessas, é demais né ? Não estão na casa deles, e mesmo que estivessem....e se fosse o contrário ? Mas graças à Deus, são a minoria, e graças à Deus, por existirem pessoas como você.
Meus parabéns! Eu amo os seus vídeos.
Eu sou do RJ e acho que se for para ter medo de racismo, eu não sairia de casa. Acho que tem que haver respeito pelo ser humano, eu estou pensando em morar e trabalhar em floripa eu sou do RJ e estou tentado fazer concurso para SC.
Gostei da sua postura e simples sincera parabéns. Morei em são Miguel do Oeste e são jose do cedro etc no Oeste de Santa Catarina. 7 anos tenho experiência e sou grato a terra e boas pessoas de Santa Catarina que fiz amizade. Hj estou no espírito santo e assim Deus quiser desejo volta mora aí. Deus abençoe sempre sua vida seu coração .
Sou branca, olhos claros, descendente de italianos, alemães, espanhóis e sabe lá Deus de que lugares mais da Europa, a tipica branquela e acreditem, sofri xenofobia aqui na Grande Florianópolis por ser de outro estado! Estado ao lado tá?! Tem pessoas boas e acolhedoras também, mas uma boa parcela não tolera gaúchos, paranaenses, nordestinos, argentinos, etc... moro aqui há 6 anos e ainda não me sinto em casa, me sinto sempre uma estrangeira e já levei algumas patadas, povo muito sincero, fala tudo sem rodeios, mas tem também os que te tratam por flor ou por querida kkkk ou vc cria casca ou não se cria.
Sinceros não! Criminosos.
Moro em Florianópolis, não tem visto racismo, um pouco de preconceito sim, dos "estrangeiros" de outros estados com os manezinhos, e manezinhos especialmente com gaúchos, mas levados com sem brigas nem discuçoes.
Morei muitos anos em Blumenau e presenciei racismo, sim, tive um amigo cabelereiro, recém chegado á cidade (não lembro de qual estado) negro e gay , por esse motivo ele não conseguiu emprego e voltou desiludido 😢
O cúmulo foi o episódio quando o padre da paróquia mandou pintar nossa senhora aparecida de branco, a Santa ficou loira de olho azul, houve um reclamo tão grande da sociedade que o padre teve que reavaliar e fez voltar a sua cor negra, como deve de ser.
Geralmente pessoas do interior são desconfiadas até fazerem amizade independente da raça
Todo lugar tem racismo e eu já vi pessoas negras que mora aí fala que tem racismo sim
@@joycesouza4804 Na verdade, Joyce eu não vi em Floripa, no interior, sim já vi.
Uma vez, no RS um rapaz estava vendendo algo na rua, eu estava tão preocupada com meus problemas que não dei atenção...ele falou, "tu não fala comigo porque sou negro" a verdade não vi e não dei importância a sua cor, para mim somos todos iguais, mas ele mesmo pensou algo que nem passou pela minha cabeça.
Uma das minhas melhores amigas é negra, a sua irmã, ja falou muitas vezes coisas que a gente nem pensa.
Concordo, tem racismo contra negro, contra branco contra oriental ou judeu.
Mais agora que estão fazendo de tudo para por uns contra os outros, o típico dividir para dominar.
@@shirleyconti2696 ultimamente tá tendo separatismo, principalmente de mulheres negras que não querem que os negros se relacione com mulheres brancas , coisa que não entendo, mais racismo é só bom negro, contra judeu é outro nome
Santa Catarina usa uma ideologia nazista,ver últimas eleições.
Sou de pernambuco. Estava mesmo pensando em morar em Florianópolis; mas depois disso quero repensar 10000000000000000000×
Moro a vida toda aqui e nunca vi racismo.
Floripa é uma cidade maravilhosa, mas o salário não acompanha o custo de vida, trabalho no verão vais conseguir mas alugar é caro é difícil.
O melhor vir antes para ver como vai tudo.
@flower_369 Pernambucano(a) pensando em morar nesse lugar, com esse monte de neonazista? Só se estiverem completa loucura!
@@martikepler4700 Falou a pessoa provavelmente branca e com sobrenome alemão. Êta, ferro.
@@alexrochamartinsleao437 aqui tá cheio de haitianos e venezuelanos todos trabalhando e ninguém reclamando de racismo. Também tem centenas de milhares de baianos. Continuam vindo e não querem ir embora. Otarios são os preguiçosos que ficam de Mi-mi-mi de racismo.
