Gente, raciocinem: se a pessoa viveu uma vida inteira sendo proibido de se desenvolver, ele não tem autoconfiança de achar que aguenta encarar a vida. Foi uma vida inteira criado assim, e de repente tem que encarar a vida com autoconfiança? A pessoa nunca conseguiu se achar capaz de se sustentar ou de trabalhar, porque pessoas tóxicas fazem parecer até mesmo que só elas conseguem fazer isso porque são melhores. Fazem o outro se sentir pequeno, inútil, disfuncional. Para muitos não parece óbvio porque tiveram condições totalmente diferentes de criação e não enxergam além do próprio umbigo.
Mas pra mim é justamente o contrario, ele conseguiu um emprego e de repente largou por que: Não ia prosperar...? Tipo pareçe mais q o emprego não era bom suficiente pra ele é justamente excesso de confiança q ta gerando essa estranheza.
@@karmagaming2098 Eu acho que por dentro ele achou q não fosse capaz, então passou a dizer que não ia se adaptar ao trabalho como um mantra, uma justificativa de que para ele esse não era o trabalho ideal, mas no fundo ele sabe que ficou com medo de ter o seu trabalho e a sua liberdade. Isso é a verdadeira representacao da autossabotagem.
Faz sentido. Pode ser isso mesmo. Tive dificuldade de ver por esse lado pq também tive uma educação bastante repressora e não me permiti ficar nisso q nem ele fez… mas provavelmente ele deve se sentir da forma q vc descreveu
O fato de não quererem deixar ele estudar: simples, não querem que ele cresça na vida, ganhe conhecimento, que ele seja melhor que eles e vá mais longe na vida..
se ele passa ele tempo todo lendo e sem fazer nada, sai para caminhar e não faz nada o dia todo. Poderia muito bem, usar a internet para fazer um curso online.
@@nelson0606às vezes só não querem q ele tenha algo assim pq n tiveram, o irmão não deixa ele estudar no notebook dele e BLOQUEOU o notebook por isso, quem em sã consciência faz isso? Sim, temos mtas plataformas de curso mobile, mas quem garante q ele tem dinheiro? Ele precisaria de um tempo pra estudar, curso geralmente tem uma mensalidade e um tempo pra vc acessar, não queriam nem deixar o menino praticar um segundo idioma, q é ótimo pro currículo
Gente, é muito difícil se sustentar sozinho tendo problemas psicológicos e dependência emocional. Não vamos julgar alguém que já não tem o apoio básico em casa.
@@nazarejohansson269pois é, se a gente for olhar ao redor são poucas pessoas que conseguem um trabalho maravilhoso. Odeio dar aulas em determinadas turmas, ainda assim, vou todos os dias e faço o meu melhor, é a vida. Tenho ansiedade, é difícil as vezes ficar em um ambiente que você não consegue silêncio nem no intervalo, mas aí é mais fácil se eu gravar um tiktok e fazer uma vakinha. Sei lá, acho que sim, dão pouca importância a questões mentais, mas também estou vendo muita gente se escorando nisso para não fazer nada (aí é que vão dar menos importância ainda)
Não fiquei com dó, mas tenho esperança que as pessoas um dia entendam que a depressão é um assunto pouquissimo entendido em relação ao quanto é falado! Ter vontade de fazer nada por se sentir um nada é algo real e ele começar a falar sobre isso da maneira como ele se vê nessa situação é um modo que a defesa mental dele achou para não cometer o pior. A maturidade vai vir com o tratamento correto e vai elucidar ele!
@@elfinhaa espero que entendam isso, e espero também que tem muita gente que hoje em dia usa depressão de muleta para tudo. Já vi, inclusive, homem usando depressão para ser abusivo com a namorada, a explorar e o povo ainda ficar com raiva quando ela FINALMENTE o deixou antes de ela se acabar
@@luizaabbot2691 Existem muitas ramificações e eu não vou entrar em todas elas, vou manter o ponto fixo no caso do menino pois o vídeo foi sobre isso. Nos outros casos teremos sabedoria para compreender! Eu tive depressão e senti o mesmo: querer trabalhar e não conseguir não se trata de frescura, é uma inércia de alma. Nenhum lugar é bom, nada é bom, pensamentos sui...o tempo todo por não ser aquilo que quer e almeja ao passo que não consegue começar a lutar pelo que quer de alguma maneira. É sobre isso e esse vai ser a última resposta!.
O menino passou anos com todo mundo que deveria amar ele e dar suporte falando que ele nunca ia ser nada nem ninguem e nunca ia conseguir fazer nada, quando ele teve a oportunidade de fazer algo ele desistiu, pq no fundo ta acreditando no que os outros falaram isso é totalmente aceitavel e faz sentido.
Tenho 30 anos, comecei a entender agora o por que nunca quis fazer faculdade, cursos. Medo de não ser boa o suficiente e fracassar, por que ouvi a minha vida toda isso. É muito complicado sair dessa situação, tem que ter muita terapia.
Acho que o primeiro de tudo era fazer um tratamento e parar de ser tão inferior. Eu tb estou achando tudo muito estranho, a pessoa ficar escolhendo trabalho se quer realmente sair de toda essa situação. Ele tem que se ajudar tb.
Eu me sinto menos "maluca" quando ouço históricas como a dele. Pois eu vivi isso e ninguém acredita. Eu também não podia estudar, não podia comer a comida da casa, não podia beber a água, não podia usar o fogão ou o gás, tomar banho... Tudo era motivo de alguma coisa, de brigas e conflitos. Chegou no limite que eu custeava água, luz, gás, internet mas, por exemplo, não podia cozinhar algo pra mim pq o fogão não fui eu quem comprei, ou armazenar algo na geladeira pq não paguei por ela tbm e etc...
eu desisti de algumas graduações pq eu trabalhava de manhã, só almoçava, nunca tinha dinheiro pra comer na faculdade pq ganhava pouco e pagava meus cursos, ajudava na despesa e nas contas mas quando chegava em casa, depois da faculdade que eu fazia em outra cidade, morrendo de fome (uma vez quase desmaiei de tanta fome) eu não podia fazer nada pra comer e nem esquentar a comida pq precisavam dormir pq estavam cansados pq trabalhavam no outro dia e eu comer ia atrapalhar eles. foi uma época dolorosa.
Sei bem como é. No meu caso, querem exigir que eu deixe de fazer as minhas coisas para fazer as dela, sendo que podem pagar um terceiro pra fazer, tem chantagem psicológica, se eu limpo tudo, no dia seguinte já está um surto e dizem que vão limpar ou arrumar e fica tudo sujo mesmo. Ultimamente tenho me priorizado, vou pra outro lugar estudar para tentar um cargo com um bom salário e ter minha independência. Infelizmente preciso dividir as despesas.
Cresci com a minha mae falando que eu merecia um relacionamento em que um homem me agredisse todos os dias. Passei na faculdade e ela escondeu minhas malas no dia da viagem, gritou o caminho todo dizendo que daria errado, pq eu não merecia nada. Hoje é como se nunca tivesse acontecido. Minha sorte foi que comecei bem cedinho a trabalhar e consegui ser minimamente independente.
Se tiver provas, entre com um processo de perda do poder familiar da sua mãe, senão na velhice dela vc será obrigada a lidar com ela novamente, caso contrário vc estará cometendo crime de abandono de idoso. Se resguarde.
Beta, obrigado pela sua sensibilidade. Eu trato um Transtorno Depressivo Maior misto com Ansiedade, endógeno, grave, crônico (porque já dura anos)... já fui super funcional, mas desde 2019 venho sofrendo com longos episódios de disfuncionalidade. A minha diferença, me comparando a esse rapaz, é que trato com um médico de referência aqui no Rio, que me escuta e me acolhe; tenho uma psicóloga fantástica, com várias especializações e 50 anos de estrada; e criei hiperfoco em estudar sobre TUDO relacionado direta e indiretamente ligado à saúde mental. Apesar de tudo ter sido muito confuso, acho que voce também percebeu que ele tá trabalhando com o que tem de arcabouço teórico, lexical... e infelizmente ele não tem acesso a informações como: a depressão se apresenta com múltiplos núcleos de sintomas; é uma doença que impacta a vida privada, familiar (os parentes que não entendem), social (a falta de amigos), laboral (nem a gente sabe porque é que nao consegue trabalhar)... E, pra além disso, não é mais uma doença invisível como muito se dizia antigamente. Se qualquer um colocar no Google "Pet Scan Depression" vai ver um par de exames de imagens da Mayo Clinic mostrando a nítida diferença entre um cérebro depressivo e um não depressivo. É uma condicao que nos causa mudanças neuroquímicas, problemas sinápticos e ate alterações morfológicas. Um paciente depressivo grave e crônico tem uma redução de volume no hipocampo que já nos deixa mais sensíveis a uma série de coisas. Faço aniversário em setembro e todo ano o Setembro Amarelo me surpreende: nunca vejo o poder público discutindo políticas que promovam ajuda PRÁTICA pra quem está paralisado; a iniciativa privada literalmente caga na nossa cabeça, porque também precisamos trabalhar, mas sofremos com sintomas peculiares que afetam nossas performances e é raríssimo ver alguma prática de acolhimento. Então hoje eu entendo que faço o meu melhor pra cuidar de mim e estou indo bem. Só que cuidar de mim não basta se o Planeta é completamente hostil a minha condição. Acho importante deixar aqui a minha perspectiva porque dói em mim ver esse jovem em sofrimento sabendo quase nada sobre o que, de fato, esta acontecendo com eles. Betalovers, procurem ajuda especializada, custe o que custar. CAPs, hospitais universitários... o que der. Nao tenham vergonha. Um depressão pode vir com sintomas como anergia e anedonia (perda da capacidade de sentir prazer) e quem tá passando por isso nem sabe que precisa se tratar. Vamos nos ajudar. Ficar vivos é a maior vingança contra esse sistema imundo que nos invalida. 💜
Pelo q eu ouvi na primeira e segunda vez foram duas vozes masculinas distintas realmente xingando e comentando algo pra que ele ouça. Narcisistas são bons para os de fora e péssimos para todos os dias, vejam sobre a história da Virgínia Coser. E enfim, é complexo dizer a fundo pq n tem como ssber, mas a maior parte do q ele diz é verdade , mesmo q empartes. E sim, a gente n consegue ver uma solução 😢 obrigada por ressaltar isso nega!❤
Ele disse que quer morar em São Paulo mas se na cidade onde ele tá, não consegue morar sozinho, imagina ir pra São Paulo onde o custo de vida é altíssimo, eu não posso falar muito sobre a situação dele já que uma amiga passa por algo muito parecido, mas se ele não aceitar ddesafios vais ser impossível ele ir pra SP
Conheço uma moça que conta essas lorotas, mas ela é bipolar. Sempre que ela faz uma nova amizade (ela é bonita e simpática), a família dá o alerta. A nova amizade estranha o comportamento dos familiares, mas frequentando a moça, você entende o porquê.
Verdade pura, eu acho que pelo que ele tá passando fez epe ser inocente que o mundo fora do que ele vive é mais justo e melhor.... Muitas vezes não e isso fez ele não acreditar em si e se acomodar a continuar a fazer nada.
Cara, complicadíssimo!!! Vivo com uma pessoa com uma fala tão semelhante a esse rapaz, tão articulado quanto, diz ter pessoas tóxicas ao redor, tem 31 anos e nunca trabalhou na vida pois é muito inteligente e que é muito difícil ser dependente do pai, mas ao mesmo tempo vive uma vida de luxos absurdos… enfim, vive numa realidade utópica e que de fato só existe na cabeça dele, automaticamente fracassa e não sabe lidar com isso! Muito triste… Não digo que o rapaz seja assim, mas eu vi muitas semelhanças no discurso
Tinha um parente exatamente assim, demos abrigo pra ele quando a família expulsou pq ele contou toooda uma história comovente e simplesmente tomamos no uc, não parava em emprego, com o primeiro salário gastou com um celular caríssimo e em menos de 4 meses trocou por um iPhone e ficou pagando dois celulares, não queria nem estudar, não ajudava em nada em casa e ficava falando de depressão, tínhamos que pagar aluguel e ele não se ajudava em nenhum momento, é extremamente cansativo!!! Depois saímos como tóxicos quando começamos a colocar limites
É o que venho dizendo. Depressão é sim algo sério, mas tem muita gente que se escora nisso para não fazer nada, até explorar abusar, cônjuge. Lembro de uma moça atacada por deixar o pobre namorado depressivo que a tratava igual lixo, a sugava, eles moravam juntos, ela trabalhava, chegava em casa ia limpar, fazer comida, a mina já com estafa, e ele não se ajudava em nada. Aí a horrorosa foi ela de não querer fazer jornada tripla (dois empregos, chegar em casa fazer tudo, etc, não tinha tempo nem de estudar para conseguir algo melhor para ela)
Tenho um primo que fez EXATAMENTE a mesma coisa. Demos abrigo e tudo. Isso pq antes ele tava na casa de outra tia e quando ela não aguentou mais ele a mãe veio passar a mão na cabeça dele dizendo que ele tinha depressão. Daí ele veio morar com a gente e SUMIA quando recebia. Só voltava pra casa quando tava duro. Uma hora minha vó não aguentou mais e mandou ele voltar pra mãe dele. Ele ficou lá no sítio da mãe. E ele já tinha 28 anos.
A única solução não só é sumir, mas também se tratar. Desejo forças ao divo, por que sinceramente viu, filhos merecem pais mas nem todos os pais merecem filhos.
Como ele vai conseguir isso saindo do emprego no segundo dia para continuar sendo sustentado pela família tóxica dele enquanto espera o emprego dos sonhos aparecer?
Infelizmente eu passei por algo parecido, e é mto difícil sair disso. No meu caso a familia era extremamente religiosa e controladora. É complicado pq eles minam qualquer autoestima que vc tem, qlqr autoconfiança de que vc vai conseguir viver sem eles. Eu só consegui me livrar mesmo aos 25 anos, mas minha irmã só lá pelos 30anos e tem mais uma irmã que está mto infeliz, ainda mora com eles, ela quer ser aceita, faz tudo conforme o que eles mandam e mesmo assim, eles dizem que ela não presta. E o pior é que é tudo velado, eles te abraçam, te tratam com carinho e meia hora depois estão te maltratando, aí depois vem e faz carinho como se estivesse tudo normal dnv, meio que tu pensa que tu ta ficando maluca. Eu tenho transtorno diagnosticado, e eu real achava que era coisa da minha cabeça, até a minha outra irmã que é uma pessoa típica dizer que eu não tava doida, que ela tbm passava e via eu passar por essas coisas tbm, mas que ela tava tao presa quanto eu. Eles colocavam uma contra a outra. Era horrível. E ngm que conhece a família, acredita nisso, então eu simplesmente não conto pra mais ngm.
@@Amandamota9686 acho que as vezes a família tira um mesmo para perseguir, especialmente quando não segue as normais sociais impostas pela sociedade, mas este cara parece deslumbrado mesmo. Saiu da faculdade porque o irmão não deixava usar o computador (que fiquei pensando se ele não deixava usar exatamente porque o computador era DELE, que ele comprou com o dinheiro do trabalho dele) quando em faculdade tem laboratório de informática, quando você pode fazer tudo nos smartphone de hoje (e como a gente viu, ele tem um bem bom, olha a câmera do celular dele) e até melhor, pode baixar app para fazer os trabalhos lá, etc. Aí depois saiu do emprego no segundo dia porque "não teria para onde crescer" após dizer que a família não o deixava trabalhar. Enfim, deixa o povo que trabalha com o que detesta (como boa parte do mundo) ir lá ajudar na vakinha dele porque ele não pode ficar nem 3 meses trabalhando com o que não gosta e espera o emprego dos sonhos aparecer
A questão aí é que infelizmente a gente internaliza as coisas que as pessoas nos falam. Principalmente as que amamos, principalmente desde criança. Ele mesmo ja acredita que não consegue fazer nada e se boicota. Na verdade faz total sentido. Ele está resumindo com a palavra depressão, mas ele tem dependência emocional.
se vc pegar duas crianças e dizer pra uma que ela é capaz de fazer tudo e dizer pra outra que é impossível fazer tudo, a criança que cresceu com pensamento positivo vai ter uma vida mil vezes melhor.
Concordo. Aqui em casa foi meio parecido, mas porque os meus pais tinham um excesso de proteção comigo e isso foi machucando com o tempo. Eu e meus pais somente nos libertamos porque consultei um psicólogo e ele abriu os meus olhos em relação a isso. Hoje sou concursada, saí da casa dos meus pais e criei uma relação incrível mesmo antes de sair de casa. Mas isso só foi acontecer quando eu já tinha 26 anos e só fluiu entre 29/30 anos. É todo um processo que precisamos nos submeter.
@@tata.tribunais sua história é a mesma que a minha. Tive pais muito violentos um com o outro, minha vó me criou sendo permissiva e botando minha autoestima lá no chão, tudo era culpa minha, eu fedia, etc 😅 Acabei internalizando muita coisa, consegui meu primeiro estágio na minha área aos 26 anos. Mas minha família SEMPRE me incentivou a estudar. Eu sempre tive medo de fazer qualquer coisa, só melhorei fazendo terapia.
eu também falava muito que meus pais eram tóxicos (em alguns aspectos eram mesmo, mas por conta de um borderline nao diagnosticado e por conta do constante estresse pela convivencia as coisas pareciam muito maior do que realmente eram) e vivi com eles até meus 23 anos. Eu falava e nao saia do lugar. mas justamente pq eu nao me sentia capaz de sair do lugar e era mais confortavel viver atormentada com o que eu ja conhecia do que me mexer pra mudar a minha vida. eu NAO SEI se o rapaz passa pelo mesmo, mas na questao do trabalho eu senti que ele estava se autosabotando por medo de falhar.
