Descubra o universo do CHIMARRÃO e do TERERÉ: s1asoares.kpages.online/manualdomate RECOMENDAÇÃO de ITENS e ACESSÓRIOS na AMAZON, a maioria com frete GRÁTIS (Pra você de qualquer lugar do brasil!): amzn.to/3FrMEqP Mateiros de RECIFE-PE, comprem na nossa loja! (delivery e retirada): erva-mate-do-gaucho.goomer.app VENHA ME CONHECER MELHOR: Instagram: instagram.com/horadomate_oficial/ PARA ASSISTIR A SEGUIR: ruclips.net/video/YgZMNSN1NwY/видео.html
Vim da argentina no sabado a noite. Trouxe comigo mate argentino, a cuia pequena de madeira por dentro e arredondada,e uma bomba com mola na ponta pequena. Uma beleza. Amargo. Tbm mjsturo tererê com com a nossa erva mate, a grossa e bebo quente. No verao gelado o terere. Tomo cha mate leao gelado. Tomo chimarrao tipico do sul com erva mate fina tbm...chimarrao + literatura, mararavilhaaaaa!
Oi sou brasileiro, gaúcho e acabo de conhecer as yerbas uruguaias e argentinas. Eu tinha parado de tomar chimarrão pois tenho problemas estomacais. Mas experimentei as ervas dos hermanos e percebi que não me irritou o estômago e me ajudou na digestão. Acredito que vou poder voltar a tomar chimarrão, digo mate.
Sabe me dizer se isso tem a ver com a erva moída, ouvi um amigo falar que chimarrão fazia mal pra barriga dele, creio que a pura folha com a folha maior seria menos agressiva por não ser moída , ? Fiquei com essa dúvida, eu geralmente prefiro a pura folha fresca, chimarrão e as descansadas tipo uruguaia e Argentina não me agrada a falta de frescor,
Olá sou brasileiro, mineiro, mas moro no ES. Minha esposa parou de tomar porque está atacado a gastrite e agora vendo sua mensagem me interessou em saber qual eva mate você utiliza pois quero fazer um teste para ver se minha esposa vai poder voltar a tomar comigo. Desde já agradeço muito 🙏🏻🧉
Já tomei com erva Argentina, e uruguaia, mas essa canárias é uma pancada de amarga. Quem não é acostumado, não aconselho nem a Argentina, muito menos a uruguaia. Apesar de ter gostado de ambas, ainda aprecio muito mais a nossa erva brasileira. Tertúlia, Rei verde, Taura, são ótimas marcas.
Excelente vídeo. Descobri o canal faz pouco tempo e estou achando muito boas e claras as explicações. Uma única observação que vou fazer é quando comentas do consumo no Brasil sempre fazendo destaque para o Rio Grande do Sul. O chimarrão é uma cultura do Cone Sul como um todo e, no Brasil, é uma cultura tão tradicional e originária dos estados de Santa Catarina e do Paraná quanto é do Rio Grande. Inclusive, o chimarrão surgiu nas missões jesuíticas do Guairá, no atual Paraná, sendo esse também o estado/província que mais produz e produziu historicamente erva-mate, seguido por Santa Catarina.
Buenas! Muito obrigado pelo valoroso comentário. Fico feliz sempre que recebo Feedbacks construtivos! Me comprometo a mudar o posicionamento aos poucos trocando o “RS” por “Região Sul”, sempre mencionando nosso tão Paraná (que inclusive já fiz em alguns vídeos). Estou ciente da relação da erva-mate com esse estado que carrega o ramo de Ilex na bandeira, que atualmente é o maior produtor, e ainda tem a maior região de mate sombreado pela araucárias! Hoje em dia Minha visão é um pouco diferente da maioria, vejo que há uma disputa, uma divisão, natural do ser humano, inclusive, em se “adonar” do patrimônio cultural, dos relatos, da história, sempre puxando pra o lado que acredita, ou que fizeram acreditar. Argentinos dizem que a erva é deles e que lá começou, paraguaios dizem que lá iniciou tudo, gaúchos dizem a mesma coisa, SC e Paraná tbm. Muitos e muitos anos atrás existiam divisas diferentes entre os países e os estados, os indígenas de todas as regiões mateavam igualmente. Eu quero que todos no BRASIL TODO conheçam e espalhem a erva-mate, com o modo de infusão que acharem melhor. Diminuir a barreira de entrada é fundamental. Respeitar as culturas e a história, claro. Seja o mate do RS, SC, PR, das missiones na AR, do Paraguai, Enfim… Somar e multiplicar, não dividir.
Muito bom o vídeo....sou de SP e só consumo a do sul mesmo, mas tenho curiosidade em consumir as demais. A que eu gosto mais do Brasil é a Premium folha fina...aquela que é bem verdinha e fina mesmo.
Hola amigo. Como vai? Muito interessante seus videos! Eu sou Argentino. Eu acho que esse tipo de yerba com padrao Argentino nao tao assim aqui na argentina. Na verdade é um pouco mais misturada com un poco de pó também y nao tao grossa. Temos um tipo de Yerba que se chama de "Canchada" que é como issa da aí, que é pra tereré, mas, nao é muito común. E mais normal no norte de Argentina, bem perto de Paraguay. Muito interesante como voces bebem seu Cimarrao, eu gostaria de probar-lo. Vou tentar conseguir uma Erva brasileira. Uma pregunta, quanto dura a cebada com seus ervas? 1lt de agua? A Yerba Argentina dura pouco em comparacao a yerba Uruguaya. Bom canal, abrazo grande
¡Hola amigo! ¡Gracias por tus comentarios, me alegra saber que sigues nuestro trabajo! Vamos, sobre el tema de que la yerba mate argentina no sea tan espesa, para el video modelo usé rosamonte, de la marca rosamonte, de la región de las misiones, al norte de argentina, como dijiste. sobre la yerba mate brasileña y su durabilidad: como es una yerba mate fresca (no pasa por el proceso de reposo), el sabor dura menos que la yerba mate argentina y uruguaya, realmente (algo entre 800ml y 1.5L, dependiendo de la marca y la variación). Te recomiendo que pruebes primero la purafolha brasileña, que tiene un sabor más fuerte, un poco más a tu hierba nativa (las yerbas purafolha, como las uruguayas, tienden a tener el sabor más fuerte, debido a la ausencia de palillos).
