Queria trazer um depoimento pessoal: chamo Cesar, formei em Ciências Sociais pela Universidade de Brasilia (Unb), não antes sem estudar, também Ciências Sociais na USP e fazer uma trajetória ativista no Nucleo de Consciencia Negra, no Crusp e no movimento negro. A trajetória periférica me levou a Harvard University, mas essa mesa com pessoas tão queridas me lembra que eu não precisaria viajar tão longe. Obrigado por existirem, Gui, Kabê, Bispo (agradecimento postumo)...Malcon e Ana.
Cara, a barreira da língua é foda. Tem muita discussão decolonial acontecendo na França, de verdade. O problema é que a barreira dá língua acaba limitando a troca de conhecimento. Digo isso pq ficou meio difícil entender a ideia do Francês que falou no vídeo.
Mestre/Nego Bispo!!! Sublime por demais! Gratidão, Malcom Ferdinand! Vivas ao Ailton Krenak, vivas à Tantinha, vivas ao prof Paulino Caldeira... Vivas à natureza dos seres! Vivas.... Eu, silêncio!!!
Gostei o velho mandou muitas verdades na cara desse povo metido que pensa mudar o mundo quando na verdade só põe palavras no papel e assina. Um mundo frouxo de aparências onde a verdade é escolhida pelo ser não vista ou tocada é o mundo das ilusões modernas, todos os dias é pregado que este é o melhor mundo de todos, mas nossos problemas não são ilusórios nem estão no mundo ilusório, eles são reais.
Me divirto com os cosplay que se ofendem com o que ele fala quando se sente atacadk kkkkkkk oh querido alguem avisa pra esse povo que eles nao sao o que pensam o que pensam que são.
Quem colocou aquele telão ali? Quem planejou e reuniu todos ali? E essa tecnologia toda que fez o vídeo chegar até aqui? A pobreza da cidade alimenta o discurso da vadiagem? Céus...
Desculpa a sinceridade, mas tem vários problemas nesse discurso aí. Generalizar a esquerda como colonialista, minimizar o impacto da pandemia nas comunidades indígenas, dizer que não se deve "combater a fome". Muita coisa problemática. De fato nós que lutamos contra o capitalismo estamos inseridos no sistema e usamos o vocabulário disponível, mas cada comunidade tem sua forma de chamar uma planta ou um processo. Não existe forma de usar palavras que comunicam a qualquer interlocutor. Cada texto é um contexto. Alem disso, a universidade é um espaço de luta política por onde passam milhares de subjetividades únicas, caso contrário nem existiria esse evento aí. De qualquer forma espero que o diálogo se enriqueça e a gente continue avançando ao lado do maior número de quilombolas possível. Pra aquilombar o antropoceno a gente precisa unificar as lutas.
Papo de quem não vive/conhece o quilombo. Ano passado o governo apoiou de todas as formas o latifundiários, vários quilombos destruídos por fazendeiros e indígenas/quilombolas assassinados. Esse ano o novo governo modernizou: mando o exército brasileiro para cima dos quilombolas de Alcântara. O cara governador do Estado com maior número de assassinato de quilombolas (e que ajudou o latifúndio) é ministro da justiça. Vai ir pra o SFT e deixar a pasta (com a responsabilidade de demarcação de terras indígenas) na mão de uma latifundiária. A esquerda que ele tá falando é essa esquerda liberal covarde, talvez faltou vocabulário, mas para o bom entendedor meia palavra basta. Cabe a nós (que estamos recebendo o conhecimento) fazer o esforço de entender sua msg dentro de seu vocabulário. Usa a desgraça e miséria do povo como pauta eleitoral. Foi lúcido em tudo que disse.
Lamentável o fetiche que se cria em torno desse tipo de discurso, acham que é suficiente essa crítica tosca à sociedade moderna, uma tsunami de baboseiras que não levam a lugar nenhum
Convertam-se e creiam no evangelho. Larguem essa retórica efêmera e intrinsecamente ligada aos aspectos mais acidentais dos seres. Estão cegos numa luta terrena.
