Olá pessoal! Convido a todos a assistir a playlist do canal sobre o CAP: ruclips.net/p/PLuHDbL3DdeE3fkmju23ePKRt5HcSVciFi Já são 4 vídeos com bastante informação sobre o concurso e sobre a vida militar. Sejam bem-vindos ao Educar e Viver!
Olá, sou militar da Marinha na ativa e no geral gostei do conteúdo. Só uma observação: Nos quartéis da Marinha o expediente inicia às 07:30h e vai até 16:30h e se for navio é de 07:30h até o infinito. Se você saia às 13h você teve muita sorte.
Verdade. Eu sei que ainda tinha a sorte de sair 13:00, quando não estava de serviço! O meu expediente começava às 7:00 porque era hospital. Meu “embarque” era cedinho. Obrigada pela colaboração!
Adorei teu relato!!! Mas eu NUNCA pensei que qlqr vida militar fosse computadores, em escritório, etc. Muito pelo contrário. Qndo penso em Marinha, que é uma das minhas vontades, o que mais quero, desde sempre, é ir pro mar! Navegar msm. Se puder, até pilotar um navio kkk!! Qndo penso em ficar empilhando papel, mexendo em computador já me dá uma depressão, pq definitivamente não é o que quero.
Oi pessoal! Hoje publicarei um vídeo sobre o Vestibular CEDERJ e que também tem um recadinho sobre a programação do canal. O próximo vídeo será sobre como se tornar Cabo do CAP. Não percam!
Já paguei minha cota na caserna. Ingressei como soldado fui promovido à cabo e terminei meu período militar como 3° Sargento, 9 anos de serviço militar sem punições. Agradeço muito ao Exército, porém militarismo nunca mais! A mentalidade no quartel é muito atrasada e a visão de mundo muito reduzida. Quem começa a pensar fora da "caixa" ou fica nas forças armadas sofrendo ou faz o caminho inevitável, baixa. Não tenho nenhum arrependimento de ter saído.
Vejam aí meninas no depoimento dela com relação a peso de colete balístico, capacete, fuzil ou pistola. Tem coisas que a estrutura física da mulher difere da do homem. Mas, com certeza o soldo dela em relação ao dos homens é o mesmo, não há diferença, sendo cabo, sargento, sub ou oficiais. Tudo que ela disse é real em todas as unidades militares. Bons saltos e uma boa aterragem!!
Mas é justamente essa a questão.. se vc quer fazer concurso pra marinha ou qualquer outra força armada, antes de qualquer coisa você será militar. Se não quer ser militar, tem concursos civis e empregos PJ ou clt também..
Parabéns por compartilhar como é o serviço militar na marinha. Quem tem paixão em entrar na marinha todo esse relato se torna motivação... Mais no meu ponto de vista o homem ou mulher que é mais família não consegue ficar não. A muito tempo, eu tinha uma vontade muito grande de entrar na marinha, hoje não tenho mais. Não consigo deixar minha família muito tempo sem minha presença. Os filhos precisam da presença do pai. Assistindo esse vídeo 📹 em Dezembro de 2023
Ja fui militar hoje sou enfermeiro realmente funciona assim, muitas pessoas querem ser da marinha acha que é serviço civil, e não funciona assim no militarismo, isso é bom pra quem é solteiro e não tem responsabilidade com filhos, excelente vídeo muito bem explicativo, as pessoas têm muita ilusão o que os comerciais fala, realmente vc mão tem liberdade vc vive para o militarismo hoje graças a deus sou enfermeiro em hosp civil particular tenho uma vida que sei a hora que entro e saiu, já até me perguntarão se quero presta serviço militar estou fora deus me livre
@@angellicasantos2835 oi angelical não prestei tenho uma estabilidade muito boa no hosp que trabalho, não seria útil servi em um lugar que não é efetivado sendo que depoos de 8 anos vc sai, pra mim hoje não seria bom, mas se eu fose uma pessoa que não tivese família digo no caso esposa e filhos com certeza eu prestaria o concurso.
Desde muito novinho já sonhava em servir o meu país através do meio militar e religioso. Anos tarde, nada mudou, pretendo seguir carreira pela EAM na Marinha e quando possível, evangelizar aos dias livres com a igreja. Para muitos parece algo robótico, mas SERVIR as pessoas significa abrir mão de si mesmo como a senhora fez durante este tempo lá.
@Guilherme Dias Acho muito boa a sua perspicácia em estabelecer um objetivo desde novo. Não acho que seja robótico. A questão é você ver uma oportunidade e aproveitá-la. E enquanto estiver lá, servir bem. Muito sucesso na sua carreira!!
É isso mesmo. As forças armadas devem mudar esse ritmo de trabalho. É pura escornação mesmo. Eu que cumprir 30 anos paguei aí uns 45 anos de serviço. Tudo que vc falou é verdade e para quem não for muito determinado, não suporta tanta sacanagem. SO-FN-IF-REF FERREIRA, Pastor e Psicólogo. Adsumus!
No Corpo de Fuzileiros Navais, a ralação é igual para todos. Obviamente que no Quartel os graduados trabalham mais na escala de serviço. Já em manobra militar, o jogo é igual.
Sou farmacêutica e estou tentando entrar como oficial temporário que é o meu sonho, mas esse ano me matriculei também na prova de cabo temporário, caso eu não consiga para oficial. Isso na esperança de ter uma escala melhor do que a que tenho em drogaria que é de 6x1. Não me incomodaria o militarismo, só quero mais tempo com a família, mas agora, com seu relato, terei de rever meus conceitos.
Rosana, acho que o melhor pra você seria tentar entrar como oficial mesmo. Você pode ir tentando o processo seletivo para oficial temporário e os concursos para o quadro efetivo de oficiais das três forças.
Olá, que legal encontrar seu canal. Também faço CEDERJ, curso Adm e estou nos períodos finais. E meu sonho é entrar na marinha como oficial do QC-IM. Abraços
Tudo normal. A vida do profissional militar é isso aí mesmo. Já peguei escala 1/1 por 1 mês e fazendo tudo isso. Militar não tem adicional noturno, de periculosidade, adicional de final de semana e horas extras. O _shooting_ existe mesmo mas as facilidades para o mais antigo depende do comandante da unidade e nem todos agem favorecendo uns em detrimento de outros. Além do mais o mais antigo um dia foi também foi moderno e passou por isso. Tem outra coisa: antiguidade é posto. No mais quem entra pensando que vai ser moleza, se engana totalmente. Por isso a carreira militar é diferenciada das demais carreiras de estado.
Valeu a explicação porém vc deveria relatar que essa fase melhora conforme vc vai se graduando pois da impressão que o militar que entrar vai dar serviço nessa escala e fazer essas faxinas citadas a carreira toda. Pois quando vc vai a sargento vc passa de elemento de execução para elemento de coordenação. Mas entendi sua posição pois buscava um emprego e não uma carreira. Boa sorte Deus abençoe
Boa noite, você sabe dizer se entrando como Cabo pelo SMV RM2 área técnica o tipo de serviço é o mesmo de um Cabo que entrou por concurso de carreira? Porque pela propaganda da Marinha os MR2 temporários vão trabalhar dentro da sua especialidade técnica, ao menos é essa a imagem que a Marinha passa.
@almeidamz Foi nessa propaganda que eu também já acreditei. Mas, pode ter certeza que o serviço militar será o mesmo. A designação cabo é a mesma, então o serviço é o mesmo. A diferença vai estar no treinamento (podem exigir menos dependendo do treinamento ofertado), no encarreiramento e nos serviços que requeiram sua especialidade.
Excelente video. Mas o normal é sair as 16:30 e nao as 13:00. Para os que embarcam, nao existe hora para sair. Nao existe feriado. Nao existe sabado e domingo. Nao existe faculdade, auto-escola, eventos sociais, nao existe tempo para cuidar da familia e nem da propria saude. O Cap ainda é muito bom. Mas que passou pela escola de aprendizes e seguiu carreira, sabe como é tenso.
Que bom que o vídeo te ajudou! Obrigada pela sugestão! O vídeo de hoje vai ser sobre o Vestibular CEDERJ e o próximo sobre como se tornar Cabo do CAP. Mas já está anotada sua sugestão para um próximo vídeo😉
Boa noite Rachel, nesses serviços que vocês tiravam de 24 h, existia alguma atividade assim mais rotineira que vocês passassem muitas horas sem poder beber água ou sem poder ir ao sanitário? Exemplo: nesse da segurança de ficar no posto por 4 horas, nesse período das 4 h podia beber água ou ir no sanitário caso fosse necessário? Ou tinha alguma outra atividade que tivesse esse tipo de privação? Desde já agradeço por sua atenção.
@almeidamz8530 Quando se está no posto de serviço, é necessário estar pronto para não ir ao banheiro ou beber água durante o quarto de horas (4 horas). Porém, dependendo do horário no posto, da rotina na unidade e do tipo de serviço, o horário de quatro horas por turno pode ser reduzido para duas horas.