Pode ser auto sabotagem. Eu passei por varios estágios até conseguir sair de casa. Mas real parece só preguiça, porém não é. Não sei no caso dele, to falando sobre a minha vivência. É surreal e parece mentira, tanto que eu parei de falar com meus amigos sobre isso pq sempre parecia mto simples só sair e viver a vida, mas psicologicamente eu estava presa. E mesmo quando fui morar sozinha, eu ainda continuava agindo da forma que eles esperavam de mim, eu achava que eles estavam me observando em todos os lugares que eu ia (eu estava em outro estado). De certa forma, eu tinha certa liberdade dentro de casa, mas sempre que eu me movimentava pra fazer algo que pudesse me dar uma chance de sair de casa (emprego ou estudo) os ataques começavam, e quando cansa desse jogo de gato e rato, vc simplesmente desiste das coisas. E sim mesmo fora de casa, eu desisti de várias coisas e hoje eu sei que era auto sabotagem pq eu ainda estava fazendo o que eles esperariam que eu fizesse. Eu tomo mto remédio, faço terapia, e ainda não to bem de vdd, mas eu melhorei muito. Eu precisei de ajuda de outras pessoas, meu marido(na epoca namorado) e minha amiga me deram muita força e eu sou eternamente grata por isso.
@@tamiteodosio6059 mas você foi pra internet pedir pra fazerem vaquinha? Não, né? É a intenção das coisas que tá muito estranha no caso dele. Fico muito feliz que você esteja melhor e que tenha conseguido seu lar, de verdade 💜
Largou o emprego no segundo dia?! Esquisito demais. Eu sou filha de pais narcisistas, só eu sei o que passei. Qualquer oportunidade que eu tivesse eu agarraria pra poder sair de casa, o salário nunca era o bastante pra pagar minhas contas, maas tive a oportunidade de sair do país, hoje em dia trabalho pesado em uma fábrica de carros. Sofro mas continuo lá, porque eu sei que eu preciso! Tenho depressão, pago psiquiatra e terapeuta, todo dia é uma luta, mas eu tenho muito orgulho de poder pagar pelo meu sustento. Esse rapaz não tem perspectiva de vida. Tá certo que a culpa não é totalmente dele, a família fez ele acreditar que nunca vai conseguir sair dessa situação.
eu tbm passei a adolescência vivendo com parentes tóxicos, inclusive tentei tirar minha vida com 16 anos, foi tudo muito difícil. eu acordava 5 da manhã todo dia e ficava horas mandando curriculo e fazendo cursos pra tentar um emprego. mais ou menos 1 semana depois de completar 18 anos, eu consegui um emprego, e nem pensei duas vezes, juntei minhas roupas em sacos de lixo, e fui pra uma kitnetzinha no meio da favela (lugar que eu nunca tinha frequentado, porque minha família sempre teve boas condições de vida), mas eu preferia viver em paz no meu canto, do que ter todos os luxos do mundo. depois de um tempo as coisas melhoraram, hoje eu moro num apartamento q eu amo de paixão, sou empreendedora, tenho uma vida muito estável e feliz. e só oq eu penso vendo o caso desse menino, é que não importa de onde vc vai começar, mas comece. tendo força de vontade e pensamento positivo, as coisas vão dar certo no final.
Tenho um primo exatamente assim. Ele já disse que somos tóxicos. Foi diagnosticado com um problema psiquiátrico, mas nada impede ele de trabalhar. A questão é que ele quer viver uma vida que é incompatível com a família. Não tem formação, mas não aceita qualquer emprego porque é "mais inteligente". Ele tem bipolaridade e vive uma vida de herdeira: é só celular e academia. Quando conversa com a gente sempre fala de grandes planos, mas não executa os pequenos. Tô achando que esse rapaz pode ser algo parecido
confesso q eu fiz exatamente essa mesma leitura, mas nao quis afirmar no video pq acho irresponsável da minha parte cravar isso sem saber tanto. mas vc descreveu exatamente a situação que eu imaginei.
@@betaboechat meu primo também é um guri muito inteligente e já largou vários empregos com esse mesmo argumento. Diz que está planejando algo maior. Ele é extremamente articulado para falar coisas que não fazem sentido. O Status dele é "estude enquanto os outros dormem". Ele não estuda, formalmente nada. Ele se apegou muito na religiosidade e isso foi ainda pior. Eu não aguentava mais, fui tentar ajudar. Ele começou a dizer que sentia, com a mediunidade dele, que eu era negativa. Eu era mesmo 😂. Dá raiva ver alguém que a gente ama se entregando e não aceitando os remédios da terapia (as pessoas que ele não acha que são tóxicas são facilitadores. Deixam ele escolher não tomar os remédios).
não acho que seja isso. pra mim está bem claro que ele sofre de depressão e de trauma de enredamento. com o baixo nível de privacidade, os pais ficam tão envolvidos na vida dele que não deixam ele se desenvolver por conta própria. a familia diz que sair de casa seria um "abandono" da familia e que isso não poderia acontecer de forma alguma, logo a manipulação existe para cercar o jovem pra não deixar ele com alternativas, deixando ele sempre parecer culpado.
Vendo esse vídeo me lembrei do meu irmão. Há uns 20 anos atrás ele começou ater esse mesmo tipo de comportamento, ele é esquizofrênico, na época não sabíamos. Esse menino precisa mesmo de ajuda.
@@elagabre mania de perseguição, essas caminhadas diárias parecendo sem sentido e esse lance com o terço, ficar trancado no quarto o dia todo, meu irmão fazia tudo isso e quando arrumava emprego, sempre tinha problemas. Não sou médica, sou apenas uma expectadora, não estou aqui para diagnosticar ninguém, só observei algumas semelhanças, seria bom ele procurar um médico.
@@denisemartins5586que bom que vc sabe que não é médica Pq isso não é mania de perseguição, tão pouco esquizofrenia Isso é ceninha pro tik tok e pra vaquinha
São poucos minutos de vídeo para uma conclusão, mas estou achando isso também. Ele deve ter desenvolvido uma esquizofrenia e a família está achando q é só preguiça dele
Só quem tem uma relação MUITO ruim com família entende o que ele tá falando, eu não gosto da minha família, quero distância, mas ouvindo a história desse rapaz vi que minha família é ótima kkk 🤡
Estando em depressão profunda, muita coisa fácil para uma pessoa comum é mil vezes maiores e mais dificultosas de realizar. Quando vc empaca so muita terapia para destravar! E escutar coisas ruins de quem mais esperamos amor e apoio é muito pior
2 месяца назад+61
cara… ví os vídeos desse menino e fiquei muito triste. eu não sei se ele sabe mais assimilar a realidade do que consome na internet como realidade. querer fazer planning, caminhada, uma rotina e na primeira oportunidade de arrumar um trabalho sai no segundo dia sem mais nem menos. falta um choque de realidade, de verdade.
2 месяца назад+11
eu me identifico um pouco, passei por um momento assim quando sai do ensino médio e entrei na faculdade. mas tá passando uma impressão de que no fundo o problema é tentar fazer algo e quando simplesmente não vêm de mão beijada automaticamente assumir o problema está nos outros. basicamente, o que a beta disse, a vida não é linda e fofa.
Ele teve a oportunidade de trabalhar e aí mostrar que nada do que falavam era verdade, mas achou melhor pedir dinheiro a tomar vergonha na cara. Beta o melhor do seu canal é que nem visualização eu dou para essas pessoas, você sendo sensata e repassando as histórias já está mais que suficiente.
Quando ele disse que saiu do emprego após ele relatar estas tais coisas que a família faz com ele, eu pensei que ele iria dizer que o irmão ou o pai fez um escândalo lá ou convenceu a contratante a não prosseguir, mas desta vez ele não teve como culpar os parentes e veio com esta (aliás, talvez ele até gostaria que um deles tivesse feito isso porque aí era só jogar a culpa neles e pronto, não teria que dizer que não trabalha porque nao não quer e está esperando o emprego dos sonhos cair do céu)
A melhor parte do amadurecimento adulto é criar consciência do que não é saudável pra gente e podermos nos afastar sem se sentir um vilão. Espero que ele esteja ou melhor, que ele fique bem mentalmente e que principalmente consiga no futuro se cercar só de pessoas boas e saudáveis emocionalmente!❤
Tem uma frase que eu gosto muito que é: "a paz de se afastar do que não te faz bem compensa em sair como vilão na história de alguém" ou seja, as pessoas são individuais e as visões delas também, não tem o que fazer quanto a isso, o importante é ter a consciência limpa de que você fez aquilo que foi melhor pra você, mesmo que o outro te vilanize na versão dele, afinal, a opinião alheia não muda ou pelo menos não deveria mudar nada na nossa vida.
O cara chamando os pais de tóxicos e narcisistas, que não deixam ele trabalhar e no 2o dia de emprego pede demissão??? E agora está pedindo dinheiro de novo na internet… saiu da casa dos pais e está sendo sustentado pela prima… na vdd isso só prejudica quem realmente precisa de ajuda
Eu não estava colocando muita fé na história dele, até ele começar a falar que tinha depressão e como ele se sentia. Fiquei 3 anos em depressão e o sentimento que ele relatou é o que eu sentia, acordava querendo não acordar, sentia que minha vida estava deslocada da realidade, não me reconhecia mais quando me olhava no espelho. E mesmo com tudo isso a minha vida "continuava", seguia trabalhando normalmente, tentava ter uma vida social a pesar de ser muito difícil, mas no fundo eu só queria ir de arrasta mesmo. Quando melhorei um pouco contei para pessoas próximas o que passei e todos ficaram surpresos por eu não demonstrar. É aquilo ninguém sabe o peso que um sorriso carrega.
O q eu entendi dessa historia... Ele quer ser "ator", precisa sair de casa, mas não pode ser nas regiões q ele mora e nem na capital... TEM Q SER EM SÃO PAULO. Estranho né.
@@blemadeira pra qualquer trabalho artístico SP é o foco, mas na situação o dele, sair do local que ele ta é o primeiro passo e mais essencial, se não conseguir dar esse passo em uma cidade pequena, em SP que nao vai ser, pq convenhamos Sp né
Que sobreviveu a uma família tóxica sabe muito bem como nossas histórias parecem lúdicas… quando eu conto a minha história parece que eu to inventando tanta foram as maldades que eu sobrevivi. Eu entendo esse rapaz, e as coisas mudam muito rápido… é muito difícil de contar pq a toxicidade da família é essa, eles nos deixam confusos e consequentemente mal conseguimos contar as coisas de uma forma que o outro entenda, nos que somos vítimas não entendemos. Esse menino tá pedindo ajuda e ele precisa de ajuda.
Beta eu super acredito nele pois comigo foi exatamente igual, nunca fui incentivado a estudar, sempre fui desmotivado com comentários do tipo " vc não tem capacidade", e as coisas só mudaram quando eu me efastei da minha família e tomei as rédeas. Mas isso me afeta até hoje, porém infelizmente a vida é assim, nem sempre vamos nascer em uma família maravilhosa q nos ama genuinamente.
Mas você também largou o emprego no segundo dia por que achava que ali não teria como crescer e achava que iria aparecer algo melhor? Ficou difícil passar este pano depois que ele falou aquilo. E acredito que existe sim famílias tóxicas e muitas, mas também tá cheio de gente querendo usar depressão como muleta para tudo, mesmo para abusar e explorar cônjuge e fazer com que ela/ele se sinta culpada/o se largar. Digo porque sei se cara que tratava a mulher como lixo com este desculpa da depressão e ainda o povo caiu em cima dela quando ela largou dele porque não aguentava mais a rotina tripla de ter 2 empregos, sustentar a casa, pagar tudo, ainda chegar e limpar, fazer comida e o bonito nem para mandar um currículo ou mesmo para buscar ajuda para a depressão que ele tinha ou dizia que tinha.
@@luizaabbot2691 Uma pessoa com autoestima tão cagada por conta de falas horríveis, aceitaria qualquer merda acreditando que era o que merecia ou ainda se autossabotaria se achasse que era demais. Ele largar por ter achado que não merecia, que não era capaz, faria muito sentido, mas sair por se sentir melhor. Edit: dá a entender isso pelo que ele fala.
@samrdossantos3517 é bem isso mesmo, pela fala dele, parece que ele se sente muito superior ao cargo que ocupa. Eu tenho um primo assim, acha que toda vaga para ele é abaixo dele, eu já ofereci uma vaga em um mercado grande para ele ser caixa, atendente ou repositor, receber o salário comercial, ter plano de saúde, refeitório no local, todos os direitos do trabalhador e um pouco mais e ele não quis, sendo que vive sem dinheiro, ele achou a vaga abaixo dele, mas ele não tem curso técnico, superior, profissionalizante, etc (e olha que não foi por falta de oportunidade) e fora que voltando a este moço, ele dizer que saiu da faculdade pública porque o irmão não deixava usar o computador é a coisa mais estranha. Primeiro, o computador não devia ser da casa, mas do próprio irmão que deve ter comprado com dinheiro do trabalho dele; e segundo, o cara tem um bom smartphone, hoje em dia tem wi-fi em qualquer faculdade e com o smartphone você pode fazer todos os trabalhos, não precisa necessariamente de um computador para isso, só baixar alguns apps e fazer. Não precisa sequer imprimir, a maioria dos professores nem isso querem mais
Que loucura ele largar o emprego mds! Simplesmente é acomodado. Pq eu até acredito que a família é toxica, mas é aquela historia de quando alguem fala que ta morrendo de fome mas nao quer comer qualquer coisa, entao nao ta com fome coisa nenhumaaaaa. Ele sem estudos querendo um super emprego, casa e nao sei o que mais. Eu penso que pode nao ta ruim assim, conhecendo pessoas que sairam com 14 anos de casa por causa do caos familiar.
Eu já acho que ele internalizou as palavras da família dele. Se VC cresce com Gente dizendo que VC não é capaz, quando VC tenta Fazer Algo Novo, um monte de pensamento de insegurança vem para você. Eu acho que o medo de nao dar conta o paralisou e ele desistiu justamente por achar que não era capaz.
também tenho depressão e já tive tempos de realmente sentir fome, meu corpo ter a necessidade de comer mas sem vontade nenhuma e também não comer como forma de "self-harm"
É tão triste quando não se pode contar com a própria família, cada um entende as coisas com base na sua própria régua. O mundo ideal seria que todos pudessem fazer terapia, se entender e entender os outros. Difícil!
Conheço uma pessoa tóxica/depressiva que culpava a família por tudo. Passou dos 30 sem nunca ter trabalhado e culpando a família pelo fracasso. Fez as amigas acreditarem que a mãe era uma bruxa e o pai um mostro. Hoje mora só, mas é totalmente sustentada pelos pais, que não querem vê-la passando fome, mas também não querem perto.
Vei, surrela kkkkk tenho uma prima de 27 anos que mora com a namorada de 30 que “não pode trabalhar porque tem depressão”. Ambas são sustentadas pelo seguro de vida do pai da namorada, além de que as mães das duas pagam aluguel, contas etc. Minha prima não trabalha porque “é formada, então não pode aceitar qualquer salário” (obs.: teve oportunidade de trabalhar numa fábrica daqui que tem um salário legal, plano de saúde, auxílios etc). A outra não trabalha porque “não aguenta!”. Tem depressão, 30 anos nas costas, morando sozinha com a namorada sendo que nenhuma das duas paga NENHUMA conta, ambas acordam 12h e têm roupa lavada pela minha avó. Mas aí vão dizer que tá difícil achar emprego que pague bem, que não aceita qualquer coisa… as garotas acordam 12h e passam o dia dormindo e vendo TikTok, e ainda usam depressão como muleta pro próprio mimo. Minha avó foi DIAGNOSTICADA com depressão e TAG, e faz tratamento pra ambos, e MESMO ASSIM é super ativa, trabalhadeira, caridosa e ainda tem pique pra lavar roupa e fazer comida dessas preguiçosas vagab*ndas. A verdade é que as duas sempre, SEEEEMPRE foram super mimadas, tiveram tudo de mão beijada e agora não se movem 1 dedo de esforço pra conquistarem as próprias coisas. Afinal, elas têm contas pagas sem fazer NADA, né? rs. Se o vencimento dos boletos tivesse batendo na porta, queria ver se rejeitaria oportunidades.
Minha irmã é assim, sustentada pela igreja por anos, dizia para eles eu que abusava dela, mas ela roubou minha pensão depois da morte da nossa mãe (cerca de 70 mil reais na época), me manteve trancada por dois anos (segundo ela se eu morresse ela perdia a renda dela) e tentou me matar com faca três vezes c: Hoje é uma crente fervorosa e coitada que se demite dos empregos pq os patrões são ruins com ela, coitada.
Não é mentira dele não. Sei bem o que é isso. Mas eu tbm me acostumei que as pessoas de fora nunca vão acreditar na gente. Na verdade, é tanta loucura que até a gente duvida da nossa própria sanidade mental. A gente mesma duvida se é verdade (é uma tática deles fazer isso, essa confusão). E eu também me acostumei que as pessoas que conhecem eles sempre vão achar que são pessoas ótimas e também achar que minha história é inventada ou mentira ou aumentada. Eu já não estou mais na fase de querer validação, isso passou. Eu não me importo se acham que é mentira mais nem o que acham de mim. Mas é uma vida muito solitária ser vítima de narcisismo familiar. E não importa a sua idade, pq a programação mental funciona desde a infância para te tirar as ferramentas de vc ser independente deles. Não é uma infância e juventude normal. Eu só consegui me afastar depois dos 30, com ajuda profissional mental certa, pq passei por psicóloga que passava pano também pros abusos. É muito difícil. Quase fiquei triste por a Beta duvidar da veracidade da história, mas, coml eu disse, já me acostumei com as pessoas duvidando da gente. Quanto a não adaptação dele nos trabalhos, é mudança de geração, Beta. A gente que é millenial que aguenta emprego abusivo, a gen z não tem essa tolerância não. Sou professora e vejo essa clara diferença neles.