@@horadomatte voltei da Argentina essa semana, fiquei dois meses lá… e eles tomam muito a erva canária ao fazer o mate, consomem mais a canária que a Rosamonte, deve ser por isso o comentário do nosso amigo. E Tereré lá é mais pro norte mesmo… eu fui até o Chaco. Muito bom o vídeo meu amigo, ajudou a esclarecer muito… agora deixa eu chorar no banho aqui porque sou cuiabano tomador de Tereré, estava na Argentina e gostei do mate porém moro em João Pessoa terra que não tem cultura para essas coisas e dificilmente vou encontrar alguma erva lá, quando encontra não presta… o jeito é pagar um pouco mais caro e pedir na Amazon rsrsrs
A primeira vez que eu experimentei a erva uruguaia eu achei horrorosa, não consigue beber de jeito nenhum, mas há algum tempo atrás eu voltei a tomar, comecei com aquela Serena da Canárias e depois a tradicional e gostei bastante, a Argentina eu ainda não provei, mas quero provar me breve.
Aqui no Rio Grande do Sul tem até uma legislação que regula o tipo de produção para evitar que coloquem porcaria na erva. O chimarrão/mate é algo nativo do Brasil que deveria ser incentivado pois movimenta uma indústria e emprega milhões de pessoas, e de indignar que os argentinos tomaram para si algo que é nosso kkkkk.
Concordo com você! Infelizmente não há incentivo em tecnologia nem muita fiscalização na produção. Mas sou otimista em crer que nos próximos anos a tendência é que a erva-mate fique ainda mais conhecida, pois há interesse de muitos países em relação aos benefícios do mate. Sobre a questão de qual região “é dona do mate”, acredito que o fato da erva ser nativa do Sul do Brasil, Argentina e Paraguai, todos tem o direito de se “ adonar “ da mesma. É bom lembrar que na Argentina é considerada bebida nacional, presente em 98% do país, enquanto no Brasil ainda é regional e não tem tanta força Nacional. Aqui no canal tento democratizar a bebida e deixar ela conhecida e acessível para todos, independente de onde a erva cresça ou seja mais tradicional… é uma bebida muito poderosa para ficar restrita a poucos regiões. Detalhe, sou gaúcho e entendo bem a questão do regionalismo, mas quando sai do RS comecei a enxergar também por uma outra ótica toda a questão. Um abraço e bons mates!
@@horadomatte Na verdade, o mate só passou a ser bebida nacional na Argentina depois de intensas campanhas governamentais de propaganda incentivando o consumo aí longo do século XX.
Na verdade o mate e a tradição da produção ervateira começou no Paraguay com os guaranis, adotado pelos jesuitas que eram espanhóis e popularizado por toda a região misioneira (que ia do sul do Paraguay pelo norta da Argentina, sul do Río Grande que pertencia à Banda Oriental e a Banda Oriental). Os brasileiros não apreciaram o mate até que encontraram nele um produto rentável.
Que bom passei a tomar ervas depois de uma viagem para Búzios em um Barco com Argentinos depois disso ja faz 5 anos que eu consumo , voltei de Buenos Aires e trouxe umas de la mas não sabia pq eram diferente parabéns pelo video
Fala, Junior! Obrigado pelo feedback! Iniciar com a moída grossa é um ótimo início, visto que é uma Erva que não entope tão facilmente. Vale a pena conhecer aos poucos outros padrões de Erva! Bons mates e até a próxima!
Sou de SP e comecei a tomar mate por conta dos jogadores de futebol sul americanos. Comecei em 2021 pelo chimarrão, achei interessante mas não gostei tanto. Decidi partir pro tereré e gostei bem mais, sou completamente viciado. Agora vou dar uma chance pra erva Argentina. Só de não ser pó e moida, ja tenho quase certeza que vou preferir.
Muito bacana o vídeo! Vc sabe me dizer se a erva mate Argentina p/ chimarrão tem o mesmo processamento do mate que eles vendem lá em saquinhos como mate “cocido”, para chá. O nosso chá mate, brasileiro, é torrado e tem sabor bem diferente. Gostei muito do chá mate deles e queria saber se comprando essa erva mate Argentina de chimarrão seria a msm coisa.
Olá! Realmente o Mate cocido é diferenciado. Ele é de origem paraguaia, muito comum por lá, e ele é diferente das nossas ervas, de maneira geral. O cocido é feito com erva-mate, açúcar e carvão. O açúcar queimado da um toque caramelado, e o carvão um toque defumado… a única erva-mate que vi parecida é uma erva da marca Taragui (Argentina) versão especial: Taragui Mate cocido. No Brasil você não vai encontrar tão fácil, tem que dar uma garimpada na internet. Tem a opção de fazer o seu próprio chá, em seguida vou lançar um vídeo ensinando.
muito legal o seu vídeo. Moro na cidade de Suzano, próximo a cidade de São Paulo e vejo que aqui tem sido bem difundida a cultura do chimarrão e o do tereré. Eu tomo os dois, sou super fã, até pq eu já morei uns 3 anos no RS e aprendi a tomar lá :) Eu virei fã das ervas pura-folha e gostei muito das ervas Argentinas, como Taragui, Rosa Monte. Na segunda-feira já chega a La Merced (campo) que comprei.