Boa noite, Raquel!!!!!!Só agora, em 2022 foi que vi esse teu vídeo. Assim como você eu também passei por isso, ou seja, talvez mais cego do que você, (não era dependente de militar.) Mas, aprendi uma coisa na vida: Não coloque expectativa na frente, viva o momento, e é esse que você deve enfrentar. Agora, na sua vida civil leve essas dicas, faça uma análise de você própria. Tire as previsões da sua mente, viva sem os sonhos que você sonhou dormindo. Será muito feliz, creia nisso. Ok? Desculpa, Raquel. Ok? Falo assim porque fiquei 30 anos na Briosa, como Enc de pessoal encontrei várias barreiras, mas não desisti na primeira. Militar é preparado para não desistir da missão, se acontecer isso será fuzilado. Os serviços administrativos são encargos colaterais, Força Armada nenhuma vai contratar civis para fazer tarefas exclusivas. É você mesma que vai ter que executar. Nas Empresas aí fora não é muito diferente, não. Se você cair na primeira barreira será demitida. (Você será sempre um (a) trabalhador (a) temporária). Vai se aposentar com 70 anos de idade ou mais. Desculpa, amiga!!! Não me xingue.
Boa noite, José. Pode deixar que não vou te xingar rs. Felizmente, não caí na primeira barreira. A MB foi uma ótima experiência. Se eu tivesse pego uma OM fácil, provavelmente, teria me acomodado e ficado. Mas, a dificuldade me impulsionou a correr atrás de algo melhor e consegui. Já subi três degraus depois de lá. Hoje estou equiparada à carreira de oficial, só que no meio civil. Mas, suas colocações tem pontos interessantes. E sim, é importante a auto análise e não criar muitas expectativas.
@@EducareViverbyRachel Oi Raquel. Desculpas te peço. Você tem razão. A primeira OM é muito importante. A nossa vida militar ou civil mesmo, depende até mesmo de sorte. A nossa carreira é muito demorada. Tem que cumprir uns intertícios de carreira que no meio civil isso não existe. Desejo tudo de bom pra você, e afirmando mais, sua experiência adquirida na Marinha foi e será de grande relevância para toda a sua vida, profissional ou não. Feliz Ano Novo de 2022, e seja Feliz, sempre.
Desculpa mas vc tá fazendo um concurso militar ,então, eu acho que é meio óbvio que antes de vc ser técnico de enfermagem ou de qualquer profissão vc é militar ,é meio óbvio que vc vai ter que usar armamento e ir pra gerra e tals, em relação ao horário do espediente e da escala de fato é uma quebra de expectativa mas Nei tanto, pq vc é militar isso significa que vc tem muita responsabilidade e trabalha muito mas que o normal.e de fato a hierarquia de quem tem uma patente maior que a sua vai sempre sobra para os mais novos e para os se pouca patente
Sim, é possível. Você vai evoluindo de graduação até chegar suboficial, onde cada graduação leva um período de 6 anos. Você também pode prestar prova para oficial depois de 4 anos como 3º sargento. E, agora não me lembro, mas militares podem se aposentar mais cedo que um civil.
@djaysecundaria O concurso para o CAP abre sua entrada na carreira de praças. Você poderá fazer a prova interna, que acontece anualmente, para ser promovido a sargento e, cumpridos os requisitos, poderá fazer prova para oficial também. Para continuar na carreira de praças e se aposentar pela Marinha, é preciso fazer a prova interna e o curso de sargento. Senão, o máximo que você poderá ficar são 9 anos.
Pelo “Kkk” posso considerar que “só que não”, né? Estuda bastante durante o curso de formação pra você conseguir uma lotação boa! Tem lotações muito boas. Bom curso e parabéns!
@@agathacristi311 a primeira informação após o resultado disse qe era só as pessoas que moravam no rio se apresentavam para as primeiras testes(taf, vd..), dps descobri qe não era bem assim e acabei perdendo as datas, enfim aprendi que a marinha e toda bagunçada e pouco confiavel, já tinha até esquecido obrg por me lembrar voltei a ficar triste hahaha. Uma dica qe e vou dar e ligar direto pra marinha se passar, tô até agora puto que joguei um concurso fora
@@lucasalfaia9200 poxa desculpa rsrs pensei que não tinha ido pro que ela falou no vídeo, por isso perguntei . Eu tava querendo fazer, mas depois do vídeo nao vou, pq tbm gosto de ter dias fixos pra programar meu descanso, e como ela falou, lá não terei
Excelente vídeo isso é uma verdade tudo que foi falado pela Cabo-Cap RNR Raquel tem muito mais, vejo que você foi muito ética. Também fui da Marinha do Brasil servi por 9 anos fui CB-PL me lincencei em 1996.
Pelo CAP, após ser aprovado no exame de admissão ao curso de habilitação a sargento. Você pode ser voluntário para o curso do GRUMEC (mergulhador de combate), um dos cursos mais difíceis do país em quesito operações especiais. Durante o curso você consegue fazer todos os cursos operacionais básicos como: montanha, pantanal, guerra na selva, pqd e entre outros… Esse é o único método para o pessoal que é do CAP. pra somente ter os cursos básicos sem ter que ser operador especial vc só consegue se for fuzileiro naval ( que já é outro concurso, lá vc entra como soldado). Exemplos de curso que os fuzileiros navais podem fazer: o curso expedito de operações ribeirinhas, básico pára-quedista e etc…
Vejam o vídeo todo, o ambiente militar não é pra aqueles que pensam fora da caixa ainda mais praças, se você pensa fora da caixa seja pelo menos oficial, porque desde soldado até outras graduações existe uma mentalidade de durão muito atrasada e muito retrograda Se você quer que sua perspectiva de vida acabe como praça é o problema seu ,agora a pessoa não tem obrigação de querer que a vida morra ali , sendo que pode ser algo melhor.O intuito do vídeo é que se você é soldado você não tem área técnica e rala msm 1x1 , agora cabo, sargento não ter domínio da própria vida? Complicado tudo corrobora pra que você não tenha tempo pra si e nem pra se dedicar pra algo melhor que pague mais , que pessoa gosta de não ter tempo pra se dedicar pra algo melhor? Ela não teve conhecimento prévio mesmo tendo pai porque quando é outra pessoa não temos noção , só temos noção quando fazemos parte,tem que realmente querer ou estudar mais ir pra oficial, aliás Nessas 24h tem alguma alojamento pra dormir?
Ótimo vídeo. Parabéns. Tenho duas perguntas: Quem pretende fazer o concurso, e não mora no Rio de Janeiro, quando tiver que ir ao período de adaptação tem direito a alojamento? E depois do curso de formação ao iniciar o serviço em uma unidade tem direito a moradia ou alojamento? E daria para fazer faculdade, considerando os horários?
@Marcela Bezerra Com o soldo que você irá receber, a força entende que você tem condições de custear suas despesas. Alojamento garantido é pra quem serve embarcado ou para quem foi deslocado à serviço da unidade em que serve.
Meu filho foi formado como primeiro tenente da marinha bo dia 14 de dezembro de 2019 tenho feito de tudo para ele nao sair da marinha pois aqui fora as coisas estafeia
Você sabe se depois que passa no concurso, depois de 1/2 anos, se eu quiser sair, eu posso ou não? Ouvi dizer que você tem que cumprir um mínimo de anos
Depois de 1/2 anos do final do curso de formação você pode sair sim. Realmente há um tempo mínimo a cumprir em cada engajamento. Mas, você decide se continua ou não, de dois em dois anos, no caso de Cabo. 8.2.9 - Estágios As Praças recém-cursadas cumprem os seguintes estágios: Estágio Inicial (EI) - Destina-se à avaliação das Praças ao longo do primeiro ano de Serviço, com o propósito de manter no SAM apenas aquelas perfeitamente adaptadas à Carreira Naval. Sua conclusão, com avaliação satisfatória, é requisito para a concessão do Engajamento. 2.4.4 - Licenciamento do Serviço Ativo A pedido O Licenciamento a Pedido poderá ser concedido, desde que não haja prejuízo para o Serviço, à Praça engajada ou reengajada, desde que já tenha cumprido, no mínimo, a metade do Tempo de Serviço a que se obrigou.
A pergunta que ninguém me responde é a seguinte: passando para nível médio e uma vez lá dentro, posso fazer o concurso para oficial/nível superior? Agradeço se puder me responder?
Olá Rachel, muito obrigada pelo conteúdo enriquecedor! Poderia informar se nos finais de semana eles pagam extra? No salário pagam insalubridade? E quando você cobre um colga no seu dia de descanso, pagam extra também?
Olá Giovana, seja bem-vinda! Não há pagamentos de hora extra, nem por dias de cobertura, nem de insalubridade. Só pagam insalubridade para casos muuuito específicos, como para aqueles que trabalham em submarinos ou com radiação.
Adorei o vídeo!! Esse ano estou embarcando nessa jornada!! No caso uma dúvida que tenho é: Lá dentro da Marinha por exemplo eu consigo me formar em algo? tipo uma graduação?
@JOANTONI FERNANDO SILVA Desejo sucesso na sua jornada. Quanto à sua dúvida: não há curso de graduação para praças do CAP na Marinha. Quem passa no concurso para a Escola Naval é que realiza a graduação e sai com a formação cursada.
Entre Polícia Militar e o CAP, vc acha que compensa mais qual? Sou do Nordeste, jamais penso em ir servir em outra região. E o salário de Cabo é em torno de 3-4mil mesmo? Não tem mais gratificações por fora que chegue pelo menos a 6mil? um soldado da PM fazendo uns extras na escala 24x72 ganha esse valor.
Olá @Victor25334 Se você não quer sair do Nordeste, o CAP pode não ser a melhor opção. O curso de formação do CAP é no Rio de Janeiro e a maioria das vagas de lotação, após o curso, também são para o Rio de Janeiro. Sim, o salário de cabo, após o curso de formação, é de R$ 3.739,30, já contando com os adicionais pertinentes. Entre Polícia Militar e o CAP, em termos de exposição a riscos, compensa mais o CAP, na minha opinião.
