Se você já toca piano ou teclado e se sente travado no aprendizado, dê uma olhada no material "Como Criar Exercícios Para Piano". Basta cadastrar seu email neste link: www.aprendendopiano.com.br/exercicio-tecnica-piano/?YT&YT-ORG&Criar-Exercicios
Grande qualidade de pianistas que reuniu para analisar. Todos tão diferentes e geniais.. Nos temos a Maria João Pires também boa para mim. Adorei este vídeo.
Quem me dera absorver toda esta cultura, que não é fácil de encontrar, ou às vezes não sabemos o que procurar. Estes conhecimentos são de alto valor e orientadores.
Arthur Rubenstein sempre me pareceu excessivamente romântico na interpretação de Chopin. Romântico e contido a ponto de sacrificar os aspectos políticos em algumas composições. Composições que, ao meu modo de ver, exigiam mais emoção na hora de serem interpretadas.
A mais bela interpretação da Sonata 32 do Beethoven, em minha opinião, foi pelas mãos do Richter. A gravação de 1993, album com as Sonatas de Beethoven, é um diamante raro. Espetacular, nunca mais ouvi a Sonata 32 da mesma maneira.
Toque Chopin Professor ! Adoro estas aulas, vê-se que o Professor tem uma grande cultura geral de música o que deve ter contribuído para o seu alto nível.
Glenn Gould é EXCEPCIONAL! Fora de série! E hoje, ainda vivo, há o excepcional pianista russo EVGENY KOROLIOV! Ouvir as Variações Goldberg, de Bach, através de seus dedos, é uma delícia! Espanta qualquer coronavirus!
Vídeo fantástico, raro de ser visto com essa qualidade na produção de material do gênero em nosso país. Ficou-me a impressão que a escolha de apenas cinco mestres limita muito e acaba preterindo grandes mestres na área pianística. De qualquer forma, um verdadeiro brinde para a nossa cultura instrumental!
Glenn Gould transforma bach em algo impensado, surpreendente. Insano! Andras Schaff é um ilusionista. Você assiste, pensa que é muito fácil, e quando tenta tocar, quebra a cara.
Cada um com as suas características, todos têm muito mérito. Vi um filme há uns anos sobre sobre ele. Professor considere-se ao nível, causa sentimentos de valor.
Fico muito feliz de ver um canal tão sério e focado em puramente em cultura musical e ensino do piano alcançando 100 mil inscritos. Parabéns professor.
Parabéns , sua analise foi perfeita definindo bem os 5 . Lembro bem do meu espanto em 1991 ao ouvir Gould em um CD no fone de ouvido , cantarolando seus hum, hum , hum . Coisas que só os gênios fazem . É uma pena que diante de tantos percalços da vida João Carlos Martins não possa figurar nesta lista.
Sou um conhecedor mediano, mas uma coisa posso falar. Eu ouvi bastante Glenn Gould pra comparar e conhecer os estilos que os pianistas tocam, e concordo com absolutamente tudo que foi dito aqui. As sonatas de Beethoven do Gould são muito interessantes de ouvir. Eu até prefiro as de um estilo mais "tradicional", mas comparar é muito interessante. Acho que a maioria vai concordar comigo que ele é o dono das Variações Goldberg. Até a voz dele baixinha de fundo combina, e o estilo dele de tocar como se estivesse tocando um cravo combina absurdamente com o que eu acredito que seja a "proposta de Bach" pra essa obra
Pessoal, Que oportunidade de ouro ouvir o Felipe falando s/ essas referências... olha, a internet realmente democratizou o conhecimento. Muito obrigado mestre 🙏🏻
Excelentes análises, Felipe. Poderia continuar com mais, hein?! Gostaria de ouvir sua percepção sobre Martha Argerich, Nelson Freire, Pollini, Ashkenazy, Maria João Pires, Zimerman...
Seleção incrível! Senti falta da Martha Argerich. Para mim, ela junto ao Zimmermann e o Evgeny Kissin são os melhores pianistas vivos. Rubstein era um Lord, postura elegantíssima, interpretação rigorosa.
