Só para deixar 100% claro, a comparação do vídeo é especificamente entre "Samba de Uma Nota Só" e as músicas pop de uma nota só (apresentadas no vídeo anterior). Não é um embate entre os Estlios Samba Vs Pop. Isso seria uma bobagem! Está cheio de samba ruim e cheio de pop bom!
Marco, o título do seu vídeo é LITERALMENTE "Por que o Samba é BOM e o Pop é RUIM". Sei que se trata de uma hipérbole na intenção de chamar atenção e render uma performance melhor para o vídeo, mas se a intenção não é fazer uma comparação entre ambos como um sendo superior ao outro e você acredita realmente que isso seja uma bobagem, talvez fosse uma boa pedida trocar o título para algo mais apropriado.
@@felipeborgescunha4854 concordo, mas essa é uma pergunta retórica, usam muito essa técnica nos títulos dos vídeos dando a entender que a pergunta será respondida durante o vídeo. Além de que a pergunta é no sentido da razão de o Samba ser melhor que o Pop, e não questionando se isso seria verdade. Por isso na minha opinião seria bom repensar sobre esse título, mas é somente a minha opinião.
@@gabrielnunes744 Feedback aceito! O título que eu queria colocar originalmente era " Por que o "Samba de uma nota só " é bom e as músicas pop de uma nota só são ruins?" mas como você pôde perceber era um título extremamente longo. Consegui bolar um que não ficasse tão longo e que é mais condizente com o vídeo. Tendo dito isso, eu odeio dar títulos e fazer thumbnails pros vídeos, é de longe a parte que eu menos gosto de todo o processo. Título e thumbail têm um peso desproporcional no sucesso do seu vídeo, é cruel mas é a regra do jogo. O algoritmo do YT é só um reflexo do comportamento das pessoas, e as pessoas curtem títulos intrigantes e polêmicos. Fazer o que. Temos que dançar conforme a música.
Sou françês, eu me apaixonei e aprendi a lingua portuguesa do Brasil por causa desse ser humano e musico excepcional, extraordinario, o maestro soberano Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim!❤
Pois é. O que me deixa mais triste em ser brasileiro, é que temos tantos expoentes na música: Elis Regina, Milton Nascimento, Vila-Lobos, o próprio Jobim, mas eles são muito mais valorizados lá fora, como na França e Europa e nada valorizados no próprio país.
a galera não entende como não dá pra comparar música pop de 4 acordes simples que se repetem pela eternidade, com mpb ou samba que têm acordes complexos e cada vez mais intrigantes ao ouvido!
Musica é sentimento e nao tecnocracia. Tom jobim faria uma asa branca com 4 acordes que emociona multidoes? Duvideodó! alguem chora ouvindo tom jobim? Obvio que nao. Ouça a 9 sinfonia de bethovem, nao é uma melodia infantil Ssem firulas jazzisticas?. Bethoven nao era genio?
@@rogerioasdf2807no pé de lajeiro, dê uma olhada, 2 acordes e não 4, amigo, gosto é livre , mas o q tom faz nas composições impressiona qualquer músico... Isso não é aleatório, o gosto é... Mas o aleatório é válido TB ... Valeu
@@rogerioasdf2807 isso é APENAS sua opinião (que é o mesmo que bund@), e pior, calçada no instituto "Vozes da sua cabeça"...mto diferente do que o rapaz explica com total propriedade no video. Portanto, o que se conclui é que vc não entendeu absolutamente NADA.
@@sanosukesagara9707 ouça a 9 sinfonia! Digo a melodia, a espinha dorsal da musica, e nao os arranjos. A melodia é extremamente infantil. Ouça a sinfonia 40 do mozart, mesma coisa. Obvio que nem todas as musicas deles sao simples. Compare essas duas melodias com desafinado do tom jobim. Esses caras (bethoven e mozart) sao genios pelas IDÉIAS que tiveram, e nao pela complexidade das musicas.
Eu sempre achei que havia uma certa ironia por parte de Jobim nessa música, uma vez que ele era “criticado” por compor músicas com muitas notas, muitos acordes, múltiplas tonalidades, etc.
Já nos anos 60 a bossa nova criticava as pseudocomposições! Tom Jobim é uma complexidade sintética que poucos tateiam! Viva maestro soberano Tom Jobim! Aqui é Brasil!
@@coffeememes3338 Bossa nova, Sertanejo raiz, Death Metal e Black brasileiro além do Trash. O cara engloba tudo isso na simples ignorância de dizer "Toda música brasileira é lixo" kkkkkkkkk piada
@@coffeememes3338 Só pelo Nome do Canal, da para ver, como o cara é muito do Entendido do assunto... ...DO ASSUNTO DE SER UM MEME kkk 🤦♀️🙈🤦♂️KKkkk Agora DE MÚSICA?!?! 🎶🎵 SÓ SE ELE SE REFERE AOS FUNKS ATUAIS QUE TENTAM SER ALGUMA FORMA DE MÚSICA... ...SEMPRE SEM SUCESSO NESSE SENTINDO KKK🤭 🎼🎵🎶🤦♂️🙈🤦♀️🏁🌅👎🏿
Amo música, mas não entendo absolutamente nada de teoria musical. Acho incrível como as mesmas notas podem resultar em músicas completamente diferentes.
Música não são apenas notas, mas como eles estão organizadas. As notas são a tinta, o músico usa ela para pintar um quadro que é a música. Se não qualquer barulho seria música.
Não tem problema não saber teoria musical, basta ser capaz de sentir a música e viajar com ela, deixá-la viajar em seu imaginário. Mas se vc quiser aprender teoria basta estudar sem querer esgotar o assunto, ele é inesgotavel. As suas companhias que não sabem teoria musical são Milton Nascimento, Dominguinhos, Tim Maia, Luiz Gonzaga, Lô Borges... precisa de mais alguém? se precisar eu trago aqui. Abraço.
Estou estudando os básicos da teoria, e as vezes eu fico meio maluco pensando em como dá pra fazer tanta coisa e tanta regrinha tendo só 12 notas, e só podendo usar 7 delas nas escalas (exceto por passagens cromáticas e seus entretantos, claro)
@@The_Copper_Element_Itselfvai chegar um tempo que vc vai até achar bobo essa questão de teoria musical ( e na verdade é ) eu estava vendo o vídeo é decifrando as coisas antes até de algumas " ideias " ...vai por mim ...tempo e execução são mais chatos de se preocupar do que a própria teoria.
Já dizia Antônio Carlos Jobim : No Brasil, o sucesso é ofensa pessoal. Nosso maior compositor e maestro, criador de melodias e composições belissimas, deve estar se revirando no túmulo!