Fala, Gabriel! Muito obrigado pelo relato, bacana saber que o mate vem expandindo aos poucos 🔥 Depois me diz o que achou da La Merced, o pessoal sempre me pede review dela aqui no canal. Um abraço e bons mates!
@@horadomatte tudo bem meu amigo ? Olha, eu sou suspeito para falar das ervas argentinas, pois eu gosto bastante de ervas com essa nível de amargor mais intenso. Eu achei que ela lembra um pouco da Taragui, pois se não me engano essas duas marcas são da mesma ervateria "Las Marias". Por mais que a La Merced seja mais amarga, eu senti que não é um amargo muito forte. Em um nível de 1 a 5 de amargor, onde 1 é o menos amargo e 5 é o mais amargo, eu acho que ela está alí no 3. Bons mates meu amigo.
Eu sempre tive gastrite, refluxo, vários problemas. Comecei a consumir mate com as argentinas (trouxe Playadito e Mañanita) e até agora não tive problema nenhum. Vou provar a Canarias porque fiquei curioso
Gosto do mate de tereré no chimas. Mas lava-se muito rápido. Já o mate tradicional brasileiro, de moagem fina, joga-se fora muita erva seca que fica encostada na parede da cuia.
Gosto de todas, mas minhas preferidas são Uruguaias e Argentinas, a primeira vez que tomei a Taragui (Argentina) senti aquele choque de energia e o mesmo com a Canarias. Viva o mate!
Fala meu amigo! Quanto tempo, mas que vídeo fantástico aprender com vc e d mais... No meu caso como estou no início de alimentar ervas mate não tenho preferencial ainda mas quem sabe um dia! Parabéns pelo conteúdo 👏👏👏
Obrigado pelo comentário, Leandro! Fique tranquilo que logo logo tu conhecerá todas as variações da erva-mate, e poderá compartilhar tua experiência conosco!
Muito bom seu vídeo. Sou do PR e sempre consumi a erva-mate, porém tenho uma dúvida que nunca consegui responder: em qual momento da história os hermanos começaram a descansar a erva antes de consumir? Ou será que foi ao contrário , que nós começamos a tomar a erva antes de descansá-la? Já li muito sobre o Mate, mas nunca vi ninguém comentar sobre isso.. vlw!
Buenas! Essa é uma ótima pergunta, futuramente quero fazer um vídeo pra falar em detalhes sobre. Existem várias versões, uma delas versa sobre o acondicionamento: Antigamente, sem geladeiras, era difícil acondicionar a erva. Tornava difícil a distribuição e venda, além do consumo ter q ser de forma rápida, por conta da oxidação do produto. O processo de repouso fazia a durabilidade aumentar consideravelmente, foi uma saída viável criada na época, que em pouco tempo tornou-se comum pelos consumidores.
Eu fui ao Uruguai e trouxe uma erva Baldo, provei o Mate mas não combina bem com o calor aqui do Nordeste. Sabem se dá pra aproveitar essa erva uruguaia pra fazer no estilo tereré?
Buenas, Marcelo! Você até pode usar pra o mate gelado, sim… Mas devido a granulometria da erva e quantidade de pó, a infusão não fica tão boa! Fiz alguns testes aqui e as ervas específicas para tereré liberam mais sabor misturados com a água gelada.
A erva-mate moída fina realmente exige alguns cuidados na hora do preparo, pois entope mesmo! Já a moída grossa, pura folha e alguns tererés, esse problema não existe, nunca entope!
Mas barbaridade chê , guarda pra ti esse comentário, caso um dia for pelos pagos de Bagé, permisso , não repita isso , para nós da Fronteira é uma baita..... , bueno deixa pra lá ....rsrsrs
aqui no interior de SP é bem difícil encontrar e em casa de produtos naturais ja vi vendedor achando que a erva era a mesma do cha verde kkkk. Então não da pra escolher, mas prefiro a erva maior, pura folha
No Brasil , quase 35 milhões tomam entre chimarrão/ tererê. Os brasileiros que não tomam mate não sabem o que perdem.... Pensam que é um chá comum. Na argentina, acho que 44 milhões tomam. No Uruguai, 3.200.000. Paraguai entre 5 a 6 milhões.
Amigo El Argentino, isso mesmo! Infelizmente o Brasil não é referência em consumo quando falamos em Erva-mate. O Brasil lidera a produção, mas não consome mais que os amigos hermanos. Nossa comunidadeexiste para isso, mudar a cultura e levar o conhecimento para o povo a cada dia!
Depende de onde você está no estado de SP, normalmente no supermercado SONDA, mercado municipal… dá uma olhada na guia comunidade, fiz uma postagem pro pessoal compartilhar dicas de onde comprar em cada estado do Brasil. Tem vários de São Paulo lá
@@horadomatte Então, estou na capital zona norte de sp o Zaffari, fica no West Plaza Shopping, como é uma rede do sul tem varios produtos tipicos. Quando for lá eu te atualizo. No Sonda tem Barão e Cristalina no site. Você acha que o Barão Premium vai ser tão Bom quanto o MateNativo Premium?
@@cferrarini acredito que no Zaffari tenha, quase certeza. A barão é muito boa, pega uma com pacote a vácuo, de preferência a premium que é sucesso. Abraço!
@@horadomatte Mano, fui no zaffari hoje, tem muitos produtos gauchos. Anotei as marcas de Mate que tem Barão, Tertúlia, Nutrimate, Madrugada, Yacuy e Vier. O Barão premium a vacuo estava 28 então comprei o tradicional 10 reais o de 500g. Também comprei o Vier a vacuo e o Madrugada Tradicional. Tinha o Madrugada Pura folha mas a embalagem era de papel. Gostei muito do barão, achei o sabor só um pouco mais fraco que o MateNativo, que é mais perfumado. Quando for no Sonda passo o relatorio! Obrigado, abraços!