Sinto muito que a vida que você teve até aqui não tenha sido gentil contigo. As experiências que temos ao longo do nosso desenvolvimento, no nosso lar de origem, deixam marcas mais profundas que os olhos alheios e pouco sensíveis são capazes de notar. Mas isso não as torna menos reais e importantes! Imagino o quanto pode ter sido invalidante ler comentários de outras pessoas duvidando de uma realidade com a qual você se identificou. Não sei se te conforta dizer isso, mas parece que as dúvidas das pessoas sobre o relato dele não sejam sobre ser possível alguém viver aquilo que ele relata. Me parece que são mais por ele fazer um relato confuso, que parece não "bater" com o que ele está mostrando. Com os casos recentes na internet, de gente inventando coisas absurdas para viralizar ou explorar a boa vontade e compaixão das pessoas, está todo mundo ficando mais cauteloso com esses relatos. Mas isso não diminui nem um pouco a significância do que você viveu até aqui. Desejo que aos poucos você consiga ir curando as dores e prejuízos que teu passado te deixou, pra que você possa ser livre para viver a vida que desejar daqui pra frente! Abraço.
Berta, é mt difícil vc sair desse ambiente, vivi uma situação parecida desse menino, morava com meus avós desde criança pois meus pais acharam que seriam uma boa ideia, porém meus avós sempre se odiaram e nunca esconderem isso, conforme eu cresci descobri que o ódio entre eles se direcionou a mim, então eu sempre via eles literalmente tentarem matar um ou ao outro ou se matar, nunca tinha um momento de paz, desenvolvi depressão aos 10 anos, comecei a me isolar de todo mundo pq meu quarto era meu porto seguro, aos 16 anos arrumei um emprego e só sumi, peguei uma mochila com algumas roupas e fui embora, e até hj eles me culpam dizendo que eu sou a causadora da ruína de tudo e aue eles estão morrendo por eu ter fugido, hj aos 19 me viro nos 40 para me sustentar mas me sinto bem livre
o rolê está em como esse cara lê a realidade. Se é por depressão ou não, ele tem alguma questão de como ele enxerga a realidade+gente que não tá dando a minima pra ele
Tão simples... iria pra Recife, lutava por um emprego, juntava um dinheiro e viajava pra onde queria, não duvido da história dele, mas parece que ele está aumentando um pouco a situação pra conseguir de uma forma fácil.
Fui pra Recife pra casa de uma parente, ouvia coisas, peguei gnt falando de mim. Passei 3 meses até conseguir um emprego depois que estava trabalhando a 3 meses, graças a Deus sai da casa deles e fui morar numa quitinete dividindo aluguel, depois fiquei morando sozinha e segui assim até me casar graças a Deus.
Pra mim é super estranho ele esperar o emprego dos sonhos cair no colo... porque a realidade da pessoa pobre com depressão é trabalhar deprimido mesmo (e eu admiro muito pessoas que conseguem levantar da cama e pentear o cabelo), só que no caso dele pareceu escolha
Sim, existe níveis de depressão bem diferentes e alguns a pessoa não consegue nem sair da cama, o que estamos vendo que não é o caso dele já que até exercício vai fazer. E vamos mandar a real? Tem gente que só quer usar isso indiscriminadamente quando convém. Um monte de gente trabalha com o que detesta. É justo? Claro que não, mas é o que é, você poderia trabalhar naquilo e mandado currículo para outras coisas enquanto garante a renda. Por que o crescimento precisa ser exatamente na empresa onde está?
Nossa, sim! Tenho depressão crônica diagnosticada e em alguns períodos não consigo ter energia pra tomar banho ou sequer escovar os dentes, fico dias assim, aí vi o divo tomando dois banhos no dia... Tá de parabéns! Sobre sair do emprego tão rápido, acredito que isso tem mais relação com auto sabotagem, talvez por ser algo que iria tirar ele da zona de conforto e decide não resistir, e também falta de experiência no mundo real, já que ele não tem muito contato com outras pessoas e também não sai muito, acaba não entendendo que não é bem assim que as coisas funcionam. Me identifiquei com alguns aspectos dele, já passei por situações parecidas, mas há casos e casos
@@outrasabrina mas não tem como dizer que ficou ruim para o lado dele sair do emprego no segundo dia para ser sustentado por quem? Pelos parentes tóxicos? E fez a tal vakinha mesmo? Quem vai ajudar, a galera que trabalha com o que detesta? Porque esta é a realidade da maioria de nós. Dou aulas e é algo que até já gostei no passado, mas hoje detesto, especialmente por ter ansiedade e ser um ambiente que não consigo ficar sozinha nem nos mais intervalos, mas é isso ou não tenho como pagar nada porque não tenho nenhum parente tóxico me sustentando
@@outrasabrina obrigada pelo seu relato. Minha mãe tem depressão profunda crônica e as vezes ela não consegue nem sair da cama e as vezes ela trabalha deprimida mesmo. Eu fico revoltada com gente usando depressão como desculpa quando tem gente que realmente sofre com ela.
tenho raiva de quem fica se fazendo de coitado. não transmite verdade no final, ele mostrou que a família dele estava certa (se é que foi verdade) sobre ele nao querer trabalhar.
A pior coisa que existe no mundo é a dependência financeira, porque quando a dependência financeira não existe, a gente pode decidir se afastar e viver a vida de outra forma, mas quando existe dependência financeira, nem que seja por uma questão de dividir as despesas pra ficar mais barato, tudo complica demais e a gente acaba tendo que aguentar coisas horríveis pra sobreviver, E depois tem gente que diz que dinheiro não traz felicidade. Agora o rapaz aí tá muito ligado na lei da atração e não na realidade que ele vive.
Mas as pessoas vivem nas bolhas coloridas delas e acham que é só se virar. Esquecem que tá tudo uma merda e 3 sacolinhas no mercado já sai 100 conto, o aluguel é mais caro que um salário mínimo e sem contar outras coisas como transtornos mentais. Mas é só pegar suas coisas e ir embora né?
@@thamidemagalhaes exatamente 👏👏👏👏.Foi no ponto ,vi esse vídeo já algumas semanas no Facebook e esculhambaram ele ,chamaram de mentiroso,querendo se aparecer,encostado e vitimista.Mas já passei por isso e ainda passo e a mente da gnt não ajuda e o mundo lá fora é cruel e sem apoio se torna tenebroso.É muito fácil falar sem estar na pele ou passando pelo mesmo.Ficam dando soluções para ele sendo q quem sugere não faria ou conseguiria sozinho(a).
Não sei se diria que é a pior, pq vc pode ter independência financeira, mas se tiver dependência psicológica não vai adiantar de nada. Mas tbm não sei se adianta muito ter independência psicológica e ter dependência financeira né
Eu comecei tendo empatia deste dele e finalizei com muito ranço. Imagino que ele tenha depressao, mas ao mesmo tempo, vendo a rotina dele, me parece que ele é um grande folgado...Fala de sair da casa dos parentes, mas nao se movimenta para fazer nada. Se esta tao ruim pq nao vai embora?? A gota dagua pra mim, foi ele largar o emprego com dois dias...Fiquei com a impressao que ele desdenhou do emprego...Enfim, espero que ele se encontre, arrume um emprego e se mude...
@@nazarejohansson269agora não se pode mais odiar um emprego? Os produtos de limpeza sempre são fortes, faxina é um emprego MUITO PESADO, desgastante, acaba com a coluna, com as mãos, com a pele, joelhos, não é sempre q a pessoa vai só fazer uma faxina de um ambiente já limpo superficialmente, não é sempre que o cliente é agradável nesse âmbito, às vezes as pessoas não têm nem respeito porque como saio direto no centro, vejo faxineira passando pano no chão do estabelecimento e logo uma pessoa vai e pisa em cima e nem pede sequer "LICENÇA" ou então se desculpa, ngm tem q aguentar calado n mona
Te entendo, eu odeioooooooo também felizmente encontrei depois de anos um trabalho que não é faxina, mas como o salário é horrível tenho que fazer faxina para complementar a renda faxina é meu carma
Não o conheço e tenho apenas o recorte que foi passado no react. Achei o caso estranho no momento em que ele sai do emprego no segundo dia e tem o pensamento mágico de aguardar algo ideal. Espero que ele fique bem e consiga superar o sofrimento psíquico que permeia esta situação…
Com base em "vídeos da internet', acredito que ele faça uma tempestade em um copo da água. Não que os parentes não sejam ruins, mas não fazem da vida dele um inferno como ele garante. Os parentes só falam mal de alguém que passa o dia todo coçando a bunda a custas deles e ele não aguenta isso. O mental desse garoto não tá legal mesmo
Ain Beta eu te amo, obrigado por trazer essa mensagem Tenho depressão e tdah meus pais eram tóxicos mas andam melhorando felizmente porém infelizmente nem todo mundo tem essa sorte
"Quem sera que banca ele morando fora de casa dos parentes mas sem trabalhar?" A familia que ele disse que faz tanto inferno na familia dele. A impressão que passa é essa, ja conheci pessoas assim completamente egoico e narcisista, que se escora na familia e nao aceita ouvir as criticas sobre a preguiça dele, justificando tudo com homofobia.
Tem uns três perfis lá no tik Tok com a mesma história, uma delas é uma menina igual esse cara, que diz que os parentes não deixam ela trabalhar, comer e nem deixam ela dormir na cama, e pede vakinha para ela comprar uma casa. Mas acharam vídeos antigos dela de uma outra conta, onde ela vazia vídeos com os parentes. Esse cara é nitidamente uma pessoa que não quer trabalhar e a família cobra ele para fazer algo na vida e ele usa isso para gravar esses vídeos e ganhar engajamento. Nos dois áudios que ele mostrou, tem os parentes dizendo que ele precisa trabalhar, então como ele disse que eles não deixam ? Acho que é mentira, infelizmente por pessoas assim, quem realmente precisa de ajuda, não recebe.
Talvez ele vê a realidade meio distorcida devido a depressão e isolamento social... pode sim haver cobranças da família, mas eu duvido muito que seja na mesma intensidade que ele descreve
Amg infelizmente existe muitos familiares que são como ele descrevem. Eles acham que estudo não leva para nenhum lugar e que pessoa tem trabalhar desde sempre. Sabe você pode veer nos comentários do vídeo muitos que passaram por situações parecidas
@@laalatx talvez os pais dele tenham mais noção da condição de classe q eles tem, e digam por experiência, q determinados tipos de estudo não vão mesmo levar a lugar algum. O rapaz não fala oq ele tava estudando, mas supondo a seja cênicas, a família tá é certa
É um caso complicado de dar opinião,mas o que me pareceu é que ele realmente não é aceito em casa, sofre com a família, quer sair de casa, mas não quer trabalhar. Desculpa, mas ele acorda vai caminhar,vai meditar, grava um monte de vídeo, mas pra trabalhar não consegue? Sei não.
Quando a gente é adulto aceita o trabalho que tem pq precisa, depois corre atrás de sonho, não dá pra esperar, conta de luz, água, aluguel, alimentação, não esperam nao
Eu tb acho a situação estranha 17:36 depois de saber de várias histórias mal contadas, esta tb me faz sentir alguma estranheza. Seja como for, terapia é necessário.
Entendo o lado dele , mas entendo também as vezes você se matar de trabalhar e chegar em casa e ver uma pessoa só dando gastos e não ajudando em nada , é complicado
Esse cara contou a historia da minha vida pqp. Esse ano minha mãe intencionalmente causou a morte de dois gatos meus e falou as coisas mais desumanas sobre su1c1dio possíveis (minha sogra se m4t0u e ela sabe que eu fiquei externamente traumatizada e tive uma recaída na minha depressão). Tudo sabe porque? Eu vou tentar Enem de novo esse ano, e se eu passar o bode expiatório dela vai embora pra capital (graças aos traumas não consegui estudar nem 1 dia sequer). Pra piorar sou autista e ela conseguiu induzir em mim pânico de sair de casa. Mas com certeza é uma historia mal contada e tem um motivo totalmente justificável pra ela ter matado meus gatos. /s
Meu irmao é exatamente assim, fala muito e nao faz nada. Meus pais sao os piores inimigos na visao dele, reclama de tudo e a reclamacao dos meus pais é que ele mal lava o prato que ele come, por dias ele acumula tanta louça no quarto dele q não sobra p eles usarem. Acorda as 12h so vai p um curso q minha mae arranjou pq ganha meio salario, so chega atrasado a tarde, sai p beber e fumar, nao tem um puto p nada, ainda pede dinheiro p meus pais tendo 21 anos, sendo q ele nao precisa ajudar nas contas de casa. O dinheiro dele é so p ele
Pelo comportamento desleixado ele parece sofrer de algum problema psicológico, talvez depressão? O cara do vídeo parece mesmo ser vítima de narcisistas, sei com é isso, já convivi com dois.
@@andersoncambises4691 ele já foi a psicólogo e psiquiatra, minha mãe faz de tudo p ele ter tratamento médico, mas ele abandona simplesmente. Mesmo recebendo os remédios pelo SUS, ele já passou por 2 ou 3 psiquiatras e diagnosticaram apenas com ansiedade, mas eu tenho ansiedade generalizada e não uso isso como muleta e nem trato as pessoas mal como ele faz a troco de nada
Vou aproveitar esse vídeo, e fazer um desabafo. Tenho uma filha, de 23 anos, que tem uma depressão profunda, ansiedade e confesso pra vocês, eu estou muito, muito cansada dessa merda… nada que eu faço é bom, eu já levei em vários médicos, ela nunca procede com os tratamentos, ela não gosta de fazer terapia, paguei um ano de academia pra ela, pq achei que isso ajudaria, mas não foi… Eu procuro conversar muito com ela, eu, meu marido e minha mãe deixamos bem claro que ela é uma pessoa MUITO amada, conversamos muito com ela em família também, mas parece que nada resolve, me sinto presa numa situação onde eu não consigo ajudar, me sinto muito frustrada, por que minha filha não é feliz, e desde quando ela nasceu, meu maior objetivo sempre foi a felicidade dela. Tenho um filho de 7 anos, e tenho medo de falhar com ele também. Resumindo, minha saúde mental também já foi pro saco. Esse foi somente um desabafo, não sintam pena, por favor.
@@alineprado4468 faça terapia e cuide da sua saúde mental. Não tem coml a gente cuidar de alguem bem sem estar bem. Vc bem irá refletir na saúde da sua filha.
A depressão MATA TODOS OS DIAS, eu não desejo isso pra ninguém. Sofro com isso a vida inteira, mas com o extopim vai fazer 7 anos esse ano. Tem seus altos e baixos, mas só quem tem sabe o desespero que é, e quando vc chega no fundo do poço e olha pros lados e se sente sozinha e ainda tem gente q n acredita (família inclusive) é o pior.
É uma situação muito complexa, já ouvi esse mesmo tipo de história de um ex, mas no fim não era nada do que ele falava. Ele pintava a família inteira como tóxica mas no fim descobri que a família tentava ao máximo dar suporte pra ele, mas ele tinha bordeline (diagnosticado por uma psiquiatra) por conta disso distorcia toda a realidade na cabeça dele. Ele queria fazer coisas grandes mas mal saia do quarto, e quando os pais cobravam dele fazer alguma coisa surtava. E depois de saber disso eu me senti meio mal porque acreditava nas histórias dele. Então acho que temos que ter muito cuidado, pode ser que ele realmente passe por alguma dificuldade com a família mas ele aumentou a situação mil vezes na cabeça dele. É claro que existem situações como a que ele diz, mas infelizmente precisamos ser um pouco céticos, principalmente considerando que ele estava envolvendo vakinha na história. E convenhamos, a história dele tem muitos buracos.
Sem sombra de dúvidas depressão é algo muitas vezes não levado a sério, mas precisamos falar TAMBÉM como muita gente usa depressão como escudo para fazer o que quer, para chantagear emocionalmente a pessoa com que se relaciona, etc. Lembro de uma moça que foi massacrada pelos outros por deixar o namorado depressivo que a tratava como lixo, que nao fazia nada, que nao contribuia em nada, ela pagando as contas da casa sozinha (eles moravam juntos, falo namorados porque era como ela se referiu a ele) enquanto isso ela ficava sobrecarregando. E sobre este rapaz, espero que ele melhore, mas ele parece ser muito do tipo que acha que todo o trabalho é menos para ele, que ele merece algo melhor. Eu tenho um primo e uma prima que sao assim, mas vai tentar ajudar um deles a conseguir um emprego. Já quis indicar ele para trabalhar em uma grande rede de supermercado daqui, que paga todos os direitos do trabalhador, dá plano de saúde, tem refeitório e vários benefícios, mas pergunta se quis, e ela já arrumaram emprego de merendeira, mas ela nao quis também, os dois acham que merece algo muito maior, mas ele só completou o Ensino Médio e ela nem isso. Ele, inclusive, o pai já pagou faculdade de Direito para ele e o cara vivia faltando as aulas, aí é óbvio que acabou o primeiro semestre e o pai não quis continuar jogando o dinheiro fora, ainda passaram um pano para ele dizendo que não era a faculdade que ele queria (ele que escolheu o curso), pois bem, a minha tia (que não é a mãe dele, aliás, é tia também) foi pagar a tal faculdade que ele queria (acho que era design) pois ele pegava a grana para pagar a faculdade, saia todos os dias à noite e, ADVINHA, ele tinha SEQUER se matriculado, ele fingiu que tinha conseguido emprego, a mãe dele super feliz passou o mês inteiro dando dinheiro da passagem e almoço a ele para depois descobrir que ele pegava o dinheiro e ia para Lan House perto. E agora quer dizer que a família não quer pagar os estudos dele ou dar dinheiro de passagem para entrevista. Aí, me poupe, uma hora cansa.
Longe de mim querer fazer um diagnóstico, mas eu tenho um parente que é muuuuuito parecido com ele. Toda a família sempre cobrou muito o rapaz, até que aos 32 anos ele foi diagnosticado com autismo de grau leve e depressão. Muita coisa fez sentido.
