Quem quer o "passaporte europeu", foi para portugal, não gastou um dinheirão e tempo para fazer cidadania italiana. Quem quer ir aos EUA, é muito mais simples tirar o visto no Brasil ou pagar coiotes. No meu caso, não faz sentido dizer que eu quero a cidadania por facilidades, já que minha esposa não tem esse mesmo direito. Vou ter facilidade em que? Só vejo dificuldades.
Existem vários erros nos entendimentos do Menia em minha opinião, mas ele insinuar que a cidadania italiana é um produto e há acordos com funcionários de cartório para ajeitar documentos para cidadania, que há um mega esquema de fraude para cidadania, isso é uma covardia, ele não imagina a dificuldade que temos com os cartórios para adquirir e retificar tantos documentos. Falou muito para depois inventar absurdos. Triste isso
Ele se refere aos vários esquemas de corrupção na cidadania italiana envolvendo empresas de acessoria brasileiras e funcionários públicos italianos nos comunes. Isso não foi invenção mas sim fatos concretos noticiados na mídia italiana e até aqui no Brasil.
@@lucianop_r Ele fala vários absurdos, o mais preocupante é que ele está criando uma forte imagem negativa de nós ítalo brasileiros na opinião pública italiana, mesmo fazendo tudo de forma legal, ele está literalmente criminalização pessoas que estão requerendo direitos de forma legal, sul-americanos em geral mas especialmente brasileiros. Absurdo toda essa situação, contestar e opinar é direto dele, mas criminalizar e insuflar a opinião pública com mentiras não.
Exatamente. A busca pelo reconhecimento enseja o inicio de uma trajetória longa e burocrática, a qual não é tão simples e prática quanto o Sr. Menia dá a entender em suas palavras carregadas de leviandade e preconceito. Só para localizar a certidão de nascimento do meu bisavô eu levei algo em torno de 1 ano; depois, mais 3 meses para o comune enviar-me e eu recebe-la pelo correio; em seguida, mais 8 meses na fase de retificação das certidões na Justiça Brasileira; depois, mais uns 2 meses para reemitir todos os documentos brasileiros e apostilá-los; em seguida, o ajuizamento da ação e uma espera de 1 ano e 3 meses para a audiência na Italia; por fim, mais 1 ano e 2 meses entre as fases de: sentença, transito em julgado, transcrição no comune, inscricao no AIRE, agendamento do Passaporte e, finalmente, o documento em maos. FIM. Tempo total: 5 anos de percurso. Tudo dentro da lei. E depois de tudo, a gente ouvir um cara na TV falar asneira, desqualificando os italo-descendentes, generalizando-os como se estivessem fazendo tramóia, como se fôssemos párias... É inaceitável. As palavras dele causam repulsa. É ofensivo e desrespeitoso.
@@eduardobenedetti4030 Imagem negativa o próprio brasileiro passa a vida criando em qualquer país que vai. Não contentes em fazer merda no Brasil, vão fazer merda no exterior também. E ainda fazem o favor de eleger um bandido pra presidência da república. Isso é normal apenas no país das bananas onde o poste mija no cachorro... Pq em qualquer país sério desse mundo isso é completamente inadmissível, vergonhoso e repugnante!!! Acha que o Brasil/brasileiro vai ser respeitado por alguém desse jeito? Não é atoa que o nível de xenofobia contra brasileiros nunca esteve tão alto e infelizmente só tende a piorar cada vez mais. O foda são os bons pagarem por esses brasileiros que fazem questão de ficar queimando o Brasil.
@@lucianop_r Que é uma pequena fração e que só existe graças exigências absurdas. Qual sentido de fixar uma residência na Italia pra fazer o pedido na Italia. Qual o problema da documentação ser enviada por correios? Como acontece em Portugal. Cobra uma taxa, se esse for o problema.
Tem brasileiro com cidadania reconhecida que é desse partido que apoia inclusive essa proposta. Isso me entristece muito. Diz querer o melhor para itália, mas deseja que a itália bata a porta na nossa cara dificultando ainda mais um processo que já é difícil e não prejudica a Itália em nada, pelo contrário.