A pureza deste senhor falando é visivelmente raptada por vocês ratos da academia. No seio do discurso dele há algo que vocês nunca tocaram e nunca verão: a realidade
no Brasil existe a pobreza em muitas regiões que vem morar, trabalhar, enfim sair da pobreza nestes estados do sudeste, e reclamam que o sudeste não pode sustentar.e tem pobreza e fome ...são ignorancias pois o desenvolvimento se dá em escala de procriação ou crescimento natural de uma populaçao local. o estado de são paulo acolhe a muitos , inclusive despreparados que aumentam os niveis de probeza e culpam a quem?????
Exato, São Paulo é a cidade onde moram às possibilidades de realizações dos sonhos, só que as oportunidades são cíclicas e limitadas não dá para atender a todos ao mesmo tempo num só lugar. Os outros estados têm que buscar ser como São Paulo um estado de possibilidades, oportunidades para podermos abrigar mais pessoas ao mesmo tempo, porém não no mesmo estado.
"São Paulo é um mundo" é verdade. Um mundo pra quem? de quem? Do que? Nem pra você que digita, é. Mas, de tanto fingi fugiu de si e se convence de que aí é canto de gente. Entendam nem um migrante deve nada pra cidade a cidade que deve pra quem a construiu e tão gananciosa a terra da garoa veste uma coroa e seus súditos sem questionar defende com unhas e dentes e com seu tempo no trânsito nas filas nas agonias e violência que transborda como as enchentes. A maioria são filhos dos filhos de algum lugar e se odeiam não honram nem reaje e exige um tratamento digno pagam um absurdo pra morar pra comer compram consomem acumulam de tudo e se sentem ricos ícones da América Latina. Ignorantes não fala o plural nem conjuga os verbos. Pq a cidade ensina a ser egoísta. SP é habitado por milhões milhões de pessoas diversas e ainda alguns insistem querer que a gente engula que tá tudo perfeito por esses patetas criados em condomínio cúbiculo que na primeira dificuldade bota bico. Diminuíram e ruíram por décadas o restante do país. Deselegante nem agradecer Tá na hora de descer e conhecer Começa pela história do Museu do Ipiranga conhece a história do monumento da cidade? Vai conhecer. Vai buscar sua história. Vai olhar e ver a LISTA inteira e respeitar o PAU do Brasil. Patético, mano.
Queria trazer um depoimento pessoal: chamo Cesar, formei em Ciências Sociais pela Universidade de Brasilia (Unb), não antes sem estudar, também Ciências Sociais na USP e fazer uma trajetória ativista no Nucleo de Consciencia Negra, no Crusp e no movimento negro. A trajetória periférica me levou a Harvard University, mas essa mesa com pessoas tão queridas me lembra que eu não precisaria viajar tão longe. Obrigado por existirem, Gui, Kabê, Bispo (agradecimento postumo)...Malcon e Ana.
incrível, gente! sério, Nego Bispo é conhecimento profundo demais sobre o Brasil e nosso povo 🧡✊🏽
Nego Bispo plantou sementes no meu coração. Obrigada, sempre
Sou engenheiro agronômo e dormi em muitos quilombos..de fato, nos quilombos ninguém passa fome e não tem ninguém na rua.
Cara, a barreira da língua é foda. Tem muita discussão decolonial acontecendo na França, de verdade. O problema é que a barreira dá língua acaba limitando a troca de conhecimento. Digo isso pq ficou meio difícil entender a ideia do Francês que falou no vídeo.
Mestre/Nego Bispo!!! Sublime por demais!
Gratidão, Malcom Ferdinand!
Vivas ao Ailton Krenak, vivas à Tantinha, vivas ao prof Paulino Caldeira...
Vivas à natureza dos seres! Vivas....
Eu, silêncio!!!
Algo entre 54 e 55min de video ele fala sobre o disco d'O Rappa "todo camburao tem um pouco de navio negreiro"
Aprendizado eternizado para posterioridade. Obrigado Nêgo Bispo 🙏🏽
Muito bom ouvir Nego Bispo e Malcom Ferndinand. O livro dele é inspirador!