@@danielle4973 Não! Mas sem diagnóstico e acompanhamento adequado, as coisas podem ser mais difíceis sim! E família que não sabe nada sobre a condição pode ser bem cruel! Hoje ele tem o diagnóstico, faz o devido acompanhamento e está na melhor fase da vida. 🫶🏻
@@danielle4973 Sem o acompanhamento adequado talvez não seja capaz de ser um adulto funcional. Por isso o quanto antes se entende e trata isso adequadamente, dentro da realidade de cada um, mas fácil vai ser encarar a vida adulta.
@@samrdossantos3517 é capaz sim. As coisas vão ser mais difíceis, mas a necessidade te joga no mundo. Tem um monte de Autista grau de suporte 1+ depressivo sendo funcional e ninguém nem laudo tem.
minha mãe é narcisista e é exatamente assim, nao fiz faculdade,nao consegui crescer em nada principalmente por ser diminuida o tempo todo, só melhorou agora que sai de casa. ja ouvi tanta coisa que tenho ate vergonha de escrever aqui. e as sequelas nos acompanham pq crescemos nos sentindo incapaz.
Exatamente. Com telefone celular, as pessoas continuam rastreando e infernizando a vida do mesmo jeito. Eu passei por isso com meu pai possivelmente com transtorno narcisista.
Transtorno narcisista é raro e ele tem 3 pessoas na família? Tá uma onda da galera achar q todo mundo é narcisista, sendo que muitas vezes a pessoa só é ruim mesmo. Narcisismo é algo bem mais específico
Tem uma grande chance de filhos de pais narcisistas serem narcisistas também, mas eu concordo cntg. Na internet, quando descobrem uma palavra, usam pra tudo, as vezes a pessoa “apenas“ é ruim
mano é cultura familiar. Tem familia que é bem toxica mesmo e varia com as relações de poder da casa. Meu exemplo mesmo é semelhante ao dele, td mundo me escolhia para maltratar e criticar, mas com outras pessoas eram super gente boa. Ent fugindo dos laudos famosinhos da internet (autismo, tdha, narcisismo, autismo etc), é mais um lance de abuso de poder que temos em varios lugares da sociedade.
Tem familiares e pessoas próximas que são assim: tenta minar a evolução das pessoas que são capazes, tentam atrapalhar até da pessoa trabalhar para depender financeira e emocionante deles. Buscam reforçar o discurso de que vc não é capaz, humilham, falam mal para as demais pessoas. Quando puderem sumir do alcance dessas pessoas, sumam de mudar o número do telefone.
Quando ele falou que saiu do emprego no segundo dia, a princípio pensei que algum familiar tóxico do qual ele reclama tinha ido lá fazer escândalo ou dito para a contratante o demitir, mas desta vez não teve como culpar um familiar (talvez fosse até bom para ele que um parente tivesse feito isso mesmo, assim ele só se livraria desta culpa e pronto) aí veio com isso de não crescer, não gostar, como se a maioria de nós não tivéssemos trabalhos que não são do nosso agrado, mas ainda assim vamos e fazemos assim mesmo. Não duvido que ele possa ter parentes tóxicos, também não duvido que ele mesmo seja tóxico, mas talvez o maior minador dele seja ele mesmo.
Tem gente q gosta de se fazer de vítima, e pode ser, q tenham membros da família dele q realmente sejam tóxicos, mas vamos observar q esta pessoa usa óculos (quem pagou o oculista?) está de cabelo cortado (quem pagou o barbeiro?) fazia inglês online (quem pagou a matrícula desse curso?) então, convenhamos, alguém ainda assim sustentava ele…e quem de fato se sente oprimido e já tem idade para sair de casa, sai e pega qq emprego (nem q seja repositor de supermercado) para dar um start na vida adulta! Muito estranha esta história 🤔
Eu tenho um amigo de 50 anos que está nessa vida desde a adolescência. É uma tristeza, ele se acha muito melhor que os parentes ao mesmo tempo que é sustentado por eles.
Nessa do trabalho parece que o trabalho que ele quer é de HERDEIRO! Como a beta disse, quando você tá desesperado pra sair de casa qualquer trabalho digno serve, pagando as contas, alimentação, e tendo paz no seu cantinho tá ótimo. E essa amiga da mãe que o recebeu de bom grado tá pagando as contas com o que? Gratidão? Essa história tá muito mal contada!!!
@@luizaabbot2691 nossa Luiza, falou tudo. Nos episódios depressivos não tive força nem pra fazer o básico por mim, que dirá "fazer caminhadas rezando o terço pq me faz bem"... Mas nesses mesmos episódios TIVE que continuar trabalhando pq não posso me dar ao luxo de parar pq "não estou me adaptando". Enfim, a realidade do divo sustentado que pode optar entre atividades na sua depressão
@@BrunoSantos-oy7rta depressão do divo indo dar um passeio para ele fazer duas caminhadas por dia e depois voltando para assombrar na hora que ele consegue um emprego e sai para ser sustentado pela família tóxica dele
Existem famílias assim, acreditem! Sofri muito morando com parentes e sofro com depressão desde criança. Eu reagi de forma diferente deste rapaz mas é muuito dificil ficar sozinho na vida, crescer num ambiente hostil e ter que lutar sozinho desde muito jovem sem apoio de ninguém. Isso deixa feridas pra sempre na pessoa que passa por isso😢
Pois eu não compro muito. Acho que sim, ele mora em um lar hostil, porém acho que ele também não quer melhorar (tipo, pegar um trabalho) se não for algo que ele goste. Me parece que ele quer mesmo o fácil. Que alguém leve ele pra SP e viver de ser um influencer porque ele acha que é vida boa, mas pra trabalhar no pesado ele não quer.
Infelizmente dependência emocional (sim mesmo de quem te maltrata) é mto séria, difícil de sair e mto banalizada até por quem cuida de saúde mental. A gnt é tratado como se fosse só falta de vontade, ou "não ta tão ruim assim", ou então..... Ta ai pq tem uma vantagem. E é complicado, pq mesmo quando vc se torna ciente do abuso emocional (a pessoa te controla emocionalmente), é difícil de sair, pq vc não sabe como é viver de outro jeito e tem pânico de mudar, pq a pessoa ja te fez acreditar que essa é a melhor vida que vc pode ter, lá fora é beeeem pior e vc acredita nisso.
A única depressão dele é não poder viver no luxo. Quem está deprimido não tem força para nada, esse aí caminha, medita, lê e ainda tem força pra fazer vídeo dando pena pra conseguir $
SUPOSTAMENTE acho q na verdade quem não permite estudar ou trabalhar é ele mesmo, pois ele vive uma vida de "HERDEIRO"..... Pq se fosse tão ruim o clima familiar onde ele vive, a primeira coisa q ele faria logo após o café seria procurar um emprego e se conseguisse um por mais que não se identifique no momento,ele permaneceria para poder pagar suas contas e sair de casa! ❤️🩹
pelas coisas que ele mostrou nos vídeos, parece muito estranho mesmo, não tinha ninguém tentando impedir ele de fazer as coisas nem de comer. Conseguir um trabalho e largar no segundo dia sabendo que precisa dele me parece ilusão ou falta de um choque de realidade, ou coisa de quem realmente não está precisando. Nos audios dos parentes falando, não tem ninguém gritando nem mencionando o nome dele... parece que ele pegou momentos aleatórios e fez vários cortes para ninguém perceber... Depressão eu também tenho, já tive crises muito feias, já tentei coisas mais graves, e de alguma forma consegui me formar em engenharia e trabalho desde o final da faculdade...
Problema é que ficar em casa estudando e lendo sem ajudar financeiramente e complicado para a maioria das famílias. Primeiro a gente tem que fazer o que dá dinheiro e depois o que a gente gosta. Infelizmente
conheço uma pessoa assim, os pais deles não deixam ele fazer nada, se ele vai procurar emprego reclaman se fica em casa também ficam reclamando. e ele é igual esse rapaz só fica escolhendo onde vai trabalhar e quando estava trabalhando ao invés de sair de casa disse que o salario não dava para alugar uma casa mas comprou um ps5 a vista 🤡
Entendo o que ele ta passando O "negar" o emprego ali é aquela ansiedade mórbida que ja, por toda dor que passamos e pressao, acha que nao daremos conta. Como ele falou, nao eh a carga doemprego, mas as SITUACOES que vc sabe que NAO DA MAIS CONTA DE ENCARAR. Isso fora partes da vida que "deletamos" da memoria aprnas pq eh a unica opção de seguir vivo, alguem me entende? Estamos juntos ❤
Nao é raro isso de fmilia nao deixar estudar. Ler é uma ferramenta de liberacao, e quem le ve mundo além... Até hoje lembro a piada familiar que até minhas filhas repetiam quando eu sentava pra ler qualquer coisa: Ola lá, já ta viajando. Vao dizer que é mimimi, mais alguns vao entender. Desculpem as faltas de pontuacao, meu teclado é espanhol kkkk Plot twist, estudei, me formei e hj tenho uma carreira memso sendo mae solo e sem apoio. Sou professora de Química, Professora de Primera serie,, to fazendo faculdade e trabalho como coordenadora de ensino medio. Tenho muito rgulho de mim e dos muitos mundos que viajei
Minha mãe passou exatamente por isso. E por ter nascido e crescido nisso era até difícil pra ela entender. Minha avo era super dissimulada, as pessoas de fora achavam ela ótima. Minha avó exigia que minha mãe fosse uma pessoa extraordinária, bem sucedida no trabalho e na vida pessoal mas a desestimulava e impedia de todas as formas possíveis de conseguir isso. Um círculo vicioso doentio. A autoestima da pessoa q passa por isso nunca nem consegue ser construída. E o objetivo é exatamente esse… aí depois esses pais/parentes falam pros outros q a pessoa é uma encostada inútil… 🫠 na verdade essa pessoa nunca é vista como um ser humano, desde o nascimento é vista como um objeto do desejo deles, das frustrações deles, uma verdadeira marionete. É claro q pra quem não passou por isso fica difícil de entender pq a pessoa não sai de uma vez, mas imagina vc desde q nasceu nunca nem entender que é uma pessoa, que tem habilidades, que existe vida fora desse contexto? É dificílimo, gente. É como só conhecer uma vida Absolutamente distópica.
Passei por isso e consegui sair fora, sofri demais e é exatamente isso! Cobrar pra ser o melhor mas não estimular a nada, tenho profissão e me sustento sozinha, porém minha mãe diz que o que eu faço não é profissão. Enfim... Muito complicado essa situação e sair dela tem que ter muita força 😢
😢dificil... Só tem lado dele nessa história, sei que gente que tem problemas psicológico que diz as mesmas coisas, mas é alucinações e casos de familias ruins assim. Porém vem na minha mente uma frase do Jean: " você tem 30 paretes, esses 30 nenhum gosta de você?."
A familia nao tem "inveja" dele saber ingles como ele diz, só nao entendem a preocupação dele aprender outro idioma e nao levantar a bunda pra ir trabalhar! Que prioridades sao essas? Só quer ler, tomar chá, fala de sair da casa dos parentes e pedir ajuda kkkkk
Gente só vi um cara extremamente ACOMODADO E PREGUIÇOSO, se o parente é tóxico se muda e vai trabalhar, e sem desculpas, minha mãe morreu quando eu tinha 12 anos, minha madastra fazia coisas horríveis, aos 14 sai de casa e fui morar na rodoviária e oferecia pra limpar fazer faxina pra ganhar alguma coisa, e olha que eu sou mulher, preta, criada sem liberdade para nada, sem conhecimento algum, agora um preguiçoso desse, que já tem seus 20 anos, com acesso a internet, com força nos braços, e fica dando desculpa.
A situação dele é muito complexa, mas ao mesmo tempo tem como ele burlar fácil essa família só por saber inglês e ter um celular, parece loucura, mas essas duas coisas ajuda muito vc a arranjar um futuro, é estudar e conseguir fugir dali E dar um foda-se pra opinião da família dele Mas isso de ficar escolhendo emprego é ridículo mesmo
Ai gente... sinceramente, o cara é um acomodado, provavelmente as pessoas da família são pessoas pobre, humildes e ele um homem adulto que não trabalha e obviamente não faz nada em casa, eles provavelmente tão cansados da mordomia do bonito...um desocupado querendo passar a perna nos trouxas da internet.
Esse negócio da família não deixar estudar é foda... Já ouvi varios parentes meus dizendo que eu não ia conseguir nada com isso, que era perca de tempo e que quem nasce pobre permanece pobre. Mas felizmente minha mãe e os meus irmão sempre me botaram pra cima, não sei se esse cara tá mentindo, porém, se ele realmente tiver passando por isso espero que ele saía .
entendo muito ele , já vivi algo parecido e superei todos , ter pessoas assim ao redor acaba com a sua cabeça e o seu psicológico fica muito acalado , que ele cresça e viva e produza mais e melhor só tenho as melhores coisas para ele.
Pai amado… trabalhei durante 4 anos em supermercado, comi o pão que o capeta pisou, trabalhava o dia inteiro e fazia faculdade a noite ( como milhões de brasileiros) mas era com esse trabalho que eu conseguia pagar meu aluguel e me sustentar pois ajuda familiar nunca tive. Ai esse bonito no primeiro obstáculo larga o emprego por não ser comparativo, oi???? Pior que é esse tipo de gente que consegue crescer na internet…
Gente, raciocinem: se a pessoa viveu uma vida inteira sendo proibido de se desenvolver, ele não tem autoconfiança de achar que aguenta encarar a vida. Foi uma vida inteira criado assim, e de repente tem que encarar a vida com autoconfiança? A pessoa nunca conseguiu se achar capaz de se sustentar ou de trabalhar, porque pessoas tóxicas fazem parecer até mesmo que só elas conseguem fazer isso porque são melhores. Fazem o outro se sentir pequeno, inútil, disfuncional. Para muitos não parece óbvio porque tiveram condições totalmente diferentes de criação e não enxergam além do próprio umbigo.
Mas pra mim é justamente o contrario, ele conseguiu um emprego e de repente largou por que: Não ia prosperar...?
Tipo pareçe mais q o emprego não era bom suficiente pra ele é justamente excesso de confiança q ta gerando essa estranheza.
@@karmagaming2098 As duas coisas podem ser verdade. Ele pode ser meio folgado, mas a família também é tóxica. Esse tipo de família existe.
@@karmagaming2098 Eu acho que por dentro ele achou q não fosse capaz, então passou a dizer que não ia se adaptar ao trabalho como um mantra, uma justificativa de que para ele esse não era o trabalho ideal, mas no fundo ele sabe que ficou com medo de ter o seu trabalho e a sua liberdade. Isso é a verdadeira representacao da autossabotagem.
Faz sentido. Pode ser isso mesmo. Tive dificuldade de ver por esse lado pq também tive uma educação bastante repressora e não me permiti ficar nisso q nem ele fez… mas provavelmente ele deve se sentir da forma q vc descreveu
Sim, ele se autossabotou e é horrivel ver isso porque eu tbm faço isso às vezes 😢 queria mt parar mas eu n tenho forças pra fazer as coisas
O fato de não quererem deixar ele estudar: simples, não querem que ele cresça na vida, ganhe conhecimento, que ele seja melhor que eles e vá mais longe na vida..
se ele passa ele tempo todo lendo e sem fazer nada, sai para caminhar e não faz nada o dia todo. Poderia muito bem, usar a internet para fazer um curso online.
@@isabeldelmiro5192 achamos o parente tóxico
Nem tudo é inveja
@@nelson0606às vezes só não querem q ele tenha algo assim pq n tiveram, o irmão não deixa ele estudar no notebook dele e BLOQUEOU o notebook por isso, quem em sã consciência faz isso? Sim, temos mtas plataformas de curso mobile, mas quem garante q ele tem dinheiro? Ele precisaria de um tempo pra estudar, curso geralmente tem uma mensalidade e um tempo pra vc acessar, não queriam nem deixar o menino praticar um segundo idioma, q é ótimo pro currículo
Ele disse q os pais não deixavam ele arrumar emprego… mas pediu demissão no 2o dia de trabalho. A história dele tem muitos fakes
Gente, é muito difícil se sustentar sozinho tendo problemas psicológicos e dependência emocional. Não vamos julgar alguém que já não tem o apoio básico em casa.
Exatamente!! Dependência emocional, não é só levanta e anda!
é difícil, mas é a vida gente ,ou trabalha e sai da casa dos pais ou fica e aguenta ,o mundo não vai parar para nós curarmos nossos problemas .
@@carolinemachado27
Exatamente.
Quando a pessoa não quer tudo e motivo pra não fazer nada.
Desde quando familia tem que sustentar???🤔🤔
@@nazarejohansson269pois é, se a gente for olhar ao redor são poucas pessoas que conseguem um trabalho maravilhoso. Odeio dar aulas em determinadas turmas, ainda assim, vou todos os dias e faço o meu melhor, é a vida. Tenho ansiedade, é difícil as vezes ficar em um ambiente que você não consegue silêncio nem no intervalo, mas aí é mais fácil se eu gravar um tiktok e fazer uma vakinha. Sei lá, acho que sim, dão pouca importância a questões mentais, mas também estou vendo muita gente se escorando nisso para não fazer nada (aí é que vão dar menos importância ainda)
Onnnnwwt
É difícil se sustentar pra qualquer um
Parem de se vitimizar
Vocês são acomodados isso sim
A Beta perdendo o brilho, eu perdendo o brilho, o chat perdendo o brilho, o planeta perdendo o brilho.
E eu rindo desse cara querendo fazer o povo de trouxa 😂
@@mayrasilva5928 nossa a galera comprou , o tanto de comentário com dó dele, o cara não se esforça nem pra trabalhar
Não fiquei com dó, mas tenho esperança que as pessoas um dia entendam que a depressão é um assunto pouquissimo entendido em relação ao quanto é falado! Ter vontade de fazer nada por se sentir um nada é algo real e ele começar a falar sobre isso da maneira como ele se vê nessa situação é um modo que a defesa mental dele achou para não cometer o pior. A maturidade vai vir com o tratamento correto e vai elucidar ele!