Este maledeto é tão italiano, quanto eu , de mesma geração . Por que este triste , inclua nesta lei , que ela retroaja e inclua também para aqueles , que já conquistaram, tipo ele a menina Bueno ? Io sono Vecchio e não troco meu Rio Grande ! Mas olho para, La mia Ligúria e o meu Piemonte, com muito carinho e sonhando... Quem sabe um dia !? Meus Filhos , esposa e minha neta , já venceram até a " não renuncia, " foi sofrido . Viva a Iure Sanguinis .
Mano a maioria de quem já obteve a cidadania italiana agora torce para restringir o acesso de outros decendentes. Inclusive este senador que é de origem de um país onde leste europeu é só mais um hipócrita .
e os milhares de euros que entra todo o mês porque não contratam mais juízes para suportar a tal demanda? para onde estão realocando as receitas? um descaso esperar 1, 2 ou 3 anos para marcar uma audiência!
....Vários erros grotescos, mas o pior de ouvir é sobre a política de retorno dos "italianos" após esta mudança da lei...que se voltarem a pátria serão inseridos ou incentivados a ingressar em trabalhos que os "italianos" não querem mais fazer. Ou seja, mesmo coma cidanania não somos italianos, somos apenas massa de manobra para nos colocarmos em profissões que muitas vezes pagam uma esmola (porque se fossem profissões operárias mas dessem dignidade, não vejo problemas, mas não o são) e assim repovoar vilas que estão muitas vezes sumindo...sem garantias do governo de uma melhor assistência e qualidade de vida? Se assim for, melhor nosso Brasil!
Na minha opiniao essa lei de cidadania sem limite de geracao vai acabar logo logo.....por um motivo simples que e a quantidade de pessoas que tem direito a ela. No Brasil calcula-se que 30 % da populacao tem alguma descendencia....sem contar na Argentina, Chile e outros lugares......
Não tem como mesmo, é uma coisa sem noção uma pessoa na 6a geração querer requerer cidadania. Nenhum país aceita isso, só a Italia. O Brasil mesmo, é só a 1a geração que tem direito e ainda assim o brasileiro nascido no exterior tem que confirmar o desejo de ser brasileiro antes de fazer 21 anos.
Eu ate concordo em partes, nao sou hipócrita, porém ele afirma que os descendentes de italianos seriam bons para ocuparem postos de trabalho que os italianos "legítimos" nao querem é fod@!!!
Que embromação. Ridículo lembrar as influências da Itália no futebol da Argentina e Uruguai... Somos 32 milhões de descendentes italianos no Brasil e não precisamos lembrar do Palmeiras e Cruzeiro que ambos eram Palestra. Não precisamos lembrar de Zagallo em 1958 e 1962 , ou Rivelino e Piazza em 1970. Ou Scollari em 2002. O sentimento itálico está enrraigado na alma do Brasil assim como outras influências. Não vai ser logo um descendentes italiano da Sérvia que vai vir botar regras para definir quem é mais ou menos merecedor do reconhecimento da cidadania italiana. Esdrúxula está lei e discussão. Persigam os picaretas de ambos países Itália e Brasil envolvidos nas falcatruas e prendam estes bandidos. E deixem os milhões de italos brasileiros em paz.
Uma solução ponderada para esse problema seria fazer uma lei que aperfeiçoasse o direito de sangue. Por exemplo: (1) direito automático até 50% de sangue italiano, sem limite de gerações , (2) direito condicional até 25% de sangue, sem limite de gerações - necessidade de comprovação de vínculo cultural (idioma, etc). Em ambos os casos o cidadão teria que demonstrar interesse em ser cidadão antes de completar 21 anos de idade. Nascidos antes da promulgação da lei estariam isentos de aplicação das novas regras (já são italianos, qualquer coisa no sentido de retirar este direito seria inconstitucional), porém teriam 5 anos para requerer a cidadania. Com relação ao computo do percentual de sangue mencionado acima, seriam considerados origem do pai e mãe, a cada geração. Por exemplo, um filho de pai e mãe italiano teria 100% de sangue italiano. Se este tem um filho com uma italiana, este sera considerado como tendo sangue também 100% italiano, e por ai vai, ou seja, o que importa é a composição percentual de cada um como italiano e não a geração
@@thiagocesar5036 Fascismo??? Ué, não entendi. O conceito "Jus Sanguinis" (direito de sangue) é pura e simplemente isso meu caro. Herança pelo sangue. Só não contavam quando redigiram a lei que alguém na sexta geração ainda estaria requerendo o direito. Se não concorda e acha isso fascista então defenda a eliminação do conceito por completo, italiano só quem nascer lá. Se para ti é imoral cidadania pelo sangue, tanto faz se é filho ou sextaneto, a imoralidade seria a mesma.