Bom dia, Manezinha de Floripa, gostei de sua sinceridade em relação ao racismo no seu Estado. Porém, essa "CHAGA" não é característica somente do Povo Catarinense. Digo isso, Manezinha, porque a Região Sul do nosso país passa pelos mesmos problemas de Santa Catarina, isto é, no tocante à discriminação. Felizmente, sou brasileiro e nordestino; sinto vergonha, porém, de muitas pessoas do Sul do Brasil. Dificilmente, alguém vai reclamar de qualquer preconceito... se visitar as pessoas nordestinas ou até mesmo residir. É por isso que digo: sejam bem-vindos ao Nordeste e viva o Povo brasileiro. Parabéns, Manezinha, gostei do seu ponto de vista. Portanto, desejo-lhe muito sucesso. 👏👏👏
Amo floripa sou negra e do RJ. Moro em coqueiros a 3 anos e meu medo era sofrer racismo e aqui no meu prédio sou a única negra e posso garantir que nunca passei absolutamente nada de racismo, bem diferente do RJ e de SP onde morei 4 anos.
Mesmo minhas vizinhas bem senhorinhas são super maravilhosas. Amo esse lugar.
Sou de uma capital do NE. Essa história de Sta Catarina ter "descentes" de Italiano ou Alemão cabe contextualizar. Certa vez, viajei para a Alemanha, num intercâmbio, fui p Witten depois Frankfurt. Ninguém, repito!, ninguém a quem abordei sabia, tinha notícia ou conhecia "parentes" em Sta Catarina, na Serra, nem no RS, Poa e adjacências. Ninguém sabe que tem 'alemães' no Brasil! O que existe, no sul do BR, são "descentes" tão "longínquos" que se 'perderam' no tempo e na história. Não são "reconhecidos" nem pelos próprios Alemães cm alemãos. Resta dizer, então, que aqui no Sul existem apenas descendentes desses 'colonos', seus Tátara, Tátara, Tátara netos. E eles preservaram "costumes" a custo de se fecharam em aldeias, até com casamentos entre o pr grupo, escolas próprias p não se "misturarem". Falam um "baixo alemão", algo tão "peculiar" que um alemão de hoje não entende o que falam. O que me chamou atenção tb foi que os "alemães" daqui exaltam essa "descendência", mas o alemão europeu sequer sabe desses parentes. Saí de Frankfurt com essa vivência.
Eles continuam a cultura antiga, danças típicas, músicas tipicas e o alemão que os alemães de hoje já não se entendem.
Óbvio que não, da mesma maneira que você não faz a menor ideia de quem é seu primo de 10° Grau.
@@ClairLune1988 Olha, só... O primeiro caso de colonos alemães e seus descendentes, vivendo sem energia elétrica e totalmente isolados da civilização a ponto de sequer saberem da existência de pessoas negras... Não. Espera um pouco. Isso parece o filme A Vila, do M. Night Shyamalan! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 CONTA OUTRA!
@@ClairLune1988 Tá bom.
@@ClairLune1988 Sabe, nada. Taí falando que isso não existe por aí. Vai combater esse povo nojento ao invés de negar a existência das práticas, caso discorde delas, é claro...
Oi Carem eu também sou de Florianópolis sou de palhoça eu sou descendente de índio com alemão já sofri muito racismo
Sou de Recife, morando há mais de 20 anos em São Paulo. Acredito que tenha mesmo esse povo de pouca cultura e ignorante em Floripa, em todo Brasil na verdade. No entanto, te garanto que na minha cidade no nordeste (Recife) o povo é super racista. Ainda hoje em 2024, quando volto lá fico chocada como isso é enraizado na sociedade. Chega ser grotesco.
Sou do RJ morei em SP e hoje moro em Florianópolis. Sou negra.
O RJ é SP é muito mais racista.
A gente pensa que aqui vai ser pior pq é cheio de brancos e loiros, mas me surpreendi positivamente.
@@nataliamoreira134 Eu percebo a mesma coisa
Entendo perfeitamente do que está falando. Moro em Curitiba e assim como Floripa é uma capital, cosmopolita, cidade universitária, com metade dos moradores de outras regiões, com muita cultura, lazer, oportunidades, prafrentex, etc. Não são cidades tão atrasadas, conservadoras e preconceituosas, mas sabemos bem que ainda tem muita gente racista, que se acha superior, que gosta de falar mal de negro, fazer piada e etc. Como vc disse temos pessoas assim nas nossas próprias famílias. Qualquer descendente de alemão ou intaliano, sabem bem do que eu estamos falando. Racismo é crime, é repugnante, inaceitável e dá cadeia. Estamos tentando ser mais civilizados, éticos e gentis com os diferentes de nós. Mas está muito devagar, os negros tem pressa para serem aceitos, serem respeitados, terem mais oportunidades de estudo, de trabalho, de mobilidade social. A geração passada eu estou perdendo a esperança em mudança, agora os mais jovens, as crianças precisam ser muito conscientizadas que não podem repetir os erros do passado, que precisam ser melhores do que fomos até aqui. Nós brancos que inventamos o racismo e a partir de nós que sso vai acabar. Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre estao melhorzinhos, com a mente mais aberta. Mas tem regioes do interior que é triste demais. Alguns tem orgulho de bater no peito e mandar pessoas de pele negra embora das suas terras. Eu morro e vergonha e peço desculpas. O povo do sul consegue ser muito covarde, mas juro que nao sao todos, estamos tentando melhorar.