Eu sou técnica de enfermagem e me formei ano passado , porém nunca trabalhei e tenho bastante dificuldade com punção,coleta e afins. Você acha que la dentro posso ser dispensada por isso? Ou tem outros serviços pra técnico como cme ? Tem também um treinamento pra área ou ja tem que saber os serviços e pronto? Eu estou no meu segundo ano de biomedicina e queria saber se fazendo o cap , preciso esperar 6 anos pra subir de nível mesmo prestando um concurso interno. Gostaria de saber também se posso depois entrar como biomedica de alguma forma depois de passar no concurso como técnica. Agradeço muito a atenção em responder as perguntas , obrigada !
@Agatha Dobrev Como técnica de enfermagem você poderá atuar em vários outros serviços e se for designada para algo que tenha dificuldades em fazer receberá o devido acompanhamento e instrução, com certeza.
Tbm tinha bastantes dificuldades em punção, coletas etc… Hoje sou militar da marinha e essas dificuldades que citei acima não me impediram de ingressar na Marinha. E posso te afirmar que aprendi isso tudo no Hospital da Marinha, através da rotina e meu esforço, pois eu queria aprender, fora a responsabilidade em lidar com vidas. Abraços!
Mulher, ninguém sai do curso craque em punção não e quem diz q saiu craque é mentira, nem vc fazendo curso de flebotomia vai ficar a rainha da punção não ou de qualquer outra coisa , porq o que vai te fazer ficar boa nisso é o dia a dia , vc fazendo aquela atividade todos os dias com diferentes pacientes, RLX.
Para o tenente a escala de serviço é mais espaçada, o que melhora bastante. No entanto, não quer dizer que trabalhará menos. Geralmente, tem mais responsabilidades.
Boa tarde, eu quero seguir carreira militar, porem, ja tenho 23 anos, aonde fica bem limitados os concursos, se eu me formar em CAP com meu técnico em Administração, eu consigo fazer curso la dentro para o GRUMEC ? Tu ja viu algo desse tipo acontecer ? Da pessoa pelo menos ter a chance de escolher fazer o curso.
@@LuisHenrique-xc3ot Boa tarde! Uma vez no CAP, você pode sim se inscrever para fazer cursos de formação para grupamentos específicos. Porém, precisará estar atento aos requisitos necessários, para ver se você terá condições de atendê-los e ser aceito para o curso escolhido.
Muito bom o vídeo!! mt esclarecedor. Apesar de tudo q vc relatou, acha que dá pra conciliar o serviço do cabo com a faculdade? pois essa era minha intenção, mas acho que tomei um balde de agua fria agora rsrs
Sim. Conforme site da Marinha: “Após a formação inicial na Marinha, o militar do CAP permanece como Cabo por até seis anos, podendo prestar, a partir do segundo ano de Cabo, o exame para o Curso de Habilitação a Sargento, realizando o curso ao final do sexto ano de Cabo.”
@@EducareViverbyRachel muito obrigada pela ajuda ! Mas tenho outra dúvida , depois de esperar os 6 anos e me tornar sargento, preciso esperar mais 6 anos pra subir pra outro nível?
O curso inteiro é no Rio de Janeiro. As etapas do processo seletivo é que, normalmente, são feitas no estado do candidato. Mas sempre tem que conferir as mudanças que o edital trará.
Seloco desanimador pensei que a pessoa ficava em sua função como por exemplo um técnico de enfermagem vai ficar apenas na função relacionada a saúde... Obrigado por alertar como que funciona lá dentro, Livramento🙏❤️
Eu tenho 20 anos e pretendo tentar como CAP mas tenho dúvidas em relação ao processo seletivo. Eles querem pessoas cruas que nunca trabalharam na área ou eles aceitariam alguém com experiência? Não é fácil viver no Brasil e bancar a natação e apostilas de estudo... Poderia responder minha dúvida??????
Se você tiver uma boa experiência teórica na área em que você deseja atuar já é uma grande vantagem para passar no concurso, e aproveita que esse ano abre as inscrições. você falou aí de apostila, é o material de estudo sim, se for aqui na internet tem vários conteúdos gratuitos de estudo bom pra lhe preparar, já os testes TAF são mais de boa, tenho 18 anos vou prestar o concurso CAP esse ano. Bora lá cuida Avante
@Jc-kn4xj O curso de formação é prioritariamente para passar os conteúdos militares. O foco do curso é o treinamento militar, conhecimentos de primeiros socorros e os necessários em casos de avarias, e liderança, afinal, como cabo, você já terá que liderar os marinheiros que lhe estejam subordinados. Na unidade em que for servir, fará prioritariamente atividades militares, acumuladas com outras ligadas à sua profissão, conforme a necessidade da unidade.
Os técnicos da área de saúde costumam atuar em hospitais ou unidades de saúde. Têm bem mais chances de atuar nas suas profissões e a escala de serviço é diferente (esquema de plantão).
Diferente no sentido de não dar serviço de segurança. Se é pior, não sei. Só vivenciando um plantão na saúde que eu poderia dizer... Vai depender da unidade também: se for plantão de emergência, deve ser bem agitado...
@@DiegoSantos-yo2vx se não me engano eram 50 questões mais redação. Quem acertasse metade da prova estava classificado e teria a redação avaliada Acertei 23 questões A área era de mecânico de máquinas e motores.
Thaynara, não há diferença de salário por curso técnico. Todos os cabos recebem o mesmo valor. O valor é padrão e tabelado. O que pode acontecer é o militar ganhar adicional por curso de formação específico, feito dentro da própria Marinha, ao longo da carreira.
@@ioneoliveira3577 Reprovei no curso de Cabo. Entrei como MN, servi embarcado um ano e quando voltei para cursar, reprovei. No meu caso foi diferente porque tinha o lado de querer ficar e também sair.
ME TIRA UMA DÚVIDA POR FAVOR!! Sou Téc. De Enfermagem !! Vou entrar como cabo, sargento ou oficial??? Eu quero fazer direto pra oficial sendo Tec. De Enfermagem, tem como? To tentando procurar essa informação, mas não encontro. Obrigadaa !! Amei seu video ❤️❤️
Oi Raquel! Falo sobre o processo para ser sargento do CAP neste vídeo: 10 Perguntas e Respostas sobre Marinha + Quanto tempo para ser sargento do CAP Marinha? ruclips.net/video/Hj4osGZPVQ0/видео.html
@adriel Conforme item 2.1 do edital 2023, os candidatos que apresentarem graduação, terão o diploma analisado para verificação de atendimento aos requisitos. Veja a seguir o destaque do edital: “No caso do candidato apresentar documento comprobatório de curso superior, será realizada consulta técnica à Organização Militar Orientadora Técnica (OMOT) da especialidade, que irá avaliar se a grade curricular do curso superior do candidato abrange toda a grade do curso médio previsto no Edital, incluindo as práticas exigidas, conforme inciso III, da alínea g do subitem 13.1.”
A prova anual pra sargento depois que você entra tem requisitos do tipo de não poder ter filhos, casados ou dependentes? Penso em fazer o cap, e lá dentro tentar pra sargento. Mas sou casada e não sei se consigo... Pode me responder?
@@Jade-rp2qd Olá! Você consegue sim! Eu já era casada quando fiz a prova para sargento. Pelo CAP, não há impedimento à cursar para sargento por ser casada ou ter filhos. Sucesso na decisão!
@@c.cristina128 Olá! Sim, o salário é bom, se considerarmos que para muitos dos que se tornam cabos, será o primeiro emprego. A remuneração do cabo, após o curso de formação e engajamento, chega a R$ 3.546,00. Este valor corresponde hoje a dois salários mínimos e meio.
Oi Raquel, quem tem curso superior que se enquadra na área de atuação do Cabo pode ingressar? Por exemplo: tenho formação Bacharel em Engenharia Mecânica, posso prestar pra Técnico em Mecânica?
O curso superior é aceito no lugar do curso técnico desde que atenda ao determinado pela Marinha como curso superior aceitável. No caso específico da especialidade Mecânica, não sei quais cursos superiores são aceitos. Melhor verificar com eles. No edital sempre tem os telefones e e-mails para tirar dúvidas como essas.
@Educar e Viver by Rachel boa tarde.poderia me tirar uma dúvida? eu vi o edital de 2020 e lá só tem algumas especialidades. a cada concurso abrem novas vagas para diferentes áreas ou são sempre as mesmas? por exemplo, não teve técnico em adm, pode ser que venha em 2021?
@Isabel v Sim, cada concurso abre vagas para diferentes áreas. Pode ser que abram para técnico em administração em 2021 ou em outra oportunidade. Para saber quais áreas abrem com maior frequência, assiste este vídeo: ruclips.net/video/Kkr9wQJElhI/видео.html
O curso de formação do CAP é somente para os aprovados no concurso. Veja dicas de preparação para o concurso neste vídeo: Concurso p/ Cabo do CAP Marinha - Dicas de preparação | Relação Candidato/Vaga | Cursos Técnicos ruclips.net/video/Kkr9wQJElhI/видео.html
sou do cap... não é requisito para a carreira do cap o embarque em navios. Porém, tem militares do cap que embarcam, mas é por solicitação do próprio militar. Mas não quer dizer que será atendida
O melhor de ser cabo ou soldado é quando você sai dessa vida. Uma merda. Tudo de ruim é para os pequenos. Servi 11 meses, 29 dias e 12 horas. Saí dessa vida e passei em um concurso público para ser feliz.