@@BRuas9080 a solução é dificultar ainda mais, parabéns por sua lógica, você fica fazendo % de dados sanguineos cara, se liga. Se for por essa lógica o Brasil inteiro é eliminado do direito de cidadania, assim como qualquer outro país, se você tem sangue de italiano é italiano, é isso e não ficar fazendo % de sangue alheio cara, é simplesmente bizarro o que você falou ai mas cada um com sua opinião.
Deveriam agilizar no brasil e facilitar, pq só tira a cidadania quem realmente gosta da Itália e origem da família
Quem quer o "passaporte europeu", foi para portugal, não gastou um dinheirão e tempo para fazer cidadania italiana. Quem quer ir aos EUA, é muito mais simples tirar o visto no Brasil ou pagar coiotes. No meu caso, não faz sentido dizer que eu quero a cidadania por facilidades, já que minha esposa não tem esse mesmo direito. Vou ter facilidade em que? Só vejo dificuldades.
Esse cidadão pensa que é fácil pegar real e conseguir documentação em euro,ESSE SÓ É NOSSO DIREITO DE SANGUE
Existem vários erros nos entendimentos do Menia em minha opinião, mas ele insinuar que a cidadania italiana é um produto e há acordos com funcionários de cartório para ajeitar documentos para cidadania, que há um mega esquema de fraude para cidadania, isso é uma covardia, ele não imagina a dificuldade que temos com os cartórios para adquirir e retificar tantos documentos.
Falou muito para depois inventar absurdos.
Triste isso
Ele se refere aos vários esquemas de corrupção na cidadania italiana envolvendo empresas de acessoria brasileiras e funcionários públicos italianos nos comunes. Isso não foi invenção mas sim fatos concretos noticiados na mídia italiana e até aqui no Brasil.
@@lucianop_r Ele fala vários absurdos, o mais preocupante é que ele está criando uma forte imagem negativa de nós ítalo brasileiros na opinião pública italiana, mesmo fazendo tudo de forma legal, ele está literalmente criminalização pessoas que estão requerendo direitos de forma legal, sul-americanos em geral mas especialmente brasileiros.
Absurdo toda essa situação, contestar e opinar é direto dele, mas criminalizar e insuflar a opinião pública com mentiras não.
Exatamente. A busca pelo reconhecimento enseja o inicio de uma trajetória longa e burocrática, a qual não é tão simples e prática quanto o Sr. Menia dá a entender em suas palavras carregadas de leviandade e preconceito. Só para localizar a certidão de nascimento do meu bisavô eu levei algo em torno de 1 ano; depois, mais 3 meses para o comune enviar-me e eu recebe-la pelo correio; em seguida, mais 8 meses na fase de retificação das certidões na Justiça Brasileira; depois, mais uns 2 meses para reemitir todos os documentos brasileiros e apostilá-los; em seguida, o ajuizamento da ação e uma espera de 1 ano e 3 meses para a audiência na Italia; por fim, mais 1 ano e 2 meses entre as fases de: sentença, transito em julgado, transcrição no comune, inscricao no AIRE, agendamento do Passaporte e, finalmente, o documento em maos. FIM. Tempo total: 5 anos de percurso. Tudo dentro da lei. E depois de tudo, a gente ouvir um cara na TV falar asneira, desqualificando os italo-descendentes, generalizando-os como se estivessem fazendo tramóia, como se fôssemos párias... É inaceitável. As palavras dele causam repulsa. É ofensivo e desrespeitoso.
@@eduardobenedetti4030 Imagem negativa o próprio brasileiro passa a vida criando em qualquer país que vai. Não contentes em fazer merda no Brasil, vão fazer merda no exterior também.