O samba de uma nota só é genial, e deveria ser para o Brasil um orgulho ter um Tom Jobim. O Cara era demais, com um vasto conhecimento musical, um artista excepcional e músicas com uma riqueza enorme de detalhes, pra quem compõe, sabe da riqueza musical de Tom Jobim.
Ao menos a gente consegue entender pq essas músicas pasteurizadas fazem sucesso... é o limite da compreensão do seu público. É também reflexo do nosso tempo, em que toda nuance é incompreendida
Músicas de videogames são naturalmente mais elaboradas, primeiramente pelo fundo dos compositores pioneiros serem de vertentes mais eruditas, então existe esse vies, mas também porque elas tem como tradição fortíssima de ambientar os cenários e trabalhavam com limitações consideráveis no equipamento. Isso demandava o uso de muitas técnicas composicionais e também de hardware para produzir qualquer coisa razoável. É tanto que se desenvolveu em pouco tempo uma estética, apesar de um tanto vaga, própria de música de jogo. Comparar isso com música pop é até inválido mesmo, porque a proposta é outra completamente diferente, é apelar as emoções do ouvinte de forma a entretê-lo com um produto, é algo com um intuito mais comercial do que expressivo, representativo, de forma ou qualquer outra coisa.
Exato, músicas de videogame precisam ser boas, pq elas precisam passar a sensação da detetminada parte jogada, ent isso normalmente torna ela melhor q 90% das músicas do main stream atual
Autenticidade, originalidade, complexidade compreensível... o que o maestro Tom Jobim sentia em seu coração de gênio brasileiro tocou o coração do mundo inteiro. E tocará para sempre, o que é a essência do um verdadeiro clássico.
Excelente vídeo!👏 Eu que não sei muito de teoria musical, só conseguia "sentir" a diferença, gostei muito de saber a explicação por trás desse sentimento
Cara, como um trabalho desse que você faz só tem 80k de inscritos, vejo teus vídeos a um tempo e é de uma qualidade, você é muito esperto e faz um conteúdo muito bom explicando tudo nas músicas, parabéns, muito sucesso pra você ❤
Estamos na fase da quantidade em depreciação da qualidade. Talvez tenha sido assim ao longo da história, mas estamos no tempo do instantâneo. Tudo que exige pensar, absorver, entender… está fora da “ moda “ ou coisa parecida.
Descobri seu canal recentemente e adorei. Não entendo muito de música mas adoro suas analises. Você poderia falar um pouco das diferenças do pop mais antigo (michael jackson, prince, elton john) em relação ao pop atual. O pop atual acho realmente tudo muito igual, mas esses astro do pop mais antigo acho bem foda
+1 pra isso. os antigos eram maravilhosos, mesma coisa o funk dentro de suas limitações. os antigos tinham mais alma na letra, hoje é tudo senta senta senta senta senta
Cara, teu conteúdo é muito bom, não tenho nem palavras... Sempre tive uma ligação muito íntima com música de uma forma geral, mas infelizmente as responsabilidades do dia a dia me afastaram dos estudos e da prática. Teu canal ajuda muito a suprir uma lacuna na minha vida e só tenho a agradecer demais. Parabéns!
Top seu vídeo! Jobim compôs a música porque quis usar as repetições de nota de forma proposital, como forma de entreter. E não como uma "limitação" proposital e chiclete para grudar no ouvido. E ainda é possível entender algumas melodias em contraponto, ou dobras e é uma música que dá pra discutir um dia inteiro. Vale a pena!
kkkkkk a galera falando que uma nota só só porque é o nome da musica, sendo que se escuar a musica se percebe claramente que tem muitas outras notas rolando. Parabens pela explicação do video!
Vídeo excelente. Conseguiu resumir o essencial em menos de 10 minutos. Acharia importante também mencionar a parceria de Newton Mendonça nessa música, com quem Jobim teria composto a "quatro mãos". Parabéns pelo vídeo!
Cara que aula! Parabéns! Os caras não entendem obra de arte mesmo! Tom foi tão brilhante que ele fez a música conversar intimamente com a letra! Realmente um dos nossos maiores patrimônios musicais foi este homem! Para mim particularmente só não o coloco como o maior, porque teve o menino Heitor, o Heitorzinho, é aquele da Vila dos Lobos (Pro pessoal do Pop entender!). Abraço e muito sucesso!
Eu vi uns comentários assim no outro vídeo, você deu exemplos e deveriam entender. Mas nesse vídeo agora alguns vão entender que você está dizendo que TODA música pop é musicalmente paupérrima. Pelo menos isso faz você gerar mais conteúdo hahaha
Não não! A comparação é entre samba de uma nota só e as músicas que abusam da super tônica que eu mostrei no vídeo anterior! Tem muita música pop boa por aí
@@MarcoAnteroMusic Sim eu entendi perfeitamente, Marco. (Já tinha assistido o anterior) Eu quis dizer que agora vão reclamar achando que você está falando que toda música pop é ruim. Ahh a internet... ahahaha
Tá de brincadeira, o maior melodista da história do Brasil. Uma vez o Tom Jobim disse que o acorde de terça diminuta e quinta aumentada (se não me engano) característico da Bossa Nova era tirado de Chopin, vc conhece essa história? Faz um vídeo pra gente explicando esse rolê. Abraços e parabéns.
Mais uma vez um ótimo vídeo! Marco, você sabe explicar muito bem. Digo isso porque sou professor (não de música) e vejo muita gente que domina seus assuntos mas não consegue passar a informação adiante de maneira clara. Você consegue. Um grande abraço. Obs: aproveito para reforçar a sugestão de que você faça um vídeo sobre a sexta napolitana.
Só uma sugestão: a parte do portfólio de Jobim faltou "Luiza" ahahahhaha Acho que "Luiza", isolada, dá pra dizer que é uma das 5 músicas mais bem construídas do século 20. Se você tenta tocar no piano ou no violão, você vai vendo o que ele fez e é simplesmente incrível. Daria pra fazer um vídeo isolado só pra essa música haeuhaeuea; Maravilhoso esse vídeo! Parabéns!
Você é genial, Marco. Eu não aprecio samba, mas impossível discordar da sua opinião, aliás é um deleite a todos nós que apreciamos música de qualidade. Abraços.
Você, simplesmente, ARRASOU!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Além do mais, TOM JOBIM é o maior gênio da MPB! Parabéns pelos 2 vídeos! Foi uma aula!!!! 💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚
Muito bom cara, você disse tudo.... muita coisa de música feito hoje é o resultado do pragmático do nosso atual momento da história.....tudo muito rápido....as pessoas só têm a paciência necessária até se completar o download daquilo que elas querem fazer, o que demandar mais tempo e trabalho é deixado de lado, inclusive o de ler esse comentário!