Caramba, que vídeo esclarecedor. Não conhecia Richter e Schift, voltei aqui depois de alguns dias pra agradecer por conhecer os dois. Sobre o Glenn Gould, sempre me perguntei por que tudo nele repercutia tanto, e quanto mais conheço mais penso que ainda é pouco; até como pensador ele é uma inspiração pra qualquer tipo de artistas ou apreciador, amador. Lembro que quando comecei a ler/escutar o que ele falava sobre polifonia isso me deu oxigênio (pra usar as suas palavras) na situação em que estava lendo sobre estética e filosofia da música (na época estudava filosofia).
Que seleção de ouro!Você não imagina o quanto faz bem esse tipo de vídeo.De fato são pianistas inspiradores.Temos muitos artistas fabulosos, e gostaria de saber o que você pensa sobre a Martha Argerich e dos grandes pianistas brasileiros.
Que vídeo gostoso de assistir! Dá para fazer uma série. As sugestões dos comentários já são ótimas. Eu adicionaria Sokolov, Kissin, Trifonov, Ax, Grosvenor, Hough. Seria muito legal também Freire, Guiomar Novaes, Dona Magda, Antonieta Rudge, Szidon, José Eduardo Martins... Nossa quantos músicos fantásticos!
Você não poderia falar sobre Christiane Jaccottet e Valentina Lisitsa? Seria muito bom saber sobre seus estilos de tocar, as técnicas utilizadas e tudo mais
Gostei. Arthur Moreira Lima deu autógrafo para meu filho Luis Felipe. Ele tinha 3 anos e foi seu primeiro concerto! O Arthur caminhou até mim, e perguntou a idade do meu filho. E ofertou o autógrafo! Eu não pedi. Ele deu. Então, foi presente. Sra. Guiomar Novaes e Nelson Freire são pianistas fantásticos. Vamos aguardar o feedback do nosso professor.
Não conheço Arthur Moreira, mas nelson e Guiomar são incríveis, estão entre os melhores da história brasileira (e talvez mundial) Com as melhores interpretações de muitas músicas
Grato por nos apesentar, a seu modo, essas personalidades fantástca. É perceptível a influência de distintos intérpretes sobre essas peças célebres, do conhecimento do grande público.
Gostei muito do vídeo, são pianistas de outra geração que não conhecia muito . Gostaria de ver um vídeo falando de pianista mais jovens também e as diferenças que vc percebe entre essas gerações.
Gostei do Andras Shif, não havia lhe dado a devida atenção. Os outros eu já amava. Fala de mais mortos e vivos (Michelangelli, Arrau, Magaloff, Polinni...) fala dos brasileiros. 😊
Sem querer desvalorizar outros grandes interpretes do piano, para mim, sempre gostei muito de ARTUR RUBINSTEIN. O seu estilo muito calmo, muito preciso, mas muito melodioso. Tenho um DVD video da (DEUTSCHE GRAMMOPHON) com interpretações de compositores tais como: BEETHOVEN, BRAHMS, CHOPIN, SCHUBERT, etc., assim como uma entrevista com ele.
A partir de leituras esparsas sobre vários pianistas ponho aqui algumas opiniões, não exatamente as minhas. a) Rubinstein, segundo li, em mais de uma ocasião, disse que quando queria tocar para si mesmo ou para sua esposa, só tocava Mozart. b) segundo Nelson Freire (em um documentário sobre ele, excelente!), há uma passagem no Concerto para Piano e Orquestra n°2 de Brahms que Horowitz se negava a tocar: ele simplesmente a suprimia, em comum acordo com os maestros; c) durante muito tempo, quando pianistas russos (soviéticos) eram aclamados no Ocidente, sua resposta era uma só: "Obrigado, mas esperem até ouvir Richter". Ele veio ao Ocidente e a opinião dos seus antecessores foi amplamente confirmada. Certa vez, visitando Chicago, não foi encontrado no seu quarto de hotel. Pânico! Teria Richter "escolhido a liberdade"? Horas depois voltou ao hotel, cansado. Explicou: "queria conhecer a cidade, andei algumas hora por aí." E nada mais disse nem lhe foi perguntado. d) você não mencionou que Gould foi um dos maiores intérpretes de Bach, não entendi porque. Esquisitão, hipocondríaco, imprevisível, tocava Bach como achava que Bach deveria ser tocado. Todos os pianistas tocam o Prelúdio n° 2 do primeiro volume de O Cravo bem Temperado razoavelmente depressa, Gould o toca lentamente, como principiantes tocam os exercícios iniciais do Hannon. Dado a opiniões extravagantes, Gould declarou certa vez que Mozart não era tão bom quanto diziam e que tinha vivido mais tempo do que merecia. Na minha opinião, Gould deveria levar umas palmadas por essa declaração, mas que sei eu, fanzoco declarado de Gould, de Bach e de Mozart? e) costumo ouvir Schiff tocando Bach e nunca me canso de um , do outro ou de ambos. Seus vídeos são preciosos. Que venham outros! Feliz 2020.