@@elfinhaa espero que entendam isso, e espero também que tem muita gente que hoje em dia usa depressão de muleta para tudo. Já vi, inclusive, homem usando depressão para ser abusivo com a namorada, a explorar e o povo ainda ficar com raiva quando ela FINALMENTE o deixou antes de ela se acabar
@@luizaabbot2691 Existem muitas ramificações e eu não vou entrar em todas elas, vou manter o ponto fixo no caso do menino pois o vídeo foi sobre isso. Nos outros casos teremos sabedoria para compreender! Eu tive depressão e senti o mesmo: querer trabalhar e não conseguir não se trata de frescura, é uma inércia de alma. Nenhum lugar é bom, nada é bom, pensamentos sui...o tempo todo por não ser aquilo que quer e almeja ao passo que não consegue começar a lutar pelo que quer de alguma maneira. É sobre isso e esse vai ser a última resposta!.
O menino passou anos com todo mundo que deveria amar ele e dar suporte falando que ele nunca ia ser nada nem ninguem e nunca ia conseguir fazer nada, quando ele teve a oportunidade de fazer algo ele desistiu, pq no fundo ta acreditando no que os outros falaram isso é totalmente aceitavel e faz sentido.
Ele só achou que o emprego de repositor não é digno da "grandiosidade" dele. Nem tudo é controlado pelo subconsciente
Tenho 30 anos, comecei a entender agora o por que nunca quis fazer faculdade, cursos. Medo de não ser boa o suficiente e fracassar, por que ouvi a minha vida toda isso. É muito complicado sair dessa situação, tem que ter muita terapia.
@@nelson0606 e talvez não seja, você disse como se o principal problema fosse isso
@@nelson0606
Exatamente...
Acho que o primeiro de tudo era fazer um tratamento e parar de ser tão inferior. Eu tb estou achando tudo muito estranho, a pessoa ficar escolhendo trabalho se quer realmente sair de toda essa situação. Ele tem que se ajudar tb.
Eu me sinto menos "maluca" quando ouço históricas como a dele. Pois eu vivi isso e ninguém acredita. Eu também não podia estudar, não podia comer a comida da casa, não podia beber a água, não podia usar o fogão ou o gás, tomar banho... Tudo era motivo de alguma coisa, de brigas e conflitos. Chegou no limite que eu custeava água, luz, gás, internet mas, por exemplo, não podia cozinhar algo pra mim pq o fogão não fui eu quem comprei, ou armazenar algo na geladeira pq não paguei por ela tbm e etc...
eu desisti de algumas graduações pq eu trabalhava de manhã, só almoçava, nunca tinha dinheiro pra comer na faculdade pq ganhava pouco e pagava meus cursos, ajudava na despesa e nas contas mas quando chegava em casa, depois da faculdade que eu fazia em outra cidade, morrendo de fome (uma vez quase desmaiei de tanta fome) eu não podia fazer nada pra comer e nem esquentar a comida pq precisavam dormir pq estavam cansados pq trabalhavam no outro dia e eu comer ia atrapalhar eles.
foi uma época dolorosa.
Sei bem como é. No meu caso, querem exigir que eu deixe de fazer as minhas coisas para fazer as dela, sendo que podem pagar um terceiro pra fazer, tem chantagem psicológica, se eu limpo tudo, no dia seguinte já está um surto e dizem que vão limpar ou arrumar e fica tudo sujo mesmo. Ultimamente tenho me priorizado, vou pra outro lugar estudar para tentar um cargo com um bom salário e ter minha independência. Infelizmente preciso dividir as despesas.
Eu te entendo tanto :(
@@mariasantadandara você tentou bolsa também?
E o que aconteceu depois ?? Vc foi embora ?
Cresci com a minha mae falando que eu merecia um relacionamento em que um homem me agredisse todos os dias. Passei na faculdade e ela escondeu minhas malas no dia da viagem, gritou o caminho todo dizendo que daria errado, pq eu não merecia nada. Hoje é como se nunca tivesse acontecido. Minha sorte foi que comecei bem cedinho a trabalhar e consegui ser minimamente independente.
E sua mãe hoje em dia, te procura?
Se tiver provas, entre com um processo de perda do poder familiar da sua mãe, senão na velhice dela vc será obrigada a lidar com ela novamente, caso contrário vc estará cometendo crime de abandono de idoso. Se resguarde.
Kar🧄🙊!!
Beta, obrigado pela sua sensibilidade. Eu trato um Transtorno Depressivo Maior misto com Ansiedade, endógeno, grave, crônico (porque já dura anos)... já fui super funcional, mas desde 2019 venho sofrendo com longos episódios de disfuncionalidade. A minha diferença, me comparando a esse rapaz, é que trato com um médico de referência aqui no Rio, que me escuta e me acolhe; tenho uma psicóloga fantástica, com várias especializações e 50 anos de estrada; e criei hiperfoco em estudar sobre TUDO relacionado direta e indiretamente ligado à saúde mental.
Apesar de tudo ter sido muito confuso, acho que voce também percebeu que ele tá trabalhando com o que tem de arcabouço teórico, lexical... e infelizmente ele não tem acesso a informações como: a depressão se apresenta com múltiplos núcleos de sintomas; é uma doença que impacta a vida privada, familiar (os parentes que não entendem), social (a falta de amigos), laboral (nem a gente sabe porque é que nao consegue trabalhar)...
E, pra além disso, não é mais uma doença invisível como muito se dizia antigamente. Se qualquer um colocar no Google "Pet Scan Depression" vai ver um par de exames de imagens da Mayo Clinic mostrando a nítida diferença entre um cérebro depressivo e um não depressivo.
É uma condicao que nos causa mudanças neuroquímicas, problemas sinápticos e ate alterações morfológicas. Um paciente depressivo grave e crônico tem uma redução de volume no hipocampo que já nos deixa mais sensíveis a uma série de coisas.
Faço aniversário em setembro e todo ano o Setembro Amarelo me surpreende: nunca vejo o poder público discutindo políticas que promovam ajuda PRÁTICA pra quem está paralisado; a iniciativa privada literalmente caga na nossa cabeça, porque também precisamos trabalhar, mas sofremos com sintomas peculiares que afetam nossas performances e é raríssimo ver alguma prática de acolhimento.
Então hoje eu entendo que faço o meu melhor pra cuidar de mim e estou indo bem. Só que cuidar de mim não basta se o Planeta é completamente hostil a minha condição.
Acho importante deixar aqui a minha perspectiva porque dói em mim ver esse jovem em sofrimento sabendo quase nada sobre o que, de fato, esta acontecendo com eles.
Betalovers, procurem ajuda especializada, custe o que custar. CAPs, hospitais universitários... o que der. Nao tenham vergonha. Um depressão pode vir com sintomas como anergia e anedonia (perda da capacidade de sentir prazer) e quem tá passando por isso nem sabe que precisa se tratar. Vamos nos ajudar. Ficar vivos é a maior vingança contra esse sistema imundo que nos invalida. 💜
A felicidade de crescer eh aprender a se desligar de quem não te faz bem
nossa, sim!
Pelo q eu ouvi na primeira e segunda vez foram duas vozes masculinas distintas realmente xingando e comentando algo pra que ele ouça. Narcisistas são bons para os de fora e péssimos para todos os dias, vejam sobre a história da Virgínia Coser. E enfim, é complexo dizer a fundo pq n tem como ssber, mas a maior parte do q ele diz é verdade , mesmo q empartes. E sim, a gente n consegue ver uma solução 😢 obrigada por ressaltar isso nega!❤
A solução é sair de casa e deixar tudo para trás.
Fácil assim? Se fosse fácil assim,ele já teria ido e sem dinheiro,não é possível fazer muita coisa .
@@kellyoliveira8181 Onde eu disse que eh fácil?
Ele disse que quer morar em São Paulo mas se na cidade onde ele tá, não consegue morar sozinho, imagina ir pra São Paulo onde o custo de vida é altíssimo, eu não posso falar muito sobre a situação dele já que uma amiga passa por algo muito parecido, mas se ele não aceitar ddesafios vais ser impossível ele ir pra SP
Conheço uma moça que conta essas lorotas, mas ela é bipolar. Sempre que ela faz uma nova amizade (ela é bonita e simpática), a família dá o alerta. A nova amizade estranha o comportamento dos familiares, mas frequentando a moça, você entende o porquê.
Verdade pura, eu acho que pelo que ele tá passando fez epe ser inocente que o mundo fora do que ele vive é mais justo e melhor.... Muitas vezes não e isso fez ele não acreditar em si e se acomodar a continuar a fazer nada.
Cara, complicadíssimo!!! Vivo com uma pessoa com uma fala tão semelhante a esse rapaz, tão articulado quanto, diz ter pessoas tóxicas ao redor, tem 31 anos e nunca trabalhou na vida pois é muito inteligente e que é muito difícil ser dependente do pai, mas ao mesmo tempo vive uma vida de luxos absurdos… enfim, vive numa realidade utópica e que de fato só existe na cabeça dele, automaticamente fracassa e não sabe lidar com isso! Muito triste… Não digo que o rapaz seja assim, mas eu vi muitas semelhanças no discurso
"Fracassa e não sabe lidar" é algo q todo filho mimado é vinculado eventualmente.
Tinha um parente exatamente assim, demos abrigo pra ele quando a família expulsou pq ele contou toooda uma história comovente e simplesmente tomamos no uc, não parava em emprego, com o primeiro salário gastou com um celular caríssimo e em menos de 4 meses trocou por um iPhone e ficou pagando dois celulares, não queria nem estudar, não ajudava em nada em casa e ficava falando de depressão, tínhamos que pagar aluguel e ele não se ajudava em nenhum momento, é extremamente cansativo!!! Depois saímos como tóxicos quando começamos a colocar limites
É o que venho dizendo. Depressão é sim algo sério, mas tem muita gente que se escora nisso para não fazer nada, até explorar abusar, cônjuge. Lembro de uma moça atacada por deixar o pobre namorado depressivo que a tratava igual lixo, a sugava, eles moravam juntos, ela trabalhava, chegava em casa ia limpar, fazer comida, a mina já com estafa, e ele não se ajudava em nada. Aí a horrorosa foi ela de não querer fazer jornada tripla (dois empregos, chegar em casa fazer tudo, etc, não tinha tempo nem de estudar para conseguir algo melhor para ela)
Tenho um primo que fez EXATAMENTE a mesma coisa. Demos abrigo e tudo. Isso pq antes ele tava na casa de outra tia e quando ela não aguentou mais ele a mãe veio passar a mão na cabeça dele dizendo que ele tinha depressão. Daí ele veio morar com a gente e SUMIA quando recebia. Só voltava pra casa quando tava duro. Uma hora minha vó não aguentou mais e mandou ele voltar pra mãe dele. Ele ficou lá no sítio da mãe. E ele já tinha 28 anos.
A única solução não só é sumir, mas também se tratar. Desejo forças ao divo, por que sinceramente viu, filhos merecem pais mas nem todos os pais merecem filhos.
Infelizmente conheço famílias que são assim, e o melhor mesmo é ele ser independente financeiramente e se afastar, pessoas tóxicas não mudam
Como ele vai conseguir isso saindo do emprego no segundo dia para continuar sendo sustentado pela família tóxica dele enquanto espera o emprego dos sonhos aparecer?
Às vezes o tóxico é ele
Infelizmente eu passei por algo parecido, e é mto difícil sair disso. No meu caso a familia era extremamente religiosa e controladora. É complicado pq eles minam qualquer autoestima que vc tem, qlqr autoconfiança de que vc vai conseguir viver sem eles. Eu só consegui me livrar mesmo aos 25 anos, mas minha irmã só lá pelos 30anos e tem mais uma irmã que está mto infeliz, ainda mora com eles, ela quer ser aceita, faz tudo conforme o que eles mandam e mesmo assim, eles dizem que ela não presta. E o pior é que é tudo velado, eles te abraçam, te tratam com carinho e meia hora depois estão te maltratando, aí depois vem e faz carinho como se estivesse tudo normal dnv, meio que tu pensa que tu ta ficando maluca. Eu tenho transtorno diagnosticado, e eu real achava que era coisa da minha cabeça, até a minha outra irmã que é uma pessoa típica dizer que eu não tava doida, que ela tbm passava e via eu passar por essas coisas tbm, mas que ela tava tao presa quanto eu. Eles colocavam uma contra a outra. Era horrível. E ngm que conhece a família, acredita nisso, então eu simplesmente não conto pra mais ngm.
Será que toda família é tóxica e só ele está certo? No dia a dia dele ele não lava um prato. Vive "relaxando".
@@Amandamota9686 acho que as vezes a família tira um mesmo para perseguir, especialmente quando não segue as normais sociais impostas pela sociedade, mas este cara parece deslumbrado mesmo. Saiu da faculdade porque o irmão não deixava usar o computador (que fiquei pensando se ele não deixava usar exatamente porque o computador era DELE, que ele comprou com o dinheiro do trabalho dele) quando em faculdade tem laboratório de informática, quando você pode fazer tudo nos smartphone de hoje (e como a gente viu, ele tem um bem bom, olha a câmera do celular dele) e até melhor, pode baixar app para fazer os trabalhos lá, etc. Aí depois saiu do emprego no segundo dia porque "não teria para onde crescer" após dizer que a família não o deixava trabalhar. Enfim, deixa o povo que trabalha com o que detesta (como boa parte do mundo) ir lá ajudar na vakinha dele porque ele não pode ficar nem 3 meses trabalhando com o que não gosta e espera o emprego dos sonhos aparecer
A questão aí é que infelizmente a gente internaliza as coisas que as pessoas nos falam. Principalmente as que amamos, principalmente desde criança. Ele mesmo ja acredita que não consegue fazer nada e se boicota. Na verdade faz total sentido. Ele está resumindo com a palavra depressão, mas ele tem dependência emocional.
se vc pegar duas crianças e dizer pra uma que ela é capaz de fazer tudo e dizer pra outra que é impossível fazer tudo, a criança que cresceu com pensamento positivo vai ter uma vida mil vezes melhor.
Concordo. Aqui em casa foi meio parecido, mas porque os meus pais tinham um excesso de proteção comigo e isso foi machucando com o tempo. Eu e meus pais somente nos libertamos porque consultei um psicólogo e ele abriu os meus olhos em relação a isso. Hoje sou concursada, saí da casa dos meus pais e criei uma relação incrível mesmo antes de sair de casa. Mas isso só foi acontecer quando eu já tinha 26 anos e só fluiu entre 29/30 anos. É todo um processo que precisamos nos submeter.
@@tata.tribunaiscara que comentário lindo! Que bom que você se libertou disso e conseguiu vencer ✨
@@tata.tribunais sua história é a mesma que a minha. Tive pais muito violentos um com o outro, minha vó me criou sendo permissiva e botando minha autoestima lá no chão, tudo era culpa minha, eu fedia, etc 😅
Acabei internalizando muita coisa, consegui meu primeiro estágio na minha área aos 26 anos. Mas minha família SEMPRE me incentivou a estudar. Eu sempre tive medo de fazer qualquer coisa, só melhorei fazendo terapia.
eu também falava muito que meus pais eram tóxicos (em alguns aspectos eram mesmo, mas por conta de um borderline nao diagnosticado e por conta do constante estresse pela convivencia as coisas pareciam muito maior do que realmente eram) e vivi com eles até meus 23 anos. Eu falava e nao saia do lugar. mas justamente pq eu nao me sentia capaz de sair do lugar e era mais confortavel viver atormentada com o que eu ja conhecia do que me mexer pra mudar a minha vida. eu NAO SEI se o rapaz passa pelo mesmo, mas na questao do trabalho eu senti que ele estava se autosabotando por medo de falhar.
O que pegou nessa história foi ele ter largado o emprego no segundo dia.
@@natalia_pacheco a depressão do divo folgando para ele caminhar duas vezes por dia e aparecendo para assombrar quando ele arruma um emprego.
Pode ser auto sabotagem. Eu passei por varios estágios até conseguir sair de casa. Mas real parece só preguiça, porém não é. Não sei no caso dele, to falando sobre a minha vivência. É surreal e parece mentira, tanto que eu parei de falar com meus amigos sobre isso pq sempre parecia mto simples só sair e viver a vida, mas psicologicamente eu estava presa. E mesmo quando fui morar sozinha, eu ainda continuava agindo da forma que eles esperavam de mim, eu achava que eles estavam me observando em todos os lugares que eu ia (eu estava em outro estado). De certa forma, eu tinha certa liberdade dentro de casa, mas sempre que eu me movimentava pra fazer algo que pudesse me dar uma chance de sair de casa (emprego ou estudo) os ataques começavam, e quando cansa desse jogo de gato e rato, vc simplesmente desiste das coisas. E sim mesmo fora de casa, eu desisti de várias coisas e hoje eu sei que era auto sabotagem pq eu ainda estava fazendo o que eles esperariam que eu fizesse. Eu tomo mto remédio, faço terapia, e ainda não to bem de vdd, mas eu melhorei muito. Eu precisei de ajuda de outras pessoas, meu marido(na epoca namorado) e minha amiga me deram muita força e eu sou eternamente grata por isso.
sim? oq no trabalho seria pior do que já era em casa???
@@tamiteodosio6059 mas você foi pra internet pedir pra fazerem vaquinha? Não, né? É a intenção das coisas que tá muito estranha no caso dele.
Fico muito feliz que você esteja melhor e que tenha conseguido seu lar, de verdade 💜
Largou o emprego no segundo dia?! Esquisito demais.