Há pouco o que comentar, acredito que este vídeo fala mais para os que um ínfimo conhecimento de teoria musical e que, por consequência fizeram o questionamento que deu origem ao vídeo em si. Nao que o material apresentado haja sido raso, pelo contrário, como é característico ao canal a profundidade com que o assunto foi abordado, algumas vezes é fascinante, para nao se referir a outras coisas cmo, por exemplo a didática. Eu só tenho algo a dizer em relacao à música atual: está andando em marcha RÉ e para com aqueles que apreciam o declínio em que estamos eu só snto uma coisa: DÓ. Parabéns pelo vídeo e pelo canal.
Ótimo vídeo de novo, e novamente eu vou pedir: você pode fazer um vídeo exclusivamente pra faixa "The Odyssey" do Symphony X? Seria demais ver uma análise sua sobre ela.
Parabéns! Não apenas pelo vídeo muito esclarecedor, e também pela homenagem aquele que é o principal criador da Bossa Nova, o maior movimento músical que o Brasil teve. Antonio Carlos Jobim, eterno.
Esse samba me emociona de tanta capacidade que esse sujeito incrivel Antonio Carlos Jobim tinha, me dá um orgulho incrivel. E o teu canal tambem irmão. Obrigado
Parabéns pelo conteúdo notável, teoria musical é incrível, e tornar esse conteúdo acessível torna o conteúdo interessante até para quem estuda música como eu. Continue assim man ❤
PARABÉNS pelo conteúdo, muito inteligente e interessante! Ficou CLARO que você NÃO está desmerecendo o pop como gênero musical, e sim a PÉSSIMA QUALIDADE de muitas músicas pop. Sou músico e aprecio o conteúdo do seu canal, e com este vídeo, ganhou mais um inscrito. 👍🏻
Uma pequena correção: a melodia de Samba de Uma Nota Só é de Newton Mendonça e não de Tom Jobim, conforme Ruy Castro em seu clássico Chega de Saudade. Nele, Castro faz um estudo interessante sobre como a memória da MPB relegou o parceiro de Tom ao papel de “ primeiro grande letrista da Bossa Nova”, omitindo que Newton Mendonça era um exímio pianista e compositor criativo de melodias.
Atualmente, observamos mudanças nos padrões e características musicais ao longo do tempo, com uma redução na variedade de passagens de acordes e na complexidade instrumental. Entretanto, há elementos que permanecem constantes nas composições populares das últimas cinco décadas. Notavelmente, o uso de acordes como ré menor com sétima (Dmin7), por exemplo, é tão frequente hoje quanto nos anos 1960. Contudo, as músicas contemporâneas parecem mais limitadas em termos de instrumentação e técnicas de gravação, resultando em texturas musicais mais simplificadas. Além disso, nota-se uma mudança relacionada ao timbre, com uma diminuição na variedade de instrumentos e técnicas de gravação, o que contribui para uma experiência auditiva mais homogênea.
Muito bom! E nem precisou entrar nos detalhes da segunda parte para a qual vc teria tb explicações bem legais. Agora, insisto, faz uma análise da música sertaneja atual...
Eu pretendo! Mas eu preciso primeiro OUVIR, e pesquisar muito a respeito do tema! Porque sendo bem sincero eu não escuto e não conheço quase nada. Então para não falar besteira preciso primeiro escutar bastante, por algumas semanas e fazer um trabalho de pesquisa decente. Vai levar um tempinho, mas pretendo sim! Abs
Nossa, como música é difícil. Amei esse vídeo. Como também amei o outro. Apesar de não ser músico, eu sou bastante sensível à música e quando ela é ruim dói nos meus ouvidos. Meus amigos me chamam de retrógrado pois só ouço músicas antigas, de 2000 pra baixo.
Mais um vídeo muito bom! E outra coisa: o ouvinte não precisa entender absolutamente nada de música para entender a grandeza da canção de Tom Jobim. "Samba de Uma Nota Só" é um desafio que o compositor lança a ele mesmo, para provar que é possível fazer um samba com uma só nota (ou, ao menos, uma parte do samba com apenas uma nota). É praticamente, uma ironia, uma provocação de Tom, que também não perde uma chance de se "exibir" e dizer "sou um gênio tão grande, que sou capaz de fazer um samba com uma só nota". E essa, claramente, não é a intenção dos compositores pop daquelas canções a que Marco fez referência no vídeo sobre o uso monótono da nota ré no pop. Absolutamente NADA a ver uma coisa com a outra.
Agora que aprendi o conceito de figuralismo terei que criar uma playlist só com músicas assim. Uma música que me vem à mente é "Always Ascending" de Franz Ferdinand. Alguém aí sabe de mais alguma?
Marco, pegando essa ideia do Samba de uma nota só. Por favor, por favor, por favor, considere fazer uma vídeo sobre cromático utilizando essas músicas: 1. Dia Branco 2. Admirável Gado Novo 3. Stairway to heaven 4. Dois rios 5. Quem sabe isso quer dizer amor 6. O sol, do Jota Quest (se você colocar sob uma perspectiva cromática, é uma caída de A - E/G# - G -D/F# E tem também esse clichê cromático muito utilizado em MPB, especialmente por Djvan. Mas o único exemplo que lembro de cabeça é o de Garotos II, do Leoni. Na parte que vai pro Bm, ele faz esse clichêzinho que usa de cromatismo. Tenho certeza que é um tema bacana que ninguém aqui no RUclips explorou ainda. Aliás, Dois Rios e Stairway to heaven são basicamente a mesma música kkkkk Mas é uma boa oportunidade pra mostrar como uma mesma ideia pode gerar músicas completamente diferentes e originais.
Talvez vc pudesse comparar alguns pops e rocks de qualidade contemporâneos (ou quase isso) também. Eu já vi coroas elogiarem muito o System of Down... Outros falaram bem do Bruno Marz e do Harry Styles. Merecem esse elogio? Já q vc entrou no seara das MPBs da vida, fica a dica de falar de "Onde ir" da Vanessa da Mata.
9:06 De fato, não existe direito de achar algo chato, mas sim liberdade. Não confundamos direito (constituído) com liberdade (livre arbítrio). Obrigado pelo vídeo. 🖖
Seu vídeos sempre são bons. Você poderia fazer uma análise sobre o instrumental de Conversa de Botequim e quais instrumentos Noel Rosa utilizar para compor a melodia, por favor? Queria muito saber.