Adorei tuas palavras. Eu morei em Curitiba há muitos anos, e já naquela época era tida como exemplo em muitos aspectos. Tenho orgulho de ter uma filha curitibana. Mas nos comentários desta live uma pessoa reclamou da migração que segundo ela traz o risco de virar um caos tipo carioca. Vamos lembrar para todos os efeitos que temos o direito de viver onde quer que seja, e ninguém deve se sentir dono de uma cidade ou de um Estado. O Rio, sofre de um processo de violência completamente atrelado ao tráfico e a corrupção das autoridades. Vão querer culpar à população afrodescendente por isso? Durante 30 anos tive negócios com todo o estado e a capital fluminense e afirmo com absoluta certeza que a imensa maioria da população é gente boa, honesta e trabalhadora . Abraço.
@@diegojourdan8911 sem dúvidas Diego. O ser humano é um bicho que migra por natureza. Se na localidade que mora não está bom, tem mais é que ir em busca de um lugar melhor para viver, trabalhar, criar seus filhos. Foi assim que fizeram os colonos, alemães, italianos e etc, que fugiram da guerra e das dificuldades para tentar a vida no Brasil. E tantos outros saem do Brasil para tentar uma vida melhor na Alemanha, EUA, Portugal. E esses mesmos que tem um passado de imigrante ou um presente de familiares tentando a vida fora, tem a pachorra de dizer que pessoas de fora não são bem vindas. Não é repugnante?
E com certeza o povo do Rio é trabalhador, honesto e estão como todos nós tentando ganhar o pão de cada dia e crescer na vida. Os problemas do RJ são muito complexos, tem um poder paralelo que interfere demais no jogo político e na boa gestão da cidade. Mas não é culpa dos moradores, muito menos da cor da pele, é culpa da má eficiência da polícia, da justiça, da política que está muito contaminada com o mundo do crime. Em todo lugar tem isso, mas no Rio está dramático.
Olá, tudo bem? Otimo canal. Gostei muito dos videos. Também iniciei um canal similar mas sobre Natal-RN.
Infelizmente esse tema gera muita polarização.
Certamente esse sera seu video com mais likes, deskikes, comentários e haters😅
Mas faz parte né 😁
Enfim..
Te desejo todo sucesso do mundo!
Vou ficar acompanhando seu canal pois acredito que futuramente serei transferido prai😊
Sou de Imbituba e gostei muito do seu conteúdo.
Infelizmente em Santa Catarina, tem muitas pessoas racista mesmo.
Cheio de comentários aqui de gente branca dizendo que nunca viu racismo. Sério isso? Gente branca esperava ver isso? Racismo, povo, é coisa que acontece de maneira sutil. Quem vai ver isso é quem sente na pele. É uma entrevista de emprego que não dá certo sem motivo nenhum. É uma perseguição e olhar diferente numa loja. Nós temos que respeitar esses INÚMEROS relatos e não desconfiar. O sul é, de modo geral, a região mais racista do Brasil, seguido do sudeste e centro-oeste. Isso não é achismo, é o retrato estaístico dos casos reportados. Dizer que não vê racismo quando se é branco é querer achar que é "frescura" um sofrimento HISTÓRICO e INJUSTO que pessoas negras sofrem há séculos.
Tem muitos sulistas que ficam falando quê isso e frescura e mi mi mi
Eu acho o Nordeste mais racista. Eu estivem em vários estados do Brasil e no Nordeste eu tive as piores experiências. Claro que não estou dizendo que você esta mentindo e você já deve ter tido presenciado ou mesmo ouvido relatos.
Abs
Os sulistas falam isso pq não senti na pele
Como mulher negra posso garantir que é verdade p que você disse.
O racismo é geralmente velado, mas demonstrado em comentários, piadas, perseguições em lojas e discriminação resultante em dificuldade em conseguir emprego.
Já passei por isso, e sei como funciona, mesmo tendo duas faculdades ainda assim sou discriminada em alguns lugares e por algumas pessoas.
Quem fala de mimimi....é porque não sentiu ou não passou por isso.
Cala boca cara ! Vai pra Bahia então
Eu acho os catarinenses pessoas excelentes, educadas e muito gentis ! Só tenho bem a dizer deles .
Eles só são assim com você por quê você não e negro
A manezona de Floripa falando contra o preconceito mas curtindo um comentário aqui com "Deixe Santa Catarina para os Catarinenses". Hipócrita como muitos que falam que não são preconceituosos.