Eu sou filha de pais narcisistas, só eu sei o que passei. Qualquer oportunidade que eu tivesse eu agarraria pra poder sair de casa, o salário nunca era o bastante pra pagar minhas contas, maas tive a oportunidade de sair do país, hoje em dia trabalho pesado em uma fábrica de carros. Sofro mas continuo lá, porque eu sei que eu preciso! Tenho depressão, pago psiquiatra e terapeuta, todo dia é uma luta, mas eu tenho muito orgulho de poder pagar pelo meu sustento. Esse rapaz não tem perspectiva de vida. Tá certo que a culpa não é totalmente dele, a família fez ele acreditar que nunca vai conseguir sair dessa situação.
eu tbm passei a adolescência vivendo com parentes tóxicos, inclusive tentei tirar minha vida com 16 anos, foi tudo muito difícil. eu acordava 5 da manhã todo dia e ficava horas mandando curriculo e fazendo cursos pra tentar um emprego. mais ou menos 1 semana depois de completar 18 anos, eu consegui um emprego, e nem pensei duas vezes, juntei minhas roupas em sacos de lixo, e fui pra uma kitnetzinha no meio da favela (lugar que eu nunca tinha frequentado, porque minha família sempre teve boas condições de vida), mas eu preferia viver em paz no meu canto, do que ter todos os luxos do mundo.
depois de um tempo as coisas melhoraram, hoje eu moro num apartamento q eu amo de paixão, sou empreendedora, tenho uma vida muito estável e feliz.
e só oq eu penso vendo o caso desse menino, é que não importa de onde vc vai começar, mas comece. tendo força de vontade e pensamento positivo, as coisas vão dar certo no final.
Tenho um primo exatamente assim. Ele já disse que somos tóxicos. Foi diagnosticado com um problema psiquiátrico, mas nada impede ele de trabalhar. A questão é que ele quer viver uma vida que é incompatível com a família. Não tem formação, mas não aceita qualquer emprego porque é "mais inteligente". Ele tem bipolaridade e vive uma vida de herdeira: é só celular e academia. Quando conversa com a gente sempre fala de grandes planos, mas não executa os pequenos. Tô achando que esse rapaz pode ser algo parecido
confesso q eu fiz exatamente essa mesma leitura, mas nao quis afirmar no video pq acho irresponsável da minha parte cravar isso sem saber tanto. mas vc descreveu exatamente a situação que eu imaginei.
Pensei também no mesmo, mas eu evito comentar porque posso não ser compreendida.
@@betaboechat meu primo também é um guri muito inteligente e já largou vários empregos com esse mesmo argumento. Diz que está planejando algo maior. Ele é extremamente articulado para falar coisas que não fazem sentido. O Status dele é "estude enquanto os outros dormem". Ele não estuda, formalmente nada. Ele se apegou muito na religiosidade e isso foi ainda pior. Eu não aguentava mais, fui tentar ajudar. Ele começou a dizer que sentia, com a mediunidade dele, que eu era negativa. Eu era mesmo 😂. Dá raiva ver alguém que a gente ama se entregando e não aceitando os remédios da terapia (as pessoas que ele não acha que são tóxicas são facilitadores. Deixam ele escolher não tomar os remédios).
não acho que seja isso. pra mim está bem claro que ele sofre de depressão e de trauma de enredamento. com o baixo nível de privacidade, os pais ficam tão envolvidos na vida dele que não deixam ele se desenvolver por conta própria. a familia diz que sair de casa seria um "abandono" da familia e que isso não poderia acontecer de forma alguma, logo a manipulação existe para cercar o jovem pra não deixar ele com alternativas, deixando ele sempre parecer culpado.
Aí eu fiquei bolada agora…
É uma situação tensa. Mas gente, você trabalhar sei la quantas horas por dia e ter alguém dentro de casa com rotina de blogueira rica, é tenso também.
Vendo esse vídeo me lembrei do meu irmão. Há uns 20 anos atrás ele começou ater esse mesmo tipo de comportamento, ele é esquizofrênico, na época não sabíamos. Esse menino precisa mesmo de ajuda.
quais os sinais que você viu?
Caramba, pensei o mesmo, mas opinar sobre vídeo de internet é muito difícil.
@@elagabre mania de perseguição, essas caminhadas diárias parecendo sem sentido e esse lance com o terço, ficar trancado no quarto o dia todo, meu irmão fazia tudo isso e quando arrumava emprego, sempre tinha problemas. Não sou médica, sou apenas uma expectadora, não estou aqui para diagnosticar ninguém, só observei algumas semelhanças, seria bom ele procurar um médico.
@@denisemartins5586que bom que vc sabe que não é médica
Pq isso não é mania de perseguição, tão pouco esquizofrenia
Isso é ceninha pro tik tok e pra vaquinha
São poucos minutos de vídeo para uma conclusão, mas estou achando isso também. Ele deve ter desenvolvido uma esquizofrenia e a família está achando q é só preguiça dele
Só quem tem uma relação MUITO ruim com família entende o que ele tá falando, eu não gosto da minha família, quero distância, mas ouvindo a história desse rapaz vi que minha família é ótima kkk 🤡
Estando em depressão profunda, muita coisa fácil para uma pessoa comum é mil vezes maiores e mais dificultosas de realizar. Quando vc empaca so muita terapia para destravar! E escutar coisas ruins de quem mais esperamos amor e apoio é muito pior
cara… ví os vídeos desse menino e fiquei muito triste. eu não sei se ele sabe mais assimilar a realidade do que consome na internet como realidade. querer fazer planning, caminhada, uma rotina e na primeira oportunidade de arrumar um trabalho sai no segundo dia sem mais nem menos. falta um choque de realidade, de verdade.
eu me identifico um pouco, passei por um momento assim quando sai do ensino médio e entrei na faculdade. mas tá passando uma impressão de que no fundo o problema é tentar fazer algo e quando simplesmente não vêm de mão beijada automaticamente assumir o problema está nos outros. basicamente, o que a beta disse, a vida não é linda e fofa.
Ele teve a oportunidade de trabalhar e aí mostrar que nada do que falavam era verdade, mas achou melhor pedir dinheiro a tomar vergonha na cara. Beta o melhor do seu canal é que nem visualização eu dou para essas pessoas, você sendo sensata e repassando as histórias já está mais que suficiente.
Quando ele disse que saiu do emprego após ele relatar estas tais coisas que a família faz com ele, eu pensei que ele iria dizer que o irmão ou o pai fez um escândalo lá ou convenceu a contratante a não prosseguir, mas desta vez ele não teve como culpar os parentes e veio com esta (aliás, talvez ele até gostaria que um deles tivesse feito isso porque aí era só jogar a culpa neles e pronto, não teria que dizer que não trabalha porque nao não quer e está esperando o emprego dos sonhos cair do céu)
Ele tem problemas psiquiátricos e com certeza a família não consegue ajudar
A melhor parte do amadurecimento adulto é criar consciência do que não é saudável pra gente e podermos nos afastar sem se sentir um vilão. Espero que ele esteja ou melhor, que ele fique bem mentalmente e que principalmente consiga no futuro se cercar só de pessoas boas e saudáveis emocionalmente!❤
Tem uma frase que eu gosto muito que é: "a paz de se afastar do que não te faz bem compensa em sair como vilão na história de alguém" ou seja, as pessoas são individuais e as visões delas também, não tem o que fazer quanto a isso, o importante é ter a consciência limpa de que você fez aquilo que foi melhor pra você, mesmo que o outro te vilanize na versão dele, afinal, a opinião alheia não muda ou pelo menos não deveria mudar nada na nossa vida.
Mas isso só vale pra quem consegue se virar sozinho, pessoas com algum tipo de dependência, seja por transtorno ou doença mental ou física.
O cara chamando os pais de tóxicos e narcisistas, que não deixam ele trabalhar e no 2o dia de emprego pede demissão??? E agora está pedindo dinheiro de novo na internet… saiu da casa dos pais e está sendo sustentado pela prima… na vdd isso só prejudica quem realmente precisa de ajuda
Tudo gira entorno dele. O mundo é contra ele, ninguém quer que ele faça nada, tudo é culpa do outro. Esse menino precisa de ajuda
Eu não estava colocando muita fé na história dele, até ele começar a falar que tinha depressão e como ele se sentia. Fiquei 3 anos em depressão e o sentimento que ele relatou é o que eu sentia, acordava querendo não acordar, sentia que minha vida estava deslocada da realidade, não me reconhecia mais quando me olhava no espelho. E mesmo com tudo isso a minha vida "continuava", seguia trabalhando normalmente, tentava ter uma vida social a pesar de ser muito difícil, mas no fundo eu só queria ir de arrasta mesmo. Quando melhorei um pouco contei para pessoas próximas o que passei e todos ficaram surpresos por eu não demonstrar. É aquilo ninguém sabe o peso que um sorriso carrega.
q bom q vc melhorou, mas questões psicológicas funcionam diferente na mente e vida das pessoas. Ñ é pq pra vc foi assim q pros outros vão ser
@@jupterianademartesim, e em nenhum momento falei isso.
O q eu entendi dessa historia... Ele quer ser "ator", precisa sair de casa, mas não pode ser nas regiões q ele mora e nem na capital... TEM Q SER EM SÃO PAULO. Estranho né.
Pra ser ator geralmente tem que ir pra lá mesmo. As outras capitais é beeeem difícil de conseguir alguma coisa
Pera, tem que completar..... Em São Paulo e com dinheiro dos outros😂
@@blemadeira pra qualquer trabalho artístico SP é o foco, mas na situação o dele, sair do local que ele ta é o primeiro passo e mais essencial, se não conseguir dar esse passo em uma cidade pequena, em SP que nao vai ser, pq convenhamos Sp né
Comecei o video com empatia e terminei odiando ele, obrigado beta
Que sobreviveu a uma família tóxica sabe muito bem como nossas histórias parecem lúdicas… quando eu conto a minha história parece que eu to inventando tanta foram as maldades que eu sobrevivi. Eu entendo esse rapaz, e as coisas mudam muito rápido… é muito difícil de contar pq a toxicidade da família é essa, eles nos deixam confusos e consequentemente mal conseguimos contar as coisas de uma forma que o outro entenda, nos que somos vítimas não entendemos. Esse menino tá pedindo ajuda e ele precisa de ajuda.
Beta eu super acredito nele pois comigo foi exatamente igual, nunca fui incentivado a estudar, sempre fui desmotivado com comentários do tipo " vc não tem capacidade", e as coisas só mudaram quando eu me efastei da minha família e tomei as rédeas. Mas isso me afeta até hoje, porém infelizmente a vida é assim, nem sempre vamos nascer em uma família maravilhosa q nos ama genuinamente.
Mas você também largou o emprego no segundo dia por que achava que ali não teria como crescer e achava que iria aparecer algo melhor? Ficou difícil passar este pano depois que ele falou aquilo. E acredito que existe sim famílias tóxicas e muitas, mas também tá cheio de gente querendo usar depressão como muleta para tudo, mesmo para abusar e explorar cônjuge e fazer com que ela/ele se sinta culpada/o se largar. Digo porque sei se cara que tratava a mulher como lixo com este desculpa da depressão e ainda o povo caiu em cima dela quando ela largou dele porque não aguentava mais a rotina tripla de ter 2 empregos, sustentar a casa, pagar tudo, ainda chegar e limpar, fazer comida e o bonito nem para mandar um currículo ou mesmo para buscar ajuda para a depressão que ele tinha ou dizia que tinha.
@@luizaabbot2691 Uma pessoa com autoestima tão cagada por conta de falas horríveis, aceitaria qualquer merda acreditando que era o que merecia ou ainda se autossabotaria se achasse que era demais. Ele largar por ter achado que não merecia, que não era capaz, faria muito sentido, mas sair por se sentir melhor.
Edit: dá a entender isso pelo que ele fala.
@samrdossantos3517 é bem isso mesmo, pela fala dele, parece que ele se sente muito superior ao cargo que ocupa. Eu tenho um primo assim, acha que toda vaga para ele é abaixo dele, eu já ofereci uma vaga em um mercado grande para ele ser caixa, atendente ou repositor, receber o salário comercial, ter plano de saúde, refeitório no local, todos os direitos do trabalhador e um pouco mais e ele não quis, sendo que vive sem dinheiro, ele achou a vaga abaixo dele, mas ele não tem curso técnico, superior, profissionalizante, etc (e olha que não foi por falta de oportunidade) e fora que voltando a este moço, ele dizer que saiu da faculdade pública porque o irmão não deixava usar o computador é a coisa mais estranha. Primeiro, o computador não devia ser da casa, mas do próprio irmão que deve ter comprado com dinheiro do trabalho dele; e segundo, o cara tem um bom smartphone, hoje em dia tem wi-fi em qualquer faculdade e com o smartphone você pode fazer todos os trabalhos, não precisa necessariamente de um computador para isso, só baixar alguns apps e fazer. Não precisa sequer imprimir, a maioria dos professores nem isso querem mais
Que loucura ele largar o emprego mds! Simplesmente é acomodado. Pq eu até acredito que a família é toxica, mas é aquela historia de quando alguem fala que ta morrendo de fome mas nao quer comer qualquer coisa, entao nao ta com fome coisa nenhumaaaaa. Ele sem estudos querendo um super emprego, casa e nao sei o que mais. Eu penso que pode nao ta ruim assim, conhecendo pessoas que sairam com 14 anos de casa por causa do caos familiar.
Eu já acho que ele internalizou as palavras da família dele. Se VC cresce com Gente dizendo que VC não é capaz, quando VC tenta Fazer Algo Novo, um monte de pensamento de insegurança vem para você. Eu acho que o medo de nao dar conta o paralisou e ele desistiu justamente por achar que não era capaz.
Ele é claramente uma pessoa castrada. Aí ele vive de ilusão e sonhos
também tenho depressão e já tive tempos de realmente sentir fome, meu corpo ter a necessidade de comer mas sem vontade nenhuma e também não comer como forma de "self-harm"
@@flavfrei mas ele passou o tiktok interio falando sobre se auto valorizar e os krlh, não é falta de auto estima não se duvidar é o excesso
É tão triste quando não se pode contar com a própria família, cada um entende as coisas com base na sua própria régua. O mundo ideal seria que todos pudessem fazer terapia, se entender e entender os outros. Difícil!
Conheço uma pessoa tóxica/depressiva que culpava a família por tudo. Passou dos 30 sem nunca ter trabalhado e culpando a família pelo fracasso. Fez as amigas acreditarem que a mãe era uma bruxa e o pai um mostro. Hoje mora só, mas é totalmente sustentada pelos pais, que não querem vê-la passando fome, mas também não querem perto.
Pessoas depressivas são tóxicas pra crl
Vei, surrela kkkkk tenho uma prima de 27 anos que mora com a namorada de 30 que “não pode trabalhar porque tem depressão”. Ambas são sustentadas pelo seguro de vida do pai da namorada, além de que as mães das duas pagam aluguel, contas etc. Minha prima não trabalha porque “é formada, então não pode aceitar qualquer salário” (obs.: teve oportunidade de trabalhar numa fábrica daqui que tem um salário legal, plano de saúde, auxílios etc). A outra não trabalha porque “não aguenta!”. Tem depressão, 30 anos nas costas, morando sozinha com a namorada sendo que nenhuma das duas paga NENHUMA conta, ambas acordam 12h e têm roupa lavada pela minha avó. Mas aí vão dizer que tá difícil achar emprego que pague bem, que não aceita qualquer coisa… as garotas acordam 12h e passam o dia dormindo e vendo TikTok, e ainda usam depressão como muleta pro próprio mimo. Minha avó foi DIAGNOSTICADA com depressão e TAG, e faz tratamento pra ambos, e MESMO ASSIM é super ativa, trabalhadeira, caridosa e ainda tem pique pra lavar roupa e fazer comida dessas preguiçosas vagab*ndas. A verdade é que as duas sempre, SEEEEMPRE foram super mimadas, tiveram tudo de mão beijada e agora não se movem 1 dedo de esforço pra conquistarem as próprias coisas. Afinal, elas têm contas pagas sem fazer NADA, né? rs. Se o vencimento dos boletos tivesse batendo na porta, queria ver se rejeitaria oportunidades.
Minha irmã é assim, sustentada pela igreja por anos, dizia para eles eu que abusava dela, mas ela roubou minha pensão depois da morte da nossa mãe (cerca de 70 mil reais na época), me manteve trancada por dois anos (segundo ela se eu morresse ela perdia a renda dela) e tentou me matar com faca três vezes c: Hoje é uma crente fervorosa e coitada que se demite dos empregos pq os patrões são ruins com ela, coitada.
Não é mentira dele não. Sei bem o que é isso. Mas eu tbm me acostumei que as pessoas de fora nunca vão acreditar na gente. Na verdade, é tanta loucura que até a gente duvida da nossa própria sanidade mental. A gente mesma duvida se é verdade (é uma tática deles fazer isso, essa confusão). E eu também me acostumei que as pessoas que conhecem eles sempre vão achar que são pessoas ótimas e também achar que minha história é inventada ou mentira ou aumentada. Eu já não estou mais na fase de querer validação, isso passou. Eu não me importo se acham que é mentira mais nem o que acham de mim. Mas é uma vida muito solitária ser vítima de narcisismo familiar. E não importa a sua idade, pq a programação mental funciona desde a infância para te tirar as ferramentas de vc ser independente deles. Não é uma infância e juventude normal. Eu só consegui me afastar depois dos 30, com ajuda profissional mental certa, pq passei por psicóloga que passava pano também pros abusos. É muito difícil. Quase fiquei triste por a Beta duvidar da veracidade da história, mas, coml eu disse, já me acostumei com as pessoas duvidando da gente.
Quanto a não adaptação dele nos trabalhos, é mudança de geração, Beta. A gente que é millenial que aguenta emprego abusivo, a gen z não tem essa tolerância não. Sou professora e vejo essa clara diferença neles.
Caraca parece que voce ta falando da minha vida
Vc disse tudo ❤
Sinto muito que a vida que você teve até aqui não tenha sido gentil contigo. As experiências que temos ao longo do nosso desenvolvimento, no nosso lar de origem, deixam marcas mais profundas que os olhos alheios e pouco sensíveis são capazes de notar. Mas isso não as torna menos reais e importantes!