Eu não gastaria um vídeo para responder uma pergunta dessa, porém, as vezes é necessário. A presença do samba aqui e dos ritmos brasileiro será sempre bem vinda. Eu sou fã do Daft Punk e adorei ver get lucky no meio dos "pop pré moldados". Ainda assim, o caso do Daft comparado com outras bandas, há uma soma de fatores sonoros que para além da malandragem da nota ré, faz a música um pouco mais elaborada, como a quebra do beat no meio da música. Mas nossos ídolos fazem músicas ruins, e na balança, muito mais do que menos. Tanto que artistas que lançam álbum, as pessoas só conhecem o hit. Um disco do Skank tem mais hit que um disco do Bruno Mars. Aquele álbum que tem Treasure (há acho que só mais um hit, né?). Antero, taí um ideia ideia legal para você pensar com carinho depois: falar de ritmos brasileiros e mundiais. Explicar que Rock não é um ritmo, é um movimento com vários ritmos inclusos: blues, jazz, etc. Ritmo é beat, batida. Assim como Axé Music não é um ritmo, é um movimento, que tem: galope, rock, reggae, chorinho, frevo, samba reggae (aquele ritmo que Michael Jackson gravou com Olodum que é a banda que criou o samba-reggae), etc. Fora os ritmos fortíssimos no nordeste como: Ijexá, Frevo, Chula, Baião, Xote, Xaxado, (forró também é movimento), etc. Inclusive Raul Seixas percebeu a conexão do Rock com o Baião e dá o exemplo cantando uma do Gonzaga e do Elvis ( youtube: raul seixas falando de rock e forró). Viva o maestro soberano, viva o rock, chula, chorinho, a arte, a música!
O que eu senti falta no outro video foi uma análise comparativa das notas de músicas pop dos anos 80, por exemplo, para verificar se elas eram mais complexas, apesar de também serem bem populares.
Bom dia Marco, gostaria que vc analisasse a música Lookin out for a number 1 da banda BTO. Acho ela muito parecida com as composições do medtre Jobim. Abcs e parabéns pelo canal.
Eu só queria saber o que o algoritmo do RUclips estava fazendo, que não me recomendou esse canal antes, porque sinceramente... que espetáculo de conteúdo, e de resposta concisa sem uma ofensa sequer
Recomendo a verção de "Samba de uma nota só" feita por Leo Maslíah, es otro ponto de vista. Acho que neste samba é inportante lembrar lo Newton Mendonça. Ele é coautor da obra ¿Certo? Muito obrigado. Um abraço.
Já que o assunto é música de uma nota só, sugiro o n.1 da Musica Ricercata, de Gyorgy Ligeti. É uma nota só MESMO (no caso, lá), sem harmonia. E é brilhante.
Só para deixar 100% claro, a comparação do vídeo é especificamente entre "Samba de Uma Nota Só" e as músicas pop de uma nota só (apresentadas no vídeo anterior). Não é um embate entre os Estlios Samba Vs Pop. Isso seria uma bobagem! Está cheio de samba ruim e cheio de pop bom!
Marco, o título do seu vídeo é LITERALMENTE "Por que o Samba é BOM e o Pop é RUIM". Sei que se trata de uma hipérbole na intenção de chamar atenção e render uma performance melhor para o vídeo, mas se a intenção não é fazer uma comparação entre ambos como um sendo superior ao outro e você acredita realmente que isso seja uma bobagem, talvez fosse uma boa pedida trocar o título para algo mais apropriado.
@@gabrielnunes744 Note que o título não é uma afirmação, e sim, uma pergunta.
@@felipeborgescunha4854 concordo, mas essa é uma pergunta retórica, usam muito essa técnica nos títulos dos vídeos dando a entender que a pergunta será respondida durante o vídeo. Além de que a pergunta é no sentido da razão de o Samba ser melhor que o Pop, e não questionando se isso seria verdade. Por isso na minha opinião seria bom repensar sobre esse título, mas é somente a minha opinião.
@@gabrielnunes744 Feedback aceito! O título que eu queria colocar originalmente era " Por que o "Samba de uma nota só " é bom e as músicas pop de uma nota só são ruins?" mas como você pôde perceber era um título extremamente longo. Consegui bolar um que não ficasse tão longo e que é mais condizente com o vídeo. Tendo dito isso, eu odeio dar títulos e fazer thumbnails pros vídeos, é de longe a parte que eu menos gosto de todo o processo. Título e thumbail têm um peso desproporcional no sucesso do seu vídeo, é cruel mas é a regra do jogo. O algoritmo do YT é só um reflexo do comportamento das pessoas, e as pessoas curtem títulos intrigantes e polêmicos. Fazer o que. Temos que dançar conforme a música.
Dito isso, o samba é sim MUITO melhor que o pop no geral. Pop bom é exceção da exceção, o que não acontece com o samba.
Sou françês, eu me apaixonei e aprendi a lingua portuguesa do Brasil por causa desse ser humano e musico excepcional, extraordinario, o maestro soberano Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim!❤
q incrivel, e eu estou no caminho de aprender francês para poder ler os livros de Jean-Paul Sartre na sua língua materna ❤
Pois é. O que me deixa mais triste em ser brasileiro, é que temos tantos expoentes na música: Elis Regina, Milton Nascimento, Vila-Lobos, o próprio Jobim, mas eles são muito mais valorizados lá fora, como na França e Europa e nada valorizados no próprio país.
Valeu à pena?
Super ! Bravo 👏 pour votre très bon goût
❤
a galera não entende como não dá pra comparar música pop de 4 acordes simples que se repetem pela eternidade, com mpb ou samba que têm acordes complexos e cada vez mais intrigantes ao ouvido!
Musica é sentimento e nao tecnocracia. Tom jobim faria uma asa branca com 4 acordes que emociona multidoes? Duvideodó! alguem chora ouvindo tom jobim? Obvio que nao. Ouça a 9 sinfonia de bethovem, nao é uma melodia infantil Ssem firulas jazzisticas?. Bethoven nao era genio?
@@rogerioasdf2807no pé de lajeiro, dê uma olhada, 2 acordes e não 4, amigo, gosto é livre , mas o q tom faz nas composições impressiona qualquer músico... Isso não é aleatório, o gosto é... Mas o aleatório é válido TB ... Valeu
@@rogerioasdf2807 isso é APENAS sua opinião (que é o mesmo que bund@), e pior, calçada no instituto "Vozes da sua cabeça"...mto diferente do que o rapaz explica com total propriedade no video. Portanto, o que se conclui é que vc não entendeu absolutamente NADA.