Racismo temos no Brasil inteiro, sabemos muito bem disso, é o país mais racista do mundo, pessoas hipócritas, fazem as coisas por debaixo do pano, essa é a realidade do Brasil, lindo Brasil. Infelizmente nunca vai mudar.
Boa noite!!.
Não basta não ser Racista,temos que combater os racistas de plantão. O Amor Constrói o Ódio Divide.
De Caxias do Sul, RS.
Oi Rosângela,eu vejo q aos poucos está mudando sim.e essa mudança precisa vir de dentro de casa também! obrigada pelo seu comentário, uma conversa aberta e com respeito, sempre será ouvida aqui no canal! Bjs
bem, um assunto bemmm polêmico em se tratando de brasil, sou de Rondônia, descendênte indigêna, já me convidaram para conhecer SC e RS, mas fui alertado por amigos que moram aki em RO que sofreria preconceito pela cor e etnía, então tirei esses 2 estados de meu roteiro de viagens e agora não faço mas questão de conhece-los, um abraço aki do norte do Brasil!!!!!!
Muito boa explanação 👏🏾👏🏾👏🏾
Eu passei uma coisa que nunca na minha vida imaginei...eu sofri discriminação em Florianópolis sendo BRANCO kkkk
O preconceito, o racismo, a discriminação em Florianópolis, não é necessariamente pela COR DA PELE, e sim pelo fato de vc SER DE FORA, DE OUTRO ESTADO.
O que eu pensei sobre isso...
Pessoas com a mente medíocre, coitados mentais, nada além.
Pessoal mal tem uma casa, mora no terreno que o vô deixou e acham que são donos de um estado, brincadeira.
Florianópolis tá pagando um preço e está só no começo.
Por ser uma cidade extremamente marqueteira e se vender como "lugar perfeitinho" um monnnnnnnnnnnnnnnnnnnte de gente do norte do país estão migrando pra aí, um monte.
Fica na rodoviária que vc verá os ônibus chegando...e detalhe: quem tem kitnet gosta viu.
Florianópolis se vendeu tanto, mais tanto, que agora está praticamente sendo invadida...o preço que se paga por ser um lugar marqueteiro.
Eu sou do litoral sul de sp, no verão a minha cidade recebe por semana 1 milhão de turistas e assim segue a vida...
Se quiser morar na cidade more, se quiser passear, passeie, fique a vontade.
Ninguém liga pra vc, ninguém olhará pra vc, ninguém se importará com vc, pois ninguém é dono de uma cidade inteira né rssss
Santa Catarina é um estado tão marqueteiro que as notícias de violência são de sp e não do próprio estado kkkkkkkkkkk
Deveriam falar mais sobre o MONTE CRISTO, aquela região de tráfico intenso, os morros, cheios de traficantes, as praças o pessoal fumando crack etc
Isso a NDTV não mostra kkkkkk
Florianópolis não tem nada de mais, é uma cidade extremamente comum e que foi glamorizada, apenas
Você já viu dos dados oficiais do próprio governo federal? Santa Catarina é um dos estados mais seguros do país, se pautar em manchete de jornal não é a forma correta de averiguar se um local é perigoso ou não. Florianópolis nos mesmos dados se apresenta como uma das capitais mais seguras do país.
Chega ser engraçado alguém do litoral sul paulista querer falar que Florianópolis é uma cidade comum, se tu ainda fosse de Presidente Prudente daria pra levar a sério kkkkkkkkkkkk
@@adonaymacedodovalle3092 Sai daqui seu LORPA
@@adonaymacedodovalle3092não entendeu nada né que foi falado, lê novamente 😂
@@Zaya20213 Você, né?
@@adonaymacedodovalle3092 Mano acho que vc deveria ler de Novo 😂
Gente cega que nunca viu racismo aqui , a avó do meu marido catarinense me odeia simplesmente por eu não ser catarinense, mores olhem de novo, vcs não estão querendo ver.
e eu nem mencionei que sou parda de cabelo cacheado e ela tentou nos separar por isso.
Ele deve ter os motivos dele.
Também os imigrantes alemães e trabalharam duro nas suas colônias, que eram minifúndios, levararam uma vida dura, de sol a sol para sobreviverem e alcançarem uma vida melhor para seus descendentes. Incentivaram seus filhos a estudar e trabalhar. Esses imigrantes nunca tiveram fazendas de café, nem escravos. Tinham muitos filhos que trabalhavam desde crianças, mas que tiveram que sair do interior para buscarem empregos nas cidades. Muitos trabalhavam e estudavam ao mesmo tempo, com muito sacrifício, mas era a única saída para conseguirem empregos mai qualificados. Não terras suficientes para garantir a sobrevivência, já que não podiam se dar ao luxo de viver de heranças e partiram para a luta. Nasci no Sul de Santa Catarina e fiz faculdade em Curitiba na UFPR. Mesmo sendo branca, descendente de italianos, sofri muito preconceito por ser de outro estado.