Adorei esse vídeo! É muito comum ouvirmos falar dos compositores, mas nunca havia visto uma análise dos intérpretes. Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Concordo com todas essas análises, Felipe! Quando ouvi o Richter e o Glenn Gould pela primeira vez quase cai pra trás... É algo inacreditável o que eles conseguiram alcançar.
Finalmente um video comentando o floresta do piano!!!! 🤣🤣🤣🤣🤣 Brincadeiras a parte, eu escuto o Glenn Goud todo dia. Adoro pegar uma musica classica e um monte de possibilidades que ela pode dar. Esse video é muito esclarecedor, muito importante, muito enriquecedor!! Minha sujestao é que tenha um outro video desses que fale dessa geraçao mais recente, e aponte qualidades individuais que se destacam. Maravilhoso, obrigado Felipe!
Oi Felipe. Primeiro, seu canal é fantástico, uma fonte constante de inspiração. Segundo, provavelmente você já deve ter ouvido, mas eu gosto muito da Khatia Buniatishvili. Ela tem apresentado uma discografia muito pessoal, que me agrada muito.
@@FelipeScagliusi sem querer ser o portador da luz, é muito difícil, por questão de tempo mesmo, ser as duas coisas, intérprete e professor... grandes pianistas seriam ou são péssimos professores, e o contrário também, grande Felipe, pode ser certamente excelente nas duas coisas, o problema é o tempo as duas funções, uma função rouba tempo da outra. Eu dou aula de Arte ( Música, Teatro, Pinrura, Desenho ) me perguntam ( alguns alunos ) você é artista? respondo: faço algumas coisas, mas não dá tempo de ser um artista! gostaríamos de vê-lo em turnes e viagens incontáveis, entrevistas e performances... mas não dá tempo para tudo isto e ainda em nos presentear gratuitamente com tanta informação e sensibilidade... mesmo assim muito obrigado professor.
Realmente grandes pianistas, mas para mim Ludovico Einaudi é incomparável, escuto suas músicas por horas sem entediar, melodias magníficas sem querer demonstrar ser o mais rápido pianista com quantidade de notas que muitas vezes nem se consegue perceber. Gostaria que falasse sobre ele!
Gostei muito de saber quais os grandes mestres do piano que fazem seu estilo. São maravilhosos! Rubinstein é uma pérola! Dessas que pra você colher precisa mergulhar águas profundas! Obrigada pelo repertório soberbo! O senhor é uma caixinha de surpresa ! A cada dia surge algo incrível! Seu estilo e bom gosto salta aos olhos de quem o assiste e vai mergulhando águas profundas em busca dos tesouros exóticos! Gratidão!
Simmmm!!! Gostei muitooo!! Como é bom ouvir a percepção de quem entende! Que incrível, eu não sou ninguém, mas gosto muito de ouvir Chopin de Rubinstein!! Percebo exatamente o que vc falou dele! Fiquei feliz! Obrigada! E os pianistas mais novos? O que e quais vc comentaria?
Professor, pode, por favor, fazer um vídeo falando a respeito da "Ballade no.1 in G Mijor op. 23", de Chopin? Além de ser minha música preferida, foi por ela que resolvi aprender piano. Gostaria de saber mais sobre a obra com suas análises e informações sempre incríveis. Obrigado.
Professor, obrigado pelo vídeo e pelas recomendações, seira legal falar sobre mulheres que se destacaram ao longo da história e também de brasileiros. Sei que nesse vídeo tem bastante do seu gosto, só queria ver mais recomendações, porque para o ouvido de um iniciante (os meus) tudo parece bom.
Estas aulas são muito estimulantes, sem eles não teríamos agora coisas tão belas, relação personalidade /estilo, firmar os nossos gostos. Este último agrada muito.