@@rogerioasdf2807 Não conheço música clássica a fundo, mas essa é a primeira vez que vejo alguém dizer que Bethoven é simples.
@@sanosukesagara9707 ouça a 9 sinfonia! Digo a melodia, a espinha dorsal da musica, e nao os arranjos. A melodia é extremamente infantil. Ouça a sinfonia 40 do mozart, mesma coisa. Obvio que nem todas as musicas deles sao simples. Compare essas duas melodias com desafinado do tom jobim. Esses caras (bethoven e mozart) sao genios pelas IDÉIAS que tiveram, e nao pela complexidade das musicas.
Eu sempre achei que havia uma certa ironia por parte de Jobim nessa música, uma vez que ele era “criticado” por compor músicas com muitas notas, muitos acordes, múltiplas tonalidades, etc.
Certeza.
O Tim Maia falou que com os acordes de uma música do Tom ele gravaria dois LP. Kkkk. O Tim é outro gigante, grande figura.
@@coyotezinho Outro monstro tb. kkkkkkk não sabia dessa.
Pior que não precisa nem ser conhecedor de teoria musical pra perceber a riqueza das composições do Jobim, e até de outros da época dele.
Já nos anos 60 a bossa nova criticava as pseudocomposições! Tom Jobim é uma complexidade sintética que poucos tateiam! Viva maestro soberano Tom Jobim! Aqui é Brasil!
Musica brasileira é horrível!!!!!
Horrível é vc!!
@@coffeememes3338KKKKKKKK "música brasileira", sim funk brasileiro é uma porcaria
@@coffeememes3338 Bossa nova, Sertanejo raiz, Death Metal e Black brasileiro além do Trash. O cara engloba tudo isso na simples ignorância de dizer "Toda música brasileira é lixo" kkkkkkkkk piada
@@coffeememes3338
Só pelo Nome do Canal,
da para ver, como
o cara é muito do Entendido do assunto...
...DO ASSUNTO DE
SER UM MEME kkk
🤦♀️🙈🤦♂️KKkkk
Agora DE MÚSICA?!?!
🎶🎵 SÓ SE ELE SE REFERE AOS FUNKS ATUAIS QUE TENTAM SER ALGUMA FORMA DE MÚSICA...
...SEMPRE SEM SUCESSO NESSE SENTINDO KKK🤭
🎼🎵🎶🤦♂️🙈🤦♀️🏁🌅👎🏿
Amo música, mas não entendo absolutamente nada de teoria musical. Acho incrível como as mesmas notas podem resultar em músicas completamente diferentes.
Música não são apenas notas, mas como eles estão organizadas. As notas são a tinta, o músico usa ela para pintar um quadro que é a música. Se não qualquer barulho seria música.
Não tem problema não saber teoria musical, basta ser capaz de sentir a música e viajar com ela, deixá-la viajar em seu imaginário. Mas se vc quiser aprender teoria basta estudar sem querer esgotar o assunto, ele é inesgotavel.
As suas companhias que não sabem teoria musical são Milton Nascimento, Dominguinhos, Tim Maia, Luiz Gonzaga, Lô Borges... precisa de mais alguém? se precisar eu trago aqui.
Abraço.
Estou estudando os básicos da teoria, e as vezes eu fico meio maluco pensando em como dá pra fazer tanta coisa e tanta regrinha tendo só 12 notas, e só podendo usar 7 delas nas escalas (exceto por passagens cromáticas e seus entretantos, claro)
@@The_Copper_Element_Itselfvai chegar um tempo que vc vai até achar bobo essa questão de teoria musical ( e na verdade é ) eu estava vendo o vídeo é decifrando as coisas antes até de algumas " ideias " ...vai por mim ...tempo e execução são mais chatos de se preocupar do que a própria teoria.
Nao esquece Noel Rosa e O Bando de Tangaras Vamos falar do Norte, isso sim que era samba e muita gente nem sabe que isso existe porque era de 1920.
Já dizia Antônio Carlos Jobim : No Brasil, o sucesso é ofensa pessoal. Nosso maior compositor e maestro, criador de melodias e composições belissimas, deve estar se revirando no túmulo!
Pow cara, ele ser o maior é foda
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O MAIOR é demais né kkkk
Tom Jobim ...e puro plágio!!!
Baden Powel, Chico Buarque e vários outros mandaram um abç kkkkk
O samba de uma nota só é genial, e deveria ser para o Brasil um orgulho ter um Tom Jobim. O Cara era demais, com um vasto conhecimento musical, um artista excepcional e músicas com uma riqueza enorme de detalhes, pra quem compõe, sabe da riqueza musical de Tom Jobim.
Putz... ter que explicar para a turma que o Tom Jobim é superior comparado aos pops de uma nota só é f***a.
Ótimo trabalho como sempre!!
Ao menos a gente consegue entender pq essas músicas pasteurizadas fazem sucesso... é o limite da compreensão do seu público. É também reflexo do nosso tempo, em que toda nuance é incompreendida
Difícil é explicar pra gente burra que se acha inteligente, como vc e o autor do vídeo, o que é estética.
Ter mais notas faz uma música ser melhor do que outra?
@@brunokhan4890Tem mais a ver com a forma que essas notas estão organizadas, ritmo, harmonia. Música não é só melodia.
@@brunokhan4890 tu assistiu o video? skskkskssk
As vezes é mais fácil achar músicas mais elaboradas jogando videogame do que ouvindo música pop. Um exemplo disso é Moon over the castle.
Doom, hollow night, cuphead
Músicas de videogames são naturalmente mais elaboradas, primeiramente pelo fundo dos compositores pioneiros serem de vertentes mais eruditas, então existe esse vies, mas também porque elas tem como tradição fortíssima de ambientar os cenários e trabalhavam com limitações consideráveis no equipamento. Isso demandava o uso de muitas técnicas composicionais e também de hardware para produzir qualquer coisa razoável.
É tanto que se desenvolveu em pouco tempo uma estética, apesar de um tanto vaga, própria de música de jogo.
Comparar isso com música pop é até inválido mesmo, porque a proposta é outra completamente diferente, é apelar as emoções do ouvinte de forma a entretê-lo com um produto, é algo com um intuito mais comercial do que expressivo, representativo, de forma ou qualquer outra coisa.
Exato, músicas de videogame precisam ser boas, pq elas precisam passar a sensação da detetminada parte jogada, ent isso normalmente torna ela melhor q 90% das músicas do main stream atual
Faz mais vídeos sobre MPB e artistas brasileiros.
Temos muita gente boa que quase ninguém lembra, conhece ou reconhece.