🇧🇷BRASIL CAMPO GRANDE MS
Muito bem , princesa sabel 😂😂😂
A sociedade é racista, em qualquer cidade. E fica o recado: dizer "eu não sou racista" e se afastar do problema é racismo tbm. Floripa é racista sim, não dá para passar pano não.
Racismo é inerente ao ser humano, só que temos que ter leis duras pra coibir isso,pois ninguém é dono país!!!
Todos temos origem negra somos um país de muitas raças.
Cadê vc sumiu não posta mais vídeos, tem Instagram?
verdade, quando eu tinha dreads sofri preconceito num mercado de floripa
É tudo mimimi. Tem racismo no Sul sim! Infelizmente brasileiros cancelam brasileiros, pela origem, cor e etnia. Uma vez, aqui no Rio, ajudei um paulista a chegar na via Dutra, estava perdido, o cara teve a capacidade de me dizer que não gosta de cariocas, depois de tê-lo ajudado. E na região Sul esse preconceito fica pior. Claro que não posso generalizar, nem todo sulista é preconceituoso, tem gente de boa lá, mas grande parte se sente melhor que o resto do Brasil, por causa de pele e cor dos olhos, infelizmente. O Brasil precisa de unir para sermos uma grande nação.
SP e Rio sempre tiveram rivalidade amigo, por isso ele disse que nao gosta de cariocas. Até os indios nao se davam!
@@cristianrosa-h5c Estamos em 2024, isso não era mais pra existir. Rivalidade sem sentido que divide o nosso país. Ninguém é melhor que ninguém, estamos todos no mesmo barco.
@@cristianrosa-h5cVc acha isso normal dodoi?
@@marcoaurelio9256
Cada um tem o direito de pensar como quiser kkkkk Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Se eu acho normal ou nao o problema é meu. E agora tenho mais o que fazer!
Catarinense linda, educado o melhor do Brasil
Boa noite! Tem racismo até em Salvador ( Bahia)! E tem racismo também entre negros. Então, não seria diferente não ter aqui no Sul do Brasil.
E, sinceramente, no mundo todo tem. Minha esposa é branca e já sofreu com preconceito também.
Oi, Manezinha, perdoe a chatice formal deste Manezão velho de SAMPA, mas, cuidado com a expressão "LITERALMENTE", que voce empregou aos 8:23 min. do vídeo. Na verdade, eles estão cagando figurativamente apenas. É o segundo vídeo seu que eu vejo, e ja to adorando.PARABENS
Correção: imigrantes alemães e italianos, empregos mais qualificados, não havia terras suficientes...
Esse modelo de pensamento de pessoas racistas é de uma mentalidade tão mesquinha tão pobre q nao é nem digno de dó , então pra pessoas que pensam assim , não só do branco com negro mais vice versa , é melhor rever pq pessoas incríveis , como grandes artistas , são negro brancos pardos etc.. somos seres humanos , entao digo q isso é estupides , perda de tempo e vamos ter mais amor pelo próximo observar quem elas são por dentro pq todos nós temos defeitos mais tb temos qualidades ! estou morando em floripa há 9 meses e não tive o desprezo de ve isso, ainda bem , espero continuar assim !
Mogi das Cruzes SP Tem vontade de conhecer.
Nas enchentes vocês viram pessoas pretas.?
O racismo é a coisa mais sem sentido que eu já vi, uma pessoa se sentir superior a outra por causa da cor da pele 🤔 não consigo entender.
Eu sou da Colômbia e me lembro de uma pessoa que pensava que eu não dava banho por ser hispano.
Racismo é em todas as cores! Não apenas os negros!! Porém os que mais sofrem ate hoje são os negros. Muito triste 😮
Racismo reverso? Oi? Kkk
Parabéns pelo vídeo. Não basta não ser racista, tem que ser antiracista!!
Temos que por este assunto em pauta, SEMPRE!!
Vamos lá. Primeiro, a cidade não tem a maioria REALMENTE manézinho. Onde trabalho, por exemplo, de 50 pessoas ao meu redor se forem 10 manézinhos é um número alto. Tem salas que se tem 1 é muito.
Sou manézinho e descendente de povoadores (meu 9º avô materno foi capitão-mor da ilha), não de açorianos que foram trazidos para cá.
O sul do Brasil na sua maioria foi povoada por povos EUROPEUS. Aqui mesmo na ilha a quantidade de pessoas negras desde o século XVIII era bem baixa. Haviam muitos mais índios ou mamelucos (mestiço de índio e europeu) que eram a maioria bandeirantes ou filhos deles).