Fala Daniel! É parecida em partes: -Tereré (tradicional) tem mais talos do que a Argentina; -A Argentina possuí um tempo de maturação normalmente maior do que a de tereré; - Além disso, o próprio local onde nasce a árvore, muda o sabor da mate: Tipo de solo, altitude, incidência de sol, época de poda... Enfim, resumidamente é isso! Espero ter ajudado, abraço!
Boa Noite! Bacana seus vídeos! Morei no Sul e tomava muito no inverno em SC chimarrão ou mate uruguaio. Sou paulista da região da alta paulista, de Marília a Presidente Prudente, e nesta região do estado de São Paulo se tem a cultura do tereré. Os paulistas desta região consome muito mate para tereré.
Prefiro as ervas brasileiras defumadas no barbaquá. Ja provei as argentinas e uruguaias mas são muito amarelas, um padrao que nao me agrada. Gosto tambem do Tereré saborisado. Aqui no Rio tambem tomamos chimarrao e tereré, alem do mate torrado na praia.
Essa tal da yerba mate a primeira que acho e pago chorando pq foi 24,00 pila o kilo e olha que moro na região metropolitana foi da MADRUGADA, a média de preço aqui é 15,00 kilo da erva gaucha, esse ano(2023) até vi umas em promo por 8,00 kilo mas não tive coragem de comprar kkkk
Nosso paladar vai mudando e evoluindo conforme nossos hábitos, é um caminho sem volta! Baldo e Canárias são referências em ervas maturadas, ótimas pedidas! Abraço!
Barbaridade chê , Gaúcho não tem uma cuia específica para cada tipo de mate ....é uma da buena que tu te identifica e tá feito, o modelo vai do teu gosto porongo grosso ou mais fino , uma cuia para mate longo se toma em parceria , uma cuia menor se tomas solito , modelos de cuias : Gajeta , Coquinho, Bago de Touro ,Getulinho, está última virou modismo e a cuia no porongo Tradicional, hermano não soy especialista em Blends mas por ser da Fronteira Sul / Aceguá BR -UY aprecio por demaz o mate Uruguayo , conhecido pelos brasileiros como Tomba Peão ,rsrsss ...., ( quem não é acostumado na maioria das vezes pode passar mal , um pouco de tontura etc etc ) mas vale muito a pena quem experimenta não larga chê , bueno ..., me dou de estribo y hasta ....
A pronúncia correta é Tererê, msm os Paraguaios falam assim, na gramática do espanhol o acento agudo apenas sinaliza que aquela é a vogal tônica, e não que a pronúncia seja aberta como no português. Portanto msms que esteja escrito tereré, a pronúncia sempre é tererê!
Descubra o universo do CHIMARRÃO e do TERERÉ:
s1asoares.kpages.online/manualdomate
RECOMENDAÇÃO de ITENS e ACESSÓRIOS na AMAZON, a maioria com frete GRÁTIS (Pra você de qualquer lugar do brasil!):
amzn.to/3FrMEqP
Mateiros de RECIFE-PE, comprem na nossa loja! (delivery e retirada):
erva-mate-do-gaucho.goomer.app
VENHA ME CONHECER MELHOR:
Instagram: instagram.com/horadomate_oficial/
PARA ASSISTIR A SEGUIR:
ruclips.net/video/YgZMNSN1NwY/видео.html
Vim da argentina no sabado a noite. Trouxe comigo mate argentino, a cuia pequena de madeira por dentro e arredondada,e uma bomba com mola na ponta pequena. Uma beleza. Amargo. Tbm mjsturo tererê com com a nossa erva mate, a grossa e bebo quente. No verao gelado o terere. Tomo cha mate leao gelado. Tomo chimarrao tipico do sul com erva mate fina tbm...chimarrao + literatura, mararavilhaaaaa!
Oi sou brasileiro, gaúcho e acabo de conhecer as yerbas uruguaias e argentinas. Eu tinha parado de tomar chimarrão pois tenho problemas estomacais. Mas experimentei as ervas dos hermanos e percebi que não me irritou o estômago e me ajudou na digestão. Acredito que vou poder voltar a tomar chimarrão, digo mate.
Legal, Fabiano!
Bem-vindo ao canal… Depois conte como andam as mateadas com mate argentino 🇦🇷🧉
Sabe me dizer se isso tem a ver com a erva moída, ouvi um amigo falar que chimarrão fazia mal pra barriga dele, creio que a pura folha com a folha maior seria menos agressiva por não ser moída , ? Fiquei com essa dúvida, eu geralmente prefiro a pura folha fresca, chimarrão e as descansadas tipo uruguaia e Argentina não me agrada a falta de frescor,
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Olá sou brasileiro, mineiro, mas moro no ES. Minha esposa parou de tomar porque está atacado a gastrite e agora vendo sua mensagem me interessou em saber qual eva mate você utiliza pois quero fazer um teste para ver se minha esposa vai poder voltar a tomar comigo. Desde já agradeço muito 🙏🏻🧉
Já tomei com erva Argentina, e uruguaia, mas essa canárias é uma pancada de amarga. Quem não é acostumado, não aconselho nem a Argentina, muito menos a uruguaia. Apesar de ter gostado de ambas, ainda aprecio muito mais a nossa erva brasileira. Tertúlia, Rei verde, Taura, são ótimas marcas.
O único até agora que explicou melhor. Obrigado.
Excelente vídeo. Descobri o canal faz pouco tempo e estou achando muito boas e claras as explicações. Uma única observação que vou fazer é quando comentas do consumo no Brasil sempre fazendo destaque para o Rio Grande do Sul. O chimarrão é uma cultura do Cone Sul como um todo e, no Brasil, é uma cultura tão tradicional e originária dos estados de Santa Catarina e do Paraná quanto é do Rio Grande. Inclusive, o chimarrão surgiu nas missões jesuíticas do Guairá, no atual Paraná, sendo esse também o estado/província que mais produz e produziu historicamente erva-mate, seguido por Santa Catarina.