Autenticidade, originalidade, complexidade compreensível... o que o maestro Tom Jobim sentia em seu coração de gênio brasileiro tocou o coração do mundo inteiro. E tocará para sempre, o que é a essência do um verdadeiro clássico.
Nossa não tem nem como comparar hahahaha, trabalho incrível do mestre Tom Jobim
Excelente vídeo!👏 Eu que não sei muito de teoria musical, só conseguia "sentir" a diferença, gostei muito de saber a explicação por trás desse sentimento
Cara, como um trabalho desse que você faz só tem 80k de inscritos, vejo teus vídeos a um tempo e é de uma qualidade, você é muito esperto e faz um conteúdo muito bom explicando tudo nas músicas, parabéns, muito sucesso pra você ❤
Estamos na fase da quantidade em depreciação da qualidade.
Talvez tenha sido assim ao longo da história, mas estamos no tempo do instantâneo. Tudo que exige pensar, absorver, entender… está fora da “ moda “ ou coisa parecida.
Descobri seu canal recentemente e adorei. Não entendo muito de música mas adoro suas analises. Você poderia falar um pouco das diferenças do pop mais antigo (michael jackson, prince, elton john) em relação ao pop atual. O pop atual acho realmente tudo muito igual, mas esses astro do pop mais antigo acho bem foda
+1 pra isso. os antigos eram maravilhosos, mesma coisa o funk dentro de suas limitações. os antigos tinham mais alma na letra, hoje é tudo senta senta senta senta senta
Up
@@ElsweyrDiegofunk sempre foi sem alma
Definitivamente, a ignorância e alienação não tem limites!!!! E o pior: ignoram completamente este fato, por meras... ignorância e alienação!
Cara, teu conteúdo é muito bom, não tenho nem palavras... Sempre tive uma ligação muito íntima com música de uma forma geral, mas infelizmente as responsabilidades do dia a dia me afastaram dos estudos e da prática. Teu canal ajuda muito a suprir uma lacuna na minha vida e só tenho a agradecer demais. Parabéns!
Como comprovar seu ponto com elegância. Esse vídeo foi uma aula de harmonia funcional.
Top seu vídeo! Jobim compôs a música porque quis usar as repetições de nota de forma proposital, como forma de entreter. E não como uma "limitação" proposital e chiclete para grudar no ouvido. E ainda é possível entender algumas melodias em contraponto, ou dobras e é uma música que dá pra discutir um dia inteiro. Vale a pena!
kkkkkk a galera falando que uma nota só só porque é o nome da musica, sendo que se escuar a musica se percebe claramente que tem muitas outras notas rolando. Parabens pela explicação do video!
Um dos melhores canais no RUclips. Trabalho sensacional. Parabéns
Vídeo excelente. Conseguiu resumir o essencial em menos de 10 minutos. Acharia importante também mencionar a parceria de Newton Mendonça nessa música, com quem Jobim teria composto a "quatro mãos". Parabéns pelo vídeo!
Teu canal foi um achado! Cada vez mais me surpreendo com a qualidade dos vídeos. Rumo aos 100k!
Que aula!❤❤❤
Assisti o vídeo anterior sobre música pop, e realmente comparar com Samba de uma nota só, é incabível, incomparável.
Mano do céu, que AULA. Eu ouso dizer que não vi ninguém com tanta didática assim no RUclips.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Vi este vídeo algumas vezes. Que coisa maravilhosa esta música do Tom e esta análise. Valeu
Cara que aula! Parabéns! Os caras não entendem obra de arte mesmo! Tom foi tão brilhante que ele fez a música conversar intimamente com a letra! Realmente um dos nossos maiores patrimônios musicais foi este homem! Para mim particularmente só não o coloco como o maior, porque teve o menino Heitor, o Heitorzinho, é aquele da Vila dos Lobos (Pro pessoal do Pop entender!). Abraço e muito sucesso!
Eu vi uns comentários assim no outro vídeo, você deu exemplos e deveriam entender.
Mas nesse vídeo agora alguns vão entender que você está dizendo que TODA música pop é musicalmente paupérrima.
Pelo menos isso faz você gerar mais conteúdo hahaha
Não não! A comparação é entre samba de uma nota só e as músicas que abusam da super tônica que eu mostrei no vídeo anterior! Tem muita música pop boa por aí
@@MarcoAnteroMusic Sim eu entendi perfeitamente, Marco. (Já tinha assistido o anterior)
Eu quis dizer que agora vão reclamar achando que você está falando que toda música pop é ruim.
Ahh a internet... ahahaha
Espetacular. Não me canso de ver os vídeos deste canal. Alto nível.
Tá de brincadeira, o maior melodista da história do Brasil. Uma vez o Tom Jobim disse que o acorde de terça diminuta e quinta aumentada (se não me engano) característico da Bossa Nova era tirado de Chopin, vc conhece essa história? Faz um vídeo pra gente explicando esse rolê. Abraços e parabéns.
up
Mais uma vez um ótimo vídeo! Marco, você sabe explicar muito bem. Digo isso porque sou professor (não de música) e vejo muita gente que domina seus assuntos mas não consegue passar a informação adiante de maneira clara. Você consegue. Um grande abraço. Obs: aproveito para reforçar a sugestão de que você faça um vídeo sobre a sexta napolitana.
Parabéns Marco, meia uma vez preciso é cirúrgico nessa análise!!!
Valeu mais uma vez mesmo !!
Seus vídeos são inspiradores. Dão vontade de ouvir as canções e de entendê-las em um nível muito além do "gostei" e "não gostei". Muito obrigado.
Fico feliz em ouvir isso!
Só uma sugestão: a parte do portfólio de Jobim faltou "Luiza" ahahahhaha
Acho que "Luiza", isolada, dá pra dizer que é uma das 5 músicas mais bem construídas do século 20. Se você tenta tocar no piano ou no violão, você vai vendo o que ele fez e é simplesmente incrível. Daria pra fazer um vídeo isolado só pra essa música haeuhaeuea;
Maravilhoso esse vídeo! Parabéns!
Você é genial, Marco.
Eu não aprecio samba, mas impossível discordar da sua opinião, aliás é um deleite a todos nós que apreciamos música de qualidade.
Abraços.
Você, simplesmente, ARRASOU!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Além do mais, TOM JOBIM é o maior gênio da MPB! Parabéns pelos 2 vídeos! Foi uma aula!!!! 💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚
Muito bom cara, você disse tudo.... muita coisa de música feito hoje é o resultado do pragmático do nosso atual momento da história.....tudo muito rápido....as pessoas só têm a paciência necessária até se completar o download daquilo que elas querem fazer, o que demandar mais tempo e trabalho é deixado de lado, inclusive o de ler esse comentário!