Excelente vídeo! Categório. Achei que irias falar do Barenboim no final! Fale dele, por favor, é meu pianista favorito e acredito que um dos maiores da atualidade também! Se possível, faça um vídeo semelhante a esse, porém com 5 ou 10 grandes pianistas vivos, e a diferença de seus estilos! (Valentina Lisitsa, lang lang, evgeny kissin, barenboim, Ashkenazy, Perahia, e os nossos imortais Nelson Freire e João Carlos Martins! Tem muita gente boa, acredito que temos sorte de estarmos vivos no século XXI em termos pianísticos.)
Gostei imensamente. Apesar de que da sua lista, so conhecia mesmo o Arthur Rubinstein pois tinha um Record gravado (e, eu sou do tempo do Record) que ouvia o constantemente. Gosto to estilo dele. Os outros são desconhecidos para mim mas valeu a aula. Abraços.
Se você já toca piano ou teclado e se sente travado no aprendizado, dê uma olhada no material "Como Criar Exercícios Para Piano". Basta cadastrar seu email neste link: www.aprendendopiano.com.br/exercicio-tecnica-piano/?YT&YT-ORG&Criar-Exercicios
Adoro também este género de aulas, sempre se aprende coisas muito interessantes até para compreender melhor as suas interpretações..
Escolheu óptimos pianistas para nós apresentar. Adoro ouvir o Professor descrever as características mais relevantes de cada pianista.!
Os cotovelos do Gleen Goud ficam lá em baixo. Muito peculiar a postura dele. Ótimo vídeo, como sempre!
0:28 Arthur Rubinstein
3:20 Vladimir Horowitz
6:16 Sviatoslav Richter
9:45 Glenn Gould
13:00 András Schiff
Grande qualidade de pianistas que reuniu para analisar. Todos tão diferentes e geniais.. Nos temos a Maria João Pires também boa para mim. Adorei este vídeo.
Simplesmente maravilhoso!
Me ha encantado este vídeo. Sigo buscando mi pianista favorito. De los grandes me gustan todos. Muchas gracias.
Grande bagagem que o Professor tem de conhecimentos sobre pianistas, tudo isso contribui para a sua grande qualidade.
Adoro estas suas aulas analisando estilos e características técnicas de pianistas .
Gosto muito de o ouvir falar sobre grandes personalidades que fazem a histo ria da música, piano. O Professor nunca será esquecido.
Excelente ouvir falar sobre estes pianistas, dos mais conhecidos talvez, aprendemos a reconhecer e escolher estilos.
Adoro estes vídeos das grandes referências e analisamos as nossas preferências, além de aprender muito que não sabíamos.
Amei o vídeo! Maravilhoso a gente poder saber um pouquinho sobre cada gênio pianistico!
Quem me dera absorver toda esta cultura, que não é fácil de encontrar, ou às vezes não sabemos o que procurar. Estes conhecimentos são de alto valor e orientadores.
Eu gosto muito do Cláudio Arrau.
Arthur Rubenstein sempre me pareceu excessivamente romântico na interpretação de Chopin. Romântico e contido a ponto de sacrificar os aspectos políticos em algumas composições. Composições que, ao meu modo de ver, exigiam mais emoção na hora de serem interpretadas.
Rubstein, o Principe do Piano, amo de paixão!
Este vídeo sobre grandes referências, gosto de ouvir, cápsulas de cultura.
Adoro ouvir o Professor falar sobre estes músicos. Além da mais valia, alivia um pouco a "frustração" de não estar ao piano.
Muito interessante. Eu iria gostar muito de outro vídeo como esse.
Óptima aula e enriquecedora !
...importante registrar aqui o quanto seus videos são inspiradores....obrigada.
A mais bela interpretação da Sonata 32 do Beethoven, em minha opinião, foi pelas mãos do Richter. A gravação de 1993, album com as Sonatas de Beethoven, é um diamante raro. Espetacular, nunca mais ouvi a Sonata 32 da mesma maneira.
Acho que merece uma continuação com outros pianistas
Toque Chopin Professor !
Adoro estas aulas, vê-se que o Professor tem uma grande cultura geral de música o que deve ter contribuído para o seu alto nível.
Que vídeo maravilhoso. Informações culturais nunca são demais. Parabéns pelo canal.
Tremendo vídeo!
Maravilhoso documentário musical! Muito agradável de assistir, ouvir e ver.
Eu Sonho que um dia teremos um pianista compositor ,tocando à sua própria obra no nível desses grandes que você falou aí.Êsse é o meu sonho.