E ainda fazem o favor de eleger um bandido pra presidência da república. Isso é normal apenas no país das bananas onde o poste mija no cachorro... Pq em qualquer país sério desse mundo isso é completamente inadmissível, vergonhoso e repugnante!!!
Acha que o Brasil/brasileiro vai ser respeitado por alguém desse jeito? Não é atoa que o nível de xenofobia contra brasileiros nunca esteve tão alto e infelizmente só tende a piorar cada vez mais.
O foda são os bons pagarem por esses brasileiros que fazem questão de ficar queimando o Brasil.
@@lucianop_r Que é uma pequena fração e que só existe graças exigências absurdas. Qual sentido de fixar uma residência na Italia pra fazer o pedido na Italia. Qual o problema da documentação ser enviada por correios? Como acontece em Portugal. Cobra uma taxa, se esse for o problema.
A lei que ele quer passar é ridícula e nunca vai passar.
Tudo vira produto e prestação de serviço quando o estado não é eficiente
E teve um monte de gente aqui no Brasil fazendo campanha pra esse partido.... Que nome se dá pra gente assim mesmo?
Tem brasileiro com cidadania reconhecida que é desse partido que apoia inclusive essa proposta. Isso me entristece muito. Diz querer o melhor para itália, mas deseja que a itália bata a porta na nossa cara dificultando ainda mais um processo que já é difícil e não prejudica a Itália em nada, pelo contrário.
Este maledeto é tão italiano, quanto eu , de mesma geração .
Por que este triste , inclua nesta lei , que ela retroaja e inclua também para aqueles , que já conquistaram, tipo ele a menina Bueno ?
Io sono Vecchio e não troco meu Rio Grande !
Mas olho para, La mia Ligúria e o meu Piemonte, com muito carinho e sonhando... Quem sabe um dia !?
Meus Filhos , esposa e minha neta , já venceram até a " não renuncia, " foi sofrido .
Viva a Iure Sanguinis .
Mano a maioria de quem já obteve a cidadania italiana agora torce para restringir o acesso de outros decendentes. Inclusive este senador que é de origem de um país onde leste europeu é só mais um hipócrita .
Esse FDP nem italiano é, ele é iuguslavo esse traste fez tbm a cidadania ius sanguinis ele tem horror a brasileiro esse bosta
@@rodrigocronos6317 tenho medo de que essa lei passe e todo mundo perca o direito, inclusive quem está em processo, ou depois de pegar o passaporte
Chegando barco vindo da África com milhares de homens em idade militar,ganha auxílio e nos neto de italiano é uma burocracia.....
Ele está dizendo que todos que obtiveram o reconhecimento da cidadania até então são pessoas nas idôneas, ilegais........um absurdo
Na verdade ele está numa disputa com nós, porque ele sabe que nós o odiamos
e os milhares de euros que entra todo o mês porque não contratam mais juízes para suportar a tal demanda? para onde estão realocando as receitas? um descaso esperar 1, 2 ou 3 anos para marcar uma audiência!
....Vários erros grotescos, mas o pior de ouvir é sobre a política de retorno dos "italianos" após esta mudança da lei...que se voltarem a pátria serão inseridos ou incentivados a ingressar em trabalhos que os "italianos" não querem mais fazer. Ou seja, mesmo coma cidanania não somos italianos, somos apenas massa de manobra para nos colocarmos em profissões que muitas vezes pagam uma esmola (porque se fossem profissões operárias mas dessem dignidade, não vejo problemas, mas não o são) e assim repovoar vilas que estão muitas vezes sumindo...sem garantias do governo de uma melhor assistência e qualidade de vida? Se assim for, melhor nosso Brasil!
Seremos italianos de segunda classe
Stai in Brasile se non ti piace
Na minha opiniao essa lei de cidadania sem limite de geracao vai acabar logo logo.....por um motivo simples que e a quantidade de pessoas que tem direito a ela. No Brasil calcula-se que 30 % da populacao tem alguma descendencia....sem contar na Argentina, Chile e outros lugares......