Imagino o quanto pode ter sido invalidante ler comentários de outras pessoas duvidando de uma realidade com a qual você se identificou.
Não sei se te conforta dizer isso, mas parece que as dúvidas das pessoas sobre o relato dele não sejam sobre ser possível alguém viver aquilo que ele relata. Me parece que são mais por ele fazer um relato confuso, que parece não "bater" com o que ele está mostrando.
Com os casos recentes na internet, de gente inventando coisas absurdas para viralizar ou explorar a boa vontade e compaixão das pessoas, está todo mundo ficando mais cauteloso com esses relatos. Mas isso não diminui nem um pouco a significância do que você viveu até aqui.
Desejo que aos poucos você consiga ir curando as dores e prejuízos que teu passado te deixou, pra que você possa ser livre para viver a vida que desejar daqui pra frente! Abraço.
Minha historia
@@rubiaferreiran1 🫂❤️🩹
Berta, é mt difícil vc sair desse ambiente, vivi uma situação parecida desse menino, morava com meus avós desde criança pois meus pais acharam que seriam uma boa ideia, porém meus avós sempre se odiaram e nunca esconderem isso, conforme eu cresci descobri que o ódio entre eles se direcionou a mim, então eu sempre via eles literalmente tentarem matar um ou ao outro ou se matar, nunca tinha um momento de paz, desenvolvi depressão aos 10 anos, comecei a me isolar de todo mundo pq meu quarto era meu porto seguro, aos 16 anos arrumei um emprego e só sumi, peguei uma mochila com algumas roupas e fui embora, e até hj eles me culpam dizendo que eu sou a causadora da ruína de tudo e aue eles estão morrendo por eu ter fugido, hj aos 19 me viro nos 40 para me sustentar mas me sinto bem livre
o rolê está em como esse cara lê a realidade. Se é por depressão ou não, ele tem alguma questão de como ele enxerga a realidade+gente que não tá dando a minima pra ele
Tão simples... iria pra Recife, lutava por um emprego, juntava um dinheiro e viajava pra onde queria, não duvido da história dele, mas parece que ele está aumentando um pouco a situação pra conseguir de uma forma fácil.
Talvez os parentes dele sejam tóxicos, mas ele não se ajuda
Mas isso vai atrapalhar as 2 caminhadas que ele tem que fazer por dia kk
Fui pra Recife pra casa de uma parente, ouvia coisas, peguei gnt falando de mim. Passei 3 meses até conseguir um emprego depois que estava trabalhando a 3 meses, graças a Deus sai da casa deles e fui morar numa quitinete dividindo aluguel, depois fiquei morando sozinha e segui assim até me casar graças a Deus.
Pra mim é super estranho ele esperar o emprego dos sonhos cair no colo... porque a realidade da pessoa pobre com depressão é trabalhar deprimido mesmo (e eu admiro muito pessoas que conseguem levantar da cama e pentear o cabelo), só que no caso dele pareceu escolha
Sim, existe níveis de depressão bem diferentes e alguns a pessoa não consegue nem sair da cama, o que estamos vendo que não é o caso dele já que até exercício vai fazer. E vamos mandar a real? Tem gente que só quer usar isso indiscriminadamente quando convém. Um monte de gente trabalha com o que detesta. É justo? Claro que não, mas é o que é, você poderia trabalhar naquilo e mandado currículo para outras coisas enquanto garante a renda. Por que o crescimento precisa ser exatamente na empresa onde está?
Eu tenho depressão, tomo medicação e ainda sim preciso ir trabalhar, não tive escolhas e sempre tive que lutar sozinha. 🙏🏾
Nossa, sim! Tenho depressão crônica diagnosticada e em alguns períodos não consigo ter energia pra tomar banho ou sequer escovar os dentes, fico dias assim, aí vi o divo tomando dois banhos no dia... Tá de parabéns! Sobre sair do emprego tão rápido, acredito que isso tem mais relação com auto sabotagem, talvez por ser algo que iria tirar ele da zona de conforto e decide não resistir, e também falta de experiência no mundo real, já que ele não tem muito contato com outras pessoas e também não sai muito, acaba não entendendo que não é bem assim que as coisas funcionam. Me identifiquei com alguns aspectos dele, já passei por situações parecidas, mas há casos e casos
@@outrasabrina mas não tem como dizer que ficou ruim para o lado dele sair do emprego no segundo dia para ser sustentado por quem? Pelos parentes tóxicos? E fez a tal vakinha mesmo? Quem vai ajudar, a galera que trabalha com o que detesta? Porque esta é a realidade da maioria de nós. Dou aulas e é algo que até já gostei no passado, mas hoje detesto, especialmente por ter ansiedade e ser um ambiente que não consigo ficar sozinha nem nos mais intervalos, mas é isso ou não tenho como pagar nada porque não tenho nenhum parente tóxico me sustentando
@@outrasabrina obrigada pelo seu relato. Minha mãe tem depressão profunda crônica e as vezes ela não consegue nem sair da cama e as vezes ela trabalha deprimida mesmo. Eu fico revoltada com gente usando depressão como desculpa quando tem gente que realmente sofre com ela.
tenho raiva de quem fica se fazendo de coitado. não transmite verdade
no final, ele mostrou que a família dele estava certa (se é que foi verdade) sobre ele nao querer trabalhar.
Concordo cara não faz nada e quer ser amado
A pior coisa que existe no mundo é a dependência financeira, porque quando a dependência financeira não existe, a gente pode decidir se afastar e viver a vida de outra forma, mas quando existe dependência financeira, nem que seja por uma questão de dividir as despesas pra ficar mais barato, tudo complica demais e a gente acaba tendo que aguentar coisas horríveis pra sobreviver, E depois tem gente que diz que dinheiro não traz felicidade. Agora o rapaz aí tá muito ligado na lei da atração e não na realidade que ele vive.
Mas as pessoas vivem nas bolhas coloridas delas e acham que é só se virar. Esquecem que tá tudo uma merda e 3 sacolinhas no mercado já sai 100 conto, o aluguel é mais caro que um salário mínimo e sem contar outras coisas como transtornos mentais. Mas é só pegar suas coisas e ir embora né?
@@thamidemagalhaes exatamente 👏👏👏👏.Foi no ponto ,vi esse vídeo já algumas semanas no Facebook e esculhambaram ele ,chamaram de mentiroso,querendo se aparecer,encostado e vitimista.Mas já passei por isso e ainda passo e a mente da gnt não ajuda e o mundo lá fora é cruel e sem apoio se torna tenebroso.É muito fácil falar sem estar na pele ou passando pelo mesmo.Ficam dando soluções para ele sendo q quem sugere não faria ou conseguiria sozinho(a).
Não sei se diria que é a pior, pq vc pode ter independência financeira, mas se tiver dependência psicológica não vai adiantar de nada. Mas tbm não sei se adianta muito ter independência psicológica e ter dependência financeira né
Eu comecei tendo empatia deste dele e finalizei com muito ranço. Imagino que ele tenha depressao, mas ao mesmo tempo, vendo a rotina dele, me parece que ele é um grande folgado...Fala de sair da casa dos parentes, mas nao se movimenta para fazer nada. Se esta tao ruim pq nao vai embora?? A gota dagua pra mim, foi ele largar o emprego com dois dias...Fiquei com a impressao que ele desdenhou do emprego...Enfim, espero que ele se encontre, arrume um emprego e se mude...
Querido to trabalhando 6 anos na faxina E EU ODEIO, a vida não é flores 🌷
Em que voce trabalhava antes pra odiar faxina??????🤔
Mana, eu também, e pqp q discurso bosta esse dai de não achei q me daria bem no trabalho
@@nazarejohansson269agora não se pode mais odiar um emprego? Os produtos de limpeza sempre são fortes, faxina é um emprego MUITO PESADO, desgastante, acaba com a coluna, com as mãos, com a pele, joelhos, não é sempre q a pessoa vai só fazer uma faxina de um ambiente já limpo superficialmente, não é sempre que o cliente é agradável nesse âmbito, às vezes as pessoas não têm nem respeito porque como saio direto no centro, vejo faxineira passando pano no chão do estabelecimento e logo uma pessoa vai e pisa em cima e nem pede sequer "LICENÇA" ou então se desculpa, ngm tem q aguentar calado n mona
@@nazarejohansson269 restaurante, eu odeio faxina pq é muito cansativo fisicamente
Te entendo, eu odeioooooooo também felizmente encontrei depois de anos um trabalho que não é faxina, mas como o salário é horrível tenho que fazer faxina para complementar a renda faxina é meu carma
A família é intrometida e ele dá muita corda para oq falam ou pensam e nessa vida ele acabou depressivo se acomodando muito na vida.
Não o conheço e tenho apenas o recorte que foi passado no react. Achei o caso estranho no momento em que ele sai do emprego no segundo dia e tem o pensamento mágico de aguardar algo ideal. Espero que ele fique bem e consiga superar o sofrimento psíquico que permeia esta situação…
Não é possível, isso só pode ser Fanfic. Preciso urgentemente ouvir o outro lado. É tão surreal essa família que eu não consigo acreditar, é sério.
Achei o cara muito estranho, parece só que ele quer viver de doações kkkkk
É possível sim,vocês não conhecem pessoas narcisistas,eu sou vítima de pais assim e sei como é.
Com base em "vídeos da internet', acredito que ele faça uma tempestade em um copo da água. Não que os parentes não sejam ruins, mas não fazem da vida dele um inferno como ele garante. Os parentes só falam mal de alguém que passa o dia todo coçando a bunda a custas deles e ele não aguenta isso. O mental desse garoto não tá legal mesmo
Ain Beta eu te amo, obrigado por trazer essa mensagem Tenho depressão e tdah meus pais eram tóxicos mas andam melhorando felizmente porém infelizmente nem todo mundo tem essa sorte
"Quem sera que banca ele morando fora de casa dos parentes mas sem trabalhar?" A familia que ele disse que faz tanto inferno na familia dele. A impressão que passa é essa, ja conheci pessoas assim completamente egoico e narcisista, que se escora na familia e nao aceita ouvir as criticas sobre a preguiça dele, justificando tudo com homofobia.
Tem uns três perfis lá no tik Tok com a mesma história, uma delas é uma menina igual esse cara, que diz que os parentes não deixam ela trabalhar, comer e nem deixam ela dormir na cama, e pede vakinha para ela comprar uma casa. Mas acharam vídeos antigos dela de uma outra conta, onde ela vazia vídeos com os parentes.
Esse cara é nitidamente uma pessoa que não quer trabalhar e a família cobra ele para fazer algo na vida e ele usa isso para gravar esses vídeos e ganhar engajamento.
Nos dois áudios que ele mostrou, tem os parentes dizendo que ele precisa trabalhar, então como ele disse que eles não deixam ?
Acho que é mentira, infelizmente por pessoas assim, quem realmente precisa de ajuda, não recebe.
Hoje em dia, pais cobrarem o mínimo já é abuso psicológico.
Talvez ele vê a realidade meio distorcida devido a depressão e isolamento social... pode sim haver cobranças da família, mas eu duvido muito que seja na mesma intensidade que ele descreve
Amg infelizmente existe muitos familiares que são como ele descrevem. Eles acham que estudo não leva para nenhum lugar e que pessoa tem trabalhar desde sempre. Sabe você pode veer nos comentários do vídeo muitos que passaram por situações parecidas
@@laalatx não disse que os familiares não são como ele falou.
@@laalatx talvez os pais dele tenham mais noção da condição de classe q eles tem, e digam por experiência, q determinados tipos de estudo não vão mesmo levar a lugar algum. O rapaz não fala oq ele tava estudando, mas supondo a seja cênicas, a família tá é certa
É um caso complicado de dar opinião,mas o que me pareceu é que ele realmente não é aceito em casa, sofre com a família, quer sair de casa, mas não quer trabalhar. Desculpa, mas ele acorda vai caminhar,vai meditar, grava um monte de vídeo, mas pra trabalhar não consegue? Sei não.
Quando a gente é adulto aceita o trabalho que tem pq precisa, depois corre atrás de sonho, não dá pra esperar, conta de luz, água, aluguel, alimentação, não esperam nao
Eu tb acho a situação estranha 17:36 depois de saber de várias histórias mal contadas, esta tb me faz sentir alguma estranheza.
Seja como for, terapia é necessário.
Entendo o lado dele , mas entendo também as vezes você se matar de trabalhar e chegar em casa e ver uma pessoa só dando gastos e não ajudando em nada , é complicado
Esse cara contou a historia da minha vida pqp. Esse ano minha mãe intencionalmente causou a morte de dois gatos meus e falou as coisas mais desumanas sobre su1c1dio possíveis (minha sogra se m4t0u e ela sabe que eu fiquei externamente traumatizada e tive uma recaída na minha depressão). Tudo sabe porque? Eu vou tentar Enem de novo esse ano, e se eu passar o bode expiatório dela vai embora pra capital (graças aos traumas não consegui estudar nem 1 dia sequer). Pra piorar sou autista e ela conseguiu induzir em mim pânico de sair de casa.
Mas com certeza é uma historia mal contada e tem um motivo totalmente justificável pra ela ter matado meus gatos. /s
Meu irmao é exatamente assim, fala muito e nao faz nada. Meus pais sao os piores inimigos na visao dele, reclama de tudo e a reclamacao dos meus pais é que ele mal lava o prato que ele come, por dias ele acumula tanta louça no quarto dele q não sobra p eles usarem. Acorda as 12h so vai p um curso q minha mae arranjou pq ganha meio salario, so chega atrasado a tarde, sai p beber e fumar, nao tem um puto p nada, ainda pede dinheiro p meus pais tendo 21 anos, sendo q ele nao precisa ajudar nas contas de casa. O dinheiro dele é so p ele
Conheço uns exatamente assim 😂😂😂
Pelo comportamento desleixado ele parece sofrer de algum problema psicológico, talvez depressão? O cara do vídeo parece mesmo ser vítima de narcisistas, sei com é isso, já convivi com dois.
@@andersoncambises4691 ele já foi a psicólogo e psiquiatra, minha mãe faz de tudo p ele ter tratamento médico, mas ele abandona simplesmente. Mesmo recebendo os remédios pelo SUS, ele já passou por 2 ou 3 psiquiatras e diagnosticaram apenas com ansiedade, mas eu tenho ansiedade generalizada e não uso isso como muleta e nem trato as pessoas mal como ele faz a troco de nada
Vou aproveitar esse vídeo, e fazer um desabafo. Tenho uma filha, de 23 anos, que tem uma depressão profunda, ansiedade e confesso pra vocês, eu estou muito, muito cansada dessa merda… nada que eu faço é bom, eu já levei em vários médicos, ela nunca procede com os tratamentos, ela não gosta de fazer terapia, paguei um ano de academia pra ela, pq achei que isso ajudaria, mas não foi… Eu procuro conversar muito com ela, eu, meu marido e minha mãe deixamos bem claro que ela é uma pessoa MUITO amada, conversamos muito com ela em família também, mas parece que nada resolve, me sinto presa numa situação onde eu não consigo ajudar, me sinto muito frustrada, por que minha filha não é feliz, e desde quando ela nasceu, meu maior objetivo sempre foi a felicidade dela. Tenho um filho de 7 anos, e tenho medo de falhar com ele também. Resumindo, minha saúde mental também já foi pro saco. Esse foi somente um desabafo, não sintam pena, por favor.
@@alineprado4468 faça terapia e cuide da sua saúde mental. Não tem coml a gente cuidar de alguem bem sem estar bem. Vc bem irá refletir na saúde da sua filha.
Já tentou mandar ela pra um lugar que não tenha Internet? Vicio em celular é um desgraça.
Vc não falhou em nada maezinha. Mas ela precisa de medicação e querer, converse bastante com ela. Torço por ela
Se cuida você, vai pra terapia, vai pra academia, viva sua vida! Infelizmente, você não pode viver por ela!
Tenta conversar com uma amiga dela, ela pode ajudar mais que você, infelizmente santo de casa não faz milagre.
A depressão MATA TODOS OS DIAS, eu não desejo isso pra ninguém. Sofro com isso a vida inteira, mas com o extopim vai fazer 7 anos esse ano. Tem seus altos e baixos, mas só quem tem sabe o desespero que é, e quando vc chega no fundo do poço e olha pros lados e se sente sozinha e ainda tem gente q n acredita (família inclusive) é o pior.
É uma situação muito complexa, já ouvi esse mesmo tipo de história de um ex, mas no fim não era nada do que ele falava.
Ele pintava a família inteira como tóxica mas no fim descobri que a família tentava ao máximo dar suporte pra ele, mas ele tinha bordeline (diagnosticado por uma psiquiatra) por conta disso distorcia toda a realidade na cabeça dele. Ele queria fazer coisas grandes mas mal saia do quarto, e quando os pais cobravam dele fazer alguma coisa surtava.
E depois de saber disso eu me senti meio mal porque acreditava nas histórias dele.
Então acho que temos que ter muito cuidado, pode ser que ele realmente passe por alguma dificuldade com a família mas ele aumentou a situação mil vezes na cabeça dele.
É claro que existem situações como a que ele diz, mas infelizmente precisamos ser um pouco céticos, principalmente considerando que ele estava envolvendo vakinha na história. E convenhamos, a história dele tem muitos buracos.