Glenn Gould é EXCEPCIONAL! Fora de série! E hoje, ainda vivo, há o excepcional pianista russo EVGENY KOROLIOV! Ouvir as Variações Goldberg, de Bach, através de seus dedos, é uma delícia! Espanta qualquer coronavirus!
Vídeo fantástico, raro de ser visto com essa qualidade na produção de material do gênero em nosso país. Ficou-me a impressão que a escolha de apenas cinco mestres limita muito e acaba preterindo grandes mestres na área pianística. De qualquer forma, um verdadeiro brinde para a nossa cultura instrumental!
Glenn Gould transforma bach em algo impensado, surpreendente. Insano!
Andras Schaff é um ilusionista. Você assiste, pensa que é muito fácil, e quando tenta tocar, quebra a cara.
Cada um com as suas características, todos têm muito mérito. Vi um filme há uns anos sobre sobre ele. Professor considere-se ao nível, causa sentimentos de valor.
Horowitz toca Chopin como imagino que o próprio tocaria. Adoro-o.
Grande aula Professor. É preciso ter estes conhecimentos. Cultiva em nós a iniciativa de conhecer mais.!
Fico muito feliz de ver um canal tão sério e focado em puramente em cultura musical e ensino do piano alcançando 100 mil inscritos. Parabéns professor.
Valeu, Luis.
Esse terceiro que vc mencionou parece incrivel
Seria excelente ouvir seu comentário sobre Claudio Arrau. Parabéns pelo canal e pelas ótimas aulas!
Parabéns , sua analise foi perfeita definindo bem os 5 . Lembro bem do meu espanto em 1991 ao ouvir Gould em um CD no fone de ouvido , cantarolando seus hum, hum , hum . Coisas que só os gênios fazem . É uma pena que diante de tantos percalços da vida João Carlos Martins não possa figurar nesta lista.
Gostaria de um comentário seu sobre a pianista, ainda muito jovem, ANASTASIA HUPPMANN, que considero já um gênio.. obrigado
Sou um conhecedor mediano, mas uma coisa posso falar. Eu ouvi bastante Glenn Gould pra comparar e conhecer os estilos que os pianistas tocam, e concordo com absolutamente tudo que foi dito aqui. As sonatas de Beethoven do Gould são muito interessantes de ouvir. Eu até prefiro as de um estilo mais "tradicional", mas comparar é muito interessante.
Acho que a maioria vai concordar comigo que ele é o dono das Variações Goldberg. Até a voz dele baixinha de fundo combina, e o estilo dele de tocar como se estivesse tocando um cravo combina absurdamente com o que eu acredito que seja a "proposta de Bach" pra essa obra
Cara sou leigo no assunto, mas vc falou com tanta convicção que me convenceu. Mais um inscrito.
Video fabuloso , que fala de grandes génios. Adoro poder comparar estas personalidades..O Professor estudou muito e sabe muito, o que é admirável.
Uma brilhante análise dos pianistas comentados. São todos gigantes do teclado - ótimas escolhas !
Pessoal,
Que oportunidade de ouro ouvir o Felipe falando s/ essas referências... olha, a internet realmente democratizou o conhecimento. Muito obrigado mestre 🙏🏻
Excelentes análises, Felipe. Poderia continuar com mais, hein?! Gostaria de ouvir sua percepção sobre Martha Argerich, Nelson Freire, Pollini, Ashkenazy, Maria João Pires, Zimerman...
Também gostaria Charles Pierre. Maria João Pires gravou repertório inédito de Chopin. Sensacional! Vou ficar no aguardo!
mais o italiano Michelangeli, a nossa Guiomar Novais e os novos chineses Yuja e Lang Lang.
boa!!!
@@mariaperetto34 Lang Lang não um intérprete, sim um pianista.
Krystian Zimerman sim é um intérprete incrível!!!! ( o meu pianista favorito )
Seleção incrível! Senti falta da Martha Argerich. Para mim, ela junto ao Zimmermann e o Evgeny Kissin são os melhores pianistas vivos. Rubstein era um Lord, postura elegantíssima, interpretação rigorosa.
Concordo,também senti falta deles.
E os russos Evgeny Koroliov, Polina Ossentskaya.
E Sokolov!
@@vanderleyschappojunior6512 Maria João Pires, Angela Hewitt.
Uma verdadeira aula de cultura musical! Muito legal ....