Como sempre, um vídeo de altíssima qualidade e didática impecável. Parabéns Marco!!! Abraços
Há pouco o que comentar, acredito que este vídeo fala mais para os que um ínfimo conhecimento de teoria musical e que, por consequência fizeram o questionamento que deu origem ao vídeo em si. Nao que o material apresentado haja sido raso, pelo contrário, como é característico ao canal a profundidade com que o assunto foi abordado, algumas vezes é fascinante, para nao se referir a outras coisas cmo, por exemplo a didática. Eu só tenho algo a dizer em relacao à música atual: está andando em marcha RÉ e para com aqueles que apreciam o declínio em que estamos eu só snto uma coisa: DÓ. Parabéns pelo vídeo e pelo canal.
Aula incrível, como sempre. Esse canal foi um baita achado😅.
Rumo aos 100k
Ótimo vídeo de novo, e novamente eu vou pedir: você pode fazer um vídeo exclusivamente pra faixa "The Odyssey" do Symphony X? Seria demais ver uma análise sua sobre ela.
A música pop atual atinge o maior número de pessoas possíveis graças a um algoritmo, já Tom Jobrim conseguia isso atingindo a alma da pessoas.
Parabéns! Não apenas pelo vídeo muito esclarecedor, e também pela homenagem aquele que é o principal criador da Bossa Nova, o maior movimento músical que o Brasil teve. Antonio Carlos Jobim, eterno.
E olha que você nem precisou mencionar
Desafinado
Chega de saudade
Wave e a inacreditável Passarim.
Aí virava covardia.
Grato pelo vídeo.
Eu amo esses "cala a boca" dado com tanta elegância!
Sugiro que você faça um outro vídeo analisando a música pop de outras épocas, para efeito de comparação com o pop de hoje.
Esse samba me emociona de tanta capacidade que esse sujeito incrivel Antonio Carlos Jobim tinha, me dá um orgulho incrivel. E o teu canal tambem irmão. Obrigado
Parabéns pelo conteúdo notável, teoria musical é incrível, e tornar esse conteúdo acessível torna o conteúdo interessante até para quem estuda música como eu. Continue assim man ❤
Excelente explicação. É uma melodia muito bonita e com acordes sofisticados. Parabéns !!
Enrraaa! Magistral aula! Indico suas aulas aos meus alunos de arranjo. Obrigado!
Fico contente!! Obrigado!
Teus vídeos são sensacionais!
Muito obrigado 😃
PARABÉNS pelo conteúdo, muito inteligente e interessante! Ficou CLARO que você NÃO está desmerecendo o pop como gênero musical, e sim a PÉSSIMA QUALIDADE de muitas músicas pop. Sou músico e aprecio o conteúdo do seu canal, e com este vídeo, ganhou mais um inscrito. 👍🏻
Borzeguim, Passarim, Corcovado, Luiza, Só Danço Samba... gênio é pouco!
Fatos. Luiza é obra prima, a versão do rhaphael Rabelo no violão é sublime também.
@@adielcarvalhocs Muito bem lembrado!
Uma pequena correção: a melodia de Samba de Uma Nota Só é de Newton Mendonça e não de Tom Jobim, conforme Ruy Castro em seu clássico Chega de Saudade. Nele, Castro faz um estudo interessante sobre como a memória da MPB relegou o parceiro de Tom ao papel de “ primeiro grande letrista da Bossa Nova”, omitindo que Newton Mendonça era um exímio pianista e compositor criativo de melodias.
Sempre uma excelente aula!
Atualmente, observamos mudanças nos padrões e características musicais ao longo do tempo, com uma redução na variedade de passagens de acordes e na complexidade instrumental. Entretanto, há elementos que permanecem constantes nas composições populares das últimas cinco décadas.
Notavelmente, o uso de acordes como ré menor com sétima (Dmin7), por exemplo, é tão frequente hoje quanto nos anos 1960.
Contudo, as músicas contemporâneas parecem mais limitadas em termos de instrumentação e técnicas de gravação, resultando em texturas musicais mais simplificadas.
Além disso, nota-se uma mudança relacionada ao timbre, com uma diminuição na variedade de instrumentos e técnicas de gravação, o que contribui para uma experiência auditiva mais homogênea.
Muito bom! E nem precisou entrar nos detalhes da segunda parte para a qual vc teria tb explicações bem legais.
Agora, insisto, faz uma análise da música sertaneja atual...
Eu pretendo! Mas eu preciso primeiro OUVIR, e pesquisar muito a respeito do tema! Porque sendo bem sincero eu não escuto e não conheço quase nada. Então para não falar besteira preciso primeiro escutar bastante, por algumas semanas e fazer um trabalho de pesquisa decente. Vai levar um tempinho, mas pretendo sim! Abs
análise impecável!
Nossa, como música é difícil. Amei esse vídeo. Como também amei o outro. Apesar de não ser músico, eu sou bastante sensível à música e quando ela é ruim dói nos meus ouvidos. Meus amigos me chamam de retrógrado pois só ouço músicas antigas, de 2000 pra baixo.
To comentando antes de ver o vídeo! Mas já amei só pelo título! hhahahahahah
Parabéns pelo vídeo e pela edição! Sucesso!
Mais um vídeo muito bom! E outra coisa: o ouvinte não precisa entender absolutamente nada de música para entender a grandeza da canção de Tom Jobim. "Samba de Uma Nota Só" é um desafio que o compositor lança a ele mesmo, para provar que é possível fazer um samba com uma só nota (ou, ao menos, uma parte do samba com apenas uma nota). É praticamente, uma ironia, uma provocação de Tom, que também não perde uma chance de se "exibir" e dizer "sou um gênio tão grande, que sou capaz de fazer um samba com uma só nota". E essa, claramente, não é a intenção dos compositores pop daquelas canções a que Marco fez referência no vídeo sobre o uso monótono da nota ré no pop. Absolutamente NADA a ver uma coisa com a outra.
Perfeito!
Eu estou viciado no seu conteudo! Parabéns
Agora que aprendi o conceito de figuralismo terei que criar uma playlist só com músicas assim. Uma música que me vem à mente é "Always Ascending" de Franz Ferdinand. Alguém aí sabe de mais alguma?
Baita vídeo!! Parabéns, viva o Samba e viva a música!