Excelente vídeo ! Não sabia disso. Então a escala de serviço é 2x 1 ? Tipo, sou leigo no assunto . No caso , em média seria essa a escala em todas as unidades ?
Sim, 2X1. Essa é a escala mais “apertada” para Cabos. Há unidades em que a escala é bem melhor. No primeiro Distrito, no Centro, a escala era muito melhor. Algumas colegas de lá davam serviço só uma vez por mês. Durante a semana trabalhavam de segunda a sexta até às 16/17h.
No edital, no quadro de vagas, há menção ao técnico em saúde bucal. Na página 61 do edital, no entanto, há menção ao auxiliar de saúde bucal como competência profissional. Mas, realmente, não fica claro se somente o curso de auxiliar em saúde bucal seria suficiente. Talvez fosse o caso de você tirar essa dúvida em uma unidade da Marinha (página 28 do edital).
Os oficiais da área de saúde davam serviço na escala de responsáveis pelas unidades de saúde (“médico de plantão”). Os maiores postos entravam na escala de responsável militar pela unidade toda (“o comandante de serviço”), mas não ficavam na sala de estado. Sala de estado era com os oficiais intendentes ou da armada, normalmente.
Passei 30 anos na MB e vc não tem noção das coisas que passei, se vc aha pesado a rotina em OM de terra, embarcado é mil vezes pior, em viagem na escala de 2 x 1 no regime de viagem vc entra de serço toda hora nos intervalos não tem descanso é faxina e a noite posto de combate. Abraço.
O seu comentário reforça o conteúdo do vídeo: o concurso não é para desempenho de uma profissão mas para servir como militar. E o serviço militar é importante e necessário. Mas, que todos estejam conscientes do que os espera.
Como Cabo você pode tentar qualquer processo seletivo para oficial. Só que RM2 é do quadro temporário: de um a nove anos de serviço, no máximo, e não segue carreira na Marinha.
Pode sim. Se não há como tirar, não há impedimentos. Saiu o edital do concurso para entrada em 2025 e tem vagas para contabilidade. No edital está escrito que: “h) Registro Profissional expedido pelo órgão fiscalizador da habilitação, quando existir um órgão que emita o referido Registro atinente a cada habilitação.” Edital CAP 2025 disponível em: www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/Edital%20-%20CP-CAP%202024.pdf?id_file=8158
Adoreii, muito obrigado pelo choque de realidade. Confesso que criei uma expectativa fantasiosa, mas é muito bom saber. Tenho uma dívida, é possível servir na marinha enquanto faço faculdade de medicina (integral)? Ou a escala não vai permitir?
Olá pessoal! Convido a todos a assistir a playlist do canal sobre o CAP: ruclips.net/p/PLuHDbL3DdeE3fkmju23ePKRt5HcSVciFi
Já são 4 vídeos com bastante informação sobre o concurso e sobre a vida militar.
Sejam bem-vindos ao Educar e Viver!
Olá, sou militar da Marinha na ativa e no geral gostei do conteúdo. Só uma observação:
Nos quartéis da Marinha o expediente inicia às 07:30h e vai até 16:30h e se for navio é de 07:30h até o infinito. Se você saia às 13h você teve muita sorte.
Verdade. Eu sei que ainda tinha a sorte de sair 13:00, quando não estava de serviço! O meu expediente começava às 7:00 porque era hospital. Meu “embarque” era cedinho. Obrigada pela colaboração!
Deus te abencoe meu amigo siga essa carreira e maracilhosa
Mas como funciona a "folga"? Você só vai ficar sem serviço nos finais de semana, se não tiver escalado,ne?
É isso mesmo 👍🏽
Misericórdia, então não tem como fazer faculdade?
Adorei teu relato!!! Mas eu NUNCA pensei que qlqr vida militar fosse computadores, em escritório, etc. Muito pelo contrário. Qndo penso em Marinha, que é uma das minhas vontades, o que mais quero, desde sempre, é ir pro mar! Navegar msm. Se puder, até pilotar um navio kkk!! Qndo penso em ficar empilhando papel, mexendo em computador já me dá uma depressão, pq definitivamente não é o que quero.
Que bom que você se identifica com a parte "rumo ao mar"! Desejo sucesso em sua jornada!
@@EducareViverbyRachelestou vendo que a marinha do Brasil hoje está moleza, porque no meu tempo o negócio era feio não tinha moleza não
MUITO OBRIGADA por compartilhar este vídeo! Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha e que não encontrei respostas em nenhum local!
Obrigada pelo feedback tão positivo. Sucesso pra você!
Não me senti desmotivada,já imaginava que seria assim mesmo,me deu foi mais vontade de fazer parte😅gostei do teu relato bem detalhado.
Obrigada 😊
Oi pessoal! Hoje publicarei um vídeo sobre o Vestibular CEDERJ e que também tem um recadinho sobre a programação do canal. O próximo vídeo será sobre como se tornar Cabo do CAP. Não percam!
Isso me motivou mais ainda! O lado militar é o melhor!! 🙏🏻🙏🏻
Raquel..
Excelente vídeo.
Isso porque tu não serviu no GPT FuzNav
1x1 por 10 meses.
Parabéns pelo seu trabalho
Obrigada
Já paguei minha cota na caserna. Ingressei como soldado fui promovido à cabo e terminei meu período militar como 3° Sargento, 9 anos de serviço militar sem punições. Agradeço muito ao Exército, porém militarismo nunca mais! A mentalidade no quartel é muito atrasada e a visão de mundo muito reduzida. Quem começa a pensar fora da "caixa" ou fica nas forças armadas sofrendo ou faz o caminho inevitável, baixa. Não tenho nenhum arrependimento de ter saído.
Vejam aí meninas no depoimento dela com relação a peso de colete balístico, capacete, fuzil ou pistola. Tem coisas que a estrutura física da mulher difere da do homem. Mas, com certeza o soldo dela em relação ao dos homens é o mesmo, não há diferença, sendo cabo, sargento, sub ou oficiais. Tudo que ela disse é real em todas as unidades militares. Bons saltos e uma boa aterragem!!
Mas é justamente essa a questão.. se vc quer fazer concurso pra marinha ou qualquer outra força armada, antes de qualquer coisa você será militar. Se não quer ser militar, tem concursos civis e empregos PJ ou clt também..
Verdade @Carina Santos . E é essa a mensagem que procuro transmitir no vídeo.
Parabéns por compartilhar como é o serviço militar na marinha. Quem tem paixão em entrar na marinha todo esse relato se torna motivação... Mais no meu ponto de vista o homem ou mulher que é mais família não consegue ficar não. A muito tempo, eu tinha uma vontade muito grande de entrar na marinha, hoje não tenho mais. Não consigo deixar minha família muito tempo sem minha presença. Os filhos precisam da presença do pai. Assistindo esse vídeo 📹 em Dezembro de 2023
Obrigada. É bom receber feedback de quem entendeu o propósito do vídeo.
É bom ouvir um relato de alguém de dentro , Obrigado pela informação!
Ameeeei ... Que dicção Maravilhosa pra explicar !!!! Amei o canal
Ja fui militar hoje sou enfermeiro realmente funciona assim, muitas pessoas querem ser da marinha acha que é serviço civil, e não funciona assim no militarismo, isso é bom pra quem é solteiro e não tem responsabilidade com filhos, excelente vídeo muito bem explicativo, as pessoas têm muita ilusão o que os comerciais fala, realmente vc mão tem liberdade vc vive para o militarismo hoje graças a deus sou enfermeiro em hosp civil particular tenho uma vida que sei a hora que entro e saiu, já até me perguntarão se quero presta serviço militar estou fora deus me livre
olá Beto gostaria de saber se o senhor prestou o cap como tecnico em enfermagem, pois eu pretendo prestar como tecnica.......
@@angellicasantos2835 oi angelical não prestei tenho uma estabilidade muito boa no hosp que trabalho, não seria útil servi em um lugar que não é efetivado sendo que depoos de 8 anos vc sai, pra mim hoje não seria bom, mas se eu fose uma pessoa que não tivese família digo no caso esposa e filhos com certeza eu prestaria o concurso.
Desde muito novinho já sonhava em servir o meu país através do meio militar e religioso. Anos tarde, nada mudou, pretendo seguir carreira pela EAM na Marinha e quando possível, evangelizar aos dias livres com a igreja. Para muitos parece algo robótico, mas SERVIR as pessoas significa abrir mão de si mesmo como a senhora fez durante este tempo lá.
@Guilherme Dias Acho muito boa a sua perspicácia em estabelecer um objetivo desde novo. Não acho que seja robótico. A questão é você ver uma oportunidade e aproveitá-la. E enquanto estiver lá, servir bem. Muito sucesso na sua carreira!!
Fico muito preocupada com isso, tenho medo de entrar e ficar sem tempo para a igreja.
É isso mesmo. As forças armadas devem mudar esse ritmo de trabalho. É pura escornação mesmo. Eu que cumprir 30 anos paguei aí uns 45 anos de serviço. Tudo que vc falou é verdade e para quem não for muito determinado, não suporta tanta sacanagem. SO-FN-IF-REF FERREIRA, Pastor e Psicólogo. Adsumus!