Caramba, que vídeo esclarecedor. Não conhecia Richter e Schift, voltei aqui depois de alguns dias pra agradecer por conhecer os dois.
Sobre o Glenn Gould, sempre me perguntei por que tudo nele repercutia tanto, e quanto mais conheço mais penso que ainda é pouco; até como pensador ele é uma inspiração pra qualquer tipo de artistas ou apreciador, amador. Lembro que quando comecei a ler/escutar o que ele falava sobre polifonia isso me deu oxigênio (pra usar as suas palavras) na situação em que estava lendo sobre estética e filosofia da música (na época estudava filosofia).
Amei ♥️ amo seus vídeos!
1- Rubinstein
2- Vladimir Horowitz
3- Sviatoslav Richter
4- Glenn Gould
5- Andras Schiff
Me inspirou a estudar 200x mais haha ^-^ incrível!
Sou violinista e amo o piano e seu repertório, e esses ai também são meus pianistas favoritos, gênios do piano
Que seleção de ouro!Você não imagina o quanto faz bem esse tipo de vídeo.De fato são pianistas inspiradores.Temos muitos artistas fabulosos, e gostaria de saber o que você pensa sobre a Martha Argerich e dos grandes pianistas brasileiros.
Fala da Martha !! 😍😍
Que vídeo gostoso de assistir! Dá para fazer uma série. As sugestões dos comentários já são ótimas. Eu adicionaria Sokolov, Kissin, Trifonov, Ax, Grosvenor, Hough. Seria muito legal também Freire, Guiomar Novaes, Dona Magda, Antonieta Rudge, Szidon, José Eduardo Martins... Nossa quantos músicos fantásticos!
Você não poderia falar sobre Christiane Jaccottet e Valentina Lisitsa? Seria muito bom saber sobre seus estilos de tocar, as técnicas utilizadas e tudo mais
Grata, prof. Felipe! Por mais vídeos como esse. Abs
EXCELENTE! Uma sugestão: falar sobre os estilos de pianistas brasileiros como Nelson Freire, Guiomar Novaes e Arthur Moreira Lima.
Gostei. Arthur Moreira Lima deu autógrafo para meu filho Luis Felipe. Ele tinha 3 anos e foi seu primeiro concerto! O Arthur caminhou até mim, e perguntou a idade do meu filho. E ofertou o autógrafo! Eu não pedi. Ele deu. Então, foi presente. Sra. Guiomar Novaes e Nelson Freire são pianistas fantásticos. Vamos aguardar o feedback do nosso professor.
Não conheço Arthur Moreira, mas nelson e Guiomar são incríveis, estão entre os melhores da história brasileira (e talvez mundial)
Com as melhores interpretações de muitas músicas
Bom vídeo
Grato por nos apesentar, a seu modo, essas personalidades fantástca. É perceptível a influência de distintos intérpretes sobre essas peças célebres, do conhecimento do grande público.
Gostei muito do vídeo, são pianistas de outra geração que não conhecia muito . Gostaria de ver um vídeo falando de pianista mais jovens também e as diferenças que vc percebe entre essas gerações.
Gostei do Andras Shif, não havia lhe dado a devida atenção. Os outros eu já amava. Fala de mais mortos e vivos (Michelangelli, Arrau, Magaloff, Polinni...) fala dos brasileiros. 😊
Grande vídeo professor. 2020 Não podia começar melhor.
Valeu, Claudemir!
Oh boy hahahahaha
Schiff é demais! Ótimo vídeo! Você diria que o Wilhem Kempff tá mais para a linha do Rubenstein?
Sem querer desvalorizar outros grandes interpretes do piano, para mim, sempre gostei muito de ARTUR RUBINSTEIN. O seu estilo muito calmo, muito preciso, mas muito melodioso. Tenho um DVD video da (DEUTSCHE GRAMMOPHON) com interpretações de compositores tais como: BEETHOVEN, BRAHMS, CHOPIN, SCHUBERT, etc., assim como uma entrevista com ele.
Horowitz é o meu pianista favorito! Ele e o Richter. O Mozart do Horowitz é inigualável.
As mazurkas de Chopin do Horowitz também são incríveis... TUDO que p Horowitz faz é incrível
Rubinstein tocando os concertos 21 e 23 de Mozart não tem pra mais ninguém.
Sou aluno do icls ,fiquei surpreendido que você tinha canal ,e que canal hein ...rsrsrs
É mais uma grande benfeitoria !