Buenas! Muito obrigado pelo valoroso comentário. Fico feliz sempre que recebo Feedbacks construtivos!
Me comprometo a mudar o posicionamento aos poucos trocando o “RS” por “Região Sul”, sempre mencionando nosso tão Paraná (que inclusive já fiz em alguns vídeos). Estou ciente da relação da erva-mate com esse estado que carrega o ramo de Ilex na bandeira, que atualmente é o maior produtor, e ainda tem a maior região de mate sombreado pela araucárias!
Hoje em dia Minha visão é um pouco diferente da maioria, vejo que há uma disputa, uma divisão, natural do ser humano, inclusive, em se “adonar” do patrimônio cultural, dos relatos, da história, sempre puxando pra o lado que acredita, ou que fizeram acreditar.
Argentinos dizem que a erva é deles e que lá começou, paraguaios dizem que lá iniciou tudo, gaúchos dizem a mesma coisa, SC e Paraná tbm. Muitos e muitos anos atrás existiam divisas diferentes entre os países e os estados, os indígenas de todas as regiões mateavam igualmente. Eu quero que todos no BRASIL TODO conheçam e espalhem a erva-mate, com o modo de infusão que acharem melhor.
Diminuir a barreira de entrada é fundamental. Respeitar as culturas e a história, claro. Seja o mate do RS, SC, PR, das missiones na AR, do Paraguai, Enfim… Somar e multiplicar, não dividir.
Parabéns. Eu pesquiso sobre o assunto há muitos anos e achei o conteúdo muito bom.
Obrigado pelo feedback!
Muito bom o vídeo....sou de SP e só consumo a do sul mesmo, mas tenho curiosidade em consumir as demais.
A que eu gosto mais do Brasil é a Premium folha fina...aquela que é bem verdinha e fina mesmo.
Hola amigo. Como vai? Muito interessante seus videos! Eu sou Argentino. Eu acho que esse tipo de yerba com padrao Argentino nao tao assim aqui na argentina. Na verdade é um pouco mais misturada com un poco de pó também y nao tao grossa. Temos um tipo de Yerba que se chama de "Canchada" que é como issa da aí, que é pra tereré, mas, nao é muito común. E mais normal no norte de Argentina, bem perto de Paraguay. Muito interesante como voces bebem seu Cimarrao, eu gostaria de probar-lo. Vou tentar conseguir uma Erva brasileira. Uma pregunta, quanto dura a cebada com seus ervas? 1lt de agua? A Yerba Argentina dura pouco em comparacao a yerba Uruguaya. Bom canal, abrazo grande
¡Hola amigo! ¡Gracias por tus comentarios, me alegra saber que sigues nuestro trabajo!
Vamos, sobre el tema de que la yerba mate argentina no sea tan espesa, para el video modelo usé rosamonte, de la marca rosamonte, de la región de las misiones, al norte de argentina, como dijiste.
sobre la yerba mate brasileña y su durabilidad: como es una yerba mate fresca (no pasa por el proceso de reposo), el sabor dura menos que la yerba mate argentina y uruguaya, realmente (algo entre 800ml y 1.5L, dependiendo de la marca y la variación). Te recomiendo que pruebes primero la purafolha brasileña, que tiene un sabor más fuerte, un poco más a tu hierba nativa (las yerbas purafolha, como las uruguayas, tienden a tener el sabor más fuerte, debido a la ausencia de palillos).
@@horadomatte muchas gracias por tu respuesta voy a tratar de conseguir esa yerba brasileram abrazoo grande !
@@horadomatte voltei da Argentina essa semana, fiquei dois meses lá… e eles tomam muito a erva canária ao fazer o mate, consomem mais a canária que a Rosamonte, deve ser por isso o comentário do nosso amigo.
E Tereré lá é mais pro norte mesmo… eu fui até o Chaco.
Muito bom o vídeo meu amigo, ajudou a esclarecer muito… agora deixa eu chorar no banho aqui porque sou cuiabano tomador de Tereré, estava na Argentina e gostei do mate porém moro em João Pessoa terra que não tem cultura para essas coisas e dificilmente vou encontrar alguma erva lá, quando encontra não presta… o jeito é pagar um pouco mais caro e pedir na Amazon rsrsrs
@@Caiocesarcz sugiro vc ver na shopee também, tem vários vendedores com preços competitivos e cupons
A primeira vez que eu experimentei a erva uruguaia eu achei horrorosa, não consigue beber de jeito nenhum, mas há algum tempo atrás eu voltei a tomar, comecei com aquela Serena da Canárias e depois a tradicional e gostei bastante, a Argentina eu ainda não provei, mas quero provar me breve.
Como sempre, um bom vídeo... esse canal deveria ter muito mais inscritos... é um guia de referência online muito bom...
Muito obrigado 😁🧉🧉 Vamos em busca da placa de 100k hahah
Aqui no Rio Grande do Sul tem até uma legislação que regula o tipo de produção para evitar que coloquem porcaria na erva. O chimarrão/mate é algo nativo do Brasil que deveria ser incentivado pois movimenta uma indústria e emprega milhões de pessoas, e de indignar que os argentinos tomaram para si algo que é nosso kkkkk.
Concordo com você! Infelizmente não há incentivo em tecnologia nem muita fiscalização na produção. Mas sou otimista em crer que nos próximos anos a tendência é que a erva-mate fique ainda mais conhecida, pois há interesse de muitos países em relação aos benefícios do mate.
Sobre a questão de qual região “é dona do mate”, acredito que o fato da erva ser nativa do Sul do Brasil, Argentina e Paraguai, todos tem o direito de se “ adonar “ da mesma. É bom lembrar que na Argentina é considerada bebida nacional, presente em 98% do país, enquanto no Brasil ainda é regional e não tem tanta força Nacional. Aqui no canal tento democratizar a bebida e deixar ela conhecida e acessível para todos, independente de onde a erva cresça ou seja mais tradicional… é uma bebida muito poderosa para ficar restrita a poucos regiões. Detalhe, sou gaúcho e entendo bem a questão do regionalismo, mas quando sai do RS comecei a enxergar também por uma outra ótica toda a questão. Um abraço e bons mates!