No Corpo de Fuzileiros Navais, a ralação é igual para todos. Obviamente que no Quartel os graduados trabalham mais na escala de serviço. Já em manobra militar, o jogo é igual.
Sou farmacêutica e estou tentando entrar como oficial temporário que é o meu sonho, mas esse ano me matriculei também na prova de cabo temporário, caso eu não consiga para oficial. Isso na esperança de ter uma escala melhor do que a que tenho em drogaria que é de 6x1. Não me incomodaria o militarismo, só quero mais tempo com a família, mas agora, com seu relato, terei de rever meus conceitos.
Rosana, acho que o melhor pra você seria tentar entrar como oficial mesmo. Você pode ir tentando o processo seletivo para oficial temporário e os concursos para o quadro efetivo de oficiais das três forças.
Olá, que legal encontrar seu canal. Também faço CEDERJ, curso Adm e estou nos períodos finais. E meu sonho é entrar na marinha como oficial do QC-IM. Abraços
Que legal 👍🏽 duas áreas de interesse comuns🥰 Seja bem-vinda!
Amei o canal, amo tudo isso. Gosto mais da parte operacional do que administrativa, gosto de misssaaooo. Logo, logo vou entrar
Tudo normal. A vida do profissional militar é isso aí mesmo. Já peguei escala 1/1 por 1 mês e fazendo tudo isso. Militar não tem adicional noturno, de periculosidade, adicional de final de semana e horas extras. O _shooting_ existe mesmo mas as facilidades para o mais antigo depende do comandante da unidade e nem todos agem favorecendo uns em detrimento de outros. Além do mais o mais antigo um dia foi também foi moderno e passou por isso. Tem outra coisa: antiguidade é posto. No mais quem entra pensando que vai ser moleza, se engana totalmente. Por isso a carreira militar é diferenciada das demais carreiras de estado.
Valeu a explicação porém vc deveria relatar que essa fase melhora conforme vc vai se graduando pois da impressão que o militar que entrar vai dar serviço nessa escala e fazer essas faxinas citadas a carreira toda. Pois quando vc vai a sargento vc passa de elemento de execução para elemento de coordenação. Mas entendi sua posição pois buscava um emprego e não uma carreira.
Boa sorte Deus abençoe
Boa noite, você sabe dizer se entrando como Cabo pelo SMV RM2 área técnica o tipo de serviço é o mesmo de um Cabo que entrou por concurso de carreira? Porque pela propaganda da Marinha os MR2 temporários vão trabalhar dentro da sua especialidade técnica, ao menos é essa a imagem que a Marinha passa.
@almeidamz Foi nessa propaganda que eu também já acreditei. Mas, pode ter certeza que o serviço militar será o mesmo. A designação cabo é a mesma, então o serviço é o mesmo. A diferença vai estar no treinamento (podem exigir menos dependendo do treinamento ofertado), no encarreiramento e nos serviços que requeiram sua especialidade.
Forças armadas só pra oficiais, praças sofrem, infelizmente.
Eu vivi as mesmas desilusões na Marinha, desde 2009 sou PRF e lá não tem esses "chutes" comuns na Navy.
Excelente video. Mas o normal é sair as 16:30 e nao as 13:00. Para os que embarcam, nao existe hora para sair. Nao existe feriado. Nao existe sabado e domingo. Nao existe faculdade, auto-escola, eventos sociais, nao existe tempo para cuidar da familia e nem da propria saude. O Cap ainda é muito bom. Mas que passou pela escola de aprendizes e seguiu carreira, sabe como é tenso.
Conta pra gente, como foi a experiência no teste físico, o famoso "TAF". Adorei seu vídeo, me ajudou bastante.
Que bom que o vídeo te ajudou! Obrigada pela sugestão! O vídeo de hoje vai ser sobre o Vestibular CEDERJ e o próximo sobre como se tornar Cabo do CAP. Mas já está anotada sua sugestão para um próximo vídeo😉
Quando mais militar, mais a escala aumenta. Então venham para a Mãerinha!
Boa noite Rachel, nesses serviços que vocês tiravam de 24 h, existia alguma atividade assim mais rotineira que vocês passassem muitas horas sem poder beber água ou sem poder ir ao sanitário? Exemplo: nesse da segurança de ficar no posto por 4 horas, nesse período das 4 h podia beber água ou ir no sanitário caso fosse necessário? Ou tinha alguma outra atividade que tivesse esse tipo de privação? Desde já agradeço por sua atenção.
@almeidamz8530 Quando se está no posto de serviço, é necessário estar pronto para não ir ao banheiro ou beber água durante o quarto de horas (4 horas).
Porém, dependendo do horário no posto, da rotina na unidade e do tipo de serviço, o horário de quatro horas por turno pode ser reduzido para duas horas.
Só falou verdades .
Obrigada pelo reforço 😊
Boa noite, Raquel!!!!!!Só agora, em 2022 foi que vi esse teu vídeo. Assim como você eu também passei por isso, ou seja, talvez mais cego do que você, (não era dependente de militar.) Mas, aprendi uma coisa na vida: Não coloque expectativa na frente, viva o momento, e é esse que você deve enfrentar. Agora, na sua vida civil leve essas dicas, faça uma análise de você própria. Tire as previsões da sua mente, viva sem os sonhos que você sonhou dormindo. Será muito feliz, creia nisso. Ok?
Desculpa, Raquel. Ok?
Falo assim porque fiquei 30 anos na Briosa, como Enc de pessoal encontrei várias barreiras, mas não desisti na primeira. Militar é preparado para não desistir da missão, se acontecer isso será fuzilado. Os serviços administrativos são encargos colaterais, Força Armada nenhuma vai contratar civis para fazer tarefas exclusivas. É você mesma que vai ter que executar.
Nas Empresas aí fora não é muito diferente, não. Se você cair na primeira barreira será demitida. (Você será sempre um (a) trabalhador (a) temporária). Vai se aposentar com 70 anos de idade ou mais. Desculpa, amiga!!! Não me xingue.
Boa noite, José. Pode deixar que não vou te xingar rs. Felizmente, não caí na primeira barreira. A MB foi uma ótima experiência. Se eu tivesse pego uma OM fácil, provavelmente, teria me acomodado e ficado. Mas, a dificuldade me impulsionou a correr atrás de algo melhor e consegui. Já subi três degraus depois de lá. Hoje estou equiparada à carreira de oficial, só que no meio civil. Mas, suas colocações tem pontos interessantes. E sim, é importante a auto análise e não criar muitas expectativas.
@@EducareViverbyRachel Oi Raquel. Desculpas te peço. Você tem razão. A primeira OM é muito importante. A nossa vida militar ou civil mesmo, depende até mesmo de sorte. A nossa carreira é muito demorada. Tem que cumprir uns intertícios de carreira que no meio civil isso não existe. Desejo tudo de bom pra você, e afirmando mais, sua experiência adquirida na Marinha foi e será de grande relevância para toda a sua vida, profissional ou não.
Feliz Ano Novo de 2022, e seja Feliz, sempre.
Desculpa mas vc tá fazendo um concurso militar ,então, eu acho que é meio óbvio que antes de vc ser técnico de enfermagem ou de qualquer profissão vc é militar ,é meio óbvio que vc vai ter que usar armamento e ir pra gerra e tals, em relação ao horário do espediente e da escala de fato é uma quebra de expectativa mas Nei tanto, pq vc é militar isso significa que vc tem muita responsabilidade e trabalha muito mas que o normal.e de fato a hierarquia de quem tem uma patente maior que a sua vai sempre sobra para os mais novos e para os se pouca patente
Como funciona o CAP no aspecto de seguir carreira? É possível ficar lá até se aposentar? Se sim, poderia dar mais detalhes?
Sim, é possível. Você vai evoluindo de graduação até chegar suboficial, onde cada graduação leva um período de 6 anos. Você também pode prestar prova para oficial depois de 4 anos como 3º sargento. E, agora não me lembro, mas militares podem se aposentar mais cedo que um civil.
@djaysecundaria O concurso para o CAP abre sua entrada na carreira de praças. Você poderá fazer a prova interna, que acontece anualmente, para ser promovido a sargento e, cumpridos os requisitos, poderá fazer prova para oficial também.
Para continuar na carreira de praças e se aposentar pela Marinha, é preciso fazer a prova interna e o curso de sargento.
Senão, o máximo que você poderá ficar são 9 anos.
Poxa acabei de passar no CAP, e vc me desanimou legal, nem sei se vou exercer a profissão agora kkk
Pelo “Kkk” posso considerar que “só que não”, né? Estuda bastante durante o curso de formação pra você conseguir uma lotação boa! Tem lotações muito boas. Bom curso e parabéns!
Nada e facil
Eai ficou ? Se sim como foi?
@@agathacristi311 a primeira informação após o resultado disse qe era só as pessoas que moravam no rio se apresentavam para as primeiras testes(taf, vd..), dps descobri qe não era bem assim e acabei perdendo as datas, enfim aprendi que a marinha e toda bagunçada e pouco confiavel, já tinha até esquecido obrg por me lembrar voltei a ficar triste hahaha. Uma dica qe e vou dar e ligar direto pra marinha se passar, tô até agora puto que joguei um concurso fora
@@lucasalfaia9200 poxa desculpa rsrs pensei que não tinha ido pro que ela falou no vídeo, por isso perguntei . Eu tava querendo fazer, mas depois do vídeo nao vou, pq tbm gosto de ter dias fixos pra programar meu descanso, e como ela falou, lá não terei
Excelente vídeo isso é uma verdade tudo que foi falado pela Cabo-Cap RNR Raquel tem muito mais, vejo que você foi muito ética. Também fui da Marinha do Brasil servi por 9 anos fui CB-PL me lincencei em 1996.