A partir de leituras esparsas sobre vários pianistas ponho aqui algumas opiniões, não exatamente as minhas.
a) Rubinstein, segundo li, em mais de uma ocasião, disse que quando queria tocar para si mesmo ou para sua esposa, só tocava Mozart.
b) segundo Nelson Freire (em um documentário sobre ele, excelente!), há uma passagem no Concerto para Piano e Orquestra n°2 de Brahms que Horowitz se negava a tocar: ele simplesmente a suprimia, em comum acordo com os maestros;
c) durante muito tempo, quando pianistas russos (soviéticos) eram aclamados no Ocidente, sua resposta era uma só: "Obrigado, mas esperem até ouvir Richter". Ele veio ao Ocidente e a opinião dos seus antecessores foi amplamente confirmada. Certa vez, visitando Chicago, não foi encontrado no seu quarto de hotel. Pânico! Teria Richter "escolhido a liberdade"? Horas depois voltou ao hotel, cansado. Explicou: "queria conhecer a cidade, andei algumas hora por aí." E nada mais disse nem lhe foi perguntado.
d) você não mencionou que Gould foi um dos maiores intérpretes de Bach, não entendi porque. Esquisitão, hipocondríaco, imprevisível, tocava Bach como achava que Bach deveria ser tocado. Todos os pianistas tocam o Prelúdio n° 2 do primeiro volume de O Cravo bem Temperado razoavelmente depressa, Gould o toca lentamente, como principiantes tocam os exercícios iniciais do Hannon. Dado a opiniões extravagantes, Gould declarou certa vez que Mozart não era tão bom quanto diziam e que tinha vivido mais tempo do que merecia. Na minha opinião, Gould deveria levar umas palmadas por essa declaração, mas que sei eu, fanzoco declarado de Gould, de Bach e de Mozart?
e) costumo ouvir Schiff tocando Bach e nunca me canso de um , do outro ou de ambos.
Seus vídeos são preciosos. Que venham outros! Feliz 2020.
Adorei esse vídeo! É muito comum ouvirmos falar dos compositores, mas nunca havia visto uma análise dos intérpretes. Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Concordo com todas essas análises, Felipe! Quando ouvi o Richter e o Glenn Gould pela primeira vez quase cai pra trás... É algo inacreditável o que eles conseguiram alcançar.
Muito bom vídeo! Sugestao: mulheres!
Finalmente um video comentando o floresta do piano!!!! 🤣🤣🤣🤣🤣
Brincadeiras a parte, eu escuto o Glenn Goud todo dia. Adoro pegar uma musica classica e um monte de possibilidades que ela pode dar. Esse video é muito esclarecedor, muito importante, muito enriquecedor!! Minha sujestao é que tenha um outro video desses que fale dessa geraçao mais recente, e aponte qualidades individuais que se destacam. Maravilhoso, obrigado Felipe!
Oi Felipe. Primeiro, seu canal é fantástico, uma fonte constante de inspiração. Segundo, provavelmente você já deve ter ouvido, mas eu gosto muito da Khatia Buniatishvili. Ela tem apresentado uma discografia muito pessoal, que me agrada muito.
Ahhh eu te acho o Felipe Scagliusi um pianista vivo excepcional... Não deixa a desejar em nada do que estes demais fizeram em suas épocas...
Há controvérsias.
@@FelipeScagliusi sem querer ser o portador da luz, é muito difícil, por questão de tempo mesmo, ser as duas coisas, intérprete e professor... grandes pianistas seriam ou são péssimos professores, e o contrário também, grande Felipe, pode ser certamente excelente nas duas coisas, o problema é o tempo as duas funções, uma função rouba tempo da outra. Eu dou aula de Arte ( Música, Teatro, Pinrura, Desenho ) me perguntam ( alguns alunos ) você é artista? respondo: faço algumas coisas, mas não dá tempo de ser um artista! gostaríamos de vê-lo em turnes e viagens incontáveis, entrevistas e performances... mas não dá tempo para tudo isto e ainda em nos presentear gratuitamente com tanta informação e sensibilidade... mesmo assim muito obrigado professor.
Cabra Bom, o Felipe. Tomara que c oferte o curso de partitura. Ajudaria muito. Rs
Gosto muito destas aulas em que o Professor fala do estilo dos pianistas e suas características. Ajuda-nos a perceber o nosso estilo de eleição.