@@horadomatte Na verdade, o mate só passou a ser bebida nacional na Argentina depois de intensas campanhas governamentais de propaganda incentivando o consumo aí longo do século XX.
Na verdade o mate e a tradição da produção ervateira começou no Paraguay com os guaranis, adotado pelos jesuitas que eram espanhóis e popularizado por toda a região misioneira (que ia do sul do Paraguay pelo norta da Argentina, sul do Río Grande que pertencia à Banda Oriental e a Banda Oriental). Os brasileiros não apreciaram o mate até que encontraram nele um produto rentável.
Um dos melhores vídeos que já vi a respeito da erva mate 👏🏼👏🏼👏🏼
👏🏽👏🏽👏🏽💚🧉🧉
Parabéns pela explicação meu caro!
Sou como você, gosto de todos os tipos de erva mate.
Mas o meu mate preferido é o uruguaio.
Buenas, Renato!
Obrigado pelo Feedback, é bom saber que existe mais um “mateiro desgarrado”!
As uruguaias dão um show à parte!
Todas são boas ,eu comprei a Canárias gostei muito dela
Ótimo vídeo!
Que bom passei a tomar ervas depois de uma viagem para Búzios em um Barco com Argentinos depois disso ja faz 5 anos que eu consumo , voltei de Buenos Aires e trouxe umas de la mas não sabia pq eram diferente parabéns pelo video
Que bacana, Joelson!
O início da experiência é inesquecível, né?
O único contra é que costuma ser um caminho sem volta 😂
@@horadomatte Caminho bom rs parabéns pelo seu videos
Ótimo vídeo, tinha essas dúvidas. Comecei a tomar chimarrão a pouco tempo, utilizando a moída grossa. Pretendo provar outros tipos de erva.
Fala, Junior! Obrigado pelo feedback! Iniciar com a moída grossa é um ótimo início, visto que é uma Erva que não entope tão facilmente. Vale a pena conhecer aos poucos outros padrões de Erva! Bons mates e até a próxima!
Tô começando tomar chimas agora, canal top pra quem tá começando agora 👊 Parabéns irmão
👏🏾👏🏾👏🏾💚🍃🧉🧉
Sou um grande consumidor de Tererê, sou de Barueri - S.P
Sou de SP e comecei a tomar mate por conta dos jogadores de futebol sul americanos. Comecei em 2021 pelo chimarrão, achei interessante mas não gostei tanto. Decidi partir pro tereré e gostei bem mais, sou completamente viciado.
Agora vou dar uma chance pra erva Argentina. Só de não ser pó e moida, ja tenho quase certeza que vou preferir.
Muito bacana o vídeo! Vc sabe me dizer se a erva mate Argentina p/ chimarrão tem o mesmo processamento do mate que eles vendem lá em saquinhos como mate “cocido”, para chá. O nosso chá mate, brasileiro, é torrado e tem sabor bem diferente. Gostei muito do chá mate deles e queria saber se comprando essa erva mate Argentina de chimarrão seria a msm coisa.
Olá!
Realmente o Mate cocido é diferenciado.
Ele é de origem paraguaia, muito comum por lá, e ele é diferente das nossas ervas, de maneira geral. O cocido é feito com erva-mate, açúcar e carvão. O açúcar queimado da um toque caramelado, e o carvão um toque defumado… a única erva-mate que vi parecida é uma erva da marca Taragui (Argentina) versão especial: Taragui Mate cocido. No Brasil você não vai encontrar tão fácil, tem que dar uma garimpada na internet. Tem a opção de fazer o seu próprio chá, em seguida vou lançar um vídeo ensinando.
Gosto da tertúlia e da rosamonte. Ótimo vídeo 👍
Obrigado pelo feedback, ambas são ótimas ervas! um abraço e bons mates 🧉
muito legal o seu vídeo. Moro na cidade de Suzano, próximo a cidade de São Paulo e vejo que aqui tem sido bem difundida a cultura do chimarrão e o do tereré. Eu tomo os dois, sou super fã, até pq eu já morei uns 3 anos no RS e aprendi a tomar lá :)
Eu virei fã das ervas pura-folha e gostei muito das ervas Argentinas, como Taragui, Rosa Monte. Na segunda-feira já chega a La Merced (campo) que comprei.
Fala, Gabriel!
Muito obrigado pelo relato, bacana saber que o mate vem expandindo aos poucos 🔥
Depois me diz o que achou da La Merced, o pessoal sempre me pede review dela aqui no canal.
Um abraço e bons mates!
@@horadomatte tudo bem meu amigo ? Olha, eu sou suspeito para falar das ervas argentinas, pois eu gosto bastante de ervas com essa nível de amargor mais intenso. Eu achei que ela lembra um pouco da Taragui, pois se não me engano essas duas marcas são da mesma ervateria "Las Marias". Por mais que a La Merced seja mais amarga, eu senti que não é um amargo muito forte. Em um nível de 1 a 5 de amargor, onde 1 é o menos amargo e 5 é o mais amargo, eu acho que ela está alí no 3.
Bons mates meu amigo.
@@gfilipe obrigado pelo feedback! Parece ser uma ótima erva! Já estou encomendando a minha pra provar! Um abraço!
Aprendendo a cada video!😁
Obrigado pelo feedback, Leonam! 😃🤝🧉🌿
Sou uruguaio e tomo erva Baldo. Provei algumas ervas de padrão brasileiro e gostei mas prefiro o padrão uruguaio (pode ser pelo costume também)
excelente conteúdo piá.
subscribed. 🇦🇺
Esta mesma árvore também faz o chá mate ?