Cresci no morro e grande parte dos meus amigos são/eram negros e crescemos juntos. Não vivi esse racismo. Se falarem que se trata de algo RECENTE, aí precisa considerar a vinda das pessoas de OUTROS estados e cidades que trouxeram isso consigo e transmitiram para seus filhos que NASCERAM aqui.
Mas de manézinho raiz como eu esse tipo de coisa não procede.
Eu negro de raca pura e Florianópolirano e sei bem o que e o racismo. Fui discriminado varias vezes, na escola, no banco Santander da rua Tenente Silveira, ate na zona. Eu foi adotado por uma família de pessoas brancas onde os parentes diziam que não queriam um preto na família. Eu moro em kitnet pois a casa que meus pais tinham foi vendida para se repartir a herança e nessa kitnet tem um casal de maranhenses onde o homem é predeiro. Em uma reforma onde tive que me mudar para outra kitnet do mesmo dono no mesmo terreno, onde ficaria alguns dias na outra kitnet, o vizinho que é maranhense que estava demorando um tempão para terminar de colocar piso nas pareredes, comentou com sua esposa que eramos escravos e agora queremos mandar neles, pois eu havia comentado que queria usar a internet fixa que estava naquela kitnet e cometei que ele estava demorando, pois ja se passava tres semanas. Esse sujeito as 6:30 da manha comecou a cortar piso para fazer barulho para incomodar os vizinhos, em outro dia era 11:00 horas da noite e ele estava cortando piso, só pra incomodar, essa pessoa implicou com um vizinho que ele dizia que era amigo dele só porque o vizinho comprou um carro grande e pediu para ele colocar a moto dele para o lado e o vizinho teve que ir embora. Ele ocupa a garangem de carro com uma moto e meu carro fica na rua e ainda assim ele foi tentar criar um conflito dizendo para o vizinho pedir para eu tirar o carro de frente da casa dele, só que a rua e pública. Entao e esse tipo de gente que não gostamos por aqui. Eu sou sociólogo e sei que muitas pessoas que vem para cá tem problemas com a polícia de seu estado e muitas mulheres que vem para cá são prostitutas. Quem duvida vá em zonas e perguntem de ondem elas vem!😮
Boa tarde!!.
Não basta não Ser Racista.É preciso Combater com Informação, educação toda Forma de preconceito.
De: Caxias do Sul,RS.
O racismo em Santa Catarina né,muito forte
Meu filho passou por uma situação assim
Ele tinha em torno de 15 anos. Passeando pelas ruas do bairro rio vermelho, norte de Florianópolis. Um tr*ast*e com sua esposa e 2 filhos tratou muito mal meu filho so por passar proximo a ele na mesma calçada, humilhou ele e falou varias coisas
Pena que eu não estava junto pra arrasar com ele
Meu filho tem a cor similar a de indio
Sou de São José SC. Infelizmente o racismo é a doença no Mundo! Sou branco. Tenho amigos e até parentes negros. Mas fico triste em ver Racistas. Em todos lugares. Inclusive, em chats de games de FPS. Vejo todos os dias por parte dos Americanos e Argentinos.😢
É verdade que tem muito branco aqui em Floripa, no shopping só tem branco. Um ou outro negro. Nos morros, tem bastante negro mas tem muito branco também, nos bairros antigos tem muitos negros e brancos.... mas "RA-CIS-MO" mesmo eu nunca vi. Sou paulista, moro há 20 anos aqui, nunca vi uma cena de racismo. Como faço Uber, escuto muito dos passageiros que existe racismo em Blumenau. Só que o povo alemão antigo, na verdade não gosta de ninguém! Não é só de negro, o alemão não suporta mais ninguém que não seja alemão também. Lembrando, ALGUNS alemães, os mais antigos... Já os italianos, acredito que já é muito mais aberto a qualquer outro povo. O único racismo que eu vejo é o bairrismo entre Manezinho e Gaúcho, um reclama do outro, mas muitos se casam, são amigos.
Detalhe que várias dessas pessoas nunca pisaram os pés na Europa e ganham pouco e ainda assim são muito preconceituosos.
@@marirocha9554 .. desculpe, eu não sei se me expressei mal, mas eu não disse que são preconceituosas. Disse que existe briga com gaúcho. Só isso.
tb moro aqui a 20 anos e nunca vi isso!
Lamentavel , mas e verdade.