Marco, pegando essa ideia do Samba de uma nota só. Por favor, por favor, por favor, considere fazer uma vídeo sobre cromático utilizando essas músicas:
1. Dia Branco
2. Admirável Gado Novo
3. Stairway to heaven
4. Dois rios
5. Quem sabe isso quer dizer amor
6. O sol, do Jota Quest (se você colocar sob uma perspectiva cromática, é uma caída de A - E/G# - G -D/F#
E tem também esse clichê cromático muito utilizado em MPB, especialmente por Djvan. Mas o único exemplo que lembro de cabeça é o de Garotos II, do Leoni. Na parte que vai pro Bm, ele faz esse clichêzinho que usa de cromatismo.
Tenho certeza que é um tema bacana que ninguém aqui no RUclips explorou ainda. Aliás, Dois Rios e Stairway to heaven são basicamente a mesma música kkkkk
Mas é uma boa oportunidade pra mostrar como uma mesma ideia pode gerar músicas completamente diferentes e originais.
Vou considerar! Já estava querendo fazer um vídeo sobre cromatismo há algum tempinho! É uma ótima sugestão!
@@MarcoAnteroMusic que massaaaaa!
Não entendo nada de música, mas estou adorando os vídeos.
Cara, vários de seus vídeos que assisti inteiros aparecem aqui pra mim como se eu não tivesse asistido.
entre as "pop" e o Samba de uma nota só fico com o Tom Jobin, uma riqueza musical. Poderia fazer um vídeo falando das Big Bands dos anos 30/40
😀 Valeu pela paciência na explicação!
Vídeo Sensacional!
Cara, aposto que você se conteve, pra não mandar quem fez essa comparação ir tomar no c# kkkk. Valeu, seu trabalho é fantástico. ✌🏻✌🏻
Kkk
Talvez vc pudesse comparar alguns pops e rocks de qualidade contemporâneos (ou quase isso) também. Eu já vi coroas elogiarem muito o System of Down... Outros falaram bem do Bruno Marz e do Harry Styles. Merecem esse elogio?
Já q vc entrou no seara das MPBs da vida, fica a dica de falar de "Onde ir" da Vanessa da Mata.
9:06 De fato, não existe direito de achar algo chato, mas sim liberdade. Não confundamos direito (constituído) com liberdade (livre arbítrio). Obrigado pelo vídeo. 🖖
Ah, por falar em uma nota só, sai aí uma análise da Tomorrow Never Knows, dos Beatles???
Perfeito, simplesmente perfeito. Eu admiro intensamente esse canal espetacular cada vez mais.
Que maravilha de aula!!! ❤❤❤❤❤❤
Tu é fera, meu. Ainda não tinha visto um conteúdo tão rico musicalmente
Vídeo excelente 🎉🎉
O compositor com mais composições no Real Book de standards estadunidenses de jazz é o brasileiro bossanovista Tom Jobim 💎🧡
Seu vídeos sempre são bons. Você poderia fazer uma análise sobre o instrumental de Conversa de Botequim e quais instrumentos Noel Rosa utilizar para compor a melodia, por favor? Queria muito saber.
Eu não gastaria um vídeo para responder uma pergunta dessa, porém, as vezes é necessário. A presença do samba aqui e dos ritmos brasileiro será sempre bem vinda. Eu sou fã do Daft Punk e adorei ver get lucky no meio dos "pop pré moldados". Ainda assim, o caso do Daft comparado com outras bandas, há uma soma de fatores sonoros que para além da malandragem da nota ré, faz a música um pouco mais elaborada, como a quebra do beat no meio da música. Mas nossos ídolos fazem músicas ruins, e na balança, muito mais do que menos. Tanto que artistas que lançam álbum, as pessoas só conhecem o hit. Um disco do Skank tem mais hit que um disco do Bruno Mars. Aquele álbum que tem Treasure (há acho que só mais um hit, né?).
Antero, taí um ideia ideia legal para você pensar com carinho depois: falar de ritmos brasileiros e mundiais. Explicar que Rock não é um ritmo, é um movimento com vários ritmos inclusos: blues, jazz, etc. Ritmo é beat, batida. Assim como Axé Music não é um ritmo, é um movimento, que tem: galope, rock, reggae, chorinho, frevo, samba reggae (aquele ritmo que Michael Jackson gravou com Olodum que é a banda que criou o samba-reggae), etc. Fora os ritmos fortíssimos no nordeste como: Ijexá, Frevo, Chula, Baião, Xote, Xaxado, (forró também é movimento), etc. Inclusive Raul Seixas percebeu a conexão do Rock com o Baião e dá o exemplo cantando uma do Gonzaga e do Elvis ( youtube: raul seixas falando de rock e forró). Viva o maestro soberano, viva o rock, chula, chorinho, a arte, a música!
Excelente explanação. Viva a boa música! Parabéns e sucesso!
O que eu senti falta no outro video foi uma análise comparativa das notas de músicas pop dos anos 80, por exemplo, para verificar se elas eram mais complexas, apesar de também serem bem populares.
Pior q eram mais ricas msm
Muito boa sua análise. Quanto ao word painting, a função linguística aqui é a metalinguística (coisa de prof de português). Abs
Parabéns pelo namastê todo em pacientemente responder com argumentos o óbvio.
Confesso que eu não teria essa virtude toda.
Que conteúdo sensacional cara! Parabéns!
Bom dia Marco, gostaria que vc analisasse a música Lookin out for a number 1 da banda BTO. Acho ela muito parecida com as composições do medtre Jobim. Abcs e parabéns pelo canal.
Sensacional o vídeo. Destrinchar essa música deixa ainda mais claro o quanto Tom era gênio
Caralha, amo esse canal!
Outra música dele que tem a harmonia como grande estrela iluminando uma melodia que é bem minimalista é Olha Maria. Vale um vídeo!
Eu só queria saber o que o algoritmo do RUclips estava fazendo, que não me recomendou esse canal antes, porque sinceramente... que espetáculo de conteúdo, e de resposta concisa sem uma ofensa sequer
Excelente análise! Comparar António Carlos Jobim com pop é quase um crime de lesa cultura. Obrigado
Sim!! O mais louco é que a letra do Samba ainda explica! Mas tem uns que nem assim.
Olá Marco. Muito bom. Bem explicado e estou completamente de acordo. Grande abraço.
esse vídeo é uma aula! Que trabalho FODA!
Recomendo a verção de "Samba de uma nota só" feita por Leo Maslíah, es otro ponto de vista.
Acho que neste samba é inportante lembrar lo Newton Mendonça. Ele é coautor da obra ¿Certo? Muito obrigado. Um abraço.
ruclips.net/video/ZIPPKMyJGB4/видео.htmlsi=7aSyEX5-mHqOi7xD
Já que o assunto é música de uma nota só, sugiro o n.1 da Musica Ricercata, de Gyorgy Ligeti. É uma nota só MESMO (no caso, lá), sem harmonia. E é brilhante.