Eu sempre tive gastrite, refluxo, vários problemas. Comecei a consumir mate com as argentinas (trouxe Playadito e Mañanita) e até agora não tive problema nenhum. Vou provar a Canarias porque fiquei curioso
Gosto de variar. Tomo todas as ervas.
Gosto do mate de tereré no chimas. Mas lava-se muito rápido.
Já o mate tradicional brasileiro, de moagem fina, joga-se fora muita erva seca que fica encostada na parede da cuia.
Gostei muito aprendendo bastante obrigado
Obrigado pelo feedback! Qualquer dúvida, pode chamar! Abraço e bons mates
@@horadomatte obrigado
Gosto de todas, mas minhas preferidas são Uruguaias e Argentinas, a primeira vez que tomei a Taragui (Argentina) senti aquele choque de energia e o mesmo com a Canarias. Viva o mate!
👏🏽👏🏽👏🏽
Fala meu amigo!
Quanto tempo, mas que vídeo fantástico aprender com vc e d mais...
No meu caso como estou no início de alimentar ervas mate não tenho preferencial ainda mas quem sabe um dia! Parabéns pelo conteúdo 👏👏👏
Obrigado pelo comentário, Leandro!
Fique tranquilo que logo logo tu conhecerá todas as variações da erva-mate, e poderá compartilhar tua experiência conosco!
Muito bom seu vídeo. Sou do PR e sempre consumi a erva-mate, porém tenho uma dúvida que nunca consegui responder: em qual momento da história os hermanos começaram a descansar a erva antes de consumir? Ou será que foi ao contrário , que nós começamos a tomar a erva antes de descansá-la? Já li muito sobre o Mate, mas nunca vi ninguém comentar sobre isso.. vlw!
Buenas! Essa é uma ótima pergunta, futuramente quero fazer um vídeo pra falar em detalhes sobre. Existem várias versões, uma delas versa sobre o acondicionamento:
Antigamente, sem geladeiras, era difícil acondicionar a erva. Tornava difícil a distribuição e venda, além do consumo ter q ser de forma rápida, por conta da oxidação do produto. O processo de repouso fazia a durabilidade aumentar consideravelmente, foi uma saída viável criada na época, que em pouco tempo tornou-se comum pelos consumidores.
Eu fui ao Uruguai e trouxe uma erva Baldo, provei o Mate mas não combina bem com o calor aqui do Nordeste. Sabem se dá pra aproveitar essa erva uruguaia pra fazer no estilo tereré?
Dá sim. Fiz análise dessa erva, inclusive:
ruclips.net/video/ev5_ic00tKk/видео.html
A Baldo é brasileira, tem sede no município de Encantado, Rio Grande do Sul. É a Baldo quem fabrica a marca Canarias também.
Acabei de desocbrir seu canal, começando por este vídeo. Excelente resumo! Muito didático! Parabéns
Buenas, Ricardo! Obrigado pelo feedback, qualquer coisa, estamos à disposição! Um um abraço e bons mates!
Olá amigo, essa erva canária e a Cotegipe padrão argentino da pra tomar no tereré?
Buenas, Marcelo!
Você até pode usar pra o mate gelado, sim… Mas devido a granulometria da erva e quantidade de pó, a infusão não fica tão boa! Fiz alguns testes aqui e as ervas específicas para tereré liberam mais sabor misturados com a água gelada.
@@horadomatte e vc tem nome de marcas fora do Brasil que tem ervas para tereré? Só encontro paraguaias
@@marcelodesousavalenca1767 Eu conheço duas marcas argentinas que produzem bons tererés: ROSAMONTE e PIPORÉ.
@@horadomatte obrigado meu amigo
A erva para chimarrão brasileira é muito fina e entope a beça... ultimamente estou usando a de tereré e flui tudo legal. ..
A erva-mate moída fina realmente exige alguns cuidados na hora do preparo, pois entope mesmo!
Já a moída grossa, pura folha e alguns tererés, esse problema não existe, nunca entope!
Mas barbaridade chê , guarda pra ti esse comentário, caso um dia for pelos pagos de Bagé, permisso , não repita isso , para nós da Fronteira é uma baita..... , bueno deixa pra lá ....rsrsrs
Concordo. Odeio erva moída e em pó.
Vc ta fazendo chima com erva de tereré? Quais tá usando?
@@rw3yt_ywu Uso vez ou outra a erva Argentina por não ser tão fina, isso na falta de uma erva apropriada para o tereré
aqui no interior de SP é bem difícil encontrar e em casa de produtos naturais ja vi vendedor achando que a erva era a mesma do cha verde kkkk. Então não da pra escolher, mas prefiro a erva maior, pura folha
Buenas!
Qual local você mora? Eu morei em Guaratinguetá, realmente lá era quase impossível. Comprava pela internet!
@@horadomatte Limeira.
Você tem ressaca de mate?
Se tomo mais que 400ml por dia eu fico com ressaca depois de umas 7 horas de bebido.
Estranho… primeira vez que ouço isso kkkk na vdd o mate ajuda a curar a ressaca…
No Brasil , quase 35 milhões tomam entre chimarrão/ tererê.
Os brasileiros que não tomam mate não sabem o que perdem....
Pensam que é um chá comum.
Na argentina, acho que 44 milhões tomam.
No Uruguai, 3.200.000.
Paraguai entre 5 a 6 milhões.
Amigo El Argentino, isso mesmo!
Infelizmente o Brasil não é referência em consumo quando falamos em Erva-mate.
O Brasil lidera a produção, mas não consome mais que os amigos hermanos.
Nossa comunidadeexiste para isso, mudar a cultura e levar o conhecimento para o povo a cada dia!
eu moro aqui em Santa Catarina e como eu nasci no Paraguai a vida toda sempre tomei tereré como eu to morando aqui no SUL eu tomo Tereré e Mate 🧉
Buenas Luís!