O preconceito quase sempre advém dos males causados pelos representantes de uma raça ou etnia. Árabes amam americanos...?Americanos amam latinos...? Japoneses amam americanos? Ucranianos amam russos? Brasileiros amam bolivianos, (são escravizados em sp) amam argentinos? Tenho dois vizinhos. Uma família de japoneses educados, respeitadores em todos os aspectos etc. Tenho um vizinho nordestinos. Adoram ostentar, barulhentos, Me obrigam a ouvir aquelas músicas horríveis que gostam, o lixo que produzem passa para o meu quintal. São agressivos e falam alto. Então, qual é o meu conceito prévio ? Qual será o meu pre-conceito para escolher um novo lugar para viver em paz? Então, infelizmente a cultura influi sim no comportamento e conduta das pessoas e as levam a se juntarem, a conviver com aquelas que se parecem com elas. Há nordestinos com conduta de sulistas e há sulista com conduta de nordestinos.
Sou d sampa .sou sao paulino do bairro do Brooklin 😊
Eu nunca vi racismo nenhum em sc .Sou se Florianópolis.
😂😂😂😂😂
@@herickivens2216 ??? Não é entendi a risada.
Uma pena isso....
Eu sou todo misturado como você .. 🤘
Em todo mundo existe racismo. Infelizmente
Em Florianópolis existe uma turma racista e xenófoba sim. Não querem negros e nordestinos, por exemplo. Engraçado que essas mesmas pessoas também são oriundas de outros lugares, mas normalmente brancas e classe média alta (nem que seja só na aparência). Anos atrás cunharam até uma gíria prá isso, "Heole" ou coisa parecida. Felizmente não pegou, ficou lá na panelinha mesmo. E no geral as pessoas são educadas uns com outros. Já o interior é muito complicado...
Meu que viaje kkkkk essas giria haole é em inglês usada para surfista de fora ( de outra praia ) ou surfista ruim. Qualquer coisa que os sulistas falam é racismo agora ?
No interior são pessoas fechadas, assim como no interior de quase todo o sul....tirando o Paraná.
Na minha humilde opinião o racismo é inerente à carga sócio-cultural de um povo, seja ele branco, negro ou amarelo.
Por exemplo, na europa medieval os nórdicos escravizavam os francos e saxões, ambos povos brancos.
Gente hipócrita racismo tem no Brasil e no mundo,já estão cansados de ver os jogadores ao vivo.. Sempre teve só que hoje é criminalidade se tiver testemunha.
DESDE QUANDO GENTE BRANCA SOFRE RACISMO 🙄🙄🙄
A própria palavra já se refere a raça sua anta! Não se designa só à uma cor!
Desde de sempre! Porém em um nível muito mais sutil!! Racismo é inclusa todas as cores ... Porém a pele de cor negra sempre foi a mais
prejudica infelizmente!!!
@@amanezinhadefloripa.6231 não existe racismo em outras cores só a negra
@@amanezinhadefloripa.6231 O nível de ignorância dessa aí anda de mãos dadas com o mal-caratismo.
@@joycesouza4804 Não é divulgado, mas existe sim.
O racismo existe em todo o lugar, inclusive o povo judeu esta sofrendo muito novamente e é abominável, o pior racismo é aquele em que um grupo de pessoas define a cor da sua pele como é o caso das cotas raciais, enquanto não respeitarmos o ser humano com as suas diferenças o racismo só vai aumentar
Tem muita gente dissimulada aqui, nunca viram racismo, não são desse mundo
ser descendente de alemão faz você melhor do que os outros seres humanos?
Sinceramente, fantasiam muito quando falam sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente de pessoas que nunca estiveram nesses dois estados. Eu sou pardo e natural do estado do Rio de Janeiro, me mudei para Santa Catarina faz 5 anos, moro em Florianópolis. Até o presente momento eu nunca vivenciei a xenofobia e o racismo. Inclusive, nas férias eu vou com frequência para cidades pequenas do oeste catarinense de colonização alemã e italiana e também nunca sofri preconceito lá, pelo contrário, eu fui muito bem recebido. Meu amigo cearense foi para as mesmas cidades e teve a mesma experiência que a minha. Óbvio que no estado tem pessoas que possuem preconceito, mas tá bem longe de ser maioria.
Mas vc não é negro, alguns pardos conseguem se misturar com os brancos tranquilamente, quem mais sofre são os negros com pele escura.
eu tb. moro aqui a 20 anos, tb sou carioca e nunca tive problema!
Sou nativo de Floripa e nos ambientes onde transito não vejo racismo.
Floripa é plural, tem de tudo e todos convivem muito bem.
Quem pensa em racismo, vive o racismo, sai dessa.
Eu também sou de Florianópolis já sofri várias vezes com racismo dês da escola até agora com 40 anos principalmente por segurança de lojas e pela polícia só por fato de eu ser de cor escura vc não passou por isso por fato de ser de cor clara
Nunca irei em Florianópolis
Não falou nada com nada
Sou nativo da ilha e sempre tiveram preconceitos contra minha pessoa, por eu ser herdeiro, branco, multimilionário, bonito e gostoso, ai pergunto, que culpa eu tenho se meus avós deixaram milhares de m2 de terreno? E fiz dezenas de aptos para aluguel? Não gosto de racistas, xenofóbicos e invejados. Não tenho culpa se nasci em Floripa e vc em um estado qualquer. Que culpa eu tenho se investi milhares de reais em bitcoins em 2020? Hum?