E o romeno DINU LIPPATI,professor?
Você aprecia?
Parabéns pelo bom trabalho... abraço!
Realmente grandes pianistas, mas para mim Ludovico Einaudi é incomparável, escuto suas músicas por horas sem entediar, melodias magníficas sem querer demonstrar ser o mais rápido pianista com quantidade de notas que muitas vezes nem se consegue perceber. Gostaria que falasse sobre ele!
Incomparavel?? Hummm
Duvidoso...
Perfeito!!! Excelente inspiração... faz nos entender como é importante a interpretação... parabéns Felipe , perfeito!!!! Como sempre.
Gostei muito de saber quais os grandes mestres do piano que fazem seu estilo. São maravilhosos! Rubinstein é uma pérola! Dessas que pra você colher precisa mergulhar águas profundas! Obrigada pelo repertório soberbo! O senhor é uma caixinha de surpresa ! A cada dia surge algo incrível! Seu estilo e bom gosto salta aos olhos de quem o assiste e vai mergulhando águas profundas em busca dos tesouros exóticos! Gratidão!
Muito obrigado, Maria do Socorro!
Professor, poderia falar um pouco sobre as marcas de piano aqui do Brasil? Sobre preço, qualidade etc. Abraços, adorei o vídeo!
Na minha idade - 5.9 - é só apreciar esses grandes, e tentar aprender a tocar alguma coisinha com o mestre Scagliusi.
Professor, pode fazer um vídeo sobre as melhores pianistas mulheres?
Incrível!
Por mais vídeos assim!
Simmmm!!! Gostei muitooo!! Como é bom ouvir a percepção de quem entende! Que incrível, eu não sou ninguém, mas gosto muito de ouvir Chopin de Rubinstein!! Percebo exatamente o que vc falou dele! Fiquei feliz! Obrigada!
E os pianistas mais novos? O que e quais vc comentaria?
Professor, pode, por favor, fazer um vídeo falando a respeito da "Ballade no.1 in G Mijor op. 23", de Chopin? Além de ser minha música preferida, foi por ela que resolvi aprender piano. Gostaria de saber mais sobre a obra com suas análises e informações sempre incríveis. Obrigado.
Interpretação do Rubinstein, citado no vídeo, dessa música é fantástica por sinal
Professor, obrigado pelo vídeo e pelas recomendações, seira legal falar sobre mulheres que se destacaram ao longo da história e também de brasileiros.
Sei que nesse vídeo tem bastante do seu gosto, só queria ver mais recomendações, porque para o ouvido de um iniciante (os meus) tudo parece bom.
Ótimo vídeo Felipe. Adorei o cenário. Não posso deixar de parabenizá-lo pelo trabalho que vem fazendo aqui no RUclips. Abraços
Não conhecia o último... Fiquei interessado! Obrigado
Concluímos com esse vídeo que os eslavos dominam a música clássica, compondo e tocando.
Um dia alguém falará das suas qualidades, Professor.! O seu estilo é bem marcante !
Estas aulas são muito estimulantes, sem eles não teríamos agora coisas tão belas, relação personalidade /estilo, firmar os nossos gostos. Este último agrada muito.
Eu também adoro história da arte musical e tento cultivar esse gosto... para compensar outra falha...
Ficou faltando o sexto pianista nesta lista.. Felipe Scagliusi! :) Forte abraço e obrigado por todo este conteúdo magnifico que voce vem postando!
Excelente vídeo! Categório.
Achei que irias falar do Barenboim no final! Fale dele, por favor, é meu pianista favorito e acredito que um dos maiores da atualidade também! Se possível, faça um vídeo semelhante a esse, porém com 5 ou 10 grandes pianistas vivos, e a diferença de seus estilos! (Valentina Lisitsa, lang lang, evgeny kissin, barenboim, Ashkenazy, Perahia, e os nossos imortais Nelson Freire e João Carlos Martins! Tem muita gente boa, acredito que temos sorte de estarmos vivos no século XXI em termos pianísticos.)
Gostei imensamente. Apesar de que da sua lista, so conhecia mesmo o Arthur Rubinstein pois tinha um Record gravado (e, eu sou do tempo do Record) que ouvia o constantemente. Gosto to estilo dele. Os outros são desconhecidos para mim mas valeu a aula. Abraços.
Ótimo mesmo, Professor.