Isso aí, aproveitando o melhor dos mates quentes e gelados 🌿
Estou com dificuldade de comprar erva aqui em são paulo, será que no supermercado Zaffari encontro?
Depende de onde você está no estado de SP, normalmente no supermercado SONDA, mercado municipal… dá uma olhada na guia comunidade, fiz uma postagem pro pessoal compartilhar dicas de onde comprar em cada estado do Brasil. Tem vários de São Paulo lá
@@horadomatte Então, estou na capital zona norte de sp o Zaffari, fica no West Plaza Shopping, como é uma rede do sul tem varios produtos tipicos. Quando for lá eu te atualizo. No Sonda tem Barão e Cristalina no site. Você acha que o Barão Premium vai ser tão Bom quanto o MateNativo Premium?
@@cferrarini acredito que no Zaffari tenha, quase certeza. A barão é muito boa, pega uma com pacote a vácuo, de preferência a premium que é sucesso. Abraço!
@@horadomatte Mano, fui no zaffari hoje, tem muitos produtos gauchos. Anotei as marcas de Mate que tem Barão, Tertúlia, Nutrimate, Madrugada, Yacuy e Vier. O Barão premium a vacuo estava 28 então comprei o tradicional 10 reais o de 500g. Também comprei o Vier a vacuo e o Madrugada Tradicional. Tinha o Madrugada Pura folha mas a embalagem era de papel. Gostei muito do barão, achei o sabor só um pouco mais fraco que o MateNativo, que é mais perfumado. Quando for no Sonda passo o relatorio! Obrigado, abraços!
@@cferrarini opa, várias marcas boas! Bom saber, quando tiver Zaffari, vai ter mate! Valeu pela atualização, abraço 🧉👊🏽
então a erva argentina é similar a erva do terere?
Fala Daniel!
É parecida em partes:
-Tereré (tradicional) tem mais talos do que a Argentina;
-A Argentina possuí um tempo de maturação normalmente maior do que a de tereré;
- Além disso, o próprio local onde nasce a árvore, muda o sabor da mate: Tipo de solo, altitude, incidência de sol, época de poda...
Enfim, resumidamente é isso! Espero ter ajudado, abraço!
Boa Noite!
Bacana seus vídeos!
Morei no Sul e tomava muito no inverno em SC chimarrão ou mate uruguaio.
Sou paulista da região da alta paulista, de Marília a Presidente Prudente, e nesta região do estado de São Paulo se tem a cultura do tereré. Os paulistas desta região consome muito mate para tereré.
Prefiro as ervas brasileiras defumadas no barbaquá. Ja provei as argentinas e uruguaias mas são muito amarelas, um padrao que nao me agrada. Gosto tambem do Tereré saborisado. Aqui no Rio tambem tomamos chimarrao e tereré, alem do mate torrado na praia.
Boaa 🧉
Boa tarde
Olá, obrigado por acompanhar, Wellinton!
Eu ja tomei o mate argentino da Barão de Cotegipe.....
Nem se compara a verdadeira Yerba mate Argentina, como sara e rosamonte.
Fala, amigo Paulo! É uma Erva-mate muito buena pra iniciar! É bem fiel às ervas nativas Argentinas, só que um tanto mais suave.
Essa tal da yerba mate a primeira que acho e pago chorando pq foi 24,00 pila o kilo e olha que moro na região metropolitana foi da MADRUGADA, a média de preço aqui é 15,00 kilo da erva gaucha, esse ano(2023) até vi umas em promo por 8,00 kilo mas não tive coragem de comprar kkkk
Madrugada pra mim é a melhor erva brasileira que tem
A erva mate paraguaia faz tanto terere gelado quanto mate quente 70° desde que seja tradicional ou classica.
Agora gosto mais da erva uruguaia por ter mais sabor. Tomo Canárias ou Baldo.
Eu também, a canárias é uma delícia principalmente a edição especial.
Nosso paladar vai mudando e evoluindo conforme nossos hábitos, é um caminho sem volta! Baldo e Canárias são referências em ervas maturadas, ótimas pedidas! Abraço!
Prefiro a brasileira.
Bauru , SP
Fale sobre as cuias para cada tipo de Mate como sugestão 😉
Já anotei na lista de conteúdo!! Com certeza vai sair esse vídeo! Obrigado pela dica, abraço!
Barbaridade chê , Gaúcho não tem uma cuia específica para cada tipo de mate ....é uma da buena que tu te identifica e tá feito, o modelo vai do teu gosto porongo grosso ou mais fino , uma cuia para mate longo se toma em parceria , uma cuia menor se tomas solito , modelos de cuias : Gajeta , Coquinho, Bago de Touro ,Getulinho, está última virou modismo e a cuia no porongo Tradicional, hermano não soy especialista em Blends mas por ser da Fronteira Sul / Aceguá BR -UY aprecio por demaz o mate Uruguayo , conhecido pelos brasileiros como Tomba Peão ,rsrsss ...., ( quem não é acostumado na maioria das vezes pode passar mal , um pouco de tontura etc etc ) mas vale muito a pena quem experimenta não larga chê , bueno ..., me dou de estribo y hasta ....
Eu odeio a fina. Ela entope que irrita tche.
Bomba 1000 furos ou filtro p/ bomba ajudam!
Uruguaias
Uma das nossas preferidas!
Eu só tomo Tererê, não gosto de Chimarrão
A pronúncia correta é Tererê, msm os Paraguaios falam assim, na gramática do espanhol o acento agudo apenas sinaliza que aquela é a vogal tônica, e não que a pronúncia seja aberta como no português. Portanto msms que esteja escrito tereré, a pronúncia sempre é tererê!
Prefiro erva de chimarrão brasileiro. A erva uruguaia é muito forte e me deixou muito agitado.
@@arijunior4448 EU TAMBÉM NÃO !