Bitocin 🚀
@@hebernegociosdigitais3049
Voando.....US$72/74 mil estou tirando milhares de Satoshis....voltando a comprar quando voltar aos US$54.000, talvez para ano que vem. Nesse intervalo, vou fazer trader de chai link , está no momento bom de fazer trader.
É BTC!
quanto maior a ignorância maior o racismo
O estado de Santa Catarina inteiro é racista e xenófobo. Não só Florianópolis.
Mas, diz que tem ido muitos mineiros para ai em santa catarina
@@cristianrosa-h5c e quem não quer vir pra Santa Catarina??? Daí isso só aumenta o racismo e a xenofobia do povo nativo local.
@@marciof.camillo2028
Eu sei sou sulista também, tô só brincando. Kkkk Tenho alguns parentes catarinenses. Somos vizinhos.
@@marciof.camillo2028
O Paraná já está mais mestiço, por fica mais perto do sudeste. Além de ser o estado do sul que sempre se pareceu mais com Brasil, pois é bem multicultural tbm.
@@marciof.camillo2028
Será que santa catarina aceitaria formar um bloco econômico com o Uruguay caso consigam se separar?
1° com este tick repetitivo "né", você não é manezinha daqui, nem com este sotaque.
2° cuidado quando acusas e rotula uma outra etnia, pois em sua fala suave, nada mais faz, do que criar animosidade onde não deveria.
Quer criar polêmica com um assunto e leva a reboque, divisão onde deveria ter unidade.
Racismo é papo de modismo de turminha Wonke, que quer dar uma de descolado, de dizer que faz parte da onda.
Lembrando os desavisados, o Brasil tem uma característica única, com sua riqueza de uma miscigenação de múltiplas etnias e devemos celebrar sempre, pois se forem fazer um exame de DNA, todos nós, em algum momento de nossa genealogia familiar, tem alguma mistura de outras etnias.
Portanto este papo furado de sou negro puro, sou branco puro, não cola.
Aqui temos que ter consciência de sermos brasileiros, de uma formação étnica totalmente diferente, justamente pela diversidade das misturas étnicas e papo de preconceito isto e aquilo, é ignorância e esta moça pelo visto, não tem noção alguma das várias etnias que compõe o estado de Santa Catarina e sua diversidade cultural, além de entender, que aqui todos são recebidos bem.
Não crie encrenca para gerar os tais like.
+um inscrito
Quanta mentira e Hipócrisia racismo nao tem em Florianópolis, garanto que existe mas na bahia
Existe racismo sim. E existe a xenofobia tambem. Mente tacanha
A PARTIR DO MOMENTO QUE EXISTE COTAS , JÁ ESTA PROVADO QUE TEM RACISMO , ACHO QUE UMA DAS PRIMEIRAS COISAS PRA ACABAR COM O RACISMO É ACABAR COM ESTAS COTAS , POIS SOMOS TODOS IGUAIS E TEMOS A MESMA CAPACIDADE A DIFERENÇA É QUE TEM MUITA GENTE QUE TEM PREGUIÇA DE ESTUDAR .
Quem fala em racismo no mínimo é membro do PSOL 😂 Nutellagem kkk
Deixe Santa Catarina para os catarinenses. Eu amo meu Estado de Santa Catarina e nunca almejei em se quer conhecer outro estado do Brasil.
deixa pra quem quiser
@@entretenimentohiperativo2968 Então não vem falando merda.
@fabiodarocha Deixar para os *NAZISTARENSES,* você quis dizer... Pode ficar tranquilo, filho. Eu, negro, jamais colocarei meus pés em um Estado com tipos dessa laia. Até porque prezo demais o meu maior bem: a vida!
É uma pena pq tem tanta coisa maravilhosa por aí. Vc se limita ao que lhe é comum.
À vontade!
Q chato😊
NA MORAL MAIS QUE MULHER CHATA FICA ENROLANDO METADE DO VÍDEO E NÃO VAI DIRETO AO ASSUNTO TÁ LOKO SAI FORA AFFFFFFFF
Alguém ta te obrigando a ver ??????
Sou de outro estado, amo Florianópolis, mas senti um choque cultural aqui disso. É um racismo de piadinhas comentários sem cabimento que escuto nas ruas. Isso incomoda pois eu tô junto dessas pessoas falando coisas de alguém que passa, cliente. Meu Deus, me incomoda bastante, mas tento seguir a vida pois gosto daqui, fui muito bem recebida, mas será porque sou branca? Fica a pergunta