Parabéns pelo excelente vídeo!
Obrigada!
Na MB, até o passado é incerto.
Se deu bem ainda que saía 13h..
No cenário normal, cumpre expediente até 16h.
Até às 16h com escala 2x1 sem folga? Arsenal?
@@EducareViverbyRachel Niterói
. DHN
Sendo militar do CAP pode fazer estágios operacionais como montanha, paraquedista etc??
Pelo CAP, após ser aprovado no exame de admissão ao curso de habilitação a sargento. Você pode ser voluntário para o curso do GRUMEC (mergulhador de combate), um dos cursos mais difíceis do país em quesito operações especiais. Durante o curso você consegue fazer todos os cursos operacionais básicos como: montanha, pantanal, guerra na selva, pqd e entre outros… Esse é o único método para o pessoal que é do CAP. pra somente ter os cursos básicos sem ter que ser operador especial vc só consegue se for fuzileiro naval ( que já é outro concurso, lá vc entra como soldado). Exemplos de curso que os fuzileiros navais podem fazer: o curso expedito de operações ribeirinhas, básico pára-quedista e etc…
@@gabriel7úbal, eu curso técnico em enfermagem, o CAP é pra mim ou seria outro? Pode me explicar?
@@caiojesus1613seria o cap amigo
@@Rooseveltjr. Obrigado!
Gratidão. ❤
Vejam o vídeo todo, o ambiente militar não é pra aqueles que pensam fora da caixa ainda mais praças, se você pensa fora da caixa seja pelo menos oficial, porque desde soldado até outras graduações existe uma mentalidade de durão muito atrasada e muito retrograda
Se você quer que sua perspectiva de vida acabe como praça é o problema seu ,agora a pessoa não tem obrigação de querer que a vida morra ali , sendo que pode ser algo melhor.O intuito do vídeo é que se você é soldado você não tem área técnica e rala msm 1x1 , agora cabo, sargento não ter domínio da própria vida? Complicado tudo corrobora pra que você não tenha tempo pra si e nem pra se dedicar pra algo melhor que pague mais , que pessoa gosta de não ter tempo pra se dedicar pra algo melhor? Ela não teve conhecimento prévio mesmo tendo pai porque quando é outra pessoa não temos noção , só temos noção quando fazemos parte,tem que realmente querer ou estudar mais ir pra oficial, aliás Nessas 24h tem alguma alojamento pra dormir?
Sim, tem alojamento e as refeições também são oferecidas pela unidade.
Ótimo vídeo. Parabéns. Tenho duas perguntas:
Quem pretende fazer o concurso, e não mora no Rio de Janeiro, quando tiver que ir ao período de adaptação tem direito a alojamento? E depois do curso de formação ao iniciar o serviço em uma unidade tem direito a moradia ou alojamento?
E daria para fazer faculdade, considerando os horários?
No período de adaptação, tem direito à alojamento. Depois do curso, você pode entrar com pedido de alojamento mas não é garantido.
Muitos fazem faculdade mas requer bastante força de vontade. Dá pra fazer sim.
@@EducareViverbyRachel mesmo que eu seja de outro estado bem distante e não tenha possibilidades de ter moradia no RJ?
@@marcelabezerra1690 você mora no internato tendeu
@Marcela Bezerra Com o soldo que você irá receber, a força entende que você tem condições de custear suas despesas. Alojamento garantido é pra quem serve embarcado ou para quem foi deslocado à serviço da unidade em que serve.
Meu filho foi formado como primeiro tenente da marinha bo dia 14 de dezembro de 2019 tenho feito de tudo para ele nao sair da marinha pois aqui fora as coisas estafeia
se ele esta infeliz tem q sair grana não é tudo
@@davilaplace266 verdade davi
Ótimos esclarecimentos 👏👏👏
Obrigada, Sa❤️😘
Você sabe se depois que passa no concurso, depois de 1/2 anos, se eu quiser sair, eu posso ou não? Ouvi dizer que você tem que cumprir um mínimo de anos
Depois de 1/2 anos do final do curso de formação você pode sair sim.
Realmente há um tempo mínimo a cumprir em cada engajamento. Mas, você decide se continua ou não, de dois em dois anos, no caso de Cabo.
8.2.9 - Estágios
As Praças recém-cursadas cumprem os seguintes estágios:
Estágio Inicial (EI) - Destina-se à avaliação das Praças ao longo do primeiro ano de Serviço, com o propósito de manter no SAM apenas aquelas perfeitamente adaptadas à Carreira Naval. Sua conclusão, com avaliação satisfatória, é requisito para a concessão do Engajamento.
2.4.4 - Licenciamento do Serviço Ativo
A pedido
O Licenciamento a Pedido poderá ser concedido, desde que não haja prejuízo para o Serviço, à Praça engajada ou reengajada, desde que já tenha cumprido, no mínimo, a metade do Tempo de Serviço a que se obrigou.
A pergunta que ninguém me responde é a seguinte: passando para nível médio e uma vez lá dentro, posso fazer o concurso para oficial/nível superior? Agradeço se puder me responder?
Pablo, pode sim. Vários colegas da turma do CAP passaram no concurso depois e se tornaram oficiais.
@@EducareViverbyRachel muito, obrigado! Fico mais tranquila agora.
Raquel..
Feriado 7setembro é tudo com os praças.
"Trisca".
Meu NIP foi 95.04.2407. BtlOpesFuzNav
Amei conhecer sua história .
Traz vídeos dando dica para concursos milirares
Muito obrigada por seu apoio ❤️ e pela sugestão 😍😘😘
Um sonho ver minha filha como Militar um dia.
Ela tem uma quedinha pela FAB
Olá Rachel, muito obrigada pelo conteúdo enriquecedor! Poderia informar se nos finais de semana eles pagam extra? No salário pagam insalubridade? E quando você cobre um colga no seu dia de descanso, pagam extra também?
Olá Giovana, seja bem-vinda! Não há pagamentos de hora extra, nem por dias de cobertura, nem de insalubridade.
Só pagam insalubridade para casos muuuito específicos, como para aqueles que trabalham em submarinos ou com radiação.
Olá Raquel. Parabéns pela coragem e pelos vídeos. Depois da marinha, vc passou em qual concurso? Está até hoje?
Obrigada. Passei para o concurso do Ministério da Saúde, quando saí de lá, mas hoje já atuo em outro órgão do governo.
@@EducareViverbyRachel Nossa que bacana! O importante é está onde se sente bem!!! Curiosidade.... Como conseguia tempo p estudar p outro concurso?
@@gelzinha13 Aproveitando ao máximo as “folgas” e intervalos de “descanso”.
Adorei o vídeo!! Esse ano estou embarcando nessa jornada!! No caso uma dúvida que tenho é: Lá dentro da Marinha por exemplo eu consigo me formar em algo? tipo uma graduação?
@JOANTONI FERNANDO SILVA Desejo sucesso na sua jornada. Quanto à sua dúvida: não há curso de graduação para praças do CAP na Marinha. Quem passa no concurso para a Escola Naval é que realiza a graduação e sai com a formação cursada.
Muito legal gostei do depoimento, como é a vida de um tenente rm2 consegue fala algo?
RM2 é um quadro bem específico. Não tenho informações sobre a rotina deles.
Essa vida escalas, tirei muita guarda de quartel tbm, o mais moderno sempre se lasca!
@@SuperKaiser67 Sempre.
Entre Polícia Militar e o CAP, vc acha que compensa mais qual?
Sou do Nordeste, jamais penso em ir servir em outra região. E o salário de Cabo é em torno de 3-4mil mesmo? Não tem mais gratificações por fora que chegue pelo menos a 6mil? um soldado da PM fazendo uns extras na escala 24x72 ganha esse valor.
Olá @Victor25334
Se você não quer sair do Nordeste, o CAP pode não ser a melhor opção.
O curso de formação do CAP é no Rio de Janeiro e a maioria das vagas de lotação, após o curso, também são para o Rio de Janeiro.
Sim, o salário de cabo, após o curso de formação, é de R$ 3.739,30, já contando com os adicionais pertinentes.
Entre Polícia Militar e o CAP, em termos de exposição a riscos, compensa mais o CAP, na minha opinião.
Ola sendo cabo temporário é possível fazer cursos internos da marinha ? E pode também tentar mudar para 3 sargento??
Olá @lais. Não sei muito sobre as possibilidades para cabo temporário. Espero que você consiga encontrar estas informações.
Eu sou técnica de enfermagem e me formei ano passado , porém nunca trabalhei e tenho bastante dificuldade com punção,coleta e afins. Você acha que la dentro posso ser dispensada por isso? Ou tem outros serviços pra técnico como cme ? Tem também um treinamento pra área ou ja tem que saber os serviços e pronto?
Eu estou no meu segundo ano de biomedicina e queria saber se fazendo o cap , preciso esperar 6 anos pra subir de nível mesmo prestando um concurso interno.
Gostaria de saber também se posso depois entrar como biomedica de alguma forma depois de passar no concurso como técnica.
Agradeço muito a atenção em responder as perguntas , obrigada !