Também acho. Muita gente subestimando o assunto
@@helgabenshoff3011o Fábio Barbiero fala muito bem sobre isso! Eu já reconheci a minha cidadania mas continuo acompanhando o assunto…
Não tem como mesmo, é uma coisa sem noção uma pessoa na 6a geração querer requerer cidadania. Nenhum país aceita isso, só a Italia. O Brasil mesmo, é só a 1a geração que tem direito e ainda assim o brasileiro nascido no exterior tem que confirmar o desejo de ser brasileiro antes de fazer 21 anos.
@@BRuas9080 meus filhos de 22 e 24 nasceram no exterior e não existe mais essa necessidade de confirmar a cidadania brasileira.
@@marciapearce8200 Voce tem razão, a lei foi modificada em 1994. Meus filhos nasceram antes disso e tiveram que confirmar aos 21.
Sem legenda BR?
Você pode colocar legendas em inglês!
Só ativa-las.
Eu ate concordo em partes, nao sou hipócrita, porém ele afirma que os descendentes de italianos seriam bons para ocuparem postos de trabalho que os italianos "legítimos" nao querem é fod@!!!
Que embromação. Ridículo lembrar as influências da Itália no futebol da Argentina e Uruguai... Somos 32 milhões de descendentes italianos no Brasil e não precisamos lembrar do Palmeiras e Cruzeiro que ambos eram Palestra. Não precisamos lembrar de Zagallo em 1958 e 1962 , ou Rivelino e Piazza em 1970. Ou Scollari em 2002. O sentimento itálico está enrraigado na alma do Brasil assim como outras influências. Não vai ser logo um descendentes italiano da Sérvia que vai vir botar regras para definir quem é mais ou menos merecedor do reconhecimento da cidadania italiana. Esdrúxula está lei e discussão. Persigam os picaretas de ambos países Itália e Brasil envolvidos nas falcatruas e prendam estes bandidos. E deixem os milhões de italos brasileiros em paz.
Ha detto solo bugie
Sou neto 😂
Sua fala é xenófoba .
Terrível!!
Black Friday da cidadania italiana 😂
Ai foi phoda, sujeito sem noção que fez isso
Uma solução ponderada para esse problema seria fazer uma lei que aperfeiçoasse o direito de sangue. Por exemplo: (1) direito automático até 50% de sangue italiano, sem limite de gerações , (2) direito condicional até 25% de sangue, sem limite de gerações - necessidade de comprovação de vínculo cultural (idioma, etc). Em ambos os casos o cidadão teria que demonstrar interesse em ser cidadão antes de completar 21 anos de idade. Nascidos antes da promulgação da lei estariam isentos de aplicação das novas regras (já são italianos, qualquer coisa no sentido de retirar este direito seria inconstitucional), porém teriam 5 anos para requerer a cidadania. Com relação ao computo do percentual de sangue mencionado acima, seriam considerados origem do pai e mãe, a cada geração. Por exemplo, um filho de pai e mãe italiano teria 100% de sangue italiano. Se este tem um filho com uma italiana, este sera considerado como tendo sangue também 100% italiano, e por ai vai, ou seja, o que importa é a composição percentual de cada um como italiano e não a geração
Comentario mediocre, nao da nem pra acreditar que alguem deu like nisso, facismo puro.
Hittler da like no seu comentario.
Falou merda! Comentários como o seu é igual merda seca não serve para nada!
@@thiagocesar5036 Fascismo??? Ué, não entendi. O conceito "Jus Sanguinis" (direito de sangue) é pura e simplemente isso meu caro. Herança pelo sangue. Só não contavam quando redigiram a lei que alguém na sexta geração ainda estaria requerendo o direito. Se não concorda e acha isso fascista então defenda a eliminação do conceito por completo, italiano só quem nascer lá. Se para ti é imoral cidadania pelo sangue, tanto faz se é filho ou sextaneto, a imoralidade seria a mesma.
@@BRuas9080 a solução é dificultar ainda mais, parabéns por sua lógica, você fica fazendo % de dados sanguineos cara, se liga.
Se for por essa lógica o Brasil inteiro é eliminado do direito de cidadania, assim como qualquer outro país, se você tem sangue de italiano é italiano, é isso e não ficar fazendo % de sangue alheio cara, é simplesmente bizarro o que você falou ai mas cada um com sua opinião.
@@BRuas9080 o RUclips apagou meu comentário, só rindo da sua lógica escrota mesmo.