Obrigado Malcom pelas palavras e ideias, e sobretudo por ter dito tudo isso em português, um sinal enorme de respeito pelo outro. Um grande abraço!
E viva viva Antonio Bispo, pra sempre!!!
Nego Bispo é uma revolução político-epistemológica
"Confluência da trajetória Afro-Pindorâmica" 💚🙏✨️
Gostei até que enfim chegou alguém com sabedoria legítima....isso é benção... tanto consciência equilibrada verdadeira e contagiante....❤✨🙏🏻
Gostei o velho mandou muitas verdades na cara desse povo metido que pensa mudar o mundo quando na verdade só põe palavras no papel e assina.
Um mundo frouxo de aparências onde a verdade é escolhida pelo ser não vista ou tocada é o mundo das ilusões modernas, todos os dias é pregado que este é o melhor mundo de todos, mas nossos problemas não são ilusórios nem estão no mundo ilusório, eles são reais.
Nego Bispo, fala potente mas sobretudo sensível! Maravilha!!!
Que encontro! Uau! Obriagado por compartilhar!
Muita sabedoria envolvida, eterno Ancestral Mestre Nego Bispo.
O mestre Negro Bispo, é sim, tem aminha admiração e respeito.
Muito bom!!! esse cara é demais!!! Muito necessário!!!!
Voa alto Nego Bispo.....descanse em paz!!
Honra em assstir esta aula
Viva a Memória e História de nosso Ancestral e Grande MESTRE Nêgo Bispo...
Viva Nego Bispo. Poucos estão preparados suas sabias palavras.
obrigada por partilhar. Que profundo.
Ouvi dizer que depois dessa passagem do Nego Bispo, o nome da universidade passou a se escrever UXP.
Uma discursão muito foda!
"SAO PAULO É O ESTADO MAIS IGNORANTE EM SER AQUI É PRA TER NAO SER" dentro da USp o Bispo solta essa VERDADE NA CARA.
oh lapada seca! incrível...
Grata pela partilha!
Brabo!❤
Nego Bispo tá vivo. E muito vivo
Escuto com devoção
Muito emocionante!
1:28:41 "eu sou é vagabundo eu gosto de vadiar"
O que eu estava procurando 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
grandioso!
Obrigada!!!!☺
Me divirto com os cosplay que se ofendem com o que ele fala quando se sente atacadk kkkkkkk oh querido alguem avisa pra esse povo que eles nao sao o que pensam o que pensam que são.
A universidade brasileira é como um sapato 35 para um pé que calça 40. Minhas palavras são simples e claras, mesdames et messieurs antropocenos?
Se jogar uma carteira de trabalho aí, sai todo mundo voado
O que eles aorendersm foi mediante muito trabalho! Pesquisar e pensar é um trabalho bem duro jovem
Quem colocou aquele telão ali? Quem planejou e reuniu todos ali? E essa tecnologia toda que fez o vídeo chegar até aqui? A pobreza da cidade alimenta o discurso da vadiagem? Céus...
Viva Nossa CAAtinga!
Nirda Rosa de Oliveira
"Bíblia foi certeira?" Isso é o que? Descolonização?
Não é contra colonização . Foi certeira o Apocalipse deles chegou.
Desculpa a sinceridade, mas tem vários problemas nesse discurso aí. Generalizar a esquerda como colonialista, minimizar o impacto da pandemia nas comunidades indígenas, dizer que não se deve "combater a fome". Muita coisa problemática. De fato nós que lutamos contra o capitalismo estamos inseridos no sistema e usamos o vocabulário disponível, mas cada comunidade tem sua forma de chamar uma planta ou um processo. Não existe forma de usar palavras que comunicam a qualquer interlocutor. Cada texto é um contexto. Alem disso, a universidade é um espaço de luta política por onde passam milhares de subjetividades únicas, caso contrário nem existiria esse evento aí. De qualquer forma espero que o diálogo se enriqueça e a gente continue avançando ao lado do maior número de quilombolas possível. Pra aquilombar o antropoceno a gente precisa unificar as lutas.
Acho que não é literal. Mas concordo que ele pode ser mal interpretado...
como poderia a esquerda burguesa não ser colonialista?