Também sou técnica em enfermagem, universitária de enfermagem, estou pensando em fazer o cap....bora?
@Agatha Dobrev Como técnica de enfermagem você poderá atuar em vários outros serviços e se for designada para algo que tenha dificuldades em fazer receberá o devido acompanhamento e instrução, com certeza.
Tbm tinha bastantes dificuldades em punção, coletas etc…
Hoje sou militar da marinha e essas dificuldades que citei acima não me impediram de ingressar na Marinha.
E posso te afirmar que aprendi isso tudo no Hospital da Marinha, através da rotina e meu esforço, pois eu queria aprender, fora a responsabilidade em lidar com vidas.
Abraços!
Mulher, ninguém sai do curso craque em punção não e quem diz q saiu craque é mentira, nem vc fazendo curso de flebotomia vai ficar a rainha da punção não ou de qualquer outra coisa , porq o que vai te fazer ficar boa nisso é o dia a dia , vc fazendo aquela atividade todos os dias com diferentes pacientes, RLX.
@@emilycristiny9984 oi emily, vamos? to afim de entrar pro CAP de enfermagem.
Você sabe se o Tenente também passa por essas coisas? Ou você acha que muda muito?
Para o tenente a escala de serviço é mais espaçada, o que melhora bastante. No entanto, não quer dizer que trabalhará menos. Geralmente, tem mais responsabilidades.
Boa tarde, eu quero seguir carreira militar, porem, ja tenho 23 anos, aonde fica bem limitados os concursos, se eu me formar em CAP com meu técnico em Administração, eu consigo fazer curso la dentro para o GRUMEC ? Tu ja viu algo desse tipo acontecer ? Da pessoa pelo menos ter a chance de escolher fazer o curso.
@@LuisHenrique-xc3ot Boa tarde! Uma vez no CAP, você pode sim se inscrever para fazer cursos de formação para grupamentos específicos. Porém, precisará estar atento aos requisitos necessários, para ver se você terá condições de atendê-los e ser aceito para o curso escolhido.
Você pode fazer sendo CAP.
Depois da prova do primeiro ano do estágio obrigatório pode dar o nome para os testes
Muito bom o vídeo!! mt esclarecedor. Apesar de tudo q vc relatou, acha que dá pra conciliar o serviço do cabo com a faculdade? pois essa era minha intenção, mas acho que tomei um balde de agua fria agora rsrs
Dá sim! Eu tinha colegas que faziam faculdade. Vai demandar muito esforço mas dá sim, desde que o curso não seja integral.
Eu sou Soldado do Exército, e tenho muitos amigos aqui, soldados também, que fazem faculdade. Cabo então fica mais fácil ainda, da sim amigo.
O militar é militar, gente! Onde está a surpresa nisso? Filha de militar e não teve noção disso? 🌝🌚
Caroline, pois não é? Imagina quem não teve nenhum contato com militar...
Olá, estou tentando o cap, preciso esperar 6 anos para subir de nível mesmo prestando um concurso interno para sargento ?
Sim. Conforme site da Marinha: “Após a formação inicial na Marinha, o militar do CAP permanece como Cabo por até seis anos, podendo prestar, a partir do segundo ano de Cabo, o exame para o Curso de Habilitação a Sargento, realizando o curso ao final do sexto ano de Cabo.”
@@EducareViverbyRachel muito obrigada pela ajuda ! Mas tenho outra dúvida , depois de esperar os 6 anos e me tornar sargento, preciso esperar mais 6 anos pra subir pra outro nível?
@@viniciussilva2769 acho que você fica como 3º sargento. E vai a 2º após 6 anos também. Mas é bom ver no site
Candidatos que qualquer estado fazem o período de adaptação no RJ?
O curso inteiro é no Rio de Janeiro. As etapas do processo seletivo é que, normalmente, são feitas no estado do candidato. Mas sempre tem que conferir as mudanças que o edital trará.
Quem faz o cap precisa mudar de estado? Tipo, sair do RJ para outro lugar
Depois do curso, se sua lotação for para outro estado, sim.
Amei o vídeo!! Pode, se possível, fazer um vídeo com a Gabi falando da FAB? Beijoss
Amei Kel! Muito construtivo! ❤❤
Obrigada pela sugestão 😉 Vou levar a ideia, quem sabe? ❤️😘😘
Obrigada ❤️😘😘
Seloco desanimador pensei que a pessoa ficava em sua função como por exemplo um técnico de enfermagem vai ficar apenas na função relacionada a saúde... Obrigado por alertar como que funciona lá dentro, Livramento🙏❤️
Eu tenho 20 anos e pretendo tentar como CAP mas tenho dúvidas em relação ao processo seletivo. Eles querem pessoas cruas que nunca trabalharam na área ou eles aceitariam alguém com experiência? Não é fácil viver no Brasil e bancar a natação e apostilas de estudo... Poderia responder minha dúvida??????
Se você tiver uma boa experiência teórica na área em que você deseja atuar já é uma grande vantagem para passar no concurso, e aproveita que esse ano abre as inscrições. você falou aí de apostila, é o material de estudo sim, se for aqui na internet tem vários conteúdos gratuitos de estudo bom pra lhe preparar, já os testes TAF são mais de boa, tenho 18 anos vou prestar o concurso CAP esse ano. Bora lá cuida Avante
@@veniciosousa6702 no meu caso é eletrônica. Quer dizer que lá dentro vou estudar mais na minha área? Mais oq vou fazer lá dentro ?
@wellen Eles aceitam com experiência também.
@Jc-kn4xj O curso de formação é prioritariamente para passar os conteúdos militares. O foco do curso é o treinamento militar, conhecimentos de primeiros socorros e os necessários em casos de avarias, e liderança, afinal, como cabo, você já terá que liderar os marinheiros que lhe estejam subordinados. Na unidade em que for servir, fará prioritariamente atividades militares, acumuladas com outras ligadas à sua profissão, conforme a necessidade da unidade.
4 horas em pé?😳 Eu como soldado do exército ficava 2 horas
Boa tarde, uma dúvida, quero entrar na cap com técnico de enfermagem, isso quer dizer que não vou exercer muito o meu técnico ??
Os técnicos da área de saúde costumam atuar em hospitais ou unidades de saúde. Têm bem mais chances de atuar nas suas profissões e a escala de serviço é diferente (esquema de plantão).
@@EducareViverbyRachel ahhh sim, muito obrigada
@@EducareViverbyRachel Diferente como ? Melhor ou pior ?
Diferente no sentido de não dar serviço de segurança. Se é pior, não sei. Só vivenciando um plantão na saúde que eu poderia dizer... Vai depender da unidade também: se for plantão de emergência, deve ser bem agitado...
Então me livrei do QTPA 3 sargento. Não passei por 2 questões.
Vc passou em qual concurso?
Parabéns pela experiência.
Obrigada. Passei para o concurso do Ministério da Saúde, quando saí de lá.
quantas questoes voce acertou amigo?
e qual area?
@@DiegoSantos-yo2vx se não me engano eram 50 questões mais redação. Quem acertasse metade da prova estava classificado e teria a redação avaliada
Acertei 23 questões
A área era de mecânico de máquinas e motores.
Qual é o técnico que recebe maior salário na marinha?
Thaynara, não há diferença de salário por curso técnico. Todos os cabos recebem o mesmo valor. O valor é padrão e tabelado. O que pode acontecer é o militar ganhar adicional por curso de formação específico, feito dentro da própria Marinha, ao longo da carreira.
Altamente! Também fui da MB por 3 anos e meio.
Por que você saiu?
@@ioneoliveira3577 Reprovei no curso de Cabo. Entrei como MN, servi embarcado um ano e quando voltei para cursar, reprovei. No meu caso foi diferente porque tinha o lado de querer ficar e também sair.
ME TIRA UMA DÚVIDA POR FAVOR!!
Sou Téc. De Enfermagem !! Vou entrar como cabo, sargento ou oficial??? Eu quero fazer direto pra oficial sendo Tec. De Enfermagem, tem como?
To tentando procurar essa informação, mas não encontro. Obrigadaa !! Amei seu video ❤️❤️
Oi Aline! Como técnica em enfermagem você pode fazer o concurso para cabo ou sargento.
Para ser oficial tem que ter formação em nível superior.
@@EducareViverbyRachelcomo é pra ser sargento?
Oi Raquel! Falo sobre o processo para ser sargento do CAP neste vídeo:
10 Perguntas e Respostas sobre Marinha + Quanto tempo para ser sargento do CAP Marinha?
ruclips.net/video/Hj4osGZPVQ0/видео.html
@@Raquelsilvwa você também pode fazer a prova pra EAGS SEF, e ser sargento da aeronáutica. Aceita técnico de enfermagem.
Olá, tudo bem? Você poderia falar sobre a escala de trabalho de um cabo especialista eletrotécnica?
Explicação excelente
Obrigado
como voce estudou para o concurso, livros, curso? estou querendo fazer a prova para Técnico em Administração também, voce poderia me ajudar?
Estudei pela bibliografia que é fornecida no edital e não fiz curso. Recomendo estudar pela bibliografia e pelas provas anteriores.
@@EducareViverbyRachel Boa tarde,você pode me dizer onde ficar esse edital?,desde já agradeço.
O endereço para os editais anteriores é www.marinha.mil.br/sspm/?q=cap/cap_princ
Quem é graduado em ADM está apto ou só técnico de ADM que é aceito ?