Sem sombra de dúvidas depressão é algo muitas vezes não levado a sério, mas precisamos falar TAMBÉM como muita gente usa depressão como escudo para fazer o que quer, para chantagear emocionalmente a pessoa com que se relaciona, etc. Lembro de uma moça que foi massacrada pelos outros por deixar o namorado depressivo que a tratava como lixo, que nao fazia nada, que nao contribuia em nada, ela pagando as contas da casa sozinha (eles moravam juntos, falo namorados porque era como ela se referiu a ele) enquanto isso ela ficava sobrecarregando. E sobre este rapaz, espero que ele melhore, mas ele parece ser muito do tipo que acha que todo o trabalho é menos para ele, que ele merece algo melhor. Eu tenho um primo e uma prima que sao assim, mas vai tentar ajudar um deles a conseguir um emprego. Já quis indicar ele para trabalhar em uma grande rede de supermercado daqui, que paga todos os direitos do trabalhador, dá plano de saúde, tem refeitório e vários benefícios, mas pergunta se quis, e ela já arrumaram emprego de merendeira, mas ela nao quis também, os dois acham que merece algo muito maior, mas ele só completou o Ensino Médio e ela nem isso. Ele, inclusive, o pai já pagou faculdade de Direito para ele e o cara vivia faltando as aulas, aí é óbvio que acabou o primeiro semestre e o pai não quis continuar jogando o dinheiro fora, ainda passaram um pano para ele dizendo que não era a faculdade que ele queria (ele que escolheu o curso), pois bem, a minha tia (que não é a mãe dele, aliás, é tia também) foi pagar a tal faculdade que ele queria (acho que era design) pois ele pegava a grana para pagar a faculdade, saia todos os dias à noite e, ADVINHA, ele tinha SEQUER se matriculado, ele fingiu que tinha conseguido emprego, a mãe dele super feliz passou o mês inteiro dando dinheiro da passagem e almoço a ele para depois descobrir que ele pegava o dinheiro e ia para Lan House perto. E agora quer dizer que a família não quer pagar os estudos dele ou dar dinheiro de passagem para entrevista. Aí, me poupe, uma hora cansa.
Longe de mim querer fazer um diagnóstico, mas eu tenho um parente que é muuuuuito parecido com ele. Toda a família sempre cobrou muito o rapaz, até que aos 32 anos ele foi diagnosticado com autismo de grau leve e depressão. Muita coisa fez sentido.
Então vc quer dizer que autista grau de suporte 1 e depressivo não é capaz de ser um adulto funcional?
@@danielle4973sossega militante, a pessoa em momento algum falou isso.
@@danielle4973 Não! Mas sem diagnóstico e acompanhamento adequado, as coisas podem ser mais difíceis sim! E família que não sabe nada sobre a condição pode ser bem cruel! Hoje ele tem o diagnóstico, faz o devido acompanhamento e está na melhor fase da vida. 🫶🏻
@@danielle4973 Sem o acompanhamento adequado talvez não seja capaz de ser um adulto funcional. Por isso o quanto antes se entende e trata isso adequadamente, dentro da realidade de cada um, mas fácil vai ser encarar a vida adulta.
@@samrdossantos3517 é capaz sim.
As coisas vão ser mais difíceis, mas a necessidade te joga no mundo.
Tem um monte de Autista grau de suporte 1+ depressivo sendo funcional e ninguém nem laudo tem.
minha mãe é narcisista e é exatamente assim, nao fiz faculdade,nao consegui crescer em nada principalmente por ser diminuida o tempo todo, só melhorou agora que sai de casa. ja ouvi tanta coisa que tenho ate vergonha de escrever aqui.
e as sequelas nos acompanham pq crescemos nos sentindo incapaz.
Se ele sair de casa, não vai parar,o negócio é sair de casa e cortar totalmente as relações.
Exatamente. Com telefone celular, as pessoas continuam rastreando e infernizando a vida do mesmo jeito. Eu passei por isso com meu pai possivelmente com transtorno narcisista.
Transtorno narcisista é raro e ele tem 3 pessoas na família? Tá uma onda da galera achar q todo mundo é narcisista, sendo que muitas vezes a pessoa só é ruim mesmo. Narcisismo é algo bem mais específico
Tem uma grande chance de filhos de pais narcisistas serem narcisistas também, mas eu concordo cntg. Na internet, quando descobrem uma palavra, usam pra tudo, as vezes a pessoa “apenas“ é ruim
Exatamente, nem ele acha que os parentes (no caso excluindo a mãe) são, ele acha que são só ruins mesmo, e eu concordo.
mano é cultura familiar. Tem familia que é bem toxica mesmo e varia com as relações de poder da casa.
Meu exemplo mesmo é semelhante ao dele, td mundo me escolhia para maltratar e criticar, mas com outras pessoas eram super gente boa. Ent fugindo dos laudos famosinhos da internet (autismo, tdha, narcisismo, autismo etc), é mais um lance de abuso de poder que temos em varios lugares da sociedade.
Transtorno narcisista não e raro não,e principalmente se tiver pais assim,os filhos podem ser tanto pela genética quanto pela crianção
@@carlapatricia2437 sim, é possível filhos serem um narcisistas se um dos pais forem, mas é sim considerado raro, atingindo 1 a 2% da população
Ele não pode estudar, não pode trabalhar, não pode limpar a casa, não pode cozinhar, não pode andar
Tem familiares e pessoas próximas que são assim: tenta minar a evolução das pessoas que são capazes, tentam atrapalhar até da pessoa trabalhar para depender financeira e emocionante deles. Buscam reforçar o discurso de que vc não é capaz, humilham, falam mal para as demais pessoas. Quando puderem sumir do alcance dessas pessoas, sumam de mudar o número do telefone.
Quando ele falou que saiu do emprego no segundo dia, a princípio pensei que algum familiar tóxico do qual ele reclama tinha ido lá fazer escândalo ou dito para a contratante o demitir, mas desta vez não teve como culpar um familiar (talvez fosse até bom para ele que um parente tivesse feito isso mesmo, assim ele só se livraria desta culpa e pronto) aí veio com isso de não crescer, não gostar, como se a maioria de nós não tivéssemos trabalhos que não são do nosso agrado, mas ainda assim vamos e fazemos assim mesmo. Não duvido que ele possa ter parentes tóxicos, também não duvido que ele mesmo seja tóxico, mas talvez o maior minador dele seja ele mesmo.
Tem gente q gosta de se fazer de vítima, e pode ser, q tenham membros da família dele q realmente sejam tóxicos, mas vamos observar q esta pessoa usa óculos (quem pagou o oculista?) está de cabelo cortado (quem pagou o barbeiro?) fazia inglês online (quem pagou a matrícula desse curso?) então, convenhamos, alguém ainda assim sustentava ele…e quem de fato se sente oprimido e já tem idade para sair de casa, sai e pega qq emprego (nem q seja repositor de supermercado) para dar um start na vida adulta! Muito estranha esta história 🤔
Eu tenho um amigo de 50 anos que está nessa vida desde a adolescência. É uma tristeza, ele se acha muito melhor que os parentes ao mesmo tempo que é sustentado por eles.
Nessa do trabalho parece que o trabalho que ele quer é de HERDEIRO! Como a beta disse, quando você tá desesperado pra sair de casa qualquer trabalho digno serve, pagando as contas, alimentação, e tendo paz no seu cantinho tá ótimo. E essa amiga da mãe que o recebeu de bom grado tá pagando as contas com o que? Gratidão? Essa história tá muito mal contada!!!
Tbm acho, temos só a versão dele...
Total
23:34 eu tava pensativa ate aqui, mas sinceramente. Tenha santa paciência, adulto disfuncional
A depressão intensa do divo dando uma folga para ele caminhar duas vezes por dia e batendo forte na hora de trabalhar
@@luizaabbot2691 nossa Luiza, falou tudo. Nos episódios depressivos não tive força nem pra fazer o básico por mim, que dirá "fazer caminhadas rezando o terço pq me faz bem"... Mas nesses mesmos episódios TIVE que continuar trabalhando pq não posso me dar ao luxo de parar pq "não estou me adaptando". Enfim, a realidade do divo sustentado que pode optar entre atividades na sua depressão
@@luizaabbot2691😂😂😂
@@luizaabbot2691😂😂😂
A familia dele foi tao abusiva que ele, um jovem adulto tem opções pra escolher sobre trabalho e internet de graça pra reclamar sobre ...
É sobre kkkkk
@@BrunoSantos-oy7rta depressão do divo indo dar um passeio para ele fazer duas caminhadas por dia e depois voltando para assombrar na hora que ele consegue um emprego e sai para ser sustentado pela família tóxica dele
Existem famílias assim, acreditem! Sofri muito morando com parentes e sofro com depressão desde criança. Eu reagi de forma diferente deste rapaz mas é muuito dificil ficar sozinho na vida, crescer num ambiente hostil e ter que lutar sozinho desde muito jovem sem apoio de ninguém. Isso deixa feridas pra sempre na pessoa que passa por isso😢
Pois eu não compro muito. Acho que sim, ele mora em um lar hostil, porém acho que ele também não quer melhorar (tipo, pegar um trabalho) se não for algo que ele goste. Me parece que ele quer mesmo o fácil. Que alguém leve ele pra SP e viver de ser um influencer porque ele acha que é vida boa, mas pra trabalhar no pesado ele não quer.
Sou assistente social e trabalhei em um CAPS e esse rapaz me parecer supostamente estar em sofrimento mental (não só depressão).
Infelizmente dependência emocional (sim mesmo de quem te maltrata) é mto séria, difícil de sair e mto banalizada até por quem cuida de saúde mental. A gnt é tratado como se fosse só falta de vontade, ou "não ta tão ruim assim", ou então..... Ta ai pq tem uma vantagem. E é complicado, pq mesmo quando vc se torna ciente do abuso emocional (a pessoa te controla emocionalmente), é difícil de sair, pq vc não sabe como é viver de outro jeito e tem pânico de mudar, pq a pessoa ja te fez acreditar que essa é a melhor vida que vc pode ter, lá fora é beeeem pior e vc acredita nisso.
A única depressão dele é não poder viver no luxo. Quem está deprimido não tem força para nada, esse aí caminha, medita, lê e ainda tem força pra fazer vídeo dando pena pra conseguir $
SUPOSTAMENTE acho q na verdade quem não permite estudar ou trabalhar é ele mesmo, pois ele vive uma vida de "HERDEIRO"..... Pq se fosse tão ruim o clima familiar onde ele vive, a primeira coisa q ele faria logo após o café seria procurar um emprego e se conseguisse um por mais que não se identifique no momento,ele permaneceria para poder pagar suas contas e sair de casa! ❤️🩹
É a depressão que atrapalha. O depressivo está esgotado. Parece que tudo é difícil.
A depressão do divo dando uma duas folgas por dia para ele fazer exercícios e aparecendo para assombrar quando é para trabalhar
No começo do video estava toda: nossa tadinho
No final: talvez esses familiares tem razão
pelas coisas que ele mostrou nos vídeos, parece muito estranho mesmo, não tinha ninguém tentando impedir ele de fazer as coisas nem de comer. Conseguir um trabalho e largar no segundo dia sabendo que precisa dele me parece ilusão ou falta de um choque de realidade, ou coisa de quem realmente não está precisando. Nos audios dos parentes falando, não tem ninguém gritando nem mencionando o nome dele... parece que ele pegou momentos aleatórios e fez vários cortes para ninguém perceber...
Depressão eu também tenho, já tive crises muito feias, já tentei coisas mais graves, e de alguma forma consegui me formar em engenharia e trabalho desde o final da faculdade...
Problema é que ficar em casa estudando e lendo sem ajudar financeiramente e complicado para a maioria das famílias. Primeiro a gente tem que fazer o que dá dinheiro e depois o que a gente gosta. Infelizmente
Eu acredito que a família possa ser tóxica, mas ele parece ser bem acomodado tb
As vezes ele já está depressivo e n tem o ânimo de vida sabe
O que mais me impressiona nessa história é a força e coragem desse rapaz. Espero que alguém o ajude a sair dessa situação.
conheço uma pessoa assim, os pais deles não deixam ele fazer nada, se ele vai procurar emprego reclaman se fica em casa também ficam reclamando. e ele é igual esse rapaz só fica escolhendo onde vai trabalhar e quando estava trabalhando ao invés de sair de casa disse que o salario não dava para alugar uma casa mas comprou um ps5 a vista 🤡
Entendo o que ele ta passando
O "negar" o emprego ali é aquela ansiedade mórbida que ja, por toda dor que passamos e pressao, acha que nao daremos conta. Como ele falou, nao eh a carga doemprego, mas as SITUACOES que vc sabe que NAO DA MAIS CONTA DE ENCARAR. Isso fora partes da vida que "deletamos" da memoria aprnas pq eh a unica opção de seguir vivo, alguem me entende? Estamos juntos ❤
Nao é raro isso de fmilia nao deixar estudar. Ler é uma ferramenta de liberacao, e quem le ve mundo além... Até hoje lembro a piada familiar que até minhas filhas repetiam quando eu sentava pra ler qualquer coisa: Ola lá, já ta viajando. Vao dizer que é mimimi, mais alguns vao entender. Desculpem as faltas de pontuacao, meu teclado é espanhol kkkk Plot twist, estudei, me formei e hj tenho uma carreira memso sendo mae solo e sem apoio. Sou professora de Química, Professora de Primera serie,, to fazendo faculdade e trabalho como coordenadora de ensino medio. Tenho muito rgulho de mim e dos muitos mundos que viajei
É. Ele tem planos, ele quer fazer, mas, a depressão não deixa e sem os remédios esse gás pra dar o primeiro passo não vem.
Minha mãe passou exatamente por isso. E por ter nascido e crescido nisso era até difícil pra ela entender. Minha avo era super dissimulada, as pessoas de fora achavam ela ótima. Minha avó exigia que minha mãe fosse uma pessoa extraordinária, bem sucedida no trabalho e na vida pessoal mas a desestimulava e impedia de todas as formas possíveis de conseguir isso. Um círculo vicioso doentio. A autoestima da pessoa q passa por isso nunca nem consegue ser construída. E o objetivo é exatamente esse… aí depois esses pais/parentes falam pros outros q a pessoa é uma encostada inútil… 🫠 na verdade essa pessoa nunca é vista como um ser humano, desde o nascimento é vista como um objeto do desejo deles, das frustrações deles, uma verdadeira marionete. É claro q pra quem não passou por isso fica difícil de entender pq a pessoa não sai de uma vez, mas imagina vc desde q nasceu nunca nem entender que é uma pessoa, que tem habilidades, que existe vida fora desse contexto? É dificílimo, gente. É como só conhecer uma vida Absolutamente distópica.
Passei por isso e consegui sair fora, sofri demais e é exatamente isso! Cobrar pra ser o melhor mas não estimular a nada, tenho profissão e me sustento sozinha, porém minha mãe diz que o que eu faço não é profissão. Enfim... Muito complicado essa situação e sair dela tem que ter muita força 😢
Na depressão PROFUNDA, vc mal consegue respirar. O q esse rapaz tem é outra coisa.
😢dificil...
Só tem lado dele nessa história, sei que gente que tem problemas psicológico que diz as mesmas coisas, mas é alucinações e casos de familias ruins assim.
Porém vem na minha mente uma frase do Jean: " você tem 30 paretes, esses 30 nenhum gosta de você?."
Eita! Quer se livrar de pessoas tóxicas, primeiramente busque sua independência financeira total .Quando se quer realmente não tem quem atrapalhe.
A familia nao tem "inveja" dele saber ingles como ele diz, só nao entendem a preocupação dele aprender outro idioma e nao levantar a bunda pra ir trabalhar! Que prioridades sao essas? Só quer ler, tomar chá, fala de sair da casa dos parentes e pedir ajuda kkkkk
Gente só vi um cara extremamente ACOMODADO E PREGUIÇOSO, se o parente é tóxico se muda e vai trabalhar, e sem desculpas, minha mãe morreu quando eu tinha 12 anos, minha madastra fazia coisas horríveis, aos 14 sai de casa e fui morar na rodoviária e oferecia pra limpar fazer faxina pra ganhar alguma coisa, e olha que eu sou mulher, preta, criada sem liberdade para nada, sem conhecimento algum, agora um preguiçoso desse, que já tem seus 20 anos, com acesso a internet, com força nos braços, e fica dando desculpa.
A situação dele é muito complexa, mas ao mesmo tempo tem como ele burlar fácil essa família só por saber inglês e ter um celular, parece loucura, mas essas duas coisas ajuda muito vc a arranjar um futuro, é estudar e conseguir fugir dali
E dar um foda-se pra opinião da família dele
Mas isso de ficar escolhendo emprego é ridículo mesmo
Ai gente... sinceramente, o cara é um acomodado, provavelmente as pessoas da família são pessoas pobre, humildes e ele um homem adulto que não trabalha e obviamente não faz nada em casa, eles provavelmente tão cansados da mordomia do bonito...um desocupado querendo passar a perna nos trouxas da internet.
Cheguei em casa ,quero assistir na TV e almoçando !!
Beta eu te amo ❤️
Esse negócio da família não deixar estudar é foda... Já ouvi varios parentes meus dizendo que eu não ia conseguir nada com isso, que era perca de tempo e que quem nasce pobre permanece pobre. Mas felizmente minha mãe e os meus irmão sempre me botaram pra cima, não sei se esse cara tá mentindo, porém, se ele realmente tiver passando por isso espero que ele saía .
“ tenho depressão profunda mas com tempo tranquilão pra fazer tiktok e falar mal dos meus parentes que me sustentam” supostamente .
entendo muito ele , já vivi algo parecido e superei todos , ter pessoas assim ao redor acaba com a sua cabeça e o seu psicológico fica muito acalado , que ele cresça e viva e produza mais e melhor só tenho as melhores coisas para ele.
Ele gosta de vida mansa, é isso galera
Exatamente e um preguiçoso e quer se fazer de vítima na internet pra conseguir coisa fácil.
Verdade preguiçoso
Pai amado… trabalhei durante 4 anos em supermercado, comi o pão que o capeta pisou, trabalhava o dia inteiro e fazia faculdade a noite ( como milhões de brasileiros) mas era com esse trabalho que eu conseguia pagar meu aluguel e me sustentar pois ajuda familiar nunca tive. Ai esse bonito no primeiro obstáculo larga o emprego por não ser comparativo, oi???? Pior que é esse tipo de gente que consegue crescer na internet…