Perfeito.
Papo de quem não vive/conhece o quilombo.
Ano passado o governo apoiou de todas as formas o latifundiários, vários quilombos destruídos por fazendeiros e indígenas/quilombolas assassinados. Esse ano o novo governo modernizou: mando o exército brasileiro para cima dos quilombolas de Alcântara. O cara governador do Estado com maior número de assassinato de quilombolas (e que ajudou o latifúndio) é ministro da justiça. Vai ir pra o SFT e deixar a pasta (com a responsabilidade de demarcação de terras indígenas) na mão de uma latifundiária.
A esquerda que ele tá falando é essa esquerda liberal covarde, talvez faltou vocabulário, mas para o bom entendedor meia palavra basta. Cabe a nós (que estamos recebendo o conhecimento) fazer o esforço de entender sua msg dentro de seu vocabulário. Usa a desgraça e miséria do povo como pauta eleitoral.
Foi lúcido em tudo que disse.
Lamentável o fetiche que se cria em torno desse tipo de discurso, acham que é suficiente essa crítica tosca à sociedade moderna, uma tsunami de baboseiras que não levam a lugar nenhum
Que loucura é essa?
Show de senso comum com verniz de "acadêmico". É inacreditável que as universidades ficam dando espaço para negacionistas da ciência.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estamos todos presos
Falta de Milan Kundera
Convertam-se e creiam no evangelho. Larguem essa retórica efêmera e intrinsecamente ligada aos aspectos mais acidentais dos seres. Estão cegos numa luta terrena.
A pureza deste senhor falando é visivelmente raptada por vocês ratos da academia. No seio do discurso dele há algo que vocês nunca tocaram e nunca verão: a realidade
Exato.
Obrigada por esse comentário @@Lucas-dn7sr
🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Cuidado com o academicismo !
no Brasil existe a pobreza em muitas regiões que vem morar, trabalhar, enfim sair da pobreza nestes estados do sudeste, e reclamam que o sudeste não pode sustentar.e tem pobreza e fome ...são ignorancias pois o desenvolvimento se dá em escala de procriação ou crescimento natural de uma populaçao local. o estado de são paulo acolhe a muitos , inclusive despreparados que aumentam os niveis de probeza e culpam a quem?????
Assisti de novo, vc não entendeu nada.
Exato, São Paulo é a cidade onde moram às possibilidades de realizações dos sonhos, só que as oportunidades são cíclicas e limitadas não dá para atender a todos ao mesmo tempo num só lugar.
Os outros estados têm que buscar ser como São Paulo um estado de possibilidades, oportunidades para podermos abrigar mais pessoas ao mesmo tempo, porém não no mesmo estado.
"São Paulo é um mundo" é verdade. Um mundo pra quem? de quem? Do que? Nem pra você que digita, é. Mas, de tanto fingi fugiu de si e se convence de que aí é canto de gente. Entendam nem um migrante deve nada pra cidade a cidade que deve pra quem a construiu e tão gananciosa a terra da garoa veste uma coroa e seus súditos sem questionar defende com unhas e dentes e com seu tempo no trânsito nas filas nas agonias e violência que transborda como as enchentes. A maioria são filhos dos filhos de algum lugar e se odeiam não honram nem reaje e exige um tratamento digno pagam um absurdo pra morar pra comer compram consomem acumulam de tudo e se sentem ricos ícones da América Latina. Ignorantes não fala o plural nem conjuga os verbos. Pq a cidade ensina a ser egoísta. SP é habitado por milhões milhões de pessoas diversas e ainda alguns insistem querer que a gente engula que tá tudo perfeito por esses patetas criados em condomínio cúbiculo que na primeira dificuldade bota bico. Diminuíram e ruíram por décadas o restante do país. Deselegante nem agradecer
Tá na hora de descer e conhecer
Começa pela história do Museu do Ipiranga conhece a história do monumento da cidade? Vai conhecer. Vai buscar sua história. Vai olhar e ver a LISTA inteira e respeitar o PAU do Brasil. Patético, mano.
🤢olha o nível dos intelectuais brasileiros 🤮