@adriel Conforme item 2.1 do edital 2023, os candidatos que apresentarem graduação, terão o diploma analisado para verificação de atendimento aos requisitos. Veja a seguir o destaque do edital: “No caso do candidato apresentar documento comprobatório de curso superior, será realizada consulta técnica à Organização Militar Orientadora Técnica (OMOT) da especialidade, que irá avaliar se a grade curricular do curso superior do candidato abrange toda a grade do curso médio previsto no Edital, incluindo as práticas exigidas, conforme inciso III, da alínea g do subitem 13.1.”
Fiz Nutrição , tem algum curso técnico de praça que abarque ?
sim
@CanaldaManha Desconheço a possibilidade de atuação como praça técnico nesta área.
Pra entrar por edificação , a matéria que cai na prova é sobre o técnico de edificação?
Sim
Não, sobre o curso de tecnico de edificação, cai materia de enfermagem
A prova anual pra sargento depois que você entra tem requisitos do tipo de não poder ter filhos, casados ou dependentes? Penso em fazer o cap, e lá dentro tentar pra sargento. Mas sou casada e não sei se consigo... Pode me responder?
@@Jade-rp2qd Olá! Você consegue sim! Eu já era casada quando fiz a prova para sargento. Pelo CAP, não há impedimento à cursar para sargento por ser casada ou ter filhos.
Sucesso na decisão!
Olá ,será que podia me falar si o salário é bom ?@@EducareViverbyRachel
@@c.cristina128 Olá! Sim, o salário é bom, se considerarmos que para muitos dos que se tornam cabos, será o primeiro emprego. A remuneração do cabo, após o curso de formação e engajamento, chega a R$ 3.546,00. Este valor corresponde hoje a dois salários mínimos e meio.
Oi Raquel, quem tem curso superior que se enquadra na área de atuação do Cabo pode ingressar? Por exemplo: tenho formação Bacharel em Engenharia Mecânica, posso prestar pra Técnico em Mecânica?
O curso superior é aceito no lugar do curso técnico desde que atenda ao determinado pela Marinha como curso superior aceitável. No caso específico da especialidade Mecânica, não sei quais cursos superiores são aceitos. Melhor verificar com eles. No edital sempre tem os telefones e e-mails para tirar dúvidas como essas.
😅 ainda que meu corpo nao me pertença mais, entrar na marinha como cabo, sim, eu queria❤ kkkkkkk
Excelente vídeo, o concurso tem tempo? Ou é ate aposentadoria?
É até a aposentadoria, desde que sejam cumpridos os requisitos para ser promovido à sargento.
@Educar e Viver by Rachel boa tarde.poderia me tirar uma dúvida? eu vi o edital de 2020 e lá só tem algumas especialidades. a cada concurso abrem novas vagas para diferentes áreas ou são sempre as mesmas? por exemplo, não teve técnico em adm, pode ser que venha em 2021?
@Isabel v Sim, cada concurso abre vagas para diferentes áreas. Pode ser que abram para técnico em administração em 2021 ou em outra oportunidade. Para saber quais áreas abrem com maior frequência, assiste este vídeo: ruclips.net/video/Kkr9wQJElhI/видео.html
Oi tô vendo esse vídeo hoje alguém sabe me dizer como faço para realizar o curso
O curso de formação do CAP é somente para os aprovados no concurso.
Veja dicas de preparação para o concurso neste vídeo: Concurso p/ Cabo do CAP Marinha - Dicas de preparação | Relação Candidato/Vaga | Cursos Técnicos
ruclips.net/video/Kkr9wQJElhI/видео.html
os militares da CAP tbm ficam embarcados?
F Torres, esta informação eu não possuo. No meu tempo, não ficavam.
sou do cap... não é requisito para a carreira do cap o embarque em navios. Porém, tem militares do cap que embarcam, mas é por solicitação do próprio militar. Mas não quer dizer que será atendida
@@carlosmontalvaojr21 os militares do cap fazem cursos militares ou sobre sua própria profissão técnica?
O melhor de ser cabo ou soldado é quando você sai dessa vida. Uma merda. Tudo de ruim é para os pequenos. Servi 11 meses, 29 dias e 12 horas. Saí dessa vida e passei em um concurso público para ser feliz.
Mano poderia me explicar mais sobre o praça da marinha? Principalmente para a parte de técnico em administração? Não vale a pena mesmo? Por que?
Pq, samuel ?
Excelente vídeo ! Não sabia disso. Então a escala de serviço é 2x 1 ?
Tipo, sou leigo no assunto . No caso , em média seria essa a escala em todas as unidades ?
Sim, 2X1. Essa é a escala mais “apertada” para Cabos. Há unidades em que a escala é bem melhor. No primeiro Distrito, no Centro, a escala era muito melhor. Algumas colegas de lá davam serviço só uma vez por mês. Durante a semana trabalhavam de segunda a sexta até às 16/17h.
Arsenal tá 2x1 serrado !! Na orgânica e na guarda .
😬brabo! Força aí!💪🏽
Cheguei no canal através de busca do Cederj. Gostaria de saber se tem o canal Instagram ? Gostei muito do conteúdo
Olá @Joyce Azevedo! Estamos no Instagram @educareviverbyrachel , mesmo nome do canal. Seja bem-vinda!
Boa noite!! Eles aceitam o curso de auxiliar de saúde bucal ou só o técnico de TSB? Nao encontrei essa informação no edital 😢
No edital, no quadro de vagas, há menção ao técnico em saúde bucal. Na página 61 do edital, no entanto, há menção ao auxiliar de saúde bucal como competência profissional. Mas, realmente, não fica claro se somente o curso de auxiliar em saúde bucal seria suficiente. Talvez fosse o caso de você tirar essa dúvida em uma unidade da Marinha (página 28 do edital).
oii rachel, queria saber se no internato do CAP, durante as 17 semanas, nós podemos ter acesso a igrejas
Sim, podem. Há dias em que os alunos são liberados depois da rotina diária. Em alguns finais de semana também.
Ótimo vídeo. Duas perguntas, qual unidade que serviu? (Se puder falar) e a escala de oficiais lá era boa?
A escala de oficiais era melhor que a de praças rs.... mas, mesmo assim, não era das melhores... Servi no Hospital do RJ
Qual a função dos oficiais de saúde em termos de serviço militar?
@@EducareViverbyRachel entendi
Os oficiais da área de saúde davam serviço na escala de responsáveis pelas unidades de saúde (“médico de plantão”). Os maiores postos entravam na escala de responsável militar pela unidade toda (“o comandante de serviço”), mas não ficavam na sala de estado. Sala de estado era com os oficiais intendentes ou da armada, normalmente.
Passei 30 anos na MB e vc não tem noção das coisas que passei, se vc aha pesado a rotina em OM de terra, embarcado é mil vezes pior, em viagem na escala de 2 x 1 no regime de viagem vc entra de serço toda hora nos intervalos não tem descanso é faxina e a noite posto de combate.
Abraço.
O seu comentário reforça o conteúdo do vídeo: o concurso não é para desempenho de uma profissão mas para servir como militar. E o serviço militar é importante e necessário. Mas, que todos estejam conscientes do que os espera.
Sendo um cabo da marinha com formação superior, tem como fazer prova pra RM2 ou outra que suba para Tenente ?
Não, tem que escolher entre um e o outro
Como Cabo você pode tentar qualquer processo seletivo para oficial. Só que RM2 é do quadro temporário: de um a nove anos de serviço, no máximo, e não segue carreira na Marinha.
Só se você chutar meio mundo.kkk
E o técnico enfermagem segue nas mesmas escala
Tailaine, se for designado para atuar na parte de segurança, sim.
E quem faz faculdade à noite,nos dias de serviço eles liberam no horário de aula?
Olá Liliane! Nos dias de serviço não há liberação no horário de aula.
Tenho técnico em contabilidade mas não tenho registro no CRC pq não pode mais tirar, posso fazer o concurso ainda assim?
Pode sim. Se não há como tirar, não há impedimentos. Saiu o edital do concurso para entrada em 2025 e tem vagas para contabilidade. No edital está escrito que:
“h) Registro Profissional expedido pelo órgão fiscalizador da habilitação, quando existir um órgão que emita o referido Registro atinente a cada habilitação.”
Edital CAP 2025 disponível em:
www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/Edital%20-%20CP-CAP%202024.pdf?id_file=8158
Adoreii, muito obrigado pelo choque de realidade. Confesso que criei uma expectativa fantasiosa, mas é muito bom saber.
Tenho uma dívida, é possível servir na marinha enquanto faço faculdade de medicina (integral)? Ou a escala não vai permitir?
Oi Maria! Seja bem-vinda! Eu considero incompatível ser militar e fazer curso de medicina, ao mesmo tempo. Você vai precisar escolher.
@@EducareViverbyRachel Simm, eu imaginei. Sempre tive o sonho de servir na Marinha, mas também sonho em fazer minha faculdade. Muito obrigadoo!!🙏🏽💖
Que você consiga fazer a melhor escolha! Sucesso!
ME RESPONDE EU COMO TÉCNICA DE ENFERMAGEM POSSO ENTRAR COMO CABO DA MARINHA?
Sim, pode. Desde que você esteja dentro da idade limite e o edital abra vagas para enfermagem.
Após formado no curso de formação tem como vim para Salvador Bahia ?
Olá Jackson! Sim, se abrir vaga para lotação em Salvador e se você tiver a pontuação final no curso que te permita escolher a lotação desejada.